Uma coisa que me pegou de surpresa nas primeiras vezes em que assisti algum Dorama coreano foi o romantismo encima de consumo de alimentos processados, tabagismo e alcoolismo. Achei isso absurdo e bem distoante daqui, nem mesmo as propagandas de cerveja pode ser mostrado alguém consumindo tal bebida. Propaganda de cigarro nem existe aqui no Brasil, em novelas também é muito raro ver alguém fumar. Lá é quase todo episódio alguém tem que estar comendo miojo instantâneo, fumando cigarro ou bebendo cerveja..
Verdade, fora os merchans ala SBT. Vi um Dorama onde a todo momento eles iam no Subway. E outro se chamava Drink Alone , que se passava em um cursinho e tinha muita romanização da competição, alcoolismo entres outras pérolas.
Que ótima reflexão, não gosto de doramas porém os poucos que eu acompanhei, tem exatamente estes padrões que você citou. Um dorama que eu assisti que se encaixa perfeitamente no que você disse é Business Proposal do netflix, a personagem principal vive intensamente pra se destacar na empresa (empresa de comidas rápidas uahiauh), e fora que algo bem curioso que as personagens femininas dessas séries, não tem histórico de relacionamento, enquanto o galã já ficou com outras mulheres, mas a "alma gêmea" dele precisa ser pura e exclusiva.
Tem outras séries legais também, tipo The Glory que comenta sobre a cultura de bullying e dinâmica social coreana com base em um caso real. E é engraçado ver como essas produções são pouco divulgadas pela imprensa do país.
@@tieAcherry101 vocês citaram 3 de minhas obras preferidas coreanas aqui nos comentários! E sim, infelizmente maioria dos doramas que são exportados para o exterior são sobre um romance meia boca, que serve para estimular as estrangeiras a ficarem com os trastes coreanos que restam por lá. (Os mais bonitos ficam com as meninas bonitas e ricas e vice versa, além de que nem as próprias corenas querem se casar mais, por isso esse estímulo ao marido coreano). O que sobra então para a gente aqui são uns tarad0s, "feios" (sem cirurgia plástica) e machistas que ocasionalmente vão bater em suas futuras esposas, porque sim, eles são muito violentos. Fora, que muitos estão na internet para aplicar golpes com as mais iludidas pelo o sonho coreano. Enfim, tenho muito o que dizer sobre essas coisas pois consumo sim o pop coreano e de vez enquando vejo um dorama interessante pois, quando eles querem, eles fazem um dorama Ph0dástico.
@@divafubangaBoa sorte com seu futuro marido coreano. Vale lembrar que teve uma brasileira que apanhou do marido coreano e a família dele ainda ficou chateado com ela. Essas pessoas estudam a cultura alheia a nível ocidental "Hollywood" depois sofre as consequências e não sabe porque.
Foi exatamente esse ponto que me veio à cabeça quando comecei a ver esse vídeo. Entre batalhar e tentar levar essa vida de merda, ou descobrir que o esforço é em vão e se matar, o que que muita gente escolhe? Pois é. E depois acham ruim quando tem gente que diz que a do Norte é a Melhor Coreia.
@@Rob-h3w e qual seria sua outra alternativa pra resolver? Copiar e colar o mesmo comentário em todas respostas? Todo vídeo essa mula tá aí, tem conta pra pagar não? Não trabalha?
tem alguns episódios do dorama “uma dose diária de sol” que os personagens desenvolveram problemas psicológicos justamente por conta de toda essa pressão. é muito comum ver nessas séries os protagonistas trabalhando até muito depois do horário de trabalho e parece que NUNCA estão cansados. é muito surreal essa ideia. as vezes trabalharam em lugares que tecnicamente “pagam bem” mas moram num cubículo ou até com a família. é bizarro.
Existem doramas incríveis que trazem a tona a verdadeira Coreia do Sul, como "Tomorrow" que fala do suicídio, "Taxi Driver" que fala sobre a justiça coreana ser tão falha, "It's okay to be not okay" que fala sobre saúde mental e inclusive foi um dorama de pouco sucesso na Coreia e dá pra entender o motivo, "D.P dog day" que fala sobre um lado obscuro e nojento do alistamento obrigatório no exército de lá, poderia continuar citando milhares de doramas e filmes fora de "Round 6" e "Parasita", doramas e filmes que não são sobre romances bobos e camuflam a verdade sobre o país, acompanho a cultura desde 2016 quando tinha 12 anos e já não entendia essa obsessão com esse país, é triste a realidade de lá, não levam a saúde mental a sério, dá pra entender a razão deles fumarem e beberem tanto. E sim, o filme "Aloners" é muito bom!!!! O dorama "My liberation notes" entra nessa vibe também, é ótimo.
Confesso q tenho preconceito com quem assiste dorama. Até faço pidada do tipo "ala vendo romancinho", mas com vc falando dessas obras me deu vontade de assistir.
@@GenesisCarvalho Cara, tenta dar uma chance, de verdade, se precisar de mais indicações tem vários outros bons, eu até gosto dos de romance é bom ver umas coisas mais leves de vez em quando e entendo as piadas KKKKKKKKKKKK
É por isso que muitos estudantes sul-coreanos que vieram fazer intercâmbio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos anos 2010 não queriam voltar pra Coreia.
@@bluesam901 Não conheço...na época fazia doutorado na UFRGS e soube disso por colegas e professores que tinham contato com os coreanos do intercâmbio.
a Coreia do Sul é tipo: temos fome, suicídio, falta de emprego, moradia precária, abandono de idoso, machismo perverso, padrão de beleza altíssimo e outras coisas, mas muita gente passa pano (os as vezes é falta de pesquisa) para a Coreia por conta dos doramas.
Eu teho 34 anos e NUNCA tive a carteira assinada. Sempre fui ambulante. Vendo bolos bonitos e gostosos em comercios, bem como outros tipos de guloseimas. Embora vestida de branco e vermelho cabelos e pele impecáveis e cara de descansada vendendo produtos lindos as pessoas me olham como coitada qnd ganho 200 reais em 6 horas de trabalho ebtre vender e fazer. Antes eu me sentia humilhada, hoje tenho orgulho...e tristeza de vee que as vezes um bolo sera o dia mais feliz de um trabalhador ali naquela rotina estafante.
Se a pessoa gosta de kpop e não apenas escuta músicas, ou no mínimo gosta de um grupo pequeno, sabe a realidade da Coreia do Sul. É um país que já transformou gente, inclusive crianças em produto.
@@Rob-h3w Se fosse simples assim a maioria das pessoas conseguiriam emprego, além disso como o próprio vídeo cita, mesmo tendo alta formação acadêmica isso não te garante quase segurança nenhuma de conseguir emprego.
@@Rob-h3w vc é bem inteligente. Em outro universo, em alguma dobra no espaço, em algum planeta longínquo. Imagino se um filho seu sofresse bullying, seria dentro de casa e fora de casa de um "ser humano" como você.
@@Rob-h3wE é extremamente injusto falar que “os com melhores notas vão para as melhores universidades” já que quem tem melhores condições financeira tem acesso a vários cursos privados que ajudam a conquistar melhores notas, fazendo com que quem nasceu com condições financeiras inferiores tenham menos chances de sair dessa situação e tenham que se esforçar muito mais.
A cada geração as coisas estão apertando no mercado de trabalho. Já estou com 50 e no tempo do meu pai ele só precisou da 4a. série pra arranjar um emprego federal na faleicida RFSA (companhia de trem nacioanal), no meu tempo o segundo grau já dava pra arranjar um emprego médio e a geração de hoje precisa de diploma até pra limpar a bunda de criança como auxiliar de creche na prefeitura de Fortaleza. Pasmem!
Nossa eu me sentia justamente desse modo entre o final do ensino médio e o começo dos cursos pré vestibulares, era uma ansiedade enorme entre eu e todos os meus colegas, estudando muito pra conseguir alcançar a famosa vaga em um curso de medicina/direito/engenharia na USP. Bem, fracassei nos dois anos de cursinho, simplesmente não conseguia absorver o conteúdo de 3 anos de ensino médio em um ano de cursinho, haviam tantos colegas gênios, organizados e melhores que eu e poucas vagas. Foi instalado em minha mente que para ser "alguém" essas eram as únicas opções. Porém ao fracassar arrumei um emprego cuja função é lidar com o público, e nesse tempo passei muitos anos refletindo, e hoje com 33 anos, apesar de não seguir o roteiro perfeito da vida contemporânea, dou prioridade a fazer o que gosto, ler, correr, ir em parques, conversar com as pessoas, por que afinal de contas sendo ateu como sou, a vida é uma só, a verdadeira riqueza está no prazer de viver, estou longe de ser uma pessoa bem sucedida financeiramente, mas ao mesmo tempo me sinto feliz, que pelo menos em alguns momentos, eu consigo me libertar, e viver de forma suave, sentir o gosto do café quente pela manhã, parar pra olhar o céu azul, sentir a brisa fresca do final da tarde, sem me deixar sucumbir pela ansiedade dia a dia.
Teu comentário lembra muito meu pensamento, meu estilo de viver tbm. Quando me deparo com uma realidade como essa da Coreia, me sinto ainda mais satisfeito e distante do modelo de sucesso e perfeição de vida que a sociedade tenta convencer a gente que é o melhor. Hoje eu prezo principalmente pelo meu tempo livre, qualidade de vida, hobbies. Mesmo que pra isso eu ganhe menos ou viva em uma cidade grande com vários atrativos (comerciais).
@@faeldealmeida É isso ai meu querido, se nós somente procurarmos seguir o modelo da sociedade, corremos o risco de nos sentirmos vazios, é necessário pra nossa saúde psicológica, nos realizarmos enquanto seres conscientes cada um com sua individualidade e complexidade. \o/
Boa noite Felipe. Quando você falou do cursinho pré vestibular me lembrei da minha época. Sempre estudei em escola pública e em 2003 fiz cursinho pré vestibular e era muito puxado. Eu quase não tinha feito Química e Física direito no ensino médio. Cheguei a prestar para Direito na USP mas não passei. Só em 2009 consegui através do ProUni 50% de desconto na mensalidade para Ciências Contábeis. Fiz das tripas coração para não precisar do Fies. Pelo menos trabalho na área. Nos últimos anos também estou nessa mesma vibe e desde 2021 descobri o prazer de fazer trilhas e ir em cachoeiras. E sempre quando faço trilhas conhecendo pessoas novas elas falam a mesma coisa: a ansiedade e a correria de viver numa cidade como SP te sufocam. Inclusive conheço guias que largaram profissões como Engenharia e Odontologia para serem guias turísticos.
@@fabiodasilva7401 Cara que bom, nunca é tarde para descobrirmos o que realmente importa na vida e é muito bom também quando nos damos conta que não estamos sozinhos, a final de conta somos a maioria uahaiuahi. Viva aos pequenos prazeres da vida que na verdade são enormes!
Os doramas influenciam não só nisso, mas em muuuuitos outros aspectos. A imagem do homem coreano como bondoso, protetor, apaixonado e disposto é altamente criada e propagada pelos doramas. A realidade? o movimento 4b não para de crescer, a taxa de natalidade só cai e o governo esta desesperado, já que as mulheres sul-coreanas desistiram de interagir com os homens de lá, de tão ruim que é a situação e como são tratadas. Estamos falando do país com a maior taxa de mulheres com ensino superior completo que não recebem nem 40% do salário de um homem, são violentadas e sofrem abusos após abusos. Os doramas pintam essa imagem do coreano como um povo rico até em sua pobreza, feliz, gentil e carinhoso quando a realidade passa longe disso
@@mrssol8750 é um movimento das mulheres sul coreanas que que pregam os 4b: sem casamento, gravidez, namoro ou relações sexuais com homens (em coreano essas palavras começam com b). As coreanas estão básicas abdicando de qualquer relacionamento heterossexual pra poderem continuar vivendo em paz. As que querem algum relacionamento assim vão pra fora do país ou casam com gringos. Existem algumas reportagens que falam melhor sobre, com relatos e tudo sobre o movimento e pq elas meio que elas estão certas (até certo ponto). Indico essa daqui: www.publico.pt/2023/05/19/p3/noticia/mulheres-movimento-sulcoreano-4b-nao-querem-mudar-homens-querem-viver-2049443
Pior que é isso mesmo! "Os melhorzinhos" ficam com as coreanas ricas e bonitas, já que lá eles fazem plástica para serem aceitos na sociedade e até mesmo para conseguir emprego (achei estranho essa matéria não ter abordado isso).
Tem uma reportagem da BBC em que as mulheres sul-coreanas explicam os motivos de não terem filhos. E os principais são os custos da educação e durríssimo regime de trabalho.
Eu vivo em Portugal há dois anos e a realidade é muito parecida, vivemos todos em quartos de casas partilhadas onde vivem muitas pessoas. Eu por exemplo vivo com mais 6 pessoas em um apartamento, o aluguel é cada vez mais alto e a cada dia a comida vai subindo lentamente, temo que logo viveremos com mais pessoas abarrotados dentro de uma casa e sem o básico p comer
Isso depende mt da localidade em que vc vive, uma amiga minha mora em Portugal, vou perguntar em qual cidade e volto dps pra dizer, mas sei que ela não quer mais voltar pro Brasil. Ela mora em república tb com mais 3 pessoas que vivem com ela por 150 euros, totalizando 600 euros dos 4 indivíduos. Ela me disse que a casa em que vivem é bem grande, cada quarto tem sua suíte, então ela tem bastante privacidade digamos assim. Hoje ela trabalha de corretora lá, está vai fazer dois anos, já está com licensa pra dirigir e com veículo próprio, coisa que aqui no Brasil dificilmente vc conseguiria ter trabalhando nessa profissão por exemplo. Porém tenho que concordar ctg que aluguel em Portugal é o olho da cara, se vc quer morar sozinho, arrumar um trabalho onde recebe 1000 euros 60% do seu salário vai pra aluguel, chega ser um absurdo. Mas descobri através de um uber brasileiro que tinha parentes em Portugal o motivo pelo qual isso acontece, ele disse que Portugal se tornou um país pra turista passar as férias, por isso tudo ai é mais caro. O brasileiro se apega a essa idéia de ir pra Portugal por conta da língua. Mas o mais sábio seria aprender a falar inglês ou francês e tentar a vida em países como Inglaterra, França, Canadá, Irlanda, Escócia, onde a qualidade de vida é muito melhor que Portugal.
Tem um drama coreano chamado Skycastle (tá na Netflix) que aborda como a família, os pais, pressionam os jovens para serem bem sucedidos e como o preconceito e bullying com classes mais pobres (fruto desse problema de manobra social de aparências) está enraizado na sociedade. É um bom drama e foge da fórmula drama de romance água com açúcar. Também tem um outro drama chamado Tomorrow (tb na Netflix) que aborda dificuldades da sociedade coreana (suicídio, etarismo, assédio, endividamento) em cada episódio. Este último tem um enredo que conversa com a Fantasia, mas abordando esses temas sérios. É interessante. Recomendo ambos, quem tiver interessale de ver.
12:04 Com certeza. eu assisti pouquíssimos, mas um que vi (aparentemente bastante elogiado pelo público em geral) vai muito em linha a essa idealização de "se vc acreditar e trabalhar, pode chegar em qualquer lugar". O dorama contava a história (fictícia) de como um moleque sai do zero, ex-presidiário, sem pai nem mãe, e porque ele trabalhou bem e conheceu algumas pessoas que ajudaram ele, foi capaz de destronar a MAIOR EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO DO PAÍS. Se isso não é uma completa idealização, eu não sei o que é.
Eu moro na colônia coreana em SP e de acordo com alguns amigos coreanos e brasileiros que foram pra lá e voltaram(porq não deu certo) é muito real isso...é exatamente dessa forma, inclusive vieram embora p cá porque lá não tinha como nem ver a família trabalhando excessivamente... estavam adoecendo de depressão... até pela rigidez na educação, no comportamento social dos mais velhos em relação aos mais novos entrando no mercado de trabalho... Uns dos amigos nosso falou que por semana 3 a 4 coreanos se jogam de uma ponte que existe lá, então é de fato muito cruel mesmo.
Já trabalhei pra samsung e tenho amigos que trabalharam pra empresa e sabem o terror que é. Uma pressão sem igual, onde é quase impossível crescer se não for koreano. É bastante similar a empresas chinesas, e posso falar com propriedade, pois trabalhei 2 anos na Huawei.
Nossos políticos estão fazendo de tudo pra irmos pelos mesmo caminho. Mas vamos advinha quem não tem salário defasado? Sim nossos políticos, pq toda vez que fica mais caro pra eles, os mesmos se autoconcedem aumento de salários
@@joaovitorcosta9975faz o b de burro, seu idl0ta! saco cheio de gente defendendo político seja de direita ou de esquerda, o cara crítica a classe política como um todo e vem o maluco com viés político que dá pra ver só pelo comentário, extremista de direita e esquerda é que estão destruindo o Brasil!
Algumas semanas atrás, fui visitar uma irmã que stava doente e meio que flagrei ela assistindo um Dorama que era basicamente um Romeu e Julieta coreano, ela empresária da C-Sul e ele um militar da C-Norte, e dos pouquíssimos minutos que vi, a propaganda era nítida pra K-ralho e bem esteriotipada, principalmente ambientação. A indignação foi tanta que dei uma explicação do porquê a obra se tratar de uma propaganda, mesmo evitando esse tipo de assunto na casa dela.
Pousando no amor né? O queridinho das dorameiras, assisti em 2020, tinha 16 anos e mesmo assim eu conseguia identificar a propaganda na cara dura anti Coreia Popular, aquilo lá é uma bobajada
@@daversilva3499 Nem precisa invadir, apenas ter armas nucleares para não ser invadido como Iraque, Afeganistão e outros. A Coreia do Sul vai cair sozinha, sem a do Norte fazer nada. Pois a própria população Sul coreana não irar aguentar ficar nesse controle econômico por grandes empresas, as famosas Chaebol.
Depois desse vídeo, eu mudei totalmente meu conceito sobre viver no Brasil, as condições que tenho são melhores que os mais "abastados de estudos" de lá
Sua pergunta é muito boa difícil é responde-la , mas uma coisa eu acho que posso lhe dizer : A exploração apenas ,não é suficiente para construir a consciência de classe da classe trabalhadora , é necessário que haja organização e muita luta .
O capitalismo não vai cair or revoluções, os meios de mídia manipulam as massas de forma tão eficiente que revoltas são quase impossíveis. O sistema vai simplesmente apodrecer, como ocorre na Coreia do Sul, baixa taxa de natalidade, su1c1d10, e etc. Na Coreia do Sul e Japão estão em estágio avançado, mas todas as economias capitalistas vão passar por isso, sem perspectiva de melhora as pessoas vão simplesmente definhar sem reproduzir a força de trabalho. Enquanto os capitalistas não criarem meios de forçar a reprodução humana o destino vai ser sucessivas crises com queda da população.
No Brasil, o Goshiwon atende pelo nome de república, pensão, casa compartilhada ou como diz o Tio João "cativeiro" sem nenhum tipo de conforto ou aconchego, não existe vistoria, não existe padrão mínimo de qualidade, muito menos, espaço adequado ao morador🥺😥
Siiiim! Vivi em um desses quando fazia faculdade em outra cidade. Horrivel, tenho trauma e eu também comia mal pois não tinha muito dinheiro. Por isso voltei a morar com meus pais, (é uma derrota mas, eu tenho uma certa qualidade de vida que eu não vou ter tão cedo)
Na República Popular "Democrática" da Coreia do Norte, que de democrática não tem absolutamente nada, só se vê crisis periodicas de fome, insegurança alimentar, mortes por inanição, miséria absoluta, pobreza abjeta, um permanente estado de paranoia, uma eterna atmosfera de medo, terror e angústia, escassez extrema de alimentos, de eletricidade, de moradia, de remédios, de bens de consumo e de bens primeira necessidade, kotjebis: crianças sem-teto famintas implorando por comida , um enorme atraso humano e tecnológico, uma ditadura stalinista monstruosa e totalitária, assassina, cruel, impiedosa e implacável e corrupta, censura e repressão em massa, controle onipresente do Estado, inexistência de qualquer forma de liberdade de expressão, política ou de imprensa, ausência do direito de ir e vir( deixar a Coreia do Norte sem permissão é crime de traição punido com a morte), fronteiras com cercas eletrificadas e intensamente monitoradas por guardas de fronteira armados com ordens do Regime para atirar para matar qualquer um que tente escapar para Coreia do Sul ou para a China, proibição de qualquer forma de manifestação religiosa, proibições estramboticas, vastos campos de concentração em regiões remotas, execuções sumárias em publico, expurgos, armas nucleares, desfiles militares, uma incessante propaganda ideológica, incontáveis violações sistematicas de direitos humanos, uma sociedade extremamente desigual, intensa doutrinação ideológica, antiamericanismo patológico , um ódio visceral contra o Japão e a Coreia do Sul um exarcebadíssimo culto a persoralidade de seus tirânicos e despóticos governantes, um imenso mercado negro, vigilância em larga escala( os norte-coreanos instalam microfones em tudo, ouvem tudo, tudo é absolutamente vigiado: elevadores, corredores de hotéis, quartos, banheiros e até mesmo latrinas). É a nação mais secreta, fechada ,isolada, controlada, militarizasada repressiva e brutal da face da Terra.
Lá 90 e tanto por cento das pessoas tem ensino superior . Por isso é q eles podem fazer essa exigência . É a realidade de lá assim como a nossa é um percentual enorme de pessoas q mal sabem ler . Cada um vive na sua realidade , não podemos jogar pedras no telhado de ninguém por que temos o nosso de vidro bem fininho ....
Fico em choque com esse panorama. Estou no 2o ano do Pós-Doutorado e sem garantia nenhuma de que vou conseguir um emprego decente, pois não há vaga pra docente e geral migrando pra indústria. Mais de 10 anos de formação vivendo de bolsa e pode servir de nada…
Eu me hospedei em Goshiwons quando morei por um mês na coréia é alem de serem pequenos a maioria é muito insalubre. Eu fiquei em um de 1200 inicialmente, mas preferi perder meu dinheiro e ir para um mais caro depois de 3 dias pq o meu quarto fedia demais alem de ter uma estranha sensação de umidade dentro. É bem foda mesmo.
Certeza que essas 18h de trabalho não está incluso o tempo de deslocamento da "casa" até o local do emprego então dá pra falar tranquilamente que o pessoal deve dormir menos de 4 horas por noite. Assustador
@@Mike_PereiraA média de sono que eu tenho é essa que vc falou 4 horas, chego a trabalhar 10 horas por dia e tem dias que trabalho 16 horas , trabalho como prestador de serviço em controle de pragas, muito desgastante e tem dia que estou pilhado, mal humorado, praticamente não tenho dias de lazer!!
@@edsonmonteiro7971 Mano, toma muito cuidado com a sua saúde pois dormir menos de seis horas por noite com frequência acaba afetando pesado sua condição física e mental
O drama do aluguel e da casa própria aparece na série "Porque esta é a minha primeira vida". Mesmo os romances "bobos " coreanos costumam mostrar os dramas sociais. O mocinho é geralmente um rico que vai salvar a mocinha de todos esse perrengues financeiros. Também retratam muito o sofrimento dos estudantes em diversas séries por conta da pressão por notas e bullying
Estava vendo uns videos de uma coreana contato que carne la é quase artigo de joalheria em custos , e que tem gente que vai so para olhar a vitrine , pao e frutas frescas também são "presentes" tradicionais por serem escasso no pais
Isso aí é padrão no Brasil tmb, quem é de SP capital n tem ideia de como é a vida no interior de SP. Se vc não se foder e se mantar de trabalhar ou n tiver uma familia pra te bancar vc n tem NADA, pagar faculdade + aluguel + despesas + contas fixas e praticamente impossível com apenas um emprego.
Coreia do Sul tem esses problemas mesmo, porém, é bem melhor que a Coreia do Sul dos anos 80, que era bem mais miserável. Pelo menos hoje ela tá industrializada e as condições melhoraram muito em relação aos anos 80/90.
Inclusive quando eu vim morar no Canadá, onde dizem que o capitalismo "funciona de verdade", foi quando me radicalizei e me dei conta que esse sistema é e sempre será estruturalmente falho.
Esses dias veio um cara do Senai dar uma palestra na fábrica onde trabalho sobre os 5S's e essas pataquadas pra melhorar a produtividade. Num dado momento ele teve a pachorra de falar que um sul coreano produz por sete brasileiros, não pq trabalham mais, mas pq no oriente eles raciocinam o trabalho de forma mais eficiente. Não consegui esconder minha reação, cobri a boca aberta e repeti mentalmente "isso é zoeira, ele não tá falando isso, só posso estar delirando...". Claro que depois disso (durante o expediente) eu fui falando pro pessoal a realidade que os trabalhadores de lá enfrentam.
senai é jimo. eles querem formar trabalhadores pra serem explorados passivamente, por isso q chama palestrantes racistas como esse aí. é a ideologia deles.
Meu filho não sei que tipo de estudantes você vê isso, deve ser universitário de baladinha da USP. Outra coisa, não é só fazer faculdade, você tem que ter um plano de carreira. você tem que se planejar
@@LuizaCristina98902amigo é a verdade, não existe espaço para todos. O capitalismo é uma piramide, o topo é curto e a base grande. Para o capitalismo funcionar, a maioria tem que viver mal.
Mano, o cara ganha 5 mil na Coreia do Sul e mesmo assim ele não consegue viver com dignidade??? E o pior é que é aquela vida desgraçada que temos, trabalhar e estudar pra tentar ter uma vida melhor!! Sendo que o cara ja se esforça muito pra ter pouco...
E isso porque ele ainda conseguiu entrar num contingente de ajuda do governo, ainda existem muitas outras pessoas que não conseguem esses benefícios e ficam às margens sociais. Muito triste.
Só antes que alguém comente rs... Obviamente não é uma obra revolucionária ela ao mesmo tempo que crítica o sistema em algumas partes também culpa o indivíduo pelo suicídio naquela mensagem "não importa que você não seja bem sucedido, sua vida tem mais valor" "se você tem amor você já tem tudo"... Mas existem falas e diálogos muito bons pra gente refletir sobre o sistema e a meleca que ele faz nas nossas vidas a ponto da gente desistir e acreditar que não tem mesmo valor, que você é uma vergonha para sua família etc...
Tem um Dorama na Netflix que se chama "A CAMINHO DO CÉU". O primeiro episódio mostra um jovem trabalhador igual ao jovem REGO, desse documentário. É um jovem que vive também num GOSHIWON e trabalha muito. Ele se machuca no trabalho e morre sem cuidados médicos (eles não tem SUS). Espero que a realidade não imite a ficção. 😢
Eu tive um professor sul coreano na faculdade. Ele ñ queria voltar para a coreia de jeito nenhum. A mulher é brasileira e tem uma filha. Teve uma aula q ele falou q o serviço militar lá é obrigatório, por causa da guerra. E ele gostava muito do fato do brasileiro valorizar os tempos de lazer
Eu estava vendo um anime que o cara tem depressão severa, ele não vê futuro além do trabalho abusivo. Ele prefere morrer que ter que trabalhar no outro dia, é bem pesado a forma como ele se isola e sofre pelo trabalho, mas uma noção de fim do mundo consegue ser mais confortável que trabalhar em um emprego abusivo.
Minha melhor amiga é sul coreana e a gente se conheceu aqui no Canadá. Ela não gosta daqui e está voltando para a Coréia e fala que tudo é melhor lá, então as informações desse vídeo me chocaram bastante. Se bem que eu deveria ter desconfiado porque ela disse que não existe férias na Coréia, no máximo dias avulsos que as pessoas são cobradas a usar quando precisam faltar o trabalho por conta de doença. Já eu estava reclamando porque aqui no Canadá, na maior parte dos lugares são 2 semanas de férias e eu queria 1 mês como no Brasil.
sua amiga esta certa, nao se deixa levar por esses canais socialistas, enquanto a Coreia é um dos paises mais seguros do mundo, a segurança do canada vai de mal a pior com o governo dizendo pra deixar a chave do carro pra fora pra facilitar a vida dos bandidos
Sua amiga possivelmente diz que tudo é melhor na Coreia porque apesar dos inúmeros problemas (férias quase inexistentes sendo um deles), por todo mundo seguir o roteiro e trabalhar igual condenado tudo funciona bem da perspectiva de quem consome um produto ou serviço. Tudo é muito fácil e acessível por conta da technologia, e tudo é muito rápido também. Acaba que os coreanos tomam um choque de realidade quando aprendem que, sei lá, tirar uma identidade no DETRAN me levou duas semanas e filas imensas enquanto aqui eu posso renovar meu visto só com alguns cliques, ou que é normal correios demorar três semanas pra entregar algo vindo do estado ao lado enquanto aqui você pode pedir uma caixa de leite 10 horas da noite e 6 da manhã vai estar na sua porta. Estou falando que isso é uma troca justa considerando a estafa do trabalhador? Não. Só estou dizendo que é uma realidade completamente diferente e que junto ao nacionalismo que eles tem, eu entendo a fala da sua amiga. Só me surpreende ela querer estar num ambiente onde ela vai ser 30x mais cobrada. Eu só sustento eu e meu gato, ela possivelmente tem outras pessoas com quem se preocupar.
@@pedro34543 simm, eu acompanho o Izzy Nobre e ele comentou que um dos motivos pra ele ter ido embora do Canadá foi a criminalidade mesmo. Aqui tem crime, lógico, mas é muito mais caso de violência doméstica, stalking e difamação do que assassinato, furtos e afins.
@@NynNahh minha amiga é nova, então imagino que ela queira voltar também que sabe que vai ter o apoio dos pais para o que for preciso. Mas realmente, a criminalidade no CN está aumentando muito, eu trabalho em loja e tem gente que furta na cara dura porque sabe que nada acontece, no máximo ser banido da loja ...
Gustavo, toda notícia politica ou reletante que acontece no país, qualquer escândalo que seja, a mídia coreana solta alguma notícia de algum idol namorando para desviar o foco.
Eu sou muito fã da cultura Coreana como por exemplo música e doramas, mas eu não sou nem louca de romantizar a vida lá, e não é difícil saber a realidade mas muitas pessoas aqui no Brasil são muito iludidas com a "perfeição" de lá que é mostrada em alguns doramas de romance, e olha que não é fácil encontrar um dorama que mostre a realidade, é só assistir sendo racional...
Eu mesmo ja desistir de procurar emprego, impossível sair do interior sem perspectiva e é impossível ficar no interior que inexiste emprego. No final sobrou apenas os grilhões para quebrar.
Esse problema de salário nao pagar as contas mensal está aqui no Brasil ,1,400 nao paga casa agua e luz e supermercado de uma pessoa muito menos de uma família com 4 pessoas é uma vergonha pro país isso !!!!
Eu quero indicar 2 doramas q falam sobre o tema sim: 1. Romance is a Bonus Book - nesse dorama a protagonista enfrenta um divórcio fica sem teto com a filha e não consegue arrumar emprego por ter ficado muito tempo afastada do mercado de trabalho. Ela só consegue o emprego quando mente dizendo q não tem faculdade e aceita um trabalho precarizado. 2. Não Quero Fazer Nada - a protagonista tem um burnout e larga o emprego dela em Seul e se muda para uma cidade bem menor onde ela tem condições de pagar aluguel, mesmo assim em uma casa caindo aos pedaços. Claro que são romances e fica tudo bem no final, mas o início da trama se encontra com a realidade.
Eu consumo muitas coisas Sul coreanas a bastante tempo, e depois que me elucidei com a consciência de classe, é quase impossível não olhar essas contradições sendo sempre reafirmado nas produções, e quando é mostrado como "ruim"(não como contradição do capitalismo) ou acaba romantizado ou até boicotado
Muito ilustrativo e esclarecedor essa live. Eu particularmente assisto muitos doramas, e posso te dizer, muitos abordam sim esses assuntos, principalmente acesso inacessível as universidades de elite, por serem caras. Dificuldade de tratamento de saúde, trabalho excessivo e seus traumas. Habitações simples e pequenas, etc... Obviamente que os sul-coreanos romantizam porque querendo ou não doramas são produtos, principalmente de exportação. Assim como procuro saber sobre a Coreia do Norte, principalmente através de especialistas como Lucas Rubio que fogem do pensamento ocidental ideólogico e liberal capitalista...
@@Rob-h3w claro claro, vamos enaltecer uma sociedade em que menos de 2% dos estudantes conseguem entrar nessas faculdades, e nem tem garantias que esses 2% vão conseguir trabalhos dignos no futuro, como é lindo essa sociedade dos fortes que você fala, vai lá campeão estude e trabalhe enquanto os outros dormem e tenha um colapso mental aos 20 anos de idade
@@Rob-h3w Aqui no brasil os alunos com melhores notas também vão pras melhores universidades. Aliás, coréia tem o mesmo sistema do brasil de prova única (que é uma merda). Na coréia, os melhores a serem escravizados tem os melhores empregos. A não ser que vc seja um chaebol, de uma família que conseguiu poder através de concessões estatais quase que ilimitadas, que por sinal toda a economia coreana é estruturada em volta delas. Mama infinitamente no estado depois fala que o estado é ruim, no capitalismo se vc nasceu na pobreza 90% de chance de morrer na pobreza.
Gostaria muito que algum camarada comentasse sobre a série sul-coreana The 8 Show. Ela possui uma alegoria muito interessante da segmentação de classes, da ilusão da ascensão social e ainda pincela, também, sobre a cultura da espetacularização da miséria e do sofrimento. Esta na Netflix, caso alguém se interesse
Aqui em São Paulo não está muito diferente, principalmente para as pessoas que trabalham no comércio, escala 6 x 1 , fora que tem gente que praticamente mora em lado da Cidade e trabalha em outro 😢
Aqui. Se você tiver um olhar crítico sobre Doramas, você percebe como ela é segregadora e não é só com estrangeiros, é com os seus também. Quanto maior o seu status, mais a pessoa é bem vista( e até eles falam que dentro deste status as coisas são bem podres). Mas pra eles é o último degrau do topo da escada.
Eu leio muitas webtoons coreanas e é impressionante como os personagens morrem por excesso de trabalho ou não aguentam os trabalho abusivos 😢 Tem um desenho da netflix que fala sobre a pessima qualidade de trabalho, tentado fala de uma maneira leve mas triste de qualquer jeito
Estou me sentindo como um jovem sul-coreano. Ainda bem que tenho casa para morar, se não estaria morando sei lá onde. Me formei na USP, tive que trabalhar em um callcenter depois disso. Atualmente trabalho como Auxiliar Administrativo, é tranquilo, mas não é da minha área. Desistir de procurar emprego na minha área depois de 2 anos...enfim triste
2:35 sim! pude estar na coreia do sul com minha mãe e meu irmão bebê, e quando os coreanos nos viam pareciam estar vendo alienígenas (por causa do bebê), pediam pra tocar, falar com ele, ficavam genuinamente surpresos em ver um bebê mas se perguntávamos se eles gostariam de ter um, eles prontamente negavam
Só não é verdade que a dramaturgia da chamada Coreia do Sul não mostra tudo isso. A real é que são justamente os k-dramas que abordam os aspectos desumanos e traumáticos das relações profissionais e estudantis. E como de hábito, são os artistas os maiores críticos internos das realidades mais tristes e revoltantes de um país.
eu adoro o entretenimento sul coreano, mas eu consumo com bastante pé no chão sobre as coisas que rola lá… oq mais está acontecendo é de gente se iludindo totalmente com os doramas, principalmente mulheres, ao ponto delas viajarem pra lá só pra casar com coreanos, isso é completamente doentio e bizarro…
13:19, Ainda tem diversas bases americanas na Coreia do Sul. Quando eu viajei ao país eu descobri que se tu for ex-militar dos Estados Unidos e for viajar, você tem direito a fazer um tour pelas bases e eles te levam a conhecer alguns pontos turisticos como a JSA (a fronteira exata entre as Coreias) e DMZ. O tour na JSA hoje se encontra fechado, mas antigamente você conseguia fazer diretamente com os militares norte americanos.
vi um video no tik tok de um programa coreano entrevistando um casal, em que o marido era brasileiro e a moça coreana. o apresentador fez uma pergunta a esposa do brasileiro, o porquê ela pressionava tanto o marido se ela o considerava tão bom. segundo ela, ele não entendia a mentalidade coreana, e que devia arrumar um bom emprego numa grande corporação, porque assim não sofreria preconceito, seriam bem vistos e poderia falar para os outros sobre o marido. ou seja, há uma busca doentia por status na coreia. isso explica a baixa natalidade. ninguém mais consegue ter um relacionamento nesses termos.
Vale resaltar tbm q os homens coreanos são os mais chorumentos (sim, mais q um alpha kogos). Não existe consentimento, 'não é não' ou doraminha fofo com esses caras. Os doramas e o kpop são a máscara, romantizam tudo. Gustavo e camaradas, caso queiram passar um nervoso tem um dorama chamado 'amanhã', que é a maior propaganda imperialista dos doramas (pq eles nem disfarçam o que estão fazendo). O Gui do rádio guerrilha tem um vídeo mt bom sobre o kpop e o suic* dos idols. Além do vídeo ótimo do normose sobre kpop.
Moro aqui na Coreia faz quase seis anos, queria fazer uma correção: o jeonsae não é o único (ou sequer o mais popular) modelo de aluguel. Costumava ser, mas tanto por conta da bolha do mercado imobiliário como por inúmeros golpes por parte dos donos dos imóveis, não é mais. A ideia por trás desse modelo era o dono do imóvel pegar esse dinheiro e botar no banco pra render, então o rendimento seria o "aluguel" e o inquilino recebe de volta o depósito ao sair (a menos que algo precise ser consertado, por exemplo). Mas enfim, os bancos não rendem mais tanto, muitos investiram errado e faliram, e outros aproveitaram a chance pra dar golpe e sumir com a grana. Resultado: o modelo mais popular é o aluguel convencional mesmo, paga-se um seguro caução e aluguel mensal. No mais, as pessoas competem assim por vagas em empresas grandes porque 1) estabilidade, 2) benefícios (mais dias de folga, check up para dependentes, orçamento pra aperfeiçoamento profissional, etc.) que acabam sendo "luxos" necessários quando se tem que cuidar (e bancar) seus pais/sogros, e filhos. Pra nós, meros imigrantes, um emprego "regular" dá e sobra. E diferente de outros países, como o próprio Brasil, onde a diferença de uma cidade grande como Rio ou São Paulo pra uma cidade de médio porte é gritante, a diferença entre morar em Seoul vs. Busan, Daegu ou Daejeon é mínima. Eu diria até que a qualidade de vida é muito superior por aqui. Enfim, é um país cheio de problemas como qualquer outro, mas tendo uma vida moderada e fora de Seoul se vive muito bem. O problema é entrar nas normas sociais e consequentemente na corrida pra não parecer estar "pra trás" comparado com os outros. Gasta-se desnecessariamente uma fortuna em itens de marca, carro, procedimentos estéticos, viagens, dietas, tecnologia. 🤷🏻♀️
Obrigado por nos mostrar a opinião de uma residente que conhece o dia a dia do país! pode informar no que trabalha e se com esse trabalho consegue adquirir os bens necessários, como carro e casa, msm q no longo prazo? Obrigado!
@@guim9598 Por nada! Acabei de começar um emprego novo, por coincidência. Sou formada em design, entrei em uma empresa que faz material didático e como tenho experiência dando aulas de inglês, por enquanto estou dando aulas pra entender como o material é usado pelos professores e eventualmente vou auxiliar na criação dos livros e materiais de apoio. Antes eu trabalhava fazendo a ponte entre uma empresa local e empresas estrangeiras, auxiliando nas vendas (explicar o produto, processar vendas, e fazer apoio ao cliente) + marketing. Além do meu trabalho principal (em torno de 20 horas por semana) eu trabalho mais umas outras 20 horas misturando aulas particulares e bartending, porque eu não sou doida de depender só de um emprego. Tudo que me aparece se eu tenho tempo eu pego! Carro não é caro, especialmente usado. Eu não dirijo porque não gosto e porque não tem necessidade, transporte público funciona muito bem. Adquirir casa eu suponho que daria, sim, mas talvez numa região mais rural (e aí precisa de carro sim). Eu dei uma olhada aqui, na minha cidade um terreno de 500m² tá custando 2 milhões e 800 mil reais :D 4.9 milhões de won por 3m², basicamente. Considere que em geral, estrangeiro tem um piso salarial entre 2.5 e 3 milhões ao mês. E que o custo de vida na minha cidade, sem extravagância, dá pra cobrir com 1.2 a 1.5 milhão. Ou seja... se você tiver um salário líquido de 2.5 milhões e conseguir guardar 1 por mês, você sozinho levaria uns 60 anos pra comprar o terreno. Supondo um cônjuge e 0 crianças, uns 30 anos. :T Em áreas mais rurais, 3m² chega a custar 20% do valor da minha cidade. Então é possível, sim, mesmo com um salário "mínimo" de quem tem trabalho especializado. Nem queira saber os preços de Seoul, entretanto. XD Editando pra fazer um adendo: eu moro num apartamento bem confortável, num prédio modesto, e não gasto tanto assim com alimentação e afins. Se eu quiser entrar em modo super econômico, 1 milhão ao mês cobre meus gastos essenciais (aluguel/contas/mercado/transporte) sim.
Quantos habitantes do país Coreia do SUL= 52 milhões. Habitantes da cidade SP= 22 milhões. Trabalha, compra e não usufrui. Não tem tempo. Em diferentes níveis o ser humano adoece sem socializar-se. Sem contar as mulheres que não querem ter família.
Brasil já está desse jeito, antes poucas pessoas tinham acesso ao ensino superior, e por isso quem tinha conseguia emprego e viver "bem". Hoje em dia uma parcela grande do país tem acesso ao ensino superior. A geração que hoje está em torno dos 27+ não consegue mais viver bem com um emprego só isso quando encontra emprego.
Isso me tirou qualquer esperança de que a saída para o país é o nacional desenvolvimentismo. A Coreia é o maior exemplo de país estruturalista. Faz tudo que o reza a cartilha e mesmo assim muita gente tem uma vida miserável. Fazer vai apenas minimizar os problemas sociais que temos. Mas o real problema que é o capitalismo vai continuar existindo.
Cara, parecido com a situação do Brasil. Me formei em uma boa universidade, com muito esforço dos meus pais para pagar minha estadia em outra cidade, estudei e aqui estou : desempregada.
Os Kdramas, embora sejam séries com historias bobas de amor, fazem várias criticas sociais, inclusive em relação ao estudo, trabalho e competição na Coreia do Sul.
A meu ver eles continuam criticando, nos solos do Yoongi, por exemplo, tem músicas que criticam inclusive o capitalismo como Heageum e Strange. Apesar de tudo que conquistaram, eles devem sofrer muito com a dinâmica da sociedade coreana. Acho que isso também reflete neles. A saúde mental dos idols não é priorizada e existem muitos problemas na indústria, fico pensando como isso tudo afeta eles... 😔
Achei a realidade bem parecida com o Brasil, vendo da perpectiva de qualquer cidade grande kkkkk só q na coreia é mais fácil de conseguir emprego e o cubículo ainda vem com um notebook de brinde. Trabalhar igual cavalo a gente já trabalha mesmo.
Exato o problema da competição é um problema que toda nação com alta alfabetização passa, n tem oq fazer se todo mundo tem um diploma então todo mundo tá nivelado meio q essa vira a base
Mas por que em todo mundo o mercado de trabalho está tão difícil e precarizado? Eu mesmo com doutorado na europa ainda não consegui emprego digno. 😢 E olha que meus pais eram considerados classe média alta, com casa na cidade, carro, emprego público, casa de veraneio, móveis de madeira maciça, viagens internacionais anuais, etc. Hoje, não posso nem sonhar nisso e já mudamos para um apartamento porque não deu para manter a casa nem comprar outro carro, mesmo o mais barato! Estou totalmente desolado! E sei que tem gente ainda pior que eu 😢. Como sair disso ou amenizar?
Uma coisa que me pegou de surpresa nas primeiras vezes em que assisti algum Dorama coreano foi o romantismo encima de consumo de alimentos processados, tabagismo e alcoolismo. Achei isso absurdo e bem distoante daqui, nem mesmo as propagandas de cerveja pode ser mostrado alguém consumindo tal bebida. Propaganda de cigarro nem existe aqui no Brasil, em novelas também é muito raro ver alguém fumar. Lá é quase todo episódio alguém tem que estar comendo miojo instantâneo, fumando cigarro ou bebendo cerveja..
Cruzes! 😮
Verdade, fora os merchans ala SBT. Vi um Dorama onde a todo momento eles iam no Subway. E outro se chamava Drink Alone , que se passava em um cursinho e tinha muita romanização da competição, alcoolismo entres outras pérolas.
Que ótima reflexão, não gosto de doramas porém os poucos que eu acompanhei, tem exatamente estes padrões que você citou. Um dorama que eu assisti que se encaixa perfeitamente no que você disse é Business Proposal do netflix, a personagem principal vive intensamente pra se destacar na empresa (empresa de comidas rápidas uahiauh), e fora que algo bem curioso que as personagens femininas dessas séries, não tem histórico de relacionamento, enquanto o galã já ficou com outras mulheres, mas a "alma gêmea" dele precisa ser pura e exclusiva.
O país gasta 43 bilhões de dólares por ano com o exército e se esquecem de comprar comida saudável pra população, foda !
Bem, como eu só assisto alguns doramas retratando tempos antigos, não mostra assim não
Filme Parasita e a serie round 6, simplesmente demoliram a ideia que a Coreia do Sul é um paraiso.
Tem outras séries legais também, tipo The Glory que comenta sobre a cultura de bullying e dinâmica social coreana com base em um caso real. E é engraçado ver como essas produções são pouco divulgadas pela imprensa do país.
Para o grande empresariado é um paraíso.
Escravos letrados que trabalham por um prato de comida é o sonho de todo dono de escravo.
@@tieAcherry101
Essa serie é pesadissima, gostei bastante.
@@tieAcherry101 vocês citaram 3 de minhas obras preferidas coreanas aqui nos comentários! E sim, infelizmente maioria dos doramas que são exportados para o exterior são sobre um romance meia boca, que serve para estimular as estrangeiras a ficarem com os trastes coreanos que restam por lá. (Os mais bonitos ficam com as meninas bonitas e ricas e vice versa, além de que nem as próprias corenas querem se casar mais, por isso esse estímulo ao marido coreano). O que sobra então para a gente aqui são uns tarad0s, "feios" (sem cirurgia plástica) e machistas que ocasionalmente vão bater em suas futuras esposas, porque sim, eles são muito violentos. Fora, que muitos estão na internet para aplicar golpes com as mais iludidas pelo o sonho coreano. Enfim, tenho muito o que dizer sobre essas coisas pois consumo sim o pop coreano e de vez enquando vejo um dorama interessante pois, quando eles querem, eles fazem um dorama Ph0dástico.
@@divafubangaBoa sorte com seu futuro marido coreano. Vale lembrar que teve uma brasileira que apanhou do marido coreano e a família dele ainda ficou chateado com ela. Essas pessoas estudam a cultura alheia a nível ocidental "Hollywood" depois sofre as consequências e não sabe porque.
Sintetizou o vídeo na frase “EU VOU LÁ FAZER O QUE???” 😂😂😂😂
Não é a toa que a Coreia do Sul teve um aumento significativo em pessoas com depressão e su1c1d10. E infelizmente não se vê melhora nesse cenário.
Foi exatamente esse ponto que me veio à cabeça quando comecei a ver esse vídeo. Entre batalhar e tentar levar essa vida de merda, ou descobrir que o esforço é em vão e se matar, o que que muita gente escolhe? Pois é.
E depois acham ruim quando tem gente que diz que a do Norte é a Melhor Coreia.
@@Rob-h3w kkkkk ah sim donos de empresas e presidentes conhecidos mundialmente por serem absolutos gênios e sábios
@@Rob-h3w É um funil,existe uma dinamica interna onde so um vai consequir ,como no filme.
@@Rob-h3w e qual seria sua outra alternativa pra resolver? Copiar e colar o mesmo comentário em todas respostas? Todo vídeo essa mula tá aí, tem conta pra pagar não? Não trabalha?
@@Rob-h3w Acho que vc pulou a parte que 2% da população de estudante consegue isso
tem alguns episódios do dorama “uma dose diária de sol” que os personagens desenvolveram problemas psicológicos justamente por conta de toda essa pressão.
é muito comum ver nessas séries os protagonistas trabalhando até muito depois do horário de trabalho e parece que NUNCA estão cansados. é muito surreal essa ideia. as vezes trabalharam em lugares que tecnicamente “pagam bem” mas moram num cubículo ou até com a família.
é bizarro.
Exatamente, nesse corre todo, estão sempre perfeitos, lindos e maravilhosos como se a vida tivesse que ser assim.
Médicos em colapso também
Existem doramas incríveis que trazem a tona a verdadeira Coreia do Sul, como "Tomorrow" que fala do suicídio, "Taxi Driver" que fala sobre a justiça coreana ser tão falha, "It's okay to be not okay" que fala sobre saúde mental e inclusive foi um dorama de pouco sucesso na Coreia e dá pra entender o motivo, "D.P dog day" que fala sobre um lado obscuro e nojento do alistamento obrigatório no exército de lá, poderia continuar citando milhares de doramas e filmes fora de "Round 6" e "Parasita", doramas e filmes que não são sobre romances bobos e camuflam a verdade sobre o país, acompanho a cultura desde 2016 quando tinha 12 anos e já não entendia essa obsessão com esse país, é triste a realidade de lá, não levam a saúde mental a sério, dá pra entender a razão deles fumarem e beberem tanto.
E sim, o filme "Aloners" é muito bom!!!! O dorama "My liberation notes" entra nessa vibe também, é ótimo.
Confesso q tenho preconceito com quem assiste dorama. Até faço pidada do tipo "ala vendo romancinho", mas com vc falando dessas obras me deu vontade de assistir.
Já viu My mister? eu achei que toca num assuntos bons também
@@GenesisCarvalho Cara, tenta dar uma chance, de verdade, se precisar de mais indicações tem vários outros bons, eu até gosto dos de romance é bom ver umas coisas mais leves de vez em quando e entendo as piadas KKKKKKKKKKKK
@@radhijasarruf9637 UM DOS MEUS PREFERIDOS, ele é maravilhoso.
Esse d.p dog day, o que há de obscuro no alistamento? Conta mais
É por isso que muitos estudantes sul-coreanos que vieram fazer intercâmbio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos anos 2010 não queriam voltar pra Coreia.
Sabe de um vídeo ou artigo/materia falando sobre isso? Ou quais palavras usar pra pesquisar?
@@bluesam901 Não conheço...na época fazia doutorado na UFRGS e soube disso por colegas e professores que tinham contato com os coreanos do intercâmbio.
@@renatolopes3609 ok, valeu.
Vou continuar procurando!
Na Coreia do norte nem está opção tem
@@renatolopes3609então e tipo eu sei mas não tá a fonte em lugar algum
a Coreia do Sul é tipo: temos fome, suicídio, falta de emprego, moradia precária, abandono de idoso, machismo perverso, padrão de beleza altíssimo e outras coisas, mas muita gente passa pano (os as vezes é falta de pesquisa) para a Coreia por conta dos doramas.
e BTS
Penso igualzinho vc mas infelizmente as meninas imaturas acham que vão ir pra lá e casar com um corano igual esses dos Doramas rico e carinhoso
Abandono de idoso?! Normalmente, eles têm muito respeito pelo idoso. Surpreendente pra mim.
vao logo pra o norte da coreia e fiquem la, nao fariam falta nem uma aqui
@@gordao6422 eu concordo, eu só faria falta para minha família. Mas eu quero ir para Coreia Popular sim 🤗🤗
Eu teho 34 anos e NUNCA tive a carteira assinada. Sempre fui ambulante. Vendo bolos bonitos e gostosos em comercios, bem como outros tipos de guloseimas. Embora vestida de branco e vermelho cabelos e pele impecáveis e cara de descansada vendendo produtos lindos as pessoas me olham como coitada qnd ganho 200 reais em 6 horas de trabalho ebtre vender e fazer.
Antes eu me sentia humilhada, hoje tenho orgulho...e tristeza de vee que as vezes um bolo sera o dia mais feliz de um trabalhador ali naquela rotina estafante.
Se a pessoa gosta de kpop e não apenas escuta músicas, ou no mínimo gosta de um grupo pequeno, sabe a realidade da Coreia do Sul.
É um país que já transformou gente, inclusive crianças em produto.
Fale sobre a lógica do bullying nessa sociedade neoliberal competitiva.
Qual argumento usar contra esse seu nível de desonestidade, além de violência? @@Rob-h3w
@@Rob-h3wVc acompanha mais o Gustavo que os próprios inscritos
@@Rob-h3w Se fosse simples assim a maioria das pessoas conseguiriam emprego, além disso como o próprio vídeo cita, mesmo tendo alta formação acadêmica isso não te garante quase segurança nenhuma de conseguir emprego.
@@Rob-h3w vc é bem inteligente. Em outro universo, em alguma dobra no espaço, em algum planeta longínquo. Imagino se um filho seu sofresse bullying, seria dentro de casa e fora de casa de um "ser humano" como você.
@@Rob-h3wE é extremamente injusto falar que “os com melhores notas vão para as melhores universidades” já que quem tem melhores condições financeira tem acesso a vários cursos privados que ajudam a conquistar melhores notas, fazendo com que quem nasceu com condições financeiras inferiores tenham menos chances de sair dessa situação e tenham que se esforçar muito mais.
A cada geração as coisas estão apertando no mercado de trabalho. Já estou com 50 e no tempo do meu pai ele só precisou da 4a. série pra arranjar um emprego federal na faleicida RFSA (companhia de trem nacioanal), no meu tempo o segundo grau já dava pra arranjar um emprego médio e a geração de hoje precisa de diploma até pra limpar a bunda de criança como auxiliar de creche na prefeitura de Fortaleza. Pasmem!
parem de ter filhos e o excesso de mão de obra barata acaba.
@@arleyfroes7338a tá 😂😂😂
Nossa eu me sentia justamente desse modo entre o final do ensino médio e o começo dos cursos pré vestibulares, era uma ansiedade enorme entre eu e todos os meus colegas, estudando muito pra conseguir alcançar a famosa vaga em um curso de medicina/direito/engenharia na USP. Bem, fracassei nos dois anos de cursinho, simplesmente não conseguia absorver o conteúdo de 3 anos de ensino médio em um ano de cursinho, haviam tantos colegas gênios, organizados e melhores que eu e poucas vagas. Foi instalado em minha mente que para ser "alguém" essas eram as únicas opções. Porém ao fracassar arrumei um emprego cuja função é lidar com o público, e nesse tempo passei muitos anos refletindo, e hoje com 33 anos, apesar de não seguir o roteiro perfeito da vida contemporânea, dou prioridade a fazer o que gosto, ler, correr, ir em parques, conversar com as pessoas, por que afinal de contas sendo ateu como sou, a vida é uma só, a verdadeira riqueza está no prazer de viver, estou longe de ser uma pessoa bem sucedida financeiramente, mas ao mesmo tempo me sinto feliz, que pelo menos em alguns momentos, eu consigo me libertar, e viver de forma suave, sentir o gosto do café quente pela manhã, parar pra olhar o céu azul, sentir a brisa fresca do final da tarde, sem me deixar sucumbir pela ansiedade dia a dia.
Teu comentário lembra muito meu pensamento, meu estilo de viver tbm. Quando me deparo com uma realidade como essa da Coreia, me sinto ainda mais satisfeito e distante do modelo de sucesso e perfeição de vida que a sociedade tenta convencer a gente que é o melhor.
Hoje eu prezo principalmente pelo meu tempo livre, qualidade de vida, hobbies. Mesmo que pra isso eu ganhe menos ou viva em uma cidade grande com vários atrativos (comerciais).
@@faeldealmeida É isso ai meu querido, se nós somente procurarmos seguir o modelo da sociedade, corremos o risco de nos sentirmos vazios, é necessário pra nossa saúde psicológica, nos realizarmos enquanto seres conscientes cada um com sua individualidade e complexidade. \o/
Boa noite Felipe.
Quando você falou do cursinho pré vestibular me lembrei da minha época. Sempre estudei em escola pública e em 2003 fiz cursinho pré vestibular e era muito puxado. Eu quase não tinha feito Química e Física direito no ensino médio. Cheguei a prestar para Direito na USP mas não passei. Só em 2009 consegui através do ProUni 50% de desconto na mensalidade para Ciências Contábeis. Fiz das tripas coração para não precisar do Fies. Pelo menos trabalho na área. Nos últimos anos também estou nessa mesma vibe e desde 2021 descobri o prazer de fazer trilhas e ir em cachoeiras. E sempre quando faço trilhas conhecendo pessoas novas elas falam a mesma coisa: a ansiedade e a correria de viver numa cidade como SP te sufocam. Inclusive conheço guias que largaram profissões como Engenharia e Odontologia para serem guias turísticos.
@@fabiodasilva7401 Cara que bom, nunca é tarde para descobrirmos o que realmente importa na vida e é muito bom também quando nos damos conta que não estamos sozinhos, a final de conta somos a maioria uahaiuahi. Viva aos pequenos prazeres da vida que na verdade são enormes!
Os doramas influenciam não só nisso, mas em muuuuitos outros aspectos. A imagem do homem coreano como bondoso, protetor, apaixonado e disposto é altamente criada e propagada pelos doramas. A realidade? o movimento 4b não para de crescer, a taxa de natalidade só cai e o governo esta desesperado, já que as mulheres sul-coreanas desistiram de interagir com os homens de lá, de tão ruim que é a situação e como são tratadas. Estamos falando do país com a maior taxa de mulheres com ensino superior completo que não recebem nem 40% do salário de um homem, são violentadas e sofrem abusos após abusos. Os doramas pintam essa imagem do coreano como um povo rico até em sua pobreza, feliz, gentil e carinhoso quando a realidade passa longe disso
O que é 4b? Se puder explicar por fvr
@@mrssol8750 é um movimento das mulheres sul coreanas que que pregam os 4b: sem casamento, gravidez, namoro ou relações sexuais com homens (em coreano essas palavras começam com b). As coreanas estão básicas abdicando de qualquer relacionamento heterossexual pra poderem continuar vivendo em paz. As que querem algum relacionamento assim vão pra fora do país ou casam com gringos. Existem algumas reportagens que falam melhor sobre, com relatos e tudo sobre o movimento e pq elas meio que elas estão certas (até certo ponto). Indico essa daqui: www.publico.pt/2023/05/19/p3/noticia/mulheres-movimento-sulcoreano-4b-nao-querem-mudar-homens-querem-viver-2049443
Pior que é isso mesmo! "Os melhorzinhos" ficam com as coreanas ricas e bonitas, já que lá eles fazem plástica para serem aceitos na sociedade e até mesmo para conseguir emprego (achei estranho essa matéria não ter abordado isso).
Tem uma reportagem da BBC em que as mulheres sul-coreanas explicam os motivos de não terem filhos. E os principais são os custos da educação e durríssimo regime de trabalho.
@@divafubangaPor isso os que ninguém quer lá, vem pro Brasil e se casa com a dorameira que quer viver a fic?
Eu vivo em Portugal há dois anos e a realidade é muito parecida, vivemos todos em quartos de casas partilhadas onde vivem muitas pessoas. Eu por exemplo vivo com mais 6 pessoas em um apartamento, o aluguel é cada vez mais alto e a cada dia a comida vai subindo lentamente, temo que logo viveremos com mais pessoas abarrotados dentro de uma casa e sem o básico p comer
Esse mundo q vc viveu não é fruta da suas próprias escolhas ?!
Qual “escolha” no seu ver?
6 pessoas adultas num msm apartamento deve ser bizarro
Isso depende mt da localidade em que vc vive, uma amiga minha mora em Portugal, vou perguntar em qual cidade e volto dps pra dizer, mas sei que ela não quer mais voltar pro Brasil. Ela mora em república tb com mais 3 pessoas que vivem com ela por 150 euros, totalizando 600 euros dos 4 indivíduos. Ela me disse que a casa em que vivem é bem grande, cada quarto tem sua suíte, então ela tem bastante privacidade digamos assim. Hoje ela trabalha de corretora lá, está vai fazer dois anos, já está com licensa pra dirigir e com veículo próprio, coisa que aqui no Brasil dificilmente vc conseguiria ter trabalhando nessa profissão por exemplo.
Porém tenho que concordar ctg que aluguel em Portugal é o olho da cara, se vc quer morar sozinho, arrumar um trabalho onde recebe 1000 euros 60% do seu salário vai pra aluguel, chega ser um absurdo. Mas descobri através de um uber brasileiro que tinha parentes em Portugal o motivo pelo qual isso acontece, ele disse que Portugal se tornou um país pra turista passar as férias, por isso tudo ai é mais caro. O brasileiro se apega a essa idéia de ir pra Portugal por conta da língua. Mas o mais sábio seria aprender a falar inglês ou francês e tentar a vida em países como Inglaterra, França, Canadá, Irlanda, Escócia, onde a qualidade de vida é muito melhor que Portugal.
Eu ganhei a inscrição de presente de membro de alguém. Caraca, não sabia que sai isso tudo de vídeo por dia não ❤️
Tem um drama coreano chamado Skycastle (tá na Netflix) que aborda como a família, os pais, pressionam os jovens para serem bem sucedidos e como o preconceito e bullying com classes mais pobres (fruto desse problema de manobra social de aparências) está enraizado na sociedade. É um bom drama e foge da fórmula drama de romance água com açúcar.
Também tem um outro drama chamado Tomorrow (tb na Netflix) que aborda dificuldades da sociedade coreana (suicídio, etarismo, assédio, endividamento) em cada episódio. Este último tem um enredo que conversa com a Fantasia, mas abordando esses temas sérios. É interessante.
Recomendo ambos, quem tiver interessale de ver.
12:04 Com certeza. eu assisti pouquíssimos, mas um que vi (aparentemente bastante elogiado pelo público em geral) vai muito em linha a essa idealização de "se vc acreditar e trabalhar, pode chegar em qualquer lugar". O dorama contava a história (fictícia) de como um moleque sai do zero, ex-presidiário, sem pai nem mãe, e porque ele trabalhou bem e conheceu algumas pessoas que ajudaram ele, foi capaz de destronar a MAIOR EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO DO PAÍS.
Se isso não é uma completa idealização, eu não sei o que é.
Eu moro na colônia coreana em SP e de acordo com alguns amigos coreanos e brasileiros que foram pra lá e voltaram(porq não deu certo) é muito real isso...é exatamente dessa forma, inclusive vieram embora p cá porque lá não tinha como nem ver a família trabalhando excessivamente... estavam adoecendo de depressão... até pela rigidez na educação, no comportamento social dos mais velhos em relação aos mais novos entrando no mercado de trabalho... Uns dos amigos nosso falou que por semana 3 a 4 coreanos se jogam de uma ponte que existe lá, então é de fato muito cruel mesmo.
Já trabalhei pra samsung e tenho amigos que trabalharam pra empresa e sabem o terror que é.
Uma pressão sem igual, onde é quase impossível crescer se não for koreano.
É bastante similar a empresas chinesas, e posso falar com propriedade, pois trabalhei 2 anos na Huawei.
Vendo o mundo como está e como esta caminhando. Vale a pena?
É surreal o que nos espera.
Nossos políticos estão fazendo de tudo pra irmos pelos mesmo caminho. Mas vamos advinha quem não tem salário defasado? Sim nossos políticos, pq toda vez que fica mais caro pra eles, os mesmos se autoconcedem aumento de salários
Faz o L
@joaovitorcosta9975 Claro, o Lula que é a fonte de todo mal, n um funcionário da burguesia. Quando vc é liberal, tudo faz sentido, pq vc é burro.
@@joaovitorcosta9975faz a arminha
@@joaovitorcosta9975faz o b de burro, seu idl0ta! saco cheio de gente defendendo político seja de direita ou de esquerda, o cara crítica a classe política como um todo e vem o maluco com viés político que dá pra ver só pelo comentário, extremista de direita e esquerda é que estão destruindo o Brasil!
Bolsonaro se pudesse teria nos jogado nessa situação
Algumas semanas atrás, fui visitar uma irmã que stava doente e meio que flagrei ela assistindo um Dorama que era basicamente um Romeu e Julieta coreano, ela empresária da C-Sul e ele um militar da C-Norte, e dos pouquíssimos minutos que vi, a propaganda era nítida pra K-ralho e bem esteriotipada, principalmente ambientação. A indignação foi tanta que dei uma explicação do porquê a obra se tratar de uma propaganda, mesmo evitando esse tipo de assunto na casa dela.
Pousando no Amor? Além de estereotipado, o romance é bem chatinho. A parte legal é que os atores se casaram na vida real
Pousando no amor né? O queridinho das dorameiras, assisti em 2020, tinha 16 anos e mesmo assim eu conseguia identificar a propaganda na cara dura anti Coreia Popular, aquilo lá é uma bobajada
@@Snowboard4 A única parte boa mesmo, o dorama é horroroso
Li numa matéria na Internet sobre essa febre do Dorama. Tem uma mulher que é tão fanática que está juntando dinheiro para viajar para a Coreia do Sul
Agora as autoridades locais da Coreia do Sul, estão omitindo os casos de suicídiøs para tentar limpar essa "imagem" com a maior taxa de suicídiø.
O lado norte já deveria ter entrado la faz tempo e mandar um dedo do meio para os EUA.
@@daversilva3499 Nem precisa invadir, apenas ter armas nucleares para não ser invadido como Iraque, Afeganistão e outros. A Coreia do Sul vai cair sozinha, sem a do Norte fazer nada. Pois a própria população Sul coreana não irar aguentar ficar nesse controle econômico por grandes empresas, as famosas Chaebol.
graças a deus, nasci no brasil e por aqui ficarei 🙏🏻
Pior que está compensando mais passar perrengue aqui mesmo, pelo menos você já está inserido na cultura e sabe a lingua
💚🇧🇷💛
Depois desse vídeo, eu mudei totalmente meu conceito sobre viver no Brasil, as condições que tenho são melhores que os mais "abastados de estudos" de lá
O mundo caminha nessa direção...
Com tudo isso acontecendo o planeta todo tem dificuldades de fazer revoluções. Até quando seremos submissos ao capital?
Sua pergunta é muito boa difícil é responde-la , mas uma coisa eu acho que posso lhe dizer : A exploração apenas ,não é suficiente para construir a consciência de classe da classe trabalhadora , é necessário que haja organização e muita luta .
@@osvaldotrigueiro3884 Lutemos por isso camarada!
forever.
aceita que dói menos
O capitalismo não vai cair or revoluções, os meios de mídia manipulam as massas de forma tão eficiente que revoltas são quase impossíveis.
O sistema vai simplesmente apodrecer, como ocorre na Coreia do Sul, baixa taxa de natalidade, su1c1d10, e etc.
Na Coreia do Sul e Japão estão em estágio avançado, mas todas as economias capitalistas vão passar por isso, sem perspectiva de melhora as pessoas vão simplesmente definhar sem reproduzir a força de trabalho. Enquanto os capitalistas não criarem meios de forçar a reprodução humana o destino vai ser sucessivas crises com queda da população.
No Brasil, o Goshiwon atende pelo nome de república, pensão, casa compartilhada ou como diz o Tio João "cativeiro" sem nenhum tipo de conforto ou aconchego, não existe vistoria, não existe padrão mínimo de qualidade, muito menos, espaço adequado ao morador🥺😥
Dá pra adicionar "studio" como sinônimo de Goshiwon também
@@Mike_Pereira verdade, valeu pela lembrança, é a normalização do micro espaço como sinônimo de luxo, negocio minusculo e caro :(
Siiiim! Vivi em um desses quando fazia faculdade em outra cidade. Horrivel, tenho trauma e eu também comia mal pois não tinha muito dinheiro.
Por isso voltei a morar com meus pais, (é uma derrota mas, eu tenho uma certa qualidade de vida que eu não vou ter tão cedo)
Os apertamentos de SP são bem assim... e ainda por cima o preço é absurdo
quando eu vi num dorama que só contratavam recepcionista de hotel com ensino superior completo em administração eu fiquei incrédula kkkkkkk
se tu ver os requisitos aqui no BR isso não muda muito não
Brasil ta indo nesse mesmo caminho ai
Na República Popular "Democrática" da Coreia do Norte, que de democrática não tem absolutamente nada, só se vê crisis periodicas de fome, insegurança alimentar, mortes por inanição, miséria absoluta, pobreza abjeta, um permanente estado de paranoia, uma eterna atmosfera de medo, terror e angústia, escassez extrema de alimentos, de eletricidade, de moradia, de remédios, de bens de consumo e de bens primeira necessidade, kotjebis: crianças sem-teto famintas implorando por comida , um enorme atraso humano e tecnológico, uma ditadura stalinista monstruosa e totalitária, assassina, cruel, impiedosa e implacável e corrupta, censura e repressão em massa, controle onipresente do Estado, inexistência de qualquer forma de liberdade de expressão, política ou de imprensa, ausência do direito de ir e vir( deixar a Coreia do Norte sem permissão é crime de traição punido com a morte), fronteiras com cercas eletrificadas e intensamente monitoradas por guardas de fronteira armados com ordens do Regime para atirar para matar qualquer um que tente escapar para Coreia do Sul ou para a China, proibição de qualquer forma de manifestação religiosa, proibições estramboticas, vastos campos de concentração em regiões remotas, execuções sumárias em publico, expurgos, armas nucleares, desfiles militares, uma incessante propaganda ideológica, incontáveis violações sistematicas de direitos humanos, uma sociedade extremamente desigual, intensa doutrinação ideológica, antiamericanismo patológico , um ódio visceral contra o Japão e a Coreia do Sul
um exarcebadíssimo culto a persoralidade de seus tirânicos e despóticos governantes, um imenso mercado negro, vigilância em larga escala( os norte-coreanos instalam microfones em tudo, ouvem tudo, tudo é absolutamente vigiado: elevadores, corredores de hotéis, quartos, banheiros e até mesmo latrinas). É a nação mais secreta, fechada ,isolada, controlada, militarizasada repressiva e brutal da face da Terra.
Lá 90 e tanto por cento das pessoas tem ensino superior . Por isso é q eles podem fazer essa exigência . É a realidade de lá assim como a nossa é um percentual enorme de pessoas q mal sabem ler . Cada um vive na sua realidade , não podemos jogar pedras no telhado de ninguém por que temos o nosso de vidro bem fininho ....
O Brasil está indo por esse mesmo caminho
Fico em choque com esse panorama. Estou no 2o ano do Pós-Doutorado e sem garantia nenhuma de que vou conseguir um emprego decente, pois não há vaga pra docente e geral migrando pra indústria. Mais de 10 anos de formação vivendo de bolsa e pode servir de nada…
Eu me hospedei em Goshiwons quando morei por um mês na coréia é alem de serem pequenos a maioria é muito insalubre. Eu fiquei em um de 1200 inicialmente, mas preferi perder meu dinheiro e ir para um mais caro depois de 3 dias pq o meu quarto fedia demais alem de ter uma estranha sensação de umidade dentro. É bem foda mesmo.
E msm sendo pequeno parece que tem alguém te vigiando né(Assombração). Eu ouvi falar q é comum pessoas se matarem dentro desses quartos
Eu assisti um vídeo que o esgoto fica em baixo daqueles carpetes, por isso o quarto é tão fedido. 😢
18h de trabalho + 8h de sono, sobra. -2 h pra curtir
Certeza que essas 18h de trabalho não está incluso o tempo de deslocamento da "casa" até o local do emprego então dá pra falar tranquilamente que o pessoal deve dormir menos de 4 horas por noite. Assustador
@@Mike_PereiraA média de sono que eu tenho é essa que vc falou 4 horas, chego a trabalhar 10 horas por dia e tem dias que trabalho 16 horas , trabalho como prestador de serviço em controle de pragas, muito desgastante e tem dia que estou pilhado, mal humorado, praticamente não tenho dias de lazer!!
@@edsonmonteiro7971 Mano, toma muito cuidado com a sua saúde pois dormir menos de seis horas por noite com frequência acaba afetando pesado sua condição física e mental
@@edsonmonteiro7971E tu mora no Brasil? Isso é escravidão aqui
2 hrs pra curtir tá bom! Na Coreia do Norte tem bem mais tempo só não dá para curtir 😂
O drama do aluguel e da casa própria aparece na série "Porque esta é a minha primeira vida". Mesmo os romances "bobos " coreanos costumam mostrar os dramas sociais. O mocinho é geralmente um rico que vai salvar a mocinha de todos esse perrengues financeiros. Também retratam muito o sofrimento dos estudantes em diversas séries por conta da pressão por notas e bullying
Estava vendo uns videos de uma coreana contato que carne la é quase artigo de joalheria em custos , e que tem gente que vai so para olhar a vitrine , pao e frutas frescas também são "presentes" tradicionais por serem escasso no pais
Fruta é um absurdo lá, acompanho o canal da Thalita se chama "Vivendo na Coreia" e ela mostrou uma vez um maçã que custava simplesmente 35 REAIS
claro, tudo ta baratinho aqui ne? o salario minimo e top ne?
E eu pensando que aqui estava ruim agora vejo que estou no céu. Obrigado senhor Jesus Cristo e o altissimo Deus.
Isso aí é padrão no Brasil tmb, quem é de SP capital n tem ideia de como é a vida no interior de SP. Se vc não se foder e se mantar de trabalhar ou n tiver uma familia pra te bancar vc n tem NADA, pagar faculdade + aluguel + despesas + contas fixas e praticamente impossível com apenas um emprego.
Atualização levei esporro e me demitiram pq eu não tava me sacrificando o suficiente
@@aijina Pqp, boa sorte pra vc
@@aijina Sério ? Justamente depois do seu comentário ? Nossa mas q coincidência infeliz
Pois é ksksks aparentemente estavam me pagando muito pelo meu trabalho
Oi, tenta fszer concurso p TRF ai de sp. Inscricoes abertas😊
Acho q precisa de nivel superior
Deus abencoe
Mas, mas, é a Coreia do Sul, devia ser um paraíso super positivo e tudo de bom. Parece q o capetalismo não é sustentável, não é mesmo?
Coreia do Sul tem esses problemas mesmo, porém, é bem melhor que a Coreia do Sul dos anos 80, que era bem mais miserável. Pelo menos hoje ela tá industrializada e as condições melhoraram muito em relação aos anos 80/90.
@@davysoccer4tá melhor sim, mas pra quem? Me parece que isso só ajudou a burguesia, a população continua sofrendo como sempre.
Inclusive quando eu vim morar no Canadá, onde dizem que o capitalismo "funciona de verdade", foi quando me radicalizei e me dei conta que esse sistema é e sempre será estruturalmente falho.
@@Rob-h3w sim
@@annac.valente3538
Esses dias veio um cara do Senai dar uma palestra na fábrica onde trabalho sobre os 5S's e essas pataquadas pra melhorar a produtividade. Num dado momento ele teve a pachorra de falar que um sul coreano produz por sete brasileiros, não pq trabalham mais, mas pq no oriente eles raciocinam o trabalho de forma mais eficiente. Não consegui esconder minha reação, cobri a boca aberta e repeti mentalmente "isso é zoeira, ele não tá falando isso, só posso estar delirando...". Claro que depois disso (durante o expediente) eu fui falando pro pessoal a realidade que os trabalhadores de lá enfrentam.
senai é jimo. eles querem formar trabalhadores pra serem explorados passivamente, por isso q chama palestrantes racistas como esse aí. é a ideologia deles.
O Brasil e o resto do mundo estão seguindo o mesmo rumo, como não enlouquecer tendo conhecimento disso?
Aqui no Brasil já está assim à muito tempo, vc estuda durante muitos anos e no fim vc vai trabalhar como motorista de Uber!!!
É sobre isso 😞
Meu filho não sei que tipo de estudantes você vê isso, deve ser universitário de baladinha da USP.
Outra coisa, não é só fazer faculdade, você tem que ter um plano de carreira. você tem que se planejar
@@LuizaCristina98902amigo é a verdade, não existe espaço para todos. O capitalismo é uma piramide, o topo é curto e a base grande. Para o capitalismo funcionar, a maioria tem que viver mal.
Verdade
@@LuizaCristina98902resumindo vc tem q ter dinheiro p isso.
Os meus doramas favoritos abordam muito esse assunto: My mister e meu diário para a liberdade.
Mano, o cara ganha 5 mil na Coreia do Sul e mesmo assim ele não consegue viver com dignidade??? E o pior é que é aquela vida desgraçada que temos, trabalhar e estudar pra tentar ter uma vida melhor!! Sendo que o cara ja se esforça muito pra ter pouco...
E isso porque ele ainda conseguiu entrar num contingente de ajuda do governo, ainda existem muitas outras pessoas que não conseguem esses benefícios e ficam às margens sociais. Muito triste.
Tem um seriado novo o "jogo da morte", o cara é de la, se suicida, é bem nesse contexto ai, a Netflix acertou muito. Quem quiser assistir.
É um soco no estômago essa série! Mto boa! Ela está no Prime !
Só antes que alguém comente rs... Obviamente não é uma obra revolucionária ela ao mesmo tempo que crítica o sistema em algumas partes também culpa o indivíduo pelo suicídio naquela mensagem "não importa que você não seja bem sucedido, sua vida tem mais valor" "se você tem amor você já tem tudo"... Mas existem falas e diálogos muito bons pra gente refletir sobre o sistema e a meleca que ele faz nas nossas vidas a ponto da gente desistir e acreditar que não tem mesmo valor, que você é uma vergonha para sua família etc...
Está no PRIME (AMAZON)
Eu assisti, é ótima essa série
Imaginando aqui que seja por isso a grande onda de imigração dos coreanos para outros países
Dorama é igual as novelas do manoel carlos, uma realidade paralela kkkk
Tem vários interessantes que fogem dessa bolha de romance, se quiser te indico alguns
8:36 Eu vi esse sorrisinho!
Só não fez piada pq sabe que o Rego tá fudido!
E o quanto essa competitividade não inibe qualquer organização social, pq mata totalmente um senso de comunidade, de grupo, de qualquer laço social
Tem um Dorama na Netflix que se chama "A CAMINHO DO CÉU".
O primeiro episódio mostra um jovem trabalhador igual ao jovem REGO, desse documentário. É um jovem que vive também num GOSHIWON e trabalha muito. Ele se machuca no trabalho e morre sem cuidados médicos (eles não tem SUS).
Espero que a realidade não imite a ficção. 😢
Eu tive um professor sul coreano na faculdade. Ele ñ queria voltar para a coreia de jeito nenhum. A mulher é brasileira e tem uma filha. Teve uma aula q ele falou q o serviço militar lá é obrigatório, por causa da guerra. E ele gostava muito do fato do brasileiro valorizar os tempos de lazer
Eu estava vendo um anime que o cara tem depressão severa, ele não vê futuro além do trabalho abusivo. Ele prefere morrer que ter que trabalhar no outro dia, é bem pesado a forma como ele se isola e sofre pelo trabalho, mas uma noção de fim do mundo consegue ser mais confortável que trabalhar em um emprego abusivo.
Qual o nome do anime? Me identifiquei 🤕
Minha melhor amiga é sul coreana e a gente se conheceu aqui no Canadá. Ela não gosta daqui e está voltando para a Coréia e fala que tudo é melhor lá, então as informações desse vídeo me chocaram bastante. Se bem que eu deveria ter desconfiado porque ela disse que não existe férias na Coréia, no máximo dias avulsos que as pessoas são cobradas a usar quando precisam faltar o trabalho por conta de doença. Já eu estava reclamando porque aqui no Canadá, na maior parte dos lugares são 2 semanas de férias e eu queria 1 mês como no Brasil.
sua amiga esta certa, nao se deixa levar por esses canais socialistas, enquanto a Coreia é um dos paises mais seguros do mundo, a segurança do canada vai de mal a pior com o governo dizendo pra deixar a chave do carro pra fora pra facilitar a vida dos bandidos
Sua amiga possivelmente diz que tudo é melhor na Coreia porque apesar dos inúmeros problemas (férias quase inexistentes sendo um deles), por todo mundo seguir o roteiro e trabalhar igual condenado tudo funciona bem da perspectiva de quem consome um produto ou serviço. Tudo é muito fácil e acessível por conta da technologia, e tudo é muito rápido também. Acaba que os coreanos tomam um choque de realidade quando aprendem que, sei lá, tirar uma identidade no DETRAN me levou duas semanas e filas imensas enquanto aqui eu posso renovar meu visto só com alguns cliques, ou que é normal correios demorar três semanas pra entregar algo vindo do estado ao lado enquanto aqui você pode pedir uma caixa de leite 10 horas da noite e 6 da manhã vai estar na sua porta. Estou falando que isso é uma troca justa considerando a estafa do trabalhador? Não. Só estou dizendo que é uma realidade completamente diferente e que junto ao nacionalismo que eles tem, eu entendo a fala da sua amiga. Só me surpreende ela querer estar num ambiente onde ela vai ser 30x mais cobrada. Eu só sustento eu e meu gato, ela possivelmente tem outras pessoas com quem se preocupar.
@@NynNahh coreia é melhor q Canadá mesmo, q está virando um brasil 2.0 em relação à criminalidade
@@pedro34543 simm, eu acompanho o Izzy Nobre e ele comentou que um dos motivos pra ele ter ido embora do Canadá foi a criminalidade mesmo. Aqui tem crime, lógico, mas é muito mais caso de violência doméstica, stalking e difamação do que assassinato, furtos e afins.
@@NynNahh minha amiga é nova, então imagino que ela queira voltar também que sabe que vai ter o apoio dos pais para o que for preciso. Mas realmente, a criminalidade no CN está aumentando muito, eu trabalho em loja e tem gente que furta na cara dura porque sabe que nada acontece, no máximo ser banido da loja ...
Gustavo, toda notícia politica ou reletante que acontece no país, qualquer escândalo que seja, a mídia coreana solta alguma notícia de algum idol namorando para desviar o foco.
Eu sou muito fã da cultura Coreana como por exemplo música e doramas, mas eu não sou nem louca de romantizar a vida lá, e não é difícil saber a realidade mas muitas pessoas aqui no Brasil são muito iludidas com a "perfeição" de lá que é mostrada em alguns doramas de romance, e olha que não é fácil encontrar um dorama que mostre a realidade, é só assistir sendo racional...
Eu mesmo ja desistir de procurar emprego, impossível sair do interior sem perspectiva e é impossível ficar no interior que inexiste emprego. No final sobrou apenas os grilhões para quebrar.
O que sobrou pra mim foi trabalhar aqui no interior como professora de inglês pois ninguem quer trabalhar com isso 🥴
Esse problema de salário nao pagar as contas mensal está aqui no Brasil ,1,400 nao paga casa agua e luz e supermercado de uma pessoa muito menos de uma família com 4 pessoas é uma vergonha pro país isso !!!!
Eu quero indicar 2 doramas q falam sobre o tema sim:
1. Romance is a Bonus Book - nesse dorama a protagonista enfrenta um divórcio fica sem teto com a filha e não consegue arrumar emprego por ter ficado muito tempo afastada do mercado de trabalho. Ela só consegue o emprego quando mente dizendo q não tem faculdade e aceita um trabalho precarizado.
2. Não Quero Fazer Nada - a protagonista tem um burnout e larga o emprego dela em Seul e se muda para uma cidade bem menor onde ela tem condições de pagar aluguel, mesmo assim em uma casa caindo aos pedaços.
Claro que são romances e fica tudo bem no final, mas o início da trama se encontra com a realidade.
Tem uns doramas que mostram esse contexto. Dos que eu já vi: reborn rich, tomorrow, the good bad mother, death's game.
NOSSA SIMMM, tem d.p dog day, taxi driver, strangers from hell etc etc
Pena que esses são os que menos tem visibilidade.
quando eu vejo esse tipo de vídeo me dá um desespero e um mal estar, nunca consigo ver até o fim😪
Eu consumo muitas coisas Sul coreanas a bastante tempo, e depois que me elucidei com a consciência de classe, é quase impossível não olhar essas contradições sendo sempre reafirmado nas produções, e quando é mostrado como "ruim"(não como contradição do capitalismo) ou acaba romantizado ou até boicotado
Essa competitividade esta parecida com os cocursos públicos aqui no Brasil, a pessoa se dedica por anos e mesmo assim não é garantia de nada.
Muito ilustrativo e esclarecedor essa live. Eu particularmente assisto muitos doramas, e posso te dizer, muitos abordam sim esses assuntos, principalmente acesso inacessível as universidades de elite, por serem caras. Dificuldade de tratamento de saúde, trabalho excessivo e seus traumas. Habitações simples e pequenas, etc... Obviamente que os sul-coreanos romantizam porque querendo ou não doramas são produtos, principalmente de exportação. Assim como procuro saber sobre a Coreia do Norte, principalmente através de especialistas como Lucas Rubio que fogem do pensamento ocidental ideólogico e liberal capitalista...
Me senti sufocado só de assistir, imaginem morando lá. Tô fora.
Eu também!
@@Rob-h3w claro claro, vamos enaltecer uma sociedade em que menos de 2% dos estudantes conseguem entrar nessas faculdades, e nem tem garantias que esses 2% vão conseguir trabalhos dignos no futuro, como é lindo essa sociedade dos fortes que você fala, vai lá campeão estude e trabalhe enquanto os outros dormem e tenha um colapso mental aos 20 anos de idade
sufoco e morar no rj e em sp naquela transito horrivel, poluição horrivel e no meio de tiro pra ganhar 1 salário minimo
@@pedro34543 Vai lá morar numa solitária, pelo menos vc vai conseguir comprar o celular samsung todo ano né, um paraíííso
@@Rob-h3w Aqui no brasil os alunos com melhores notas também vão pras melhores universidades. Aliás, coréia tem o mesmo sistema do brasil de prova única (que é uma merda). Na coréia, os melhores a serem escravizados tem os melhores empregos. A não ser que vc seja um chaebol, de uma família que conseguiu poder através de concessões estatais quase que ilimitadas, que por sinal toda a economia coreana é estruturada em volta delas. Mama infinitamente no estado depois fala que o estado é ruim, no capitalismo se vc nasceu na pobreza 90% de chance de morrer na pobreza.
Mano Gaiofato, disponibiliza aí fácil o link do vídeo original 😊
Gostaria muito que algum camarada comentasse sobre a série sul-coreana The 8 Show. Ela possui uma alegoria muito interessante da segmentação de classes, da ilusão da ascensão social e ainda pincela, também, sobre a cultura da espetacularização da miséria e do sofrimento. Esta na Netflix, caso alguém se interesse
Aqui em São Paulo não está muito diferente, principalmente para as pessoas que trabalham no comércio, escala 6 x 1 , fora que tem gente que praticamente mora em lado da Cidade e trabalha em outro 😢
Daqui a pouco aparece alguém falando, “você prefere ser pobre lá ou pobre aqui?”
Aqui. Se você tiver um olhar crítico sobre Doramas, você percebe como ela é segregadora e não é só com estrangeiros, é com os seus também. Quanto maior o seu status, mais a pessoa é bem vista( e até eles falam que dentro deste status as coisas são bem podres). Mas pra eles é o último degrau do topo da escada.
Isto não pode ser chamado nem de um pequeno apartamento , isto é literalmente um cubículo .
Eu leio muitas webtoons coreanas e é impressionante como os personagens morrem por excesso de trabalho ou não aguentam os trabalho abusivos 😢
Tem um desenho da netflix que fala sobre a pessima qualidade de trabalho, tentado fala de uma maneira leve mas triste de qualquer jeito
Estou me sentindo como um jovem sul-coreano. Ainda bem que tenho casa para morar, se não estaria morando sei lá onde. Me formei na USP, tive que trabalhar em um callcenter depois disso. Atualmente trabalho como Auxiliar Administrativo, é tranquilo, mas não é da minha área. Desistir de procurar emprego na minha área depois de 2 anos...enfim triste
Estudei lá, não conheci ninguém que estudava lá que sonhava em trabalhar lá
Nossa, vi esse video sobre os coreanos semana passada, vontade de chorar
2:35 sim! pude estar na coreia do sul com minha mãe e meu irmão bebê, e quando os coreanos nos viam pareciam estar vendo alienígenas (por causa do bebê), pediam pra tocar, falar com ele, ficavam genuinamente surpresos em ver um bebê mas se perguntávamos se eles gostariam de ter um, eles prontamente negavam
Só não é verdade que a dramaturgia da chamada Coreia do Sul não mostra tudo isso. A real é que são justamente os k-dramas que abordam os aspectos desumanos e traumáticos das relações profissionais e estudantis. E como de hábito, são os artistas os maiores críticos internos das realidades mais tristes e revoltantes de um país.
Quem diria q essa realidade competitiva levaria um país a ser um dos maiores em taxas de suicídio
Vi esse vídeo esses dias, bateu uma depressão horrorosa 😢
eu adoro o entretenimento sul coreano, mas eu consumo com bastante pé no chão sobre as coisas que rola lá… oq mais está acontecendo é de gente se iludindo totalmente com os doramas, principalmente mulheres, ao ponto delas viajarem pra lá só pra casar com coreanos, isso é completamente doentio e bizarro…
13:19, Ainda tem diversas bases americanas na Coreia do Sul. Quando eu viajei ao país eu descobri que se tu for ex-militar dos Estados Unidos e for viajar, você tem direito a fazer um tour pelas bases e eles te levam a conhecer alguns pontos turisticos como a JSA (a fronteira exata entre as Coreias) e DMZ. O tour na JSA hoje se encontra fechado, mas antigamente você conseguia fazer diretamente com os militares norte americanos.
Eu amo o meu trabalho e vivo para ele. 😊
Caralho 60% do valor do imóvel como calção?
Porra, melhor comprar logo
vi um video no tik tok de um programa coreano entrevistando um casal, em que o marido era brasileiro e a moça coreana. o apresentador fez uma pergunta a esposa do brasileiro, o porquê ela pressionava tanto o marido se ela o considerava tão bom. segundo ela, ele não entendia a mentalidade coreana, e que devia arrumar um bom emprego numa grande corporação, porque assim não sofreria preconceito, seriam bem vistos e poderia falar para os outros sobre o marido. ou seja, há uma busca doentia por status na coreia. isso explica a baixa natalidade. ninguém mais consegue ter um relacionamento nesses termos.
Vale resaltar tbm q os homens coreanos são os mais chorumentos (sim, mais q um alpha kogos). Não existe consentimento, 'não é não' ou doraminha fofo com esses caras.
Os doramas e o kpop são a máscara, romantizam tudo. Gustavo e camaradas, caso queiram passar um nervoso tem um dorama chamado 'amanhã', que é a maior propaganda imperialista dos doramas (pq eles nem disfarçam o que estão fazendo).
O Gui do rádio guerrilha tem um vídeo mt bom sobre o kpop e o suic* dos idols. Além do vídeo ótimo do normose sobre kpop.
É tão triste o que fizeram com esse país...
Com essa colônia né!
Moro aqui na Coreia faz quase seis anos, queria fazer uma correção: o jeonsae não é o único (ou sequer o mais popular) modelo de aluguel. Costumava ser, mas tanto por conta da bolha do mercado imobiliário como por inúmeros golpes por parte dos donos dos imóveis, não é mais. A ideia por trás desse modelo era o dono do imóvel pegar esse dinheiro e botar no banco pra render, então o rendimento seria o "aluguel" e o inquilino recebe de volta o depósito ao sair (a menos que algo precise ser consertado, por exemplo). Mas enfim, os bancos não rendem mais tanto, muitos investiram errado e faliram, e outros aproveitaram a chance pra dar golpe e sumir com a grana. Resultado: o modelo mais popular é o aluguel convencional mesmo, paga-se um seguro caução e aluguel mensal. No mais, as pessoas competem assim por vagas em empresas grandes porque 1) estabilidade, 2) benefícios (mais dias de folga, check up para dependentes, orçamento pra aperfeiçoamento profissional, etc.) que acabam sendo "luxos" necessários quando se tem que cuidar (e bancar) seus pais/sogros, e filhos. Pra nós, meros imigrantes, um emprego "regular" dá e sobra. E diferente de outros países, como o próprio Brasil, onde a diferença de uma cidade grande como Rio ou São Paulo pra uma cidade de médio porte é gritante, a diferença entre morar em Seoul vs. Busan, Daegu ou Daejeon é mínima. Eu diria até que a qualidade de vida é muito superior por aqui.
Enfim, é um país cheio de problemas como qualquer outro, mas tendo uma vida moderada e fora de Seoul se vive muito bem. O problema é entrar nas normas sociais e consequentemente na corrida pra não parecer estar "pra trás" comparado com os outros. Gasta-se desnecessariamente uma fortuna em itens de marca, carro, procedimentos estéticos, viagens, dietas, tecnologia. 🤷🏻♀️
Obrigada pelo o relato
@@divafubanga de nada! ❤️
Obrigado por nos mostrar a opinião de uma residente que conhece o dia a dia do país! pode informar no que trabalha e se com esse trabalho consegue adquirir os bens necessários, como carro e casa, msm q no longo prazo? Obrigado!
@@guim9598 Por nada!
Acabei de começar um emprego novo, por coincidência. Sou formada em design, entrei em uma empresa que faz material didático e como tenho experiência dando aulas de inglês, por enquanto estou dando aulas pra entender como o material é usado pelos professores e eventualmente vou auxiliar na criação dos livros e materiais de apoio.
Antes eu trabalhava fazendo a ponte entre uma empresa local e empresas estrangeiras, auxiliando nas vendas (explicar o produto, processar vendas, e fazer apoio ao cliente) + marketing.
Além do meu trabalho principal (em torno de 20 horas por semana) eu trabalho mais umas outras 20 horas misturando aulas particulares e bartending, porque eu não sou doida de depender só de um emprego. Tudo que me aparece se eu tenho tempo eu pego!
Carro não é caro, especialmente usado. Eu não dirijo porque não gosto e porque não tem necessidade, transporte público funciona muito bem. Adquirir casa eu suponho que daria, sim, mas talvez numa região mais rural (e aí precisa de carro sim). Eu dei uma olhada aqui, na minha cidade um terreno de 500m² tá custando 2 milhões e 800 mil reais :D
4.9 milhões de won por 3m², basicamente. Considere que em geral, estrangeiro tem um piso salarial entre 2.5 e 3 milhões ao mês. E que o custo de vida na minha cidade, sem extravagância, dá pra cobrir com 1.2 a 1.5 milhão. Ou seja... se você tiver um salário líquido de 2.5 milhões e conseguir guardar 1 por mês, você sozinho levaria uns 60 anos pra comprar o terreno. Supondo um cônjuge e 0 crianças, uns 30 anos. :T
Em áreas mais rurais, 3m² chega a custar 20% do valor da minha cidade. Então é possível, sim, mesmo com um salário "mínimo" de quem tem trabalho especializado. Nem queira saber os preços de Seoul, entretanto. XD
Editando pra fazer um adendo: eu moro num apartamento bem confortável, num prédio modesto, e não gasto tanto assim com alimentação e afins. Se eu quiser entrar em modo super econômico, 1 milhão ao mês cobre meus gastos essenciais (aluguel/contas/mercado/transporte) sim.
Quantos habitantes do país Coreia do SUL= 52 milhões. Habitantes da cidade SP= 22 milhões. Trabalha, compra e não usufrui. Não tem tempo. Em diferentes níveis o ser humano adoece sem socializar-se. Sem contar as mulheres que não querem ter família.
Brasil já está desse jeito, antes poucas pessoas tinham acesso ao ensino superior, e por isso quem tinha conseguia emprego e viver "bem". Hoje em dia uma parcela grande do país tem acesso ao ensino superior. A geração que hoje está em torno dos 27+ não consegue mais viver bem com um emprego só isso quando encontra emprego.
Round 6 é a obra que denuncia a barbárie da Coreia do Sul
Não eu acho que a crítica é sobre a Coreia do Norte
Estava esperando você reagir a este vídeo mesmo Gaiogato. bjo
mas como assim não é só querer, estudar e ir atrás q vc consegue um emprego? ah, paraa neeee
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@Rob-h3w ow, já q vc tá acostumado a babar ovo de liberal, dá uma babadinha aqui no meu tbm, na moralzinha. Tá um pouquinho seco.
Isso me tirou qualquer esperança de que a saída para o país é o nacional desenvolvimentismo. A Coreia é o maior exemplo de país estruturalista. Faz tudo que o reza a cartilha e mesmo assim muita gente tem uma vida miserável. Fazer vai apenas minimizar os problemas sociais que temos. Mas o real problema que é o capitalismo vai continuar existindo.
No Brasil é tudo é bem parecido, eu estou em um casa pequena, desempregado, faculdade trancada e completamente frustrado. Como é bom o capitalismo.
Cara, parecido com a situação do Brasil. Me formei em uma boa universidade, com muito esforço dos meus pais para pagar minha estadia em outra cidade, estudei e aqui estou : desempregada.
Os Kdramas, embora sejam séries com historias bobas de amor, fazem várias criticas sociais, inclusive em relação ao estudo, trabalho e competição na Coreia do Sul.
A série, som da magia, também retrata muito esses males da siciedade.
15:44 saudades do BTS do velho testamento, criticando a sociedade com Bapsae (silver spoon) e citando a geração das desistências
VELHO TESTAMENTO KSKSKSK amei
o bts ainda segue criticando a sociedade nas músicas, mas eles voltaram as críticas para onde estão inseridos agora, que é a indústria musical.
O grupo hoje em dia é da HYBE infelizmente...
A meu ver eles continuam criticando, nos solos do Yoongi, por exemplo, tem músicas que criticam inclusive o capitalismo como Heageum e Strange.
Apesar de tudo que conquistaram, eles devem sofrer muito com a dinâmica da sociedade coreana. Acho que isso também reflete neles. A saúde mental dos idols não é priorizada e existem muitos problemas na indústria, fico pensando como isso tudo afeta eles... 😔
começou
Ficam tão obstinados que esquecem que há um Mundo a sua volta
Meu namorado é estagiário e faz hora extra, mesmo não podendo. E alem disso faz curso, com isso ele só dorme no máximo 6 horas por dia.
Round 6 faz todo sentido agora 😎✌🏼🏳🌈
Achei a realidade bem parecida com o Brasil, vendo da perpectiva de qualquer cidade grande kkkkk só q na coreia é mais fácil de conseguir emprego e o cubículo ainda vem com um notebook de brinde. Trabalhar igual cavalo a gente já trabalha mesmo.
De chorar!
Tem o dorama : AMANHÃ na Netflix que tb fala sobre isso. Alto índice de suicídio e frustração.
Nivelamento é altíssimo na Coréia do Sul.Os melhores disputam com os excelentes.Naturalmente:não haverá vagas boas pra todos.
Exato o problema da competição é um problema que toda nação com alta alfabetização passa, n tem oq fazer se todo mundo tem um diploma então todo mundo tá nivelado meio q essa vira a base
Mas por que em todo mundo o mercado de trabalho está tão difícil e precarizado? Eu mesmo com doutorado na europa ainda não consegui emprego digno. 😢 E olha que meus pais eram considerados classe média alta, com casa na cidade, carro, emprego público, casa de veraneio, móveis de madeira maciça, viagens internacionais anuais, etc. Hoje, não posso nem sonhar nisso e já mudamos para um apartamento porque não deu para manter a casa nem comprar outro carro, mesmo o mais barato! Estou totalmente desolado! E sei que tem gente ainda pior que eu 😢. Como sair disso ou amenizar?