Sou autista nivel 1. Depressao, ansiedade, 3 tentativas de sair do planeta (mas fui salva por meu ja falecido pai), sentimentos de nao pertencimento, altissima sensibilidade. Tudo isso e muito mais tem sido companheiros de vida.
Fui diagnosticada com Tea e AH aos 46 anos, em 2023. Fui em busca do diagnóstico romanticamente para ter uma melhor qualidade de vida. O que vejo hoje é que estou sendo invalidada a todo momento. O Tea não é invalidado, eu sou invalidada desde o momento em que peço ajuda, eu sou colocada em questionamento pelo que peço ou sinto. Isso é absurdamente cansativo. E noto que o tea evolui, e eu regrido. E respeito ao que sinto tornou-se inexistente a cada passo que dou em busca de uma vida sem dor, nem pensando mais em qualidade, só em não sentir dor.
Lygia eu realmente me sinto um ete. Psiquiatra me encaminhou para investigação para TDAH e autismo, mas eu não estou conseguindo, não tem esse suporte para adulto no SUS e eu não tenho condições de pagar. Tenho 25 anos e não consigo trabalhar fora por que eu tenho crises terríveis e acabo sendo despedida. To caminhando com Cristo na Fé. Ninguém entende minhas dificuldades, acham que sou preguiçosa que não me esforço, que sou a menina de projetos mas não consigo executar, que me faço de vítima em tudo. Eu tenho a sensação que eu faço um esforço enorme pra conseguir fazer o simples para os outros, isso me faz sentir raiva de mim mesma. Eu uso protetor auricular até pra dormir, sou muito sensível. É muito estressante até pra sair de casa. Me sinto só. As vezes eu desejo fugir pra outro planeta. Viajar pelo universo que é o meu hiperfoco preferido.
Em São Paulo, na Vila Mariana, tem um centro especializado em autismo que é gratuito (são vinculados ao SUS) e eles fazem diagnóstico. São 4 sessões de 1:30 aproximadamente.
Obrigada, Lygia! Tive meu diagnóstico agora em dezembro de autismo e TDAH e você, com todo esse amor e delicadeza em compartilhar tanto conhecimento, foi fundamental em todo o processo. Também através dos relatos aqui nos comentários de todas as dificuldades dessa comunidade me fez ir direto a um profissional especializado em diagnóstico tardio, então evitou muito sofrimento e desgaste. Obrigada a todos ❤
Que alegria fazer parte da sua história, Andreia! Muito obrigada pela mensagem! Espero que esteja feliz com o reconhecimento do seu lado espectral! 💜✨♾️✨🌈✨🧠
Quando a Leticia Sabatella deu aquela entrevista falando do diagnóstico dela, eu vi mta gnt comentando "ah, agora todo mundo quer ser autista"... como se ser autista fosse uma vantagem ou um prêmio! Só a gnt sabe o sofrimento que a gnt tem a vida toda !! Tudo é mais difícil pro autista!!
Não é só autista que sofre, pessoas neurotípicas introvertidas sofrem tanto quanto os autistas, mas todo mundo acha que o seu sofrimento é maior que o dos outros.
Há anos venho pedindo socorro, fui a duas consultas psiquitrica desastrosas. Tenho usado todo meu esforço para me encaixar no mundo. Só estou aqui ainda porque sou cristã e tenho fé. A algum tempo encontrei seus vídeos que tem me ajudado muito. Obrigada.
Vai ficar tudo bem. Pode ser difícil encontrar um bom profissional para fazer o seu diagnóstico, mas não desista. Estou na torcida para que encontre o seu caminho e se sinta melhor❤
Vc é muito acolhedora , Lygia. É bem estressante e triste a invalidação. Sou invalidada em relação ao autismo e a fibromialgia. Pra vc ter ideia de como é estressante viver nesse mundo típico, o mundo ideal e feliz pra mim é o do isolamento social ( viver a pandemia foi um paradoxo. Eu estava assustada e triste por tantas mortes , mas estava feliz com o isolamento). O natural naquele período era evitar o contato social. ruas vazias , supermercados com poucas pessoas... eu gostava tanto, mas me sentia culpada por me sentir bem com o isolamento (eu não sabia q era autista no inicio da pandemia. Meu diagnóstico saiu final de 2022). Enfim , não é fácil ser autista nesse mundo.
Olá Renata, desculpa a intromissão mas creio que irá te ajudar. Busque a Jesus em oração e até mesmo pela internet ele te ajudará também. A validação é muito importante mas o nosso espírito, nossa alma também requer cuidados. Deus te abençoe nessa caminhada. Abraços
@@gislainemoraes5197 Sou ateia , graças a Darwin 😊. Religiões alienam e oprimem, sobretudo o cristianismo, uma das piores , na minha opinião. Grata , de qualquer forma. 🙏🏾
@@gislainemoraes5197Sou ateia , graças a Darwin. Tenho referenciais de seres humanos q me inspiram. Chico Mendes, Padre Júlio Lancelotti, Pastor Henrique Vieira. Enfim, não serão religiões q farão com q eu me sinta menos invalidada. Um abraço!
De fato, essa sensação de conforto durante a pandemia gerou bastante culpa e confusão em pessoas autistas. Mas também trouxe clareza sobre os investimentos e atividades mais compatíveis com as nossas características. Muito obrigada por compartilhar as suas reflexões e experiências, Renata! 💜✨♾️✨🧠✨🌈
Sou mãe de 2 meninos autistas, ambos de nível de suporte 1, e agora que tive uma tentativa de autoextermínio creio que eu também seja autista. Tenho pesquisado bastante e vejo muitas questões que eu achava que era minha "personalidade" agindo são sinais de autismo. Já escrevi uma lista enorme e vou levar pra minha psicóloga na próxima sessão. Volto aqui pra dizer como foi. Diagnóstico atual em andamento.
Obrigada Dra Lygia! Obrigada!!!!! Informação e apoio salvam vidas. E quando todos me invalidam, me agridem ou punem por minhas esquisitices, ouço sua voz carinhosa na minha cabeça e penso "aguenta firme. Muita gente sabe que vc não é louca". 🌟❤
“Alice: Chapeleiro, você me acha louca? Chapeleiro: Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são.” 🦄✨♾️✨🧠✨🌈✨💜 Você é adorável, Fernanda! As pessoas que lhe invalidam ainda não sabem enxergar a beleza da diversidade, só isso.
Eu fico impressionado com esse tanto de "autista" com diagnóstico tardio que consegue se casar. Eu sou autista nível 1 de suporte, tenho 29 anos e jamais tive um relacionamento amoroso, parece uma utopia pra mim, nem sei quais os caminhos para ter um relacionamento, conquistar alguém, tudo isso parece inalcançável. Nunca tentei ou pensei em suicídio, mas tenho momentos de bastante tristeza eventualmente em que passo muito tempo sem vontade de fazer nada.
Tive uma crise emocional à 2 anos e a solução foi começar a ir a uma igreja e aceitar a Jesus Cristo como meu Salvador. Hoje, conhecendo o seu canal e trabalho, foi muito esclarecedor no sentido de relacionamento com outras pessoas, conhecer o ser humano e suas dificuldades. A Aceitação das diferenças, o respeito, a misericórdia e os dons do espírito torna nossa passagem e evolução por essa Terra muito mais leve. O que me leva a entender que a Bíblia é nosso manual de vida pois lá há todo o ensinamento de como convivermos, só não explica muito os motivos de tais orientações. Mas Deus nos deixou os profissionais para fazer essa parte, a parte de contato fisico, da prática entre nós. Deus é bom.
Que mensagem linda, Gislaine! Realmente, Jesus nos ensina direitinho a acolher as diferenças e a caminhar com menos culpas! Amo!!! ✨ Fico feliz de saber que a igreja seja um espaço de conforto para você! 🙏🏼
Tema realmente sensível. O acolhimento é ferramenta base para um bom processo de rastreio/anamnese a ser realizado por todos profissionais que se façam necessário. Lygia sempre bem elucidativa. Gratidão.
Eu tava procurando um vídeo que abordasse esse tema, tenho tea TDAH depressão e ansiedade recém diagnosticado, fico menos ansioso em saber que tudo isso no vídeo está sendo falado pq é difícil a sociedade entender. Mas acredito que quanto mais se fala sobre o tea nível 1 de suporte mais é reconfortante em saber que não estou sozinho.
Minha mãe teve esquizofrenia e me deixou muitos traumas, desconfio que meu pai seja autista. Gostaria de me investigar, mas nem na TCC, nem na psicanalise foi fechado um diagnóstico. Apenas de TAG. Na pandemia tive que ficar fechada em isolamento aguentando barulho de reforma por 4 meses de segunda a sexta. Me mudei para a praia para ter mais paz e sossego, mas o lugar onde moro e a cidade parecem um canteiro de obras, meus ouvidos doem a cada martelete, furadeira e makita que preciso ouvir. Nessa época de Ano Novo a cidade fica lotada de crianças sem limites e adultos sem noção. Não aguento mais fugir para poder ter paz e sossego, tenho vontade de sumir, choro por causa do barulho dos vizinhos e das reformas, me sinto só porque meu pai fica estressado de me ver estressada e não posso contar para ele como sinto, porque pareço um fardo, assim como eu era para a minha mãe. É difícil não ter esses pensamentos quando nos sentimos um peso para a própria família e desrespeitados pela sociedade egoísta que não respeita o espaço e sossego do outro. Uma luta diária para continuar sobrevivendo, a arte, a natureza e o meu gato são o que me motivam a continuar. Relacionamentos já desisti. Os homens são abusivos ou querem uma mãe, reciprocidade e parceria dificilmente estão dispostos a ter, só querem e pouco têm a oferecer. Prefiro ficar só e tentar cuidar de mim, já algo bastante trabalhoso nesse mundo de gente egoísta que só pensa em Ter em vez de Ser.
Muito obrigada por compartilhar suas experiências, Daniela! Embora realmente seja um grande desafio encontrar espaços de calma e silêncio, percebo que você tem ótimas fontes de autorregulação! Isso é maravilhoso! E, enquanto não moramos na Nova Zelândia, vamos enfrentando o agito urbano com os nossos protetores auriculares superdiscretos! 🎧✨♾️✨😻✨🌈✨🧠
Obrigada doutora. Uma pergunta: uma pessoa autista pode ser também narcisista? Pergunto porque desconfio que minha mãe também fosse, pois me tratava mal e poupava o meu irmão, entrou numa depressão maior e depois esquizofrenia, tinha delírios e alucinações, minha tia tem comportamentos semelhantes e infelizmente meu pai tem me responsabilizado pela infelicidade dele, assim como minha mãe fazia. A dor de se sentir um fardo para a família é muito grande e hoje eu agradeço por não ter conseguido constituir uma família por medo de repetir este padrão tóxico dos meus pais. Me sinto só, mas percebo que os momentos mais felizes da minha vida foram longe deles, que nunca fizeram terapia e meu pai é psicofobico. Não vai fazer e nem vai passar perto de um psiquiatra, como fazer para continuar cuidando dele com a responsabilidade de filha, que tenho, mas sem afundar junto com ele cada vez que faz eu me sentir um fardo?
@@danielacampos985aconselho a fazer terapia se for possível. Meu histórico familiar é bem parecido com o seu. Acabei virando o bode expiatório da família e tudo q acontece é culpa minha, se não fosse pela terapia já teria desistido desse mundo há tempos
Meu bem, se possível peça indicação de um bom médico psiquiatra, as vezes vc pode precisar de suporte medicamentoso, mesmo q temporariamente. Espero que fique tudo bem com vc🙏🏼✨
Eu fico ansiosa pra não perder o horário de um ônibus que eu pego cedo sempre uma vez na semana. Acontece que ele vem lotado e de janelas fechadas por causa do ar condicionado. Então a minha pressão arterial cai. Eu já desmaiei e fiquei com muita vergonha. Agora eu saiu bem calma e levo água gelada mas mesmo assim eu passo mal eu me sento no chão ou no degrau pra não cair e pra não pedir lugar. Das outras vezes me deram lugar mas é muito constrangedor. Eu já tive raiva e tristeza agora eu vou vivendo e aprendendo.
Boa tarde! Não tenho diagnóstico , mas tenho me identificado muito com seus ensinos fui em um neuro e ele passou ansiolitico, só dormia graças a Deus sou Cristã é o que me tem dado esperança
Eu recebi meu diagnóstico em dezembro também. Mas estou muito ruim esses últimos meses(antes mesmo do diagnóstico). Não sabia que poderia ter autismo, mas achava que era diferente, mas achei fosse da personalidade. Eu estou me sentindo muito incapaz, sem ânimo sem perspectiva. Não recebi bem o diagnóstico. Não consigo trabalhar mais...nem fazer nada. Agora estou de férias, mas não vejo como vou voltar a trabalhar . Escondo meu diagnóstico das pessoas, principalmente para as do trabalho. Dia 8 faz 1 mês do diagnóstico, mas não aceitei ainda. Tenho muita resistência a terapia, não sinto q ajuda. Obrigada pelo seu canal.
Super importante este tema 🙌🙏 Obrigada por todo seu trabalho. Sou professora e preciso conhecer melhor os meus alunos. Alguns são autistas e ainda não sei nada sobre. Os que conheci até agora são Amor puro em pessoa ❤❤❤❤❤❤
Santa noite!De fato,existe um sentimento de não pertencimento, parece um mundo dentro de outro,muitas vezes acontece a falta de reconhecimento dentro do próprio lar,em minha infância que já faz tempo,era terrível. Obrigado pela acolhida Dra!
Não vamos contar a ninguém, mas às vezes é até bom ter uma bolha, né, Luiz?!🫧 Mas, sim, precisamos trabalhar pela melhor compreensão e inclusão do espectro. Obrigada pela mensagem!♾️
Já gostei do seu nome! 🧠 O meu pai costuma dizer que quando pensamos em desistir é porque não conseguimos enxergar as outras infinitas possibilidades! Mas… com criatividade, tenho certeza de que você irá encontrar diversão na arte, leitura, caminhadas e em cada pôr do sol! Muito obrigada pela presença, Criative! 🧠✨♾️✨🌈
Olá.sou Luzia,tenho 62 anos e à pouco tempo comecei ,a me identificar com a maioria das caracteristicas do tea nivel 1.A alguns anos estou em processo de invalidacão pessoal,entao ,em busca do auto conhecimento,eu comecei a me interessar por laives e pod cast de psiquistria.já me identifiquei com quase todos, a ponto de me sentir fragmentada.Ai desenvolvi um hiper foco sobre o assunto autismo ,e comecei a entender muitas coisas sobre mim.Sei que esse conhecimento nao mudará minha vida,mas eu me perdoei,pelo menos.
Eu me sinto um ET mesmo. Eu sinto que não era pra eu ter vindo nesse mundo, me sinto um peso, e odeio que eu tenha que ficar com alguma pessoa pra não ficar sozinha. Eu não sinto que vou ser uma adulta totalmente funcional no futuro, eu odeio ter meu diagnóstico
Você descreveu o que estou passando agora. Sempre fui ansiosa, desde criança, mas a coisa tá ficando insuportável. Essas agitações, ontem tive que fazer caminhada pq as vezes fico nesse desespero de sair correndo, isso já me deu de madrugada, fico agitada pela casa e depois desligo, não quero fazer mais nada. Porém preciso do diagnóstico do meu filho primeiro, ele é urgente, mal tenho condições pra ele, já pago psicóloga e agora vou atrás de um psiquiatra ou neuro especialista em neurodiversidade, o isolamento social dele chegou a niveis gritantes
Obrigada, suas palavras são consoladoras. Boa parte do que você disse no vídeo estou sentindo. Recebi o diagnóstico do Autismo recentemente. Na próxima semana começo com a terapia 🙏🏼
Seja bem-vinda à comunidade, Graziela! Espero que colha excelentes resultados da sua psicoterapia! 🧠✨♾️✨💜 É muito bom ter a mediação profissional para facilitar a elaboração dos nossos pensamentos.
❤ Obrigada pelo carinho e gentileza em passar tanto conteúdo excelente! E aproveito pra perguntar se tem algum vídeo sobre o TDAH junto com o TEA? Ou se poderia fazer algum vídeo sobre esse tema.. Tenho diagnóstico de TDAH, mas entrei num hiperfoco sobre TEA que desconfio seriamente de ser mais alguma coisinha...
Me sinto realmente não pertencendo a esse mundo. Acho que deveria ter um mundo para os neuroatipicos ou que não existissem certos neurotipicos , seria bem melhor a sobrevivência 🙄
É importante mesmo encontrar núcleos de segurança. Percebo que alguns ambientes nos deixam mais confusas e acabamos apresentando atipicidades mais nítidas ou maior necessidade de suporte. Mas também é saudável sair da nossa bolha de vez em quando. 🧠✨♾️✨🌈
Muito esse tema ,era diagnóstico de tdha a muitos anos, até que passei por violências,e entrei em crise, tive pensado em auto exterminio, quando a terapeuta,me indagou sobre o TEA,tive o laudo a 2 meses.to meio perdida.
Seja bem-vinda à comunidade, Karla! O diagnóstico pode nos deixar um pouco perdidas mesmo… mas, em breve, com suporte profissional a tendência é compreender melhor as suas características e necessidades! Aí tudo fica mais divertido! 💜✨♾️✨🌈
Eu me sinto assim tbm. Que esse mundo n é meu e eu não pertenço à aqui. Que eu n sobreviveria nesse mundo sozinha, me sinto um fardo, e sinto que eu jamais serei capaz de ser um adulto funcional. Odeio ser assim, minha irmã mais nova ter que cuidar de mim. N parece certo. E sim, minhas ideações tem épocas que vão na lua
Fiz avaliações e a dra disse que eu não sou autista, embora ela não corrigiu a avaliação de autismo, mas q na análise dela, colocou como thah, depressão, TAG, e psicose, desassociação de multiplicas, indaguei se não poderia ser o mascarento do autismo pq não personalidade, pq não existe nomes pra minhas mudanças e minha mãe é esquizofrênica mas ela é alcoolatra entre outras coisas, meus dois sobrinhos tem tdah e autismo, mas ela disse q pra ela m avaliar é difícil e tbm desconfia q tenho esquisofrenia, narcisismo pq falo muito de mim.... é muito difícil, pq eu me identifico muito com autismo e perguntei se poderia ser comorbidades, mas acredito que ela esteja insegura
procure outra especialista se você sentir que precisa, às vezes é bom um segundo olhar (apesar que eu não entendi se teve duas ou uma) e um psiquiatra também, se você já não passa por ele.
Olá, Renatha! Obrigada pela mensagem! O diagnóstico de autismo pode ser mais complexo depois da infância. Então, é importante buscar profissionais especializados e seguir o processo de avaliação. Em alguns casos, há inclusive a necessidade de iniciar o tratamento farmacológico e psicoterápico para se ter mais certeza sobre o real diagnóstico.
@@lygia.pereira obgada. Já faço uso de medicamentos. E realmente, quem me avaliou foi uma psicóloga, a neuropsicologa q só falou comigo 1x, foi quem assinou. Perguntei sobre os testes de avaliação de TEA ela disse q não corrigiu, q é difícil diagnosticar já que sou adulta
@@sibora461 pois é. Vou levar o laudo ao psiquiatra e pedir outra guia. Foi difícil encontrar uma clínica p fazer as avaliações pelo plano. Mas vou tentar novamente. Obgada 🙏🌹
Eu to me sentindo assim agora. Um peso, sinto q ñ pretenso aqui, sem esperança. Já tentei me matar várias vezes. Tomo remédios e não estão fazendo mais efeitos, já perdi as contas de quantos remédios já tentei...
Tenho um problema, ao escrever, que só surge qdo sou observada por alguém, a escrita se torna difícil, a não treme, ocorre espasmos no braço até a cabeça. O que é isso? Tem a ver com autismo? A mesma tremedeira ocorre se enquanto no computador, o episódio da observação ocorrer.
Dra. Lygia, a palavra deslocamento fala tudo para o autista adulto de nível de suporte 1. Para alguns esses indivíduos não parecem autistas e para outros não parecem normais. Onde o indivíduo está então? Essas falas são sempre com uma ignorância (não saber) que vem inclusive de profissionais. Tenho enfrentado um problema com um amigo autista em depressão profunda porque outra ignorância é a fala de que a depressão é uma comorbidade do autismo como se tudo bem. Não tem jeito. E outras falas como características da depressão seriam do TEA. O autista acaba sendo “tratado” em habilidades sociais e não é visto holisticamente. O primeiro tratamento para um autista com depressão profunda, depois do psicofármaco, é uma psicoterapia que promova as habilidades consigo mesmo porque com ou sem habilidades sociais nunca seremos suficientemente bons. Aqui não é uma evocação para que não nos lapidemos (todos nós), mas o apelo à uma visão do sofrimento do autista em relação a como ele mesmo se enxerga depois de tanto sofrimento, exclusão etc. É um apelo para que seja reconhecido que as práticas baseadas em evidências que o tratamento para depressão são fármacos e a TCC. Muitos autistas ficam só na ABA por falta de bioética dos profissionais esperando uma real melhora dos sintomas depressivos. Esse vídeo foi excelente, mas nos ajude mais com a questão de como é difícil para o autista leve entender qual o tratamento realmente é eficaz principalmente para as comorbidades quando se fala de um espectro, mas se refere a crianças e ainda a meninos. Obrigada.
Dra sera q sou nivel 1 ? Pq eu tenho depressao a mais de 20 anos tomo remedio para controle de crise de ansiedade e o lítio pq eu ja tentei suicídio muitas e muitas x . Vontade de sumir sim tb . Tenho toc com relacao a limpeza , e me encaixo em todas outras características de autismo. Hiper foco. Barulho. Estas coisas me estressa, n consigo me relacionar n consigo me socializar eu falo q sou antisocial, sou nervosa se eu n toma remedio eu vou pra cima n entendo beincadeiras tipo zoação sarcasmo n aceito . E demais itis de autismo.
A psiquiatra colocou q tenho depressao cronica ansiedade acompanhada de crises e esquizofrenia mas n me encaixo nesta coisa tenho todas as características de autismo q disq e leve eu n entendo
Muitas pessoas autistas têm dificuldade para reconhecer os sinais de fome. Isso pode acabar causando hipoglicemia e emagrecimento. O hipotireoidismo parece não estar diretamente relacionado ao autismo. Mas, quando a pessoa tem essa alteração endócrina, ela pode ficar mais desanimada. Então os profissionais precisam ficar atentos para corrigir distúrbios físicos antes de pensar em tratar as queixas psíquicas com medicamentos pesados.
Olá.sou Luzia,tenho 62 anos e à pouco tempo comecei ,a me identificar com a maioria das caracteristicas do tea nivel 1.A alguns anos estou em processo de invalidacão pessoal,entao ,em busca do auto conhecimento,eu comecei a me interessar por laives e pod cast de psiquistria.já me identifiquei com quase todos, a ponto de me sentir fragmentada.Ai desenvolvi um hiper foco sobre o assunto autismo ,e comecei a entender muitas coisas sobre mim.Sei que esse conhecimento nao mudará minha vida,mas eu me perdoei,pelo menos.
Sou autista nivel 1. Depressao, ansiedade, 3 tentativas de sair do planeta (mas fui salva por meu ja falecido pai), sentimentos de nao pertencimento, altissima sensibilidade. Tudo isso e muito mais tem sido companheiros de vida.
Fui diagnosticada com Tea e AH aos 46 anos, em 2023. Fui em busca do diagnóstico romanticamente para ter uma melhor qualidade de vida. O que vejo hoje é que estou sendo invalidada a todo momento. O Tea não é invalidado, eu sou invalidada desde o momento em que peço ajuda, eu sou colocada em questionamento pelo que peço ou sinto. Isso é absurdamente cansativo. E noto que o tea evolui, e eu regrido. E respeito ao que sinto tornou-se inexistente a cada passo que dou em busca de uma vida sem dor, nem pensando mais em qualidade, só em não sentir dor.
Lygia eu realmente me sinto um ete. Psiquiatra me encaminhou para investigação para TDAH e autismo, mas eu não estou conseguindo, não tem esse suporte para adulto no SUS e eu não tenho condições de pagar. Tenho 25 anos e não consigo trabalhar fora por que eu tenho crises terríveis e acabo sendo despedida. To caminhando com Cristo na Fé. Ninguém entende minhas dificuldades, acham que sou preguiçosa que não me esforço, que sou a menina de projetos mas não consigo executar, que me faço de vítima em tudo. Eu tenho a sensação que eu faço um esforço enorme pra conseguir fazer o simples para os outros, isso me faz sentir raiva de mim mesma. Eu uso protetor auricular até pra dormir, sou muito sensível. É muito estressante até pra sair de casa. Me sinto só. As vezes eu desejo fugir pra outro planeta. Viajar pelo universo que é o meu hiperfoco preferido.
Em São Paulo, na Vila Mariana, tem um centro especializado em autismo que é gratuito (são vinculados ao SUS) e eles fazem diagnóstico. São 4 sessões de 1:30 aproximadamente.
Obrigada, Lygia! Tive meu diagnóstico agora em dezembro de autismo e TDAH e você, com todo esse amor e delicadeza em compartilhar tanto conhecimento, foi fundamental em todo o processo. Também através dos relatos aqui nos comentários de todas as dificuldades dessa comunidade me fez ir direto a um profissional especializado em diagnóstico tardio, então evitou muito sofrimento e desgaste. Obrigada a todos ❤
Vc poderia compartilhar aqui o médico especialista em diagnóstico tardio?
Que alegria fazer parte da sua história, Andreia!
Muito obrigada pela mensagem!
Espero que esteja feliz com o reconhecimento do seu lado espectral!
💜✨♾️✨🌈✨🧠
Quando a Leticia Sabatella deu aquela entrevista falando do diagnóstico dela, eu vi mta gnt comentando "ah, agora todo mundo quer ser autista"... como se ser autista fosse uma vantagem ou um prêmio! Só a gnt sabe o sofrimento que a gnt tem a vida toda !! Tudo é mais difícil pro autista!!
Exemplo perfeito, Rebekinha!
O diagnóstico não é um prêmio nem vem com privilégios.
Não é só autista que sofre, pessoas neurotípicas introvertidas sofrem tanto quanto os autistas, mas todo mundo acha que o seu sofrimento é maior que o dos outros.
Há anos venho pedindo socorro, fui a duas consultas psiquitrica desastrosas. Tenho usado todo meu esforço para me encaixar no mundo. Só estou aqui ainda porque sou cristã e tenho fé. A algum tempo encontrei seus vídeos que tem me ajudado muito. Obrigada.
Vai ficar tudo bem. Pode ser difícil encontrar um bom profissional para fazer o seu diagnóstico, mas não desista. Estou na torcida para que encontre o seu caminho e se sinta melhor❤
Vc é muito acolhedora , Lygia.
É bem estressante e triste a invalidação. Sou invalidada em relação ao autismo e a fibromialgia. Pra vc ter ideia de como é estressante viver nesse mundo típico, o mundo ideal e feliz pra mim é o do isolamento social ( viver a pandemia foi um paradoxo. Eu estava assustada e triste por tantas mortes , mas estava feliz com o isolamento). O natural naquele período era evitar o contato social. ruas vazias , supermercados com poucas pessoas... eu gostava tanto, mas me sentia culpada por me sentir bem com o isolamento (eu não sabia q era autista no inicio da pandemia. Meu diagnóstico saiu final de 2022). Enfim , não é fácil ser autista nesse mundo.
Excelente comentário, penso desse jeito também
Olá Renata, desculpa a intromissão mas creio que irá te ajudar. Busque a Jesus em oração e até mesmo pela internet ele te ajudará também. A validação é muito importante mas o nosso espírito, nossa alma também requer cuidados. Deus te abençoe nessa caminhada. Abraços
@@gislainemoraes5197 Sou ateia , graças a Darwin 😊.
Religiões alienam e oprimem, sobretudo o cristianismo, uma das piores , na minha opinião.
Grata , de qualquer forma. 🙏🏾
@@gislainemoraes5197Sou ateia , graças a Darwin. Tenho referenciais de seres humanos q me inspiram. Chico Mendes, Padre Júlio Lancelotti, Pastor Henrique Vieira. Enfim, não serão religiões q farão com q eu me sinta menos invalidada. Um abraço!
De fato, essa sensação de conforto durante a pandemia gerou bastante culpa e confusão em pessoas autistas.
Mas também trouxe clareza sobre os investimentos e atividades mais compatíveis com as nossas características.
Muito obrigada por compartilhar as suas reflexões e experiências, Renata!
💜✨♾️✨🧠✨🌈
Sou mãe de 2 meninos autistas, ambos de nível de suporte 1, e agora que tive uma tentativa de autoextermínio creio que eu também seja autista. Tenho pesquisado bastante e vejo muitas questões que eu achava que era minha "personalidade" agindo são sinais de autismo. Já escrevi uma lista enorme e vou levar pra minha psicóloga na próxima sessão. Volto aqui pra dizer como foi. Diagnóstico atual em andamento.
Voltei pra confirmar o diagnóstico: Autista. Fazendo acompanhamento com psico, neuro e psiquiatra. O diagnóstico é libertador :)
Obrigada Dra Lygia! Obrigada!!!!! Informação e apoio salvam vidas. E quando todos me invalidam, me agridem ou punem por minhas esquisitices, ouço sua voz carinhosa na minha cabeça e penso "aguenta firme. Muita gente sabe que vc não é louca". 🌟❤
“Alice: Chapeleiro, você me acha louca?
Chapeleiro: Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são.”
🦄✨♾️✨🧠✨🌈✨💜
Você é adorável, Fernanda!
As pessoas que lhe invalidam ainda não sabem enxergar a beleza da diversidade, só isso.
@@lygia.pereira 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰 "o amor é o que há!"
Eu fico impressionado com esse tanto de "autista" com diagnóstico tardio que consegue se casar. Eu sou autista nível 1 de suporte, tenho 29 anos e jamais tive um relacionamento amoroso, parece uma utopia pra mim, nem sei quais os caminhos para ter um relacionamento, conquistar alguém, tudo isso parece inalcançável. Nunca tentei ou pensei em suicídio, mas tenho momentos de bastante tristeza eventualmente em que passo muito tempo sem vontade de fazer nada.
Tive uma crise emocional à 2 anos e a solução foi começar a ir a uma igreja e aceitar a Jesus Cristo como meu Salvador. Hoje, conhecendo o seu canal e trabalho, foi muito esclarecedor no sentido de relacionamento com outras pessoas, conhecer o ser humano e suas dificuldades. A Aceitação das diferenças, o respeito, a misericórdia e os dons do espírito torna nossa passagem e evolução por essa Terra muito mais leve. O que me leva a entender que a Bíblia é nosso manual de vida pois lá há todo o ensinamento de como convivermos, só não explica muito os motivos de tais orientações. Mas Deus nos deixou os profissionais para fazer essa parte, a parte de contato fisico, da prática entre nós. Deus é bom.
Que mensagem linda, Gislaine!
Realmente, Jesus nos ensina direitinho a acolher as diferenças e a caminhar com menos culpas!
Amo!!! ✨
Fico feliz de saber que a igreja seja um espaço de conforto para você! 🙏🏼
Que excelente! Concordo com você!! Jesus nos ama e esse amor nos salva de qualquer mal que possa chegar a nós!
Tema realmente sensível. O acolhimento é ferramenta base para um bom processo de rastreio/anamnese a ser realizado por todos profissionais que se façam necessário. Lygia sempre bem elucidativa. Gratidão.
Eu ficaria o dia todo te ouvindo... você é muito gentil e acolhedora. 🤍
Eu tava procurando um vídeo que abordasse esse tema, tenho tea TDAH depressão e ansiedade recém diagnosticado, fico menos ansioso em saber que tudo isso no vídeo está sendo falado pq é difícil a sociedade entender. Mas acredito que quanto mais se fala sobre o tea nível 1 de suporte mais é reconfortante em saber que não estou sozinho.
Minha mãe teve esquizofrenia e me deixou muitos traumas, desconfio que meu pai seja autista. Gostaria de me investigar, mas nem na TCC, nem na psicanalise foi fechado um diagnóstico. Apenas de TAG. Na pandemia tive que ficar fechada em isolamento aguentando barulho de reforma por 4 meses de segunda a sexta. Me mudei para a praia para ter mais paz e sossego, mas o lugar onde moro e a cidade parecem um canteiro de obras, meus ouvidos doem a cada martelete, furadeira e makita que preciso ouvir. Nessa época de Ano Novo a cidade fica lotada de crianças sem limites e adultos sem noção. Não aguento mais fugir para poder ter paz e sossego, tenho vontade de sumir, choro por causa do barulho dos vizinhos e das reformas, me sinto só porque meu pai fica estressado de me ver estressada e não posso contar para ele como sinto, porque pareço um fardo, assim como eu era para a minha mãe. É difícil não ter esses pensamentos quando nos sentimos um peso para a própria família e desrespeitados pela sociedade egoísta que não respeita o espaço e sossego do outro. Uma luta diária para continuar sobrevivendo, a arte, a natureza e o meu gato são o que me motivam a continuar. Relacionamentos já desisti. Os homens são abusivos ou querem uma mãe, reciprocidade e parceria dificilmente estão dispostos a ter, só querem e pouco têm a oferecer. Prefiro ficar só e tentar cuidar de mim, já algo bastante trabalhoso nesse mundo de gente egoísta que só pensa em Ter em vez de Ser.
Muito obrigada por compartilhar suas experiências, Daniela!
Embora realmente seja um grande desafio encontrar espaços de calma e silêncio, percebo que você tem ótimas fontes de autorregulação! Isso é maravilhoso!
E, enquanto não moramos na Nova Zelândia, vamos enfrentando o agito urbano com os nossos protetores auriculares superdiscretos!
🎧✨♾️✨😻✨🌈✨🧠
Obrigada doutora. Uma pergunta: uma pessoa autista pode ser também narcisista? Pergunto porque desconfio que minha mãe também fosse, pois me tratava mal e poupava o meu irmão, entrou numa depressão maior e depois esquizofrenia, tinha delírios e alucinações, minha tia tem comportamentos semelhantes e infelizmente meu pai tem me responsabilizado pela infelicidade dele, assim como minha mãe fazia. A dor de se sentir um fardo para a família é muito grande e hoje eu agradeço por não ter conseguido constituir uma família por medo de repetir este padrão tóxico dos meus pais. Me sinto só, mas percebo que os momentos mais felizes da minha vida foram longe deles, que nunca fizeram terapia e meu pai é psicofobico. Não vai fazer e nem vai passar perto de um psiquiatra, como fazer para continuar cuidando dele com a responsabilidade de filha, que tenho, mas sem afundar junto com ele cada vez que faz eu me sentir um fardo?
@@danielacampos985aconselho a fazer terapia se for possível. Meu histórico familiar é bem parecido com o seu. Acabei virando o bode expiatório da família e tudo q acontece é culpa minha, se não fosse pela terapia já teria desistido desse mundo há tempos
@@sibora461 eu faço análise e fiz 10 anos de TCC.
Meu bem, se possível peça indicação de um bom médico psiquiatra, as vezes vc pode precisar de suporte medicamentoso, mesmo q temporariamente. Espero que fique tudo bem com vc🙏🏼✨
Eu fico ansiosa pra não perder o horário de um ônibus que eu pego cedo sempre uma vez na semana. Acontece que ele vem lotado e de janelas fechadas por causa do ar condicionado. Então a minha pressão arterial cai. Eu já desmaiei e fiquei com muita vergonha. Agora eu saiu bem calma e levo água gelada mas mesmo assim eu passo mal eu me sento no chão ou no degrau pra não cair e pra não pedir lugar. Das outras vezes me deram lugar mas é muito constrangedor. Eu já tive raiva e tristeza agora eu vou vivendo e aprendendo.
Boa tarde! Não tenho diagnóstico , mas tenho me identificado muito com seus ensinos fui em um neuro e ele passou ansiolitico, só dormia graças a Deus sou Cristã é o que me tem dado esperança
Eu recebi meu diagnóstico em dezembro também. Mas estou muito ruim esses últimos meses(antes mesmo do diagnóstico). Não sabia que poderia ter autismo, mas achava que era diferente, mas achei fosse da personalidade. Eu estou me sentindo muito incapaz, sem ânimo sem perspectiva. Não recebi bem o diagnóstico. Não consigo trabalhar mais...nem fazer nada. Agora estou de férias, mas não vejo como vou voltar a trabalhar . Escondo meu diagnóstico das pessoas, principalmente para as do trabalho. Dia 8 faz 1 mês do diagnóstico, mas não aceitei ainda. Tenho muita resistência a terapia, não sinto q ajuda. Obrigada pelo seu canal.
Super importante este tema 🙌🙏 Obrigada por todo seu trabalho. Sou professora e preciso conhecer melhor os meus alunos. Alguns são autistas e ainda não sei nada sobre. Os que conheci até agora são Amor puro em pessoa ❤❤❤❤❤❤
Seja bem-vinda à comunidade, Professora Célia!
Vai ser ótimo tê-la aqui!
A minha experiência atendendo pessoas autistas também é maravilhosa!
🧠✨♾️✨💜✨🌈
@@lygia.pereira 🙏💞💚💙💛💫
Santa noite!De fato,existe um sentimento de não pertencimento,
parece um mundo dentro de outro,muitas vezes acontece a falta de reconhecimento dentro do próprio lar,em minha infância que já faz tempo,era terrível.
Obrigado pela acolhida Dra!
Não vamos contar a ninguém, mas às vezes é até bom ter uma bolha, né, Luiz?!🫧
Mas, sim, precisamos trabalhar pela melhor compreensão e inclusão do espectro.
Obrigada pela mensagem!♾️
@@lygia.pereira Santo dia!Eu que agradeço.
Deus abençoe sempre seu trabalho,que vejo que também é uma missão pra Sra!
Fica com Deus!
@@lygia.pereira perdão,de fato,a bolha ou casulo,como as vejo,vez em quando,me acompanha desde criança,mas é bom as vezes.
Obrigado!
Sou casada, tenho dois filhos tea. e sempre que saio de casa não quero voltar , Odeio a minha casa , me sinto muito desconfortável. Não sei o porquê.
Boaa doutora, parece que estava falando de mim. Tenho 41 anos hoje, a vontade de desistir é diaria, mas sigo na luta.
Já gostei do seu nome! 🧠
O meu pai costuma dizer que quando pensamos em desistir é porque não conseguimos enxergar as outras infinitas possibilidades!
Mas… com criatividade, tenho certeza de que você irá encontrar diversão na arte, leitura, caminhadas e em cada pôr do sol!
Muito obrigada pela presença, Criative!
🧠✨♾️✨🌈
Olá.sou Luzia,tenho 62 anos e à pouco tempo comecei ,a me identificar com a maioria das caracteristicas do tea nivel 1.A alguns anos estou em processo de invalidacão pessoal,entao ,em busca do auto conhecimento,eu comecei a me interessar por laives e pod cast de psiquistria.já me identifiquei com quase todos, a ponto de me sentir fragmentada.Ai desenvolvi um hiper foco sobre o assunto autismo ,e comecei a entender muitas coisas sobre mim.Sei que esse conhecimento nao mudará minha vida,mas eu me perdoei,pelo menos.
Diagnóstico não muda o passado, mas pode mudar o futuro. ❤ Só de perdoar a si mesma e se cobrar menos, a vida fica um pouquinho mais fácil.
A pior desvalidacao e da propria familia.....
Eu me sinto um ET mesmo. Eu sinto que não era pra eu ter vindo nesse mundo, me sinto um peso, e odeio que eu tenha que ficar com alguma pessoa pra não ficar sozinha. Eu não sinto que vou ser uma adulta totalmente funcional no futuro, eu odeio ter meu diagnóstico
Confesso pra vc q ouvi esse vídeo várias vezes e em velocidade menor kk
Você descreveu o que estou passando agora. Sempre fui ansiosa, desde criança, mas a coisa tá ficando insuportável. Essas agitações, ontem tive que fazer caminhada pq as vezes fico nesse desespero de sair correndo, isso já me deu de madrugada, fico agitada pela casa e depois desligo, não quero fazer mais nada. Porém preciso do diagnóstico do meu filho primeiro, ele é urgente, mal tenho condições pra ele, já pago psicóloga e agora vou atrás de um psiquiatra ou neuro especialista em neurodiversidade, o isolamento social dele chegou a niveis gritantes
Lygia,muito obrigada por esse vídeo, iniciar o ano com esse conteúdo foi muito importante pra mim ❤
Obrigada, suas palavras são consoladoras. Boa parte do que você disse no vídeo estou sentindo. Recebi o diagnóstico do Autismo recentemente. Na próxima semana começo com a terapia 🙏🏼
Seja bem-vinda à comunidade, Graziela!
Espero que colha excelentes resultados da sua psicoterapia!
🧠✨♾️✨💜
É muito bom ter a mediação profissional para facilitar a elaboração dos nossos pensamentos.
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso! Adoro o seu canal! Muito interessante esse vídeo Ainda mais com toda delicadeza que você fala!
Acho que valia tbm um video sobre comorbidades fisicas to cheio de dores na cintura mau me movo, to me forçando pra destravar
❤ Obrigada pelo carinho e gentileza em passar tanto conteúdo excelente!
E aproveito pra perguntar se tem algum vídeo sobre o TDAH junto com o TEA?
Ou se poderia fazer algum vídeo sobre esse tema..
Tenho diagnóstico de TDAH, mas entrei num hiperfoco sobre TEA que desconfio seriamente de ser mais alguma coisinha...
Me sinto realmente não pertencendo a esse mundo. Acho que deveria ter um mundo para os neuroatipicos ou que não existissem certos neurotipicos , seria bem melhor a sobrevivência 🙄
É importante mesmo encontrar núcleos de segurança. Percebo que alguns ambientes nos deixam mais confusas e acabamos apresentando atipicidades mais nítidas ou maior necessidade de suporte.
Mas também é saudável sair da nossa bolha de vez em quando.
🧠✨♾️✨🌈
Muito esse tema ,era diagnóstico de tdha a muitos anos, até que passei por violências,e entrei em crise, tive pensado em auto exterminio, quando a terapeuta,me indagou sobre o TEA,tive o laudo a 2 meses.to meio perdida.
Seja bem-vinda à comunidade, Karla!
O diagnóstico pode nos deixar um pouco perdidas mesmo… mas, em breve, com suporte profissional a tendência é compreender melhor as suas características e necessidades! Aí tudo fica mais divertido!
💜✨♾️✨🌈
@@lygia.pereira obrigada pela atenção, tem sido muito útil seus vídeos.
Eu amo te ouvir dra Lygia ❤
Sempre Maravilhosa!!!! 🥰
Eu me sinto assim tbm. Que esse mundo n é meu e eu não pertenço à aqui. Que eu n sobreviveria nesse mundo sozinha, me sinto um fardo, e sinto que eu jamais serei capaz de ser um adulto funcional. Odeio ser assim, minha irmã mais nova ter que cuidar de mim. N parece certo. E sim, minhas ideações tem épocas que vão na lua
Gratidão, Lygia! Você é necessária!
Hey, SahTata!
Eu é que agradeço a presença e o carinho!
💜✨♾️✨🌈✨🧠
Fiz avaliações e a dra disse que eu não sou autista, embora ela não corrigiu a avaliação de autismo, mas q na análise dela, colocou como thah, depressão, TAG, e psicose, desassociação de multiplicas, indaguei se não poderia ser o mascarento do autismo pq não personalidade, pq não existe nomes pra minhas mudanças e minha mãe é esquizofrênica mas ela é alcoolatra entre outras coisas, meus dois sobrinhos tem tdah e autismo, mas ela disse q pra ela m avaliar é difícil e tbm desconfia q tenho esquisofrenia, narcisismo pq falo muito de mim.... é muito difícil, pq eu me identifico muito com autismo e perguntei se poderia ser comorbidades, mas acredito que ela esteja insegura
procure outra especialista se você sentir que precisa, às vezes é bom um segundo olhar (apesar que eu não entendi se teve duas ou uma) e um psiquiatra também, se você já não passa por ele.
Olá, Renatha!
Obrigada pela mensagem!
O diagnóstico de autismo pode ser mais complexo depois da infância. Então, é importante buscar profissionais especializados e seguir o processo de avaliação.
Em alguns casos, há inclusive a necessidade de iniciar o tratamento farmacológico e psicoterápico para se ter mais certeza sobre o real diagnóstico.
@@lygia.pereira obgada. Já faço uso de medicamentos. E realmente, quem me avaliou foi uma psicóloga, a neuropsicologa q só falou comigo 1x, foi quem assinou. Perguntei sobre os testes de avaliação de TEA ela disse q não corrigiu, q é difícil diagnosticar já que sou adulta
@@renathacosta8650 Já q ela falou q é difícil, melhor procurar alguém q tenha essa habilidade de diagnosticar mulheres adultas
@@sibora461 pois é. Vou levar o laudo ao psiquiatra e pedir outra guia. Foi difícil encontrar uma clínica p fazer as avaliações pelo plano. Mas vou tentar novamente. Obgada 🙏🌹
Eu to me sentindo assim agora. Um peso, sinto q ñ pretenso aqui, sem esperança. Já tentei me matar várias vezes. Tomo remédios e não estão fazendo mais efeitos, já perdi as contas de quantos remédios já tentei...
Procure por terapia se puder
No sus tem . Demora mas tem..
Não temos suporte no sus
Tenho um problema, ao escrever, que só surge qdo sou observada por alguém, a escrita se torna difícil, a não treme, ocorre espasmos no braço até a cabeça. O que é isso? Tem a ver com autismo?
A mesma tremedeira ocorre se enquanto no computador, o episódio da observação ocorrer.
Dra. Lygia, a palavra deslocamento fala tudo para o autista adulto de nível de suporte 1. Para alguns esses indivíduos não parecem autistas e para outros não parecem normais. Onde o indivíduo está então? Essas falas são sempre com uma ignorância (não saber) que vem inclusive de profissionais. Tenho enfrentado um problema com um amigo autista em depressão profunda porque outra ignorância é a fala de que a depressão é uma comorbidade do autismo como se tudo bem. Não tem jeito. E outras falas como características da depressão seriam do TEA. O autista acaba sendo “tratado” em habilidades sociais e não é visto holisticamente. O primeiro tratamento para um autista com depressão profunda, depois do psicofármaco, é uma psicoterapia que promova as habilidades consigo mesmo porque com ou sem habilidades sociais nunca seremos suficientemente bons. Aqui não é uma evocação para que não nos lapidemos (todos nós), mas o apelo à uma visão do sofrimento do autista em relação a como ele mesmo se enxerga depois de tanto sofrimento, exclusão etc. É um apelo para que seja reconhecido que as práticas baseadas em evidências que o tratamento para depressão são fármacos e a TCC. Muitos autistas ficam só na ABA por falta de bioética dos profissionais esperando uma real melhora dos sintomas depressivos. Esse vídeo foi excelente, mas nos ajude mais com a questão de como é difícil para o autista leve entender qual o tratamento realmente é eficaz principalmente para as comorbidades quando se fala de um espectro, mas se refere a crianças e ainda a meninos. Obrigada.
Lygia, ótimo vídeo, obrigada!
Hey, Liz!
Muito obrigada pela presença e pelo carinho!
Poderia deixar o artigo de simon aqui?
Dra sera q sou nivel 1 ? Pq eu tenho depressao a mais de 20 anos tomo remedio para controle de crise de ansiedade e o lítio pq eu ja tentei suicídio muitas e muitas x . Vontade de sumir sim tb . Tenho toc com relacao a limpeza , e me encaixo em todas outras características de autismo. Hiper foco. Barulho. Estas coisas me estressa, n consigo me relacionar n consigo me socializar eu falo q sou antisocial, sou nervosa se eu n toma remedio eu vou pra cima n entendo beincadeiras tipo zoação sarcasmo n aceito . E demais itis de autismo.
A psiquiatra colocou q tenho depressao cronica ansiedade acompanhada de crises e esquizofrenia mas n me encaixo nesta coisa tenho todas as características de autismo q disq e leve eu n entendo
❤👏👏👏👏👏👏👏👏👏 🙌🙏
Como conseguir uma consulta com laudo?
Tentei o suicídio na infância e adolescência, por ouvir que era esquisita, doida.
TEA pode apresentar TAB ou vice-versa?
Sim. Aliás, os transtornos de humor são frequentes em pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento.
Olá! Obrigada pelo vídeo! Não entendi muito bem... o TEA predispõe a pessoa a maior risco de hipoglicemia ou hipotireoidismo? Obrigada!
Muitas pessoas autistas têm dificuldade para reconhecer os sinais de fome. Isso pode acabar causando hipoglicemia e emagrecimento.
O hipotireoidismo parece não estar diretamente relacionado ao autismo. Mas, quando a pessoa tem essa alteração endócrina, ela pode ficar mais desanimada. Então os profissionais precisam ficar atentos para corrigir distúrbios físicos antes de pensar em tratar as queixas psíquicas com medicamentos pesados.
Entendi! Muito obrigada, Lygia!!!❤❤
Olá.sou Luzia,tenho 62 anos e à pouco tempo comecei ,a me identificar com a maioria das caracteristicas do tea nivel 1.A alguns anos estou em processo de invalidacão pessoal,entao ,em busca do auto conhecimento,eu comecei a me interessar por laives e pod cast de psiquistria.já me identifiquei com quase todos, a ponto de me sentir fragmentada.Ai desenvolvi um hiper foco sobre o assunto autismo ,e comecei a entender muitas coisas sobre mim.Sei que esse conhecimento nao mudará minha vida,mas eu me perdoei,pelo menos.