Sou formado em sistemas de informação ,atualmente graduando em Engenharia de software e pôs graduando e métodos ágeis ,mas descobri que sou apaixonado por filosofia .Estou em busca de alguma área na filosofia em que eu possa contribuir para o crescimento do nosso universo .Sou sedento por conhecimento !
Olá, Richard! Que bom que procura se desenvolver em Humanas também e que tem sede de conhecimento. Pessoas assim, não deprimem jamais (rsrsr). Um abraço,
Não penso assim .Pelo contrário .A medida que vou conhecendo a excência do ser humano por meio da filosofia ,percebo que o mundo está perdido , e isso as vezes me deixa deprimido .
Bom dia. Sartre foi sem dúvida um dos intelectuais mais marcantes do século XX. Agora me vem na lembrança o famoso poema de Drummond intitulado A Flor E A Náusea ... Você como sempre postando coisas muito edificantes.
Excelente o seu canal! Foi recomendado por uma amiga e estou considerando uma pérola de simplicidade e amor bem evidente pela leitura. Até afugenta um pouco da náusea, com o perdão do trocadilho.
Li "A náusea" sem conhecer a fundo a filosofia de Sartre há um certo tempo. Agora que estou buscando um melhor entendimento da obra, felizmente encontrei esse vídeo. Tem um vídeo de uma aula do Clóvis de Barros circulando por aí que também me foi muito interessante para trazer um panorama geral sobre a obra. Queria agora ler o "Ser e o Nada", mas já percebi que precisaria de tempo e dedicação para poder compreender as ideias de Sartre direto da fonte, por isso esse tipo de vídeo é tão útil.
Carmem parabéns pelo vídeo, ficou muito bacana e elucidativo, eu me identifico com o existencialismo e resolvi me aprofundar. Encomendei A Náusea e agora estou mais ansioso pra ler depois dessa resenha.
Carmen, voce eh fantastica. Estou lendo A NAusea, que dificuldade, sabia que estava perdendo algo. Dai lembrei q tinha esse video seu, gostei muito da sua explicacao e raciocínio. Obrigada!
Grata por nos dar uma ideia desses movimentos filosóficos que não são fáceis mesmo. Se livro está na minha lista. Gostei muito do seu vídeo, você é muito didática. Abraço!
Oi Carmem, tudo bem ? Muito obrigado pelo video, sou aluno de psicologia e estou estudando existencialismo. Ja tinha lido o livro antes, mas como um romance, não havia conseguido compreender a totalidade da obra, muito por conta de conceitos fundamentais ainda nao apreendidos, mas a releitura foi incrível, seu vídeo ajudou demais. Seu trabalho é otimo
Parabéns , lindos comentários ! As melhores resenhas estão aqui , no seu canal !Mas apenas em defesa dos estagiários ...em agindo como Advogados ....estariam ... em prevalecendo o entendimento de Heidegger ...sendo muito originais ...do contrário estariam agindo como estagiários .
Que didático! Muito obrigado! Além de Náusea, gosto muito dos contos de Sartre. O Muro, por exemplo, achei um absurdo! São temas interessantes e presumo que os contos trabalham os conceitos filosóficos de forma mais separada. Já leu Carmen, poderia fazer algum vídeo sobre eles? Abraço!
@@CarmemLuciaOquevidomundo o Sartre chamava de covardia ou má fé, né? E foi o Heidegger que disse que o último fundamento (razão - grund) é sem fundamento (abismo - abgrund)? Grato. Abs.
Ótimo vídeo, Carmem. Bem esclarecedor para quem começa a ler A Náusea. Já leu alguma outra obra de Sartre? "O Muro", obra que gosto muito, daria um ótimo vídeo também. Quem sabe até um "O que esperar de Sartre". Fica a sugestão. Abraço
Obrigada, Kalel! Muito obrigada! Além de A náusea, li também Entre quatro paredes. Teria que ler mais obras do autor para fazer "O que esperar de Sartre", mas adoraria fazer o vídeo. Um abraço,
@@CarmemLuciaOquevidomundo lembro a primeira vez que abri o Ser e o nada quando estava começando a entender de Filosofia , só o sumário já me deixou perplexo e me fez correr dele😂. Agora 4 anos depois, após ler quase todos os outros livros dele e ver umas 100 aulas, voltei a abrir esse livro ,só que dessa vez estou compreendendo quase tudo.
Que vídeo mais gostoso de se ver! Estou lendo o livro e tem uma passagem que ele diz: "Apertei com força em minhas mãos o volume que estava lendo: mas as sensações mais violentas estavam amortecidas. Nada parecia verdadeiro; eu me sentia rodeado por um cenário de papelão que poderia ser facilmente transplantado". Eu me arrepiei nessa parte, pois já me senti assim várias vezes. É como você disse, hoje muitos de nós têm um pouco de existencialistas.
Duas pessoas que não curtiram esse vídeo acreditam em Deus e não deixam a ideia (a ideia, não se trata de abandona-lo, como você disse) de lado nem por premissa filosófica. Brincadeiras a parte, Carmen, você me inspira, mulher! Vejo que você gosta muito dos franceses na literatura e no pensamento, e está me influenciando positivamente nisso. Uma pergunta, você se identifica como ateia? Perdoe a minha intromissão. Obrigada. Abraços!
Olá, Heloísa! Muito obrigada! Não me identifico como ateia, mas nenhuma religião me convenceu até hoje. Gosto de todas como manifestação cultural (identificação e crenças de um povo). Um abraço,
Olá, Jorge! Muito obrigada! Vocês estão sempre exigindo mais de mim (rsrsrs). E olha que têm o recurso de voltar o vídeo, hein. Vou tentar melhorar. Um abraço,
Qual foi mesmo o livro que você disse no vídeo que está procurando para ler? E eu não achei seu vídeo falando sobre Rousseau e a desigualdade dentre os homens. Você poderia adiantar o vídeo sobre O Estrangeiro rs
Bom dia Carmem! Terminei de ler hoje “O Estrangeiro“ por indicação sua, achei incrível. Agora estou pensando em ler A Queda, porém gostaria de ler algum livro de Sartre também. Dado esses livros que estou lendo, qual livro de Sartre você me sugere a ler primeiro?
Olá, Gabriel. Não sei te dizer porque não li muita coisa dele, mas eu não começaria por A náusea. Acho que a peça Entre quatro paredes é mais acessível. Um abraço
Olá, Pedro! Tudo bem? Não é releitura da aula do professor Clovis de Barros Filho, mas leitura do livro de Sartre e também do de Rousseau. Atualmente estou lendo Montaigne e também percebo neste a gênese do pensamento de Rousseau sobre a origem da desigualdade entre os homens, pena não ter lido antes Montaigne para citar também neste vídeo. Assisti à aula do professor Clovis, assim como assisti à aula de outros professores sobre o tema e fiz outras leituras também. Creio que viver é isso: desenvolver a habilidade de relacionar e sistematizar o que nos chega por meio de todos os estímulos possíveis. Obrigada e um abraço,
Me parece ,smj, que SARTRE dava duplo sentido à palavra CONDENADO na frase "O HOMEM ESTÁ CONDENADO À LIBERDADE" Porém, o que ficou no imaginário foi o sentido do castigo , da punição. Para mim essa é uma frase de efeito ,pois tudo que o homem deseja é a sua liberdade. Já que o homem foi condenado, façamos o seguinte : vamos tirar essa liberdade do homem. Vamos deixá-lo em casa , sem liberdade para sair, usando tornozeleira eletrônica. Assim como ele , todos os homens tb ficarâo reclusos. Num retrocesso monumental todos retornaremos à IDADE DA PEDRA. Fico espantado com as teorias e os conceitos .E ainda são aplaudidos (sic)
@@CarmemLuciaOquevidomundo , me parece que os filósofos têm necessidade de apresentar um insight mais surpreendente que os outros. É como se fosse uma jogada de MARKETING. Condenado significa algo ruim para ser atrelado a algo bom (LIBERDADE) . Isso é MARKETING.
RICHARDS, não sei o que vc pensa 1 ano depois sobre a FILOSOFIA. Me graduei na área de EXATAS e não sei como alguns filósofos foram consagrados. P . ex. O ETERNO RETORNO é absolutamente improvável. E todos aplaudem essa bizarrice. Se puder, opine.
Uma esperança para os existencialistas, não se limitem a Heidegger, Satre e Camus, mas avancem para Kierkergaard, Viktor Frankl, Eric Voegelin, Dostoievsky e Jung. A máxima "Por que o ser e não o nada", sempre atribuída a Heidegger, já tinha sido levantada por Leibniz como argumento ontológico. O problema é que não há metafísica do ser em Sartre, ou melhor, este é a negação daquele. Nesse contexto, Camus é um avanço no existencialismo fundamentado no pessimismo e no niilismo, justamente porque não se inclinou às utopias do século XX como fizeram Sartre e Heidegger; os dois últimos como subproduto do conceito de humanização do "escaton".
Grata por nos dar uma ideia desses movimentos filosóficos que não são fáceis mesmo. Se livro está na minha lista. Gostei muito do seu vídeo, você é muito didática. Abraço!
Li a Náusea aos vinte anos. Mudou minha vida. Por pesquisa (sem Google) fui parar em Heidegger. Nunca mais fui o mesmo. Que sorte!
olá, Valdir! Esse poder de transformação que a leitura nos proporciona é realmente fascinante. Um abraço,
Carmen Lúcia, você é o máximo!! Obrigada pela apresentação desse romance tão difícil...
Eu quem agradece, Flávia. Um abraço,
O exemplo do estagiário de Direito é sensacional!
Obrigada! Um abraço,
Sou formado em sistemas de informação ,atualmente graduando em Engenharia de software e pôs graduando e métodos ágeis ,mas descobri que sou apaixonado por filosofia .Estou em busca de alguma área na filosofia em que eu possa contribuir para o crescimento do nosso universo .Sou sedento por conhecimento !
Olá, Richard! Que bom que procura se desenvolver em Humanas também e que tem sede de conhecimento. Pessoas assim, não deprimem jamais (rsrsr). Um abraço,
Não penso assim .Pelo contrário .A medida que vou conhecendo a excência do ser humano por meio da filosofia ,percebo que o mundo está perdido , e isso as vezes me deixa deprimido .
Tinha me referido ao processo de busca, não ao que você encontra. É a vida, fazer o quê? (rsrsr)
Ai sim , concordo !
Obrigado André , vou ler sim !
Estou lendo "A náusea" e este vídeo me ajudou a compreendê-lo melhor. Gosto do Existencialismo. Já possuo "O ser e o nada" que será lido logo depois.
Muito obrigada! Fico contente. Um abraço
Brilhante! Gosto muito do seu jeito tranquilo de falar!
Muito obrigada, Milly. Um abraço
Você é magnificamente Magnífica. A sua forma de abordar e comentar o tema da obra é genial. Parabéns.
Muito obrigada! Um abraço
Bom dia. Sartre foi sem dúvida um dos intelectuais mais marcantes do século XX. Agora me vem na lembrança o famoso poema de Drummond intitulado A Flor E A Náusea ... Você como sempre postando coisas muito edificantes.
Olá, Eliane! Muito obrigada! Acho que já li esse poema..., mas vou reler para relembrar. Bj
Melhor vídeo com todas as contextualizações. Parabéns!
Olá, Jeane! Muito obrigada. Um abraço,
Muito bom! Vou ler o livro!
Muito obrigada, Sandra! Um abraço
Melhor canal sobre literatura
Muito obrigada! Você é muito gentil. Um abraço
Excelente o seu canal! Foi recomendado por uma amiga e estou considerando uma pérola de simplicidade e amor bem evidente pela leitura. Até afugenta um pouco da náusea, com o perdão do trocadilho.
Muito obrigada, Alexandre. Seja muito bem-vindo ao canal! Um abraço,
Mulher, você é demais!
Muito obrigada, Rafael! Fico contente que tenha gostado! Um abraço,
Amei o canal, linda. Por favor, não fique sem postar! Abraços!!
Muito obrigada! Um abraço
Adorei! 🎉
Muito obrigada!
Amei, belo exemplo dos estagiários
Oi, Yuri. Tive a experiência. Um abraço
Obrigado Carmen.
Eu quem agradece. Um abraço
Agora sinto-me preparada para ler esse livro! 🎉 Obrigada, querida Carmen.
Que bom! Espero que goste da leitura. Um abraço
Li "A náusea" sem conhecer a fundo a filosofia de Sartre há um certo tempo. Agora que estou buscando um melhor entendimento da obra, felizmente encontrei esse vídeo. Tem um vídeo de uma aula do Clóvis de Barros circulando por aí que também me foi muito interessante para trazer um panorama geral sobre a obra. Queria agora ler o "Ser e o Nada", mas já percebi que precisaria de tempo e dedicação para poder compreender as ideias de Sartre direto da fonte, por isso esse tipo de vídeo é tão útil.
Olá, Lucas! Muito obrigada! Fico contente em ter podido ajudar. Um abraço,
Carmem parabéns pelo vídeo, ficou muito bacana e elucidativo, eu me identifico com o existencialismo e resolvi me aprofundar. Encomendei A Náusea e agora estou mais ansioso pra ler depois dessa resenha.
Olá, Glauber! Muito obrigada! Espero que goste do livro. Um abraço,
Vídeo maravilhoso, Carmem! Obrigada! Foi "a luz" no fim do túnel para que eu entendesse o livro. Muito sucesso para você!
Muito obrigada, Aline! Fico contente que tenha gostado. Um abraço
Sensacional! Você arrasa nas análises, Carmem! Beijo. F.
Muito obrigada, Fabíola! bjs
Muito bom. Muito rica sua análise.
Olá, Rônei! Muito obrigada! Um abraço,
Obrigada pelas suas aulas. Estou amando.
Olá, Kelly. Muito obrigada, fico contente por gostar. Um abraço
Carmen, voce eh fantastica. Estou lendo A NAusea, que dificuldade, sabia que estava perdendo algo. Dai lembrei q tinha esse video seu, gostei muito da sua explicacao e raciocínio. Obrigada!
Olá, Simone! Eu que agradeço. Fico contente por ter ajudado. Bjs
Carmem, que análise maravilhosa!! Muito, muito obrigado.
Muito obrigada!
Ótimo vídeo !!!! Parabéns
Muito obrigada, Adriana! Um abraço
Gostei.. Seguindo.! Parabéns pela coragem de comentar esse livro
Muito obrigada! Fico contente por gostar, um abraço.
Ajudou-me muito a compreender melhor o livro
Fico contente em ter ajudado.
Você é demais, parabéns!
Muito obrigada! Um abraço
Existencialismo x Essencialismo. Grande vídeo ! Parabéns !
Muito obrigada!
maravilho, explicou muito bem, eu já tinha uma noção do assunto e vc só fez ficar mas claro de intender
Muito obrigada, Jessica! Fico contente por gostar. Um abraço
Que vídeo incrível!
Muito obrigada, Sandra! Um abraço
Adorei a explicação...
Vou começar a ler esse livro
Olá, Miriam! Muito obrigada! Espero que goste do livro.
Agora fez sentido rs... que vídeo!!! Obrigada
Olá, Dayse! Que bom que gostou. Um abraço,
Já amei o vídeo de cara, muito bem explicado.
Muito obrigada, Del! Um abraço,
Muito interessante!
Muito obrigada, Luana!
Grata por nos dar uma ideia desses movimentos filosóficos que não são fáceis mesmo. Se livro está na minha lista. Gostei muito do seu vídeo, você é muito didática. Abraço!
Olá, Yolanda! Muito obrigada! Fico contente por gostar. Um abraço,
Oi Carmem, tudo bem ? Muito obrigado pelo video, sou aluno de psicologia e estou estudando existencialismo. Ja tinha lido o livro antes, mas como um romance, não havia conseguido compreender a totalidade da obra, muito por conta de conceitos fundamentais ainda nao apreendidos, mas a releitura foi incrível, seu vídeo ajudou demais. Seu trabalho é otimo
Muito obrigada! Fico contente por ter ajudado. Um abraço
A analogia com os estagiários de Direito foi a melhor! rsrsrs
gostei muito! excelente explicação
Obrigada, Carlos! Fico contente que tenha gostado. Um abraço,
Parabéns , lindos comentários ! As melhores resenhas estão aqui , no seu canal !Mas apenas em defesa dos estagiários ...em agindo como Advogados ....estariam ... em prevalecendo o entendimento de Heidegger ...sendo muito originais ...do contrário estariam agindo como estagiários .
Muito obrigada, Nilton! Um abraço
Ótimo vídeo! Esclareceu algumas ideias do livro que eu não tinha entendido muito bem, obrigada 🥰
Muito obrigada, Lara! Fico contente por ajudar. Um abraço
Que didático! Muito obrigado! Além de Náusea, gosto muito dos contos de Sartre. O Muro, por exemplo, achei um absurdo! São temas interessantes e presumo que os contos trabalham os conceitos filosóficos de forma mais separada. Já leu Carmen, poderia fazer algum vídeo sobre eles? Abraço!
Ainda não li contos de Sartre. Muito obrigada!
Gostei muito da sua análise, não sabia que vc era tão versada nas questões filosóficas. Abs.
Muito obrigada! Um abraço,
@@CarmemLuciaOquevidomundo o Sartre chamava de covardia ou má fé, né? E foi o Heidegger que disse que o último fundamento (razão - grund) é sem fundamento (abismo - abgrund)? Grato. Abs.
Muito bom, Carmem!!
Além de ótimos vídeos, vc tem um senso de humor q me agrada :))
Olá, Gustavo. ! Eu quem agradece! Um abraço,
perfeito!!
Muito obrigada!
Vídeo perfeito, obrigado pelos comentários! me inscrevi.
Muito obrigada, Gustavo. Um abraço,
Muito bom
Muito obrigada!
Muito bom!
Muito obrigada!
Ótimo vídeo, Carmem. Bem esclarecedor para quem começa a ler A Náusea. Já leu alguma outra obra de Sartre? "O Muro", obra que gosto muito, daria um ótimo vídeo também. Quem sabe até um "O que esperar de Sartre". Fica a sugestão. Abraço
Obrigada, Kalel! Muito obrigada! Além de A náusea, li também Entre quatro paredes. Teria que ler mais obras do autor para fazer "O que esperar de Sartre", mas adoraria fazer o vídeo. Um abraço,
parabéns por essa síntese filosófica
Muito obrigada!
Cursei filosofia por gostar muito. A Náusea é meu livro preferido do autor, já li outros dele, mas prefiro Sartre literato.
Olá! Ainda preciso ler integralmente O ser e o nada. Um abraço,
@@CarmemLuciaOquevidomundo lembro a primeira vez que abri o Ser e o nada quando estava começando a entender de Filosofia , só o sumário já me deixou perplexo e me fez correr dele😂.
Agora 4 anos depois, após ler quase todos os outros livros dele e ver umas 100 aulas, voltei a abrir esse livro ,só que dessa vez estou compreendendo quase tudo.
Li esse livro até a metade , nao entendi nada na época, com essa explicação ficou mais claro!!!!
Olá, Rosilene! Fico contente por ter ajudado. Um abraço,
Esta semana você citou que antes de ler O estrangeiro ler este .. conheço um pouco de filosofia. Li Albert Camus ( A queda e o Mito de Sísifo).
Pode ler O estrangeiro antes, sem problemas. Um abraço
ótimo vídeo
Muito obrigada!
Que vídeo mais gostoso de se ver! Estou lendo o livro e tem uma passagem que ele diz: "Apertei com força em minhas mãos o volume que estava lendo: mas as sensações mais violentas estavam amortecidas. Nada parecia verdadeiro; eu me sentia rodeado por um cenário de papelão que poderia ser facilmente transplantado". Eu me arrepiei nessa parte, pois já me senti assim várias vezes. É como você disse, hoje muitos de nós têm um pouco de existencialistas.
Oi, Amanda! Muito obrigada. É um grande livro, sem dúvida. Um abraço,
amei
Muito obrigada, Victor! Um abraço
A vida é realmente uma náusea
Pode ser.
Duas pessoas que não curtiram esse vídeo acreditam em Deus e não deixam a ideia (a ideia, não se trata de abandona-lo, como você disse) de lado nem por premissa filosófica.
Brincadeiras a parte, Carmen, você me inspira, mulher! Vejo que você gosta muito dos franceses na literatura e no pensamento, e está me influenciando positivamente nisso.
Uma pergunta, você se identifica como ateia? Perdoe a minha intromissão.
Obrigada. Abraços!
Olá, Heloísa! Muito obrigada! Não me identifico como ateia, mas nenhuma religião me convenceu até hoje. Gosto de todas como manifestação cultural (identificação e crenças de um povo). Um abraço,
👍🏿👍🏿👍🏿
Muito obrigada!
Está mulher é *"monstra"*
Quero livro de como aceitar _ser deixado ou abandonado_ no casal.
Hum... acho que está precisando de um terapeuta. A Clei está bem?
Este livro não é difícil!
Olá, Alexandra! Considerar fácil ou difícil depende do repertório e/ou da interpretação de cada um. É muito subjetivo. Um abraço,
Tu tens razão! Abraço para ti também!
Já dou like
Obrigada! Um abraço
Aconteceu algo de errado no decorrer da evolução e então... surgiu o ser humano (poeira das estrelas).
Isso aí!
Parabéns pelo vídeo Carmem! Faltou referencias citadas pra ajudar a galera a se localizar entre tantos nomes kkkkkkkkk VLW!!!!
Olá, Jorge! Muito obrigada! Vocês estão sempre exigindo mais de mim (rsrsrs). E olha que têm o recurso de voltar o vídeo, hein. Vou tentar melhorar. Um abraço,
Qual foi mesmo o livro que você disse no vídeo que está procurando para ler? E eu não achei seu vídeo falando sobre Rousseau e a desigualdade dentre os homens. Você poderia adiantar o vídeo sobre O Estrangeiro rs
Olá, Davi. O vídeo em que falo sobre o livro de Rousseau é Leituras do mês janeiro 2017. Preciso reler O estrangeiro para fazer o vídeo. Um abraço,
Bom dia Carmem!
Terminei de ler hoje “O Estrangeiro“ por indicação sua, achei incrível. Agora estou pensando em ler A Queda, porém gostaria de ler algum livro de Sartre também. Dado esses livros que estou lendo, qual livro de Sartre você me sugere a ler primeiro?
Olá, Leonardo! Que bom que gostou do livro do Camus. Sugiro a peça Entre quatro paredes, fiz vídeo recente sobre ela. Um abraço,
@@CarmemLuciaOquevidomundo Obrigado, vou assistir
Qual seria a ordem dos romances de satre?
Olá, Gabriel. Não sei te dizer porque não li muita coisa dele, mas eu não começaria por A náusea. Acho que a peça Entre quatro paredes é mais acessível. Um abraço
@@CarmemLuciaOquevidomundo eu comecei por ele e difícil mas estou entendendo.... Obrigado pelo canal continue assim
CARMEM, a frase ""condenado à liberdade""parece ser um paradoxo. Acho que a frase , sendo eloquente, obedece ao MARKETING
Olá, Marcio. Há várias conjecturas sobre essa frase. Um abraço,
releitura da aula do clóvis de barros filho?
Olá, Pedro! Tudo bem?
Não é releitura da aula do professor Clovis de Barros Filho, mas leitura do livro de Sartre e também do de Rousseau. Atualmente estou lendo Montaigne e também percebo neste a gênese do pensamento de Rousseau sobre a origem da desigualdade entre os homens, pena não ter lido antes Montaigne para citar também neste vídeo. Assisti à aula do professor Clovis, assim como assisti à aula de outros professores sobre o tema e fiz outras leituras também. Creio que viver é isso: desenvolver a habilidade de relacionar e sistematizar o que nos chega por meio de todos os estímulos possíveis. Obrigada e um abraço,
Vc é duca. Obrigado
Muito obrigada!
meu deus e eu acabei de comprar ele EM FRANCÊS kkkkk
Olá, Astrid! Espero que goste. Um abraço,
Me parece ,smj, que SARTRE dava duplo sentido à palavra CONDENADO na frase "O HOMEM ESTÁ CONDENADO À LIBERDADE"
Porém, o que ficou no imaginário foi o sentido do castigo , da punição. Para mim essa é uma frase de efeito ,pois tudo que o homem deseja
é a sua liberdade. Já que o homem foi condenado, façamos o seguinte : vamos tirar essa liberdade do homem. Vamos deixá-lo em casa , sem liberdade para sair, usando tornozeleira eletrônica. Assim como ele , todos os homens tb ficarâo reclusos. Num retrocesso monumental todos retornaremos à
IDADE DA PEDRA. Fico espantado com as teorias e os conceitos .E ainda são aplaudidos (sic)
Olá, Marico! Entendo que "condenado" é usada no sentido de o homem ter a liberdade como condição. Um abraço,
@@CarmemLuciaOquevidomundo , me parece que os filósofos têm necessidade de apresentar um insight mais surpreendente que os outros. É como se
fosse uma jogada de MARKETING. Condenado significa algo ruim para
ser atrelado a algo bom (LIBERDADE) . Isso é MARKETING.
RICHARDS, não sei o que vc pensa 1 ano depois sobre a FILOSOFIA. Me graduei na área de EXATAS e não sei como alguns filósofos foram consagrados. P . ex. O ETERNO RETORNO é absolutamente improvável. E todos aplaudem essa bizarrice. Se puder, opine.
Mazola Santos fala mais, fiquei curiosa
Uma esperança para os existencialistas, não se limitem a Heidegger, Satre e Camus, mas avancem para Kierkergaard, Viktor Frankl, Eric Voegelin, Dostoievsky e Jung.
A máxima "Por que o ser e não o nada", sempre atribuída a Heidegger, já tinha sido levantada por Leibniz como argumento ontológico. O problema é que não há metafísica do ser em Sartre, ou melhor, este é a negação daquele. Nesse contexto, Camus é um avanço no existencialismo fundamentado no pessimismo e no niilismo, justamente porque não se inclinou às utopias do século XX como fizeram Sartre e Heidegger; os dois últimos como subproduto do conceito de humanização do "escaton".
Olá, Diego! Nossa! Que conhecimento aprofundado sobre o tema. Obrigada por compartilhá-lo conosco. Um abrçao,
Olá, Carmem. Imagina, singela contribuição.
Ótimo canal!
Muito obrigada!
Grata por nos dar uma ideia desses movimentos filosóficos que não são fáceis mesmo. Se livro está na minha lista. Gostei muito do seu vídeo, você é muito didática. Abraço!
Muito bom!
Muito obrigada!
ótimo vídeo
Muito bom
Obrigada!
Muito bom!
Obrigada!