@@raimundomartinsdeloiolafil7879 obrigado, penso que o bom é fazer as coisas de forma consciente seja o que for, por isso tento informar as pessoas interessadas nesses pontos pois ja fiz muita bobagem por falta de informaçao.
@@brunoguanaz1916 Imagina eu que aprendi na tentativa e erro! Eu comigo mesmo, afiando até régua. Porém chegou o tempo onde, nessas "novas " formas de comunicação, travei contato com grandes conhecedores do assunto ( gringos competentíssimos). E digo ao amigo, temos que respeitar gente como @HelioCabralJr , o ácido e competente @Leônidas... Esses caras estavam lendo coisas que só fomos alcançar depois. Eu até lia o que os grandes gringos escreviam porém esses nossos amigos brasileiros que clareou a parada.
@@brunoguanaz1916 Confesso ao amigo que tinha prometido não comentar nada em canal nenhum. Sei hoje onde devo frequentar. Porém achei interessante suas postagens e aqui estou. Estou aqui e torcendo para que o amigo saiba caminhar, pisar no concreto e evoluir. O que mais encontrei foi Pikachus, aqueles que não conseguem evoluir. Daí estou aqui esperando sua evolução e tendo certeza que se você evoluir, me leva junto. Abraço!
@@raimundomartinsdeloiolafil7879essas marcações do YT precisam ser revistas. Só vi o comentário do amigo agora. 😅 Valeu pela confiança meu velho! E de fato o vídeo teve uma abordagem muito boa. 😎 Abraço!
Como ferramenta, são poucas artesanais que compensam. O pessoal das artesanais,não se atualiza muito... Vejo umas facas com péssimas retenções de fio, pouca habilidade de corte ...
Ótimo vídeo meu velho! Tema muito bem abordado. Agora um off topic: qual foi o pepino q deu nessa Jazz? Tenho uma dessa e a muito tempo não uso mais as tintas da Pelikan nela. Costumo usar na Kaküno pq o sistema alimentador dela é mais generoso. Mas na Jazz uso outras mais lubrificadas justamente pra evitar essas gofadas q por ventura ela venha dar 😅
@@leonidasmalta fiquei muito tempo sem usar e os canais secaram com tinta dentro, no caso foi so molhar o bico um pouquinho que a tinta voltou a fluir normalmente.
@@brunoguanaz1916 ah sim... isso ocorre mesmo 😅 A tinta q eu uso na Pelikan Jazz é uma francesa da Herbin. É bem mais cara q a série 4001 da Pelikan, mas muito mais lubrificada. E tem secagem rápida, o q é ótimo pra papel normal. Agora se vc não quiser gastar muita grana e ter uma tinta mais fluída q as Pelikans pode pegar as de entrada da Pilot. A Pilot INK-30. O único problema delas é q ao escrever em papel normal o índice de feathering e sangramento é maior. 💣 Mas em papel adequado pra caneta tinteiro o comportamento dela é muito bom. Lubrifica bem a ponta de pena e escreve macio. Aliás... uma tinta muito boa da Pelikan 4001 q é quase no mesmo nível da Pilot é a Verde-Escuro. Q tinta boa velho! Só q é uma cor não muito convencional pro âmbito social. Uso bastante ela nos rascunhos. Abraço!
Considerações realistas bem ponderadas, parabéns! Abraço.
Obrigado 👍
Ótimo vídeo , bem detalhado.
Um dia, e isso foi lá atrás, fui um jovem homem de facas artesanais!
Parabéns pela forma que abordou o tema!
@@raimundomartinsdeloiolafil7879 obrigado, penso que o bom é fazer as coisas de forma consciente seja o que for, por isso tento informar as pessoas interessadas nesses pontos pois ja fiz muita bobagem por falta de informaçao.
@@brunoguanaz1916
Imagina eu que aprendi na tentativa e erro! Eu comigo mesmo, afiando até régua.
Porém chegou o tempo onde, nessas "novas " formas de comunicação, travei contato com grandes conhecedores do assunto ( gringos competentíssimos).
E digo ao amigo, temos que respeitar gente como @HelioCabralJr , o ácido e competente @Leônidas...
Esses caras estavam lendo coisas que só fomos alcançar depois. Eu até lia o que os grandes gringos escreviam porém esses nossos amigos brasileiros que clareou a parada.
@@brunoguanaz1916
Confesso ao amigo que tinha prometido não comentar nada em canal nenhum. Sei hoje onde devo frequentar. Porém achei interessante suas postagens e aqui estou. Estou aqui e torcendo para que o amigo saiba caminhar, pisar no concreto e evoluir.
O que mais encontrei foi Pikachus, aqueles que não conseguem evoluir.
Daí estou aqui esperando sua evolução e tendo certeza que se você evoluir, me leva junto.
Abraço!
@@raimundomartinsdeloiolafil7879 obrigado pela confiança.
@@raimundomartinsdeloiolafil7879essas marcações do YT precisam ser revistas. Só vi o comentário do amigo agora. 😅
Valeu pela confiança meu velho! E de fato o vídeo teve uma abordagem muito boa. 😎
Abraço!
Vídeo muito bom!
@@lucasagentilho7728 obrigado pelo reconhecimento.
Sou admirado da cutelaria artesanal nacional, tenho algumas peças, e cuteleiro Fábio Souza da fasb faca para mim e o número 01 no Brasil !!!
@@AthosSantos-xj5wq realmente as facas do fabio sao muito belas e funcionais. E tem um otimo preço.
Muito bom seu vídeo! Parabéns!
@@AthosSantos-xj5wq valeu
Como ferramenta, são poucas artesanais que compensam. O pessoal das artesanais,não se atualiza muito... Vejo umas facas com péssimas retenções de fio, pouca habilidade de corte ...
Verdade, essa foi a ideia, desmistificar um pouco o tema.
Ótimo vídeo meu velho! Tema muito bem abordado.
Agora um off topic: qual foi o pepino q deu nessa Jazz? Tenho uma dessa e a muito tempo não uso mais as tintas da Pelikan nela. Costumo usar na Kaküno pq o sistema alimentador dela é mais generoso. Mas na Jazz uso outras mais lubrificadas justamente pra evitar essas gofadas q por ventura ela venha dar 😅
@@leonidasmalta fiquei muito tempo sem usar e os canais secaram com tinta dentro, no caso foi so molhar o bico um pouquinho que a tinta voltou a fluir normalmente.
@@leonidasmalta vou procurar essa outra tinta qu vc falou. Valeu
@@brunoguanaz1916 ah sim... isso ocorre mesmo 😅
A tinta q eu uso na Pelikan Jazz é uma francesa da Herbin. É bem mais cara q a série 4001 da Pelikan, mas muito mais lubrificada. E tem secagem rápida, o q é ótimo pra papel normal.
Agora se vc não quiser gastar muita grana e ter uma tinta mais fluída q as Pelikans pode pegar as de entrada da Pilot. A Pilot INK-30. O único problema delas é q ao escrever em papel normal o índice de feathering e sangramento é maior. 💣
Mas em papel adequado pra caneta tinteiro o comportamento dela é muito bom. Lubrifica bem a ponta de pena e escreve macio.
Aliás... uma tinta muito boa da Pelikan 4001 q é quase no mesmo nível da Pilot é a Verde-Escuro. Q tinta boa velho! Só q é uma cor não muito convencional pro âmbito social. Uso bastante ela nos rascunhos.
Abraço!
👍