Melhor canal de física do RUclips! Explicações objetivas e diretas! Prosperidade a ti, professor. Daqui a 11 meses estarei comentando novamente e agradecendo a ti, pois passarei em Medicina! Você é NOTA 1000!
Vc tá de Parabéns professor. Há tempos procurava um bom canal de física e até que enfim encontrei. Que DEUS te abençoe. Vc é o Ferreto da Física cara kkkk. Sensacional
Parabéns professor. Vídeo muito interessante. Informações sobre refração de ondas de oscilação, no mar, estão disponíveis em "hotmart engenharia hidroviária refração de onda".
No vídeo vc diz que o comprimento de onda, não muda, mas a frequência muda. Isso não está errado? Afinal, são grandezas relacionadas. Quando uma aumenta, a outra automaticamente diminui e vice-versa.
Professor, boa tarde! Você poderia me explicar o motivo pelo qual não há inversão da fase quando há refração do meio denso para o meio menos denso?Agradeço!! PS. estou acompanhando a playlist, está 10/10, você é o cara!
Bom dia Professor, não entendi por que a onda reflete com inversão de fase na da fina pra mais grossa, entretanto não ocorre o mesmo quando é da mais grossa pra mais fina, por que? @Pura Física
Mestre uma duvida na optica diz que quanto maior a frequência da onda de luz maior seu índice de refração absoluto,ou seja quando ela passa de um ambiente para outro,seus índices de refração são diferentes,logo possuem frequência diferentes,pq nas ondulatoria a frequência não mudou quando parte da onda foi refratada?
Olá professor gosto muito de tirar minhas dúvidas vendo suas aulas. Mas nesta explicação eu fiquei meio confuso no seguimento da energia da onda refratada na corda mais densa e menos densa. Se anteriormente com a corda menos densa a energia refratada na corda mais densa era V/2 e Y/2 (Y representado Lâmbda). E Na corda mais densa a energia refratada na corda menos densa ficou V/2 e Y/2 também. Porque?
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a fonte da frequência que o senhor falara. Poderia explicar mais afundo sobre? Não entendi mt bem. No caso, a questão de mudança da frequência advém da fonte, mas que fonte é essa? Kkk
Olá. Parabéns pela qualidade das aulas. Preciso de uma ajuda: Estou estudando em um livro que mensiona ONDAS SUPERFICIAIS (creeping e rayleigh) como modo de vibração das ondas, mas não vi em nenhum vídeo você falar a respeito. Estou estudando para uma certificação. Me ajude! Obrigado.
professor estou com uma questao que nao estou conseguindo resolver e se o meio for tecido humano?no caso sao 4 camadas se elas sao constantes nao mudam certo? seria um exame de ultrasonografia,de 4 camadas a segunda e terceira camada a velocidade está a mesma, 3.a pergunta é entre a primeira v, segunda 3, terceira 3, e quarta camada 2.
mudar a velocidade e o comprimento de onda sem mudar a frequência é muito louco. já que, v = lambda * f temos que, f = v/lambda já que a frequência é a velocidade da onda dividida pelo comprimento de onda, é como se quando a velocidade e o comprimento mudassem, eles se ajustassem naturalmente a equação pra a frequência poder continuar sendo a mesma, e isso é muito insano.
DÚVIDA: como pode a onda original ter somente uma parte da energia refletida, se a energia é hf? Ou seja, se a onda original e a refletida têm a mesma frequência, não deveriam ter a mesma energia?
Professor uma dúvida. Quanto a refração, dependendo da densidade das cordas, quando se encontram pode haver uma mudança de fase, certo?! Mas se, por exemplo, a onda 1 vem com velocidade v1 e quando encontra a corda 2 (menos densa) gera uma onda com velocidade v2 (com velocidade e comprimento de conda maiores que v1). Após esse encontro a onda 1 é refletida e sua fase não muda, na sua reflexão tanto a velocidade e seu comprimento de onda não se alteram? E se houvesse mudança de fase da onda 1, as características iniciais se materiam também? Obrigada e suas explicações são excelentes.
Nao entendi muito bem essa parte das cordas... a relaçao V,Y ,f nao tinha que obedecer a equacao F=V/Y ? se Y diminui, V tinha que aumentar para manter f constante nao?
Se o comprimento da onda diminui após passaslr a interfase de separação, e o senhor explicou na outra aula que quanto menor o comprimento da onda maior a frequência, por que a frequência da onda refratada não diminui???
Na outra aula, expliquei que quando a VELOCIDADE É CONSTANTE, quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência. No caso da refração é diferente, pois a velocidade não é constante, ela está mudando e o comprimento de onda acompanha essa mudança, enquanto a frequência permanece constante.
não sei a resposta está correta, mas vejo que a corda menos grossa deve adquirir o comportamento de extremidade livre por ser mais leve, enquanto a corda mais grossa deve adquirir o comportamento de extremidade fixa por ser mais rígida.
cara, eu só não entendi muito bem o porquê inversão de fase na corda menos densa e da não inversão na mais densa, e como isso se aplicaria se o meio não fosse uma corda, eu teria que analisar a densidade dos dois meios?
Faz um ano de tua dúvida, mas foi a mesma que a minha. Caso alguém tenha essa dúvida, fica a explicação: A corda grossa é mais densa que a corda fina, assim, quando o pulso se propaga da corda grossa para a corda fina não ocorre inversão de fase. Digamos que o pulso sente facilidade nesta troca de meio, é como se fosse uma extremidade livre. Agora, quando ocorre o inverso, o pulso ao encontrar a corda grossa, mais densa, é como se encontrasse uma extremidade fixa, é mais difícil fazer este meio se mover, por isso há a inversão de fase.
fisica pro enem só aqui mesmo,sem enrolação,amei!
Melhor canal de física do RUclips! Explicações objetivas e diretas! Prosperidade a ti, professor. Daqui a 11 meses estarei comentando novamente e agradecendo a ti, pois passarei em Medicina! Você é NOTA 1000!
Deu certo? Passou?
Senhorita G. Né kkkkk
O cara nem respondeu
Né kkkkkkk
eai passou??
Amigo você passou?
Achei esse canal por acaso e não troco por nada! Ótima aula! Entendi tudo! Queria saber pq meu prof do colégio complica tanto
Muito bem explicado!
A melhor video aula de ondas do youtube! Parabens pelo seu trabalho.
+ManeiraCaseira olha que tem muita gente boa fazendo boas aulas por aí! Então, deve estar realmente boa ;)
Está mesmo! Obrigada, professor.
Vdd, as outras aulas que tem no RUclips eu não entendi nenhuma
Amei as animações e gifs, foram extremamente explicativos e didáticos
professor estudando para medicina com o seu canal estarei aprovado em medicina 2023.
E aí, conseguiu?
Parabéns, o melhor canal de física. Não tem enrolação. Vou compartilhar e divulgar o canal
OTIMA AULA COMO SEMPRE.
Vc tá de Parabéns professor. Há tempos procurava um bom canal de física e até que enfim encontrei. Que DEUS te abençoe.
Vc é o Ferreto da Física cara kkkk.
Sensacional
parabéns pela aula
Professor, suas aulas são 10/10, estou estudando para a OBA e gostei muito da sua playlist, vou assistir toda e completa. Continue :)
Tbm To, estava mt bugado em relação a telescopia e vim saber sobre
parabéns excelentes aulas e excelente professor
obrigada
Melhor canal, melhor professor, obrigada pelo esforço!!!
Muito obrigado!
Essa foi a ultima matéria que aprendi (seguindo a playlist), mas dei like no resto porque já percebi que é de muita qualidade este canal! Parabéns!!
Graças a você eu tô conseguindo entender ondulatória... muito obrigadaa!!!
esse professor fala muito bem, tem uma boa dicção e um sotaque engraçadinho kkkkkk obrigada pelas ótimas aulas!!!!
Bah, se o pessoal do RS que assiste ao canal fica sabendo que tu chamou o sotaque gaúcho de engraçadinho, vai dar treta! Hehehe
Obrigado por está fazendo um ótimo trabalho, está me ajudando muito
obrigado mano pela explicacao escelente
Muito obrigada pela aula ❤❤
Demais! Os exemplos ajudam muito a entender melhor. Parabéns pelo trabalho.
Muito boa a didática, recomendo !
Muito obrigado,
excelente aula!!!
Aulas excelentes de ondas ! Parabéns Prof. Rafael pelo conteúdo !
aula muito boa!!
Valeu professor Rafael! Aula fantástica!
+Fernando Manfrin Alves muuuito obrigado! Abração
Parabéns, Rafael! Objetiva e bem ilustrada a vídeo-aula!!
Bela aula n tenho q falar nota dez to revisando e ta sendo ótimo 😍
Valeu, professor.
Parabéns professor. Vídeo muito interessante. Informações sobre refração de ondas de oscilação, no mar, estão disponíveis em "hotmart engenharia hidroviária refração de onda".
Muito bom! Ajudou demais. Obrigada
obrigada, ajudou mt
excelente!
a amplitude da onda vai mudar ou vão continuar a mesma ?
Muito bom!
Me salvou!!! finalmente consegui entender isso!!
Muito obrigada. Continue postando.
+Laís Souza Sempre!
Aula maravilhosa
Muito bom, ajudou demais...
Essa foi a melhor vídeo aula que achei sobre o assunto!!!
Vlw cara, vc ensina muito bem!!!!
Ótimo vídeo!
Aula toop!
ótima didática!
I wonder why didn't I find this class before? Thanks teacher
vídeos maravilhosos!!
No vídeo vc diz que o comprimento de onda, não muda, mas a frequência muda. Isso não está errado? Afinal, são grandezas relacionadas. Quando uma aumenta, a outra automaticamente diminui e vice-versa.
Aula TOP!!!!!
Professor, boa tarde! Você poderia me explicar o motivo pelo qual não há inversão da fase quando há refração do meio denso para o meio menos denso?Agradeço!! PS. estou acompanhando a playlist, está 10/10, você é o cara!
Quando inspira-se gás Hélio muda-se a frequência da fonte? Pois ocorre mudança na frequência da voz. Vou dar uma pesquisada.
Ótima aula! Professor, se considerar as perdas, qual energia será maior e qual será menor?
Prova amanhã !!!! shuahsuahsu Timing Perfeito!!! Muito obrigado
+João Marco Oliveira Barros ne medida!
valeu, aula da escola da mt sono sua é bem simples
professor ótimo 💖
Adorei!!!!!
Estava entendendo tudo perfeitamente até a ver a frequência alta no simulador, bugou.
muito bom !!!!!!!
boa
Excelente, Deus abençoe
Bom dia Professor, não entendi por que a onda reflete com inversão de fase na da fina pra mais grossa, entretanto não ocorre o mesmo quando é da mais grossa pra mais fina, por que? @Pura Física
MUITO bom
Caraca, bom demais.
Por que a reflexão ocorre sem inversão de fase quando o pulso vai da corda menos densa para a mais densa?
poderia ocorrer com onda sonora o mesmo que newton fez com a luz e o prisma? quero dizer: decompor uma onda sonora em partes?
Mestre uma duvida na optica diz que quanto maior a frequência da onda de luz maior seu índice de refração absoluto,ou seja quando ela passa de um ambiente para outro,seus índices de refração são diferentes,logo possuem frequência diferentes,pq nas ondulatoria a frequência não mudou quando parte da onda foi refratada?
Por que da corda mais fina pra a corda mais grossa tem inversão de fase, e da corda mais grossa pra a mais fina não?
professor, eu posso dizer que a refração tbm não modifica a direção e sentido da propagação?
arrasou!
+Georgia Garros é nóis que voa!
Olá professor gosto muito de tirar minhas dúvidas vendo suas aulas.
Mas nesta explicação eu fiquei meio confuso no seguimento da energia da onda refratada na corda mais densa e menos densa. Se anteriormente com a corda menos densa a energia refratada na corda mais densa era
V/2 e Y/2 (Y representado Lâmbda).
E Na corda mais densa a energia refratada na corda menos densa ficou V/2 e Y/2 também.
Porque?
Se acontecer a refração sem inversão de um pulso no meio sólido para o meio líquido, a velocidade aumentaria ?
Gostaria de tirar uma dúvida sobre a fonte da frequência que o senhor falara. Poderia explicar mais afundo sobre? Não entendi mt bem. No caso, a questão de mudança da frequência advém da fonte, mas que fonte é essa? Kkk
Olá. Parabéns pela qualidade das aulas. Preciso de uma ajuda: Estou estudando em um livro que mensiona ONDAS SUPERFICIAIS (creeping e rayleigh) como modo de vibração das ondas, mas não vi em nenhum vídeo você falar a respeito. Estou estudando para uma certificação. Me ajude! Obrigado.
professor estou com uma questao que nao estou conseguindo resolver e se o meio for tecido humano?no caso sao 4 camadas se elas sao constantes nao mudam certo?
seria um exame de ultrasonografia,de 4 camadas a segunda e terceira camada a velocidade está a mesma, 3.a pergunta é entre a primeira v, segunda 3, terceira 3, e quarta camada 2.
mudar a velocidade e o comprimento de onda sem mudar a frequência é muito louco.
já que, v = lambda * f
temos que, f = v/lambda
já que a frequência é a velocidade da onda dividida pelo comprimento de onda, é como se quando a velocidade e o comprimento mudassem, eles se ajustassem naturalmente a equação pra a frequência poder continuar sendo a mesma, e isso é muito insano.
Ótimo vídeo ♥
Eu ficava rindo sempre quando era falado Crista, porque lembrava de uma personagem de SNK
Muito boa a sua explicação professor! muito obrigada! ganhou uma inscrita :)
seja bem-vinda!
Mt legal!Manda salve num vídeo
Oi Professor, tudo bem? Na refração da corda mais grossa para a mais fina, ocorre aumento da amplitude na corda mais fina?
Porque quando a onda bate na corda menor ela volta em forma de crista?
faz tudo parecer tao facil
DÚVIDA: como pode a onda original ter somente uma parte da energia refletida, se a energia é hf? Ou seja, se a onda original e a refletida têm a mesma frequência, não deveriam ter a mesma energia?
TU EH FODA
professor poderia me dizer a diferença entre fonte e meio da onda
oq é a fonte ?
fonte é aquilo que produz a onda, meio é onde ela se propaga
rumo a ufrgs .
E onde encontro exercícios de ondas nesse canal, em video-aulas, é claro...?
nem todos os conteúdos possuem exercícios resolvidos ainda. Quanto tem, estão nas mesma playlists das aulas teóricas
Uma dúvida professor, sem levarmos em consideração a velocidade, como o período pode mudar e a frequência não, já que um é o inverso do outro?
não pode mudar o período sem mudar a frequência.
Mas o senhor disse que eles o período muda quando o pulso passa para o segundo meio
Professor uma dúvida.
Quanto a refração, dependendo da densidade das cordas, quando se encontram pode haver uma mudança de fase, certo?! Mas se, por exemplo, a onda 1 vem com velocidade v1 e quando encontra a corda 2 (menos densa) gera uma onda com velocidade v2 (com velocidade e comprimento de conda maiores que v1). Após esse encontro a onda 1 é refletida e sua fase não muda, na sua reflexão tanto a velocidade e seu comprimento de onda não se alteram? E se houvesse mudança de fase da onda 1, as características iniciais se materiam também?
Obrigada e suas explicações são excelentes.
Maria Cecilia a partir dos 4 minutos e 40 segundos tem todas as respostas para as suas perguntas...
Como descobriram que, na refração, a frequência permanece constante?
Ótimo prof😊
Nao entendi muito bem essa parte das cordas... a relaçao V,Y ,f nao tinha que obedecer a equacao F=V/Y ? se Y diminui, V tinha que aumentar para manter f constante nao?
Não porque nesse caso elas são diretamente proporcionais.
Ola
Se o comprimento da onda diminui após passaslr a interfase de separação, e o senhor explicou na outra aula que quanto menor o comprimento da onda maior a frequência, por que a frequência da onda refratada não diminui???
Na outra aula, expliquei que quando a VELOCIDADE É CONSTANTE, quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência. No caso da refração é diferente, pois a velocidade não é constante, ela está mudando e o comprimento de onda acompanha essa mudança, enquanto a frequência permanece constante.
Pura Física Muito obrigada!
Pura Física ganhou meu like
Por que a frequência é constante ?
pq a frequência de uma onda nunca muda
Pq no caso da corda mais densa o pulso refletido volta sem inversão de fase?
não sei a resposta está correta, mas vejo que a corda menos grossa deve adquirir o comportamento de extremidade livre por ser mais leve, enquanto a corda mais grossa deve adquirir o comportamento de extremidade fixa por ser mais rígida.
🤩🤩👏👏👏👏
cara, eu só não entendi muito bem o porquê inversão de fase na corda menos densa e da não inversão na mais densa, e como isso se aplicaria se o meio não fosse uma corda, eu teria que analisar a densidade dos dois meios?
Faz um ano de tua dúvida, mas foi a mesma que a minha. Caso alguém tenha essa dúvida, fica a explicação: A corda grossa é mais densa que a corda fina, assim, quando o pulso se propaga da corda grossa para a corda fina não ocorre inversão de fase. Digamos que o pulso sente facilidade nesta troca de meio, é como se fosse uma extremidade livre.
Agora, quando ocorre o inverso, o pulso ao encontrar a corda grossa, mais densa, é como se encontrasse uma extremidade fixa, é mais difícil fazer este meio se mover, por isso há a inversão de fase.
se F= lambida/tempo, por que, quando a velocidade dominui na corda mais densa, a frequência continua a mesma? não faz sentido
f=v/λ
por que o comprimento diminuiu?
na refração
Não entendi muito bem a parte em que a energia não é dissipada. ☹️