Acredito que a maioria aqui acompanha outro canais de xadrez e outras análises. Sem querer desmerecer nenhuma outra(que por sinal são muito boas assim como essa), mas a do nosso GM aqui tem algo a mais, uma profundidade que foge ao padrão de análise, e temos análises de partidas não tão dentro dos padrões, que nos retornam algo entre história, filosofia, xadrez, matemática, psicologia, sociologia e por aí vai, tudo numa só análise. Está de parabéns GM, grande prazer poder assistir análise desse nível. Só temos a agradecer. ♟
@, gosto muito das tuas análises, mas gosto sobretudo das histórias por trás dos jogos. Muitos canais analisam os jogos, mas não contam nenhuma história.
GM Rafael Leitão: Parabéns por analisar e explicar esta Brilhante Partida !!! Realmente uma Obra-prima do Magnífico José Raúl Capablanca... Outro Grande fato observado por mim: Acredito que caso você não tenha Curso Superior em História... Talvez fosse Interessante também possuir este Certificado... Porque indubitavelmente você é um Grande Historiador do Xadrez Mundial... Sucessos Sempre !!!
Obrigado GM Rafael Leitão, pelas análises brilhantes, sempre enriquecidas com o contexto histórico e personalidades dos jogadores, sentei e se passaram 23 minutos que parecem que foram menos de 5 minutos, nível de excelência, nunca vi outro igual.
A rivalidade entre Capablanca e Alekhine virou lenda por vários e bons motivos A psicologia explica essa divisão entre os talentos. São funções cognitivas diferentes que não são excludentes, tampouco opostas. Na verdade, nem chegam a estar no mesmo plano. Pessoas racionais (em oposição às emocionais) tendem a tomar decisões a partir de cálculo CONSCIENTE. Elas chegam a conclusões precisas a partir de premissas evidentes. Elas podem ou não ter ideias profundas, mas, de qualquer forma, suas decisões seguem sempre uma análise lógica. Pessoas intuitivas (em oposição às sensoriais) tendem a enxergar o mundo a partir de ideias abstratas, ou seja, pelo reconhecimento de padrões. Isso dá a elas uma segunda via de acesso à tomada de decisão. Elas têm a opção de seguir o caminho do cálculo lógico ou o caminho do feeling instantâneo, que é uma forma de pensamento automático, não consciente. Na verdade, quando um esportista treina infinitas repetições (as famosas 10 mil horas de prática), ele está transformando aquilo que era cálculo consciente em um padrão de resposta automática. Algumas pessoas já nascem com uma estupenda facilidade para transformar cálculo frio em intuição "quente" em tempo record. Era o caso do Capa, que logo após aprender os movimentos das peças na primeira infância, intuiu imediatamente esquemas mentais sobre a natureza das posições, como o famoso princípio de simplificar o jogo após obter alguma vantagem. Assim como Mozart, Capablanca cumpriu suas 10 mil horas muito cedo, desenvolvendo seu "dom" ainda criança. E assim como Tal, ele não calculava, simplesmente "via" o melhor lance da posição. Usava o raciocínio lógico apenas para confirmar o que a intuição já tinha lhe mostrado instantaneamente. Já o Alekhine era um ser humano "normal" como a maioria de nós, embora com um intelecto privilegiado e uma absurda vontade de vencer (que passava longe das preocupações de Dom José, o bon vivant). O que ele não tinha em intuição espontânea, compensava com o estudo metódico, muito mais lento. Isso explica a diferença entre as 24 horas de análise de um, e os 15 minutos do outro Coisa parecida acontece atualmente entre Caruana e Carlsen, embora, com muito menos glamour ;-)
Dizem que o Capa estava dando uns amassos numa atriz/dançarina argentina e passava a noite inteira acordado por isso. Claramente ele menosprezou o Alekhine. Aquele torneio de Nova Iorque se não me engano em que ele destroçou a concorrência o deixou com a confiança lá em cima. Parecido com o que aconteceu com o Kasparov antes de enfrentar o Kramnik em 2000. Bateu os incríveis 2851 de rating pra época (a diferença pro segundo era MUITO grande), bobeou e dançou. O xadrez tem inúmeras tragédias. Tanto Alekhine quanto Kramnik eram as zebras e venceram. Os dois futuramente provaram que eram mais do que se esperava deles.
4 года назад+23
E ambos usaram uma estratégia brilhante durante o match...
É vdd, mas acho q o caso do kaspa foi um pouco diferente(também pela questão da competitividade dele) pq tinha a questão política, parecia um kasparov cansado e tal, sempre vi muitas partidas do kaspa pq é meu jogador modelo, mas naquele match parecia outro kasparov, não parecia ter toda a agressividade dele, não sei se é por eu ser fã mas nao consigo imaginar o cara q ganhou por uns 15 anos do karpov perder pro 3° k, msm ele sendo um dos melhores da história sem o fator psicológico envolvido
mas realmente acho q a diferença é q na minha visão foi um capa confiante contra um alekhine esforçado e um kaspa cansado/desanimado contra um k inspirado/esforçado
@@usuarioaleatorio8044 Acho que em 2000 o Kasparov não estava engajado politicamente como ficou alguns anos após se aposentar, então isso não era problema. Ele estava no auge. 2851. Trucidando todo mundo. Foi totalmente inesperado. Eu tinha 16 anos e pra mim o Kasparov era como se fosse um deus. Ele e o Capa vacilaram. Vi uma análise estimada do nivel dos jogadores em cada ano e o Capa continuou sendo por uns anos o melhor, mesmo depois de perder o título. Só que aí tanto Alekhine como Kramnik começaram a fugir. Kramnik dificultou o rematch até um ponto que ficou constrangedor pra ele. Já Alekhine foi muito mais descarado em fugir do Capablanca. Evitava participar dos mesmos torneios e "disputou" o título contra o claramente mais fraco Bogoliubov. Capa comeu o pão que o diabo amassou na mão dos fujões Lasker e Alekhine, pois o período em que foi o melhor deve beirar uns 20 anos (bem maior que seu reinado). Pagou o preço por dar aquela chance pro Alekhine que, assim como Kramnik, jogou o match de sua vida. No fim as fugidas do Alekhine tiveram efeito, pois por mal terem se enfrentado novamente, ele acabou sendo lembrado apenas por aquele match. Futuramente ele passou Capa em performance e se firmou com mais respeito. Acho que o Capa percebeu que nunca teria uma revanche na vida e Alekhine ficaria sambando a la Lasker. Aí veio o primeiro derrame do Capa, e o segundo.... Se a memória não falha, foi isso aí. :-)
Sensacional, sem palavras...!! :-) Sou mto fã do Xadrez das primeiras décadas do século passado, jogado por gdes nomes como Capablanca, Alekhine, Lasker, Phillbury, Fine, Reti, Botwinik, Rubinstein, Schlechter, Nimzowitsch, Tarrasch, Spielmann, Euwe, Bogoljubow, Vidmar, só p começar rsrs, mas o cubano tem um lugar especial nessa lista. Concordo q se tivesse ocorrido um rematch entre Capablanca e Alekhine então o cubano chegaria com sangue nos olhos (apesar de toda diplomacia q lhe era comum), e ganharia sem dúvida, teríamos ainda mais partidas incríveis para a história. Excelente vídeo, mto obgdo Rafael!
@@johnabruzzi8909 Tá bravinha pq? Até o Kasparov, no livro "meus grandes predecessores" disse que apostaria TODAS as fichas no Capablanca num eventual rematch... Acho que o Leitão e o Kasparov entendem mais de xadrez do que vc, fanboyzinho capivara descontrolado.
Massa o vídeo! Apesar de não saber nem se você tinha pretenções de ir para as Olímpiadas de Xadrez, fiquei triste de não vê-lo na lista de convocação. Faltou o TOP 1 Brasil na lista com certeza. Parabéns pelo trabalho.
4 года назад+4
Obrigado! Os critérios de convocação do CBX são bastante estranhos, mas em princípio não jogarei as próximas Olimpíadas presenciais.
Fico olhando e percebendo ..... o quanto o nosso grande GM Rafael Leitão é humilde!!!!! Mermao ele foi o cara de maior rating do Brasil por muito tempo !!!!!!
Poético. Empate imortal. XAdrez é mais do que o tabuleiro, é o contexto. Parabéns pelos vídeos. Os melhores entre todos do RUclips. Quero fazer aula com voce
Muito legal a sua análise Rafa......quando eu comecei a jogar xdrz a primeira combinação q eu vi e consegui acompanhar foi do alekhine, ...e o q mais me surpreendeu foi q ele provou q com esforço e dedicação um jogador "normal" pode superar um gênio que era o capablanca....as histórias a cerca do capa de 8 anos sem perder, de ganhar quando criança, da extrema velocidade de raciocínio etc etc.. é algo q querendo ou não intimida e pesa........de fato capa é junto agora de Magnus os maiores gênios nato do xdrz, mas o alekhine fez algo como hoje em dia seria mais ou menos como um jogador de hoje vencer o computador...
Rafael, eu li em revista antiga, não lembro agora, uma análise de um jogo do Capablanca onde ele faz um lance vitorioso com muita antecedência, num jogo de peso, e só nos anos 2000 um computador analisou que era o melhor lance, o lance vitorioso. Isso com muitas jogadas antes. Pena que eu não anotei e nem vou recordar a partida. Se não iria sugerir sua análise.
Partida fantástica, mestre! Vale ressaltar que gosto muito de suas análises, à despeito de seu modo mais "ácido" de dialogar... rs. Em tempo: ainda vou estudar contigo!
Quando puderes ira aprender muito comom certeza! Sou aluno da acadêmia e aprendi muito desde que iniciei a um ano... assistindo as aulas e seguindo as orientações e os estudos o conhecimento enxadristico melhora exponencialmente!! Isso é fato!
4 года назад+5
Cuidado com minha acidez, se já tá achando isso aqui, imagina quando entrar na Academia rsrs
Obrigado Grande Mestre Rafael por compartilhar as histórias envolvidas nessa partida. Desejo que continue assim. Vc tem muita história pra contar, não cabe um livro? Abraços.
Rafael, parabéns! Nem vi o tempo passar... Foi sem dúvida uma das melhores análises de partida que já assisti. É muito bom esse contexto histórico, bastidores, momentos especiais. Enriquecem! E como você disse é um deleite assistir a esses dois monstros!
Meus parabéns pelas análises e, principalmente, por rechea-las com seus divertidos comentários! Isso faz uma grande diferença, acredite!! Continue assim! Abraços!
Parabéns pelo vídeo mestre, é empolgante suas histórias e como fala sobre o xadrez, ganhei de presente de aniversário aquele seu vídeo do Philidor... Continue assim, um grande abraço!
eu sou meio saudosista, para ser sincero não acompanho muito os atuais jogadores, e é realmente saboroso ver um enxadrista de primeira grandeza como é o Rafael, não só demonstrando a sua capacidade de leitura da posição, como também nos rechear com histórias saborosas deste incrível match, só discordo em relação ao posicionamento de melhores, para mim o Capablanca era imbatível, mas não vejo problemas , caso voce venha a discordar
4 года назад+1
É uma questão de gosto, Alekhine e Capa são imortais.
No aguardo para te ver jogando no torneio ClearSale, estarei na torcida! E queria que você streamasse para ver como é o raciocínio do top 1 do Brasil ao jogar!
4 года назад+1
Pretendo fazer stream em algum momento, mas ainda preciso aprender a jogar e falar ao mesmo tempo.
Vídeo sensacional! Além de precisão da análise técnica achei demais a descrição de como Capablanca chegou pra retomada da partida suspensa no dia seguinte, rs. #CapaBaladeiro
talento vs dedicação messi vs cristiano Ronaldo , enfim na minha própria família tem um exemplo eu e meu irmão mais novo eu sempre fui mais "esperto" que ele sempre ele perdia pra mim eu fazia muita coisa que ele não captava mas ele era muito mas muito mais esforçado que eu hoje ele é do tribunal de justiça sendo que foi aprovado para o banco do Brasil com apenas 19 anos em um concurso de 50 mil inscritos e nesse concurso que ele passou para o TJ do Amazonas foi 90 mil pessoas e ele passou em #40 eu o admiro muito pq ele é sim inteligente como todos os filhos dos meus pais porém nunca vi alguém se dedicar tão inteiramente para um determinado propósito igual ele faz.
4 года назад+1
O ideal é aliar as duas coisas, mas para ter sucesso com certeza dedicação é mais importante do que talento.
Partida fantástica! As partidas que eu mais gosto de analisar são as primeiras da era moderna do xadrez. Aliás, me faz lembrar da coleção de livros Meus Grandes Predecessores, do Kasparov, onde o Alekhine e Capa são citados no primeiro volume. Você já viu essa coleção do Kaspa mestre? Tem alguma opinião sobre ela?
4 года назад+2
Se eu não tivesse essa coleção completa aqui a FIDE poderia suspender meu título de GM :). Ótimos livros, os dois primeiros são os mais fracos, depois disso "engrenou".
Obrigado gm por mais essa resenha! Bom demais, abraço. É uma pena sempre o talento ser superado pelo hard work principalmente pela preguiça dos talentosos....
4 года назад+2
Obrigado! O ideal é unir talento e trabalho duro...
O problema é quando o talentoso também é muito dedicado... aí a coisa fica esquisita. :-) Abraço e por favor continue as análises que estão sensacionais!
Gostei de seus comentários Mestre! Mas tem algo a dizer. O Alekhine tirando esse match pelo título mundial, só venceu Capablanca uma vez na vida, no Torneio de Avro na Holanda em 1938, no pior Torneio da vida de Capablanca, inclusive nesse torneio ele teve um leve AVC, isso são fatos reais, comprovados. Tirando então o Match pelo Título Mundial, o Capablanca teve 7 vitórias a 1 contra o Alekhine e somando o escore final 10 a 7 a favor de Capablanca, sem contar os jogos rápidos não oficiais , que segundo Ninzowitsch, grande amigo de Alekhine, o próprio Ninzowitsch diz que ele e Alekhine tinham escores muito próximos. Mas quando se tratava desses jogos rápidos ele e Alekhine, não levavam uma siquer contra Capablanca! Eu pesquisei muitas fontes para saber se isso era verdade ou lenda, mas todos os mais próximos de Alekhine admitem esse fato, ao ponto de afirmarem que Capablanca nunca perdeu um mini match contra qualquer jogador da época! Valeu Mestre! 👏👏👏
4 года назад
Capablanca foi um monstro! Mas para você ver como foi árduo o trabalho do Alekhine ao ganhar esse match. Ninguém acreditava nisso...
@ Realmente Mestre , considero o Alekhine um dos que mais elevou o xadrez a nivel de preparação e profissionalismo . E também um dos maiores estudiosos de xadrez junto com Fisher e Kasparov, só para citar por épocas. No meu Top Five se eu tirar o Carlsen pois ele ainda não terminou seu legado, o Alekhine está nele no quesito maiores da História ! Pois dá pra criar uma lista de melhores e também uma de mais influentes da História!!
Boa noite!GM Rafael Leitão,gostaria que vc fizesse algumas considerações nas paridas do brasileiro Henrique Costa Mecking,que já foi considerado 3º MELHOR DO MUNDO!Na época.
4 года назад
Tenho vários artigos e partidas dele no meu site. Pretendo fazer um vídeo também.
O Capablanca nunca havia perdido para o Alekhine antes desse match, se não me engano, foram 15 partidas com 7 vitórias e 8 empates. Então, pode-se deduzir que ele subestimou o Alekhine mesmo, que depois do match nunca deu ao Capablanca a oportunidade de uma revanche (naquela época não havia um torneio de candidatos para selecionar o desafiante).
Nao sei dizer qual é mais impprtante se é o jogo tático ou posicional , eu gosto , acho e sou mais tatico do q posicional, mas historia dos campeoes mudiais provam q os taticos se sobreporam aos posicionais, mas tentar adiquirir mais desta linha d raciocinio posicial q convenhamos é um saco!
muito vai se falar deste match, mas o Alekine se preparou 5 anos para enfrentar o Capa, Alekine reconheceu que o grande mestre cubano era imbatível nas posições abertas
4 года назад+1
Alekhine não foi bobo de complicar demais o jogo com o Capa.
Essas histórias são lendárias. Grandes personalidades e intelectos. Ah, como seria bom se valorizassem mais o xadrez e menos aquelas banalidades midiáticas que estamos acostumados a ver e ouvir.
Segundo um mestre da época a revanche estava descartada porque Alekhine não tinha certeza se voltaria a ganhar de Capablanca e Capablanca não tinha certeza se conseguiria ganhar de Alekhine.
Amei seu conteúdo! Acompanho vários canais de xadrez, o que te dou de dica é tentar fazer vídeo de 15 min no máximo meu amigo, pois não posso ver de 20 minutos que não tenho tempo,estou vendo seus vídeos parcelado kkkkkk! Um grande abraço e continue assim que o sucesso vem!
Tenho um certo rancor da figura do Alekhine por causa da dificuldade que ele colocou em conceder a revanche. Pra mim, o Capablanca era melhor em todos os sentidos.
4 года назад+1
Pode ser que o Capablanca não se dedicava ou parecia preguiçoso porque ele simplesmente jogava xadrez apenas porque gostava, ele deveria ter a vida ganha com a profissão dele, e queria curtir a vida, como ele gostava de xadrez ele jogava a sério, mas não dedicando a vida ao xadrez. No fim nunca vamos saber o que se passa na cabeça das pessoas
4 года назад+1
A profissão dele era jogar xadrez.
4 года назад
@ ele não era embaixador? Aliás provavelmente nessas épocas antigas o xadrez não deveria dar tanto dinheiro
4 года назад+1
@ deram um cargo para ele em virtude dos feitos notáveis dele no xadrez. Mas ele não trabalhava como embaixador. Capablanca era uma estrela na época: idolatrado por homens e cobiçado pelas mulheres, o equivalente a um astro de Hollywood hoje em dia. Ele não tinha muitas preocupações financeiras.
4 года назад
@ entendi, isso pode ter sido um fato para ele não se dedicar tanto assim, já tinha a vida ganha, só queria curtir, o que não é errado
A Judit Polgar perdeu pro Kasparov esse final de torre e cavalo contra torre. www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1070866 Apesar de na internet só mostrarem partidas que ela venceu o Kasparov, na verdade ele era freguês dele. Aliás, todos eram, exceto o Karpov e o Kramnik.
4 года назад+2
Na verdade ela só ganhou uma partida do Kasparov e foi uma partida rápida...
Engraçado como os mais agressivos eram também os mais "cientistas"Alexander Alekhine Robert James Fischer e Garry Kasparov trabalhavam 10 horas por dia pra tentar solucionar um jogo insolucionável! Arturo pomar Samul Reshevisky e nosso "baladeiro mulherengo" José Raul Capablanca que formam o time dos "talentosos" eram mais posicionais, li um artigo dizendo que Capa nasceu falando a língua do xadrez!! Acredito que um segundo match entre os dois Capa sairia com a vitória mas respeito a obstinação do Aleka em tentar se manter o máximo de tempo posível com a coroa na cabeça eles se enfrentaram mais vezes e o passar dos anos foi mais favorável para Alekhine por ser tão obstinado foi o único campeão que morreu com sua coroa ainda na cabeça e ao que tudo indica sentado de frente a um tabuleiro de xadrez.
Parabéns Rafael! É legal saber que Carlsen, Kasparov, Karpov, Caruana, Anand e Zé Mané são assinantes do seu canal. São os únicos que poderiam pensar em dar um "dislike" para esse vídeo.
Uma pena que Alekhine tenha fugido covardemente de Capablanca em todos os torneios e na revanche do Mundial, principalmente entre os anos de 1928 e 1931, onde Capablanca no melhor de sua forma e, muito provavelmente, havia estudado criteriosamente o jogo de Alekhine.
Achei foi bom que perdeu o título. Era genial, mas muito egoísta. Quis humilhar o Lasker que já era um senhor de idade, pois o Lasker queria lhe passar o título de bom grado, mas o Capa-de-filet preferiu passar o trator no velho em cima de um tabuleiro. Resultado: Capa-de-filet não passou nem metade do tempo que o Lasker passou como o melhor do mundo, 27 anos. Obrigado, Alekhine, você expurgou esse jogador para longe do título mundial para sempre.
Fumou bosta de vaca? Lasker fez de tudo pra evitar o Capa quando o cubano era mais jovem e tava no auge da criatividade, assim como fez com Rubinstein (assim é óbvio que manteria o título mt tempo). Aí, de repente, quando o Lasker se deu conta de que o Capablanca era imbatível, quis fugir (de novo) 'doando' o título sem jogar... e vc ainda acha isso legal? Tem merda na cabeça? Ninguém em sã consciência aceitaria um título dado de presente num esporte, o certo é jogar e foi isso que eles fizeram. No mais, Lasker concordou em jogar o match então não sei pq vc tá chorando aí.
tem que ser muito burro pra achar que o Lasker quis passar o título de "bom grado" depois de fugir de todas as formas... se idade é uma desculpa, por que não aceitou jogar na década anterior quando o Capa fez de tudo pra que o match acontecesse? Ah tá...
Acredito que a maioria aqui acompanha outro canais de xadrez e outras análises. Sem querer desmerecer nenhuma outra(que por sinal são muito boas assim como essa), mas a do nosso GM aqui tem algo a mais, uma profundidade que foge ao padrão de análise, e temos análises de partidas não tão dentro dos padrões, que nos retornam algo entre história, filosofia, xadrez, matemática, psicologia, sociologia e por aí vai, tudo numa só análise. Está de parabéns GM, grande prazer poder assistir análise desse nível. Só temos a agradecer. ♟
Muito obrigado pelo elogio!
@, gosto muito das tuas análises, mas gosto sobretudo das histórias por trás dos jogos. Muitos canais analisam os jogos, mas não contam nenhuma história.
Matemática ? Em qual analise ? To correndo pra ver
nossa uma expressão da minha juventude: "bon vivant"
😀
GM Rafael Leitão: Parabéns por analisar e explicar esta Brilhante Partida !!! Realmente uma Obra-prima do Magnífico José Raúl Capablanca... Outro Grande fato observado por mim: Acredito que caso você não tenha Curso Superior em História... Talvez fosse Interessante também possuir este Certificado... Porque indubitavelmente você é um Grande Historiador do Xadrez Mundial... Sucessos Sempre !!!
Muito obrigado, Euripedes!
KKKKK Capablanca é um bom vivã. Monstro! kkkkk Team Capa
Somos todos #teamCapa
Obrigado GM Rafael Leitão, pelas análises brilhantes, sempre enriquecidas com o contexto histórico e personalidades dos jogadores, sentei e se passaram 23 minutos que parecem que foram menos de 5 minutos, nível de excelência, nunca vi outro igual.
A rivalidade entre Capablanca e Alekhine virou lenda por vários e bons motivos
A psicologia explica essa divisão entre os talentos. São funções cognitivas diferentes que não são excludentes, tampouco opostas. Na verdade, nem chegam a estar no mesmo plano.
Pessoas racionais (em oposição às emocionais) tendem a tomar decisões a partir de cálculo CONSCIENTE. Elas chegam a conclusões precisas a partir de premissas evidentes. Elas podem ou não ter ideias profundas, mas, de qualquer forma, suas decisões seguem sempre uma análise lógica.
Pessoas intuitivas (em oposição às sensoriais) tendem a enxergar o mundo a partir de ideias abstratas, ou seja, pelo reconhecimento de padrões. Isso dá a elas uma segunda via de acesso à tomada de decisão. Elas têm a opção de seguir o caminho do cálculo lógico ou o caminho do feeling instantâneo, que é uma forma de pensamento automático, não consciente.
Na verdade, quando um esportista treina infinitas repetições (as famosas 10 mil horas de prática), ele está transformando aquilo que era cálculo consciente em um padrão de resposta automática. Algumas pessoas já nascem com uma estupenda facilidade para transformar cálculo frio em intuição "quente" em tempo record. Era o caso do Capa, que logo após aprender os movimentos das peças na primeira infância, intuiu imediatamente esquemas mentais sobre a natureza das posições, como o famoso princípio de simplificar o jogo após obter alguma vantagem. Assim como Mozart, Capablanca cumpriu suas 10 mil horas muito cedo, desenvolvendo seu "dom" ainda criança. E assim como Tal, ele não calculava, simplesmente "via" o melhor lance da posição. Usava o raciocínio lógico apenas para confirmar o que a intuição já tinha lhe mostrado instantaneamente.
Já o Alekhine era um ser humano "normal" como a maioria de nós, embora com um intelecto privilegiado e uma absurda vontade de vencer (que passava longe das preocupações de Dom José, o bon vivant). O que ele não tinha em intuição espontânea, compensava com o estudo metódico, muito mais lento.
Isso explica a diferença entre as 24 horas de análise de um, e os 15 minutos do outro
Coisa parecida acontece atualmente entre Caruana e Carlsen, embora, com muito menos glamour ;-)
Dizem que o Capa estava dando uns amassos numa atriz/dançarina argentina e passava a noite inteira acordado por isso.
Claramente ele menosprezou o Alekhine. Aquele torneio de Nova Iorque se não me engano em que ele destroçou a concorrência o deixou com a confiança lá em cima.
Parecido com o que aconteceu com o Kasparov antes de enfrentar o Kramnik em 2000. Bateu os incríveis 2851 de rating pra época (a diferença pro segundo era MUITO grande), bobeou e dançou.
O xadrez tem inúmeras tragédias.
Tanto Alekhine quanto Kramnik eram as zebras e venceram. Os dois futuramente provaram que eram mais do que se esperava deles.
E ambos usaram uma estratégia brilhante durante o match...
É vdd, mas acho q o caso do kaspa foi um pouco diferente(também pela questão da competitividade dele) pq tinha a questão política, parecia um kasparov cansado e tal, sempre vi muitas partidas do kaspa pq é meu jogador modelo, mas naquele match parecia outro kasparov, não parecia ter toda a agressividade dele, não sei se é por eu ser fã mas nao consigo imaginar o cara q ganhou por uns 15 anos do karpov perder pro 3° k, msm ele sendo um dos melhores da história sem o fator psicológico envolvido
ou às vezes penso isso por ser fanboy do kaspa msm kkkkkkkk
mas realmente acho q a diferença é q na minha visão foi um capa confiante contra um alekhine esforçado e um kaspa cansado/desanimado contra um k inspirado/esforçado
@@usuarioaleatorio8044 Acho que em 2000 o Kasparov não estava engajado politicamente como ficou alguns anos após se aposentar, então isso não era problema. Ele estava no auge. 2851. Trucidando todo mundo. Foi totalmente inesperado. Eu tinha 16 anos e pra mim o Kasparov era como se fosse um deus.
Ele e o Capa vacilaram. Vi uma análise estimada do nivel dos jogadores em cada ano e o Capa continuou sendo por uns anos o melhor, mesmo depois de perder o título. Só que aí tanto Alekhine como Kramnik começaram a fugir. Kramnik dificultou o rematch até um ponto que ficou constrangedor pra ele. Já Alekhine foi muito mais descarado em fugir do Capablanca. Evitava participar dos mesmos torneios e "disputou" o título contra o claramente mais fraco Bogoliubov. Capa comeu o pão que o diabo amassou na mão dos fujões Lasker e Alekhine, pois o período em que foi o melhor deve beirar uns 20 anos (bem maior que seu reinado). Pagou o preço por dar aquela chance pro Alekhine que, assim como Kramnik, jogou o match de sua vida.
No fim as fugidas do Alekhine tiveram efeito, pois por mal terem se enfrentado novamente, ele acabou sendo lembrado apenas por aquele match. Futuramente ele passou Capa em performance e se firmou com mais respeito. Acho que o Capa percebeu que nunca teria uma revanche na vida e Alekhine ficaria sambando a la Lasker. Aí veio o primeiro derrame do Capa, e o segundo.... Se a memória não falha, foi isso aí. :-)
Sensacional, sem palavras...!! :-) Sou mto fã do Xadrez das primeiras décadas do século passado, jogado por gdes nomes como Capablanca, Alekhine, Lasker, Phillbury, Fine, Reti, Botwinik, Rubinstein, Schlechter, Nimzowitsch, Tarrasch, Spielmann, Euwe, Bogoljubow, Vidmar, só p começar rsrs, mas o cubano tem um lugar especial nessa lista. Concordo q se tivesse ocorrido um rematch entre Capablanca e Alekhine então o cubano chegaria com sangue nos olhos (apesar de toda diplomacia q lhe era comum), e ganharia sem dúvida, teríamos ainda mais partidas incríveis para a história. Excelente vídeo, mto obgdo Rafael!
Ganharia sem dúvidas? Tu é mãe Diná? Passa o número da mega ai
@@johnabruzzi8909 Na MINHA opinião ganharia sem dúvidas.
@@vffzbr do outro lado lá tá um capivara né? Respeita o alekhine.
@@johnabruzzi8909 N só respeito como admiro bastante
@@johnabruzzi8909 Tá bravinha pq? Até o Kasparov, no livro "meus grandes predecessores" disse que apostaria TODAS as fichas no Capablanca num eventual rematch... Acho que o Leitão e o Kasparov entendem mais de xadrez do que vc, fanboyzinho capivara descontrolado.
Rafael, podia fazer um vídeo mostrando o teu top 10 de maiores enxadristas?
Boa ideia!
Massa o vídeo! Apesar de não saber nem se você tinha pretenções de ir para as Olímpiadas de Xadrez, fiquei triste de não vê-lo na lista de convocação. Faltou o TOP 1 Brasil na lista com certeza. Parabéns pelo trabalho.
Obrigado! Os critérios de convocação do CBX são bastante estranhos, mas em princípio não jogarei as próximas Olimpíadas presenciais.
Obrigado Rafael, capablanca inesquecível.
Acho que a pedida do tabuleiro foi jogada psicológica. Saber que o capablanca não "analisou" aumentou a ansiedade do Alekine.
Tudo é possível...
Lembrei do email. Qual lance? O melhor. Sempre incrível, parabéns!
Obrigado!
Fico olhando e percebendo ..... o quanto o nosso grande GM Rafael Leitão é humilde!!!!! Mermao ele foi o cara de maior rating do Brasil por muito tempo
!!!!!!
GM Rafael Leitão. A enciclopedia do Xadrez!
😅😅
Parecen muito românticas essas histórias do capablanca
Poético. Empate imortal. XAdrez é mais do que o tabuleiro, é o contexto. Parabéns pelos vídeos. Os melhores entre todos do RUclips. Quero fazer aula com voce
Obrigado!
Muito legal a sua análise Rafa......quando eu comecei a jogar xdrz a primeira combinação q eu vi e consegui acompanhar foi do alekhine, ...e o q mais me surpreendeu foi q ele provou q com esforço e dedicação um jogador "normal" pode superar um gênio que era o capablanca....as histórias a cerca do capa de 8 anos sem perder, de ganhar quando criança, da extrema velocidade de raciocínio etc etc.. é algo q querendo ou não intimida e pesa........de fato capa é junto agora de Magnus os maiores gênios nato do xdrz, mas o alekhine fez algo como hoje em dia seria mais ou menos como um jogador de hoje vencer o computador...
Sensacional! A partida é incrivel, mas a resenha do GM Rafael Leitão.. é pra isso que eu pago internet
Obrigado! :))
É fera em lembrar detalhes das histórias. Seus vídeos tem essa marca. Muito obrigado!
Obrigado pelo elogio!
Rafael, eu li em revista antiga, não lembro agora, uma análise de um jogo do Capablanca onde ele faz um lance vitorioso com muita antecedência, num jogo de peso, e só nos anos 2000 um computador analisou que era o melhor lance, o lance vitorioso. Isso com muitas jogadas antes. Pena que eu não anotei e nem vou recordar a partida. Se não iria sugerir sua análise.
Esse duelo pelo mundial foi de puro talento contra um grande esforço...
Essa é uma simplificação da realidade, nem o Capa era apenas talento e nem o Aleka era apenas esforço.
muito a oferecer além de apenas analisar a partida em si. Muito bom esse tipo de vídeo, com histórias sobre os jogadores e afins :)
Obrigado!
Partida fantástica, mestre! Vale ressaltar que gosto muito de suas análises, à despeito de seu modo mais "ácido" de dialogar... rs. Em tempo: ainda vou estudar contigo!
Quando puderes ira aprender muito comom certeza! Sou aluno da acadêmia e aprendi muito desde que iniciei a um ano... assistindo as aulas e seguindo as orientações e os estudos o conhecimento enxadristico melhora exponencialmente!! Isso é fato!
Cuidado com minha acidez, se já tá achando isso aqui, imagina quando entrar na Academia rsrs
Obrigado pelo relato, Paulo!
@ Claro que digo isso com o máximo respeito, mestre, e jamais com a falta dele. Grande abraço!
Obrigado Grande Mestre Rafael por compartilhar as histórias envolvidas nessa partida. Desejo que continue assim. Vc tem muita história pra contar, não cabe um livro? Abraços.
Quem sabe no futuro? Obrigado pela mensagem!
Ótimo vídeo e ótima história
Obrigado!
Muito bom conhecer esse histórico. Grandes jogadores!
Monstros.
Que história maravilhosa por trás desta partida!! Muito bom poderia fazer uma série com histórias por trás das partidas de xadrez!!!
Algumas não podem ser contadas rsrs
Rafael, parabéns! Nem vi o tempo passar... Foi sem dúvida uma das melhores análises de partida que já assisti. É muito bom esse contexto histórico, bastidores, momentos especiais. Enriquecem! E como você disse é um deleite assistir a esses dois monstros!
Um dos maiores matches da história do xadrez!
Meus dois enxadristas favoritos se enfrentando, que vídeo! E que histórico! Muito bacana
Dois monstros!
Meus parabéns pelas análises e, principalmente, por rechea-las com seus divertidos comentários! Isso faz uma grande diferença, acredite!! Continue assim! Abraços!
Obrigado!
Muito obrigado por este vídeo mestre, posta mais análise. TOP 1 DO BRASIL !!!
Obrigado!
Grande análise parabéns ao Rafael Leitão
Obrigado!
Maravilhosas, essas histórias que você nos traz. Obrigado, Rafael.
Obrigado pelo elogio!
Aí Sim Mestre!
Melhor análise !
Fala das pessoas(GMs) por trás dessas grandes partidas!
Obrigado!
Capablanca é o melhor da história.
Calma veloz
Parabéns pelo vídeo mestre, é empolgante suas histórias e como fala sobre o xadrez, ganhei de presente de aniversário aquele seu vídeo do Philidor... Continue assim, um grande abraço!
Muito obrigado! Grande abraço!
eu sou meio saudosista, para ser sincero não acompanho muito os atuais jogadores, e é realmente saboroso ver um enxadrista de primeira grandeza como é o Rafael, não só demonstrando a sua capacidade de leitura da posição, como também nos rechear com histórias saborosas deste incrível match, só discordo em relação ao posicionamento de melhores, para mim o Capablanca era imbatível, mas não vejo problemas , caso voce venha a discordar
É uma questão de gosto, Alekhine e Capa são imortais.
Simplesmente incrível....
Gosto muito das histórias que o Rafael conta! Deixa os vídeos ainda melhores! Queria saber se tem algum livro específico que fala sobre isso
Sobre essa história específica acho que não...
@ mas teria um livro sobre outras? Os livros de partidas que estudo focam só nos jogos mesmo
Vídeo maravilhoso! Belo resgate aos clássicos e aos precursores do xadrez. Parabéns ao canal, GM Rafael.
Obrigado!
Excelente!
Capablanca é o melhor da História, um jogador incrível.
No aguardo para te ver jogando no torneio ClearSale, estarei na torcida! E queria que você streamasse para ver como é o raciocínio do top 1 do Brasil ao jogar!
Pretendo fazer stream em algum momento, mas ainda preciso aprender a jogar e falar ao mesmo tempo.
Amei essa partida e as histórias Gm Rafael
💜
Obrigado!
Vídeo sensacional! Além de precisão da análise técnica achei demais a descrição de como Capablanca chegou pra retomada da partida suspensa no dia seguinte, rs. #CapaBaladeiro
KKK preparou de uma forma diferente...
Que análise sensacional, obrigado, mestre!
Obrigado pelo comentário!
talento vs dedicação messi vs cristiano Ronaldo , enfim na minha própria família tem um exemplo eu e meu irmão mais novo eu sempre fui mais "esperto" que ele sempre ele perdia pra mim eu fazia muita coisa que ele não captava mas ele era muito mas muito mais esforçado que eu hoje ele é do tribunal de justiça sendo que foi aprovado para o banco do Brasil com apenas 19 anos em um concurso de 50 mil inscritos e nesse concurso que ele passou para o TJ do Amazonas foi 90 mil pessoas e ele passou em #40 eu o admiro muito pq ele é sim inteligente como todos os filhos dos meus pais porém nunca vi alguém se dedicar tão inteiramente para um determinado propósito igual ele faz.
O ideal é aliar as duas coisas, mas para ter sucesso com certeza dedicação é mais importante do que talento.
UAU! Me arrepiei aqui! A disciplina é incrível. Faça o mesmo!
Impressionante!!!!
Obrigado!
Excelente análise,parabéns
Obrigado!
Obrigado
:)
Eu tenho certeza que num remacth, Capa iria reaver seu título, mas como disse o Leitão, ficará nas nossas imaginações
Partida fantástica! As partidas que eu mais gosto de analisar são as primeiras da era moderna do xadrez. Aliás, me faz lembrar da coleção de livros Meus Grandes Predecessores, do Kasparov, onde o Alekhine e Capa são citados no primeiro volume. Você já viu essa coleção do Kaspa mestre? Tem alguma opinião sobre ela?
Se eu não tivesse essa coleção completa aqui a FIDE poderia suspender meu título de GM :). Ótimos livros, os dois primeiros são os mais fracos, depois disso "engrenou".
@ Aí sim! Está na minha lista! Obrigado pela dica!!!
Queria te ver nas olimpíadas de xadrez!!
Eu já sou um dinossauro e estarei sempre na torcida pelo Brasil e ajudando como puder, mas dificilmente como jogador.
Que génio
Obrigado gm por mais essa resenha! Bom demais, abraço.
É uma pena sempre o talento ser superado pelo hard work principalmente pela preguiça dos talentosos....
Obrigado! O ideal é unir talento e trabalho duro...
Seus vídeos são ótimos
Obrigado!
Sei GM quê o tempo e curto mas se puder faz um vídeo defesa holandesa
Show demais
Obrigado!
excelente video
Obrigado!
O problema é quando o talentoso também é muito dedicado... aí a coisa fica esquisita. :-) Abraço e por favor continue as análises que estão sensacionais!
Obrigado!
Gostei de seus comentários Mestre! Mas tem algo a dizer. O Alekhine tirando esse match pelo título mundial, só venceu Capablanca uma vez na vida, no Torneio de Avro na Holanda em 1938, no pior Torneio da vida de Capablanca, inclusive nesse torneio ele teve um leve AVC, isso são fatos reais, comprovados. Tirando então o Match pelo Título Mundial, o Capablanca teve 7 vitórias a 1 contra o Alekhine e somando o escore final 10 a 7 a favor de Capablanca, sem contar os jogos rápidos não oficiais , que segundo Ninzowitsch, grande amigo de Alekhine, o próprio Ninzowitsch diz que ele e Alekhine tinham escores muito próximos. Mas quando se tratava desses jogos rápidos ele e Alekhine, não levavam uma siquer contra Capablanca! Eu pesquisei muitas fontes para saber se isso era verdade ou lenda, mas todos os mais próximos de Alekhine admitem esse fato, ao ponto de afirmarem que Capablanca nunca perdeu um mini match contra qualquer jogador da época! Valeu Mestre! 👏👏👏
Capablanca foi um monstro! Mas para você ver como foi árduo o trabalho do Alekhine ao ganhar esse match. Ninguém acreditava nisso...
@ Realmente Mestre , considero o Alekhine um dos que mais elevou o xadrez a nivel de preparação e profissionalismo . E também um dos maiores estudiosos de xadrez junto com Fisher e Kasparov, só para citar por épocas. No meu Top Five se eu tirar o Carlsen pois ele ainda não terminou seu legado, o Alekhine está nele no quesito maiores da História ! Pois dá pra criar uma lista de melhores e também uma de mais influentes da História!!
Boa tarde!Professor Rafael,quais seriam os melhores sites para assistirmos partidas de xadrez(campeonatos,blitz,etc..),ao vivo?
Chesscom e Chess24
Vídeo assistido em 16 de Maio de 2022. Segunda-feira - 20:28.
Boa noite!GM Rafael Leitão,gostaria que vc fizesse algumas considerações nas paridas do brasileiro Henrique Costa Mecking,que já foi considerado 3º MELHOR DO MUNDO!Na época.
Tenho vários artigos e partidas dele no meu site. Pretendo fazer um vídeo também.
Capablanca pode ser um gênio mas melhor que ele só o GM Rafael Leitão msm !
KKK menos, bem menos...
Rafael, com toda essa correria e volume de informação, é muito bom parar com calma para assistir seus vídeos. A calma vem durante o vídeo ok.
Obrigado :)
Que tal um vídeo das trolladas que o Lasker fazia por exemplo dizendo que era noob no xadrez com quem não sabia quem ele era xD
O que é noob??
@ fingindo que não sabia jogar, que era iniciante
9:27 kkkkk era orgulhoso mesmo.
:))
O Capablanca nunca havia perdido para o Alekhine antes desse match, se não me engano, foram 15 partidas com 7 vitórias e 8 empates. Então, pode-se deduzir que ele subestimou o Alekhine mesmo, que depois do match nunca deu ao Capablanca a oportunidade de uma revanche (naquela época não havia um torneio de candidatos para selecionar o desafiante).
Nao sei dizer qual é mais impprtante se é o jogo tático ou posicional , eu gosto , acho e sou mais tatico do q posicional, mas historia dos campeoes mudiais provam q os taticos se sobreporam aos posicionais, mas tentar adiquirir mais desta linha d raciocinio posicial q convenhamos é um saco!
Capablanca consultou Stockfish ,nos 15 minutos kkk
Versão beta, disponível em 1927.
Tio Rafael, mostra as partidas mais complexas que você já viu?
Ensina as aberturas principais como a italiana e a ruy lopez e a siciliana e bem dificil achar algm mostrando uma abertura no youtube
É difícil falar sobre aberturas porque há uma quantidade enorme de teoria.
duas lenda
Total...
Satanás: vc tem 23 minutos de vida.
Eu:
Satanás: vou te dar mais um tempo de vida agora para você ver os outros vídeos do canal...
8:36 nao sei por que mas eu me identifiquei aqui kkkkkkkk🤣🤣😭😭
KKK
muito vai se falar deste match, mas o Alekine se preparou 5 anos para enfrentar o Capa, Alekine reconheceu que o grande mestre cubano era imbatível nas posições abertas
Alekhine não foi bobo de complicar demais o jogo com o Capa.
Essas histórias são lendárias. Grandes personalidades e intelectos. Ah, como seria bom se valorizassem mais o xadrez e menos aquelas banalidades midiáticas que estamos acostumados a ver e ouvir.
Exatamente...
Segundo um mestre da época a revanche estava descartada porque Alekhine não tinha certeza se voltaria a ganhar de Capablanca e Capablanca não tinha certeza se conseguiria ganhar de Alekhine.
Pq a tomada do peão pelo bispo foi um lance extraordinário ? Que vantagem as brancas levaram ?
Top
Obrigado!
A história que conheço é que capa venceu o Alekine depois em um match não oficial.
Então contaram pra você uma história mais fictícia que O Senhor dos Anéis
Podemos dizer que o capablanca nao foi o maior campeao mundial. Mas com certeza ele sabia viver a vida. Kskskskskskss
Amei seu conteúdo! Acompanho vários canais de xadrez, o que te dou de dica é tentar fazer vídeo de 15 min no máximo meu amigo, pois não posso ver de 20 minutos que não tenho tempo,estou vendo seus vídeos parcelado kkkkkk! Um grande abraço e continue assim que o sucesso vem!
KKK eu me empolgo durante o vídeo.
Se Capablanca não fosse preguiçoso... Kkkkkkk
Se o Leitão acha que é um capivara. Eu nem sei o que imaginar o que sou kkkkk
#somostodoscapivaras
Tenho um certo rancor da figura do Alekhine por causa da dificuldade que ele colocou em conceder a revanche. Pra mim, o Capablanca era melhor em todos os sentidos.
Pode ser que o Capablanca não se dedicava ou parecia preguiçoso porque ele simplesmente jogava xadrez apenas porque gostava, ele deveria ter a vida ganha com a profissão dele, e queria curtir a vida, como ele gostava de xadrez ele jogava a sério, mas não dedicando a vida ao xadrez. No fim nunca vamos saber o que se passa na cabeça das pessoas
A profissão dele era jogar xadrez.
@ ele não era embaixador? Aliás provavelmente nessas épocas antigas o xadrez não deveria dar tanto dinheiro
@ deram um cargo para ele em virtude dos feitos notáveis dele no xadrez. Mas ele não trabalhava como embaixador. Capablanca era uma estrela na época: idolatrado por homens e cobiçado pelas mulheres, o equivalente a um astro de Hollywood hoje em dia. Ele não tinha muitas preocupações financeiras.
@ entendi, isso pode ter sido um fato para ele não se dedicar tanto assim, já tinha a vida ganha, só queria curtir, o que não é errado
A Judit Polgar perdeu pro Kasparov esse final de torre e cavalo contra torre.
www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1070866
Apesar de na internet só mostrarem partidas que ela venceu o Kasparov, na verdade ele era freguês dele. Aliás, todos eram, exceto o Karpov e o Kramnik.
Na verdade ela só ganhou uma partida do Kasparov e foi uma partida rápida...
Engraçado como os mais agressivos eram também os mais "cientistas"Alexander Alekhine Robert James Fischer e Garry Kasparov trabalhavam 10 horas por dia pra tentar solucionar um jogo insolucionável! Arturo pomar Samul Reshevisky e nosso "baladeiro mulherengo" José Raul Capablanca que formam o time dos "talentosos" eram mais posicionais, li um artigo dizendo que Capa nasceu falando a língua do xadrez!! Acredito que um segundo match entre os dois Capa sairia com a vitória mas respeito a obstinação do Aleka em tentar se manter o máximo de tempo posível com a coroa na cabeça eles se enfrentaram mais vezes e o passar dos anos foi mais favorável para Alekhine por ser tão obstinado foi o único campeão que morreu com sua coroa ainda na cabeça e ao que tudo indica sentado de frente a um tabuleiro de xadrez.
Pena que não teve o match da revanche!
Parabéns Rafael! É legal saber que Carlsen, Kasparov, Karpov, Caruana, Anand e Zé Mané são assinantes do seu canal. São os únicos que poderiam pensar em dar um "dislike" para esse vídeo.
Faaaaala galerinha do xadrez tudo beleza?
Ops, ops como vim parar no irmão mais velho do Rafael Leite? O Rafael Leitão
🙄
@ 🙄
Enquanto Alekhine se estressava analisando a posição, Capablanca , depois de uma noite de sexo, foi jogar inteiramente descontraído!
😅😅
Capablanca era o Jon Jones do XADREZ, quem assiste MMA entende a referência kkkkkkkkkkkkkk
Alekhine não foi o melhor exemplo de fair play ao não conceder a revanche ao grande Capa.
Alekhine era esperto...
@ , realmente...
Uma pena que Alekhine tenha fugido covardemente de Capablanca em todos os torneios e na revanche do Mundial, principalmente entre os anos de 1928 e 1931, onde Capablanca no melhor de sua forma e, muito provavelmente, havia estudado criteriosamente o jogo de Alekhine.
Dinossauro kkkkkk
Carnívoro.
Olha o que a preguiça faz meus amigos o kra eh um gênio e não ganhou o macht,claro,não desmerecendo o alenokas
O ideal é aliar talento com trabalho duro...
Na real alekhine correu do capablanca , o capablanca subestimou se joga sério , na luta como no xadrez se você tem oportunidade destrua o oponente .
Achei foi bom que perdeu o título. Era genial, mas muito egoísta. Quis humilhar o Lasker que já era um senhor de idade, pois o Lasker queria lhe passar o título de bom grado, mas o Capa-de-filet preferiu passar o trator no velho em cima de um tabuleiro. Resultado: Capa-de-filet não passou nem metade do tempo que o Lasker passou como o melhor do mundo, 27 anos. Obrigado, Alekhine, você expurgou esse jogador para longe do título mundial para sempre.
Fumou bosta de vaca? Lasker fez de tudo pra evitar o Capa quando o cubano era mais jovem e tava no auge da criatividade, assim como fez com Rubinstein (assim é óbvio que manteria o título mt tempo). Aí, de repente, quando o Lasker se deu conta de que o Capablanca era imbatível, quis fugir (de novo) 'doando' o título sem jogar... e vc ainda acha isso legal? Tem merda na cabeça? Ninguém em sã consciência aceitaria um título dado de presente num esporte, o certo é jogar e foi isso que eles fizeram. No mais, Lasker concordou em jogar o match então não sei pq vc tá chorando aí.
tem que ser muito burro pra achar que o Lasker quis passar o título de "bom grado" depois de fugir de todas as formas... se idade é uma desculpa, por que não aceitou jogar na década anterior quando o Capa fez de tudo pra que o match acontecesse? Ah tá...