Não dá pra comparar número de funcionários. Era outra época, praticamente tudo era feito manualmente. O mecânico não tinha computadores, não existiam sistemas informatizados, tudo era baseado na mão de obra. Quanto a aviação, em si, as empresas tinham que lidar com a total falta de infraestrutura, cenário político-econômico totalmente diferente, enfim. Nem a VARIG e a TAM resistiriam hoje em dia, nem as empresas atuais se manteriam no mercado dos anos 30 até o anos 90. Cada qual com seu tempo e com a sua contribuição.
A Varig era maravilhosa para o passageiro. Voar era um evento. Hoje em dia, viajar de ônibus leito-cama é o evento. E, no futuro, viajar de avião não vai mais ser possível por conta das turbulências atmosféricas.
Boa noite amigo Andrè Minatowicz que saudade da varig vasp transbrasil Eli fernandes da silva de Recife-pe eu era no tempo da varig vasp transbrasil outras ✈ 🛬 🛫 de volta ao tempo da Aviaçao Brasileira 🕰🏆♥
Olá! Cheguei a voar no 727 da VARIG, com almoço e jantar, à escolher: carne ou peixe, acompanhado por vinho, talher de metal, taça de vidro.... Hoje nem água bebo (rsrsrsrsrsrs), quero um voo com custo adequado e chegar logo.
Me lembro muito bem da loja da Varig aqui em Madri, em pleno centro. Era um ponto de encontro com café gratis e outras coisas. Hoje nem Iberia tem loja fisica.
@@fabiomacedo1681 Sabia que fui eu que fiz a primeira espaçonave do mundo a decolar? Sabia que eu também fiz o cálculo aerodinâmico que faz os aviões e helicópteros saírem do chão? Eu era muito inteligente. A patente tem nome e sobrenome: BÁBARA ROMANOV. 1910 Eu era muito inteligente. A NASA já quis me contratar várias vezes, mas eu não quis. Estava muito ocupada rsrs 😅
Vasp, Varig e Transbrasil, independente do que aconteceu, fizeram sua história e trouxeram muita experiência para a aviação nacional! Pena não existirem por má gestão, tributação e do “foda-se” que o governo deu a elas !
Eu acho que o cmdte Rolim era inteligente o suficiente para se adequar à nova realidade. Se fosse vivo com certeza teria o mesmo sucesso. Agora convenhamos, querer comparar o wue fazia no passado com o que se faz hoje não é justo. São épocas é realidades completamente diferentes.
@@lucasjuliano5813 Sim... Mas processos jurídicos são variáveis, que pode levarem as Cia. em falências. Agora foram muitos aeroportos fechados. Tem juntas de advocacia só no aguardo.
Se isto fosse verdade, não existia transporte aéreo no Canadá, na Alemanha, na Austrália, na França, na Noruega, na Suécia, na Finlândia e na Dinamarca. A Dinamarca aliás tem a carga tributária de 50% do PIB enquanto a carga tributária no Brasil é de 32% do PIB e países como a França e Alemanha tem carga tributária acima de 40%.
Jerome nessa afirmação aí ignora que o Rolim era um verdadeiro camaleão, podendo se adaptar a diferentes situações que o mercado faz a empresa enfrentar e colocava o lucro acima de qualquer coisa, inclusive acima da própria segurança, como era dito nos mandamentos da Tam. Então se o Rolim percebesse a tendência do mercado de baratear os custos era óbvio que o mesmo iria fazer isso com maestria. Jerome é um gestor que dá pro gasto. É medíocre. E é ridículo vê-lo menosprezar a GENIALIDADE de Rolim Amaro
eeeeeé bixo tava escrevendo sobre a feijoada e vc comentou!!! tenho foto da feijoada, comi da tam, voo cgh-bsb… e videozin propaganda da sabrina sato desse rango
Independente da intervenção do governo, DAC e outros, voar nos tempos da Varig, Vasp e Transbrasil era bom demais . Fazia um carnê pra pagar em 10 x mas ia embora . Mas concordo com você.
O Brasileiro procura com lupa o menor preço da passagem aérea utilizando até sites duvidosos e na hora de utilizar o serviço reclama por não ter uma suíte igual a da Emirates, não faz sentido algum. P.s.: no tempo da VARIG era justificável ter tantas agencias, pois não havia E-commerce, hoje é loucura.
Enuqanto existiu, a Varig tinha o monopólio das passagens internacionais emitidas por órgãos públicos do Brasil qualquer que fosse o nível (federal, estadual ou municipal).
Vc pretende assumir a folha de pagamento dos policiais, dos médicos, dos bombeiros, dos professores e pagar os custos de operação das escolas e unidades de saúde?
Comparar a Latam com a finada TAM é algo totalmente sem sentido, visto que ela era uma cia aérea posicionada para um serviço premium, hoje a Latam é igual a todas, coisa que nunca aconteceu na época do Rolim.
Mas é lógico que não. O ônibus é infinitamente ma8s confortável. A vantagem do aéreo é justamente o tempo de viagem. De SP para Fortaleza são 3h10min no aéreo. De ônibus são 3 dias...
Aviação hoje na minha opinião está muito pior que na década de 70/80/90 Antes na malha internacional tínhamos duas tarifas básicas Primeira Classe (F) e econômica, década de 80 foi criada a Executiva (C) criada a tarifa ponto a ponto para Europa com 50% desconto com estadia mínima e máxima, já existiam as tarifas YE para América do Sul e as Pexs dos EUA para Brasil. No domésticos todas as empresas operavam com a mesma tarifa independente de horário, mês, posteriormente foi criado o VEN (voos Econômicos Noturnos) com 50% de desconto afim de aproveitar aeronaves ociosas durante madrugada. Com Exceção da VEN os reembolsos eram 100% , Remarcacoes permitida Bagagem sem cobrança até 20 Kgs No show pagava se uma multa de 20% Crianças até 2 anos (INF) incompleto 10% da tarifa Crianças até 12 anos incompleto (50%) Serviço de bordo em un trecho RIO-REC era superior ao serviço de um trecho hoje RIO-NYC Existia lista de espera As empresas muitas vezes faziam o"firming" pra saber se o passageiro Iria realmente voar. Década de 90 veio a milhagem na Varig o Smiles verdadeiros onde existia uma tabela fixa exceto ma alta estação. Hoje Cito como exemplo o Latam pass da chilena , que cobra um absurdo, muda as regras a todo o momento Aí né questiono o que mudou para melhor para o passageiro , NADA para as empresas não sei dizer só vivem choramingando e prestando um péssimo serviço.
São outros tempos, eu apenas quero viajar de um ponto a outro em trechos nacionais, simples! Se eu quero uma comida, vou a um bom restaurante, simples!
A Latam não conseguiu nem herdar nem manter a cultura da Tam. Perdi as contas, quantas vezes fui recebido no primeiro vôo Congonhas/ Curitiba pelo Comt. Rolim, distribuindo seu cartão e seu famoso tapete vermelho, sempre solicito e bem humorado, recebendo seus clientes. Várias vezes, dei preferência a chegar mais tarde no meu destino, mas voar pela Tam. Tinha até cartão Visa/Tam de tanto que voava semanalmente na empresa. Nota: Adorava os vôos no Foker 100.
Esquecer "tam" se esquece fácil, agora esquecer VARIG,VASP não há comparação da elegância, organizacao e a confiança que passavam . Obvio que o padrao hoje é basico. Mas não há glamour, elegancia .etc...
Jantei com prato de porcelana e talheres de inox na TAM em um voo doméstico de uma hora de duração, nos últimos anos do século passado. Era a realidade da época. Tanto aqui quanto nos USA e na Europa a aviação mudou. Não há como se fazer isso hoje. Tanto nos USA como na Europa o mercado é muito maior e a renda média dos consumidores é maior. A Japan Airlines consegue ganhar dinheiro no Japão operando voos domésticos com o 747. Por que Latan, Azul e Gol não fazem o mesmo aqui? Por que a demanda é muito menor.
"ain pq época boa era da VARIG" Realidade da "época boa da Varig": Aviação pequena em relação a atual e restrita a poucos pois era algo praticamente inalcançável para a maioria das pessoas. Pobre mesmo só andava de ônibus e olhe lá.
Quando precisou de financiamento, oxigênio para sobreviver o BNDS do PT negou... deu preferência a ""financiar "" infraestrutura em Cuba, Venezuela e elefantes brancos em países da África... A negativa foi porque a VARIG não fez o "" L "" na campanha do PT. Faça mesmo um vídeo/documentário sobre o fim da VARIG... e pesquise sobre a visita do Delubio e sua comitiva à Diretoria da Varig, quando a empresa não aderiu à caixinha do PT... na saída jogaram uma nota de 10 reais na mesa... para ajudar a Varig.. Pior... estamos novamente nas mãos desse partido corrupto que quase quebrou a PETROBRÁS... quem não se lembra do petrolão... mensalão... etc... o propósito era quebrar a VARIG que pertencia aos seus funcionários através da FRB e criar a AVIBRÁS para criar cargos para os cumpanheiros, que iriam deitar e rolar 🤑🤑🤑 como fizeram na PETROBRAS e CORREIOS... Parabéns pelo seu video👏👏
Comcordo com sua análise. Realidades e tempos diferentes nao se devem ser comparados a titulo de querer um tempo passado jo presente. Por outro lado, nao me agrada a maneira com wue vc se refere a esse tempo passado. Àquelas, e esse aquelas é craseado, devemos muito respeito pois fizeram parte de uma história qye deve ser sim valorizada e tida como exemplo ao tempo presente.
"Ain mas na época da Varig que era bom" Mas se esquecem que na época que a Varig existia o preço das passagens era regulado pelo governo e extremamente mais caro do que hoje, o povo quer voar de primeira classe pagando pouco, a conta não fecha. Se hoje a aviação está mais acessível do que antes agradeça principalmente a Gol.
Olha , não acho nada😮q barato no preço das passagens hoje em dia com um serviço mais ou menos . E pra piorar pior com uma tal Agência que não faz nada em prol do passageiro . Sinto muita falta da varig que foi de fato a única empresa aérea de verdade nesse país .
Excelente vídeo, bem objetivo e apresentando análise fundamentada em fatos. Gostaria apenas de acrescentar um ponto, para um dado apresentado não ficar totalmente com uma visão negativa. Embora realmente a Varig tivesse um jeito de estatal e por muitos anos tenha se beneficiado do monopólio dos voos internacionais (considerando empresas brasileiras), devemos lembrar que a altíssima taxa de funcionários por avião que você apresentou também era causada por questões inerentes à época, o que também acontecia com outras empresas, tanto brasileiras como do exterior. Por exemplo, se pegarmos abril/1990 como referência, como mostrado no vídeo, por não existir venda de passagens online, era necessário que as empresas tivessem diversas lojas, não apenas em aeroportos mas (e principalmente) nos centros das grandes cidades. Era a única forma de conseguir comprar passagens. E cada loja, óbvio, demanda uma quantidade alta de funcionários, ainda mais que o ambiente da loja refletia o luxo de atendimento das cias aéreas. Além disso, por diversos motivos, como ainda não existir internet disponível, baixa automação dos processos e ausência de empresas terceirizadas especializadas, várias atividades necessitavam de equipes próprias e dedicadas para (tomando apenas alguns exemplos, não exaustivos): meteorologia, catering, serviços aeroportuários (como o motorista do tratorzinho que faz o pushback do avião ou o pessoal que coloca/retira as bagagens), etc. E é claro, a tripulação de cada voo era bem maior que atualmente, a começar pela necessidade de engenheiro de voo em modelos mais antigos (como o DC-10 e os primeiros 747) até o número maior de comissários pelo luxo oferecido. Enfim, novos tempos. Como o Jerome bem pontuou, seria impossível a TAM ou qualquer outra companhia sobreviver atualmente com aqueles processos antigos, caros e pouco efetivos. Além disso, nem todo mundo tem um governo ultra rico para bancar suas operações caras, como a Emirates tem.
Lembro no ano 2000, uma passagem Fortaleza-Brasília custava entre 200 e 400 reais. Antes mesmo da Gol, havia outras empresas menores de baixo custo (voos charters que poderiam ser cancelados no dia anterior à viagem) como a BRA e outras cujo nome não lembro entre 1998 e 2001. A própria VASP já vinha praticando preços mais baixos. Talvez nas décadas de 1970 e 1980 viajar de avião era para ricos. Na decada de 1990, começou a se popularizar. Hoje em dia também não está tão barato. Lembro que se falava muito ha 10, 15 anos passagens São Paulo- Rio Branco, - Boa vista passagens a 4 mil reais, mais caras do que para o exterior. A gol por volta de 2002 chegou a vender passagem a 1 real por trecho (desde que o cliente comprasse ida e volta)
@@citizenBR100 Custava entre 200 e 400 reais, ou seja: de 2 a 4 salários mínimos. É incomparável a diferença de preço com o que é praticado hoje, que ainda é muito caro, mas muito mais viável do que era até meados dos anos 2000.
sou fanboy apenas ds fotos antigas que tenho! kkkkkkkkk! tirei algumas no salgado filho quando era piá, 727 - 200 e 737 - 200! um 707 também e deu! ja foram! descansem em paz!
Eu não SUPORTO a LATAM pelo motivo dela ser uma das companhias que mais extraviam mala do mundo, chega a ser ridículo, a TAM e LAN cometiam esses erros mas a LATAM é absurdo
BOM dia no dia que o Brasil criar vergonha na cara e resolver melhorar a sua economia e parar de roubar menos talvez não tenha melhores preços de passagem aéreas para todo o mundo mas enquanto a isso vai se lascando não é mesmo.
Penso igual a você. Por isso gosto muito do seu canal
Latam faz o que uma empresa aérea tem que fazer. Transportar com segurança do ponto A ao ponto B, e se manter viva. O resto é perfumaria...
Não dá pra comparar número de funcionários. Era outra época, praticamente tudo era feito manualmente. O mecânico não tinha computadores, não existiam sistemas informatizados, tudo era baseado na mão de obra. Quanto a aviação, em si, as empresas tinham que lidar com a total falta de infraestrutura, cenário político-econômico totalmente diferente, enfim. Nem a VARIG e a TAM resistiriam hoje em dia, nem as empresas atuais se manteriam no mercado dos anos 30 até o anos 90. Cada qual com seu tempo e com a sua contribuição.
A Varig era maravilhosa para o passageiro. Voar era um evento. Hoje em dia, viajar de ônibus leito-cama é o evento. E, no futuro, viajar de avião não vai mais ser possível por conta das turbulências atmosféricas.
Bom dia na Varig na finaleira ainda peguei voo Poa galeão tinha refeição com talheres metal muito bom atendimento
Boa noite amigo Andrè Minatowicz que saudade da varig vasp transbrasil Eli fernandes da silva de Recife-pe eu era no tempo da varig vasp transbrasil outras ✈ 🛬 🛫 de volta ao tempo da Aviaçao Brasileira 🕰🏆♥
Olá! Cheguei a voar no 727 da VARIG, com almoço e jantar, à escolher: carne ou peixe, acompanhado por vinho, talher de metal, taça de vidro....
Hoje nem água bebo (rsrsrsrsrsrs), quero um voo com custo adequado e chegar logo.
Novos tempos..... perfeito seu comentário meu amigo!!
Me lembro muito bem da loja da Varig aqui em Madri, em pleno centro. Era um ponto de encontro com café gratis e outras coisas. Hoje nem Iberia tem loja fisica.
Tenho saudade do Condor Syndikat. Era muito bom voar com eles
Foi fundo no baú kkkkkkk
Quando a Condor Syndikat voou no Brasil em meados dos anos 20, nem os seus avós eram nascidos hahaha
@@olgaustinova9039 engano seu. Eu troquei as fraldas de Santos Dumont. Ensinei Manfred von Richthoffen a andar.
@@fabiomacedo1681 Sabia que fui eu que fiz a primeira espaçonave do mundo a decolar? Sabia que eu também fiz o cálculo aerodinâmico que faz os aviões e helicópteros saírem do chão? Eu era muito inteligente. A patente tem nome e sobrenome: BÁBARA ROMANOV. 1910
Eu era muito inteligente. A NASA já quis me contratar várias vezes, mas eu não quis. Estava muito ocupada rsrs 😅
Cirurgicamente explicado. 👏
A REALIDADE DA AVIAÇÃO ERA ESSA MESMO. CARA, RICA E SEM PREJUÍZO PARA VOAR. TEM QUE SER PRA QUEM PODE E NÃO PRA QUEM QUER.
Vasp, Varig e Transbrasil, independente do que aconteceu, fizeram sua história e trouxeram muita experiência para a aviação nacional! Pena não existirem por má gestão, tributação e do “foda-se” que o governo deu a elas !
Eu acho que o cmdte Rolim era inteligente o suficiente para se adequar à nova realidade. Se fosse vivo com certeza teria o mesmo sucesso. Agora convenhamos, querer comparar o wue fazia no passado com o que se faz hoje não é justo. São épocas é realidades completamente diferentes.
A carga tributária é o que dificulta um maior crescimento do setor aéreo brasileiro.
Máfia dos processos jurídico.
@@paulopms1 E imposto mesmo, não adianta passar o pano
@@paulopms1E impostos mesmo, não adianta passar o pano.
@@lucasjuliano5813 Sim... Mas processos jurídicos são variáveis, que pode levarem as Cia. em falências. Agora foram muitos aeroportos fechados. Tem juntas de advocacia só no aguardo.
Se isto fosse verdade, não existia transporte aéreo no Canadá, na Alemanha, na Austrália, na França, na Noruega, na Suécia, na Finlândia e na Dinamarca. A Dinamarca aliás tem a carga tributária de 50% do PIB enquanto a carga tributária no Brasil é de 32% do PIB e países como a França e Alemanha tem carga tributária acima de 40%.
Jerome nessa afirmação aí ignora que o Rolim era um verdadeiro camaleão, podendo se adaptar a diferentes situações que o mercado faz a empresa enfrentar e colocava o lucro acima de qualquer coisa, inclusive acima da própria segurança, como era dito nos mandamentos da Tam. Então se o Rolim percebesse a tendência do mercado de baratear os custos era óbvio que o mesmo iria fazer isso com maestria. Jerome é um gestor que dá pro gasto. É medíocre. E é ridículo vê-lo menosprezar a GENIALIDADE de Rolim Amaro
Quem vendeu a tam na epoca foi os filhos do rolim ? So essa dúvida
eeeeeé bixo tava escrevendo sobre a feijoada e vc comentou!!! tenho foto da feijoada, comi da tam, voo cgh-bsb… e videozin propaganda da sabrina sato desse rango
Independente da intervenção do governo, DAC e outros, voar nos tempos da Varig, Vasp e Transbrasil era bom demais . Fazia um carnê pra pagar em 10 x mas ia embora . Mas concordo com você.
Tive o prazer de ver o Rolim durante um voo na ponte area! Piano e cafe da manha!
O Brasileiro procura com lupa o menor preço da passagem aérea utilizando até sites duvidosos e na hora de utilizar o serviço reclama por não ter uma suíte igual a da Emirates, não faz sentido algum.
P.s.: no tempo da VARIG era justificável ter tantas agencias, pois não havia E-commerce, hoje é loucura.
A latam faz voo com o widebody entre GRU-Manaus e GRU-FOR. Já fui na executiva em ambos os trechos. Mas executiva só o assento o que já é bom demais.
Enuqanto existiu, a Varig tinha o monopólio das passagens internacionais emitidas por órgãos públicos do Brasil qualquer que fosse o nível (federal, estadual ou municipal).
Grava o áudio separado no audacity, que trabalho André, agora vou dar like em todos os vídeos pra fortalecer o trampo 😂😂
😅😅😅 Foda né, passar o áudio no notebook e o vídeo no celular, gravação raiz
Tinha que tirar imposto de tudo. Principalmente na classe econômica.
Vc pretende assumir a folha de pagamento dos policiais, dos médicos, dos bombeiros, dos professores e pagar os custos de operação das escolas e unidades de saúde?
Comparar a Latam com a finada TAM é algo totalmente sem sentido, visto que ela era uma cia aérea posicionada para um serviço premium, hoje a Latam é igual a todas, coisa que nunca aconteceu na época do Rolim.
Exato, essa era a ideia do vídeo
Voar em companhia aérea nos dias de hoje, é o mesmo que viajar de ônibus.
Mas é lógico que não. O ônibus é infinitamente ma8s confortável. A vantagem do aéreo é justamente o tempo de viagem. De SP para Fortaleza são 3h10min no aéreo. De ônibus são 3 dias...
Ónibus é melhor.
@@rodrigoesf 3 dias de SP×Fortaleza😅😅😅
A Varig era ótima! Voei bastante.
Aviação hoje na minha opinião está muito pior que na década de 70/80/90
Antes na malha internacional tínhamos duas tarifas básicas Primeira Classe (F) e econômica, década de 80 foi criada a Executiva (C) criada a tarifa ponto a ponto para Europa com 50% desconto com estadia mínima e máxima, já existiam as tarifas YE para América do Sul e as Pexs dos EUA para Brasil.
No domésticos todas as empresas operavam com a mesma tarifa independente de horário, mês, posteriormente foi criado o VEN (voos Econômicos Noturnos) com 50% de desconto afim de aproveitar aeronaves ociosas durante madrugada.
Com Exceção da VEN os reembolsos eram 100% ,
Remarcacoes permitida
Bagagem sem cobrança até 20 Kgs
No show pagava se uma multa de 20%
Crianças até 2 anos (INF) incompleto 10% da tarifa
Crianças até 12 anos incompleto (50%)
Serviço de bordo em un trecho RIO-REC era superior ao serviço de um trecho hoje RIO-NYC
Existia lista de espera
As empresas muitas vezes faziam o"firming" pra saber se o passageiro Iria realmente voar.
Década de 90 veio a milhagem na Varig o Smiles verdadeiros onde existia uma tabela fixa exceto ma alta estação.
Hoje Cito como exemplo o Latam pass da chilena , que cobra um absurdo, muda as regras a todo o momento
Aí né questiono o que mudou para melhor para o passageiro , NADA para as empresas não sei dizer só vivem choramingando e prestando um péssimo serviço.
Há 2 dias voei para Londres com a Latam… o 777 decolou de SP com 3 banheiros (dos 6) quebrados…
Esse vídeo deveria ser emoldurado. As pessoas ficam chorando por amenidades nos vôos mas não querem pagar o que era pago antigamente.
É exatamente isso, tem classe executiva pra isso, só em voos internacionais
Exatamente. Mas o pessoal quer pagar 100 reais numa ponte aérea e comer caviar.
São outros tempos, eu apenas quero viajar de um ponto a outro em trechos nacionais, simples! Se eu quero uma comida, vou a um bom restaurante, simples!
Antes da Varig tinha a Panair e a Real aerovias
Salve Magrão Aeronaves
A Latam não conseguiu nem herdar nem manter a cultura da Tam. Perdi as contas, quantas vezes fui recebido no primeiro vôo Congonhas/ Curitiba pelo Comt. Rolim, distribuindo seu cartão e seu famoso tapete vermelho, sempre solicito e bem humorado, recebendo seus clientes. Várias vezes, dei preferência a chegar mais tarde no meu destino, mas voar pela Tam. Tinha até cartão Visa/Tam de tanto que voava semanalmente na empresa. Nota: Adorava os vôos no Foker 100.
Kd. A TRANSBASIL ?
Esquecer "tam" se esquece fácil, agora esquecer VARIG,VASP não há comparação da elegância, organizacao e a confiança que passavam .
Obvio que o padrao hoje é basico. Mas não há glamour, elegancia .etc...
Jantei com prato de porcelana e talheres de inox na TAM em um voo doméstico de uma hora de duração, nos últimos anos do século passado. Era a realidade da época. Tanto aqui quanto nos USA e na Europa a aviação mudou. Não há como se fazer isso hoje.
Tanto nos USA como na Europa o mercado é muito maior e a renda média dos consumidores é maior. A Japan Airlines consegue ganhar dinheiro no Japão operando voos domésticos com o 747. Por que Latan, Azul e Gol não fazem o mesmo aqui? Por que a demanda é muito menor.
"ain pq época boa era da VARIG"
Realidade da "época boa da Varig":
Aviação pequena em relação a atual e restrita a poucos pois era algo praticamente inalcançável para a maioria das pessoas. Pobre mesmo só andava de ônibus e olhe lá.
Ah... Eu acho que tinha que voltar a cruzeiro e Transbrasil
Varig não ajudou o pt.
Foi bem isso... Depois O Lula fechou.
Quando precisou de financiamento, oxigênio para sobreviver o BNDS do PT negou... deu preferência a ""financiar "" infraestrutura em Cuba, Venezuela e elefantes brancos em países da África...
A negativa foi porque a VARIG não fez o "" L "" na campanha do PT.
Faça mesmo um vídeo/documentário sobre o fim da VARIG... e pesquise sobre a visita do Delubio e sua comitiva à Diretoria da Varig, quando a empresa não aderiu à caixinha do PT... na saída jogaram uma nota de 10 reais na mesa... para ajudar a Varig..
Pior... estamos novamente nas mãos desse partido corrupto que quase quebrou a PETROBRÁS... quem não se lembra do petrolão... mensalão... etc... o propósito era quebrar a VARIG que pertencia aos seus funcionários através da FRB e criar a AVIBRÁS para criar cargos para os cumpanheiros, que iriam deitar e rolar 🤑🤑🤑 como fizeram na PETROBRAS e CORREIOS...
Parabéns pelo seu video👏👏
Comcordo com sua análise. Realidades e tempos diferentes nao se devem ser comparados a titulo de querer um tempo passado jo presente. Por outro lado, nao me agrada a maneira com wue vc se refere a esse tempo passado. Àquelas, e esse aquelas é craseado, devemos muito respeito pois fizeram parte de uma história qye deve ser sim valorizada e tida como exemplo ao tempo presente.
iPhone até onde sei era fabricado pela Foston...
"Ain mas na época da Varig que era bom"
Mas se esquecem que na época que a Varig existia o preço das passagens era regulado pelo governo e extremamente mais caro do que hoje, o povo quer voar de primeira classe pagando pouco, a conta não fecha. Se hoje a aviação está mais acessível do que antes agradeça principalmente a Gol.
Olha , não acho nada😮q barato no preço das passagens hoje em dia com um serviço mais ou menos . E pra piorar pior com uma tal
Agência que não faz nada em prol do passageiro . Sinto muita falta da varig que foi de fato a única empresa aérea de verdade nesse país .
Excelente vídeo, bem objetivo e apresentando análise fundamentada em fatos.
Gostaria apenas de acrescentar um ponto, para um dado apresentado não ficar totalmente com uma visão negativa. Embora realmente a Varig tivesse um jeito de estatal e por muitos anos tenha se beneficiado do monopólio dos voos internacionais (considerando empresas brasileiras), devemos lembrar que a altíssima taxa de funcionários por avião que você apresentou também era causada por questões inerentes à época, o que também acontecia com outras empresas, tanto brasileiras como do exterior.
Por exemplo, se pegarmos abril/1990 como referência, como mostrado no vídeo, por não existir venda de passagens online, era necessário que as empresas tivessem diversas lojas, não apenas em aeroportos mas (e principalmente) nos centros das grandes cidades. Era a única forma de conseguir comprar passagens. E cada loja, óbvio, demanda uma quantidade alta de funcionários, ainda mais que o ambiente da loja refletia o luxo de atendimento das cias aéreas.
Além disso, por diversos motivos, como ainda não existir internet disponível, baixa automação dos processos e ausência de empresas terceirizadas especializadas, várias atividades necessitavam de equipes próprias e dedicadas para (tomando apenas alguns exemplos, não exaustivos): meteorologia, catering, serviços aeroportuários (como o motorista do tratorzinho que faz o pushback do avião ou o pessoal que coloca/retira as bagagens), etc. E é claro, a tripulação de cada voo era bem maior que atualmente, a começar pela necessidade de engenheiro de voo em modelos mais antigos (como o DC-10 e os primeiros 747) até o número maior de comissários pelo luxo oferecido.
Enfim, novos tempos. Como o Jerome bem pontuou, seria impossível a TAM ou qualquer outra companhia sobreviver atualmente com aqueles processos antigos, caros e pouco efetivos. Além disso, nem todo mundo tem um governo ultra rico para bancar suas operações caras, como a Emirates tem.
Sem querer causar polêmica, e me corrijam se estou enganado
Mas no vídeo se diz que as passagens antigamente eram caras.
E hoje, também...
Aviões no passado eram para ricos, hoje quem ganha pouco consegue viajar sim, basta planejamento.
O que é ganhar pouco?
Lembro no ano 2000, uma passagem Fortaleza-Brasília custava entre 200 e 400 reais.
Antes mesmo da Gol, havia outras empresas menores de baixo custo (voos charters que poderiam ser cancelados no dia anterior à viagem) como a BRA e outras cujo nome não lembro entre 1998 e 2001.
A própria VASP já vinha praticando preços mais baixos.
Talvez nas décadas de 1970 e 1980 viajar de avião era para ricos.
Na decada de 1990, começou a se popularizar.
Hoje em dia também não está tão barato.
Lembro que se falava muito ha 10, 15 anos passagens São Paulo- Rio Branco, - Boa vista passagens a 4 mil reais, mais caras do que para o exterior.
A gol por volta de 2002 chegou a vender passagem a 1 real por trecho (desde que o cliente comprasse ida e volta)
@@citizenBR100 Custava entre 200 e 400 reais, ou seja: de 2 a 4 salários mínimos. É incomparável a diferença de preço com o que é praticado hoje, que ainda é muito caro, mas muito mais viável do que era até meados dos anos 2000.
sou fanboy apenas ds fotos antigas que tenho! kkkkkkkkk! tirei algumas no salgado filho quando era piá, 727 - 200 e 737 - 200! um 707 também e deu! ja foram! descansem em paz!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Ou seja, ficou uma M., mas as ancapetes de rosa gostam.
Eu não SUPORTO a LATAM pelo motivo dela ser uma das companhias que mais extraviam mala do mundo, chega a ser ridículo, a TAM e LAN cometiam esses erros mas a LATAM é absurdo
BOM dia no dia que o Brasil criar vergonha na cara e resolver melhorar a sua economia e parar de roubar menos talvez não tenha melhores preços de passagem aéreas para todo o mundo mas enquanto a isso vai se lascando não é mesmo.
Por que não LANTAM?
Pq eles aproveitaram o trocadilho de Latam, que significa uma abreviação para "Latin America", que significa América Latina em inglês
Dilma Rousseff
Varig era uma empresa lixo. Que bom que faliu.