Bem esclarecida essa questão. Gostaria de um vídeo sobre o temperamento, semitom cromático, semitom diatônico, divisão das 9 comas entre eles. Estou interessado em adquirir o livro Pilares da Música, como faço? Bom dia!
Boa tarde professor. Tenho chamado de "acordes cifrados". Pensei e cheguei nesse nome. Ensino para meus alunos o que é nota musical (ou apenas nota) e o que é acorde musical (ou apenas acorde). É importante compreender isso para saber a diferença entre nota e acorde de maneira teórica mas também na prática tocando e ouvindo (percebendo um único som e os sons misturados) para compreender mais para frente o que é melodia e o que é harmonia. Porque quando chegamos nesse sistema de cifragem dos acordes, nos deparamos com as inversões. Por exemplo: G/B. A primeira letra é um acorde e a segunda letra depois da barra é uma nota. A primeira letra G é o acorde sol maior (notas sol, si e ré - posição fundamental). A segunda letra B é a nota si, pois aqui é a primeira inversão, ou seja, terça do acorde é a nota mais grave (ou do baixo como preferir). Realmente, tem que ficar claro o contexto, e o entendimento dos conteúdos sobre música. Acho importante.
Sim, sou professor. Os intervalos entre mi e fá, e entre si e dó, são intervalos de meio tom. Dá pra ver legal nas teclas brancas do piano a escala de dó maior. Então o som da note mi sustenido é igual ao som da nota fá. Mas mi sustenido existe sim. Tem que ver o contexto. Por exemplo: música construída com a escala fá sustenido menor harmônica. O sétimo grau é mi sustenido, para formar o acorde dominante. Acorde C#7 (dó sustenido maior com sétima da dominante) tem as notas: Fundamental: dó sustenido Terça maior: mi sustenido Quinta justa: sol sustenido Sétima menor: si natural
Mestre, bom dia. Sou novo inscrito em seu canal, sou trompetista autodidata. Você tem.um vídeo falando sobre os 1/4 de tons da musica oriental ? Quais são estas notas, suas razões, como surgiram. Muito obrigado. Cultura não tem preço.
Olá, Márcio! Ainda não tem, mas vai sair em breve. Na música ocidental também já se usam quartos de tom no que chamamos de microtonalidade desde o final do século XIX. É só acompanhar por aqui. Obrigado por assistir!
Gostaria de saber se há um vídeo sobre bemol e sustenido. Como musico amador (violão) fui ensinado que se comecei a tocar a música com o acorde de Mi e depois fui para o acorde de F#, este último acorde será chamado de Fá sustenido. Mas se a música tiver começado em Sol e depois for meio tom abaixo, este último acorde será chamado de Sol bemol. Ora, ambos acordes são exatamente os mesmos (F# ou Gb), porque compostos das mesmas notas. Qual o critério musical, se é que existe, para definir quando devo chamar aquele acorde de bemol ou de sustenido?
Excelente pergunta! Ainda não tem vídeo sobre isso, mas já está na lista. Primeiramente tem a ver com o que você disse, mas também depende da formação da escala que está sendo usada no momento. Então pode acontecer por exemplo de ser bemol mesmo que esteja subindo. Acompanhe por aqui que vai sair um vídeo respondendo melhor a essa questão. Obrigado por assistir!
Por enquanto somente o individual, mas em breve vai sair o curso completo gravado. É só acompanhar por aqui ou nos nossos grupos gratuitos: www.maestrocastro.com/prime
Lembrando que em alguns casos o sistema alfabético é usado na composição para indicar qual instrumento transpositor tocará aquela peça como Sax Alto Eb, Sax Barítono Eb, Trompete Bb, Clarinete Bb, Trompa F etc
Depende da sua referencia= no mundo Latino, (Guido D'Arezzo) o nome das notas são dó re mi etc, silabas de um hino a São João Batista, ja no mundo Anglo saxonico a designação das notas vieram do alfabeto. Nestes paises, o nome das notas seguem o alfabeto (a b c etc). Há tambem diferença onde se inicia as notas. No sistema latim a 1a Nota é o dó. No sistema anglosaxonico, o dó é a terceira Nota, pois se inicia no lá, que é o A.
É mais ou menos isso, Sérgio! Na verdade também se usavam as letras nos países de língua latina antes de Guido D'Arezzo. Vai sair um vídeo sobre isso mais pra frente. Obrigado por assistir!
Maestro tocar um F#menor com baixo em C# quando se está em G antes de ir pro Em aí vai para o E só que um E7m no caso seria o Dó #certo? Cara fazer isso em uma música é inventar acorde e estragar a música ?
Não entendi bem a sequência, mas certo e errado depende de um contexto. É sempre interessante fazer experimentações com a música. Mesmo que pareça errado a principio.
Entendi sua explicação, mas nas coisas mais simples o contexto terá que falar por si mesmo. Exemplo: musica cifrada para violão usando apenas os acordes de ré, sol e lá maiores. Tudo o que teremos serão as letras D, G e A, simbolizando os acordes.
Por enquanto temos o curso individual, mas em breve vai sair o curso gravado. É só acompanhar por aqui ou pelos nossos grupos gratuitos: www.maestrocastro.com/prime
Bom dia Maestro parabéns pelo seu trabalho..Mas vou fazer apenas uma pergunta: Se o dicionário GROOVE,é o mais completo no mundo, por que ele nao tem a definição "SITEMA ALFABÉTICO"? Outra coisa importante é ter a ideia da palavra CIFRA, (várias definições são encontrada , inclusive como CIFRA MUSICAL(ATUAL). e CIFRAGEM MUSICAL (ANTIGA), que tem o mesmo nome mas ideias diferentes (POLISSEMIA). Outra coisa importante a se enfatizar, é que existem dois estudos Harmônicos na Música: HARMONIA TRADICIONAL (CIFRA ANTIGA\ NAO USA AS LETRAS DO ALFABETO\mas GRAUS) e HARMONIA FUNCIONAL (CIFRA ATUAL\USA AS LETRAS DO ALFABETO E GRAUS). Obs; Quero com esse texto trazer novas ideias que venham a contribuir com o vídeo proposto, a intenção de forma alguma é desvalorizar seu trabalho, estudos, conhecimento e ponto de vista. Se houver algo em desacordo, pode postar aqui, para poder atualizar meus conhecimento e discutir o assunto com mais profundidade. (prof Pedro Nunes)
Olá, Pedro! Realmente não tem esse verbete no Grove, mas quando você procura por "notação musical" ou algo parecido ele vai mencionar o sistema alfabético. Vou falar sobre esses temas que você citou em próximos vídeos. É só acompanhar por aqui! Obrigado!
Tem um app que alguns tocadores que se denominam músicos! Que tocam na igreja, mostra direto acordes errados como c2 representando um acorde de do com 9 13 no caso mudaria o acorde? Kkkk
eles estão na classe do semiton, tom, tom, semiton, tom tom tom, semiton eles são meio que os naturais nessa questão, não sei explicar muito bem Kkkkkkk, mas um acorde tem sustenido depois desses normalmente, encaixados nessa cadeia
Assim como o dó sustenido é o ré bemol, o si sustenido é o dó e vice versa. Nas partituras encontramos tonalidades cujas notas mi e si são sustenizadas. Isso acontece quando a música apresenta tonalidade de fá sustenido ou dó sustenido maiores. Claro que é comum transposição para sol bemol e ré bemol. Confesso que é necessário praticar muito as escalas que apresentam essas notas em sustenidos, também as que apresentam fá bemol e dó bemol. Por não as executarmos constantemente, o cérebro insiste em não aceitá-las quando as lemos.
Letras não são cifras, pero - a depender do contexto ( e em 90% dos contextos kkkk) A+ é um "acorde" de lá maior sim.... Embora a gente saiba que que cuida-se da nota LA....
Bem que a cifra poderia ser uma coisa padronizada, só que não! Depende do contexto mesmo, tanto que pra não bagunçar, quando se trata de notas musicais escrevo por extenso, e quando é acorde aí uso a cifra, mas isso sou!
Achei o canal que eu estava procurando e não sabia!!
Que ótimo! Obrigado por assistir!
Bem esclarecida essa questão. Gostaria de um vídeo sobre o temperamento, semitom cromático, semitom diatônico, divisão das 9 comas entre eles. Estou interessado em adquirir o livro Pilares da Música, como faço? Bom dia!
Boa tarde professor.
Tenho chamado de "acordes cifrados". Pensei e cheguei nesse nome.
Ensino para meus alunos o que é nota musical (ou apenas nota) e o que é acorde musical (ou apenas acorde). É importante compreender isso para saber a diferença entre nota e acorde de maneira teórica mas também na prática tocando e ouvindo (percebendo um único som e os sons misturados) para compreender mais para frente o que é melodia e o que é harmonia.
Porque quando chegamos nesse sistema de cifragem dos acordes, nos deparamos com as inversões. Por exemplo: G/B. A primeira letra é um acorde e a segunda letra depois da barra é uma nota. A primeira letra G é o acorde sol maior (notas sol, si e ré - posição fundamental). A segunda letra B é a nota si, pois aqui é a primeira inversão, ou seja, terça do acorde é a nota mais grave (ou do baixo como preferir).
Realmente, tem que ficar claro o contexto, e o entendimento dos conteúdos sobre música. Acho importante.
Oi. Você é professor de música? Tenho uma dúvida:
Por quê as notas Mi e Si não tem sustenido????
@@FabioSantos-wv8jqsempre tive essa dúvida também.
👍👍👍
Sim, sou professor. Os intervalos entre mi e fá, e entre si e dó, são intervalos de meio tom. Dá pra ver legal nas teclas brancas do piano a escala de dó maior.
Então o som da note mi sustenido é igual ao som da nota fá. Mas mi sustenido existe sim. Tem que ver o contexto. Por exemplo: música construída com a escala fá sustenido menor harmônica. O sétimo grau é mi sustenido, para formar o acorde dominante. Acorde C#7 (dó sustenido maior com sétima da dominante) tem as notas:
Fundamental: dó sustenido
Terça maior: mi sustenido
Quinta justa: sol sustenido
Sétima menor: si natural
@@carlosmoraesgoncalves8595 obrigado
👍👍👍👍👍👍👍
@@FabioSantos-wv8jq é claro que mi e si tem sustenido
Conheci o canal e já gostei!
Simples e direto, muito aprendizado com pouca conversa.
Parabéns!!!
👍👍👍👍👍👍
Muito obrigado!
O estudo da música, não é tão fácil assim .🤔 é muito esclarecedora os relatos feito aqui pelo nosso nobre maestro.meus parabéns.👍
Obrigado!
Muito esclarecedor 🙌
Conhecendo o canal agora. Gostei muito. Parabéns.
Muito obrigado 😁
Muito legal .. gratidão
Excelente explicação! Obrigada, maestro! Esse assunto gera muita dúvida mesmo..
Show!
Mestre, bom dia. Sou novo inscrito em seu canal, sou trompetista autodidata. Você tem.um vídeo falando sobre os 1/4 de tons da musica oriental ? Quais são estas notas, suas razões, como surgiram. Muito obrigado. Cultura não tem preço.
Olá, Márcio! Ainda não tem, mas vai sair em breve. Na música ocidental também já se usam quartos de tom no que chamamos de microtonalidade desde o final do século XIX. É só acompanhar por aqui. Obrigado por assistir!
Gostaria de saber se há um vídeo sobre bemol e sustenido. Como musico amador (violão) fui ensinado que se comecei a tocar a música com o acorde de Mi e depois fui para o acorde de F#, este último acorde será chamado de Fá sustenido. Mas se a música tiver começado em Sol e depois for meio tom abaixo, este último acorde será chamado de Sol bemol. Ora, ambos acordes são exatamente os mesmos (F# ou Gb), porque compostos das mesmas notas. Qual o critério musical, se é que existe, para definir quando devo chamar aquele acorde de bemol ou de sustenido?
Excelente pergunta! Ainda não tem vídeo sobre isso, mas já está na lista. Primeiramente tem a ver com o que você disse, mas também depende da formação da escala que está sendo usada no momento. Então pode acontecer por exemplo de ser bemol mesmo que esteja subindo. Acompanhe por aqui que vai sair um vídeo respondendo melhor a essa questão. Obrigado por assistir!
Muito bom e esclarecedor.
Obrigado!
Muito top essa aula
Muito obrigado!
Fala sobre a musica oriental, por que ela soa tão diferente para nossos ouvidos e como funciona o raciocinio por trás dela
curso teoria ? onde encontrar?
Eu dou aula
@@Marquinhosguitar1610 onde??
Por enquanto somente o individual, mas em breve vai sair o curso completo gravado. É só acompanhar por aqui ou nos nossos grupos gratuitos: www.maestrocastro.com/prime
Lembrando que em alguns casos o sistema alfabético é usado na composição para indicar qual instrumento transpositor tocará aquela peça como Sax Alto Eb, Sax Barítono Eb, Trompete Bb, Clarinete Bb, Trompa F etc
Exatamente! Esse é mais um exemplo do uso das letras.
Depende da sua referencia= no mundo Latino, (Guido D'Arezzo) o nome das notas são dó re mi etc, silabas de um hino a São João Batista, ja no mundo Anglo saxonico a designação das notas vieram do alfabeto. Nestes paises, o nome das notas seguem o alfabeto (a b c etc). Há tambem diferença onde se inicia as notas. No sistema latim a 1a Nota é o dó. No sistema anglosaxonico, o dó é a terceira Nota, pois se inicia no lá, que é o A.
É mais ou menos isso, Sérgio! Na verdade também se usavam as letras nos países de língua latina antes de Guido D'Arezzo. Vai sair um vídeo sobre isso mais pra frente. Obrigado por assistir!
Maestro tocar um F#menor com baixo em C# quando se está em G antes de ir pro Em aí vai para o E só que um E7m no caso seria o Dó #certo? Cara fazer isso em uma música é inventar acorde e estragar a música ?
Não entendi bem a sequência, mas certo e errado depende de um contexto. É sempre interessante fazer experimentações com a música. Mesmo que pareça errado a principio.
Entendi sua explicação, mas nas coisas mais simples o contexto terá que falar por si mesmo. Exemplo: musica cifrada para violão usando apenas os acordes de ré, sol e lá maiores. Tudo o que teremos serão as letras D, G e A, simbolizando os acordes.
Exatamente! Nesse caso a pessoa vai entender que são acordes cifrados por causa do contexto.
Um bom exemplo seria um E/G#... o E seria o acorde de Mi maior e o G# seria só a nota Sol sustenido no baixo (1a inversao). (Corrigido)
Isso mesmo. Outro bom exemplo do uso das letras sem ser um acorde. (Acho que você quis dizer E/G#, certo?).
@@maestrocastro realmente, eu inverti as notas :(
Eu quero o curdo de teoria.Du tenho seu livro.
Por enquanto temos o curso individual, mas em breve vai sair o curso gravado. É só acompanhar por aqui ou pelos nossos grupos gratuitos: www.maestrocastro.com/prime
Cifra barroca!! Como ler cada coisa e oque cada coisa representa e como reproduzir por favor maestro !!!❤❤
Anotado aqui! Obrigado pela sugestão!
Bom dia Maestro parabéns pelo seu trabalho..Mas vou fazer apenas uma pergunta: Se o dicionário GROOVE,é o mais completo no mundo, por que ele nao tem a definição "SITEMA ALFABÉTICO"? Outra coisa importante é ter a ideia da palavra CIFRA, (várias definições são encontrada , inclusive como CIFRA MUSICAL(ATUAL). e CIFRAGEM MUSICAL (ANTIGA), que tem o mesmo nome mas ideias diferentes (POLISSEMIA). Outra coisa importante a se enfatizar, é que existem dois estudos Harmônicos na Música: HARMONIA TRADICIONAL (CIFRA ANTIGA\ NAO USA AS LETRAS DO ALFABETO\mas GRAUS) e HARMONIA FUNCIONAL (CIFRA ATUAL\USA AS LETRAS DO ALFABETO E GRAUS). Obs; Quero com esse texto trazer novas ideias que venham a contribuir com o vídeo proposto, a intenção de forma alguma é desvalorizar seu trabalho, estudos, conhecimento e ponto de vista. Se houver algo em desacordo, pode postar aqui, para poder atualizar meus conhecimento e discutir o assunto com mais profundidade. (prof Pedro Nunes)
Olá, Pedro! Realmente não tem esse verbete no Grove, mas quando você procura por "notação musical" ou algo parecido ele vai mencionar o sistema alfabético. Vou falar sobre esses temas que você citou em próximos vídeos. É só acompanhar por aqui! Obrigado!
Espero so ter contribuido com o video, Boa sorte maestro....
Tem um app que alguns tocadores que se denominam músicos! Que tocam na igreja, mostra direto acordes errados como c2 representando um acorde de do com 9 13 no caso mudaria o acorde? Kkkk
No caso C2 e C9/13 são acordes diferentes. Infelizmente ainda tem muita informação errada na Internet e em alguns aplicativos.
Tenho uma dúvida: por quê as notas Mi e Si não tem sustenido?
???
eles estão na classe do semiton, tom, tom, semiton, tom tom tom, semiton
eles são meio que os naturais nessa questão, não sei explicar muito bem Kkkkkkk, mas um acorde tem sustenido depois desses normalmente, encaixados nessa cadeia
mas procura um vídeo explicando melhor, eu só falei por cima assim
Teoricamente eles tem sustenido. Na prática não.
Assim como o dó sustenido é o ré bemol, o si sustenido é o dó e vice versa. Nas partituras encontramos tonalidades cujas notas mi e si são sustenizadas. Isso acontece quando a música apresenta tonalidade de fá sustenido ou dó sustenido maiores. Claro que é comum transposição para sol bemol e ré bemol. Confesso que é necessário praticar muito as escalas que apresentam essas notas em sustenidos, também as que apresentam fá bemol e dó bemol. Por não as executarmos constantemente, o cérebro insiste em não aceitá-las quando as lemos.
@@Serluzsoh... eu nunca vi Dó bemol, e FA bemol , até onde sei não existe.
Sei lá k k k k k k k
O que falar sobre cifra melódica e cifra harmônica ? 🤔
Na verdade as cifras são sempre representações harmônicas. Obrigado por assistir!
Letras não são cifras, pero - a depender do contexto ( e em 90% dos contextos kkkk) A+ é um "acorde" de lá maior sim.... Embora a gente saiba que que cuida-se da nota LA....
Exatamente! Tem gente que usa essa notação, mas pode confundir com o lá com a 5a aumentada.
Por que esta polêmica? Quem fez isso?
ADORO MÚSICA, PORÉM SÓ SEI TOCAR UM INSTRUMENTO DE TECLA : CAMPAINHA😂😂😂
Eu, um instrumento de corda: sino.
@@quinhorosset2828 De sopro: APITO . De percussão: PORTA. KKK
Bem que a cifra poderia ser uma coisa padronizada, só que não! Depende do contexto mesmo, tanto que pra não bagunçar, quando se trata de notas musicais escrevo por extenso, e quando é acorde aí uso a cifra, mas isso sou!
Sim, seria mais fácil mesmo!
Estou iniciando na leitura de partitura.
Esse tipo de partitura barroca é a primeira vez que vejo.
Então não é errado atribuir letra a Cifra ..! Depende do Contexto.
Isso mesmo, Wesley!
esse maestro esta muito ortodoxo, , não sabe q esta dizendo entra em contradição, quem achou o vídeo bom é tão chato quanto ele.@@maestrocastro
Cifra sempre acompanhada. Letra só não é. Mas Am. É cifra
Isso mesmo. Se tiver somente a letra precisa ver o contexto. Obrigado por assistir!
Quer dizer. F7. Não é cifra. Gm. Não é cifra. ? G#. Nso é cifra. Pra ser. Tem G#7m. Aí sim. Cifra. E isso?
F7 e Gm são cifras porque o "7" e o "m" fazem parte do contexto de cifras. No caso do G# teria que ver o contexto.