Olá Rafael, primeiramente gostaria de agradecer ao vídeo extremamente detalhado e elucidativo, foi de extrema ajuda. Segundo gostaria de perguntar se eu poderia excluir cartas do baralho para ficar com o limite dele, no caso do Roland 30, já contando com as cartas que não contam, ou seja, fazer um baralho de 27 cartas e juntando as 3 que preciso colocar (o 38 dele, a fraqueza específica dele e uma básica) formar 30 cartas, assim deixando o baralho com 30 e não 33. Muito obrigado.
Muito obrigado! Sobre a sua dúvida, as cartas próprias do investigador não contam para o limite mínimo, então na prática o deck precisa ter no mínimo 33 cartas mesmo. Você encontra essa regra no segundo tópico das regras de montagem de deck na página 18 do manual 🙂
Fiquei com uma dúvida referente aos 1:05:11 Ataques de Oportunidade. No guia de referência (pág 4) está escrito: "Sempre que um investigador estiver engajado com um ou mais inimigos preparados e realizar uma ação que não seja lutar, evadir ou ativar uma habilidade de negociata ou de renúncia, cada um desses inimigos realiza um ataque de oportunidade contra o investigador, na ordem que o investigador escolher." Note que não é mencionado quanto a ativação de habilidades de lutar ou evadir. Gostaria de saber se no guia de referência diz algo sobre ativação de habilidades com designadores de ação (lutar ou evadir).
Olá! Habilidades em negrito são consideradas aquele tipo de ação básica, portanto, usar uma arma ou evento que inicia uma Luta, não causa ataques de oportunidades. Isso está esclarecido no final da página 5 do arquivo de erratas e esclarecimentos (link abaixo) images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/63/3b/633bf2e1-a80b-4a28-8270-12b9a45120e1/ahc_faq_v132.pdf Se você seguir as regras bem à risca, isso fica ambíguo mesmo e até dá pra entender que habilidades de luta e evasão causam ataques de oportunidade.
Dúvida: é possível estender a campanha com recursos e experiência já adquiros adquirindo expansões (Legado de Dunwich, por exemplo) ou cada caixa é uma campanha fechada sem possibilidade de conexão entre as histórias?
Então, a história de cada expansão é independente, mas é possível você iniciar uma campanha usando um grupo de investigadores melhorados do final de outra. Isso não está explícito nas regras, mas olhando em fóruns, vi que é uma prática comum entre os jogadores. Aí você pode equilibrar a dificuldade do jogo ao seu gosto, modificando a bolsa de caos entre uma campanha e outra. Inclusive, nada te impede de iniciar a primeira campanha de um grupo, já concedendo alguns pontos de experiência a ele, para reduzir a dificuldade. O importante é se divertir! Haha
Investigador entra na sala ainda nao explorada. o monstro já está la... eu preciso fazer 1 ação de engajar e outra ação de atacar ou posso atacar ele direto sem engajar?
Oi Roberto! Se um investigador entra numa sala com um monstro preparado (desvirado), eles automaticamente ficam engajados sem que o investigador precise gastar ações. Você encontra essa regra na caixa vermelha na página 16 do manual 🙂 Note que um investigador também pode atacar um mostro que está engajado com outro investigador no mesmo local, sem precisar gastar uma ação para engajá-lo. Porém, se o ataque falha, o dano é causado ao jogador que está engajado. Isso está na parte de combate na página 14 do manual.
Muito bom vídeo. Posso trocar cartas com outro jogador? Exemplo, estou num local e tenho uma arma, posso pagar o custo e baixar essa carta para o outro jogador?
Muito obrigado Arthur! Respondendo sua pergunta; os jogadores não podem trocar cartas de ativos que possuem e nem jogar suas cartas de ativos ou eventos para outros investigadores. Existem algumas exceções, mas aí elas estão escritas no texto da carta, como é o caso da carta "Munição Extra" que pode ser vista no tempo 46:45 do vídeo. No caso dela, o texto informa que você pode usar o efeito em qualquer investigador que possui uma arma de fogo no seu lugar. Aí sim você pode usar em um investigador diferente de quem está jogando a carta. Como uma curiosidade, existe uma carta na expansão de Dunwhich, que justamente permite os jogadores trocarem coisas e você pode encontrá-la nesta base de dados do jogo: arkhamdb.com/card/02018
Uma regra parecida que vale a pena lembrar é que, um investigador pode descartar 1 (e só uma) carta da mão, para aumentar uma perícia de outro jogador no mesmo local quando for realizar um teste.
Na minha caixa, só vieram 110 cartas de Cenário, presumo que esteja faltando 1 CARTA DE ATO de "AS MÁSCARAS DA MEIA-NOITE", pois só veio 1 carta de Ato de "As máscaras da meia-noite", na qual tem escrito na frente "Ato 1a Descobrindo a Conspiração " e no verso "Ato 1b Segredos Desvendados". Imagino que esteja faltando a CARTA DE ATO 2A de "AS MÁSCARAS DA MEIA-NOITE". Essa carta existe? Vieram 3 cartas de referência de cenário, 8 cartas de agenda, 7 cartas de ato (acho que deveriam ser 8 cartas de ato, certo?), 24 cartas de local, 32 cartas de inimigo e 36 cartas de traição, ou seja, 110 no total, quando deveriam ser 111. Poderia me ajudar me informando quantas cartas de ato tem para o Máscaras da Meia-Noite? Não tem essa informação em lugar nenhum.
Oi Jack, pelo que vi todas as cartas que você tem estão certas. O cenário "Máscaras da Meia-noite" só tem 1 carta de ato mesmo. Deve ter sido um erro de impressão na lista de componentes. Você consegue conferir a lista completa de cartas no site: (está em inglês, mas é o banco de dados oficial do jogo) www.cardgamedb.com/index.php/arkhamhorror/arkham-horror-the-card-game/_/core/
Se o baralho do investigador acabar, você também reembaralha o descarte para poder comprar, porém aquele investigador recebe 1 ponto de horror Isso está na seção de "Comprando Cartas" do manual de referência (página 9 na versão em inglês)
Obrigado Jhonatan! Sobre a rejogabilidade, acho que é maior do que pode parecer à primeira vista. O que realmente vai embora logo é o fator surpresa da história. Dito isso, rejogar os cenários é bem variado, pois as combinações de cartas e a sequência que elas aparecem mudam bastante o jogo. Se você pensar jogos cooperativos normais tipo Pandemic só tem "1 modo de jogo" e as pessoas rejogam várias vezes numa boa. E nesse caso é como se existem 3 modos na mesma caixa. Mas no fim das contas esse é um jogo desenvolvido já com várias expansões em mente, então acho que ele é pensado mais como um jogo com "novos episódios" do que como uma experiência independente. Aí vai do seu estilo! 😁
Mermão que vídeo bom! Bem completo, deu gosto de ver! Parabéns!
Opa valeu demais, André! 😁
Melhor vídeo em PT de Arkham Horror: Card Game. Sucesso com o canal!
Muito obrigado, Junior!
Você explica muito bem, meu amigo!! Virei seu fã!
Muito obrigado, Rodrigo!
Excelente organização do raciocínio para explicar o jogo. Parabéns!
Muito obrigado, Leonardo! 😁
Vídeo ToP de regras!
Muito bem explicado!
Sucesso!
Muito obrigado, Daniel!
Caramba que vídeo bem feito. Ganhou um inscrito. Bom trabalho.
Muito obrigado! 😁
Parabéns pela qualidade do vídeo.
E teu estilo é phoda!
Haha muito obrigado! 😁
A explicação consegue um resultado nem sempre encontrado, ou seja, aliar objetividade, clareza e precisão
Ficamos felizes em saber que o vídeo te ajudou! 😁
Olá Rafael, primeiramente gostaria de agradecer ao vídeo extremamente detalhado e elucidativo, foi de extrema ajuda. Segundo gostaria de perguntar se eu poderia excluir cartas do baralho para ficar com o limite dele, no caso do Roland 30, já contando com as cartas que não contam, ou seja, fazer um baralho de 27 cartas e juntando as 3 que preciso colocar (o 38 dele, a fraqueza específica dele e uma básica) formar 30 cartas, assim deixando o baralho com 30 e não 33. Muito obrigado.
Muito obrigado!
Sobre a sua dúvida, as cartas próprias do investigador não contam para o limite mínimo, então na prática o deck precisa ter no mínimo 33 cartas mesmo.
Você encontra essa regra no segundo tópico das regras de montagem de deck na página 18 do manual 🙂
Parabéns Lodinho! Grande cara, grande jogo e excelente explicação!
Opa valeu demais, Soar! 😄
Era um vídeo assim que estava procurando, muito obrigada!!!! ❤
Que bom, Michelle! Ficamos felizes em ajudar! 😄
Excelente explicação, muito detalhada e completa parabéns pelo Canal e sucesso
Muito obrigado, Walmir!
Muito bom o vídeo, bem explicado. Obrigado ajudou demais. Sucesso com o canal. 👍🏻
Muito obrigado, João! Ficamos felizes que você curtiu! 😁
É o vídeo mais denso e completo que já vi a respeito.
Muito obrigado! 😁
Fiquei com uma dúvida referente aos 1:05:11 Ataques de Oportunidade. No guia de referência (pág 4) está escrito: "Sempre que um investigador estiver engajado com um ou mais inimigos preparados e realizar uma ação que não seja lutar, evadir ou ativar uma habilidade de negociata ou de renúncia, cada um desses inimigos realiza um ataque de oportunidade contra o investigador, na ordem que o investigador escolher."
Note que não é mencionado quanto a ativação de habilidades de lutar ou evadir. Gostaria de saber se no guia de referência diz algo sobre ativação de habilidades com designadores de ação (lutar ou evadir).
Olá! Habilidades em negrito são consideradas aquele tipo de ação básica, portanto, usar uma arma ou evento que inicia uma Luta, não causa ataques de oportunidades.
Isso está esclarecido no final da página 5 do arquivo de erratas e esclarecimentos (link abaixo)
images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/63/3b/633bf2e1-a80b-4a28-8270-12b9a45120e1/ahc_faq_v132.pdf
Se você seguir as regras bem à risca, isso fica ambíguo mesmo e até dá pra entender que habilidades de luta e evasão causam ataques de oportunidade.
Dúvida: é possível estender a campanha com recursos e experiência já adquiros adquirindo expansões (Legado de Dunwich, por exemplo) ou cada caixa é uma campanha fechada sem possibilidade de conexão entre as histórias?
Então, a história de cada expansão é independente, mas é possível você iniciar uma campanha usando um grupo de investigadores melhorados do final de outra.
Isso não está explícito nas regras, mas olhando em fóruns, vi que é uma prática comum entre os jogadores.
Aí você pode equilibrar a dificuldade do jogo ao seu gosto, modificando a bolsa de caos entre uma campanha e outra.
Inclusive, nada te impede de iniciar a primeira campanha de um grupo, já concedendo alguns pontos de experiência a ele, para reduzir a dificuldade.
O importante é se divertir! Haha
ótimo vídeo , parabéns
Muito obrigado!
muitissimo obrigado, me tirou muitas duvidas. obrigado. parabens
Opa valeu, Rodrigo! A gente que agradece o apoio!
vc leva as cartas compradas com xp para a próxima campanha (expansão) ?
Oi Felipe! Fica a seu critério, você pode tanto começar outra campanha guardando o seu progresso, quanto resetar tudo 🙂
Investigador entra na sala ainda nao explorada. o monstro já está la... eu preciso fazer 1 ação de engajar e outra ação de atacar ou posso atacar ele direto sem engajar?
Oi Roberto! Se um investigador entra numa sala com um monstro preparado (desvirado), eles automaticamente ficam engajados sem que o investigador precise gastar ações.
Você encontra essa regra na caixa vermelha na página 16 do manual 🙂
Note que um investigador também pode atacar um mostro que está engajado com outro investigador no mesmo local, sem precisar gastar uma ação para engajá-lo.
Porém, se o ataque falha, o dano é causado ao jogador que está engajado.
Isso está na parte de combate na página 14 do manual.
Sensacional!!!!
Muito obrigado!
Muito bom vídeo. Posso trocar cartas com outro jogador? Exemplo, estou num local e tenho uma arma, posso pagar o custo e baixar essa carta para o outro jogador?
Muito obrigado Arthur!
Respondendo sua pergunta; os jogadores não podem trocar cartas de ativos que possuem e nem jogar suas cartas de ativos ou eventos para outros investigadores.
Existem algumas exceções, mas aí elas estão escritas no texto da carta, como é o caso da carta "Munição Extra" que pode ser vista no tempo 46:45 do vídeo. No caso dela, o texto informa que você pode usar o efeito em qualquer investigador que possui uma arma de fogo no seu lugar. Aí sim você pode usar em um investigador diferente de quem está jogando a carta.
Como uma curiosidade, existe uma carta na expansão de Dunwhich, que justamente permite os jogadores trocarem coisas e você pode encontrá-la nesta base de dados do jogo: arkhamdb.com/card/02018
Uma regra parecida que vale a pena lembrar é que, um investigador pode descartar 1 (e só uma) carta da mão, para aumentar uma perícia de outro jogador no mesmo local quando for realizar um teste.
@@AssimQueJoga Muito obrigado!
Quem sabe um vídeo sobre o Arkham 3a edição! Seria muito bom tb.
Legal Marcio, vamos anotar sua sugestão!
Na minha caixa, só vieram 110 cartas de Cenário, presumo que esteja faltando 1 CARTA DE ATO de "AS MÁSCARAS DA MEIA-NOITE", pois só veio 1 carta de Ato de "As máscaras da meia-noite", na qual tem escrito na frente "Ato 1a Descobrindo a Conspiração " e no verso "Ato 1b Segredos Desvendados". Imagino que esteja faltando a CARTA DE ATO 2A de "AS MÁSCARAS DA MEIA-NOITE". Essa carta existe? Vieram 3 cartas de referência de cenário, 8 cartas de agenda, 7 cartas de ato (acho que deveriam ser 8 cartas de ato, certo?), 24 cartas de local, 32 cartas de inimigo e 36 cartas de traição, ou seja, 110 no total, quando deveriam ser 111. Poderia me ajudar me informando quantas cartas de ato tem para o Máscaras da Meia-Noite? Não tem essa informação em lugar nenhum.
Oi Jack, pelo que vi todas as cartas que você tem estão certas. O cenário "Máscaras da Meia-noite" só tem 1 carta de ato mesmo. Deve ter sido um erro de impressão na lista de componentes.
Você consegue conferir a lista completa de cartas no site: (está em inglês, mas é o banco de dados oficial do jogo) www.cardgamedb.com/index.php/arkhamhorror/arkham-horror-the-card-game/_/core/
@@AssimQueJoga Obrigado, amigo. Foi o único canal que me tirou essa dúvida.
Sabe me dizer o que acontece quando o baralho de encontros acaba? Posso só embaralhar de novo e continuar? ou o jogo é dado com uma derrota?
Oi Maiar! Você só reembaralha o descarte dele. Você encontra esse esclarecimento na página 4 do guia de referência. 🙂
@@AssimQueJoga E se o baralho do investigador acabar?
Se o baralho do investigador acabar, você também reembaralha o descarte para poder comprar, porém aquele investigador recebe 1 ponto de horror
Isso está na seção de "Comprando Cartas" do manual de referência (página 9 na versão em inglês)
Muito boa explicaçao
Muito obrigado!
Pelo que entendi, é um jogo com pouca rejogabilidade né? Parabéns pelo vídeo!
Obrigado Jhonatan!
Sobre a rejogabilidade, acho que é maior do que pode parecer à primeira vista.
O que realmente vai embora logo é o fator surpresa da história.
Dito isso, rejogar os cenários é bem variado, pois as combinações de cartas e a sequência que elas aparecem mudam bastante o jogo.
Se você pensar jogos cooperativos normais tipo Pandemic só tem "1 modo de jogo" e as pessoas rejogam várias vezes numa boa. E nesse caso é como se existem 3 modos na mesma caixa.
Mas no fim das contas esse é um jogo desenvolvido já com várias expansões em mente, então acho que ele é pensado mais como um jogo com "novos episódios" do que como uma experiência independente.
Aí vai do seu estilo! 😁
queria um desse do Senhor dos Aneis LCG
Oi Armando, obrigado pela sugestão!
Ta perdendo uma carreira como mágico.
Haha melhor não, vai que acabo invocando algum bichão sinistro! 😱