Eu raramente peço isso, mas esse vídeo é um dos meus favoritos até agora no canal! Ele deu muito trabalho, então se vocês puderem ajudar a mandar para mais pessoas, isso significaria muito pra mim ❤️ Obrigado por tornarem esse tipo de produção possível! 🚀
O interessante é pensar que mesmo que suspeitássemos que estamos em uma simulação, até esse tipo de pensamento poderia ter sido plantado por quem controla essa simulação.
O que me deixa confuso é quando alguém afirma não acreditar em um criador mas acredita que vivemos em uma simulação. É literalmente a mesma coisa. Se estamos sendo simulados então alguém está simulando a gente. Esse alguém seria o "criador" do nosso universo
Rapaz se realmente vivermos em uma simulação,Eu realmente odeio o programador viu,pq puta que pariu,nascer na porra do BR e ainda por cima pobre?! Programador se vc está lendo esse comentário,lhe desejo meus sinceros foda-se.
@@valdemircjrpois é amigo incrível como o ser humano tenta negar Deus e arruma outros poréns que te leva a um criador mas mesmo assim tentam negar kkk
@@canalresenhacripto5003primeiramente isso é só uma TEORIA; segundo, a existência ou não de um "Deus" não significa a validação do deus cristão (até pq ele é altamente contraditório em essência); terceiro, se a teoria diz sobre civilizações futuras, não presume a existência de "Deus" como CRIADOR, mas coloca o PRÓPRIO SER HUMANO COMO CRIADOR.
@@valdemircjrentão meu nobre. Eu não consigo olhar para tudo, para cada micro universo que passa por mim e olhar para a palma da minha mão e não ver a digital de um criador. É incabível (na minha mente) que um criador não exista. E sim! Acredito que vivemos em um tipo de simulação super inteligente onde nós temos o livre arbítrio de fazer o que quiser. A diferença é que na nossa simulação, nós temos livre arbítrio e consciência
O nosso cérebro não sabe diferenciar oque é real e oque é imaginário, agora que estamos acordados sabemos que estamos acordado e que isso é a nossa realidade, mas quando estamos sonhando imaginamos as msm coisa, ou seja: tbm imaginamos que aquele sonho tbm é real
@@anaju5198 teve uma época da minha vida, quando eu tinha entre 12 e 15 anos de idade, que eu foquei 100% da minha vontade, em controlar meus sonhos, eu cheguei a conseguir saber quando o sonho era sonho, conseguia jogar GTA dentro do sonho, e conseguia trolar os sonhos mas nunca controlar de fato, durante quase toda a vida, hoje em dia dificilmente eu consigo, talvez porque eu parei de querer, mas uma coisa que eu consigo fazer até hoje, que é bizarro, é tipo, acordar de um sonho BOM, me levantar, tomar água, me deitar e continuar o sonho de onde parou, ou pelo menos continuar a historia kkkk
tem uma coisa interessante: aparentemente é impossível determinar se você está em uma simulação, logo, mesmo que uma sociedade evolua ao ponto de criar uma simulação por conta própria, isso não garante que ela tb não seja uma simulação
Exatamente. O problema é que pode ocorrer que a civilização base não aguente tanta potência de simulações em cima de simulações. e teria que desligar a simulação antes msm da simulação fazer outra simulação. Ou seja, msm que cheguemos ao pos-humano ainda corremos o riscos de sermos deletados.
@duka7 impossível sabemos. Mas poderíamos chegar a um ponto tão tecnológico que poderíamos fazer até contato com nossa "base". Ou até msm burlar a tecnologia deles. Inclusive fazer até um vírus
@@Carloshenrique-nr5sc Mas os donos da primeira simulação não precisam processar de verdade a segunda simulação. Da mesma forma que a primeira simulação consegue forjar tudo que é observável (o universo, as leis da natureza, etc.), ela também consegue fazer os humanos acreditarem que criaram ou estão criando uma segunda simulação.
@@Ahnm1406 foi o que pensei, me lembrou o conceito de programação dinâmica, você usa algo que já está pronto para determinar o próximo resultado, então a civilização base não precisaria processer todas as outras, sempre a próxima civilização usaria o poder da anterior para se manter e assim em diante.
@@Carloshenrique-nr5sc Viajando um pouco mais, explicaria a razão de tantas teorias de fim de mundo(seja as biblicas quanto as das demais religiões). Pode ser que o tão falado "fim do mundo" ocorra justamente quando chegarmos nesse ponto de supercarregar a simulação com outras simulações.
a teoria das pessoas sombras faz sentido porque tem muita gente estranha mesmo que vive no automático e morre de medo de fazer ou pensar algo que fuja de um determinado script ,explica muita coisa que observo na sociedade.
Aquele vídeo que explode a mente, mas não com revelações e sim com um oceano absurdo de questões sem resposta por falta de parâmetros. Um dos melhores vídeos desse canal que tanto amo!
A probabilidade de estarmos em uma realidade simulada é enorme. E já temos muitos humanos q se comportam como NPCs dentro de um jogo, só prestarmos atenção ao nosso redor.
Esse vídeo dá pra utilizar numa palestra de filosofia que tem como base o assunto em questão. Parabéns. Filosofia e Ciências quando se misturam é algo como apontar um espelho na frente do outro... As possibilidades são infinitas, é assim que os seres humanos evoluíram para o que somos hoje e para o que seremos amanhã.
Creio que estamos realmente em uma simulação kkkk pensei a mesma coisa que vc quando fui assistindo o vídeo, quando fui ver seu comentário até assustei kk
Assim como você disse pra mim no Whatsapp... "Este vídeo é para pessoas que gostam de Filosofia e Ciências juntas, "sem muros" que possam reter pensamentos."
Antes do homem criar uma super máquina para saber como seus ancestrais viviam, ele terá tecnologia para conhecer com mais riqueza de detalhe o passado. Hoje, os telescópios de uma maneira superficial fazem isso. No futuro, acredito, esse acesso ao passado será mais minucioso. O telescópio James Webb, quando estiver a pleno em julho, poderá avançar mais no passado que qualquer outro existente hoje.
Há muito tempo venho suspeitando de que realmente vivemos em um simulador gigantesco, onde os personagens e os cenários mudam, mas as historias se repetem. Gostei muito de suas explicações e fico imaginando, como foi seu curriculo escolar, você deve ter colocado muitos " professores" em saia justas. Parabéns garoto, você é top das galáxias. Incrivel o nivel de intelectualidade que você tem.
Uma coisa que me assusta é que eu costumo sonhar bastante, e por conta disso, eu tinha muitos sonhos lúcidos. Porém, como isso me impedia de descansar, meu cérebro criou um mecanismo para evitar que eu ficasse consciente. Sempre que eu questiono a realidade ou algum acontecimento do sonho (que poderia me fazer perceber que estava sonhando), meu cérebro enche minha consciência com memórias falsas que parecem extremamente convincentes. Eu sempre acordo assustada, porque me faz sentir minha realidade é altamente manipulável.
Acontece a mesma coisa comigo, fora eu adormecer em 30seg e já entrar no estado profundo de sonho.. e acordar dentro do sonho e ainda continuar sonhado.. sempre questiono a realidade e noto umas coisas bizzara que acontece durante o dia.
Mano, acontece também a mesma coisa comigo, tem noites que sonho que estou em um corpo de outras pessoas. E costuma acontecer as coisas naturalmente. E depois acordo tão cansado. E fico perguntando também o dia todo, o que é isso que aconteceu…
Que conteúdo INCRÍVEL, como sempre muito didático, questionador e que coloca a "pulga atrás da orelha" de quem assiste. Parabéns, Pedro (e equipe), arrasaram!
mano eu arrepiei e meus olhos lacrimejaram com esse final cara, é como se eu me perdesse, eu senti medo da vida, estou literalmente arrepiado e com os olhos cheios de lágrimas, que vídeo sensacional!
Salve mano, vc poderia gravar um video falando sobre o sentido da musica, essa é uma duvida q sempre tive. Por que que para nosso cérebro é tão prazeroso ouvir vários barulhos sendo tocados em um ritmo? Por que é genuinamente agonizante ouvir uma nota fora de escala? Como que bebês com menos de 1 ano de idade já conseguem diferenciar oque é musica de oque é apenas barulho? O sentido musical do ser humano é algo que já existe de natureza ou nós desenvolvemos isso culturalmente? tenho muitas dúvidas sobre isso
Calma lá mano, já ouviu jazz? São tocadas a todo momento notas fora da escala e mesmo assim soam agradáveis, bem como no blues. Agonizante? Depende pra quem.
@@ta_pegandofogo2988 acho q eli quiz dizer desarmonico.pois mesmo uma nota q nao esteja na escala mais esteja no seu ritmo pode sor agradavel.mais enfim nem sou mestre no assunto.kkk
@@ta_pegandofogo2988 Excessões. Notas fora da escala que causam dissonância na maioria das vezes geram um efeito agonizante, como terror ou medo. É uma estratégia utilizada em músicas de filmes de terror por exemplo.
@@ta_pegandofogo2988 as escalas não são todas diatônicas ou cromáticas existem escalas dissonantes que são exatamente usadas pelo jazz e blues, então, dizer que está fora da escala musical é um tanto equivocado, levando em consideração a usabilidade das diversas escalas musicais, fora os modos gregos, a por aí vai.
*Um buraco negro assemelha-se muito a um comprimido de analgésico na água dissolvendo, seria toda nossa existia baseada nisso? Os deuses criaram todo esse universo para ter um analgésico gigante, para um dor de cabeça dos deuses! REFLITAM... hahahahahaha* É zuera!!! (em um Universo de infinitas possibilidades, existe mesmo que mínima, a chance disso estar certo, seria engraçado, nem ateu e nem aquele que crê, nenhum estaria 100% certo hahahaha é zuera tá pessoal, ou não...)
@@atptrindade3308 Podemos existir mesmo sendo uma simulação, pois a nossa realidade vai ser a mesma, se bom que o Pedro pode não ser daqui, ai realmente complica.
Em um determinado ponto foi falado sobre a dúvida que recai sobre algumas pessoas na infância( ou algum ponto de suas vidas) e me lembrou imediatamente de uma situação que essa dúvida veio na minha mente quando criança. Tinha 7 ou 8 anos, estava na sala de aula escrevendo quando de repente olhei para minha mão segurando o lápis e me perguntei: "porque eu existo?" e com essa logo a seguinte "SERÁ EU EXISTO?", e ao mesmo tempo olhando pra minha mão senti algo que nunca soube explicar, descreveria como um calafrio mas não nunca tive certeza se seria a descrição correta. Enfim, desde então eventualmente me pego pensando na minha infância, alguns determinados pontos da minha vida incluindo o presente, e o futuro; e pode parecer estranho mas desenvolvi um certo medo do "tempo". Não de segundos, minutos, horas dias meses... na verdade nunca soube explicar isso também, nem a mim mesmo. Imagino que algumas pessoas se lerem, ao lerem vão pensar que é algo inventado, mas isso me aconteceu e até hoje lembro quase que perfeitamente.
No video em inglês “the evidence we are in a simulation” do canal Why Files, um comentário é MUITO parecido com o seu e várias pessoas responderam ao comentário dizendo o mesmo. Eu costumava brincar na infância com o pensamento “e se eu não existisse?”. De repente TUDO perdia completamente a importância e minha mente começava a vagar de novo, mas eu estava muito consciente e pensava “espera, se eu não existisse, isso é MUITO mais importante do que qualquer pensamento”. E nesses momentos em que eu realmente conseguia tangenciar a não existência, eu sentia algo bem inexplicável. Durante uma vida inteira na busca de transcender, cedo eu entendi o que é a tal iluminação espiritual. Eu sabia que era uma “coisa” simples que eu sentia/via/percebia na infância, quando uma cena comum se modificava completamente, sem deixar de ser exatamente o que era. O tempo passou e eu resolvi começar a “brincar” com a realidade, já que as coincidências (sincronicidades) absurdas que eu sempre vivi me revelavam que tudo que nos ensinaram não corresponde ao real. O mundo tem algo misterioso que parece estar sempre funcionando e até brincando conosco. Eu descobri o que Jung descobriu, o que muitos sábios da antiguidade e do presente falavam. Isso é tudo REALMENTE um sonho, e se quisermos mexer com a estrutura da realidade, tudo que precisamos fazer é investigar profundamente a estrutura de nossa mente e de nossas crenças, e mudar primeiro dentro. Uma vez que conseguimos modificar nosso centro, o mundo exterior muda para corresponder. Claro que isso não significa que vamos ter total controle sobre a realidade. Nem num sonho lúcido conseguimos isso. Mas podemos sim ter uma tremenda influência no funcionamento da nossa própria vida. Muitos filmes deram a dica. Muitos Yogues e mestres, muitos livros de sábios deixaram as pistas. Isso é tudo um sonho, mas o sonho fala com a gente, e basta saber observar para entender como ele funciona. Em essência, funciona como nossos sonhos noturnos. Por isso praticar sonhos lúcidos é um excelente treino para viver também uma vida lúcida.
Na infância eu perturbei por algum tempo meus pais com estes questionamentos, perguntava coisas do tipo "pq eu existo?" "eu realmente existo?" "pq eu não sou outra pessoa?". Geralmente eu recebia respostas com argumentos religiosos mas já naquela época isso não bastava pra mim. Sempre desconfiei que ao meu redor todos poderiam estar atuando, e depois de uma aula de filosofia onde estudei sobre o mito da caverna de Platão minha mente simplesmente explodiu! Hoje tento lidar melhor com essas questões e aceitar com mais naturalidade a essa sensação de estar numa simulação, procuro focar em compreender com mais clareza as regras objetivas desse jogo complexo no qual estou inserido.
Na minha adolescência eu me perguntava sobre a consciência. Como ela pode existir? E se tudo que existe ao meu redor for só fruto da minha mente ou for algo construído para me fazer sentir que eu vivia num mundo real? Parabéns e obrigado, Pedro, por esse vídeo! 🥰
Olá Almir, nossa consciência é o subespaço da simulação cerebral, não é a realidade externa que é simulada, nós é que somos, para saber mais procure na internet: somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro.
Pedro, um dos seus videos favorito pra mim tb. De tudo que tenho estudado de mecânica quantica já tinha chegado a esse paradoxo tb. E eu acredito que algumas pessoas já passaram por esse planeta tentando abrir nossos olhos e não foram compreendidas ou tiveram seu recado manipulado. Eu hj entendo que "iluminação" nada mais é que sair da Matrix. Parabéns pelo trabalho.
Uau, esse vídeo ficou espetacular! Pedro, você podia correr atrás de netflix, amazon, discovery (esse aqui combinaria demais), Natgeo, enfim, pra produzir uma série de conteúdos pra eles, a qualidade tá ABSURDA, mais que digna de um nível de produção desse patamar das grandes empresas, edição muito boa, bela direção de fotografia, vídeo muito bem construído, tudo perfeito. E de verdade não há ninguém que tenha uma didática como a sua, muito, muito bom mesmo! OBS: Pra quem ta surtando, recomendo assistir o Ep 2 da quinta temporada de Rick and Morty kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente produção e conteúdo! Sobre o tema: as vezes penso que as distâncias absurdas no universo e o limite da velocidade da luz parecem barreiras artificiais criadas para evitar que os seres simulados percebam que estão em um espaço finito de simulação.
Finito e de muito provavelmente de outro formato do ensinado através de modelo teórico que as pessoas acabam a ser levadas a aceitar como fato e não apenas uma possibilidade, tendo ainda margem de erro. Já paramos para refletir à respeito?
temos o fato de tudo conhecidir exatamente para nossa existência, gravidade, temperatura do universo, a maneira como as coisas ''se criaram '' é mt exata pra ser aleatória como julgamos ser, a matéria negra que por sua vez em grande quantidade ou pouca colapsaria o tecido do universo, algo que não podemos ver nem detectar, me pareceria uma falha ou ''facilitação de roteiro '' em um universo criado por nós como um livro por exemplo
Pedro poderia" juntar" o que há de mais novo no pensamento filosófico e científico para abordar aquela pergunta: " Por que existe algo ao invés de nada?"
@@dddd.733 Não existe outra resposta... a natureza tende a permanecer em estado fundamental, ou seja, usa o mínimo de tudo. E o mínimo é nada. Não seria a existência uma anomalia? O único motivo concebível é Deus, que por si só é um paradoxo (se Deus existe, quem o criou? E a resposta é: ninguém. Ele sempre existiu).
@@dddd.733 mas aí ele acaba sendo algo q a gente inventa apenas por não poder explicar certas coisas, já q no próprio conceito de Deus, n tem uma explicação sobre ele
Pedro, vc é incrível, tão apaixonante quanto a física é, estou no meio de uma trilogia que trata deste assunto, estudo agora desde os princípios básicos, até aqueles "menosprezados" para tentar compreender o que se aplica e faz de fato sentido e o que não faz. Mas quanto mais me aprofundo, mais chego a conclusão de que medimos tudo por uma esfera muito limitada, e que parece nos ser permitido um avanço em uma escala já pré-estabelecida, mantendo nossas "certezas" de acordo com aquilo que podemos suportar como verdade, no atual momento de nossa evolução.
Parabéns pelo canal, Pedro! Que demais, sou professor e as vezes fico desanimado mas ver teus vídeos me empolgam de novo a aprender e tentar transmitir tudo o mais didático possível… não para! 🙏🏼
Muito bom o vídeo. Uma vez eu estava pensando sobre isso: se nós criarmos uma mente artificial consciente dentro de um ambiente virtual, o que será realidade para ela? O que nós julgamos como virtual é o real dela. Assim como o que nós julgamos real para nós pode ser virtual para outra consciência superior. No fim, não há como saber o que é real
Eu ja penso o contrario. Se criarmos um ser virtual com consciencia propria apenas sobre o seu universo, esse universo virtual para nós, seria real para ele. Da mesma forma, se nós vivemos numa simulação, essa simulação é real para nos e virtual para qm criou. Se chegar um momento em que 1 ser descobrisse que está em uma simulação, o que ele poderia fazer para sair dela? Tambem creio que nada, e os outros seres da simulação o taxaria como louco.
@@wolbertolima3471 exatamente como acontece em nossa realidade ou são taxados como loucos ou se unem em uma religião com pessoas q tiveram vivências espirituais semelhantes. WestWorld e o filme 13º Andar(1999) retratam essa parada de realidade em camadas muito bem.
De certa forma já vivemos em uma realidade virtual, afinal existe muito mais vazio do q matéria, nossas sensações são apenas impulsos elétricos, nunca tocamos verdadeiramente em algo. Além disso tem aquela teoria de q os buracos negros armazenam a informação em sua superfície de tudo que cai nele, tudo ou grande parte do universo irá cair dentro de buracos negros no futuro. Como o presente é apenas uma ilusão gerada por nossa flecha do tempo, não existe distinção entre passado e futuro, pode ser que já estejamos vivendo um mundo virtual em que os buracos negros são os servidores. A medida que as máquinas se tornam mais semelhantes aos seres humanos, os humanos se tornam mais semelhantes as máquinas.
"O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro". ( MATRIX )
Adoraria que você trouxesse mais desse vídeos numa pegada filosófica/científica, acredito que as duas áreas se complementam demais, os vídeos ficam mt bons assim, seria interessante trazer tbm alguns vídeos de paradoxos, argumentos filosóficos e afins...
O interessante é que a mecânica quântica parece corroborar essa hipótese com o princípio da incerteza. Se vivemos em uma realidade fundamental, seria de se esperar que o comportamento da natureza não dependeria de uma observação. Mas no mundo quântico é um fato empírico que o elétron não tem uma posição definida até ser observado, apenas uma região de probabilidades. E quando é observado ele "escolhe" uma posição. Isso faz lembrar uma característica computacional, como a renderização mencionada no vídeo.
Lembrando que não é o seu olho, mas o método que você usa para mensurar o elétron que interfere no resultado. Não é como se você piscasse e ele fizesse careta, é que os nossos métodos de verificar a posição dele não revelam suas propriedades pré-mensuração, pois interferem nestas
@@VictorN3O sim, ao pé da letra... Mesmo o ato de se "colocar uma camera" faz o eletron escolher uma posição. Até o momento não foi descoberto nenhum jeito de pegar o eletron em seu estado probabilistico.
@@joaobregalda7759 Sim, entenda-se por "observação" a interação com o objeto por qualquer método de mensuração. Sobre a posição antes da mensuração, também pensava assim, que a medição alterava uma posição anterior já definida (só não conhecida). Mas ao analisar o experimento da fenda dupla, observa-se que não há uma posição pré-mensuração, por conta justamente da dualidade onda-partícula, com o elétron permanecendo em uma região de probabilidades (comportamento de onda), e é só no momento da medição que há o colapso da função de onda em uma posição específica.
cara, eu n sei pq, mas tive uma teoria mt louca pra quem entende programação, talvez já tenha ouvido falar de Monads basicamente, nas Monadas, vc encapsula um valor ou uma referencia, qualquer alteração nesse valor ou referência não são diretas, essas funções também são encapsuladas, e toda desencapsulação do valor para ser executada na função acontece dentro de uma coisa chamada "Terra da Monada", então esse valor encapsulado ele é então conseguido novamente e tudo isso dai volta para a "Terra normal" Talvez tudo isso da probabilidade do elétron, aconteça dentro da "Terra da Monada", e então quando nós pegamos o valor bruto, ou seja, aquele não encapsulado, ele demonstre ser diferente será que viagei mt? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Toda vez que vejo um vídeo de CTD, me sinto assistindo um episódio do Carl Sagan. É quase o mesmo jeito de explicar a coisa, como quem se esforça em ser entendido, independentemente da quantidade de conhecimento adquirido do espectador: mission accomplished.
E tu tens toda a razão de considerar esse um dos melhores vídeos. Ficou excelente! O cenário, os efeitos, e o conteúdo, claro, muito bons. Parabéns e obrigada por mais esse material!
Eu assisto os seus vídeos e, absorto em suas explanações... são tantas informações e de um alcance metafísico e tão profundo que sinto vertigens e um sinal de fraqueza mental, mas logo me recupero. Muito interessante todas as suas abordagens, com profundidade científica e amplidão filosófica. Parabéns pelo bem que produz! Abraço meu amigo e abraço para a sua equipe!
"O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro." (Matrix)
Cara, as vezes eu fico me perguntando porque eu gosto tanto de uma coisa tipo, gosto de músicas antigas ou filmes ou algo antigo que eu nunca vivi e penso, quantas vezes eu já tive aqui? Sinto como se a gente vivesse igual em um reality show onde sua morte é como se vc fosse eliminado desse reality show e vai pra uma realidade onde seria sua vida real e aqui na terra é um local onde vc assume um personagem e não lembra das vezes que morreu e assumiu um personagem. Não sei se deu pra entender porque tem coisas que não fazem sentido tipo morrer, vai pro inferno ou céu, ter filhos, família, morrer e tudo acaba
@ಠ_ಠ EU JESUS CRISTO (๑•﹏•) o poder das orações pode ser explicado como leis que se têm dentro da Matrix pense você quer algo tanto que você acredita e confia realmente que aquilo irá acontecer os "desenvolvedores" do programa te dá aquela experiência para você acreditar em Deus e se manter livre de seus questionamentos, isso também vale para a lei da atração Sobre espíritos, demônios, seres sobrenaturais etc... Pense que eles podem ser apenas bugs da Matrix como era aquele cara que enfrentou o Neo ou até mesmo que foram criados juntos de nós pelos programadores; porque eles teriam tecnologia suficiente para criar esses seres também, sobre demônios falarem coisas à seu respeito e a respeito de sua família seria super fácil para os programadores saber de tudo à seu respeito
Tem um episódio de Rick e Morty que é exatamente sobre isso. Rick criou uma realidade simulada, e eles se desenvolveram tão rápido que criaram outra e depois outra. E quando o cientista da segunda realidade que criou a terceira percebeu que também poderia estar vivendo em uma realidade simulada eles voltaram pra realidade base onde poderiam desligar todas as outras.
Pra mim uma falha da Matrix é aquele famoso Déjà Vu, aquela sensação que já esteve em algum lugar ou que já fez alguma ação mesmo não estando lá ou tendo feito, Que vídeo Sensacional!!!, digno de ser visto mais de uma vez!
Como disse o Morpheu: O que são as experiências que sentimos? Impulsos elétricos interpretados pelo nosso cérebro. Isso qualquer máquina pode gerar no corpo humano, assim como em Matrix...
Tem um paradoxo que eu sempre penso desde pequeno: eu sei que eu sou um ser pensante, pois eu estou pensando neste exato momento. Mas como vou saber se as outras pessoas também são seres pensantes iguais a mim e não outras criações (computacionais, por exemplo)?
E se todos pensassem do mesmo jeito que você, eu também já pensei, então eu seria uma simulação? As vezes eu fico fazendo movimentos aleatórios pra fugir da simulação kkkkkkkk, a paranóia é inevitável
Cara, e eu ainda lembro dos videos do pedro no campus da ufsc respondendo perguntas, olha a produção atual dele, e que conteúdo incrível!!! Felicidade pelo seu sucesso!!!
Se eu fosse chutar alto diria que já estamos vivendo em uma. Eu tenho facilidade em se lembrar dos meus sonhos desde de criança, hoje com quase 30 anos eu já vivi muitas experiências, uma vez que dominei muito a habilidade de sonhar. Direto tenho a experiência de ter as memórias substituídas, no sonho eu tenho outra família, outra rotina e ainda tenho lembranças de tudo isso, do que comi ontem, de onde estudo e por aí vai, mesmo não sendo algo "real". Então substituir memórias digamos que é uma coisa simples. Já sonhei coisas extremamente complexas, difícil dizer que é fruto da mera imaginação, ou da incrível capacidade cerebral, algo que ao acordar te faz realmente pensar que tudo é uma grande simulação, e que centenas de outras simulações já ocorreram ou ocorrem em paralelo. Em sonhos lúcidos já testei todas essas experiências sensoriais e elas são reproduzidas com perfeição. Além de tudo sou programador, o que me deixa mais intrigado ainda. Tudo aparentemente é um algoritmo complexo, mas novamente o que me deixa mais próximo de pensar são os sonhos, complexos demais, fora os sonhos dejavu, que é uma espécie de sonho que você sente que já teve várias vezes, e ele não tem ligação alguma com minha realidade, rotina, etc...
O conceito de “Pessoas Sombras” explicaria como a maioria das pessoas apenas faz o que todo mundo faz sem parecer ter vontade própria. Sempre me perguntei porque as pessoas parecem obrigadas a copiar o comportamento da maioria, como seguir trends no TikTok, ou apenas ser obrigado a torcer pra um time só por ter nascido no Brasil, ou escutar músicas com qualidades horríveis porque várias pessoas estão escutando.
Bom pelo que eu sei no início de tudo nenhum tipo de animal copiou o outro ele somente fez oque deveria fazer eu não quero estar dentro de uma matrix ou acreditar em uma.
@@Paty_pelo_mundo_ Mais vivendo feliz pelo menos eo que importa a unica coisa somos lindos e maravilhoso nois seres humanos somos incríveis, Soque usamos essa incrivilidade pra fazer maldade infezlimente 😞
Eu acho no mínimo interessante como no meio científico a especulação de que vivemos em uma simulação é tão comentada mas as pessoas pensam logo em pseudociência quando alguém fala na possível existência de um arquiteto cósmico
Meu problema nem é com a existência ou não de um arquiteto cósmico, mas sim com a sua suposta benevolência incondicional e a necessidade de reverenciá-lo. Só minha opinião no assunto, se eu tiver entendido errado o que vc quis dizer, peço perdão.
O tal do arquiteto cósmico seria tipo um deus, que cria que e desfaz o que quiser? Se esse fosse o caso, acho que se encaixa em pseudociência. Assim, eu não entendo muito, então, me corrija se eu enteder algo errado, por favor.
Nós já estamos de acordo que quanto mais descobrimos, menos entendemos sobre o Universo. Talvez estejamos nos limitando demais raciocinando como seria essa realidade gerada através de um "computador". Talvez nem seja isso... talvez só não entendemos a natureza da realidade como ela realmente é. A consciência por si só é uma coisa enigmática... da metafísica até a ciência moderna, ninguém explica ela hahahah vídeo foda, Pedro!
A realidade é que de macacos viemos não me importaria de ser um robô que os problemas do corpo interfere na consciência. Viver em uma realidade aonde podemos viver mais.. ainda sim estaríamos vivendo 🤧
@@leticiaeduardajesuslima2416 Sua mãe é um macaco? Sua avó é um macaco? Sua bisavó veio dos macacos? O seus ancestrais vinheram dos macacos só por causa da semelhança animal? Filhão, saiba distinguir as raças. Pois se fosse assim começariamos realmente a acreditar que os seres humanos vieram dos ratos só por terem semelhança encefálica! E sem falar que nenhum macaco evoluir até hoje, continuo vendo eles nas florestas e zoológicos, nenhuma mudança ok? Ok!! Espera que vc tenha entendido oque eu quis dizer, a não ser que vc seja um macaco e tenha pedido ajuda para escrever e para alguém ler esse texto para vc!
@@leticiaeduardajesuslima2416 Você vivendo no medo da morte e na ignorância da preguiça e as tentações prazerosas da tecnologia. Uma pessoa que tem uma vida de qualidade é aquela que preserva a sua saúde mental e que sabe ser responsável com os seus problemas. Apoio a tecnologia, mas cheguei a conclusão de que vc não raciocína, e sim deixa a vida te levar como se a sua vida nunca fosse acabar! Aproveite ao máximo tudo de bom em sua volta, mas sem medo da morte pfvr! Pois o medo da morte acabará gerando ansiedade. Apenas foque no que for importante para vc. Na próxima vez use o cérebro para refletir sobre tais assunto, pra não vim falando besteira da boca pra fora!
Que conteúdo de extrema qualidade, peço que continue produzindo esse tipo de conteúdo que tanto nos chama atenção, grato pela sua didática, é o tipo de video que nos instiga a ser mais questionador.
Que vídeo sensacional! Roteiro impecável, trabalho de edição perfeito e Pedro nos tirando da nossa zona de conforto, como sempre. Me arrisco dizer que esse é o melhor vídeo do seu canal (até aqui). Meus parabéns à você e toda a equipe (se é que vocês realmente existem...)!
Muito bom. Quando adolescente e comecei a questionar tudo: Deus, vida, morte… eu imaginei que toda essa “realidade “ que nos cerca poderia ser alucinações ou sensações experimentadas através de avatares . Daí quando assisti ao filme Matrix tive um impacto, pois de certa forma trazia a ideia que eu imaginava. Na época eu não comentava a ideia porque, certamente, me chamariam de ateu ou que estivesse duvidando de Deus rssss. Cabeça de adolescente rssss
Muito legal, sua experiência, passei por coisas semelhantes, me afogando nos meus próprios pensamentos, enfrentando algumas crises existenciais e síndrome do "tanto faz", mas tudo bem, faz parte. Isso pode ser um sintoma de evolução.
Eu sei que esse vídeo já tem 2 anos, mas eu adoraria ver uma versão dele só que vendo pela tela da TV de tubo, eu só não consigo parar de prestar mais atenção nela do que no resto-
As vezes a vida parece se repetir em varios momentos. Você envelhece sabendo tudo que vai acontecer. Coisas do cotidiano são identidicas parecem que foram programadas para rodar como um cd.
Massa, curti bastante, achei apenas que faltaram exemplos da nossa realidade que sugerem que estamos em uma simulação, são vários! abraço, ótimo trabalho.
Ultimamente tenho assistido bastante os vídeos do Pedro, mas esse aqui é de longe um dos melhores que já assisti. O tema, a estética, a referencia, o figurino, os planos de corte, tudo tá muito bem feito. Apenas: completamente parabéns pelo trampo que essa equipe fez. Sucesso sempre.
Provavelmente alguém já deve ter sentido isso… mas esse sensação / sentimento indefinido vem do NADA e vc fica paralisado com isso. Já senti isso duas vezes na vida. Um sensação de vazio, inexistência. É como se aquilo fosse a realidade. Como se eu tivesse consciência daquilo naquele exato momento. E da mesma forma que essa sensação / sentimento indefinido vem ele vai e leva com ele sua explicação. Rs louco
Ainda há uma outra questão: se forem máquinas super inteligentes, criadas por nós humanos, que estão simulando seus criadores após terem dizimados com eles em um hipotético conflito.
a verdade e que Deus criou toda essa realidade e eles esta em todos os lugares da matrix os homens e que estam sempre embusca de se alto destruir mais Deus e tao com que sempre envia alguem pra ajudar no que faz de errado nesse mundo nossa realidade e essa e ponto nos existe essa de maqui nas simulando nada nao.
Seja qual for o resultado desse trilema, existe algo inegável sobre todos os humanos: seja em um simples jogo ou hobby, seja em um jogo complexo open world ou um simulador de qualquer coisa ou em todas as formas de arte como a música. Antes mesmo de aprendermos a sair desse planeta, psicologicamente somos capazes de desconectar dele, muitas vezes como um refugio mental, para nosso próprio bem (as vezes porém alguns até procuram não sair mais dele). Seria muito legal se você falasse também sobre esse assunto. Muito obrigado ótimo ótimo ótimo video parabéns!!!
Isso é um grande indicativo de que vivemos um universo finito e realidade única. Não somos simulação, porque se realidades infinitas representam o "MULTIVERSO", ele não existe, ele é. Ele é o começo, o meio e o fim. O alfa e o ômega. Deus. Deus é o multiverso, e na primeira resposta para o trilema, sim, a humanidade se extinguiria antes de virar pós-humana, pois isso é almejar investigar o multiverso, e investigar a mente de Deus, é impossível!
Nossa... Que produção maravilhosa nesse vídeo, parabéns Pedro e continue sempre surpreendendo com conteúdos incríveis e bem produzidos, merecia um documentário na Netflix!
A nossa imaginação é incapaz de ser simulada. Digo isto pois ela, inconscientemente, permite que nós tenhamos objetivos nas nossas vidas. A vida trata-se disso. Uma constante tentativa de realização do sonho que sempre anseámos em crianças, por mais longe que nos encontremos. O facto de querermos sempre descobrir o que nos rodeia faz de nós todos "CRIANÇAS". Só com essa inocência que transportamos ao longo de nossas vidas é que, efetivamente, podemos encontrar o nosso EU. Pensar repugna e envelhece...A mente sem a experiência é uma tábua rasa, palavras de David Hume. Duvido que a imaginação possa ser de algum modo pré-determinada...
Quando olhamos para o universo tudo o que vemos é “Luz do Passado”, e quando olhamos para o mundo quântico tudo é probabilístico e algumas coisas só se definem quando aferidas (sobreposição quântica, Princípio da incerteza de Heisenberg e dualidade onda-partícula), ou seja, a simulação não teria que renderizar o Cosmos e nem as partículas. Quando estudamos física e matemática estaríamos descobrindo a “engine” e o “código de programação” do software da simulação, isso explicaria o pq dos padrões matemáticos universais (Sequência de Fibonacci, proporção áurea e número Pi) e das constantes e equações perfeitas para existência de vida. Os “Programadores” seriam como os Deuses - Onipresentes, Oniscientes e Onipotentes -, validando absolutamente TODAS as religiões. Buracos Negros poderiam ser falhas, erros ou “arquivos corrompidos”, agindo como um “bug” na “engine” e explicando o pq das dimensões serem deformadas, “congelando” o tempo - 4ª dimensão - (o próprio Einstein quando previu os Buracos Negros nos cálculos da relatividade achou que era um erro matemático). Nós nunca conseguiríamos perceber que estamos sendo simulados, visto que não havendo um referencial externo, seria algo parecido com a Alegoria da Caverna de Platão. OBS: Isso também explicaria o pq de nunca conseguirmos achar evidências do que havia antes do Big-Bang, tendo em vista que antes da simulação não haveria nada, seria o “Big-Start”, algo como iniciar um Jogo pela primeira vez. Os teóricos multiversos ou realidades paralelas poderiam ser os diferentes níveis de realidade ditos no vídeo, ou seja, a realidade base (realidade propriamente dita) e as diversas simulações. Vale lembrar que conforme a equação de Einstein (E=mc^2), somos literalmente energia em forma de matéria.
É parte doq penso sobre tbm, na minha visão o próprio conceito de deus e deuses são equivocados e incompletos, provavelmente há um ser criador acima dos q executaram a gente, tendo ele como supervisor ou sla, ou um criador q criou seres q por equívoco, chamamos de deuses, mas q são só subordinados deste "Todo-poderoso", sendo este o verdadeiro "Deus", mas ñ gosto deste termo, parece fantasioso e místico, coisas q este ñ parece aprovar pois deu conhecimento sobre si msm, de forma limitada mas deu, prefiro Criador, provavelmente é um ser de dimensões superiores, ou superior a todas estas, sendo ele a própria origem da existência, sendo esta a origem da energia e matéria de todas as naturezas possíveis. É engraçado como muitos por sua ignorância e incapacidade de refletir, olham p esses pensamentos e falam "para de viajar kkkk" oq só os faz parecer as tais "sombras" ditas no vídeo, ou talvez a função destes seja distrair msm, ñ serei capaz de aceitar a mediocridade, e ñ entendo como muitos levam tal vida agindo como robôs p no final ñ ter nada e morrer, prefiro o árduo caminho do sucesso e crescimento próprio.
Cara... Juro.. Desde a primeira vez q vi esse Filme Matrix, endoidei.. Achei mto verídico aquilo e ficou na minha cabeça p sempre, e nem vi esse vídeo ainda e já bateu uma Nostalgia.. Parece q é um sonho realizado vc fazendo esse vídeo kkk..
Esse finalzinho, foi a chave de ouro. Todo mundo na maior expectativa, aí o vídeo termina com infinitas simulações computadorizadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk você(s) são demais Pedro.
Eu raramente peço isso, mas esse vídeo é um dos meus favoritos até agora no canal! Ele deu muito trabalho, então se vocês puderem ajudar a mandar para mais pessoas, isso significaria muito pra mim ❤️
Obrigado por tornarem esse tipo de produção possível! 🚀
Ficou incrível, parabéns
Vc é top mn
Esse vídeo está sensacional, sério mesmo parabéns.
Ficou sensacional! Bateu a tristeza quando acabou kkkk
Você merece. O vídeo ficou excelente 👏👏👏
E a produção sempre melhorando, parabéns
Cada dia melhor
O público aumenta, o budget aumenta.
Pelo menos até o cancelamento ocorrer...
A final, a simulação está permitindo😉😂
Verdade
Produção profissa
O interessante é pensar que mesmo que suspeitássemos que estamos em uma simulação, até esse tipo de pensamento poderia ter sido plantado por quem controla essa simulação.
O que me deixa confuso é quando alguém afirma não acreditar em um criador mas acredita que vivemos em uma simulação. É literalmente a mesma coisa. Se estamos sendo simulados então alguém está simulando a gente. Esse alguém seria o "criador" do nosso universo
Rapaz se realmente vivermos em uma simulação,Eu realmente odeio o programador viu,pq puta que pariu,nascer na porra do BR e ainda por cima pobre?!
Programador se vc está lendo esse comentário,lhe desejo meus sinceros foda-se.
@@valdemircjrpois é amigo incrível como o ser humano tenta negar Deus e arruma outros poréns que te leva a um criador mas mesmo assim tentam negar kkk
@@canalresenhacripto5003primeiramente isso é só uma TEORIA; segundo, a existência ou não de um "Deus" não significa a validação do deus cristão (até pq ele é altamente contraditório em essência); terceiro, se a teoria diz sobre civilizações futuras, não presume a existência de "Deus" como CRIADOR, mas coloca o PRÓPRIO SER HUMANO COMO CRIADOR.
@@valdemircjrentão meu nobre. Eu não consigo olhar para tudo, para cada micro universo que passa por mim e olhar para a palma da minha mão e não ver a digital de um criador. É incabível (na minha mente) que um criador não exista. E sim! Acredito que vivemos em um tipo de simulação super inteligente onde nós temos o livre arbítrio de fazer o que quiser. A diferença é que na nossa simulação, nós temos livre arbítrio e consciência
Pedro, agora estou confuso. Eu sou real?
RUclips
O RUclips RECONHECENDO O CARA MANO
A pessoa que te controla, sim! Um prazer te conhecer, RUclipsBrasil!
Se fez a pergunta a resposta é Siiiiiiiiii ! O artificial não necesita perguntar ele ya tem a resposta !!!
Nossa que engraçado
O nosso cérebro não sabe diferenciar oque é real e oque é imaginário, agora que estamos acordados sabemos que estamos acordado e que isso é a nossa realidade, mas quando estamos sonhando imaginamos as msm coisa, ou seja: tbm imaginamos que aquele sonho tbm é real
eu sempre tenho consciência de quando tô sonhando
@@anaju5198 como você sabe?
@@Ruam428 sonho lucido
@@anaju5198 teve uma época da minha vida, quando eu tinha entre 12 e 15 anos de idade, que eu foquei 100% da minha vontade, em controlar meus sonhos, eu cheguei a conseguir saber quando o sonho era sonho, conseguia jogar GTA dentro do sonho, e conseguia trolar os sonhos mas nunca controlar de fato, durante quase toda a vida, hoje em dia dificilmente eu consigo, talvez porque eu parei de querer, mas uma coisa que eu consigo fazer até hoje, que é bizarro, é tipo, acordar de um sonho BOM, me levantar, tomar água, me deitar e continuar o sonho de onde parou, ou pelo menos continuar a historia kkkk
Em 2 dias seguidos eu falei no meu sonho que, queria acordar as 6 horas da manhã e nos dois dias eu acordei em ponto, as 6 da manhã.
tem uma coisa interessante: aparentemente é impossível determinar se você está em uma simulação, logo, mesmo que uma sociedade evolua ao ponto de criar uma simulação por conta própria, isso não garante que ela tb não seja uma simulação
Exatamente. O problema é que pode ocorrer que a civilização base não aguente tanta potência de simulações em cima de simulações. e teria que desligar a simulação antes msm da simulação fazer outra simulação. Ou seja, msm que cheguemos ao pos-humano ainda corremos o riscos de sermos deletados.
@duka7 impossível sabemos. Mas poderíamos chegar a um ponto tão tecnológico que poderíamos fazer até contato com nossa "base". Ou até msm burlar a tecnologia deles. Inclusive fazer até um vírus
@@Carloshenrique-nr5sc Mas os donos da primeira simulação não precisam processar de verdade a segunda simulação. Da mesma forma que a primeira simulação consegue forjar tudo que é observável (o universo, as leis da natureza, etc.), ela também consegue fazer os humanos acreditarem que criaram ou estão criando uma segunda simulação.
@@Ahnm1406 foi o que pensei, me lembrou o conceito de programação dinâmica, você usa algo que já está pronto para determinar o próximo resultado, então a civilização base não precisaria processer todas as outras, sempre a próxima civilização usaria o poder da anterior para se manter e assim em diante.
@@Carloshenrique-nr5sc Viajando um pouco mais, explicaria a razão de tantas teorias de fim de mundo(seja as biblicas quanto as das demais religiões). Pode ser que o tão falado "fim do mundo" ocorra justamente quando chegarmos nesse ponto de supercarregar a simulação com outras simulações.
a teoria das pessoas sombras faz sentido porque tem muita gente estranha mesmo que vive no automático e morre de medo de fazer ou pensar algo que fuja de um determinado script ,explica muita coisa que observo na sociedade.
Me lembrou o filme "Eles vivem"
Acho que é pq o governo nos fez assim?
@@Sleep_Knigth certamente que sim
Elon Musk tem afirmado que nós vivemos em uma simulação. Ele está no caminho certo
@@juniorchavesopicassodeyahu988 ..Amigo bem antes dele mencionar esse bafo é muito conhecido para quem segue a ciencia
Aquele vídeo que explode a mente, mas não com revelações e sim com um oceano absurdo de questões sem resposta por falta de parâmetros. Um dos melhores vídeos desse canal que tanto amo!
concordo!!!!!
penso que sua visão é realista e sem maiores afetações
Mano, olha a quantidade de informações que o Pedro consegue passar em um "videozinho" de 17 minutos, mano, q surreal, parabéns!
Na moral, você nunca falha em surpreender. Eu amo teu canal ♡
Eu sou costureira e me dá prazer em ver alguém falando de ciencia com uma barra de calça tão bem feita 😊
😂
Ashauhs
Melhor comentário
vc esta sendo um pouco dissimulada
😂😂
A probabilidade de estarmos em uma realidade simulada é enorme. E já temos muitos humanos q se comportam como NPCs dentro de um jogo, só prestarmos atenção ao nosso redor.
Ou nós somos NPCs
@@BenFriends2 Eu tenho ctz q eu não sou. Vc se sente um npc? Com padrões repetitivos, alienado e obediente? Eu acho q não...mas vemos muitos assim.
@@bethsobral Somos NPCs com consciência
@@bethsobral ah aquilo? São NPCs quebrados.
@@bethsobral como vc tem ctz q não é um NPC? Ideia sem fundamento
Pedro e o time do Ciência Todo Dia NUNCA FALHAM.
Mais um vídeo da série CRISE EXISTENCIAL TODO DIA.
Eu queria ter inteligência suficiente para entender tudo que ele fala. Esse canal é muito bom.
Quanto + estudo mais louco você fica ao nosso olhar por que você é tão técnico que nós não entendemos
Realmente vc resume muito bem.o que eu penso
se você entendece tudo nesse momento você estaria se perguntando qua significado da vida
eu penso o mesmo kkkkk
Vc tem por isso estas aqui.
Esse vídeo dá pra utilizar numa palestra de filosofia que tem como base o assunto em questão.
Parabéns. Filosofia e Ciências quando se misturam é algo como apontar um espelho na frente do outro... As possibilidades são infinitas, é assim que os seres humanos evoluíram para o que somos hoje e para o que seremos amanhã.
Creio que estamos realmente em uma simulação kkkk pensei a mesma coisa que vc quando fui assistindo o vídeo, quando fui ver seu comentário até assustei kk
ruclips.net/video/nMYIyqkt6_M/видео.html
@@Marcos_2505 ruclips.net/video/nMYIyqkt6_M/видео.html
Assim como você disse pra mim no Whatsapp...
"Este vídeo é para pessoas que gostam de Filosofia e Ciências juntas, "sem muros" que possam reter pensamentos."
Antes do homem criar uma super máquina para saber como seus ancestrais viviam, ele terá tecnologia para conhecer com mais riqueza de detalhe o passado. Hoje, os telescópios de uma maneira superficial fazem isso. No futuro, acredito, esse acesso ao passado será mais minucioso. O telescópio James Webb, quando estiver a pleno em julho, poderá avançar mais no passado que qualquer outro existente hoje.
Há muito tempo venho suspeitando de que realmente vivemos em um simulador gigantesco, onde os personagens e os cenários mudam, mas as historias se repetem. Gostei muito de suas explicações e fico imaginando, como foi seu curriculo escolar, você deve ter colocado muitos " professores" em saia justas. Parabéns garoto, você é top das galáxias. Incrivel o nivel de intelectualidade que você tem.
Papinho em camarada, colocar macho em saia justa pqpp
Isso seria a desculpa perfeita pra nos desresponsabilizarmos de todos os nossos atos
@@gabrielmoraes6246calma lá machão da masculinidade frágil
@@danielcharvetnão pq se não nós seríamos banidos😔
@@danielcharvetmesmo que tudo isso fosse um simulado,tem que o obedecer as regras do game se n uma hora ou outra tu tomei BANIDO,zueira
cara, de longe o melhor vídeo do canal, imagino o trabalho que deve ter dado produzi-lo. Isso não significa, todavia, que o os outros sejam ruins haha
Uma coisa que me assusta é que eu costumo sonhar bastante, e por conta disso, eu tinha muitos sonhos lúcidos. Porém, como isso me impedia de descansar, meu cérebro criou um mecanismo para evitar que eu ficasse consciente. Sempre que eu questiono a realidade ou algum acontecimento do sonho (que poderia me fazer perceber que estava sonhando), meu cérebro enche minha consciência com memórias falsas que parecem extremamente convincentes. Eu sempre acordo assustada, porque me faz sentir minha realidade é altamente manipulável.
Acontece a mesma coisa comigo, fora eu adormecer em 30seg e já entrar no estado profundo de sonho.. e acordar dentro do sonho e ainda continuar sonhado.. sempre questiono a realidade e noto umas coisas bizzara que acontece durante o dia.
@@tvinhz Haha. É realmente bizarro.
@@tvinhz somos 3
Mano, acontece também a mesma coisa comigo, tem noites que sonho que estou em um corpo de outras pessoas. E costuma acontecer as coisas naturalmente. E depois acordo tão cansado. E fico perguntando também o dia todo, o que é isso que aconteceu…
Isso é bizarro, e ao mesmo tempo incrível.
Que conteúdo INCRÍVEL, como sempre muito didático, questionador e que coloca a "pulga atrás da orelha" de quem assiste. Parabéns, Pedro (e equipe), arrasaram!
mano eu arrepiei e meus olhos lacrimejaram com esse final cara, é como se eu me perdesse, eu senti medo da vida, estou literalmente arrepiado e com os olhos cheios de lágrimas, que vídeo sensacional!
Que exagero...
@@geracaodozodiacoastronomiaNão, absolutamente não.
Salve mano, vc poderia gravar um video falando sobre o sentido da musica, essa é uma duvida q sempre tive. Por que que para nosso cérebro é tão prazeroso ouvir vários barulhos sendo tocados em um ritmo? Por que é genuinamente agonizante ouvir uma nota fora de escala? Como que bebês com menos de 1 ano de idade já conseguem diferenciar oque é musica de oque é apenas barulho? O sentido musical do ser humano é algo que já existe de natureza ou nós desenvolvemos isso culturalmente? tenho muitas dúvidas sobre isso
Calma lá mano, já ouviu jazz? São tocadas a todo momento notas fora da escala e mesmo assim soam agradáveis, bem como no blues. Agonizante? Depende pra quem.
@@ta_pegandofogo2988 acho q eli quiz dizer desarmonico.pois mesmo uma nota q nao esteja na escala mais esteja no seu ritmo pode sor agradavel.mais enfim nem sou mestre no assunto.kkk
@@ta_pegandofogo2988 Excessões. Notas fora da escala que causam dissonância na maioria das vezes geram um efeito agonizante, como terror ou medo. É uma estratégia utilizada em músicas de filmes de terror por exemplo.
@@ta_pegandofogo2988 as escalas não são todas diatônicas ou cromáticas existem escalas dissonantes que são exatamente usadas pelo jazz e blues, então, dizer que está fora da escala musical é um tanto equivocado, levando em consideração a usabilidade das diversas escalas musicais, fora os modos gregos, a por aí vai.
Upupupup
CARA, que vídeo incrível sinceramente gostei bastante da proposta do vídeo.
Muito bom né
Deve existir uma lei de Moore para o Pedro, a cada vídeo ele dobra a qualidade dos vídeos. Muito bom como sempre, obrigado por existir!
*Um buraco negro assemelha-se muito a um comprimido de analgésico na água dissolvendo, seria toda nossa existia baseada nisso? Os deuses criaram todo esse universo para ter um analgésico gigante, para um dor de cabeça dos deuses! REFLITAM... hahahahahaha*
É zuera!!! (em um Universo de infinitas possibilidades, existe mesmo que mínima, a chance disso estar certo, seria engraçado, nem ateu e nem aquele que crê, nenhum estaria 100% certo hahahaha é zuera tá pessoal, ou não...)
cara ele parece o vecna/001 kkkkkk
mas e se ele nao existir? e for apenas uma simulação
@@atptrindade3308 Podemos existir mesmo sendo uma simulação, pois a nossa realidade vai ser a mesma, se bom que o Pedro pode não ser daqui, ai realmente complica.
Em um determinado ponto foi falado sobre a dúvida que recai sobre algumas pessoas na infância( ou algum ponto de suas vidas) e me lembrou imediatamente de uma situação que essa dúvida veio na minha mente quando criança. Tinha 7 ou 8 anos, estava na sala de aula escrevendo quando de repente olhei para minha mão segurando o lápis e me perguntei: "porque eu existo?" e com essa logo a seguinte "SERÁ EU EXISTO?", e ao mesmo tempo olhando pra minha mão senti algo que nunca soube explicar, descreveria como um calafrio mas não nunca tive certeza se seria a descrição correta. Enfim, desde então eventualmente me pego pensando na minha infância, alguns determinados pontos da minha vida incluindo o presente, e o futuro; e pode parecer estranho mas desenvolvi um certo medo do "tempo". Não de segundos, minutos, horas dias meses... na verdade nunca soube explicar isso também, nem a mim mesmo. Imagino que algumas pessoas se lerem, ao lerem vão pensar que é algo inventado, mas isso me aconteceu e até hoje lembro quase que perfeitamente.
Me aconteceu uma coisa parecida, até hoje não sei explicar mas sinto que a minha mente quase "transcedeu" ou alguma coisa parecida.
Sinto o mesmo medo do tempo, amigo
Dps de um tempo de tanto ficar pensando nessas coisas, tbm desenvolvi um certo medo pelo tempo... Tempo e existência
No video em inglês “the evidence we are in a simulation” do canal Why Files, um comentário é MUITO parecido com o seu e várias pessoas responderam ao comentário dizendo o mesmo.
Eu costumava brincar na infância com o pensamento “e se eu não existisse?”. De repente TUDO perdia completamente a importância e minha mente começava a vagar de novo, mas eu estava muito consciente e pensava “espera, se eu não existisse, isso é MUITO mais importante do que qualquer pensamento”. E nesses momentos em que eu realmente conseguia tangenciar a não existência, eu sentia algo bem inexplicável.
Durante uma vida inteira na busca de transcender, cedo eu entendi o que é a tal iluminação espiritual. Eu sabia que era uma “coisa” simples que eu sentia/via/percebia na infância, quando uma cena comum se modificava completamente, sem deixar de ser exatamente o que era.
O tempo passou e eu resolvi começar a “brincar” com a realidade, já que as coincidências (sincronicidades) absurdas que eu sempre vivi me revelavam que tudo que nos ensinaram não corresponde ao real. O mundo tem algo misterioso que parece estar sempre funcionando e até brincando conosco.
Eu descobri o que Jung descobriu, o que muitos sábios da antiguidade e do presente falavam. Isso é tudo REALMENTE um sonho, e se quisermos mexer com a estrutura da realidade, tudo que precisamos fazer é investigar profundamente a estrutura de nossa mente e de nossas crenças, e mudar primeiro dentro. Uma vez que conseguimos modificar nosso centro, o mundo exterior muda para corresponder.
Claro que isso não significa que vamos ter total controle sobre a realidade. Nem num sonho lúcido conseguimos isso. Mas podemos sim ter uma tremenda influência no funcionamento da nossa própria vida.
Muitos filmes deram a dica. Muitos Yogues e mestres, muitos livros de sábios deixaram as pistas. Isso é tudo um sonho, mas o sonho fala com a gente, e basta saber observar para entender como ele funciona.
Em essência, funciona como nossos sonhos noturnos. Por isso praticar sonhos lúcidos é um excelente treino para viver também uma vida lúcida.
Na infância eu perturbei por algum tempo meus pais com estes questionamentos, perguntava coisas do tipo "pq eu existo?" "eu realmente existo?" "pq eu não sou outra pessoa?". Geralmente eu recebia respostas com argumentos religiosos mas já naquela época isso não bastava pra mim. Sempre desconfiei que ao meu redor todos poderiam estar atuando, e depois de uma aula de filosofia onde estudei sobre o mito da caverna de Platão minha mente simplesmente explodiu! Hoje tento lidar melhor com essas questões e aceitar com mais naturalidade a essa sensação de estar numa simulação, procuro focar em compreender com mais clareza as regras objetivas desse jogo complexo no qual estou inserido.
Acho que esse vídeo é o mais caprichado do canal! Ficou incrível, parabéns Pedro!
que produção perfeita e conteúdo incrível mds
Na minha adolescência eu me perguntava sobre a consciência. Como ela pode existir? E se tudo que existe ao meu redor for só fruto da minha mente ou for algo construído para me fazer sentir que eu vivia num mundo real? Parabéns e obrigado, Pedro, por esse vídeo! 🥰
Já pensei isso, se tudo que vivemos é tipo um sonho?
Pensei isso na infância.
Eu sou real Almir
Olá Almir, nossa consciência é o subespaço da simulação cerebral, não é a realidade externa que é simulada, nós é que somos, para saber mais procure na internet: somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro.
@@mahhreact5128 Parece mentira
Pedro, um dos seus videos favorito pra mim tb. De tudo que tenho estudado de mecânica quantica já tinha chegado a esse paradoxo tb. E eu acredito que algumas pessoas já passaram por esse planeta tentando abrir nossos olhos e não foram compreendidas ou tiveram seu recado manipulado. Eu hj entendo que "iluminação" nada mais é que sair da Matrix. Parabéns pelo trabalho.
Uau, esse vídeo ficou espetacular! Pedro, você podia correr atrás de netflix, amazon, discovery (esse aqui combinaria demais), Natgeo, enfim, pra produzir uma série de conteúdos pra eles, a qualidade tá ABSURDA, mais que digna de um nível de produção desse patamar das grandes empresas, edição muito boa, bela direção de fotografia, vídeo muito bem construído, tudo perfeito. E de verdade não há ninguém que tenha uma didática como a sua, muito, muito bom mesmo! OBS: Pra quem ta surtando, recomendo assistir o Ep 2 da quinta temporada de Rick and Morty kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
menos, menos, menos, menos..... bemmmm menos.
Não a Netflix vai estragar o canal dele
@@physikalisch1436 "🤓"
Eu lembrei do episódio do Rick and Morty na hora kkkkkkkkkkkk ia até comentar mas você foi mais rápido
@@tiomonange7360 provavelmente a netflix estragaria mesmo
Excelente produção e conteúdo! Sobre o tema: as vezes penso que as distâncias absurdas no universo e o limite da velocidade da luz parecem barreiras artificiais criadas para evitar que os seres simulados percebam que estão em um espaço finito de simulação.
Caralho vc tem um bom ponto
Carai, real kkkkk
Finito e de muito provavelmente de outro formato do ensinado através de modelo teórico que as pessoas acabam a ser levadas a aceitar como fato e não apenas uma possibilidade, tendo ainda margem de erro. Já paramos para refletir à respeito?
temos o fato de tudo conhecidir exatamente para nossa existência, gravidade, temperatura do universo, a maneira como as coisas ''se criaram '' é mt exata pra ser aleatória como julgamos ser, a matéria negra que por sua vez em grande quantidade ou pouca colapsaria o tecido do universo, algo que não podemos ver nem detectar, me pareceria uma falha ou ''facilitação de roteiro '' em um universo criado por nós como um livro por exemplo
Rodrigo cunha nós somos os seres simulados?
Pedro poderia" juntar" o que há de mais novo no pensamento filosófico e científico para abordar aquela pergunta: " Por que existe algo ao invés de nada?"
Deus
Me pergunto isso frequentemente kkkk
@@dddd.733
Não existe outra resposta... a natureza tende a permanecer em estado fundamental, ou seja, usa o mínimo de tudo. E o mínimo é nada. Não seria a existência uma anomalia?
O único motivo concebível é Deus, que por si só é um paradoxo (se Deus existe, quem o criou? E a resposta é: ninguém. Ele sempre existiu).
@@rob_olmstead ele é a vida, ele sempre existiu, está além da nossa compreensão, simplesmente ele é responsável por tudo que existe
@@dddd.733 mas aí ele acaba sendo algo q a gente inventa apenas por não poder explicar certas coisas, já q no próprio conceito de Deus, n tem uma explicação sobre ele
Pedro, vc é incrível, tão apaixonante quanto a física é, estou no meio de uma trilogia que trata deste assunto, estudo agora desde os princípios básicos, até aqueles "menosprezados" para tentar compreender o que se aplica e faz de fato sentido e o que não faz. Mas quanto mais me aprofundo, mais chego a conclusão de que medimos tudo por uma esfera muito limitada, e que parece nos ser permitido um avanço em uma escala já pré-estabelecida, mantendo nossas "certezas" de acordo com aquilo que podemos suportar como verdade, no atual momento de nossa evolução.
Parabéns pelo canal, Pedro! Que demais, sou professor e as vezes fico desanimado mas ver teus vídeos me empolgam de novo a aprender e tentar transmitir tudo o mais didático possível… não para! 🙏🏼
1 século de edição, 30 toneladas de café e muitas noites sem dormir. FICOU PERFEITO EU AMO AMO ESSE CANAL E TODOS OS ENVOLVIDOS
Parabéns, Pedro Smith. Tá a cara do vírus da simulação, entregando o jogo.
Note que igual a contra parte dele, ele se multiplicou.
@@Balbacinogorno mas a civilização base dele é mais eficiente do que as máquinas e corrigiu o erro bem rápido
é simplesmente perfeito. todo o vídeo, a qualidade e tudo é perfeito, parabéns! por favor, continue com os vídeos.
Muito bom o vídeo. Uma vez eu estava pensando sobre isso: se nós criarmos uma mente artificial consciente dentro de um ambiente virtual, o que será realidade para ela? O que nós julgamos como virtual é o real dela. Assim como o que nós julgamos real para nós pode ser virtual para outra consciência superior. No fim, não há como saber o que é real
caraca, tu trancendeu! teoria muito legal.
Eu ja penso o contrario. Se criarmos um ser virtual com consciencia propria apenas sobre o seu universo, esse universo virtual para nós, seria real para ele. Da mesma forma, se nós vivemos numa simulação, essa simulação é real para nos e virtual para qm criou. Se chegar um momento em que 1 ser descobrisse que está em uma simulação, o que ele poderia fazer para sair dela? Tambem creio que nada, e os outros seres da simulação o taxaria como louco.
@@wolbertolima3471 exatamente como acontece em nossa realidade ou são taxados como loucos ou se unem em uma religião com pessoas q tiveram vivências espirituais semelhantes. WestWorld e o filme 13º Andar(1999) retratam essa parada de realidade em camadas muito bem.
De certa forma já vivemos em uma realidade virtual, afinal existe muito mais vazio do q matéria, nossas sensações são apenas impulsos elétricos, nunca tocamos verdadeiramente em algo. Além disso tem aquela teoria de q os buracos negros armazenam a informação em sua superfície de tudo que cai nele, tudo ou grande parte do universo irá cair dentro de buracos negros no futuro. Como o presente é apenas uma ilusão gerada por nossa flecha do tempo, não existe distinção entre passado e futuro, pode ser que já estejamos vivendo um mundo virtual em que os buracos negros são os servidores. A medida que as máquinas se tornam mais semelhantes aos seres humanos, os humanos se tornam mais semelhantes as máquinas.
"O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro".
( MATRIX )
Adoraria que você trouxesse mais desse vídeos numa pegada filosófica/científica, acredito que as duas áreas se complementam demais, os vídeos ficam mt bons assim, seria interessante trazer tbm alguns vídeos de paradoxos, argumentos filosóficos e afins...
@Vitor Roseno ele tem um podcast????
@@DaviOliveira-yu9qr Mora em Marte?
@@capitaopacoca8454 Vai ter q ir lá pra saber
@Nome kkkkkkkkkk
@Nome Conta criada semana passada, sua opinião não conta 👍
Cara, que orgulho de você. Parabéns pelo conteúdo.
Sempre pensei sobre isso até chegar à conclusão que podemos ser até um jogo tão tecnológico que podemos se controlar dentro do jogo 😅
O sair do jogo !!!! Con energía avanzada!! Com un poder de creer que o que pensa eres ….. e se não eres da matrix eres o fuera de ella …..
O interessante é que a mecânica quântica parece corroborar essa hipótese com o princípio da incerteza. Se vivemos em uma realidade fundamental, seria de se esperar que o comportamento da natureza não dependeria de uma observação. Mas no mundo quântico é um fato empírico que o elétron não tem uma posição definida até ser observado, apenas uma região de probabilidades. E quando é observado ele "escolhe" uma posição. Isso faz lembrar uma característica computacional, como a renderização mencionada no vídeo.
"Observação" ao pé da letra? Por que se for, é praticamente certo que realmente vivemos em uma simulação...
Lembrando que não é o seu olho, mas o método que você usa para mensurar o elétron que interfere no resultado. Não é como se você piscasse e ele fizesse careta, é que os nossos métodos de verificar a posição dele não revelam suas propriedades pré-mensuração, pois interferem nestas
@@VictorN3O sim, ao pé da letra... Mesmo o ato de se "colocar uma camera" faz o eletron escolher uma posição. Até o momento não foi descoberto nenhum jeito de pegar o eletron em seu estado probabilistico.
@@joaobregalda7759 Sim, entenda-se por "observação" a interação com o objeto por qualquer método de mensuração. Sobre a posição antes da mensuração, também pensava assim, que a medição alterava uma posição anterior já definida (só não conhecida). Mas ao analisar o experimento da fenda dupla, observa-se que não há uma posição pré-mensuração, por conta justamente da dualidade onda-partícula, com o elétron permanecendo em uma região de probabilidades (comportamento de onda), e é só no momento da medição que há o colapso da função de onda em uma posição específica.
cara, eu n sei pq, mas tive uma teoria mt louca
pra quem entende programação, talvez já tenha ouvido falar de Monads
basicamente, nas Monadas, vc encapsula um valor ou uma referencia, qualquer alteração nesse valor ou referência não são diretas, essas funções também são encapsuladas, e toda desencapsulação do valor para ser executada na função acontece dentro de uma coisa chamada "Terra da Monada", então esse valor encapsulado ele é então conseguido novamente e tudo isso dai volta para a "Terra normal"
Talvez tudo isso da probabilidade do elétron, aconteça dentro da "Terra da Monada", e então quando nós pegamos o valor bruto, ou seja, aquele não encapsulado, ele demonstre ser diferente
será que viagei mt? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Toda vez que vejo um vídeo de CTD, me sinto assistindo um episódio do Carl Sagan. É quase o mesmo jeito de explicar a coisa, como quem se esforça em ser entendido, independentemente da quantidade de conhecimento adquirido do espectador: mission accomplished.
E tu tens toda a razão de considerar esse um dos melhores vídeos. Ficou excelente! O cenário, os efeitos, e o conteúdo, claro, muito bons. Parabéns e obrigada por mais esse material!
Eu assisto os seus vídeos e, absorto em suas explanações... são tantas informações e de um alcance metafísico e tão profundo que sinto vertigens e um sinal de fraqueza mental, mas logo me recupero. Muito interessante todas as suas abordagens, com profundidade científica e amplidão filosófica. Parabéns pelo bem que produz! Abraço meu amigo e abraço para a sua equipe!
"O que é real? Como você define o 'real'? Se você está falando sobre o que você pode sentir, o que você pode cheirar, o que você pode saborear e ver, o real são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro."
(Matrix)
nss foi o Matrix que falou isso?
@@Emige__ Morpheus na cena da sala branca com a televisão
@@Emige__ sim, o Matrix é aquele cara que sá mortal pra trás se desviando de tiros.
@@rrnetopantoja o inimigo do humor
@@rinaldonunes318 eu tlgd, é pq ela pôs no final "(Matrix)"....pensa um pouco
Eu sou de Angola, mas eu gostaria mesmo de todo meu coração ser amigo desse cara!!🙏🏾
Salve aqui do Brasil ❤
STANLEY MUXITO VC QUER FICAR MALUCO É ?
A gente querendo se amigo do rei do kuduairo e esse cara querendo se amigo do Pedro 😂😂
@@brunochapuistrindade É normal eu querer ser amigo dele!!
@@jaxbahia3432 porquê?
A qualidade está incrível, não só do visual em si, mas o conteúdo do canal é sensacional.
Cara, as vezes eu fico me perguntando porque eu gosto tanto de uma coisa tipo, gosto de músicas antigas ou filmes ou algo antigo que eu nunca vivi e penso, quantas vezes eu já tive aqui? Sinto como se a gente vivesse igual em um reality show onde sua morte é como se vc fosse eliminado desse reality show e vai pra uma realidade onde seria sua vida real e aqui na terra é um local onde vc assume um personagem e não lembra das vezes que morreu e assumiu um personagem. Não sei se deu pra entender porque tem coisas que não fazem sentido tipo morrer, vai pro inferno ou céu, ter filhos, família, morrer e tudo acaba
Leia o livro dos espíritos
Cada coisa que descobrimos,percebemos que sabemos cada vez menos
Vivendo e aprendendo
@ಠ_ಠ EU JESUS CRISTO (๑•﹏•) isso que fico pensando as vezes
@meu.cannal coisas assim não são impossíveis
Com muita prática é fácil ludibriar até um leão em meio a seu próprio reino.
ja parou pra pensar q pode ser q vc nem existia ate eu te lembrar agr q vc ta vivo, ou ate vc pensar em algum momento q vc esta realmente vivo
@ಠ_ಠ EU JESUS CRISTO (๑•﹏•) o poder das orações pode ser explicado como leis que se têm dentro da Matrix pense você quer algo tanto que você acredita e confia realmente que aquilo irá acontecer os "desenvolvedores" do programa te dá aquela experiência para você acreditar em Deus e se manter livre de seus questionamentos, isso também vale para a lei da atração
Sobre espíritos, demônios, seres sobrenaturais etc... Pense que eles podem ser apenas bugs da Matrix como era aquele cara que enfrentou o Neo ou até mesmo que foram criados juntos de nós pelos programadores; porque eles teriam tecnologia suficiente para criar esses seres também, sobre demônios falarem coisas à seu respeito e a respeito de sua família seria super fácil para os programadores saber de tudo à seu respeito
Tem um episódio de Rick e Morty que é exatamente sobre isso. Rick criou uma realidade simulada, e eles se desenvolveram tão rápido que criaram outra e depois outra. E quando o cientista da segunda realidade que criou a terceira percebeu que também poderia estar vivendo em uma realidade simulada eles voltaram pra realidade base onde poderiam desligar todas as outras.
Opa, qual ep ?, Acho que já assisti, mas não estou lembrando bem do EP em si...
O da bateria dos carros
lembrei-me do mesmo! aliás, grande parte dos episódios de rick&morty retratam grandes teorias do desconhecido da nossa realidade
@@djs4093 bateria esgotada.
@@kingvon6 depois de 7 meses, obrigado jajajskakakakak.
Adorei essa mistura de Matrix, Ruptura e Humberto Gessinger
tem um outro menos conhecido decimo terceiro andar!!!!
Parece muito Humberto Gessinger
Hkhkhkhkhkhk Humberto hkhkhkhk
Humberto kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acho ele parecido com o Ashton Kutcher
Falaaa, que vídeo legal meu irmão, muito interessante, traz um pensamento profundo e muito bom para refletir. Parabéns! Salve Stag!
Pra mim uma falha da Matrix é aquele famoso Déjà Vu, aquela sensação que já esteve em algum lugar ou que já fez alguma ação mesmo não estando lá ou tendo feito, Que vídeo Sensacional!!!, digno de ser visto mais de uma vez!
Concordo!
Deja Vu é um sintoma inicial de problema cognitivo tipo Alzheimer.
Não será o Djavu o resquício de um reset de uma cena.
sim, esse pode ser o momento em que a simulação é carregada, gerando um leve lag pela reinicialização
Eu já percebi que quando tenho um deja vu, sempre ocorre quando estou com fome. Alguém já percebeu essa associação?
Como disse o Morpheu: O que são as experiências que sentimos? Impulsos elétricos interpretados pelo nosso cérebro. Isso qualquer máquina pode gerar no corpo humano, assim como em Matrix...
Tem um paradoxo que eu sempre penso desde pequeno: eu sei que eu sou um ser pensante, pois eu estou pensando neste exato momento. Mas como vou saber se as outras pessoas também são seres pensantes iguais a mim e não outras criações (computacionais, por exemplo)?
confia
@Daniel! , isso é o que um ser humano simulado diria. hehehe
E se todos pensassem do mesmo jeito que você, eu também já pensei, então eu seria uma simulação? As vezes eu fico fazendo movimentos aleatórios pra fugir da simulação kkkkkkkk, a paranóia é inevitável
Acredite em mim eu estou pensando
Cara eu já pensei nisso muitas vezes e penso como sei se uma coisa está viva sem que alguém tenha me dado uma informação que comprove isso
Que vídeo, que qualidade. Absolutamente incrível seu trabalho e de toda a produção dos seus materiais!
Cara, e eu ainda lembro dos videos do pedro no campus da ufsc respondendo perguntas, olha a produção atual dele, e que conteúdo incrível!!! Felicidade pelo seu sucesso!!!
Se eu fosse chutar alto diria que já estamos vivendo em uma. Eu tenho facilidade em se lembrar dos meus sonhos desde de criança, hoje com quase 30 anos eu já vivi muitas experiências, uma vez que dominei muito a habilidade de sonhar. Direto tenho a experiência de ter as memórias substituídas, no sonho eu tenho outra família, outra rotina e ainda tenho lembranças de tudo isso, do que comi ontem, de onde estudo e por aí vai, mesmo não sendo algo "real". Então substituir memórias digamos que é uma coisa simples.
Já sonhei coisas extremamente complexas, difícil dizer que é fruto da mera imaginação, ou da incrível capacidade cerebral, algo que ao acordar te faz realmente pensar que tudo é uma grande simulação, e que centenas de outras simulações já ocorreram ou ocorrem em paralelo. Em sonhos lúcidos já testei todas essas experiências sensoriais e elas são reproduzidas com perfeição.
Além de tudo sou programador, o que me deixa mais intrigado ainda. Tudo aparentemente é um algoritmo complexo, mas novamente o que me deixa mais próximo de pensar são os sonhos, complexos demais, fora os sonhos dejavu, que é uma espécie de sonho que você sente que já teve várias vezes, e ele não tem ligação alguma com minha realidade, rotina, etc...
simplesmente, um astro da produção, vídeo perfeito Pedro
valeu John wick loiro.
Mano, esse comentário me quebrou
Que qualidade insana, parabéns mano
A filmagem que passa na tvzinha ficou muito fera! Parabéns a produção e a todos! Filmagem bem nostálgica hahahha
Isso não é (só) um vídeo sobre ciência e Filosofia. É uma verdadeira arte! Parabéns!
Um dos melhores vídeos que já assisti, obrigado
Que vídeo mais show Pedro!
Não sou muito de comentar no RUclips, quando faço são em casos excepcionais, e é esse o caso.
Parabéns!
O conceito de “Pessoas Sombras” explicaria como a maioria das pessoas apenas faz o que todo mundo faz sem parecer ter vontade própria. Sempre me perguntei porque as pessoas parecem obrigadas a copiar o comportamento da maioria, como seguir trends no TikTok, ou apenas ser obrigado a torcer pra um time só por ter nascido no Brasil, ou escutar músicas com qualidades horríveis porque várias pessoas estão escutando.
Bom pelo que eu sei no início de tudo nenhum tipo de animal copiou o outro ele somente fez oque deveria fazer eu não quero estar dentro de uma matrix ou acreditar em uma.
Estuda antropologia, mano. Você pode começar a partir daí. :)
Ou poderiam tbm ser aquelas pessoas que vagam pelo mundo sem um propósito algum… sem contribuir em nada , sem sonhos , sem inteligência … 😮
@@Paty_pelo_mundo_ triste igual a eu meu unico propósito e porrada
@@Paty_pelo_mundo_ Mais vivendo feliz pelo menos eo que importa a unica coisa somos lindos e maravilhoso nois seres humanos somos incríveis, Soque usamos essa incrivilidade pra fazer maldade infezlimente 😞
Eu acho no mínimo interessante como no meio científico a especulação de que vivemos em uma simulação é tão comentada mas as pessoas pensam logo em pseudociência quando alguém fala na possível existência de um arquiteto cósmico
Meu problema nem é com a existência ou não de um arquiteto cósmico, mas sim com a sua suposta benevolência incondicional e a necessidade de reverenciá-lo.
Só minha opinião no assunto, se eu tiver entendido errado o que vc quis dizer, peço perdão.
Se estivermos em uma simulação, faria mais sentido ter o arquiteto
@@marcosmauricio7805 É isso mesmo, você tá certo, não tem como saber exatamente as pretensões desse arquiteto, caso exista, aí já é questão de fé
O tal do arquiteto cósmico seria tipo um deus, que cria que e desfaz o que quiser? Se esse fosse o caso, acho que se encaixa em pseudociência. Assim, eu não entendo muito, então, me corrija se eu enteder algo errado, por favor.
@@PapelLaminado Por que ser considerado pseudociência esse conceito? por que não ser considerado uma especulação, uma hipótese?
Esse vídeo ficou maravilho, cada vez mais bem produzido.
Parabéns e obrigado por tanta informação interessante Loos.
Carambaa, velho! Esse Pedro tá avançando demais! Que vídeo incrível!!! E esse final? kkkk top.
Nós já estamos de acordo que quanto mais descobrimos, menos entendemos sobre o Universo. Talvez estejamos nos limitando demais raciocinando como seria essa realidade gerada através de um "computador". Talvez nem seja isso... talvez só não entendemos a natureza da realidade como ela realmente é. A consciência por si só é uma coisa enigmática... da metafísica até a ciência moderna, ninguém explica ela hahahah
vídeo foda, Pedro!
A realidade é que de macacos viemos não me importaria de ser um robô que os problemas do corpo interfere na consciência.
Viver em uma realidade aonde podemos viver mais.. ainda sim estaríamos vivendo 🤧
Nós somos um computador criados por um computador maior kkkk
@@leticiaeduardajesuslima2416 Sua mãe é um macaco? Sua avó é um macaco? Sua bisavó veio dos macacos? O seus ancestrais vinheram dos macacos só por causa da semelhança animal? Filhão, saiba distinguir as raças. Pois se fosse assim começariamos realmente a acreditar que os seres humanos vieram dos ratos só por terem semelhança encefálica! E sem falar que nenhum macaco evoluir até hoje, continuo vendo eles nas florestas e zoológicos, nenhuma mudança ok? Ok!! Espera que vc tenha entendido oque eu quis dizer, a não ser que vc seja um macaco e tenha pedido ajuda para escrever e para alguém ler esse texto para vc!
@@leticiaeduardajesuslima2416 Você vivendo no medo da morte e na ignorância da preguiça e as tentações prazerosas da tecnologia. Uma pessoa que tem uma vida de qualidade é aquela que preserva a sua saúde mental e que sabe ser responsável com os seus problemas. Apoio a tecnologia, mas cheguei a conclusão de que vc não raciocína, e sim deixa a vida te levar como se a sua vida nunca fosse acabar! Aproveite ao máximo tudo de bom em sua volta, mas sem medo da morte pfvr! Pois o medo da morte acabará gerando ansiedade. Apenas foque no que for importante para vc. Na próxima vez use o cérebro para refletir sobre tais assunto, pra não vim falando besteira da boca pra fora!
A vida é importante sim! Mesmo que simulada!
Que conteúdo de extrema qualidade, peço que continue produzindo esse tipo de conteúdo que tanto nos chama atenção, grato pela sua didática, é o tipo de video que nos instiga a ser mais questionador.
Ficou parecendo um documentário da netflix
Finalmente um vídeo sem propaganda, sem forçar a barra. Este merece curtidas, compartilhamentos e afins...
Que vídeo sensacional! Roteiro impecável, trabalho de edição perfeito e Pedro nos tirando da nossa zona de conforto, como sempre. Me arrisco dizer que esse é o melhor vídeo do seu canal (até aqui). Meus parabéns à você e toda a equipe (se é que vocês realmente existem...)!
Muito bom. Quando adolescente e comecei a questionar tudo: Deus, vida, morte… eu imaginei que toda essa “realidade “ que nos cerca poderia ser alucinações ou sensações experimentadas através de avatares . Daí quando assisti ao filme Matrix tive um impacto, pois de certa forma trazia a ideia que eu imaginava. Na época eu não comentava a ideia porque, certamente, me chamariam de ateu ou que estivesse duvidando de Deus rssss. Cabeça de adolescente rssss
Muito legal, sua experiência, passei por coisas semelhantes, me afogando nos meus próprios pensamentos, enfrentando algumas crises existenciais e síndrome do "tanto faz", mas tudo bem, faz parte.
Isso pode ser um sintoma de evolução.
muito bom.
Isso poderia ser facilmente um documentário na Netflix.
Eu sei que esse vídeo já tem 2 anos, mas eu adoraria ver uma versão dele só que vendo pela tela da TV de tubo, eu só não consigo parar de prestar mais atenção nela do que no resto-
Se estar ou não em uma simulação não importar no fim das contas, o fato de ter uma consciência seja o que realmente importa.
Rumo ao maior canal do Brasil ! Que orgulho de ver a evolução do canal… 👏🏼👏🏼
Esse vídeo me lembrou a questão da simulação genética de realidades dos ancestrais que vemos na série de jogos Assassins Creed através do Animus.
As vezes a vida parece se repetir em varios momentos. Você envelhece sabendo tudo que vai acontecer. Coisas do cotidiano são identidicas parecem que foram programadas para rodar como um cd.
Se for assim quem me contrata é Noob.
Massa, curti bastante, achei apenas que faltaram exemplos da nossa realidade que sugerem que estamos em uma simulação, são vários! abraço, ótimo trabalho.
ruclips.net/video/nMYIyqkt6_M/видео.html
Cite exemplos?
Cite exemplos?
Efeito do observador
Velocidade da luz = rendering da simulação
Constante de Planck = refresh rate
A pegada Black Mirror ficou monstra! Que conteúdo incrível!
a referencia é o filme matrix
@@morbido6666 sim, mas o drama envolvido lembra vários ep de Black Mirror…
Que produção maravilhosa, o melhor canal de ciência, obrigado por existir
existir
Esse canal existe mesmo?
Tenho 4 anos e adoro seus videos sobre ciências 😊
Oxe
Tem que por um aviso no começo do vídeo sobre possíveis crises existenciais e afins.
Sensacional cara
Este simplesmente foi o melhor vídeo que vi no RUclips em muitos anos. Foi impecável. Parabéns Pedro!
Concordo!
video bem nerd, cheio de matematica mas ok, ponto cientifico da coisa
Ultimamente tenho assistido bastante os vídeos do Pedro, mas esse aqui é de longe um dos melhores que já assisti. O tema, a estética, a referencia, o figurino, os planos de corte, tudo tá muito bem feito. Apenas: completamente parabéns pelo trampo que essa equipe fez. Sucesso sempre.
Provavelmente alguém já deve ter sentido isso… mas esse sensação / sentimento indefinido vem do NADA e vc fica paralisado com isso. Já senti isso duas vezes na vida. Um sensação de vazio, inexistência. É como se aquilo fosse a realidade. Como se eu tivesse consciência daquilo naquele exato momento. E da mesma forma que essa sensação / sentimento indefinido vem ele vai e leva com ele sua explicação. Rs louco
Ainda há uma outra questão: se forem máquinas super inteligentes, criadas por nós humanos, que estão simulando seus criadores após terem dizimados com eles em um hipotético conflito.
Matrix kkkk
daí você continua assistindo Matrix.
Pseudo intelectual
a verdade e que Deus criou toda essa realidade e eles esta em todos os lugares da matrix os homens e que estam sempre embusca de se alto destruir mais Deus e tao com que sempre envia alguem pra ajudar no que faz de errado nesse mundo nossa realidade e essa e ponto nos existe essa de maqui nas simulando nada nao.
Ou o mundo acabou e para sobrevivencia humana fomos todos ligados a maquinas para nossa sobrevivencia que simulam essa realidade
Seja qual for o resultado desse trilema, existe algo inegável sobre todos os humanos: seja em um simples jogo ou hobby, seja em um jogo complexo open world ou um simulador de qualquer coisa ou em todas as formas de arte como a música. Antes mesmo de aprendermos a sair desse planeta, psicologicamente somos capazes de desconectar dele, muitas vezes como um refugio mental, para nosso próprio bem (as vezes porém alguns até procuram não sair mais dele). Seria muito legal se você falasse também sobre esse assunto. Muito obrigado ótimo ótimo ótimo video parabéns!!!
Isso é um grande indicativo de que vivemos um universo finito e realidade única. Não somos simulação, porque se realidades infinitas representam o "MULTIVERSO", ele não existe, ele é. Ele é o começo, o meio e o fim. O alfa e o ômega. Deus. Deus é o multiverso, e na primeira resposta para o trilema, sim, a humanidade se extinguiria antes de virar pós-humana, pois isso é almejar investigar o multiverso, e investigar a mente de Deus, é impossível!
@@lacauts É uma explicação religiosa e mística, mas se te convém, sem problemas. 👍
Nossa... Que produção maravilhosa nesse vídeo, parabéns Pedro e continue sempre surpreendendo com conteúdos incríveis e bem produzidos, merecia um documentário na Netflix!
Parabéns pelo trabalho! Isso é indescritível amei, e esse final... Mano!!! Surreal
Parabéns pelo conteúdo, sou estudante de engenharia civil , e usamos alguns dos seus conteúdos para estudo.
A nossa imaginação é incapaz de ser simulada. Digo isto pois ela, inconscientemente, permite que nós tenhamos objetivos nas nossas vidas. A vida trata-se disso. Uma constante tentativa de realização do sonho que sempre anseámos em crianças, por mais longe que nos encontremos. O facto de querermos sempre descobrir o que nos rodeia faz de nós todos "CRIANÇAS". Só com essa inocência que transportamos ao longo de nossas vidas é que, efetivamente, podemos encontrar o nosso EU. Pensar repugna e envelhece...A mente sem a experiência é uma tábua rasa, palavras de David Hume.
Duvido que a imaginação possa ser de algum modo pré-determinada...
Pedro, você bugou minha mente e pior, me deixou com uma crise existencial.
Muito obrigada, vídeo ótimo!
02-05-2024
WAW!!!
INCRÍVEL!!!
AMEI O VÍDEO DO COMEÇO AO FIM!!
MEU PROFUNDO RESPEITO E ADMIRAÇÃO POR TI, PROFESSOR !!!!
❤❤❤❤❤❤BRASIL 🥰 😍 🥰 😍 🥰 😍
Acho que esse é um dos seus melhores vídeos ATÉ agora! Sensacional. Sem dúvida um dos que mais gostei!
Quando olhamos para o universo tudo o que vemos é “Luz do Passado”, e quando olhamos para o mundo quântico tudo é probabilístico e algumas coisas só se definem quando aferidas (sobreposição quântica, Princípio da incerteza de Heisenberg e dualidade onda-partícula), ou seja, a simulação não teria que renderizar o Cosmos e nem as partículas. Quando estudamos física e matemática estaríamos descobrindo a “engine” e o “código de programação” do software da simulação, isso explicaria o pq dos padrões matemáticos universais (Sequência de Fibonacci, proporção áurea e número Pi) e das constantes e equações perfeitas para existência de vida. Os “Programadores” seriam como os Deuses - Onipresentes, Oniscientes e Onipotentes -, validando absolutamente TODAS as religiões. Buracos Negros poderiam ser falhas, erros ou “arquivos corrompidos”, agindo como um “bug” na “engine” e explicando o pq das dimensões serem deformadas, “congelando” o tempo - 4ª dimensão - (o próprio Einstein quando previu os Buracos Negros nos cálculos da relatividade achou que era um erro matemático). Nós nunca conseguiríamos perceber que estamos sendo simulados, visto que não havendo um referencial externo, seria algo parecido com a Alegoria da Caverna de Platão.
OBS: Isso também explicaria o pq de nunca conseguirmos achar evidências do que havia antes do Big-Bang, tendo em vista que antes da simulação não haveria nada, seria o “Big-Start”, algo como iniciar um Jogo pela primeira vez. Os teóricos multiversos ou realidades paralelas poderiam ser os diferentes níveis de realidade ditos no vídeo, ou seja, a realidade base (realidade propriamente dita) e as diversas simulações.
Vale lembrar que conforme a equação de Einstein (E=mc^2), somos literalmente energia em forma de matéria.
É parte doq penso sobre tbm, na minha visão o próprio conceito de deus e deuses são equivocados e incompletos, provavelmente há um ser criador acima dos q executaram a gente, tendo ele como supervisor ou sla, ou um criador q criou seres q por equívoco, chamamos de deuses, mas q são só subordinados deste "Todo-poderoso", sendo este o verdadeiro "Deus", mas ñ gosto deste termo, parece fantasioso e místico, coisas q este ñ parece aprovar pois deu conhecimento sobre si msm, de forma limitada mas deu, prefiro Criador, provavelmente é um ser de dimensões superiores, ou superior a todas estas, sendo ele a própria origem da existência, sendo esta a origem da energia e matéria de todas as naturezas possíveis.
É engraçado como muitos por sua ignorância e incapacidade de refletir, olham p esses pensamentos e falam "para de viajar kkkk" oq só os faz parecer as tais "sombras" ditas no vídeo, ou talvez a função destes seja distrair msm, ñ serei capaz de aceitar a mediocridade, e ñ entendo como muitos levam tal vida agindo como robôs p no final ñ ter nada e morrer, prefiro o árduo caminho do sucesso e crescimento próprio.
O que você usou? Não irei chegar perto.
Esqueceu de citar a sequência 3,6 e 9 do Nicola Tesla
@@swx. conhecimento
@@NXLStudios pseudociência.
Cara... Juro.. Desde a primeira vez q vi esse Filme Matrix, endoidei.. Achei mto verídico aquilo e ficou na minha cabeça p sempre, e nem vi esse vídeo ainda e já bateu uma Nostalgia.. Parece q é um sonho realizado vc fazendo esse vídeo kkk..
Não precisa de ficar assim, já que nada disto existe, certo?
Cara o nome disso é esquizofren-
Esse finalzinho, foi a chave de ouro. Todo mundo na maior expectativa, aí o vídeo termina com infinitas simulações computadorizadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk você(s) são demais Pedro.