Sei que na correria do dia a dia acabamos muitas vezes vendo o RUclips nos nossos celulares, mas fica muito fácil notar as diferenças apontadas nesse vídeo com um headphone ou speakers bons! Se puder, usem! Abraços!
Opa Fernando, não é ignorância não! A música alterna entre Lá maior e Fá Sustenido Menor (que são tons relativos) - A parte do solo em si o centro tonal é Fá Sustenido Menor. O fato de C# e D fazerem parte da escala, não é a questão. A questão é que se tocados ao mesmo tempo , eles constituem um intervalo de segunda menor, o intervalo mais dissonante e geralmente evitado. Independentemente de ser distorção ou não, esse intervalo vai ser dissonante em qualquer instrumento que você escolher. Isso é indiscutível, o que é discutível é se essa dissonância agrada ou não, soa bem ou não. E isso sim é pessoal e subjetivo. E acho que você não entendeu a mensagem do vídeo, eu não critiquei o Randy Roads. Ao contrário, elogiei ele diversas vezes e deixei claro que esse caso não afeta em nada toda a genialiadade dele. Abraços!
@@fernandomendes1808 desculpa Fernando, tem tanta coisa errada no que você falou que eu não sei por onde começar. Você misturou as bolas todas. Eu tô sempre disposto e aberto pra ensinar e ajudar as pessoas. Se quiser mudar a atitude a gente conversa! Grande abraço!
Realmente vc esta errado pq esse intervalo de um sustenido para um tom ( meio tom para um tom ) faz parte das escalas ñ é um intervalo proibido pq faz parte da estrutura das escalas
Quem conhece a história do Randy Rhoads sabe que ele era um guitarrista que estudou muito e desde cedo era um prodígio, ele tinha muito conhecimento teórico e não acredito que ele tenha errado, acredito que ele fez propositalmente.
@@fernandomendes1808 hahaha você que tá falando um monte de merda. Aliás tu ta respondendo a mesma asneira pra todo mundo aqui no canal, você não tem o que fazer da vida não? Hahaha que cara mais patético
@@fernandomendes1808Em nenhum momento ele disse que as notas estavam fora da escala. Ele apenas apontou a dissonância indesejável do intervalo de segunda menor.
@@fernandomendes1808 Bebezão é vc que está agindo como uma criança contrariada. Fez inúmeros comentários repetindo o mesmo discurso pejorativo contra o autor do vídeo. Isso é um hate tipicamente infantil. Olha que papelão vc está fazendo.
@@fernandomendes1808 Vc está agindo como uma criança birrenta que foi contrariada. Olha o tempo precioso da sua vida que vc está gastando para atacar esse youtuber. É só vc quem perde.
Existe uma entrevista que o produtor do álbum que explica essa história. Na verdade Randy gravou três pistas com o solo de Crazy Train: Uma centralizada (principal) e duas em stereo (secundárias e que teinham menor volume). Mas quando o álbum foi remixado e remasterizado para o formato de CD (na verdade, houve até regravações de bateria e baixo, dependendo da edição do CD), quem fez a remixagem não teve acesso às anotações e não sabia qual linha de guitarra deveria ter destaque. Dessa forma, o que deveria ser imperceptível quando a música foi lançada em 1980 se tornou mais audível em versões posteriores do álbum. O produtor explica que, para identicar a mixagem original, é preciso observar o marcante "ai, ai, ai", que ozzy canta no ínício da música. Na versão original, a voz de ozzy está em mono, centralizada na mix. Em versões posteriores, existe um efeito stereo (a voz vai alterana entre o lado direito e esquerdo).
Verdade isso que vc falou era tempo das cavernas... e Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a distorção tbm da uma embolada ... rs não podemos deixar esses youtubers falarem mal do Randy Rhoads só faltava essa pro fim do mundo ;0)
To falando besteira não, Monica! Apesar de você ter copiado esse comentário dezenas vezes! haha - A música alterna entre Lá maior e Fá Sustenido Menor (que são tons relativos) - A parte do solo em si o centro tonal é Fá Sustenido Menor. O fato de C# e D fazerem parte da escala, não é a questão. A questão é que se tocados ao mesmo tempo , eles constituem um intervalo de segunda menor, o intervalo mais dissonante e geralmente evitado. E em que parte do vídeo eu falei mal do Randy Rhoads? Pelo contrário, elogiei ele dezenas de vezes e fiz questão de dizer que essa curiosidade não afeta em nada a genialidade dele! Abraços!
@@MarcoAnteroMusic é engraçado ver a um pessoal comentar sem ter assistido o video inteiro e escutado todas as palavras que vc disse no video!.. e comentar porcaria e asneira sobre seu excelente video. só de ler certos comentarios ja percebe que a pessoa nao fez questao de asssitir inteiro e entender o video rsrs
Eu sou apenas um humilde baterista que ama a guitarra graças a Randy Rhoads. Vou as lágrimas sempre que vejo, ouço ou falo dele. tenho uma relação espiritual/familiar com ele. Eterno!! Aqui não foi diferente...chorei.🙏🙏⭐⭐♾♾
Meu amigo, seus vídeos são geniais suas analises são profundas e contundentes. Randy foi um dos meu guitarristas prediletos! Eu acredito que isso foi proposital, se você reparar bem, notará que existem 2 guitarras executando o solo, porém se isolar o lado direito do esquerdo verá que as guitarras foram captadas em canais diferentes, ou seja... Ele gravou o solo duas vezes porém com notas diferentes. Isso é que faz a ressonância soar e foi isso que esse gênio o Rhandy quis passar! Porém pouquíssimas pessoas conseguem perceber isso. No mais aquelas que tem o ouvidos bem treinado ou aquela que tem ouvido absoluto! Grande Abraço!
Além de estarem em canais separados, as duas estão em tempos diferentes. No fone de ouvido, ouvindo só as guitarras e em velocidade reduzida, não existe bem um choque harmônico, parece soar mais como um delay estéreo, embora sejam duas gravações.
Não vejo erro, vejo uma forma valida de fazer música, dissonancia é uma ferramente otima mas tem que saber usar e foi o que o cara fez, se não nem estaria sendo lançada
Talvez seja um easter egg que o RR deixou, ele era músico erudito acho que foi proposital ou correria de gravação sei lá. Faz um vídeo do mestre EVH, parabéns pelo conteúdo!!
Poxa! Seu canal é maravilhoso. Cheio de curiosidades sobre o mundo guitarrístico e apresentando teoria musical por uma guisa não enfadonha. Tudo isso sem sem usar um marketing digital apelativo para vender cursos, como feito pela maioria de canais voltados à guitarra. Parabéns! Você merece crescer muito na plataforma ^^
Ouço essa música há anos e sempre reparei que tinha algo diferente nesse trecho, mas nunca dei atenção. Esse erro é horrível de se ouvir quando isolado, mas dá um baita charme pra solo no contexto da música! Ótimo vídeo, como sempre!
Particularmente, nunca gostei dessa música, acho o riff de entrada muito marcante, mas o desenvolvimento da música ficou aquém do riff. Mas confesso que nunca percebi o erro, talvez não tenha prestado a devida atenção antes.
Que coisa...tem música gravada com tanta perfeição,por guitarristas tão perfeitos ...e ninguém conhece, nem a música e nem o guitarrista... Randy Rhoads deve estar querendo voltar à vida para consertar seu solo...coitado...deve estar muito preocupado com essa geração de pessoas perfeitas que não consegue fazer nada que presta...
Esse intervalo que vc diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom" Na verdade não foi o guitarrista que errou e sim vc Marco
Esse intervalo é extremamente dissonante, mas não quer dizer que deve ser sempre evitado. Qualquer intervalo pode ser usado, depende somente da intenção e do efeito desejado no arranjo.
7:49 eu fico com a segunda alternativa, de fato me parece que não foi proposital e sim um erro, mas um erro que ele deve ter percebido e ter deixado assim mesmo, pois o efeito que deu, por ser algo apenas momentâneo no solo, deixa ele muito louco e "mais rico", ainda que tal riqueza venha de um erro...
Bruno Na verdade o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a embolada era por causa da distorcao
Uma coisa que faltou comentar é que o som da guitarra com distorção já é agressivo e com harmônicos "chocantes", então uma segunda menor nessa velocidade passa despercebida porque os cluster de harmonicos agudos das duas notas se embolam e soam como uma nota só. Curti demais esse canal
Pode ter sido a opção de preservar a interpretação em detrimento da precisão. O feeling na frente da técnica. Como pode ter sido proposital, na intenção de simular um grito, um urro, gerar o incômodo intencionalmente. Compor e arranjar, no fim é sobre as emoções. Notas, intervalos, acordes, interpretações, dinâmica, são as ferramentas do compositor / arranjador pra emocionar.
Caramba, profissional é outra coisa. Sinceramente eu nunca tinha notado. Nem sequer visto em algum lugar sobre esse erro. O cara é um mestre mesmo,ver um vídeo seu é sempre uma aula!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pelo elogio, mas não sou profissional não! Sou apenas um músico amador que faz vídeo nas horas livres! Acredite, tenho muitas limitações e muito para aprender ainda!! Tmj!
Sensacional essa explicação, Marco! Estou entre aqueles que escuta Crazy Train há décadas, mas, Infelizmente, meus ouvidos são toscos ahahah! Randy Rhoads foi um guitarrista fantástico e lembro-me muito bem do dia em que comprei o álbum Randy Rhoads Tribute. Abração!
Acredito que isso seja proposital, apesar de ser cromático nessa parte entre os dois intervalos, mas Paganini faz muito o uso desses intervalos. Pra causar uma espécie de tensão.
Eu não manjo de teoria musical, sabes... Mas essa tal da "segunda menor" e a tal da "segunda maior" são as coisas mais angustiantes que eu já ouvi depois do funk carioca e do sertanejo universitário... kkkk Excelente o vídeo, Marco. Parabéns!
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A)
Ja escuto a muito time...e nunca tinha percebido....mas msm assim pra mim continua sendo um grandd solo..muito ben executafi pelo talentoso Randy Rhoads...baita Guitarrista
Minha opinião é que o produtor pediu pra gravar mais um take e não avisou que iria dobrar na mix. Ele deve apenas ter achado que era outro take e que a gravação anterior iria ser apagada.
Eu já havia percebido esse "erro", mas achava que era algo proposital para dar um toque agressivo nessa passagem. Acho que fica melhor assim do que com o intervalo certinho. Fica bem agressivo, que casa bem com a música.
Com muita tranquilidade... Lhe dou parabéns, pois conseguiu chamar a atenção dos fãns do RR. Por outro lado, demonstra a "arrogância juvenil" , intrínseca pós anos 80. A sútil estocada , demonstra quê: "...estudar , dedicar, adquirir certo conhecimento. Pode levar a um estado de maior arrogância e menos talento." Com muita humildade, acredito, que o assunto poderia ter sido explorado de forma mais positiva. Sobre o solo, a técnica, etc..., estamos caminhando para "composições artificiais". Sei que os comentários, sendo , positivos ou não, ajudam no interesse do tema. E Randy Rhoads , sempre é relevante, um meteoro que passou rápido demais. Mesmo assim , seu "rastro" , permanecerá brilhante, por mais algumas décadas. p.s.: dúvido que tenha sido um erro...
Pelo que conheço de grandes músicos, se está ali, ele colocou porque quis! Seria muito fácil refazer o "take"! Lembro de ter lido na Guitar Player o comentário de um produtor que ficava injuriado quando o Kiss usava estes "efeitos" na música!
Rhandy Rhoads era foda.. Discografia do Ozzy Osbourne, sou apaixonada por ela.. E o Rhandy Rhoads Tribute comprei no ano 2000.. Nasci no ano que Rhandy morreu.. Pra mim sem mais comentários.. 🤘🏾
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a embolada era por causa da distorcao.. é revoltante ver alguem falar que o Rhandy errou né
sempre percebi isto, mas é explicavel já que ele sempre dobrava os solos dele. Naquela época não tinha protools para corrigir. Aliás são poucos os solo que ele não dobrava nos albuns.
No YT tem várias pessoas falando sobre isso na gringa. Na verdade a explicaçâo é que o produtor não percebeu que havia diferença nas tracks que foram pro album. Tem a master track tb comentada no YT.
@@fernandomendes1808 exatamente o o que eu comentei % dos videos dele é metendo pau nos musicos e os video dele tocando é horrivel ate no piano ele não sabe o que faz
Eu até sabia da história, o double track e tal... mas não tinha notado nem "ido" atrás pra saber qual era o ponto, agora tá claro 😂😂😂. Massa, muito legal o vídeo!!!
Boa observação Marco! 👏👏 Mas, como disse Ozzy par Vai: Ozzy disse para Steve Vai quando este lhe disse que o disco "Black Sabbath" estava com os instrumentos desafinados: 'Sabe, Steve? Ele ainda vende! Então, que p*rra você quer?'" "O rock não deve soar perfeito. Se você quer ouvir perfeição, vá assistir à p*rra de uma orquestra sinfônica"
Não estou lhe respondendo assim, ok? Te respeito muito! Isso que Ozzy disse a Vai para mim é a representação do rock raiz, onde os erros viram o acerto de sempre. E se alguém corrigir, a música perde a sua magia!
O erro passou porque a competência do engenheiro de gravação fez com que o mesmo ficasse imperceptível. Eu mesmo escuto Crazy Train a décadas e se não fosse por esse vídeo, nunca ia perceber que tinha um erro no solo do Randy.
*Cara, se eu fosse o Randy Rhoads eu teria feito exatamente a mesma coisa. Quebrar uma regra de maneira genial assim não é pra qualquer um. O rock é uma quebra de regras: as quartas, quintas e oitavas paralelas condenadas pelo contraponto clássico são a base de todo o rock 'n' roll.*
Totalmente proposital, inclusive, para quem está acostumado, esses intervalos são bem doces (considerando dissonâncias em microtons). Edu Ardanuy tem um harmônico característico composto dissonante muito parecido que causa essa sensação de agustia ou grito insano. Leve em consideração formação ultraconservadora de RR e o nome da música.
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e o emboladinho é por causa da distorção
Hahahah legal demais o vídeo ,eu sabia porque já participei de muitos grupos de fanáticos do cara pelo mundo...eu mesmo morei pertinho do Randy ...😭. Mas ele gravava duas vezes o solo e acabava variando umas notinhas ,mas o velho rolo não permitia ficar refazendo, e as gravações desses discos foram bem precárias...hj é muito, mas muuuito fácil.😂😂😂😂muito legal seu vídeo. As animações ficaram surreais. #Randyrhoadsforever 🤠🐻🐺⚔️🏹🇧🇷🇺🇲🏹⚔️
Além de guitarrista ele era um pianista muito habilidoso. Acredito eu que não passou por "acidente", uma vez que, antigamente o processo de gravação era muito complexo, comparando com as possibilidades atuais.
Olá! Na minha humilde opinião, foi um erro que foi percebido, mas deixaram passar, e arrisco dizer o motivo: quando um take é muito bom, provavelmente não se consegue repetir, na verdade quanto mais se toca um solo numa gravação, vai meio que perdendo a "inspiração", a beleza dele, vai ficando mais automático e frio, então se 99% daquele take está fantástico e correto, o 1% de errinho não invalida em nada, fica assim mesmo na mixagem final. E outra, num contexto geral, rock nem é pra ser perfeito mesmo. Parabéns pelo vídeo!
Levando em consideração que o restante do solo possui variações tbm, acredito que foi proposital. Se não me engano a parte final tbm tem variações do solo.
Eu acho que ele fez isso propositalmente ou pelo menos escutou depois de ter tocado e gostou do jeito que ficou, pois incrivemente isso fica bom em double tracking.
Li que Randy não teve muito tempo para elaborar os discos do Ozzy, fico imaginando o que ele teria feito se ele tivesse tempo e acesso a toda tecnologia disponível nos tempos atuais.
Sobre o uso de intervalos dissonantes em solo eu particularmente gosto que tenha mais do que só um solo ali na penta e tals. Tipo gosto muito do Korn que, embora não tenha bem solos, traz muito inclusive a semitonância da segunda menor, e eu acho particularmente magnífico
vídeo foda! E de quebra ainda me ajudou a notar que eu tinha alterado o balanço do som dos meus fones e nunca arrumei. Fiquei no 80/100 por meses e só reparei depois que chegou a parte do audio 3d hahaha
Eu que sou leigo, realmente não notei o erro. Apenas acho uma "distorção fod@"! Acho impressionante como você e outros músicos conseguem identificar notas no meio de tanta distorção! Quanto ao Randy, ele e o Zakk são monstros, mas prefiro o Jake E Lee. Abraço e sucesso sempre, Marco!
isso passo pq ele era um bom guitarrista e respeitado, dizem q os cds com ele praticamente foram a banda que fizeram, vai ver na hora q ele ouviu assim acho legal e deixa la, sem fala q era grava em fita neh, deve ter visto na hora da mix as vezes, ja nem tinha o mesmo set up pra gravar
7:54 eu acho que rolava e ainda rola muito isso em relação à diferença de gravação dos gringos para os brasileiros : o gringo valoriza muito a performance se não soar como ele gosta faz outro take, até pra timbragem se a distorção estiver de acordo com a proposta que ele quer, não importa nem o ruído( visto que muitas gravações do Metallica se isolar as guitarras vc ouve um ruído) mas que na mix final fica incrível. Enfim eu acredito que ele teve consciência mesmo do pequeno "erro" mas que a performance, a forma como soou ficou tão incrível, que acabou indo pra versão final
Eu acho que na pegada do Ozzy foi proposital e que funcionou super bem. O choque harmônico conversa muito com a distorção, a irreverência e o pioneirismos típicos do som do Ozzy. Black Sabbath foi uma das primeiras bandas que utilizou amplificadores valvulados propositadamente acima da regulagem máxima para criar overdrive e (muita) distorção. Choque harmônico pra eles é fichinha! kkkkk
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a embolada era por causa da distorcao
Eu acho q foi proposital, esse choque sempre aparece em solo de musica heavy metal, thrash metal etc... e fica bom nesse estilo de musica, na minha opinião
Seria legal se vocês falasse de trilhas de games também acabei de ver um shorts seu falando dos arpeggios celestiais e lembrou muito um tema de Final Fantasy XII Main Theme.
Esse intervalo que ele diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom" Na verdade não foi o guitarrista que errou
Esse intervalo que ele diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom" Na verdade não foi o guitarrista que errou
O cérebro não apenas "deixa passar" as diferenças entre o que ouve à direita e à esquerda, como também prefere que assim o seja, porque o ambiente acústico em que o sistema nervoso evoluiu é naturalmente dissimilar. Temos dois ouvidos pelo mesmo motivo pelo qual temos dois olhos: isso permite ver e ouvir o espaço em sua tridimensionalidade. Já as segundas são intervalos peculiares porque geram frequências que não ouvimos como sons, mas como batimentos quase contáveis. Como já dito abaixo, em ocorrências raras e curtas, até funcionam como tempero, além de reforçar a dissimilaridade tão predileta do cérebro...
eu aaaacho que foi proposital. ele sabe muito bem o que faz, ele sabia desse lance neurológico e realmente fica bem legal ouvindo uma em cada ouvido, consigo apreciar cada nota, já sabendo do 'erro' e isso torna tudo foda bagarai
Esse intervalo que ele diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom" Na verdade não foi o guitarrista que errou
Sei que na correria do dia a dia acabamos muitas vezes vendo o RUclips nos nossos celulares, mas fica muito fácil notar as diferenças apontadas nesse vídeo com um headphone ou speakers bons! Se puder, usem! Abraços!
Opa Fernando, não é ignorância não! A música alterna entre Lá maior e Fá Sustenido Menor (que são tons relativos) - A parte do solo em si o centro tonal é Fá Sustenido Menor. O fato de C# e D fazerem parte da escala, não é a questão. A questão é que se tocados ao mesmo tempo , eles constituem um intervalo de segunda menor, o intervalo mais dissonante e geralmente evitado. Independentemente de ser distorção ou não, esse intervalo vai ser dissonante em qualquer instrumento que você escolher. Isso é indiscutível, o que é discutível é se essa dissonância agrada ou não, soa bem ou não. E isso sim é pessoal e subjetivo. E acho que você não entendeu a mensagem do vídeo, eu não critiquei o Randy Roads. Ao contrário, elogiei ele diversas vezes e deixei claro que esse caso não afeta em nada toda a genialiadade dele. Abraços!
@@fernandomendes1808 desculpa Fernando, tem tanta coisa errada no que você falou que eu não sei por onde começar. Você misturou as bolas todas. Eu tô sempre disposto e aberto pra ensinar e ajudar as pessoas. Se quiser mudar a atitude a gente conversa! Grande abraço!
Realmente vc esta errado pq esse intervalo de um sustenido para um tom ( meio tom para um tom ) faz parte das escalas ñ é um intervalo proibido pq faz parte da estrutura das escalas
Quem conhece a história do Randy Rhoads sabe que ele era um guitarrista que estudou muito e desde cedo era um prodígio, ele tinha muito conhecimento teórico e não acredito que ele tenha errado, acredito que ele fez propositalmente.
Com certeza, em Mr Crowley tbm tem coisas estranhas em matéria de escalas
exatamente!!! erro foi do youtuber limitado a teoria harmonica. a arte transcende regras e barreiras, principalmente musicas revolucionarias.
@@biochillas menos, RUclips limitado, menos né cara, deixa de ser ignorante
Pronto é nisso que eu tambem acredito
@@biochillas Exato!!!
Essa música foi escrita quando Ozzy esteve em Uberlândia e ouviu "trem doido, sô"
E depois o Guns n' Roses foi lá e criou o "trem dinoite."
@@kabum33 kkkkkkkkkk
Isso ai é um erro? Eu achei que era um 'tempero' do solo. 🤣
Na minha humilde opinião é um erro que virou tempero! haha
@@fernandomendes1808 hahaha você que tá falando um monte de merda. Aliás tu ta respondendo a mesma asneira pra todo mundo aqui no canal, você não tem o que fazer da vida não? Hahaha que cara mais patético
@@fernandomendes1808Em nenhum momento ele disse que as notas estavam fora da escala. Ele apenas apontou a dissonância indesejável do intervalo de segunda menor.
@@fernandomendes1808 Bebezão é vc que está agindo como uma criança contrariada. Fez inúmeros comentários repetindo o mesmo discurso pejorativo contra o autor do vídeo. Isso é um hate tipicamente infantil. Olha que papelão vc está fazendo.
@@fernandomendes1808 Vc está agindo como uma criança birrenta que foi contrariada. Olha o tempo precioso da sua vida que vc está gastando para atacar esse youtuber. É só vc quem perde.
Não sabia dos detalhes técnicos, mas sempre percebi uma dissonância nesse solo e sempre achei que era intencional.
Existe uma entrevista que o produtor do álbum que explica essa história.
Na verdade Randy gravou três pistas com o solo de Crazy Train: Uma centralizada (principal) e duas em stereo (secundárias e que teinham menor volume).
Mas quando o álbum foi remixado e remasterizado para o formato de CD (na verdade, houve até regravações de bateria e baixo, dependendo da edição do CD), quem fez a remixagem não teve acesso às anotações e não sabia qual linha de guitarra deveria ter destaque.
Dessa forma, o que deveria ser imperceptível quando a música foi lançada em 1980 se tornou mais audível em versões posteriores do álbum.
O produtor explica que, para identicar a mixagem original, é preciso observar o marcante "ai, ai, ai", que ozzy canta no ínício da música.
Na versão original, a voz de ozzy está em mono, centralizada na mix.
Em versões posteriores, existe um efeito stereo (a voz vai alterana entre o lado direito e esquerdo).
Verdade isso que vc falou era tempo das cavernas... e Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a distorção tbm da uma embolada ... rs não podemos deixar esses youtubers falarem mal do Randy Rhoads só faltava essa pro fim do mundo ;0)
To falando besteira não, Monica! Apesar de você ter copiado esse comentário dezenas vezes! haha - A música alterna entre Lá maior e Fá Sustenido Menor (que são tons relativos) - A parte do solo em si o centro tonal é Fá Sustenido Menor. O fato de C# e D fazerem parte da escala, não é a questão. A questão é que se tocados ao mesmo tempo , eles constituem um intervalo de segunda menor, o intervalo mais dissonante e geralmente evitado. E em que parte do vídeo eu falei mal do Randy Rhoads? Pelo contrário, elogiei ele dezenas de vezes e fiz questão de dizer que essa curiosidade não afeta em nada a genialidade dele! Abraços!
@@MarcoAnteroMusic é engraçado ver a um pessoal comentar sem ter assistido o video inteiro e escutado todas as palavras que vc disse no video!.. e comentar porcaria e asneira sobre seu excelente video. só de ler certos comentarios ja percebe que a pessoa nao fez questao de asssitir inteiro e entender o video rsrs
8:40 que fofinho ❤
Nos primeiros discos do Black Sabbath, Toni Iommi sempre usava double tracking em seus solos
E com solos diferentes, o que dava um baita charme. No kill'em all também tem bastante, provavelmente por influencia do Tony e do Randy
Dobra de guitarra
Eu sou apenas um humilde baterista que ama a guitarra graças a Randy Rhoads. Vou as lágrimas sempre que vejo, ouço ou falo dele. tenho uma relação espiritual/familiar com ele. Eterno!! Aqui não foi diferente...chorei.🙏🙏⭐⭐♾♾
Realmente um grande talento, ótimo compositor que amava seu instrumento e parecia ser um cara do bem. Abraços
Meu amigo, seus vídeos são geniais suas analises são profundas e contundentes.
Randy foi um dos meu guitarristas prediletos! Eu acredito que isso foi proposital, se você reparar bem, notará que existem 2 guitarras executando o solo, porém se isolar o lado direito do esquerdo verá que as guitarras foram captadas em canais diferentes, ou seja...
Ele gravou o solo duas vezes porém com notas diferentes. Isso é que faz a ressonância soar e foi isso que esse gênio o Rhandy quis passar!
Porém pouquíssimas pessoas conseguem perceber isso.
No mais aquelas que tem o ouvidos bem treinado ou aquela que tem ouvido absoluto!
Grande Abraço!
Além de estarem em canais separados, as duas estão em tempos diferentes. No fone de ouvido, ouvindo só as guitarras e em velocidade reduzida, não existe bem um choque harmônico, parece soar mais como um delay estéreo, embora sejam duas gravações.
Não vejo erro, vejo uma forma valida de fazer música, dissonancia é uma ferramente otima mas tem que saber usar e foi o que o cara fez, se não nem estaria sendo lançada
Nunca mais vou ouvir Crazy Train da mesma forma. Ótima explicação e didática 👏
Eu também não.
Me deu uma saudade do ensino médio, vir ouvindo música no ônibus no fone e notando cada detalhe das músicas!!
Excelente. Abraço Marco.
uma vez eu vi um gringo falando sobre isso, mas honestamente, eu acho legal a maneira q parece que a guitarra "grita"
Saber essa curiosidade só me fez admirar ainda mais o Randy.
Talvez seja um easter egg que o RR deixou, ele era músico erudito acho que foi proposital ou correria de gravação sei lá.
Faz um vídeo do mestre EVH, parabéns pelo conteúdo!!
Poxa! Seu canal é maravilhoso. Cheio de curiosidades sobre o mundo guitarrístico e apresentando teoria musical por uma guisa não enfadonha. Tudo isso sem sem usar um marketing digital apelativo para vender cursos, como feito pela maioria de canais voltados à guitarra. Parabéns! Você merece crescer muito na plataforma ^^
Ouço essa música há anos e sempre reparei que tinha algo diferente nesse trecho, mas nunca dei atenção. Esse erro é horrível de se ouvir quando isolado, mas dá um baita charme pra solo no contexto da música! Ótimo vídeo, como sempre!
Particularmente, nunca gostei dessa música, acho o riff de entrada muito marcante, mas o desenvolvimento da música ficou aquém do riff. Mas confesso que nunca percebi o erro, talvez não tenha prestado a devida atenção antes.
Que coisa...tem música gravada com tanta perfeição,por guitarristas tão perfeitos ...e ninguém conhece, nem a música e nem o guitarrista... Randy Rhoads deve estar querendo voltar à vida para consertar seu solo...coitado...deve estar muito preocupado com essa geração de pessoas perfeitas que não consegue fazer nada que presta...
parabéns pelo excelente trabalho, o melhor canal de música do youtube, sem dúvidas.
Que honra!
Que detalhe minucioso vc conseguiu perceber no solo. Adoro esse solo
ruclips.net/video/ifCx6o4bA4A/видео.html
Muito bom vídeo, parabéns! Randy Rhoads é meu guitarrista favorito, foi inovador e até hoje influencia guitarristas. Valeu! 👍🏻
Randy foi sensacional! Ele ter morrido tão jovem foi uma tragédia! Imagina quanta coisa boa o mundo deixou de ganhar por ele ter partido cedo!
@@MarcoAnteroMusic exatamente o que penso. Valeu!
Esse intervalo que vc diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom"
Na verdade não foi o guitarrista que errou e sim vc Marco
Esse intervalo é extremamente dissonante, mas não quer dizer que deve ser sempre evitado. Qualquer intervalo pode ser usado, depende somente da intenção e do efeito desejado no arranjo.
Sim! Na música não há regras!! O importante é que fique bom!
Só percebi agora que você nos mostrou, ouvindo não percebo esse errinho.
Goste de saber, valeu.
Muito bom! Obrigado!
7:49 eu fico com a segunda alternativa, de fato me parece que não foi proposital e sim um erro, mas um erro que ele deve ter percebido e ter deixado assim mesmo, pois o efeito que deu, por ser algo apenas momentâneo no solo, deixa ele muito louco e "mais rico", ainda que tal riqueza venha de um erro...
Eu também acho que foi mais ou menos por aí que as coisas aconteceram, Bruno! Abs
Bruno Na verdade o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a embolada era por causa da distorcao
Uma coisa que faltou comentar é que o som da guitarra com distorção já é agressivo e com harmônicos "chocantes", então uma segunda menor nessa velocidade passa despercebida porque os cluster de harmonicos agudos das duas notas se embolam e soam como uma nota só. Curti demais esse canal
Pode ter sido a opção de preservar a interpretação em detrimento da precisão. O feeling na frente da técnica. Como pode ter sido proposital, na intenção de simular um grito, um urro, gerar o incômodo intencionalmente. Compor e arranjar, no fim é sobre as emoções. Notas, intervalos, acordes, interpretações, dinâmica, são as ferramentas do compositor / arranjador pra emocionar.
Concordo com sua interpretação! Pode ter sido sim!
Eu achei desde sempre que o objetivo era fazer com a guitarra um efeito para imitar o apito (irritante) de um trem...
O Tony Iommy faz bastante isso, a diferença é q ele realmente faz dois solos diferentes kkkk tipo em N.I.B e children of the grave
@@mrdeville96nos solos que o colega citou, sao solos diferentes mesmo, nao sao dobras
Suas análises são mto show!! Parabéns brother!!
Que bom cara! Obrigado!
Noto isso desde 1990, valeu o video!
Caramba, profissional é outra coisa. Sinceramente eu nunca tinha notado. Nem sequer visto em algum lugar sobre esse erro. O cara é um mestre mesmo,ver um vídeo seu é sempre uma aula!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pelo elogio, mas não sou profissional não! Sou apenas um músico amador que faz vídeo nas horas livres! Acredite, tenho muitas limitações e muito para aprender ainda!! Tmj!
@@MarcoAnteroMusic Seus vídeos são verdadeiras aulas! Tenho aprendido muito contigo. Só quero dizer gratidão meu caro!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Sensacional essa explicação, Marco! Estou entre aqueles que escuta Crazy Train há décadas, mas, Infelizmente, meus ouvidos são toscos ahahah! Randy Rhoads foi um guitarrista fantástico e lembro-me muito bem do dia em que comprei o álbum Randy Rhoads Tribute. Abração!
Acredito que isso seja proposital, apesar de ser cromático nessa parte entre os dois intervalos, mas Paganini faz muito o uso desses intervalos. Pra causar uma espécie de tensão.
Eu não manjo de teoria musical, sabes... Mas essa tal da "segunda menor" e a tal da "segunda maior" são as coisas mais angustiantes que eu já ouvi depois do funk carioca e do sertanejo universitário... kkkk Excelente o vídeo, Marco. Parabéns!
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A)
Vou mandar um livro do nelson faria para esse youtuber ver se ele prender sobre teoria musical
Ja escuto a muito time...e nunca tinha percebido....mas msm assim pra mim continua sendo um grandd solo..muito ben executafi pelo talentoso Randy Rhoads...baita Guitarrista
Minha opinião é que o produtor pediu pra gravar mais um take e não avisou que iria dobrar na mix. Ele deve apenas ter achado que era outro take e que a gravação anterior iria ser apagada.
meu palpite é que foi 100% proposital, o randy rhodes sempre faz essas paradas mesmo nos double track dele.
Eu já havia percebido esse "erro", mas achava que era algo proposital para dar um toque agressivo nessa passagem. Acho que fica melhor assim do que com o intervalo certinho. Fica bem agressivo, que casa bem com a música.
Com muita tranquilidade...
Lhe dou parabéns, pois conseguiu chamar a atenção dos fãns do RR.
Por outro lado, demonstra a "arrogância juvenil" , intrínseca pós anos 80.
A sútil estocada , demonstra quê:
"...estudar , dedicar, adquirir certo conhecimento. Pode levar a um estado de maior arrogância e menos talento."
Com muita humildade, acredito, que o assunto poderia ter sido explorado de forma mais positiva.
Sobre o solo, a técnica, etc..., estamos caminhando para "composições artificiais".
Sei que os comentários, sendo , positivos ou não, ajudam no interesse do tema. E Randy Rhoads , sempre é relevante, um meteoro que passou rápido demais. Mesmo assim , seu "rastro" , permanecerá brilhante, por mais algumas décadas.
p.s.: dúvido que tenha sido um erro...
Aprendendo mto aqui no canal
Pelo que conheço de grandes músicos, se está ali, ele colocou porque quis! Seria muito fácil refazer o "take"! Lembro de ter lido na Guitar Player o comentário de um produtor que ficava injuriado quando o Kiss usava estes "efeitos" na música!
Que baita material, sacava que tinha algo estranho, mas nunca parei para notar o que era. Provavelmente errou e achou lindo.
Rhandy Rhoads era foda.. Discografia do Ozzy Osbourne, sou apaixonada por ela.. E o Rhandy Rhoads Tribute comprei no ano 2000.. Nasci no ano que Rhandy morreu.. Pra mim sem mais comentários.. 🤘🏾
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a embolada era por causa da distorcao.. é revoltante ver alguem falar que o Rhandy errou né
Ótima explicação 👍👏
Videos sempre muito elaborados. Parabéns
sempre percebi isto, mas é explicavel já que ele sempre dobrava os solos dele. Naquela época não tinha protools para corrigir. Aliás são poucos os solo que ele não dobrava nos albuns.
Gosto muitos dos seus vídeos. Todos excelentes.
Excelente video! Crazy Train é uma das minhas musicas preferidas, um riff incrivel e um solo marcante.!! Tras mais conteudo assim mano. Você é fera!
No YT tem várias pessoas falando sobre isso na gringa. Na verdade a explicaçâo é que o produtor não percebeu que havia diferença nas tracks que foram pro album. Tem a master track tb comentada no YT.
Para variar, aprendi muito!!!
@@fernandomendes1808 exatamente o o que eu comentei % dos videos dele é metendo pau nos musicos e os video dele tocando é horrivel ate no piano ele não sabe o que faz
Eu até sabia da história, o double track e tal... mas não tinha notado nem "ido" atrás pra saber qual era o ponto, agora tá claro 😂😂😂. Massa, muito legal o vídeo!!!
Boa observação Marco! 👏👏 Mas, como disse Ozzy par Vai:
Ozzy disse para Steve Vai quando este lhe disse que o disco "Black Sabbath" estava com os instrumentos desafinados: 'Sabe, Steve? Ele ainda vende! Então, que p*rra você quer?'"
"O rock não deve soar perfeito. Se você quer ouvir perfeição, vá assistir à p*rra de uma orquestra sinfônica"
Não estou lhe respondendo assim, ok? Te respeito muito! Isso que Ozzy disse a Vai para mim é a representação do rock raiz, onde os erros viram o acerto de sempre. E se alguém corrigir, a música perde a sua magia!
O erro passou porque a competência do engenheiro de gravação fez com que o mesmo ficasse imperceptível. Eu mesmo escuto Crazy Train a décadas e se não fosse por esse vídeo, nunca ia perceber que tinha um erro no solo do Randy.
Nice vídeo!
*Cara, se eu fosse o Randy Rhoads eu teria feito exatamente a mesma coisa. Quebrar uma regra de maneira genial assim não é pra qualquer um. O rock é uma quebra de regras: as quartas, quintas e oitavas paralelas condenadas pelo contraponto clássico são a base de todo o rock 'n' roll.*
Totalmente proposital, inclusive, para quem está acostumado, esses intervalos são bem doces (considerando dissonâncias em microtons). Edu Ardanuy tem um harmônico característico composto dissonante muito parecido que causa essa sensação de agustia ou grito insano. Leve em consideração formação ultraconservadora de RR e o nome da música.
ruclips.net/video/rubh8WdsCsE/видео.html
ruclips.net/video/4rzvY7U7hd4/видео.html
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e o emboladinho é por causa da distorção
@@MonicaCristina-rh6lb vc tbm percebeu isso? Cara burro
Randy era um Gênio.......
Que massa! Cara.... seu canal é surreal de bom!! Parabéns.. até que enfim algoritmo recomendo algo bom🎉😂👏🏻👏🏻
Em Mr Crowley tbm tem essas sacadas dissonantes, acordes montados em tritono pra dar uma nuance sombrio na canção.
Ja disso e repito: estou impressionada! Parabéns pelas pesquisas e sacadas, já me inscrevi.
Precisamos de vídeos assim todo dia rsrs
Hahahah legal demais o vídeo ,eu sabia porque já participei de muitos grupos de fanáticos do cara pelo mundo...eu mesmo morei pertinho do Randy ...😭. Mas ele gravava duas vezes o solo e acabava variando umas notinhas ,mas o velho rolo não permitia ficar refazendo, e as gravações desses discos foram bem precárias...hj é muito, mas muuuito fácil.😂😂😂😂muito legal seu vídeo. As animações ficaram surreais. #Randyrhoadsforever 🤠🐻🐺⚔️🏹🇧🇷🇺🇲🏹⚔️
Além de guitarrista ele era um pianista muito habilidoso. Acredito eu que não passou por "acidente", uma vez que, antigamente o processo de gravação era muito complexo, comparando com as possibilidades atuais.
O acorde da intro de Blind do Korn tem intervalos tenebrosos e eu curto.
Comentando para melhorar o algoritmo 🎉
Seu conteúdo é de Veras um CONTEÚDO
Olá! Na minha humilde opinião, foi um erro que foi percebido, mas deixaram passar, e arrisco dizer o motivo: quando um take é muito bom, provavelmente não se consegue repetir, na verdade quanto mais se toca um solo numa gravação, vai meio que perdendo a "inspiração", a beleza dele, vai ficando mais automático e frio, então se 99% daquele take está fantástico e correto, o 1% de errinho não invalida em nada, fica assim mesmo na mixagem final. E outra, num contexto geral, rock nem é pra ser perfeito mesmo. Parabéns pelo vídeo!
Também acho que é por aí, Alan!
Levando em consideração que o restante do solo possui variações tbm, acredito que foi proposital. Se não me engano a parte final tbm tem variações do solo.
Eu acho que ele fez isso propositalmente ou pelo menos escutou depois de ter tocado e gostou do jeito que ficou, pois incrivemente isso fica bom em double tracking.
Maravilha!
Eu ri demais na parte do Ozzy falando:
- "I don't know!". 😂🤣
eu sempre achei q tava pirado com essa nota do caralho
Obrigado por me ajudar a provar que eu não estava louco kkk 🤘🏼
Li que Randy não teve muito tempo para elaborar os discos do Ozzy, fico imaginando o que ele teria feito se ele tivesse tempo e acesso a toda tecnologia disponível nos tempos atuais.
Isso foi no Diary of a Madman. Eles tiveram uma pausa no meio da turnê do Blizzard para compor, entrar em estúdio, gravar e voltar pra estrada.
Sobre o uso de intervalos dissonantes em solo eu particularmente gosto que tenha mais do que só um solo ali na penta e tals. Tipo gosto muito do Korn que, embora não tenha bem solos, traz muito inclusive a semitonância da segunda menor, e eu acho particularmente magnífico
Olá, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Quer dizer que, escutando sem fone, não percebemos o erro? Isso não ficou claro.
Da pra notar. Mas fica mais difícil sem dúvidas! Abs
Vídeo sensacional 👏👏👏 Parabéns
Excelente.
vídeo foda! E de quebra ainda me ajudou a notar que eu tinha alterado o balanço do som dos meus fones e nunca arrumei. Fiquei no 80/100 por meses e só reparei depois que chegou a parte do audio 3d hahaha
Eu que sou leigo, realmente não notei o erro. Apenas acho uma "distorção fod@"! Acho impressionante como você e outros músicos conseguem identificar notas no meio de tanta distorção! Quanto ao Randy, ele e o Zakk são monstros, mas prefiro o Jake E Lee. Abraço e sucesso sempre, Marco!
Eu prefiro o Randy! Hahaha abs Áureo!
O cara ers tão foda que mesmo errando ela sabia que ficaria bom .
❤
Um vídeo melhor que outro. Parabéns.
Valeu, Jonathan!
eu escutava, achava estranho, mas pensava que era culpa de atraso do delay
Você abriu um portal que estava fechado na minha mente
Randy usava dois sons ao mesmo tempo ao vivo, caixa limpa de um lado e com os efeitos do outro lado.
Engraçado, eu sempre notei essa nota dissonante nesse solo mas como não sou músico, não fazia ideia do que era.
A famosa nota 'birolha' mas é o charme, a provocação!
isso passo pq ele era um bom guitarrista e respeitado, dizem q os cds com ele praticamente foram a banda que fizeram, vai ver na hora q ele ouviu assim acho legal e deixa la, sem fala q era grava em fita neh, deve ter visto na hora da mix as vezes, ja nem tinha o mesmo set up pra gravar
Amei o canal
7:54 eu acho que rolava e ainda rola muito isso em relação à diferença de gravação dos gringos para os brasileiros : o gringo valoriza muito a performance se não soar como ele gosta faz outro take, até pra timbragem se a distorção estiver de acordo com a proposta que ele quer, não importa nem o ruído( visto que muitas gravações do Metallica se isolar as guitarras vc ouve um ruído) mas que na mix final fica incrível. Enfim eu acredito que ele teve consciência mesmo do pequeno "erro" mas que a performance, a forma como soou ficou tão incrível, que acabou indo pra versão final
Eu acho que na pegada do Ozzy foi proposital e que funcionou super bem. O choque harmônico conversa muito com a distorção, a irreverência e o pioneirismos típicos do som do Ozzy. Black Sabbath foi uma das primeiras bandas que utilizou amplificadores valvulados propositadamente acima da regulagem máxima para criar overdrive e (muita) distorção. Choque harmônico pra eles é fichinha! kkkkk
Isso foi intencional não um erro aliás dissonância é muito comum em bandas de death metal , black metal e afins
Na verdade esse youtuber esta falando besteira o intervalo que ele julga ser errado é entre o dó# e o Re .. só que essas duas notas fazem parte do campo harmonica em que a musica foi construida baseada na escala de La maior que é formada por ( A - B - C# - D - E - F# - G# - A) e a embolada era por causa da distorcao
Eu acho q foi proposital, esse choque sempre aparece em solo de musica heavy metal, thrash metal etc... e fica bom nesse estilo de musica, na minha opinião
Em black metal é bem comum.
Valeu..🤘
Randy realmente era bizarro cara, essa historia de nos erramos por não sermos maquinas n se aplicava a essa aberração das 6 cordas...
Seria legal se vocês falasse de trilhas de games também acabei de ver um shorts seu falando dos arpeggios celestiais e lembrou muito um tema de Final Fantasy XII Main Theme.
Esse intervalo que ele diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom"
Na verdade não foi o guitarrista que errou
Obrigado por explicar, já fiz isso na guitarra acidentalmente e nem sabia o porquê soava tão ruim kkkk.
Esse intervalo que ele diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom"
Na verdade não foi o guitarrista que errou
O maior erro desse solo é que ele acaba 😂 parabéns pelo conteúdo!
Hahahaha isso aí!!
@@fernandomendes1808 vc ficou revoltado por causa do Randy ou por causa da burrice dele não intender de teoria musical harmonia musical?
O cérebro não apenas "deixa passar" as diferenças entre o que ouve à direita e à esquerda, como também prefere que assim o seja, porque o ambiente acústico em que o sistema nervoso evoluiu é naturalmente dissimilar. Temos dois ouvidos pelo mesmo motivo pelo qual temos dois olhos: isso permite ver e ouvir o espaço em sua tridimensionalidade. Já as segundas são intervalos peculiares porque geram frequências que não ouvimos como sons, mas como batimentos quase contáveis. Como já dito abaixo, em ocorrências raras e curtas, até funcionam como tempero, além de reforçar a dissimilaridade tão predileta do cérebro...
Muito bom comentário!
eu aaaacho que foi proposital. ele sabe muito bem o que faz, ele sabia desse lance neurológico e realmente fica bem legal ouvindo uma em cada ouvido, consigo apreciar cada nota, já sabendo do 'erro' e isso torna tudo foda bagarai
Esse intervalo que ele diz ser errado faz parte formação da escalas, e se faz parte elas se combinam * formação musical escala maior é " Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom"
Na verdade não foi o guitarrista que errou