Esse vídeo conta com o apoio da Insider Store! A Insider é uma grande apoiadora do nosso canal e é por causa dela que podemos trazer conteúdo semanalmente. Não deixe de adquirir a sua Tech T-Shirt. Acesse o link abaixo e utilize o cupom HOC12 para obter 12% de desconto! bit.ly/Insider_E_ProfessorHOC
Cabos né. Falei há 2 anos que provavelmente ficaríamos sem internet e dariam alguma desculpa sobre isso e me chamaram de terraplanista. A intenção é criar crises. Quanto mais crises, mais dependência do estado.
os conservadores alertam sobre isso já faz tempo desde q submarinos Russos foram detectados na Irlanda e depois aqui no RJ e na época foram taxados de TEORIA DA CONSPIRAÇÃO....depende de quem fala, né ?
Professor por gentileza vamos estender esse assunto. Pois e um ótimo tema para tratar geopolítica em sala de aula, os alunos escutam que o professor falar de internet, e rapidinho começam a prestar atenção. Acho um ótimo tema como gatilho para calar de geopolítica em sala.
O professor HOC, além de um material que é inacreditável ser gratuito, tem uma voz tão gostosa de ficar ouvindo! Agora eu lavo a louça, limpo a casa, limpo os arquivos tudo ouvindo as aulas dele haha
Esperava mais do que apenas teorias, exemplos históricos reforçariam essas teorias, porém como não tem. Na prática, tudo que tem no oceano (exceto em costas das fronteiras dos países) é sem lei. Por isso a maior parte dos interessados são empresas privadas. A segurança de acesso desses cabos é rígida (falamos de uma empresa privada), sendo muito mais fácil acessar por intermediários que fazem parte da rede (usuários/empresas) do que a própria rede em si. Em décadas de uso, mesmo com a guerra da ucrânia atualmente, nem se cogita atacar esses cabos por 2 motivos: 1 - O mar nunca será alvo de nada em guerras, mesmo em batalhas, os cabos ficam no fundo dos oceanos a milhares de quilômetros de profundidade, onde o acesso humano é ínfimo. 2 - É um tiro no pé. Como todos fazem uso, quem sai perdendo é justamente quem envia e recebe dinheiro pela internet (praticamente todos no mundo). Sem falar de questões mundiais que podem levar o país autor do ataque a receber bloqueios econômicos (na teoria). Afinal tivemos a China com o COVID e o mundo sequer fez vista grossa para isso. Prejudicando milhares de vidas e países no mundo inteiro.
Realmente este não é um assunto muito explorado pela grande mídia (na verdade, talvez nem seja), mas é de enorme importância. Limitar ou eliminar o acesso de um país à internet, atualmente, deve ser pior do que cortar o seu suprimento de comida. É isso assusta. Aliás, sabendo desta importância, me admira o Putin não ter ao menos tentado afetar as redes da Ucrânia - se é que não tentou.
MUITO Facinante, quase tudo em todos os aspectos, hoje é usado nas Batalhas Geopolíticas, acredito que se eles não aumentarem a segurança desses Cabos, várias nações vão acabar sofrendo com isto.
Impressionante a aula. Um tema que sempre tive curiosidade de saber como funciona. Acredito que, assim como os cabos são importantes, os servidores onde ficam armazenados a imensidão dos dados produzidos diariamente, traga preocupação igual ou até maior em relação a infraestrutura dos cabos.
Acompanho o mapa de construção de cabos submarinos desde 2005. Não por questões geopolíticas, mas por conta do lag em jogos online com servidores em países diferentes
Agora rapidamente. Acho que a questão de espionagem hoje é bem mais difícil com a criptografia atual. Força bruta já é computacionalmente impossível a muito tempo, e como as mensagens vão em blocos fracionados (Possivelmente até partes da mensagem indo por cabos diferentes) seria um inferno só para juntar as partes de um mensagem. Além de que isso assume que eles saibam o que eles estão procurando a priori, se tiver que analisar os dados seria necessário executar cryptanalyze em toneladas de dados, como fotos de Instagram e outros apenas para encontrar uma long word (Uma das *menores* unidades potencialmente "uteis" em criptografia, encontrar um byte não ajuda em nada). Sem contar que, ou eles gravam tudo que passa (de informação) criando um buffer crescente, que vai cair no ultimo caso, e deixa fluir, ou eles tentam analisar em tempo real ("Impossível"), ou eles retém os dados até analisarem (Ficaria obvio que a rede está sob ataque), ou eles ficam analisando frações de dados (E quando encontrarem algo útil, o resto da mensagem já foi).
Sempre achei muito curioso esse tema dos cabos submarinos. Quase nao falam delees. Me lembro que no Ensino Medio nunca.foram mencionados e mesmo na faculdade de TI e olha que na epoca era o melhor curso de TI do Brasil
Professor, seria possivel nos passar sua visão de contexto da internet via satelite q o elon musk fornece no caso sobre o msm ponto de vista desse vídeo?
O video esta exelente so faltou visar uma duvida porque nao usamos o satélite ou outra rede ao invés do cabos ? O uso de cabos submarinos para comunicações de dados tem a ver com a eficiência, confiabilidade e custos envolvidos na transmissão de informações em longas distâncias. Embora os satélites também sejam usados para comunicações de longa distância, eles têm algumas limitações que tornam os cabos submarinos mais atraentes em determinados cenários: Latência: A latência é o tempo que leva para os dados viajarem de um ponto a outro. Em comunicações via satélite, os sinais precisam viajar do transmissor para o satélite em órbita, em seguida, de volta para a Terra até o receptor. Essa viagem leva um tempo considerável e causa atraso na transmissão, o que é mais perceptível em aplicações sensíveis à latência, como videochamadas, jogos online e transações financeiras. Já os cabos submarinos transmitem os dados diretamente entre os pontos de origem e destino, reduzindo significativamente a latência. Capacidade de transmissão: Os cabos submarinos têm uma capacidade muito maior de transmissão de dados em comparação com os satélites. Isso ocorre porque a tecnologia de fibra óptica utilizada nos cabos submarinos pode transmitir enormes quantidades de dados em alta velocidade, enquanto os satélites têm limitações em relação à quantidade de dados que podem carregar. Confiabilidade: Cabos submarinos são mais resistentes a interferências eletromagnéticas e condições climáticas adversas do que os sinais via satélite, que podem ser afetados por chuvas intensas, tempestades solares e outros fenômenos. Além disso, a manutenção de cabos submarinos é mais acessível e direta do que a manutenção de satélites em órbita. Custo: Embora a instalação de cabos submarinos seja um investimento inicial significativo, em longo prazo, eles podem ser mais econômicos do que a utilização de satélites. Os custos operacionais e de manutenção dos cabos tendem a ser menores em comparação com a necessidade de lançamento, posicionamento e operação de satélites.
Vivemos outro tipo de domínio entre tantos já vividos pela humanidade, domínioS na verdade e silenciosos, rasteiros, covardes. Enfim um gigantesco manicômio, adoecendo de várias formas. Pior? Sim. Uma verdadeira invasão de nós contra nós pelos Humanóides: o mal fabricado pelo próprio humano contra humano ... Trágico e irremediável...salvo pela Divindade! Assustador. 8:04
Eu sempre imaginei que a invenção da internet é uma maneira de controlar o mundo e viciar as pessoas a depender totalmente dela, para que no momento oportuno isso seja desativado e o povo todo se lasque.
Muito legal professor! Meu like foi o 671! Talvez um assunto legal tbm para um próximo vídeo seria Massada! Talvez tbm seria legal convidar o André para falar um pouco sobre o assunto?
Acabar não vai pq os dados podem fazer mtos caminhos, até via satélite da Starlink que se comunicam via laser entre si, mas de fato vai prejudicar mto a velocidade qdo a informação tiver armazenada além mar.
Me lembro que em uma de suas aulas o professor HOC disse e muito bem que uma das vantagens (relativa) que a China tem em relação aos EUA/democracias é que o partido comunista pode decidir e implementar sem muitas burocracias. Os EUA precisam acordar, eu não sabia que a China tinha tanta vantagem assim em relação a esse tema tão sensível. Das 7 maiores, 5 são chinesas, nossa!...
HOC como sempre mentido na cara dura. Os EUA também decidem coisas importantes num piscar de olhos ainda mais quando é um assunto de interesse bipartidario como é o caso da China e Russia. Os bate boca, gritaria e escandalos no senado americano serve apenas para enganar os gado, as decisões que precisam ser tomadas já foram tomadas, o resto é pão e circo. Mas aí meu irmão exista uma pequena diferença, nos EUA o presidente pode bater o pé discordar e publicamente e não aceitar a decisão já tomada e aí você sabe o que acontece né, pergunte ao John F Kennedy kakakakakaa
Dois focos (concretos) de preocupação para mim são as obras perto do backbone sul-americano no nordeste (kkkk) e um boato de os Houthis estarem ameaçando romper cabos submarinos no Mar Vermelho. Isso causa incerteza para quem tem investimentos ou negócios na região (ou do outro lado do mundo)
Fico a imaginar o trabalho que dá para instalar centenas de milhares de quilômetros de cabos mar a dentro. Deve demorar meses ou até anos, fora o investimento em dólar. Capacidade humana não tem limites!
Tava especulando dia desses com minha mulher: E se a internet acabar? Dia desses comentei em um vídeo uma hipótese minha: internet sempre existiu, só foi aperfeiçoada. Pensem bem, quando alguém tem acesso a muita informação isso é um tipo de internet. Só o fato de você ter acesso a muitas pessoas é um tipo de internet. Se essas pessoas são profissionais diversos, se tem uma gama mais ampla da realidade, que em nossa presente data esta ao alcance de todos (democratizada) agora, através da internet. A internet......sempre existiu.
Esse vídeo conta com o apoio da Insider Store! A Insider é uma grande apoiadora do nosso canal e é por causa dela que podemos trazer conteúdo semanalmente. Não deixe de adquirir a sua Tech T-Shirt. Acesse o link abaixo e utilize o cupom HOC12 para obter 12% de desconto!
bit.ly/Insider_E_ProfessorHOC
Chora viralatinha kkkkkkk China sempre será superior a todos os paises😂 vcs querendo ou não, só aceitem hahahhajajahahaha
Professor Hoc sabe mais sobre a guerra que qualquer general Brasil 😅
Hummm
HOC tem umas grandes sacadas. Ele aborda assuntos importantíssimos e que ninguém está comentando. Parabéns novamente!
Professor, sugiro uma aula mais extensiva sobre a Geopolítica dos Cabos Submarinos.
Adorei esta aula, um tema muito curioso.
up
Vcs acreditam nesse neandertal? Ele falou q o Nazysmu é uma ideologia aceitável.
@@QiSuperiorATodos sai do fake gado
Cabos né. Falei há 2 anos que provavelmente ficaríamos sem internet e dariam alguma desculpa sobre isso e me chamaram de terraplanista. A intenção é criar crises.
Quanto mais crises, mais dependência do estado.
os conservadores alertam sobre isso já faz tempo desde q submarinos Russos foram detectados na Irlanda e depois aqui no RJ e na época foram taxados de TEORIA DA CONSPIRAÇÃO....depende de quem fala, né ?
Professor por gentileza vamos estender esse assunto.
Pois e um ótimo tema para tratar geopolítica em sala de aula, os alunos escutam que o professor falar de internet, e rapidinho começam a prestar atenção. Acho um ótimo tema como gatilho para calar de geopolítica em sala.
Excelente narrativa explicativa. Muito bom,parabéns pelo trabalho.
Eu diria que umas das várias invenções de testa seria capaz de resolver isso, mas isso é um papo para um próximo capítulo.
A complexidade do mundo em que vivemos é enorme. Obrigada pelas informações, Heni!💙🤍
Mais um vídeo lendário.
O melhor do RUclips disparado!
O professor HOC, além de um material que é inacreditável ser gratuito, tem uma voz tão gostosa de ficar ouvindo! Agora eu lavo a louça, limpo a casa, limpo os arquivos tudo ouvindo as aulas dele haha
Ótima vídeo pra utilizar na sala de aula! Muito bom!
Excelente aula professor 👏👏
Na data de hoje tivemos um cabo rompido entre Finlândia 🇫🇮 e Alemanha 🇩🇪, suspeita de sabotagem russa…
Uma pena não ter a live, mas esse vídeo ficou sensacional também. Aguardo a sua próxima aula
Essa aula foi espetacular. A cada aula aprendo mais. Parabéns professor.
Esperava mais do que apenas teorias, exemplos históricos reforçariam essas teorias, porém como não tem. Na prática, tudo que tem no oceano (exceto em costas das fronteiras dos países) é sem lei. Por isso a maior parte dos interessados são empresas privadas. A segurança de acesso desses cabos é rígida (falamos de uma empresa privada), sendo muito mais fácil acessar por intermediários que fazem parte da rede (usuários/empresas) do que a própria rede em si. Em décadas de uso, mesmo com a guerra da ucrânia atualmente, nem se cogita atacar esses cabos por 2 motivos:
1 - O mar nunca será alvo de nada em guerras, mesmo em batalhas, os cabos ficam no fundo dos oceanos a milhares de quilômetros de profundidade, onde o acesso humano é ínfimo.
2 - É um tiro no pé. Como todos fazem uso, quem sai perdendo é justamente quem envia e recebe dinheiro pela internet (praticamente todos no mundo). Sem falar de questões mundiais que podem levar o país autor do ataque a receber bloqueios econômicos (na teoria). Afinal tivemos a China com o COVID e o mundo sequer fez vista grossa para isso. Prejudicando milhares de vidas e países no mundo inteiro.
É MUITO IMPORTANTE ESSE ASSUNTO 👏👏👏👏👏
Assunto interessante. Obg professor. 16.09.23
As produções do HOC, são primorosas. Muito didático e informativo.
Realmente este não é um assunto muito explorado pela grande mídia (na verdade, talvez nem seja), mas é de enorme importância.
Limitar ou eliminar o acesso de um país à internet, atualmente, deve ser pior do que cortar o seu suprimento de comida. É isso assusta.
Aliás, sabendo desta importância, me admira o Putin não ter ao menos tentado afetar as redes da Ucrânia - se é que não tentou.
Excelente vídeo, seria interessante por as referências que você usou nas descrição, para o caso de alguém necessitar se aprofundar no assunto.
MUITO Facinante, quase tudo em todos os aspectos, hoje é usado nas Batalhas Geopolíticas, acredito que se eles não aumentarem a segurança desses Cabos, várias nações vão acabar sofrendo com isto.
Conteúdo muito instrutivo. Ignorante nesse assunto, amei aprender um pouco.
Obrigado, Professor!
Parabéns pelo aula Professor. Eu nem imaginava tudo isso. Que aula sensacional!!!👏👏👏⚘. Saúde e vida longa💙
Conteúdo maravilhoso, não sabia nada disso. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 obrigado Hoc👍🏼
Que coisa! Mais uma coisa para o mundo se preocupar. Muito grata professor HOC por nos esclarecer. 😊
Parabéns pelo trabalho professor !
HOC, faz um vídeo da geopolítica das redes sociais!
Decidi me inscrever pela forma sábia do professor HOC apresentar os temas mais importantes atualmente
Imagina o tempo que teria que esperar reconstruir os fios tudo de novo.
Conteúdo super interessante e de tamanha importância que TODOS deveriam assistir.
Conteúdo de qualidade, não podemos perder!!!
Impressionante a aula. Um tema que sempre tive curiosidade de saber como funciona. Acredito que, assim como os cabos são importantes, os servidores onde ficam armazenados a imensidão dos dados produzidos diariamente, traga preocupação igual ou até maior em relação a infraestrutura dos cabos.
esses videos nesse estilo esta incrivel
Como sempre uma explicação de excelência…gratidão 👏🏻👏🏻👏🏻💜
Muito bom !! Queremos parte 2 sobre este tema, muito bom !!!
Obrigado Professor!
Ouvir vc é certeza de conteúdo de qualidade .📸
Temos extremamente complexos são passados de forma simples. Isso é ser um bom comunicador!
Muito bem explicado professor!
Mas uma ótima a bordagem do profe Hoc, valeu pelo empenho de nos trazer sempre temas gepolitico atuais. Thanks.
Acompanho o mapa de construção de cabos submarinos desde 2005. Não por questões geopolíticas, mas por conta do lag em jogos online com servidores em países diferentes
Agora rapidamente. Acho que a questão de espionagem hoje é bem mais difícil com a criptografia atual. Força bruta já é computacionalmente impossível a muito tempo, e como as mensagens vão em blocos fracionados (Possivelmente até partes da mensagem indo por cabos diferentes) seria um inferno só para juntar as partes de um mensagem. Além de que isso assume que eles saibam o que eles estão procurando a priori, se tiver que analisar os dados seria necessário executar cryptanalyze em toneladas de dados, como fotos de Instagram e outros apenas para encontrar uma long word (Uma das *menores* unidades potencialmente "uteis" em criptografia, encontrar um byte não ajuda em nada). Sem contar que, ou eles gravam tudo que passa (de informação) criando um buffer crescente, que vai cair no ultimo caso, e deixa fluir, ou eles tentam analisar em tempo real ("Impossível"), ou eles retém os dados até analisarem (Ficaria obvio que a rede está sob ataque), ou eles ficam analisando frações de dados (E quando encontrarem algo útil, o resto da mensagem já foi).
Sempre achei muito curioso esse tema dos cabos submarinos. Quase nao falam delees. Me lembro que no Ensino Medio nunca.foram mencionados e mesmo na faculdade de TI e olha que na epoca era o melhor curso de TI do Brasil
Falou sim vc quem faltou 😨😨😨😏
Excelente vídeo! Obrigada, professor HOC
Didática impecável, professor.
Gratidão, nosso futuro presidente.
Excelente análise HOC!
Ótimo conteúdo 👏 Não tinha esse conhecimento avançado sobre esse assunto.
Podia fazer um vídeo falando sobre a posição da Starlink nesse cenário tbm
excelente vídeo professor HOC
HOC é uma inspiração pra mim!
Parabéns Professor!!! Vídeo de alto nível. Sensacional.
Aula maravilhosa! 👏👏👏
É bizarro pensar que nao conseguimos viver mais sem acesso a internet.
Vai morar no sitio e plantar ...daí vc vai sobreviver ...senão morrerás de fome em um futuro próximo
É como a eletricidade. Antigamente era algo de luxo e com poucos usos, mas hoje em dia é essencial a vida como água .
Eu não vejo como bizzaro, pra mim é totalmente plausível o fato de a gente não conseguir viver sem internet.....
E havendo a 3 guerra, não teremos mais Internet!! Como vai ser aqui no Brasil?
Professor, seria possivel nos passar sua visão de contexto da internet via satelite q o elon musk fornece no caso sobre o msm ponto de vista desse vídeo?
Gostei!
Trabalho com segurança de informações, admito que a questão política da o enredo e não se pode desassociar a tecnologia da política
por favor Mestre, traga mais vídeos como esse.
Boa noite
Excelente o assunto de GIGANTE REPERCUSSÃO.....NO TABULEIRO GEOPOLÍTICO
O video esta exelente so faltou visar uma duvida porque nao usamos o satélite ou outra rede ao invés do cabos ?
O uso de cabos submarinos para comunicações de dados tem a ver com a eficiência, confiabilidade e custos envolvidos na transmissão de informações em longas distâncias.
Embora os satélites também sejam usados para comunicações de longa distância, eles têm algumas limitações que tornam os cabos submarinos mais atraentes em determinados cenários:
Latência: A latência é o tempo que leva para os dados viajarem de um ponto a outro. Em comunicações via satélite, os sinais precisam viajar do transmissor para o satélite em órbita, em seguida, de volta para a Terra até o receptor. Essa viagem leva um tempo considerável e causa atraso na transmissão, o que é mais perceptível em aplicações sensíveis à latência, como videochamadas, jogos online e transações financeiras. Já os cabos submarinos transmitem os dados diretamente entre os pontos de origem e destino, reduzindo significativamente a latência.
Capacidade de transmissão: Os cabos submarinos têm uma capacidade muito maior de transmissão de dados em comparação com os satélites. Isso ocorre porque a tecnologia de fibra óptica utilizada nos cabos submarinos pode transmitir enormes quantidades de dados em alta velocidade, enquanto os satélites têm limitações em relação à quantidade de dados que podem carregar.
Confiabilidade: Cabos submarinos são mais resistentes a interferências eletromagnéticas e condições climáticas adversas do que os sinais via satélite, que podem ser afetados por chuvas intensas, tempestades solares e outros fenômenos. Além disso, a manutenção de cabos submarinos é mais acessível e direta do que a manutenção de satélites em órbita.
Custo: Embora a instalação de cabos submarinos seja um investimento inicial significativo, em longo prazo, eles podem ser mais econômicos do que a utilização de satélites. Os custos operacionais e de manutenção dos cabos tendem a ser menores em comparação com a necessidade de lançamento, posicionamento e operação de satélites.
Vivemos outro tipo de domínio entre tantos já vividos pela humanidade, domínioS na verdade e silenciosos, rasteiros, covardes.
Enfim um gigantesco manicômio, adoecendo de várias formas.
Pior?
Sim. Uma verdadeira invasão de nós contra nós pelos Humanóides: o mal fabricado pelo próprio humano contra humano ...
Trágico e irremediável...salvo pela Divindade!
Assustador. 8:04
Excelente aula professor
Investir em conexões e armazenamento de dados via satélite é o futuro!
Qualidade top do conteúdo 🔥🔥🔥
Muito bom o vídeo e Interessante 👍 🤔 😯 👍.
Falou da minha internet corri logo pra cá
Obrigado Professor...
como sempre, pertinente, interessante, educativo... 😀👏💪
Eu sempre imaginei que a invenção da internet é uma maneira de controlar o mundo e viciar as pessoas a depender totalmente dela, para que no momento oportuno isso seja desativado e o povo todo se lasque.
Também tenho uma visão parecida... Creio que há setores da internet projetados pra reduzir o mental das pessoas.
Muito legal professor! Meu like foi o 671! Talvez um assunto legal tbm para um próximo vídeo seria Massada! Talvez tbm seria legal convidar o André para falar um pouco sobre o assunto?
Obrigado professor
Sempre trazendo conteúdo de qualidade e didático!!
Precisamos de mais conexões, más precisamos pensar também em conexões sem fio mais eficientes.
Acabar não vai pq os dados podem fazer mtos caminhos, até via satélite da Starlink que se comunicam via laser entre si, mas de fato vai prejudicar mto a velocidade qdo a informação tiver armazenada além mar.
Estava procurando exatamente um comentário falando sobre isso. Não seria menos arriscado investir na conexão via satélite?
👏👏👏👏👏👏 Muito importante. Obrigada, Professor HOC 👍
Ótimo trabalho professor!
Me lembro que em uma de suas aulas o professor HOC disse e muito bem que uma das vantagens (relativa) que a China tem em relação aos EUA/democracias é que o partido comunista pode decidir e implementar sem muitas burocracias.
Os EUA precisam acordar, eu não sabia que a China tinha tanta vantagem assim em relação a esse tema tão sensível. Das 7 maiores, 5 são chinesas, nossa!...
É, mas não podemos esquecer q quem espiona a geral é os EUA, tem santinho não.
E no que isso afeta sua vida? Isso é problema dos EUA e china, não de um brasileiro latino
HOC como sempre mentido na cara dura. Os EUA também decidem coisas importantes num piscar de olhos ainda mais quando é um assunto de interesse bipartidario como é o caso da China e Russia.
Os bate boca, gritaria e escandalos no senado americano serve apenas para enganar os gado, as decisões que precisam ser tomadas já foram tomadas, o resto é pão e circo. Mas aí meu irmão exista uma pequena diferença, nos EUA o presidente pode bater o pé discordar e publicamente e não aceitar a decisão já tomada e aí você sabe o que acontece né, pergunte ao John F Kennedy kakakakakaa
@@tatatafshsjstatagagas7051 tecnologia. você vive dela hoje em dia, querendo ou não.
Lembrei da aula de redes na epoca de facul e os 10 anos de técnico em transmissão na Oi. Saudade.
Imagino o quanto o prof. pesquisou pra montar esse vídeo 🤔 ficou excelente. Graças
Ótimo tema professor.
Por mais vídeos como esse.
Ótimo conteúdo 👏👏
Muito instrutivo ❤os camaradas sempre estão procurando um B.O.
Que aula é esse vídeo!
Excelente o assunto e a explicação.
Otimo vídeo HOC.
Muito bom o programa dessa forma
Hora de salvar todo o conhecimento. 🔥
Conteúdo sublime
Excelente.
Dois focos (concretos) de preocupação para mim são as obras perto do backbone sul-americano no nordeste (kkkk) e um boato de os Houthis estarem ameaçando romper cabos submarinos no Mar Vermelho. Isso causa incerteza para quem tem investimentos ou negócios na região (ou do outro lado do mundo)
Fico a imaginar o trabalho que dá para instalar centenas de milhares de quilômetros de cabos mar a dentro. Deve demorar meses ou até anos, fora o investimento em dólar. Capacidade humana não tem limites!
Por mais vídeos como este na Internet. Vou salvar todos do Professor antes que dê m&rd@ kkkk
Postagem super informativa
É só vídeo incrível atrás de vídeo incrível, esse cara é uma máquina.
QUE AULA.
Excelente aula
Professor, acredito que a Internet por satélites, terá uma oferta muito maior nos próximos 20 anos.
tudo falso, a com velocidade boa é só por cabo
Eu tenho somente móvel não tenho internet êm rede tá
Mto bom excelente
mesmo com o avanço da tecnologia os velhos problemas de sempre tambem avançam
Sensacional
A espionagem no mundo não é privilégio de nenhum país, todos os paises, de alguma forma, a fazem.
E isso se chama "segurança". Não vejo nada de errado em espionagem, apenas uma tática de defesa.
@@raystilllives957só o Brasil que não faz isso. Porque será? Então ocupados com tiktek9, Carnaval e futebol.
Muito louco ...
Tema bem interessante.
Tava especulando dia desses com minha mulher: E se a internet acabar? Dia desses comentei em um vídeo uma hipótese minha: internet sempre existiu, só foi aperfeiçoada. Pensem bem, quando alguém tem acesso a muita informação isso é um tipo de internet. Só o fato de você ter acesso a muitas pessoas é um tipo de internet. Se essas pessoas são profissionais diversos, se tem uma gama mais ampla da realidade, que em nossa presente data esta ao alcance de todos (democratizada) agora, através da internet. A internet......sempre existiu.