Que debate educado. Mas se tivesse na minha igreja todo culto eu ficaria feliz. Como eu amo participar do corpo. Concordo com o pastor que muitos banalizam. Mas quando são encontrados por essa graça, começam ver a ceia com os olhos de Paulo. Deus abençoe a todos.
Apaz do senhor pra todos, acredito que semanal, ou anual,ou trimestral,o importante é participar e ter a comunhão, pastor sezar faz o tema paralelo a esse João cap.13 pra conclusão desse assunto.obrigado, o bom disso tudo é que o nome de Deus seja glorificado.
amém ótima resposta . pascoa uma vez ao Ano pois era sombra de coisas futuras , tanto a data como o cordeiro ! quando vem a revelação pela graça do Senhor a ceia toma lugar da pascoa, LOGO O CORDEIRO É O SENHOR Jesus , e como devemos a cada manha lembrar de sua salvação que nos vez salvando nosso espirito da condenação! então poderia ser feita a ceia até diário ou mensal ou semanal quando mais vezes puder , com liberdade e graça
@@marciotv2682 Atos 2:46 46 Estavam constantemente no templo, dia após dia, unidos no mesmo propósito; tomavam as refeições nas casas uns dos outros e compartilhavam seu alimento com grande alegria e sinceridade de coração, Tudo indica que, por causa da necessidade que surgiu, os cristãos se reuniam e tomavam refeições nas casas de seus companheiros de fé que moravam em Jerusalém e na região ao redor mas isso não mostra que ceia era celebrada diariamente E com que frequência era celebrada a páscoa judaica?? Era celebrada todos os dias, ou uma vez no ano? Jesus serviu esta refeição na noite da refeição da Páscoa judaica - uma celebração anual da libertação de Israel do Egito. (Mateus 26:19, 20, 26-28) Jesus tencionava substituir a Páscoa judaica pela refeição comemorativa anual da sua morte que ele celebrou co seus discípulos e foi isso que Jesus ordenou aos seus discípulos para continuarem a fazer isso em sua memória. Mas será que alguém celebra anos todos os dias?
Eu realmente tinha dúvidas até assistir este debate, estou agora "esclarecido", mais aínda me ficou um pouco de dúvidas. Porque esta é uma questão que o meu e talvez o seu pastor não saiba responder, até que enfim alguém deixou mais ou menos claro,pelo menos pra mim. Excelente debate sem nenhum levante com um respeito muito grande entre os debatedores, parabéns.
O "todas as vezes" não traz o sentimento de todos dias, todos os meses não! Mas sim de todas as vezes em que se der o momento correto de celebrar, fazei isso todas as vezes.
Graça e paz do senhor Jesus Cristo a todos, meu Deus esse pastor Paulo tem a mente cauterizada no próprio entendimento, 2 Timóteo 3:16 se toda palavra é inspirada por Deus , então o Apóstolo Paulo só está passando para a igreja o que ele recebeu do senhor Jesus Cristo, então foi Jesus que disse pra ele compartilhar com os irmãos, meu Deus é difícil de entender, todas as vezes que fizer que seja em memória de Cristo, seja uma vez por ano , duas ,três ou semanal ou Mensal que seja por causa de Jesus Cristo em Memória do senhor Jesus e não do homem que que quer fazer tudo do seu jeito e impor que isto é correto, esse pastor Paulo acha que ele é certo e o Apóstolo Paulo tá errado, aqui No nosso, Ministério Entrando na Arca fazemos comunhão de santa ceia todos os meses e em janeiro o Primeiro Mês de todo Ano , fazemos todos os Domingos digo pra vocês é uma benção, agora que seja tudo para a glória de Deus 🙌🔥🙏
Se formos ver participandmos da Santa ceia todos os dias, somos o corpo de Cristo e seu sangue está sobre nós, o culto de Santa ceia é o resultado de quem está em comunhão com o corpo e com o sangue, fazei isto todas as vezes que vocês se reunirem em memória de mim, toda vez que nos reunimos estamos lembrando do senhor
Atos 20 7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia noite Uma vez por semana!
E tbm como ponto de referência. As cartas Paulinas foram escritas primeiro que os evangelhos. Os primeiros relatos escrito de Cristo veio de Paulo, após isso livro de Marcos, Matheus e Lucas (que veio por Paulo/ Saulo) e somente no final as Joaninas
Mas a escrita não ultrapassa o fato,a ceia de Cristo foi antes da escrita de Paulo e o amigo levanto algo importante sim pk foi interpolação de Paulo pk Jesus não disse isso.
0:00 Gente, o texto é claríssimo, o Apóstolo Paulo recebeu do Senhor Jesus. Discutir isso é perca de tempo, é tentar contestar isso é bater de frente com as sagradas escrituras. .
*UMA VEZ POR ANO* Mateus 26:17 diz que Jesus instituiu a ceia na páscoa judaica, em Atos 20:6,7 nota-se que os discípulos celebraram a ceia no primeiro dia da semana, MAS-DEPOIS DA FESTA DOS PÃES ASMOS, ou seja, a referência de tempo para se celebrar a ceia foi estabelecida a páscoa judaica que é uma vez por ano, logo a ceia deve ser uma vez por ano. Não há margem nenhuma nas Escrituras para celebrar a ceia todo mês.
Lutamos contra a liberdade que nos foi dada. Fazei=Deve ser feito Isso=Celebrar a ceia do Senhor Todas as vezes=Número indefinido, porém todas elas serão feitas em..... Em memória de mim=Se Ele for o centro, ou Ele for lembrado, seja uma vez por semana, uma vez ao mês, uma vez por ano. Já deu certo. Agora se fizer uma vez ao ano e no final fizer para si ou para outros Jas o erro aí.
Porventura você sabe qual é o intuito da rádio musical? Se você não sabe, o intuito é discutir diversidades de assuntos teológicos e outros afins, para maiores compreensão do mesmo. Alguns assuntos que é paltatos na musical, tem ramificações diferentes. Os debatedores, são convidados para incluir os seus pensamentos e suas contextualização temáticamente.
Gostei do debate, minha conclusão: a ceia é feita com o propósito de comemorar a nossa remissão e a derrota do inimigos das nossas almas, porque Jesus triunfou na cruz, ele venceu e vencemos por ele. Já aconteceu. O corpo e o sangue de Cristo de forma símbolica e espiritual nos da alegria no Espírito Santo e nos sentimos fortes, quem toma indignamente entristece o Espírito e acaba recebendo disciplina do senhor como doença e/ou morte espiritualmente, e não importa a constância, que a congregação entre em concordância e faça como o Senhor Jesus ordenou através dos apóstolos. Seja ministrada por apóstolos,pastores, dirigentes ou discípulos que tiverem a disposição de participar. Ontem fui a uma congregação que teve Santa Ceia e hoje fui pra outra que teve Santa Ceia, tomei todas as vezes que tive oportunidade em comunhão com Deus e com os irmãos na congregação e estou muito feliz e fortalecido!!!!!!!
De modo geral, as declarações doutrinárias derivadas das Escrituras se dividem em três (ou quatro) categorias: (1) teologia cristã (aquilo em que os cristãos creem), (2) ética cristã (como os cristãos devem viver em relação a Deus e aos outros), (3) experiência cristã e prática cristã (aquilo que os cristãos fazem como povo espiritual/religioso). Dentro dessas categorias, ainda poderíamos distinguir dois níveis de declarações, que chamaremos de primário e secundário. No nível primário, encontram-se as declarações doutrinárias derivadas das proposições explícitas ou dos imperativos das Escrituras (i.e., o que as Escrituras pretendem ensinar). No nível secundário, encontram-se as declarações derivadas apenas de forma incidental, por implicação ou por precedente. Um treco do livro entendes oque lê, dentro da derivação doutrinária existe nível 1 e 2, a prática da ceia não seria nível 1 e o tempo seria o nível 2 ?
Eu gostaria de saber como celebrar a ceia em lugares onde não há uva, assim sendo, não há como fazer vinho. Por exemplo: na Amazônia não há vinho da uva, então como celebrar a ceia de acordo com as escrituras??.
Graça e paz. irmã por fé e graça e na humildade , pode usar até aqueles sucos artificiais creio que tenha ai, e pão pode fazer pão azimos com oleo farinha de trigo sem fermento e um pouco de sal na net ensina como fazer , não precisa ter um pastor para adminstrar mas bom é tem um homem administrando mesmo se nao tiver faça com toda liberdade que Cristo lhe deu pela palavra e fique em paz amem ou seja faça a ceia em sua casa caso nao tenha outros irmãos para participarem com a irmã espero que tenha lhe ajudado
A ação de partir o pão em atos dois citado pelo bispo tem haver com compartilhar o ensino de Cristo, fazendo que todos tivessem ciência de quem era Ele! E não literalmente criar todos os dias!
A ceia do Senhor é na festa da Páscoa uma vez por ano. Afinal é " façam isso em memória de mim" Yeshua falou da Páscoa ou da pequena parte da pascoa, o ato de ceiar? porém também não vejo problema de estar em uma ceia com a familia e lembrar do sangue é do corpo do Messias.
A ceia pode ser feita quando a igreja reunida desejar celebrar uma vez por semana , uma vez por mÊs uma vez por ano enfim nao tem ensino de quantas vezes devemos fazer , simples assim , tudo com liberdade e reverencia e em paz graça e paz
Corrigindo o que o mediador falou: as Igrejas Católica e Ortodoxa realizam a Celebração Eucarística TODOS OS DIAS ou seja, DIARIAMENTE conforme as Sagradas Escrituras, a Tradição dos Apóstolos e a Igreja Primitiva.
errado. O partir do Pão e uma refeição diária. ATOS 2:42 (JFAA) e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. A palavra pão era usada de maneira extensiva para comida,logo no partir da comida: artos: pão, um pão Palavra original: ἄρτος, ου, ὁ Parte do discurso: Substantivo, Masculino Transliteração: artos Ortografia fonética: (ar'-tos) Definição curta: pão, pão, comida Definição: pão, pão, comida. Outro ponto os discipulos de Emaús: LUCAS 24:29-31 (JFAA) 29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. Jesus foi convidado para a casa deles para pousar,e logo servirão uma refeição normal PARTINDO O PÃO. E aqui não pode ser a ceia,e porque? LUCAS 22:15-18 (JFAA) 15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; 16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. Porque ele só vai comer no reino novamente. Logo sabemos que o partir do Pão é uma refeição normal. Outro ponto; ATOS 2:46 (JFAA) E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, Perseveravam no templo a onde era feito a ceia,e em casa partiam o pão a comida entre eles. E é um vez por ano. Voce comemora a morte de uma pessoa querida todos os dias? Seu aniversário é todo dia? Os judeus comemoravam a páscoa todos os dias? A ceia do senhor e substituição da páscoa,feita todos os anos em memoria dele.
A pessoa apronta o ano todo...Ai chega uma vez na ceia e é perdoado.....Se morrer antes da ceia ja era ...Ja que esperar 1 ano é muito tempo....Acredito que nao haja pecado em ceiar todos os dias, mesmo se isso nao for o mandato Biblíco
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. GL 1.11,12 o pastor deve rever a sua interpretação sobre esse texto. Paulo recebeu muitas instruções dadas pelo próprio Jesus por revelação, como ele mesmo afirma!
A bíblia não nos dá um período um período específico uma vez por semana duas vezes ao mês etc. Talvez isso não importa o gue me deixa preocupado é gue em muitas igrejas celebra uma outra coisa menos a santa ceia a santa ceia bíblica é completa ou seja com o lava pés mas o gue vejo em muitas igrejas não existe o lava pés ou seja não é uma santa ceia é outra coisa menos santa ceia. Jesus falou Pedro se vc não deixar lavar seus pés vc não fará parte de mim. Ou seja o lava pés é uma questão de humildade amor ao próximo respeito.
Pós ler o livro de Ana Mendes ( Comei da minha carne e bebei do meu sangue ) eu e meu esposo tomamos Santa Ceia em casa mais vezes . A Igreja Primitiva partia o Pão ( que significa Santa Ceia todos os dias ) Atos 2 .
@@jeancarlo9364 sim é Santa Ceia - isso foi ocultado na nossa era - uma vez que quanto mais se toma Santa ceia mais forte espiritualmente você fica . Você conhece o Ana Mendez Ferrel , o ministério dela ?Ela é a família tomam Santa Ceia todos os dias há mais de trinta anos .
@@luziasiqueira5989 Você já começa errado. 1 principio. 1 CORÍNTIOS 4:6 (JFAA) Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro. Não ir além do que esta escrito. Não tem santa ceia na bíblia. O termo certo é: 1 CORÍNTIOS 11:20 (JFAA) De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor; Ceia do senhor. Agora vamos aos prontos. O partir do Pão e uma refeição diária. ATOS 2:42 (JFAA) e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. A palavra pão era usada de maneira extensiva para comida,logo no partir da comida: artos: pão, um pão Palavra original: ἄρτος, ου, ὁ Parte do discurso: Substantivo, Masculino Transliteração: artos Ortografia fonética: (ar'-tos) Definição curta: pão, pão, comida Definição: pão, pão, comida. Outro ponto os discipulos de Emaús: LUCAS 24:29-31 (JFAA) 29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. Jesus foi convidado para a casa deles para pousar,e logo servirão uma refeição normal PARTINDO O PÃO. E aqui não pode ser a ceia,e porque? LUCAS 22:15-18 (JFAA) 15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; 16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. Porque ele só vai comer no reino novamente. Logo sabemos que o partir do Pão é uma refeição normal. Outro ponto; ATOS 2:46 (JFAA) E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, Perseveravam outro no templo a onde era feito a ceia,e em casa partiam o pão a comida entre eles
@@jeancarlo9364e na hora que JESUS foi dar a ceia aconteceu o que abençoado ?1 Coríntios 11:24logo após haver dado graças o partiu e disse , ela está certíssima e na Bíblia não fala se é uma vez por ano ou 1 vez ao mês .
@@emersonlimaarantes5895 Paz irmão. Vou explicar com 1+1=2. Observe que ao andar com os 2 discípulos de Emaús é dito: LUCAS 24:29-30 (JFAA) 29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Significa que só por que ele abençoou é a ceia? Obvio que não,Jesus ao multiplicar os pães e os peixes deu graças. JOÃO 6:11 (JFAA) Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam. Isso era ceia?NÃO. agora observe o texto: LUCAS 24:29-30 (JFAA) 29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Se aqui for a ceia,sua interpretação fere as escritura,porque? LUCAS 22:15-18 (JFAA) 15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; 16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. A ceia com os discípulos foi a última ceia dele até que se cumpra novamente no reino de Deus. Se é a ceia que ele esta comendo com os discípulos de Emaús tem algo errado ai. Ele abençoou,deu graças é um agradecimento pela comida.É o que diz o grego: eulogeó: falar bem de, elogiar Palavra original: εὐλογέω Parte do discurso: Transliteração do verbo : eulogeó Ortografia fonética: (yoo-log-eh'-o) Definição curta: Eu abençoo Definição: (lit: falo bem de) Eu abençoo; passar: sou abençoado. abençoe, louve. De um composto de EU e LOGOS ; falar bem de, ou seja, (religiosamente) abençoar (agradecer ou invocar uma bênção, prosperar) - abençoar, louvar. Agora vamos ao fatos: 1)Jesus ao ceiar com os discípulos tinha em vista a próxima ceia só no reino de Deus. 2)Jesus reparte e abençoou(agradeceu)o pão,é a ceia?não. Foi uma refeição normal,visto que a ceia que Jesus vai participar vai ser no reino de seu pai. Logo o partir o pão e uma refeição diária: ATOS 2:46 (JFAA) E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,
A Bíblia não deu tanta importância sobre o período de tempo, mas devido a sua importância espiritual, a igreja não deve ter períodos longos para a participação desta celebração. Ela simboliza nossa união (koinonia) comunhão como igreja e Corpo de Cristo. Ela aponta para o que Jesus fez por nós'"(passado) perdoando-nos de todo o pecado, ((presente) o que ele faz pela igreja, o seu Corpo místico na terra (futuro) o que acontecerá nas bodas do Cordeiro, quando ele nos servirá quando a igreja for arrebatada. Sobre o participar indignamente, se trata de não discernir (estado de consciência, atitude mental e espiritual, entendendo a seu real significado) Dessa forma irreverente e sem entender o que está fazendo e o seu valor espiritual, se torna culpado do Corpo do Senhor.
eu não entendo pq desprezar a graça. quando é pra falar dos adventista a cultura judaica não serve falar mal do sábado não serve, agora pra falar da ceia agora serve, não entendo alguns teólogo
O bispo Ildo está em consonância com Lutero, muito mais do que com Calvino. É assim que pensamos nós luteranos. Não há como explicar, mas cremos que com o pão e o vinho estão o corpo e sangue do Senhor. Até o termo que o bispo utiliza é o mesmo, Presença Real. E não, nós luteranos não defendemos a consubstanciação. Esse é um termo muito mais filosófico que teológico. Por favor, parem de dizer que luteranos defendem consubstanciação. Não podemos explicar, mas cremos que recebemos o corpo e o sangue de Cristo junto ao pão e ao vinho
Mesma coisa sobre dízimo, primeiramente que o dízimo não é pra igreja, segundo que não era dinheiro, terceiro que não era por mês kkkkkkk, mais os gurus sabem manusear a bíblia pra que as pessoas não vejam a verdade
A CEIA,OU, MEMORIAL O CERTO É CELEBRAR UMA VEZ POR ANO. AGORA,É FATO QUE AQUI NO BRASIL NÃO ERA PARA CELEBRAR DE FORMA ALGUMA. AÍ VC(S) ME PERGUNTA(M). COMO NÃO? COMO ASSIM? VOU EXPLICAR. LENDO A PALAVRA DO SENHOR ENTENDO, COMPREENDO E VEJO QUE A CELEBRAÇÃO DA CEIA,MEMORIAL,SÃO PARA OS SANTIFICADOS. OS NASCIDOS DA ÁGUA E DO ESPÍRITO. OS VERDADEIROS ADORADORES QUE O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE. NÃO É A TOA QUE ESTÁ ESCRITO. EXAMINE-SE O HOMEM. 1.000,00% DAS PESSOAS NÃO ENTENDEM,NÃO COMPREENDEM O SIGNIFICADO, O SENTIDO, A SUA REPRESENTAÇÃO.
a ceia tomou o lugar da pascoa , a pascoa era sombra de coisas futuras , o tempo da pascoa está ligado com as demais festas , inclusive pentescostes que era 50 dias depois da Pascoa... logo tanto o temo como o cordeiro eram sombras, ai o cordeiro era sombra de cristo , AI substitui, mas e o tempo que era todo ano ? continua a mesma figura ? medita amém . muda o cordeiro e fica o ano ? e porque era todo ano? basta ver a questão da saida do egito, Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito! Logo na nova aliança, quantas vezes Devemos lembra de nossa saida do mundo = Egito 1 vez ao ano? Uma vez ao ano era o modo fisico da Saida fisica do povo do Egito fisico , o Egito espiritual = mundo é a todo tempo , mas como a ceia tem elementos ficaria inviavel todos juntos todos dias participarem, mas mesmo assim poderia no proprio lar todos os dias fazerem ceia com a familia sem precisar das amarras da denominação com liberdade e amor e graça graça e paz
vcs pastores colocaram essa ideia de tomar a santa ceia uma vez por mes, por causa do dízimo ( se o fiel não pagar o dízimo do mês, ele não pode tomar a santa ceia), essa é a verdade
A palavra de Deus diz que todos os dias partiam o pão nas casas ( At 2,46) e no primeiro dia da semana ( At 20, 7. I Co 16,2). Jesus Cristo disse:" Fazei isso em memória de mim"( Lc 22,19). Não disse quantas vezes.
Prezado Wagner, perfeito, At 20:7, cf. 2:46, são textos que revelam a regularidade da Ceia, "primeiro dia da semana". Temos tb, 1 Cor. 10:16,17, onde parece descrever a celebração da Ceia, como uma prática contínua, usual; não algo feito uma vez por ano. Já o texto de 1 Cor. 16:2, não faz referência a Ceia, mas registra a periodicidade em que a Igreja se reunia, assim corroborando At. 20:7. Graça e paz!
@@marciohuche1652errado. O partir do Pão e uma refeição diária. ATOS 2:42 (JFAA) e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. A palavra pão era usada de maneira extensiva para comida,logo no partir da comida: artos: pão, um pão Palavra original: ἄρτος, ου, ὁ Parte do discurso: Substantivo, Masculino Transliteração: artos Ortografia fonética: (ar'-tos) Definição curta: pão, pão, comida Definição: pão, pão, comida. Outro ponto os discipulos de Emaús: LUCAS 24:29-31 (JFAA) 29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. Jesus foi convidado para a casa deles para pousar,e logo servirão uma refeição normal PARTINDO O PÃO. E aqui não pode ser a ceia,e porque? LUCAS 22:15-18 (JFAA) 15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão; 16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. Porque ele só vai comer no reino novamente. Logo sabemos que o partir do Pão é uma refeição normal. Outro ponto; ATOS 2:46 (JFAA) E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, Perseveravam outro no templo a onde era feito a ceia,e em casa partiam o pão a comida entre eles.
Eu celebro uma vez ao ano, mas esse texto não tem relação com a ceia e sim com a alegoria que apontava para o sacrifício de Cristo. Leia os versos 24 a 26 e verá que se trata sobre o sacrifício. Portanto, esse texto não serve como base para defender que seria uma vez por ano..
@@aulasdemarcenaria2913 não apenas um memorial. Há algo sobrenatural que acontece na ceia. Não atoa muitos que participaram e participam de forma indigna sofrem um juízo de Deus, seja doença carnal, fraqueza espiritual ou até mesmo a morte física.
Falou bobagem, Pr. Sezar! A ideia zuingliana tem maior relação com os batistas, porém, calvinistas como os presbiterianos, intendem como o bispo Ildo colocou.
O pastor não tem nem conhecimento teológico, histórico ou bíblico sobre o tema. A sua única saída foi deturpar os textos bíblicos, nem o mediador aguentou quando ele queria deturpar o texto de Coríntios. Levou um banho do Bispo, não deu nem pro cheiro.
Esse pastor é de uma ignorância, precisa voltar para as aulas de português para aprender a interpretar texto. Também não deixei de notar que ele falou várias vezes evangelho sinótiPos quando o correto é sinótiCos, com "C" e não com "P"? Coitados de seus alunos. 🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Fiquei assustado com essa ideia do pr. Paulo. O testemunho de Paulo é inferior ao dos demais apóstolos por acaso? Que problema haveria em Paulo receber uma revelação distinta - embora não contraditória - da que foi dada aos demais evangelistas? Aliás, Paulo recebeu ensino do Cristo ressurreto, Lucas e Marcos, evangelistas, não. O apóstolo João não recebeu de Jesus o apocalipse?
Bispo José Ildo Mello é uma benção.
Que debate educado. Mas se tivesse na minha igreja todo culto eu ficaria feliz. Como eu amo participar do corpo. Concordo com o pastor que muitos banalizam. Mas quando são encontrados por essa graça, começam ver a ceia com os olhos de Paulo. Deus abençoe a todos.
Não achei educado. Gosto do Pastor Paulo, mas, chamar o Bispo de desonesto, isso foi feio.
Apaz do senhor pra todos, acredito que semanal, ou anual,ou trimestral,o importante é participar e ter a comunhão, pastor sezar faz o tema paralelo a esse João cap.13 pra conclusão desse assunto.obrigado, o bom disso tudo é que o nome de Deus seja glorificado.
Ceia do senhor como Memorial seria uma vez por ano .
Ceia do senhor como comunhão é todas as vezes que se reunir , pode até ser todos os dias.
amém ótima resposta .
pascoa uma vez ao Ano pois era sombra de coisas futuras , tanto a data como o cordeiro !
quando vem a revelação pela graça do Senhor a ceia toma lugar da pascoa, LOGO O CORDEIRO É O SENHOR Jesus , e como devemos a cada manha lembrar de sua salvação que nos vez salvando nosso espirito da condenação! então poderia ser feita a ceia até diário ou mensal ou semanal quando mais vezes puder , com liberdade e graça
Atos 2:46 a ceia era celebrada diariamente
É maravilhoso ter muitos momentos de comunhão
@@marciotv2682 Atos 2:46 46 Estavam constantemente no templo, dia após dia, unidos no mesmo propósito; tomavam as refeições nas casas uns dos outros e compartilhavam seu alimento com grande alegria e sinceridade de coração,
Tudo indica que, por causa da necessidade que surgiu, os cristãos se reuniam e tomavam refeições nas casas de seus companheiros de fé que moravam em Jerusalém e na região ao redor
mas isso não mostra que ceia era celebrada diariamente
E com que frequência era celebrada a páscoa judaica?? Era celebrada todos os dias, ou uma vez no ano? Jesus serviu esta refeição na noite da refeição da Páscoa judaica - uma celebração anual da libertação de Israel do Egito. (Mateus 26:19, 20, 26-28)
Jesus tencionava substituir a Páscoa judaica pela refeição comemorativa anual da sua morte que ele celebrou co seus discípulos e foi isso que Jesus ordenou aos seus discípulos para continuarem a fazer isso em sua memória. Mas será que alguém celebra anos todos os dias?
Eu realmente tinha dúvidas até assistir este debate, estou agora "esclarecido", mais aínda me ficou um pouco de dúvidas. Porque esta é uma questão que o meu e talvez o seu pastor não saiba responder, até que enfim alguém deixou mais ou menos claro,pelo menos pra mim. Excelente debate sem nenhum levante com um respeito muito grande entre os debatedores, parabéns.
Parabéns pastor Paulo ❤❤
Que tema bem escolhido. Eu ia buscar estudo sobre esse tema.
Parabéns misical fm.
Todas as vezes, não tem limite de vezes.
Gostei do implante capilar do Pr Sezar !
Isso é vaidade! Pecado de ostentação capilar. Kkkkk brincadeira, abraço!
O "todas as vezes" não traz o sentimento de todos dias, todos os meses não! Mas sim de todas as vezes em que se der o momento correto de celebrar, fazei isso todas as vezes.
Todas as vezes que se reunir....
Vai depender a frequencia que se reunir...
Homens de Deus ❤ gostei do posicionamento de ambos.
Graça e paz do senhor Jesus Cristo a todos, meu Deus esse pastor Paulo tem a mente cauterizada no próprio entendimento, 2 Timóteo 3:16 se toda palavra é inspirada por Deus , então o Apóstolo Paulo só está passando para a igreja o que ele recebeu do senhor Jesus Cristo, então foi Jesus que disse pra ele compartilhar com os irmãos, meu Deus é difícil de entender, todas as vezes que fizer que seja em memória de Cristo, seja uma vez por ano , duas ,três ou semanal ou Mensal que seja por causa de Jesus Cristo em Memória do senhor Jesus e não do homem que que quer fazer tudo do seu jeito e impor que isto é correto, esse pastor Paulo acha que ele é certo e o Apóstolo Paulo tá errado, aqui No nosso, Ministério Entrando na Arca fazemos comunhão de santa ceia todos os meses e em janeiro o Primeiro Mês de todo Ano , fazemos todos os Domingos digo pra vocês é uma benção, agora que seja tudo para a glória de Deus 🙌🔥🙏
Parabéns aos debatedores pela educação e por repassar as pessoas que estão assistindo um ensinamento de grande importância, a paz a todos
Bispo ildo parabéns
Se formos ver participandmos da Santa ceia todos os dias, somos o corpo de Cristo e seu sangue está sobre nós, o culto de Santa ceia é o resultado de quem está em comunhão com o corpo e com o sangue, fazei isto todas as vezes que vocês se reunirem em memória de mim, toda vez que nos reunimos estamos lembrando do senhor
Não diz assim, fazei isto todas as vezes que BEBERDES em memória de mim e não fazei isso todas as vezes que reunir
Uma vez na vida com sinceridade e verdade.
Meu Deus a gente tem que estar em plena comunhão com Deus para participar uma vez por ano imagina todo mês simplesmente adimiro.
Parabéns pastor Ildo sempre muito educado....sempre nos seus debates aprendo muito...Deus abençoe sempre
Atos 20
7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia noite Uma vez por semana!
Eu creio que a ceia ela tem que ser praticada . Independente do período , ela deve acontecer.
E tbm como ponto de referência.
As cartas Paulinas foram escritas primeiro que os evangelhos.
Os primeiros relatos escrito de Cristo veio de Paulo, após isso livro de Marcos, Matheus e Lucas (que veio por Paulo/ Saulo) e somente no final as Joaninas
Mas a escrita não ultrapassa o fato,a ceia de Cristo foi antes da escrita de Paulo e o amigo levanto algo importante sim pk foi interpolação de Paulo pk Jesus não disse isso.
Baixei.. se não se importar
Todo 1° dia da semana.
0:00 Gente, o texto é claríssimo, o Apóstolo Paulo recebeu do Senhor Jesus. Discutir isso é perca de tempo, é tentar contestar isso é bater de frente com as sagradas escrituras.
.
*UMA VEZ POR ANO*
Mateus 26:17 diz que Jesus instituiu a ceia na páscoa judaica, em Atos 20:6,7 nota-se que os discípulos celebraram a ceia no primeiro dia da semana, MAS-DEPOIS DA FESTA DOS PÃES ASMOS, ou seja, a referência de tempo para se celebrar a ceia foi estabelecida a páscoa judaica que é uma vez por ano, logo a ceia deve ser uma vez por ano.
Não há margem nenhuma nas Escrituras para celebrar a ceia todo mês.
Lutamos contra a liberdade que nos foi dada.
Fazei=Deve ser feito
Isso=Celebrar a ceia do Senhor
Todas as vezes=Número indefinido, porém todas elas serão feitas em.....
Em memória de mim=Se Ele for o centro, ou Ele for lembrado, seja uma vez por semana, uma vez ao mês, uma vez por ano. Já deu certo.
Agora se fizer uma vez ao ano e no final fizer para si ou para outros Jas o erro aí.
Mesmo que talvez não seja a intenção, mas parece que houve aí uma dúvida da parte do Paulo Henrique no que o apóstolo Paulo falou.
Tanta coisa acontecendo para a igreja discutir estamos discutindo quantas vezes devemos fazer a ceia.
Porventura você sabe qual é o intuito da rádio musical?
Se você não sabe, o intuito é discutir diversidades de assuntos teológicos e outros afins, para maiores compreensão do mesmo. Alguns assuntos que é paltatos na musical, tem ramificações diferentes. Os debatedores, são convidados para incluir os seus pensamentos e suas contextualização temáticamente.
O objetivo não é discutir o que está acontecendo e sim os temas bíblicos em geral, para mim foi um debate esclarecedor e muito relevante.
Gostei do debate, minha conclusão: a ceia é feita com o propósito de comemorar a nossa remissão e a derrota do inimigos das nossas almas, porque Jesus triunfou na cruz, ele venceu e vencemos por ele. Já aconteceu. O corpo e o sangue de Cristo de forma símbolica e espiritual nos da alegria no Espírito Santo e nos sentimos fortes, quem toma indignamente entristece o Espírito e acaba recebendo disciplina do senhor como doença e/ou morte espiritualmente, e não importa a constância, que a congregação entre em concordância e faça como o Senhor Jesus ordenou através dos apóstolos. Seja ministrada por apóstolos,pastores, dirigentes ou discípulos que tiverem a disposição de participar. Ontem fui a uma congregação que teve Santa Ceia e hoje fui pra outra que teve Santa Ceia, tomei todas as vezes que tive oportunidade em comunhão com Deus e com os irmãos na congregação e estou muito feliz e fortalecido!!!!!!!
De modo geral, as declarações doutrinárias derivadas das Escrituras se dividem em três (ou quatro) categorias: (1) teologia cristã (aquilo em que os cristãos creem), (2) ética cristã (como os cristãos devem viver em relação a Deus e aos outros), (3) experiência cristã e prática cristã (aquilo que os cristãos fazem como povo espiritual/religioso). Dentro dessas categorias, ainda poderíamos distinguir dois níveis de declarações, que chamaremos de primário e secundário. No nível primário, encontram-se as declarações doutrinárias derivadas das proposições explícitas ou dos imperativos das Escrituras (i.e., o que as Escrituras pretendem ensinar). No nível secundário, encontram-se as declarações derivadas apenas de forma incidental, por implicação ou por precedente.
Um treco do livro entendes oque lê, dentro da derivação doutrinária existe nível 1 e 2, a prática da ceia não seria nível 1 e o tempo seria o nível 2 ?
Se a revelação é gradativa, Paulo não poderia adicionar já que foi ensinado diretamente de jesus ?
Eu gostaria de saber como celebrar a ceia em lugares onde não há uva, assim sendo, não há como fazer vinho. Por exemplo: na Amazônia não há vinho da uva, então como celebrar a ceia de acordo com as escrituras??.
Graça e paz.
irmã por fé e graça e na humildade , pode usar até aqueles sucos artificiais creio que tenha ai, e pão pode fazer pão azimos com oleo farinha de trigo sem fermento e um pouco de sal na net ensina como fazer , não precisa ter um pastor para adminstrar mas bom é tem um homem administrando mesmo se nao tiver faça com toda liberdade que Cristo lhe deu pela palavra e fique em paz amem
ou seja faça a ceia em sua casa caso nao tenha outros irmãos para participarem com a irmã
espero que tenha lhe ajudado
A ação de partir o pão em atos dois citado pelo bispo tem haver com compartilhar o ensino de Cristo, fazendo que todos tivessem ciência de quem era Ele! E não literalmente criar todos os dias!
Eu acredito que você esta espiritualizando o texto.
A ceia do Senhor é na festa da Páscoa uma vez por ano. Afinal é " façam isso em memória de mim" Yeshua falou da Páscoa ou da pequena parte da pascoa, o ato de ceiar? porém também não vejo problema de estar em uma ceia com a familia e lembrar do sangue é do corpo do Messias.
A cara de Sezar aos 6:45s é engraçada de mais olhando para o irmão.. kk kkk
Kkkkkkkkkkk demaia
Os Apóstolos concordaram que Paulo prega o mesmo evangelho que eles pregam.
A ceia pode ser feita quando a igreja reunida desejar celebrar uma vez por semana , uma vez por mÊs uma vez por ano enfim nao tem ensino de quantas vezes devemos fazer , simples assim , tudo com liberdade e reverencia e em paz
graça e paz
Com pão asmos ?
Se a ceia for 1 vez por mês, a páscoa perde o sentido. A páscoa é sombra da santa ceia que se cumpriria em Cristo.
Corrigindo o que o mediador falou: as Igrejas Católica e Ortodoxa realizam a Celebração Eucarística TODOS OS DIAS ou seja, DIARIAMENTE conforme as Sagradas Escrituras, a Tradição dos Apóstolos e a Igreja Primitiva.
errado.
O partir do Pão e uma refeição diária.
ATOS 2:42 (JFAA)
e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
A palavra pão era usada de maneira extensiva para comida,logo no partir da comida:
artos: pão, um pão
Palavra original: ἄρτος, ου, ὁ
Parte do discurso: Substantivo, Masculino
Transliteração: artos
Ortografia fonética: (ar'-tos)
Definição curta: pão, pão, comida
Definição: pão, pão, comida.
Outro ponto os discipulos de Emaús:
LUCAS 24:29-31 (JFAA)
29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.
31. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.
Jesus foi convidado para a casa deles para pousar,e logo servirão uma refeição normal PARTINDO O PÃO.
E aqui não pode ser a ceia,e porque?
LUCAS 22:15-18 (JFAA)
15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;
16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
Porque ele só vai comer no reino novamente.
Logo sabemos que o partir do Pão é uma refeição normal.
Outro ponto;
ATOS 2:46 (JFAA)
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,
Perseveravam no templo a onde era feito a ceia,e em casa partiam o pão a comida entre eles.
E é um vez por ano.
Voce comemora a morte de uma pessoa querida todos os dias?
Seu aniversário é todo dia?
Os judeus comemoravam a páscoa todos os dias?
A ceia do senhor e substituição da páscoa,feita todos os anos em memoria dele.
Bispo Ildo levou essa 7x1
A pessoa apronta o ano todo...Ai chega uma vez na ceia e é perdoado.....Se morrer antes da ceia ja era
...Ja que esperar 1 ano é muito tempo....Acredito que nao haja pecado em ceiar todos os dias, mesmo se isso nao for o mandato Biblíco
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. GL 1.11,12 o pastor deve rever a sua interpretação sobre esse texto. Paulo recebeu muitas instruções dadas pelo próprio Jesus por revelação, como ele mesmo afirma!
A bíblia não nos dá um período um período específico uma vez por semana duas vezes ao mês etc. Talvez isso não importa o gue me deixa preocupado é gue em muitas igrejas celebra uma outra coisa menos a santa ceia a santa ceia bíblica é completa ou seja com o lava pés mas o gue vejo em muitas igrejas não existe o lava pés ou seja não é uma santa ceia é outra coisa menos santa ceia. Jesus falou Pedro se vc não deixar lavar seus pés vc não fará parte de mim. Ou seja o lava pés é uma questão de humildade amor ao próximo respeito.
Pós ler o livro de Ana Mendes ( Comei da minha carne e bebei do meu sangue ) eu e meu esposo tomamos Santa Ceia em casa mais vezes . A Igreja Primitiva partia o Pão ( que significa Santa Ceia todos os dias ) Atos 2 .
Parti o Pão não é a ceia,e uma refeição diária.
Isto esta no livro de atos 2.
@@jeancarlo9364 sim é Santa Ceia - isso foi ocultado na nossa era - uma vez que quanto mais se toma Santa ceia mais forte espiritualmente você fica . Você conhece o Ana Mendez Ferrel , o ministério dela ?Ela é a família tomam Santa Ceia todos os dias há mais de trinta anos .
@@luziasiqueira5989 Você já começa errado.
1 principio.
1 CORÍNTIOS 4:6 (JFAA)
Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro.
Não ir além do que esta escrito.
Não tem santa ceia na bíblia.
O termo certo é:
1 CORÍNTIOS 11:20 (JFAA)
De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor;
Ceia do senhor.
Agora vamos aos prontos.
O partir do Pão e uma refeição diária.
ATOS 2:42 (JFAA)
e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
A palavra pão era usada de maneira extensiva para comida,logo no partir da comida:
artos: pão, um pão
Palavra original: ἄρτος, ου, ὁ
Parte do discurso: Substantivo, Masculino
Transliteração: artos
Ortografia fonética: (ar'-tos)
Definição curta: pão, pão, comida
Definição: pão, pão, comida.
Outro ponto os discipulos de Emaús:
LUCAS 24:29-31 (JFAA)
29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.
31. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.
Jesus foi convidado para a casa deles para pousar,e logo servirão uma refeição normal PARTINDO O PÃO.
E aqui não pode ser a ceia,e porque?
LUCAS 22:15-18 (JFAA)
15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;
16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
Porque ele só vai comer no reino novamente.
Logo sabemos que o partir do Pão é uma refeição normal.
Outro ponto;
ATOS 2:46 (JFAA)
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,
Perseveravam outro no templo a onde era feito a ceia,e em casa partiam o pão a comida entre eles
@@jeancarlo9364e na hora que JESUS foi dar a ceia aconteceu o que abençoado ?1 Coríntios 11:24logo após haver dado graças o partiu e disse , ela está certíssima e na Bíblia não fala se é uma vez por ano ou 1 vez ao mês .
@@emersonlimaarantes5895 Paz irmão.
Vou explicar com 1+1=2.
Observe que ao andar com os 2 discípulos de Emaús é dito:
LUCAS 24:29-30 (JFAA)
29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.
Significa que só por que ele abençoou é a ceia?
Obvio que não,Jesus ao multiplicar os pães e os peixes deu graças.
JOÃO 6:11 (JFAA)
Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam.
Isso era ceia?NÃO.
agora observe o texto:
LUCAS 24:29-30 (JFAA)
29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.
Se aqui for a ceia,sua interpretação fere as escritura,porque?
LUCAS 22:15-18 (JFAA)
15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;
16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
A ceia com os discípulos foi a última ceia dele até que se cumpra novamente no reino de Deus.
Se é a ceia que ele esta comendo com os discípulos de Emaús tem algo errado ai.
Ele abençoou,deu graças é um agradecimento pela comida.É o que diz o grego:
eulogeó: falar bem de, elogiar
Palavra original: εὐλογέω
Parte do discurso:
Transliteração do verbo : eulogeó
Ortografia fonética: (yoo-log-eh'-o)
Definição curta: Eu abençoo
Definição: (lit: falo bem de) Eu abençoo; passar: sou abençoado.
abençoe, louve.
De um composto de EU e LOGOS ; falar bem de, ou seja, (religiosamente) abençoar (agradecer ou invocar uma bênção, prosperar) - abençoar, louvar.
Agora vamos ao fatos:
1)Jesus ao ceiar com os discípulos tinha em vista a próxima ceia só no reino de Deus.
2)Jesus reparte e abençoou(agradeceu)o pão,é a ceia?não.
Foi uma refeição normal,visto que a ceia que Jesus vai participar vai ser no reino de seu pai.
Logo o partir o pão e uma refeição diária:
ATOS 2:46 (JFAA)
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,
A Bíblia não deu tanta importância sobre o período de tempo, mas devido a sua importância espiritual, a igreja não deve ter períodos longos para a participação desta celebração. Ela simboliza nossa união (koinonia) comunhão como igreja e Corpo de Cristo. Ela aponta para o que Jesus fez por nós'"(passado) perdoando-nos de todo o pecado, ((presente) o que ele faz pela igreja, o seu Corpo místico na terra (futuro) o que acontecerá nas bodas do Cordeiro, quando ele nos servirá quando a igreja for arrebatada. Sobre o participar indignamente, se trata de não discernir (estado de consciência, atitude mental e espiritual, entendendo a seu real significado) Dessa forma irreverente e sem entender o que está fazendo e o seu valor espiritual, se torna culpado do Corpo do Senhor.
A ceia foi instituída em lugar da páscoa isso é claro nos evangelhos portanto teria q ser uma vez no ano
O certo e uma ves por mes
Onde está escrito?
eu não entendo pq desprezar a graça. quando é pra falar dos adventista a cultura judaica não serve falar mal do sábado não serve, agora pra falar da ceia agora serve, não entendo alguns teólogo
O bispo Ildo está em consonância com Lutero, muito mais do que com Calvino. É assim que pensamos nós luteranos. Não há como explicar, mas cremos que com o pão e o vinho estão o corpo e sangue do Senhor. Até o termo que o bispo utiliza é o mesmo, Presença Real. E não, nós luteranos não defendemos a consubstanciação. Esse é um termo muito mais filosófico que teológico. Por favor, parem de dizer que luteranos defendem consubstanciação. Não podemos explicar, mas cremos que recebemos o corpo e o sangue de Cristo junto ao pão e ao vinho
Mas nós Calvinistas também utilizamos o termo presença real, porém não em consubstancial e sim espiritual.
Pastor Paulo, dessa vez não deu,q surra kkk.
E o vinho da ceia na sua igreja? Alcoólico ou não alcoólico. Na minha denominação é só o suco de uva.
se usa suco de uva deveria também usar pão azimos fermento dos dois elementos devem ser tirados , ficaria mais adequado
Mesma coisa sobre dízimo, primeiramente que o dízimo não é pra igreja, segundo que não era dinheiro, terceiro que não era por mês kkkkkkk, mais os gurus sabem manusear a bíblia pra que as pessoas não vejam a verdade
Paztor paulo um bom comentarista mas desta ves vacilou feio nesse assunto
A CEIA,OU, MEMORIAL O CERTO É CELEBRAR UMA VEZ POR ANO. AGORA,É FATO QUE AQUI NO BRASIL NÃO ERA PARA CELEBRAR DE FORMA ALGUMA. AÍ VC(S) ME PERGUNTA(M). COMO NÃO? COMO ASSIM? VOU EXPLICAR. LENDO A PALAVRA DO SENHOR ENTENDO, COMPREENDO E VEJO QUE A CELEBRAÇÃO DA CEIA,MEMORIAL,SÃO PARA OS SANTIFICADOS. OS NASCIDOS DA ÁGUA E DO ESPÍRITO. OS VERDADEIROS ADORADORES QUE O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE. NÃO É A TOA QUE ESTÁ ESCRITO. EXAMINE-SE O HOMEM. 1.000,00% DAS PESSOAS NÃO ENTENDEM,NÃO COMPREENDEM O SIGNIFICADO, O SENTIDO, A SUA REPRESENTAÇÃO.
a ceia tomou o lugar da pascoa , a pascoa era sombra de coisas futuras , o tempo da pascoa está ligado com as demais festas , inclusive pentescostes que era 50 dias depois da Pascoa... logo tanto o temo como o cordeiro eram sombras, ai o cordeiro era sombra de cristo , AI substitui, mas e o tempo que era todo ano ? continua a mesma figura ? medita amém . muda o cordeiro e fica o ano ?
e porque era todo ano? basta ver a questão da saida do egito,
Conhecida pelos judeus como Pessach, que significa passagem, a Páscoa judaica é uma tradição milenar, que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito! Logo na nova aliança, quantas vezes Devemos lembra de nossa saida do mundo = Egito
1 vez ao ano? Uma vez ao ano era o modo fisico da Saida fisica do povo do Egito fisico , o Egito espiritual = mundo é a todo tempo , mas como a ceia tem elementos ficaria inviavel todos juntos todos dias participarem, mas mesmo assim poderia no proprio lar todos os dias fazerem ceia com a familia sem precisar das amarras da denominação com liberdade e amor e graça
graça e paz
glorias a DEUS pela vida de quem curtiu , significa que temos a fé parecido nessa parte.
graça e paz
www.blues.lord.nom.br/estudos-biblicos-evangelicos-the-lord-church-bible-study/doutrina-evangelica-ceia-do-senhor/Doutrina-Ceia-do-Senhor.pdf
vcs pastores colocaram essa ideia de tomar a santa ceia uma vez por mes, por causa do dízimo ( se o fiel não pagar o dízimo do mês, ele não pode tomar a santa ceia), essa é a verdade
A palavra de Deus diz que todos os dias partiam o pão nas casas ( At 2,46) e no primeiro dia da semana ( At 20, 7. I Co 16,2). Jesus Cristo disse:" Fazei isso em memória de mim"( Lc 22,19). Não disse quantas vezes.
Prezado Wagner, perfeito, At 20:7, cf. 2:46, são textos que revelam a regularidade da Ceia, "primeiro dia da semana".
Temos tb, 1 Cor. 10:16,17, onde parece descrever a celebração da Ceia, como uma prática contínua, usual; não algo feito uma vez por ano.
Já o texto de 1 Cor. 16:2, não faz referência a Ceia, mas registra a periodicidade em que a Igreja se reunia, assim corroborando At. 20:7.
Graça e paz!
@@marciohuche1652errado.
O partir do Pão e uma refeição diária.
ATOS 2:42 (JFAA)
e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
A palavra pão era usada de maneira extensiva para comida,logo no partir da comida:
artos: pão, um pão
Palavra original: ἄρτος, ου, ὁ
Parte do discurso: Substantivo, Masculino
Transliteração: artos
Ortografia fonética: (ar'-tos)
Definição curta: pão, pão, comida
Definição: pão, pão, comida.
Outro ponto os discipulos de Emaús:
LUCAS 24:29-31 (JFAA)
29. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava.
31. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.
Jesus foi convidado para a casa deles para pousar,e logo servirão uma refeição normal PARTINDO O PÃO.
E aqui não pode ser a ceia,e porque?
LUCAS 22:15-18 (JFAA)
15. E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;
16. pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
17. Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
18. porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
Porque ele só vai comer no reino novamente.
Logo sabemos que o partir do Pão é uma refeição normal.
Outro ponto;
ATOS 2:46 (JFAA)
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,
Perseveravam outro no templo a onde era feito a ceia,e em casa partiam o pão a comida entre eles.
A ceia do Senhor não é páscoa.
Jesus cordeiro sacrificado é a nossa páscoa,
Então o uso da liturgia pascoal não faz sentido nenhum
HEBREUS 9
UMA VEZ POR ANO
Eu celebro uma vez ao ano, mas esse texto não tem relação com a ceia e sim com a alegoria que apontava para o sacrifício de Cristo. Leia os versos 24 a 26 e verá que se trata sobre o sacrifício. Portanto, esse texto não serve como base para defender que seria uma vez por ano..
@@asafesoars mas a ceia não recorda o ato de sacrifício de Jesus?
Nesse caso é um memorial
@@sergiocaldeira3327 sim . Mas a alegoria feita em hebreus 9 não é apontando para a ceia, mas sim para o sacrifício em si. São coisas diferentes.
@@aulasdemarcenaria2913 não apenas um memorial. Há algo sobrenatural que acontece na ceia. Não atoa muitos que participaram e participam de forma indigna sofrem um juízo de Deus, seja doença carnal, fraqueza espiritual ou até mesmo a morte física.
Falou bobagem, Pr. Sezar! A ideia zuingliana tem maior relação com os batistas, porém, calvinistas como os presbiterianos, intendem como o bispo Ildo colocou.
Parece Olavo de Carvalho falando tanto no tom e timbre voz quanto no sotaque uau impressinante
Sem o computador o meneno ai e fraco
Com todo respeito, mas isso é desonestidade exegetica ou fraqueza...que respeito é esse? Chamar o outro de desonesto.
O pastor não tem nem conhecimento teológico, histórico ou bíblico sobre o tema. A sua única saída foi deturpar os textos bíblicos, nem o mediador aguentou quando ele queria deturpar o texto de Coríntios. Levou um banho do Bispo, não deu nem pro cheiro.
Esse pastor é de uma ignorância, precisa voltar para as aulas de português para aprender a interpretar texto. Também não deixei de notar que ele falou várias vezes evangelho sinótiPos quando o correto é sinótiCos, com "C" e não com "P"? Coitados de seus alunos.
🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Os dois pastores são muito fracos.
Fiquei assustado com essa ideia do pr. Paulo. O testemunho de Paulo é inferior ao dos demais apóstolos por acaso? Que problema haveria em Paulo receber uma revelação distinta - embora não contraditória - da que foi dada aos demais evangelistas? Aliás, Paulo recebeu ensino do Cristo ressurreto, Lucas e Marcos, evangelistas, não. O apóstolo João não recebeu de Jesus o apocalipse?
Pastor ildo deu um show de graça e conhecimento das escrituras