Meu caro: o amor faz coisas, que ate mesmo o mal duvida. Um homem apaixonado se predispoe a qq sacrificio .... acontece ate com os maiores ogros quebradores de pedra. rsrsrsr
@@aislanleite1 A letra é logo após o Aborto Elétrico mesmo, ela chegou a ser gravada em 1982. Os Paralamas do Sucesso que fazem uma menção direta ao filme e a censura do Sarney, dizendo: "O governo apresenta suas armas Discurso reticente, novidade inconsistente E a liberdade cai por terra Aos pés de um filme de Godard" Godard é homenageado em muitas outras músicas brasileiras como em "Cinema Novo" (Gilberto Gil), "Sam" (Skank), "Carecas da Jamaica" (Engenheiros do Havaí), "Cinema" (Cachorro Grande) e com certeza tem mais por aí rsrs
O final do vídeo, o casamento na igreja, na minha visão fez o Nando parecer hipócrita, mas ele também diz no canal que mudou de visão quanto ao que pensa sobre religiões. Pouca coisa, ótimo vídeo Júlio e ótima música do Nando!
Eu acho super normal isso, quando a pessoa é ateu mesmo ela pode não gostar da instituição, mas ela não tem aquele apelo psicológico de não se permitir estar em algum lugar pq está ofendendo um ser divino (como um evangélico em um culto de umbanda por exemplo). Então para mim, a cerimônia de casamento católica é muito bonita, mesmo sendo ateu não ia me opor em nada em casar lá, e não é hipocrisia nenhuma, porque para um ateu aquilo é simplesmente uma cerimônia...
@@fabioeduardo3844 É exatamente isso, o cara casou na igreja pelo glamour e pelo status social de seriedade que a cerimônia traz, não casou pelo o que realmente significa o matrimônio. Tenho um amigo ateu que casou na igreja por essa razão que vc citou. Entretanto o Nando Reis não é ateu, ele é Hari Krishna.
Também acho que tem um certo lado "rebelde sem causa" nessa música. Mas existe um outro lado muito bom, catártico até. E vendo certos comentários aqui, percebo que a música ainda tem sua serventia.
Eu sempre penso nessa música quando dizem que o Nando Reis era o membro mais "calmo" e "inofensivo" dos Titãs. Muita gente chamava ele de elemento estranho dentro da estética pesada do conjunto pelo trabalho mais MPB que ele viria a fazer depois, mas o cara escreveu a letra mais subversiva e anarquista (que vai contra o princípio religioso, que move a grande parte da população brasileira e mundial) de toda a história da banda. Irônico isso
@@ivanicorreabarcellos Perseguição religiosa fazem os religiosos. Ele só estava se reservando a liberdade de dar sua opinião- liberdade: conceito tão presado pelos brasileiros.
@@canalquenaovingou E pensar que hoje em dia, além de hipócrita, o Nando Reis é a favor da censura. E eu queria ver uma música do Nando falando mal das regiões africanas ou muçulmanas. Duvido ele fazer, até mesmo na época que ele compôs "Igreja".
O melhor disco de rock nacional da época na minha opinião. Justamente pela extrema ousadia das letras o vocal revoltado, riffs nervosos estilo quase punk. Eu estava começando a me tornar um adolescente rebelde e pra mim era tudo. Mas claro, sempre admirei a música igreja pela forma inusitada de ser cantada e a coragem da letra em bater numa instituição tão forte. Mas como eu também tinha sido batizado na igreja católica, tive meus questionamentos. A música não me fez deixar de ter fé. Mas eu perdi a fé nos Titãs quando eles pararam de produzir coisas assim.
Só a maturidade para trazer respeito em algo sagrado, salve pro Nando de hoje. Assim como o Nando do passado, eu adorava a música. Valeu pelo vídeo, sou fã do canal e dos titãs em especial.
Na época adquiri o vinil do “Cabeça Dinossauro” . Simplesmente ignorei essa “música” “Igreja”. Nunca a escutei . Logo no início eu a interrompia e passava para a próxima música no vinil . Não gostei também do trecho “Cada um por si e Deus contra todos” contida na música “Homem Primata” . Sou fiel a Deus e considero o respeito às religiões e a fé algo fundamental na existência humana . Essa “música” Igreja é tão insignificante que , mesmo tendo curtido muito os Titãs desde os anos 80 , eu nem lembrava que ela um dia existiu .
Mas o Nando diz que a crítica era válida e não diz que se arrepende de ter escrito ela, mas não escreveria hoje. A parte que ele diz sobre desdenhar da crença faz sentido. Mas meio que tirar sarro da Igreja, eu ainda acho uma coisa válida, por tudo que ela representa e representou. A fé alheia é preciso ser respeitada, a instituição, nem tanto.
@@RamonBrederSalarinientão não devo respeitar as instituições apenas porque não gosto delas? Foda-se o que você pensa sobre uma instituição você não precisa falar sobre isso, não precisa desrespeitar a fé alheia, claramente ele fez essa música por pura birra, não tem crítica bem colocada a composição é pífia, em análise técnica de longe a pior música do álbum e se formos olhar do ponto de vista moral nem se fala...
@@miguelstreet Pra uma banda de influência Punk é exatamente isso, desrespeitar as instituições que tem domínio sobre a maioria. Não vi como desrespeito a fé, inclusive, na própria música, apesar de uma mensagem direta e não muito profunda, ele diz em TODAS as linhas que é uma opinião dele "EU não gosto...". Então é como se ele estivesse dizendo que não tem fé nas coisas da Igreja Católica, especificamente. E que mal tem isso? Não acho falta de respeito, seria estranho alguém não poder se expressar. A igreja fala todo dia sobre as coisas que acredita, não vejo problema alguém falar sobre o que acredita ou não. Não tem nenhuma mensagem mandando tacar fogo na Igreja e matar padres. Inclusive esse "ódio" que ele teve da Igreja neste momento era totalmente compreensível, já que uma grande parte dela estava afirmando um poder opressivo do Estado contra a sua população. Não acho que todas as músicas do mundo tenham que ter um embasamento moral, muito pelo contrário, na minha opinião a arte fica melhor "desconsiderando a moral". Você diz que não importa o que a pessoa pensa sobre uma instituição, que ela não precisa expor isso, eu acredito que a pessoa não precisa expor, mas se ela se sentir na vontade de expor, ela deve fazer isso. Afinal, quando se ouve um padre falar mal de espiritismo, não é justamente isso que ele está fazendo? E sobre análise técnica, não acho a música ruim não e acho o riff lindo pra cacete. A crueza punk que ela tem com as mensagens diretas casaram bem pra caramba com o disco. E mesmo que vc ache que a técnica é ruim, tem centenas de clássicos que não são bons tecnicamente e tem milhares de músicas com técnicas difíceis pra cacete e bem executadas e não emocionam quase ninguém.
@@osimpossiveis7370 "... para quem é católico, é tremendamente ofensivo" Entendo vc, mas discordo em parte. Não vejo como uma frase pragmática pode ser ofensiva. Assim como vc pode ser católico, qualquer um tem o direito de afirmar que não tem religião, não reza, não diz amém, não crê na graça de deus, não entra na igreja, não gosta da igreja, nem monta presépio. Qual o problema disso?? Onde está a ofensa aos católicos?? A pessoa está falando sobre si! Ela não está dizendo que a igreja tem que ser destruída, nem que a religião tem que acabar. O que eu vejo como algo que poderia soar preconceituoso é dizer que não gosta de padre/madre/frei/bispo, porque aí ele está falando de pessoas e generalizando. Seria o mesmo que dizer que não gosta de policial, taxista, professor, etc... Porém, pergunto de novo: onde está a ofensa aos católicos em especial? Em momento nenhum ele fala dos fiéis. É uma letra sobre a relação DELE com a igreja / religião. Sobre ofender a deus, acho que deus tem que ser muito medíocre pra se ofender com uma letra de música!! Mas, caso tenha ficado, deixa que ele resolverá direto com o Nando, né?! Afinal, se uma pessoa pode cantar aqueles hinos insuportáveis, louvando ao senhor, por que alguém não pode simplesmente fazer o contrário??
Fala Júlio! Bem, eu gosto dessa música desde que eu era criança (o disco é todo bom, vamos combinar, né?), mas eu não gostava de canta-la alto, pois ficava apavorado com o fato de ser pecado ouvir essa música. Hoje eu vejo que fé e religião não são as mesmas coisas, e que é válido uma pessoa acreditar na não existência de Deus. Enquanto for algo da individualidade de cada um, sem extrapolar limites, tá ok. E quanto às instituições religiosas, bem... também são passíveis de críticas. Enfim... Essa é uma das ótimas canções dos Titãs. Sem sombra de dúvida. 👏👏
Segundo o próprio Nando Reis, a música igreja foi escrita no improviso, pq ele precisava entregar a letra, ele disse que igreja foi feita pra causar mesmo! Essa era a cara do Titãs na época…
Gosto muito dessa música. Canto essa música. Mas sim, acredito em Deus e tenho enormes críticas às igrejas. Tá tudo certo. E é sensacional a visão atual do Nando sobre a música, assim como a visão da música sobre as instituições religiosas.
O tempo realmente resolve muita coisa, amadurece pessoas e tal...(mesmo não existindo, segundo físicos rsrs) que bom o Nando ter apresentado esse sinal de maturidade, Show de bola, tanto quanto esse canal, valeu mesmo Júlio Etore, abraço!!
O problema não está em não gostar de igreja, o problema e ofender quem tem fé. Tb não vou em nenhuma igreja, mas não acho certo fazer chacota de quem tem a fé.
Acho que a crítica às instituições é um papel fundamental da arte como um todo. Traz questionamentos. Mas claro que tem como se fazer de forma respeitosa à fé alheia. Essa música traz a visão de um jovem e tem total sentido mesmo hoje ele tendo mudado seu pensamento. Eu, particularmente, fui criado como católico mas hoje essa direção não me convence mais. Sigo entendendo que a parte espiritual é muito particular. E exatamente por isso que temos que criticar, porque crença e igreja são coisas diferentes e tem muito pilantra que se aproveita da fé alheia pra se dar bem.
Titãs foi a Banda que me fez gostar de Rock, tocava o vinil Cabeça Dinossauro direto, muitos sons que reunimos a galera, esse álbum era o favorito, mas confesso que Igreja eu achava a letra muito pesada, normalmente eu dava um toque na agulha e pulava, mas isto é de cada um, respeito outras opiniões!
cabeça dinossauro é o disco que me libertou! tinha 11 anos e já contestava essa parada de religião. Me tornei ateu graças a essa música, e ainda continuo. Menos revoltoso que na adolescência assim como o nando.
Fez a música na juventude querendo chamar a atenção e aparecer como a maioria dos jovens dessa idade querem . Não escreveu o que pensava mas sim tentando sempre transgredir através da letra . Parabéns deu certo ! Exelente música para a média de Q.I da época . Esses artistas tentando dar explicações sobre o passado são muito engraçados e acabam ficando mais infantil ainda que na época da música .
Fui super fã dos Titãos na minha adolescência nos anos 80, e ia em todos os shows deles aqui em Santo André. O Arnaldo já ganhava minha admiração pessoal pela sua autenticidade, que lhe fazia sair do palco ao começar essa música. Hoje sou um cristão convicto, e sobre o posicionamento do Nando, eu diria: você compôs "eu não gosto da igreja, eu não entro na igreja..." mas no seu casamento, um dos momentos mais importantes da nossa vida, você foi se consagrar justo na igreja. Contradição total hein meu amigo!!
Opinião dele que não tem base nenhuma é fraca e vazia no final, primeiro que igreja não é uma invenção meramente humana, Deus é um elefante ele é uma formiguinha.
a rebeldia pueril era "tanta", que o único local criticado para práticas religiosas foi igreja; já que era pra repudiar religiões em geral, determinados outros locais de cultos religiosos também deveriam ser citados nesta "revolucionária e corajosa obra literária"... porém, desde aqueles tempos que "as formigas sabem exatamente quais folhas podem cortar".
Complicado... Na minha concepção, eu prefiro só acreditar que opiniões e as "batalhas" de cada um são problemas da própria pessoa. Escutei poucas músicas do Nando Reis, nunca me interessou e, como eu já havia dito, se ele ainda tem essa ideia de ser contra a Igreja ou mudou ao longo dos anos, isso é problema dele, principalmente num tempo onde cada um pode exercer sua fé, religião ou seu "ceticismo"... Forte abraço Júlio!
Primeira vez que ouvi essa música foi em 97 quando eu tinha MTV na tv a cabo, e passou o show deles no olimpia 93. Foi um choque ouvir, mas como gostava de rock e titãs, curti muito.
Julio, sugiro fazer uma historia da música 'Tudo igual' do Lulu Santos. Nunca fui fã mas acho que teve inspiração no assassinato da Daniela Perez... Abs
Podia ter comentando sobre uma entrevista do Nando Reis na Play Boy de 2011, sobre um desejo antigo de ser Padre, gostar de Padre e de como eles falam etc.
Se procurarmos perfeição nas Instituições, igrejas, óbvio que não encontraremos em nenhuma, são necessárias,para mim Jesus Cristo é a única certeza, eu curto o Titãs e o Rock.
Nando estava no direito em expressar o seu descontentamento com a Igreja, assim como os outros estavam no direito de discordar dele. Mas é aquela velha história que já virou clichê: Política, esporte e religião não se discute... embora eu ache que dependendo da situação deve se discutir sim! Só que sempre dá a maior treta! 🤭😅
Não vou pegar pesado como a letra da musica chamando o cara de hipócrita por se casar numa igreja católica tempos depois, vou apenas dizer que destoa e muito de um cara que escreveu que "...eu não gosto da igreja, eu não ENTRO na igreja, não tenho religião". Ótimo vídeo!
A primeira vez que ouvi ´´igreja´´, fiquei perplexo. Ela me pegou pela melodia, pela agressividade, pela negação à religião, a Deus... Essa música ao lado de ´´Polícia´´, ´´Porrada´´, ´´A face do destruidor´´ e ´´Estado violência´´ pintavam pra mim uma banda marginal, perigosa e... maldita! E, nos meus 17 anos de idade, adorei! Nada de ficar numa ´´sonífera ilha´´, nem reclamar que a crush era ´´insensível´´! Agora era PORRADA! E ainda tinha Arnaldo, com aquele corte de cabelo, camisa atacada no pescoço e mangas compridas... me lembrava um louco numa camisa de força! TITÃS ROCK DA HOUZZ!!! Agora, sobre ´´Igreja´´.... lembro que esculacharam a banda desde aquela época por causa de ´´Polícia´´ e ´´Igreja´´. Diziam: ´´Ah, mas criticar as instituições já tá muito batido. As Mercenárias já fizeram isso com ´´Polícia´´ e ´´Santa igreja!´´ PORRA, MEU! As Mercenárias atacam MESMO essas duas instituições! Criticam a fé e falam do abuso de poder de policiais! ´´Polícia dos Titãs é aberta. Ela diz o que os policiais fazem numa abordagem. Faz parte do trabalho dos fardados! Assim como o autoritarismo deles. Mas não criticam isso frontalmente! O tempero dessa música é o vocal raivoso! Já ´´Igreja´´ é a opinião de uma pessoa! É sua relação pessoal entre ele, a igreja e a fé em Deus! Não é uma crítica à instituição! Humberto viu infantilidade nisso? Que merda de opinião ele deu... Basta ouvir as duas músicas que citei dos Titãs pra sacar que são músicas poderosas que causaram alvoroço e que arrepiou a quem não leu nas entrelinhas! Nando, essa música foi a maior pedrada do Cabeça Dinossauro!
Vamos explicar: A Censura existia ainda, oficialmente, pois a Nova Constituição ainda não tinha sido promulgada - o que só aconteceria em 1988. Mas antes disso o governo Sarney - e seu ministro da justiça, Fernando Lyra - já tinham feito um carnaval anunciando que "não haveria mais censura no Brasil". Poucas semanas depois o próprio Lyra participaria da censura ao filme. Quanto ao Roberto Carlos... esse não perde a oportunidade de dar um vacilo
Era expressão dele ainda mais na juventude, as pessoas mudam ou pioram com o tempo, já vi muito. inclusive quem era ótimo em 80, rock muito bom e fez sucesso, mas hj uma negação coml gente e pensamentos, tornando gente insuportável, todo mundo muda com o tempo e as duas formas, pode melhorar ou piorar. Se é de 80 na juventude, ele se antecipou bastante, é a realidade, quanto q tem de igrejas corruptas q servem pra nada, mais manipula e afasta as pessoas q abrem a visão. Nem toda igreja é confiável e faz seu papel, querem papel próprio e manipular segundo seus interesses.
Acho q esta música é só um desabafo daquele momento, e muito valiosa. Eu, ao contrário do Nando, tô mais puto com a Igreja hoje... ou talvez com os "fiéis"...
Eu doido para saber a história desta música e advinha quem me me salvou? Você, um dos melhores canais sobre a história dos músicos e músicas, já amo seu canal, a galera precisa te conhecer em peso pois tu consegue explicar muito bem qualquer assunto, Titãs é top, virando fã e entendendo o trabalho deles.
Impressionante como o rock Brasil dos anos 1980 foi feito quase que exclusivamente por "boyzinhos" de classe média, foi assim com os de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, eram todos pequenos burgueses.
Mas não tinha como ser diferente, pois esses "boyzinhos", como você mesmo diz, eram filhos de funcionários públicos do alto escalão, viajavam pro exterior, tinham acesso à discos de bandas gringas e tinham condições de comprar instrumentos musicais (algo que sempre foi caro no Brasil).
@@renatodeoliveira9544 Sim, o problema que no meu caso quando me dei conta disso, meio que perdi um pouco da admiração que eu tinha pelas bandas de década de oitenta, eu percebi que eles não eram tão "geniais" assim, na verdade eles somente tinham em mãos informações privilegiadas, do que era sucesso na Europa e América do Norte então simplesmente copiaram. É claro que eles tiveram seus méritos, mas nunca mais ouvi as músicas da mesma maneira.
E' sempre assim, quando o homem amadurece e encontra o amor de verdade, a igreja se torna essencial pois todo mundo sabe que a mulher de Deus esta' la'. Vai ele procurar uma doida na rua. Vai se lascar. Parabens Nando, voce nao e' mais um menino bobo. Salve o amor. Caetano que se lasque.🤣🤣❤💓
Esse disco cabeça Dinossauro é simplesmente histórico e sensacional! Todas músicas muito top, com críticas pertinentes às instituições e válidas até os dias de hoje. Vejam daí tem diante os milhares de escândalos em que igrejas e religiões estiveram envolvidas ao longo da história da humanidade e ainda estão. Lógico, não generalizando! E não deixando de ver o lado bom é positivo das igrejas e religiões. Mas é uma música que leva a questionamentos e reflexões assim como Polícia e Estado Violência, do mesmo álbum.
Quando o filme Je Vous Salue Marie foi censurado pelo Sarney, aí sim fiz questão de vê-lo. A atriz que interpretou a Maria era uma gata. Kkkk Quanto à canção Igreja, sempre a ouvi na boa. Era a opinião do Nando e ponto final. Ele teve seus motivos para expressar este sentimento.
Ah sim… aí eu vou fazer uma música dizendo que eu não gosto de preto. Ou de índio. Ou de gays. É a minha opinião e ponto final. Não é??? Ah… agora a coisa muda de figura, né? Dois pesos, duas medidas. Não suporto hipocrisia.
Ewerton, o que se põe em questão é o fato do RC se a favor da censura. Se você puder fazer música sobre relacionamento gay, ou sobre indígenas, ou sobre raças, faça.
Amiguinho… o que se põe em questão é que a concepção de “censura” é apenas um rótulo que se usa dependendo dos interesses, da situação e dos envolvidos. Falar mal da igreja… é legal, todo mundo gruta e aplaude. Vemos isso em músicas, filmes e séries (reparou como nenhum cristão presta ou é retratado como uma boa pessoa em filmes ou séries?); mas tenho certeza que se fizer (por exemplo) uma música falando mal de praticantes de candomblé… aí já não é tão legal assim, né?
@@ewertonsaavedra9393 Falácia da generalização pouca é bobagem. Criticar uma instituição (ICAR) e ou uma religião (cristianismo) em função do longo e tenebroso histórico de opressão e agressão cometido pelos cristãos é muito diferente de praticar preconceito de raça ou cor.
Curioso isto; quando você está frente da frente com criminosos você só lembra de duas coisas para tirar você e sua família do perigo; da polícia e de Deus. Em um mesmo disco os Titãs criticaram os dois. Anos 80, éramos adolescentes imaturos.
música fantástica e acredito que se aplica a todas igrejas alias ao cristianismo, e é fantástica por colocar o rock nacional numa saia justa, numa situação contraditória como uma adolescente que se diz destemido mas tem medo de dormir num quarto escuro.
O rock nasceu na Igreja, e isso não é minha opinião. É um fato histórico! Rock de esquerda, rock de direita... tudo isso é uma bobagem! Rock é música, música é arte, e arte é expressão de sentimentos, sem essa de "rock é contra tal coisa"! Quem disse? Existe um decreto/legislação a qual o rock tenha que se curvar e obedecer como arte?
A musica so expressa a opiniao do Nando em relaçao a igreja "Eu nao gosto" ele nao fala de "queimar as igrejas, ou bater em quem é religioso" Letra incrivel
A letra da música "igreja", é uma particularidade do Nando, é problema dele, se alguém se sente ofendido, que não escuta e não recomenda. Nas penitenciárias, estão cheios de pessoas que iam nas igrejas, que creiam em milagres, que gosta de Cristo. Isso faz dessas pessoas, melhores do que Nando Reis?
O final foi foda! kkkkk ``O Nando se casando na igreja´´ kkkkkkk
Pouco irônico. kkkk Talvez, para satisfazer a vontade da mulher, pois casamento na igreja, de grinalda e véu, é algo que as mulheres costumam gostar.
Meu caro: o amor faz coisas, que ate mesmo o mal duvida. Um homem apaixonado se predispoe a qq sacrificio .... acontece ate com os maiores ogros quebradores de pedra. rsrsrsr
TODOS, eu disse TODOS que se levantaram contra a Igreja, TOMBARAM, caíram, se deram mal. Só sei disso. Boa Noite!! 🥱
3:31, este foi o filme que inspirou o verso "ela queria ver o filme do Godard" de Eduardo e Mônica. O filme chegou a ser exibido em sessões "piratas".
E se eu te disser q eu nunca tinha feito a ligação? Caraca haha Renato Russo gênio
Mas o filme é de 1986 e essa música Renato Russo fez bem antes, acho que do tempo do aborto Elétrico.
@@aislanleite1 A letra é logo após o Aborto Elétrico mesmo, ela chegou a ser gravada em 1982. Os Paralamas do Sucesso que fazem uma menção direta ao filme e a censura do Sarney, dizendo:
"O governo apresenta suas armas
Discurso reticente, novidade inconsistente
E a liberdade cai por terra
Aos pés de um filme de Godard"
Godard é homenageado em muitas outras músicas brasileiras como em "Cinema Novo" (Gilberto Gil), "Sam" (Skank), "Carecas da Jamaica" (Engenheiros do Havaí), "Cinema" (Cachorro Grande) e com certeza tem mais por aí rsrs
Nossa não sabia 😂😂. 30 anos depois que vim a saber quem é Godah
Só roma gosta da igreja católica
Nando Reis é um boca aberta.
O final do vídeo, o casamento na igreja, na minha visão fez o Nando parecer hipócrita, mas ele também diz no canal que mudou de visão quanto ao que pensa sobre religiões. Pouca coisa, ótimo vídeo Júlio e ótima música do Nando!
Parece hipócrita realmente rsrs Não sei se ele acha interessante, ou se foi por conta da esposa, o fato é que ele é ateu até hoje.
Eu acho super normal isso, quando a pessoa é ateu mesmo ela pode não gostar da instituição, mas ela não tem aquele apelo psicológico de não se permitir estar em algum lugar pq está ofendendo um ser divino (como um evangélico em um culto de umbanda por exemplo). Então para mim, a cerimônia de casamento católica é muito bonita, mesmo sendo ateu não ia me opor em nada em casar lá, e não é hipocrisia nenhuma, porque para um ateu aquilo é simplesmente uma cerimônia...
@@fabioeduardo3844 É exatamente isso, o cara casou na igreja pelo glamour e pelo status social de seriedade que a cerimônia traz, não casou pelo o que realmente significa o matrimônio. Tenho um amigo ateu que casou na igreja por essa razão que vc citou. Entretanto o Nando Reis não é ateu, ele é Hari Krishna.
"Parecer" hipócrita?! Bondade sua, esse cara é a hipocrisia ambulante.
@@helainemarques5572o cara é tosco de tão hipócrita!
Também acho que tem um certo lado "rebelde sem causa" nessa música. Mas existe um outro lado muito bom, catártico até. E vendo certos comentários aqui, percebo que a música ainda tem sua serventia.
Eu sempre penso nessa música quando dizem que o Nando Reis era o membro mais "calmo" e "inofensivo" dos Titãs. Muita gente chamava ele de elemento estranho dentro da estética pesada do conjunto pelo trabalho mais MPB que ele viria a fazer depois, mas o cara escreveu a letra mais subversiva e anarquista (que vai contra o princípio religioso, que move a grande parte da população brasileira e mundial) de toda a história da banda. Irônico isso
Ele também fez "Isso pra mim é Perfume "... a música mais escatológica de uma banda mainstream ever.
@@ivanicorreabarcellos Perseguição religiosa fazem os religiosos.
Ele só estava se reservando a liberdade de dar sua opinião- liberdade: conceito tão presado pelos brasileiros.
Ual q descolado uou
@@canalquenaovingou E pensar que hoje em dia, além de hipócrita, o Nando Reis é a favor da censura. E eu queria ver uma música do Nando falando mal das regiões africanas ou muçulmanas. Duvido ele fazer, até mesmo na época que ele compôs "Igreja".
@@joaaocaampos de fato. Desafio esses caras falarem grosso com um Preto Véio... vão ouvir cada coisa...
O melhor disco de rock nacional da época na minha opinião. Justamente pela extrema ousadia das letras o vocal revoltado, riffs nervosos estilo quase punk. Eu estava começando a me tornar um adolescente rebelde e pra mim era tudo. Mas claro, sempre admirei a música igreja pela forma inusitada de ser cantada e a coragem da letra em bater numa instituição tão forte. Mas como eu também tinha sido batizado na igreja católica, tive meus questionamentos. A música não me fez deixar de ter fé. Mas eu perdi a fé nos Titãs quando eles pararam de produzir coisas assim.
Rsrsrsrs aí aí que
Um dos canais mais necessários do RUclips. O Júlio é tão espetacular quanto os temas e personagens envolvidos nos seus vídeos.
👏🏻👏🏻👏🏻
Júlio, olá! A inclusão da foto do lugar onde o casamento do Nando Reis com a Vânia aconteceu foi ótima rssss! Forte abraço!
"Je vous salue Marie" é "Ave, Maria". A oração católica
Muito massa este vídeo, ótima pesquisa!
Excelente música !!
Música excelente.
Algumas pessoas amadurecem os pensamentos e realmente mudam "quem somos nós pra julgar? quem nunca pecou q atire a primeira pedra"
Só a maturidade para trazer respeito em algo sagrado, salve pro Nando de hoje. Assim como o Nando do passado, eu adorava a música.
Valeu pelo vídeo, sou fã do canal e dos titãs em especial.
Sagrado é meu anus
Eu vi esse especial dos Titãs com o Barão em 88. Eram bons tempos.
Na época adquiri o vinil do “Cabeça Dinossauro” . Simplesmente ignorei essa “música” “Igreja”. Nunca a escutei . Logo no início eu a interrompia e passava para a próxima música no vinil . Não gostei também do trecho “Cada um por si e Deus contra todos” contida na música “Homem Primata” . Sou fiel a Deus e considero o respeito às religiões e a fé algo fundamental na existência humana . Essa “música” Igreja é tão insignificante que , mesmo tendo curtido muito os Titãs desde os anos 80 , eu nem lembrava que ela um dia existiu .
Vídeo incrível. Nada como o tempo para nos fazer amadurecermos.
Mas o Nando diz que a crítica era válida e não diz que se arrepende de ter escrito ela, mas não escreveria hoje. A parte que ele diz sobre desdenhar da crença faz sentido. Mas meio que tirar sarro da Igreja, eu ainda acho uma coisa válida, por tudo que ela representa e representou. A fé alheia é preciso ser respeitada, a instituição, nem tanto.
@@RamonBrederSalarini Ok, mas fico com a parte do “não escreveria hoje, foi tolo”. Concordo com ele! :)
Amadurecer é uma coisa, virar um bundão é outra.
@@RamonBrederSalarinientão não devo respeitar as instituições apenas porque não gosto delas? Foda-se o que você pensa sobre uma instituição você não precisa falar sobre isso, não precisa desrespeitar a fé alheia, claramente ele fez essa música por pura birra, não tem crítica bem colocada a composição é pífia, em análise técnica de longe a pior música do álbum e se formos olhar do ponto de vista moral nem se fala...
@@miguelstreet Pra uma banda de influência Punk é exatamente isso, desrespeitar as instituições que tem domínio sobre a maioria. Não vi como desrespeito a fé, inclusive, na própria música, apesar de uma mensagem direta e não muito profunda, ele diz em TODAS as linhas que é uma opinião dele "EU não gosto...". Então é como se ele estivesse dizendo que não tem fé nas coisas da Igreja Católica, especificamente. E que mal tem isso? Não acho falta de respeito, seria estranho alguém não poder se expressar. A igreja fala todo dia sobre as coisas que acredita, não vejo problema alguém falar sobre o que acredita ou não. Não tem nenhuma mensagem mandando tacar fogo na Igreja e matar padres. Inclusive esse "ódio" que ele teve da Igreja neste momento era totalmente compreensível, já que uma grande parte dela estava afirmando um poder opressivo do Estado contra a sua população. Não acho que todas as músicas do mundo tenham que ter um embasamento moral, muito pelo contrário, na minha opinião a arte fica melhor "desconsiderando a moral". Você diz que não importa o que a pessoa pensa sobre uma instituição, que ela não precisa expor isso, eu acredito que a pessoa não precisa expor, mas se ela se sentir na vontade de expor, ela deve fazer isso. Afinal, quando se ouve um padre falar mal de espiritismo, não é justamente isso que ele está fazendo? E sobre análise técnica, não acho a música ruim não e acho o riff lindo pra cacete. A crueza punk que ela tem com as mensagens diretas casaram bem pra caramba com o disco. E mesmo que vc ache que a técnica é ruim, tem centenas de clássicos que não são bons tecnicamente e tem milhares de músicas com técnicas difíceis pra cacete e bem executadas e não emocionam quase ninguém.
Essa música é fenomenal!!!
Amo o Nando reis...uma das minhas músicas preferidas dos Titãs ❤
Sim Júlio, o título em português ficou este mesmo; Eu Vos Saúdo Maria; com Juliette Binoche em um de seus primeiros filmes da carreira, lançado em 85.
Esse era o vídeo que eu estava aguardando. Obrigado, Júlio.
A música mais maravilhosa dos Titãs! Obrigada, Nando Reis!
só se for pros ateus por que , para quem é católico, é tremendamente ofensivo. E ainda mais ofensivo à Deus.
Um uma revoltadinha com a igreja, Isso é coisa de jovem ,tu não deve nem ter mais idade pra isso para de ser ridícula 😂
@@osimpossiveis7370 ninguém sai incólume dessa vida. os cristãos primitivos morriam por Cristo e você se ofende com uma música???
@@osimpossiveis7370 "... para quem é católico, é tremendamente ofensivo"
Entendo vc, mas discordo em parte. Não vejo como uma frase pragmática pode ser ofensiva. Assim como vc pode ser católico, qualquer um tem o direito de afirmar que não tem religião, não reza, não diz amém, não crê na graça de deus, não entra na igreja, não gosta da igreja, nem monta presépio. Qual o problema disso?? Onde está a ofensa aos católicos?? A pessoa está falando sobre si! Ela não está dizendo que a igreja tem que ser destruída, nem que a religião tem que acabar.
O que eu vejo como algo que poderia soar preconceituoso é dizer que não gosta de padre/madre/frei/bispo, porque aí ele está falando de pessoas e generalizando. Seria o mesmo que dizer que não gosta de policial, taxista, professor, etc... Porém, pergunto de novo: onde está a ofensa aos católicos em especial? Em momento nenhum ele fala dos fiéis. É uma letra sobre a relação DELE com a igreja / religião.
Sobre ofender a deus, acho que deus tem que ser muito medíocre pra se ofender com uma letra de música!! Mas, caso tenha ficado, deixa que ele resolverá direto com o Nando, né?! Afinal, se uma pessoa pode cantar aqueles hinos insuportáveis, louvando ao senhor, por que alguém não pode simplesmente fazer o contrário??
@@GabrielOliveira-bl5en Todos sairemos mortos dessa vida!
Fala Júlio!
Bem, eu gosto dessa música desde que eu era criança (o disco é todo bom, vamos combinar, né?), mas eu não gostava de canta-la alto, pois ficava apavorado com o fato de ser pecado ouvir essa música.
Hoje eu vejo que fé e religião não são as mesmas coisas, e que é válido uma pessoa acreditar na não existência de Deus. Enquanto for algo da individualidade de cada um, sem extrapolar limites, tá ok.
E quanto às instituições religiosas, bem... também são passíveis de críticas. Enfim...
Essa é uma das ótimas canções dos Titãs.
Sem sombra de dúvida. 👏👏
Segundo o próprio Nando Reis, a música igreja foi escrita no improviso, pq ele precisava entregar a letra, ele disse que igreja foi feita pra causar mesmo! Essa era a cara do Titãs na época…
Gosto muito dessa música. Canto essa música. Mas sim, acredito em Deus e tenho enormes críticas às igrejas. Tá tudo certo. E é sensacional a visão atual do Nando sobre a música, assim como a visão da música sobre as instituições religiosas.
O tempo realmente resolve muita coisa, amadurece pessoas e tal...(mesmo não existindo, segundo físicos rsrs) que bom o Nando ter apresentado esse sinal de maturidade, Show de bola, tanto quanto esse canal, valeu mesmo Júlio Etore, abraço!!
A física não bate o martelo sobre o tempo não rsrsrsrs A ideia mais aceita ainda é que o tempo surgiu no big bang
@@RamonBrederSalarini a teoria de um católico!!!
A introdução da música igreja é uma porrada muito prazerosa pra quem curte pauleira!
Que canal incrível! Simplesmente maratonando os vídeos kkk
O problema não está em não gostar de igreja, o problema e ofender quem tem fé. Tb não vou em nenhuma igreja, mas não acho certo fazer chacota de quem tem a fé.
Cara parabéns pelo trabalho, adoro seus vídeos, muito bem explicados
Achei bem legal o posicionamento atual dele sobre a música
Valeu!
Valeu!!
Amo essa música
Sensacional seu vídeo, tudo que é pela verdade tem a minha simpatia!!! Parabéns!!!!
Perfeito só Deus, somos todos pecadores.
Acho que a crítica às instituições é um papel fundamental da arte como um todo. Traz questionamentos. Mas claro que tem como se fazer de forma respeitosa à fé alheia.
Essa música traz a visão de um jovem e tem total sentido mesmo hoje ele tendo mudado seu pensamento.
Eu, particularmente, fui criado como católico mas hoje essa direção não me convence mais. Sigo entendendo que a parte espiritual é muito particular. E exatamente por isso que temos que criticar, porque crença e igreja são coisas diferentes e tem muito pilantra que se aproveita da fé alheia pra se dar bem.
Parabéns pelo vídeo
Titãs foi a Banda que me fez gostar de Rock, tocava o vinil Cabeça Dinossauro direto, muitos sons que reunimos a galera, esse álbum era o favorito, mas confesso que Igreja eu achava a letra muito pesada, normalmente eu dava um toque na agulha e pulava, mas isto é de cada um, respeito outras opiniões!
Também tenho esse disco de vinil na hora dessa música eu tirava (pulava ela). Não me sentia bem.
O bom é que o homem evolui.
Seu trabalho é fantástico
cabeça dinossauro é o disco que me libertou! tinha 11 anos e já contestava essa parada de religião. Me tornei ateu graças a essa música, e ainda continuo. Menos revoltoso que na adolescência assim como o nando.
Precisamos de mais musicas assim, esses evanjegues neopentex são um porre!
Fez a música na juventude querendo chamar a atenção e aparecer como a maioria dos jovens dessa idade querem .
Não escreveu o que pensava mas sim tentando sempre transgredir através da letra . Parabéns deu certo ! Exelente música para a média de Q.I da época .
Esses artistas tentando dar explicações sobre o passado são muito engraçados e acabam ficando mais infantil ainda que na época da música .
Falou o cara que acredita em cobra falante
🎉Na música "Selvagem" do álbum homônimo dos Paralamas do Sucesso Herbert Vianna fala dessa polêmica criada pelo filme de Godard.
DEUS age misteriosamente.
O desfecho é sensacional
Para mim, nada disso importa!
Todos eles são geniais, maravilhosos!
Todos são talentosos!
Adoro todos eles!!
😘😍
Eu gosto dessa musica.
'Igreja' é pesada!! Mais ouvindo vc falando hoje sobre os envolvidos e suas posturas, nem sei o que dizer!
Super clássico ❤
Fui super fã dos Titãos na minha adolescência nos anos 80, e ia em todos os shows deles aqui em Santo André. O Arnaldo já ganhava minha admiração pessoal pela sua autenticidade, que lhe fazia sair do palco ao começar essa música. Hoje sou um cristão convicto, e sobre o posicionamento do Nando, eu diria: você compôs "eu não gosto da igreja, eu não entro na igreja..." mas no seu casamento, um dos momentos mais importantes da nossa vida, você foi se consagrar justo na igreja. Contradição total hein meu amigo!!
2023 cristão convicto,aff
Verdade.
@@bru8510 qual o problema?
2023 esses músicos se pronunciando a favor da censura 😢
Opinião dele que não tem base nenhuma é fraca e vazia no final, primeiro que igreja não é uma invenção meramente humana, Deus é um elefante ele é uma formiguinha.
gosto muito das músicas dos titãs. sou fã e não vejo nada dee mais
a rebeldia pueril era "tanta", que o único local criticado para práticas religiosas foi igreja;
já que era pra repudiar religiões em geral, determinados outros locais de cultos religiosos também deveriam ser citados nesta "revolucionária e corajosa obra literária"...
porém, desde aqueles tempos que "as formigas sabem exatamente quais folhas podem cortar".
Ótimo vídeo, Ettore! Esperamos ver mais Nando por aqui, ❤
Eu adoro essa música!
Ela é uma das melhores!
Complicado... Na minha concepção, eu prefiro só acreditar que opiniões e as "batalhas" de cada um são problemas da própria pessoa. Escutei poucas músicas do Nando Reis, nunca me interessou e, como eu já havia dito, se ele ainda tem essa ideia de ser contra a Igreja ou mudou ao longo dos anos, isso é problema dele, principalmente num tempo onde cada um pode exercer sua fé, religião ou seu "ceticismo"... Forte abraço Júlio!
Abraços!
Esse música é louca 😮
Um dos melhores riffs do Marcelo Fromer.
Também acho 🤘🏽🎸
É muito difícil ter fé hoje em dia, onde vemos o mal prevalecer
Religião é a raiz de todo mal
Primeira vez que ouvi essa música foi em 97 quando eu tinha MTV na tv a cabo, e passou o show deles no olimpia 93. Foi um choque ouvir, mas como gostava de rock e titãs, curti muito.
Julio, sugiro fazer uma historia da música 'Tudo igual' do Lulu Santos. Nunca fui fã mas acho que teve inspiração no assassinato da Daniela Perez... Abs
Podia ter comentando sobre uma entrevista do Nando Reis na Play Boy de 2011, sobre um desejo antigo de ser Padre, gostar de Padre e de como eles falam etc.
Se procurarmos perfeição nas Instituições, igrejas, óbvio que não encontraremos em nenhuma, são necessárias,para mim Jesus Cristo é a única certeza, eu curto o Titãs e o Rock.
Sou de 70 e desde os 09 anos já era ateu . Quando ouvia essa música, simplesmente delirava de satisfação !
Nando estava no direito em expressar o seu descontentamento com a Igreja, assim como os outros estavam no direito de discordar dele. Mas é aquela velha história que já virou clichê: Política, esporte e religião não se discute... embora eu ache que dependendo da situação deve se discutir sim! Só que sempre dá a maior treta! 🤭😅
Valeu, Naiene!
Não vou pegar pesado como a letra da musica chamando o cara de hipócrita por se casar numa igreja católica tempos depois, vou apenas dizer que destoa e muito de um cara que escreveu que "...eu não gosto da igreja, eu não ENTRO na igreja, não tenho religião". Ótimo vídeo!
A primeira vez que ouvi ´´igreja´´, fiquei perplexo. Ela me pegou pela melodia, pela agressividade, pela negação à religião, a Deus... Essa música ao lado de ´´Polícia´´, ´´Porrada´´, ´´A face do destruidor´´ e ´´Estado violência´´ pintavam pra mim uma banda marginal, perigosa e... maldita! E, nos meus 17 anos de idade, adorei! Nada de ficar numa ´´sonífera ilha´´, nem reclamar que a crush era ´´insensível´´! Agora era PORRADA! E ainda tinha Arnaldo, com aquele corte de cabelo, camisa atacada no pescoço e mangas compridas... me lembrava um louco numa camisa de força! TITÃS ROCK DA HOUZZ!!! Agora, sobre ´´Igreja´´.... lembro que esculacharam a banda desde aquela época por causa de ´´Polícia´´ e ´´Igreja´´. Diziam: ´´Ah, mas criticar as instituições já tá muito batido. As Mercenárias já fizeram isso com ´´Polícia´´ e ´´Santa igreja!´´ PORRA, MEU! As Mercenárias atacam MESMO essas duas instituições! Criticam a fé e falam do abuso de poder de policiais! ´´Polícia dos Titãs é aberta. Ela diz o que os policiais fazem numa abordagem. Faz parte do trabalho dos fardados! Assim como o autoritarismo deles. Mas não criticam isso frontalmente! O tempero dessa música é o vocal raivoso! Já ´´Igreja´´ é a opinião de uma pessoa! É sua relação pessoal entre ele, a igreja e a fé em Deus! Não é uma crítica à instituição! Humberto viu infantilidade nisso? Que merda de opinião ele deu... Basta ouvir as duas músicas que citei dos Titãs pra sacar que são músicas poderosas que causaram alvoroço e que arrepiou a quem não leu nas entrelinhas! Nando, essa música foi a maior pedrada do Cabeça Dinossauro!
Vamos explicar: A Censura existia ainda, oficialmente, pois a Nova Constituição ainda não tinha sido promulgada - o que só aconteceria em 1988. Mas antes disso o governo Sarney - e seu ministro da justiça, Fernando Lyra - já tinham feito um carnaval anunciando que "não haveria mais censura no Brasil". Poucas semanas depois o próprio Lyra participaria da censura ao filme.
Quanto ao Roberto Carlos... esse não perde a oportunidade de dar um vacilo
De Ritchie a Goudart o RC tá sempre aprontando.
Minha música preferida
Bom!
Era expressão dele ainda mais na juventude, as pessoas mudam ou pioram com o tempo, já vi muito. inclusive quem era ótimo em 80, rock muito bom e fez sucesso, mas hj uma negação coml gente e pensamentos, tornando gente insuportável, todo mundo muda com o tempo e as duas formas, pode melhorar ou piorar.
Se é de 80 na juventude, ele se antecipou bastante, é a realidade, quanto q tem de igrejas corruptas q servem pra nada, mais manipula e afasta as pessoas q abrem a visão. Nem toda igreja é confiável e faz seu papel, querem papel próprio e manipular segundo seus interesses.
Honestamente, essa música representa na integralidade o que eu penso sobre esse tema...
Nada
Esse disco é o melhor de todos!
Nunca.
O Nando Reis de hoje grava até músicas religiosas do Roberto Carlos.
Acho q esta música é só um desabafo daquele momento, e muito valiosa. Eu, ao contrário do Nando, tô mais puto com a Igreja hoje... ou talvez com os "fiéis"...
Eu doido para saber a história desta música e advinha quem me me salvou? Você, um dos melhores canais sobre a história dos músicos e músicas, já amo seu canal, a galera precisa te conhecer em peso pois tu consegue explicar muito bem qualquer assunto, Titãs é top, virando fã e entendendo o trabalho deles.
Impressionante como o rock Brasil dos anos 1980 foi feito quase que exclusivamente por "boyzinhos" de classe média, foi assim com os de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, eram todos pequenos burgueses.
diferente da cena metal de MG.
Mas não tinha como ser diferente, pois esses "boyzinhos", como você mesmo diz, eram filhos de funcionários públicos do alto escalão, viajavam pro exterior, tinham acesso à discos de bandas gringas e tinham condições de comprar instrumentos musicais (algo que sempre foi caro no Brasil).
@@renatodeoliveira9544
Sim, o problema que no meu caso quando me dei conta disso, meio que perdi um pouco da admiração que eu tinha pelas bandas de década de oitenta, eu percebi que eles não eram tão "geniais" assim, na verdade eles somente tinham em mãos informações privilegiadas, do que era sucesso na Europa e América do Norte então simplesmente copiaram. É claro que eles tiveram seus méritos, mas nunca mais ouvi as músicas da mesma maneira.
Qual o problema ? Situação financeira faz você desmerecer o trabalho e a criatividade de alguém ?
Você esqueceu de uma coisa a maioria deles eram comunistas
E' sempre assim, quando o homem amadurece e encontra o amor de verdade, a igreja se torna essencial pois todo mundo sabe que a mulher de Deus esta' la'. Vai ele procurar uma doida na rua. Vai se lascar. Parabens Nando, voce nao e' mais um menino bobo. Salve o amor. Caetano que se lasque.🤣🤣❤💓
Esse disco cabeça Dinossauro é simplesmente histórico e sensacional! Todas músicas muito top, com críticas pertinentes às instituições e válidas até os dias de hoje. Vejam daí tem diante os milhares de escândalos em que igrejas e religiões estiveram envolvidas ao longo da história da humanidade e ainda estão. Lógico, não generalizando! E não deixando de ver o lado bom é positivo das igrejas e religiões. Mas é uma música que leva a questionamentos e reflexões assim como Polícia e Estado Violência, do mesmo álbum.
Videos bons. Interessantes
Show
A censura ao filme de Godard é mencionada também pelos Paralamas em "Selvagem".
Genial!
Fato curioso, o especial com o Caetano foi feito no almoço de natal na rede Globo 😂😂😂
Quando o filme Je Vous Salue Marie foi censurado pelo Sarney, aí sim fiz questão de vê-lo. A atriz que interpretou a Maria era uma gata. Kkkk
Quanto à canção Igreja, sempre a ouvi na boa. Era a opinião do Nando e ponto final. Ele teve seus motivos para expressar este sentimento.
Ah sim… aí eu vou fazer uma música dizendo que eu não gosto de preto. Ou de índio. Ou de gays. É a minha opinião e ponto final. Não é??? Ah… agora a coisa muda de figura, né? Dois pesos, duas medidas. Não suporto hipocrisia.
Ewerton, o que se põe em questão é o fato do RC se a favor da censura. Se você puder fazer música sobre relacionamento gay, ou sobre indígenas, ou sobre raças, faça.
Amiguinho… o que se põe em questão é que a concepção de “censura” é apenas um rótulo que se usa dependendo dos interesses, da situação e dos envolvidos. Falar mal da igreja… é legal, todo mundo gruta e aplaude. Vemos isso em músicas, filmes e séries (reparou como nenhum cristão presta ou é retratado como uma boa pessoa em filmes ou séries?); mas tenho certeza que se fizer (por exemplo) uma música falando mal de praticantes de candomblé… aí já não é tão legal assim, né?
@@ewertonsaavedra9393
Falácia da generalização pouca é bobagem.
Criticar uma instituição (ICAR) e ou uma religião (cristianismo) em função do longo e tenebroso histórico de opressão e agressão cometido pelos cristãos é muito diferente de praticar preconceito de raça ou cor.
A igreja e Santa todas elas . Neste disco de vinil na época eu fiquei está cação . E sou fiz com minha descisao
Curioso isto; quando você está frente da frente com criminosos você só lembra de duas coisas para tirar você e sua família do perigo; da polícia e de Deus. Em um mesmo disco os Titãs criticaram os dois. Anos 80, éramos adolescentes imaturos.
Muito legal mas cadê o podcast parou?
Olá amigo
O podcast está sendo postado aqui no youtube.
Quando todos os episódios estiverem aqui, vou retomar a produção.
Abraços!
É sempre mais fácil culpar os outros pelos próprios problemas, o Nando é prova disso.
Nando sendo o avesso do avesso do avesso do avesso
música fantástica e acredito que se aplica a todas igrejas alias ao cristianismo, e é fantástica por colocar o rock nacional numa saia justa, numa situação contraditória como uma adolescente que se diz destemido mas tem medo de dormir num quarto escuro.
Essa é a melhor música dos Titãs. É a essência do rock. Rock é contra a religião, contra o sistema etc.
O rock nasceu na Igreja, e isso não é minha opinião. É um fato histórico! Rock de esquerda, rock de direita... tudo isso é uma bobagem! Rock é música, música é arte, e arte é expressão de sentimentos, sem essa de "rock é contra tal coisa"! Quem disse? Existe um decreto/legislação a qual o rock tenha que se curvar e obedecer como arte?
Elvis Presley, Chuck Berry, Johnny Cash, George Harrison eram profundamente religiosos.
eu sempre gostei da música e letra mesmo porque minha mãe me obrigava ir na missa e queria que eu fosse padre 😅
Ela é uma música para os anos 80. FIM!
Essa música é muito boa e sinceramente só de cutucar o mala do Roberto Carlos já tá valendo
Ele é um mala mesmo sempre me pergunto por quê o intitulam de rei😊
E gravou um disco com musicas do "mala" pra sair do mofo em que estava
@@jpmerces porque como letrista é bom mas cantando uma lástima.
E quem o chama de mala não é o Nando somos nós 🤣🤣🤣
A musica so expressa a opiniao do Nando em relaçao a igreja "Eu nao gosto" ele nao fala de "queimar as igrejas, ou bater em quem é religioso"
Letra incrivel
Exato!!
Sim agora imagina gravar uma música eu não gosto de gays eu nao gosto da suas práticas
@@jorgepaulo2884 Mas os gays não são uma Instituição, são pessoas. Não é comparável.
Essa música é simplesmente linda, define tudo que eu penso sobre as hipocrisias e ideias doentias do cristianismo principalmente.
Quando toca essa música nas minhas playlist da vida, sempre canto plenos pulmões. Nada é sagrado.
Falou e disse, chega de crendice!
Show
@@guitardosongs Não entendi , não pode acreditar em Deus é isso ?
Por que vc é um bobão que Deus ainda ama
Kkkk eita, Julio, povo gosta duma treta! Acreditem em que ou quem quiserem
A letra da música "igreja", é uma particularidade do Nando, é problema dele, se alguém se sente ofendido, que não escuta e não recomenda. Nas penitenciárias, estão cheios de pessoas que iam nas igrejas, que creiam em milagres, que gosta de Cristo. Isso faz dessas pessoas, melhores do que Nando Reis?