Por que a GERAÇÃO DEPRIMIDA não quer mais estudar?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 3,7 тыс.

  • @olaciencia
    @olaciencia Год назад +2480

    Fiquei impactado pela profundidade do seu roteiro, parabéns Jubilut e equipe!

    • @murilokkkkkj
      @murilokkkkkj Год назад +43

      Eae Daniel Molo🤙

    • @VictorHugo-zm5ee
      @VictorHugo-zm5ee Год назад +8

      @@murilokkkkkj kkkk

    • @VictorHugo-zm5ee
      @VictorHugo-zm5ee Год назад +16

      @@murilokkkkkj Essa piada não perde a graça.

    • @messi350
      @messi350 Год назад +12

      Eu morava em um apartamento com 5 blocos brincava todos os dias de tarde porque tinha muita gente quando voltava da escola e também a pressão que os pais dão para o estudo coisa que eles não tinham na época deles e também tem muito professor ruim e que manda muita tarefa

    • @comandantebf4345
      @comandantebf4345 Год назад +4

      @@murilokkkkkj kkkk mm

  • @Hlseaa
    @Hlseaa Год назад +1416

    Minha geração é a Z, e cara... Tá desanimador! Sou formado, perdi noites e rios de dinheiro com faculdade e especialização, não tive em 4 anos o retorno do que foi gasto. Até hoje viro noites estudando para concurso, ganhando salário mínimo, passando as piores humilhações possíveis; tem hora que repenso se fiz a coisa certa em gastar todo esse dinheiro pra buscar algo bom nesse país. Quem tem vida digna nesse lugar são cantores de funk, jogadores de futebol, deputados e mulheres com onlyfans; acho que a mulecada já está "nascendo de olhos abertos" com a realidade jogada na cara

    • @transporteeducação-s6x
      @transporteeducação-s6x Год назад

      Verdade, os estímulos que essa geração recebe são de que estudar é inútil e sucesso não tem nada a ver com isso, graças aos mcs e gente fútil que é rica sendo basicamente inútil, associado a um mercado de trabalho neoliberal e estagnado e NENHUM valor vindo do estado ou da mídia sobre ciência, educação ou pesquisa! Parece natural, mas é uma destruição do futuro, pois essa gente está vivendo no vácuo da geração anterior, e quando ela se for, teremos um monte de gente inútil e inepta pra herdar o mundo!

    • @leonardosouza7759
      @leonardosouza7759 Год назад +169

      Mano vc falar de onlyfans foi de lascar conheço uma mina que ganha uns 10k por mês fazendo programas ela falou que nunca estudou pq sabia que n iria ser nada na vida e hj além de apartamentos e casas entre outras coisas ela tem uma boa grana na poupança

    • @viniciusfs666
      @viniciusfs666 Год назад +7

      Graduação em que ?

    • @phlimma
      @phlimma Год назад +69

      Estou na mesma. E não fiz curso qualquer. Fiz Engenharia Elétrica em universidade federal.

    • @nathaliabitencourt1495
      @nathaliabitencourt1495 Год назад +89

      Estou na mesma situação que você. Estudei pra caramba e hoje trabalho em 3 funções recebendo um salário mínimo. O mais triste é ver o filho do seu patrão entrando numa empresa que você gostaria de entrar pq o pai conhece alguém influente lá dentro, sendo que o currículo dele é bem ruim.
      Mês que vem eu vou iniciar mais um curso, mas sinceramente muitas vezes eu me pergunto se vale a pena

  • @alanguimaraes930
    @alanguimaraes930 Год назад +1934

    Eu tenho 34 anos e me lembro quanto era difícil arrumar emprego. Só consegui com 28 anos e passei por muita depressão, falo que os você que o jovem. Tenha calma que isso tudo vai passar e melhorar. Hoje trabalho e consigo pagar as minhas contas e estou muito feliz

    • @SuperLaryyy
      @SuperLaryyy Год назад +151

      Realmente hj em dia tá mto difícil de achar trabalho, principalmente quando a pessoa n tem experiência

    • @chickomartins4393
      @chickomartins4393 Год назад +101

      Se foi difícil pra vc branco, imagina pro negro periférico...

    • @victorlima4862
      @victorlima4862 Год назад +23

      Começou a morar sozinho quando não quero se entrometido é que tô passando por uma situação parecida comecei com 27.

    • @bonk78624
      @bonk78624 Год назад +54

      Eu consegui com 34.
      Imagino como deve ser difícil pra Geração Z.

    • @SuperLaryyy
      @SuperLaryyy Год назад +40

      @@bonk78624 só arrumei um estágio depois q terminei a faculdade, então recebo bem pouco, mas preciso da experiência

  • @felipemaia.1998
    @felipemaia.1998 Год назад +745

    É incrível como você passa 4 anos em uma universidade pública, reconhecida nacionalmente, faz tudo que tem pra fazer - monitoria, extensão, pesquisa, estágio, PET - conclui o ciclo de 4 anos com um TCC robusto e 4 artigos publicados, sendo 1 em revista internacional. Hoje fazem 1 ano e 3 meses que me graduei e não consegui NADA, já foram mais de 20 processos seletivos e só trabalhei na área durante 4 meses.
    Sou sanitarista, bacharel em saúde coletiva, hoje minha profissão nem é considerada como tal, apenas como ocupação. Estagiei durante a pandemia da Covid-19, analisei dados, construí boletins, cadastrei casos positivos para Covid, fiz o acompanhamento de pessoas com outras doenças, mas nem toda profissão é reconhecida...

    • @Emanuelleeeee
      @Emanuelleeeee Год назад +16

      Ai eu te pergunto, valeu apena?

    • @FeNan4172
      @FeNan4172 Год назад +122

      ​@@Emanuelleeeee não devemos reprovar nossas ações corretas pq o mundo não se interessa por elas. Se você faz o que é certo e o mundo não reconhece, continuará valendo a pena, ainda que isso não lhe dê um centavo de retorno.

    • @vitoriabarbosa2567
      @vitoriabarbosa2567 Год назад +62

      Já que você expôs sua situação, penso que posso contribuir com algo. Nossa geração é muito idealista e saber lidar com o mercado e se especializar no que ele precisa, é uma habilidade necessária. Não é que sua formação não valeu de nada, mas o mercado não está propício a ela. Então tente fazer um técnico na área de TI por exemplo, um mercado em expansão, e depois que você conseguir cumprir com suas necessidades básicas de sobrevivência se volte novamente para aquilo que você goste, com menos preocupação.
      Porque, essa é a realidade no momento, e saber lidar com ela é essencial.

    • @felipemaia.1998
      @felipemaia.1998 Год назад +33

      @@Emanuelleeeee É difícil responder esta pergunta, afinal eu não sei aonde eu estaria se tivesse feito outras escolhas, porém se eu tivesse a consciência de hoje a 6 anos atrás eu não teria feito o curso ou desistido.

    • @felipemaia.1998
      @felipemaia.1998 Год назад +42

      @@vitoriabarbosa2567 Eu já esperava que isto acontecesse quando terminei o curso, então realmente fiz exatamente isso, hoje estou no último período do tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (faculdade particular) e além disto em 2023.1 reingressei na universidade em outro curso com mais mercado.
      O meu ponto foi mais expor que a geração não 'é deprimida' mas 'está deprimida', tenho vários colegas que se formaram e passam pelo mesmo, imagino que o meu não seja o único curso com esta característica. A gente tenta, muito, mas e quem não podia errar e acabou na mesma situação?!

  • @Fhannycopia3
    @Fhannycopia3 Год назад +2185

    Eu aqui com 18 anos, estudei pra caramba durante a pandemia pra me sair na frente dos outros alunos, consegui passar numa faculdade federal mas era longe de casa, e eu so consegui condução depois de exatos 32 dias e a primeira aula que presenciei ja era prova, na mesma semana aconteceu muita coisa ruim que nem vou mencionar, e no sabado da mesma semana sofri um acidente de carro e depois por conta de problemas financeiros tive que parar de frequentar a faculdade, nem sei se estou matriculado lá ainda.
    E é isso, senti necessidade de contar isso aqui.
    Igual mencionado no vídeo, muitos jovens não tem amigos, posso dizer que faço parte disso.
    Não tenho amigos; e passo por muitos problemas familiares
    Sei que tenho depressão, mas atualmente não tenho condição de ir a um psicólogo
    Eu ia continuar escrevendo, no entanto não vejo mais sentido em escrever isso aqui
    Se vc leu até aqui tenha um bom dia

    • @Serpico773
      @Serpico773 Год назад +189

      Li seu comentário e me identifiquei pra caramba. Tenho 20 anos, passei em uma federal de Direito em uma cidade do estado vizinho, até tentei fazer por alguns meses, mas não consegui emprego pra manter os custos. Sai, passei em outra faculdade de Direito dessa vez pelo Prouni, ou seja, era particular e eu bolsista integral. Tava no meio da quarentena e os professores e minha saúde mental minaram minha motivação. Sai de novo e entrei em um curso tecnólogo de perícia forense, mas outra vez sai por falta de perspectiva. Passei outra vez pelo Prouni para outra faculdade com bolsa integral. *OBS: NEM EU SEI COMO CONSIGO PASSAR EM TANTA COISA. Também desisti. Foram 4 faculdades diferentes em menos de 2 anos. Percebi que TUDO QUE EU MAIS QUERO É UM EMPREGO, sair da casa dos meus país e ter uma vida minimamente digna, acho que é pedir muito.
      Ei, acho melhor tu verificar se ainda tá matriculada. Caso contrário tu não pode pegar outra bolsa pelo Sisu/ProUni estando com matrícula ativa em outra instituição.
      Em relação a depressão é foda véi... isso é tudo que eu posso dizer sem saber da tua vida.
      Amigos... Também não tenho.
      É isso, não sei se dá pra te confortar com esse comentário. Eu também sou pessimista em relação ao futuro.
      Bom dia!

    • @lemos_y_silva
      @lemos_y_silva Год назад +37

      Tenha um bom dia também moça ,q Deus te abençoe,jesus te ama ,fica bem❤

    • @Fhannycopia3
      @Fhannycopia3 Год назад +58

      @@Serpico773 Valeu pela resposta e por ter lido
      Parabéns pra ti, pq passar em tanta coisa tem que estudar muito!
      Mas tu ainda vai conseguir encontrar o curso certo pra vc, pq no meu modo de pensar se vc encontrar um curso que seja algo que tu goste muito vc consegue ir até o fim!
      Eu sei como é, vc quer ter suas próprias coisas, sua casa e tals! Não desiste da faculdade não amigo, nem que vc faça uma EAD da vida, pois a maioria dos empregos agora tão exigindo curso superior em algo e o salário é quase perto do mínimo.
      Espero que consiga encontrar o emprego e sair da casa de seus pais, (eu também quero isso pra mim, pq ficar como um peso pra família é muito ruim)
      Eu com certeza não devo estar matriculado isso tudo que aconteceu foi em março/abril.
      Mas obrigado por ter me avisado! Vou ver se ligo lá pra ter mais informações, quem sabe eu não consiga uma maneira de voltar
      É verdade, mas eu preciso mesmo de um psicólogo as vezes nem é depressão pode ser outra coisa...
      Foda também é ser sozinho e ter ninguém pra conversar, depois do ensino médio que a gente percebe que tá todo mundo nem aí pra gente
      Valeu mt pelo comentário @Vinícius M.
      A gente ser pessimista só ajuda a piorar as coisas kk
      Tudo de bom pra nós! Obrigada

    • @Fhannycopia3
      @Fhannycopia3 Год назад +6

      @@lemos_y_silva Amém, obrigada

    • @crazinho5937
      @crazinho5937 Год назад +17

      Aqui onde moro tem assistência psicológica no setor público. Precisa de encaminhamento e demora bastante. Mas é de qualidade. Tenta ver se tem algo assim na sua cidade, vai no postinho e pergunta, nem sempre você encontra tudo na internet.

  • @victoro6829
    @victoro6829 Год назад +299

    Pessoas com depressão não querem fazer absolutamente nada, não só estudar. Depressão te faz não querer nem viver mais.

    • @alicejoaquim288
      @alicejoaquim288 Год назад +31

      Olá, Victor !
      Sou Alice Joaquim e sou Psicóloga Clínica.
      Pode ser a realidade de muitos que se autosabotam e são depressivos terem uma história de vida difícil.
      Como ter crescido sem uma estabilidade emocional, ou seja, sem uma base necessária para o desenvolvimento emocional (pai que abandonou, pais separados que brigavam muito, ambiente de agressões, pais que não davam atenção e carinho, negligências e outras situações).
      Com isso, Lidar com algo difícil pode levar a pessoa a se autosabotar ao perceber que terá que lidar com certas emoções como frustração, tristeza...
      É importante identificar as situações difíceis que você já vivenciou e quais seus pensamentos diários que te fazem procrastinar ou ficar depressivo. Busque ajuda psicológica também. Alicejoaquimpsi

    • @YarinhaY
      @YarinhaY Год назад +18

      Vdd .. as vezes até quero , e tenho sonhos .. mas o agir é tão difícil :/ espero conseguir sair disso

    • @alicejoaquim288
      @alicejoaquim288 Год назад +12

      @@YarinhaY Querida, você é capaz de conseguir sair e alcançar grandes coisas sim. Leia meu comentário acima. Se Desejar, me envia uma mensagem.

    • @alicejoaquim288
      @alicejoaquim288 Год назад +6

      @@YarinhaY Você não precisa lutar para sair disso sozinha 😊

    • @dinizotaku9418
      @dinizotaku9418 Год назад

      @@alicejoaquim288 pode deixar seu insta?tenho alguns problemas

  • @Kaykyd
    @Kaykyd Год назад +1077

    Na pandemia eu ficava o dia todo jogando (tinha 15 anos na época) me sentia triste, sem objetivo. Terminei o colegio ano passado, estudei bastante, mas como meu primeiro e segundo ano ficava jogando online n consegui passar. Hj estou estudando em casa pra fazer o enem final do ano, sou bem constante e disciplinado, estudo todo dia desde janeiro e me sinto mto mais feliz com um objetivo e rotina, faço musculacao isso tb ajuda mto. Tenho poucos amigos, uns 5, mas eles sao mto bons pra mim e confio neles. Enfim, uma vida comum, mas com rotina e me sinto feliz

    • @byuyu5937
      @byuyu5937 Год назад +97

      e eu que tenho a tua idade e mesmo na pandemia continuei estudando e achando que iria ficar melhor que os demais por conta disso e agora boa parte dos meus amigos, que fizeram PORRA nenhuma durante a pandemia, estão na faculdade e eu aqui, em casa, ainda estudando. é osso.

    • @Super-Games181
      @Super-Games181 Год назад +53

      É cara, eu jogava pra crlh games quase minha vida toda, e nos últimos anos, tava me dando um vazio, não tinha tanta graça…
      Mas mudei e comecei a focar em coisas que gosto além de jogos, como desenhar! Ou aprender inglês com músicas!

    • @Super-Games181
      @Super-Games181 Год назад +25

      @@byuyu5937 poxa mano… foda isso…
      Não se cobre tanto, não precisa “se mat*r” pra ser o melhor possível naquilo que lhe põem pressão. Você é você, você tem o seu tempo, assim como seu corpo.

    • @Kaykyd
      @Kaykyd Год назад +25

      @@byuyu5937 é foda, mas não se compare. Vc vai conseguir, o detalhe é estudar certo e cuidar da saúde mental e física

    • @hemersoneustak
      @hemersoneustak Год назад +32

      5 amigos é pouco??? Oi????

  • @henri191
    @henri191 Год назад +5430

    A realidade de jovens é : pouco ou nenhum estudo , péssima projeção do futuro , exposição exacerbada nas redes sociais , a falsa ilusão de vida perfeita alheia das redes sociais , avanços progressistas de lados errados

    • @Mar-fq5fd
      @Mar-fq5fd Год назад +447

      E o que culpam de forma simplista: celular e internet.

    • @oliverfa08
      @oliverfa08 Год назад +444

      ​@@Mar-fq5fd O combo Celular , Internet e Redes sociais pra mim é responsável por mais de 70% da decepção , ansiedade e sensação de vazio em pessoas de 14 a 30 anos , repito que isso é PRA MIM na minha visão

    • @rhalphaugusto
      @rhalphaugusto Год назад +68

      Concordo com vc e complemento: tais projeções e decepções são realidades que também estão aí faz tempo. As redes sociais mostraram isso de forma mais escrachada...

    • @darth3216
      @darth3216 Год назад +44

      Você matou gabaritou a pauta, é exatamente isso!

    • @zuzubalando
      @zuzubalando Год назад +72

      ​@@oliverfa08 eu tb vejo assim. É q as pessoas debatem isso de forma mto superficial. Dizer q é tudo bom e é preciso ter responsabilidade é fácil, mas o buraco é mais fundo que isso. Mto mais.

  • @felipee9177
    @felipee9177 Год назад +194

    Graças a Deus eu estudei. Eu tive depressão, tive ansiedade, pai com alcoolismo e muitas coisas ruins. Porém, sempre me foi dito que estudar era importante. Por conta de todos esses problemas ingressei na Universidade somente aos 25 anos. Me formei e fiz mestrado. Hoje, com 38 anos eu trabalho, sou concursado e estabilizado. Houve uma época que sentei a bunda na cadeira e estudei. Eu estudava triste, estudava com raiva, estudava contente ou com esperança. Todos os dias. Parei de ficar culpando as pessoas, pedi a Deus ajuda e comecei a estudar de verdade. O pior de tudo é a pressão. É preciso ter cuidado com isso. Não se pressionar tanto. Mas estudar. Focar na formação a longo prazo e não desistir.

    • @MercenarySoldier51
      @MercenarySoldier51 Год назад +12

      Problema é o tempo que a grande maioria dos jovens fica na faculdade muitas vezes sem poder trabalhar para estudar, aí complica demais e além disso tem que escolher muito bem o curso e profissão que deseja seguir, pq se não fizer o que realmente está gostando acaba desistindo e o tempo perdido não volta não

    • @ArthDragon14
      @ArthDragon14 Год назад

      Qual curso vc fez? E qual concurso?

    • @Biel60ful
      @Biel60ful Год назад +4

      Parece que a única saída para se ter uma vida digna nesse país é ser concursado

    • @LuisGustavo-hz4gx
      @LuisGustavo-hz4gx Год назад +4

      @@MercenarySoldier51 e tem uma outra coisa que o Jubilut não disse aqui que eu considero a maior bomba que a nossa geração vai enfrentar daqui a pouco, INTELIGENCIA ARTIFICIAL, pense só no impacto disso e 5,10, 20 anos isso torna toda uma perspectiva de futuro profissional cada vez mais imprevisível.

    • @gandalf1130
      @gandalf1130 Год назад +1

      @@Biel60ful Esse é o problema de vocês. Cabecinha fechada demais, pensam em "estabilidade" e "a última saída". Pelo amor de Deus, cara, não existe "a última saída" de nada. Pelo contrário, existem infinitos caminhos. Não é só uma opção.

  • @thiagoflorindo2849
    @thiagoflorindo2849 Год назад +462

    A resposta é simples: autoestima influencia no aprendizado. Pessoas que possuem problemas de autoestima, que vivem em ambientes estressantes e violentos tendem a ter o aprendizado mais prejudicado, defasado e dificultado, do que aqueles que vivem em ambientes e meio sociais mais agradáveis. Por isso que Bullying deveria ser crime e tem que ter tolerância zero por exemplo.

    • @joaofreitas4069
      @joaofreitas4069 Год назад +2

      Kkkkk imterresirox

    • @DeflyCK
      @DeflyCK Год назад +11

      Acho que Bullying virou crime, não tenho certeza, mas lembro de ver a professora falar recentemente que virou crime e pode fazer boletim de ocorrencia contra

    • @R_U_A_M
      @R_U_A_M Год назад +32

      ​@@DeflyCKVirou crime, mas além de ninguém saber, quase ninguém liga. Os alunos também ainda tem aquele costume de relatar tudo pra diretoria que não faz nada.

    • @gabrielp.262
      @gabrielp.262 Год назад +8

      O ensino remoto é uma ótima maneira de fugir do bullying, deveria ser melhor difundido. Muita gente não liga pra essa socialização forçada da escola.

    • @alguemdasilvaha10anosatras57
      @alguemdasilvaha10anosatras57 Год назад +1

      Não só isso mas também isso

  • @cyntiabarcelos1468
    @cyntiabarcelos1468 Год назад +897

    Sou psicóloga e tenho dado palestras sobre ansiedade nas escolas, e vou te dizer, de quatro jovens é mais provável que três esteja sofrendo ansiedade e depressão. Eu fico impressionada como isso tem acometido a população, principalmente as crianças e os adolescentes. 😢

    • @andersona9396
      @andersona9396 Год назад +25

      é muita facilidade , quando eu era criança não tinhamos nada disso e erámos felizes. Celular, computador ? quem tinha um desses em casa? antigamente se você não trabalhasse desde cedo bem provável que passaria fome mesmo

    • @GUILLE_666
      @GUILLE_666 Год назад

      @@andersona9396 Foda-se, eu tenho depressão e paranoia e não é por isso que eu não tenha interação com o campo e os animais eu ainda faço coisas manuais ou tirar leite, plantar, o problema é eu não ter um amigos.

    • @umgaymenezes
      @umgaymenezes Год назад +42

      @@andersona9396 e o pior são pessoas que parecem fingir que isso não é real. Ficam "ain, mas dá pra usar para um lado bom". Não sei se estou sendo radical (que não me vejo sendo pois o YT é um bom espaço, tirando o shorts), mas isso está fudendo com a saúde mental das crianças e adolescentes! Estudos a todo momento mostram isso. Sinceramente, eu prefiro ser a louca do "parem de usar isso" a ver como isso degringolará em alguns anos.

    • @luaanhenrique286
      @luaanhenrique286 Год назад +10

      @@umgaymenezes o youtube é um bom espaço? certeza?
      Não tinha youtube antigamente, então não acho que seja um bom espaço, mesmo para ESTUDOS. Nada vai substituir um bom livro

    • @umgaymenezes
      @umgaymenezes Год назад +25

      @@luaanhenrique286 grande parte do meu estudo se faz pelo RUclips, não só o meu como do meu pai. Não temos dinheiro suficiente para comprar livros de matemática e raciocínio lógico, português, inglês, espanhol, administração, direito constitucional (sem ser a lei seca), direito administrativo... Contudo, tenho alguns livros sim e faço o consumo deles. Livros sempre serão superiores a qualquer meio digital. Não me parecem uma leitura boa e agradável quando o faço por uma tela, mas é o que tenho. Então, para mim, vejo o RUclips como um bom espaço - caso você saiba usá-lo.

  • @daemocandre3356
    @daemocandre3356 Год назад +51

    Você passa a vida quase toda estudando, sai da faculdade, para receber um salário ruim, junto com humilhações de professores, isso vai levando as pessoas a perde o interesse numa coisa que não trás seguro nenhum para suas vidas, fora o desgaste físico e emocional que muitos passam no trabalho!

  • @elaine.9104
    @elaine.9104 Год назад +433

    Eu engravidei aos 18, não havia terminado o EM e fui morar em outro Estado com o pai do meu filho, pessoa que eu não conhecia direito, íamos começar uma vida juntos. Foi tudo terrível, eu me esforcei pra terminar o EM, consegui uma bolsa para Eng de Produção... Saia do trabalho pra faculdade, cuidava do meu filho sozinha... planejei deixar o emprego para buscar o estágio: Pandemia.😢😢😢 Finalizei as disciplinas restantes online e não pude estagiar ( as empresas querem no mínimo um ano disponível pra estágio) fiquei tão deprimida de ter que finalizar o TCC e não poder colar grau que abandonei tudo e perdi a bolsa... faltando 1 disciplina o maldito estágio e TCC. Atualmente trabalho em um supermercado. A depressão sempre me acompanhou, mas cuidar do meu filho sempre me afastou de coisas piores. Vou iniciar outra graduação agora: Estatística (no Ence) e é isso: Sei que já estou "velha" com 35 anos, mas eu gosto de estudar e não perco a esperança de trabalhar em minha área de estudo. As coisas ruins vem e vão, muitas vezes persistem, mas como a Dory diz: Continue a nadar.❤

    • @LaucellyAvelar
      @LaucellyAvelar Год назад +32

      E finalizar a faculdade de Engenharia de Produção não dá? Falta tão pouco 😢

    • @ceciliagarcia1573
      @ceciliagarcia1573 Год назад +20

      Vc é muito guerreira, vai dar certo ❤

    • @jhonnylancasterrodrigues9574
      @jhonnylancasterrodrigues9574 Год назад +8

      Sinto muito por tudo. Com certeza você vai alcançar seus objetivos profissionais e seu filho vai ter muito orgulho de você

    • @jovensdesucesso09
      @jovensdesucesso09 Год назад +5

      Desista não!

    • @dollyproductions
      @dollyproductions Год назад +26

      vc nao ta velha, ta bem nova ainda. é tempo de fazer quantas graduações sua realidade permitir. tenho colegas de faculdade com 40, 50, 60 anos

  • @jhonnylancasterrodrigues9574
    @jhonnylancasterrodrigues9574 Год назад +104

    Outra questão é a falta de perspectiva no trabalho. Chefes ruins, ambientes péssimos e salários baixos, tudo isso desmotiva mais ainda a estudar e fazer uma carreira. Depous de pasasr por tudo isso, como ter certeza que o trabalho não vai ser um lixo? Imagina saber que vai ganhar uma merreca e aguentar chefe ruim, chorar quando chegar em casa, pegar trânsito e ainda assim não conseguir comprar uma casa, um carro? Isso é o que mais me pega e me desmotiva demais a continuar

    • @euvoceeosobrenatural9340
      @euvoceeosobrenatural9340 24 дня назад +1

      É, mas isso sempre foi assim. Os pobres raramente se tornam ricos - todas as gerações anteriores à minha sofreram com sub-empregos e salários horríveis. A vida nas redes sociais é que traz a ilusão de que "todo mundo é feliz e rico, menos eu". Não dá pra dar crédito às redes sociais e suas ilusões.

  • @MrWillbeto
    @MrWillbeto Год назад +96

    Está tudo tão difícil, tão caro, tanta cobrança, tanto julgamento e tão competitivo, que já DESISTIR de tudo com a pandemia e aprendi a viver na SOLITUDE, no SIMPLISMO, com AMOR PRÓPRIO e o resultado: Eu não tenho ninguém, não tenho vicios, não tenho nada e sou FELIZ, com a paz, silêncio, sossego, tranquilidade e a vida calma, com saúde, sem stress, ansiedade, angústia, depressão, bipolaridade, TADH, TOC, sem dor, sem medicamento, nem responsabilidade nenhuma com a sociedade e nem com a sociabilização e não há riquezas, fama, sucesso, poder, beleza, influência, ostentação, consumismos, show, eventos, festivais, datas comemorativas, viagens, nenhuma que compre, a receita é SOLITUDE, SIMPLISMO E AMOR PRÓPRIO.

    • @jesuscristoereidosreis8809
      @jesuscristoereidosreis8809 Год назад +4

      Interessante

    • @mk213gja2sfc
      @mk213gja2sfc Год назад +3

      Tento fazer o mesmo..

    • @xssita
      @xssita 11 месяцев назад +12

      Concordo, é exatamente o que sigo pra minha vida, desapegar do externo, e concentrar em mim, na minha saúde mental, não tem nada melhor que isso, já tô ligando o foda-se pra essa sociedade doente. O sucesso de verdade pra mim é viver em paz, tendo saúde mental e amor próprio, mesmo vivendo nessa sociedade lixo que nos cobra tantas coisas, mas o meu interno me dar paz e me diz que tudo vai ficar bem..

    • @MrWillbeto
      @MrWillbeto 11 месяцев назад +6

      @@xssita sua frase é perfeita. O que o sucesso pra você? *É VIVER EM PAZ*

    • @moacirg
      @moacirg 9 месяцев назад

      Hoje em dia é super fácil para o jovem competir no mercado de trabalho. Nunca na história do mundo foi tão fácil para os jovens conseguirem uma vaga de emprego. Basta chegar no horário, respeitar os mais antigos na empresa, ter vontade de aprender o serviço e não se ocupar com distrações (celular) no ambiente de trabalho.
      Eu sou empregador e sei como está muito difícil encontrar jovens com essas qualidades BÁSICAS..
      Ou seja: basta vc fazer o BÁSICO para se destacar nessa multidão de imbecís da geração Z

  • @rebecaferreira6171
    @rebecaferreira6171 Год назад +1370

    A competitividade e o desemprego está tão grande que a gente na Universidade já tem que entrar programas e projetos de extensão além das disciplinas

    • @vitorsousa9067
      @vitorsousa9067 Год назад +182

      Falo por experiência própria e mesmo assim é difícil, dinheiro tá muito difícil de ter e emprego hj é quase mão de obra escrava

    • @pobrezatotal7795
      @pobrezatotal7795 Год назад +63

      ​​@@vitorsousa9067cho que estamos num apocalipse, daqui a pouco vamos precisar sair do país, já vai estudando inglês

    • @ViolentSlayerr-np4gk
      @ViolentSlayerr-np4gk Год назад

      Esse Brasil é um lixo!

    • @ViolentSlayerr-np4gk
      @ViolentSlayerr-np4gk Год назад +42

      @@pobrezatotal7795 na primeira oportunidade o cara vaza dessa porra de país

    • @weierengel2610
      @weierengel2610 Год назад +41

      As tecnologias que temos hoje demandam muita matéria prima, custo e dinheiro pra serem produzidas, com isso nossa moeda desvalorizada, não sobra muito dinheiro, acaba que o povo trabalha só pra comer, até pq a comida ta ficando mt caro tbm.

  • @thiagoflorindo2849
    @thiagoflorindo2849 Год назад +206

    Tenho 34 anos e a melhor coisa que fiz na vida foi ABANDONAR O CONTRATO SOCIAL de corresponder as expectativas alheias. Hoje em dia estou CAGANDO E ANDANDO para tudo. Apenas faço pensando apenas em mim, sem me preocupar em atender o que os outros querem de mim.
    .
    Vc não tem que se comparar aos outros, não tem que atender as expectativas de ninguém porque vc NÃO ASSINOU CONTRATO FÍSICO ALGUM. Vc não se comprometeu a cumprir nada, então FODA-SE o que os outros pensam sobre vc.
    .
    "ainn mas eu quero ter aprovação social" ENTÃO ANDE COM PESSOAS que darão essa sua aprovação social.

    • @UPVideos365Days
      @UPVideos365Days Год назад +39

      Aprendi a ser feliz quando aprendi o mesmo que você. Ninguém tá nem aí pras suas conquistas pessoais a não ser pra ter inveja e falar mal de você pelas costas. De tão covardes que são são pouquíssimos que tem coragem de falar na cara.

    • @crazinho5937
      @crazinho5937 Год назад +11

      Não sei se corresponde ao que você disse, mas o melhor de você deixar de se importar com o que as pessoas pensam de você faz com que você perceba as amizades verdadeiras que você tem. Faz você também não fazer as coisas só por aprovação, mas também porque você gosta, você não ajuda ninguém porque quer a aprovação da pessoa, você ajuda porque você quer e acha que ela precisa de ajuda. Isso é bom

    • @Iniciadotantra
      @Iniciadotantra Год назад +27

      Quando vc troca a "validação social" pela "validação pessoal" as coisas começam a mudar...

    • @sulricardo1983
      @sulricardo1983 Год назад +8

      Arte do fodasse tmj

    • @amandafariasfrancisco5496
      @amandafariasfrancisco5496 Год назад +4

      Vou enquadrar esse comentário e por na minha parede kkkk

  • @kerigma_
    @kerigma_ Год назад +53

    Saiam das redes sociais, na moral. Eu tenho 25 anos, estou fora desde 2020, foi a melhor decisão que tomei. Eu não sei de nada, não sei de notícia, não sei dos memes, não sei da vida dos outros, não sei da situação mundial, não sei das modinhas, não sei de nada. Caso queira saber algo eu vou atrás. Depois que larguei as redes sociais, comecei a trabalhar melhor e ganhar mais, tenho 0 de ansiedade, durmo bem, estudo e aprendo muita coisa, achei muito o que fazer e até estou prestes a começar a namorar 😅. Meu conselho é isso, saia das redes sociais, nossas mentes não aguentam elas

    • @alany2885
      @alany2885 6 месяцев назад +1

      Exatamente.

    • @jacksonmartinsdasilva6114
      @jacksonmartinsdasilva6114 26 дней назад

      Além de sair da redes sociais
      O uso recreativo da cannabis tbm me ajudou muito nesse processo

  • @vitoraroucha4271
    @vitoraroucha4271 Год назад +302

    E ainda existem alguns professores que só jogam na cara dos jovens que a vida deles é mais fácil e os chamam de preguiçosos etc. Porém, não levam nenhum desses fatores em consideração, parece que eles se esquecem de quando foram jovens e o quanto isso tem suas complicações, valeu júbilo seu conhecimento e empatia são um exemplo pra todos.

    • @janainasacramento306
      @janainasacramento306 Год назад +10

      Todos nós fomos jovens e passamos por problemas e seguimos enfrente, e com vcs não é diferente procurem um jeito e sigam enfrente também. Realmente o governo tem facilitado demais então força galera. Todos nós passamos por dificuldades diferentes, cada um na sua geração então avancem, lutem ! Não é fácil mas repito todos nós passamos por isso tbm , mesmo em eras diferentes, se vitimar não será a solução. Abcs

    • @vitoraroucha4271
      @vitoraroucha4271 Год назад +41

      @@janainasacramento306 sim verdade, mas não dá pra negar que ALGUNS adultos adoram comparar suas conquistas com os jovens. Ps: é somente uma opinião, não vitimismo.

    • @Tiago-it9hi
      @Tiago-it9hi Год назад +21

      ​@@vitoraroucha4271nao faz sentido comparar conquistas em tempos diferentes. Economia, mercado de trabalho tudo muda.

    • @S1moniBotoon
      @S1moniBotoon Год назад +1

      @@Tiago-it9hi - Exato.

    • @excelmobile5349
      @excelmobile5349 Год назад +5

      Mas convenhamos o jovem no ensino fundamental ao ensino médio é chato pra kct, desinteresse nítido não dá pra tolerar,cara um professor pedir silêncio incessantemente é absurdo isso não rola nem em curso técnico, aí vai daí pra pior,na minha opinião o professor é a vítima da história até que se prove ao contrário.
      Provavelmente você tomou as dores de seus colegas irresponsáveis, não faça isso,saiba que se vc é alguém que se esforça o discurso não é pra vc, é 30 alunos por sala citar nomes não dá.

  • @nathalyborges6115
    @nathalyborges6115 Год назад +772

    Eu tenho 23 anos, ingressei na faculdade federal de medicina há dois anos, esse curso sempre foi o meu maior sonho de realização profissional e pessoal (tive muita ajuda e precisei me esforçar muito pra conseguir com a base fraca de ensino público). Mas na graduação encontro muitos desafios, vejo muita competitividade entre os colegas, e vejo muitos colegas desenvolverem depressão ou ansiedade, inclusive perdi um colega e amigo próximo.
    Infelizmente, para os jovens (principalmente os cotistas como eu), entrar na universidade pública foi só o primeiro maior desafio que a gente enfrentou, e durante a graduação existem outros até maiores.
    Pouco se fala sobre isso, não quero desmotivar quem também pretende fazer uma graduação, mas eu acho válido também falar um pouco mais sobre a luta do universitário, pra gente sentir que não estamos passando por isso sozinhos e encontrar apoio.

    • @saitamakawaii1642
      @saitamakawaii1642 Год назад +15

      É verdade, Nathaly

    • @hta_loka
      @hta_loka Год назад

      Pra estudar em federal tem que estar muito bem emocionalmente, pq a graduação é um desafio pra saúde mental. O ensino superior é uma fabrica de depressivos

    • @gabbscoelho8150
      @gabbscoelho8150 Год назад +74

      SIM.
      Pouco se fala sobre isso. Muitos ficam bravos quando se tenta falar sobre. Mas é bem real. Muita gente entra na graduação só levando em conta o sonho e o esforço que foi estar ali e tal... Mas o negócio não acaba quando entra. Na realidade é só o começo.
      Por isso que tem aquela frase meio fdp mas que tem um fundo de verdade ( A parte mais "fácil" é entrar, difícil mesmo é formar) porque universidade não é esse mar de rosas que muitos pensam. É algo bem difícil. Precisa de um bom psicológico. Porque é algo DESGASTANTE também.
      Sinto que muitos que entram não entram preparados pra isso. Por isso se frustram. Fora outros fatores pra falta de motivação como por ex: depender financeiramente dos pais / ou querer ajudar em casa e não poder porque vc está "está só estudando no momento". É foda. 😐 É algo complexo.

    • @saitamakawaii1642
      @saitamakawaii1642 Год назад +16

      @@gabbscoelho8150 poxa, é isso mesmo Gabbs, gostei muito do papo. Vcs gostariam de conversar mais sobre esses assuntos em outra plataforma? Às vezes me sinto incompreendido por parecer que muitos estudantes não discutem isso realmente, ou quando discutem, não conseguem ver o quanto seria mais interessante se fosse diferente do que se é o cenário da maioria dos estudantes universitários pobres no país.

    • @saitamakawaii1642
      @saitamakawaii1642 Год назад +10

      Tô fazendo graduação e tô "desmodulado" por conta da pandemia

  • @isadoraautora
    @isadoraautora 7 месяцев назад +6

    Finalmente alguém mandando a real. Já tava cansada de ver esses coach’s fora da realidade dizendo que “a média tá baixa e quem não consegue é preguiçoso, afinal, basta comprar o curso deles”.
    Parabéns pelo conteúdo, inspirador e realista🤍

  • @oguizi
    @oguizi Год назад +2293

    Engraçado, a geração dos nossos avós estudaram até a 3a série e pararam para trabalhar. Nossos pais, pararam no ginásio para trabalhar e agora, fazemos a escola até o final e somos forçados a ter Bacharel + inglês para ganhar 2000 reais numa empresa que te trata igual a lixo e se sentindo mal porque na internet te dizem que você é que segura o patrão de crescer. Educação nunca foi a prioridade no meio social médio, NUNCA! Só que agora a falta de estudo é por ver crianças milionárias com conteúdos que não necessitam de estudo No Tik Tok, Inta e YT e isso é extremamente desestimulante! Criticar a Gen Z é fácil porque ser hipócrita é mais fácil que ser solidário e olhar a trave que sempre esteve no seu olho

    • @guilhermerj021
      @guilhermerj021 Год назад +79

      Exatamente isso.

    • @S1moniBotoon
      @S1moniBotoon Год назад +26

      Pos é

    • @arthurmarcelino3995
      @arthurmarcelino3995 Год назад +220

      Exatamente camarada, esse capitalismo tardio que a gente vive tá muito complicado de viver.
      Se rebelar é justo e necessário.

    • @AlanSilva-bu1kp
      @AlanSilva-bu1kp Год назад +14

      Trágico...

    • @viniciuscilla
      @viniciuscilla Год назад +120

      Nossos avós podiam até langar os estudos cedo pra trabalhar, mas eram trabalhos braçais e degradante, além disso ainda podiam de brinde morrer de tuberculose aos 30 anos, nossa vida hoje é infinitamente melhor. A estratégia que eu uso pra não me desmotivar com esses jovens milionários na base de porra nenhuma produzida é pensar que eu sou objetivamente muito superior a eles e que o meu sucesso ficará marcado, enquanto eles estão no caminho do esquecimento, funciona.

  • @oliverfa08
    @oliverfa08 Год назад +1000

    A diferença eu vejo entre eu e minha mãe , minha mãe não tem fluência em inglês , na época dela era uma excelente vantagem , hoje é quase uma obrigação saber inglês

    • @ocleitonunico
      @ocleitonunico Год назад +52

      Eu sei traduzir grande parte do english só não falo fluente

    • @Oonn3
      @Oonn3 Год назад +34

      ​@@ocleitonunico I'm batman

    • @Aggron257
      @Aggron257 Год назад +50

      The book is on the table

    • @Super-Games181
      @Super-Games181 Год назад +33

      Pois é, tanto que pretendo aprender inglês, me mudar pros EUA sozinho ou com uma garota, e viver lá. Por enquanto, apenas viajar e morar em outro estado já estaria ótimo pra mim.

    • @Super-Games181
      @Super-Games181 Год назад +20

      @@ocleitonunico eu até que sei falar inglês bem, mas o foda é falar muito rápido e pronunciar as frases em texto jkkkkk
      Mas definitivamente não sei nem metade das pronúncias corretas de todas as palavras em inglês.

  • @beatrizromao5253
    @beatrizromao5253 Год назад +69

    É bom ressaltar que o pessoal dos anos 90, galera de 30 e 25, também foi afetada por essa mudança tecnológica. Principalmente pela quebra da interação que tínhamos na infância q na vida adulta se tornou quase inexistente.

    • @luanasilva915
      @luanasilva915 11 месяцев назад +2

      Exato!

    • @MisterD..
      @MisterD.. 11 месяцев назад +2

      Exatamente, é bizarro! Creio que deva ser uma experiência bem diferente pra quem já nasceu nesse meio digital.

    • @toshiodocs
      @toshiodocs 11 месяцев назад +4

      apesar das facilidades que a tecnologia trouxe, e apesar de eu usar praticamente tudo que a tecnologia pode oferecer, eu era mais feliz antes.

    • @dhiego86
      @dhiego86 4 месяца назад +2

      Eu sou de 96 e vi as casas custarem 10 mil reais pra se tornaram 200 mil e me deixou muito mal, se minha família não tivesse aproveitado essa fase nem casa teriamos onde morar

  • @luanasantos5021
    @luanasantos5021 Год назад +97

    Vídeo super necessário! Gente, quem compra uma casa hoje ??? Pelos preços absurdos não me admira os jovens não pensarem nisso, eu mesma sou uma dessas e sempre trabalhei e estudei, estou indo pro mestrado agora e mesmo assim os preços estão fora da realidade

    • @S1moniBotoon
      @S1moniBotoon Год назад +1

      Verdade @Luana

    • @LuisGustavo-hz4gx
      @LuisGustavo-hz4gx Год назад +18

      Eu acho que em futuro muito próximo ter uma casa e um carro em seu nome irão se tornar coisas do passado e só poderemos alugar, assim como netflix, assim como haverá um controle massivo da comida que as pessoas poderão ter em suas casas, uma frse que resume muito bem toda essa situação segundo o fórum econômico mundial é:" você não terá nada e será feliz" .

    • @errornull347warllgg2
      @errornull347warllgg2 Год назад +1

      E sem contar que pra fazer também é caro

    • @errornull347warllgg2
      @errornull347warllgg2 Год назад +3

      @@LuisGustavo-hz4gx se isso acontecer, o medo de perder o emprego vai ser bem maior

    • @phlimma
      @phlimma Год назад +7

      Trabalho com isso e construo para os outros mas ainda estou longe de ter condições de construir a minha. Começa pelo terreno caríssimo, depois vem os materiais, mão de obra. Mesmo para ter uma casinha sem reboco nem revestimentos ou forros, só o básico do básico do básico ainda assim é caríssimo. Fora as contas de consumo (água, luz, internet) que parece que a cada dia ficam maiores.

  • @tati-osz
    @tati-osz Год назад +50

    Eu conclui o técnico de informática com 21 anos, comecei uma faculdade na mesma área aos 25 e desisti no primeiro ano, os professores tinham zero didática e eu achava que o problema era eu. Aos 28 decidi mudar pra área da saúde, consegui outra bolsa e fiz biomedicina, conclui esse ano graças a Deus mas muitas vezes pensei em desistir, perdi a vontade de estudar, eu só queria trabalhar e me sentia velha com mais de 30 começando uma área nova, muitas crises de ansiedade, agora estou mais tranquila depois que conclui, estou enviando currículos e estudando pra concurso público, mas uma pós-graduação só depois que conseguir uma oportunidade na minha área, estou com 33 anos, preciso trabalhar pra conquistar minhas coisas, estudar e não ter oportunidade de colocar em prática também não adianta.

    • @Yjty868
      @Yjty868 Год назад +3

      @tati-osz Continue avançando com os dois pés no acelerador. Se precisar de apoio de psicoterapia, recomendo ACT( terapia de aceitação e compromisso). Dizendo de forma engraçada. A ACT vai te transformar numa maquina de combate e ajudará você a prosperar diante das maiores adversidades. A ACT é aquele tipo de psicoterapia análogo a filme de guerra onde um soldado está avançando pelo campo de batalha e 1 porrilhão de explosivo e despejado no cara e o maluco não recua para trás nem para pegar impulso. Sucesso!

    • @DragonBlue102
      @DragonBlue102 10 месяцев назад +2

      Tbm fiz tecnico de informatica, e boa parte dos professores tem didatica nenhuma, chega a ser criminoso eles darem aula, fui pra faculdade de Analise de Desenvolvimento de SIstemas (nome bonito né), pior ainda, tive que correr atŕas do conhecimento sozinho, e se pergunta pq tá lá então? Só por causa de um papel que vai provar q vc sabe algo?
      90%(talvez até mais) do conhecimento que tenho hoje na area foi por conta propria, o tecnico apenas me deu uma direção, o resto eu que tive que correr atrás

    • @distritobrics
      @distritobrics 6 месяцев назад

      34 aqui também, formada e estudando pra concurso público também, porque não consegui nada melhor. Triste!

    • @marciojr7335
      @marciojr7335 5 месяцев назад

      ​@@distritobrics vc trabalha?

    • @distritobrics
      @distritobrics 5 месяцев назад +2

      @@marciojr7335 no momento não, mas estudo para concurso público. Nesse momento, estou estudando para agente de endemias, e seja o que deuses quiserem, pois a minha parte eu estou fazendo.

  • @sheila7202
    @sheila7202 Год назад +24

    Muito pertinente o seu vídeo. Sou mãe de uma adolescente e é impressionante as semelhanças. Te agradeço por tentar motivá-los. Ao contrário do que dizem, vejo que hoje a vida não é mais fácil como uns trinta anos atrás, por exemplo. Tenho colegas com doutorado sem emprego fixo. Meu pai, sem ensino médio completo, aos 30 anos, já tinha casa própria comprada com o próprio dinheiro. Eu tenho 40 anos e só agora consegui um financiamento. Não sei como será para a minha filha.

  • @Mr.Fiction
    @Mr.Fiction Год назад +385

    Acho que todo mundo gosta da motivação e inspiração que o Jubilut passa!

    • @Super-Games181
      @Super-Games181 Год назад +3

      É porque ele é muito legal!

    • @messi350
      @messi350 Год назад +2

      Eu morava em um apartamento com 5 blocos brincava todos os dias de tarde porque tinha muita gente quando voltava da escola e também a pressão que os pais dão para o estudo coisa que eles não tinham na época deles e também tem muito professor ruim e que manda muita tarefa

    • @messi350
      @messi350 Год назад +1

      Também tem psicólogo que são ruins falam mal de varias coisas e faz pior

    • @messi350
      @messi350 Год назад +1

      Eu tô feliz com meus amigos na minha escola porém de tarde não fazia nada agora estou fazendo futebol de tarde

  •  Год назад +121

    Tenho 32 anos. Desde os 25 que venho passando por altos e baixos psicológicos. Curiosamente esse também foi o período em que consegui algumas das maiores conquistas pessoais e profissionais da minha vida. Realmente a vida não é linear, é aquela montanha russa que o Jubilut explicou! Mas seguimos em frente!

    • @fibo5252
      @fibo5252 Год назад +1

      passou em concurso?

    • @DeniseSoares-xm8kh
      @DeniseSoares-xm8kh Год назад +3

      ​@@fibo5252Virou adm no fã clube da Jheniffer Lopes

  • @MaressaDivaOficial
    @MaressaDivaOficial Год назад +17

    Toda pessoa que quer ter filhos deveria assistir a esse vídeo antes.

    • @feliom8776
      @feliom8776 11 месяцев назад

      Eu queria muito ter um, pq sempre tive sonhos aonde eu tinha uma filha, e a sensação ñ tem como ser descrita em palavras, mas infelizmente nunca irei conseguir uma parceira para isso e nem msm um trabalho que me pague bem para ter condições de ter um filho

    • @antoniopedroaraujo7403
      @antoniopedroaraujo7403 3 месяца назад

      ​@@feliom8776 Igualmente, tenho muita vontade de ser pai, mas também quase não tenho mais esperanças de conseguir uma parceira e de ter condições pra ter uma família.

  • @Prikashimira
    @Prikashimira Год назад +25

    Eu acho que a geração acima de 40 anos são extremamente críticos, arrogantes pois se achavam melhores que os jovens e tudo é melhor, apáticos e adoram por pressão. O maior problema desses jovens são as críticas, pressão e até piada vinda de pais e parentes.

    • @thiagoflorindo2849
      @thiagoflorindo2849 Год назад +11

      Porque eles pegaram uma época qual as exigências de sucesso eram bem menores que hoje.

  • @brunochavesanimais
    @brunochavesanimais Год назад +222

    Me identifiquei com o vídeo. Tenho 32 anos, mestrado em biologia e estou me preparando para o doutorado, mas como foi estressante passar por tudo isso. Eu era aluno da Gama Filho e quando ela faliu eu tive que ir para a UVA e fiz 2 faculdades em uma. Para piorar a minha situação eu fiz estágio em um laboratório de paleontologia por 7 anos e meio e o professor responsável pelo laboratório fazia muitos assédios morais e sexuais com os alunos. Como eu era aluno homem, os assédios foram apenas morais, mas eram extremamente destrutivos e desmotivadores. Quase abandonei a paleontologia e a biologia, fora as crises de ansiedade que eu tive pelo caminho. O professor foi denunciado e até passou no Fantástico uma reportagem expondo ele. Fiquei feliz com isso, mas as cicatrizes duram até hoje. Aos poucos eu vou me recuperando. Abraços Jubilut.

    • @S1moniBotoon
      @S1moniBotoon Год назад +5

      Passei isso tbm na graduação, por uma acadêmica e são uma das coisas que mais acontece dentro da academia.

    • @brunochavesanimais
      @brunochavesanimais Год назад +1

      @@S1moniBotoon Triste realidade. Por isso que existe muito negacionismo científico.

  • @theomniplayer448
    @theomniplayer448 Год назад +26

    O problema dos jovens não estarem se graduando deve-se a vários motivos:
    1 - Que tem muito profissional para poucas oportunidades de trabalho.
    2 - Dependendo da área, o retorno financeiro é praticamente igual a alguém que tem apenas o Ensino Médio.
    Dependendo do ramo e da empresa, consegue-se um salário maior de quem tem faculdade e com menos riscos.
    3 - Faculdade é o novo Ensino Médio. Muitas empresas já estão cobrando Mestrado, Doutorado + Experiência na área como diferencial.
    4 - E muitos tem que recorrer ao mercado de trabalho para poderem pagar as contas logo que acabam o ginásio, e conciliar com uma graduação fica difícil.
    Sou graduado em Biomedicina e queria poder atuar na Pesquisa Científica, porém essa área exige maiores estudos (estudar e trabalhar de graça para terminar com quase 30 anos sem expectativa de retorno depois disso).
    E fico triste em ver que a minha área de atuação tem o mesmo problema citado no 2, e envolvendo maiores riscos, já que trabalhamos com amostras biológicas contaminadas.

    • @PeterJames-t6s
      @PeterJames-t6s Год назад +3

      Será que a solução é o aeroporto? As vezes eu penso que a melhor solução seria transportar para o exterior. Eu penso que minha vida seria mais digna se eu nascesse em um país de primeiro mundo como os EUA, Canadá, Austrália, etc... Não que tudo seja flores e tão fácil, mas poderia ser melhor.

    • @Marcelo-tz6du
      @Marcelo-tz6du Год назад +3

      tem q migrar, brasile pesquisa não combina

  • @Jujuba880
    @Jujuba880 Год назад +62

    A nação deveria dar mais atenção à esse assunto! Uma pena que o acesso a profissionais nessa área, atualmente, como psicólogos e psiquiatras, é escasso e, na maioria das vezes, inacessível devido ao seu alto custo. Na rede pública então, nem se fala!!! Pra conseguir uma consulta, demora anos...Triste esse Brasil☹️

    • @sonofdracula8360
      @sonofdracula8360 Год назад +2

      sim Julia 😔🌹

    • @sonofdracula8360
      @sonofdracula8360 Год назад +1

      Você e linda Julia a propósito é inteligente tô apaixonado 🤩❤️🌹

    • @KennyRogers10
      @KennyRogers10 Год назад +1

      Fato

    • @jhonnylancasterrodrigues9574
      @jhonnylancasterrodrigues9574 Год назад

      Sim. Na política hoje quem manda são os tiozões da geração baby boomer, eles fazemos da maneira deles e parece que não pensam nos jovens. Ultimamente eu só tenho votado em quem tem menos de 30, pra tudo

    • @user-kl6kv7ii5s
      @user-kl6kv7ii5s Год назад

      Por causa de um certo ditador que está querendo infernizar o povo brasileiro e querer ferrar com a floresta amazônica com o seu "fóz" da amazônia, e tbm sua quadrilia que está atualmente usando o poder judíciario (stf) pra cometer crimes, vcs sabem muito bem de quem eu estou falando.

  • @josianeribeirodeoliveira9243
    @josianeribeirodeoliveira9243 Год назад +28

    Isso é muito real. A pandemia acabou com a minha vida. Eu já não era muito sociável antes, mas ainda conseguia desenrolar algumas coisas. Quando veio a pandemia, eu fiquei tanto tempo dentro de casa que eu não sei mais como socializar. E isso teve impactos ruins em todas as áreas da minha vida. Eu que sempre fui estudiosa, não sinto mais vontade nenhuma de estudar. A faculdade se tornou um peso pra mim. Empurrei tanto com a barriga que se tornou uma bola de neve e eu não consigo mais sair dela. A única vontade que eu tenho é de jogar tudo pro alto e começar do zero novamente. Já procurei ajuda profissional, mas nem isso resolveu. Eu realmente não sei mais o que fazer. Estou apenas deixando rolar, sem rumo e sem perspectiva nenhuma.

    • @marcos_br9869
      @marcos_br9869 Год назад +1

      Eu também sempre fui estudioso, mas depois da pandemia minhas notas na escola baixaram muito

    • @brunopalheta1399
      @brunopalheta1399 Год назад +9

      Depois da pandemia, nunca mais fui a mesma pessoa!
      Ansiedade; deprimido; exaustão mental; preguiça das pessoas; falta de habilidade social; falta de perspectiva do futuro; falta de ânimo, energia; vida estressante e difícil; crise financeira etc etc etc

    • @Adrielle.
      @Adrielle. Год назад +1

      Eu te entendo, cara. Eu também não era muito de falar e deixei minha personalidade se misturar com timidez, também não achava grupos no qual me encaixava muito. Depois que encontrei uma galera até que legal, e tive melhoras também com ajuda profissional. Aliás, estou indo para um diagnóstico tardio de possível autismo (isso com a ajuda profissional, gente. Sei que muitos ditos profissionais simplesmente olham um caso e dizem que é qualquer coisa. Não estou me auto-diagnosticando, apenas comentando sobre).
      Não minto, eu mesma estraguei muitas coisas para mim mesma, me sabotei e o uso de telas "ajudou" nisso.
      Bom, não sou tudo que quero ser ainda... Mas, com certeza, avancei muito.
      Sucesso para todos.

    • @Adrielle.
      @Adrielle. Год назад +1

      Forças para você, Josiane! Eu creio que você é capaz.

  • @biajannuzzi
    @biajannuzzi Год назад +59

    Eu entrei nesse vídeo por estar justamente nessa fase, terminei a escola faz alguns anos mas ainda não entrei na faculdade, não faço ideia do que quero fazer, não consigo arrumar um trabalho, odeio me sentir um peso pra minha família e pra piorar, não estou conseguindo estudar de jeito nenhum. E quando ele começou a falar nessa parte 8:58 me deu uma vontade tão grande de chorar, que não consigo mais parar, é tão difícil estar passando por uma coisa tão complicada e que afeta toda a nossa vida e ainda ter que ouvir que a gente está desse jeito pq quer, que é até estranho quando alguém fala alguma coisa boa igual o Jubilut falou. Espero passar dessa fase e conseguir voltar a estudar.

    • @nerytai
      @nerytai Год назад +10

      Me identifiquei muito com seu comentário. Me vejo na mesma situação, sem saber o que fazer, sem pespectiva...é tão assustador

    • @m9r9bfreefire
      @m9r9bfreefire Год назад +7

      vende coisas na rua, brigadeiro, pastel, bala, qualquer coisa, ganhando 30 reais por dia, e fazendo um acordo com seus pais de pelo menos 2 anos, vc consegue juntar dinheiro para investir e viver de renda passiva, tenha ideias de empreender, dinheiro não está atrelado no emprego e sim no trabalho

    • @CM_Xports
      @CM_Xports Год назад +2

      Eu queria fazer o que eu gosto, mas não tem nenhum lugar com o que eu quero, então tô tentando empreender, não é exatamente o que eu quero, mas melhor do que nada

    • @LerianSousa
      @LerianSousa Год назад +3

      Te entendo. Estou na mesma situação

  • @thalitavitoria3759
    @thalitavitoria3759 Год назад +146

    Não é fácil, somos a geração que mais sofre, a cobrança, a pressão e a exigência nesse mundo globalizado é bem maior que na época do nosso pai. O medo me pega demais, mas espero vencer

    • @felipica
      @felipica Год назад +9

      é daq p pior

    • @henriquedzn1914
      @henriquedzn1914 Год назад +28

      Realmente, acho que o pior disso tudo é ter que aguentar absolutamente tudo sozinho, e quando você demonstra um mínimo sinal de queda sempre ter alguém que te julga um tanto sem saber nem o mínimo que você passa e o quanto vc vem aguentando.

    • @nikkiminaj443
      @nikkiminaj443 Год назад +15

      Agora imagina as próximas gerações??😢😢😢 terror total

    • @user-kl6kv7ii5s
      @user-kl6kv7ii5s Год назад +7

      Eu tenho mais medo de um possível fim do mundo daquí a alguns anos se continuar nesse rítimo.

    • @nikkiminaj443
      @nikkiminaj443 Год назад +15

      @@user-kl6kv7ii5s entao é uma esperança.
      Espero que esse mundo acabe logo

  • @jalexandreneto
    @jalexandreneto Год назад +145

    O estresse crônico é um problema enorme também, tem vezes que precisamos de dias ou até semanas pra nos recuperar de um estresse que se acumula ao longo dos dias

    • @jhonnylancasterrodrigues9574
      @jhonnylancasterrodrigues9574 Год назад +5

      Sim. E quem consegue passar por tudo isso, normalmente está cansado e sobrecarregado

    • @OFabianoSilva
      @OFabianoSilva Год назад +6

      Tive uma pressão tão grande no trabalho que foi um mês inteirinho para conseguir voltar ao normal.

    • @bianca9004
      @bianca9004 Год назад +3

      capitalismo ne kk

    • @OFabianoSilva
      @OFabianoSilva Год назад +3

      @@bianca9004 sim. No socialismo não teríamos isso, já que a sociedade seria perfeita e todo mundo ia dividir as coisas

    • @thomasturbando9320
      @thomasturbando9320 Год назад

      ​@@OFabianoSilvaVai morar na China, em Cuba que você vai ver que o socialismo é uma maravilha, gado!
      Socialismo é bonito só no papel, na prática não funciona, e outra coisa pra que as pessoas vão se dedicar anos da sua vida para receber o mesmo tanto? Sem sentido nenhum

  • @legendarionerd
    @legendarionerd Год назад +10

    Tenho 19 anos. Fiz o ENEM em 2021 e consegui nota o suficiente pra passar num curso nas últimas posições, mas optei por não ir. 1° pq não estava preparado, 2° pq não teria dinheiro o suficiente pra pagar a mensalidade mesmo com desconto e 3° pq não conseguiria conciliar a vida no trabalho e faculdade. Vendo alguns comentários em diversos vídeos, a impressão que eu tenho é q hj em dia a faculdade já não é mais o suficiente pra vc ter um emprego com remuneração satisfatória, dependendo da área q vc escolher. Fora q ao meu ver, passar numa faculdade é mais difícil do q deveria ser.

  • @barbaravithoria3565
    @barbaravithoria3565 Год назад +22

    Você não tem noção de como esse vídeo me ajudou, tenho 20 anos e no momento estou estagnada e sem ânimo pra nada, entrei no yt pra me distrair por simplesmente não conseguir dormir de tanta ansiedade e me deparei com esse vídeo, agora estou aqui chorando horrores com esse final, você não tem noção de como me ajudou e continua me ajudando muito obrigado mesmo ❤

  • @walberpereira733
    @walberpereira733 Год назад +13

    Tenho 23, ao final dos meus 19 comecei a estudar pra valer para o Enem, fiz cursinho particular e tudo. Mas aí veio a pandemia e tudo começou a desandar (psicologicamente e fisicamente pois tive problema de saúde). O resultado do Enem veio e passei em 2021 numa federal, mas por conta do atraso no calendário acadêmico devido a covid eu só comecei mesmo o meu curso em 2022, mais de um ano depois. Eu já tinha desanimado completamente, e quando comecei o curso, eu só fui empurrando com a barriga e faço isso até hoje. Tenho planos de trancar esse curso caso eu consiga passar em um programa que me inscrevi que me dá uma bolsa 100% em outro curso numa instituição privada, a diferença é que é um curso tecnólogo que só dura dois anos e meio, longe da tortura de ter q passar anos preso dentro de uma federal. Detalhe que ambos os cursos são da área de T.I. Nunca foi uma meta fazer Enem e passar numa federal, entrei por pura pressão tanto minha quanto dos outros. Para um pobre, federal não é nada flexível ou fácil e sinceramente? Nunca foi meu sonho mesmo esse mundo universitário, e agora q estou dentro dele tenho mais certeza ainda.

  • @notfoundskrr
    @notfoundskrr Год назад +111

    Depressão é loucura! Não é postar videozinho triste na internet... entrei em uma crise de depressão durante o fim do confinamento e a volta às atividades presenciais. E foi algo transformador na minha vida (no pior sentido possível) tive quadros de esquizofrenia, não conseguia ir sóbrio pra escola, e quando eu ia, dormia a aula inteira ou muitas vezes sequer entrava na sala de aula. Tinha medo de conversar com outras pessoas, andava feito um "robô"... hoje, eu ainda estou me recuperando. Tem dias que eu me sinto bem, mas do nada tudo isso vem à tona. Acho que depois disso, tive sequelas irreversíveis, não consigo me concentrar em nada, me tornei completamente apático. E pra piorar, vivi um inferno em meio as pessoas, que não procuravam compreender a minha situação e só queriam rir da cara do "esquisitão"

    • @angelogabriel3506
      @angelogabriel3506 Год назад +14

      Você vai conseguir se recuperar.Siga firme.

    • @taveiratavel
      @taveiratavel Год назад +5

      acredita que por que ficou assim? e quais motivos te fizeram sair dessa?

    • @mullethater4223
      @mullethater4223 Год назад +6

      Passei pelas mesmas coisas em 2020 e 2021.
      Até hoje é um pouco difícil lidar com as coisas.

    • @flaviamoreira2010
      @flaviamoreira2010 Год назад +12

      Calma amigo,vai dar tudo certo!
      Passei por algo parecido durante e pós pandemia,e ainda estou me recuperando....mais vai dar tudo certo.Não se esqueça,Jesus sempre vai tá com vc.

    • @eduardostreet2012
      @eduardostreet2012 Год назад +15

      Eu sei cm é isso, tenho fobia social e ainda sou gago, o q só piora ,mas eu ja enfiei na minha cabeça q n vou me vitimizar, estou estudando comunicação e aos poucos estou melhorando, tbm diminuiu minha fobia social (consigo até andar sem boné na rua kkkkk, sim, isso é um avanço para mim). Estou melhorando aos poucos o q já esta melhorando minha autoestima e confiança, quero ser um exemplo q msm q vc tenha nascido cm alguma dificuldade se vc quiser, persistir e nunca desistir vc consegue prevalecer em cima das suas dificuldades.

  • @Dizzzyu
    @Dizzzyu Год назад +112

    Eu perdi meus interesses pelos estudo desde o momento que entrei na escola, sofri muito bullyng por ser uma pessoa desligada e quieta, me batiam, tiravam sarro de mim. Então eu via a escola como um lugar infernal, e só queria ir embora da li quando estava ali, eu nao tinha ânimo pra estudar porque me perturbavam demais.. demais... Deveria haver uma lei que punisse os pais dos alunos que praticam isso com as pessoas que estão quietas no canto delas, pra que fazer isso? Isso destrói vidas !

    • @esterdacruz6822
      @esterdacruz6822 Год назад +2

      Vdd

    • @f3f442
      @f3f442 Год назад +4

      tb passei por isso, pedi a Deus q tirasse os pensamentos ruins da minha mente
      eh isso q devemos fazer, rezar ao nosso senhor Jesus Cristo. E ouvir phonk e malhar.

    • @RafaelRickiGranzotto
      @RafaelRickiGranzotto 5 месяцев назад +3

      Passei mt por isso, mas temos que separar as coisas, escola não é sinonimo de estudo ou aprendizado, muita gente vai lá e não aprende nada, muita gente estuda em casa e da mil a zero em qualquer estudante público por ai, o ngc é reorganizar sua mente para voltar a pensar assim, isso vai ocorrer aos poucos, mudanças verdadeiras são pequenas, é associar o aprender ao próprio aprender, ver a utiidades e os porquês de forma menos superificial que um '' pra tirar 10'' ou ganhar ''5k por mês'', e é chato mesmo, na maior parte do tempo, qualquer coisa hoje em dia costuma ser chatinha, em um mundo altamente dopaminérgico como o nosso onde até essas coisas que foram criadas pra diversão também ficam chatas, quem dira os estudos.. mas há momentos legais e é oque importa.

    • @Batista398
      @Batista398 3 месяца назад

      Sei como é 😢

  • @_s.jacque_
    @_s.jacque_ Год назад +24

    É extremamente triste tudo isso que estamos vivendo. Para mim, não existe uma opinião certa ou errada. Todo mundo que escreveu tem um ponto importante que não deve ser desclassificado. Se todos nós sabemos das condições de vida, essas injustiças que sobre caiu às nossas famílias e antepassados. Devemos criar uma fortaleza dentro da gente e se juntar.

  • @OjoaoResky
    @OjoaoResky Год назад +93

    Jubi jubão, você me ajudou no meu ensino médio. Hoje você me ajuda na minha vida. Agradeço a você por toda dedicação e fico feliz te acompanhando sempre !

  • @fernandocabral3997
    @fernandocabral3997 Год назад +32

    "As interações sociais são parte fundamental do bem-estar mental humano" Prof Jubilu.

    • @arianelux3361
      @arianelux3361 Год назад

      ​@erwinsmith8384É só não conversar sobre isso, eu tenho vários amigos que não são religiosos e nos damos muito bem. Eu tenho um ditado que levo para a vida, nunca fale com alguém sobre religião, futebol e gostos em geral.

    • @arianelux3361
      @arianelux3361 Год назад

      Agora se você gosta de falar especificamente de religião, você deve procurar por pessoas com o mesmo pensamentos que você.

  • @nahoolux
    @nahoolux Год назад +15

    Tenho 15 anos e n esperava encontrar um vídeo tão bem explicado e relacionável como esse. Vou me confessar q sim, tenho sofrido bastante com ansiedade e irritabilidade, faço terapia mas ainda tenho problemas com minha "zona de conforto". Desde a pandemia, eu nunca mais quis saber d redes sociais e coisas do tipo, mas em contra partida, perdi meu interesse em sair de casa e em outras atividades e me sinto sufocada perto de mtas pessoas ou de barulhos altos. Nem com meus amigos mais próximos eu consigo me encontrar mais. Acho q ainda sou meio covarde...

    • @carlosantonio1742
      @carlosantonio1742 Год назад

      Tu ainda tem muito tempo, quando tinha tua idade tinha planos para estudar e trabalhar assim que possível, mas então a pandemia chega, trazendo o desanimo e a falta de vontade, quando me dou conta já estou terminando o ensino médio sem nem saber se tenho condições de ir bem no enem.
      Talvez se eu me dedicasse mais estivesse melhor agora, mas nunca percebemos que quando mais cedo começar melhor
      Sempre pensei não ter problemas com ansiedade mas hoje sofro muito com isso, porém sei que precisamos sempre almejar o máximo e evitar se distrair por pessoas e pelo que a sociedade tenta nos impor.
      Não se sinta mal por não ser como os outros ou pensar estar "perdendo tempo", apenas foque no que vai ser lucrativo pra ti no futuro.
      Boa sorte e aproveite.

  • @andressa.a
    @andressa.a Год назад +106

    Quando terminei meu ensino médio em 2007 eu achava que era só terminar o ensino médio que eu conseguiria um emprego e ficaria rica. 😅
    Não entendia porque as pessoas trabalhavam tanto e continuavam pobres.😅

    • @sansm14
      @sansm14 Год назад +22

      Pior que é verdade, aqui no Brasil é um tristeza porque se lascamos de trabalhar e não saimos da mesmice

    • @MaiconSantos-gl7uz
      @MaiconSantos-gl7uz Год назад +14

      Maior mentira que já caímos também pensava assim ao terminar o ensino médio kkkkkkkkk a realidade tende a ser decepcionante thanos kkkkkk

    • @wesleystanley4096
      @wesleystanley4096 Год назад +2

      😂😂😂😂 verdade

    • @gleidsonoliveira3036
      @gleidsonoliveira3036 Год назад +8

      Isso mesmo,Trabalhamos para enriquecer pessoas que nem conhecemos

    • @phlimma
      @phlimma Год назад +8

      Caí nesse conto aí. "Se esforce, faça um curso superior de engenharia em uma federal e você terá um excelente emprego e terá condições, vai vencer na vida."
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! Pura mentira.

  • @Megstrela
    @Megstrela Год назад +46

    Jubilut suas palavras também serviram pra mim, aos 50 anos, professora de Ciências estou com depressão, passando por atendimento psicoterapêutico e psiquiátrico (usando medicação que atua na produção de dopamina), ou seja, apesar de mais idade, toda uma trajetória profissional, me encontro dessa forma, buscando motivação para minha vida! Sugestão faça um vídeo para nós professores porque também temos nossos sofrimentos, gratidão pela suas palavras 🌻

    • @edsonflamarion7093
      @edsonflamarion7093 Год назад

      Fale comigo que atraves da hipnose posso lhe ajudar

    • @dereshshsh7829
      @dereshshsh7829 Год назад +2

      Professora, eu recomendo você praticar um hábito terapêutico. Na pandemia eu estava realmente mal, eu juro que se eu não tivesse conhecido o basquete naquela época, eu não sei se estaria aqui hoje. Experimenta coisas como tricô, yoga, um instrumento musical, pintura ou até um esporte mesmo. Tudo de bom para você!

  • @user-vm6uf1kn1j
    @user-vm6uf1kn1j Год назад +88

    Tenho 14 anos, estou no 8° ano e sempre fui uma pessoa muito estudiosa, ao ponto de deixar de lado as coisas que me fazem feliz para estudar. Estudo todo fim de semana e de manhã nos dias de semana, dai de tarde vou para a escola.
    Enfim, tenho bastante problema familiar e na escola, quase ngm gosta de mim naquela escola,mas por INCRÍVEL que pareça, n tenho nenhum tipo de problema psicológico, e eu poderia ter, pois perdi minha irmã, o ambiente em que vivo é tóxico e etc. Porém, penso da seguinte maneira: poxa, se tenho TANTOS problemas, a única maneira de me livrar deles é conseguindo meu emprego, uma boa renda e minha casa, por isso irei estudar até o fim. Leve pra vc essa frase, garanto que se levar ela em prática, conseguirá tudo aquilo que almeja.

    • @anacarlazilli9815
      @anacarlazilli9815 Год назад +16

      Com relação a não ter nenhum problema psicológico e vendo tudo o que você relatou sobre seus problemas familiares, sociais e perdas, pode ser que você tenha sim algum problema psicológico mas não saiba, ou ignora ou até mesmo já se acostumou com ele e nem percebe mais. Seria bom procurar um psicólogo terapeuta para esclarecer isso!!

    • @Okjoap_
      @Okjoap_ Год назад +13

      14 anos e escreve muitíssimo bem, voa meu cria, sua irmã está torcendo por você, lá do céu.

    • @andrevictormorais3732
      @andrevictormorais3732 Год назад +7

      Opa queridão, continue se esforçando e não deixe que o ambiente molde seus pensamentos e personalidade, pense por voce, seja puro e tranquilo, não caia na lábia dos ímpios e a vida e Deus lhe trarão uma vida calma e tranquila

    • @pedroposes5374
      @pedroposes5374 Год назад +1

      @@Okjoap_ mto bem observado

    • @alessandroconceicao8655
      @alessandroconceicao8655 Год назад +2

      Escreve bem . Nem parece que tem14 anos. Não acredito que estuda em escola pública.

  • @franciscoalison8176
    @franciscoalison8176 Год назад +25

    Ouvir concelhos e depoimentos de pessoas com experiência profissional é bastante agradável de se presenciar.

  • @thefoxialbunny
    @thefoxialbunny Год назад +184

    Não basta ser cineasta da Marvel, o cara ainda faz vídeo motivacional para os jovens. Parabéns, Taika Waititi!

  • @eliasgarcia6047
    @eliasgarcia6047 Год назад +17

    Tenho 29 anos e me identifico muito com o que foi falado, as suas aulas me ajudaram muito a conseguir uma bolsa de estudos na faculdade e hj depois de formado estou um pouco confuso em relação ao que vou fazer da minha carreira, realmente as coisas estão mais difíceis mas com fé em DEUS não é impossível. Parabéns pelo vídeo!

    • @78farao
      @78farao Год назад +1

      tenho 30 to formado e confuso com escolhas tb

  • @christyanruanlolerezin5541
    @christyanruanlolerezin5541 Год назад +35

    Excelente vídeo professor, mais do que necessário! Eu penso que outra coisa que causa esse impacto é que as gerações mais jovens talvez estejam tentando ressignificar a vida. No passado o sentido de viver era trabalhar e sustentar uma família. Aos poucos o cenário mundial foi mudando e as pessoas tiveram mais oportunidade para fazer uma faculdade, ter mais tempo para lazer... Mas agora parece que nada mais faz sentido, é como se você se perguntasse: "Então isso é tudo que a vida tem a me oferecer?". Tudo gira em torno do dinheiro, das coisas materiais... Sei lá, parece que tá tudo no lugar errado. Porque como você disse, o sucesso é um processo lento, e às vezes você só conquista nos seus 30+ anos. Logo você fica velho e percebe que a vida é curta, aí se pergunta: "Será que eu realmente aproveitei a minha vida?". Porque você já não tem mais tanta disposição para fazer as coisas, e você continua se esforçando porque a sociedade continua exigindo cada vez mais de você. Tem esse sentimento de estar perdido, porque às vezes é muita pressão para um único cérebro humano dar conta..
    Só a minha visão.

    • @soudepernambuco
      @soudepernambuco Год назад

      Você deve ser rico. Aposto. kkkkkkkk

    • @julianai.9520
      @julianai.9520 Год назад

      Tudo é vaidade, e correr atrás do vento.

    • @Atria777
      @Atria777 Год назад

      ​​@@soudepernambucoE pobre não pode ter os mesmos sentimentos?

  • @Principedoshort
    @Principedoshort Год назад +69

    Você leu meus pensamentos haha. Achei que estava sozinho nessa. Estou na faculdade, mas as empresas estão cada vez mais exigentes. Tem estágio pedindo experiência. Triste. Todavia, tudo um dia melhora, é só ter garra!

    • @viniciusosantos
      @viniciusosantos Год назад +10

      Também passei por isso na faculdade. Foi muito difícil arranjar um estágio e quando arranjei era sem remuneração. Hoje não atua na minha área de formação.

    • @Super-Games181
      @Super-Games181 Год назад +9

      Deve ser por isso que tem tanto RUclipsr novo surgindo. É mais “fácil” trabalhar nessa carreira onde vc é o chefe, sem ter pressão de outros do que ter muita exigência que é impossível pra vc.

    • @Principedoshort
      @Principedoshort Год назад

      @@viniciusosantos sinto muito por ter passado por isso. E hoje como você está? Deu tudo certo?

    • @Principedoshort
      @Principedoshort Год назад +4

      @@Super-Games181 haha fato! As vezes é mais fácil seguir seu próprio caminho e trabalhar para si mesmo e não alimentar uma empresa que só vê a pessoa como um número.

    • @leohonk7351
      @leohonk7351 Год назад +12

      Pq os jovens nao querem mais estudar (entenda fazer faculdade)? Hj em dia, quase nenhuma faculdade é garantia de alguma coisa, os salarios sao baixos e as empresas exigem que vc seja um senior na sua area e querem te pagar salario de estagiário kkkk so medicina salva (por enquanto), pq o resto é dar um tiro no escuro ....

  • @Ta-ed4ns
    @Ta-ed4ns 5 месяцев назад +5

    O fato de você abrir o coração contando as suas batalhas, me fez querer inscrever no canal.
    Sou mulher, tenho 32 anos ( geração Y). Graças a um curso técnico do SENAI (que só consegui passar na prova aos 24 anos)consegui um trabalho em uma empresa multinacional, trabalhei 2 anos como estagiária e mais 5 anos como técnica, aprendi a investir e decidi usar meu dinheiro para vir para o exterior estudar usinagem, pelo bom conselho da minha mãe comprei um apartamentinho financiado no Brasil o qual sempre aluguei para pagar as prestações. Ainda não tenho uma família, mas estou namorando um bom rapaz, trabalho e penso em recuperar meu dinheiro, formar uma família e poder ajudar minha mãe. Nada aconteceu pra mim até os 23 anos, eu trabalhava em 2012 e meu salário era 300,00 hoje eu ganho cerca de 3 mil dólares por mês. Eu sou muito grata a Deus porque ele me via quando eu me escondia atrás do assento do ônibus para chorar, também agradeço muito a minha família pois graças ao sustento da minha mãe eu nunca passei fome.
    Tem que trabalhar, gente. Sem esforço árduo e constante, sem estudo, sem engolir muito sapo, não adianta, não chega a lugar nenhum.

    • @alexmarsh4226
      @alexmarsh4226 4 месяца назад

      Falar isso de esforço é muita hipocrisia. Vc viu o vídeo? Antes era bem mais fácil conseguir algo, é fato. Agora vc ta na gringa querendo um green card...

    • @Ta-ed4ns
      @Ta-ed4ns 4 месяца назад

      @@alexmarsh4226 Como que é hipocrisia se eu cheguei até aqui e continuo trabalhando duro? Você assim cheio de preguiça e autopiedade nunca vai conseguir nada. As chance de vencer é pequena pra quem luta, mas para quem não luta a chance é nenhuma. Ai meus pêsames pra você né.

    • @alexmarsh4226
      @alexmarsh4226 4 месяца назад

      @@Ta-ed4ns não é autopiedade, é enxergar a realidade, coisa q vc não faz. "Tem que trabalhar, gente" diz a senhora que é de uma geração passada, onde o mundo não estava nem tão globalizado quanto hoje, onde as pressões q existiam nem se comparam as atuais, onde a inflação e os preços não estavam como atualmente, etc. A pessoa q usa o argumento raso de autopiedade, está fora da realidade.

    • @Ta-ed4ns
      @Ta-ed4ns 4 месяца назад

      @@alexmarsh4226 A toma vergonha nessa sua cara! larga esse celular e vá trabalhar rapaz, larga de ser vagabundo e vira homem. Preguiçoso, vai morar com os pais até os 40? Acorda! Nem luta, mas já tem até o discurso de derrota pronto né . Quer ter as coisas mas a preguiça não deixa, ai vale até chamar gente de 30 anos de “geração passada que não tinha tecnologia” Tudo isso é preguiça? Você pode culpar todo mundo, se vitimizar, das desculpas, o que for. Mas o fracasso de não ter construído nada na vida vai ser só seu, esse peso você é que vai carregar e não as pessoas que você culpa. Cada um vai colher individualmente os frutos dos seus sacrifícios, goste você ou não.

    • @alexmarsh4226
      @alexmarsh4226 4 месяца назад

      @@Ta-ed4ns eita, a desesperada que foi atrás de gringo pelo green card tá irritada 🤣🤣🤣🤣. Tá bom, filhinha da mamãe, fica aí com tua mentalidade rasa.

  • @mandssss
    @mandssss Год назад +14

    Estou terminando uma graduação na USP, foram 2 anos para entrar e 6 anos para sair da universidade. Estudei muito, muito mesmo! Encontrei uma área de atuação que me fizesse satisfeita mas quando ingressei no mercado de trabalho, me deparei com situações e pessoas que me fizeram questionar as minhas escolhas. Estudei tanto para chegar onde estou mas me sinto vazia. Estudar me fazia completa, agregava conhecimento para mim e para os outros, fazia pesquisa...
    No mercado de trabalho, não importa se você realmente sabe. Percebi que os espertos e bajuladores se dão melhor do que aqueles que estudaram tanto para chegar em algum lugar. Me sinto com um quase diploma e vazia... Fiquei me questionando o porquê trilhei um caminho tão longo.
    Conversando com o meu psicólogo percebi que por ingressar no mercado de trabalho de forma mais tardia que o convencional, passei pela transição jovem-adulta, no qual a vida é "só pagar boleto?"
    Entrei no inicio de uma depressão, na verdade estou tentando não me afundar nela, mas perdi a motivação e o porquê fiz as escolhas que fiz. Não sei como serão os proximos dia, espero que eu me encontre novamente. De verdade, assim eu espero!

    • @montenegro6342
      @montenegro6342 Год назад +6

      Sabe aquele filme do náufrago? Bom, basicamente o protagonista acaba caindo numa ilha deserta e precisa dar um jeito de sobreviver lá. No começo, foi osso, ele teve que aprender a caçar, plantar, construir... de tudo um pouco. Mas a cada coisa nova que ele aprendia, ficava todo orgulhoso e motivado para continuar vivo.
      Só que depois de anos na ilha, o cara começou a questionar a vida, tipo: "Beleza, tô aqui sobrevivendo, mas até quando? Quanto tempo vou ficar nessa rotina monótona? Tô cansado de ficar estagnado!"
      Aí vem a parte legal! No finalzinho do filme, surge uma boia vindo do mar e ele usa ela pra voltar pra civilização. E solta a famosa frase: "Eu sobrevivi, sobrevivi e sobrevivi, e um dia a vida me trouxe uma boia."
      Quando eu assisti essa história, se encaixou perfeitamente na minha vida. Eu também tava naquela vibe de não ter objetivos, de achar que não tinha mais sentido na vida, mas acredita que a vida também me trouxe a minha "boia"? É só continuar sobrevivendo, minha amiga, que a tua boia vai aparecer!
      Confia em mim, a vida é cheia de surpresas e oportunidades, e uma hora ela vai te dar um empurrãozinho. É só acreditar em si mesmo e não desistir. Já já tu vai estar de boa e seguindo em frente, pode acreditar!

    • @amandapassos8318
      @amandapassos8318 Год назад +4

      é a realidade, aqui no brasil o mercado de trabalho é assim: aqui não tem o clássico networking que vejo tanto as influencers falando, o negócio aqui é no QI - QUEM INDICA. a economia brasileira não é boa, é muito burocrático abrir e sobreviver a empresa por uns 10 anos e muitos negócios acabam contratando só conhecidos mesmo.
      Nisso, você vai ver gente de alto escalão que não sabe muito, ou não é tão competente assim, por isso que desanima estudar neste país. eu pretendo sair daqui no futuro e me mudar pro canadá. e te entendo perfeitamente, eu estou cursando minha 2 graduação em faculdade pública (minha primeira foi em particular), e a pública oferece mais caminhos pra você seguir (tipo mestrado) além daquele ''status'', e o melhor: não paga mensalidade. O negócio está tão ruim que não recomendo a ninguém fazer faculdade particular hoje em dia, pois não vale a pena se endividar pra fazer faculdade.

    • @ailson9503
      @ailson9503 Год назад +3

      Mas é exatamente isso,a galera que é puxa saco se dá muito bem nas empresas, meritocracia é ilusão.

    • @youtubeaccacount
      @youtubeaccacount Год назад +1

      Gente interesseira sempre se dá bem. Conheço gente que não sabe o básico e tem ótimos empregos.

    • @josegomes227
      @josegomes227 Год назад

      Qual a sua graduação?

  • @Elizaelpr
    @Elizaelpr Год назад +16

    Sinceramente, que vídeo top, muito pé no chão e falou coisas necessárias demais atualmente. Bem diferente da maioria do que vemos na internet nos dias de hoje, vendendo sonhos fáceis e realidades utópicas.

  • @franciscoklevyo7131
    @franciscoklevyo7131 Год назад +9

    Esse cara é foda!! Altamente didático. Tenho depressão e ansiedade desde a infância, hj estou sem rumo e ânimo pra NADA, não tem mais nada que me interesse nessa vida. Faço terapia e acompanhamento psiquiátrico, mas ainda não "cheguei lá". Espero que quem esteja passando por isso não desista, isso serve pra mim tbm ^^ rs, como o professor Jubilut falou: "É difícil, mas não impossível". Vamos perseverando galera, que DEUS abençoe a todos nós. 🙏🏼💪🏼

    • @ArthDragon14
      @ArthDragon14 Год назад

      Força amigo, sei como se sente, também estou muito ansioso e desanimado, mas não podemos perder a fé

  • @paoduro7819
    @paoduro7819 Год назад +728

    A verdade é que o Brasil não tem planejamento familiar e a frustração e a probreza é trasmitida por gerações,o Brasil é um dos Países com mais abandono paterno do mundo

    • @JM-io1jl
      @JM-io1jl Год назад +53

      Isso são os baixos valores que o país tem agora.E as poucas pessoas que ainda conservam ,querem destruir.
      Tirando isto,é só ladeira abaixo.

    • @d.c.campos4998
      @d.c.campos4998 Год назад +77

      Acho que falta conscientização tbm. O que não falta é adolescente já com filho (as vezes até mais de 1).

    • @mariaisabelasouza6805
      @mariaisabelasouza6805 Год назад +38

      @@d.c.campos4998 sim! Concientizacao e educação sexual de qualidade.

    • @manumoreiraii
      @manumoreiraii Год назад +20

      PS: Esse problema não é só no Brasil

    • @thiagoflorindo2849
      @thiagoflorindo2849 Год назад

      @@JM-io1jl isso é reflexo de uma coisa chamada política de branqueamento do final do século XIX.

  • @LeonardoSantos-sw4vd
    @LeonardoSantos-sw4vd Год назад +49

    Me formei Técnico Agrícola em 2022 e confirmo partes do vídeo, a Pandemia de COVID-19 prejudicou muito o meu aprendizado em Matemática e Química, sou um aluno visual e preciso ver essas matérias na minha frente com um professor pq tenho dificuldade. O Ead acabou comigo, Hoje curso Agronomia e Gestão de Cooperativas (passei de primeira no ENEM, 1° ENEM que faço na vida) e os professores jogam muito na cara dos alunos o fato deles terem QI menor que a geração passada, além de alguns gostarem de complicar matéria para reprovar muitos no fim do semestre. Hoje ser aluno é complicado, professores Universitários AMAM jogar na cara dos alunos essas coisas e fazer com que se sintam culpados e etc. VAI BRASIL!

    • @saitamakawaii1642
      @saitamakawaii1642 Год назад +2

      Caralho, que triste isso. Já ouvi algumas coisas sobre o curso de Agronomia ter pessoas muito insensíveis e elitistas, mas não sabia que chegava a esse nível de ofensa

    • @LeonardoSantos-sw4vd
      @LeonardoSantos-sw4vd Год назад +3

      @@saitamakawaii1642 Isto não é apenas do Curso de Agronomia. Tem gente podre em todos. Engenharia ambiental, e engenharia ambiental e sanitária os alunos também reclamam, tentaram tirar alguns professores mas o sistema estava a favor dos profs. É foda.

    • @ladyoscarjetaime
      @ladyoscarjetaime Год назад +5

      ​@@saitamakawaii1642Gente elitista tem em todos os cursos de nível superior. Quando fiz minha faculdade lá em 1997 dava pra sentir de longe a arrogância de alguns professores, principalmente daqueles que fizeram doutorado na Europa. Em compensação tinham outros profs. muito gente boa que ajudaram bastante.

    • @1astronauta1
      @1astronauta1 Год назад +4

      ​@@saitamakawaii1642não é só agronomia e engenharias, faço sistemas de informação na UFMG e o elitismo é enorme, o professor pega birra de você e pronto, reprovado

    • @saitamakawaii1642
      @saitamakawaii1642 Год назад

      @@1astronauta1 ai é arrochado o negócio, odeio isso

  • @serhumanodamn
    @serhumanodamn Год назад +12

    Tá, na questão de se socializar, eu por exemplo...meus pais sempre me quiseram em casa, e sempre quis estar em casa, hoje em dia não consigo mais sair de casa sem sentir desconforto absoluto. Fiz amizades, mas não quero manter eles, por algum motivo desconhecido. Eu simplesmente acho que eles me atrapalham, quero estudar, visar o futuro e mudar de vida, mas procrastino muito e vivo nas redes, mesmo sabendo que não ajudam.

    • @AllanMarcelo-cx6fp
      @AllanMarcelo-cx6fp 3 месяца назад

      Esta com o mesmo problema que eu , sou da geração Y tenho 33 anos nem comecei a faculdade. Nunca soube o que queria fazer da vida

    • @serhumanodamn
      @serhumanodamn 3 месяца назад

      @@AllanMarcelo-cx6fp olá, esse comentário tem bastante tempo e desde lá mudei de rumo, mantive sim minhas amizades e consigo estudar quando eu quiser, decidi o que faria na minha vida e tá dando tudo certo. Acredito que não tem problema se você não soube o que fazer da vida depende da situação que levou você a não fazer faculdade, eu não vivi o bastante pra dar algum conselho, mas acho que se você ainda considera a faculdade você deveria tentar, algumas etapas que vai viver no seu caminho podem ser legais.

  • @donniom
    @donniom Год назад +25

    Cara, eu sou professora há dois anos (tenho 22 anos). Sempre tive muita vontade de trabalhar na área, por achar que ia conseguir conversar com a geração que eu mesma cresci. Afinal, não deveria ser tão difícil assim, né? Hoje em dia, cai por Terra em absolutamente tudo!
    A educação envolve todo o globo de situações da vida do aluno. Já começa péssimo desde o início, com o crescimento eu mesma sofri com graves crises de ansiedade e trato isso desde a adolescência e olhando a galera atual, é desmotivador ver que TODO MUNDO tá mal. Os jovens estão cada vez mais ansiosos, deprimidos e raivosos. Honestamente, minha maior recomendação como pessoa que também está buscando ajuda, é que: continuem buscando melhoras pessoais, lembrem que não estão sozinhos e, mesmo que estejam, há, em algum lugar, um lugar esperando por cada um de vocês.
    Eu ainda não achei o meu, mas uma vez eu li "se você não é útil para a natureza, ela tende a te eliminar. Não permita que sua existência seja em vão" e meu cérebro já me pediu pra desistir de tudo tantas vezes... mas sejamos teimosos, sejamos persistentes. Somos nós mesmos pelo nosso futuro!

    • @barbgutzz
      @barbgutzz Год назад

      Muito bom seu relato. Você é professora de que?

    • @Camille_.
      @Camille_. Год назад +1

      Fico grata pelo seu relato! Sinceramente eu estou melhor da minhas crises de pânico e depressão pois nesse meio tempo procurei ajuda e Deus. Mudei totalmente minha vida, mas aos poucos. Mudei de psicólogos até achar um que eu me adaptasse, com os psiquiatras a mesma coisa.

    • @brancozfj
      @brancozfj Год назад +6

      Também sou professor e percebo como muitos alunos se sentem solitários/ou não tem amigos. Muitos deles me contam segredos do tipo que se contaria para um amigo e não para o professor. Ou até mesmo alunos que mal converso falar sobre problemas pessoais. Parece que não têm ninguém para conversar mesmo, e em qualquer brecha acabam desabafando com o primeiro que se dispõe a ouvir.

    • @luaanhenrique286
      @luaanhenrique286 Год назад +1

      @@brancozfj esse sou eu na minha sala, eu tenho amigos, mas não na minha sala, eles falam de coisas diferentes como jogos, futebol. Eu sei que não sou perfeito e que se aproximar deles vai resultar em eu ser moldado para o comportamento deles que é o que eu não quero, mas é claro que não ignoro eles quando falam comigo

    • @luaanhenrique286
      @luaanhenrique286 Год назад +2

      @@brancozfj há 1 ano atrás, eu me sentia perdido, porém percebi que isso só poderia ser culpa minha, também percebi que meus pensamentos só estavam me destruindo como por exemplo dizer que não conseguia ou isso e aquilo, hoje eu falo "por que eu quero isso?" e depois "como eu posso conseguir isso?"

  • @viniciusmaia1407
    @viniciusmaia1407 Год назад +19

    Esse vídeo infelizmente me descreveu com extrema precisão, já estava com sintomas de depressão antes da pandemia por estar passando por uma fase muito difícil da vida mas quando a pandemia chegou justo no meu último ano do ensino médio tenho que adimitir que minha vida nunca mais foi a mesma no pior sentido possível, ter passado por essa transição de escola pra ensino superior no pandemia com ensino online e todo o estresse de dividir um ambiente pequeno com outras pessoas que já estavam estressadas simplesmente transformou minha mente que já não era das melhores em algo que até hoje tento sair, o mundo literalmente não é mais o mesmo, tudo é preto e branco e não tem graça, é como assistir as coisas acontecendo pela janela do lado de fora de uma casa, e o pior, em um completo estado de anedonia.

    • @gi_2009
      @gi_2009 Год назад +2

      Sim, percebi que de uns anos pra cá as coisas parecem estar em preto e branco como vc falou, minha infância foi nos anos 2000 e lembro que era tudo tão colorido, cheio de alegria, os programas da tv, os desenhos as historinhas que contavam na escola tudo era tão mágico, mas percebi que de 2012 pra cá td foi ficando meio estranho, as coisas já não tinham mais tanta mágica, o natal que eu tanto era fascinada perdeu seu brilho, passei a odiar festas de carnaval, enfim, parece que a tecnologia que veio pra transformar, está, na verdade, destruindo a mente das pessoas....

  • @andreluizpedrosa1865
    @andreluizpedrosa1865 9 месяцев назад +2

    Jubi, muito bom seu trabalho. Sou professor de sociologia e seu vídeo dialoga muito com algumas de nossas reflexões. Parabéns pela coerência e lucidez! Forte abraço!

  • @pauladiana308
    @pauladiana308 Год назад +28

    Professor, eu chorei vendo o seu vídeo 😭 Muito obrigada mesmo. Senti como se fosse ele para mim 🥲 Pra mim o difícil é terminar os estudos por desmotivação e questões financeiras. Mas eu vou conseguir 💪 Todos nós vamos!

  • @ryanpirota
    @ryanpirota Год назад +17

    Muito interessante o vídeo, sou um desses jovens kkkk e penso bastante sobre esses fatores, parece que a cobrança é uma bigorna nas nossas costas...

  • @ruhsophia7816
    @ruhsophia7816 Год назад +3

    Falou tudo Jubi, sinto que sou responsável por todas coisas ruins que acontecem no mundo, que temos que resolver o mais rápido possível... é complicado

  • @nayr5334
    @nayr5334 Год назад +88

    Exato, não foi culpa da pandemia, nem porque essa geração é considerada fraca, as redes sociais só atenuaram o que já existia, a comparação, o que o outro tem o que você não tem, mexe com a cabeça, machuca a autoestima, te faz achar insuficiente. As redes sociais te iludem conforme você se conecta com outras pessoas, não é real, é raso. Eu já sou formada, indo pra segunda faculdade, não tenho emprego fixo, falo inglês e mesmo assim parece que ainda nao estou pronta pro mercado. Não uso redes sociais, porém sou julgada por não usar pois parece que estou escondendo algo. Só nao tenho paciência, como falei antes, é raso. Temos muita informação e a maioria das pessoas não sabem filtrar o conteudo que consomem o que gera mais ansiedade ainda.

    • @josegomes227
      @josegomes227 Год назад +1

      Você é formada em que, moça?

    • @GabrielVictor-C20XE
      @GabrielVictor-C20XE Год назад +4

      Tenho Facebook mas não uso a milênios (e nem fico gastando meu tempo com aquilo) tenho insta e uso pouco, Tiko Teko e a mesma coisa

    • @ArthDragon14
      @ArthDragon14 Год назад +1

      Qual curso vc fez? E qual vai fazer?

    • @nayr5334
      @nayr5334 Год назад

      @@josegomes227 Recursos Humanos

    • @nayr5334
      @nayr5334 Год назад

      Indo pra Ciências da Computação agora.@@ArthDragon14

  • @flamirmaurersilva
    @flamirmaurersilva Год назад +109

    27 anos... quero sim estudar mas sofri muita xenofobia, discriminação no trabalho por ter trabalhado com coleta de lixo....
    Com 2 anos na Áustria eu dava aula de alemão para refugiados da syria.
    Sei do meu potencial mas estou realmente doente.
    Depois da pandemia tudo mudou ate a minha vida particular. Fui morar em um ap mais barato mas com a fiação eletrica antiga e no final não podso usar luz e mesmo assim pago mais ou menos a mesma coisa....
    Só tenho história triste mesmo sendo um vencedor.
    Eu sei que vou vencer essa também, estou fazendo por onde mas.... por vezes perco a esperança e volto a estaca zero.
    Eu mesmo me prejudico e não sei como fazer diferente.

    • @Emanuelleeeee
      @Emanuelleeeee Год назад +15

      Poxa, cara, desejo todo o sucesso do mundo pra ti! Pra mim pelo menos, essa parte da dar aula de alemão na Aústria seria uma vitória.

    • @flamirmaurersilva
      @flamirmaurersilva Год назад +16

      @@Emanuelleeeee obrigado. Sou um vencedor. Coleciono vitórias. Sempre me lembro de quando era criança e magro.
      Com 9 anos meus pais se separaram e eu comecei a trabalhar na feira.
      Pegava comida no em um lugar onde chegam os alimentos em sp... nao me recordo o nome.
      Hoje eu sou até gordinho... pago 30 centavos de euro pela melhor barra de chocolate do mundo hahah
      Há dois meses atrás fiquei em casa com depressão novamente e comecei a postar os vídeos de um jogo que eu conheci agora mas tem me ajudado muito a passar o tempo... em 28 dias em casa o canal bateu 12 mil visualizações.
      Sem esforço algum... simplesmente 4fun mesmo.
      Infelizmente meu pai morreu há duas semanas e eu não pude dividir isso com ele...
      Quero estudar, quero mudar o mundo.
      Mas tem dias que não consigo levantar nem ao menos para ir ao banheiro.
      Com a ida do meu pai... não sei se consigo sair dessa sozinho dessa vez...
      É triste mas o mundo nunca foi para o Einstein a mesma coisa que ele foi para o mundo. Não espero ter uma vida melhor... apenas queria morrer logo... não tenho esperanças no futuro.
      Vejo adolescentes cheios de boas intenções mas com cabeças vazias.
      Não conhecem ao menos a palavra respeito.
      Me envolvi com uma garota que tinha onlyfans e achava normal....
      Eu to de boa desse mundo.

    • @mairaferreira4111
      @mairaferreira4111 Год назад +2

      Não podes perder a esperança porque enquanto estiveres vivo sempre haverá esperança. O diabo quer assim mesmo e acreditares que pertences a vida de catador de lixo apenas. Todos esses desafios podem servir de motivação para lutares mais, explorares outras áreas. Use as pedras para construir degraus, não interiorize palavras e atitudes negativas e procura estar sempre cercado pelas pessoas que te amam.
      Busque a Deus e Ele te dará mais direcção e força

    • @devinicin
      @devinicin Год назад +6

      @@flamirmaurersilva Cara, não lhe conheço, mas só pelo seu depoimento e tudo o que você passou sei que você é uma pessoa muito forte, já superou diversas situações, você também vai conseguir superar essa... seu potencial é enorme, maior do que as dificuldades, eu sei que a vida tá dificil nos dias atuais mas nada é impossivel... Estou mandando daqui da Bahia energias positivas pra você superar mais essa adversidade, sucesso mano, tmj!

    • @flamirmaurersilva
      @flamirmaurersilva Год назад +2

      @@mairaferreira4111 obrigado amigo. Pensei em criar um LinkedIn e colocar as minhas visualizações como currículo a fim de encontrar um trabalho na área de TI... detesto SEO mas faria numa boa para começar na área.
      Me frusta tanto.. uma area tao necessitada.
      Estou desde os meus 19 aqui na luta.
      Vi tantos jovens pegarem as minhas oportunidades por "n" motivos que nem vale a pena... e desistirem da vaga com 1 ou 2 anos.
      Um amigo meu tambem br que conseguiu entrar em uma empresa por indicação do padrasto me disse que agora a empresa está dando preferência para quem realmente se interessa pela área pois todos que eles empregaram desistiram com 2 anos de curso....
      Aqui tem uma espécie de curso técnico com trabalho... 3 dias na semana trabalho e 2 dias escola.
      Um sonho....
      Mas não para mim.
      Tentei a faculdade mas meu diploma do Brasil não é reconhecido.
      Então me matava de trabalhar para poder estudar de noite o ensino médio, dava aula aos sábados depois do trabalho. Nada novo mas aprendendo tudo em outra língua... realmente é cansativo. Na época eu dormia bastante hahaha mas me fazia bem estar ativo.
      O professor de alemão quando percebeu que eu era estrangeiro começou a dar a aula em dialeto para que eu não entedesse... a aula onde ele mesmo frisou no primeiro dia que só seria tratada com alemão didático pois éo que os nativos precisavam aprender(muitos deles não sabem a própria língua). Na época ainda era jovem e gostaria de resolver com as minhas próprias mãos. Ao me ver naquela situação e com medo de perder as minhas oportunidades decidi nunca mais nem passar perto dessa escola. Desisti depois do primeiro semestre.
      Minha mãe diz que eu me autosaboto mas ela não sabe o que é conviver com o mal dentro de mim.
      Cresci em um lugar onde se você olhasse torto para alguém o justiça era feita na mesma hora.
      E agora vivo em um mundo onde todo mundo se sacanea e se você chamar a polícia no fim você que tá errado.
      Já fui preso saindo do trabalho como uniforme do trabalho.. no dia seguinte todo mundo no trabalhando achando ahh olha la o br é mais um bandido..
      Até explicar que meu nome era flamir e não lukas como eles me chamavam....
      Sinceramente eu queria ter forças pra lutar contra tudo isso mas estou cansado. Não tive infância. Nunca tive um parente pra dar um conselho ou palavra de motivação.
      Sempre levei tudo na boa.
      Esses dias minha irmã me ligou pra dizer perdão por não ter cuidado de mim na infância enquanto nossa mãe trabalhava...
      Muito legal mas não muda nada.
      To cansado e parece que nada vai melhorar.
      Talvez se essa semana os medicamentos fizerem efeito eu consigo fazer o LinkedIn... o pior é saber que existem tantas empresas que precisam mas não consigo uma oportunidade.
      Meu amigo de infância no br que me ensinou a falar gíria esta no último ano de IT... ele tinha pai e mãe. Lugar pra morar....
      O mundo é muito injusto e eu tenho razão de desistir dele.
      Se um dia eu conseguir dar a volta por cima meu único prazer será punir aqueles que não me acolheram.
      Meu sonho era abrir uma escola gratuita na favela com professor de escola particular.
      Agora só quero que cada um receba o que merece. Eu também cresci lá e venci ... não é educação ou alimentação, exemplo... é falta de vontade, não é mesmo ? Afinal eu sou preguiçoso e não doente.

  • @giselemaria68
    @giselemaria68 Год назад +7

    "Quando vc estiver perdido e nao saber lra onde começar... lembre se de que vc chegou ate aqui tenha orgulho da sua jornada " jubilut Paulo ta em aqui dentro de mim bem Forte👊🏼

  • @GaiusLibrietscientia
    @GaiusLibrietscientia Год назад +32

    O tipo de assunto que não é apenas teoria, é humano! Parabéns, professor.🎉 Como graduando em Letras tenho enfrentado grandes questões também. Enfim, desejo sucesso para todos os jovens como eu.😅

  • @kauankaneda3010
    @kauankaneda3010 Год назад +8

    Bastante comum hoje em dia, eu conheço esse sentimento como síndrome do Julio Cesar ! Onde se deve conquistar tudo antes dos 30.
    No fim de tudo você só vai ser mais uma peça para o funcionamento da sociedade, independe se ganha bem ou não. Talvez isso seja o mais incomodo para os mais jovens que buscam desesperadamente uma forma de se encaixarem na própria vida, oque pra mim é compreensível.
    Ninguem pensa com tanta profundidade sobre isso. Sinceramente eu encaro esses "videos motivacionais" ou "explicações da vida e que tudo é uma fase" com um certo desprezo, afinal é um LUCRO você tentar apontar um "obvio" pras pessoas.
    O que eu quero dizer aqui é que as pessoas parem de buscar soluções para os problemas que elas mesma podem resolver, sente um pouco e pense no "eu". Nada vem rapido assim como o simples ato de pensar no "eu". Afinal, todo conteúdo que você busca por fora pode ser usado para RECALCAR certos sentimentos
    Sobre estudo? Talvez o "estudo" tenha perdido sua real essência com o passar das décadas, ou melhor, banalizado pela educação proposta pelo estado. Até onde eu sei o "estudo" é um "sinônimo" de interesse, oque é contrário com a ideia de que você tem que ESTUDAR pra ser alguém na vida (ideia que se tornou um "dogma" dentro das escolas). E como eu disse no começo, no fim voce será apenas uma peça miserável, mas igualmente importante para o funcionamento do estado, talvez essa seja a terrível realidade que muitos estão tentando encontrar formas de "aceita-la".
    Então oque eu posso dizer no fim de tudo?
    Sério, não perca tempo com sonhos induzidos ou falsos "estudos", você não tem liberdade alguma e se for pra perder tempo em algo, que seja apenas no que irá fazer no presente, pois como eu disse....no fim a vida se resume a nascer, escola, trabalhar, trabalhar, procriar, aposentar e bater as botas.
    Viagens, momentos e bla bla bla só sera um capricho.
    É isso, você é insignificante e se tornará pior que isso enquanto não aceitar esse fato (no caso passar o tempo todo se lamentando por uma mera ilusão).

    • @julianai.9520
      @julianai.9520 Год назад +1

      Interessante seu comentário. Somos engrenagens do sistema, e acho que a grande sacada da vida é saber disso, mas não se fazer escravo dele.

  • @sakura-chanthehedgehog5270
    @sakura-chanthehedgehog5270 Год назад +11

    Eu sou uma adolescente.. no último ano do EM, o maior problema de tudo isso, apesar de ter um fator vindo também das redes sociais.. É o novo ensino médio.. é a falta de preocupação com a educação... só tem nos cobrado quantidade, não qualidade... aprende quem consegue conciliar tudo, sobrevive quem pode...
    Por isso que vemos muitos jovens ansiosos e com depressão....
    É a falta de garantia de um futuro estável financeiro.. e será muito difícil agora que materias que deveria ser prioridade viraram apenas itinerários.. só pra nos jogar para o mercado de trabalho.. mão de obra...
    Quero deixar claro que este é minha opinião sobre o assunto.. provavelmente posso estar enganada.. mas sei que o buraco é muito mais em baixo e existem multifatores...

    • @m9r9bfreefire
      @m9r9bfreefire Год назад +1

      trabalha fazendo bicos, vende coisas na rua e investe seu dinheiro, aproveita que vc tem 18 anos e tenta combinar algo com seus pais, até os 22 anos vc consegue um bom dinheiro para viver de renda passiva sem se preocupar com estudos.. se os seus pais fossem pagar a faculdade, vc fala pra eles que quer o dinheiro para investir, vai garantir muito mais o seu futuro do que gastar esse dinheiro em faculdade

    • @salvadordavi2814
      @salvadordavi2814 Год назад

      Vc esta 100% certo!!!

  • @belial5326
    @belial5326 Год назад +14

    antes da pandemia eu me dedicava muito a tudo. a mim, aos estudos, tudo msm. naquela epoca eu tinha meus 16 anos, e estava estudando em uma escola ok, vivia numa casa mediocre, mas num bairro nobre, com muitas possibilidades de trabalho. minha mae teve que se mudar, e eu fui obrigado a ir junto. ela nos trouxe para um lugar afastado, onde as pessoas não são como eu, onde as escolas sao ruins, onde não há muita opção pra trabalho. agora eu me sinto desconexo, me sinto perdido, mal me sinto humano. nao tenho mais amigos, nao tenho mais vontades, nao tenho mais projeção. hoje eu tenho 20 anos e...eu não sei mais o que vou fazer da minha vida..estou vivendo no automatico, e isso me machuca profundamente.. nao tenho pessoas para conversar pessoalmente, e sinto que estou completamente perdido, despreparado, atrasado.. nossa casa agora é melhor, mas eu perdi todo o resto, e não faço ideia de como recupera-los...eu sinto que fui tirado de mim mesmo..
    nos mudamos um pouco antes da pandemia, e quando a pandemia começou, eu ja nao tinha muito mais animo para nada. eu acabei deixando a escola no primeiro ano do ensino médio por desinteresse...as aulas eram ruins e...eu nao sentia mais vontade de nada... agora eu só passo dias e dias me remoendo sobre o que eu estou fazendo, e como eu poderia melhorar..eu estou triste com isso, me sinto triste...mas acho que estou cansado de mais para demonstrar..estou cansado de mais para agir..estou cansado de mais para pensar.

    • @akko.5630
      @akko.5630 Год назад +2

      Oi, isso parece péssimo. Mas escuta, uma boa opção é tentar se inserir de novo na escola pra terminar o ensino médio, tá tudo bem em tentar isso agora, cada coisa no seu tempo, pense sempre: o que foi, já foi. Sei como é ruim remoer, não faz bem mesmo. Se abra com a sua família, e peça ajuda, se permita ser ajudado. Sobre as amizades, é difícil depois de sentir que você não consegue ter vínculos, mas você pode ter, e isso acontece se você se abrir pra isso, seja a pessoa que cumprimenta, fale mais sobre assuntos do agora, queira estar por dentro, e em algum tempo, você terá pessoas que gostaram de falar com você e querem estar entre suas amizades. Não fique tão desesperançoso, ok? Você consegue.

    • @Adrielle.
      @Adrielle. Год назад +2

      Conheci pessoas assim... Não tenho tantas palavras como o comentário acima, mas creio que conseguirá.

    • @caetanon5756
      @caetanon5756 Год назад

      Tenta encontrar um esporte. Já pensou em concurso público? Escolha uma direção e parta pra cima. Tudo depende de como vc encara as coisas.

  • @Unknown93
    @Unknown93 Год назад +16

    Hoje eu só sinto prazer temporário e é com comida, tanto que engordei cerca de 30kg nos últimos 5 anos.
    Tenho 35 anos, não tenho vontade de sair de casa, só saio para trabalhar mesmo devido a necessidade de sobreviver. Porém ainda sim, a vontade de acabar com tudo sempre aparece...
    Já fiz psicoterapia, fui ao psiquiatra, fui diagnosticado com bipolaridade, depressão, ansiedade, já tomei remédio pra tudo isso aí, enfim, nada ajudou muito e hoje sei lá, sinto que me arrasto com a barriga.
    Não tenho vontade de fazer nada quando estou em casa e zero vontade de sair ou interagir com os pessoas além da minha esposa e dos meus cachorros.
    Enfim, só deixando meu relato aqui como forma de desabafo, visto que não vai mudar nada mesmo...rs
    Obrigado pelo vídeo e grande abraço

    • @ojogadordeswordash
      @ojogadordeswordash Год назад +3

      Jesus pode mudar a sua história kk de uma chance para ele que te ama.

    • @brunopalheta1399
      @brunopalheta1399 Год назад +2

      Só tenho prazer com comidas e séries! O resto, dane-se! A sociedade tá uma droga!!!

    • @HelioBike-br6te
      @HelioBike-br6te Год назад

      Terrível

    • @Adrielle.
      @Adrielle. Год назад

      Parece clichê, mas a pessoa do nome esquisito de letras aleatórias têm razão! Você não está só, não olhe para si como um caso sem solução. Pois há solução!

    • @Adrielle.
      @Adrielle. Год назад

      ​@@ojogadordeswordash❤

  • @snevih
    @snevih Год назад +4

    Excelente vídeo, professor Jubilut! Muito bom mesmo.
    Sou acadêmico de medicina e estou terminando o internato. Usei muito suas aulas no RUclips para me preparar para o ENEM e também um de seus cursos do Biologia Total, foram essenciais para minha aprovação.
    Hoje trabalho com a nova geração, crianças e jovens, na Igreja que eu frequento e seu vídeo exprimiu muito bem as preocupações de todos os que olham com amor para essa juventude. Fico muito feliz em saber que apesar das dificuldades temos muitas boas pessoas empenhadas em ajudar a nova geração.
    Obrigado e parabéns por todo o seu trabalho e dedicação!
    😃

  • @damarissm3962
    @damarissm3962 Год назад +8

    Eu sofria na adolescência, mas era chamada de preguiçosa e frescurenta fico feliz que hoje o povo tem diagnóstico

  • @elielton3936
    @elielton3936 Год назад +10

    Conteúdo excelente parabéns Jubilut e equipe, muito profundo e conciso. A maioria das pessoas acima dos 30 anos que conheço sempre julga os jovens sem olhar por esse lado e sem analisar todo esse contexto.
    Eu já tive histórico psiquiátrico na infância e na adolescência, atualmente estou melhor, mas isso me atrasou muito, tenho 22 anos no momento e terminei meu ensino médio de forma tardia, aos 20 anos. Eu tenho um curso técnico e estou empregado, mas fora da minha área de atuação e sem perspectiva de melhora. A sensação é que estou longe de estar onde poderia estar, e como não tenho condições financeiras para pagar um superior, então só me resta os vestibulares, sou indeciso e por isso se arrepender de uma escolha de uma faculdade pode ser fatal para min, uma perda imensa de tempo e talvez dinheiro.
    No momento não consigo ver perspectiva concreta para meu futuro, preciso me esforçar mas sinto que esse esforço pode acabar comigo, e vivo sentado no banco da mediocridade tendo problemas de concentração e produtividade, atualmente já estou achando o "caminho das pedras", mas ainda esta longe.
    Esse vídeo mostra um panorama totalmente realista da atualidade: temos sim bem mais oportunidades, e tem muitos que não aproveitam isso, mas nada esta fácil, na minha cidade ate mesmo para trabalhar de Gari é necessário o ensino médio, imagine o resto. A minha esperança é me ajustar ate os 26 a 28 anos, sei que tenho o potencial, todos tem, mas a realidade para a capacitação e estabilidade financeira parece distante.

  • @edleuzacoutinho1155
    @edleuzacoutinho1155 7 месяцев назад +1

    Isso q o jubilu falou eu já vivo desde minha juventude.....sempre a motivação girando em torno das circunstâncias e a sensação de um futuro incerto .....mas , estou percebendo q a melhor saída é te fé além das circunstâncias , confiar em Deus e por o pé na estrada da construção dos estudos e ir em frente . Esquece o resto. Vai ....eu vou ....agora vou ..😅

  • @anaceciliasilva2208
    @anaceciliasilva2208 Год назад +8

    Concordo a pandemia piorou bastante o convívio social e nos estudos.
    E aumentou muito a depressão entre os jovens.
    Temos bastantes seguidores, porém nenhum amigo só colegas.

  • @amandapassos8318
    @amandapassos8318 Год назад +19

    Tempos difíceis. Na minha opinião, não dá mais pra viver no Brasil, pois é um país que não tem espaço pra todo mundo, fora a estagnação econômica - é burocrático demais e caro abrir empresa aqui e sobreviver por ao menos 10 anos. Eu fiz minha primeira graduação em 2014, e em 2023 resolvi fazer outra por querer estudar em faculdade pública por curiosidade (e gosto de estudar) e noto que as coisas não são as mesmas da época que estava cursando a primeira graduação - muita gente realmente não pensa mais em fazer faculdade e foi mais fácil passar nesse vestibular em comparação na época de 2014. O sistema de educação caiu, as pessoas sabem menos e é a mesma coisa nas faculdades: muita gente termina o curso sem saber muito. Quem quer fazer faculdade segue meu conselho: foque apenas nas faculdades públicas. Não vale a pena se endividar/pagar mensalidade de faculdade particular, só em último caso. Quando você terminar o curso e as contas chegarem, você vai se arrepender.
    Mas enfim, pretendo sair do país futuramente, ao menos tentar um mestrado no canadá e ficar por lá mesmo.

    • @kartolan395
      @kartolan395 Год назад

      O Brasil só é bom para quem é rico

    • @victoriaalves1979
      @victoriaalves1979 Год назад +3

      Entendo concordo que a saída do Brasil é o aeroporto pelo menos pra mim

  • @omiguelgomes8708
    @omiguelgomes8708 Год назад +20

    Tenho 12 anos, sei que não sou a melhor pessoa do mundo, mas sobre a depressão jovem, eu vejo grupos de pessoas na minha escola que "romantizam a depressão", como falar que tem depressão. Tbm vejo relacionamentos entre pessoas da minha idade ou mais jovem, eu nunca namorei (felizmente) mas perto de mim, varias pessoas namoram ou ja namoraram, e isso tambem piora o psicológico, muitos problemas vem do tiktok, pessoas que acham que a vida real esta no tiktok e tal.

    • @patriciaalencar7818
      @patriciaalencar7818 2 месяца назад

      Nossa, pela sua idade seu português é muito bom, parabéns, continue estudando. E vc está no caminho certo, esse pessoal aí lá na frente vai se arrepender muito de não focar no que realmente importa: os estudos.

  • @aleatorioaoacaso
    @aleatorioaoacaso Год назад +6

    Meu Deus, Jubilas! Acompanho você desde o pré - vestibular. Hoje, formado, estou afundado em depressão.

  • @geekmeet2357
    @geekmeet2357 Год назад +83

    É importante que reconheçam como as coisas estão super difíceis pra nós. Antes, no passado, para ser bem sucedido era só trabalhar e estudar, hoje, só isso não basta, você se esforça e no final descobre que tudo o que fez não deu garantia de nada e as coisas continuam como se vc não tivesse feito nada. Faculdade não garante emprego, trabalho duro não garanta a conquista da casa própria. É frustrante pq eu sou muito dedicada, me esforço muito pra ser perfeita no que faço, estudei em uma faculdade super boa, mas... estou há três anos no mesmo cargo, fazendo as mesmas coisas e não posso reclamar pq em outros lugares corro o risco de ter três cargos com um salário só, menos do que tenho hoje, pq existem tantas pessoas com faculdade por aí que outros critérios, que depende as vezes de talento e indicação de terceiros, são mais relevantes do que o estudo. Ainda estamos sendo ameaçados dia após dia de sermos todos trocados por máquinas, várias profissões serão extintas daqui a aguns anos e nossos anos de estudo não servirão definitivamente pra nada. Trabalho ganhando o que pagava na faculdade de mensalidade, pessoas ruins conseguem bons cargos apenas por indicação e os que realmente se esforçam, não são vistos, o salário não nos permite nem sair da casa dos pais pq tudo hoje em dia está absurdamente caro.. sério, muito frustrante. Estou indo morar fora do Brasil começar tudo de novo. Vamos ver se consigo melhorar alguma coisa

    • @karololiveira3148
      @karololiveira3148 Год назад +15

      Me identifico contigo! Fora que também tem a expectativa que nossos familiares projetam sobre nós, que com faculdade seremos “ricos” e na realidade, sabemos que é difícil arranjar emprego na área que formamos.

    • @m9r9bfreefire
      @m9r9bfreefire Год назад +5

      casa própria é burrice, 200 mil investidos rendem 2k por mês, com 2k vc aluga uma casa top e ainda pode trabalhar pra ganhar mais

    • @Serpico773
      @Serpico773 Год назад +16

      ​@@m9r9bfreefiresim, isso é verdade. Mas me fala quem no Brasil tem 200 K pra investir?? Acho que na minha vida inteira eu não usei 200 K

    • @m9r9bfreefire
      @m9r9bfreefire Год назад +1

      @@Serpico773 é só vender algum pertence de valor alto, casa própria, carro, eu por exemplo vendi minha casa própria dps que meus pais morreram

    • @m9r9bfreefire
      @m9r9bfreefire Год назад +3

      @@Serpico773 e tipo, o comentário principal era conseguir a casa própria, uma casa propria digna nao esta menos qur 100 mil, e 100 mil ja rende um bom dinheiro.

  • @robertoferraz5282
    @robertoferraz5282 Год назад +5

    Sofro com depressão desde os 15 anos, tentei me colocar nos trilhos diversas vezes, achar um norte, sempre quis trabalhar com arte, porém a primeira coisa que nos falam ou até mesmo nós mesmos pensamos é "poxa vida, arte no brasil? vou passar fome, ninguém valoriza isso aqui" o que é extremamente desanimador e então aceitei que deveria levar a arte apenas como um hobby e não carreira, ingressei em curso de eletromecânica e odiei aquilo, não me via trabalhando na área de forma alguma, então resolvi dar mais uma chance pra arte, ingressei numa faculdade de Jogos Digitais, no começo eu estava empolgado, aquele curso abria muitas portas para trabalhos com arte e inclusive ir para fora do país trabalhar em empresas grandes, o que foi realidade para muitos dos meus colegas de faculdade, porém no 4º semestre as incertezas da vida começaram a me assombrar novamente, tive crises de pânico seríssimas, cheguei a pensar em tirar a própria vida, porém não me entreguei, quis lutar novamente, resolvi dar um restart e subir degraus curtos, de pouco a pouco, conheci uma pessoa incrível no meio desse caminho, onde já estamos a 8 anos juntos e fiquei anos trabalhando como auxiliar em um escritório de advocacia o que eu achava entediante e sem graça, até que no ano passado encontrei mais uma oportunidade de trabalhar com arte e comecei a fazer cursos de tatuagem, hoje sou tatuador aprendiz e com 28 anos de vida finalmente sinto que encontrei minha carreira, então a dica que eu posso dar é tenham paciência, façam as coisas no seu tempo, com calma, e tentem aproveitar e se divertir enquanto exploram seus caminhos.

  • @caiqueeduardo160
    @caiqueeduardo160 Год назад +15

    eu recém graduado pensava que seria mais fácil conseguir um emprego quando na verdade a parte mais difícil de um formado é essa logo após concluir o curso, a de querer entrar no mercado de trabalho e de trabalhar na área de formação, depois da pandemia sinto que fiquei mais melancólico e sem um direcionamento para o meu futuro , por fim o que os jovens assim como eu mais querem no momento são oportunidades e portas abertas e não fechadas.

  • @mirlanramos6237
    @mirlanramos6237 Год назад +12

    Parabéns professor por explicar o que poucos falam para uma geração que tanto precisa...

  • @JulioCesar-69Zk
    @JulioCesar-69Zk Год назад +4

    Desejo força e foco pra quem precisa! Sempre foi e sempre será dificil...parabéns PJ pelo vídeo.

  • @walterbranco8798
    @walterbranco8798 Год назад +16

    Existe uma questão pouco abordada: a educação superior se tornou um negócio. A possibilidade de muitas pessoas terem acesso faz com que tenhamos muitos "especialistas" que muitas vezes não são tecnicamente capacitados para exercer a profissão ao lado daqueles que são capacitados. Os dois diplomas tem o mesmo valor, a diferença é que um foi de difícil obtenção e o outro não...

    • @deslacerador9343
      @deslacerador9343 Год назад +3

      Concordo, e o outro ponto é que mesmo que as pessoas estudem o mercado não vai conseguir absorver todos, infelizmente..

  • @INsectusOfc
    @INsectusOfc Год назад +9

    Jub, suas dicas em poucos minutos me ajudaram mais que semanas indo em psicológos.. obrigado pela motivação final, espero que outros usem elas da melhor forma. Realmente ninguém vai "começar do fim", sempre devemos ter calma e ir de degrau em degrau como disse, esta é a realidade!

  • @otavioalvesdacruzmoreira5291
    @otavioalvesdacruzmoreira5291 Год назад +5

    Este vídeo deveria ser assistido por todos. Não é mimimi. Só que se encontra nesta situação sabe o que está passando

  • @Emanuelleeeee
    @Emanuelleeeee Год назад +9

    Prof paulo, você mudou minha perspectiva de como vejo o mundo. Sou da Geração Z, e posso dizer que não apresento nenhum sintoma de depressão nem ansiedade, e minha saúde mental é ótima, até porque nem uso redes sociais.

  • @ronaldlobato
    @ronaldlobato Год назад +9

    Eu tava precisando de palavras de conforto, como é bom houvir alguém que sabe da realidade, obrigado.

  • @dericgomes2414
    @dericgomes2414 Год назад +53

    Graças a Deus eu nunca tive um depressão ou uma ansiedade tão grave, a igreja me ajudou muito na época da pandemia quando tinha 14 a 15, agora tenho 16 anos estou estudando na If do estado do Pará e graças a Deus minha vida e ótima eu frequentou muito a igreja, e agradeço tudo a Deus.

    • @lemos_y_silva
      @lemos_y_silva Год назад +3

      Tbm conheci a Deus em maio do ano passado,a pandemia tava passando ❤❤❤

    • @CM_Xports
      @CM_Xports Год назад +3

      Eu já falei isso lá em 2018...e hoje infelizmente tenho
      Mas não estou dizendo que você vai ter, só espero que você cuide bem da sua sanidade mental para não acabar tendo o mesmo destino que eu 🥲

  • @vithorplayer
    @vithorplayer Год назад +5

    Tenho depressão refrataria. Suas palavras, além de me fazerem enxergar, me motivaram. Muito obrigado!

  • @otaviocavalo4453
    @otaviocavalo4453 Год назад +9

    Eu sofro de ansiedade, tenho insônia, mas acho que não sofro de depressão (ainda). To na luta do concurseiro e meu sonho é ser Perito Criminal; apenas espero que minha energia e vontade de estudar me acompanhem até tal realização.

    • @PazeUniao
      @PazeUniao Год назад +1

      Tamo junto nessa jornada,forte abraço e positividade sempre... saudações do Espírito Santo 027

  • @catiamonteirowankler8285
    @catiamonteirowankler8285 4 месяца назад +1

    Professor Jubilut, sou professora universitária (federal), tia de jovens adultos e mãe de adolescentes e tudo isso sobre o que fala nesse vídeo é algo assustador, suas informações e reflexões são perfeitas. Obrigada 🌷

  • @rodrigodiego7638
    @rodrigodiego7638 Год назад +5

    Não quero desmotivar ninguém, até mesmo pq a sorte é diferente pra cada um, mas quero deixar meu desabafo: Estudei muito, passei no ENEM, me formei e estou desempregado e totalmente desanimado e sem perspectiva.
    E não, não acho que o problema seja cursos ou que eu não saiba me portar numa entrevista.
    se eu soubesse que estudei tanto pra ganhar tão pouco era melhor ter ido trabalhar com algo que exija menos esforço intelectual pra ganhar a mesma coisa e até mais as vezes do que ter gasto anos se qualificando.
    Por isso, é fundamental só fazer faculdade se for algo que realmente te interessa e em uma área que seja fundamental ter faculdade.
    Sinto que perdi meu tempo estudando pq das pessoas que eu conheci todas que ganham mais não fizeram nenhuma faculdade e os que fizeram estão se lascando na vida.

  • @alinedesousa33
    @alinedesousa33 Год назад +28

    Jubi, cresci amando muitas coisas e foi muito difícil escolher um caminho. Acabei em outra profissão por acaso e não consegui chegar ao nível superior como gostaria. Já fiz 33 e agora sou mãe de 2 meninos. Às vezes bate aquela angústia por pensar que não fiz boas escolhas e por conta da maternidade que acaba "atrasando" ainda mais algumas coisas por questões óbvias. Como, finalmente, decidir e seguir? Esse sentimento de inteligência desperdiçada me persegue e me paralisa. Seria eu uma sonhadora? Uma das coisas que gosto é de histórias e gostaria muito de contar algumas em livros. Será que daria certo realizar esse sonho antigo?

    • @fabioMastre
      @fabioMastre Год назад +13

      Pode ir sem medo. Vai rolar!

    • @HelioBike-br6te
      @HelioBike-br6te Год назад +4

      Eu tenho 36 anos ,dois filhos pequenos e tô no 1 semestre.
      Vai em frente
      Escolhe um curso e investe

    • @xVickyoshix
      @xVickyoshix Год назад +4

      Você adora contar histórias, e pessoas como eu adora ouvi-las. Compartilhe o que você tem com o mundo, você só pensa que está ''atrasada'' pra isso porque a propria sociedade nos faz pensar assim, but what the hell!! Vc ta viva, então viva!

    • @alinedesousa33
      @alinedesousa33 Год назад +1

      @@fabioMastre , obrigada pelo incentivo! 🍀

    • @alinedesousa33
      @alinedesousa33 Год назад +1

      @@HelioBike-br6te , parabéns pela conquista! Torço muito por mulheres como você. 🍀