A pergunta certa seria: Quem não está pagando a conta??? O partido do PL que tá desesperado dando desculpas por aí pra impedir que isso vire lei, ganhou 1 bilhão de "fundo eleitoral" só esse ano. De onde veio esse dinheiro???? Sim amigão, do patrao e do empregado. Então fica claro, que quem nao paga a conta, e estoura os cofres. São os Deputados, os mesmos que estão contra. Ter condições tem, só precisamos cortar de quem não faz nada.
Vai gerar um sacrifício tão grande que vai gerar muito desemprego, e do outro lado um sacrifício que vai que não vão poder arcar com as despesas da inflação, ou o empregado contrata mais pessoas que isso ele não vai fazer, ou ele coloca o valor dos custos no preço final das mercadorias.
É aceitável que uma mãe ou um pai tenha que trabalhar 6 dias por semana e em muitos casos ainda fazendo hora extra e passando horas no transporte coletivo? No dia de folga ou após chegarem em casa eles precisam fazer compras, faxinar a casa e muitas outras atividades comuns que todos precisam fazer. Como ficam os filhos e outros familiares que dependem deles?
O ponto principal é realmente ver que vai aumentar os custos de um posto de trabalho. Todo ganho de produtividade é normalmente absorvido pela empresa e talvez a ideia básica liberal falhe aí. Sinceramente não vejo como implantar essa PEC mas é necessária pq o ritmo de jornada de trabalho hoje tem impactos muito negativos na saúde, hoje comprovados por estudos. Mas temos de ir nessa direção.
Convidam uma economista do Livres para avaliar a PEC 4x3... A posição de largada seria essa mesmo (por ideologia). Mas além disso os argumentos são fracos... Já inicia com argumento equivocado das 36h semanais, pois parte da premissa vigente da jornada de trabalho de 8h. Porém , a proposta dá 36h como a carga horária semanal máxima (a diferença seria hora extra). Depois afirma não existir estudos sobre o tema (como se a proposta fosse uma grande novidade no mundo). Mas a Alemanha, Reino Unido e Espanha, por exemplo, já praticam escala 4x3 há tempos, e há um mundo de trabalhos empíricos decorrentes dessa experiência. Bem... Penso que o tema demanda debates, sim. Mas a entrevistada me soou, no geral, ou despreparada sobre o tema ou desonesta intelectualmente. Só espero, pela coerência jornalística, que o canal Meio entreviste um economista ou especialista de outro espectro analítico.
Longe de ser um ataque, tudo bem? Mas me incomodou profundamente a forma como a economista tocou o assunto. Me pareceu muito com a prepotência da elite acadêmica, que o Pedro comentou sobre a sensação que mobilizou o eleitorado americano que optou pelo Trump. Não seria o momento da releitura da comunicação progressista/liberal com a população?
Deve estar de brincadeira? Só pode! A pergunta nunca será, quem está pagando a conta agora? Estamos todos de acordo que esta escala é péssima? Que pessoas estão deixando de viver pra entregar suas vidas inteira para enriquecer os patrões por um salário de fome? Engraçados é que os entendidos e os que irão votar sobre tema não trabalham nesta escala!
@jaquelinecardoso3135 Bom, a PEC conseguiu as assinaturas necessárias, agora vamos ver. Mas mesmo assim, achei algo muito desproporcional a magnitude da proposta. É algo que afeta o mercado como um todo, e não houve um planejamento mínimo na criação do projeto. Sei que pareço muito desconfiado, e de fato deveria. Mas vamos ver, se for para o bem, que dê tudo certo. 🙌🏼
@ o mercado se adapta ;) economia tem que servir às pessoas, e uma jornada de trabalho de 44 hrs, 6x1 não reflete mais a realidade hoje, especialmente pra quem gasta horas no transporte público (como eu precisei a maior parte da minha vida). O importante é estarmos discutindo e ter em mente que a mobilização sobre o que é melhor pra os trabalhadores é o que importa, porque há muito lobby sobre os políticos para desconsiderar o nosso lado. Acho sua desconfiança justa e correta, tb compartilho dela…
Levaram uma pessoa que não fala coisa com coisa para debater um tema tão importante. Um liberal nunca vai conseguir tratar desse tema de forma isenta. Certamente, ela não trabalha na jornada 6x1. Não haverá redução de empregos, no máximo, haverá redução dos lucros dos empresários. Enquanto não se entender que o dono da empresa também precisa do trabalhador e não somente o contrário, vai ser possível equilibrar as negociações.
Amado, tem que ser muuuuuito inocente pra acreditar que a única coisa que essa medida vai gerar é a diminuição do lucro dos empresários, o que seria perfeito. Porém, é a mesma situação da taxação da Shein, da Meia-entrada no cinema, etc. O empresário nunca sai perdendo, ele sempre vai repassar a taxa ao consumidor, de uma forma ou de outra, sempre! Ou ele vai contratar menos pessoas sim, ou haverá um aumento no valor dos produtos (talvez até ambos)
Que vídeo confuso... não chega a lugar nenhum, parece uma crítica só pela crítica mesmo. Tem muita evidência dos prejuizos dos atuais modelos de trabalho, da carga de trabalho excessiva. Os prejuízos estão claríssimos, o trabalhador paga o preço todo dia, o burn out tá comendo solto... Qual será o preço de não fazer essa mudança?
sou patrão.. emprego 20 pessoas, e posso afirmar, quem vai pagar a conta são os próprios consumidores, afinal, se minha mão de obra vai ficar mais cara, terei que aumentar os preços dos serviços, se os funcionários usassem esse tempo pra investir neles, fizessem cursos, se aprimorassem, interagissem de fato mais com a familia, cuidar mais do corpo e mente, até concordaria, afinal.. nem só de trabalho vive o homem.. mas infelizmente serão mais dias pra bebedeira e curtição de boa parte, e tem mais, se hj com 1 dia de folga eles fazem extra por fora, pegam servicos, imagine 3 dias de folga, vão é trabalhar em outros lugares kkkkkkk então o intuito nao seria descansar o trabalhador né..
@@danipisettapois que "capitalize" então! Trabalho na indústria há anos, e apesar de ter um bom cargo percebo que a escala é uma droga. Trabalho 3 tardes e 3 madrugadas para folgar um dia. Não tenho direito a folgar um dia combinado nem a folgar em aniversários, aniversário de casamento, formatura de filhos etc. Olha que estou em uma grande multinacional fabricante de pneus. Se acha que isso é bom, então Deus te abençoe!
9 propostas já foram negadas. PL, MBL e uniao brasil se negam a fazer algo pelo povo. Incrivel que de um dia pra noite os caras corta da saude, de quem.mais precisam, e no dia seguinte aumentam seus salários pra.50 mil. Quem.é contra essa regulamentação parece que nunca trabalhou, e parece que apoia o governo consumindo todo os ganhos de quem realmente produz.
Na economia vc não pensa né, A economia já tá uma merda, imagina os impactos econômicos que vai rolar se isso entrar em vigor, o Brasil quebra, tbm sou CLT, trabalho na escala 6x1, e sei q o brasileiro vai se ferrar mais do q já está se ferrando se acontecer
@@Guilhermedodls cara se você gosta de ser capacho explorado parabéns, as lutas por melhores condições de trabalho só avançaram pq existem pessoas menos covardes e mediocres que você.
@@Guilhermedodls a produtividade do país irá decair,se o povo trabalhando em escala 6x1 o país está assim horrível,imagina numa escala 4x3,se trabalhar menos,faz menos e consequentemente recebe menos! O país tem que ter é mão de obra pra crescer e deixar de ser país subdesenvolvido,a economia do país (dinheiro dos cofres) irá diminuir,na solução disso o governo irá implantar novos impostos para tapar esses furos e advinha quem vai pagar? O trabalhar,acorda pra vida,eles quer sempre manter o trabalhador escravo do governo,suga o trabalhador e também o empresário,só quem não perde é essa safadeza de governantes no Brasil,que tira do rico e dos pobres pra sempre se manter na soberania roubando e desviando dinheiro público !
Ah, vai ter custos? Blz. Vamos achar uma solução que não recaia no trabalhador e no micro-empresario. Tá na hora de os super ricos abrir mão um pouquinho do cascalho e essa riqueza ser distribuída.
Temos um Congresso que recusou cobrar impostos (1%, salvo engano) de super ricos (patrimônio acima de 10 milhões). Então, é um debate necessário (fim da escala 6x1), porém não está no timing certo. Se for aprovado o fim da escala, tal como está, acredito que será bom pelo lado humano, mas sem um pensamento de ajuda para o micro e pequeno empresário, teremos mais revés. O informal vai crescer mais, teremos inflação artificial e uma aceleração a automação dos que puderam e aumento da massa de desempregados. Novamente, é munha visão, não verdade absoluta, apenas para enriquecermos a conversa e aprendermos juntos. 🙏
Kkkkkk eu fui empresario no Brasil .....hj moro no paraguai graças a Deus vou empregar paraguaios ?.... Boa sorte com mais desemprego depois dessa pec gente kkkkkkkkkkk.....vcs realmente vao trabalhar menos mesmo .....vao ficar desempregados kkkkk 😂
Colunista fraca. Zero soluções e zero conhecimento sobre o assunto. Que tem que discutir o assunto todo mundo já sabe. A pretensão neste momento é exatamente essa, já que sequer assinaturas suficientes se tem.
Entendam uma coisa, a classe empresarial nunca NUNCA sai perdendo. Tem 3 consequências possíveis dessa pec 1- Demissão em massa 2- Aumento de preços nos produtos 3- quem ganha acima de salário mínimo pode ter o salário reduzido (menos tempo de trabalho = menos pagamento).
As pessoas são bem ignorantes mesmo! Eu apoio uma escala 5x2, cara se for colocar isso e não diminuir o salário me fala? Os hospitais, farmácias, mercados, shopping entre outros! Aí a INFLAÇÃO VAI PRO ESPAÇO OS PREÇOS VÃO EXPLODIR E TODOS VOCÊS VÃO TOMAR NAQUELE LUGAR! Vocês não querem trabalhar fica em casa vivendo de bolsa família! Mano o empresário terá que contratar mais e pagar mais impostos e muitos pequenos empreendedores vão fechar!
A pergunta certa seria: Quem não está pagando a conta???
O partido do PL que tá desesperado dando desculpas por aí pra impedir que isso vire lei, ganhou 1 bilhão de "fundo eleitoral" só esse ano.
De onde veio esse dinheiro???? Sim amigão, do patrao e do empregado.
Então fica claro, que quem nao paga a conta, e estoura os cofres. São os Deputados, os mesmos que estão contra. Ter condições tem, só precisamos cortar de quem não faz nada.
Petistas mau caráter ao extremo
Quem tem condições de se sacrificar?
O empregado ou o patrão?
Vai gerar um sacrifício tão grande que vai gerar muito desemprego, e do outro lado um sacrifício que vai que não vão poder arcar com as despesas da inflação, ou o empregado contrata mais pessoas que isso ele não vai fazer, ou ele coloca o valor dos custos no preço final das mercadorias.
@@mossadisrael-ms essa é a narrativa que vcs querem sustentar pra manter o povo escravo. Nenhum dos países que aboliu a escala 6x1 ferrou a economia
Primeiro vídeo honesto a respeito... parabéns
É aceitável que uma mãe ou um pai tenha que trabalhar 6 dias por semana e em muitos casos ainda fazendo hora extra e passando horas no transporte coletivo? No dia de folga ou após chegarem em casa eles precisam fazer compras, faxinar a casa e muitas outras atividades comuns que todos precisam fazer. Como ficam os filhos e outros familiares que dependem deles?
O ponto principal é realmente ver que vai aumentar os custos de um posto de trabalho. Todo ganho de produtividade é normalmente absorvido pela empresa e talvez a ideia básica liberal falhe aí. Sinceramente não vejo como implantar essa PEC mas é necessária pq o ritmo de jornada de trabalho hoje tem impactos muito negativos na saúde, hoje comprovados por estudos. Mas temos de ir nessa direção.
Convidam uma economista do Livres para avaliar a PEC 4x3... A posição de largada seria essa mesmo (por ideologia). Mas além disso os argumentos são fracos...
Já inicia com argumento equivocado das 36h semanais, pois parte da premissa vigente da jornada de trabalho de 8h. Porém , a proposta dá 36h como a carga horária semanal máxima (a diferença seria hora extra).
Depois afirma não existir estudos sobre o tema (como se a proposta fosse uma grande novidade no mundo). Mas a Alemanha, Reino Unido e Espanha, por exemplo, já praticam escala 4x3 há tempos, e há um mundo de trabalhos empíricos decorrentes dessa experiência.
Bem... Penso que o tema demanda debates, sim. Mas a entrevistada me soou, no geral, ou despreparada sobre o tema ou desonesta intelectualmente.
Só espero, pela coerência jornalística, que o canal Meio entreviste um economista ou especialista de outro espectro analítico.
Liberalismo sempre defendendo o empresário oprimido kk
Longe de ser um ataque, tudo bem? Mas me incomodou profundamente a forma como a economista tocou o assunto. Me pareceu muito com a prepotência da elite acadêmica, que o Pedro comentou sobre a sensação que mobilizou o eleitorado americano que optou pelo Trump. Não seria o momento da releitura da comunicação progressista/liberal com a população?
Deve estar de brincadeira? Só pode! A pergunta nunca será, quem está pagando a conta agora? Estamos todos de acordo que esta escala é péssima? Que pessoas estão deixando de viver pra entregar suas vidas inteira para enriquecer os patrões por um salário de fome? Engraçados é que os entendidos e os que irão votar sobre tema não trabalham nesta escala!
E outra coisa. Ficam criticando a divisão de 36h em quarto dias como se 44h pudessem ser dividas em 6 dias. Ah, vá!
Por mim trabalho seria de 5 dias na semana por 8 hrs por dia
Como trabalhador, eu gostaria muito dessa redução. Porém, precisamos de garantias, de um debate mais esclarecedor sobre o assunto.
Isso só acontece se o projeto da PEC avançar pra discussão. Invariavelmente, tem que ser assinado pra chegar nesse ponto.
@jaquelinecardoso3135 Bom, a PEC conseguiu as assinaturas necessárias, agora vamos ver. Mas mesmo assim, achei algo muito desproporcional a magnitude da proposta. É algo que afeta o mercado como um todo, e não houve um planejamento mínimo na criação do projeto. Sei que pareço muito desconfiado, e de fato deveria. Mas vamos ver, se for para o bem, que dê tudo certo. 🙌🏼
@ o mercado se adapta ;) economia tem que servir às pessoas, e uma jornada de trabalho de 44 hrs, 6x1 não reflete mais a realidade hoje, especialmente pra quem gasta horas no transporte público (como eu precisei a maior parte da minha vida). O importante é estarmos discutindo e ter em mente que a mobilização sobre o que é melhor pra os trabalhadores é o que importa, porque há muito lobby sobre os políticos para desconsiderar o nosso lado. Acho sua desconfiança justa e correta, tb compartilho dela…
O título certo seria, Quem ta deixando de pagar a conta qdo se contrata 6x1..
Escala 5x2 é totalmente viável, já a 4x3 não só é totalmente inviável como não vai passar nunca.
A ideia é fazer a proposta ser mudada pelo congresso é comum que políticas estiquem a corda 🪢 na proposta inicial para que pare em um ponto em comum.
jogam no extremo para que, na negociação, ela saia como queriam originalmente.
Gostei do esclarecimento. Parabéns.
Levaram uma pessoa que não fala coisa com coisa para debater um tema tão importante.
Um liberal nunca vai conseguir tratar desse tema de forma isenta.
Certamente, ela não trabalha na jornada 6x1.
Não haverá redução de empregos, no máximo, haverá redução dos lucros dos empresários.
Enquanto não se entender que o dono da empresa também precisa do trabalhador e não somente o contrário, vai ser possível equilibrar as negociações.
vc ta vivendo em Nárnia
Amado, tem que ser muuuuuito inocente pra acreditar que a única coisa que essa medida vai gerar é a diminuição do lucro dos empresários, o que seria perfeito. Porém, é a mesma situação da taxação da Shein, da Meia-entrada no cinema, etc. O empresário nunca sai perdendo, ele sempre vai repassar a taxa ao consumidor, de uma forma ou de outra, sempre!
Ou ele vai contratar menos pessoas sim, ou haverá um aumento no valor dos produtos (talvez até ambos)
Que vídeo confuso... não chega a lugar nenhum, parece uma crítica só pela crítica mesmo. Tem muita evidência dos prejuizos dos atuais modelos de trabalho, da carga de trabalho excessiva. Os prejuízos estão claríssimos, o trabalhador paga o preço todo dia, o burn out tá comendo solto... Qual será o preço de não fazer essa mudança?
Aonde nessa pec fala que é proibido a redução de salário ???
Na pec que eu li só tinha que diminuía o tempo, o salário não falava nada
sou patrão.. emprego 20 pessoas, e posso afirmar, quem vai pagar a conta são os próprios consumidores, afinal, se minha mão de obra vai ficar mais cara, terei que aumentar os preços dos serviços, se os funcionários usassem esse tempo pra investir neles, fizessem cursos, se aprimorassem, interagissem de fato mais com a familia, cuidar mais do corpo e mente, até concordaria, afinal.. nem só de trabalho vive o homem.. mas infelizmente serão mais dias pra bebedeira e curtição de boa parte, e tem mais, se hj com 1 dia de folga eles fazem extra por fora, pegam servicos, imagine 3 dias de folga, vão é trabalhar em outros lugares kkkkkkk então o intuito nao seria descansar o trabalhador né..
muito bom o debate
Pelo que eu entendi a PEC nao tem nada a ver entao com a jornada 6x1. Parece que estao pegando carona no assunto para empurrar a PEC.
Lógico que não se trata de 6x1, essa PEC de 4x3 tramita há anos e agora o PSOL viu que pode capitalizar em cima disso.
@@danipisettapois que "capitalize" então! Trabalho na indústria há anos, e apesar de ter um bom cargo percebo que a escala é uma droga. Trabalho 3 tardes e 3 madrugadas para folgar um dia. Não tenho direito a folgar um dia combinado nem a folgar em aniversários, aniversário de casamento, formatura de filhos etc. Olha que estou em uma grande multinacional fabricante de pneus. Se acha que isso é bom, então Deus te abençoe!
9 propostas já foram negadas. PL, MBL e uniao brasil se negam a fazer algo pelo povo. Incrivel que de um dia pra noite os caras corta da saude, de quem.mais precisam, e no dia seguinte aumentam seus salários pra.50 mil. Quem.é contra essa regulamentação parece que nunca trabalhou, e parece que apoia o governo consumindo todo os ganhos de quem realmente produz.
Então a galera que frequenta o X se confundiu ao interpretar um texto? Que surpresa 😂
Tomara que mude mesmo, isso seria uma qualidade de vida que a maioria dos Brasileiros não tem ,descansar apenas um dia e desumano.
Na economia vc não pensa né, A economia já tá uma merda, imagina os impactos econômicos que vai rolar se isso entrar em vigor, o Brasil quebra, tbm sou CLT, trabalho na escala 6x1, e sei q o brasileiro vai se ferrar mais do q já está se ferrando se acontecer
@@Guilhermedodls cara se você gosta de ser capacho explorado parabéns, as lutas por melhores condições de trabalho só avançaram pq existem pessoas menos covardes e mediocres que você.
@@EvertonmagicoEconomicamente falando: Quais impactos econômicos vc acha q se essa lei entrar em vigor ocorrerão?
@@Guilhermedodls a produtividade do país irá decair,se o povo trabalhando em escala 6x1 o país está assim horrível,imagina numa escala 4x3,se trabalhar menos,faz menos e consequentemente recebe menos! O país tem que ter é mão de obra pra crescer e deixar de ser país subdesenvolvido,a economia do país (dinheiro dos cofres) irá diminuir,na solução disso o governo irá implantar novos impostos para tapar esses furos e advinha quem vai pagar? O trabalhar,acorda pra vida,eles quer sempre manter o trabalhador escravo do governo,suga o trabalhador e também o empresário,só quem não perde é essa safadeza de governantes no Brasil,que tira do rico e dos pobres pra sempre se manter na soberania roubando e desviando dinheiro público !
Saudaçoes aos novos desempregados kkkkkkkk
Xandao da 48 horas para Trump explicar nomeação de Musk
Ah, vai ter custos? Blz. Vamos achar uma solução que não recaia no trabalhador e no micro-empresario. Tá na hora de os super ricos abrir mão um pouquinho do cascalho e essa riqueza ser distribuída.
Temos um Congresso que recusou cobrar impostos (1%, salvo engano) de super ricos (patrimônio acima de 10 milhões). Então, é um debate necessário (fim da escala 6x1), porém não está no timing certo. Se for aprovado o fim da escala, tal como está, acredito que será bom pelo lado humano, mas sem um pensamento de ajuda para o micro e pequeno empresário, teremos mais revés. O informal vai crescer mais, teremos inflação artificial e uma aceleração a automação dos que puderam e aumento da massa de desempregados. Novamente, é munha visão, não verdade absoluta, apenas para enriquecermos a conversa e aprendermos juntos. 🙏
Kkkkkkkkkkkkkk eles vao emb0ra do pais se eles forem cobrados. ...... Eles sao ricos nao burros
Esperar o que do canal meio?
Essa mina tá pensando no dela kkk vai quebrar as empresas? Propõe menos impostos, os 2 lados ganham
Kkkkkk eu fui empresario no Brasil .....hj moro no paraguai graças a Deus vou empregar paraguaios ?.... Boa sorte com mais desemprego depois dessa pec gente kkkkkkkkkkk.....vcs realmente vao trabalhar menos mesmo .....vao ficar desempregados kkkkk 😂
Colunista fraca. Zero soluções e zero conhecimento sobre o assunto. Que tem que discutir o assunto todo mundo já sabe. A pretensão neste momento é exatamente essa, já que sequer assinaturas suficientes se tem.
Entendam uma coisa, a classe empresarial nunca NUNCA sai perdendo.
Tem 3 consequências possíveis dessa pec
1- Demissão em massa
2- Aumento de preços nos produtos
3- quem ganha acima de salário mínimo pode ter o salário reduzido (menos tempo de trabalho = menos pagamento).
9x5= 45 isso em si já é mais horas do que a atual CLT ou seja é totalmente possível fazer as pessoas terem duas folgas com 44 horas.
Mas além da mudança da escala, querem diminuir as horas trabalhadas por semana... Isso vai impactar a todos, e não somente quem está na escala 6x1
4x3 ñ acho certo.5x2 tá bom pros 2 lado
As pessoas são bem ignorantes mesmo! Eu apoio uma escala 5x2, cara se for colocar isso e não diminuir o salário me fala? Os hospitais, farmácias, mercados, shopping entre outros! Aí a INFLAÇÃO VAI PRO ESPAÇO OS PREÇOS VÃO EXPLODIR E TODOS VOCÊS VÃO TOMAR NAQUELE LUGAR! Vocês não querem trabalhar fica em casa vivendo de bolsa família! Mano o empresário terá que contratar mais e pagar mais impostos e muitos pequenos empreendedores vão fechar!
Só "groselha"!
A inflação atingindo a meta, o governo batendo recorde de gastos e vocês discutindo cortina de fumaça.
Meio lixo!