A Causa Secreta é dos melhores contos da antologia de Várias Histórias. Em 3ª pessoa, o narrador onisciente constitui uma notável caracterização psicológica em que revela, ao fazer o estudo do personagem Fortunato, o ápice do prazer que é conseguido na contemplação da desgraça alheia. O motivo do conto é explicar o verdadeiro sentido do termo "sadismo". Conta a estória de dois homens que, após um salvar a vida do outro e passar-se algum tempo, tornam-se sócios. Mas pouco a pouco um deles vai demonstrando tendências sádicas, torturando animais, fato que atordoa a esposa. Quando ela morre, Fortunato, o sádico, presencia o amigo beijar a testa da mulher e derreter-se em choro, saboreando o momento de dor do amigo que lhe traía. Um conto naturalista. Ainda que a ambientação seja burguesa, os personagens parecem ratos de laboratório, uma analogia bastante explorada pelo autor na cena mais forte do texto em que o personagem Fortunato tortura um rato, cortando-lhe as patas lentamente, revelando todo o sadismo (patologia) que até então estivera oculto de todos, inclusive dos leitores. Na análise do conto "A Causa Secreta", mostra que na perfeita normalidade social de Fortunato - um senhor rico, casado e de meia-idade, que demonstra interesse pelo sofrimento, socorrendo feridos e velando doentes - reside, na verdade, um sádico, que transformou a mulher e o amigo num par amoroso inibido pelo escrúpulo. Este escrúpulo, que gera o sofrimento do par, é a causa secreta do prazer de Fortunato e de sua atitude de manipulação de que o rato, no conto, é símbolo (Garcia, o protagonista, estaca perante a representação do horror. Fascinado perante o gesto frio de Fortunato, Garcia não faz sequer um gesto. Apenas contempla o sócio torturar lentamente um rato. Cortes meticulosos, pata a pata, precediam a queima do mesmo no fogo. O lento ritual prolongava o prazer. O narrador não subsume a cena em poucas palavras, mostrando-a por inteiro ao leitor). Assim, de um narrador onisciente, nos principia o relato de um triângulo amoroso, trama comum a diversas ficções machadianas, enriquecida aqui de uma novidade incomum nas demais, o sadismo. Em A Causa Secreta, Machado faz talvez um de seus melhores "desenhos psicológicos". Revela-nos a personalidade de uma pessoa, capaz de realizar "boas ações" desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer.
Eu entendi como uma morte simbólica. A única morte real é a da Maria Luiza. O Fortunato está morto devido ao seu sadismo, ao sentir prazer com o sofrimento do outro, já o Garcia está morto pelo amor que não pode vivenciar
Violà, Lau "Machadiana"... rs. Machadão... "O bruxo do Cosme Velho", é Ídolo! "O" Maioral, da nossa rica literatura! P.S.: Lendo, "A Mão e a Luva"... Irado!
Meu favorito do Machado, incrivelmente complexo esse conto. Machado pinta no Fortunato o mesmo que ocorre em Quincas Borba, alguém deixa a esposa "solta" tendo a certeza absoluta que exerce algum controle sobre ela. Assim o Cristiano não tinha medo de mostrar Sofia a ninguém; Fortunato, idem... (tô aqui esquecendo completamente os personagens do Quincas, acho que é Cristiano mesmo) Fortunato não observa a cena à toa, vem ocorrendo várias dicas no conto pra chegar a isso. Pesquisei sobre os capoeiras, quando um grande escritor discrimina, pode pesquisar, assim me chamou muito atenção o "cuidado com os capoeiras" do Fortunato. E não deu outra, pesquisem e descubram. Outro que curto muito é Pai contra Mãe.
Compartilho da mesma opinião A causa secreta também é o meu conto favorito do Bruxo do Cosme velho Inclusive eu gosto mais do Machado de Assis como contista do que como romancista Pai contra Mãe também é um dos meus contos favoritos dele além desses dois eu amo também os contos O enfermeiro O caso da vara Conto de escola O alienista A missa do galo A cartomante esse conto A cartomante eu vejo uma semelhança com o livro A hora da estrela da Clarice Lispector parabéns pelo seu bom gosto
Fortunato tem como se fosse uma fetiche com pessoas sofrendo , ou animais ( eu considero ele quase um psicopata ) Certa vez Garcia se depara com um homem que lhe parecia bastante peculiar ,então Garcia segue esse homem (Fortunato) e durante a caminhada Fortunado ia batendo nos cachorros.. Fortunato ajuda Garcia a cuidar do moço ferido Dps eles decidem abrir uma clínica Fortunato se casa com Maria Luisa,ele começa a se envolver muito com estudos e durante Garcia vai se encontrando apaixonado por Maria Luisa.. Certa vez Garcia vai se encontrar com Fortunato e ela aparece desesperada , ele indo ver o que era , encontra Fortunato torturando um rato ,cortava pata por pata e colocava no fogo , e dps seu focinho, ao olhar pra trás e ver Garcia ele usa a desculpa que o rato comeu seu papel... Ps: Garcia percebia que Maria Luisa não estava bem Maria Luisa morre , durante o enterro Garcia beija Maria Luisa e Fortunato vê,mas ai Garcia começa a chorar e o que era para tornar ciúmes virou prazer pelo sofrimento do amigo
Oi Lau... Sou professora de literatura, numa escola pública de Joinville. Estou interessada em mostrar Machado de uma maneira mais atraente para os alunos. Gostaria de ajuda para linkar contos dele com temáticas atuais e, até com outros autores como Balzac e Dostoiévski. Será que to pensando muito alto???
Nossa, eu nunca imaginei desse ponto de vista, sim Fortunato era lokinho de perdra, mas nunca passou pela minha cabeça que ele estava "gostando" do sofrimento alheio, que medo agora haha. Ninguém chegara aos pés do Rei Machado de Assis!
Fortunato sempre soube da paixão secreta do Garcia (outro título pro conto seria esse, Paixões Secretas) e usou o sadismo além da dimensão física. Passou pra psicológica, culminado o máximo do seu prazer sádico, com a morte da esposa (provavelmente não se interessava por ela, afinal, só a dor lhe interessava, certamente ele percebeu a queda da esposa pro Garcia) e, a cereja do bolo: O sofrimento do Garcia. Eu também sofri. Quisera ver o Garcia e a (esqueci o nome... ) mulher fazendo sexo selvagem na frente do Fortunato, achar um jeito de fazer ele se interessar por ela, só pra vê-lo sofrer do chifre. Se tomasse uma mão na fuça, seria bom também. Mas Machado, tomando a vez do Fortunato, preferiu ver as leitoras sofrerem. Foi o único conto do Machado que exclamei "gênio!!!", até então eu era inimigo dele, jamais leria alguma coisa, mas cheguei a esse conto porque achei que seria muito bom. Pra mim, como contista, Machado é o mestre que falam dele mesmo. ☺
A Causa Secreta é dos melhores contos da antologia de Várias Histórias. Em 3ª pessoa, o narrador onisciente constitui uma notável caracterização psicológica em que revela, ao fazer o estudo do personagem Fortunato, o ápice do prazer que é conseguido na contemplação da desgraça alheia. O motivo do conto é explicar o verdadeiro sentido do termo "sadismo". Conta a estória de dois homens que, após um salvar a vida do outro e passar-se algum tempo, tornam-se sócios. Mas pouco a pouco um deles vai demonstrando tendências sádicas, torturando animais, fato que atordoa a esposa. Quando ela morre, Fortunato, o sádico, presencia o amigo beijar a testa da mulher e derreter-se em choro, saboreando o momento de dor do amigo que lhe traía.
Um conto naturalista. Ainda que a ambientação seja burguesa, os personagens parecem ratos de laboratório, uma analogia bastante explorada pelo autor na cena mais forte do texto em que o personagem Fortunato tortura um rato, cortando-lhe as patas lentamente, revelando todo o sadismo (patologia) que até então estivera oculto de todos, inclusive dos leitores.
Na análise do conto "A Causa Secreta", mostra que na perfeita normalidade social de Fortunato - um senhor rico, casado e de meia-idade, que demonstra interesse pelo sofrimento, socorrendo feridos e velando doentes - reside, na verdade, um sádico, que transformou a mulher e o amigo num par amoroso inibido pelo escrúpulo. Este escrúpulo, que gera o sofrimento do par, é a causa secreta do prazer de Fortunato e de sua atitude de manipulação de que o rato, no conto, é símbolo (Garcia, o protagonista, estaca perante a representação do horror. Fascinado perante o gesto frio de Fortunato, Garcia não faz sequer um gesto. Apenas contempla o sócio torturar lentamente um rato. Cortes meticulosos, pata a pata, precediam a queima do mesmo no fogo. O lento ritual prolongava o prazer. O narrador não subsume a cena em poucas palavras, mostrando-a por inteiro ao leitor).
Assim, de um narrador onisciente, nos principia o relato de um triângulo amoroso, trama comum a diversas ficções machadianas, enriquecida aqui de uma novidade incomum nas demais, o sadismo.
Em A Causa Secreta, Machado faz talvez um de seus melhores "desenhos psicológicos". Revela-nos a personalidade de uma pessoa, capaz de realizar "boas ações" desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer.
Mais do que sádico, Fortunato é um psicopata! Conto incrível!
Eu li o conto,com sua explicação me ajudou a intender melhor. Realmente o machado era um gênio.
Você me ajudou muito, estava meio enrolada nas histórias e amanhã tenho uma avaliação na escola, você explica muito bem!
+Isabella R Que bom que te ajudei, Isa! Arrase na prova ;)
Eu também tenho uma avaliação na escola e estava toda enrolada
Kkkk quase todos que vieram assistir essa análise tem causa de prova no outro dia kkk
Só me resta uma pergunta: como os três personagens acabaram mortos e enterrados como o narrador fala no começo da história?
O tempo passou e todos os personagens morreram, assim como todos vamos morrer um dia.
uga
@@jessikacardoso7407 kkkk essa moça é bem explicativa... Deve ser pedagoga
Eu entendi como uma morte simbólica. A única morte real é a da Maria Luiza. O Fortunato está morto devido ao seu sadismo, ao sentir prazer com o sofrimento do outro, já o Garcia está morto pelo amor que não pode vivenciar
@@eucaiquecorreia caraca ótimo ponto de vista 😯👏
Muito obrigado Vc me ajudou muito tenho avaliação amanhã.
Excelente a sua resenha, Lau Pacheco! Parabéns!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Estava com dificuldade na interpretação de algumas partes da história, seu vídeo me ajudou muito, muito obrigado!
táva perdido no conto .
Mas agora deu pra entender.
Sensacional. Eu não tinha pego a parte do final do conto quando eu o li anteriormente... Realmente muito Macabro hahaha, Machado é foda
nossaa, muito dificil de interpretar no livro msm, tu me salvou, vlwwwww
Débora Martins que bom ! Fico feliz! 🙃
Você é muito boa professora, inteligentíssima! Adorei! +1 inscrito com orgulho!
Violà,
Lau "Machadiana"... rs.
Machadão...
"O bruxo do Cosme Velho", é Ídolo!
"O" Maioral, da nossa rica literatura!
P.S.: Lendo, "A Mão e a Luva"... Irado!
Meu favorito do Machado, incrivelmente complexo esse conto. Machado pinta no Fortunato o mesmo que ocorre em Quincas Borba, alguém deixa a esposa "solta" tendo a certeza absoluta que exerce algum controle sobre ela. Assim o Cristiano não tinha medo de mostrar Sofia a ninguém; Fortunato, idem... (tô aqui esquecendo completamente os personagens do Quincas, acho que é Cristiano mesmo)
Fortunato não observa a cena à toa, vem ocorrendo várias dicas no conto pra chegar a isso.
Pesquisei sobre os capoeiras, quando um grande escritor discrimina, pode pesquisar, assim me chamou muito atenção o "cuidado com os capoeiras" do Fortunato.
E não deu outra, pesquisem e descubram.
Outro que curto muito é Pai contra Mãe.
Compartilho da mesma opinião A causa secreta também é o meu conto favorito do Bruxo do Cosme velho Inclusive eu gosto mais do Machado de Assis como contista do que como romancista Pai contra Mãe também é um dos meus contos favoritos dele além desses dois eu amo também os contos O enfermeiro O caso da vara Conto de escola O alienista A missa do galo A cartomante esse conto A cartomante eu vejo uma semelhança com o livro A hora da estrela da Clarice Lispector parabéns pelo seu bom gosto
Fortunato tem como se fosse uma fetiche com pessoas sofrendo , ou animais ( eu considero ele quase um psicopata )
Certa vez Garcia se depara com um homem que lhe parecia bastante peculiar ,então Garcia segue esse homem (Fortunato) e durante a caminhada Fortunado ia batendo nos cachorros..
Fortunato ajuda Garcia a cuidar do moço ferido
Dps eles decidem abrir uma clínica
Fortunato se casa com Maria Luisa,ele começa a se envolver muito com estudos e durante Garcia vai se encontrando apaixonado por Maria Luisa..
Certa vez Garcia vai se encontrar com Fortunato e ela aparece desesperada , ele indo ver o que era , encontra Fortunato torturando um rato ,cortava pata por pata e colocava no fogo , e dps seu focinho, ao olhar pra trás e ver Garcia ele usa a desculpa que o rato comeu seu papel...
Ps: Garcia percebia que Maria Luisa não estava bem
Maria Luisa morre , durante o enterro Garcia beija Maria Luisa e Fortunato vê,mas ai Garcia começa a chorar e o que era para tornar ciúmes virou prazer pelo sofrimento do amigo
Muito boa essa explicaçãoprofessora.
amei as interpretações,prof!
Na mosca! Não lii o conto, só vi vídeo...e ja identifiquei essa personalidade em Fortunato.
#grande#Machado#de #Assis
Ótimo vídeo, me salvou na prova.
Você é incrível, moça aaa
eu tenho prova amanha disso kkkk obrigado vc me ajudou a entender muito bem!!!
Adorei as interpretações, obrigado!
+Victor Bruno Imagine, querido! Fique de olho que logo logo tem mais!
Nossa, Obrigado kk tenho uma avaliação e você me ajudou mt szsz
Muito obrigado! Ajudou muito e explica muito bem!
Muito boa análise. Parabéns!
quase sempre rola um triangulo amoso nos contos do velho sabio Machado de assis.
me ajudou a clarear as ideias ashashashas, valeu
Vlw tenho o trabalho em grupo de fazer um seminário desse livro segunda ;)
Tbm .
Vídeo muito bom
Mais algm q vai fazer a prova do Cefet ?
Ameiii, me ajudou muito
Muito bom!
muito bom, adorei
Ótima oratória
Oiiii, pode me tirar uma dúvida professora, quem seria o personagem protagonista, antagonista e secundário deste conto ?
quais foram os limites morais de fortunato?
ajudou bastante, valeu!!
muito bom!!
me ajudou muito!
Joshua Martins :)
Disgraça vou ter prova do livro amanhã me fudo
Parabéns me salvou ❤
Oi Lau... Sou professora de literatura, numa escola pública de Joinville. Estou interessada em mostrar Machado de uma maneira mais atraente para os alunos. Gostaria de ajuda para linkar contos dele com temáticas atuais e, até com outros autores como Balzac e Dostoiévski.
Será que to pensando muito alto???
ótimo vídeo
Nossa, eu nunca imaginei desse ponto de vista, sim Fortunato era lokinho de perdra, mas nunca passou pela minha cabeça que ele estava "gostando" do sofrimento alheio, que medo agora haha.
Ninguém chegara aos pés do Rei Machado de Assis!
Simplesmente showwwwwwwwww
Começa 1:51
Amei!
Qualidade mais ou menos mas o conteúdo é muito bom
Like pela sua ajuda espero passar na prova do meu professor 😂😘🙂
meu deuuuus esse conto😱
vou ler 🕵
1:47
Q parte ela começa a falar do livro
Gostei
que fofa gente, para, kk
Eric Cunha obrigada, querido !
boa
Mulher maravilhaaaa
Linda
Linda e inteligente
onde se passou a historia? Como eo Lugar? Tempo Quando aconteceu os Fatos? e qual ea ideia principal da historia
Leia o conto e descubra só
Eu ja assistir; -;
uga
Fortunato sempre soube da paixão secreta do Garcia (outro título pro conto seria esse, Paixões Secretas) e usou o sadismo além da dimensão física. Passou pra psicológica, culminado o máximo do seu prazer sádico, com a morte da esposa (provavelmente não se interessava por ela, afinal, só a dor lhe interessava, certamente ele percebeu a queda da esposa pro Garcia) e, a cereja do bolo: O sofrimento do Garcia.
Eu também sofri.
Quisera ver o Garcia e a (esqueci o nome... ) mulher fazendo sexo selvagem na frente do Fortunato, achar um jeito de fazer ele se interessar por ela, só pra vê-lo sofrer do chifre.
Se tomasse uma mão na fuça, seria bom também.
Mas Machado, tomando a vez do Fortunato, preferiu ver as leitoras sofrerem.
Foi o único conto do Machado que exclamei "gênio!!!", até então eu era inimigo dele, jamais leria alguma coisa, mas cheguei a esse conto porque achei que seria muito bom.
Pra mim, como contista, Machado é o mestre que falam dele mesmo.
☺
obg,me ajudou bastante