No meu caso o botão Definir intervalos de importação e atualização não funcionou mantendo a data da minha fato como Data igualmente modo das RangeStart/End. só funcionou quando transformei a data das minhas tabela fato para data/hora e neste caso precisei tbem mudar no RangeStar e RangeEnd para data/hora. Explicação muito boa e excelente didatica.
Olá, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Ainda não se sabe ao certo como essa função de datas funciona. Isso tem relação com o formato como as datas são armazenadas em diferentes regiões (Brasil vs USA, por exemplo). Então alguns projetos criados fora do Brasil conseguem utilizar qualquer formato de data, mas aparentemente, dashboards criados no Brasil só podem utilizar Data/Hora. A Microsoft provavelmente irá fazer a regulação desse tema em alguma atualização próxima, provavelmente mantendo apenas Data/Hora como formato padrão em atualizações incrementais.
Execelente e clara explicação ! Estou conectado em um banco de dados Oracle, fiz e refiz todo o correto procedimento conforme do vídeo, onde optei por um curto período de tempo para ser atualizado (apenas 3 dias). No PowerBI Desktop apesar de demorar um pouquinho, a atualizado roda, porém no Service a mesma roda por 2h que é o horário limite de atualização e infelizmente não conlui... Alguem poderia me dar uma luz ? Abraços !!!
Olá! Esse problema pode ocorrer por várias razões. Verifique se a consulta ao banco de dados Oracle está otimizada para melhorar o desempenho. Certifique-se de que a configuração de atualização incremental está correta, ajustando os parâmetros RangeStart e RangeEnd adequadamente.
Amigo, isso irá funcionar no meu caso? Segue: Eu criei um dataflow no Power BI que está consumindo um banco de dados no Postgree, que é atualizado a cada 7 dias. Porém, ele contempla um histórico de 90 dias desde a última atualização. Ou seja, a cada 7 dias eu ganho novos dados dos últimos 7 dias, mas perco 7 dias de dados que são anteriores ao periodo de 90 dias da última atualização. Nesse formato eu consigo manter o histórico? Ou seja, mesmo que a fonte de dados foi alterada, dentro do arquivo ou no Power Query irá ficar o histórico? Não sei se está claro.
Olá, tudo bem? Para manter um histórico de 90 dias ao realizar atualizações incrementais no Power BI, configure a atualização incremental para adicionar novos dados dos últimos 7 dias e estabeleça a retenção de dados para 90 dias. Certifique-se de que a sua consulta no Power Query esteja configurada para filtrar os dados de acordo com esse intervalo. Dessa forma, você garantirá que os dados antigos, dentro do período de 90 dias, não sejam removidos. Espero que isso ajude!
Ola, segui os passos. Mais não consigo ativar a atualização incremental. Parâmetros foram criados obedecendo as regras. Minha versão é a pro avaliação. Já olhei vários vídeos mais não consigo compreender o que esta errado. Banco de dados firebird. Se puder me passar alguma dica.
Olá! Se você já seguiu os passos e criou os parâmetros corretamente, o problema pode estar relacionado à compatibilidade entre o Power BI e o banco de dados Firebird. O Power BI tem algumas limitações com certos conectores, e pode ser que o Firebird não ofereça suporte completo para a funcionalidade de atualização incremental. Como alternativa, você pode tentar verificar se o conector usado para acessar o Firebird é compatível com operações de filtragem por data, que é um requisito para a atualização incremental. Também seria interessante testar com outra fonte de dados que tenha suporte total, como SQL Server, para verificar se a funcionalidade de atualização incremental funciona normalmente. Se o problema persistir, recomendo verificar a documentação oficial do Power BI e o suporte do conector Firebird. Espero que isso ajude!
Olá, Matheus! Tudo bem? Adicionamos 12 linhas de vendas na tabela para fazer o teste. Primeiro, adicionamos 6, e depois adicionamos mais 6 para testar.
Eu estou com 50GB em quantidade de dados em um BD Postgre, entope de erro de memória e demora até 4 horas pra ainda dar erro nas atualizações, que sugestões você me dá pra resolver essa situação?
Olá! Para lidar com grandes volumes de dados no Power BI e evitar erros de memória e longos tempos de atualização, considere usar a atualização incremental para carregar apenas dados novos ou alterados. Além disso, utilize filtros de data para limitar o conjunto de dados carregado. Outra opção é usar um serviço intermediário, como Azure Synapse ou SQL Server, para pré-processar os dados antes de carregá-los no Power BI. Também pode ajudar aumentar os recursos de hardware do servidor PostgreSQL. Boa sorte!
Olá! Quando você atingir a data máxima do parâmetro na atualização incremental do Power BI, será necessário ajustar o parâmetro de data para continuar atualizando os dados. Sim, você precisará modificar o parâmetro de data no Power BI Desktop e, em seguida, republicar o relatório ou conjunto de dados no Power BI Service. Isso garante que o intervalo de datas esteja sempre atualizado e que os dados mais recentes sejam incluídos nas atualizações incrementais. Espero que isso ajude!
ótimo vídeo, obrigado pelo conteúdo! Estou enfrentando um problema: preciso fazer a atualização incremental a partir de dados do ClickHouse DB porém, seguindo seus passos, ao clicar no ícone de atualizar (no Powerbi online) ele me retorna um erro (Query contains unknown function name: ClickHouse.Database.). Consegui conectar a fonte ClickHouse no PowerBi porém só está funcionando cargas completas de dados, alguém sabe o que pode ser?
Olá! Esse problema pode ocorrer devido à incompatibilidade de funções entre o Power BI e o ClickHouse. O erro indica que o Power BI está usando uma função que o ClickHouse não reconhece, então verifique se todas as funções utilizadas na sua consulta são suportadas pelo ClickHouse. Tente usar uma consulta personalizada (Custom Query) que seja compatível com o ClickHouse para evitar o uso de funções não reconhecidas. Certifique-se de que a consulta está otimizada para o ClickHouse, utilizando índices e evitando operações pesadas que possam causar problemas de desempenho. Considere também usar um middleware ou atualizar o conector que está sendo utilizado para garantir compatibilidade total entre o Power BI e o ClickHouse. Se o problema persistir, pode ser útil consultar a documentação do ClickHouse ou entrar em contato com o suporte técnico do Power BI para obter mais assistência.
Olá! Para atualizar seu relatório do Power BI online com um botão, você pode usar o Power Automate. Crie um fluxo no Power Automate que seja acionado pelo clique de um botão e configure-o para atualizar o conjunto de dados no Power BI. No Power Automate, escolha o gatilho "Quando um botão é pressionado" e adicione a ação "Atualizar conjunto de dados" do Power BI, selecionando o conjunto de dados conectado à sua base Oracle. Isso permitirá que você atualize o relatório online facilmente com um clique.
Olá! Se a opção de definição de intervalos não está disponível mesmo com uma conta PRO, pode ser que alguns ajustes sejam necessários. Primeiro, verifique se os parâmetros de data estão corretamente configurados na sua consulta. A atualização incremental exige que você defina parâmetros de início e fim de data. Caso isso esteja correto, tente atualizar o Power BI Desktop para a versão mais recente, pois a falta dessa opção pode estar relacionada a uma versão desatualizada ou a alguma configuração específica. Se o problema persistir, pode ser útil revisar as permissões de sua conta ou entrar em contato com o suporte técnico do Power BI. Espero que isso ajude!
Olá, tudo bem? Para realizar uma atualização incremental no Power BI Desktop, você pode seguir estes passos: - Criar Parâmetros: No Power BI Desktop, vá até “Transformar Dados” e crie os parâmetros RangeStart e RangeEnd com valores padrão que definem o período de tempo dos dados a serem atualizados. - Filtrar Dados: Aplique filtros baseados nos parâmetros RangeStart e RangeEnd para determinar quais dados serão carregados no modelo. - Definir Política de Atualização: Configure a política de atualização incremental para especificar como os dados devem ser atualizados, como a frequência e o volume de dados. - Salvar e Publicar: Após configurar a atualização incremental, salve as alterações e publique o relatório no serviço do Power BI. Lembre-se de que após publicar no serviço Power BI, você não poderá publicar o mesmo modelo novamente no Power BI Desktop sem antes remover a configuração de atualização incremental. Para mais detalhes, você pode consultar a documentação oficial da Microsoft: learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/connect-data/incremental-refresh-overview Espero que isso ajude a esclarecer sua dúvida! 😊
Vale destacar que após publicar o projeto não será mais possivel baixar o editavel por causa da Atualização incremental, portanto, tenha o arquivo de Backup salvo em seu PC/Nuvem.
Muito obrigado pela dica! Isso acontece, pois os dados estarão particionados dentro do modelo semântico. Por isso é sempre recomendado manter uma cópia do arquivo em sua máquina ou nuvem. Muito bem lembrado!
Caramba eu já tava desconfiando que só funcionava na web essa ferramenta. Agora eu pergunto, por que????????????????? Se a intenção fosse não deixar o povo usar no grátis, nem liberava nada dessa ferramenta. Nossa que raiva kkkk Vou ter que ficar lembrando de não atualizar os meus dados se eu abrir no app para não destruir tudo a minha base, que merda
A minha conta é Premium por Usuário e também não permitir habilitar, tive que abrir um Ticket no Suporte da Microsoft para saber o porque não está habilitado, não achei vídeo ou site explicando sobre esse tipo de caso.
@@Henrique.Fortunato Agradeço pelo comentário, assim que vi seu comentário, fiz a conversão da coluna para Date/Time e então a opção ficou disponível para habilitar. Muito obrigado! Um forte abraço!
Olá! Na verdade, a situação é um pouco mais específica. Usuários com acesso PRO conseguem configurar atualizações incrementais, contanto que o modelo semântico esteja publicado em um Workspace que seja Premium. Nesse contexto, a configuração do Workspace assume um papel crucial.
@@peseduardo Para publicar um painel no Power BI, é essencial que o usuário possua, no mínimo, uma conta PRO. No entanto, o Workspace onde o painel estiver publicado deverá ser uma conta Premium.
No meu caso o botão Definir intervalos de importação e atualização não funcionou mantendo a data da minha fato como Data igualmente modo das RangeStart/End. só funcionou quando transformei a data das minhas tabela fato para data/hora e neste caso precisei tbem mudar no RangeStar e RangeEnd para data/hora. Explicação muito boa e excelente didatica.
Olá, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário.
Ainda não se sabe ao certo como essa função de datas funciona. Isso tem relação com o formato como as datas são armazenadas em diferentes regiões (Brasil vs USA, por exemplo). Então alguns projetos criados fora do Brasil conseguem utilizar qualquer formato de data, mas aparentemente, dashboards criados no Brasil só podem utilizar Data/Hora. A Microsoft provavelmente irá fazer a regulação desse tema em alguma atualização próxima, provavelmente mantendo apenas Data/Hora como formato padrão em atualizações incrementais.
Ótimo vídeo! Obrigado pelo aprendizado!
Seu comentário nos deixou muito felizes! É muito bom saber que você curtiu nosso conteúdo.
Obrigado pelo comentário.
Execelente e clara explicação !
Estou conectado em um banco de dados Oracle, fiz e refiz todo o correto procedimento conforme do vídeo, onde optei por um curto período de tempo para ser atualizado (apenas 3 dias). No PowerBI Desktop apesar de demorar um pouquinho, a atualizado roda, porém no Service a mesma roda por 2h que é o horário limite de atualização e infelizmente não conlui... Alguem poderia me dar uma luz ? Abraços !!!
Olá! Esse problema pode ocorrer por várias razões. Verifique se a consulta ao banco de dados Oracle está otimizada para melhorar o desempenho. Certifique-se de que a configuração de atualização incremental está correta, ajustando os parâmetros RangeStart e RangeEnd adequadamente.
Amigo, isso irá funcionar no meu caso?
Segue: Eu criei um dataflow no Power BI que está consumindo um banco de dados no Postgree, que é atualizado a cada 7 dias. Porém, ele contempla um histórico de 90 dias desde a última atualização. Ou seja, a cada 7 dias eu ganho novos dados dos últimos 7 dias, mas perco 7 dias de dados que são anteriores ao periodo de 90 dias da última atualização.
Nesse formato eu consigo manter o histórico? Ou seja, mesmo que a fonte de dados foi alterada, dentro do arquivo ou no Power Query irá ficar o histórico? Não sei se está claro.
Olá, tudo bem?
Para manter um histórico de 90 dias ao realizar atualizações incrementais no Power BI, configure a atualização incremental para adicionar novos dados dos últimos 7 dias e estabeleça a retenção de dados para 90 dias. Certifique-se de que a sua consulta no Power Query esteja configurada para filtrar os dados de acordo com esse intervalo. Dessa forma, você garantirá que os dados antigos, dentro do período de 90 dias, não sejam removidos.
Espero que isso ajude!
Ola, segui os passos. Mais não consigo ativar a atualização incremental. Parâmetros foram criados obedecendo as regras. Minha versão é a pro avaliação. Já olhei vários vídeos mais não consigo compreender o que esta errado. Banco de dados firebird. Se puder me passar alguma dica.
Olá! Se você já seguiu os passos e criou os parâmetros corretamente, o problema pode estar relacionado à compatibilidade entre o Power BI e o banco de dados Firebird. O Power BI tem algumas limitações com certos conectores, e pode ser que o Firebird não ofereça suporte completo para a funcionalidade de atualização incremental.
Como alternativa, você pode tentar verificar se o conector usado para acessar o Firebird é compatível com operações de filtragem por data, que é um requisito para a atualização incremental. Também seria interessante testar com outra fonte de dados que tenha suporte total, como SQL Server, para verificar se a funcionalidade de atualização incremental funciona normalmente.
Se o problema persistir, recomendo verificar a documentação oficial do Power BI e o suporte do conector Firebird.
Espero que isso ajude!
Bom dia, porque deu 12 vendas no dia 11 se tu adicionou 6 registros na planilha? Ou depois tu aumentou essa quantidade?
Olá, Matheus! Tudo bem? Adicionamos 12 linhas de vendas na tabela para fazer o teste. Primeiro, adicionamos 6, e depois adicionamos mais 6 para testar.
Eu estou com 50GB em quantidade de dados em um BD Postgre, entope de erro de memória e demora até 4 horas pra ainda dar erro nas atualizações, que sugestões você me dá pra resolver essa situação?
Olá! Para lidar com grandes volumes de dados no Power BI e evitar erros de memória e longos tempos de atualização, considere usar a atualização incremental para carregar apenas dados novos ou alterados. Além disso, utilize filtros de data para limitar o conjunto de dados carregado. Outra opção é usar um serviço intermediário, como Azure Synapse ou SQL Server, para pré-processar os dados antes de carregá-los no Power BI. Também pode ajudar aumentar os recursos de hardware do servidor PostgreSQL. Boa sorte!
E quando atingir a data maxima do parametro como devemos proceder . Temos que mudar e publicar novamente?
Olá! Quando você atingir a data máxima do parâmetro na atualização incremental do Power BI, será necessário ajustar o parâmetro de data para continuar atualizando os dados. Sim, você precisará modificar o parâmetro de data no Power BI Desktop e, em seguida, republicar o relatório ou conjunto de dados no Power BI Service. Isso garante que o intervalo de datas esteja sempre atualizado e que os dados mais recentes sejam incluídos nas atualizações incrementais.
Espero que isso ajude!
ótimo vídeo, obrigado pelo conteúdo! Estou enfrentando um problema: preciso fazer a atualização incremental a partir de dados do ClickHouse DB porém, seguindo seus passos, ao clicar no ícone de atualizar (no Powerbi online) ele me retorna um erro (Query contains unknown function name: ClickHouse.Database.). Consegui conectar a fonte ClickHouse no PowerBi porém só está funcionando cargas completas de dados, alguém sabe o que pode ser?
Olá! Esse problema pode ocorrer devido à incompatibilidade de funções entre o Power BI e o ClickHouse. O erro indica que o Power BI está usando uma função que o ClickHouse não reconhece, então verifique se todas as funções utilizadas na sua consulta são suportadas pelo ClickHouse. Tente usar uma consulta personalizada (Custom Query) que seja compatível com o ClickHouse para evitar o uso de funções não reconhecidas. Certifique-se de que a consulta está otimizada para o ClickHouse, utilizando índices e evitando operações pesadas que possam causar problemas de desempenho. Considere também usar um middleware ou atualizar o conector que está sendo utilizado para garantir compatibilidade total entre o Power BI e o ClickHouse. Se o problema persistir, pode ser útil consultar a documentação do ClickHouse ou entrar em contato com o suporte técnico do Power BI para obter mais assistência.
Tenho um Power BI conectado a uma base Oracle. Como faço pra atualizar o Power BI online com um botão?
Olá! Para atualizar seu relatório do Power BI online com um botão, você pode usar o Power Automate. Crie um fluxo no Power Automate que seja acionado pelo clique de um botão e configure-o para atualizar o conjunto de dados no Power BI. No Power Automate, escolha o gatilho "Quando um botão é pressionado" e adicione a ação "Atualizar conjunto de dados" do Power BI, selecionando o conjunto de dados conectado à sua base Oracle. Isso permitirá que você atualize o relatório online facilmente com um clique.
Mesmo a minha conta sendo PRO não ficou disponível a opção de definição de intervalos.
Olá! Se a opção de definição de intervalos não está disponível mesmo com uma conta PRO, pode ser que alguns ajustes sejam necessários. Primeiro, verifique se os parâmetros de data estão corretamente configurados na sua consulta. A atualização incremental exige que você defina parâmetros de início e fim de data. Caso isso esteja correto, tente atualizar o Power BI Desktop para a versão mais recente, pois a falta dessa opção pode estar relacionada a uma versão desatualizada ou a alguma configuração específica. Se o problema persistir, pode ser útil revisar as permissões de sua conta ou entrar em contato com o suporte técnico do Power BI.
Espero que isso ajude!
como seria para fazer a atualização no power bi desktop
Olá, tudo bem?
Para realizar uma atualização incremental no Power BI Desktop, você pode seguir estes passos:
- Criar Parâmetros: No Power BI Desktop, vá até “Transformar Dados” e crie os parâmetros RangeStart e RangeEnd com valores padrão que definem o período de tempo dos dados a serem atualizados.
- Filtrar Dados: Aplique filtros baseados nos parâmetros RangeStart e RangeEnd para determinar quais dados serão carregados no modelo.
- Definir Política de Atualização: Configure a política de atualização incremental para especificar como os dados devem ser atualizados, como a frequência e o volume de dados.
- Salvar e Publicar: Após configurar a atualização incremental, salve as alterações e publique o relatório no serviço do Power BI.
Lembre-se de que após publicar no serviço Power BI, você não poderá publicar o mesmo modelo novamente no Power BI Desktop sem antes remover a configuração de atualização incremental.
Para mais detalhes, você pode consultar a documentação oficial da Microsoft: learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/connect-data/incremental-refresh-overview
Espero que isso ajude a esclarecer sua dúvida! 😊
Vale destacar que após publicar o projeto não será mais possivel baixar o editavel por causa da Atualização incremental, portanto, tenha o arquivo de Backup salvo em seu PC/Nuvem.
Muito obrigado pela dica! Isso acontece, pois os dados estarão particionados dentro do modelo semântico. Por isso é sempre recomendado manter uma cópia do arquivo em sua máquina ou nuvem. Muito bem lembrado!
Caramba eu já tava desconfiando que só funcionava na web essa ferramenta. Agora eu pergunto, por que?????????????????
Se a intenção fosse não deixar o povo usar no grátis, nem liberava nada dessa ferramenta. Nossa que raiva kkkk
Vou ter que ficar lembrando de não atualizar os meus dados se eu abrir no app para não destruir tudo a minha base, que merda
MInha conta é Pro e não habilita a definição de intervalo
A minha conta é Premium por Usuário e também não permitir habilitar, tive que abrir um Ticket no Suporte da Microsoft para saber o porque não está habilitado, não achei vídeo ou site explicando sobre esse tipo de caso.
@@JeffersonAF Você tem que transformar sua data da tabela fato em data/hora, o RangStart e RangEnd também tem que estar em data/hora
@@Henrique.Fortunato Agradeço pelo comentário, assim que vi seu comentário, fiz a conversão da coluna para Date/Time e então a opção ficou disponível para habilitar.
Muito obrigado!
Um forte abraço!
Essa opção não pode ser feita por um usuário PRO, apenas quem for premium!!!
Olá! Na verdade, a situação é um pouco mais específica. Usuários com acesso PRO conseguem configurar atualizações incrementais, contanto que o modelo semântico esteja publicado em um Workspace que seja Premium. Nesse contexto, a configuração do Workspace assume um papel crucial.
@@niteotechnologies Obrigado pela resposta, ou seja, só é possível ter o recurso incremental se quem for usar tiver a conta premium, certo?
@@peseduardo Para publicar um painel no Power BI, é essencial que o usuário possua, no mínimo, uma conta PRO. No entanto, o Workspace onde o painel estiver publicado deverá ser uma conta Premium.