Ecomuseu dos Campos de São José Reflorestando a trilha do Callithrix aurita - Lançamento 4ª edição

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 июн 2024
  • Lançamento 4ª edição
    No dia 16 de maio de 2024, aconteceu o lançamento oficial da 4° edição do projeto Ecomuseu dos Campos de São José.
    O evento contou com diversas atividades, incluindo a exposição de saberes e fazeres da comunidade, o plantio de Juçaras e uma vivência na área de compostagem do bairro Vista Verde.
    A participação da escola EMAK e da comunidade local foi fundamental, resultando em um lançamento memorável que destacou a importância da educação ambiental, da sustentabilidade e da valorização cultural.
    Agradecemos a presença dos representantes dos nossos parceiros da Petrobras, Lívia Lopes da Comunicação, Carina Lucas, Gerente de Operação e Márcio Cardoso da Responsabilidade Social. Além da participação de Juarez Domingues, Arnaldo Sérgio, da SEURBS e Luciano Machado, Paula Cabral, Assandra, Ronaldo Gonçalves, da Prefeitura de São José dos Campos.
    Um agradecimento especial ao sr. Rovilson Marzola, que participou ativamente da produção do evento, contribuindo com ideias e ações. Além da Liliana Penha, Celso Nogueira e Getúlio Soares, que estavam presentes para contar sobre seus saberes e fazeres aos participantes.
    As atividades do Ecomuseu ganham, assim, um novo rumo a partir da preservação do sagui Callithrix Aurita, também conhecido como sagui-da-serra-escuro, e mantém em conjunto as ações de impacto ambiental e social que embasam a instituição.
    O sagui Callithrix aurita é endêmico na região de Mata Atlântica do sudeste do Brasil e se encontra entre os 30 primatas em maior risco de extinção. Concentrado na região da Serra do Mar e seu entorno, no Vale do Paraíba está principalmente na zona Leste de São José dos Campos, onde vive lado a lado com a urbanização crescente dos bairros vizinhos às zonas de Mata Atlântica e Cerrado concentradas ali. A atuação do Ecomuseu visa a conscientização da população não apenas sobre a existência deste animal, como também sobre a necessidade de sobrevivência da espécie em conjunção com a comunidade local. Da mesma forma, a conscientização ambiental proposta pelo Ecomuseu nesta 4ª edição pretende potencializar a comunhão de diversas outras espécies da fauna e da flora presentes e resistentes na região.
    Nesta edição, o Ecomuseu dos Campos São José atua em um total de 28 bairros de São José dos Campos, onde as necessidades e vontades de seus habitantes são reconhecidas e passam a fazer parte desta corrente coletiva de positivo desenvolvimento sustentável criado pelo CECP, base estrutural e institucional do Ecomuseu de São José dos Campos. Além disso, o Ecomuseu inicia, nesta edição, o mapeamento cultural no município de Jambeiro. As atividades realizadas para e com a população estão vinculadas a uma programação que inclui rodas de conversas semanais com moradores dos bairros, oficinas culturais e ações comunitárias, como reflorestamento, plantio de mudas nativas, educação ambiental, mutirões de limpeza, monitoramento e levantamento de espécies diversas.
    A equipe do CECP e do Ecomuseu crescem juntamente nesta nova trajetória, adicionando membros importantes para a realização das diversas ações semeadas que começam agora a nascer. Se tratam de novos atuantes nas áreas de Pesquisa, Agroecologia, Educativo, Comunicação, Administração e Coordenação. Ainda este ano, também serão recebidas pessoas bolsistas da comunidade para integrarem as áreas citadas. Um movimento que eleva a essencial comunhão entre membros da equipe e habitantes dos bairros. Esta existência em conjunto é essencial para a preservação da natureza ao redor, assim como é também um potencial de encontro entre membros da comunidade que podem se reconhecer e se ajudar como coletivo, na realização de um território com maior qualidade de vida.
    Toda programação do Ecomuseu dos Campos de São José e as novidades sobre sua 4ª edição podem ser encontradas nos veículos de comunicação oficiais do CECP e do Ecomuseu. Além disso, o Núcleo do Ecomuseu, localizado no bairro Vista Verde, está aberto para agendamento de visitas para maior conhecimento do projeto Ecomuseu dos Campos de São José Reflorestando a trilha do Callithrix aurita e de suas ações. Atividades educativas em escolas também estão disponíveis para agendamento.
    O projeto Ecomuseu dos Campos de São José é uma realização do CECP com apoio da Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
    linktr.ee/ecomuseucsj

Комментарии • 3

  • @anagabrielaabrao6155
    @anagabrielaabrao6155 25 дней назад +1

    que projeto inspirador!!! parabéns a toda equipe e comunidade envolvida

  • @espacoazulterapeutico
    @espacoazulterapeutico 21 день назад +1

    Projeto Maravilhoso! Empoderamento das comunidades, consciência ambiental, valorização das pessoas e acolhimento! Trabalho técnico valioso! Um grande "coletivo" do bem!

  • @excelfutura
    @excelfutura 26 дней назад +1

    Parabéns EcoMuseu!