FECHEI A RACHADURA E ELA VOLTOU? ENTENDA PORQUE ACONTECE E COMO RESOLVER!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • FECHEI A RACHADURA E ELA VOLTOU? ENTENDA PORQUE ACONTECE E COMO RESOLVER!
    AGENDE UMA CONSULTORIA:
    forms.gle/uu2j...
    SIGA A RVCAST: open.spotify.c...
    INSTAGRAM (@rvengenhariacivil):
    / rvengenhariacivil
    WhatsApp: (13) 99674-3763
    E-mail: rvengenhariacivil@outlook.com
    Site: www.rvengenhariacivil.com
    Tem alguns tratamentos de rachaduras, que podem piorar a situação do problema, e algumas que podem até causar a perda de estabilidade do prédio. Então, existe várias formas de tratar uma fissura.
    • Explicar diferença de fissuras, trincas e rachaduras
    • Apresentar tabela da NBR 6118, elementos de concreto
    Tipos de tratamento de fissuras e trincas e rachaduras.
    Nós temos alguns tipos de produtos que são muitos utilizados para tratamento de trincas e fissuras, como: repara trinca, veda trinca, fecha trinca, sela trinca, zero trinca, tira trinca, acaba trinca, calafeta trinca, nunca mais tenha trinca, enfim, já estão até ficando sem criatividade para novos nomes comerciais.
    A maioria desses materiais são selantes monocomponentes flexíveis, que possuem como função principal selar e preencher a fissura fazendo com que, se ocorrer movimentação na área, o selante ele irá absorver essas tensões na parede. Porém, são recomendados para anomalias (mostrar significado) que tenha bem pouca movimentação ou nenhuma. Ou seja, a fissura, ou trinca, precisa estar passiva. E o que seria isso?
    Tipos de fissuras
    As trincas e fissuras, possuem algumas características importantes, a primeira é em relação a atividade: ativa ou passiva.
    • Explicar fissura ativa e passiva
    Origem das fissuras
    Para aparecer as fissuras, precisa haver alguma tensão imposta naquele local, fazendo com que essa tensão seja liberada, por isso surgem essas aberturas, que nada mais é que a liberação dessas tensões exposta, que o elemento não consegue suportar.
    E pode ser várias, como: movimentações térmicas, movimentações higroscópicas, deformações, sobrecargas. E também podem surgir graças as tensões químicas, como: alterações químicas, retração.
    Para podermos apresentar uma solução para o problema de fissuração ou trinca, primeiro precisamos entender a origem da situação, se não será só gasto de dinheiro, ou pode até comprometer o estado da edificação. Então, cuidado.
    Onde utilizar cada tratamento de fissura
    Como citei, podemos sim utilizar esses selantes para tratar fissuras, isso se forem superficiais, e estejam passivas.
    Quando for verificado, que a trinca ela ainda está abrindo, é necessário solucionar a causa desse problema, porque a trinca é só um sintoma, aliás, se você estiver com febre, significa que tem algo causando em você, e você precisa tratar, você não vai apenas tratar a febre, a mesma coisa ocorre na edificação.
    Então, diagnosticado a causa da trinca ou fissura, agora sim, podemos partir para um tratamento adequado, lembrando que os tratamentos dependem muito da causa e da situação, mas o que vou mostrar aqui, é muito funcional.
    • Apresentação do método de grampeamento
    Muito importante um diagnóstico de um engenheiro qualificado, a RV realiza esse tipo de indicações através de laudos e também consultorias.

Комментарии • 2