obrigado por esta informação que me evitou perder tempo ou mesmo desistir de assistir a palestra. Mesmo quando ele inicia ainda vai muito devagar até adentrar no assunto propriamente dito.
Por ser curioso cheguei até essa palestra, mas já pesquiso esse assunto já faz uns anos e me surpreendo com cada descobertas de cada material e que não é somente uma filosofia mas que parte de uma decisão pessoal de cada um decidir agir com suas opiniões e pensamentos internos pra uma mudança melhor de vida ou também pra pior se não conhecer essa lei da física. E olha que sou da área de humanas.
A ânsia do palestrante pela simplicidade conceitual, a fim de tornar o objeto apresentado o que ele considera como sendo "palatável" ao ouvinte, falseia o entendimento global da física quântica (e não "mecânica quântica". Trata-se para ele de "brincadeira", tal como afirma, mas não deveria ser. Recomendo os vídeos da Univesp tv, do prof. Gil Costa Marques.
Muito obrigado a vocês da IFISC por conceder este privilégio de poder assistir estas palestras, Moro muito distante e além disso minha área de especialização é em Biodiversidade. Gosto no entanto de aprender sobre Mecânica Quântica.
Você está confusa espiritualmente ! Hélio é mais um charlatão ! Onde ele fez um curso de quântica !? Você sabe resolver uma equação da mecânica clássica ? Para de falar besteiras e desenformar as pessoas !
Seu celular, seu bilhete único e todas bombas atômicas (já foram explodidas cerca de 2.9k até hoje) tem como base de criação a física quântica... penso que o que você quis dizer é que precisamos difundir esse conhecimento para as pessoas mais simples mudarem. Por exemplo, a teoria da dupla fenda, em que o observador escolhe a própria realidade. Concordo muito.
Pulei o início, pois teve bajulação, gostei demais da palestra e toda descrição inicial sobre os processos da física clássica e quântica, chegou nas perguntas, assisti até a 5ª, quando o limite para as respostas já tinham-se esgotados perceptivelmente e vim comentar isso. Tipo: "Chegamos ao fim do desfiladeiro, agora pulemos e soltamos um pouquinho nossas concepções e ferramentas Newtonianas."
se alguém te explicou mecânica quântica e você não ficou no minimo perplexo , é porque não entendeu nada, e se você acha que entendeu e não pensou em mudar sua vida inteira e o mundo e ainda não começou essa mudança , você está do jeito que a "matrix" quer que esteja. A mecânica quântica é a resposta pra tudo no universo, tudo o que ela explica está na biblia ,apenas é interpretada de maneira errada..
Eu gostei da sua observação... Os exemplos que ele deu na palestra não são simples, ao contrário, achei bem confuso... Acho que nos falta, para um melhor entendimento, por exemplo, como é que, de fato, esta tecnologia se materializa... eu não faço ideia, mas acho fascinante... Eu não tive base acadêmica para entender como se dá o funcionamento de um CD, controle remoto ou celular porque sou da área de humanas. Agora, especulando sobre o assunto, tudo no universo é materializado através de uma junção de átomos e toda esta materialização é temporária, ou seja, é finita, então porque não se pode aceitar a possibilidade deste mundo ser uma construção ilusória? Se os experimentos quânticos nos mostram o "Princípio da Incerteza", podemos concluir que não há determinismo. Ora, o olho do observador colapsa a função de onda, necessariamente, porque nosso estado físico é limitado, pois só enxergamos as coisas no estado de partícula... Mas por quê enxergamos o mundo da forma como ele se apresenta, se na verdade, existem "n" outras possibilidades? Acredito que seja porque o resultado do conjunto de seres viventes, vibrando a determinadas frequências, dê ao nosso mundo a forma como ele se apresenta e isto também se reflete na vida individual de cada um. Penso que a física quântica é uma descoberta monstruosa... Isto me remete ao que aprendi, do pouco que estudei, da Kabbalah _ nós somos parte de um todo fragmentado que tende a retornar ao seu estado uno _ Um exemplo extraordinário é o que acontece com os transplantados... Experiências mostram que a pessoa que recebeu um órgão de outra, passou a apresentar sentimentos e até mesmo muitas das habilidades que o outro tinha em vida... Assisti a alguns depoimentos deste tipo e fiquei estupefata!
quanto mais formação academica sobre fisica você tiver,mais dificil de aceitar a verdade/realidade.Os próprios cientistas materialistas ja comprovaram que nós só vemos em torno de 5% do que existe no universo.Em relação a transplantes ,junto com o orgão a pessoa recebe as informações do dono, a informação sobrevive a morte do corpo e está presente em todo o universo ao mesmo tempo, é possível receber qualquer informação/habilidade de qualquer pessoa viva ou morta,tudo está interligado. A primeira vez que ouvir uma explicação sobre mecânica quântica, eu pensei, encontrei as respostas sobre a vida, tudo fez sentido
***** Bem se você analisar frases como: "A fé remove montanhas" ou "Pedi e receberei" ou "Venha comigo e tudo o mais lhe será acrescentado" ou "não temas, creia somente"... Entre outras, são frases ditas por Jesus no segundo testamento... Creio que tenha tudo a ver com Física Quântica... Faça um pequeno teste consigo mesmo, deseje algo e sinta este algo com todo o seu coração... observe que num dado momento, você terá a chance de alcançar aquilo que de fato desejou...
É um mundo novo pra mim. É espantoso saber que Jesus falava de física quântica, em um tempo que não se conheciam as leis da física. Me sinto como São Tomé, privilegiado por ter esse conhecimento mesmo sem ser pela fé, primeiramente.
...sobre o paradoxo EPR, indica a formação de um Campo Magnético. A linha número um sobe e desce como indica a seta, a linha número dois a mesma coisa, sobe e descem as duas juntas formando um Campo Magnético.
Doutor, as Inteligências Artificiais, teriam apenas uma única alternativa de ver e ouvir, ou seja, de refletir, ou seriam capazes de agregar novos valores?? Obrigada.
O "poder" regido ou entregue de vez ao homem racional, cada vez mais diante dos avanços tecnológicos, nos faz perceber o quão realmente a física moderna deva caminhar de braços dados à filosofia, resta saber o sentido a que se aplica usar de maneira filosoficamente moral os atributos da liberdade oferecida ao ser humano do século xxi através dessa ciências do "além", parece-me que ao ser humano tange primeiro viver de forma virtuosa e ansear de maneira equilibrada e perfeitamente moral a eternidade divina.
A configuração clássica não seria necessariamente de uma única cor e surda, ela poderia pela probabilidade ter, mesmo sendo clássica, apresentar variações nessa configuração?? Obrigada.
Assisti a esta palestra, são 2h da manhã, não consigo dormir, minha cabeça está fervendo... Sou leiga no assunto e se o palestrante queria provocar pessoas como eu, conseguiu... Escrevi a pouco como resposta ao colega Jerônimo logo abaixo e novas conjecturas vieram a minha mente... A partícula é algo finito, tudo no nosso mundo é manifesto por matéria, que nada mais é, a grosso modo, que um aglomerado de átomos que formam os elementos que formam a estrutura que é habitável por um tipo de consciência. Este é o macrocosmo, a forma como o mundo se manifesta para nós. Mas, se a descoberta quântica prova que pela onda existem "n" possibilidades de resultados e que, através do "Princípio da Incerteza" ninguém sabe em qual "caixa" de cada cidade do mundo os elétrons vão entrar, eu penso que isto se pode prever através da estatística. Ora, se as cidades do mundo são palpáveis e nós sabemos que tudo nelas é basicamente constituído por junção de átomos, e que, esta junção de átomos pode se desfazer a qualquer tempo, pois um corpo é uma manifestação absolutamente temporária, significando assim, que o macrocosmo não é real, simplesmente porque ele tem um fim. Toda partícula material é efêmera, se transforma e se desfaz na sua finitude, ao contrário da onda que reverbera "ad infinitum", esta não tem fim, portanto esta é real e é através dela que o mundo físico se manifesta. Então se puderem fazer a seguinte experiência, uma amostragem estatística da frequência vibratória dos habitantes de determinada cidade, associando vários níveis de frequências às várias possibilidades de "caixas", segundo o experimento realizado. A princípio, sem levar em consideração a flora e a fauna do lugar, então pode ser possível se determinar, a priori, em qual "caixa" a maioria dos elétrons daquela determinada cidade vão estar. Estabelecendo-se valores às frequências vibratórias de grupos de indivíduos em quantidades proporcionais as suas classes sociais, não sei como se vai medir esta frequência mas penso em algo mensurável tipo hertz (ondas de rádio), pode ser alguma emanação magnética corporal, ou até pela cor da aura, já que existe um instrumento que mede isto, para que se chegue a uma média e, assim, utilizando-se destes parâmetros como níveis de vibração (...baixa, média-baixa, média- alta, alta...) associados aos números das "caixas" do experimento... Sei lá, algo assim... Quem sabe possa ser possível se obter, pelo menos, uma aproximação do número exato da "caixa" naquela determinada cidade. Uma vez que é sabido, que elementos em comum, como a maneira de pensar, de agir, de ser, de cada grupo social, identificam aquele local.
Boa tarde. Bom doutor, sempre acabo por me perder nas PERDIÇÕES das abobrinhas, e vou ver se até aqui entendi alguma coisa. Um ser inanimado não muda de cor nem ouve - exceto por ações humanas sobre este objeto. Mas um ser animado, geralmente não tem esta forma rígida, porque na medida em que o tempo faz interferências sobre ele (o ser), as cores e, quiçá, a audição, serão incididos por metamorfoses do tempo, em certos casos do conhecimento, do aprendizado, das interferências externas do ser animado, que em virtude destas flexibilidades, natural e variavelmente, perdem a rigidez da forma e da fonte inicial. É mais ou menos isso?? Por ora é só, obrigada se der alguma atenção.
olá. eu curto o assunto. se estiver ao seu alcance por favor professor. gostaria que realizassem o experimento de observação a distância (on line) e analisar se há alguma mudança nova no comportamento do elétron além das que já sabemos. o motivo de minha sugestão eh um tanto complexo. ( temos nosso campo magnético. e isso pode estar interferindo). um abraço professor. aguardo. se puder responder desde já grato.
Muito boas as perguntas feitas, mas na prática a mecanica quantica nao te dá exatidao em um caso em particular, mas sim probabilistica, como disse o professor, para problemas gigantes e vc precisa de uma probalidade ou uma média.
Interessante como as pessoas tem receio de responder sobre o que realmente significa a mecânica quântica hahaha senão perderão seus empregos e serão vistos como "místicos".
Doutor, mais uma interferência. A mecânica quântica interfere na realidade, por exemplo, de uma pessoa gerada com seu DNA alterado pela ciência, escolhendo como gostaria que o filho ou filha - uma das escolhas, por exemplo - , tivesse um tipo de cor, de cabelo, de olhos, de tamanho....na capacidade cognitiva desta pessoa?? Outra dúvida e que, como em Oxford criaram neurônios capazes de interagir com os de indivíduos que gostaria de fazer esse tipo de implante, esses neurônios poderiam tender a um sistema ¨¨clássico¨¨ de comportamento ou diferente do clássico?? Ou seja, será que a genética da mecânica quântica tenderia mais para uma forma rígida ou mais mutável sob interferência dos neurônios implantados?? Obrigada.
Boa noite!!! Digamos que meu amigo e eu fomos medir a variação de uma uma sobreposição de A que tivesse emaranhado com B ele e eu ao mesmo tempo sabemos a resposta depois do procedimento ser feito, porem fomos fazer denovo e digamos que meu amigo soube primeiro a resposta e escreveu, será que a resposta mudará pra mim pelo fato que eu fiquei sabendo da resposta de proposito alguns minutos depois? Como se eu fosse o observador do observador da mesma experiência. Entendeu????
o fato de não podermos afirmar se uma partícula é realmente uma partícula, por ela as vezes se comportar como onda, remete meu pensamento à Jesus quando Ele disse: o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito, essa transição é feita por intermédio pequeno de nossa parte por se tratar de longos períodos de tempo, há quem diga que essa separação só pode ser feita por interação humana, outros realmente "abrem" mão da liberdade.
meu professor de mec quântica me reprovou pq eu não soube da uma interpretação a eq. de schrondinger quando adicionada uma constante. aí o senhor fala que esses interpretações são perigosas..
acho que o professor se equivocou depois do momento 54 min do video, trocou as cores se é azul quebra o vidro e se é vermelho nada acontece o professor disse o contrario
Se hipoteticamente em todos os átomos o elétron não gira em torno do núcleo então poderia brotar do tecido espaço-tempo, perecendo um vaga-lume. Esse princípio hipotético ocorreria da seguinte forma. _ A partícula brota sobre o tecido do espaço-tempo e a onda e a energia ocorre sob o tecido do espaço-tempo; o elétron pode ocorrer de três formas por conta da influência do espaço-tempo, elétron-energia, elétron-onda e elétron-partícula; Também o espaço-tempo poderia ter um valor (por assim dizer no caso do átomo pela influência do núcleo.) quanto mais perto, o valor de energia exigido pelo espaço-tempo para um elétron brotar em forma de partícula seria menor, quanto mais afastado do núcleo mais energia seria exigida. _ Deste modo, como ficaria os elétrons no átomo: o elétron-energia ganha energia do núcleo, o espaço-tempo diz aonde ele vai brotar na forma de elétron-partícula em torno do núcleo, em seguida perde energia para o núcleo e retorna a forma de elétron-energia. Como ficaria o salto quântico: o elétron-energia ganha energia vindo de fora e ganha energia vindo do núcleo ele brota na forma de elétron-partícula na região ainda mais alta do espaço-tempo em torno do núcleo em seguida perde energia em forma de fótons, brota na orbita fundamental em forma de elétron-partícula, novamente perde energia para o núcleo e retorna a forma de elétron-energia. O elétron-partícula não brota no mesmo local na orbita e por ocorrer de forma muito rápida, vai parecer que o elétron gira em torno do núcleo. Outra situação seria quando um elétron ganha muita energia e é lançado para fora do átomo, então o espaço-tempo normal diria para o elétron que seja elétron-onda. Caso o elétron-onda atravesse um espaço-tempo com valor menor, ele brotaria na forma de elétron-partícula.
...acredito na possibilidade de trocas de gênero, polaridade + - a mudança seria a causa de interferências. A onda, a vibração única, aquela que o hubble mostra, aquela gigantesca espiral, entendo como a vibração única em nossa dimensão, a atração e repulsão devem ser causadas por determinadas situações aleatórias! as coisas não têm energia por si mesmas, a força é do Cosmo, e modificam em graus, como diria H.Trismegisto. (?) A bolinha que muda, não seria uma vibração muito rápida de trocas de polaridade, e por vibrarem muito rápido, o foco dos olhos perceberiam como paradas? Tudo vibra! Sobre o gato, como poderia existir uma força sem uma polaridade? + - fazem parte da mesma onda, são gêmeos, como um ímã, aproxima-se do centro as polaridades trocam, uma força descarrega a outra carrega, pulsa, uma no veneno e a outra descarrega na caixa, ou Neutro.(Terra) assim não precisaríamos abrir a caixa e poderíamos saber do acontecido por dispositivo instalado na caixa.
É interessante a resistência de alguns cientistas (representantes da corrente mais ortodoxa) em admitir a possibilidade da Física vir a explicar as questões mais profundas da existência humana. Quando eles lutam para ter outro contexto para o observador, que não seja a consciência, podemos ver isto claramente. Será que isto é o receio de no futuro a concorrência para verbas em pesquisas serem maiores? ou é puramente uma questão filosófica? Ou seja, o cientista materialista jamais admiti seus estudos caminharem para desvendar uma possível vida após a morte.
Não é uma "luta para não aceitar a consciência". É que Física procura explicações com grandezas físicas, dentro do que podemos medir, identificar. O observador refere-se à medida, e um fóton, por exemplo, permite a medida ao ser absorvido por um detector, esteja lá um ser humano ou não. Por que os que defendem que é a consciência não fazem uma experiência assim: coloquem algumas pessoas pensando, escolhendo para onde o elétron deve ir, ou o que deve fazer na experiência de dupla fenda. Meçam várias vezes, repitam várias vezes. (Ou imaginem outra que evidencie algo sobre consciência). Aí publiquem um artigo em periódico científico. Aí sim estariam investigando alguma escolha do observador. Só que não tem isso. Pegam a experiência da dupla fenda e tiram conclusões absurdas. Concorrência para verbas em pesquisas e discussões filosóficas existe no meio científico normalmente, é arroz com feijão, não faz nenhum sentido argumentar isso. A Teoria das Cordas está aí, na luta com outras teorias, pra ver quem consegue unificar relatividade e física quântica. Sofre críticas direto, e os pesquisadores tem que saber defender a teoria com argumentos. É um saudável embate de ideias. Se as pessoas que defendem essa hipótese de consciência ou espiritualidade formularem uma teoria bem fundamentada, fizerem experimentos sérios, mostrarem resultados relevantes, publicarem a descrição da experiência e dos resultados para que possam ser replicados, aí podem entrar no debate de igual pra igual, com bala na agulha.
Pode entender muito, mas nem o experimento da dupla fenda soube explicar direito. Esse exemplo de 1000 paises ? Para quem não é especialista procure por documentários da BBC, Discovery. Existem muitas animações com explicações simples. Resumindo, a experiência se altera com a presença ou não do observardor( consciência para os mais místicos).
Se o senhor quiser se aprofundar um pouquinho mais sobre isso... obs: não conseguimos entender a obra feira simplesmente porque a cópia do macro que foi colocada no micro ESTÁ INVERTIDA pra que o ser humano não desvende o segredo.
Ja que estar falado de tempo e espaço , e as interferências do observador, acho que a uma interferência relativa alem do observador e isso só uma tecnologia mas avançada .
ENERGIA TOTAL: Se fosse ENERGIA ÚNICA: Universo estático, igual, homogêneo, unipolar, unidimensional, indistinguível, indiferente, etc. ENERGIA DUAL (complementares opostas e não anulantes): Universo Dinâmico, ativo, diferente, heterogêneo, probabilístico alternativo, analógico (razão e proporção), matemático, lógico, inteligente, numeração e computador binário (“Mundo digital”); probabilidade básica tendendo a 50% (metade); bipolar; bi ou multidimensional, Temos: -A (“1”) , +B (“2”) resultando +/-C (“3”); C ou Total/proporcional/variável não nulo das somas probabilísticas, podendo, até, ser visualizado como “tridimensional/material/analógico”; exemplo: a onda eletromagnética formada e transversal ao planos resultante da ação de DOIS campos (elétrico e magnético) perpendiculares entre si. C ou “3” também como um terceiro eixo ou, também, como uma “diversidade”, também, pode recombinar-se constantemente com os -As “1”, +Bs e Cs “3”; Se quiser, o C ou 3” pode até representar o total completo de todas as possibilidades do “tipo” “quântico”, e até mesmo uma “espécie” de “micro DNA” do “status Quo”. Se ENERGIA MÚLTIPLA (?) ou Caos! Vamos comparar: energia dual como inicial, fundamental, essencial e básica; Leis simples como a base fundamental e as outras forças, energias e variáveis (“os 3”) ou leis, como resultantes ou consequências “póstumas”; temos todas as nossas leis para comprovar (polaridade, sinais, elétrica, magnética, ondas, gravidade, ação/reação etc.); Leis definidas e ordeiras; Mesmo o Caos dos múltiplos (“os 3”...) podem ser “formulados” pela leis conhecidas, mesmo que complexas, juntamente com a probabilidade/incertezas e a GEOMETRIA FRACTAL. Do relativamente simples para o complexo. Se Energia Múltipla como essencial, fundamental e básica: Mesmo as leis “simples “ seriam extremamente complexas e difíceis e suas consequências tendendo ao “impossível” ou ao Caos: difíceis de serem formuladas em nossa dimensão; Tipo Caos do Caos; as nossas leis conhecidas não existiriam ou seriam de extrema complexidade. Do relativamente complexo para o caos. Probabilidade jogando permanentemente dados multifacetados . A PROBABILIDADE/INCERTEZAS existe como uma lei genérica que só faz sentido ou ganha forma quando é seguida da ação, isto é, causa um efeito, observado e medido ou não; também é útil quando se desconhece as variáveis ou um conjunto de variáveis complexas; fundamentalmente baseada no “cara ou coroa” (binária) com tendência a um equilíbrio compensatório em seu resultado; isto é, respeitando-se as proporções observadas, 50% ou equilíbrio das forças duais que compunham o “Status Quo”. Einstein afirmava que o “CRIADOR” não jogava DADOS: em resposta podemos afirmar que a criação joga “cara ou coroa”, que é a base da probabilidade; A probabilidade, tanto em sua forma simples, torna-se importante com o aumento ou expansão da complexidade em um sistema ou conjunto (coletivo); Em um sentido apenas figurativo (ilustrativo) o tempo pode ser considerado como uma esteira em movimento continuo em uma linha de produção, indo em direção ao futuro, carregando consigo o presente e todos os fenômenos e acontecimentos que possam acontecer; temos pouco tempo de escolha ou poder para alterá-los; caso contrário, seguem a probabilidade ou lei do menor esforço. Probabilidades/incertezas e o Universo; POSSIBILIDADES: O Big Bang nunca ocorreu; estamos no “status Quo” ou “Consciência/Energia dual”; somos apenas possibilidades alternativas em um Universo virtual e probabilístico em expansão (imaginação expansiva das possibilidades em um mundo holográfico). O Big Bang ocorreu, expandiu, mas continuamos entrelaçados e unidos pela informação/energia e as leis gerais e universais. O Big Bang ocorreu e dividiu/multiplicou/espalhou o “DNA” ou Leis da criação em todas as partes. Talvez, até, ambas. Uma onda não deixa de ser uma ação contínua, repetitiva e expansiva, transportando energia e seu momentum ao longo do espaço/tempo. Princípio ou loop (dual) da CONTRADIÇÃO ETERNA; Até a probabilidade e as incertezas podem ser representadas por fórmulas preexistentes; LIVRE ARBÍTRIO? Ou somos apenas atores de uma História determinada, já escrita e pronta? Reencontro entre CIÊNCIA e FILOSOFIA (O COMO! Com O POR QUE?) ! Filosofia como forma de pensamento, raciocínio e logica avançada, elevada, amplo, total e completo; Uma visão macrocósmica e além do Sistema. A probabilidade/incertezas ajudam a manter o interesse, esperança, expectativa, “adrenalina” e a “graça” pelo “game” da VIDA e longe de um “game over”! Pessoalmente, a sensação de quebrar as regras, burlar o Sistema e ultrapassar os limites, é agradável e gratificante. Por enquanto, só uma certeza: Garçom! Mais uma “Breja”! E MUITO ROCK AND ROLL! E, continuaremos no “Mundo Físico e Real” que “pensamos que conhecemos”. NOTA: Em uma FÓRMULA VERDADEIRA não se pode colocar algo ABSURDO ou IMPOSSÍVEL, como, por exemplo, dividir por zero; LOGO, SE, na fórmula de Einstein, aparece C2 (9 x 1016), LITERALMENTE COMO O QUADRADO DA VELOCIDADE DA LUZ; ela deve ser considerada REAL, VERDADEIRA E POSSÍVEL! Em nossa dimensão só é registrado como visível, informações até a velocidade da luz, velocidades maiores não são registradas, isto é, no “salto quântico”, os elétrons continuam existindo, embora não visíveis em nossa dimensão limitada pela velocidade da luz; Este conceito também serve para explicar a velocidade “instantânea” da informação no entrelaçamento Quântico e também a existência de outras possíveis “dimensões” ou “mundo Invisível”; caso contrário, seria o mesmo que afirmar que em um local em total escuridão, tudo, inclusive o universo, deixariam de existir porque não recebemos informações através da luz. Obs.: Seria interessante analisar a formula de Einstein sob o ponto de vista geométrico; principalmente a se referir ao quadrado da velocidade da luz (“Duas...”?). SALTO QUÂNTICO, VÁRIAS POSIÇÕES SIMULTÂNEAS, Ondas e interferências: Embora na zona ESCURA a onda SOME e, aparentemente, se anula como se não existisse em nossas observação (sob o ponto de vista da LUZ como meio de observação e comprovação); ela continua se MOVENDO e transportando energia pelo tempo e espaço de forma CONTÍNUA (mesmo “invisível”) e isso NÃO é “magia”(some/aparece) nem “SALTO QUÂNTICO”; O mesmo princípio se aplica ao ELÉTRON em seu Suposto “salto Quântico”; Em relação ao elétron estar simultaneamente em vários lugares ao mesmo tempo: essa impressão é causada somente porque em nossa dimensão “C” estamos LIMITADOS A VELOCIDADE DA LUZ PARA MEDIR OU OBSERVAR AS MUDANÇAS E TRANSIÇÕES, ate interagir e interferir na medida; Isto é, podemos usar apenas a PROBABILIDADE OU O PRINCÍPIO DAS INCERTEZAS; O elétron pode mover-se em velocidade contínua até superior a da luz (informação em relação a “C2”); Semelhante a Fazermos Observação e medida usando o efeito ESTROBOSCÓPICO; como exemplo poderemos usar um processador com um core que usa a alternância entre tarefas para simular um processador que executa simultaneamente multitarefas (frequência em Giga-hertz); na pratica não percebemos essa alternância; Podemos facilmente criar uma onda estacionaria (“imóvel”, “estática”) no interior de uma simples lâmpada tubular florescente usando um oscilador ou gerador de frequências , ajustando-se a frequência de acordo com o comprimento do tubo (loop); Embora a onda se apresente como imóvel, em seu interior haverá grande movimentação de energia de forma CONTÍNUA, mesmo em seus PONTOS ESCUROS (ZERO RELATIVO); apenas, a MUDANÇA ou TRANSIÇÃO de polaridade elétrica em MOVIMENTO; Outro exemplo é o Avião “invisível” ao radar; Em nossa dimensão (“C”) temos LIMITES DE RESOLUÇÃO para nossas OBSERVAÇÕES E SUAS MEDIDAS (tempo e espaço), principalmente LIMITADAS à VELOCIDADE DA LUZ (base de referência) e as definições de nossas menores constantes tidas como “absolutas” (EX: Planck); E=MC² -em sua formação TUDO é ENERGIA (onda/vibração/rotação) e depois de formada tudo existe e se move graças a energia (vibratória), mesmo em átomos ou partículas aparentemente observadas, medidas ou tratadas como “imóveis”. Fenda dupla e a questão sobre partícula ou onda? Como visto anteriormente, tudo esta em movimento e possuem energia vibratória (momentum ≠0): o emissor, a partícula ou átomo, as fendas e o anteparo; Além disso, esta partícula ou átomo recebe energia extra para ganhar velocidade (vibratória) e viajar em direção as fendas e ao anteparo; por serem pequenas elas podem se comportar como um barco oscilando sobre as ondas e comportar-se como ondas ; logo, essa demonstração (“impropria”) levanta duvidas quanto a sua exatidão, utilidade e também quanto a sua conclusão; Embora tudo vibra e comporta-se como onda.
No universo quântico não existem "objetos" parados. Quando vc consegue fazer um "objeto" quântico ficar parado ele abandona todas as suas "bizarras" características de quântico e passa a ser clássico. Não existe essa de aplicar uma força sobre algo. Alguns dos "objestos" quânticos são os próprios mediadores das forças. Elétron, da força elétrica, fóton, da eletromagnética, etc.
Quem quer so resultados otimizados se perde no caminho,voltando a ser humano outra vez limitado que e.O nosso cinco sentido e quase nada diante do poder infinito,não tem profundidade de realidade voces querem fazer experiencia com coisas que ja existe, a materia que deteriora com o tempo,quem quiser proseguir tera que ter muita humildade intelectual, espiritual e humana,aqui tudo e artificial.
Pois é, mecânica quântica não se aprende somente com o cérebro, e essa é uma das limitações que os estudiosos e cientistas encontram na hora de compreender, o cérebro tem um alcance máximo de entendimento, quando chegar nesse limite, não adianta forçar, ai terá que usar outros meios de entendimento mais profundos.
Meu Deus eu não entendi nada . . . Estou ha bastante tempo procurando conteúdo e tentando entender mecanica quantica. Porque eu não entendo ??? Pra entender precisar conhecer fisica, quimicca etc . . . será que é isso ??? Nossa fico muito triste e decepcionada comigo por não entender . . .
+Diana Cruz Obrigada meu bem, vou procurar os videos que falou. o helio couto eu ja acompanho e as vezes fico meio assim assim . . . rsss . . . obrigada viu. meu filho ja me disse que esse negocio de terapias ta me deixando louca kkkkk . . . beijos
+Diana Cruz Obrigada linda. Estou estudando bastante coisa. Prosperidade, Marketting Digital, Formula de lançamento e preciso começar ingles rsss . . . Aos 50 anos to querendo recuperar o tempo perdido kkkk . . . mas com muita esperança rsss . . .
Quer saber sobre mecânica quântica não assista Hélio Couto, nem Laércio Fonseca, pq eles falam de pseudo-ciência. Recomendo palestras do prof. Luiz Davidovich da UFRJ, pesquisador que colaborou até um trabalhos do Serge Haroche, que ganhou Nobel em física quântica pela manipulação de sistemas quânticos individuais.
So rindo mesmo de algumas afirmaçőes.... qdo o estudante é jovem e acadêmico acredita já de ter o mundo nas mãos... mas é UM LADO DA CIÊNCIA que provará que o que aparentemente não era provado era ja uma certeza. A questão é que alguns desses acadêmicos saem da cadeirinha e da tela do pc e vão a mente aberta indagar, e depois as probabilidades deixam de ser probabilidades e se vair correr atrás da FORMULA... OU DA CHAVE....
muita lenga lenga. ou ele tem dúvidas do que diz ou fica em um pé e outro. não tem sustentaçao sobre o que afirma. se assumisse ou fosse claro, bastaria poucas palavras para fazer as pessoas compreenderem. o problema é que nem ele mesmo intente o que diz
Tarcísio , você fez um curso de mecânica quântica em que lugar !? Fala aí seu trabalho em mecânica quântica !? Quem é você para fazer essa informação !?
Bom... entendi que os efeitos da Física Quântica só funcionam até o gato, nunca mais que isso! Se passar do gato, os efeitos Somem!!!! Mas ta certo... ele disse que responde de acordo com o que ele acredita! Sempre ajuda! Obrigada!
Os efeitos funcionam além do gato, só que nossos cinco sentidos não tem como acessar nessa dimensão, justamente porque essa dimensão é os nossos sentidos.
Explicar Mecânica Quântica como o Prof. Helio Couto, ate hoje não vi ninguém chegar nem perto, quem tiver interesse em realmente entender fica a dica !
kkkkkkkkkkkk ta de sacanagem? Cara, isso não é circo, nem festival de manipulação de massa, isso é um local (espero eu ) onde profissionais sérios discursam sobre diversos assuntos relacionados as ciências, não local para charlatão, picareta e safado ignorante igual esse tal de Hélio Colto ai! esses caras só são bem sucedidos no meio de gente ignorante e desinformada.
Não estou de sacanagem não, O cara é o Cara, queira voce ou não, Porque voce não diz isso pra ele então,quer o email dele? E eu não sou ignorante como voce está dizendo, estou em busca de conhecimento, elevação espiritual e tambem ajudar outras pessoas a conhecerem a verdade.
Vc busca elevação espiritual??? então vc deveriabuscar uma igreja, um monastério, um templo, sei lá.... menos uma universidade! Universidade não é lugar pra reza, pra culto! pra meditação! universidade é lugar de trabalho sério E ainda sim, se tratando desse Hélio Colto ai, a unica coisa que vc vai obter vai ser a total perda do seu tempo e menos dinheiro no seu bolso, pq a unica coisa que esse charlatão (entre muitos outro por ai) objetiva é o enriquecimento proprio em cima de gente desinformada e iludida! Pessoas que se iludem por um cara bem vestido falando frases bonitas e prontas, mas pura verborragia, na verdade os discursos dele são uma prova de sua total ignorancia no assunto, esse Hélio Couto deve ter o mesmo nivel de conhecimento de Mec. Quântica do que o meu cachorro, e estou sendo otimista. Vc quer me dar o E-mail dele? tenho uma ideia melhor, que tal convidá-lo para o mesmo expor suas ideias ''revolucionarias'' lá na minha universidade? pede pra ele entrar em contato com a coordenação e marcar uma palestra, essa eu pago pra ver! Duvido que ele tenha alguma vez na vida discursado para qualquer público do meio acadêmica, ele só discursa pra gente que acredita em qq porcaria. gente ignorante, que tem preguiça de buscar informação verdadeira, gente desesperada com problemas pessoais que pensa que Mec. Quantica é instrumento de auto ajuda. é realmente lamentável o desserviço q essa raça de picaretas fazem para a sociedade.
kkkkkkkkkk se ele é gênio da Mecânica Quântica, o meu cachorro é o próprio Erwin Schrödinger! kkkkkkkkkk Fala sério! O cara não deve nem tem o ensino médio completo, não sabe nem o que é algebra linear, o mínimo do mínimo do pré requisito para saber mec. quântica. Vcs se iludem fácil com um cara bem vestido, e falando um monte de termo ''bonito''! Mas nó fundo não passa de um imbecil falando besteira, com mt verborragia., e querendo arrancar grana de gente ignorante.
Caramba... Eu fui perder tempo de assistir a esse vídeo, por causa do apelo do título. Mas... Francamente, ficar 2 horas falando NADA como esse palestrante ficou. Foi a pior coisa que eu já assisti em toda a vida! Ele parece saber menos do que eu que sou totalmente leigo. Mesmo assim essa falácia toda - PAGA POR ALGUÉM - não passa de conversa fiada! Se a propagação é de ondas, é lógico que vai aparecer em vários pontos ao mesmo tempo do outro lado do anteparo! Basta ver que, como a luz, a onda bate em alguma barreira e retorna, ainda assim produzindo irradiação. O mesmo que acontece com as ondas de rádio... Estão procurando cabelo em ovo.
...ainda sobre o paradoxo. A única realidade é o Todo, qualquer outra manifestação é dualidade. O Universo que enxergamos não é o Universo, e sim uma manifestação do Todo, daí o Universo existe e não existe. Se taparmos nossos olhos com a mão não enxergamos o Universo, mas ele existe, daí o Universo existe e não existe.
Porque a maioria esmagadora das pessoas tem preguiça de pensar e buscar informação verdadeira e prefere o caminho da ignorância e da ilusão! Ai temos aquela máxima que diz: se tem procura, tem oferta, abrindo assim um mercado promissor do charlatanismo barato, onde figuras como esse tal de Hélio Couto ai ganha rios de dinheiro em cima da ignorância alheia.
Ele explicou tanto mais deixou d falar da realidade última pork q o eletron sabe q tem q passa pelos 2 furos ao mesmo tempo como onda pork? kkkk se quizer saber manda uma pergunta obrigado
Por trás de nossa realidade cotidiana existe um mundo fascinante, onde tudo onde compreendemos sobre o universo está errado. Onde os eventos são vistos de maneira inversa. O experimento da fenda dupla provou que um objeto pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Acho que tudo isso surgiu do duelo histórico entre Einstein e Bohr. Bohr dizia que o segredo estava no coração da matéria, na estrutura do átomo, que ele achava muito parecido com pequenos sistemas solares, com partículas, da mesma maneira que os planetas giram em torno do sol. Mas Bohr propôs que diferente do sistema solar os elétrons não podiam se mover em uma orbita qualquer, apenas determinadas orbitas eram permitidas. Em outras palavras, estados específicos de consciência, ou orbitas fixas que os elétrons podem estar ou descrever. Bohr afirmou que quando um átomo é aquecido, os elétrons ficam agitados e pulam de uma orbita fixa para outra. Cada salto para baixo emite energia em forma de luz em comprimentos de onda muito específicos e por isso os átomos produzem as cores que vemos. Dai que saiu a expressão salto quântico, pois se não fosse por ele, seria apenas um borrão. Mas todos vemos as cores bem definidas por causa do salto quântico. Como a magia ele demonstrou como os elétrons se movia de uma orbita para outra sem passar pelo espaço no meio. É como se Júpiter sumisse de sua órbita e aparecesse na órbita de Marte. Tudo devido aos pacotes de energia quanta que não podem ser divididos. Com essa imagem descoberta do átomo Bohr então se aproximou muito das idéias ancestrais do ocultismo. Lhe colocando em oposição com o cabeção Einstein que pagava pau pra física clássica. Então rolou o experimento da fenda dupla no qual expôs os mistérios quânticos pra qualquer um refletir. Eles demonstraram que uma partícula e uma onda são a mesma coisa. Ai max bohr descreveu que tudo era uma onda de probabilidade, ele argumentava que o tamanho da onda prevê a probabilidade do elétron ser encontrado ali. O poder da probabilidade mostra a certeza que o mundo é um jogo de azar. A natureza é probabilística e não como a ciência clássica intuía. Por isso ainda hoje muito materialistas ainda tem pavor em aceitar. Deus não joga dados foi a frase emblemática de Einstein, ele como muitos não aceitavam a incerteza. Mas a probabilidade cada vez tomou mais a atenção dos cientistas pois ela podia realmente prever a localização e comportamento mais provável de um grupo de átomos e pequenas partículas com uma precisão espantosa. Tipo essas cartomantes e cirurgias médiuns inexplicáveis. Mas não só isso, Laser, transistores, circuitos integrados e todo o campo da eletrônica se baseou muito em todo esse movimento da física quântica também, mas ainda não entendemos o poder do ato de observar. Para Niels Bohr antes que uma partícula fosse medida ou observada suas características eram incertas. Um elétron na experiencia da fenda dupla pode mostrar que, por exemplo, antes que sua localização seja determinada ele pode estar em qualquer lugar com uma vasta gama de possibilidades até o momento que observamos. É só então que a incerteza sobre a localização da luz desaparece. A medição força a partícula escolher. Em outras palavras, a natureza da realidade é inerentemente vaga. Já Einstein acreditava que tudo já estava definido, que o spin era específico antes da medição, ele acreditava na certeza e continuava tento fé como muito cientistas materialistas ainda hoje num universo governado por leis matemáticas imutáveis, absolutas e universais, mesmo que sem uma origem específica. O físico linguarudo chegou até a dizer que gostava de acreditar que a lua estava lá ainda enquanto ele não a observava. Isso o perturbava muito, a realidade do universo depender de abrirmos ou não os olhos deixou ele perplexo. Ele estava convencido que Niels Bohr estava equivocado. Então Bohr largou aquela indireta no ar- Pare de falar a Deus o que fazer. Em outras palavras, era o ato de medir que determinava o spin do elétron. Se não me engano, Einstein ficou puto e achou que o entrelaçamento quântico, desmistificaria Bohr. Mas ele não sabia ainda que a previsão mais bizarra e que iria impulsionar a mecânica quântica era o tal entrelaçamento. Ele demostrou que duas partículas podem se entrelaçar e suas propriedades se ligam mesmo que separarmos essas partículas por galáxias ainda assim continuam entrelaçadas. Conectadas de forma inexplicável. O Spin do elétron era proporcionalmente oposto, trocando em miúdos, se vc medisse uma partícula aqui não estaria afetando apenas ela aqui pois afetaria tbm a parceira entrelaçada por mais distante que elas estejam. Para Einstein esse tipo de conexão era tão espantoso e bizarro que ele chamou de ação fantasmagórica a distancia. O surpreendente é que se emitirmos uma partícula estamos afetando o estado de outra partícula. Nos mudamos o estado dela sem nenhuma força ou ligação científica que o defina mas que que foram comprovados cientificamente. A sua escolha aqui tem relação com o que acontece em outro lugar, ou até em outro universo. As duas partículas, mesmo sem nenhuma comunicação comprovada cientificamente, interagem. Isso é completamente mágico. E sem dúvida foi isso desde 1935 que deixo Einstein e muitos de cabelo em pé. Ai apelaram que isso já não era ciência e sim filosofia, até 1967 quando John Clauser leu um artigo obscuro do físico norte-irlandês John Bell e transformou a dúvida em experimento científico novamente e criou uma máquina para responder o empasse entre os titãs Bohr e Einsten. Quem estaria certo sobre a realidade do universo? O resultado chacoalhou o mundo, em resumo a máquina de Clauser consistia em emitir centenas de pares de partículas entrelaçadas e as comparava em várias direções diferentes, quando os resultados começaram aparecer houve uma grande surpresa, Bohr estava realmente certo. Depois o físico francês Alain Aspect desenvolveu métodos ainda mais sofisticados cientificamente para testar se Bohr estava certo, e comprovou que existe uma sinal/conexão desconhecida que viaja mais rápida que a luz entre as partículas, o que Einsten dizia ser impossível. Tudo foi muito chocante, os resultados mostravam que os campos da física quântica estavam certos. O entrelaçamento é real, as partículas quânticas podem estar ligadas ao longo do espaço. Podemos modificar o passado. Medir uma partícula pode afetar distantemente sua correspondente, como o espaço entre as duas não existisse. O que Einsten achou que era impossível - a ação fantasmagórica a distanciam - acabou se revelando mais real do que poderíamos imaginar. Abraço!
E o observador Deus ? Onde fica ? Na mente tudo está a Consciência e a Consciência está em todo pois ela que chega nas conclusões , ou seja sem ela não existe nada , ou não seria sensato falar na existência .
As explicações sobre MECÂNICA QUÂNTICA , até que podem ser consideradas simples e fácil de entende-las , todavia , os exemplos não foram tão SIMPLES assim . . . poderiam ser apresentados de outra forma mais fácil de entender .
Palestra boa, mas sem querer ser chato, nenhum negro no auditório. Claro que é um evento público e que todos podem participar, mas fica bem claro como a educação e acesso a informação no Brasil precisa ser mais igualitária entre as classes sociais.
os fatores quânticos sao determinados por diversos fatores variáveis, que devem ser levados em consideração. por exemplo o magnetismo, que possui pouco recurso relacionado a fatores clássicos. Achei simplório e muito limitado os recursos de oratória do palestrante. porque nao tem como explicar algo complexo de forma simplista.
segunda parte: PERIGO! : O ZERO e suas implicações, complicações e abusos (“prova dos zeros”): O ZERO ABSOLUTO (REAL) pode ser considerado o DESTRUIDOR ABSOLUTO E UNIVERSAL DE TUDO; Usado em formulas na forma de MULTIPLICAÇÃO, transforma tudo em ZERO (“NADA”) e pode gerar uma reação em cadeia destruindo ou anulando tudo ou quase tudo; Na DIVISÃO (divisão por zero) ele torna a formula impossível; O ZERO é o inimigo número um da Criação. Pelo menos, a partir do Big Bang, Tudo é ENERGIA ,vibração e MOVIMENTO em expansão ; E=MC2 com todas as suas variáveis ≠ 0 e TUDO tem o seu momentum ≠0; Nada está em zero absoluto e verdadeiro! E ainda temos diversos tipos de energia atuando de forma “independente” no Universo , exemplo: ondas eletromagnéticas (luz, raio x e raio gama, ruído de fundo do universo etc.) raios cósmicos, neutrinos etc., aceleração da expansão do universo, etc.; Na Física mais avançada como o Relativismo e a mecânica quântica as variáveis: ENERGIA, VELOCIDADE, TEMPO e ESPAÇO deixam de ser meros objetos ou complementos auxiliares para se tornarem SUJEITOS; NÃO podemos usar de forma absoluta a ENERGIA, ESPAÇO, TEMPO , VELOCIDADE e a Temperatura iguais a ZERO como um “JEITINHO” de comprovar e provar em nossas formulas e equações que algo é verdadeiro, pelo menos em nossas conclusões de LEIS OU TEORIAS GERAIS tidas como VERDADEIRAS no mundo Real do nosso Universo. Caso ele apareça em nossas formulas, devemos considera-lo, apenas, como ZERO RELATIVO ou REESTUDARMOS ou REFAZERMOS nossas fórmulas e equações; Mas NUNCA devemos ESQUECER DE TIRÁ-LOS em nossas CONCLUSÕES usadas e aceitas como PROVAS de algo Real, Universal e VERDADEIRO; Esse ERRO da Ciência não temos culpa, pois aprendemos na escola como certo e nunca questionamos; Esse ERRO, mesmo que apenas inicial, pode desencadear uma reação em cadeia e tirarmos uma conclusão errônea de uma lei ou teoria mais abrangente do Universo Verdadeiro e Real; “SILOGISMO MATEMÁTICO CIENTÍFICO” : CUIDADO com o SE, ou, CONSIDERANDO SE a determinada variável igual a ZERO, ou, até mesmo, obtendo-se ZERO, LOGO (“legal”) a equação está CERTA e a comprovação/conclusão decorrentes estão “CERTAS” e a teoria é “verdadeira” (“amem!”); No universo Real e Verdadeiro as LEIS estão INTERLIGADAS ou “ENTRELAÇADAS”, o ZERO aplicada em uma afetaria todas as outras fórmulas ou leis conhecidas (efeito, também, retroativo); Apenas como exemplos: Nem mesmo no Status Quo o TEMPO deveria ser ZERO , mesmo em outra escala relativa, pois o Big Bang ocorreu como uma “bomba relógio” a, aproximadamente, 13,8 bilhões de anos, muito menos sua energia inicial, etc. seriam iguais a ZERO; O ZERO destrói a Lei da Conservação da Energia; Matéria mais antimatéria não se destroem mutuamente (0), apenas se transformam em energia ; O buraco negro não é o fim (0) e sim super concentração de energia ; o vazio ou vácuo do espaço existe é não é zero; pensamos em energia e matéria escura, que, se existirem, mesmo invisível, não são zeros. CONCLUSÃO: *O ZERO REAL e ABSOLUTO NUNCA EXISTIU, pois se ele tivesse existido, NADA EXISTIRIA! (FIM sem COMEÇO ou o loop do NADA) * Mesmo em um sistema cartesiano, os eixos X e Y representam apenas um zero relativo ou referencial pre adotado arbitrariamente como mudança ou transição de polaridade. Caso exista o entrelaçamento quântico e um possível tele transporte para viagens espaciais a longa distancia, percebida como “instantânea”; ela levara um intervalo de Tempo (T ≠ 0)., mesmo que ínfima ou “imensurável; conservação/acréscimo de energia e informação; uma possível TRANSFORMAÇÃO de energia ou MUDANÇA de frequência /dimensão; trabalho. Provavelmente em um entrelaçamento as partículas deveram estar em sintonia ou harmonia complementar, dual e opostas. Maior frequência é igual a maior energia e alcance, menor tamanho e menos interferência. Deve existir, embora ainda desconhecida, ondas com frequências superiores ao espectro eletromagnético, capazes de transmitir energias/informação superiores a velocidade da luz; com maior rapidez e maior alcance. A matemática com suas leis e “infinitas” formulas e equações podem ser consideradas “genéricas”, “cegas”, “acéfalas”, “obedientes” e incapaz de distinguir se o seu uso está certo ou errado, próprio ou improprio (o bem ou o mal); Teoricamente, utilizando se da “matemática” e escolhendo ou criando as variáveis que lhe convier; criando relações e conexões (“funções”) entre as variáveis ou fenômenos (apropriados ou não ); produzindo “fórmulas e equações ou “adequações”(“JEITINHO”);Escolhendo ou manipulando dados e “raciocínio lógico”; Usar o SE (variável ou condicional) como sujeito verdadeiro; tendo o cuidado de não cometer “erros básicos ou absurdos”; “qualquer coisa” pode ser “provada” como sendo “verdadeira”. Demonstrações e “provas”, muitas vezes, apresentadas como “maravilhas matemáticas e científicas” e a “genialidade” de seu autor (Sensacionalismo); também, até, desencadear uma reação em cadeia. Com isso é até “possível” concorrer ao “Oscar”, ou melhor, ao “Nobel”. Um exemplo é a computação gráfica que transforma qualquer “Sonho ou fantasia” em imagens ou filmes “realísticos”, chegando próximos a “perfeição’; nesse mesmo gênero temos a realidade virtual, 3D e a holografia . Devemos permanecer sempre de olhos abertos, rigorosos e sempre testar procurando provas em contrário (“duvidar”); sempre com os ´”pês no chão”! Devemos também levar em conta que o conhecimento Científico, a Verdade e as novas descobertas passam por um FILTRO (“censura”) envolvendo o PODER e seu interesse como SEGREDO para uso MILITAR, Industrial, Econômico, patentes, “religiosos” e interesse pessoal; tratando o conhecimento como “ARMA”; podendo impedir novos conhecimento e correções ou contestações dos antigos. Em nosso Mundo Atual existe uma grande defasagem entre o que aprendemos em nossa Ciência, “tradicional” e “quase estática ou obsoleta ”, com relação a atual Tecnológica, Civil e MILITAR, avançada e dinâmica; quem é o Dono, Proprietário ou manipulador da divulgação e da Verdade Científica? Ou o autor da Desinformação ou Mentira estratégica? O CONHECIMENTO CIENTIFICO, TECNOLÓGICO E O CONTROLE DA INFORMAÇÃO podem tornar uma pessoa ou um grupo de pessoas, proprietários, controladores ou donos do Mundo; cada vez com mais poderes e menos dependentes da aprovação da maioria; podendo até controlar as pessoas individualmente; infelizmente, a ciência pode ser usada como ARMA pela tirania do Poder, destruindo a liberdade e os direitos da população. Mesmo a inteligência “artificial” pode ser usada pelo Mal (tipo “guardiã” , “avatar”, “protetor”).
@@VEWfamily a interpretação da função de onda foi o que possibilitou a sua aplicação em vários estudos. Nenhum cientista usou ela sem antes saber o que a mesma significava. Por isso vc está equivocado
@@RafaelSantiago94 certo. Pra que serve? Spintronica? Computação quântica? Nada mais é do que zipar ainda mais informações num pequeno espaço. Essa é a utilidade pra hj.
@@VEWfamily sim, essa é a utilidade para hj, vou até além e digo que aparelhos de MRE utilizam princípios de mecânica quântica. Mas não seja leviano ao afirmar que a aplicação é muito mais importante que a interpretação. Lembre-se que foi da interpretação da função de onda que tudo foi possível.
O QUE É O TEMPO Foi descoberto o 11.º estado físico da matéria (Movimento) Qual o menor intervalo de tempo possível? Zeptosegundo Isto é, um zero e uma vírgula seguidos por 20 zeros e um 1 (0,000000000000000000001 segundo). Essa é a menor unidade de tempo já registrada pelos cientistas. Ou seja, o menor movimento que existe no espaço. Na verdade, o tempo não existe, nem passado, nem presente e nem futuro. O passado já passou, portanto não existe, o futuro ainda não chegou, por tanto também não existe, e o presente é apenas o intervalo entre o passado e o futuro, sendo que esse intervalo é menor que o zeptosegundo. O que é o tempo, para mim segundo meus estudos e conclusões, O tempo é, movimento do ponto A, ao ponto B, ou seja, o menor espaço percorrido por algo, esse algo movimentado nessa unidade de espaço é o que se chama de tempo, essa ação. a unidade que marca a localização do objeto movido no espaço, uma propriedade física da matéria. O tempo é o nome desse fenomeno uma memória que serve para localizar algo no espaço com datas. Então no espaço temos duas medidas simultâneas de movimentos, um você mede a parte física e estacionária, (exemplo: 2 metros para a frente) essa medida você vai e volta quantas vezes quiser, (isso é medida local) ou para os lados, já a outra medida, (o tempo) ela não tem volta, essa última você, nunca repeti (ela é um movimento universal movimento de tudo no universo) a outra você rever várias vezes e recomeça O dia é marcado pelo movimento circular do nosso planeta dar em volta do seu próprio eixo O mês é o movimento que a lua dar em volta do nosso planeta O ano é o movimento que o nosso planeta dar em volta do sol, em outras palavras o tempo é movimento. O tempo menor que um dia foi dividido em 24 partes de espaço iguais, que chamamos de hora, em uma hora a terra gira a uma velocidade aproximadamente 1.666 km/h ou 27,76 km/m ou 462,7 m/s, como vemos tudo é movimento no espaço. A matéria tem 10 propriedades físicas gerais, sito aqui 11.º, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito ela é relativa e individual a cada objeto. Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade. Mas eu acrescento mais uma, o Movimento (isso é quanto movimento se dá até colapsar “morrer”) isso acontece com toda a matéria física do universo. Mais uma propriedade física da matéria. Quando nascemos trazemos junto um relógio de prazo de quantidade de movimento, isso é o quanto nos movimentamos até se colapsar, isso acontece com tudo no universo, só que o nosso prazo de validade vem raspado, não sabemos, só sabemos o dia de fabricação, que é quando nascemos. Aqui na terra dividimos o tempo como uma volta que a terra dá no seu próprio eixo representa um dia, assim como na dimensão de área a unidade de medida é o metro ou qualquer outra unidade de medida. Agora você já pode entender que a viagem no tempo é impossível, sabemos que não podemos volta com os movimentos de tudo no universo, como: o movimento da galáxia, do sol, da terra, etc, para você voltar no tempo teria que fazer voltar todos movimento de tudo no universo, como: galáxia, sol, terra, etc. isso estou só falando do movimento externos do mundo universal, agora tem outros movimentos acontecendo o tempo todo, que é os movimentos de nossas células e órgãos, tudo fazendo o seu movimento. Ref: www.todamateria.com.br/propriedades-da-materia/ Sobre o autor De Jorge Claudio ..............( e-mail, claudio-legal@hotmail.com) ex militar da marinha de guerra do Brasil, formado em armamento e munição naval, com conhecimentos em eletrônica, elétrica, mecânica, física, astronomia, astrofísica, astrobiologia da USP, hidráulica, motores elétrico, combate a incêndio, inventor e etc.
a pior explicação de mecânica quântica que eu já vi bastava dizer que o elétron se comporta como onda e como partícula ao mesmo tempo , dependendo do desejo do observador a onda se condensa na realidade que o observador quiser , em outras palavras você escolhe a realidade que deseja viver.
Pior explicação porque não condiz com o que pensa. Caso parasse para tirar um dia do seu tempo para realmente estudar, talvez não entendesse o que é mecânica quântica, mas perceberia que não tem nada a ver com desejo ou pessoa. Um observador é tudo aquilo que interage com o sistema quântico. Quando isso ocorre, só é possível determinar ou a posição ou a velocidade, nunca os dois ao mesmo tempo, pois quando se diminui o erro associado a uma dessas medidas,o da outra cresce(Princípio da incerteza). Já o colapso da função de onda é o que corre quando há uma interação com um sistema quântico. Antes de uma real medição- normalmente feita com feixes de luz, não com a visão humana- o sistema é representado matematicamente por uma função densidade de probabilidade, que, quando integrada, resulta na probabilidade de se encontrar a partícula em alguma parte do espaço do experimento, e que também satisfaz o que é conhecido como equação característica de onda(Que nada mais é que uma equação(diferencial) matemática que caracteriza tudo o que é onda na física, desde uma onda sonora à eletromagnética). Então, ele recebe esse nome devido ao que acontece quando o sistema interage: A função de onda, que descrevia o sistema antes, deixa de valer(É colapsada), por consequência da interação que modifica as condições do próprio sistema, e passando a ser necessário uma nova função de onda para esse sistema. Caso pense que, porque sou um real estudante de física, não tenho propriedade alguma para falar do assunto e que todos os estudos da física são balela, mesmo tendo como resultado os computadores, os celulares, os carros, os aviões, os foguetes etc. Então convido-lhe a buscar a história do surgimento da mecânica quântica- onde surgiu o termo, quem cunhou, porque fez isso, como seguiu o desenvolvimento etc. Se mesmo assim, ainda continuar acreditando nisso, pelo menos perceberá que o nome disso não é mecânica quântica.
a palestra começa em 12:10
Obrigado
obrigado por esta informação que me evitou perder tempo ou mesmo desistir de assistir a palestra. Mesmo quando ele inicia ainda vai muito devagar até adentrar no assunto propriamente dito.
Nooiz glr
obrigada!
obrigado. valeu pelo aviso.
Por ser curioso cheguei até essa palestra, mas já pesquiso esse assunto já faz uns anos e me surpreendo com cada descobertas de cada material e que não é somente uma filosofia mas que parte de uma decisão pessoal de cada um decidir agir com suas opiniões e pensamentos internos pra uma mudança melhor de vida ou também pra pior se não conhecer essa lei da física. E olha que sou da área de humanas.
A ânsia do palestrante pela simplicidade conceitual, a fim de tornar o objeto apresentado o que ele considera como sendo "palatável" ao ouvinte, falseia o entendimento global da física quântica (e não "mecânica quântica". Trata-se para ele de "brincadeira", tal como afirma, mas não deveria ser. Recomendo os vídeos da Univesp tv, do prof. Gil Costa Marques.
Acresente-se à palestra o livro: O enigma quântico d Wolfgang Smith .
Muito obrigado a vocês da IFISC por conceder este privilégio de poder assistir estas palestras, Moro muito distante e além disso minha área de especialização é em Biodiversidade. Gosto no entanto de aprender sobre Mecânica Quântica.
GRANDE AULA...SEM ENROLAÇÃO E PERDIMENTO EM ABROBRINHAS!!!! PARABÉNS MESTRE!
essas palestras ainda sao gotas no oceano,a possibilidades infinitas a serem desvendadas!
Assistam Hélio Couto
Você está confusa espiritualmente ! Hélio é mais um charlatão ! Onde ele fez um curso de quântica !? Você sabe resolver uma equação da mecânica clássica ? Para de falar besteiras e desenformar as pessoas !
Assistam Hélio Couto
O mundo Planeta TERRA precisa da Física Quântica com urgência.
Seu celular, seu bilhete único e todas bombas atômicas (já foram explodidas cerca de 2.9k até hoje) tem como base de criação a física quântica... penso que o que você quis dizer é que precisamos difundir esse conhecimento para as pessoas mais simples mudarem. Por exemplo, a teoria da dupla fenda, em que o observador escolhe a própria realidade. Concordo muito.
Enquanto isso a novela e o futebol passando para os da Matrix.
Sim haha
Muito boa palestra! Obrigada por disponibilizar!
TUDO É OBRA DA INTELIGENCIA SUPREMA!!! Gratidão pela palestra professor!
Robson Souza, gostei do seu raciocínio pra mim é melhor comentário.
Eu gosto de aula assim; que vai direto ao ponto
Podemos estar em vários lugares ao mesmo tempo
Parabéns pela Palestra
Pulei o início, pois teve bajulação, gostei demais da palestra e toda descrição inicial sobre os processos da física clássica e quântica, chegou nas perguntas, assisti até a 5ª, quando o limite para as respostas já tinham-se esgotados perceptivelmente e vim comentar isso. Tipo: "Chegamos ao fim do desfiladeiro, agora pulemos e soltamos um pouquinho nossas concepções e ferramentas Newtonianas."
Excelente!
Ótima apresentação.
O final é uma sucessão de respostas incompreensíveis quando a platéia começa a fazer perguntas.
se alguém te explicou mecânica quântica e você não ficou no minimo perplexo , é porque não entendeu nada, e se você acha que entendeu e não pensou em mudar sua vida inteira e o mundo e ainda não começou essa mudança , você está do jeito que a "matrix" quer que esteja. A mecânica quântica é a resposta pra tudo no universo, tudo o que ela explica está na biblia ,apenas é interpretada de maneira errada..
Eu gostei da sua observação... Os exemplos que ele deu na palestra não são simples, ao contrário, achei bem confuso... Acho que nos falta, para um melhor entendimento, por exemplo, como é que, de fato, esta tecnologia se materializa... eu não faço ideia, mas acho fascinante... Eu não tive base acadêmica para entender como se dá o funcionamento de um CD, controle remoto ou celular porque sou da área de humanas. Agora, especulando sobre o assunto, tudo no universo é materializado através de uma junção de átomos e toda esta materialização é temporária, ou seja, é finita, então porque não se pode aceitar a possibilidade deste mundo ser uma construção ilusória? Se os experimentos quânticos nos mostram o "Princípio da Incerteza", podemos concluir que não há determinismo. Ora, o olho do observador colapsa a função de onda, necessariamente, porque nosso estado físico é limitado, pois só enxergamos as coisas no estado de partícula... Mas por quê enxergamos o mundo da forma como ele se apresenta, se na verdade, existem "n" outras possibilidades? Acredito que seja porque o resultado do conjunto de seres viventes, vibrando a determinadas frequências, dê ao nosso mundo a forma como ele se apresenta e isto também se reflete na vida individual de cada um. Penso que a física quântica é uma descoberta monstruosa... Isto me remete ao que aprendi, do pouco que estudei, da Kabbalah _ nós somos parte de um todo fragmentado que tende a retornar ao seu estado uno _ Um exemplo extraordinário é o que acontece com os transplantados... Experiências mostram que a pessoa que recebeu um órgão de outra, passou a apresentar sentimentos e até mesmo muitas das habilidades que o outro tinha em vida... Assisti a alguns depoimentos deste tipo e fiquei estupefata!
quanto mais formação academica sobre fisica você tiver,mais dificil de aceitar a verdade/realidade.Os próprios cientistas materialistas ja comprovaram que nós só vemos em torno de 5% do que existe no universo.Em relação a transplantes ,junto com o orgão a pessoa recebe as informações do dono, a informação sobrevive a morte do corpo e está presente em todo o universo ao mesmo tempo, é possível receber qualquer informação/habilidade de qualquer pessoa viva ou morta,tudo está interligado. A primeira vez que ouvir uma explicação sobre mecânica quântica, eu pensei, encontrei as respostas sobre a vida, tudo fez sentido
Frase mítica do Einstein.
***** Bem se você analisar frases como: "A fé remove montanhas" ou "Pedi e receberei" ou "Venha comigo e tudo o mais lhe será acrescentado" ou "não temas, creia somente"... Entre outras, são frases ditas por Jesus no segundo testamento... Creio que tenha tudo a ver com Física Quântica... Faça um pequeno teste consigo mesmo, deseje algo e sinta este algo com todo o seu coração... observe que num dado momento, você terá a chance de alcançar aquilo que de fato desejou...
É um mundo novo pra mim. É espantoso saber que Jesus falava de física quântica, em um tempo que não se conheciam as leis da física. Me sinto como São Tomé, privilegiado por ter esse conhecimento mesmo sem ser pela fé, primeiramente.
...sobre o paradoxo EPR, indica a formação de um Campo Magnético. A linha número um sobe e desce como indica a seta, a linha número dois a mesma coisa, sobe e descem as duas juntas formando um Campo Magnético.
Assistindo em Agosto de 2020. Muito bom
Mudando nosso estado de Consciência , podemos alterar as possibilidades da realidade .
Legal judeu😊
Assistam o prof Hélio Couto. Simplesmente o máximo!
Você cria sua realidade
Doutor, as Inteligências Artificiais, teriam apenas uma única alternativa de ver e ouvir, ou seja, de refletir, ou seriam capazes de agregar novos valores?? Obrigada.
Prof: Obrigado por me tirar da ignorância total neste assunto!
Excelente aula, gratidão!
Quem desejar uma linguagem mais prática, sugiro o site do Professor Hélio Couto.
O "poder" regido ou entregue de vez ao homem racional, cada vez mais diante dos avanços tecnológicos, nos faz perceber o quão realmente a física moderna deva caminhar de braços dados à filosofia, resta saber o sentido a que se aplica usar de maneira filosoficamente moral os atributos da liberdade oferecida ao ser humano do século xxi através dessa ciências do "além", parece-me que ao ser humano tange primeiro viver de forma virtuosa e ansear de maneira equilibrada e perfeitamente moral a eternidade divina.
A configuração clássica não seria necessariamente de uma única cor e surda, ela poderia pela probabilidade ter, mesmo sendo clássica, apresentar variações nessa configuração?? Obrigada.
Todos receberam tarefas iguais e terminaram juntos, pois os que terminaram primeiro ajudaram aos outros. O Alien
Assisti a esta palestra, são 2h da manhã, não consigo dormir, minha cabeça está fervendo... Sou leiga no assunto e se o palestrante queria provocar pessoas como eu, conseguiu... Escrevi a pouco como resposta ao colega Jerônimo logo abaixo e novas conjecturas vieram a minha mente... A partícula é algo finito, tudo no nosso mundo é manifesto por matéria, que nada mais é, a grosso modo, que um aglomerado de átomos que formam os elementos que formam a estrutura que é habitável por um tipo de consciência. Este é o macrocosmo, a forma como o mundo se manifesta para nós. Mas, se a descoberta quântica prova que pela onda existem "n" possibilidades de resultados e que, através do "Princípio da Incerteza" ninguém sabe em qual "caixa" de cada cidade do mundo os elétrons vão entrar, eu penso que isto se pode prever através da estatística. Ora, se as cidades do mundo são palpáveis e nós sabemos que tudo nelas é basicamente constituído por junção de átomos, e que, esta junção de átomos pode se desfazer a qualquer tempo, pois um corpo é uma manifestação absolutamente temporária, significando assim, que o macrocosmo não é real, simplesmente porque ele tem um fim. Toda partícula material é efêmera, se transforma e se desfaz na sua finitude, ao contrário da onda que reverbera "ad infinitum", esta não tem fim, portanto esta é real e é através dela que o mundo físico se manifesta. Então se puderem fazer a seguinte experiência, uma amostragem estatística da frequência vibratória dos habitantes de determinada cidade, associando vários níveis de frequências às várias possibilidades de "caixas", segundo o experimento realizado. A princípio, sem levar em consideração a flora e a fauna do lugar, então pode ser possível se determinar, a priori, em qual "caixa" a maioria dos elétrons daquela determinada cidade vão estar. Estabelecendo-se valores às frequências vibratórias de grupos de indivíduos em quantidades proporcionais as suas classes sociais, não sei como se vai medir esta frequência mas penso em algo mensurável tipo hertz (ondas de rádio), pode ser alguma emanação magnética corporal, ou até pela cor da aura, já que existe um instrumento que mede isto, para que se chegue a uma média e, assim, utilizando-se destes parâmetros como níveis de vibração (...baixa, média-baixa, média- alta, alta...) associados aos números das "caixas" do experimento... Sei lá, algo assim... Quem sabe possa ser possível se obter, pelo menos, uma aproximação do número exato da "caixa" naquela determinada cidade. Uma vez que é sabido, que elementos em comum, como a maneira de pensar, de agir, de ser, de cada grupo social, identificam aquele local.
Boa tarde. Bom doutor, sempre acabo por me perder nas PERDIÇÕES das abobrinhas, e vou ver se até aqui entendi alguma coisa. Um ser inanimado não muda de cor nem ouve - exceto por ações humanas sobre este objeto. Mas um ser animado, geralmente não tem esta forma rígida, porque na medida em que o tempo faz interferências sobre ele (o ser), as cores e, quiçá, a audição, serão incididos por metamorfoses do tempo, em certos casos do conhecimento, do aprendizado, das interferências externas do ser animado, que em virtude destas flexibilidades, natural e variavelmente, perdem a rigidez da forma e da fonte inicial. É mais ou menos isso?? Por ora é só, obrigada se der alguma atenção.
Gênio
Pessoal, gosto de ler os comentários, com todo respeito ensina mais que palestrante.
olá. eu curto o assunto. se estiver ao seu alcance por favor professor. gostaria que realizassem o experimento de observação a distância (on line) e analisar se há alguma mudança nova no comportamento do elétron além das que já sabemos. o motivo de minha sugestão eh um tanto complexo. ( temos nosso campo magnético. e isso pode estar interferindo). um abraço professor. aguardo. se puder responder desde já grato.
aceito demais respostas. e comentários. obrigado 👍
tiago hdc46
Maria Ribeiro
Muito boas as perguntas feitas, mas na prática a mecanica quantica nao te dá exatidao em um caso em particular, mas sim probabilistica, como disse o professor, para problemas gigantes e vc precisa de uma probalidade ou uma média.
Interessante como as pessoas tem receio de responder sobre o que realmente significa a mecânica quântica hahaha senão perderão seus empregos e serão vistos como "místicos".
Doutor, mais uma interferência. A mecânica quântica interfere na realidade, por exemplo, de uma pessoa gerada com seu DNA alterado pela ciência, escolhendo como gostaria que o filho ou filha - uma das escolhas, por exemplo - , tivesse um tipo de cor, de cabelo, de olhos, de tamanho....na capacidade cognitiva desta pessoa?? Outra dúvida e que, como em Oxford criaram neurônios capazes de interagir com os de indivíduos que gostaria de fazer esse tipo de implante, esses neurônios poderiam tender a um sistema ¨¨clássico¨¨ de comportamento ou diferente do clássico?? Ou seja, será que a genética da mecânica quântica tenderia mais para uma forma rígida ou mais mutável sob interferência dos neurônios implantados?? Obrigada.
oque eu tou fazendo aqui eu mau sei fazer conta de porcentagem
..E nem precisa saber,nesse caso Gabriel Araujo
Expandir a consciência conhecimento, É maravilhoso. .
Boa noite!!! Digamos que meu amigo e eu fomos medir a variação de uma uma sobreposição de A que tivesse emaranhado com B ele e eu ao mesmo tempo sabemos a resposta depois do procedimento ser feito, porem fomos fazer denovo e digamos que meu amigo soube primeiro a resposta e escreveu, será que a resposta mudará pra mim pelo fato que eu fiquei sabendo da resposta de proposito alguns minutos depois? Como se eu fosse o observador do observador da mesma experiência. Entendeu????
o fato de não podermos afirmar se uma partícula é realmente uma partícula, por ela as vezes se comportar como onda, remete meu pensamento à Jesus quando Ele disse: o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito, essa transição é feita por intermédio pequeno de nossa parte por se tratar de longos períodos de tempo, há quem diga que essa separação só pode ser feita por interação humana, outros realmente "abrem" mão da liberdade.
meu professor de mec quântica me reprovou pq eu não soube da uma interpretação a eq. de schrondinger quando adicionada uma constante. aí o senhor fala que esses interpretações são perigosas..
Eu entendi que a sobreposição no macro pode não tem ruído mas no micro pode haver ruido
A Física estaciona quando afirma que tudo emerge do vácuo quântico, que é o oceano primordial de energia, mas antes do vácuo?
***** Sim, o que há?
acho que o professor se equivocou depois do momento 54 min do video, trocou as cores
se é azul quebra o vidro e se é vermelho nada acontece
o professor disse o contrario
Se hipoteticamente em todos os átomos o elétron não gira em torno do núcleo então poderia brotar do tecido espaço-tempo, perecendo um vaga-lume. Esse princípio hipotético ocorreria da seguinte forma. _ A partícula brota sobre o tecido do espaço-tempo e a onda e a energia ocorre sob o tecido do espaço-tempo; o elétron pode ocorrer de três formas por conta da influência do espaço-tempo, elétron-energia, elétron-onda e elétron-partícula; Também o espaço-tempo poderia ter um valor (por assim dizer no caso do átomo pela influência do núcleo.) quanto mais perto, o valor de energia exigido pelo espaço-tempo para um elétron brotar em forma de partícula seria menor, quanto mais afastado do núcleo mais energia seria exigida. _ Deste modo, como ficaria os elétrons no átomo: o elétron-energia ganha energia do núcleo, o espaço-tempo diz aonde ele vai brotar na forma de elétron-partícula em torno do núcleo, em seguida perde energia para o núcleo e retorna a forma de elétron-energia. Como ficaria o salto quântico: o elétron-energia ganha energia vindo de fora e ganha energia vindo do núcleo ele brota na forma de elétron-partícula na região ainda mais alta do espaço-tempo em torno do núcleo em seguida perde energia em forma de fótons, brota na orbita fundamental em forma de elétron-partícula, novamente perde energia para o núcleo e retorna a forma de elétron-energia. O elétron-partícula não brota no mesmo local na orbita e por ocorrer de forma muito rápida, vai parecer que o elétron gira em torno do núcleo. Outra situação seria quando um elétron ganha muita energia e é lançado para fora do átomo, então o espaço-tempo normal diria para o elétron que seja elétron-onda. Caso o elétron-onda atravesse um espaço-tempo com valor menor, ele brotaria na forma de elétron-partícula.
...acredito na possibilidade de trocas de gênero, polaridade + - a mudança seria a causa de interferências. A onda, a vibração única, aquela que o hubble mostra, aquela gigantesca espiral, entendo como a vibração única em nossa dimensão, a atração e repulsão devem ser causadas por determinadas situações aleatórias! as coisas não têm energia por si mesmas, a força é do Cosmo, e modificam em graus, como diria H.Trismegisto. (?) A bolinha que muda, não seria uma vibração muito rápida de trocas de polaridade, e por vibrarem muito rápido, o foco dos olhos perceberiam como paradas? Tudo vibra! Sobre o gato, como poderia existir uma força sem uma polaridade? + - fazem parte da mesma onda, são gêmeos, como um ímã, aproxima-se do centro as polaridades trocam, uma força descarrega a outra carrega, pulsa, uma no veneno e a outra descarrega na caixa, ou Neutro.(Terra) assim não precisaríamos abrir a caixa e poderíamos saber do acontecido por dispositivo instalado na caixa.
É interessante a resistência de alguns cientistas (representantes da corrente mais ortodoxa) em admitir a possibilidade da Física vir a explicar as questões mais profundas da existência humana. Quando eles lutam para ter outro contexto para o observador, que não seja a consciência, podemos ver isto claramente. Será que isto é o receio de no futuro a concorrência para verbas em pesquisas serem maiores? ou é puramente uma questão filosófica? Ou seja, o cientista materialista jamais admiti seus estudos caminharem para desvendar uma possível vida após a morte.
Não é uma "luta para não aceitar a consciência". É que Física procura explicações com grandezas físicas, dentro do que podemos medir, identificar. O observador refere-se à medida, e um fóton, por exemplo, permite a medida ao ser absorvido por um detector, esteja lá um ser humano ou não. Por que os que defendem que é a consciência não fazem uma experiência assim: coloquem algumas pessoas pensando, escolhendo para onde o elétron deve ir, ou o que deve fazer na experiência de dupla fenda. Meçam várias vezes, repitam várias vezes. (Ou imaginem outra que evidencie algo sobre consciência). Aí publiquem um artigo em periódico científico. Aí sim estariam investigando alguma escolha do observador. Só que não tem isso. Pegam a experiência da dupla fenda e tiram conclusões absurdas. Concorrência para verbas em pesquisas e discussões filosóficas existe no meio científico normalmente, é arroz com feijão, não faz nenhum sentido argumentar isso. A Teoria das Cordas está aí, na luta com outras teorias, pra ver quem consegue unificar relatividade e física quântica. Sofre críticas direto, e os pesquisadores tem que saber defender a teoria com argumentos. É um saudável embate de ideias. Se as pessoas que defendem essa hipótese de consciência ou espiritualidade formularem uma teoria bem fundamentada, fizerem experimentos sérios, mostrarem resultados relevantes, publicarem a descrição da experiência e dos resultados para que possam ser replicados, aí podem entrar no debate de igual pra igual, com bala na agulha.
Pode entender muito, mas nem o experimento da dupla fenda soube explicar direito. Esse exemplo de 1000 paises ?
Para quem não é especialista procure por documentários da BBC, Discovery. Existem muitas animações com explicações
simples. Resumindo, a experiência se altera com a presença ou não do observardor( consciência para os mais místicos).
Se o senhor quiser se aprofundar um pouquinho mais sobre isso... obs: não conseguimos entender a obra feira simplesmente porque a cópia do macro que foi colocada no micro ESTÁ INVERTIDA pra que o ser humano não desvende o segredo.
Ja que estar falado de tempo e espaço , e as interferências do observador, acho que a uma interferência relativa alem do observador e isso só uma tecnologia mas avançada .
A interferência além do observador é a consciência, quanto mais consciência mais pura e límpida é a "observação".
ENERGIA TOTAL:
Se fosse ENERGIA ÚNICA: Universo estático, igual, homogêneo, unipolar, unidimensional, indistinguível, indiferente, etc.
ENERGIA DUAL (complementares opostas e não anulantes): Universo Dinâmico, ativo, diferente, heterogêneo, probabilístico alternativo, analógico (razão e proporção), matemático, lógico, inteligente, numeração e computador binário (“Mundo digital”); probabilidade básica tendendo a 50% (metade); bipolar; bi ou multidimensional, Temos: -A (“1”) , +B (“2”) resultando +/-C (“3”); C ou Total/proporcional/variável não nulo das somas probabilísticas, podendo, até, ser visualizado como “tridimensional/material/analógico”; exemplo: a onda eletromagnética formada e transversal ao planos resultante da ação de DOIS campos (elétrico e magnético) perpendiculares entre si. C ou “3” também como um terceiro eixo ou, também, como uma “diversidade”, também, pode recombinar-se constantemente com os -As “1”, +Bs e Cs “3”; Se quiser, o C ou 3” pode até representar o total completo de todas as possibilidades do “tipo” “quântico”, e até mesmo uma “espécie” de “micro DNA” do “status Quo”.
Se ENERGIA MÚLTIPLA (?) ou Caos! Vamos comparar: energia dual como inicial, fundamental, essencial e básica; Leis simples como a base fundamental e as outras forças, energias e variáveis (“os 3”) ou leis, como resultantes ou consequências “póstumas”; temos todas as nossas leis para comprovar (polaridade, sinais, elétrica, magnética, ondas, gravidade, ação/reação etc.); Leis definidas e ordeiras; Mesmo o Caos dos múltiplos (“os 3”...) podem ser “formulados” pela leis conhecidas, mesmo que complexas, juntamente com a probabilidade/incertezas e a GEOMETRIA FRACTAL. Do relativamente simples para o complexo. Se Energia Múltipla como essencial, fundamental e básica: Mesmo as leis “simples “ seriam extremamente complexas e difíceis e suas consequências tendendo ao “impossível” ou ao Caos: difíceis de serem formuladas em nossa dimensão; Tipo Caos do Caos; as nossas leis conhecidas não existiriam ou seriam de extrema complexidade. Do relativamente complexo para o caos. Probabilidade jogando permanentemente dados multifacetados
.
A PROBABILIDADE/INCERTEZAS existe como uma lei genérica que só faz sentido ou ganha forma quando é seguida da ação, isto é, causa um efeito, observado e medido ou não; também é útil quando se desconhece as variáveis ou um conjunto de variáveis complexas; fundamentalmente baseada no “cara ou coroa” (binária) com tendência a um equilíbrio compensatório em seu resultado; isto é, respeitando-se as proporções observadas, 50% ou equilíbrio das forças duais que compunham o “Status Quo”. Einstein afirmava que o “CRIADOR” não jogava DADOS: em resposta podemos afirmar que a criação joga “cara ou coroa”, que é a base da probabilidade; A probabilidade, tanto em sua forma simples, torna-se importante com o aumento ou expansão da complexidade em um sistema ou conjunto (coletivo); Em um sentido apenas figurativo (ilustrativo) o tempo pode ser considerado como uma esteira em movimento continuo em uma linha de produção, indo em direção ao futuro, carregando consigo o presente e todos os fenômenos e acontecimentos que possam acontecer; temos pouco tempo de escolha ou poder para alterá-los; caso contrário, seguem a probabilidade ou lei do menor esforço. Probabilidades/incertezas e o Universo; POSSIBILIDADES: O Big Bang nunca ocorreu; estamos no “status Quo” ou “Consciência/Energia dual”; somos apenas possibilidades alternativas em um Universo virtual e probabilístico em expansão (imaginação expansiva das possibilidades em um mundo holográfico). O Big Bang ocorreu, expandiu, mas continuamos entrelaçados e unidos pela informação/energia e as leis gerais e universais. O Big Bang ocorreu e dividiu/multiplicou/espalhou o “DNA” ou Leis da criação em todas as partes. Talvez, até, ambas. Uma onda não deixa de ser uma ação contínua, repetitiva e expansiva, transportando energia e seu momentum ao longo do espaço/tempo. Princípio ou loop (dual) da CONTRADIÇÃO ETERNA; Até a probabilidade e as incertezas podem ser representadas por fórmulas preexistentes; LIVRE ARBÍTRIO? Ou somos apenas atores de uma História determinada, já escrita e pronta? Reencontro entre CIÊNCIA e FILOSOFIA (O COMO! Com O POR QUE?) ! Filosofia como forma de pensamento, raciocínio e logica avançada, elevada, amplo, total e completo; Uma visão macrocósmica e além do Sistema. A probabilidade/incertezas ajudam a manter o interesse, esperança, expectativa, “adrenalina” e a “graça” pelo “game” da VIDA e longe de um “game over”! Pessoalmente, a sensação de quebrar as regras, burlar o Sistema e ultrapassar os limites, é agradável e gratificante. Por enquanto, só uma certeza: Garçom! Mais uma “Breja”! E MUITO ROCK AND ROLL! E, continuaremos no “Mundo Físico e Real” que “pensamos que conhecemos”.
NOTA: Em uma FÓRMULA VERDADEIRA não se pode colocar algo ABSURDO ou IMPOSSÍVEL, como, por exemplo, dividir por zero; LOGO, SE, na fórmula de Einstein, aparece C2 (9 x 1016), LITERALMENTE COMO O QUADRADO DA VELOCIDADE DA LUZ; ela deve ser considerada REAL, VERDADEIRA E POSSÍVEL! Em nossa dimensão só é registrado como visível, informações até a velocidade da luz, velocidades maiores não são registradas, isto é, no “salto quântico”, os elétrons continuam existindo, embora não visíveis em nossa dimensão limitada pela velocidade da luz; Este conceito também serve para explicar a velocidade “instantânea” da informação no entrelaçamento Quântico e também a existência de outras possíveis “dimensões” ou “mundo Invisível”; caso contrário, seria o mesmo que afirmar que em um local em total escuridão, tudo, inclusive o universo, deixariam de existir porque não recebemos informações através da luz. Obs.: Seria interessante analisar a formula de Einstein sob o ponto de vista geométrico; principalmente a se referir ao quadrado da velocidade da luz (“Duas...”?).
SALTO QUÂNTICO, VÁRIAS POSIÇÕES SIMULTÂNEAS, Ondas e interferências: Embora na zona ESCURA a onda SOME e, aparentemente, se anula como se não existisse em nossas observação (sob o ponto de vista da LUZ como meio de observação e comprovação); ela continua se MOVENDO e transportando energia pelo tempo e espaço de forma CONTÍNUA (mesmo “invisível”) e isso NÃO é “magia”(some/aparece) nem “SALTO QUÂNTICO”; O mesmo princípio se aplica ao ELÉTRON em seu Suposto “salto Quântico”; Em relação ao elétron estar simultaneamente em vários lugares ao mesmo tempo: essa impressão é causada somente porque em nossa dimensão “C” estamos LIMITADOS A VELOCIDADE DA LUZ PARA MEDIR OU OBSERVAR AS MUDANÇAS E TRANSIÇÕES, ate interagir e interferir na medida; Isto é, podemos usar apenas a PROBABILIDADE OU O PRINCÍPIO DAS INCERTEZAS; O elétron pode mover-se em velocidade contínua até superior a da luz (informação em relação a “C2”); Semelhante a Fazermos Observação e medida usando o efeito ESTROBOSCÓPICO; como exemplo poderemos usar um processador com um core que usa a alternância entre tarefas para simular um processador que executa simultaneamente multitarefas (frequência em Giga-hertz); na pratica não percebemos essa alternância; Podemos facilmente criar uma onda estacionaria (“imóvel”, “estática”) no interior de uma simples lâmpada tubular florescente usando um oscilador ou gerador de frequências , ajustando-se a frequência de acordo com o comprimento do tubo (loop); Embora a onda se apresente como imóvel, em seu interior haverá grande movimentação de energia de forma CONTÍNUA, mesmo em seus PONTOS ESCUROS (ZERO RELATIVO); apenas, a MUDANÇA ou TRANSIÇÃO de polaridade elétrica em MOVIMENTO; Outro exemplo é o Avião “invisível” ao radar; Em nossa dimensão (“C”) temos LIMITES DE RESOLUÇÃO para nossas OBSERVAÇÕES E SUAS MEDIDAS (tempo e espaço), principalmente LIMITADAS à VELOCIDADE DA LUZ (base de referência) e as definições de nossas menores constantes tidas como “absolutas” (EX: Planck); E=MC² -em sua formação TUDO é ENERGIA (onda/vibração/rotação) e depois de formada tudo existe e se move graças a energia (vibratória), mesmo em átomos ou partículas aparentemente observadas, medidas ou tratadas como “imóveis”. Fenda dupla e a questão sobre partícula ou onda? Como visto anteriormente, tudo esta em movimento e possuem energia vibratória (momentum ≠0): o emissor, a partícula ou átomo, as fendas e o anteparo; Além disso, esta partícula ou átomo recebe energia extra para ganhar velocidade (vibratória) e viajar em direção as fendas e ao anteparo; por serem pequenas elas podem se comportar como um barco oscilando sobre as ondas e comportar-se como ondas ; logo, essa demonstração (“impropria”) levanta duvidas quanto a sua exatidão, utilidade e também quanto a sua conclusão; Embora tudo vibra e comporta-se como onda.
Não mostrou a tela do tunelamento ficou mostrando o Dr falando! Pô
a idéia mais chocante por trás disso é a "liberdade" humana, até q ponto ela vai? qual a linha que divide o eterno divino do humano?
Não divide. É a mesma coisa.
+Jose Garcia como assim?
conegundes gun
No universo quântico não existem "objetos" parados. Quando vc consegue fazer um "objeto" quântico ficar parado ele abandona todas as suas "bizarras" características de quântico e passa a ser clássico. Não existe essa de aplicar uma força sobre algo. Alguns dos "objestos" quânticos são os próprios mediadores das forças. Elétron, da força elétrica, fóton, da eletromagnética, etc.
Vejam as explicações de SALVATORE DE SALVO
Parece que o professor não sabe o que sabe, sabendo não sabe explicar, fica muitas interrogações.
OS PARADIGMAS DO MUNDO QUÂNTICO NO QUE TANGE A LIBERDADE, por Conegundes:
Só de saber que é torcedor do Flamengo, já sei que ai valer a pena. A física é detalhe...
O espaço é o tecido que se desdobra e forma a matéria na 4 dimensão
Quem quer so resultados otimizados se perde no caminho,voltando a ser humano outra vez limitado que e.O nosso cinco sentido e quase nada diante do poder infinito,não tem profundidade de realidade voces querem fazer experiencia com coisas que ja existe, a materia que deteriora com o tempo,quem quiser proseguir tera que ter muita humildade intelectual, espiritual e humana,aqui tudo e artificial.
Pois é, mecânica quântica não se aprende somente com o cérebro, e essa é uma das limitações que os estudiosos e cientistas encontram na hora de compreender, o cérebro tem um alcance máximo de entendimento, quando chegar nesse limite, não adianta forçar, ai terá que usar outros meios de entendimento mais profundos.
Meu Deus eu não entendi nada . . . Estou ha bastante tempo procurando conteúdo e tentando entender mecanica quantica. Porque eu não entendo ??? Pra entender precisar conhecer fisica, quimicca etc . . . será que é isso ??? Nossa fico muito triste e decepcionada comigo por não entender . . .
+Diana Cruz Obrigada meu bem, vou procurar os videos que falou. o helio couto eu ja acompanho e as vezes fico meio assim assim . . . rsss . . . obrigada viu. meu filho ja me disse que esse negocio de terapias ta me deixando louca kkkkk . . . beijos
+Diana Cruz Obrigada linda. Estou estudando bastante coisa. Prosperidade, Marketting Digital, Formula de lançamento e preciso começar ingles rsss . . . Aos 50 anos to querendo recuperar o tempo perdido kkkk . . . mas com muita esperança rsss . . .
+Diana Cruz Simmmmmm . . . rsss . . . obrigada.
Quer saber sobre mecânica quântica não assista Hélio Couto, nem Laércio Fonseca, pq eles falam de pseudo-ciência. Recomendo palestras do prof. Luiz Davidovich da UFRJ, pesquisador que colaborou até um trabalhos do Serge Haroche, que ganhou Nobel em física quântica pela manipulação de sistemas quânticos individuais.
Madge Bianchi dos Santos Obrigada querida, vou procurar. Bjs e Feliz 2017.
So rindo mesmo de algumas afirmaçőes.... qdo o estudante é jovem e acadêmico acredita já de ter o mundo nas mãos... mas é UM LADO DA CIÊNCIA que provará que o que aparentemente não era provado era ja uma certeza. A questão é que alguns desses acadêmicos saem da cadeirinha e da tela do pc e vão a mente aberta indagar, e depois as probabilidades deixam de ser probabilidades e se vair correr atrás da FORMULA... OU DA CHAVE....
Hélio Couto
assistir o documentário " quem somos nós"
Não, aquilo é só numa confusão conceitual.
muita lenga lenga. ou ele tem dúvidas do que diz ou fica em um pé e outro. não tem sustentaçao sobre o que afirma. se assumisse ou fosse claro, bastaria poucas palavras para fazer as pessoas compreenderem. o problema é que nem ele mesmo intente o que diz
Tarcísio , você fez um curso de mecânica quântica em que lugar !? Fala aí seu trabalho em mecânica quântica !? Quem é você para fazer essa informação !?
platéia animada kk
Bom... entendi que os efeitos da Física Quântica só funcionam até o gato, nunca mais que isso! Se passar do gato, os efeitos Somem!!!!
Mas ta certo... ele disse que responde de acordo com o que ele acredita!
Sempre ajuda!
Obrigada!
Os efeitos funcionam além do gato, só que nossos cinco sentidos não tem como acessar nessa dimensão, justamente porque essa dimensão é os nossos sentidos.
Explicar Mecânica Quântica como o Prof. Helio Couto, ate hoje não vi ninguém chegar nem perto, quem tiver interesse em realmente entender fica a dica !
Alguma vez o Prof. Hélio Couto Palestrou ai?
kkkkkkkkkkkk ta de sacanagem? Cara, isso não é circo, nem festival de manipulação de massa, isso é um local (espero eu ) onde profissionais sérios discursam sobre diversos assuntos relacionados as ciências, não local para charlatão, picareta e safado ignorante igual esse tal de Hélio Colto ai! esses caras só são bem sucedidos no meio de gente ignorante e desinformada.
Não estou de sacanagem não, O cara é o Cara, queira voce ou não, Porque voce não diz isso pra ele então,quer o email dele? E eu não sou ignorante como voce está dizendo, estou em busca de conhecimento, elevação espiritual e tambem ajudar outras pessoas a conhecerem a verdade.
Vc busca elevação espiritual??? então vc deveriabuscar uma igreja, um monastério, um templo, sei lá.... menos uma universidade! Universidade não é lugar pra reza, pra culto! pra meditação! universidade é lugar de trabalho sério E ainda sim, se tratando desse Hélio Colto ai, a unica coisa que vc vai obter vai ser a total perda do seu tempo e menos dinheiro no seu bolso, pq a unica coisa que esse charlatão (entre muitos outro por ai) objetiva é o enriquecimento proprio em cima de gente desinformada e iludida! Pessoas que se iludem por um cara bem vestido falando frases bonitas e prontas, mas pura verborragia, na verdade os discursos dele são uma prova de sua total ignorancia no assunto, esse Hélio Couto deve ter o mesmo nivel de conhecimento de Mec. Quântica do que o meu cachorro, e estou sendo otimista. Vc quer me dar o E-mail dele? tenho uma ideia melhor, que tal convidá-lo para o mesmo expor suas ideias ''revolucionarias'' lá na minha universidade? pede pra ele entrar em contato com a coordenação e marcar uma palestra, essa eu pago pra ver! Duvido que ele tenha alguma vez na vida discursado para qualquer público do meio acadêmica, ele só discursa pra gente que acredita em qq porcaria. gente ignorante, que tem preguiça de buscar informação verdadeira, gente desesperada com problemas pessoais que pensa que Mec. Quantica é instrumento de auto ajuda. é realmente lamentável o desserviço q essa raça de picaretas fazem para a sociedade.
Prova falta de conhecimento mesmo. falar do prof. Helio Couto deste jeito. o cara é um genio na mecanica quantica.
kkkkkkkkkk se ele é gênio da Mecânica Quântica, o meu cachorro é o próprio Erwin Schrödinger! kkkkkkkkkk Fala sério! O cara não deve nem tem o ensino médio completo, não sabe nem o que é algebra linear, o mínimo do mínimo do pré requisito para saber mec. quântica. Vcs se iludem fácil com um cara bem vestido, e falando um monte de termo ''bonito''! Mas nó fundo não passa de um imbecil falando besteira, com mt verborragia., e querendo arrancar grana de gente ignorante.
Caramba... Eu fui perder tempo de assistir a esse vídeo, por causa do apelo do título. Mas... Francamente, ficar 2 horas falando NADA como esse palestrante ficou. Foi a pior coisa que eu já assisti em toda a vida! Ele parece saber menos do que eu que sou totalmente leigo. Mesmo assim essa falácia toda - PAGA POR ALGUÉM - não passa de conversa fiada! Se a propagação é de ondas, é lógico que vai aparecer em vários pontos ao mesmo tempo do outro lado do anteparo! Basta ver que, como a luz, a onda bate em alguma barreira e retorna, ainda assim produzindo irradiação. O mesmo que acontece com as ondas de rádio... Estão procurando cabelo em ovo.
Mas, alógica consiste em apresentar como a mente humana, através da consciência muda a função da onda.
Se ele abrir o jogo será expulso do meio científico.
A propósito, alguém contou quantas vezes e menciona a palavra "estranho" ?
...ainda sobre o paradoxo. A única realidade é o Todo, qualquer outra manifestação é dualidade. O Universo que enxergamos não é o Universo, e sim uma manifestação do Todo, daí o Universo existe e não existe. Se taparmos nossos olhos com a mão não enxergamos o Universo, mas ele existe, daí o Universo existe e não existe.
ele da as explicaçoes que todo mundo sabe, isso nao mudou nada das outras explicaçoes.
eu só queria saber o pq a mecânica quântica ainda é tao associado ao ocultismo.
Porque a maioria esmagadora das pessoas tem preguiça de pensar e buscar informação verdadeira e prefere o caminho da ignorância e da ilusão! Ai temos aquela máxima que diz: se tem procura, tem oferta, abrindo assim um mercado promissor do charlatanismo barato, onde figuras como esse tal de Hélio Couto ai ganha rios de dinheiro em cima da ignorância alheia.
Ele explicou tanto mais deixou d falar da realidade última pork q o eletron sabe q tem q passa pelos 2 furos ao mesmo tempo como onda pork? kkkk se quizer saber manda uma pergunta obrigado
Gustavo Santos
***** não tenho esse conhecimento nesse nível nem para discutir sobre o assunto kkkkkkkk
Por trás de nossa realidade cotidiana existe um mundo fascinante, onde tudo onde compreendemos sobre o universo está errado. Onde os eventos são vistos de maneira inversa. O experimento da fenda dupla provou que um objeto pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Acho que tudo isso surgiu do duelo histórico entre Einstein e Bohr. Bohr dizia que o segredo estava no coração da matéria, na estrutura do átomo, que ele achava muito parecido com pequenos sistemas solares, com partículas, da mesma maneira que os planetas giram em torno do sol. Mas Bohr propôs que diferente do sistema solar os elétrons não podiam se mover em uma orbita qualquer, apenas determinadas orbitas eram permitidas. Em outras palavras, estados específicos de consciência, ou orbitas fixas que os elétrons podem estar ou descrever. Bohr afirmou que quando um átomo é aquecido, os elétrons ficam agitados e pulam de uma orbita fixa para outra. Cada salto para baixo emite energia em forma de luz em comprimentos de onda muito específicos e por isso os átomos produzem as cores que vemos. Dai que saiu a expressão salto quântico, pois se não fosse por ele, seria apenas um borrão. Mas todos vemos as cores bem definidas por causa do salto quântico. Como a magia ele demonstrou como os elétrons se movia de uma orbita para outra sem passar pelo espaço no meio. É como se Júpiter sumisse de sua órbita e aparecesse na órbita de Marte. Tudo devido aos pacotes de energia quanta que não podem ser divididos. Com essa imagem descoberta do átomo Bohr então se aproximou muito das idéias ancestrais do ocultismo. Lhe colocando em oposição com o cabeção Einstein que pagava pau pra física clássica. Então rolou o experimento da fenda dupla no qual expôs os mistérios quânticos pra qualquer um refletir. Eles demonstraram que uma partícula e uma onda são a mesma coisa. Ai max bohr descreveu que tudo era uma onda de probabilidade, ele argumentava que o tamanho da onda prevê a probabilidade do elétron ser encontrado ali. O poder da probabilidade mostra a certeza que o mundo é um jogo de azar. A natureza é probabilística e não como a ciência clássica intuía. Por isso ainda hoje muito materialistas ainda tem pavor em aceitar. Deus não joga dados foi a frase emblemática de Einstein, ele como muitos não aceitavam a incerteza. Mas a probabilidade cada vez tomou mais a atenção dos cientistas pois ela podia realmente prever a localização e comportamento mais provável de um grupo de átomos e pequenas partículas com uma precisão espantosa. Tipo essas cartomantes e cirurgias médiuns inexplicáveis. Mas não só isso, Laser, transistores, circuitos integrados e todo o campo da eletrônica se baseou muito em todo esse movimento da física quântica também, mas ainda não entendemos o poder do ato de observar. Para Niels Bohr antes que uma partícula fosse medida ou observada suas características eram incertas. Um elétron na experiencia da fenda dupla pode mostrar que, por exemplo, antes que sua localização seja determinada ele pode estar em qualquer lugar com uma vasta gama de possibilidades até o momento que observamos. É só então que a incerteza sobre a localização da luz desaparece. A medição força a partícula escolher. Em outras palavras, a natureza da realidade é inerentemente vaga. Já Einstein acreditava que tudo já estava definido, que o spin era específico antes da medição, ele acreditava na certeza e continuava tento fé como muito cientistas materialistas ainda hoje num universo governado por leis matemáticas imutáveis, absolutas e universais, mesmo que sem uma origem específica. O físico linguarudo chegou até a dizer que gostava de acreditar que a lua estava lá ainda enquanto ele não a observava. Isso o perturbava muito, a realidade do universo depender de abrirmos ou não os olhos deixou ele perplexo. Ele estava convencido que Niels Bohr estava equivocado. Então Bohr largou aquela indireta no ar- Pare de falar a Deus o que fazer. Em outras palavras, era o ato de medir que determinava o spin do elétron. Se não me engano, Einstein ficou puto e achou que o entrelaçamento quântico, desmistificaria Bohr. Mas ele não sabia ainda que a previsão mais bizarra e que iria impulsionar a mecânica quântica era o tal entrelaçamento. Ele demostrou que duas partículas podem se entrelaçar e suas propriedades se ligam mesmo que separarmos essas partículas por galáxias ainda assim continuam entrelaçadas. Conectadas de forma inexplicável. O Spin do elétron era proporcionalmente oposto, trocando em miúdos, se vc medisse uma partícula aqui não estaria afetando apenas ela aqui pois afetaria tbm a parceira entrelaçada por mais distante que elas estejam. Para Einstein esse tipo de conexão era tão espantoso e bizarro que ele chamou de ação fantasmagórica a distancia. O surpreendente é que se emitirmos uma partícula estamos afetando o estado de outra partícula. Nos mudamos o estado dela sem nenhuma força ou ligação científica que o defina mas que que foram comprovados cientificamente. A sua escolha aqui tem relação com o que acontece em outro lugar, ou até em outro universo. As duas partículas, mesmo sem nenhuma comunicação comprovada cientificamente, interagem. Isso é completamente mágico. E sem dúvida foi isso desde 1935 que deixo Einstein e muitos de cabelo em pé. Ai apelaram que isso já não era ciência e sim filosofia, até 1967 quando John Clauser leu um artigo obscuro do físico norte-irlandês John Bell e transformou a dúvida em experimento científico novamente e criou uma máquina para responder o empasse entre os titãs Bohr e Einsten. Quem estaria certo sobre a realidade do universo? O resultado chacoalhou o mundo, em resumo a máquina de Clauser consistia em emitir centenas de pares de partículas entrelaçadas e as comparava em várias direções diferentes, quando os resultados começaram aparecer houve uma grande surpresa, Bohr estava realmente certo. Depois o físico francês Alain Aspect desenvolveu métodos ainda mais sofisticados cientificamente para testar se Bohr estava certo, e comprovou que existe uma sinal/conexão desconhecida que viaja mais rápida que a luz entre as partículas, o que Einsten dizia ser impossível. Tudo foi muito chocante, os resultados mostravam que os campos da física quântica estavam certos. O entrelaçamento é real, as partículas quânticas podem estar ligadas ao longo do espaço. Podemos modificar o passado. Medir uma partícula pode afetar distantemente sua correspondente, como o espaço entre as duas não existisse. O que Einsten achou que era impossível - a ação fantasmagórica a distanciam - acabou se revelando mais real do que poderíamos imaginar. Abraço!
E o observador Deus ? Onde fica ? Na mente tudo está a Consciência e a Consciência está em todo pois ela que chega nas conclusões , ou seja sem ela não existe nada , ou não seria sensato falar na existência .
As explicações sobre MECÂNICA QUÂNTICA , até que podem ser consideradas simples e fácil de entende-las , todavia , os exemplos não foram tão SIMPLES assim . . . poderiam ser apresentados de outra forma mais fácil de entender .
o enicio da palestra e uma grande paparicacao de ego.
melhor começar no turno matutino.
Palestra boa, mas sem querer ser chato, nenhum negro no auditório. Claro que é um evento público e que todos podem participar, mas fica bem claro como a educação e acesso a informação no Brasil precisa ser mais igualitária entre as classes sociais.
Apresentação do currículo e créditos é muito longa. Se torna muito maçante.
os fatores quânticos sao determinados por diversos fatores variáveis, que devem ser levados em consideração. por exemplo o magnetismo, que possui pouco recurso relacionado a fatores clássicos.
Achei simplório e muito limitado os recursos de oratória do palestrante. porque nao tem como explicar algo complexo de forma simplista.
temos que entender que a mecânica quântica é substancial.
Gund 360
segunda parte:
PERIGO! : O ZERO e suas implicações, complicações e abusos (“prova dos zeros”): O ZERO ABSOLUTO (REAL) pode ser considerado o DESTRUIDOR ABSOLUTO E UNIVERSAL DE TUDO; Usado em formulas na forma de MULTIPLICAÇÃO, transforma tudo em ZERO (“NADA”) e pode gerar uma reação em cadeia destruindo ou anulando tudo ou quase tudo; Na DIVISÃO (divisão por zero) ele torna a formula impossível; O ZERO é o inimigo número um da Criação. Pelo menos, a partir do Big Bang, Tudo é ENERGIA ,vibração e MOVIMENTO em expansão ; E=MC2 com todas as suas variáveis ≠ 0 e TUDO tem o seu momentum ≠0; Nada está em zero absoluto e verdadeiro! E ainda temos diversos tipos de energia atuando de forma “independente” no Universo , exemplo: ondas eletromagnéticas (luz, raio x e raio gama, ruído de fundo do universo etc.) raios cósmicos, neutrinos etc., aceleração da expansão do universo, etc.; Na Física mais avançada como o Relativismo e a mecânica quântica as variáveis: ENERGIA, VELOCIDADE, TEMPO e ESPAÇO deixam de ser meros objetos ou complementos auxiliares para se tornarem SUJEITOS; NÃO podemos usar de forma absoluta a ENERGIA, ESPAÇO, TEMPO , VELOCIDADE e a Temperatura iguais a ZERO como um “JEITINHO” de comprovar e provar em nossas formulas e equações que algo é verdadeiro, pelo menos em nossas conclusões de LEIS OU TEORIAS GERAIS tidas como VERDADEIRAS no mundo Real do nosso Universo. Caso ele apareça em nossas formulas, devemos considera-lo, apenas, como ZERO RELATIVO ou REESTUDARMOS ou REFAZERMOS nossas fórmulas e equações; Mas NUNCA devemos ESQUECER DE TIRÁ-LOS em nossas CONCLUSÕES usadas e aceitas como PROVAS de algo Real, Universal e VERDADEIRO; Esse ERRO da Ciência não temos culpa, pois aprendemos na escola como certo e nunca questionamos; Esse ERRO, mesmo que apenas inicial, pode desencadear uma reação em cadeia e tirarmos uma conclusão errônea de uma lei ou teoria mais abrangente do Universo Verdadeiro e Real; “SILOGISMO MATEMÁTICO CIENTÍFICO” : CUIDADO com o SE, ou, CONSIDERANDO SE a determinada variável igual a ZERO, ou, até mesmo, obtendo-se ZERO, LOGO (“legal”) a equação está CERTA e a comprovação/conclusão decorrentes estão “CERTAS” e a teoria é “verdadeira” (“amem!”); No universo Real e Verdadeiro as LEIS estão INTERLIGADAS ou “ENTRELAÇADAS”, o ZERO aplicada em uma afetaria todas as outras fórmulas ou leis conhecidas (efeito, também, retroativo); Apenas como exemplos: Nem mesmo no Status Quo o TEMPO deveria ser ZERO , mesmo em outra escala relativa, pois o Big Bang ocorreu como uma “bomba relógio” a, aproximadamente, 13,8 bilhões de anos, muito menos sua energia inicial, etc. seriam iguais a ZERO; O ZERO destrói a Lei da Conservação da Energia; Matéria mais antimatéria não se destroem mutuamente (0), apenas se transformam em energia ; O buraco negro não é o fim (0) e sim super concentração de energia ; o vazio ou vácuo do espaço existe é não é zero; pensamos em energia e matéria escura, que, se existirem, mesmo invisível, não são zeros. CONCLUSÃO: *O ZERO REAL e ABSOLUTO NUNCA EXISTIU, pois se ele tivesse existido, NADA EXISTIRIA! (FIM sem COMEÇO ou o loop do NADA) *
Mesmo em um sistema cartesiano, os eixos X e Y representam apenas um zero relativo ou referencial pre adotado arbitrariamente como mudança ou transição de polaridade. Caso exista o entrelaçamento quântico e um possível tele transporte para viagens espaciais a longa distancia, percebida como “instantânea”; ela levara um intervalo de Tempo (T ≠ 0)., mesmo que ínfima ou “imensurável; conservação/acréscimo de energia e informação; uma possível TRANSFORMAÇÃO de energia ou MUDANÇA de frequência /dimensão; trabalho. Provavelmente em um entrelaçamento as partículas deveram estar em sintonia ou harmonia complementar, dual e opostas. Maior frequência é igual a maior energia e alcance, menor tamanho e menos interferência. Deve existir, embora ainda desconhecida, ondas com frequências superiores ao espectro eletromagnético, capazes de transmitir energias/informação superiores a velocidade da luz; com maior rapidez e maior alcance.
A matemática com suas leis e “infinitas” formulas e equações podem ser consideradas “genéricas”, “cegas”, “acéfalas”, “obedientes” e incapaz de distinguir se o seu uso está certo ou errado, próprio ou improprio (o bem ou o mal); Teoricamente, utilizando se da “matemática” e escolhendo ou criando as variáveis que lhe convier; criando relações e conexões (“funções”) entre as variáveis ou fenômenos (apropriados ou não ); produzindo “fórmulas e equações ou “adequações”(“JEITINHO”);Escolhendo ou manipulando dados e “raciocínio lógico”; Usar o SE (variável ou condicional) como sujeito verdadeiro; tendo o cuidado de não cometer “erros básicos ou absurdos”; “qualquer coisa” pode ser “provada” como sendo “verdadeira”. Demonstrações e “provas”, muitas vezes, apresentadas como “maravilhas matemáticas e científicas” e a “genialidade” de seu autor (Sensacionalismo); também, até, desencadear uma reação em cadeia. Com isso é até “possível” concorrer ao “Oscar”, ou melhor, ao “Nobel”. Um exemplo é a computação gráfica que transforma qualquer “Sonho ou fantasia” em imagens ou filmes “realísticos”, chegando próximos a “perfeição’; nesse mesmo gênero temos a realidade virtual, 3D e a holografia . Devemos permanecer sempre de olhos abertos, rigorosos e sempre testar procurando provas em contrário (“duvidar”); sempre com os ´”pês no chão”! Devemos também levar em conta que o conhecimento Científico, a Verdade e as novas descobertas passam por um FILTRO (“censura”) envolvendo o PODER e seu interesse como SEGREDO para uso MILITAR, Industrial, Econômico, patentes, “religiosos” e interesse pessoal; tratando o conhecimento como “ARMA”; podendo impedir novos conhecimento e correções ou contestações dos antigos. Em nosso Mundo Atual existe uma grande defasagem entre o que aprendemos em nossa Ciência, “tradicional” e “quase estática ou obsoleta ”, com relação a atual Tecnológica, Civil e MILITAR, avançada e dinâmica; quem é o Dono, Proprietário ou manipulador da divulgação e da Verdade Científica? Ou o autor da Desinformação ou Mentira estratégica?
O CONHECIMENTO CIENTIFICO, TECNOLÓGICO E O CONTROLE DA INFORMAÇÃO podem tornar uma pessoa ou um grupo de pessoas, proprietários, controladores ou donos do Mundo; cada vez com mais poderes e menos dependentes da aprovação da maioria; podendo até controlar as pessoas individualmente; infelizmente, a ciência pode ser usada como ARMA pela tirania do Poder, destruindo a liberdade e os direitos da população. Mesmo a inteligência “artificial” pode ser usada pelo Mal (tipo “guardiã” , “avatar”, “protetor”).
eSTOU Indo dormir aos 33I01... Excelente pra insônia. Fui...
Aconselho assistirem o HELIO COUTO, ali sim é um divisor de aguas, minha vida é Antes do Helio Couto e Depois do Helio Couto, logo logo, todos vai ver
Pegue seu banquinho e sai de mansinho e deixa de ser ingrato e criticar o professor
Não gostou vira onda e vaza
A busca pela interpretação é infinitamente menos importante que os resultados aplicados da função de onda
Gaiatto Martini não, vc está equivocado
@@RafaelSantiago94 convença-me por favor.
@@VEWfamily a interpretação da função de onda foi o que possibilitou a sua aplicação em vários estudos. Nenhum cientista usou ela sem antes saber o que a mesma significava. Por isso vc está equivocado
@@RafaelSantiago94 certo. Pra que serve? Spintronica? Computação quântica? Nada mais é do que zipar ainda mais informações num pequeno espaço. Essa é a utilidade pra hj.
@@VEWfamily sim, essa é a utilidade para hj, vou até além e digo que aparelhos de MRE utilizam princípios de mecânica quântica. Mas não seja leviano ao afirmar que a aplicação é muito mais importante que a interpretação. Lembre-se que foi da interpretação da função de onda que tudo foi possível.
O QUE É O TEMPO
Foi descoberto o 11.º estado físico da matéria
(Movimento)
Qual o menor intervalo de tempo possível?
Zeptosegundo Isto é, um zero e uma vírgula seguidos por 20 zeros e um 1 (0,000000000000000000001 segundo). Essa é a menor unidade de tempo já registrada pelos cientistas. Ou seja, o menor movimento que existe no espaço.
Na verdade, o tempo não existe, nem passado, nem presente e nem futuro.
O passado já passou, portanto não existe, o futuro ainda não chegou, por tanto também não existe, e o presente é apenas o intervalo entre o passado e o futuro, sendo que esse intervalo é menor que o zeptosegundo.
O que é o tempo, para mim segundo meus estudos e conclusões, O tempo é, movimento do ponto A, ao ponto B, ou seja, o menor espaço percorrido por algo, esse algo movimentado nessa unidade de espaço é o que se chama de tempo, essa ação. a unidade que marca a localização do objeto movido no espaço, uma propriedade física da matéria. O tempo é o nome desse fenomeno uma memória que serve para localizar algo no espaço com datas. Então no espaço temos duas medidas simultâneas de movimentos, um você mede a parte física e estacionária, (exemplo: 2 metros para a frente) essa medida você vai e volta quantas vezes quiser, (isso é medida local) ou para os lados, já a outra medida, (o tempo) ela não tem volta, essa última você, nunca repeti (ela é um movimento universal movimento de tudo no universo) a outra você rever várias vezes e recomeça
O dia é marcado pelo movimento circular do nosso planeta dar em volta do seu próprio eixo
O mês é o movimento que a lua dar em volta do nosso planeta
O ano é o movimento que o nosso planeta dar em volta do sol, em outras palavras o tempo é movimento.
O tempo menor que um dia foi dividido em 24 partes de espaço iguais, que chamamos de hora, em uma hora a terra gira a uma velocidade aproximadamente 1.666 km/h ou 27,76 km/m ou 462,7 m/s, como vemos tudo é movimento no espaço.
A matéria tem 10 propriedades físicas gerais, sito aqui 11.º, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito ela é relativa e individual a cada objeto. Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.
Mas eu acrescento mais uma, o Movimento (isso é quanto movimento se dá até colapsar “morrer”) isso acontece com toda a matéria física do universo.
Mais uma propriedade física da matéria. Quando nascemos trazemos junto um relógio de prazo de quantidade de movimento, isso é o quanto nos movimentamos até se colapsar, isso acontece com tudo no universo, só que o nosso prazo de validade vem raspado, não sabemos, só sabemos o dia de fabricação, que é quando nascemos.
Aqui na terra dividimos o tempo como uma volta que a terra dá no seu próprio eixo representa um dia, assim como na dimensão de área a unidade de medida é o metro ou qualquer outra unidade de medida.
Agora você já pode entender que a viagem no tempo é impossível, sabemos que não podemos volta com os movimentos de tudo no universo, como: o movimento da galáxia, do sol, da terra, etc, para você voltar no tempo teria que fazer voltar todos movimento de tudo no universo, como: galáxia, sol, terra, etc. isso estou só falando do movimento externos do mundo universal, agora tem outros movimentos acontecendo o tempo todo, que é os movimentos de nossas células e órgãos, tudo fazendo o seu movimento.
Ref:
www.todamateria.com.br/propriedades-da-materia/
Sobre o autor
De Jorge Claudio ..............( e-mail, claudio-legal@hotmail.com) ex militar da marinha de guerra do Brasil, formado em armamento e munição naval, com conhecimentos em eletrônica, elétrica, mecânica, física, astronomia, astrofísica, astrobiologia da USP, hidráulica, motores elétrico, combate a incêndio, inventor e etc.
No. Mudo. Micro ele fruthuaa naforsa
Gravitasional
O FAMOSO COLAPSO DA FUNÇÃO DE ONDE..EXPLICADO ESPIRITUALMENTE PELO NOSSO EMÉRITO PROF. HELIO COUTO!
Hay, por ejemplo, capas menos densa, umbral, Penumbral y Austral. Hay capas menos densas aún para los espíritus más altos.
ᴸⁱᵏᵉ‧‧‧‧‧‧|⠘⁻ᴰ
os caras dormindo kkk bando de fumeiro querem nada com a vida
Deus criou a ciência, tudo é partículas, física quântica vislumbrante.
Midian Araújo , é exatamente o contrário tudo é ONDA ,pelas bizarras cituacaoões encontradas nos experimentos realizados.
7 minutos e 56 segundos de apresentação. Quase perdi o interesse pelo assunto.
Então , você nunca vai entender física ! Sem paciência não dá para fazer ciência ! Dá para ver que você não é do ramo !
a pior explicação de mecânica quântica que eu já vi bastava dizer que o elétron se comporta como onda e como partícula ao mesmo tempo , dependendo do desejo do observador a onda se condensa na realidade que o observador quiser , em outras palavras você escolhe a realidade que deseja viver.
Pior explicação porque não condiz com o que pensa.
Caso parasse para tirar um dia do seu tempo para realmente estudar, talvez não entendesse o que é mecânica quântica, mas perceberia que não tem nada a ver com desejo ou pessoa.
Um observador é tudo aquilo que interage com o sistema quântico. Quando isso ocorre, só é possível determinar ou a posição ou a velocidade, nunca os dois ao mesmo tempo, pois quando se diminui o erro associado a uma dessas medidas,o da outra cresce(Princípio da incerteza).
Já o colapso da função de onda é o que corre quando há uma interação com um sistema quântico. Antes de uma real medição- normalmente feita com feixes de luz, não com a visão humana- o sistema é representado matematicamente por uma função densidade de probabilidade, que, quando integrada, resulta na probabilidade de se encontrar a partícula em alguma parte do espaço do experimento, e que também satisfaz o que é conhecido como equação característica de onda(Que nada mais é que uma equação(diferencial) matemática que caracteriza tudo o que é onda na física, desde uma onda sonora à eletromagnética). Então, ele recebe esse nome devido ao que acontece quando o sistema interage: A função de onda, que descrevia o sistema antes, deixa de valer(É colapsada), por consequência da interação que modifica as condições do próprio sistema, e passando a ser necessário uma nova função de onda para esse sistema.
Caso pense que, porque sou um real estudante de física, não tenho propriedade alguma para falar do assunto e que todos os estudos da física são balela, mesmo tendo como resultado os computadores, os celulares, os carros, os aviões, os foguetes etc. Então convido-lhe a buscar a história do surgimento da mecânica quântica- onde surgiu o termo, quem cunhou, porque fez isso, como seguiu o desenvolvimento etc. Se mesmo assim, ainda continuar acreditando nisso, pelo menos perceberá que o nome disso não é mecânica quântica.
Falou muita merda... Meu, vai estudar outras fontes...
Parei.
um filminho...?!
as pessoas dificilmente perguntam, não manifestam suas dúvidas. .....
tudo é onda e energia
Muito nada