Meus amigos, muito obrigado pela oportunidade que deram a esse velho professor de compartilhar algumas de suas histórias! Episódio bom é episódio cujo link a gente manda para os pais, e essa foi a primeira coisa que eu fiz! Contem sempre comigo! Abração 🤘🎸🔥
Um grande Salve aos nossos mais novos amores, D. Liriz e Seu Adê! Sejam bem-vindos ao ProfCast, voltem sempre, e parabéns pelo Filhão! =) Um grande abraço, mestre Gustavo! Foi uma honra tê-lo conosco. Que venha a próxima gravação, aí em POA! Conte sempre conosco também! PS: Bonita camisa, tchê ;)
Bah Gustavinho, começaram o podcast com a frase de “ensinar algo a alguém.” Pensei na minha situação, como tu sabes moro nos EUA, e tenho um filho de 10 meses atualmente, e já me programei que quero ensinar a ele a língua portuguesa, com livros, exercícios e tudo mais.
Opa! Combinado, Professora! E, sim, estamos no Rio, pertinho de você! =) Vamos te mandar msg no direct do Ig para combinar essa gravação, ok? Abração! =)
@@ProfCastOficial Prof Ângela é fera, comecei licenciatura em Matemática aos 40+, precisava rever alguns conteúdos, quando achei os vídeos dela no RUclips, ansioso por esse Prof Cast!!!!!
Muito boa. Apostar em um publico que quer conhecimento continuo de matemática é realmente algo que faltava. Professores resolvendo questões de concursos ou olimpíadas tem muitos (ainda bem), gente querendo mostrar que a matemática pode ser amada e aliada ao invés de temida, não são tantos. Faltou perguntar de onde vem o bordão: "E novamente esta provado que a matemática é a melhor de todas".
Excelente observação, Rubens! O Brasil só conseguirá educar os seus filhos quando a Matemática for culturalmente aceita e cativada. Gustavo é um grande aliado nessa luta! Quanto ao bordão, deixemos para a próxima vez em que ele for convidado (e certamente haverá! =P)
Sou aqui de Macapá-AP e Gustavo Reis é meu modelo de inspiração. Uso muitos dos macetes dele nas minhas aulas. Gostaria muito de vê-lo no meu estado pelo sebrae uma vez pelo menos
Bom dia... mais um vez tenho que elogiar o podcast... só aumenta minha vontade de terminar meu curso e poder estar na sala de aula... e muito bom ver a paixão que todos vcs demonstram pela profissão... espero poder um dia olhar pra traz e ver que pude ajudar essa juventude... poder tirar a expressão de entendimento dentro da sala de aula... um gra de abraço...
Obrigado pelas palavras e pela atitude, Rafael! Faltam braços para fazermos tudo o que a educação no Brasil precisa. Torcemos muito para que você seja mais um soldado na nossa causa. E esperamos que você ajude muito na formação do nosso futuro! Grande abraço
@@gabrieltrindade1503 cara eu não levo jeito, é hj não tenho tempo pra Internet, esculto o podcast enquanto estou pintando 3 parachoques por min em uma linha de produção, chego em casa trabalho de uber, faço a faculdade e ainda tenho que dar atenção oro meu filho... kkk típico cidadão brasileiro... mãos tenho um caso que pode despertar bastante essa vtd de fazer algo diferente... uma amiga tem uma filha com discalculia, e soube que estou estudando matemática, me pediu pra ajudar com uma atividade de expressão numérica, fiz um vídeo explicando passo a passo, no outro dia ela me ligou dizendo que a filha dela não só conseguiu fazer as atividades como conseguiu entender... cara eu tive um sentimento tão bom... em poder ajudar... que só aumentou minha vontade de continuar... .ais um grande abraço... e que satisfação de vcs responderem... ansioso para o prox episódio...
@@RafaelFerreiraRF9 é isso irmão. Você teve tempo pra fazer esse vídeo, certo? Você não precisa nem aparecer. Considere algumas coisas e não desista !!!
EU NÃO TÔ ACREDITANDO NISSO! AAAAA Gabriel - nós estudamos no EME 🥹 meu deux! E a malcriação em forma de gente juntos no cast! Xorei! Que maravilha 🍀❤️
seempre sensacional! Ter uma conversa dessas além de tudo ajuda a mostrar como quem gosta de matemática é uma pessoa muito divertida, e humana. Maratonando as entrevistas (a vida é no 1.0x)
Muito bacana o video, parabéns pela iniciativa que tiveram e obrigado por nos proporcionar um conteúdo tao incrivel! Entrem em contato com o canal Universo Narrado e tentem traze-lo para participar de um profcast.
Mais um bate papo excelente! No aguardo da parte 2 (retorno do entrevistado kkk). Muito interessante a relação entre carga horária do professor e o crescimento da carreira. Vários exemplos onde o número de aulas vai diminuindo mas o 💰 aumentando! Daria um gráfico interessante...
Oi, Marcelo! Gustavo é um que certamente voltará, se Deus quiser. Nós achamos essa visão dele muito profunda: a de que o professor deveria querer regredir na carreira, e não o contrário. Quanto menos ele for, mais na ponta estará; portanto, mais próximo do seu papel de vocação, que é “ensinar alguma coisa a alguém”. Essa visão se completa com a do Carlos Mathias, que diz que os doutores são os que estão na base da pirâmide, e não no topo; seu dever em servir e em devolver é muito superior ao “meramente graduado”. Abração!
Deixei vários comentários mas esqueci o principal. Quando possível, se for do interesse de voces e do publico que anda por aqui, trazer alguém que fale sobre o ensino e a medição de conhecimento de pessoas especiais (autistas, cegos, surdos, etc...) seria MUITO LEGAL. Parabéns pelo excelente canal.
Obrigado pelo comentário, Rubens! Concordamos, e vamos além: falar de superdotação. Muitos dos nossos convidados foram crianças com altas habilidades, e felizmente tiveram a orientação correta. A maior parte dos nossos superdotados não dão a mesma sorte. Ficamos agradecidos pela audiência, pelas contribuições e pelo elogio ao projeto. Forte abç
O ser humano é um ser matemático. Somos um computador biológico que calcula o tempo todo. Conscientemente quando calculamos de forma "fuzzy (pouco, médio, muito)" a quantidade de agua a ser gasta no banho, o percurso que minimiza o tempo que leva para chegar na escola, etc... ou inconscientemente quando nosso cérebro bate o coração o numero certo de vezes por minuto para não estressa-lo ou quando piscamos os olhos no período certo para não resseca-los, etc... Então a matemática é da natureza humana.
Essa é uma discussão incrível. É mais que sabido que animais, em geral, possuem uma capacidade de cálculo (por exemplo, um gato precisa calcular o salto para o alto de um muro). Algumas espécies de aves e macacos possuem uma cardinalidade aguçada, sendo capaz de aritmética simples com poucos objetos. Mas a fronteira humana é a geometria. A espécie humana é a única, em toda a natureza, capaz de abstrair geometria. É discutido que essa é a tão buscada pela psicologia cognitiva “singularidade humana”. É o nosso traço distintivo a tudo o mais que habita a terra (e não a aritmética, e não a linguagem). Recomendo a reportagem “Is Geometry a Language that only Humans Know?” do NYT, e o artigo acadêmico que a embasa. Abraço
@@ProfCastOficial Estava consciente que animais em geral calculam, mas não estava informado que a geometria poderia ser o diferencial. Muito obrigado pela informação e pela dica do artigo do NYT que já estou acessando agora.
Não gosto de dar palpite no canal dos outros mas, se me permitem, o prof. Gustavo Viegas do canal Toda a Matematica tem feito um bom trabalho e tem quase 250.000 inscritos. Pode ser alguém que vale a pena ser ouvido.
Eu ando num conflito interno entre ganhar pouco com a educação ou seguir os estudos para concurso em outra área. Dois colegas de profissão acabaram de passar para auditor do Pernambuco e isso me fez questionar se vale a pena insistir na área da educação.
Faaaala, Alf. Cara, hoje em dia educação é muito mais do que escola. Você pode criar alguns negócios que estão no nicho de educação e ganhar tanto quanto (ou até mais) que um auditor.
Alguns questionamentos: 1) quem disse que quem trabalha com educação tem que ganhar pouco? 2) faz sentido abrir mão da satisfação de seguir a própria vocação em troca de estabilidade? 3) na hipótese dessa escolha ser feita de modo desalinhado com essa vocação, quanto eu devo receber para remunerar minha miséria moral? 4) uma amostra de tamanho n=2 é suficiente para conclusões definitivas sobre o acerto de escolhas profissionais? 🤔 E olha que eu só coloquei lenha na fogueira, nem assoprei… 😂 Muito obrigado pelo comentário! Abração
Sugestões de convidados: José Motta - entusiasta em inovação educacional. Carlos André - físico, empreendedor, palestrante, ex diretor da escola e cursinho overdose em Natal-RN. Murilo gun Marcelo Medeiros (eu kkk) - não chego nos pés dos convidados até o momento desse podcast mas acho que posso agregar em um bate papo sobre educação 😁 Escrevi esse comentário duas vezes e o RUclips fez o favor de apagar... Tentando pela terceira vez com menos informações.
Meus amigos, muito obrigado pela oportunidade que deram a esse velho professor de compartilhar algumas de suas histórias! Episódio bom é episódio cujo link a gente manda para os pais, e essa foi a primeira coisa que eu fiz! Contem sempre comigo! Abração 🤘🎸🔥
Um grande Salve aos nossos mais novos amores, D. Liriz e Seu Adê! Sejam bem-vindos ao ProfCast, voltem sempre, e parabéns pelo Filhão! =)
Um grande abraço, mestre Gustavo! Foi uma honra tê-lo conosco. Que venha a próxima gravação, aí em POA! Conte sempre conosco também! PS: Bonita camisa, tchê ;)
Obrigado, meu camarada. Foi brabo demais!
Bah Gustavinho, começaram o podcast com a frase de “ensinar algo a alguém.” Pensei na minha situação, como tu sabes moro nos EUA, e tenho um filho de 10 meses atualmente, e já me programei que quero ensinar a ele a língua portuguesa, com livros, exercícios e tudo mais.
Quando crescer quero ser igual a vocês.
Só fera!
Parabéns!
Um profissional de sucesso, com tanta sabedoria e com esta humildade.
Opa! Sua indicação não é um convite é uma convocação 👏👏. Na primeira oportunidade Porto Alegre/ProfCast aí vamos nós 👏👏👏
É melhor que isso: eles estão no Rio de Janeiro! 😃 (Mas também quero receber você, a Dani e o Boaro aqui!)
Opa! Combinado, Professora! E, sim, estamos no Rio, pertinho de você! =) Vamos te mandar msg no direct do Ig para combinar essa gravação, ok? Abração! =)
@@ProfCastOficial Prof Ângela é fera, comecei licenciatura em Matemática aos 40+, precisava rever alguns conteúdos, quando achei os vídeos dela no RUclips, ansioso por esse Prof Cast!!!!!
Não é a toa que aquele TED foi um clássico.
Com certeza! Histórico!
Muito obrigado pela gentileza! 😃🙏
Gostei das indicações de entrevistas. Que venham todas.......rs.
Vai lá no insta delas e da aquela moral! Hahahaha
Muito boa. Apostar em um publico que quer conhecimento continuo de matemática é realmente algo que faltava. Professores resolvendo questões de concursos ou olimpíadas tem muitos (ainda bem), gente querendo mostrar que a matemática pode ser amada e aliada ao invés de temida, não são tantos. Faltou perguntar de onde vem o bordão: "E novamente esta provado que a matemática é a melhor de todas".
Excelente observação, Rubens! O Brasil só conseguirá educar os seus filhos quando a Matemática for culturalmente aceita e cativada. Gustavo é um grande aliado nessa luta! Quanto ao bordão, deixemos para a próxima vez em que ele for convidado (e certamente haverá! =P)
Vocês me inspiram!
Obrigado pelas palavras! :-)
Muito obrigado pelo prestígio! 😃🙏
Valeeeu, irmão!🙏🏻
Sou aqui de Macapá-AP e Gustavo Reis é meu modelo de inspiração. Uso muitos dos macetes dele nas minhas aulas. Gostaria muito de vê-lo no meu estado pelo sebrae uma vez pelo menos
Uma honra ter sido sua aluna e você nosso padrinho! ❤
A honra é toda minha e se renova a cada ano desde 2002 ❤🙏
Bom dia... mais um vez tenho que elogiar o podcast... só aumenta minha vontade de terminar meu curso e poder estar na sala de aula... e muito bom ver a paixão que todos vcs demonstram pela profissão... espero poder um dia olhar pra traz e ver que pude ajudar essa juventude... poder tirar a expressão de entendimento dentro da sala de aula... um gra de abraço...
Obrigado pelas palavras e pela atitude, Rafael! Faltam braços para fazermos tudo o que a educação no Brasil precisa. Torcemos muito para que você seja mais um soldado na nossa causa. E esperamos que você ajude muito na formação do nosso futuro! Grande abraço
Não precisa esperar! A Internet também é sua sala de aula! Abração 🤘🎸🔥
Pode começar antes de se formar, irmão! A internet está aí pra isso!🤙🏻
@@gabrieltrindade1503 cara eu não levo jeito, é hj não tenho tempo pra Internet, esculto o podcast enquanto estou pintando 3 parachoques por min em uma linha de produção, chego em casa trabalho de uber, faço a faculdade e ainda tenho que dar atenção oro meu filho... kkk típico cidadão brasileiro... mãos tenho um caso que pode despertar bastante essa vtd de fazer algo diferente... uma amiga tem uma filha com discalculia, e soube que estou estudando matemática, me pediu pra ajudar com uma atividade de expressão numérica, fiz um vídeo explicando passo a passo, no outro dia ela me ligou dizendo que a filha dela não só conseguiu fazer as atividades como conseguiu entender... cara eu tive um sentimento tão bom... em poder ajudar... que só aumentou minha vontade de continuar... .ais um grande abraço... e que satisfação de vcs responderem... ansioso para o prox episódio...
@@RafaelFerreiraRF9 é isso irmão. Você teve tempo pra fazer esse vídeo, certo? Você não precisa nem aparecer. Considere algumas coisas e não desista !!!
Sugestão de entrevista: Tatiana Roque falando sobre história da matemática
É o nosso próximo episódio, Marcão! abraço!
Gostei, muito boa entrevista. Prof. Gustavo foi um menino prodígio e continua sendo um prodígio até hoje. Parabéns! 👏👏
Ele é sinistro! Que história! 👏🏻👏🏻👏🏻
EU NÃO TÔ ACREDITANDO NISSO! AAAAA Gabriel - nós estudamos no EME 🥹 meu deux! E a malcriação em forma de gente juntos no cast! Xorei! Que maravilha 🍀❤️
HAHAHAHAHAHAHAHAH
seempre sensacional! Ter uma conversa dessas além de tudo ajuda a mostrar como quem gosta de matemática é uma pessoa muito divertida, e humana.
Maratonando as entrevistas (a vida é no 1.0x)
Seja sempre bem-vindo, Marcão!
@gustavoreis vc é o cara!!! Sou aluno de Mat na UFF e vc é um referencial! Parabéns cara deus abençoe mais e mais vc e os aeus
Grão mestre Gustavo Reis!
Que maneiro. O mestre das resenhas de loteria........kkkkkk
E não falta mais nenhuma loteria da Caixa baseada em sorteio de bolinhas... 😂 kKkkKkkkK
Muito bacana o video, parabéns pela iniciativa que tiveram e obrigado por nos proporcionar um conteúdo tao incrivel! Entrem em contato com o canal Universo Narrado e tentem traze-lo para participar de um profcast.
Oi, Thiago! Muito obrigado pelos elogios ao projeto, e também pela recomendação de peso! Forte abraço
Parabéns, meninos! Mais um episódio cheio de aprendizado de vida! Assisti à palestra mencionada e é inspiradora!
Obrigado pela audiência, Lu! 🙌🏻
Melhor podcast!!!!👏👏👏👏
Obrigado, Lucas! Volte sempre! :-)
Um dos canais mais legais! Obrigado, professores. Esse canal é um trabalho fundamental. 📚🤩
Obrigado, Guilherme! Esperamos ver você aqui em 2023! Abração!
Mais um bate papo excelente! No aguardo da parte 2 (retorno do entrevistado kkk). Muito interessante a relação entre carga horária do professor e o crescimento da carreira. Vários exemplos onde o número de aulas vai diminuindo mas o 💰 aumentando! Daria um gráfico interessante...
Oi, Marcelo! Gustavo é um que certamente voltará, se Deus quiser. Nós achamos essa visão dele muito profunda: a de que o professor deveria querer regredir na carreira, e não o contrário. Quanto menos ele for, mais na ponta estará; portanto, mais próximo do seu papel de vocação, que é “ensinar alguma coisa a alguém”. Essa visão se completa com a do Carlos Mathias, que diz que os doutores são os que estão na base da pirâmide, e não no topo; seu dever em servir e em devolver é muito superior ao “meramente graduado”. Abração!
Deixei vários comentários mas esqueci o principal. Quando possível, se for do interesse de voces e do publico que anda por aqui, trazer alguém que fale sobre o ensino e a medição de conhecimento de pessoas especiais (autistas, cegos, surdos, etc...) seria MUITO LEGAL. Parabéns pelo excelente canal.
Obrigado pelo comentário, Rubens! Concordamos, e vamos além: falar de superdotação. Muitos dos nossos convidados foram crianças com altas habilidades, e felizmente tiveram a orientação correta. A maior parte dos nossos superdotados não dão a mesma sorte. Ficamos agradecidos pela audiência, pelas contribuições e pelo elogio ao projeto. Forte abç
O ser humano é um ser matemático. Somos um computador biológico que calcula o tempo todo. Conscientemente quando calculamos de forma "fuzzy (pouco, médio, muito)" a quantidade de agua a ser gasta no banho, o percurso que minimiza o tempo que leva para chegar na escola, etc... ou inconscientemente quando nosso cérebro bate o coração o numero certo de vezes por minuto para não estressa-lo ou quando piscamos os olhos no período certo para não resseca-los, etc... Então a matemática é da natureza humana.
Essa é uma discussão incrível. É mais que sabido que animais, em geral, possuem uma capacidade de cálculo (por exemplo, um gato precisa calcular o salto para o alto de um muro). Algumas espécies de aves e macacos possuem uma cardinalidade aguçada, sendo capaz de aritmética simples com poucos objetos. Mas a fronteira humana é a geometria. A espécie humana é a única, em toda a natureza, capaz de abstrair geometria. É discutido que essa é a tão buscada pela psicologia cognitiva “singularidade humana”. É o nosso traço distintivo a tudo o mais que habita a terra (e não a aritmética, e não a linguagem). Recomendo a reportagem “Is Geometry a Language that only Humans Know?” do NYT, e o artigo acadêmico que a embasa. Abraço
@@ProfCastOficial Estava consciente que animais em geral calculam, mas não estava informado que a geometria poderia ser o diferencial. Muito obrigado pela informação e pela dica do artigo do NYT que já estou acessando agora.
Queria muito ver o Felipe Guisoli do Universo Narrado e o Rodrigo Sacramento!!!! Please
Não gosto de dar palpite no canal dos outros mas, se me permitem, o prof. Gustavo Viegas do canal Toda a Matematica tem feito um bom trabalho e tem quase 250.000 inscritos. Pode ser alguém que vale a pena ser ouvido.
Excelente sugestão. O trabalho dele é incrível e certamente está no nosso radar. Obrigado pelas contribuições, Rubens. Volte sempre que quiser. Abç
Eu ando num conflito interno entre ganhar pouco com a educação ou seguir os estudos para concurso em outra área. Dois colegas de profissão acabaram de passar para auditor do Pernambuco e isso me fez questionar se vale a pena insistir na área da educação.
Faaaala, Alf. Cara, hoje em dia educação é muito mais do que escola. Você pode criar alguns negócios que estão no nicho de educação e ganhar tanto quanto (ou até mais) que um auditor.
Alguns questionamentos: 1) quem disse que quem trabalha com educação tem que ganhar pouco? 2) faz sentido abrir mão da satisfação de seguir a própria vocação em troca de estabilidade? 3) na hipótese dessa escolha ser feita de modo desalinhado com essa vocação, quanto eu devo receber para remunerar minha miséria moral? 4) uma amostra de tamanho n=2 é suficiente para conclusões definitivas sobre o acerto de escolhas profissionais? 🤔 E olha que eu só coloquei lenha na fogueira, nem assoprei… 😂 Muito obrigado pelo comentário! Abração
@@professorgustavoreis Valeu pelos questionamentos, amigo. Vou pensar seriamente sobre eles kkk
Sugestões de convidados:
José Motta - entusiasta em inovação educacional.
Carlos André - físico, empreendedor, palestrante, ex diretor da escola e cursinho overdose em Natal-RN.
Murilo gun
Marcelo Medeiros (eu kkk) - não chego nos pés dos convidados até o momento desse podcast mas acho que posso agregar em um bate papo sobre educação 😁
Escrevi esse comentário duas vezes e o RUclips fez o favor de apagar... Tentando pela terceira vez com menos informações.
Uma vez Espartano, SEMPRE ESPARTANO!!!!!!
Não existe ex-espartano, nem com 12 horas de diferença de fuso horário!!! 🤘🎸🔥
O Boaro tem que vir!!!!
Sou muito fã deste professor, mas traumatizei com meu dois de lacinho kkkk
Hahahahahahahahaha sabia que te veríamos por aqui.
Desculpe qualquer coisa... mas 2 com lacinho não tem perdão! 😂😂😂2⃣