Cresci nessa época e posso falar que financeiramente em termos de consumo a vida melhorou principalmente depois do Real. Nessa época minha família conseguiu comprar eletrodomésticos melhores. A gente tinha até video cassete e antena parabólica. A alimentação melhorou. Ainda éramos pobres, mas já beirava a classe média baixa. Nessa época o movimento dos sem terras começou a ser mais visível na tv e a violência também além do papo de privatizações. Claro, só fui entender isso mais tarde, mas já ouvia sobre.
Meus conhecimentos a respeito de economia são bem limitados,mas o grande problema dessa primeira fase do plano Real foi um grande défcit nas contas brasileiras,que foram geradas pelo dólar barato.É, como diz aquela expressão : "não existe almoço grátis".O próprio Delfim Netto(ministro da economia no governo Figueiredo)disse se não me engano no início de 1995 : "O Brasil vai pagar caro com esse dólar barato".As crises dos tigres asiáticos(1997) e da Rússia(1998) enfraqueceram bastante a economia do Brasil,qua acabou pedindo socorro ao FMI e acabou fazendo o governo adotar o sistema de dólar flutuante em Janeiro de 1999.
@@ferrnandodinizMG.5893 FHC foi muito pior. O desemprego explodiu no governo dele, devido às privatizacoes de importantes estatais e pelo fato do Plano Real não cortar os juros da dívida publica, sendo uma moeda totalmente dependente e atrelada ao dólar, que por sua vez, é um mero papel pintado sem lastro.
@@pedrogomes4491 FHC enfrentou simplesmente 5 crises internacionais e nacionais em seu governo. O desemprego em parte ocorreu pelas privatizações, visto que muitos funcionários pendura cabide foram demitidos após empresas assumirem as estatais. O desemprego em grande parte foi devido às crises internacionais, sendo elas: asiática de 1997, argentina de 1990-2000, russa de 1998, mexicana de 1994 e desvalorização do real em 1999 (que não era atrelado ao dólar, visto que a política cambial vigente era de modelo flutuante, gerada por oferta e demanda da moeda interna). FHC fez um governo satisfatório/regular.
Os serviços tendem a ser piores para os quem paga menos, mas a telefonia só foi oferecida para a população que paga menos após a entrada do setor privado. Já esgoto e água encanada continuaram públicos e são inacessíveis pra muita gente até hoje. Porque? Já tivemos governos que gastaram tanto ao ponto de terem problemas com isso e mesmo assim água e esgoto não tem o mesmo alcance da telefonia. Mesmo o Banco do Brasil nunca alcançou todas as cidades. Por que? Sobre os acidentes ambientais, a Petrobras também teve os seus e muitos com mortes e prejuízos para a vida de milhares de pessoas. Se era uma estatal, faltou administração "com pensamento social" ou fiscalização? Qual motivo? Sobre o lucro da vale, esse lucro seria o mesmo se fosse administrado com outros fins? A Eletrobrás precisou "salvar" em 2013 e passou a dar prejuízos tão grandes que empurraram a privatização atual cheia de entraves, que confirmada a previsão, vai gerar uma conta futura absurda. Empurraram a conta pro futuro. Por que deu prejuízo? Outro ponto, se podemos comparar o lucro atual da vale com seu valor de venda lá na década de 90, por que não comparar a arrecadação que ela dá hoje com o lucro que ela dava na época? A quantidade de investimento e empregos que ela gera hoje com aquela época? Como foi a recuperação dos desastres da Vale em Mariana-MG e os desastres que a Petrobrás produziu em Cubatão-SP ou na Baía de Guanabara? Qual os valores de indenização á população e ao Estado? Qual a velocidade de medidas? A pressão da justiça e da sociedade funcionou sobre a estatal na mesma medida que sobre a empresa privada? Existe uma discussão muito rica sobre o assunto. Outro ponto que talvez merecesse um tempinho a mais era o FUNDEF. Foi uma mudança muito positiva e tem ótimos trabalhos sobre seus impactos. Outro programa muito importante foi o PETI (programa de erradicação do trabalho infantil). A mudança em regiões agrícolas e mineradoras foi muito forte. Talvez o programa social mais importante desenvolvido durante o governo FHC com forte estímulo do governo federal. Valia ao menos uma nota de rodapé. Outra coisa que merecia citação foi o trabalho da Pastoral da Criança na época, com uma redução da mortalidade infantil de forma brilhante. O conteúdo de vocês é muito legal e só tenho a agradecer a ajuda que deram no passado. Vejamos a segunda parte.
LEMBRO MUITO BEM DO GOVERNO fernando enrique cardoso , eu trabalhava em uma empresa pequena operando máquinas e ganhava 220,00 por mês , não podia nem sonhar em ter um carro ou uma casa, ou sequer cursar uma faculdade , LuLa entrou e mudou essa realidade ; havia muita diferença salarial , uns ganhavam muito e outros nada ; LuLa é o cara.
Foi uma época boa na minha vida. Eu já vinha fazendo sacrifício desde os últimos meses de Collor de Mello e na gestão Itamar Franco. Na gestão FHC, eu finalmente sai da pobreza. Trabalhei muito, mas compensou. O Plano Real de Itamar Franco/FHC me ajudou muito. Época boa para quem já vinha lutando, fazendo sacrifício, e trabalhando muito.
O que eu mais lembro do governo do FHC de quando eu era criança, era que eu comprava três balas de caramelo por R$0,10 e depois só conseguia comprar uma, fiquei revoltada com ele..rs
FHC fez um governo de terceira via, o chamado centro. Ele era o correspondente Brasileiro de Bill Clinton e Tony Blair(do reino unido). Mas ele na realidade é mais de esquerda do que o governo que fez.
Obrigado pelas explicações. Somente essa visão romântica do Estado é engraçada. Você explica bem os problemas e conflitos que os políticos geram, mas defende as estatais e serviços geridos por esses mesmos políticos. Se hoje temos internet e estamos vendo seu vídeo pode dar graças a venda da Telebrás e abertura do mercado feita no período de FHC.
Se as estatais "são do povo" , cadê os nossos dividendos ? Ninguém nunca nos pergunta sobre a administração empresas ? Cadê a reunião de membros para sabermos oque está sendo feito com "a minha empresa ?
Professor,complementa essa discussão das privatizações com o tema das parceiras público-privadas e com algo que passou(acredito)a ser mais falado no governo Bolsonaro,que são as concessões,por favor!Ademais,estou ansioso para ver como vai sair a discussão sobre as polêmicas da lava-jato!Um abraço!Gosto de acompanhá-los mesmo depois de anos do meu vestibular!
14:52 A Empresa na verdade não é nossa, ela pertence aos políticos, o que foi feito na era FHC foi tirar das mãos dos políticos e entregar para o setor privado, que na grande maioria das vezes administra melhor
Seria bacana juntar o Daniel e o Walter para falarem de Neoliberalismo e privatização, até porque quando se trata de liberalismo o professor Daniel é O CARA
Minha avó faleceu em outubro de 2012 o SUS entrou em contato para agendar a consulta dela em janeiro de 2013, se o SUS fosse público, talvez tivéssemos tempo.
Sobre as privatizações: não adianta usar o lucro posterior das privatizações para "justificar" que o Estado deixou de lucrar. Como disse o próprio Walter, o privado visa lucro, por isso que não renderia tanta grana na mão do Estado se ali ficasse. Assim como é contraditório alegar que a visão de lucros não contempla a beneficiação do povo (seria o cliente) e que isso, aumentaria o desemprego. NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. O que aumenta o desemprego, principalmente, é a burocracia, que em muitos casos, vem justamente das regrinhas impostas pelo governo, para minar a concorrência privada e obter vantagens na concorrência. E nem vamos entrar na história dos cabides de empregos, escândalos, "estatal estratégica pra político", etc, etc... Países altamente desenvolvidos tem uma regrinha simples: Concorrência = menores preços e serviços melhores. Menos burocracia, mais interesse privado, resultando maior investimento privado e empregos. Fora isso, é papo de mesa de bar gourmetizado.
As ações administrativas e econômicas do gaverno FHC foram necessárias. Estudando o regime militar, vemos como o estado era gigantesco, burocrático, endividado e sem a mínima preocupação! Eu não considero FHC um neo liberal, tem muitas privatizações que poderiam ser feitas ainda (Empresas públicas de menos importância com gastos exorbitantes), maior abertura de mercado, e principalmente enxugar muito mais a máquina pública, pois decorrente da ditadura era bizarro o quão complexo é "Gastão" era. E também faltou um foco em liberdade individual como uma das filosofias liberais. No fim das contas, ele só fez um pouco do que se precisava fazer
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
Quando FHC iniciou na presidência eu tinha 14 anos e quando ele deixou a presidência eu tinha 22 e da para fazer uma avaliação como Brasileiro comum, deixando de.lado avaliação de opositores e opinar apenas como senti o governo: Minha mãe relatava que o controle da inflação com o.plano real foi inicialmente fantástico , pois comprar algo que custa x e no próximo mês continuar x era novidade . Segundo ponto , o ministro da saúde José serra , fez um bom trabalho , principalmente no combate a Aids que o Brasil virou referência , via muito isso nos jornais. E também foi interessante a grande variedade de medicamentos genéricos que até então eram.pouco divulgados, hoje são mais populares que outros tipos de medicamentos , não confio em político nenhum Mas este ministro trabalhou em.prol da nação pois teve vulto seu trabalho. Outro ponto as telecomunicações , o sistema jurássico da Telebrás, muito atrasado , sua privatização foi determinante para a melhoria das comunicações no Brasil , antes disso uma.linha de telefone era uma fortuna , depois disso qualquer Brasileiro simples podia adquirir uma linha , e ter celular , coisa de rico antes,e ter internet , muita cara no início mas foi barateando. Os pontos negativos era as taxas bancárias , meu Deus , enormes ,me lembro do governo falando que manteria as taxas altas para que o investimento estrangeiro no Brasil fosse vantajosos para o investidor estrangeiro. Outro ponto negativo foi que , segundo analistas , com a taxa de juros alta era mais lucrativo comprar papeis do Brasil que trazer empresas para cá , resultado, um desemprego foda , e as empresas pioravam isso cobrando até nome.limpo para empregar alguém Poderia salientar mais situações mas estas foram as mais marcantes , o governo FHC , na minha opinião como cidadão comum senti o resultado como positivo
Teria sido importantíssimo acrescentar que quando se vende uma estatal, não se arrecada apenas com o valor da venda, mas PRINCIPALMENTE com a arrecadação dos impostos que a empresa passa a pagar! No caso da Vale, por exemplo, em um único ano (não lembro qual) ela pagou entre 4 e 5 bilhões de reais de impostos! Pouco menos da metade do valor total que a empresa valia na época de sua venda!
19:47 Quando o governo deixa de gastar com uma empresa estatal sobra mais dinheiro pra investir em saúde educação e segurança, tem que diminuir o estado em algumas áreas pra poder aumentar a onde mais precisa, que é no social
Faltou dizer que em 31 de outubro de 1996 aconteceu o acidente trágico com o Fokker 100 da TAM após a decolagem no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, vitimando 99 pessoas que morreram fatalmente, até então era a maior tragédia aérea já ocorrida com a aviação comercial no Brasil e que influenciou muito no governo de FHC.
O governo que estabilizou o país e controlou o pesadelo da inflamação, só que viveu( muito diferente da atual) sabe e, concordo com privatizações embora saber que provoca alguns danos.
A PRIVATIZAÇÃO GERA EMPREGOS INDIRETAMENTE. E A COM CERTEZA A QUALIDADE DOS SERVIÇOS É MELHOR. OS HOSPITAIS PARTICULARES COM CONVENIO AO SUS É UM EXEMPLO , SEM COMPARAÇÃO AO UM PUBLICO.
Realmente a Vale do Rio Doce foi vendia a valores questionáveis, entretanto se for comparar o que ela paga de impostos a municípios, estados e a federação, mais de 16 Bilhões de reais em 2019 segundo o site da Vale mostra que a privatização não é de todo ruim em alguns sentidos. Talvez o maior problema não seja privatizar ou não privatizar, mas sim dos reais interesses de quem está por trás dessas políticas.
Privatizou uma grande empresa que não dava prejuízo, uma empresa que a população podia ter ações e atualmente mesmo privatizada as telecomunicações não atendem a todo o território nacional com grandes áreas sem sinal.
O problema da estatal é que geralmente é tanta má gestão e corrupção que não é bom para ninguém, ou seja nem pobre nem ricos. Quanto ao setor de telecomunicações existem falhas, é claro, porém antes tínhamos de vender uma carro para termos um telefone fixo e hoje de um engenheiro a um carroceiro todos, ou quase todos tem um celular. A vale cresceu no mínimo três vezes, sem investimento, que o país não tinha, teria virado sucata. Não consigo ver alguma desvantagem da privatização da Usiminas, da CSN etc, das estradas, agora com a novas privatizações reduzirão inclusive o pedágio. Servidor público só quer mamata e bons salários.
Ótima aula professor. Privatizações em nosso país são mt complexas... e não contribuem para a diminuição das desigualdades crescentes. O Estado não garante uma supervisão eficiente ao meu ver sobre empresas. As tragédias de Mariana e de Brumadinho jamais deveriam ocorrer se as coisas fossem mais sérias por aqui.
Essa alteração da lei para permitir reeleição de cargos do poder executivo (presidente, governador, prefeito) foi das piores. A impressão que dá é que agora eles só se preocupam em tomar medidas para serem reeleitos. A principal preocupação passa a ser apenas medidas imediatistas para poderem usar isso no período de reeleição, aos invés de buscarem medidas sérias para combater nossos problemas reais.
Tem lugar que a Uber não chega, porém chega ônibus(Empresa privada). A privatização é tão boa, que uma empresa privada é relativizada com outra privada.
Pq as pessoas forçam tanto que foi um governo polêmico já economia Deu muito certo a economia de FHC fez um sucesso o plano real estabilizou a economia. Fez o estado conter seus gastos absurdos com as estatais ineficiente. Fez grandes reformas
O" povo" depende do governo, por que o governo as faz dependentes, se elas tivessem o conhecimento que deveriam ter, com certeza seria diferente. Exemplo: não aprendemos o principal nas escolas, Finanças, Política (Não Partidaria) e cidadania.
21:50 Privatização é bom? Ss! Mas privatização + monopólio da área, nas mãos privadas, é extremamente maléfico. O mais indicado é q, em casos de privatizações, além de vender a estatal, tmb tem q se abrir o setor para incentivar a concorrência. Outros benefícios é tirar a estatal da mão do Estado, fazendo com q ela n seja fruto de corrupção, cabides de empregos, compra de votos, etc.
20:43 ou seja ela tá pegando do nosso dinheiro de qualquer jeito 20:50 como se a estatais oferecessem serviço de qualidade e eficiente pros pobres kkkkk
Mentira! o plano real Fez o dinheiro dos pobres se valorizarem, e com isso eles conseguirem comprar mais coisas, e ele ainda fez programas sociais para os mais pobres, o indice de Extrema pobreza caiu
@@JonatasRafael38 Aonde que o dinheiro se valorizou? Praticamente tornou nossa moeda ainda mais dependente do dólar americano, que é um papel pintado sem lastro algum. Se acontece alguma desvalorização do dólar, sobra pra gente aqui do Brasil e essa guerra entre Rússia e EUA (na pele da Ucrania) está provando isso. Pelo contrario, a pobreza EXPLODIU, pois as privatizacoes deixaram um mar de desempregados, que até hoje não receberam. Isso sem falar da submissão nojenta ao qual nosso país se prestou e presta até hoje, deixando de ter soberania, de ser uma potência industrial pra ser uma colônia agraria, que só exporta commodities.
@@marcelodonascimnetofialho7087 Não vai demorar muito pra termos isso de novo, do jeito que anda a situação do dólar e com um Banco Central autônomo, pra não dizer privatizado. Ou você esqueceu que Campos Neto, agora decide sozinho sobre a política de juros?
@@marcelodonascimnetofialho7087 Esqueceu que quanto maiores os juros, maiores as tendências de aumento da inflação? Insistindo nessa mentira que é preciso mante los altos para baixar a inflação é o mesmo que dizer que 2 + 2 = 5.
Quando esse cara era presidente nordestino pobre não comia carne bovina 🍖; Quando alguém queria falar que alguém era bem de vida dizia assim:olha! Fulano come carne
O problema não é a privatização,o problema da estatal é que os políticos colocam amigos e cabos eleitorais pra mamarem juntos e isto sai caro,não investem e tambm não cobram melhores serviços das privadas. Sou totalmente a favor das privatizaçoes
Acha marmelo pra mim eu sei que vc esta me vendo tupim jiboia cachoeira salvador ba josenilda santos de jesus❤❤❤❤❤❤1❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤te amo fhc❤❤❤❤❤❤❤
Cresci nessa época e posso falar que financeiramente em termos de consumo a vida melhorou principalmente depois do Real. Nessa época minha família conseguiu comprar eletrodomésticos melhores. A gente tinha até video cassete e antena parabólica. A alimentação melhorou. Ainda éramos pobres, mas já beirava a classe média baixa. Nessa época o movimento dos sem terras começou a ser mais visível na tv e a violência também além do papo de privatizações. Claro, só fui entender isso mais tarde, mas já ouvia sobre.
Muito legal seu relato pessoal Felipe. Grande Abraço.
Verdade e lembrando que o Brasil vinha de um momento difícil depois da roubalheira do Fernando Collor .
Meus conhecimentos a respeito de economia são bem limitados,mas o grande problema dessa primeira fase do plano Real foi um grande défcit nas contas brasileiras,que foram geradas pelo dólar barato.É, como diz aquela expressão : "não existe almoço grátis".O próprio Delfim Netto(ministro da economia no governo Figueiredo)disse se não me engano no início de 1995 : "O Brasil vai pagar caro com esse dólar barato".As crises dos tigres asiáticos(1997) e da Rússia(1998) enfraqueceram bastante a economia do Brasil,qua acabou pedindo socorro ao FMI e acabou fazendo o governo adotar o sistema de dólar flutuante em Janeiro de 1999.
@@ferrnandodinizMG.5893 FHC foi muito pior. O desemprego explodiu no governo dele, devido às privatizacoes de importantes estatais e pelo fato do Plano Real não cortar os juros da dívida publica, sendo uma moeda totalmente dependente e atrelada ao dólar, que por sua vez, é um mero papel pintado sem lastro.
@@pedrogomes4491 FHC enfrentou simplesmente 5 crises internacionais e nacionais em seu governo. O desemprego em parte ocorreu pelas privatizações, visto que muitos funcionários pendura cabide foram demitidos após empresas assumirem as estatais. O desemprego em grande parte foi devido às crises internacionais, sendo elas: asiática de 1997, argentina de 1990-2000, russa de 1998, mexicana de 1994 e desvalorização do real em 1999 (que não era atrelado ao dólar, visto que a política cambial vigente era de modelo flutuante, gerada por oferta e demanda da moeda interna). FHC fez um governo satisfatório/regular.
Os serviços tendem a ser piores para os quem paga menos, mas a telefonia só foi oferecida para a população que paga menos após a entrada do setor privado. Já esgoto e água encanada continuaram públicos e são inacessíveis pra muita gente até hoje. Porque? Já tivemos governos que gastaram tanto ao ponto de terem problemas com isso e mesmo assim água e esgoto não tem o mesmo alcance da telefonia. Mesmo o Banco do Brasil nunca alcançou todas as cidades. Por que?
Sobre os acidentes ambientais, a Petrobras também teve os seus e muitos com mortes e prejuízos para a vida de milhares de pessoas. Se era uma estatal, faltou administração "com pensamento social" ou fiscalização? Qual motivo?
Sobre o lucro da vale, esse lucro seria o mesmo se fosse administrado com outros fins? A Eletrobrás precisou "salvar" em 2013 e passou a dar prejuízos tão grandes que empurraram a privatização atual cheia de entraves, que confirmada a previsão, vai gerar uma conta futura absurda. Empurraram a conta pro futuro. Por que deu prejuízo?
Outro ponto, se podemos comparar o lucro atual da vale com seu valor de venda lá na década de 90, por que não comparar a arrecadação que ela dá hoje com o lucro que ela dava na época? A quantidade de investimento e empregos que ela gera hoje com aquela época?
Como foi a recuperação dos desastres da Vale em Mariana-MG e os desastres que a Petrobrás produziu em Cubatão-SP ou na Baía de Guanabara? Qual os valores de indenização á população e ao Estado? Qual a velocidade de medidas? A pressão da justiça e da sociedade funcionou sobre a estatal na mesma medida que sobre a empresa privada?
Existe uma discussão muito rica sobre o assunto. Outro ponto que talvez merecesse um tempinho a mais era o FUNDEF. Foi uma mudança muito positiva e tem ótimos trabalhos sobre seus impactos. Outro programa muito importante foi o PETI (programa de erradicação do trabalho infantil). A mudança em regiões agrícolas e mineradoras foi muito forte. Talvez o programa social mais importante desenvolvido durante o governo FHC com forte estímulo do governo federal. Valia ao menos uma nota de rodapé. Outra coisa que merecia citação foi o trabalho da Pastoral da Criança na época, com uma redução da mortalidade infantil de forma brilhante.
O conteúdo de vocês é muito legal e só tenho a agradecer a ajuda que deram no passado. Vejamos a segunda parte.
👏🏻👏🏻👏🏻
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Falou tudo, explicação e boa mas possui vieses
Excelente explicação! Sem os vieses do nosso prof youtuber! Sensacional!!!!
Finalmente alguém que pensa foram da caixa keynesiana de economia. Parabéns.
LEMBRO MUITO BEM DO GOVERNO fernando enrique cardoso , eu trabalhava em uma empresa pequena operando máquinas e ganhava 220,00 por mês , não podia nem sonhar em ter um carro ou uma casa, ou sequer cursar uma faculdade , LuLa entrou e mudou essa realidade ; havia muita diferença salarial , uns ganhavam muito e outros nada ; LuLa é o cara.
Mano eu sou professora de história e vou indicar muito seu canal para meus alunos...só seu canal é verdadeiro 👀
Indica o Plano piloto tbm
Parabéns Professor!!! O senhor é fera !!!!!!
Foi uma época boa na minha vida.
Eu já vinha fazendo sacrifício desde os últimos meses de Collor de Mello e na gestão Itamar Franco.
Na gestão FHC, eu finalmente sai da pobreza. Trabalhei muito, mas compensou. O Plano Real de Itamar Franco/FHC me ajudou muito.
Época boa para quem já vinha lutando, fazendo sacrifício, e trabalhando muito.
Gostei dos benefícios e malefícios. Sempre bom observar os dois lados da moeda.
O que eu mais lembro do governo do FHC de quando eu era criança, era que eu comprava três balas de caramelo por R$0,10 e depois só conseguia comprar uma, fiquei revoltada com ele..rs
inflacao. e bom para os bancos
@@marcelorawls5481 bom para políticos e bancos
@@meirakaique8340 como os bancos ganham ou deixam de ganhar? me explica
@@marcelorawls5481 os juros aumentam, então eles arrecadam mais
Eu lembro dessas balas , elas eram quadradinhas , acho que não vende delas mais!
FHC não era e nunca foi um liberal, mas até para um social democrata o Brasil era muito estatizado
FHC fez um governo de terceira via, o chamado centro. Ele era o correspondente Brasileiro de Bill Clinton e Tony Blair(do reino unido). Mas ele na realidade é mais de esquerda do que o governo que fez.
Obrigado pelas explicações. Somente essa visão romântica do Estado é engraçada. Você explica bem os problemas e conflitos que os políticos geram, mas defende as estatais e serviços geridos por esses mesmos políticos. Se hoje temos internet e estamos vendo seu vídeo pode dar graças a venda da Telebrás e abertura do mercado feita no período de FHC.
1997 lembro do lançamento do primeiro disco do Charlie Brown Jr: transpiração contínua prolongada.
Parabéns pelo trabalho , muito conteúdo construtivo , que Deus te abençoe
Tempos bons esses,do primeiro mandato de FHC.Quase chego a chorar quando penso/lembro dessa época 🥲🥲
Itamar Franco e FHC levantaram esse país
Se as estatais "são do povo" , cadê os nossos dividendos ?
Ninguém nunca nos pergunta sobre a administração empresas ?
Cadê a reunião de membros para sabermos oque está sendo feito com "a minha empresa ?
Professor,complementa essa discussão das privatizações com o tema das parceiras público-privadas e com algo que passou(acredito)a ser mais falado no governo Bolsonaro,que são as concessões,por favor!Ademais,estou ansioso para ver como vai sair a discussão sobre as polêmicas da lava-jato!Um abraço!Gosto de acompanhá-los mesmo depois de anos do meu vestibular!
Estava aguardando ansiosamente
14:52 A Empresa na verdade não é nossa, ela pertence aos políticos, o que foi feito na era FHC foi tirar das mãos dos políticos e entregar para o setor privado, que na grande maioria das vezes administra melhor
😊😊😊
Pior
Resumo Sensacional.
Obrigado
Seria bacana juntar o Daniel e o Walter para falarem de Neoliberalismo e privatização, até porque quando se trata de liberalismo o professor Daniel é O CARA
@Mateus Oliveira Isso mesmo
Excelente aula professor, poderia aprofundar mais nesse questão de privatização.👏🏼👏🏼👏🏼
Minha avó faleceu em outubro de 2012 o SUS entrou em contato para agendar a consulta dela em janeiro de 2013, se o SUS fosse público, talvez tivéssemos tempo.
O SUS é público.
O SUS é público!
@@Gustavo-tv2nq eu sei que é, fui irônico.
@@celinemayumi4164 eu sei que é, fui irônico.
@@higordaniel5622 ata kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk desculpa
Sobre as privatizações: não adianta usar o lucro posterior das privatizações para "justificar" que o Estado deixou de lucrar. Como disse o próprio Walter, o privado visa lucro, por isso que não renderia tanta grana na mão do Estado se ali ficasse. Assim como é contraditório alegar que a visão de lucros não contempla a beneficiação do povo (seria o cliente) e que isso, aumentaria o desemprego. NÃO FAZ O MENOR SENTIDO.
O que aumenta o desemprego, principalmente, é a burocracia, que em muitos casos, vem justamente das regrinhas impostas pelo governo, para minar a concorrência privada e obter vantagens na concorrência.
E nem vamos entrar na história dos cabides de empregos, escândalos, "estatal estratégica pra político", etc, etc...
Países altamente desenvolvidos tem uma regrinha simples: Concorrência = menores preços e serviços melhores. Menos burocracia, mais interesse privado, resultando maior investimento privado e empregos.
Fora isso, é papo de mesa de bar gourmetizado.
O melhor presente dá história do Brasil 👍🏽🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆
Nao
Sim
@@logansilvaalmeida823 Não use o real então!
Que vídeo excelente, eu já vou seguir esse canal. Obrigada RUclips por essa recomendação 🤩
As ações administrativas e econômicas do gaverno FHC foram necessárias. Estudando o regime militar, vemos como o estado era gigantesco, burocrático, endividado e sem a mínima preocupação! Eu não considero FHC um neo liberal, tem muitas privatizações que poderiam ser feitas ainda (Empresas públicas de menos importância com gastos exorbitantes), maior abertura de mercado, e principalmente enxugar muito mais a máquina pública, pois decorrente da ditadura era bizarro o quão complexo é "Gastão" era. E também faltou um foco em liberdade individual como uma das filosofias liberais. No fim das contas, ele só fez um pouco do que se precisava fazer
Eu considero que os governos itamar e Collor conseguiram ser mais liberais que o FHC, no quesito privatização
Concordo
Cara vc e ótimo. Parabéns!!!
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
esperando ansiosamente o vídeo do 2°mandato 🙃
Conheci o canal hoje. Você apresenta muito bem! Está de parabéns! Sério!
Adoro aprender mais. Obrigado pelo conteúdo.
caaara, usaram um trecho do Podpah no vídeo, amo vcs
Quando FHC iniciou na presidência eu tinha 14 anos e quando ele deixou a presidência eu tinha 22 e da para fazer uma avaliação como Brasileiro comum, deixando de.lado avaliação de opositores e opinar apenas como senti o governo:
Minha mãe relatava que o controle da inflação com o.plano real foi inicialmente fantástico , pois comprar algo que custa x e no próximo mês continuar x era novidade .
Segundo ponto , o ministro da saúde José serra , fez um bom trabalho , principalmente no combate a Aids que o Brasil virou referência , via muito isso nos jornais.
E também foi interessante a grande variedade de medicamentos genéricos que até então eram.pouco divulgados, hoje são mais populares que outros tipos de medicamentos , não confio em político nenhum Mas este ministro trabalhou em.prol da nação pois teve vulto seu trabalho.
Outro ponto as telecomunicações , o sistema jurássico da Telebrás, muito atrasado , sua privatização foi determinante para a melhoria das comunicações no Brasil , antes disso uma.linha de telefone era uma fortuna , depois disso qualquer Brasileiro simples podia adquirir uma linha , e ter celular , coisa de rico antes,e ter internet , muita cara no início mas foi barateando.
Os pontos negativos era as taxas bancárias , meu Deus , enormes ,me lembro do governo falando que manteria as taxas altas para que o investimento estrangeiro no Brasil fosse vantajosos para o investidor estrangeiro.
Outro ponto negativo foi que , segundo analistas , com a taxa de juros alta era mais lucrativo comprar papeis do Brasil que trazer empresas para cá , resultado, um desemprego foda , e as empresas pioravam isso cobrando até nome.limpo para empregar alguém
Poderia salientar mais situações mas estas foram as mais marcantes , o governo FHC , na minha opinião como cidadão comum senti o resultado como positivo
Teria sido importantíssimo acrescentar que quando se vende uma estatal, não se arrecada apenas com o valor da venda, mas PRINCIPALMENTE com a arrecadação dos impostos que a empresa passa a pagar! No caso da Vale, por exemplo, em um único ano (não lembro qual) ela pagou entre 4 e 5 bilhões de reais de impostos! Pouco menos da metade do valor total que a empresa valia na época de sua venda!
19:47 Quando o governo deixa de gastar com uma empresa estatal sobra mais dinheiro pra investir em saúde educação e segurança, tem que diminuir o estado em algumas áreas pra poder aumentar a onde mais precisa, que é no social
pena que na prática isso não acontece
Eu não acredito que o FHC, dorme tranquilo vendo a Vale destruindo Minas Gerais. Aqui em Minas vivemos um pesadelo com essa VALE DA MORTE.
Você acha que ela sendo estatal, seria as mil maravilhas? Talvez seria até pior, manchada pela corrupção e com desastres ainda por cima.
O cara acha q sendo estatal ia ser melhor Kkkkkkk
Não tinha Vale em Minas antes de privatizar?
@@lucasaguiar2066 o cara acha que privatização resolve tudo
@Thiago Ele disse que FHC não permitiria isto; não está o culpando. É mais um grito de socorro mesmo.
Muito bom o vídeo, professor
Tu é uma puta referência pra mim cara
Aiai, videozinho novo pra animar minha tarde.. obrigado pro melhor canal do YT❤🤧
Faltou dizer que em 31 de outubro de 1996 aconteceu o acidente trágico com o Fokker 100 da TAM após a decolagem no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, vitimando 99 pessoas que morreram fatalmente, até então era a maior tragédia aérea já ocorrida com a aviação comercial no Brasil e que influenciou muito no governo de FHC.
Será que alguém esqueceu que o Renato Russo morreu nesse ano?
Sobrevivendo no Inferno realmente deu uma cara pro RAP, mas "Nada como um Dia após o Outro Dia" na minha opinião é o melhor disco do grupo.
Tava muito ansiosa pela aula
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 caraiii FHC foi muito foda, não sabia
O governo que estabilizou o país e controlou o pesadelo da inflamação, só que viveu( muito diferente da atual) sabe e, concordo com privatizações embora saber que provoca alguns danos.
que demaisss, a próxima sai quando?
A PRIVATIZAÇÃO GERA EMPREGOS INDIRETAMENTE. E A COM CERTEZA A QUALIDADE DOS SERVIÇOS É MELHOR. OS HOSPITAIS PARTICULARES COM CONVENIO AO SUS É UM EXEMPLO , SEM COMPARAÇÃO AO UM PUBLICO.
O cara que pegou o pais com tudo pra dar certo, e entregou o pais com tudo pra dar errado. Um genio da destruiçao
Realmente a Vale do Rio Doce foi vendia a valores questionáveis, entretanto se for comparar o que ela paga de impostos a municípios, estados e a federação, mais de 16 Bilhões de reais em 2019 segundo o site da Vale mostra que a privatização não é de todo ruim em alguns sentidos. Talvez o maior problema não seja privatizar ou não privatizar, mas sim dos reais interesses de quem está por trás dessas políticas.
Parabéns professor, estava precisando dessa aula....
Deixa tudo na mão do Estado pra vê se isso reflete algo bom na vida do pobre mesmo.
Privatizou uma grande empresa que não dava prejuízo, uma empresa que a população podia ter ações e atualmente mesmo privatizada as telecomunicações não atendem a todo o território nacional com grandes áreas sem sinal.
O problema da estatal é que geralmente é tanta má gestão e corrupção que não é bom para ninguém, ou seja nem pobre nem ricos. Quanto ao setor de telecomunicações existem falhas, é claro, porém antes tínhamos de vender uma carro para termos um telefone fixo e hoje de um engenheiro a um carroceiro todos, ou quase todos tem um celular. A vale cresceu no mínimo três vezes, sem investimento, que o país não tinha, teria virado sucata. Não consigo ver alguma desvantagem da privatização da Usiminas, da CSN etc, das estradas, agora com a novas privatizações reduzirão inclusive o pedágio. Servidor público só quer mamata e bons salários.
Geralmente empresas estatais geram cabides de emprego e muito prejuízo bancado pelo povo 😤
legal seus videos ,gato, me inscrevi.
To maratonando pra um trabalho(E me divertindo) e vi que esse é o último video😪😪
Estamos chegando na virada do milênio haha
Ótima aula professor.
Privatizações em nosso país são mt complexas... e não contribuem para a diminuição das desigualdades crescentes. O Estado não garante uma supervisão eficiente ao meu ver sobre empresas. As tragédias de Mariana e de Brumadinho jamais deveriam ocorrer se as coisas fossem mais sérias por aqui.
Essa alteração da lei para permitir reeleição de cargos do poder executivo (presidente, governador, prefeito) foi das piores. A impressão que dá é que agora eles só se preocupam em tomar medidas para serem reeleitos. A principal preocupação passa a ser apenas medidas imediatistas para poderem usar isso no período de reeleição, aos invés de buscarem medidas sérias para combater nossos problemas reais.
Eu maratonando e procurando o #31 hahahaha
Gostei muito nos vídeos, vou me tornar inscrito.
FOI TENDENCIOSO, mas é sempre bom ouvir outros pontos de vistas.
saber a morte do cantor Leandro da dupla Leandro e Leonardo e Apuração não foi o carnaval Emílio e Edvaldo Luiz Contes dos santos e o BHbus
Tem lugar que a Uber não chega, porém chega ônibus(Empresa privada). A privatização é tão boa, que uma empresa privada é relativizada com outra privada.
Estatal NAO É empresa do povo! É empresa do governo, como o próprio nome diz, do Estado!
Eu tinha esse quebra-cabeça. kkkkkkk
*Essa época foi mtio difícil hein*
Pq as pessoas forçam tanto que foi um governo polêmico já economia
Deu muito certo a economia de FHC fez um sucesso o plano real estabilizou a economia. Fez o estado conter seus gastos absurdos com as estatais ineficiente. Fez grandes reformas
Musica :mamonas assina e E Thauw !!
Comparado com hj ...tem os lados bom e os ruins !!
Eu vivi a época. Foi o melhor presidente do Brasil até aqui.
O" povo" depende do governo, por que o governo as faz dependentes, se elas tivessem o conhecimento que deveriam ter, com certeza seria diferente. Exemplo: não aprendemos o principal nas escolas, Finanças, Política (Não Partidaria) e cidadania.
21:50
Privatização é bom? Ss!
Mas privatização + monopólio da área, nas mãos privadas, é extremamente maléfico.
O mais indicado é q, em casos de privatizações, além de vender a estatal, tmb tem q se abrir o setor para incentivar a concorrência.
Outros benefícios é tirar a estatal da mão do Estado, fazendo com q ela n seja fruto de corrupção, cabides de empregos, compra de votos, etc.
Como assim quando privativa a empresa, ela deixa de ser "nossa"?
Nasci no ano q ele se tornou presidente. 1995
20:43 ou seja ela tá pegando do nosso dinheiro de qualquer jeito 20:50 como se a estatais oferecessem serviço de qualidade e eficiente pros pobres kkkkk
22:23 o busão chega na minha casa demora pra caramba a cada 1hr tem um isso pq eu moro muito longe do centro
Se não fosse o uber eu tava frito!!
O deboche falando que banqueiro no Brasil sofre kkkkkkk
22:28 privatização geral. Eu sou desadinheirado. Privatisa geral
Só a favor da privatização por que os funcionário querem ser patrão..quer manda e vira dismantelo tortal.
Nessa época chegava o celular ao Brasil também.
Eu usava o computador no trabalho para usar a internet.
Privatizações e cortes de impostos são as melhores coisas que o governo pode fazer para seus escravos .
Fernando privatizou as telecomunicações, por isso temos celular com internet.
Minha professora de português disse que FHC , beneficiou mais os ricos de que os pobres !
Mentira! o plano real Fez o dinheiro dos pobres se valorizarem, e com isso eles conseguirem comprar mais coisas, e ele ainda fez programas sociais para os mais pobres, o indice de Extrema pobreza caiu
@@JonatasRafael38 Aonde que o dinheiro se valorizou? Praticamente tornou nossa moeda ainda mais dependente do dólar americano, que é um papel pintado sem lastro algum. Se acontece alguma desvalorização do dólar, sobra pra gente aqui do Brasil e essa guerra entre Rússia e EUA (na pele da Ucrania) está provando isso. Pelo contrario, a pobreza EXPLODIU, pois as privatizacoes deixaram um mar de desempregados, que até hoje não receberam. Isso sem falar da submissão nojenta ao qual nosso país se prestou e presta até hoje, deixando de ter soberania, de ser uma potência industrial pra ser uma colônia agraria, que só exporta commodities.
@@pedrogomes4491 então era melhor ter inflação de mais 100%.
@@marcelodonascimnetofialho7087 Não vai demorar muito pra termos isso de novo, do jeito que anda a situação do dólar e com um Banco Central autônomo, pra não dizer privatizado. Ou você esqueceu que Campos Neto, agora decide sozinho sobre a política de juros?
@@marcelodonascimnetofialho7087 Esqueceu que quanto maiores os juros, maiores as tendências de aumento da inflação? Insistindo nessa mentira que é preciso mante los altos para baixar a inflação é o mesmo que dizer que 2 + 2 = 5.
Sou a favor 100% da privatizacao. Melhor presidente disparado.
Acho que só existe Lula e Bolsonaro porque ninguém fala do governo antes de Lula
Eu vendo essa aula e minha vó gritando o quanto o cara era ladrão kkkk
Quando esse cara era presidente nordestino pobre não comia carne bovina 🍖; Quando alguém queria falar que alguém era bem de vida dizia assim:olha! Fulano come carne
E pior que 1989 e 1998 tinha 2 turnos, mas 1994 não. Porque será? Vou pesquisar depois.
Na vdd 94 teve segundo turno sim entre Lula e FHC. 98 não houve pq FHC ganho disparado no primeiro turno.
E nós gritávamos... fora FHC!!
O problema não é a privatização,o problema da estatal é que os políticos colocam amigos e cabos eleitorais pra mamarem juntos e isto sai caro,não investem e tambm não cobram melhores serviços das privadas.
Sou totalmente a favor das privatizaçoes
Empresa pública, ou seja empresa nossa kkkkk, piada né? Onde o povo é dono de alguma coisa nesse país.
Titanic foi lançado em 97
Exemplo de privatização,estádio do Corinthians!
Tem que pagar isso sim rs
Na verdade , o mandato era de cinco anos. Com a reeleição passou pra quatro cada nandato.
Acha marmelo pra mim eu sei que vc esta me vendo tupim jiboia cachoeira salvador ba josenilda santos de jesus❤❤❤❤❤❤1❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤te amo fhc❤❤❤❤❤❤❤
1995 foi o ano que eu nasci. 😮😂
Eu enchi um cofrinho da caixa de moeda pra comprar um melocoton
Gostem ou não, FHC foi o melhor presidente da história dessa ilha!
Sim!
Fui o curso windws 95 kkkkk de informatica
Renato Russo morreu em outubro de 1996
Nunca votei nesse elemento chamado FHC.
Fernando Enrique falou todos aposentados e vagabundos pensando bem ele não erro ele falou averdade o eu estou mentindo b a h tchê