🏔 Quer se tornar um estudante de elite? Junte-se agora à Everest Academy e estude em alta performance com base na ciência do aprendizado: bit.ly/3OMJMJn
Tenho 34 anos, estou indo pro quinto período de farmácia e encontro um vídeo maravilhoso desse ! Um erro que vejo muito nas universidades em geral, é o estudar pra passar e isso é passado de geração pra geração e é horrível
Eu uso uma técnica muito boa quando quero aprender sobre um assunto. Eu leio e releio até ver as letras aparecerem na minha frente quando fecho os olhos, n tem método melhor. Vc aprende até dormindo. Depois eu assisto vídeos sobre o assunto, só pra ter certeza q tá funcionando. N existe recompensa sem esforço.
Ótimo vídeo, amigo! Estudar a aprendizagem sob o ponto de vista da neuropedagogia/ciência é aquele tipo de coisa que puxa a minha atenção de um jeito que nunca vi acontecer com nenhum outro assunto. Sou um daqueles 'veteranos' que, em busca de descobrir como reter melhor o que estudava, passei pelos infelizes livros do William Douglas, Prof. Pier, Barbara Oakley e tanto outros. Bom, esses não são livros PÉSSIMOS; há coisas ainda piores publicadas por supostas "boas editoras". Mas com um pouco de aprofundamento, é possível ver estão muito desatualizados em relação aos estudos sérios dessa área. Com o tempo fui refinando as minhas referências, passando por Ali Abdal, Peter C. Brown, Frances A. Yates, Prof. Mário Chaves... Não minto, abri o vídeo com um certo receio de ouvir baboseiras de pirâmide da aprendizagem, curva do esquecimento, Ebbinghaus e etc. Mas surpreendi-me! Seu vídeo possui um bom embasamento do conteúdo e você ainda deixou boas aberturas para se aprofundamentar em tópicos específicos no futuro. Não conheço bem seu canal (pode ser que já tenha abordado esse assunto), mas tento deixar aqui uma crítica construtiva: Sua abordagem se concentrou muito no que fazer "intra sessão de estudo". Seria interessante ter reservado mais tempo para falar sobre o que fazer "inter sessões de estudo", dado que é isso o que é mais relacionado à eficácia da consolidação/reconsolidacão das memórias. Por exemplo, abordar a prática espaçada/distribuída (espaçamento). Que é a sugestão mais segura e eficaz para qualquer estudante de qualquer área ou mesmo sobre a especificidade de informação (conceito, processo, procedimento). Algumas boas referências: Latimier, Peyre e Ramus (2020). Cepeda et al. (2006). Karpicke e Roediger (2007). Maddox e Balota (2015). Logan e Balota (2008). NJ Cepeda (2008). H Pashler (2007) Abraços e sucesso na sua jornada!!
Hehehe, só pelas referências que você colocou aqui já vi que você é entendido também hehehe! É isso Raphael, bora pra cima contra esses mitos sobre o aprendizado e bora estudar da forma correta! Como você sugeriu referências, tenho 1 boa recomendação que é o Study Like a Champ do Dulonsky e do Gurung, mas é apenas uma visão geral, mas não deixa de ser um livro interessante
Oi!, bom dia, eu tenho algumas duvidas sobre memorização e vi que você entende do assunto por dizer algumas referências que julgo eu são boas, então, eu queria saber de você se você achou alguma coisa que dê para melhorar a capacidade de retenção da memoria procedimental ?
@@-Raphael-- Uma das coisas que percebi a pouco tem é que tenho bastante dificuldade de lembrar das coisas de um livro que leio com clareza, mesmo fazendo leitura ativa, anotações e conectando informações na página que estou lendo do livro, uma das coisas que imitei foi colocar os subtítulos ou palavras chaves no anki e ir destrinchando e falando o máximo de coisas que eu lembro sobre, vocês possuem alguma dica de como melhorar isso ? ou estou no caminho certo ?
A melhor maneira de estudar é com um papel e uma caneta na mão. Fazer questionários sem limite de perguntas e respostas. Essas perguntas e respostas do questionário tem que ser baseado com suas próprias palavras.
Esse negócio de escrever no papel virou coisa do passado. A menos que você esteja pensando em criar um apelo emocional ao dinheiro gasto no caderno e na caneta.
@@VideosViraisVirais-dc7nx verdadeiramente não, eu também uso tablet de 3k da Samsung como tbm uma simples folha de papel. O importante é escrever à mão de forma a fixar o estudo ativo e de maneira mais assertiva.
@@VideosViraisVirais-dc7nx PASSADO OU PRESENTE É O MENOS IMPORTANTE, MAS SIM, SE É EFICAZ OU NÃO. PARA MIM FAZENDO ISSO FUNCIONA. MAS É QUESTÃO DE SE INDETIFICAR NÉ. KK
o pessoal que estuda só porque cai na prova, só porque é disciplina da faculdade, só porque cai no vestibular... aí é foda... Liberdade é uma coisa incrível... poder estudar o que você realmente quer aprender é a melhor forma de aprender o que você realmente quer estudar!
o Melhor video do youtobe sobre aprendizado. Já usava algo paracido mais tinha dificuldade em organizar em processos agora sei que posso melhorar muito em aprender e transmitir conhecimento.
codificaçao para quem não saber é interpretar a informaçao, ou seja, entende o sentido da informaçao, guando você consegue explicar o que leu ou estudou voce realmente decodificou a informação.
interessante.. o Justin Sung postou um vídeo basicamente sobre isso um dia antes de você.. processos, conceitos e detalhes.. saber diferenciar o que é decoreba do que é um processo lóigico.. enfim, incrível ver esses gatilhos em diferentes contextos/idiomas sendo apresentados a partir de uma perspectiva científca. Ótimo vídeo Emmanuel, não pare!
@18:00 Nós somente aprendemos na prática e isso é evidente. Você pode ter aulas teóricas de natação com Michael Felps, mas nunca aprenderá a nadar se não for para prática. Você pode entender os procedimentos teóricos, no entanto, isso não é aprender. Isto é conhecer. Aprender é saber a prática e descrevê-la no campo teórico, assim elas se complementam para torná-lo proficiente.
@8:45 O uso de IA é interessante se você souber usar ou é uma ferramenta treinada minimamente para auxiliar numa tarefa específica, como upload de materiais confiáveis. Por exemplo, usar o GPT para criar uma analogia ou cuspir uma resposta sem que o sistema não seja direcionado para um contexto específico, ele pode cometer diversos erros básicos e você não reconhecer porque está estudando. Contudo, o uso de IA para auxiliar nos estudos é uma boa se souber o que está fazendo. Dependendo do que for o assunto, melhor evitar, com exceção se ela foi treinada para fornecer mediante a solicitação. Do jeito que foi colocado no vídeo, não diria ser uma dica correta da IA para os estudos.
Usei IA para estudos por uns dias, me surpreendi com a quantidade de erros quando se tratava de assuntos que eu já conhecia, quando você não conhece o assunto a informação pode lhe parecer certa, porém, nem sempre. Parei de usar por perceber que para a IA não ficar sem dar uma resposta, ela simplesmente monta uma resposta que não é verdadeira de forma elaborada para transparecer que aquilo é verdade.
@@jeanjulio1928Verdade, eu estou cursando matemática em uma federal e na maioria das vezes, só confio nos livros. Eu fiz algumas perguntas bobinhas como "defina função linear" e ele responde a definição de uma função afim, por exemplo. Já em um livro do ensino médio que eu tenho, explica direitinho o que é uma função linear. Quem sabe um dia as IAs ficam imbatíveis, mas atualmente, os livros são infinitamente superiores.
@@asrielvoador868 esse é o prognóstico mesmo, os livros são infinitamente superiores a qualquer IA. Tentei utilizar várias vezes já porque muita gente fala bem, mas não dá, é absurdo o tanto de informação errada que ela passa em coisas simples e isso falando do ChatGPT que é a melhor do mercado.
Oiie, Emmanuel. Tudo bem?? Voce poderia fazer um video de como estudar usando livros (didáticos, de faculdade medicina) porque eu não consigo saber como estudo lendo, mas quero aprender. Pois quando eu estiver entrado na faculdade vou ter que estudar pelos livros e também tenho apostilas em casa para vestibulares e não utilizo pelo fato de não saber estudar por livros.
Excelente conteúdo. Utilizo bastante os flashcards para estudar Inglês e tem me ajudado bastante. Mas tem que praticar. Não há outro caminho. Parabéns, Emmanuel!
Creio que essas tecnicas são bem melhores aplicadas em asssuntos mais estruturados e lineares, em livros de autoajuda ou filosofia por exemplo elas não poderiam ser usadas em seu potencial máximo por eles serem mais "abstratos"(tem muita diferença entre pegar um conceito bem definido em exatas para um ensinamento filosofico ou alguma instrução/conselho de um livro de desenvolvimento pessoal) De qualquer forma comecei a pouco tempo a desenvolver o habito de leitura e irei salvar esse vídeo.
Sugestão de vídeo: como seu pai (Eslen) conheceu sua mãe. Kkk brinks. Parabéns pelo vídeo. Conteúdo muito bom. Você é fera. O Brasil precisa de mais médicos esforçados como você. Dr. Enéas Carneiro ficaria orgulhoso. 🫡
Na matéria de biologia, gosto de pegar uma folha em branco e um lápis para descrever como é procedimento de tal coisa, dessa forma, eu aprendo e acabo consolidando a informação
Um exemplo disso é quando fui descrever os processos na matéria de citologia na parte de célula eucariótica, procariótica, membrana, transporte por membrana, etc
Perfeito, eu apelido essa técnica de free recall, por que você evoca livremente as informações, sem dicas (como ocorre em questões fechadas) Ontem mesmo eu usei isso para a parte da irrigação/drenagem do encéfalo, ajuda demais!
@6:20 Discordo da parte de ficar perguntando e, sobretudo, ser influenciado sobre o que é ou não importante. Não tem como saber de tudo, você precisa ter um objetivo do que está estudando. Se não tiver, claro, que qualquer coisa chamará sua atenção se você tiver um gosto em diversas matérias. A densidade do conhecimento vem ao longo do tempo, é natural conforme mantém a consistência e frequência dos estudos. Agora, deixar ser influenciado por um professor ou instrutor a respeito do que é ou não importante é maluquice, exceto caso deseja ser como um papagaio de ficar repetindo o que leu e o que lhe disseram ao invés de ser protagonista nos seus estudos; assim surgem as mentes ortodoxas.
Faço faculdade de Farmácia, trabalho 6 X 1, e cuido de casa. Com essa rotina puxada, como colocar esse aprendizado em prática sem enlouquecer? 4 horas diárias no transporte público.
Uma das coisas que percebi a pouco tem é que tenho bastante dificuldade de lembrar das coisas de um livro que leio com clareza, mesmo fazendo leitura ativa, anotações e conectando informações na página que estou lendo do livro, uma das coisas que imitei foi colocar os subtítulos ou palavras chaves no anki e ir destrinchando e falando o máximo de coisas que eu lembro sobre, vocês possuem alguma dica de como melhorar isso ? ou estou no caminho certo ?
Acho o conteúdo dele muito massa, apesar deu achar que ele enfatiza muito as técnicas de estudo apenas (ignorando sono, atenção, etc), ele passa muitas visões interessantes!
@@EmmanuelNominato volta e meia ele comenta sobre isso, mas é mais em Q&A e lives.. descobri aquele livro "Why wee sleep" num desses vídeos dele.. mas de forma geral, ultimamente o conteúdo dele está bem leve, num sentido de criar diferentes visões acerca de seu método.. vídeo mais técnicos provavelmente vai achar no canal do "I can study" (que é dele), que aí de fato, é focado na "metodologia" que ele propõe
olha moça, eu estou indo para o terceiro ano de medicina e eu recomendo muito o estudo ativo por questões. fazer questão, errar, destrinchar cada vírgula do seu erro e fazer questões parecidas para consolidar e descobrir outras falhas. fui muito simplista na explicação não é só isso, exige toda uma metrificação para ser muito eficiente. mas essa técnica costuma dar muito certo, a última prova do Enem q ei fiz estava com uma média de 86% de acertos, então vale a pena.
@20:00 dizer que uma equação não tem lógica e a dica eficaz é DECOREBA, foi a sentença mais ignorante que já ouvi hoje. HAUHAUHAUAHUAHUHAUHAUHAUAHAUH A ordem da ramificação de aorta é totalmente lógico, seguindo o conceito anatômico: 1) ascendente - tem este nome porque sai do ventrículo esquerdo e sai VERTICALMENTE em DIREÇÃO AO ARCO; 2) arco - tem uma curva de 180º -- creio que é impossível não entender isso; e 3) descendente - trajeto do vaso sanguíneo ao longo da coluna vertebral. Não entendi como é possível chamar isso de "decoreba"!
Meu amigo, li todas suas críticas aqui! Primeiro, citei sobre as ramificações da aorta, e não sobre as partes dela, como citado por você aqui! Além disso, não tirei nada do céu, se quiser posso referenciar cada artigo que suporta o que você disse que está errado no vídeo! Mas aprecio seu tempo para apontar todos esses "defeitos", realmente você deve ser um cara muito produtivo e com muitos afazeres para ter todo esse tempo disponível. E sobre atraso(citado em outro comentário), hehehe, acredito que você que precisa amadurecer para aprender a fazer críticas construtivas, pois dessa forma que você comentou, mostrou apenas ser mais um cara amargurado e que, ao discutir sobre ciência, é apenas mais um zero à esquerda, pois conhecimento se constrói na base do respeito, o que você demonstra não ter nem um pouco! Boa sorte ai campeão
As vezes eu queria que você fosse estudante direito para trazer umas dicas mais direcionadas para essa área, não que suas dicas não funcionem, elas são excelentes .. mas sinto que no direito, alguns métodos são mais complicados de se aplicar.
Sinceramente, identifico diversos erros neste vídeo (alguns foram pontuados brevemente nos comentários). Você menciona muita opinião enquanto entitula "BASEADO NA CIÊNCIA". hauahuahauhauh... complicado. Se não tivesse este título, nada a reclamar, pois opinião é opinião. Porém, consigo relevar facilmente porque o autor do vídeo ainda é um garoto que deve ter no máximo 25 anos. Chegando nos 30 ou 35 e não ter uma lógica mais apurada, daí diria que é atraso mesmo.
6:45 vc falou que precisamos saber quais informacoes priorizar. COMO SABER? Parei o video nessa parte e sei que nao vai ser frutifero assistir, pq vc pincelou bem superfialmente (mesmo dando exemplo) e confesso que nao me ajudou muito nao. Nao curti.
Como lembrar tudo que você leu... e nos primeiros minutos do video * Não é possível lembrar de tudo * Muito bom, mas não tanto, poderia ajustar o título.
Ou os dois cursos que você comprou eram ruins, ou você não aplicou o que aprendeu! Porque é fato que existe uma forma certa de estudar, a questão é saber quem ouvir! De toda forma, te desejo todo o sucesso Fabio, e espero que consiga melhorar seus estudos!
No ano da sua aprovação, você focou só no Enem ou em Vestibulares também? Estou com essa dúvida sobre o que devo fazer. Gosto muito dos seus vídeos, abraço!
Fala Joao Paulo, valeu pelo feedback mestre! Estudei com foco no enem, mas aprofundando bem nas matérias, principalmente em naturezas. As matérias são as mesmas, estudar com uma maior profundidade (focando em vestibulares tradicionais) pode até te beneficiar, entretanto, você precisa dar um foco bacana no modelo de questões do ENEM, principalmente em linguagens e em matemática, que é bem peculiar
Não existe nada no nosso cérebro ,ele é vazio, não e como as pessoas pensam....estou vivendo isso e é a maior paz...100%da Cabalá!!! Que não tem nada com perda de memória, está tudo aquias não aparece, tudo vazio!!!!um dia vc chega lá!!!
🏔 Quer se tornar um estudante de elite? Junte-se agora à Everest Academy e estude em alta performance com base na ciência do aprendizado: bit.ly/3OMJMJn
Pra mim funciona assim: estudo + revisão + exercícios = conhecimentos consolidados!
Tenho 34 anos, estou indo pro quinto período de farmácia e encontro um vídeo maravilhoso desse !
Um erro que vejo muito nas universidades em geral, é o estudar pra passar e isso é passado de geração pra geração e é horrível
1:47
Eu uso uma técnica muito boa quando quero aprender sobre um assunto. Eu leio e releio até ver as letras aparecerem na minha frente quando fecho os olhos, n tem método melhor. Vc aprende até dormindo. Depois eu assisto vídeos sobre o assunto, só pra ter certeza q tá funcionando. N existe recompensa sem esforço.
Repetição top
Ótimo vídeo, amigo!
Estudar a aprendizagem sob o ponto de vista da neuropedagogia/ciência é aquele tipo de coisa que puxa a minha atenção de um jeito que nunca vi acontecer com nenhum outro assunto.
Sou um daqueles 'veteranos' que, em busca de descobrir como reter melhor o que estudava, passei pelos infelizes livros do William Douglas, Prof. Pier, Barbara Oakley e tanto outros.
Bom, esses não são livros PÉSSIMOS; há coisas ainda piores publicadas por supostas "boas editoras". Mas com um pouco de aprofundamento, é possível ver estão muito desatualizados em relação aos estudos sérios dessa área.
Com o tempo fui refinando as minhas referências, passando por Ali Abdal, Peter C. Brown, Frances A. Yates, Prof. Mário Chaves...
Não minto, abri o vídeo com um certo receio de ouvir baboseiras de pirâmide da aprendizagem, curva do esquecimento, Ebbinghaus e etc.
Mas surpreendi-me! Seu vídeo possui um bom embasamento do conteúdo e você ainda deixou boas aberturas para se aprofundamentar em tópicos específicos no futuro.
Não conheço bem seu canal (pode ser que já tenha abordado esse assunto), mas tento deixar aqui uma crítica construtiva:
Sua abordagem se concentrou muito no que fazer "intra sessão de estudo". Seria interessante ter reservado mais tempo para falar sobre o que fazer "inter sessões de estudo", dado que é isso o que é mais relacionado à eficácia da consolidação/reconsolidacão das memórias.
Por exemplo, abordar a prática espaçada/distribuída (espaçamento). Que é a sugestão mais segura e eficaz para qualquer estudante de qualquer área ou mesmo sobre a especificidade de informação (conceito, processo, procedimento).
Algumas boas referências:
Latimier, Peyre e Ramus (2020). Cepeda et al. (2006). Karpicke e Roediger (2007). Maddox e Balota (2015). Logan e Balota (2008).
NJ Cepeda (2008). H Pashler (2007)
Abraços e sucesso na sua jornada!!
Hehehe, só pelas referências que você colocou aqui já vi que você é entendido também hehehe! É isso Raphael, bora pra cima contra esses mitos sobre o aprendizado e bora estudar da forma correta! Como você sugeriu referências, tenho 1 boa recomendação que é o Study Like a Champ do Dulonsky e do Gurung, mas é apenas uma visão geral, mas não deixa de ser um livro interessante
Me ensina ai, 🙏 queria saber como estudar melhor e lembrar das coisas que li
Oi!, bom dia, eu tenho algumas duvidas sobre memorização e vi que você entende do assunto por dizer algumas referências que julgo eu são boas, então, eu queria saber de você se você achou alguma coisa que dê para melhorar a capacidade de retenção da memoria procedimental ?
@@-Raphael-- Uma das coisas que percebi a pouco tem é que tenho bastante dificuldade de lembrar das coisas de um livro que leio com clareza, mesmo fazendo leitura ativa, anotações e conectando informações na página que estou lendo do livro, uma das coisas que imitei foi colocar os subtítulos ou palavras chaves no anki e ir destrinchando e falando o máximo de coisas que eu lembro sobre, vocês possuem alguma dica de como melhorar isso ? ou estou no caminho certo ?
@marcelofilho3233 vish, que tenso
A melhor maneira de estudar é com um papel e uma caneta na mão. Fazer questionários sem limite de perguntas e respostas.
Essas perguntas e respostas do questionário tem que ser baseado com suas próprias palavras.
Esse negócio de escrever no papel virou coisa do passado. A menos que você esteja pensando em criar um apelo emocional ao dinheiro gasto no caderno e na caneta.
@@VideosViraisVirais-dc7nx verdadeiramente não, eu também uso tablet de 3k da Samsung como tbm uma simples folha de papel.
O importante é escrever à mão de forma a fixar o estudo ativo e de maneira mais assertiva.
@@VideosViraisVirais-dc7nx ainda bem que eu não vou seguir esse seu conselho.
@@VideosViraisVirais-dc7nx PASSADO OU PRESENTE É O MENOS IMPORTANTE, MAS SIM, SE É EFICAZ OU NÃO. PARA MIM FAZENDO ISSO FUNCIONA. MAS É QUESTÃO DE SE INDETIFICAR NÉ. KK
@@VideosViraisVirais-dc7nx tipo de comentário que vai totalmente contra as pesquisas de neuroaprendizagem
o pessoal que estuda só porque cai na prova, só porque é disciplina da faculdade, só porque cai no vestibular... aí é foda... Liberdade é uma coisa incrível... poder estudar o que você realmente quer aprender é a melhor forma de aprender o que você realmente quer estudar!
Mas pra chegar nisso de estudar o que quer tem muito chão kkkk
o Melhor video do youtobe sobre aprendizado. Já usava algo paracido mais tinha dificuldade em organizar em processos agora sei que posso melhorar muito em aprender e transmitir conhecimento.
codificaçao para quem não saber é interpretar a informaçao, ou seja, entende o sentido da informaçao, guando você consegue explicar o que leu ou estudou voce realmente decodificou a informação.
@@treinoemcasa3 simmm
🎉🎉
interessante.. o Justin Sung postou um vídeo basicamente sobre isso um dia antes de você.. processos, conceitos e detalhes.. saber diferenciar o que é decoreba do que é um processo lóigico.. enfim, incrível ver esses gatilhos em diferentes contextos/idiomas sendo apresentados a partir de uma perspectiva científca. Ótimo vídeo Emmanuel, não pare!
@18:00 Nós somente aprendemos na prática e isso é evidente. Você pode ter aulas teóricas de natação com Michael Felps, mas nunca aprenderá a nadar se não for para prática.
Você pode entender os procedimentos teóricos, no entanto, isso não é aprender. Isto é conhecer. Aprender é saber a prática e descrevê-la no campo teórico, assim elas se complementam para torná-lo proficiente.
Melhor comentário
Parabéns e obrigada pelo excelente conteúdo Emmanuel. Muito sucesso👏🏼👏🏼
Emmanuel, faz um vídeo de como estudar na faculdade, por favor. Não precisa ser necessariamente de medicina.
É só grifar o importante, confia 😊
Vê as palestras do prof. Pierluigi Piazzi
@8:45 O uso de IA é interessante se você souber usar ou é uma ferramenta treinada minimamente para auxiliar numa tarefa específica, como upload de materiais confiáveis. Por exemplo, usar o GPT para criar uma analogia ou cuspir uma resposta sem que o sistema não seja direcionado para um contexto específico, ele pode cometer diversos erros básicos e você não reconhecer porque está estudando.
Contudo, o uso de IA para auxiliar nos estudos é uma boa se souber o que está fazendo. Dependendo do que for o assunto, melhor evitar, com exceção se ela foi treinada para fornecer mediante a solicitação. Do jeito que foi colocado no vídeo, não diria ser uma dica correta da IA para os estudos.
Usei IA para estudos por uns dias, me surpreendi com a quantidade de erros quando se tratava de assuntos que eu já conhecia, quando você não conhece o assunto a informação pode lhe parecer certa, porém, nem sempre. Parei de usar por perceber que para a IA não ficar sem dar uma resposta, ela simplesmente monta uma resposta que não é verdadeira de forma elaborada para transparecer que aquilo é verdade.
@@jeanjulio1928 ela não tem acesso a todo conhecimento do mundo que eu achei que ela tinha, ela tem acesso a resumos
@@jeanjulio1928Verdade, eu estou cursando matemática em uma federal e na maioria das vezes, só confio nos livros. Eu fiz algumas perguntas bobinhas como "defina função linear" e ele responde a definição de uma função afim, por exemplo. Já em um livro do ensino médio que eu tenho, explica direitinho o que é uma função linear. Quem sabe um dia as IAs ficam imbatíveis, mas atualmente, os livros são infinitamente superiores.
@@Apenasumcaracomum11 Isso mesmo, ela faz resumos superficiais de conteúdos da Internet
@@asrielvoador868 esse é o prognóstico mesmo, os livros são infinitamente superiores a qualquer IA. Tentei utilizar várias vezes já porque muita gente fala bem, mas não dá, é absurdo o tanto de informação errada que ela passa em coisas simples e isso falando do ChatGPT que é a melhor do mercado.
1. CONCEITO: FLASHCARDS, PARA MELHORAR O APRENDIZADO DE CONCEITOS.
2. PROCESSO: ATRAVES DE UM MAP NO PAPEL
@zse7111 encontrei este canal e me apaixonei pelo canal! Um tanto de informação que ele conseguiu elencar num vídeo! Menino vc e demais! Obrigada!
Oiie, Emmanuel. Tudo bem?? Voce poderia fazer um video de como estudar usando livros (didáticos, de faculdade medicina) porque eu não consigo saber como estudo lendo, mas quero aprender. Pois quando eu estiver entrado na faculdade vou ter que estudar pelos livros e também tenho apostilas em casa para vestibulares e não utilizo pelo fato de não saber estudar por livros.
@juliaferreirasantos4461 pesquise sobre leitura ativa e faça exercícios depois de ler. Revisão ativa também ajuda bastante.
Conteúdo top!!! Obg por continuar produzindo conteúdo de estudos nas "férias" 🙏🏼
Este foi o melhor vídeo que vi sobre aprendizado na minha vida
Que vídeo incrível. Didática e edição perfeita
Gostei muito das dicas, parabéns!
Excelente conteúdo. Utilizo bastante os flashcards para estudar Inglês e tem me ajudado bastante. Mas tem que praticar. Não há outro caminho.
Parabéns, Emmanuel!
Creio que essas tecnicas são bem melhores aplicadas em asssuntos mais estruturados e lineares, em livros de autoajuda ou filosofia por exemplo elas não poderiam ser usadas em seu potencial máximo por eles serem mais "abstratos"(tem muita diferença entre pegar um conceito bem definido em exatas para um ensinamento filosofico ou alguma instrução/conselho de um livro de desenvolvimento pessoal)
De qualquer forma comecei a pouco tempo a desenvolver o habito de leitura e irei salvar esse vídeo.
muito bom. já botar em prática.
Excelente vídeo, irmão!! 👏🏼👏🏼👊🏼
Muito interessante esses processos e procedimentos de memorizar, muito técnico as informações,
Obrigado!
vídeo com muito conteúdo bom. Parabéns
Minha área é matemática e estatística, não é difícil entender, mas é difícil fazer pq tem muitos processos.
ta foda viu emmanel, faço a leitura da lei quando vou argumentar juridicamente cadê a lei? é uma bomba mesmo
ai é mais dificil mesmo. Nao é apenas um conceito. tem que lembrar do numero, do artigo, inciso e o que ta escrito na lei
Tenta usar em exemplos bem esdrúxulos, pra mim funciona bem
@@aimtrainerfpslong3225 emoção tbm é uma forma de memorizar
@@aimtrainerfpslong3225 tenta usar o Anki
vlw demais . Everest Academy estou dentro com tudo ....vai dar...
GANHOU MAIS UM INSCRITO - EXCELLENTE VÍDEO - GRATIDÃO
Sugestão de vídeo: como seu pai (Eslen) conheceu sua mãe. Kkk brinks. Parabéns pelo vídeo. Conteúdo muito bom. Você é fera. O Brasil precisa de mais médicos esforçados como você. Dr. Enéas Carneiro ficaria orgulhoso. 🫡
heheheheheh, que doidera! Mas valeu demais irmão, fico feliz demais que tu esteja curtindo o conteúdo e alinhado com a missão aqui do canal!
Gostei muito vou aplicar de forma efetiva
Para colocar em prática através de questões para concursos, qual o melhor o Q Concursos ou TEC Concursos?
Decoreba: Mnemônicos, flash cards,
Na matéria de biologia, gosto de pegar uma folha em branco e um lápis para descrever como é procedimento de tal coisa, dessa forma, eu aprendo e acabo consolidando a informação
Um exemplo disso é quando fui descrever os processos na matéria de citologia na parte de célula eucariótica, procariótica, membrana, transporte por membrana, etc
Perfeito, eu apelido essa técnica de free recall, por que você evoca livremente as informações, sem dicas (como ocorre em questões fechadas)
Ontem mesmo eu usei isso para a parte da irrigação/drenagem do encéfalo, ajuda demais!
@@EmmanuelNominato Vou testar fazer isso
Muito obrigado
@6:20 Discordo da parte de ficar perguntando e, sobretudo, ser influenciado sobre o que é ou não importante.
Não tem como saber de tudo, você precisa ter um objetivo do que está estudando. Se não tiver, claro, que qualquer coisa chamará sua atenção se você tiver um gosto em diversas matérias.
A densidade do conhecimento vem ao longo do tempo, é natural conforme mantém a consistência e frequência dos estudos.
Agora, deixar ser influenciado por um professor ou instrutor a respeito do que é ou não importante é maluquice, exceto caso deseja ser como um papagaio de ficar repetindo o que leu e o que lhe disseram ao invés de ser protagonista nos seus estudos; assim surgem as mentes ortodoxas.
a parte de "processo" recomndo que quando evocar na folha de papel e associar faça criando um mapa mental
Brabo! ❤
Faço faculdade de Farmácia, trabalho 6 X 1, e cuido de casa. Com essa rotina puxada, como colocar esse aprendizado em prática sem enlouquecer?
4 horas diárias no transporte público.
usa as 4 horas de transporte pra vc estudar. Eu estudava quando estava acompanhando minha mãe na quimioterapia e acabei passando em um concurso
@vitorgamergg1986 impossível, transporte Lotado , mal dá pra se mexer...
Uma das coisas que percebi a pouco tem é que tenho bastante dificuldade de lembrar das coisas de um livro que leio com clareza, mesmo fazendo leitura ativa, anotações e conectando informações na página que estou lendo do livro, uma das coisas que imitei foi colocar os subtítulos ou palavras chaves no anki e ir destrinchando e falando o máximo de coisas que eu lembro sobre, vocês possuem alguma dica de como melhorar isso ? ou estou no caminho certo ?
Você é top 🔥
Muito bom guerreiro
Gratidão
sensacional
1:27 Caro editor, boa a transição! Apenas atente-se que “fases” é com “s”. Abs 👍🏻
Eu lembrava de tudo naturalmente antes de ficar adulto, pegar gripes, desmaiar etc. Eu era uma wikipedia ambulante.
Qual a dica para estudar apenas por livros?
Seria flash card + free recall tbm? Juntos
QUE LEGAL!
Massa!
Maravilhosoooooo
Massa mano voce explica bem!
Tmj meu mano!
Continua fazendo vídeo,pelo amor de Deus 🎉
Aprender a codar é procedimentar, decoreba ou ambos?
“Foi literalmente pro lixo” XD
Emmanuel, você conhece o Justing Sung? Se sim, qual sua opinião sobre o conteúdo dele?
Acho o conteúdo dele muito massa, apesar deu achar que ele enfatiza muito as técnicas de estudo apenas (ignorando sono, atenção, etc), ele passa muitas visões interessantes!
@EmmanuelNominato Você já pensou em fazer o treinamento dele?
@@EmmanuelNominato volta e meia ele comenta sobre isso, mas é mais em Q&A e lives.. descobri aquele livro "Why wee sleep" num desses vídeos dele.. mas de forma geral, ultimamente o conteúdo dele está bem leve, num sentido de criar diferentes visões acerca de seu método.. vídeo mais técnicos provavelmente vai achar no canal do "I can study" (que é dele), que aí de fato, é focado na "metodologia" que ele propõe
Ele basicamente falou do Palácio da Memória, só que com outras palavras.
vc acha uma boa estudar por livros para vestibular.
olha moça, eu estou indo para o terceiro ano de medicina e eu recomendo muito o estudo ativo por questões. fazer questão, errar, destrinchar cada vírgula do seu erro e fazer questões parecidas para consolidar e descobrir outras falhas. fui muito simplista na explicação não é só isso, exige toda uma metrificação para ser muito eficiente. mas essa técnica costuma dar muito certo, a última prova do Enem q ei fiz estava com uma média de 86% de acertos, então vale a pena.
@yasmimoliveira3963 Obrigada. Vou fazer isso sim.
Vc da monitoria?
@@rozianequeirozalves8447 dou sim
@@rozianequeirozalves8447 claro, dou sim
Esse é o melhor ex aluno de professor Renato Alves
Seria interessante ao invés de ser "esponja" ser uma peneira. Absorver tudo nem sempre é bom, pois nem tudo convém ou é útil.
Caraca, cravou! Uma peneira antes da esponja! Definição perfeita hehe
@20:00 dizer que uma equação não tem lógica e a dica eficaz é DECOREBA, foi a sentença mais ignorante que já ouvi hoje. HAUHAUHAUAHUAHUHAUHAUHAUAHAUH
A ordem da ramificação de aorta é totalmente lógico, seguindo o conceito anatômico:
1) ascendente - tem este nome porque sai do ventrículo esquerdo e sai VERTICALMENTE em DIREÇÃO AO ARCO;
2) arco - tem uma curva de 180º -- creio que é impossível não entender isso; e
3) descendente - trajeto do vaso sanguíneo ao longo da coluna vertebral.
Não entendi como é possível chamar isso de "decoreba"!
Meu amigo, li todas suas críticas aqui! Primeiro, citei sobre as ramificações da aorta, e não sobre as partes dela, como citado por você aqui! Além disso, não tirei nada do céu, se quiser posso referenciar cada artigo que suporta o que você disse que está errado no vídeo! Mas aprecio seu tempo para apontar todos esses "defeitos", realmente você deve ser um cara muito produtivo e com muitos afazeres para ter todo esse tempo disponível. E sobre atraso(citado em outro comentário), hehehe, acredito que você que precisa amadurecer para aprender a fazer críticas construtivas, pois dessa forma que você comentou, mostrou apenas ser mais um cara amargurado e que, ao discutir sobre ciência, é apenas mais um zero à esquerda, pois conhecimento se constrói na base do respeito, o que você demonstra não ter nem um pouco! Boa sorte ai campeão
Vamos tentar...
As vezes eu queria que você fosse estudante direito para trazer umas dicas mais direcionadas para essa área, não que suas dicas não funcionem, elas são excelentes .. mas sinto que no direito, alguns métodos são mais complicados de se aplicar.
Opa Samuel, de fato, o direito é uma área um pouco específico, e vou ver se trago alguém para fazer um vídeo comigo aqui que é da área!
Vai dar vc.
Você percebe que está desesperada quando para em vídeos assim 😂😂😂 gente do céu! Preciso decorar os trem que eu leio, uai.
5:00
Todo esse tempo pra falar só de: flashcard, mneumonico e praticar. Poderia ter falado em 5 minutos, e não agregou nada
Duas fazes 😢
Sinceramente, identifico diversos erros neste vídeo (alguns foram pontuados brevemente nos comentários). Você menciona muita opinião enquanto entitula "BASEADO NA CIÊNCIA". hauahuahauhauh... complicado. Se não tivesse este título, nada a reclamar, pois opinião é opinião.
Porém, consigo relevar facilmente porque o autor do vídeo ainda é um garoto que deve ter no máximo 25 anos. Chegando nos 30 ou 35 e não ter uma lógica mais apurada, daí diria que é atraso mesmo.
6:45 vc falou que precisamos saber quais informacoes priorizar. COMO SABER? Parei o video nessa parte e sei que nao vai ser frutifero assistir, pq vc pincelou bem superfialmente (mesmo dando exemplo) e confesso que nao me ajudou muito nao. Nao curti.
@@dona627 realmente, também, achei que só falou e seria o tipo de informação que não deveríamos guardar
Uma das leis do universo: tudo precisa passar por um processo para realmente ser consolidado.
Gostei do homem de preto, é assim mesmo, a gente se mata e não lembra de nada 😁
Como lembrar tudo que você leu... e nos primeiros minutos do video * Não é possível lembrar de tudo * Muito bom, mas não tanto, poderia ajustar o título.
Já comprei dois cursos desses e realmente eu sou testemunha que não funciona
Ou os dois cursos que você comprou eram ruins, ou você não aplicou o que aprendeu! Porque é fato que existe uma forma certa de estudar, a questão é saber quem ouvir! De toda forma, te desejo todo o sucesso Fabio, e espero que consiga melhorar seus estudos!
Minha área de prioridade é a Biblia.
10%
@@GabrielPrado-f6z 100%
No ano da sua aprovação, você focou só no Enem ou em Vestibulares também? Estou com essa dúvida sobre o que devo fazer. Gosto muito dos seus vídeos, abraço!
Fala Joao Paulo, valeu pelo feedback mestre! Estudei com foco no enem, mas aprofundando bem nas matérias, principalmente em naturezas. As matérias são as mesmas, estudar com uma maior profundidade (focando em vestibulares tradicionais) pode até te beneficiar, entretanto, você precisa dar um foco bacana no modelo de questões do ENEM, principalmente em linguagens e em matemática, que é bem peculiar
So fiquei olhando o que ele tem nos labios
ODEIO flashcards. hauhauhauah
Primeiro mn fixa
Merecido hehehehe
Quanta bobagem...
Não existe nada no nosso cérebro ,ele é vazio, não e como as pessoas pensam....estou vivendo isso e é a maior paz...100%da Cabalá!!! Que não tem nada com perda de memória, está tudo aquias não aparece, tudo vazio!!!!um dia vc chega lá!!!