Padrão de Projeto Decorator: O Design Pattern que Flexibiliza seu Código com Orientação a Objetos!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 янв 2025

Комментарии • 48

  • @MarcioSouzaDuarte
    @MarcioSouzaDuarte 5 часов назад +1

    Que padrão de projeto bacana, para grandes projetos faz muito sentido isso. Mais outra aula top, parabéns Renato, seus vídeos são ótimos!

  • @gabrielalbernaz1800
    @gabrielalbernaz1800 15 часов назад +1

    Sensacional como sempre, parabéns pelo conteúdo!

  • @MsBrunokun
    @MsBrunokun 2 дня назад +2

    Conteúdo muito top, estou acompanhando os videos sobre design patterns e SOLID e eles estão muito bons. Uma sugestão: fazer um projetinho end to end de alguma aplicação fazendo o uso desses padrões, pra mostrar na prática como eles poderiam ser usados em algo mais real do dia a dia.

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  2 дня назад +1

      @@MsBrunokun assim que conseguir organizar algumas coisas por aqui vou abrir algumas lives pra fazer esses live coding end to end com a turma!

  • @johnnymoreira7859
    @johnnymoreira7859 2 дня назад +1

    Isso é muito bom para adicionar comportamento em bibliotecas, sem ter que exportar e ou alterar os conteúdos na pasta vendor😊. Muito bom os seus vídeos de 🎉

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  2 дня назад

      Booa Johnny, baita sacada!! Isso também tiraria a gente da mão dos mantenedores da Lib, dá pra gente mesmo lançar os updates internos em lib's externas sem depender deles!

  • @gisleicruz
    @gisleicruz 2 дня назад +2

    Pô, do jeito que explicou ficou muito simples. Parabéns!

  • @felipemarques3997
    @felipemarques3997 2 дня назад +1

    A didática do Renato é sensacional! Ele consegue explicar conceitos muito abstratos de uma forma bem real e que facilitam o entendimento. Os vídeos tão sendo um material excelente para estudar

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  2 дня назад

      Valeu Felipe! Fico feliz que esteja curtindo o conteúdo cara e é gratificante esse retorno!! tmj

  • @Duilio_Fanton
    @Duilio_Fanton День назад +2

    Sensacional!!! Parabéns pelo trabalho incrível.

  • @amaica01
    @amaica01 2 дня назад +3

    Parabéns...e obrigado por transmitir se conhecimento

  • @nennogabriel
    @nennogabriel 2 дня назад +4

    muito legal essa forma de apenas escrever um comentário no lugar de uma implementação alheia ao que se quer mostrar, assim deixa todo o foco no conceito.
    Seria legal ter falado que a ordem importa. No caso Imagem -> Watermark -> Resize e Imagem -> Resize -> Watermark tem o memso arquivo final, porém o segundo arquivo dos 3 são diferentes. Isso só importaria caso use o resultado do meio pra alguma coisa. Além disso é bom entender que a ordem também vai influenciar no tempo de execução. No exemplo, se a imagem é muito grande e a função da watermark é um O(n) por exemplo, pode ser melhor alterar a ordem e aplicar a watermark apenas no arquivo "resized". Esta também é uma grande vantagem, pois pode debugar o tempo de cada processo e medir a diferença da ordem de execução.

  • @robotinike
    @robotinike День назад +1

    Só aprendizado. Parabéns pelos conteúdos!
    O legal é identificar o padrão de acordo com a regra de negócio da aplicação ou do módulo. Se o processamento fossem distintos, ou seja, se um não pudesse interferir no outro, o strategy já cairia bem, ou, por exemplo, em um módulo de processamento de pagamento como já mostrado em outro vídeo aqui
    Enfim, parabéns novamente pelo conteúdo divisor de águas!

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  День назад

      É exatamente isso! Eu costumo dizer que mais importante que saber aplicar o padrão de projeto é saber QUANDO aplicar o padrão de projeto! Isso é senioridade! Mandou super bem!!

  • @kaizerslawte
    @kaizerslawte 2 дня назад +1

    Muito brabo, ao primeiro momento parece ser da NASA para entender, porem com sua didática o conteudo é absorvido com facilidade.
    Conteudo excelente!

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  2 дня назад

      @@kaizerslawte valeu mesmo pelo feedback cara, e quanto ao lance ser da NASA eu sei o quanto é osso pra aprender no começo, por isso eu as vezes repito várias vezes durante o vídeo pra ter calma pq a galera tende a entrar em pânico hahah

  • @pedrocarvalho3788
    @pedrocarvalho3788 2 дня назад +2

    Muio bom, parabéns pelo conhecimento e pela didática!

  • @wallisonfelipe5997
    @wallisonfelipe5997 День назад +1

    Como de costume, excelente vídeo! Seria o Decorator um Proxy melhorado? hahaha

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  День назад

      Fala Wallison, valeu pelo feedback, tmj!!
      Quanto a similaridade entre o Decorator e o Proxy, eles são mt parecidos sim, mas eles tem propósitos bem diferentes, todos dois envolvem adicionar algo a um objeto, mas com objetivos diferentes.
      O Decorator serve para adicionar ou modificar funcionalidades de um objeto de forma bem flexível, sem mexer na interface dele. Você vai agregando funcionalidades como se estivesse "vestindo" o objeto com novas camadas igual o exemplo que dei lá na analogia com o mundo real.
      Já o Proxy é mais como um "intermediário" entre você e o objeto real, dai o Proxy controla o acesso a ele. Ele é útil para situações como adiar a criação de um objeto até que ele seja realmente necessário ou para proteger o acesso a ele de alguma forma. Talvez essa semana eu consiga gravar o Proxy, ele já está nos planos pra essa playlist! Abração!

  • @yuriassuncao2239
    @yuriassuncao2239 День назад +2

    Que conteúdo sensacional! Essas aulas sobre padrões de projeto valem ouro 👨‍💻

  • @hemilioaraujo
    @hemilioaraujo День назад +2

    Mais um vídeo incrível! Parabéns pela simplicidade nas explicações!

  • @davifariasdrum
    @davifariasdrum День назад +2

    Mais uma vez, incrível o seu trabalho cara! Já ativei o sininho para sempre tá acompanhando teus videos (já até maratonei o canal hehe)

  • @frajola_br
    @frajola_br 2 дня назад +5

    Tenho uma sujestão de video. Falar sobre padrões de Annotations

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  2 дня назад

      Tá anotado!

    • @jessesantos7679
      @jessesantos7679 День назад

      Eu inclusive achei que esse vídeo fosse relacionado a annotations

    • @frajola_br
      @frajola_br День назад

      @@RenatoAugustoTech tá obrigado

    • @frajola_br
      @frajola_br День назад

      @@jessesantos7679 eu tava achando também

  • @shagost
    @shagost 2 дня назад +2

    Muito bom, Renato! Otima explicação. Sua didática é realmente excelente.

  • @LuisPauloRSLima
    @LuisPauloRSLima 2 дня назад +2

    Simplesmente excelente!

  • @tarcizomoraes9536
    @tarcizomoraes9536 2 дня назад +1

    Excelente!

  • @diggxx
    @diggxx 2 дня назад +1

    Que aula incrível, obrigado!

  • @vinicioslopes8035
    @vinicioslopes8035 2 дня назад +1

    Parabéns pelo conteúdo incrível e de altíssimo nível, poderia por favor indicar um livro de PHP

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  2 дня назад +1

      Fala Vinicius, cara valeu mesmo! E quanto a livro de PHP eu não recomendo pois o PHP nos últimos anos tem sofrido muitas modificações e tá evoluindo monstruosamente, a literatura não tem nem chance de conseguir acompanhar toda essa evolução, daí os livros ficam desatualizados muito rapidamente sacou?

  • @20toninho
    @20toninho 2 дня назад +4

    Eu ja fazia meus projetos utilizando esse padrão, e eu nem sabia q existia .... kkkkkk

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  2 дня назад

      Boa!! É o que eu sempre digo, Design patterns são basicamente uso correto da Orientação a Objetos, se tu já tava seguindo esse padrão de projeto sem nem conhecer é pq muito provavelmente tu já tem um alto nível de entendimento prático de OOP

  • @nathaaaaaa
    @nathaaaaaa День назад +1

    Olá! Qual seria o impedimento de fazer um ChainedImageProcessor que recebe um array de ImageProcessors e encadeia um a um, pra não ficar passando eles individualmente nos construtores? Continua uma estratégia válida?

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  День назад

      Boa!! Nesse caso estaríamos falando do padrão Chain Of Responsibility e é exatamente isso que tu mencionou e tanto o decorator quanto o chain tem estruturas muito parecidas porém são propósitos muito diferentes,
      O Chain of Responsibility é como um time de atendimento que passa uma solicitação de um para o outro até que alguém resolva. Ele vai criar uma sequência de objetos onde cada um tem a chance de processar a solicitação. Se o primeiro não resolver, o próximo tenta, e assim por diante, até que alguém trate o pedido que foi feito sacou?
      Nessa abordagem
      Já o Decorator é como adicionar novos recursos a um objeto sem mudar o que ele já faz. É como se você estivesse "vestindo" o objeto com novas funcionalidades, sem mexer na essência dele e com isso a gente ganha as vantagens de conseguir trocar a ordem das coisas.
      O lance é que ambos envolvem passar coisas entre objetos, mas com objetivos bem diferentes! E até daria pra tentar adaptar uma troca igual tu mencionou mas se você trocar um pelo outro, pode acabar tendo mais dificuldade para controlar a adição de funcionalidades de forma flexível ou até mesmo na troca de ordem dos objetos ou na hora de ter que decidir se vai ou não vai utilizar determinadas "decorações".

    • @nathaaaaaa
      @nathaaaaaa День назад

      @RenatoAugustoTech entendi, faz sentido. Um potencial problema que me veio a cabeça com o Decorator é a dificuldade de profiling de uso de CPU do código, pois como as chamadas do método process de cada ImageProcessor vão estar um dentro do outro da call stack, o tempo de CPU do ImageProcessor x vai ser o tempo da execução do seu próprio processamento somado com todos os outros subsequentes.
      Acredito que isso não seja relevante pra todo mundo, pra mim provavelmente seria, em alguns casos...

  • @codebase42
    @codebase42 День назад +1

    Goatei do conteúdo. Muito bom.
    No seu exemplo, como seria o caso se eu não quiser chamar o BasicProcessor?
    Pra ser bem desacoplado, eu faria assim: o Basic também deveria poder receber um Processor. Com isso, todos os processors, incluindo o Basic, precisariam aceitar um Processor nulo e teria que validar antes de executar. Nesse caso, eu tanto poderia mudar a ordem de chamada completamente, colocando o Basic num outro ponto, mas também ele poderia nem ser chamado. Você acha que está certo? Ou teria uma outra forma de fazer isso?

    • @RenatoAugustoTech
      @RenatoAugustoTech  День назад +1

      Então, o Decorator tem a finalidade de decorar uma classe em especifico, todas as classes decoradoras são voltadas a adicionar funcionalidade em apenas 1 classe sacou? Dessa forma que tu mencionou seria mais indicado usar o Chain Of Responsibility que é outro pattern que ainda vou gravar, abração!!

    • @codebase42
      @codebase42 7 часов назад

      @@RenatoAugustoTech Faz sentido. Valeu mano.

  • @raphaelbernardino4233
    @raphaelbernardino4233 2 дня назад +1

    Me lembrou muito o polimorfismo da POO

    • @frajola_br
      @frajola_br День назад

      @@raphaelbernardino4233 porquê usa polimorfismo