Genteeee, vocês viram que passamos dos 80 mil? Uhulll! Muito obrigada! Agora, pra ajudar o canal a crescer, não esquece de curtir e compartilhar esse vídeo! E vamos que vamos, rumo aos 100 mil! #GabiQuerPlaquinha E, pra gente ficar mais pertinho, me segue lá nas outras redes
Papo bem descontraído. Vivi, desde que me entendi gente, num ambiente de pessoas brancas. Estudei em escolas particulares, frequentei igreja de zona sul, morei no asfalto, minhas amizades eram 90% brancas e penei c piadinhas, com olhares, com o não pertencimento, com as rejeições das meninas brancas, com o estereótipo etc. Graças a isso, ter frequentado ambiente de maioria branca, foi extremamente importante para mim eu literalmente cagar para os olhares, piadas, falas, pois eu já estava acostumado ir a restaurantes, hotéis, shoppings, aeroportos, lugares antes reconhecidamente um não lugar para negros. Do limão, fiz minha limonada. Hoje, vejo muitos negros que não sabem ou temem entrar em determinados ambientes, não tenham medo, que eles recuem e se sintam incomodados com sua presença, mas não você por estar ali. Não dá pra tapar o sol com a peneira.
Me desculpa mas a moça da direita não é negra, ela é uma mestiça. Não existem apenas negros e brancos no mundo, como se toda etnia do mundo fosse resumida entre esses dois grupos. Além de ser uma desserviço e criar uma bagunça na sociedade, essa ideia amplia o racismo. Quando você pega qualquer pessoa que possuem traços misturados com a etnia preta da África subsaariana e considera que apenas por ela ter um traço ou outro ela automaticamente é "negra" você exclui as pessoas que realmente são negras. Você tem cabelo cacheado, não crespo. Sua pele é bem clara e você não sofre o preconceito de verdade que um negro sofre, aliás a sua estética possue traços bem da "branquitude" (é assim que vocês falam, né?) Os traços característicos de negros quase nunca são considerados belos nos padrões brasileiros e em grande parte do mundo. Pega um negro do Haiti e pega esses mestiços que se consideram negros daqui do Brasil e vejam como as características deles é que são marginalizadas e não são consideradas belas, e pode acreditar que muitos de lá não te considerariam negros. Infelizmente o ativismo negro no brasil puxou o pior do americano. No final a imagem da mulher negra de verdade é apagada pelas mestiças com traços brancos se achando as representantes da negritude.
É aquele negócio que a Rayza Nicácio tem falado muito "preta demais pra ser branca e branca demais pra ser preta". E aí as pessoas brancas te excluem por ser negra e as pessoas "mais negras"(se é que se pode ser mais ou menos negra) te excluem por ser mais clara e por você ter alguns privilégios. E por fim a maioria fica "tá, mas o que eu sou afinal?"
No mundo existe brancos e negros. A rayza Nicácio é negra sim. Existem brancos morenos,loiros,ruivos,etc. então existem negros mais claros e mais escuros. eu sempre me vi como negra.e nunca questionei .... ah n VC é"PARDA" n è negra então ta VC è "LOIRA" n è branca.
Moro e trabalho na Barra e me identifico demais com o que a Mari fala! No prédio onde eu trabalhava eu achava super engraçado como acreditavam que eu era secretária de algum profissional de saúde, mas não a profissional em si. As domésticas que encontro no ônibus sempre conversam comigo como se eu também fosse doméstica e eu nem corrijo, mas fico achando engraçado como nem nós mesmas conseguimos nos ver como capazes de ocupar espaços mais elitizados. Bom, eu faço questão de ser a desagradável que fica falando sobre o assunto no meio dos amigos brancos. "Nossa, notaram que só tem eu de negra nesse curso?". Adolescência já passou e ganhei conhecimento demais na universidade pra fingir que sou da galera rs
Ah, e esse comentário da Mari me lembrou o quanto eu tenho sido chamada de estilosa desde que assumi o cabelo natural. Minhas roupas não mudaram, sigo básica como sempre, mas do nada todo o mundo me acha estilosa. Como se característica racial fosse estilo 😄
7 лет назад+12
Carolyne nossa, aplaudindo aqui seus comentários! 👏🏾👏🏾 essa do estilo acontece demais!
@@CarolJuvenil pelo menos acharam vc estilosa. Já tive que ouvir cada uma. "Vamos te dar uma chapinha" "as panelas vai ficar limpinhas com seu cabelo", "olha, o meu balança", "sabe o que a gente faz com essa daí? Pega e passa o pente", "cabelo estranho", "cabelo duro", "eu acho que vai ficar melhor se vc alisar o cabelo". Entre outros comentários que assombram minha mente.
É tão bom assistir canais como o seu, que mostram que não estou "imaginando/inventando/problematizando ... coisas", como muitos dos meus amigxs (brancos) dizem.
Nossa super me identifiquei, principalmente com a parte que, "por ele ser bonito, jamais irá olhar pra mim"... Me fez lembrar dos tempos da escola, onde sempre estava tentando ser aceita, na realidade eu só queria,ser aceita.
Terminei a escola ano passado. E sentia a mesma coisa, me sentia inferior as meninas brancas, porque elas me zuavam, ficavam jogando o cabelo pra me humilhar (meu cabelo é crespo), é muito difícil ser uma garota/mulher negra. Tudo oque eu queria era ser aceita, e não fui, zuavam meu cabelo o tempo todo.
super me identifiquei com a Mary. Gabi você podia fazer outro video com negras de pele clara sobre o o processo de identificação como negro e como lidar com os cujos que quando você se diz negra eles prontamente te chamam de "moreninha", "parda" ou apenas "você não é negra" eu ainda passo muito nervoso com essas questões e tento explicar sobre o colorismo e saio com o demônio-satanas-agressivo que não tem como conversar AAAAAAAAAAA É MT HORRÍVEL, MEU. Eu quero muito aprender a lidar com isso.
Jacqueline Alves é tenso mesmo, pela sua foto ( se for vc) eu diria que você é branca ta vendo.. Todo mundo deve ter uma opinião sobre "oque você é" mas se liga na parte que você não pega sol vc é branquinha não é??
nikolas mattos não, isso é minha cor sem tomar sol mesmo, eu passei muito tempo achando que era "branca" mas claramente eu não me enquadro nem ferrando no meio branco, ainda é aquele negócio de "preta de mais pra ser branca e branca de mais pra ser preta"
Jk Lima aqui também é assim, aí eu costumo falar "nasceu depois do meio dia é preto", mas agora eles vem falando menos que sou parda ou morena, porém, aaaaa é muito ruim pq as vezes eu até fico pensando se não tô errada de me afirmar negra.
nikolas mattos eu sou negra de pele clara, e vários fatores influenciam na sua cor, clima principalmente, moro no sul e nessa minha foto por exemplo estava sem tomar sol e o simples fato de tirar foto no sol fiquei branca. Mas eu não sou branca e tenho total consciência disso,é graças a Deus aprendo a cada dia mais amar a minha cor camaleão haha
acho que essa doa homens que só olham pra mina padrão é meio geral entre nós negras. SEMPRE pensei assim tb. Obrigada por trazer esse papo maravilhoso Gabi. É muito importante resistir, mas a vezes é muito desgastante e vc acaba achando "mais cômodo" apenas se anular. Mas tamo aí no rolê da vida, aprendendo e dando a cara pra bater. bjo
Luciana Dias Verdade eu sou do sul (paranaense), no PR não sentia muito o racismo, mas quando vim morar em SC que são maioria descendentes de alemão me sinto insegura e tenho esse pensamento de que não vão olhar pra mim já que o padrão aqui é loira.
Eu tenho isso comigo até, tanto que eu sempre me.escondo ou qualquer coisa até mesmo para evitar uns comentários inconvenientes por parte deles, é ruim? É mais infelizmente é assim.
nessa parte final que vcs falam do consumo lembrei de uma música do Rashid que fala "quantas vezes você teve que provar que o que é seu é seu, quase mostrar nota?" amei o vídeo
Sou do Amazonas, tenho características indígenas, super me identifiquei cm o q vcs disseram, tanto nos lugares q frequentei e frequento, quanto na Universidade. Nunca tinha pensado por essa perspectiva, muito obrigada!
tbm sou do Amazonas e oq mais escuto é "nossa mas se vc é negra, vc é uma negra diferente" "vc não é negra, é morena clara ou marrom bombom" tudo isso pq não tenho traços tão fortes no meu rosto, mas minha cor tá aí mano sou negra e não sei qual a dificuldade das pessoas verem isso e pararem de querer me explicar a minha própria cor
quando era pequena eu não aceitava q me chamassem de negra, eu falava q era marrom ou coisa do tipo, tudo isso por causa desses comentários, ainda bem que amadureci e com vídeos como esse consegui me aceitar melhor
Realmente é muito estranho voce esta em um local e ser a unica negra, na faculdade era assim, e na maioria dos lugares onde eu frequento é assim. Obrigada por compartilhar um pouco das situações vividas por voces, ajuda muitooo a gente que assiste.
Fui bolsista e essa realidade social é muito diferente mesmo. Também senti que era uma vencedora perto das pessoas da minha cidade, mas hoje vejo que é uma injustiça grande poucas pessoas terem a oportunidade de estar na universidade.
Sim, vejo isso hoje tbm, fui bolsista em uma faculdade particular boa e depois passei para a federal aqui do Rio e fui pra la, tanto na particular como na pública vejo isso, é muito ruim só poucas pessoas terem acesso.
Oi Gabi, prazer enorme em falar com vc. Descobri seu canal e o da Nataly Neri na semana passada e não consigo parar de assistir um vídeo após o outro. Sou branca, descente dos imigrantes que vieram pra branquear a população brasileira e adotei a Isadora qdo tinha 2,5 anos. Isso foi em 2005. Desde então, sempre, sempre me preocupei em entender a questão do racismo, preconceito, eu queria preparar a ela e a mim para enfrentar essa questão. Nunca fiquei à vontade pra dizer a cor dela, eu realmente não sabia como classificar. Não queria branqueá-la e tinha medo de dizer que era negra e dificultar sua vida... Sempre disse morena. Ela é da cor da Mari e dps de ver seus vídeos e os da Nataly, posso, enfim, dizer tranquilamente: minha filha é negra de pele clara! Digo com orgulho, com clareza. Ela vê os vídeos tb. Pudemos oferecer ambientes nos quais ela não estaria...e sempre, sempre trabalhei sua auto-estima, sempre teve seus cachos maravilhosos deslumbrando por aí, sempre disse, não aceite preconceito, você não é pior e nem melhor, respeite e exija respeito. Infelizmente, não se vê representada na sociedade em que vive, mas tivemos a grande alegria de conhecer essa pedagogia e ela estuda numa escola Waldorf, humanista e é plenamente respeitada. Tenho certeza de que não foi hostilizada, pelo contrário. Ela sabe das diferenças, da necessidade que todo brasileiro têm de refletir e agir pra mudança. Se acha realmente dona do seu espaço e espero que juntas, possamos fazer as mudanças que pudermos. Obrigada Gabi, obrigada Mari. Antes, eu fechava os punhos e dizia: se alguém desrespeitar minha menina, hj com 14 anos, eu quebro a cara. Agora, estamos nos armando de outra maneira, com argumentos. Ela vai passar a frequentar outra escola, motivo de alarme, de inquietação pra mim, mas estamos fortes, nos preparando para argumentar ou socar quem precisar. Rsrs. Pena que muitos brancos, como eu, só tomem essa consciência, qdo a questão está dentro de casa. Aliás, vc poderia abordar esse tema: atualmente tem muitas famílias fazendo a adoção de crianças negras, o que acontece com os envolvidos? Beijo grande, você é muito alto-astral, boa demais de assistir!
Obrigada por este vídeo! Principalmente em baladas, tem algumas que fui onde quase 100% eram pessoas brancas, e por mais que vc se esforça nunca será deles. Você pode estar linda mas não vão te olhar. Muitas vezes saí triste e auto estima no chão, muito ruim a sensação....
Já tive namorado branco e a família dele me chamava de bombom como se fosse algo carinhoso. Falei com ele que não gostava, se seria comum eu chama-los de comida e tal. Não durou, terminamos. Hoje sou casada, meu marido é negro e comenta o que ouve no trabalho dos colegas em relação a mulheres negras. Incrível, 2020 e os caras falam coisas do tipo: "não gosto de mulher da cor". Listam as meninas da empresa por tom de pele e as loiras ainda são as preferidas e as negras preteridas. Daí eu entendo porque no Brasil tantas meninas pintam o cabelo de loiro. Deixando claro que gosto é pessoal, mas caracterizar sua escolha pelo tom da pele é racismo e não gosto. Usem outras características. Ahh e pintar o cabelo de loiro, rosa, azul não é um problema em si. O que chama atenção é a quantidade de pessoas com o mesmo gosto e não é pelo azul ou rosa. Eu particularmente, numa palestra onde trabalho, mais de 200 pessoas no auditório e tentei contar as cabeças loiras, não consegui. Tive que contar as não loiras. Pq a primeira era maioria esmagadora.
GEEEEENTEEEEEEEEEEEE TO MORRENDO DE AMOR COM ESSE VÍDEO! SÉRIO!!! me senti completamente contemplada, por tb ser negra de pele clara e supeeeer me identifiquei com as falas! e o filme ''Corra'' é ótimo, não consegui nem dormir direito de tão pilhada do filme. :))))) gente, ceis são muito maravilhosas
Que papo gostoso, amei esse vídeo 🤧💞 Esse negócio de ser preta de pele clara e não ser colocada junto dos retintos mas mesmo assim não no mesmo quadrado dos brancos É MUITO REAL. Já vivi isso 🤡
Me identifiquei demais, demais, demais com esse vídeo. Muito obrigada por isso, moças!!! É bem isso mesmo. Todas essas sensações tem me acompanhado e é muito ver isso sendo dito e discutido.
Esse negócio de exótica é muito complexo, um exemplo muito clássico é quando a pessoa branca mesmo sabendo que vc é negra fica te chamando de "morena". Parece que é aquele discurso do: -Te chamei de morena pra não te ofender! No meu último trabalho eu era a única negra do setor e rolava uma implicãncia implícita. Algumas pessoas tentavam me inferiorizar daí quando elas percebiam que eu não ia ceder automaticamente ficavam ofendidas e mudavam a estratégia pra o atacque. Daí quando eu me impunha e mostrava que eu não ia permitir eu era taxada como a negra metida e abusada. Era como se eu tivesse que me rebaixar por ser a única pretinha do setor. Se eu respondesse à altura ficavam doídos, dodói. E diziam: Há pq vc está agindo desta forma? Ninguém te fez nada! Eu sempre era tolhida de participar das atividades, das reuniões importantes, o meu chefe quando vinha falar comigo sempre ríspido, estilo tiro, porrada e bomba, me excluia das informações importantes. Fazia vistas grossas para os meus indicadores de desempenho e pontualidade. Um típico processo de invalidação que eu sentia na minha carne todos os dias.
Pessoas brancas mais velhas dificilmente vão chamar uma pessoa preta de preto ou preta . Porque nos anos 80 e 90 uma parcela da população preta se ofendia de ser chamado de preto , então essas pessoas brancas mais velhas chamavam os pretos de morenos com medo de ofender porque os pretos se ofendiam ou se sentiam desvalorizados sendo chamados de pretos .
O b r i g a d o ! Eu também fiz faculdade na zona sul, e sim, é muito diferente. Eu tentava me encaixar e não entendia... Sempre fui o exótico, ou indiano, ou - Você não é do Rio né? Trabalhei numa empresa grande e não entendia pq todos eram contratados e não mesmo tendo uma qualidade profissional visivelmente melhor. Nós relacionamentos também. Me diziam q minha beleza.era diferente , mas nunca me apresentavam para a família. Tenso. Rs . Não entendia, na época, a ficha só caiu mais tarde. Obrigado meninas 😘😘😘 Obrigado, obrigado, obrigado.
Maravilhosas! Adorei o debate de vocês. É muito importante falar sobre a nossa negritude e o preconceito, experiências... Isso fortalece muito! A gente precisa ter voz, se ouvir, se reconhecer no relato do outro pra saber que a gente não está sozinho. São tantas questões... Nossa... Mas cada dia a gente aprende um pouco e se melhora um pouco enquanto negros conscientes de quem somos. Bjos meninas!
Tive que pausar o vídeo pra, curtir e falar que, eu amo o canal e eu amo essa proximidade e conexão que eu sinto, eu me sinto entendida, como se compartilhasse das mesmas situações que vocês, ADOREI A MARI TAMBEMM AAAAAA vou voltar pro vídeo pq o papo tá muito bom
Gabi, amei real esse vídeo! Normalmente estou em locais de maioria branca e já tem um tempo que resolvi ser eu mesma e ocupar cada espaço com minhas próprias experiências, assim como a Mari falou. Tenho usado seus vídeos como material para estudo e tenho curtido muito! Obrigada!
Odiava quando me chamavam de exótica, me sentia uma extraterrestre kkkk. Como é maravilhoso assistir um canal que sabe exatamente como a gente se sente 😍. Amei o vídeo!
Eu que sou ruiva, pele super branca ,já me chamaram de exótica várias vezes kkk,eu entendi como."vc é estranha,feia "aliás eu me acho horrível,feia mesmo.
Ai, gente! Como vc são os mulherão mais ão da bagaça toda desse universo! Já amava a Mari, mas com esse vídeo o negócio mudou! Me identifiquei muitoooo com a história de vida dela, com exceção da questão étnica, obviamente! Vcs são maravilhosas e o vídeo tá lindo! ❤️
Maravilhoso! Me identifiquei demais com a Mari, incrível como certas experiências se repetem e levamos tempo para tomar consciência delas! Estes últimos anos têm sido de grande aprendizado e vcs fazem parte disso♥
Uma frase dita pela Gabi que me marcou no vídeo foi de que o branqueamento faz parte da ascensão social de um negro. Não poderia negar o quão triste eu me sinto em ascender na minha vida e enxergar com meus próprios olhos a minha descendência se tornando ausente nos espaços que agora frequento, é como se eu estivesse perdendo a referência de onde pertenço. Obrigada pela discussão.
Vcs duas juntas... Esses tons de pele de vocês no mesmo ambiente é tão lindo e incomum, pq, eu tô muito acostumada a ver blogueiras e youtubers de cor branca. (aff q inveja dessa cor... Mas eu amo ser indígena tá kkkkk). ❤️
Caramba! A Mari usou as palavras mais perfeitas para descrever tudo o que eu sempre passei e senti mas nunca consegui expressar!! Muito obrigada por esse vídeo maravilhoso!!!!
Amei de vdd!! É tão difícil se aceitar...e mto mais difícil ser aceito na sociedade ... Que ouvir outros negros que já passaram por isso se torna mtooo...mto importante pra tdos -nós.
Estou literalmente emocionado em este vídeo, como negro, me vejo em várias destas situações, e acho válida todas estas explicitações a respeito da nossa história de vida. Agora um elogio; caramba, poucas vezes eu conheci alguém que fala sorrindo Gabi Oliveira.Parabens, vocês são de fato o tipo de negras que todo homem deseja. Além de belas, são super inteligentes!!!
Gente essa menina é maravilhosa... Ela fala "oi gente" com essa simpatia radiante e eu já fico feliz... Aaah sua linda.. Apaixonada por este canal, sério...
Toda essa questão é muito complicada. Eu mesmo sou uma pessoa que sempre me vi como branca/parda, aí num processo identitário me reconheci negra (não só pelo cabelo, mas pelo formato de rosto, olhos grandes e o formato deles (que inclusive puxei de um tio NEGRO), nariz largo, lábios grossos e de duas cores diferentes, maçãs do rosto projetadas pra frente, gengiva que não é rosa, etc), inclusive vendo seu vídeo do Tour pelo Rosto, que eu me identifiquei com TUDO o que você disse, exceto o tom de pele. Aí vendo alguns vídeos seus e da Nataly, que eu também sigo muito, começo a me questionar de novo. Alguns me reconhecem como branca, outros me reconhecem como "é obvio que você é negra", alguns me chamam de parda, eu já sofri principalmente pelo cabelo, mas também por ser considerada "a feia da turma" (pq será, né? "Coincidentemente" todos as meninas bonitas tinham cabelo liso, pele super branca, rosto e nariz finos) e por um bom tempo só ser aceita como "corpo bonito" ou como bonita de cabelo com progressiva. Aí eu penso: mas caramba, eu que demorei tanto tempo pra me aceitar e me reconhecer, na verdade não sou negra? Minha irmã e eu temos quase o mesmo tom de pele, e por ela ter um tom mais escuro que o meu ela é negra e eu sou branca, sendo que os traços são basicamente os mesmos? E se não sou negra, nem me considero branca sou o que? Uma parte do movimento negro me considera negra, outra parte me considera branca, eu sou o que então?
Gabi... adorei a conversa... tenho muito repertorio sobre ser a unica negra em algum lugar. Estudei numa universidade publica, fiz intercambio pra alemanha, trabalhei num consulado europeu no Brasil, fiz pós na FGV e agora estou novamente estudando, mas coml cotista (primeira turma!) Num curso de mestrado. Como uma coisa leva a outra, me acostumei a circular em espaços exclusivamente brancos e em a ser uma mosca preta na sopa dos brancos... ate hoje enxerguei que minha forma de lutar e resistir era ocupando esses espaços, era enfrentar altiva os olhares, os comentarios... e nao foram poucos. E nem quilos de formação, lingua estrangeira e muita cultura faz com que eu deixe de ser perseguida em supermercado, deixe de ser olhada com reprovação em certos ambientes, deixe de quase ser barrada na catraca da FGV só por "não ter cara (cor)" de aluna de lá...! Nada disso faz com que eu fique estagnada na minha carreira e nao chegue a chefia. Nada disso faz com que as pessoas, na primeira oportunidade, deem uma de william waack... ando repensando essa minha forma de combate... sei que só de ser preta, só de me assumir com minha estetica e de estar ali já sou um emfrentamento ambulante. Mas nao sei se só isso basta... ando com dúvidas se de fato esse mundão não merece é mais agressividade. Uma forma de combate mais rasgada e cheia de palavrório e rompantes mesmo!
Tem vídeo no canal Mimimidias que fala sobre empoderamento, lá ela fala sobre empoderamento feminino mas acho que pode te ajudar a esclarecer esse teu entendimento sobre sua luta
Cara! Super me identifiquei com esse vídeo! E eu sinceramente sofro por não ter amigos negros por estar ascendendo na minha vida pessoal e profissional. E as vezes me encontro em situações que tenho que diminuir ou às vezes ate mentir sobre o que eu aprendi ou bens materiais pra parecer que sou “menos”. Como vcs disseram, quanto mais a gente ascende mais branco ficam os ambientes e com isso o imposto negro que já pagamos diariamente se quadriplica pra ambos os lados. Vídeo sensacional! Sucesso meninas! 😘
Gabi, tô eu aqui de boas e penso "hmmm, vou tomar café assistindo um vídeo da Gabi". Mulher, que bom que você e existe e tá produzindo conteúdo como esses. Sou negra de pele clara e chorei aqui! Agradecida, agradecida!
Botem uma coisa na cabeça de vocês: negros não são so os muito escuros, existem muitos tons de negro, vai do mais escuro até o mais claro e não deixa de ser negro! Vídeo necessário ❤
@@sumimaind isso é verdade. A minha família é esse caso, tenho mãe e pai negros, mas todos os filhos são de cores diferentes. A minha irmã é muito clara e eu sou retinta, somos todos negros. Mas depois tem gente que tem cada pai de uma "raça", aí sim são mestiços, mas mesmo assim podem se considerar negros.
@@umaguriaveraz2834 kkkkk Que piada viu, vc nunca vai encontrar um "negro de pele clara"na africa e tambem e a mesma coisa de dizer que indio e negro kkkk não seja ridicula.
Gabi, amo seus vídeos!! Gostaria de pedir um vídeo para acalmar meu coração. Faça um vídeo sobre ser negra de pele clara ou "branco de pele escura". Digo isso pq não sou branca e tenho o cabelo cacheado, mas acho meio forçado me chamar de negra. Fui chamada semana passada de negra e achei estranho. Me sinto em um limbo que não sei me definir
Cara adoro vídeos sobre esse assunto!!! Por mais que muitos não queiram, devemos falar sobre isso,como as pessoas negras as vezes são infelizes por pensar que não são capazes ou pelo olhar dos outros pra gente
Amo os assuntos que vocês abordam.Participei de um espetáculo que se chama " Contos Negreiros do Brasil" que apesar do nome remeter ao passado, é muito atual e aborda várias questões abordadas em seu canal.Esta em cartaz no Tetro Poeirinha no Rio.
Genteeee, vocês viram que passamos dos 80 mil? Uhulll! Muito obrigada!
Agora, pra ajudar o canal a crescer, não esquece de curtir e compartilhar esse vídeo!
E vamos que vamos, rumo aos 100 mil! #GabiQuerPlaquinha
E, pra gente ficar mais pertinho, me segue lá nas outras redes
Papo bem descontraído. Vivi, desde que me entendi gente, num ambiente de pessoas brancas. Estudei em escolas particulares, frequentei igreja de zona sul, morei no asfalto, minhas amizades eram 90% brancas e penei c piadinhas, com olhares, com o não pertencimento, com as rejeições das meninas brancas, com o estereótipo etc. Graças a isso, ter frequentado ambiente de maioria branca, foi extremamente importante para mim eu literalmente cagar para os olhares, piadas, falas, pois eu já estava acostumado ir a restaurantes, hotéis, shoppings, aeroportos, lugares antes reconhecidamente um não lugar para negros. Do limão, fiz minha limonada. Hoje, vejo muitos negros que não sabem ou temem entrar em determinados ambientes, não tenham medo, que eles recuem e se sintam incomodados com sua presença, mas não você por estar ali. Não dá pra tapar o sol com a peneira.
Gabi Oliveira Ameeeeeiiii 3>
Gabi Oliveira Linda sempre, adoro seu canal, obrigada por conteúdos construtivos.
Mari,vc estudou em q faculdade?
Me desculpa mas a moça da direita não é negra, ela é uma mestiça. Não existem apenas negros e brancos no mundo, como se toda etnia do mundo fosse resumida entre esses dois grupos. Além de ser uma desserviço e criar uma bagunça na sociedade, essa ideia amplia o racismo. Quando você pega qualquer pessoa que possuem traços misturados com a etnia preta da África subsaariana e considera que apenas por ela ter um traço ou outro ela automaticamente é "negra" você exclui as pessoas que realmente são negras. Você tem cabelo cacheado, não crespo. Sua pele é bem clara e você não sofre o preconceito de verdade que um negro sofre, aliás a sua estética possue traços bem da "branquitude" (é assim que vocês falam, né?) Os traços característicos de negros quase nunca são considerados belos nos padrões brasileiros e em grande parte do mundo. Pega um negro do Haiti e pega esses mestiços que se consideram negros daqui do Brasil e vejam como as características deles é que são marginalizadas e não são consideradas belas, e pode acreditar que muitos de lá não te considerariam negros. Infelizmente o ativismo negro no brasil puxou o pior do americano. No final a imagem da mulher negra de verdade é apagada pelas mestiças com traços brancos se achando as representantes da negritude.
É aquele negócio que a Rayza Nicácio tem falado muito "preta demais pra ser branca e branca demais pra ser preta". E aí as pessoas brancas te excluem por ser negra e as pessoas "mais negras"(se é que se pode ser mais ou menos negra) te excluem por ser mais clara e por você ter alguns privilégios. E por fim a maioria fica "tá, mas o que eu sou afinal?"
Gisela Moraes verdade sentimentos q so um pardo tem.
É compricado.
Tão eu :/ eu sempre falo que eu sou a linha que divide as duas cores, pois é assim que eu me sinto :/
Gisela Moraes Quando me perguntam eu falo que sou cor de pum ou um Simpson ✌✌
No mundo existe brancos e negros.
A rayza Nicácio é negra sim.
Existem brancos morenos,loiros,ruivos,etc.
então existem negros mais claros e mais escuros.
eu sempre me vi como negra.e nunca questionei ....
ah n VC é"PARDA" n è negra então ta VC è "LOIRA" n è branca.
Meu Deus, aquele vídeo que você assiste do começo ao fim balançando a cabeça e dizendo "AHAM".. Identificação total.
Francine Souza EXATAMENTE!
Muuuito
Pensei o msm, senti que esse vídeo foi mim real
SE JA CAUSAM JUNTAS IMAGINA JUNTAS ❤️ amei esse vídeo gabi, obrigada por esse espaço e pelo seu canal lindo.
Foi um prazer te ter por aqui, Mariiii!
De Mudança eu também estudei na Fundação Bradesco de Brasília.
Moro e trabalho na Barra e me identifico demais com o que a Mari fala! No prédio onde eu trabalhava eu achava super engraçado como acreditavam que eu era secretária de algum profissional de saúde, mas não a profissional em si. As domésticas que encontro no ônibus sempre conversam comigo como se eu também fosse doméstica e eu nem corrijo, mas fico achando engraçado como nem nós mesmas conseguimos nos ver como capazes de ocupar espaços mais elitizados.
Bom, eu faço questão de ser a desagradável que fica falando sobre o assunto no meio dos amigos brancos. "Nossa, notaram que só tem eu de negra nesse curso?". Adolescência já passou e ganhei conhecimento demais na universidade pra fingir que sou da galera rs
Ah, e esse comentário da Mari me lembrou o quanto eu tenho sido chamada de estilosa desde que assumi o cabelo natural. Minhas roupas não mudaram, sigo básica como sempre, mas do nada todo o mundo me acha estilosa. Como se característica racial fosse estilo 😄
Carolyne nossa, aplaudindo aqui seus comentários! 👏🏾👏🏾 essa do estilo acontece demais!
Aquela cara de surpresa quando eu falo que sou Contadora tb hahahahaha mas como assim hhahahaha
@@CarolJuvenil pelo menos acharam vc estilosa. Já tive que ouvir cada uma. "Vamos te dar uma chapinha" "as panelas vai ficar limpinhas com seu cabelo", "olha, o meu balança", "sabe o que a gente faz com essa daí? Pega e passa o pente", "cabelo estranho", "cabelo duro", "eu acho que vai ficar melhor se vc alisar o cabelo". Entre outros comentários que assombram minha mente.
@Laurindo Rodrigues e quem disse que só tem preta na favela? Nem toda preta é de favela viu? Achei seu comentário estranho.
É tão bom assistir canais como o seu, que mostram que não estou "imaginando/inventando/problematizando ... coisas", como muitos dos meus amigxs (brancos) dizem.
Não estamos sozinhas
simmm
Nossa super me identifiquei, principalmente com a parte que, "por ele ser bonito, jamais irá olhar pra mim"...
Me fez lembrar dos tempos da escola, onde sempre estava tentando ser aceita, na realidade eu só queria,ser aceita.
Terminei a escola ano passado. E sentia a mesma coisa, me sentia inferior as meninas brancas, porque elas me zuavam, ficavam jogando o cabelo pra me humilhar (meu cabelo é crespo), é muito difícil ser uma garota/mulher negra. Tudo oque eu queria era ser aceita, e não fui, zuavam meu cabelo o tempo todo.
super me identifiquei com a Mary. Gabi você podia fazer outro video com negras de pele clara sobre o o processo de identificação como negro e como lidar com os cujos que quando você se diz negra eles prontamente te chamam de "moreninha", "parda" ou apenas "você não é negra" eu ainda passo muito nervoso com essas questões e tento explicar sobre o colorismo e saio com o demônio-satanas-agressivo que não tem como conversar AAAAAAAAAAA É MT HORRÍVEL, MEU. Eu quero muito aprender a lidar com isso.
Jacqueline Alves é tenso mesmo, pela sua foto ( se for vc) eu diria que você é branca ta vendo.. Todo mundo deve ter uma opinião sobre "oque você é" mas se liga na parte que você não pega sol vc é branquinha não é??
nikolas mattos não, isso é minha cor sem tomar sol mesmo, eu passei muito tempo achando que era "branca" mas claramente eu não me enquadro nem ferrando no meio branco, ainda é aquele negócio de "preta de mais pra ser branca e branca de mais pra ser preta"
Jk Lima aqui também é assim, aí eu costumo falar "nasceu depois do meio dia é preto", mas agora eles vem falando menos que sou parda ou morena, porém, aaaaa é muito ruim pq as vezes eu até fico pensando se não tô errada de me afirmar negra.
Jacqueline Alves OUÇO ISSO O TEMPO TODO
nikolas mattos eu sou negra de pele clara, e vários fatores influenciam na sua cor, clima principalmente, moro no sul e nessa minha foto por exemplo estava sem tomar sol e o simples fato de tirar foto no sol fiquei branca. Mas eu não sou branca e tenho total consciência disso,é graças a Deus aprendo a cada dia mais amar a minha cor camaleão haha
Eu tô muito em choque, pq a mary falou de coisas que passo até hoje mas nunca tinha parado para pensar. MUITO OBRIGADO
acho que essa doa homens que só olham pra mina padrão é meio geral entre nós negras. SEMPRE pensei assim tb. Obrigada por trazer esse papo maravilhoso Gabi. É muito importante resistir, mas a vezes é muito desgastante e vc acaba achando "mais cômodo" apenas se anular. Mas tamo aí no rolê da vida, aprendendo e dando a cara pra bater. bjo
Luciana Dias Verdade eu sou do sul (paranaense), no PR não sentia muito o racismo, mas quando vim morar em SC que são maioria descendentes de alemão me sinto insegura e tenho esse pensamento de que não vão olhar pra mim já que o padrão aqui é loira.
Eu tenho isso comigo até, tanto que eu sempre me.escondo ou qualquer coisa até mesmo para evitar uns comentários inconvenientes por parte deles, é ruim? É mais infelizmente é assim.
nessa parte final que vcs falam do consumo lembrei de uma música do Rashid que fala "quantas vezes você teve que provar que o que é seu é seu, quase mostrar nota?"
amei o vídeo
Nossa! Que vídeo delicioso!
E muito tocante também em alguns momentos.
Parabéns pela síntese e sensibilidade!
LeviTalk que video delicioso foi de mais😂😂😂
Meu sonho era ver a Mari falando sobre isso ❤ Amei!
Ahhhhh, sonho realizado!
ItsBeatrisha Eu queria ver a Jassica Andrade, seria uma grande polêmico.
.4 44 44 444444 4
Sou do Amazonas, tenho características indígenas, super me identifiquei cm o q vcs disseram, tanto nos lugares q frequentei e frequento, quanto na Universidade. Nunca tinha pensado por essa perspectiva, muito obrigada!
tbm sou do Amazonas e oq mais escuto é "nossa mas se vc é negra, vc é uma negra diferente" "vc não é negra, é morena clara ou marrom bombom" tudo isso pq não tenho traços tão fortes no meu rosto, mas minha cor tá aí mano sou negra e não sei qual a dificuldade das pessoas verem isso e pararem de querer me explicar a minha própria cor
quando era pequena eu não aceitava q me chamassem de negra, eu falava q era marrom ou coisa do tipo, tudo isso por causa desses comentários, ainda bem que amadureci e com vídeos como esse consegui me aceitar melhor
@@thainalira3642 não tem esse de aceitar..... ou você é branca, negra ou parda. Não tem meio termo, pela foto a senhora e parda (mestiça).
@@wesleycaique7975 que parda oq mano kkkk eu sou negra
@@wesleycaique7975 a foto tá com filtro, eu tô até meio laranja kkk
Vídeo muito esclarecedor!!! Amando esse canal.
Caraca, não acredito que você está vendo meu canal, haha!
Eu acho que já vi todos os seus vídeos, rs!
A Viola, minha cachorrinha, agradece o conteúdo!
Mentira! Que linda.... já quero uma collab! 💜
Uia Hallina, lembranças a princesa 🥰😍
Realmente é muito estranho voce esta em um local e ser a unica negra, na faculdade era assim, e na maioria dos lugares onde eu frequento é assim.
Obrigada por compartilhar um pouco das situações vividas por voces, ajuda muitooo a gente que assiste.
ounw bixinha 😢
Fui bolsista e essa realidade social é muito diferente mesmo. Também senti que era uma vencedora perto das pessoas da minha cidade, mas hoje vejo que é uma injustiça grande poucas pessoas terem a oportunidade de estar na universidade.
É que o discurso da meritocracia cegou a gente por muitos anos,Camila.Hoje eu vejo que foi uma coisa feita para manter a maioria mansa.
Sim, vejo isso hoje tbm, fui bolsista em uma faculdade particular boa e depois passei para a federal aqui do Rio e fui pra la, tanto na particular como na pública vejo isso, é muito ruim só poucas pessoas terem acesso.
Oi Gabi, prazer enorme em falar com vc. Descobri seu canal e o da Nataly Neri na semana passada e não consigo parar de assistir um vídeo após o outro. Sou branca, descente dos imigrantes que vieram pra branquear a população brasileira e adotei a Isadora qdo tinha 2,5 anos. Isso foi em 2005. Desde então, sempre, sempre me preocupei em entender a questão do racismo, preconceito, eu queria preparar a ela e a mim para enfrentar essa questão. Nunca fiquei à vontade pra dizer a cor dela, eu realmente não sabia como classificar. Não queria branqueá-la e tinha medo de dizer que era negra e dificultar sua vida... Sempre disse morena. Ela é da cor da Mari e dps de ver seus vídeos e os da Nataly, posso, enfim, dizer tranquilamente: minha filha é negra de pele clara! Digo com orgulho, com clareza. Ela vê os vídeos tb. Pudemos oferecer ambientes nos quais ela não estaria...e sempre, sempre trabalhei sua auto-estima, sempre teve seus cachos maravilhosos deslumbrando por aí, sempre disse, não aceite preconceito, você não é pior e nem melhor, respeite e exija respeito. Infelizmente, não se vê representada na sociedade em que vive, mas tivemos a grande alegria de conhecer essa pedagogia e ela estuda numa escola Waldorf, humanista e é plenamente respeitada. Tenho certeza de que não foi hostilizada, pelo contrário. Ela sabe das diferenças, da necessidade que todo brasileiro têm de refletir e agir pra mudança. Se acha realmente dona do seu espaço e espero que juntas, possamos fazer as mudanças que pudermos. Obrigada Gabi, obrigada Mari. Antes, eu fechava os punhos e dizia: se alguém desrespeitar minha menina, hj com 14 anos, eu quebro a cara. Agora, estamos nos armando de outra maneira, com argumentos. Ela vai passar a frequentar outra escola, motivo de alarme, de inquietação pra mim, mas estamos fortes, nos preparando para argumentar ou socar quem precisar. Rsrs. Pena que muitos brancos, como eu, só tomem essa consciência, qdo a questão está dentro de casa.
Aliás, vc poderia abordar esse tema: atualmente tem muitas famílias fazendo a adoção de crianças negras, o que acontece com os envolvidos? Beijo grande, você é muito alto-astral, boa demais de assistir!
Essa é uma questão que está na minha lista de temas. Espero conseguir abordar em breve.
Susana Cruz Ela deve ser parda ou branca... Negra é filha de negro com negro
Empenhada (o) vc , hein?Nossa...
Obrigada por este vídeo! Principalmente em baladas, tem algumas que fui onde quase 100% eram pessoas brancas, e por mais que vc se esforça nunca será deles. Você pode estar linda mas não vão te olhar. Muitas vezes saí triste e auto estima no chão, muito ruim a sensação....
Esse comentário resumiu boa parte da minha vida em baladas. Triste.
Já tive namorado branco e a família dele me chamava de bombom como se fosse algo carinhoso. Falei com ele que não gostava, se seria comum eu chama-los de comida e tal. Não durou, terminamos.
Hoje sou casada, meu marido é negro e comenta o que ouve no trabalho dos colegas em relação a mulheres negras. Incrível, 2020 e os caras falam coisas do tipo: "não gosto de mulher da cor". Listam as meninas da empresa por tom de pele e as loiras ainda são as preferidas e as negras preteridas.
Daí eu entendo porque no Brasil tantas meninas pintam o cabelo de loiro. Deixando claro que gosto é pessoal, mas caracterizar sua escolha pelo tom da pele é racismo e não gosto. Usem outras características. Ahh e pintar o cabelo de loiro, rosa, azul não é um problema em si. O que chama atenção é a quantidade de pessoas com o mesmo gosto e não é pelo azul ou rosa.
Eu particularmente, numa palestra onde trabalho, mais de 200 pessoas no auditório e tentei contar as cabeças loiras, não consegui. Tive que contar as não loiras. Pq a primeira era maioria esmagadora.
GEEEEENTEEEEEEEEEEEE TO MORRENDO DE AMOR COM ESSE VÍDEO! SÉRIO!!!
me senti completamente contemplada, por tb ser negra de pele clara e supeeeer me identifiquei com as falas!
e o filme ''Corra'' é ótimo, não consegui nem dormir direito de tão pilhada do filme.
:)))))
gente, ceis são muito maravilhosas
Que papo gostoso, amei esse vídeo 🤧💞
Esse negócio de ser preta de pele clara e não ser colocada junto dos retintos mas mesmo assim não no mesmo quadrado dos brancos É MUITO REAL. Já vivi isso 🤡
Ótima frase, Gabi, "quanto mais você ascende, mais o espaço embranquece". O isolamento é terrível.
Me identifiquei demais, demais, demais com esse vídeo. Muito obrigada por isso, moças!!! É bem isso mesmo. Todas essas sensações tem me acompanhado e é muito ver isso sendo dito e discutido.
Esse negócio de exótica é muito complexo, um exemplo muito clássico é quando a pessoa branca mesmo sabendo que vc é negra fica te chamando de "morena". Parece que é aquele discurso do: -Te chamei de morena pra não te ofender!
No meu último trabalho eu era a única negra do setor e rolava uma implicãncia implícita. Algumas pessoas tentavam me inferiorizar daí quando elas percebiam que eu não ia ceder automaticamente ficavam ofendidas e mudavam a estratégia pra o atacque. Daí quando eu me impunha e mostrava que eu não ia permitir eu era taxada como a negra metida e abusada. Era como se eu tivesse que me rebaixar por ser a única pretinha do setor.
Se eu respondesse à altura ficavam doídos, dodói. E diziam: Há pq vc está agindo desta forma? Ninguém te fez nada!
Eu sempre era tolhida de participar das atividades, das reuniões importantes, o meu chefe quando vinha falar comigo sempre ríspido, estilo tiro, porrada e bomba, me excluia das informações importantes. Fazia vistas grossas para os meus indicadores de desempenho e pontualidade. Um típico processo de invalidação que eu sentia na minha carne todos os dias.
Bah
Então, eu sou metida e abusada pois, também não baixaria a cabeça!
que dor ler isso
Pessoas brancas mais velhas dificilmente vão chamar uma pessoa preta de preto ou preta . Porque nos anos 80 e 90 uma parcela da população preta se ofendia de ser chamado de preto , então essas pessoas brancas mais velhas chamavam os pretos de morenos com medo de ofender porque os pretos se ofendiam ou se sentiam desvalorizados sendo chamados de pretos .
Te entendo, sinto isso.
O b r i g a d o !
Eu também fiz faculdade na zona sul, e sim, é muito diferente. Eu tentava me encaixar e não entendia... Sempre fui o exótico, ou indiano, ou - Você não é do Rio né?
Trabalhei numa empresa grande e não entendia pq todos eram contratados e não mesmo tendo uma qualidade profissional visivelmente melhor.
Nós relacionamentos também. Me diziam q minha beleza.era diferente , mas nunca me apresentavam para a família. Tenso. Rs . Não entendia, na época, a ficha só caiu mais tarde.
Obrigado meninas 😘😘😘
Obrigado, obrigado, obrigado.
Maravilhosas! Adorei o debate de vocês. É muito importante falar sobre a nossa negritude e o preconceito, experiências... Isso fortalece muito! A gente precisa ter voz, se ouvir, se reconhecer no relato do outro pra saber que a gente não está sozinho. São tantas questões... Nossa... Mas cada dia a gente aprende um pouco e se melhora um pouco enquanto negros conscientes de quem somos. Bjos meninas!
Legal, minha irmã tbm é negra de pele clara e é sempre um processo. ♡ muito legal
Pâmela Santos mestiça
Não existe isso de negro de pele clara ! ACORDAAAAAAAAAAA
Meu deus eu não acredito não existe negro de pele clara!! O nome já diz pele clara entt não é negro ok ou é parda ou e mestiço!
Meu deus eu não acredito não existe negro de pele clara!! O nome já diz pele clara entt não é negro ok ou é parda ou e mestiço!
@@jajasouza9227 livia zarute
Tive que pausar o vídeo pra, curtir e falar que, eu amo o canal e eu amo essa proximidade e conexão que eu sinto, eu me sinto entendida, como se compartilhasse das mesmas situações que vocês, ADOREI A MARI TAMBEMM AAAAAA vou voltar pro vídeo pq o papo tá muito bom
Gabi, amei real esse vídeo! Normalmente estou em locais de maioria branca e já tem um tempo que resolvi ser eu mesma e ocupar cada espaço com minhas próprias experiências, assim como a Mari falou.
Tenho usado seus vídeos como material para estudo e tenho curtido muito!
Obrigada!
Obrigada, Gabi, por cada vídeo aqui posto! Eu aprendo muiiiito contigo. Um forte abraço!
Amei! Vou seguir a Mari que não conhecia.
Segue sim! O ela e o canal são maravilhosos!
Já dei like antes de assistir :)
Maravilhosas! Muito obrigada por compartilhar suas experiências com a gente! Elas têm me ajudado nesse processo de me entender como mulher negra. 😊😊
Odiava quando me chamavam de exótica, me sentia uma extraterrestre kkkk. Como é maravilhoso assistir um canal que sabe exatamente como a gente se sente 😍. Amei o vídeo!
Eu que sou ruiva, pele super branca ,já me chamaram de exótica várias vezes kkk,eu entendi como."vc é estranha,feia "aliás eu me acho horrível,feia mesmo.
Ai, gente! Como vc são os mulherão mais ão da bagaça toda desse universo! Já amava a Mari, mas com esse vídeo o negócio mudou! Me identifiquei muitoooo com a história de vida dela, com exceção da questão étnica, obviamente!
Vcs são maravilhosas e o vídeo tá lindo! ❤️
esse video é tudo que eu precisava
Gabi você é zikaa! Comecei a acompanhar seus vídeos agora e estou amando! ❤️❤️❤️❤️
Maravilhoso!
Me identifiquei demais com a Mari, incrível como certas experiências se repetem e levamos tempo para tomar consciência delas! Estes últimos anos têm sido de grande aprendizado e vcs fazem parte disso♥
Maravilhosas!
QUE VÍDEO! Eu realmente não tenho palavras para agradecer. ❤
Uma frase dita pela Gabi que me marcou no vídeo foi de que o branqueamento faz parte da ascensão social de um negro. Não poderia negar o quão triste eu me sinto em ascender na minha vida e enxergar com meus próprios olhos a minha descendência se tornando ausente nos espaços que agora frequento, é como se eu estivesse perdendo a referência de onde pertenço. Obrigada pela discussão.
Adorei ver a Mari compartilhando essa experiência! vcs duas tão q tão né?!
Egnalda Côrtes do jeito que estamos vamos ter nosso próprio programa de culinária e entrevistas HAHA ❤️
Gente, que vídeo mara. Queria que tivesse uns 30 minutos de vídeo hauahhaua me tocou MT. Parabéns Gabi
Olhem que harmonioso essa mesclagem de cores e traços ! 😮
Que video gostoso. Vcs tem sintonia! "Maix, estamos aqui mores!"
Vcs duas juntas... Esses tons de pele de vocês no mesmo ambiente é tão lindo e incomum, pq, eu tô muito acostumada a ver blogueiras e youtubers de cor branca.
(aff q inveja dessa cor... Mas eu amo ser indígena tá kkkkk). ❤️
Gente eu não esperava esse feat.
Ameiii♥♥♥
haha! que bom que gostou!!
AI QUE VÍDEO NECESSÁRIO! COMO ME SENTI CONTEMPLADA. QUERO PARTE 2!!!! tô gritando real rs
Caramba! A Mari usou as palavras mais perfeitas para descrever tudo o que eu sempre passei e senti mas nunca consegui expressar!! Muito obrigada por esse vídeo maravilhoso!!!!
Gabi, vc é perfeita! Obrigada demaaais pelo conteúdo do seu canal! ❤
Me identifiquei muito com o discurso da Mari Ribeiro e isso me surpreendeu...
Amei de vdd!!
É tão difícil se aceitar...e mto mais difícil ser aceito na sociedade ...
Que ouvir outros negros que já passaram por isso se torna mtooo...mto importante pra tdos -nós.
Não paro de assistir seus vídeos. Super me identificado.
Estou literalmente emocionado em este vídeo, como negro, me vejo em várias destas situações, e acho válida todas estas explicitações a respeito da nossa história de vida. Agora um elogio; caramba, poucas vezes eu conheci alguém que fala sorrindo Gabi Oliveira.Parabens, vocês são de fato o tipo de negras que todo homem deseja. Além de belas, são super inteligentes!!!
Pausa pro sorriso da Gabi, linda demaaais! ❤️
Gente essa menina é maravilhosa... Ela fala "oi gente" com essa simpatia radiante e eu já fico feliz... Aaah sua linda.. Apaixonada por este canal, sério...
caralho esse vídeo surgiu em um momento essencial, obrigada por isso
Toda essa questão é muito complicada. Eu mesmo sou uma pessoa que sempre me vi como branca/parda, aí num processo identitário me reconheci negra (não só pelo cabelo, mas pelo formato de rosto, olhos grandes e o formato deles (que inclusive puxei de um tio NEGRO), nariz largo, lábios grossos e de duas cores diferentes, maçãs do rosto projetadas pra frente, gengiva que não é rosa, etc), inclusive vendo seu vídeo do Tour pelo Rosto, que eu me identifiquei com TUDO o que você disse, exceto o tom de pele. Aí vendo alguns vídeos seus e da Nataly, que eu também sigo muito, começo a me questionar de novo.
Alguns me reconhecem como branca, outros me reconhecem como "é obvio que você é negra", alguns me chamam de parda, eu já sofri principalmente pelo cabelo, mas também por ser considerada "a feia da turma" (pq será, né? "Coincidentemente" todos as meninas bonitas tinham cabelo liso, pele super branca, rosto e nariz finos) e por um bom tempo só ser aceita como "corpo bonito" ou como bonita de cabelo com progressiva.
Aí eu penso: mas caramba, eu que demorei tanto tempo pra me aceitar e me reconhecer, na verdade não sou negra? Minha irmã e eu temos quase o mesmo tom de pele, e por ela ter um tom mais escuro que o meu ela é negra e eu sou branca, sendo que os traços são basicamente os mesmos?
E se não sou negra, nem me considero branca sou o que?
Uma parte do movimento negro me considera negra, outra parte me considera branca, eu sou o que então?
Mestiça, o que o povo chama de "parda", como a imensa maioria dos brasileiros é.
Vc e parda
Me identifiquei em tudo ...
Que vídeo maravilhoso!!! Acho que todo mundo se identificou com algo que vcs mencionaram.
Super me identifiquei...
" Vc é exotica " Triste Realidade.
OBS: Gabi vc é Maravilhosaaa ♥♥♥
Feat. que é só amor ❤ eu amo o canal das duas!
"Você é exótica" é o que mais escuto. Kkkkkkkkk. E muitos não tem noção do que falam, percebemos. Pessoas como vcs são essenciais Gabi! Obrigada.
Gabi... adorei a conversa... tenho muito repertorio sobre ser a unica negra em algum lugar. Estudei numa universidade publica, fiz intercambio pra alemanha, trabalhei num consulado europeu no Brasil, fiz pós na FGV e agora estou novamente estudando, mas coml cotista (primeira turma!) Num curso de mestrado. Como uma coisa leva a outra, me acostumei a circular em espaços exclusivamente brancos e em a ser uma mosca preta na sopa dos brancos... ate hoje enxerguei que minha forma de lutar e resistir era ocupando esses espaços, era enfrentar altiva os olhares, os comentarios... e nao foram poucos. E nem quilos de formação, lingua estrangeira e muita cultura faz com que eu deixe de ser perseguida em supermercado, deixe de ser olhada com reprovação em certos ambientes, deixe de quase ser barrada na catraca da FGV só por "não ter cara (cor)" de aluna de lá...! Nada disso faz com que eu fique estagnada na minha carreira e nao chegue a chefia. Nada disso faz com que as pessoas, na primeira oportunidade, deem uma de william waack... ando repensando essa minha forma de combate... sei que só de ser preta, só de me assumir com minha estetica e de estar ali já sou um emfrentamento ambulante. Mas nao sei se só isso basta... ando com dúvidas se de fato esse mundão não merece é mais agressividade. Uma forma de combate mais rasgada e cheia de palavrório e rompantes mesmo!
Tem vídeo no canal Mimimidias que fala sobre empoderamento, lá ela fala sobre empoderamento feminino mas acho que pode te ajudar a esclarecer esse teu entendimento sobre sua luta
adoro seus vídeos, por mais canais assim. Parabéns, Gabi Oliveira
Que lindo esse vídeo...me identifiquei tanto que me emocionei de múltiplas maneiras 💚
Mulheres, obrigada! Representatividade é tudo. Me identifiquei demais!
Obrigada por isso. Sério! Vcs são incríveis!!!!!
Eu estou muito contemplado por esse vídeo! Mari & Gabi duas maravilhosas
Que vídeo! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
A parte dos "crushs" foi a melhor. Super real!
Simplesmente amei esse vídeo, achei super necessário!!
conteúdo demais...amo muito aprendi muito me identifico indico...obrigada ninas lindas sucesso as duas...parabéns Gabi que venham muito mais inscritos
Acompanho as duas. Muito bom. Eu me identifiquei muito com o que vocês falaram.
Cara! Super me identifiquei com esse vídeo! E eu sinceramente sofro por não ter amigos negros por estar ascendendo na minha vida pessoal e profissional. E as vezes me encontro em situações que tenho que diminuir ou às vezes ate mentir sobre o que eu aprendi ou bens materiais pra parecer que sou “menos”. Como vcs disseram, quanto mais a gente ascende mais branco ficam os ambientes e com isso o imposto negro que já pagamos diariamente se quadriplica pra ambos os lados. Vídeo sensacional! Sucesso meninas! 😘
Gabi, tô eu aqui de boas e penso "hmmm, vou tomar café assistindo um vídeo da Gabi". Mulher, que bom que você e existe e tá produzindo conteúdo como esses. Sou negra de pele clara e chorei aqui! Agradecida, agradecida!
Incrívelllllllll, gente adoreii o conteúdo, falem mais.
Gente que bate papo maravilhoso... obrigada pretinhas👏👏👏👏👏👏👏😍
Esse vídeo é tão necessário. Fiquei aqui balançando a cabeça o tempo inteiro.
Obrigada por esse vídeo! ❤️ aliás, por todos.
Precisamos aprender taaaanto
Porque demorei tanto para ver esse vídeo ???Perfeição!!!❤
Botem uma coisa na cabeça de vocês: negros não são so os muito escuros, existem muitos tons de negro, vai do mais escuro até o mais claro e não deixa de ser negro! Vídeo necessário ❤
SOL sim mas no caso elas são negras. Só que tem gente que é bem mestiço e não é necessariamente negro.
@@sumimaind isso é verdade. A minha família é esse caso, tenho mãe e pai negros, mas todos os filhos são de cores diferentes. A minha irmã é muito clara e eu sou retinta, somos todos negros. Mas depois tem gente que tem cada pai de uma "raça", aí sim são mestiços, mas mesmo assim podem se considerar negros.
Botem uma coisa na cabeça de vocês não existe negro de pele clara.
Concordo plenamente consigo amigo é uma das razões que se chama pessoas de cor
@@umaguriaveraz2834 kkkkk Que piada viu, vc nunca vai encontrar um "negro de pele clara"na africa e tambem e a mesma coisa de dizer que indio e negro kkkk não seja ridicula.
Pense num vídeo q coube como uma luva? Esse! Aliás, todos né, Gabi Maravilhosa!!!
Gabi vc é muiito simpática e carismática...merecia um espaço na Tv 👏👏👏😙😙
Gabi, amo seus vídeos!! Gostaria de pedir um vídeo para acalmar meu coração. Faça um vídeo sobre ser negra de pele clara ou "branco de pele escura". Digo isso pq não sou branca e tenho o cabelo cacheado, mas acho meio forçado me chamar de negra. Fui chamada semana passada de negra e achei estranho. Me sinto em um limbo que não sei me definir
Vc é parda
Me vi nesse vídeo!!! Como é bom se ver e se reconhecer no outro! Obrigada meninas!!!
Muito bom! É cada conteúdo de vídeo maravilhoso, obrigada pelo vídeo!
Cara adoro vídeos sobre esse assunto!!! Por mais que muitos não queiram, devemos falar sobre isso,como as pessoas negras as vezes são infelizes por pensar que não são capazes ou pelo olhar dos outros pra gente
vcs duas juntas é tão maravilhoso 💙
que vídeo sensacional!!!! Vcs foram incríveis!
Que máximo esse vídeo! Me identifiquei total com Mari!!!!
Amo os assuntos que vocês abordam.Participei de um espetáculo que se chama " Contos Negreiros do Brasil" que apesar do nome remeter ao passado, é muito atual e aborda várias questões abordadas em seu canal.Esta em cartaz
no Tetro Poeirinha no Rio.
Os dois melhores sorrisos desse RUclips!
ESSE CANAL É MARAVILHOSO!
Parabéns pelos mais de 80 mil inscritos no canal.
Amei. Quanta coisa... Gabilinda com os dentes mais lindos do RUclips.
Vídeo e entrevista show de bola!
Amei esse papo super gostoso,nossa me identifiquei muito...
Queridas, obrigada por este vídeo!
Obrigada por vocês existirem ❤
Existe mesmo. Senti a mesma coisa por muito tempo.
Parabéns pelo vídeo!