cronograma funciona com uma condição: se a pessoa estiver programando/criando um programa em phyton, java, etc etc... dai O PROGRAMA vai cumprir o cronograma.😂😂😂 pq o programa n tem dia ruim, n fica sem saco de uma materia, n passa mal, n sente fome, sede, não precisa tomar banho... enfim, querer cronometrar quanto tempo vc vai demorar pra tomar café da manhã é coisa de doido
Método livre é muito bom! Eu nunca me encaixava no cronograma porque tinha que ficar distribuindo horas pra cada coisa, ficava aquela parada engessada de 2h pra cada matéria, mas eu sempre passava da hora, as vezes ficava 3h vendo a teoria a depender do conteúdo, as vezes ficava 1h 30m ou 2h na lista de exercício, a depender da dificuldade e quantidade das questões. Então, eu desistir de ficar mensurando horas pra tudo, e hoje sigo o estudo com a maior naturalidade possível. Teve um dia que eu fiquei umas 4h vendo a teoria de vetores e cinemática vetorial, pois tinha bastante aulas antes de chegar na lista de exercício, foi um estudo prazeroso, entendi tudo na maior tranquilidade e sem pressa, depois fui pra lista que tinha 26 exercícios, sem extrema dificuldade, justamente pela teoria bem vista. E hoje eu estou a 2 dias estudando literatura, é uma matéria que tenho facilidade, e já acordo com animo pra estudar. Talvez amanhã eu troque a matéria, sei lá... kkkkkkkk. Espero que tenham entendido a essência do método livre.
Provavelmente você tá estudando pra prep, estudar conforme sua vontade é ótimo, porém ficar mais de dois dias em apenas um assunto e com uma matéria por dia é um erro, espcex tem muita matéria, mano.
@@miguelbarboza8914 O próprio professor Annunciato estudava assim brother, estudava o que ele tinha vontade até cansar daquele assunto ou matéria e depois mudava para outra
Pois achei o melhor método até agora de tudo que já vi. Vc rende bem mais e não fica com aquela angústia de não ter cumprido algo q tava planejado. O negócio é ter constância.
Uma coisa é importante, não é bom ficar sentado muito tempo estudando, de vez em quando tem que movimentar o corpo, nessa de ficar estudando mais de 1h me deu vários problemas no pescoço. Cuidado pessoal, é importante sim marcar um tempo pra pausa pelo menos 15 min e não fiquem mais de 1h sentado
Eu usei cronograma, ciclo de estudo, horas líquidas na época de epcar(perda de tempo) , hoje estou estudando para AFA com método livre consigo estudar as matérias que eu gosto até não aguentar mais,nesse sentido, consigo render absurdamente, aí com passa dor tempo eu vou perdendo a vontade de estudar o assunto, logo em seguida vou para outra matéria, por causa da base epcar (já tenho base boa em português, inglês, matemática e redação) estudar por cronograma seria perda de tempo, levando em consideração que eu já sei mais da metade dos assuntos,mas cada caso é um caso, vai que para você usar cronograma, pomodoro ajuda, você que sabe.
Hoje em dia eu tô lutando contra vícios adquiridos pelo cronograma,mas sinto uma diferença tremenda. Sinto que consigo render muito mais doque antigamente graças ao método livre.
Eu tive pensando e cheguei à conclusão de que o cronograma é atrativo porque passa a ideia de totalidade, como se você pudesse seguir ele a vera com a certeza de que, até o dia da prova, você veria todo o conteúdo. Realmente, é muito estranho estudar livremente, porque parece que seu estudo não tem foco, não tem metas de longo prazo, mas só parece. Uma coisa que me ajudou a confiar no estudo livre foi ver toda a materia antes de começar a estudar. Aí fica a dica: tira 1 semana só para você ter contato com os conteúdos. Não precisa gravar, resolver questões, nada... Só tenha contato. Naturalmente, depois dessa semana, você vai ser capaz de perceber quais matérias são mais longas, quais são mais difíceis de entender, quais tem mais conteúdo, etc. Tendo noção disso, no dia a dia de estudo você vai sentir o progresso, porque você terá a noção do quanto já estudou e do quanto terá que estudar para "fechar" a matéria.
Professsor está certíssimo. Sou filha de professor, e aprendi a estudar desse jeito "livre", desde criança. Tomei porrada quando pequena em matemática, e nunca mais esqueci que precisa RALAR para estudar, mas que não necessário vc tem que seguir metodologia, vc tem que encontrar a sua forma eficiente de estudar (vc é melhor lendo, ouvindo, vendo, escrevendo?). É um processo de autoconhecimento, e principalmente de paciência e perseverança. Particularmente, eu nao tive dificuldades na escola, nao me incomodava com os cronogramas escolares, mas acho q eu era quase exceção e conseguia me moldar nessa configuração escolar. Porém, mesmo assim, ao longo dos anos percebia quanto meus colegas tinham dificuldade em só sentar e estudar... infelizmente, o que acontece é que o estudo nao é feito pelo prazer ou pela virtude, portanto perde o sentido. Mas a partir do momento em que estudar se torna recompensador, nao pela nota e sim pelo aprendizado, as coisas fluem e o estudo se torna livre!
Nunca me encaixei no cronograma, sempre estudo o que eu realmente sinto necessidade naquele certo momento e sempre deu certo. Sério galera, assista o vídeo até o final! Vale a pena!!
Muito obrigado, eu sempre tivesse essa sensação de estar amarrado em métodos sendo que o ponto é: você tem que ter PRAZER, ou procurar ter, em estudar. Assim como faz bem se alimentar bem e fazer exercícios você tem que procurar prazer nessas atitudes.
estou fazendo estudo livre e só estudo matemática todo dia e nunca canso, de polinômios para trigonometria para funções para geometria, nesse ciclo eterno. vou parar com isso e focar em humanas agora. faz um vídeo de como lidar com cobrança da família para fazer algo de verdade, pois estudar não é nada segundo eles
Fica em silêncio e vai estudar, mantém o foco, se esforce mais e mais. Depois só mostre seus resultados, não se prova nada sem resultados irmão! Força! Tmj
Paulo Henrique disse tudo! Eu optei por não advogar porque vi a realidade dos meus colegas, mesmo em um escritório por indicação, muitos não aguentaram e até abandonaram o direito por si. Alguns trabalham por 12h pra ganhar um salário mínimo, pois as causas têm o seu tempo para dar um retorno, dificilmente se obtem 1 milhão, isso quando consegue. Foquei no concurso contrariada pelos meus pais, e entendia a insegurança deles me verem estudando o dia todo pra simplesmente fazer uma prova e ganhar bem, mas só prossegui e hoje colho os frutos disso. Depois da primeira aprovação e posse, os meus pais entenderam que não era em vão. O sonho é nosso, ninguém precisa acreditar, somente a gente.
Faço ciclo de estudos e pomodoro, vou fazer 1 mes desse método e ao final do mes vou escrever minha experiencia, dia 25/05 volto :D Método é bom, senti uma saudade do pomodoro nos primeiros 10 dias, dava 1h de estudo queria parar sendo que não estava cansado. Depois que acostumei teve um dia q fiquei 3h direto fazendo questão rendeu pra caramba e n me senti cansado, parei por causa da fome. Recomendo fazer isso e largar o pomodoro Para eu não aloprar em uma matéria, sempre anoto o tempo que estudei de cada materia e tento balancear de acordo com minha dificuldade (Fis estudo mais que ingles por ex).
@@CesarAnnunciato Método é bom, senti uma saudade do pomodoro nos primeiros 10 dias, dava 1h de estudo queria parar sendo que não estava cansado. Depois que acostumei teve um dia q fiquei 3h direto fazendo questão rendeu pra caramba e n me senti cansado, parei por causa da fome. Recomendo fazer isso e largar o pomodoro Para eu não aloprar em uma matéria, sempre anoto o tempo que estudei de cada materia e tento balancear de acordo com minha dificuldade (Fis estudo mais que ingles por ex).
Que pedrada! Precisava ouvir isso! Atualmente estudo c uma plataforma concorrente a tua, mestre, mas agora, penso seriamente em trocar. Cacete, como eu tava precisando ouvir isso, sempre que pego afinidade c algum exercício e tô rendendo bastante, aí vem essa método do ciclo, que interrompe meu raciocínio, impedindo que eu atinja meu potencial máximo na matéria que eu tava estudando. Obrigado pela sensatez, precisava ter esse choque!
Muito obrigado professor, pelo que entendi o que é mais importante no método é criar o hábito de estudar, logo o propio organismo vai ansiar por mais estudo, estava me auto-sabotando com esses métodos citados, até ver esse vídeo, agora é aplicar muito e daqui algum tempo eu vou voltar e dizer que fui aprovado. BRASIL!!!
Admito que nunca contei horas líquidas de estudo e sempre achei ciclos de estudo uma idiotice, mas no primeiro ano de curso eu usei um cronograma que montaram pra mim. Não durei nem um mês com ele, sempre eu tinha que mudar alguma coisa até que eu só abandonei mesmo. Não aprovei na época e nem no segundo ano, mas evolui bem mais sem o cronograma que com o cronograma.
Ciclo é bom man, mas pra outro tipos de concursos. Pra militares n é tão essêncial, mas pra outros concursos como da área fiscal, jurídica, etc q são na faixa 15 a 20 matérias é a unica forma pela quantidade de conteudo variado, entretando n é o melhor para um entendimento grande da matérias, mas serve pra ter uma noção em todas as matérias pois sempre há mínimos por matérias, ent tem q ter uma noção em todas matérias. Mas para concurso militar é exigido muito aprofundamento então um estudo mais intensivo vejo q é mais necessário
@@matheussimes7035 Nathan Ortiks e Marcos Masella foram aprovados no TCU usando o método livre. Concurso movimenta um mercado de mentoria e coaching, muitos desses caras querem impor na mente dos q estão chegando agora que eles só serão aprovados se tiverem um acompanhamento. Quando vejo esses casos como o do Cesar, Arcanjo entre outros, dá pra perceber que métodos engessados não são cruciais na aprovação.
@@matheussimes7035 Nathan Ortiks começou com ciclos, mas depois abandonou e usou o método livre, Marcos Masela do TCU estudou usando o método livre pq não se adaptava a ciclos de estudos. O primeiro colocado da PF (Antônio Pedro) usou o método livre e foi o 01 da PF e 29° da PRF.
Essa é a primeira vez depois de 2 anos que ouço falar do estudo livre. Eu achei incrível, passei esses anos sempre sentindo que existia uma falha, apesar de eu conseguir lidar, no entanto mesmo conseguindo eu me cansava e procrastinava na matéria. Eu amei ❤
Inventei de pagar um coaching justamente para montar um cronograma, porque eu não conseguia fazer um de jeito nenhum, o meu estudo regrediu, todos dias estava estressada, diminuiu minhas horas líquidas de estudo, não consegui ter a constância que tinha antes do cronograma. De coração gente. Não acreditem no método de coaching, minha experiência foi com o gr4N. É um cronograma completamente artificial. Decidi cancelar tudo e seguir as experiências do César e do Mateus Teixeira.
tô a 3 dias estudando português kkkkkkkkk é meio estranho mas estou rendendo bastante, quando cansar do português pulo pra prox matéria. EXCELENTE VÍDEO, AVANTE!!
Não testei ainda mas confesso que ouvir alguém falando isso pra mim foi libertador.Muitos anos parada e frustrada por que estava aprisionada nessas questoes que ele falou.Algumas coisas ja tinha percebido no estudo ,mas por que a internet ditava que tinha que fazer algo tentava fazer mesmo me prejudicando.eterna escravidão que hoje tem fim.Obrigada prof.
Eu meio que fazia isso antes de conhecer seu canal, mas agora ficou mais claro pq minhas notas são altas e eu gosto tanto de estudar kkkk. Tem dia que eu acordo pensando em como quero estudar geo, outro em como amo estudar física. E eu sigo assim...
mn, a única coisa que eu acho legal "forçar" no estudo, é o caso do inglês. Pra quem tem uma base de videogame e tal, isso meio q fds. Agora, pra qm é igual eu, não tem jeito, tem que estudar todo dia
Eu estudei por esse método hoje. Conclusão: rendi muito e vou estudar geografia ainda. Eu já fiz redação, biologia, matemática, física e revisei ainda por anki (102 cartões). Vou tentar estudar geografia ainda hoje, kkkkkk.
Eu deveria ter visto esse vídeo no começo do ano, esse método é EXATAMENTE a conclusão que eu cheguei nesse fim de ano. Eu comecei a estudar no início do ano (não me recordo bem, creio que tenha sido em 28 de fevereiro), meu foco era o enem e conseguir entrar no curso de medicina numa faculdade média para cima, por isso eu realizei as mais diversas horas, desde 4 horas de estudo à 12 horas sendo ambas líquidas. No início eu fiz a programação errônea citada, preferi fazer essas paradas bruscas para trocar de matéria, coisa que após 1 mês eu percebi que não estava sendo eficiente, tentei também usar o pomodoro, mas achei sofrível. Só fui conseguir desenrolar bem os meus estudos no meio para o fim desse ano, quando eu percebi que essas técnicas eram apenas balela e que o organismo é muito mais complexo do que meramente estudos programados. Essa história do "aluno robô" é sustentada pelo nosso imaginário, fantasiamos uma persona produtiva e, ao mesmo tempo, queremos suavizar esse processo para não nos f0d3rmos de tanto estudar. Pois bem, ano que vem tentarei faculdades de São Paulo, realizando vestibulares específicos e focando em aplicar essa técnica. Parabéns pelo vídeo, compartilharei esse vídeo aos meus amigos que estão tentando cursos de altíssima concorrência para que não façam como eu.
Tô a uns 8 meses no cronograma, vi num vidio do Diogo Moreira q se estudar muitas hrs numa matéria vc n rendia aí fiquei com isso na cabeça, irmão as poucas vez q eu consegui fechar ele no máximo foi umas 8 vezes e olhe lá, hoje me arrependo, um dia a gente aprende. Obgd mestre!! Serei melhor.
@@karolynarocha5530entre o método de cronograma e o método livre eu prefiro o livre pq vc consegue estudar por mais tempo já que n tem aquele desânimo de estudar uma matéria que não quer. Mas estudar por mais tempo tbm depende de vc se forçar um pouco até ir se acostumando
Professor concordo com o senhor e acho até melhor esse método... mas e quando vier um curso de formação que nao será método livre? Será que irá ficar mais difícil a adaptação?
Fala Cesar ,comprei o seu curso de matemática,tô no começo de função ainda ,acha q eu posso pegar física pq tem assuntos de física que cai assuntos de matemática que ainda não vi ,oq devo fazer ,focar só em evoluir em matemática ou já pego física junto, tô estudando pra espcex do ano que vem
Irmão, conselho vc a começar a estudar física 2, pq física não tem muita coisa envolvendo matemática pq se vc for esperar pra terminar a aprender toda a matemática vc vai demorar muito, e quando vc estiver muito bem em matemática, aí vc vai pra física 1
@@Estudos22 sim, termologia, óptica geométrica, ondulatória, aconselho a começar por essa pq são mais fáceis dps que cê tiver bom em matemática aí começa a física 1 e 3
Professor, fiz por um mês o cronograma do cursinho mas não deu certo, sempre eu ficava sem saco pra estudar física e não podia parar pq o cronograma mandava, com o método livre melhorei muito e avancei infinitamente mais as matérias e estudo entrou na minha rotina com muito mais naturalidade !
@@sabrinasampaio737 pdp, eu comprei o eu militar por conta do cronograma 3 meses eear, mas cronograma é total furada e perdi oportunidade de comprar um curso melhor...
Pra provas militares parece bom, pois são 5, 6 matérias. Mas pra concurso público com 15, 20 matérias é furada. Mesmo porque, tem peso de matérias e assuntos que caem mais. No caso para distribuir o peso das matérias, planejamento e organização o melhor é o ciclo de estudo, nada de conograma e nada de tempo de estudo, muito menos um número de materias diárias, é só seguir o ciclo e estudar quanto tempo quiser cada matéria.
@@maycontulio2082 Tenho dificuldade em exatas e naturezas, mas com o método livre fechei todas as outras matérias e vou ter tempo para focar nessas que tenho mais dificuldade.
Pelo tempo que tenho que e no máximo 4hrs precisaria do dia todo por conta que eu fiz umas matéria deu aí quando fui pra outra já tava na hora de ir pra escola acho que vou abandonar o Serviço se não vai ser muito difícil tipo esse método mas só estudando uma matéria
Eu curti esse método, mas, obviamente, tenho muitas dúvidas. Não estudo pra concursos militares, mas sim fiscais/administrativos. Esses concursos costumam ter de 10 pra mais disciplina. Então como conciliar tudo usando esse método?
Rapaziada, a minha dificuldade ao aplicar essa método não é nem atrasar a matéria, mas existem matérias que eu consigo facilmente não estudar. Eu posso ficar entre matemática > português > física > por meses, e nunca me dá vontade de ver inglês. Como resolve isso?
Fala professor, estou estudando para o colegio naval e epcar e tenho um cronograma de estudos, mas eu estou achando que esta rendendo. E se eu fizer o meu cronograma mas com a mentalidade do estudo livre, por ex: se eu estiver rendendo numa matéria e der o horario de mudar, é so eu simplesmente nn mudar. Vc acha que daria certo comigo? Satisfação, fique com Deus, tmj
professor, vale cronometrar o tempo que estuda tal matéria até cansar? p ter uma noção de quantas horas estudou no dia p ter noção do seu esforço médio? contabilizar o tempo para a frente, não cronometa-lo cm no metodo do pomodor
Excelente video . Prof. Cesar, analisa o meu caso eu sei que devo estudar de forma livre mas tenho medo de me afogar na quantidade de livros bons que eu tenho aqui. Então fiz uma lista de cada livro que devo priorizar e quando precisar complementar com os outros livros eu faço uma outra lista, com os livros que usarei de apoio e coloco dentro do meu livro de referência, estudando na hora que eu quiser um determinado assunto, fazendo isso, acho que está medando uma direção, pois me da a impressão que estudar de forma livre acaba sendo aletorio demais e dá medo de se perder no camimho do estudo. Eu Estudando dessa forma ainda é um metodo livre ?
Por causa dessa merda de cronograma e pomodoro fiquei um mês estagnado em um monte de matéria sem evoluir, tô começando de verdade esse mês e já tô sentindo a diferença.
O aluno só não pode confundir cronograma com planejamento. Pois estudar sem planejamento é suicídio!!! O aluno acaba estudando aquilo que mais gosta e pode acabar se desenvolvendo mais em uma matéria específica.
@@_-thevh-_4062 Eu gosto de abordar da seguinte forma (minha opnião e estratégia pessoal): O primeiro passo é saber em que nível de conhecimento vc está, pq a preparação é diferente. Para saber, faça 2 ou 3 provas antigas do concurso que vc deseja passar. Caso vc acerte menos de 50% da prova, vc é iniciante. Caso acerte entre 50 e 70%, intermediário e mais de 70% avançado. Estratégia Iniciante: Passar o conteúdo do edital e conseguir acertar as questões que envolvem conceitos básicos. Aqui um bom cursinho ajuda muito. Estratégia Intermediário: Seu objetivo é chegar no nível avançado. Refaça as provas antigas que fez no início e para cada questão, repasse a matéria abordada e busque listas de 10 ou 20 exercícios semelhantes do mesmo assunto. Estratégia Avançado: aqui sua preocupação é ganhar celeridade na resolução de questão (tempo de prova - 30 minutos)/quantidade de questões, colocando em prática macetes e estratégias de resolução. Estude por simulados e realize a correção remissiva. Busque ter um esquema, desenho, mnemônico para cada assunto. Seu objetivo ao final desse nível e consequentemente próximo à prova é estar performando acima de 80%. Eu separaria 4 a 5 meses para o nivel iniciante, 2 a 3 para o intermediário e 1 a 2 para o avançado. Foi assim que passei em alguns concursos dentre epcar, ufrj, engenheiro naval petrobras, oficial de náutica transpetro 2x, capitão amador etc. Espero ter ajudado e boa sorte nos estudos! Só quem desiste é que não passa! Forte abraço.
@@_-thevh-_4062 Primeiro vc precisa saber o nível que vc esta. Segue a minha estratégia: Faça as últimas 3 provas do concurso desejado de forma simulada, ou seja, sem consulta, sem interrupções e cronometrando tempo. Importante destacar que vale chutar. Marque todas as respostas e confira o gabarito. Caso vc tenha acertado menos de 50%, vc esta no nível iniciante, entre 50 e 70% esta no nível intermediário e acima de 70% nível avançado. Estratégia Iniciante (fase 1): Busque repassar toda a matéria, através de exposições teóricas e exercícios. Nessa fase, um bom curso teórico que cubra todo o edital é fundamental. Faça pequenos resumos e anotações das dicas e partes importantes de quem já "mastigou a matéria". Hoje em dia tem muita coisa boa online. Estratégia Intermediário (fase 2): Refaça as provas antigas que fez na fase anterior, revisando rapidamente as matérias relacionada e busque fazer exercícios semelhantes de livros ou listas. Uns 10 ou 20 são suficientes para cada questão. Tem cursinho que oferece essa ferramenta, havendo possibilidade de filtrar por assunto. Nesta fase vc vai incrementando, revisando e reorganizando as anotações feitas na fase anterior. Estratégia Avançado (fase 3): Nesta fase seu objetivo é alcançar os 80% ou mais no dia da prova. Aqui vc vai treinar principalmente a celeridade na resolução de questões (tempo por questão = (tempo de prova - 30min)/qtdade de questões). Utilize provas antigas e simulados. Mais importante dessa fase é marcar o tempo dos simulados rigorosamente conforme edital e realizar a correção remissiva, que é corrigir as questões que errou, repassando rapidamente o tópico e podendo realizar pequenas anotações nos resumos da primeira fase. Eu gostava de temporizar (depende do tempo disponível do aluno) da seguinte forma: Fase 1 de 3 a 4 meses, fase 2 de 2 a 3 meses e fase 3 durando entre 30 e 45 dias. Dividindo dessa forma, eu começava a estudar em janeiro já focando na primeira fase do colégio naval, que era 1° de agosto na minha época. Importante não agarrar em nenhuma fase, manter a calma e entender que esta passando por um processo de evolução. De uma forma orgânica, vc terá contato com toda a matéria e dará foco nos assuntos mais importante de acordo com sua banca. A periodização foi pensada para que o candidato chegue no dia da prova (ou próximo) no auge do conhecimento teórico e capacidade de resolução de questões. Este método foi elaborado por mim baseando-se nas experiências pessoais que tive em concursos por mais de 15 anos. Nesse caminho, fui aprovado na epcar 2001, 1° fase EN 2003, UFRJ, Engenheiro Petrobras 2009, Oficial de Náutica Transpetro 2016 e 2023, Capitão Amador 2019 etc. O mais importante é tomar a decisão que quer ser aprovado! Pode parecer óbvio, mas é uma escolha que envolve abdicação e a disciplina extrema. Uma das maiores guerras é contra a procrastinação. Uma vez tomada tal decisão, que é bem difícil por sinal, é só manter a calma e dedicação. Só não passa quem desiste. Se não deu em um ano, dará no outro. Mantenha o foco. Fuja de coach, especialistas em aprovações rápidas, vendedores de fórmulas mágicas etc. Não tem segredo e nem atalho! Boa sorte nos estudos. Grande abraço.
Finge que está fazendo uma cola para a prova, escreva pouco por palavras-chave, por exemplo, você leu que X faz abc, e você percebeu que b é mais importante, anota só uma palavra que te lembra o que é b de cabeça
Não anote tudo, pq se não vc vai perder muito tempo, e talvez nem leia tudo que escreveu, recomendo vc anotar só as coisas que vc acha que vai esquecer.
Professor eu não sei nada de Matemática e Fisica, o que eu preciso saber da matemática básica para poder iniciar os primeiros conteúdos de Matemática e Fisica da EN?
Pra quem está no futuro: MANTÉM!
N desista!
A jornada Vai doer, mas valerá a pena!
Estou estudando pelo método livre há 3 meses, e nem sinto falta do cronograma. Ontem passei 4h estudando geografia, porque tava com vontade.
Eu sinceramente acho muito melhor assim
e como fica a questão de revisão?? livremente também?
@@kadu7143 queria saber tbm.
@@kadu7143 sim, revisa por questões, melhor maneira da matéria fixar
e durante a semana vc tem uma previsão de quanto pretende vê em cada conteúdo, pois eu estou avançando muito numa matéria e em outras não
Apague esse vídeo imediatamente! A concorrência não pode ter essas informações😭😭😭😭😭
Orra !! Esse vídeo me salvou cara, tava mal com cronograma agora ninguém me segura kkkk
Irmão,quem estuda não se preocupa com a concorrência
@@renazin5994 isso mesmi, foco é em vc mesmo
Experimentei e meu nível de estresse e ansiedade diminuiram drasticamente. Obrigado, mestre!
cronograma funciona com uma condição:
se a pessoa estiver programando/criando um programa em phyton, java, etc etc... dai O PROGRAMA vai cumprir o cronograma.😂😂😂
pq o programa n tem dia ruim, n fica sem saco de uma materia, n passa mal, n sente fome, sede, não precisa tomar banho... enfim, querer cronometrar quanto tempo vc vai demorar pra tomar café da manhã é coisa de doido
Método livre é muito bom! Eu nunca me encaixava no cronograma porque tinha que ficar distribuindo horas pra cada coisa, ficava aquela parada engessada de 2h pra cada matéria, mas eu sempre passava da hora, as vezes ficava 3h vendo a teoria a depender do conteúdo, as vezes ficava 1h 30m ou 2h na lista de exercício, a depender da dificuldade e quantidade das questões. Então, eu desistir de ficar mensurando horas pra tudo, e hoje sigo o estudo com a maior naturalidade possível. Teve um dia que eu fiquei umas 4h vendo a teoria de vetores e cinemática vetorial, pois tinha bastante aulas antes de chegar na lista de exercício, foi um estudo prazeroso, entendi tudo na maior tranquilidade e sem pressa, depois fui pra lista que tinha 26 exercícios, sem extrema dificuldade, justamente pela teoria bem vista. E hoje eu estou a 2 dias estudando literatura, é uma matéria que tenho facilidade, e já acordo com animo pra estudar. Talvez amanhã eu troque a matéria, sei lá... kkkkkkkk. Espero que tenham entendido a essência do método livre.
@Noo Interessantíssimo essa colocação. Os caras simplesmente estudavam a mesma coisa, sem parar, sem se preocupar.
Provavelmente você tá estudando pra prep, estudar conforme sua vontade é ótimo, porém ficar mais de dois dias em apenas um assunto e com uma matéria por dia é um erro, espcex tem muita matéria, mano.
e esse ego hein kkkkkk
@@miguelbarboza8914 O próprio professor Annunciato estudava assim brother, estudava o que ele tinha vontade até cansar daquele assunto ou matéria e depois mudava para outra
Pois achei o melhor método até agora de tudo que já vi. Vc rende bem mais e não fica com aquela angústia de não ter cumprido algo q tava planejado. O negócio é ter constância.
Grava um vídeo sobre anotações tanto em exatas quanto em humanas, com caderno de erros ou algo do tipo , pfv principalmente em exatas
Necessário
Necessito desse vídeo
EXTREMAMENTE NECESSÁRIO
up
Up
Melhor canal que voce vai achar para concursos militares. Sou militar e garanto ✍🏻
Só verdades em um pequeno vídeo de 21min, o ato de aprender é bem mais simples do que é apresentado na internet. Ótimo video, Cesar
Uma coisa é importante, não é bom ficar sentado muito tempo estudando, de vez em quando tem que movimentar o corpo, nessa de ficar estudando mais de 1h me deu vários problemas no pescoço. Cuidado pessoal, é importante sim marcar um tempo pra pausa pelo menos 15 min e não fiquem mais de 1h sentado
5 horas de estudos 875 pausas
Quando sentir dor, levanta e estuda de pé
Boa kskks@@matheuslara5380
Você deve está forçando muito seu pescoço, mano. É só ter postura.
@@Australopithecus005 gosto de fazer fortalecimento específico p coluna, aeróbicos e a musculação/calistenia ja ajudam imensamente nisso
Eu usei cronograma, ciclo de estudo, horas líquidas na época de epcar(perda de tempo) , hoje estou estudando para AFA com método livre consigo estudar as matérias que eu gosto até não aguentar mais,nesse sentido, consigo render absurdamente, aí com passa dor tempo eu vou perdendo a vontade de estudar o assunto, logo em seguida vou para outra matéria, por causa da base epcar (já tenho base boa em português, inglês, matemática e redação) estudar por cronograma seria perda de tempo, levando em consideração que eu já sei mais da metade dos assuntos,mas cada caso é um caso, vai que para você usar cronograma, pomodoro ajuda, você que sabe.
O método livre me possibilitou ter prazer em estudar. É o melhor método de estudo que já vi
Maior tempão sem vídeo, finalmente posso almoçar
Hoje em dia eu tô lutando contra vícios adquiridos pelo cronograma,mas sinto uma diferença tremenda.
Sinto que consigo render muito mais doque antigamente graças ao método livre.
Eu tive pensando e cheguei à conclusão de que o cronograma é atrativo porque passa a ideia de totalidade, como se você pudesse seguir ele a vera com a certeza de que, até o dia da prova, você veria todo o conteúdo. Realmente, é muito estranho estudar livremente, porque parece que seu estudo não tem foco, não tem metas de longo prazo, mas só parece. Uma coisa que me ajudou a confiar no estudo livre foi ver toda a materia antes de começar a estudar. Aí fica a dica: tira 1 semana só para você ter contato com os conteúdos. Não precisa gravar, resolver questões, nada... Só tenha contato. Naturalmente, depois dessa semana, você vai ser capaz de perceber quais matérias são mais longas, quais são mais difíceis de entender, quais tem mais conteúdo, etc. Tendo noção disso, no dia a dia de estudo você vai sentir o progresso, porque você terá a noção do quanto já estudou e do quanto terá que estudar para "fechar" a matéria.
Achei interessante mas não entendi!...queria entender
Como assim somente ter contato? Assistir um monte de aula teórica, é isso? Traduz pra mim amigo, sou lento
Rapaziada não escuta esse cara não, usem pomodoro e cronograma que assim estarei mais perto da aprovação kkkk padrão TM!
kkkkkk boa
Realmente não escute ele , continue no método do seu guro kkkk
Método do estudo livre é o melhor método simples assim 🔥.
Excelente
Professsor está certíssimo. Sou filha de professor, e aprendi a estudar desse jeito "livre", desde criança. Tomei porrada quando pequena em matemática, e nunca mais esqueci que precisa RALAR para estudar, mas que não necessário vc tem que seguir metodologia, vc tem que encontrar a sua forma eficiente de estudar (vc é melhor lendo, ouvindo, vendo, escrevendo?). É um processo de autoconhecimento, e principalmente de paciência e perseverança. Particularmente, eu nao tive dificuldades na escola, nao me incomodava com os cronogramas escolares, mas acho q eu era quase exceção e conseguia me moldar nessa configuração escolar. Porém, mesmo assim, ao longo dos anos percebia quanto meus colegas tinham dificuldade em só sentar e estudar... infelizmente, o que acontece é que o estudo nao é feito pelo prazer ou pela virtude, portanto perde o sentido.
Mas a partir do momento em que estudar se torna recompensador, nao pela nota e sim pelo aprendizado, as coisas fluem e o estudo se torna livre!
tinha q fixar esse comentário
abriu minha mente, estudava nesse metodo livre e rendia bem mais que hoje seguindo ciclos, vou voltar ao naturl, voce é foda!
iai? deu certo?
Nunca me encaixei no cronograma, sempre estudo o que eu realmente sinto necessidade naquele certo momento e sempre deu certo. Sério galera, assista o vídeo até o final! Vale a pena!!
Muito obrigado, eu sempre tivesse essa sensação de estar amarrado em métodos sendo que o ponto é: você tem que ter PRAZER, ou procurar ter, em estudar. Assim como faz bem se alimentar bem e fazer exercícios você tem que procurar prazer nessas atitudes.
estou fazendo estudo livre e só estudo matemática todo dia e nunca canso, de polinômios para trigonometria para funções para geometria, nesse ciclo eterno. vou parar com isso e focar em humanas agora.
faz um vídeo de como lidar com cobrança da família para fazer algo de verdade, pois estudar não é nada segundo eles
Fica em silêncio e vai estudar, mantém o foco, se esforce mais e mais. Depois só mostre seus resultados, não se prova nada sem resultados irmão! Força! Tmj
Gostei!👏🏻👏🏻👏🏻
Paulo Henrique disse tudo! Eu optei por não advogar porque vi a realidade dos meus colegas, mesmo em um escritório por indicação, muitos não aguentaram e até abandonaram o direito por si. Alguns trabalham por 12h pra ganhar um salário mínimo, pois as causas têm o seu tempo para dar um retorno, dificilmente se obtem 1 milhão, isso quando consegue. Foquei no concurso contrariada pelos meus pais, e entendia a insegurança deles me verem estudando o dia todo pra simplesmente fazer uma prova e ganhar bem, mas só prossegui e hoje colho os frutos disso. Depois da primeira aprovação e posse, os meus pais entenderam que não era em vão. O sonho é nosso, ninguém precisa acreditar, somente a gente.
Testei e foi uma das melhores coisas que fiz esse ano.
Faço ciclo de estudos e pomodoro, vou fazer 1 mes desse método e ao final do mes vou escrever minha experiencia, dia 25/05 volto :D
Método é bom, senti uma saudade do pomodoro nos primeiros 10 dias, dava 1h de estudo queria parar sendo que não estava cansado.
Depois que acostumei teve um dia q fiquei 3h direto fazendo questão rendeu pra caramba e n me senti cansado, parei por causa da fome.
Recomendo fazer isso e largar o pomodoro
Para eu não aloprar em uma matéria, sempre anoto o tempo que estudei de cada materia e tento balancear de acordo com minha dificuldade (Fis estudo mais que ingles por ex).
Boa!
@@CesarAnnunciato Método é bom, senti uma saudade do pomodoro nos primeiros 10 dias, dava 1h de estudo queria parar sendo que não estava cansado.
Depois que acostumei teve um dia q fiquei 3h direto fazendo questão rendeu pra caramba e n me senti cansado, parei por causa da fome.
Recomendo fazer isso e largar o pomodoro
Para eu não aloprar em uma matéria, sempre anoto o tempo que estudei de cada materia e tento balancear de acordo com minha dificuldade (Fis estudo mais que ingles por ex).
@@m4t431 Estás usando qual técnica agora, mano? Já testou o método livre?
@@wiuk7094 estou fazendo isso ainda, rende mas precisa de uma disciplina, pra qm começou agr N recomendo
@@m4t431 qual metodo de estudo pra quem começou agr
Que pedrada! Precisava ouvir isso! Atualmente estudo c uma plataforma concorrente a tua, mestre, mas agora, penso seriamente em trocar. Cacete, como eu tava precisando ouvir isso, sempre que pego afinidade c algum exercício e tô rendendo bastante, aí vem essa método do ciclo, que interrompe meu raciocínio, impedindo que eu atinja meu potencial máximo na matéria que eu tava estudando. Obrigado pela sensatez, precisava ter esse choque!
estuda pelo estratégia? estou em dúvida entre comprar full afa do tm ou estratégia até pq o estratégia classifica bem mais alunos
@@paulinbacana6796 também trava pensando no estratégia
@@paulinbacana6796 Classifica mais pq é oq tem mais assinados,mas vale a pena o curso é bom
@@amatematicadegauss5398classifica mais porque eles comprar altos aprovados em outros lugares kkkk mas e bom o curso
Muito obrigado professor, pelo que entendi o que é mais importante no método é criar o hábito de estudar, logo o propio organismo vai ansiar por mais estudo, estava me auto-sabotando com esses métodos citados, até ver esse vídeo, agora é aplicar muito e daqui algum tempo eu vou voltar e dizer que fui aprovado. BRASIL!!!
Graças a esse vídeo eu fiquei com paz mental, pois estava travado nesse métodos de ciclo de estudos, revisão engessadas e etc. muito obrigado
Admito que nunca contei horas líquidas de estudo e sempre achei ciclos de estudo uma idiotice, mas no primeiro ano de curso eu usei um cronograma que montaram pra mim. Não durei nem um mês com ele, sempre eu tinha que mudar alguma coisa até que eu só abandonei mesmo. Não aprovei na época e nem no segundo ano, mas evolui bem mais sem o cronograma que com o cronograma.
Ciclo é bom man, mas pra outro tipos de concursos. Pra militares n é tão essêncial, mas pra outros concursos como da área fiscal, jurídica, etc q são na faixa 15 a 20 matérias é a unica forma pela quantidade de conteudo variado, entretando n é o melhor para um entendimento grande da matérias, mas serve pra ter uma noção em todas as matérias pois sempre há mínimos por matérias, ent tem q ter uma noção em todas matérias. Mas para concurso militar é exigido muito aprofundamento então um estudo mais intensivo vejo q é mais necessário
@@matheussimes7035 Nathan Ortiks e Marcos Masella foram aprovados no TCU usando o método livre. Concurso movimenta um mercado de mentoria e coaching, muitos desses caras querem impor na mente dos q estão chegando agora que eles só serão aprovados se tiverem um acompanhamento. Quando vejo esses casos como o do Cesar, Arcanjo entre outros, dá pra perceber que métodos engessados não são cruciais na aprovação.
@@rennernt Que dhr man, n conhecia ngm q estudava com o método livre para esses concursos. Vou dar uma olhada!
@@matheussimes7035 Nathan Ortiks começou com ciclos, mas depois abandonou e usou o método livre, Marcos Masela do TCU estudou usando o método livre pq não se adaptava a ciclos de estudos. O primeiro colocado da PF (Antônio Pedro) usou o método livre e foi o 01 da PF e 29° da PRF.
muito bom esse método é o melhor que eu conheço e funciona comigo, e isso mesmo as vezes você tá num gás encima de uma matéria e você não quer parar.
Essa é a primeira vez depois de 2 anos que ouço falar do estudo livre. Eu achei incrível, passei esses anos sempre sentindo que existia uma falha, apesar de eu conseguir lidar, no entanto mesmo conseguindo eu me cansava e procrastinava na matéria. Eu amei ❤
Expandiu minha mente em 100%, valeu mestre César!
Sensacional, é exatamente isso professor. Dar o seu máximo que vai valer a pena!
Inventei de pagar um coaching justamente para montar um cronograma, porque eu não conseguia fazer um de jeito nenhum, o meu estudo regrediu, todos dias estava estressada, diminuiu minhas horas líquidas de estudo, não consegui ter a constância que tinha antes do cronograma.
De coração gente.
Não acreditem no método de coaching, minha experiência foi com o gr4N.
É um cronograma completamente artificial. Decidi cancelar tudo e seguir as experiências do César e do Mateus Teixeira.
E como tá indo os estudos?
tô a 3 dias estudando português kkkkkkkkk é meio estranho mas estou rendendo bastante, quando cansar do português pulo pra prox matéria. EXCELENTE VÍDEO, AVANTE!!
Não testei ainda mas confesso que ouvir alguém falando isso pra mim foi libertador.Muitos anos parada e frustrada por que estava aprisionada nessas questoes que ele falou.Algumas coisas ja tinha percebido no estudo ,mas por que a internet ditava que tinha que fazer algo tentava fazer mesmo me prejudicando.eterna escravidão que hoje tem fim.Obrigada prof.
Finalmente o vídeo que eu estava esperando a muito tempo 🎉
Eu meio que fazia isso antes de conhecer seu canal, mas agora ficou mais claro pq minhas notas são altas e eu gosto tanto de estudar kkkk. Tem dia que eu acordo pensando em como quero estudar geo, outro em como amo estudar física. E eu sigo assim...
Tu é brabo professor!
👊🏻👊🏻👊🏻👊🏻
mn, a única coisa que eu acho legal "forçar" no estudo, é o caso do inglês. Pra quem tem uma base de videogame e tal, isso meio q fds. Agora, pra qm é igual eu, não tem jeito, tem que estudar todo dia
Primeiro que vejo que falou a realidade, testei a maioria das técnicas de estudo e só perdi tempo. Fazendo o básico a evolução vem.
Eu estudei por esse método hoje. Conclusão: rendi muito e vou estudar geografia ainda. Eu já fiz redação, biologia, matemática, física e revisei ainda por anki (102 cartões). Vou tentar estudar geografia ainda hoje, kkkkkk.
Eu uso, uma planilha de estudo, ela me ajuda bem na oganização😊
Eu deveria ter visto esse vídeo no começo do ano, esse método é EXATAMENTE a conclusão que eu cheguei nesse fim de ano. Eu comecei a estudar no início do ano (não me recordo bem, creio que tenha sido em 28 de fevereiro), meu foco era o enem e conseguir entrar no curso de medicina numa faculdade média para cima, por isso eu realizei as mais diversas horas, desde 4 horas de estudo à 12 horas sendo ambas líquidas. No início eu fiz a programação errônea citada, preferi fazer essas paradas bruscas para trocar de matéria, coisa que após 1 mês eu percebi que não estava sendo eficiente, tentei também usar o pomodoro, mas achei sofrível. Só fui conseguir desenrolar bem os meus estudos no meio para o fim desse ano, quando eu percebi que essas técnicas eram apenas balela e que o organismo é muito mais complexo do que meramente estudos programados. Essa história do "aluno robô" é sustentada pelo nosso imaginário, fantasiamos uma persona produtiva e, ao mesmo tempo, queremos suavizar esse processo para não nos f0d3rmos de tanto estudar.
Pois bem, ano que vem tentarei faculdades de São Paulo, realizando vestibulares específicos e focando em aplicar essa técnica. Parabéns pelo vídeo, compartilharei esse vídeo aos meus amigos que estão tentando cursos de altíssima concorrência para que não façam como eu.
O melhor método!!!
Obrigado por esse vídeo, Cesar!!!
Cronogramas me deixam ansiosa
Tô a uns 8 meses no cronograma, vi num vidio do Diogo Moreira q se estudar muitas hrs numa matéria vc n rendia aí fiquei com isso na cabeça, irmão as poucas vez q eu consegui fechar ele no máximo foi umas 8 vezes e olhe lá, hoje me arrependo, um dia a gente aprende. Obgd mestre!! Serei melhor.
Irmão, também usei as dicas dele, mas estudar 1 hora cada matéria parece que não a gente não sai do lugar!!
mestre vc é FODA !!!
Eu precisava ouvir isso
Muito bom mestre
melhor método, rumo a aprovação !!!
Como encaixar a revisão no método livre?
precisava desse conselho 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Enjoei do cargo público que estou, voltei a estudar! Tou nessa parada de estudo livre, mas com uma ressalva, todo dia faço questões de português 😅
Estudei toda a matemática do primeiro ano em 3 semanas, estudando apenas matemática, sem ficar revesando.
Tô tentando fazer isso
Vou tentar, volto no final de Junho para dizer o que achei.
caraca! é como se esse vídeo fosse feito pra mim
Vou experimentar e em 1 semana volto pra dizer as primeiras impressões
Cadê vc moço
,
eae?
@@karolynarocha5530entre o método de cronograma e o método livre eu prefiro o livre pq vc consegue estudar por mais tempo já que n tem aquele desânimo de estudar uma matéria que não quer. Mas estudar por mais tempo tbm depende de vc se forçar um pouco até ir se acostumando
Qual tu achou que rendeu mais?@@henriquelacerda6950
Falou td professor, fiz tudo errado td esse tempo .
Será que funciona pro Enem? são muitas matérias pqp
Funciona!
muito bom!!!!!!!!! obrigada professor.
Obrigado
Professor concordo com o senhor e acho até melhor esse método... mas e quando vier um curso de formação que nao será método livre? Será que irá ficar mais difícil a adaptação?
Fala Cesar ,comprei o seu curso de matemática,tô no começo de função ainda ,acha q eu posso pegar física pq tem assuntos de física que cai assuntos de matemática que ainda não vi ,oq devo fazer ,focar só em evoluir em matemática ou já pego física junto, tô estudando pra espcex do ano que vem
Segue matemática até geometria plana, depois pega física, eu fiz assim
Irmão, conselho vc a começar a estudar física 2, pq física não tem muita coisa envolvendo matemática pq se vc for esperar pra terminar a aprender toda a matemática vc vai demorar muito, e quando vc estiver muito bem em matemática, aí vc vai pra física 1
@@JulioCesar-cw6kl vc chama de física 2 no caso do tópicos de física seja a termologia né ?
@@Estudos22 sim, termologia, óptica geométrica, ondulatória, aconselho a começar por essa pq são mais fáceis dps que cê tiver bom em matemática aí começa a física 1 e 3
@@JulioCesar-cw6kl obg meu mano ,vi uma mulher q passou no Ita e tinha dificuldade no começo tbm,ela aconselhou a msm coisa
Professor, fiz por um mês o cronograma do cursinho mas não deu certo, sempre eu ficava sem saco pra estudar física e não podia parar pq o cronograma mandava, com o método livre melhorei muito e avancei infinitamente mais as matérias e estudo entrou na minha rotina com muito mais naturalidade !
Também cai nessa, a única coisa que ganhei foi estresse, e perdi muito tempo e dinheiro.
@@sabrinasampaio737 pdp, eu comprei o eu militar por conta do cronograma 3 meses eear, mas cronograma é total furada e perdi oportunidade de comprar um curso melhor...
@@G4briel123-r9zeu militar só é bom em humanas
@@PedroHenrique-gt7qs exatamente
@@PedroHenrique-gt7qs linguagens eu gosto também
Pra provas militares parece bom, pois são 5, 6 matérias. Mas pra concurso público com 15, 20 matérias é furada. Mesmo porque, tem peso de matérias e assuntos que caem mais. No caso para distribuir o peso das matérias, planejamento e organização o melhor é o ciclo de estudo, nada de conograma e nada de tempo de estudo, muito menos um número de materias diárias, é só seguir o ciclo e estudar quanto tempo quiser cada matéria.
Cara, boto fé, esse método parece ser bom mas talvez cause um desbalanceamento entre as matérias, no meu caso, estudo pro Enem
@@maycontulio2082 Eu também estudo para o ENEM
@@maycontulio2082 Tenho dificuldade em exatas e naturezas, mas com o método livre fechei todas as outras matérias e vou ter tempo para focar nessas que tenho mais dificuldade.
Video bom.
Muito bom !
o mais brabo!
A Efomm tem 5 matérias, correto? Se eu estudar 1 matéria por dia é bizu? Usando esse método de estudo
Vou testar o método
Pelo tempo que tenho que e no máximo 4hrs precisaria do dia todo por conta que eu fiz umas matéria deu aí quando fui pra outra já tava na hora de ir pra escola acho que vou abandonar o Serviço se não vai ser muito difícil tipo esse método mas só estudando uma matéria
irei aplicar hoje
Eu curti esse método, mas, obviamente, tenho muitas dúvidas. Não estudo pra concursos militares, mas sim fiscais/administrativos. Esses concursos costumam ter de 10 pra mais disciplina. Então como conciliar tudo usando esse método?
Agora também se vc fizer o método livre sem noção nenhuma vai estudar só o que gosta e aí não vê as outras matérias que tem que ver
esse cara é resenha demais 😁kkk
É isso!
Braboo
poxa paguei o Eumilitar , que tem todas essas técnicas , mais eu irei aproveitar o curso usando as suas dicas , Lembrando estou começando do 0.
Como está indo?
sinto muito..
🆗
Como ficaria as revisões pra esse método? De forma livre tbm?
Rapaziada, a minha dificuldade ao aplicar essa método não é nem atrasar a matéria, mas existem matérias que eu consigo facilmente não estudar. Eu posso ficar entre matemática > português > física > por meses, e nunca me dá vontade de ver inglês. Como resolve isso?
Rapaz, não tem jeito, vc tem que ver na tora. Eu não gosto de química, mas eu me forço a estudar pq tem que ser estudado.
Bom senso. Saiba que cai inglês na prova.
Fala professor, estou estudando para o colegio naval e epcar e tenho um cronograma de estudos, mas eu estou achando que esta rendendo. E se eu fizer o meu cronograma mas com a mentalidade do estudo livre, por ex: se eu estiver rendendo numa matéria e der o horario de mudar, é so eu simplesmente nn mudar. Vc acha que daria certo comigo? Satisfação, fique com Deus, tmj
salve mano, como está sendo seus estudos nos dias de hoje? ainda usa cronograma?
boa
Eu sempre estudei assim e não sabia que era metodo livre 😂
professor, vale cronometrar o tempo que estuda tal matéria até cansar? p ter uma noção de quantas horas estudou no dia p ter noção do seu esforço médio? contabilizar o tempo para a frente, não cronometa-lo cm no metodo do pomodor
Mano isso é uma ótima ideia
Excelente video . Prof. Cesar, analisa o meu caso eu sei que devo estudar de forma livre mas tenho medo de me afogar na quantidade de livros bons que eu tenho aqui. Então fiz uma lista de cada livro que devo priorizar e quando precisar complementar com os outros livros eu faço uma outra lista, com os livros que usarei de apoio e coloco dentro do meu livro de referência, estudando na hora que eu quiser um determinado assunto, fazendo isso, acho que está medando uma direção, pois me da a impressão que estudar de forma livre acaba sendo aletorio demais e dá medo de se perder no camimho do estudo. Eu Estudando dessa forma ainda é um metodo livre ?
Vídeo toopp! Uso o método livre é muito melhor que o *pote de tomate*
Começando o método livre dia 15/02
Volto em 1 semana
Iai amg,como ta com esse método?
Iai man?
Pomodoro me dava crise de ansiedade, ao invês de ajudar atrapalhava
Por causa dessa merda de cronograma e pomodoro fiquei um mês estagnado em um monte de matéria sem evoluir, tô começando de verdade esse mês e já tô sentindo a diferença.
Dá pra passar usando somente os livros que vice disse naquele vídeo?
O bizu que faltava. 🇧🇷
O aluno só não pode confundir cronograma com planejamento. Pois estudar sem planejamento é suicídio!!! O aluno acaba estudando aquilo que mais gosta e pode acabar se desenvolvendo mais em uma matéria específica.
Como seria a forma certa?
@@_-thevh-_4062 Eu gosto de abordar da seguinte forma (minha opnião e estratégia pessoal): O primeiro passo é saber em que nível de conhecimento vc está, pq a preparação é diferente. Para saber, faça 2 ou 3 provas antigas do concurso que vc deseja passar. Caso vc acerte menos de 50% da prova, vc é iniciante. Caso acerte entre 50 e 70%, intermediário e mais de 70% avançado.
Estratégia Iniciante: Passar o conteúdo do edital e conseguir acertar as questões que envolvem conceitos básicos. Aqui um bom cursinho ajuda muito.
Estratégia Intermediário: Seu objetivo é chegar no nível avançado. Refaça as provas antigas que fez no início e para cada questão, repasse a matéria abordada e busque listas de 10 ou 20 exercícios semelhantes do mesmo assunto.
Estratégia Avançado: aqui sua preocupação é ganhar celeridade na resolução de questão (tempo de prova - 30 minutos)/quantidade de questões, colocando em prática macetes e estratégias de resolução. Estude por simulados e realize a correção remissiva. Busque ter um esquema, desenho, mnemônico para cada assunto. Seu objetivo ao final desse nível e consequentemente próximo à prova é estar performando acima de 80%.
Eu separaria 4 a 5 meses para o nivel iniciante, 2 a 3 para o intermediário e 1 a 2 para o avançado.
Foi assim que passei em alguns concursos dentre epcar, ufrj, engenheiro naval petrobras, oficial de náutica transpetro 2x, capitão amador etc.
Espero ter ajudado e boa sorte nos estudos! Só quem desiste é que não passa! Forte abraço.
@@_-thevh-_4062 vou responder novamente. estou postando a resposta, mas por algum motivo ela some.
@@_-thevh-_4062 Primeiro vc precisa saber o nível que vc esta. Segue a minha estratégia: Faça as últimas 3 provas do concurso desejado de forma simulada, ou seja, sem consulta, sem interrupções e cronometrando tempo. Importante destacar que vale chutar. Marque todas as respostas e confira o gabarito.
Caso vc tenha acertado menos de 50%, vc esta no nível iniciante, entre 50 e 70% esta no nível intermediário e acima de 70% nível avançado.
Estratégia Iniciante (fase 1): Busque repassar toda a matéria, através de exposições teóricas e exercícios. Nessa fase, um bom curso teórico que cubra todo o edital é fundamental. Faça pequenos resumos e anotações das dicas e partes importantes de quem já "mastigou a matéria". Hoje em dia tem muita coisa boa online.
Estratégia Intermediário (fase 2): Refaça as provas antigas que fez na fase anterior, revisando rapidamente as matérias relacionada e busque fazer exercícios semelhantes de livros ou listas. Uns 10 ou 20 são suficientes para cada questão. Tem cursinho que oferece essa ferramenta, havendo possibilidade de filtrar por assunto. Nesta fase vc vai incrementando, revisando e reorganizando as anotações feitas na fase anterior.
Estratégia Avançado (fase 3): Nesta fase seu objetivo é alcançar os 80% ou mais no dia da prova. Aqui vc vai treinar principalmente a celeridade na resolução de questões (tempo por questão = (tempo de prova - 30min)/qtdade de questões). Utilize provas antigas e simulados. Mais importante dessa fase é marcar o tempo dos simulados rigorosamente conforme edital e realizar a correção remissiva, que é corrigir as questões que errou, repassando rapidamente o tópico e podendo realizar pequenas anotações nos resumos da primeira fase.
Eu gostava de temporizar (depende do tempo disponível do aluno) da seguinte forma: Fase 1 de 3 a 4 meses, fase 2 de 2 a 3 meses e fase 3 durando entre 30 e 45 dias. Dividindo dessa forma, eu começava a estudar em janeiro já focando na primeira fase do colégio naval, que era 1° de agosto na minha época.
Importante não agarrar em nenhuma fase, manter a calma e entender que esta passando por um processo de evolução. De uma forma orgânica, vc terá contato com toda a matéria e dará foco nos assuntos mais importante de acordo com sua banca. A periodização foi pensada para que o candidato chegue no dia da prova (ou próximo) no auge do conhecimento teórico e capacidade de resolução de questões.
Este método foi elaborado por mim baseando-se nas experiências pessoais que tive em concursos por mais de 15 anos. Nesse caminho, fui aprovado na epcar 2001, 1° fase EN 2003, UFRJ, Engenheiro Petrobras 2009, Oficial de Náutica Transpetro 2016 e 2023, Capitão Amador 2019 etc.
O mais importante é tomar a decisão que quer ser aprovado! Pode parecer óbvio, mas é uma escolha que envolve abdicação e a disciplina extrema. Uma das maiores guerras é contra a procrastinação.
Uma vez tomada tal decisão, que é bem difícil por sinal, é só manter a calma e dedicação. Só não passa quem desiste. Se não deu em um ano, dará no outro. Mantenha o foco.
Fuja de coach, especialistas em aprovações rápidas, vendedores de fórmulas mágicas etc. Não tem segredo e nem atalho!
Boa sorte nos estudos. Grande abraço.
@@lhenriquebr Tenta denovo kkkk, por favor
Faço isso, achei que estava errado
Esse ano serei aprovado no Barro Branco e tenha certeza, foi o método livre que me fez começar a estudar de verdade.
Boaa mano, quero a APMBB tambem, aprendi a estudar agora mas vou dar meu máximo , boa sorte irmão
@@ryanwellington358 VAMOS DAR NOSSO MÁXIMO! Se não passarmos, paciência e ano que vem tem dnv! Mas esperamos ano que vem estar lá rsrs
@@m4rs642 com certeza isso aí 👊🏻👊🏻, meu sonho men
@@ryanwellington358 Nosso sonho!!
@@m4rs642 falou bonito, isso aí nos veremos lá
É errado escrever o que eu leio no pdf? Ou escrever quando o professor fala na videoaula?
Escrever tudo é foda, anota só as coisas IMPORTANTES
@@Jota_silvaa-q8j tudo parece importante kkkk
Finge que está fazendo uma cola para a prova, escreva pouco por palavras-chave, por exemplo, você leu que X faz abc, e você percebeu que b é mais importante, anota só uma palavra que te lembra o que é b de cabeça
Não anote tudo, pq se não vc vai perder muito tempo, e talvez nem leia tudo que escreveu, recomendo vc anotar só as coisas que vc acha que vai esquecer.
@@Loppes_01 aí é foda
Professor eu não sei nada de Matemática e Fisica, o que eu preciso saber da matemática básica para poder iniciar os primeiros conteúdos de Matemática e Fisica da EN?
sim, pois para fisica vc precisa da mat avançada
E como revisa?
Questões ajudam bastante a fixar o conteúdo, dá pra revisarpor flashcards (algo que tô tentando implementar)