Nasci em 2000 e passei a adolescência sendo o único garoto que curtia Rock na escola, e no bairro, tinha uma época que isso me chateava, não entendia porque justo na minha geração o Rock foi chutado da mídia e nenhum colega curtia, até que cansei de esperar pela mídia, e mergulhei no underground onde descobri bandas muito boas. O Rock continua acontecendo no Brasil ele só ficou mais nichado, se gosta você precisa ir atrás.
Curioso. Na minha cidade, o que mais tinha eram os mlks de 99 e 2000 que eram "rockeiros". Uma maioria esmagadora, na verdade. Metaleiros, emos... Até hoje a galera de 2000 aqui compreende a grande maioria do pessoal que gosta de Rock. Minha irmã é de 2000 e ama rock. Meu irmão é de 2006 e ama rock... Enfim...
Concordo com vc! Eu tenho 35. Comecei a ouvir Rock com 11 anos, com pop rock, depois fui pro lado mais extremo, e até hoje ouço alto e em bom som. Tô nem aí com meus vizinhos. Viva o Rock🤘🎸
@@eltonrochanunes1786 eita! Anos 60 nasceram o Kiss, Led Zepellin, Rolling Stones, Beatles, Creedence Revival...anos 50, Elvis, Chuck Berry, ELO....sdds.
Eu por exemplo gosto da banda Alter Bridge, que é basicamente a mesma do Creed, trocando o vocalista e a filosofia musical. Redescobri em 2005 assistindo um clipe de nome "Broken Wings" na casa do meu primo. Fui atrás e e comprei o primeiro e o segundo álbuns em CD e atualmente a banda lançou o 7° álbum de estúdio em 2022 de nome "Pawns & Kings"
Em 1987 eu era integrante de uma banda de Rock chamada Bia Sihon . Gravamos um disco pela Lup Som , gravadora já extinta . Tocamos no café piu piu , Qg Gabis , teatro Mambembe e muitos outros lugares . Tentamos o perdidos na noite , mas sem sucesso . O melhor que conseguimos foi algumas aparições na cultuada 89 FM . Foi legal , valeu cada segundo e tenho orgulho de ter participado da História do Rock Nacional .
Vc então deve ter entre 55 a 60 anos d idade, rs. Eu tbm já tocava em várias bandas naquela época, tbm tive canções tocando em programações de rádios, tbm gravamos discos de vinil, enfim, os anos 80 foram demais!Principalmente quando surgiu a rádio Fluminense Fm (RJ) em 1982, onde praticamente a maioria dessas bandas citadas nesse vídeo, começaram aí, enviando fitas demo para os programadores. Alguns já tinham seus trabalhos em vinil e a atenção com esses acabavam sendo maiores. Mas os que sobreviveram até hoje e se tornaram famosos, como o Paralamas, o Kid Abelha, por ex, enviavam para a rádio fitas demos! Enfim, a maioria fazia assim. Foram bons tempos! Foi uma década de muitos sonhos, só quem viveu, sabe!
Pois é Flávio, tenho 60 anos e tive o prazer de viver os incríveis anos 80 .eu era "Rato de Camarim " Rs.. e fiz amizade com o Herbert Viana quando os paralamas nem sonhavam em ser famosos , conversei muito com o Lobão ,o Roger do Ultraje a Rigor , Todos muito gente fina na mesma balada . Eu era guitarrista e quando o Bia Sihon acabou em 90 eu formei uma banda cover do RUSH com meus amigos de balada que tocavam na garagem . A banda se chamava ALVOS FALSOS e ai tocava oque eu realmente gostava . Lavei a alma tocando Rock de Primeira . É uma pena que essa nova geração nunca vai saber oque era tudo aquilo e talvez nunca mais vai se repetir. Abraços ..
Cresci ouvindo Raul, Zé Ramalho, Bob Marley... e na mesma década de 80, vi o Rock Nacional nascer. Blitz, Gang 90, Kid Abelha... passam nas rádios incessantemente. Foi a era de ouro.
@@maxswellavelinooficial2222 infelizmente a incitação a violência de 2010 pra cá só foi crescendo mais e é isso que as produtoras tem incentivado cada vez mais, mas perece que de 2018 pra ca agora a moda é LGTVHD3D e os noia com "poesia acústica" que nada é que o ragge no seu lado mais lixo.
@@juniorchavesopicassodeyahu988o rock só esteve no mainstream com os Beatles! Depois só ficou como contracultura. O metal e o punk (que são os mais famosos), sempre foi coisa de jovem rebelde sabe. E começou na geração Z na pandemia, tudo normal até agora. Quem fala que o rock morreu, tem que levar mais tiro que o dimebag e o John juntos!
Год назад+140
o Rock é um modo de vida pra muita gente. Isso nunca vai morrer. E além disso, a gente valoriza muito as musicas de outras décadas, o que torna o rock mais longevo ainda
Exatamente, eu era adolescente na época. Foi um negócio impressionante, eu cantava e já logo entrei para algumas bandas , fazendo cover da Legião, Titãs, RPM , Paralamas, Capital, Camisa de Vênus, etc. Foi um tempo muito legal e eu no auge dos 17 anos , me divertí pra caramba. Logo vieram desafios mais complexos, eu era vocal e partí para Iron Maiden, Guns'nRoses , Pink Floyd, Black Sabath, Deep Purple, Skid Row , Alice in Chains, etc. Foi assim até os 39 anos, quando me casei , formei família e decidi que era hora de "pendurar " o microfone. Foram bons tempos, muitas recordações.
Sou grato demais por ter nascido no início dos anos 90. Peguei todas as bandas que faziam sucesso na época, Charlie Brown, Raimundos, planet hemp, mamonas, Chico science, sepultura na era roots... Que época! Tocava rock na tv aberta Brasileira de boas kkkkkk hoje é só funk, pop e sertanejo... Uma pena...
existe funk bom, mas eu entendo muitas pessoas não curtirem, porque enquanto tem mcs com letras fantásticas como o neguinho do caxeta, tem mcs com letras horriveis como o mc ig, eu não tenho nada contra quem escuta pq os próprios mamonas tem algumas letras ruins, porém a música funciona faz você querer mexer o corpo, essa é a parada, gente que não sabe admitir que escuta música ruim, e não reconhece oque tem de bom e oque tem ruim, ou eles ficam variando demais, na maioria das vezes é só droga,buceta e dinheiro, raramente é uma mensagem que faz a pessoa refletir,ou que soma porque passa um ensinamento, nesse momento devemos deixar de lado a qualidade sonora e dar valor ao que tem valor, é simples, mesmo que não goste da voz de um cantor, não só por isso que ele não possa escrever boas letras, eu espero que um dia eles se preocupem mais em "passar a visão"
Estranho como as bandas dos anos 70 sempre são omitidas nestes vídeos sobre o rock nacional. Made in Brazil, O Terço, Casa Das Máquinas, Patrulha do Espaço.... é como se nada disso tivesse existido.
Nasci nos anos 70 e desde essa época eu curtia rock através de minha mãe como Elvis, Beatles, e do rock nacional ela curtia Roberto Carlos e Celly Campelo que é da minha cidade natal, Taubaté. Desde então me apaixonei por esse estilo e procurava ouvir e conhecer outras bandas como o Kiss que foi a banda mais pesada que eu já tinha ouvido desde então. No começo dos anos 80 a Blitz e Gang 90 já faziam um certo sucesso nas rádios e TV com a influência da new wave na época. Depois surgiram bandas como Metrô, Kid Abelha e tal. Ultraje a Rigor com Inútil foi um grande hit no começo dessa época. Mas o rock nacional ganhou corpo mesmo depois de 85 com a Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ira, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Capital Inicial, RPM, Engenheiros do Hawai e etc... Mas o grande rei do rock brazuca será sempre o maluco beleza Raul Seixas. Sobre as bandas dos anos 90 a que eu mais gostava era o Raimundos, pois as outras eu achava meio chatinhas. Mas também eu ouvia muitas bandas de punk rock do underground como Garotos Podres e Ratos de Porão e depois bandas de metal como Sepultura. Hoje as bandas de rock nacional que mais curto são do underground e do estilo post-punk, gothic rock... enfim, mais da cena gótica mesmo. O Rock In Rio de 1985 foi realmente um grande marco para o rock no Brasil, pois que teve mais visibilidade e relevância a partir de então. Lembro que nessa época rock era considerado música do diabo e quem gostava era tido como satanista ou drogado, ideia que perdurou até os anos 90 e que acabei sofrendo preconceito por causa disso. Mas esse tipo de crítica só ajudava ainda mais a aumentar a fama das bandas e a relevância do rock na mídia.
Em compensação o funk cheio de palavrão e putaria é disseminado até na tv lixo aberta, meninada rebolando no RUclips, só quem odeia é quem ainda tem o mínimo senso crítico musical, em outras palavras, ouvido não virou pinico !!!
O rock ou Pop rock e os sub-estilos do metal não vão voltar mais a mídia pois ficou muito careta,, ou seja, virou "coisa de velho" e o que faz a coisa acontecer são justamente os jovens que consomem mais música e shows. E isso é culpa de muitos rockers/bangers que sempre criticavam uma banda de rock/metal que tentasse fazer uma canção mais festeira/canalha pois para esses xiitas o rock/metal só tinha que ter l"etras sérias" ou de revolta. A maioria dos jovens querem curtir a juventude e dançar e não tão somente gritar contra o mundo ou ficarem deprimidas em seus quartos. O rock perdeu a alegria e a sensualidade originais. O rock/metal estão se tornando parecidos com o Jazz. Só gente velha ou madura curte (e alguns jovens)
Nesses anos de pandemia a internet deu uma recuperada no rock (digo isso vendo a geração mais nova dentro de redes como o tiktok) mas ao invés de recuperar o nacional, acabaram por viralizar algumas bandas internacionais mesmo... mas é engraçado que com o "fim" da pandemia já deu pra ver uma queda nessa tendência do rock de novo. Acho que vai ser difícil o rock voltar a ser mainstream aqui no Brasil :((
Eu lembro que em 2005 o CPM22 fazia sucesso com "Irreversível",o Tihuanna fazia sucesso com "Renata"(e mais tarde com "Tropa de Elite",muito por causa do filme homônimo).Lembro da Pitty também.Eu cresci na década de 2000,e acho que essa foi a última década onde o Rock ainda aparecia na mídia. Todos esses artistas citados eu ouvia pela rádio.Na época,eu ia pra escola de van e a rádio dentro da van tocava esses artistas.
Que vídeo incrível e que retrospectiva! Amei muito. Sou de 92 e desde a minha pré adolescência curto rock, e, no que depender de mim, não, o rock não morreu de jeito nenhum. Sigamos!
Muito boa sua colocação sobre esse assunto, o rock sempre esteve no seu lugar ( underground) mas houve uma época em que ele foi mais divulgado para toda a sociedade. Parabéns pelo vídeo 🥰
Eu sigo Regis Tadeu, porque o cara conhece muito de música, e já tinha visto ele falar isso no canal dele, que o rock Brasil era empurrado pelas gravadoras via Jaba, hoje acontece algo um pouco parecido com funk e sertanojo!
Verdade hein. Já não existe mais qualidade no meio sertanejo! Mas eu falo de letras e a própria identidade e essência sertaneja. O sertanejo dos 80's e dos anos 90's eram muito diferentes um do outros principalmente a estética,mas de fato eram muito bons! Havia musicalidade, letras que falavam sobre fazenda, amor,família e tinha sim temas como bebida e traição, mas nada comparado como hoje. O sertanejo que chamam de universitário hoje a estética de tudo eh igual. Pura cópia,conteudo fraquissimo, cada um pior q o outro!!!
@@gabysojb esse mesmo raciocínio serve pro pagode também. O pagode 90 é riquíssimo, cada grupo e cantor tinha sua identidade, seus temas… agora é tudo igual, criou-se um padrão mt ruim em que todos são iguais, com a mesma voz e falando a msm coisa.
@@tcampos_ Sim,mas na verdade o pagode se vc for ver ainda está menos pior doq o sertanejo se levar em consideração a identidade q o sertanejo raiz e os dos anos 90 tinha. Mas realmente o pagode hoje está diferente e com muita influência do funk
Tem uma entrevista em que o Dinho do Capital Inicial confirma essa história de que pra tocar no programa do Chacrinha os artistas tinham que tocar de graça nas periferias e a grana era embolsada pelo filho do "Velho Guerreiro".
Olá, caí aqui d paraquedas, o rock jamais morrerá, pelo menos dentro d mim, ele está sempre vivo, sempre ouço nas minhas resenhas aqui em casa, mesmo com alguns repúdios d "amigos" mas ele continua sempre forte na minha vida, principalmente os anos 80
Com 56 anos, vi e vivi muitas mudanças no rock, mas continuo fã do tradicional e do bom e velho heavy metal!!! Não consigo engolir certas bandas...!!! Curtindo sempre o Caixa Véia!
Já dizia Elis: "É você que ama o passado e que não vê. É você que ama o passado e que não vê. Que o novo sempre vem." Aí eu pergunto: como não amar essa coisa toda, tantas ideias, tantos talentos, bandas e cantores que eram verdadeiros gênios musicais? Amo muito tudo isso. RaulZito falou: "Tudo quanto é velho eles botam pr'eu ouvir. E tanta coisa nova jogam fora sem curtir." Porém, vendo o cenário atual, acho que Elis e Raul infelizmente erraram em esperar coisas boas para o futuro. Tenho muita dificuldade em achar coisa boa após 2000. Finalizando, gostaria de parabenizá-lo pelo vídeo e agradecer por tantas lembranças boas que você desenterrou! Acabou de conseguir um novo seguidor.
Tem entrevista roda viva Elis Regina falando da nova música dizendo que adorava Diversões eletrônicas do Arrigo Barnabé mas ela já era de outra geração e ficaria estranho ela se meter com a molecada nova " deixa eles virem eu já fiz o meu papel" agora é hora dessa nova geração.
Brother, parabéns pelo texto na medida! Passeou pela história do rock brasileiro com informações elementares e precisas, alinhavando as épocas com maestria. Simples, objetiva e, ao mesmo tempo, robusta: ótima abordagem!!!
Basicamente, para um artista fazer sucesso, é preciso que sua música chegue nas massas, sendo impulsionado na TV, nas redes sociais e na mídia em geral. Isso custa $$, muiiito $$, e só as gravadoras (ou na era da internet, as distribuidoras) tem grana pra bancar isso, os próprios artistas não. Então as gravadoras só irão investir toda essa grana em artistas que elas sabem que fazem música que a maior parte do povão irá consumir, e nesse aspecto, o rock se torna inviável, já que no Brasil, a put@ria aliado ao ritmo dançante é o que vai bombar, coisa que o rock apesar da sua versatilidade, não se encaixa bem nesses quesitos, sendo o Funk e Sertanejo Universitário muito mais apropriado para cair no gosto do povão imbecializado.
Concordo com tudo o que escreveste. Nós aqui em Portugal só tivemos o Rock no auge do início dos anos 80 até mais ou menos à meio dos anos 90. Desde lá para cá, temos uma banda ou duas, mas mesmo assim muito longe o que essas bandas tiveram. Vocês aí no Brasil pelo menos tiveram até ao início dos anos 2000. No que diz respeito ao Heavy Metal, nunca tivemos uma banda mainstream sequer. Nem os Moonspell, que são a nossa mais famosa, não tem. Devido a isso têm que procurar mais reconhecimento internacional ou eram renegados ao esquecimento.
Caraio Barba que vídeo foda, sou de 1981 e vi minha vida i8nteira passar com esse vídeo, e essa parada das gravadoras financiarem essas apresentação na grande midia, era uma coisa que eu não sabia, fiquei com feliz com esse video. é meus amigos do mundo do rock ainda tem muita coisa boa e só depende de nós pra manter o rock sempre vivo!!! abraços Barba teu trampo é foda demais !!!
Nasci em 71, em 82 ganhei uma fita cassete que mudou minha vida, ouvi anos sem saber oque era, e vim a descobrir que era Iron Maiden, foi amor a primeira ouvida. Não sofro de nostalgia e aproveito todas as fases do Rock, e na minha opinião, hoje se faz algo maravilhoso na musica
Realmente é uma triste verdade... Eu mesmo tenho uma banda de new metal chamada STRADA STREITA existente há quase 20 anos. Com essas mudanças sentimos na pele a falta de um espaço mais tangível... Ainda mais sendo uma banda carioca... Por outro lado também há conquistas como ficarmos em segundo lugar no concurso de bandas que o Dinho Ouro Preto organizou em seu canal no RUclips. Para nós vlw demais... E por podermos lançar nosso disco, intitulado "Certeza", que segue disponível nas plataformas digitais... Fica o convite pra galera e a vc, Barba. Sucesso no canal!
Mano, vc fechou com chave de ouro, parabéns.. sua fala final foi a cereja do bolo.. Galerinha que fica "antenada" em rádios e TV's esperando por bandas de "rock", vão ficar sem saber o que é rock.. Realmente, tem de garimpar, procurar, e no Underground tem de tudo para todos...
Quem era adolescente na época do rock brasileiro foi muito feliz, bate cabeça ouvindo um Ramones no caso o rock brasileiro com muita qualidade com músicas inteligentes e tal. Encontrar com as gatinhas pra dá uns beijos, sair com os amigos pra bestar nas pracinhas e falar de jogos de videogames. Era uma época mais simples sem tantas banalidades.
Era bem assim mesmo 👍, vivi essa época também , não tínhamos informações com tanta facilidade que os celulares hoje nos proporciona , mais tudo que sabíamos era vindo da boca na roda de amigos … início dos anos 90 com muita influência de bandas como ramones , Nirvana e Green Day .. saudades
Sou muito grata por ser adolescente nos anos 90, cresci na época de ouro do rock nacional e não consigo ver sentido nessas porcarias que atraem a molecada de hj. Sinto pena deles por terem uma referência tão boa quanto nós tivemos.
Depois que a mtv morreu, o rock nacional saiu do mainstream, eu acho que o último suspiro foi aquela geração de bandas, tipo restart, cine, apesar de serem bandas voltadas mais para o público infantil, pré adolescente, mas foram os últimos grupos, que continham guitarra, baixo e bateria a fazer sucesso.
@@Diasribeiro LS Jack banda grande? Só aparecia na mídia por causa de ser banda de apoio no programa da Xuxa, se teve uma ou duas músicas de "sucesso" foi muito, a maior exposição foi por causa do problema de saúde do vocalista. Capital Inicial, Charlie Brown Jr, por exemplo, fizeram muito mais nesse período que você mencionou. Tenho 51 anos, só tenho conhecimento de Restart por causa que minha filha, na época criança, gostava.
Aqui no RS tinha os Engenheiros, TNT, Os Cascavelletes, Garotos da Rua, Júpiter Maçã, Os Replicantes e por aí vai. Eu sou da geração 00 mas ouço mt o rock gaúcho dos anos 80 e 90.
@@humbertonunespinheiro6265 Opinião é opinião, meu amigo. Os Engenheiros são os de maior qualidade, letras mais poéticas... Mas pra ouvir eu prefiro TNT e Cascavelettes que tem um som mais "rock n roll"
Moro em San Francisco há 6 anos e uma grata surpresa que tive aqui foi descobrir as pessoas ouvindo o mais puro Rock’n’roll dos anos 80 e 90 em seus carros.
Mas mesmo aqui no Brasil o que eu mais vejo em sp é gente ouvindo Classic rock em seus carros. Pelo menos no meu círculo de convivência, o rock não morreu.
6:52 teve também o lendário Robertinho de recife e seu álbum Metalmania, onde ele basicamente vira o Eddie Van Halen brazuca kkkkkkkkkkkk Vale muito a pena escutar o disco caso goste do Van Halen Edição: Atualmente ele trabalha tocando guitarra nos álbuns do Zé Ramalho, tanto que ele até participou do último álbum dele de 2022, o Ateu Psicodélico
Bidê ou Balde foi a única banda desconhecida por mim nesse vídeo... Estou tão orgulhoso de mim mesmo e do rock brasileiro... 🔥🤘🏼 Vídeo fodinha... Lembrei de altos rolês... 👊🏻
Cara o rock brasileiro teve sua época de ouro... Porém cara depois que comecei a ouvir a Radio Nova Brasil Aqui em São Paulo mato a saudade dessas músicas tudo o dia todo rodando e ouvindo essas músicas tops Vídeo muito bom Abs
E tem mais, Não Religião, Sexo Explícito que depois o vocalista formou o Pato Fu e Uns e Outros. E vc, ouve o que? Tem cara de ser um idiota que houve funk.
@@pauloricardosantanasantana2140 eu ouço os the karko Tudor, a volta dos que não foram, os careca cabeludo, a minha mãe é virgem, ela é de quatro etc.
Poh Barba , você é demais cara , nostalgia boa demais vê o jeito que você comenta as melhores épocas da música , tem gente que diz que a melhor época foi os anos 80 e 90 . Eu acho que se a pessoa souber garimpar vai descobrir que todas as épocas existem bandas boas é que a mídia tradicional não dá mais abertura pra elas e quer por guela abaixo das pessoas essas porcarias de funk , sertanojo e por aí vai .
Sobre o Rio Grande do Sul, senti falta de Garotos da Rua, Cachorro Grande e Jupiter Maçã...Aliás, acho que daria um vídeo só com bandas daqui. Gratidão pelo vídeo maravilhoso!!!
Replicantes, mistura de rock e punk é excelente, Charlie Brown Jr também tem coisas de qualidade, Legião é do coração, os primeiros discos. O Skank tem coisas boas também. 🤔 A capa da coletânea SP Metal, que eu tinha esquecido, deu uma grande saudade de quando era adolescente rockeiro. 😁 Excelente video, bastante completo, desde as origens do rock, parabéns. 🙂
Oi galera! Se assunto é Historia do Rock brasuka então pulamos os anos 70 no qual álbuns e shows incríveis foram produzidos. Fui no Festival de Iacanga em 1975 (tenho 68 anos), trabalhei como técnico no Som Nosso e em shows (daTransaSom do Edu SP, Val&Val Sound SP - 75-76). Aconteceram: os shows na Geodésica do Ibirapuera em 72, Mutantes no: parque da Aclimação 72 e no TUCA-PUC-SP 75, as Temporadas de shows no Teatro Bandeirantes de 72 a 76 (o nosso Filmore East brasileiro) do Terço, Som Nosso, Apokalipse, projeto Banana Progressiva e etc... Trabalhei como técnico em dois grandes shows que reuniram a maioria das bandas da época (as já aqui citadas entre outras como Terreno Baldio, Bicho da Seda, Sindicato, Joelho de Porco e etc...) no Ginásio da PORTUGUESA e depois do CORINTHIANS em 76.Todos lotados assim como nos teatros. Tutti Fruti e o Made no Teatro Zácaro SP. Enfim falta informação que só havia em revistas de música como: POP, Rock a História e a Gloria, Canja, Revista Musica, Som 3 e outras (vistas hoje no You Tube ) e os fanzines pois não existiam nem as Camcordes para gravar vídeos. Roqueiro (Hippies) naquela época 60/70 eram tidos como subversivos (Regime militar). Procurem conhecer: Lar de Maravilhas, 1974, Sinal da Paranóia, Pra Lennon e McCartney enfim a lista desses sons e bandas SERIAM ENORMES e com muito MAIS QUALIDADE MUSICAL, creiam-me, vale pesquisar. Nos anos 80 trabalhei como técnico no Violeta de Outono no Sesc Pompéia (programa Fábrica do Som da Cultura). Um abração... Paz, Saúde e Amor a Todos (as).
Grande Barba. Nos anos 60 curti a tal Jovem Guarda(chata). Nos anos 70 curti Mutantes, Rita Lee, O Terço, Porão 99,etc. Nos anos 80 curti Paralamas, Legião, Titãs, Ultraje, Kid Abelha, Camisa de Vênus, Lulu Santos, Engenheiros, etc. Rock in Rio, Hollywood Rock, etc. Já nos anos 90 o Rock e Pop Rock nacional desandou. TUDO VALEU À PENA. Grande abraço Querido
@@chacal_attomadsumusbrp705 pois as gravadoras e a TV viram que não era financeiramente viável o rock, aí migrou para o pagode e sertanejo. A mesma coisa acontece hoje com o funk e o sertanejo universitário.
Dentre as bandas de punk rock dos anos 80 senti a falta do Detrito Federal no vídeo e entre as de Metal faltou o Overdose de BH, que gravou seu primeiro LP junto com o Sepultura pela Cogumelo Records, cada banda com um lado do disco.
Lembro nos anos 2000 até 2005 era carissimo comprar um disco de alguma banda, comprei o do QOTSA aquele da capa vermelha por mais ou menos 50 reais, ok vinha os encartes era massa e a qualidade do som era excelente. Mas hoje pqp, a gente tem tudo nas plataformas de streaming por menos de 50 conto , sinceramente sou muito feliz por isso, e garimpando bem vc sempre vai achar algo inesperado.
Conteúdo muito massa !! Pra quem não sabe oque sao anos 80 e 90 no rock nacional, a nostalgia esta aqui !! Só faltou ( RPM ) que foi uma banda rock estourada na sua epoca !!!
Não é uma crítica e nem reclamação, mas p deixar o vídeo mais completo faltou comentar sobre o cenário carioca do rock nos anos 80, com Blitz, Paralamas, Barão, Biquíni, e até mesmo nosso querido Léo Jaime. Excelente vídeo, Barba! Tamo junto!
Anos 80 as bandas brasileiras eram ricas em letras Uns e outros ou nenhum de nós, RPM, Barão vermelho, Paralagmas do sucesso, Placa luminosa, Ultraje a rigor, Roupa nova etc etc etc
@Márcio Santos DM ele tinha seu público. A Banda ficou Mais Pop. Devido O Álbum 1990! Porque as músicas tocou muito na MTV. New Order Foi no mesmo Balaio. The Cure, Ficou Pop devido o Álbum de 1986!
Quando uma pessoa conhece, entende e sabe o que fala, só podemos parabenizá-la! É o melhor mini documentário sobre rock brazuka que que ví. Nasci em 71 e ví o rock nacional nascer. Tenho uma banda NOVA de post-punk RazãoEmFúria isso prova que nenhum estilo de rock morreu. Parabéns pela matéria! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Quem curtiu bem a década de 80 deve ter hoje no mínimo entre 55 a 60 anos d idade, rs. Eu já tocava em várias bandas naquela época, tive canções (rock, hard, heavy) tocando em programações de rádios, gravamos discos de vinil, faziamos muitos shows em locais super lotados, enfim, os anos 80 foram demais, eu conseguiria escrever um livro sobre aquela década, ao qual sou um eterno fã! E em se tratando de rock, eu não poderia deixar de citar o surgimento da rádio Fluminense Fm (RJ) em 1982, onde praticamente a maioria dessas bandas citadas nesse vídeo, começaram a se tornarem famosas através dela, enviando fitas demo para os programadores. Alguns já tinham seus trabalhos em vinil e a atenção com esses acabavam sendo maiores. Mas haviam bandas q se tornaram famosas, como o Paralamas, o Kid Abelha, por ex, q enviavam para a rádio fitas demos! Enfim, a maioria fazia assim. Foram bons tempos e difíceis tbm, tempos d poucas informações sobre tudo, principalmente sobre música, sobre as bandas lá de fora (a não ser pelas caríssimas revistas importadas em bancas especializadas). Não existia celular, nem internet e somente rico tinha telefone em casa, pois custava basicamente o preço de 2 carros zero. Mesmo assim dá saudades, foram tempos d muitos sonhos, sonho d ver de perto nossos ídolos no primeiro Rock In Rio, sonho de nos tornarmos famosos com nossas bandas e ganharmos muito dinheiro tocando rock. Enfim, só quem viveu aquela década em sua total plenitude, (especialmente nós Músicos), sabemos e sentimos muitas, muuitas saudades!
resumindo, só quem teve a oportunidade de viver os anos 90 sabe q foi a melhor época de todos os tempos, amizade, as mina, o rock, tudo foi intenso, só quem viveu sabe, 30 anos já se passaram, e ainda ouvimos elas intensamente
Sou de 2001 e hj em dia sou o único dos meus amigos que ainda e escuta rock com frequência a uns 10 anos atrás eu tinha uns amigos que ouvia o problema e que depois de um tempo eles foram deixando de lado e eu firme e forte descobrindo bandas novas todos os dias e escutando bandas novas tmb
A questão é que a mídia tradicional morreu véio, e o rock tá muito atrás em questão de modelo de negócio. A galera travou naquele lance de "assinar contrato e estourar" isso não existe mais! Nem a televisão tem mais o mesmo impacto que antes. Vivemos um tempo ruim para se tornar um "rockstar" no entanto vivemos um ótimo momento para músicos independentes terem uma carreira se forem espertos e souberem como tralhar nas redes sociais. E por último, foquem em música para a nova geração bandas! Tentem conquistar a molecada, a molecada compra ingresso, compra camisa e curte o som. Se depender dos "macaco véio truezão" o rock não vai pra frente e vocês vão morrer de fome 😂 porque ses sabem né que o público tradicional de rock é escroto demais
Como jovem que curte rock, concordo que os tiozões rockeiros são muito babacas. Muito mente fechada e não importa o que você goste, eles sempre tentam diminuir e dizer que o deles é perfeito.
Eu, como since 80's, curti muito esse vídeo. Não foi novidade esse lance das bandas aparecerem porque a verba era injetada pra isso... Acontece em todas as linhas musicais, vide o sertanejo e o funk que é só o que rola agora. Ficou uma expressão ressoando aqui na caixola: "máfia do dendê" 😂😂😂 muito bom isso cara. Top, parabéns pelo vídeo. Uma bela linha temporal.
Tive sorte de nascer em 93. Criança eu ouvia muito freestyle e dance music da época dos anos 90, depois em 96 ouvia Rap e dancei até Break Dance. Mas o Metal Extremo tava no DNA. Em 98 passei para o Metal por Iron, Metallica e Guns. Em 2000 tive uma banda de Black Metal. A gente tocava em tudo que era buraco. Curto Metal agora aos 40 anos. Mas, o Underground ainda esta firme e forte. Só não uso mais camisetas de bandas. mas todo dia ouço minhas podreiras.
Fala, Barba! Sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas já que vc falou de bandas de pop punk como o Blink, The Offspring e Green Day, seria legal ter um vídeo sobre o Sum 41. Acho o som deles muito bom, e é um pouco difícil achar informações em vídeo da forma que vc faz
Também pedi pra ele fazer sobre o Sum 41. É minha segunda banda favorita, e tenho até sugestão para o título do vídeo: "Sum 41: A banda de pop punk que não é pop punk"
Obrigado por nos me dar tantas informações excelentes e imagens vídeos sobre a História da música Brasileira Rock e afins... Abraços pra todos aí Laurindo Teixeira de Belo Horizonte MG Brasil, Músico Amador... Meus Muitos Parabéns
Quem sustentou o rock no Brasil foi a finada MTV Brasil depois que ela se foi somente quem procura na internet acha porque são poucas as rádios rock no Brasil 😔
Legião Urbana nunca forçou a barra e rejeitou a televisão, venderem tantos discos e optaram por diminuir quantidades de shows. Foi a banda com discografia mais bem sucedida e Renato Russo o poeta da música Brasileira.
@Parabellum Rafael Com certeza, essas influências bastante relevantes e o carisma inesquecível do Renato Russo era e sempre será insuperável. Vejo essas outras bandas mesmo das antigas como bunda moles e ego alto sem ser o que acham que foram. Legião Urbana foi uma mudança do rock nacional e letras da música Brasileira.
@Parabellum Rafael Sim, o Renato Russo era diferente tanto no comportamento quanto na atitude, músicas simples e letras fortes, ele soube fazer com que as canções da banda nunca envelhecessem. Esses outros conjuntos que se julgam artistas só fazem tipo.
Um dos grupos mais perfeito e afinando, se bem que pra mim é o mais afinado foi Roupa Nova, incrível a qualidade da música desses caras, sejam românticas ou dançantes. Haja coração pra ouvir e trilhas em novelas que não acaba mais. Um especial deles Barba, por favor. #fazcarai. Abraço.
@@cadubritofotografo até onde eu sei Caixa Veia não fala só de rock, tem vídeos aqui falando de música dance e eletrônica, por isso curto esse canal, por não se limitar a um único estilo. Eu vivi os anos 80 e Roupa Nova é um sucesso e uma das melhores bandas do Brasil pelo legado que ela deixou com tantos sucessos.
Ontem teve um evento de show de rock nacional aqui em minha cidade (São José dos Campos-SP) tocou capital inicial, nenhum de nós, velhas viagens entre outros, foi muito bom.
Nasci em 2000 e passei a adolescência sendo o único garoto que curtia Rock na escola, e no bairro, tinha uma época que isso me chateava, não entendia porque justo na minha geração o Rock foi chutado da mídia e nenhum colega curtia, até que cansei de esperar pela mídia, e mergulhei no underground onde descobri bandas muito boas. O Rock continua acontecendo no Brasil ele só ficou mais nichado, se gosta você precisa ir atrás.
Curioso. Na minha cidade, o que mais tinha eram os mlks de 99 e 2000 que eram "rockeiros". Uma maioria esmagadora, na verdade. Metaleiros, emos... Até hoje a galera de 2000 aqui compreende a grande maioria do pessoal que gosta de Rock. Minha irmã é de 2000 e ama rock. Meu irmão é de 2006 e ama rock... Enfim...
você deu o azar de ter nascido nos anos 2000, se tivesse nascido nos anos 80 o cenário seria diferente.
@@fabrizioleonebarbosa1036Mais o auge do Rock mundial foi a década de 80 até nos EUA o Rock atualmente é de Nicho
Concordo com vc!
Eu tenho 35. Comecei a ouvir Rock com 11 anos, com pop rock, depois fui pro lado mais extremo, e até hoje ouço alto e em bom som. Tô nem aí com meus vizinhos.
Viva o Rock🤘🎸
@@eltonrochanunes1786 eita! Anos 60 nasceram o Kiss, Led Zepellin, Rolling Stones, Beatles, Creedence Revival...anos 50, Elvis, Chuck Berry, ELO....sdds.
De uma coisa eu sei.
O Rock é eterno. Sempre vai ter alguém ouvindo!!!
Eu por exemplo gosto da banda Alter Bridge, que é basicamente a mesma do Creed, trocando o vocalista e a filosofia musical. Redescobri em 2005 assistindo um clipe de nome "Broken Wings" na casa do meu primo. Fui atrás e e comprei o primeiro e o segundo álbuns em CD e atualmente a banda lançou o 7° álbum de estúdio em 2022 de nome "Pawns & Kings"
Não tenho tanta certeza, nesse degrau acho que só música clássica que é apreciada a seculos.
Se depender de mim, nunca vai acabar
Realmente
O q, fazer sinal do capeta, visual de maloqueiro, tatuagens, balançar cabeça feito louco, letras de satanismo e anarquia?
Em 1987 eu era integrante de uma banda de Rock chamada Bia Sihon . Gravamos um disco pela Lup Som , gravadora já extinta . Tocamos no café piu piu , Qg Gabis , teatro Mambembe e muitos outros lugares . Tentamos o perdidos na noite , mas sem sucesso . O melhor que conseguimos foi algumas aparições na cultuada 89 FM . Foi legal , valeu cada segundo e tenho orgulho de ter participado da História do Rock Nacional .
Eu já ouvi falar da sua banda
No youtube tem algumas músicas . India , Estranho desejo eu acho . Da uma ouvida lá , depois vc me fala oque achou .
Vc então deve ter entre 55 a 60 anos d idade, rs. Eu tbm já tocava em várias bandas naquela época, tbm tive canções tocando em programações de rádios, tbm gravamos discos de vinil, enfim, os anos 80 foram demais!Principalmente quando surgiu a rádio Fluminense Fm (RJ) em 1982, onde praticamente a maioria dessas bandas citadas nesse vídeo, começaram aí, enviando fitas demo para os programadores. Alguns já tinham seus trabalhos em vinil e a atenção com esses acabavam sendo maiores. Mas os que sobreviveram até hoje e se tornaram famosos, como o Paralamas, o Kid Abelha, por ex, enviavam para a rádio fitas demos! Enfim, a maioria fazia assim. Foram bons tempos! Foi uma década de muitos sonhos, só quem viveu, sabe!
Uma das músicas da sua banda ruclips.net/video/_QdGXHPk1OQ/видео.html
Pois é Flávio, tenho 60 anos e tive o prazer de viver os incríveis anos 80 .eu era "Rato de Camarim " Rs.. e fiz amizade com o Herbert Viana quando os paralamas nem sonhavam em ser famosos , conversei muito com o Lobão ,o Roger do Ultraje a Rigor , Todos muito gente fina na mesma balada . Eu era guitarrista e quando o Bia Sihon acabou em 90 eu formei uma banda cover do RUSH com meus amigos de balada que tocavam na garagem . A banda se chamava ALVOS FALSOS e ai tocava oque eu realmente gostava . Lavei a alma tocando Rock de Primeira . É uma pena que essa nova geração nunca vai saber oque era tudo aquilo e talvez nunca mais vai se repetir. Abraços ..
O Rock nunca morreu, ele só voltou para casa. O Rock é Eterno 🤘🏻🎸
Cresci ouvindo Raul, Zé Ramalho, Bob Marley... e na mesma década de 80, vi o Rock Nacional nascer. Blitz, Gang 90, Kid Abelha... passam nas rádios incessantemente. Foi a era de ouro.
Saudades de quando o rock nacional fazia sucesso!
Infelizmente o rock nacional não tem mais espaço no mainstream
@@juniorchavesopicassodeyahu988 só por causa da pornografia?
Quem viveu os anos 80 sabe😊😊😊😊
@@maxswellavelinooficial2222 infelizmente a incitação a violência de 2010 pra cá só foi crescendo mais e é isso que as produtoras tem incentivado cada vez mais, mas perece que de 2018 pra ca agora a moda é LGTVHD3D e os noia com "poesia acústica" que nada é que o ragge no seu lado mais lixo.
@@juniorchavesopicassodeyahu988o rock só esteve no mainstream com os Beatles!
Depois só ficou como contracultura. O metal e o punk (que são os mais famosos), sempre foi coisa de jovem rebelde sabe.
E começou na geração Z na pandemia, tudo normal até agora. Quem fala que o rock morreu, tem que levar mais tiro que o dimebag e o John juntos!
o Rock é um modo de vida pra muita gente. Isso nunca vai morrer. E além disso, a gente valoriza muito as musicas de outras décadas, o que torna o rock mais longevo ainda
🤘🏿🤘🏿🤘🏿🤘🏿viva o rock mano 🗿🍷
@@alison7959 vc curte satã fazendo o chifre?
exatamente. Rock é estilo de vida
Muito massa bandas bradileiras
O Rock nacional sofreu mutações desde os tempos da jovem guarda, mas a metamorfose do Rock nacional ocorreu nos anos 80!!
Concordo
Exatamente, eu era adolescente na época. Foi um negócio impressionante, eu cantava e já logo entrei para algumas bandas , fazendo cover da Legião, Titãs, RPM , Paralamas, Capital, Camisa de Vênus, etc. Foi um tempo muito legal e eu no auge dos 17 anos , me divertí pra caramba. Logo vieram desafios mais complexos, eu era vocal e partí para Iron Maiden, Guns'nRoses , Pink Floyd, Black Sabath, Deep Purple, Skid Row , Alice in Chains, etc. Foi assim até os 39 anos, quando me casei , formei família e decidi que era hora de "pendurar " o microfone. Foram bons tempos, muitas recordações.
@@joaocarlos-hs7cy o Rock nacional dos anos 80, batia de frente com as grandes bandas estrangeiras...
É hoje só toca sertanojo universitário insuportável.
@@fabiodegemeos4424 sim !!!
Sou grato demais por ter nascido no início dos anos 90. Peguei todas as bandas que faziam sucesso na época, Charlie Brown, Raimundos, planet hemp, mamonas, Chico science, sepultura na era roots... Que época! Tocava rock na tv aberta Brasileira de boas kkkkkk hoje é só funk, pop e sertanejo... Uma pena...
Sertanojo e funk 🙄
Sertanojo
existe funk bom, mas eu entendo muitas pessoas não curtirem, porque enquanto tem mcs com letras fantásticas como o neguinho do caxeta, tem mcs com letras horriveis como o mc ig, eu não tenho nada contra quem escuta pq os próprios mamonas tem algumas letras ruins, porém a música funciona faz você querer mexer o corpo, essa é a parada, gente que não sabe admitir que escuta música ruim, e não reconhece oque tem de bom e oque tem ruim, ou eles ficam variando demais, na maioria das vezes é só droga,buceta e dinheiro, raramente é uma mensagem que faz a pessoa refletir,ou que soma porque passa um ensinamento, nesse momento devemos deixar de lado a qualidade sonora e dar valor ao que tem valor, é simples, mesmo que não goste da voz de um cantor, não só por isso que ele não possa escrever boas letras, eu espero que um dia eles se preocupem mais em "passar a visão"
Vixi... Uma banda pior q a outra junto com a pior fase do Sepultura 😂
@@nahtaivel93Crlh, alguém que pensa no mesmo sentido que eu kkk. E vice-versa.
Falou tudo. O Rock voltou pra casa onde continua crescendo e onde é respeitado.
Carai, que vídeo foda! Se durasse 3 horas, ía passar rápido do mesmo jeito. Tamo junto, Barba!
Estranho como as bandas dos anos 70 sempre são omitidas nestes vídeos sobre o rock nacional. Made in Brazil, O Terço, Casa Das Máquinas, Patrulha do Espaço.... é como se nada disso tivesse existido.
Verdade.
Pro grande público não existiu mermo
O tal caixa velha é metaleiro, cara. Entende pn de história da música
Eram bandas locais...
@@DoutorSpock2002 ?
Nasci nos anos 70 e desde essa época eu curtia rock através de minha mãe como Elvis, Beatles, e do rock nacional ela curtia Roberto Carlos e Celly Campelo que é da minha cidade natal, Taubaté. Desde então me apaixonei por esse estilo e procurava ouvir e conhecer outras bandas como o Kiss que foi a banda mais pesada que eu já tinha ouvido desde então. No começo dos anos 80 a Blitz e Gang 90 já faziam um certo sucesso nas rádios e TV com a influência da new wave na época. Depois surgiram bandas como Metrô, Kid Abelha e tal. Ultraje a Rigor com Inútil foi um grande hit no começo dessa época. Mas o rock nacional ganhou corpo mesmo depois de 85 com a Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ira, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Capital Inicial, RPM, Engenheiros do Hawai e etc... Mas o grande rei do rock brazuca será sempre o maluco beleza Raul Seixas. Sobre as bandas dos anos 90 a que eu mais gostava era o Raimundos, pois as outras eu achava meio chatinhas. Mas também eu ouvia muitas bandas de punk rock do underground como Garotos Podres e Ratos de Porão e depois bandas de metal como Sepultura. Hoje as bandas de rock nacional que mais curto são do underground e do estilo post-punk, gothic rock... enfim, mais da cena gótica mesmo. O Rock In Rio de 1985 foi realmente um grande marco para o rock no Brasil, pois que teve mais visibilidade e relevância a partir de então. Lembro que nessa época rock era considerado música do diabo e quem gostava era tido como satanista ou drogado, ideia que perdurou até os anos 90 e que acabei sofrendo preconceito por causa disso. Mas esse tipo de crítica só ajudava ainda mais a aumentar a fama das bandas e a relevância do rock na mídia.
Muitos surfaram na onda do rock, mas somente o Raul foi carimbado, registrado, avaliado e rotulado como roqueiro autêntico.
@@Ney_Peter Exato
Cara, na época os conservadores diziam que Celly Campello tinha pacto com o demo.
@@hawkinsdavidmarquesCada época tem os seus malucos. O rock nessa época era mal visto aqui no Brasil por causa da igreja católica e evangélica.
Em compensação o funk cheio de palavrão e putaria é disseminado até na tv lixo aberta, meninada rebolando no RUclips, só quem odeia é quem ainda tem o mínimo senso crítico musical, em outras palavras, ouvido não virou pinico !!!
Cara, que vídeo incrível! Eu anseio pelo "retorno" do rock nesse nosso país, mas admito que é muito difícil.
O rock ou Pop rock e os sub-estilos do metal não vão voltar mais a mídia pois ficou muito careta,, ou seja, virou "coisa de velho" e o que faz a coisa acontecer são justamente os jovens que consomem mais música e shows. E isso é culpa de muitos rockers/bangers que sempre criticavam uma banda de rock/metal que tentasse fazer uma canção mais festeira/canalha pois para esses xiitas o rock/metal só tinha que ter l"etras sérias" ou de revolta.
A maioria dos jovens querem curtir a juventude e dançar e não tão somente gritar contra o mundo ou ficarem deprimidas em seus quartos.
O rock perdeu a alegria e a sensualidade originais.
O rock/metal estão se tornando parecidos com o Jazz. Só gente velha ou madura curte (e alguns jovens)
Nesses anos de pandemia a internet deu uma recuperada no rock (digo isso vendo a geração mais nova dentro de redes como o tiktok) mas ao invés de recuperar o nacional, acabaram por viralizar algumas bandas internacionais mesmo... mas é engraçado que com o "fim" da pandemia já deu pra ver uma queda nessa tendência do rock de novo. Acho que vai ser difícil o rock voltar a ser mainstream aqui no Brasil :((
@@andersonlimacanella2346 comungo do mesmo pensamento que o seu. Tá aí o resultado desse dogmatismo.
Infelizmente o sertanojo universitario e funk tomaram conta,tudo gira em torno de $$$,de singles que passa rapidamente...
Funks de tiktok dominam
Eu lembro que em 2005 o CPM22 fazia sucesso com "Irreversível",o Tihuanna fazia sucesso com "Renata"(e mais tarde com "Tropa de Elite",muito por causa do filme homônimo).Lembro da Pitty também.Eu cresci na década de 2000,e acho que essa foi a última década onde o Rock ainda aparecia na mídia.
Todos esses artistas citados eu ouvia pela rádio.Na época,eu ia pra escola de van e a rádio dentro da van tocava esses artistas.
Tinha muito rock na tv aberta , não era só na MTV , tinha muita coisa boa na tv cultura , até programa do Gastão.
Bem Brasil
Palco ioiô
Esqueceu de citar o Paralamas nas bandas dos anos 80... O Barão Vermelho tbm, inclusive essas 2 bandas tocaram no Rock In Rio de 85.
Que vídeo incrível e que retrospectiva! Amei muito. Sou de 92 e desde a minha pré adolescência curto rock, e, no que depender de mim, não, o rock não morreu de jeito nenhum. Sigamos!
Sou de 91 é o rock nunca vai morrer! ☝
Saudades do rock anos 90
O rock sempre está aí pra quem gosta de boa música..
Diferente de funk e sertanojoooo
O Rock é eterno. Sempre vai ter alguém ouvindo .Eu mesmo vou ouvindo ,rock forever
Muito boa sua colocação sobre esse assunto, o rock sempre esteve no seu lugar ( underground) mas houve uma época em que ele foi mais divulgado para toda a sociedade. Parabéns pelo vídeo 🥰
Minha infância foi nos anos 80 e lembro de ouvir e curtir muito o Rock nacional nessa época.
Eu sigo Regis Tadeu, porque o cara conhece muito de música, e já tinha visto ele falar isso no canal dele, que o rock Brasil era empurrado pelas gravadoras via Jaba, hoje acontece algo um pouco parecido com funk e sertanojo!
Verdade hein. Já não existe mais qualidade no meio sertanejo! Mas eu falo de letras e a própria identidade e essência sertaneja.
O sertanejo dos 80's e dos anos 90's eram muito diferentes um do outros principalmente a estética,mas de fato eram muito bons! Havia musicalidade, letras que falavam sobre fazenda, amor,família e tinha sim temas como bebida e traição, mas nada comparado como hoje.
O sertanejo que chamam de universitário hoje a estética de tudo eh igual. Pura cópia,conteudo fraquissimo, cada um pior q o outro!!!
Também sigo ele. Kkkk
@@gabysojb esse mesmo raciocínio serve pro pagode também. O pagode 90 é riquíssimo, cada grupo e cantor tinha sua identidade, seus temas… agora é tudo igual, criou-se um padrão mt ruim em que todos são iguais, com a mesma voz e falando a msm coisa.
@@tcampos_ Sim,mas na verdade o pagode se vc for ver ainda está menos pior doq o sertanejo se levar em consideração a identidade q o sertanejo raiz e os dos anos 90 tinha.
Mas realmente o pagode hoje está diferente e com muita influência do funk
Tem uma entrevista em que o Dinho do Capital Inicial confirma essa história de que pra tocar no programa do Chacrinha os artistas tinham que tocar de graça nas periferias e a grana era embolsada pelo filho do "Velho Guerreiro".
Olá, caí aqui d paraquedas, o rock jamais morrerá, pelo menos dentro d mim, ele está sempre vivo, sempre ouço nas minhas resenhas aqui em casa, mesmo com alguns repúdios d "amigos" mas ele continua sempre forte na minha vida, principalmente os anos 80
Com 56 anos, vi e vivi muitas mudanças no rock, mas continuo fã do tradicional e do bom e velho heavy metal!!! Não consigo engolir certas bandas...!!! Curtindo sempre o Caixa Véia!
Já dizia Elis: "É você que ama o passado e que não vê. É você que ama o passado e que não vê. Que o novo sempre vem." Aí eu pergunto: como não amar essa coisa toda, tantas ideias, tantos talentos, bandas e cantores que eram verdadeiros gênios musicais? Amo muito tudo isso.
RaulZito falou: "Tudo quanto é velho eles botam pr'eu ouvir. E tanta coisa nova jogam fora sem curtir." Porém, vendo o cenário atual, acho que Elis e Raul infelizmente erraram em esperar coisas boas para o futuro. Tenho muita dificuldade em achar coisa boa após 2000.
Finalizando, gostaria de parabenizá-lo pelo vídeo e agradecer por tantas lembranças boas que você desenterrou! Acabou de conseguir um novo seguidor.
Engraçado esse comentário é que foi a Elis Regina que organizou a marcha contra guitarra elétrica.
Elis e Raul morreram na década de 80! O contexto do que eles disseram faz sentido! Hoje não mais... pense um pouco melhor e me diga!
Tem entrevista roda viva Elis Regina falando da nova música dizendo que adorava Diversões eletrônicas do Arrigo Barnabé mas ela já era de outra geração e ficaria estranho ela se meter com a molecada nova " deixa eles virem eu já fiz o meu papel" agora é hora dessa nova geração.
Bons tempos, nunca vou deixar de ouvir rock
Nem eu!
Idem!
Esses videos estilo mini documentário são excelentes.
Valeu!
@@Caixaveia o que vc acha desse sertanojo universitário insuportável?
Brother, parabéns pelo texto na medida! Passeou pela história do rock brasileiro com informações elementares e precisas, alinhavando as épocas com maestria. Simples, objetiva e, ao mesmo tempo, robusta: ótima abordagem!!!
Ótimo vídeo perfeito, o último minuto que vc conclui o vídeo dizendo o pq não morreu é pura verdade. Parabéns!!! 🤓🤓🤓
1982/83 foram essenciais para o rock nacional com as vindas do Queen e Kiss.
Que bela retrospetiva do rock Nacional Barba, parabéns pelo vídeo. E o Rock é eterno, enquanto houver mundo haverá alguém curtindo um som 💪🎶💪
Basicamente, para um artista fazer sucesso, é preciso que sua música chegue nas massas, sendo impulsionado na TV, nas redes sociais e na mídia em geral. Isso custa $$, muiiito $$, e só as gravadoras (ou na era da internet, as distribuidoras) tem grana pra bancar isso, os próprios artistas não. Então as gravadoras só irão investir toda essa grana em artistas que elas sabem que fazem música que a maior parte do povão irá consumir, e nesse aspecto, o rock se torna inviável, já que no Brasil, a put@ria aliado ao ritmo dançante é o que vai bombar, coisa que o rock apesar da sua versatilidade, não se encaixa bem nesses quesitos, sendo o Funk e Sertanejo Universitário muito mais apropriado para cair no gosto do povão imbecializado.
Melhor resumo 👏
É isso aí mesmo..
Exato!
Concordo com tudo o que escreveste. Nós aqui em Portugal só tivemos o Rock no auge do início dos anos 80 até mais ou menos à meio dos anos 90. Desde lá para cá, temos uma banda ou duas, mas mesmo assim muito longe o que essas bandas tiveram. Vocês aí no Brasil pelo menos tiveram até ao início dos anos 2000. No que diz respeito ao Heavy Metal, nunca tivemos uma banda mainstream sequer. Nem os Moonspell, que são a nossa mais famosa, não tem. Devido a isso têm que procurar mais reconhecimento internacional ou eram renegados ao esquecimento.
Mandou bem!!!!!!!
Caraio Barba que vídeo foda, sou de 1981 e vi minha vida i8nteira passar com esse vídeo, e essa parada das gravadoras financiarem essas apresentação na grande midia, era uma coisa que eu não sabia, fiquei com feliz com esse video. é meus amigos do mundo do rock ainda tem muita coisa boa e só depende de nós pra manter o rock sempre vivo!!! abraços Barba teu trampo é foda demais !!!
Nasci em 71, em 82 ganhei uma fita cassete que mudou minha vida, ouvi anos sem saber oque era, e vim a descobrir que era Iron Maiden, foi amor a primeira ouvida. Não sofro de nostalgia e aproveito todas as fases do Rock, e na minha opinião, hoje se faz algo maravilhoso na musica
Esse canal tinha que ter no mínimo
1.000.000 de inscritos
Um dia a gente chega lá 🍻
Realmente é uma triste verdade... Eu mesmo tenho uma banda de new metal chamada STRADA STREITA existente há quase 20 anos. Com essas mudanças sentimos na pele a falta de um espaço mais tangível... Ainda mais sendo uma banda carioca... Por outro lado também há conquistas como ficarmos em segundo lugar no concurso de bandas que o Dinho Ouro Preto organizou em seu canal no RUclips. Para nós vlw demais... E por podermos lançar nosso disco, intitulado "Certeza", que segue disponível nas plataformas digitais... Fica o convite pra galera e a vc, Barba. Sucesso no canal!
Rock é rock né pai! Tem uma uma energia única.
Uma aula de história. Aos 51 anos, pude viver boa parte dessa história magistralmente contada. Parabéns.
Mano, vc fechou com chave de ouro, parabéns.. sua fala final foi a cereja do bolo..
Galerinha que fica "antenada" em rádios e TV's esperando por bandas de "rock", vão ficar sem saber o que é rock..
Realmente, tem de garimpar, procurar, e no Underground tem de tudo para todos...
Quem era adolescente na época do rock brasileiro foi muito feliz, bate cabeça ouvindo um Ramones no caso o rock brasileiro com muita qualidade com músicas inteligentes e tal. Encontrar com as gatinhas pra dá uns beijos, sair com os amigos pra bestar nas pracinhas e falar de jogos de videogames. Era uma época mais simples sem tantas banalidades.
Cara, em poucas palavras tu resumiu bem! É isso aí, o rock ainda vive!!
Era bem assim mesmo 👍, vivi essa época também , não tínhamos informações com tanta facilidade que os celulares hoje nos proporciona , mais tudo que sabíamos era vindo da boca na roda de amigos … início dos anos 90 com muita influência de bandas como ramones , Nirvana e Green Day .. saudades
Sou muito grata por ser adolescente nos anos 90, cresci na época de ouro do rock nacional e não consigo ver sentido nessas porcarias que atraem a molecada de hj. Sinto pena deles por terem uma referência tão boa quanto nós tivemos.
E vale ressaltar que em meados dos anos 80 teve o estouro do RPM que ajudou muito à popularizar o rock nacional.
É faltou falar disso.
Foi a mais explosão musical do nosso país junto a mamonas assassinas n
1985 com Rádio Pirata
Depois que a mtv morreu, o rock nacional saiu do mainstream, eu acho que o último suspiro foi aquela geração de bandas, tipo restart, cine, apesar de serem bandas voltadas mais para o público infantil, pré adolescente, mas foram os últimos grupos, que continham guitarra, baixo e bateria a fazer sucesso.
@@Diasribeiro putz... forçou demais...
@@Diasribeiro LS Jack banda grande? Só aparecia na mídia por causa de ser banda de apoio no programa da Xuxa, se teve uma ou duas músicas de "sucesso" foi muito, a maior exposição foi por causa do problema de saúde do vocalista.
Capital Inicial, Charlie Brown Jr, por exemplo, fizeram muito mais nesse período que você mencionou.
Tenho 51 anos, só tenho conhecimento de Restart por causa que minha filha, na época criança, gostava.
Puxa, eu nasci no Guarujá e conheci o Marcão do Charles Brown Jr pessoalmente, todos, apertei a mão do Chorão, a um mês antes do CD sair e explodir.
Aqui no RS tinha os Engenheiros, TNT, Os Cascavelletes, Garotos da Rua, Júpiter Maçã, Os Replicantes e por aí vai. Eu sou da geração 00 mas ouço mt o rock gaúcho dos anos 80 e 90.
Engenheiros e Nenhum de Nós os melhores.
@@humbertonunespinheiro6265 Opinião é opinião, meu amigo. Os Engenheiros são os de maior qualidade, letras mais poéticas... Mas pra ouvir eu prefiro TNT e Cascavelettes que tem um som mais "rock n roll"
Moro em San Francisco há 6 anos e uma grata surpresa que tive aqui foi descobrir as pessoas ouvindo o mais puro Rock’n’roll dos anos 80 e 90 em seus carros.
Estados Unidos é outra vibe kkk, diferente daqui
Normal já que o rock e a música popular dos EUA.
@@paulaodaregulagemhda q eu saiba é o rap o pop e rytmin blues
@@fabricio4794 terra do rock é a Inglaterra.
Mas mesmo aqui no Brasil o que eu mais vejo em sp é gente ouvindo Classic rock em seus carros. Pelo menos no meu círculo de convivência, o rock não morreu.
6:52 teve também o lendário Robertinho de recife e seu álbum Metalmania, onde ele basicamente vira o Eddie Van Halen brazuca kkkkkkkkkkkk Vale muito a pena escutar o disco caso goste do Van Halen
Edição: Atualmente ele trabalha tocando guitarra nos álbuns do Zé Ramalho, tanto que ele até participou do último álbum dele de 2022, o Ateu Psicodélico
Ele reviveu o Metal Mania recentemente, e tem uma nova versão de Trem Fantasma com o Zé Ramalho cantando.
@@MarcoPolo82 Dessa eu não sabia, bacana !
Tive o prazer de assistir a um show dele aqui em Juiz de Fora. Foi quando ele tocou 2 minutes to Midnight e conheci Iron Maiden. O cara e fodastico.
Bem lembrado cara. Um dos melhores guitarristas do Brasil. Inclusive chamado para participar e elogiado por bandas famosas gringas.
Bidê ou Balde foi a única banda desconhecida por mim nesse vídeo... Estou tão orgulhoso de mim mesmo e do rock brasileiro... 🔥🤘🏼
Vídeo fodinha... Lembrei de altos rolês... 👊🏻
Já que falou da parte underground. Poderia citar o Dead Fish. Parabéns ao vídeo. Mandou bem.
Cara o rock brasileiro teve sua época de ouro... Porém cara depois que comecei a ouvir a Radio Nova Brasil
Aqui em São Paulo mato a saudade dessas músicas tudo o dia todo rodando e ouvindo essas músicas tops
Vídeo muito bom
Abs
Eu só tenho que agradecer por ter nascido em 1970, pois peguei os anos 80's todos e as melhores bandas, mas é uma pena o rock ter morrido aqui.
Eu ouço Cabine C, Mercenárias, Nau e etc, bandas que vi ao vivo no Rose Bombom. Vc ouve o que mesmo?
E tem mais, Não Religião, Sexo Explícito que depois o vocalista formou o Pato Fu e Uns e Outros. E vc, ouve o que? Tem cara de ser um idiota que houve funk.
@@pauloricardosantanasantana2140 eu ouço os the karko Tudor, a volta dos que não foram, os careca cabeludo, a minha mãe é virgem, ela é de quatro etc.
Poh Barba , você é demais cara , nostalgia boa demais vê o jeito que você comenta as melhores épocas da música , tem gente que diz que a melhor época foi os anos 80 e 90 . Eu acho que se a pessoa souber garimpar vai descobrir que todas as épocas existem bandas boas é que a mídia tradicional não dá mais abertura pra elas e quer por guela abaixo das pessoas essas porcarias de funk , sertanojo e por aí vai .
Sobre o Rio Grande do Sul, senti falta de Garotos da Rua, Cachorro Grande e Jupiter Maçã...Aliás, acho que daria um vídeo só com bandas daqui. Gratidão pelo vídeo maravilhoso!!!
Sou dos bons tempos do rock nacional ,sou paulista, mas curti todos do sul, pra mim são os melhores ,faltou DE FALLA...
Faltou TB cascaveletes👍🏼
@@carloselirodriguesramos9516 faltou a banda do Miranda Taranatiriça
Parabéns pelo vídeo. Muito Bacana !!!
Anos 80 foram demais, quem viu, viu! Tinha de tudo aqui no Brasa! Eu vi e vivi!
Replicantes, mistura de rock e punk é excelente, Charlie Brown Jr também tem coisas de qualidade, Legião é do coração, os primeiros discos. O Skank tem coisas boas também. 🤔 A capa da coletânea SP Metal, que eu tinha esquecido, deu uma grande saudade de quando era adolescente rockeiro. 😁 Excelente video, bastante completo, desde as origens do rock, parabéns. 🙂
Legião urbana cópia dos Smiths até o vocalistas eram gays porcaria, as bandas boas eram dos anos 70 e 80.
Oi galera! Se assunto é Historia do Rock brasuka então pulamos os anos 70 no qual álbuns e shows incríveis foram produzidos. Fui no Festival de Iacanga em 1975 (tenho 68 anos), trabalhei como técnico no Som Nosso e em shows (daTransaSom do Edu SP, Val&Val Sound SP - 75-76). Aconteceram: os shows na Geodésica do Ibirapuera em 72, Mutantes no: parque da Aclimação 72 e no TUCA-PUC-SP 75, as Temporadas de shows no Teatro Bandeirantes de 72 a 76 (o nosso Filmore East brasileiro) do Terço, Som Nosso, Apokalipse, projeto Banana Progressiva e etc... Trabalhei como técnico em dois grandes shows que reuniram a maioria das bandas da época (as já aqui citadas entre outras como Terreno Baldio, Bicho da Seda, Sindicato, Joelho de Porco e etc...) no Ginásio da PORTUGUESA e depois do CORINTHIANS em 76.Todos lotados assim como nos teatros. Tutti Fruti e o Made no Teatro Zácaro SP. Enfim falta informação que só havia em revistas de música como: POP, Rock a História e a Gloria, Canja, Revista Musica, Som 3 e outras (vistas hoje no You Tube ) e os fanzines pois não existiam nem as Camcordes para gravar vídeos. Roqueiro (Hippies) naquela época 60/70 eram tidos como subversivos (Regime militar). Procurem conhecer: Lar de Maravilhas, 1974, Sinal da Paranóia, Pra Lennon e McCartney enfim a lista desses sons e bandas SERIAM ENORMES e com muito MAIS QUALIDADE MUSICAL, creiam-me, vale pesquisar. Nos anos 80 trabalhei como técnico no Violeta de Outono no Sesc Pompéia (programa Fábrica do Som da Cultura). Um abração... Paz, Saúde e Amor a Todos (as).
Essas bandas que vc citou são AS VERDADEIRAS bandas de Rock.
Sou capixaba , a banda que gosto até hoje e Mukeka Di Rato é bom demais.
Aqui onde moro TV uma super banda que era fd , eles se chamavam os Lee karko Tudor.
Belo documentário, parabéns. Faltou dar uma pitada no rock-pop carioca Blitz, Lobão, Inimigos do rei, etc
Meus anos dourados foi nos anos 80 de adolescente e início da fase adulta.
Fui em vários show das banda dos Rock Nacional. Amo muitooo
Cara, a Ultramen tem o álbum considerado o melhor gravado em terras gaúchas vale a pena pesquisar sobre o trabalho dos caras
Grande Barba. Nos anos 60 curti a tal Jovem Guarda(chata). Nos anos 70 curti Mutantes, Rita Lee, O Terço, Porão 99,etc. Nos anos 80 curti Paralamas, Legião, Titãs, Ultraje, Kid Abelha, Camisa de Vênus, Lulu Santos, Engenheiros, etc. Rock in Rio, Hollywood Rock, etc. Já nos anos 90 o Rock e Pop Rock nacional desandou. TUDO VALEU À PENA. Grande abraço Querido
Só que o futuro da música seria mais sombrio de 2010 em diante.
A decadência começou à partir de 1995.
@@chacal_attomadsumusbrp705 pois as gravadoras e a TV viram que não era financeiramente viável o rock, aí migrou para o pagode e sertanejo. A mesma coisa acontece hoje com o funk e o sertanejo universitário.
Discordo completamente. O Raimundos ainda foi uma banda de rock brasileira muito boa nos anos 90.
@@chacal_attomadsumusbrp705 sim, a única coisa que veio depois disso que ainda se salvou minimamente foi o Charlie Brown Jr.
Dentre as bandas de punk rock dos anos 80 senti a falta do Detrito Federal no vídeo e entre as de Metal faltou o Overdose de BH, que gravou seu primeiro LP junto com o Sepultura pela Cogumelo Records, cada banda com um lado do disco.
Lembro nos anos 2000 até 2005 era carissimo comprar um disco de alguma banda, comprei o do QOTSA aquele da capa vermelha por mais ou menos 50 reais, ok vinha os encartes era massa e a qualidade do som era excelente. Mas hoje pqp, a gente tem tudo nas plataformas de streaming por menos de 50 conto , sinceramente sou muito feliz por isso, e garimpando bem vc sempre vai achar algo inesperado.
Conteúdo muito massa !! Pra quem não sabe oque sao anos 80 e 90 no rock nacional, a nostalgia esta aqui !! Só faltou ( RPM ) que foi uma banda rock estourada na sua epoca !!!
Não lembrar do RPM em qualqer comentário sobre o rock dos anos 80 é esquecer de falar de Jesus quando citar o novo testamento.
Não é uma crítica e nem reclamação, mas p deixar o vídeo mais completo faltou comentar sobre o cenário carioca do rock nos anos 80, com Blitz, Paralamas, Barão, Biquíni, e até mesmo nosso querido Léo Jaime. Excelente vídeo, Barba! Tamo junto!
Ia comentar isso. Não foi a Blitz que praticamente iniciou essa onda das bandas de Rock Nacional nos anos 80?
@@guilhermericardo3460 sim
Faltou as bandas Patrulha do espaço, inoxx, casa das máquinas, golpe de estado
Simmm, tbm senti falta dessas bandas no vídeo
@@GabiOliveira-yc2dp provavelmente o Barba deve fzr um video especial só sobre as bandas cariocas dos anos 80/90
Raimundos, o Rappa, planet Hemp, e Charlie Brown, no cenário nacional, fizeram a trilha sonora da minha adolescência, só lembra a época da escola !!!
Charlie Brown é um desastre. Todo mundo sabe disso
Verdade!!! Fez parte da minha adolescência também, melhor fase da vida
Charlie Brown é rock?
@@flavioteixeira1665 é um equívoco. Tipo os caras que inventaram a lobotomia
Essas bandas já pegaram mais a fase grunge
Anos 80 as bandas brasileiras eram ricas em letras Uns e outros ou nenhum de nós, RPM, Barão vermelho, Paralagmas do sucesso, Placa luminosa, Ultraje a rigor, Roupa nova etc etc etc
@Márcio Santos DM ele tinha seu público. A Banda ficou Mais Pop. Devido O Álbum 1990! Porque as músicas tocou muito na MTV. New Order Foi no mesmo Balaio. The Cure, Ficou Pop devido o Álbum de 1986!
@@igorteixeira9252 a placa luminosa tá até hoge na ativa aqui perto da minha casa.
Rádio táxi, 14 bis, Os Mutantes, etc...
Excelente!!! Muito obrigado!
Quando uma pessoa conhece, entende e sabe o que fala, só podemos parabenizá-la!
É o melhor mini documentário sobre rock brazuka que que ví.
Nasci em 71 e ví o rock nacional nascer. Tenho uma banda NOVA de post-punk RazãoEmFúria isso prova que nenhum estilo de rock morreu.
Parabéns pela matéria!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Cara, tu não viu o rock nacional nascer pq o rock nacional surgiu antes do teu nascimento. O que tu viu foi o pop-rock oitentista.
Cara, que vídeo massa... muita lembrança 🤘🏻🤘🏻🤘🏻🤘🏻
Quem curtiu bem a década de 80 deve ter hoje no mínimo entre 55 a 60 anos d idade, rs. Eu já tocava em várias bandas naquela época, tive canções (rock, hard, heavy) tocando em programações de rádios, gravamos discos de vinil, faziamos muitos shows em locais super lotados, enfim, os anos 80 foram demais, eu conseguiria escrever um livro sobre aquela década, ao qual sou um eterno fã! E em se tratando de rock, eu não poderia deixar de citar o surgimento da rádio Fluminense Fm (RJ) em 1982, onde praticamente a maioria dessas bandas citadas nesse vídeo, começaram a se tornarem famosas através dela, enviando fitas demo para os programadores. Alguns já tinham seus trabalhos em vinil e a atenção com esses acabavam sendo maiores. Mas haviam bandas q se tornaram famosas, como o Paralamas, o Kid Abelha, por ex, q enviavam para a rádio fitas demos! Enfim, a maioria fazia assim. Foram bons tempos e difíceis tbm, tempos d poucas informações sobre tudo, principalmente sobre música, sobre as bandas lá de fora (a não ser pelas caríssimas revistas importadas em bancas especializadas). Não existia celular, nem internet e somente rico tinha telefone em casa, pois custava basicamente o preço de 2 carros zero. Mesmo assim dá saudades, foram tempos d muitos sonhos, sonho d ver de perto nossos ídolos no primeiro Rock In Rio, sonho de nos tornarmos famosos com nossas bandas e ganharmos muito dinheiro tocando rock. Enfim, só quem viveu aquela década em sua total plenitude, (especialmente nós Músicos), sabemos e sentimos muitas, muuitas saudades!
resumindo, só quem teve a oportunidade de viver os anos 90 sabe q foi a melhor época de todos os tempos, amizade, as mina, o rock, tudo foi intenso, só quem viveu sabe, 30 anos já se passaram, e ainda ouvimos elas intensamente
Valeu!
Sou de 2001 e hj em dia sou o único dos meus amigos que ainda e escuta rock com frequência a uns 10 anos atrás eu tinha uns amigos que ouvia o problema e que depois de um tempo eles foram deixando de lado e eu firme e forte descobrindo bandas novas todos os dias e escutando bandas novas tmb
Lobão é muito autentico, morro de ri com ele 🤘🏻😹😹😹😹
A questão é que a mídia tradicional morreu véio, e o rock tá muito atrás em questão de modelo de negócio. A galera travou naquele lance de "assinar contrato e estourar" isso não existe mais! Nem a televisão tem mais o mesmo impacto que antes.
Vivemos um tempo ruim para se tornar um "rockstar" no entanto vivemos um ótimo momento para músicos independentes terem uma carreira se forem espertos e souberem como tralhar nas redes sociais.
E por último, foquem em música para a nova geração bandas! Tentem conquistar a molecada, a molecada compra ingresso, compra camisa e curte o som. Se depender dos "macaco véio truezão" o rock não vai pra frente e vocês vão morrer de fome 😂 porque ses sabem né que o público tradicional de rock é escroto demais
Concordo
Como jovem que curte rock, concordo que os tiozões rockeiros são muito babacas. Muito mente fechada e não importa o que você goste, eles sempre tentam diminuir e dizer que o deles é perfeito.
Banda Zerø era muito top. Deveria fazer um vídeo sobre eles.
Meu amigo e irmão o Guitarrista da Banda Zero, Eduardo Amarante, nos deixou faz 1 ano. RIP...
Eu, como since 80's, curti muito esse vídeo. Não foi novidade esse lance das bandas aparecerem porque a verba era injetada pra isso... Acontece em todas as linhas musicais, vide o sertanejo e o funk que é só o que rola agora. Ficou uma expressão ressoando aqui na caixola: "máfia do dendê" 😂😂😂 muito bom isso cara. Top, parabéns pelo vídeo. Uma bela linha temporal.
Mano...Que mini documentário incrível sobre o ROCK...meus sinceros parabéns...Foi tudo de bom
Mini e bem mini mesmo.. nem citou a nata do VERDADEIRO ROCK BRASILEIRO que foi na década de 70...
Tive sorte de nascer em 93. Criança eu ouvia muito freestyle e dance music da época dos anos 90, depois em 96 ouvia Rap e dancei até Break Dance. Mas o Metal Extremo tava no DNA. Em 98 passei para o Metal por Iron, Metallica e Guns. Em 2000 tive uma banda de Black Metal. A gente tocava em tudo que era buraco. Curto Metal agora aos 40 anos. Mas, o Underground ainda esta firme e forte. Só não uso mais camisetas de bandas. mas todo dia ouço minhas podreiras.
Fala, Barba! Sei que não tem nada a ver com o vídeo, mas já que vc falou de bandas de pop punk como o Blink, The Offspring e Green Day, seria legal ter um vídeo sobre o Sum 41. Acho o som deles muito bom, e é um pouco difícil achar informações em vídeo da forma que vc faz
Também pedi pra ele fazer sobre o Sum 41. É minha segunda banda favorita, e tenho até sugestão para o título do vídeo: "Sum 41: A banda de pop punk que não é pop punk"
@@FelipeRodrigoX faz sentido kkkkk gosto muito de como eles misturam muitos outros gêneros e sempre mudam a sonoridade e os temas das letras
Concordo. Inclusive a música Hell Song é uma das melhores
@@marcoantoniooceticoliberta6861 fico entre ela e a Over My Head, fico ouvindo elas uma atrás da outra
Uma hora sai
Música sempre foi assim, cada época um ritmo faz sucesso, Infelizmente agora é Funk e Sertanejo.....Mais Nada dura pra Sempre.
Obrigado por nos me dar tantas informações excelentes e imagens vídeos sobre a História da música Brasileira Rock e afins... Abraços pra todos aí Laurindo Teixeira de Belo Horizonte MG Brasil, Músico Amador... Meus Muitos Parabéns
ruclips.net/video/2IsqXWstmBk/видео.html
Eu que agradeço, meu caro! 🍻
Excelente dissertação! Pra tirar um 10 faltou o Garotos Podres no senario Paulista
Melhor momento do rock no brasil, foi os anos 80
Uma coisa não podemos negar os anos 80 e 90 colecionava músicas boas... era bom DEMAIS ❤
"O tempo é tudo o que somos".
Legião Urbana
@Saci Perere kkkkk
Não mesmo
Por isso me orgulho de ter nascido no final dos anos 70. Vi tudo que aconteceu com grandes bandas brasileiras.
Excelente vídeo! Barba apresenta com extrema sabedoria! Sou músico, tive uma banda de hardcore! Canelas de Cachorro! E vivi uma parte disso!!!! Top
Não é só de mamilos que se vivem as polêmicas hahahahah vídeo ótimo como sempre Barba!!
Quem sustentou o rock no Brasil foi a finada MTV Brasil depois que ela se foi somente quem procura na internet acha porque são poucas as rádios rock no Brasil 😔
Legião Urbana nunca forçou a barra e rejeitou a televisão, venderem tantos discos e optaram por diminuir quantidades de shows. Foi a banda com discografia mais bem sucedida e Renato Russo o poeta da música Brasileira.
@@andre77475 sim, é preciso investimento pesado,o que as gravadoras não fazem mais
@Parabellum Rafael Com certeza, essas influências bastante relevantes e o carisma inesquecível do Renato Russo era e sempre será insuperável. Vejo essas outras bandas mesmo das antigas como bunda moles e ego alto sem ser o que acham que foram. Legião Urbana foi uma mudança do rock nacional e letras da música Brasileira.
@Parabellum Rafael Sim, o Renato Russo era diferente tanto no comportamento quanto na atitude, músicas simples e letras fortes, ele soube fazer com que as canções da banda nunca envelhecessem. Esses outros conjuntos que se julgam artistas só fazem tipo.
Renato russo copia barata
Os caras não sabiam tocar ao vivo
Cara, q vídeo sensacional. Essa explanação da história do rock nacional ficou fera demais!
Fala mais no Nx ! Nx é foda! E Hoje cada vez mais é relevante! Tocam muito e são muito originais !
Um dos grupos mais perfeito e afinando, se bem que pra mim é o mais afinado foi Roupa Nova, incrível a qualidade da música desses caras, sejam românticas ou dançantes. Haja coração pra ouvir e trilhas em novelas que não acaba mais. Um especial deles Barba, por favor. #fazcarai. Abraço.
concordo !
isso nem é rock......tanta banda legal pra flar de roupa nova..
@@cadubritofotografo até onde eu sei Caixa Veia não fala só de rock, tem vídeos aqui falando de música dance e eletrônica, por isso curto esse canal, por não se limitar a um único estilo. Eu vivi os anos 80 e Roupa Nova é um sucesso e uma das melhores bandas do Brasil pelo legado que ela deixou com tantos sucessos.
Up!!! Roupa nova era top demais! Uma excelente pedida
Musicalmente eram muito bons, pena que a maioria das letras são de corno apaixonado
El rock brasileño es interesante y genial.
Faltou mencionar a Banda Garotos Podres!👍
Excelente vídeo. O Melhor documentário que já vi. Direto ao ponto, sem enrolação! Parabéns pela postagem
Ontem teve um evento de show de rock nacional aqui em minha cidade (São José dos Campos-SP) tocou capital inicial, nenhum de nós, velhas viagens entre outros, foi muito bom.