os japoneses sabem muito como contar uma historia, nunca joguei nenhum jogo da atlus e to completamente apaixonado pelo jogo, to na quarta cidade do game e ele só melhora com o tempo.
Jogo incrível, ele melhora muitas coisas de Persona 5, como iterações para cumprir social links a história é envolvente com tramas políticas e traz aquele espírito de aventura. Eu odiava rpg por turnos até conhecer o Persona 5, agora já zerei Persona 3 Reload esse ano e na metade do Refantazio! Recomendo de verdade, até para quem não vê com bons olhos rpg de turno porque todo o resto é feito com muita qualidade e dedicação.
Amigo... jogo RPG desde mlk. Sempre gostei de RPGs por turno, q foi oq cresci jogando nos anos 90. Joguei Persona 5, Joguei Shin megami tensei 3, joguei shin megami tensei 5... e meu amigo, preciso de sua opinião. Esse Metaphor me interessa, porém ando achando a fórmula da Atlus, muito cansada! Tudo muito igual, até mesmo as magias, os inimigos... eu apesar de gostar, estou começando realmente a achar bem cansado e repetitivo. Oq vc me diz sobre Metaphor? No caso de quem está achando a fórmula meio repetitiva, vc acha q há pontos para quebrar isso e aumentar o interesse pelo jogo? Tem algo diferente nesse jogo?
Eu zerei o jogo já, é um excelente jogo mas ateem sim seus defeitos (e muitos podiam ser evitaados). A história e narraativa, os diáalogos e tudo maaias são maravilhosos, porém o jogo peca em ser linear 80% do tempo. Aaas várias respostaas que vc dá não influenciam em nada, é penas perfumaria de texto. No final até rola algumsa Bifurcações na história dependendo da sua escolha, porém ela é ilusória tbm. 1 final bom e 3 ruins que nem cutscene tem, então só faz sentido ir pelo final bom .. O jogo basicamente pega na sua mão e te empurra por aqueele caminho. Outro ponto é que deepois de 50 horas, ficaa cansativo e vc só queer zerar logo.. E daí as quests finais é uma puta enrolaação e reepetição. Acho quee faltou novidade no fim, alguma mecânica nova nos 20% finais do jogo, pra dar aquele gás. (até a história envolvendo o chefe final vc meio que já saca o que vai rolar umas 10 horas antees de zerar o jogo, então arrisco dizer que o final foi muito mal admnistrado). Mas sim, o saldo é positivo, as animações, o combatee e etc..
@@Diego_Curcino eu percebi que o jogo não é linear quando fui fazer uma quest, apanhei e fui ver tava todo mundo fazendo 6 lvs acima de mim huahuauhahua
Tentei jogar as paradas da atlus mas tu mais assiste anime e lê conversa do que joga de fato. Parece aqueles jogos mobile que fica te forçando a apertar botão especifico de interface em tutorial infinito e não te deixa jogar
Metaphor e black myth pra mim são os melhores jogos desse ano junto da DLC de elden ring, esse ano apesar de muitos jogos ruins saindo (concord), tivemos obras primas pra compensar kkkk
Ao menos um ser humano falou algo certo, parabéns. A galera mesmo sem ter jogado o jogo já dizia que o metaphor seria o melhor jogo do ano, tendencioso demais. Mas sim, os três que você falou são os melhores do ano, na minha opinião dragons dogma 2 também, mas só perde por não ter um Coop online sendo que temos peões nos acompanhando e poderia ser algum amigo conosco.
@HadesPlays cade vez que um video seu saio eu fico empolgado pra assistir, sua forma de trazer conteudo é maravilhosa irmão! Parabens pelo trabalho que voce faz e continue sempre assim!!!
Comecei a jogar ontem, tô gostando bastante, oq me afasta um pouco é só esse esquema de calendário(oq sempre me afastou de persona) vamos ver se consigo quebrar essa "barreira"
Eu tô jogando e gostando demais! Pensei que não iria curtir, já que não curti Persona, mas esse parece que corrige tudo que não gostava lá e ainda adiciona coisas a mais. A temática colegial e a bagunça do calendário/social links de Persona nunca me deixou terminar, no Metaphor a temática medieval, a história mais "adulta" e os links organizados e práticos de cuidar fizeram esse ser um dos melhores RPGs atuais que joguei.
Sempre fui fã da saga persona, mas esse metaphor esta melhor ainda, não sei como, mas eles conseguiram. A história, as batalhas, as dungeons e as músicas, não da vontade de parar de jogar.🙌🙌😁
Eu só precisava que esse jogo tivesse saído pra Switch cara! Não tô lidando com isso! Mas apesar de tudo, tô com a impressão de que se as pessoas estão gostando tanto desse game, elas deviam ter um switch e experimentar Fire Emblem Three Houses e Xenoblade 3, que são jrpgs incríveis com histórias insanas e tão inovadores quanto o Metaphor. No Three Houses você é literalmente um professor e evolui seus personagens através das aulas e seminários que você dá! Aliás, uma curiosidade, a música de combate do Metaphor é IDENTICA a uma das músicas de batalha do Fire Emblem Three Houses (O nome da musica é Fódlan Winds). Sem brincadeira!!
Eu acho a parte visual bem parecida com o Fire Emblem three houses, não sei se é pela paleta de cores, a temática ou o estilo artístico. Também queria jogar esse jogo no switch mas deve sair no sucessor dele ano que vem, se a Nintendo tiver a boa vontade de lançar o videogame kkkk
@@PedroAnjos123 Pelo começo do jogo que eu assisti, achei parecido com Fire Emblem pela temática mais política. Acho o Fire Emblem mais colorido, apesar de não preferir um ou outro, a paleta dos dois games são lindas demais. De novo expresso meu desgosto por não ter esse game no Switch :( Não sei se vou comprar Switch 2 tão cedo por querer montar um PC, então no fim das contas creio que vou acabar jogando no PC mesmo kk
@@profcarlosrj1962 Eu tô jogando no ps5 e esse tema político deve contribuir com a semelhança mesmo. Tomara que vc consiga montar o PC irmão, sucesso aí.
Lembra muito Final fantasy tactics: war of lions com vantagem de personalizar nas classes, influência política para desenvolvimento da história suponho de diferencial. Parece ter pego um pouco da franquia mãe, shin megami tensei.
Sou fã dos franquias Persona. Shin Megami Tensei de longa data. Joguei Persona 3 Remake, SMTV Vengeance e persona 5 royal e todos são obras primas. Estou jogando agora Metaphor e foi uma surpresa mais que agradável saindo dessas duas franquias que amo e a Atlus é a única empresa que respeito e compro os jogos no lançamento sem medo e de novo ela não me decepcionou dando uma aula nas empresas ocidentais.
Concordo que os jogos são ótimos, o único problema da atlus é relançar a versão completa tempos depois, metaphor daqui 1 ou 2 anos será relançado com conteúdo extra
Concordo plenamente com você. Esse é o único problema da empresa e relançar o jogo a Full Price e na minha opinião é uma prática abusiva dela, mas comparada às outras concorrentes (ocidentais principalmente) até relevo isso e considero menos ofensivo. Por exemplo na demo do Metaphor o jogo estava com uma peformace quebrada e sinceramente estava com receio que pela primeira vez iria me decepcionar com um jogo deles e pediria reembolso na Steam, mas para minha surpresa o jogo final ficou com uma peformace perfeita digna dos jogos anteriores e isso me mostrou um zelo que a empresa tem pelas obras deles. Por isso, apesar dessa prática de relançar o jogo daqui a 2 anos com conteúdo extra a Full Price ainda considero ela a melhor empresa do mercado não só de Jrpg's como de jogos no geral.
@@laranja07 Uma coisa que me revoltou este ano foi a Atlus ter lançado uma DLC de Persona 3 Reload por R$187, apenas para incluir um epílogo que tem mais combate do que história. Embora não seja ruim, o preço é extremamente salgado e resultou em inúmeras avaliações negativas na Steam. Sempre fui contra essa tendência de fragmentar jogos em várias versões até que se possa dizer que se tem o jogo completo.
@@rnsr.1488 essa foi uma atitude ridícula da empresa, já é um remake do jogo antigo, deveria ter todo o conteúdo já incluso, as avaliações negativas são totalmente justas
rapaz esse jogo é muito foda, ja tava hypado depois de como foi o Persona 3 e valeu a pena. Ja terminei a historia pq joguei sem parar e to na segunda run pra platinar
Porra mano, eu só fui conhecer a Atlus depois de 20 anos de vida por puro preconceito com J-RPG's. Foi com Persona 3 reload que conheci a empresa, estou amando os jogos!
Foi meu Primeiro jogo da ATLUS, e foi essa minha experiência : História é boa,tem um bom andamento,porém,achei o final estendido demais - 7 Level Design achei Mediano,dungeons começaram á ficar repetitivas e dar desânimo de explorar,sem falar na reutilização de mobs e bosses - 6 Gameplay foi o ponto alto do game,tirando á parte que começou á ficar massante, é um 9 ( talvez é um 10 pra quem não acha massante) Trilha Sonora Mediana,não ficou nenhuma música ''marcada'',mas era legalzinhas - 6 Achei á experiência boa,foram 65 horas pra zerar,ponto alto realmente ficou com á gameplay com muita variação dos arquétipos e personagens.O que cagou foi á parte de exploração e alguns detalhes,principalmente,na parte de IR até os locais de missões, ter que ficar toda hora dando TP no Trotador,cansativo pra caralho. Sidequests poderiam ter tido bem mais,pouquissimas HUNTS,achei á dificuldade do jogo muito boa ( joguei no normal/hard),se não evoluir e esquematizar bem os personagens,passa sufoco. No geral um game Nota 7 com gostinho de que poderia ter sido muito melhor . PS: Esse sistema de tu ter um tempo LIMITE pra fazer ás coisas no game,que te obrigam á seguir história, é uma MERDA.
To jogando o DEMO e curtindo, bem maior do que eu esperava. Mas tomei um spoiler nesse video agora, um boss que aparece no video é spoiler , pelo menos, para quem ta no prólogo/demo como eu.
Zerei a demo duas vezes já e não sei mais oq faço da minha vida. Eu não quero gastar 350 é um jogo e ao mesmo tempo eu tô completamente viciado nesse jogo.
Eu zerei o jogo já, é um excelente jogo mas tem sim seus defeitos (e muitos podiam ser evitados, e acho que é preeguiçoso que ainda aconteçam em pleno 2024, vindo de uma produtora rica). A história e narrativa, os diálogos e tudo maaias são maravilhosos, porém o jogo peca em ser linear 80% do tempo. Aaas várias respostaas que vc dá não influenciam em nada, é penas perfumaria de texto. No final até rola algumsa Bifurcações na história dependendo da sua escolha, porém ela é ilusória tbm. 1 final bom e 3 ruins que nem cutscene tem, então só faz sentido ir pelo final bom .. O jogo basicamente pega na sua mão e te empurra por aqueele caminho. Outro ponto é que deepois de 50 horas, ficaa cansativo e vc só queer zerar logo.. E daí as quests finais é uma puta enrolaação e reepetição. Acho quee faltou novidade no fim, alguma mecânica nova nos 20% finais do jogo, pra dar aquele gás. (até a história envolvendo o chefe final vc meio que já saca o que vai rolar umas 10 horas antes de zerar o jogo, então arrisco dizer que o final foi muito mal admnistrado). Mas sim, o saldo é positivo, as animações, o combate e etc.. A história política é o que mais ganha pontos no jogo, a analogia com fantasia e o vínculo criado com os companheiros de grupo (apesar que acho que ficou devendo romance).
Basicamente todo jogo da Atlus que joguei, início bem legal mas conforme o tempo vai passando o jogo se torna extremamente repetitivo e cansativo, acabo dropando antes do fim.
Esse fato do jogo ser linear, se dá porque a Atlus usa o mesmo sistema de "calendário" dos Personas, onde você precisa fazer determinadas atividades naquele tempo oferecido. Eu ainda não tive a oportunidade de jogar o Metaphor, mas espero que em breve consiga. Mas acho que é isso, se o saldo final for mais positivo do que negativo, já é algo a considerar.
eu discordo com alguns pontos, principalmente sobre ficar chato depois, pq eu sentir a historia sempre numa crescente , la da uma monarda ali no meio mas continua bem alta depois volta a cresce com as ultimas horas de jogo sendo plot atras de plot.
só fica chato se você não gostar da história. Além disso, considerando que você já zerou, você meteu MUITAS horas em pouco tempo, o que obviamente da um "burnout" ali. E sobre as escolhas, elas realmente não mudam os finais, mas é simplesmente pra você estar ali, seria pior se o personagem só tivesse uma opção e você por exemplo, não concordasse.
Posso ser suspeito pra falar pq eu sou assumidamente fanboy da Atlus a mais de 15 anos agora, mas sim esse jogo é tudo isso. Conheci a Atlus em 2008 com Persona 3 e Shin Megami Tensei Nocturne que vieram de brinde junto do PS2 que ganhei do meu pai nesse mesmo ano, Persona 3 é meu jogo favorito da vida desde essa época e pela primeira um jogo conseguiu emplacar comigo tão bem quanto P3 anos atrás, ReFantazio é tranquilamente pra mim o melhor jogo desse ano e provavelmente o meu segundo top 1 (impossível tirar Persona 3 do trono no meu coração, mas da pra sentar do ladinho) Uma curiosidade em especial pros fãs de Bloodborne que gostam das músicas cantadas em Latin, no ReFantazio as músicas são cantadas em Esperanto, então sim tem uma letra que faz sentido na abertura e nas músicas de combate (não faço ideia de alguém ja traduziu alguma delas). Por fim, meu top 5 personagens de "social link" favoritos pra esse jogo (a ordem não importa com excessão do top 1, os outros eu gosto igualmente) 1- Heismay 2- Alonzo 3- Brigitta 4- Maria 5- Eupha
Jogão, comprei em full price e não me arrependo, em resumo é um persona 5 com skin medieval, dito isso, o jogo corrige algumas falhas de persona 5, com por exemplo, em Refantazio TEM LEGENDA PT BR, outra vantagem é que o jogador tem mais tempo de gameplay do que persona (o tempo que a gente fica vendo animes e realmente jogando é mais equilibrado do que persona). A história começa fraquinha admito, mas vai ganhando corpo na metade para o fim. Já o gameplay, dos arquétipos não é complexo, mas tal como as "personas" exige um pouquinho de esforço do jogador no início para entender como funciona. Enfim, como qualquer jogo de persona, jogue aproveitando a história com calma e sem pressa. O combate por turno maravilhoso, não se deixe enganar o jogo é desafiador, mesmo no nível normal.
Uma coisa que me deixa na dúvida é esse negócio de ter data e hora dentro do jogo, prazo pra fazer as coisas, pra mim isso tem um grande potencial de deixar o jogo chato. Quem está jogando, isso atrapalha muito?
Eu acredito que o espanto da galera com esse jogo, é devido eles jogarem poucos jrpgs, porque basicamente tudo que ele traz a Atlus já usou antes, é um jogo bom de fato executa bem suas mecânicas, mas como jogo do ano acho que ele fica aquém.
num sei se foi isso tudo mas parei bem no começo, spoiler? "antes do boss, na real na porta do boss das minas" e sla, num me prendeu, eu peguei por ter acabado se zerar persona 3 e a nova dlc do remake, pode ser pq como é bem parecido, ficou meio puxado pra mim que n sou da zona de rpg quem dira Jrpg, mas quero dar outra chance no futuro talvez, mas me conhecendo, é mais facil esperar um persona 6 daqui um tempo sem jogar nada da atlus.
O mal de comprar esse jogo agora é que a Atlus depois lança uma versão premium, e quem tem a original não consegue atualizar, nem por DLC paga. Zerei SMTV, eles lançarem a versão Vengeance, e se eu quiser ela, eu que compre um novo jogo.
Eu ainda não joguei o jogo, mas esses arquétipos, que seriam o tipo de Personas daqui, não estão me chamando a atenção. No Persona, todos são muito únicos e é legal colecionar, algo meio Pokemon. Mas esses aqui, achei tudo muito sem graça até então. Mas também tenho que considerar que o jogo tem uma abordagem mais de "classe", e que eu não joguei.
O que estraga o jogo é o combate automático. Os outros jogos da atlus você usa essa opção caso já tenha enfrentado os inimigos muitas vezes. Nesse jogo pela inteligência artificial boa, a batalha automática acaba sendo a melhor opção no combate, aí acaba que vc não precisa pensar nas estratégias. Eu basicamente ando, administro os equipamentos e uso itens, o restante quem faz é a IA. Quem jogou o recém lançado SMT5 vai se decepcionar muito com esse jogo.
"Fui convidado pela Sony" = caiu o Pix aqui kkkkk Tá corretíssimo! Eu gosto desse tipo de jogo, vou dar uma olhada. Se não tiver lactação vou experimentar.
Eu tô e não tô curtindo esse jogo. Ele tem muito diálogo, você joga pouco, parece que tem 70% de diálogo e 30% de cutscenes. É normal ficar 1 hora numa dungeon pra ter 5 de história, e depois repetir o processo. Eu queria mais gameplay e liberdade de pode explorar o mundo linear do jogo. E diferente de Baldurs Gate, o Metaphor é um jogo que não te dá opções reais nos diálogos, mas sim te dá 3 opções iguais pra responder, como 'Sim, Com Certeza, Aceito Demais'. Na gameplay nada novo, é uma mistura de Persona com SMT, e nos social links não tem a opção de romance que achei s@c*nagem. Uma personagem sofreu censura e tá sem bund* literalmente, mas os modders já estão cuidando da poupança dela. No geral dou nota 6. Vou esperar pelo Threads of Fate que dizem ser o sucessor de Chrono Trigger/Cross
Isso é normal em JRPG, as escolhas normalmente não tem um real impacto a não ser nos finais, esse estilo de jogo é pra ser uma história onde vc participa, como um anime interativo, bg3 é diferente pq a proposta é diferente, sobre romance eu concordo que deveria ter, nesse ponto vacilaram
unica coisa que nao gosto e essa tela que fica falando os dias o coisa chata e irritante haushauhs cara tem hora que vc so conversa e essa tela aparece umas 3 vezes rssss
É para te lembrar que você tem um prazo para completar a missão e convencer que os dias estão passando e o prazo ta apertando de pouco em pouco, para o jogador aproveitar os momentos que tem durante os espaços da história enquanto pode.
O jogo é excelente, porém para os preguiçosos de plantão as batalhas por turno fazem esse pessoal correr para as colinas, antigamente pai os Rpgs eram em sua esmagadora maioria de turnos e os maiores de todos os tempos são assim, geração da facilidade corre deste jogo como o diabo corre da Cruz.
É só eles jogarem no modo fácil Metaphor que melhora. Kkkkkkkk Estou zerando no modo hard e é embassado. É preciso dominar todas as mecânicas, usar itens, habilidade e arquétipos.
demorou quanto tempo? to agora na parte depois de matarem o forrden e queria saber se ainda tem bastante jogo ou já estou no final, se puder evitar muitos spoilers depois dessa parte só queria ter uma noção de quanto tempo de jogo ainda tenho
Enquanto andao a chorar pelas DLC do Spider Man 2 que não vai sair muitas pessoas andam a jogar ao Metaphor, (agora que a Sony esta a mostra a sua face façam como eu joguem a outros jogos muito bons e divirtanse porque sé forem a contar com esta Sony esqueçam) eu ainda não o comprei mas eide comprar e acredito que vou gostar muito mais que o Spider Man 2 que é orivel e para mim as unicas coisas que se salvam são os graficos e a gamplay incrivelmente boa, mas o que valem eses pontos se a historia estraga tudo o que bom fez o 2018.
Não curti o game, 5 horas de jogo em uma historia que poderia ter sido resumida em 30 minutos. Vou dar mais uma chance, mas ta difícil, história parece fraca e bem clichê.
Eu fiquei olhando uns vídeos pelo hype em cima do jogo, mas eu não gostei de nada do que vi, ou seja, não é pra mim. Nem dos menus e do HUD, que elogiaram, achei poluido demais, o combate de turnos eu não curto etc. De qualquer forma deve ser incrível o jogo de qualquer forma pra muita gente pois só vejo elogios, só não me cativou, e jogo tá caro pra eu investir só por hype. O único jogo de turno que tenho vontade de jogar e o Baldurs Gate 3, gostei do que vi apesar de ser de turno
Mano, tem uma demo na steam pra vc testar se tiver pc, jogando é outra coisa comparada só a ver video, dá uma olhada lá pra ver na prática, é uma demo bem generosa, eu baixei pra ver como era e joguei 3 horas, e essa demo tem quase 8 hrs de duraçao, nunca vi isso na vida kkkkk
"fui convidado pela SEGA" Já é atestado de uma análise morna e enviesada. A real é que o jogo é um ripoff total de Persona mas com interações e narrativas menos envolventes. A Atlus é mestre em criar um ritmo interessante, criar menus fantásticos e sistemas e mecânicas bem feitos. Mas na história os caras pecam demais. O jogo é uma afronta a inteligência de qualquer um. É muito previsível e as interações entre os personagens são dignas de um cartoon dos anos 90. É muito insosso, sem alma e repleto de tropes. Na minha opinião é um ótimo jogo no quesito gameplay mas na história e na dinâmica peca... e peca demais.
Como sempre, canal brasileiro não consegue falar de um jogo sem dar spoilers... Poucas exceções como por exemplo o Cogumelando, que respeita até a experiência de quem não jogou um jogo lançado há 30 anos atrás.
@@samue5ljá esquece esse aí, primeiro que nem tem nota ficou com 80, outro fator quem decide o ganhador é a bancada que o Jeoff escolhe que são mesma galera que fazem as análises pra notas, esse jogo é tipo HL vendeu pra kct hype do momento e morre depois, fora pontos algumas falhas em level design cheio de parade invisível, hitbox zoada em boss grande, sem polimento e maior problema dele ser chinês kkk
@@E.3.N.D Vou ignorar a falsa equivalência que vc fez e simples dizer que ele não ganha pq não tem mérito pra sustentar o titulo. Ele tem defeitos demais pra ser GotY, vai ser o melhor Action-adventure do ano, isso ele consegue sustentar, apesar de Space Marine 2 também ser um candidato a altura
O gráfico do jogo é meio datado, é inferior inclusive ao do persona 3 reloaded, creio que para fazer rodar bem em todas as plataformas. Tem mt enrolação pra fazer a história durar mais, sistemas que o jogo te atrasa de propósito pra fazer mais grind etc. São muitos pontos negativos que parecem ter sido propositais, o que salva é o fato da história ser muito boa, direção de arte belíssima e combate satisfatório. A trilha sonora é boa mas bem esquecível.
@@WolfStarkx Continua sendo feio, eles não fizeram isso nos outros lançamentos recentes e todos que vi até aqui evitaram comentar dos pontos negativos, provavelmente pq nem jogaram direito
Dizer q o gráfico e pior que de persona 3, dá pra saber que vc só viu por youtube..o gráfico e nitidamente mais polido q de persona, mas mt mais mesmo. Fora que esse jogo tem ambientes mt mais amplos e detalhado além.disso os inimigos tem um design mt melhor que as sombras de persona. E se o menu de persona é bonito, em metaphor eles se superaram..literalmente td que tem de bom em persona eles melhoram ao aplicar nesse jogo..sem.contar q persona só nosso personagem consegue utilizar várias, aqui td mundo pode ter tds os arquetipos
Olha, respeito o gosto alheio mas juro que não consigo entender por que idolatram tanto esse game, bagulho mó viajado, alguns monstros parecem que sairam da mente de um drogado, gráficos nível PS3, tela cheia de poluição visual, e batalha por turno que já não curto mesmo, bastou a demo pra eu ver que não é meu estilo de jogo, mas sinceramente queria que alguém me explicasse que elementos deixaram as pessoas tão apaixonadas por ele a ponto de considerar ele o melhor jogo do ano.
Estou com esse jogo aqui no pc e na moral por mais que eu esteja gostando dele o jogo visualmente perde feio pra jogo de ps3 tipo aquele Ni No Kuni, na realidade jogando ele me vinha uma memoria de algo que era parecido mas eu não lembrava ai do nada lembrei as texturas parecem daquele Pokemon Sword de Switch, eu não indico a ninguem comprar esse jogo por mais de 100 pratas não, não vale kkk
Aí vc falou besteira persona 5 só tem 2 versões vanilla e Royal o Striker é jogo totalmente diferente esse título Aí Atlus já veio a publico e disse que não terá outra versão, antes de espalhar desinformação pesquisa antes
@@WolfStarkx ora ora, versão base não conta na matemática, parabéns Sr Fazendeiro, de estrume vossa sabedoria é referência, pois se encontra nela. PS : é assim que se tira alguém usando um discurso eloquente, cresce e aprende a escrever saudavelmente, deixa de ser criança e querer se aparecer.
quem joga os jogos da atlus sabe que tem ALGO MUITO IMPORTANTE FALTANDO NESSE JOGO, eu estava amando cada segundo ate descobrir isso, mas enfim o jogo e muito bom MAS esse detalhe estragou pra mim, 7/10
C esse jogo n fosse tão caro eu comprava, eu gostei do jogo, acho o jogo muito bom msm, mas n vale o valor, o pior q mesmo em promoções dos jogos da desenvolvedora as promoções não são boas.
A história é boa mano, e ainda seria a mesma se o jogo possuísse outro estilo visual ou artístico, mas entendo que nem todo mundo consegue se identificar, eu por exemplo não consigo de forma alguma jogar Battleroyales e FPS kk
Não é muito bom como dizem, hype exagerado, é só BOM, nada de mais. Pessoal tá tão acostumado com jogo lançado incompleto que quando alguém faz o mínimo, gera um delírio coletivo. Estou na metade do jogo e achei um 7,5/10 levando em consideração que custa 350 pila.
Vendo o personagem principal andando no meio com os 2 companheiros do lado no mapa me lembrou o maravilhoso Rogue Galaxy, do PS2.
Mas em protagonismo o Rogue Galaxy é 10 para 4 nesse aqui.
.hack// 🙃🙂
os japoneses sabem muito como contar uma historia, nunca joguei nenhum jogo da atlus e to completamente apaixonado pelo jogo, to na quarta cidade do game e ele só melhora com o tempo.
Atlus não erra uma.
"os japoneses sabem muito como contar uma historia" resident evil 6: 🤡🤡🤡
@@CarteiraDeTrabalho04376 aquela campanha do chris foi loucura po
@@aladivindadesuprema de todos foram, a do leon eh a melhorzinha e ainda eh bem thrasheira
@@CarteiraDeTrabalho04376 Sem contar os hentais do submundo da Internet com 20 crimes hediondos por página
Jogo incrível, ele melhora muitas coisas de Persona 5, como iterações para cumprir social links a história é envolvente com tramas políticas e traz aquele espírito de aventura. Eu odiava rpg por turnos até conhecer o Persona 5, agora já zerei Persona 3 Reload esse ano e na metade do Refantazio! Recomendo de verdade, até para quem não vê com bons olhos rpg de turno porque todo o resto é feito com muita qualidade e dedicação.
Amigo... jogo RPG desde mlk. Sempre gostei de RPGs por turno, q foi oq cresci jogando nos anos 90. Joguei Persona 5, Joguei Shin megami tensei 3, joguei shin megami tensei 5... e meu amigo, preciso de sua opinião. Esse Metaphor me interessa, porém ando achando a fórmula da Atlus, muito cansada! Tudo muito igual, até mesmo as magias, os inimigos... eu apesar de gostar, estou começando realmente a achar bem cansado e repetitivo.
Oq vc me diz sobre Metaphor? No caso de quem está achando a fórmula meio repetitiva, vc acha q há pontos para quebrar isso e aumentar o interesse pelo jogo? Tem algo diferente nesse jogo?
Eu zerei o jogo já, é um excelente jogo mas ateem sim seus defeitos (e muitos podiam ser evitaados).
A história e narraativa, os diáalogos e tudo maaias são maravilhosos, porém o jogo peca em ser linear 80% do tempo. Aaas várias respostaas que vc dá não influenciam em nada, é penas perfumaria de texto. No final até rola algumsa Bifurcações na história dependendo da sua escolha, porém ela é ilusória tbm. 1 final bom e 3 ruins que nem cutscene tem, então só faz sentido ir pelo final bom .. O jogo basicamente pega na sua mão e te empurra por aqueele caminho.
Outro ponto é que deepois de 50 horas, ficaa cansativo e vc só queer zerar logo.. E daí as quests finais é uma puta enrolaação e reepetição. Acho quee faltou novidade no fim, alguma mecânica nova nos 20% finais do jogo, pra dar aquele gás. (até a história envolvendo o chefe final vc meio que já saca o que vai rolar umas 10 horas antees de zerar o jogo, então arrisco dizer que o final foi muito mal admnistrado). Mas sim, o saldo é positivo, as animações, o combatee e etc..
@@guilhermelenon2118 Vai pra outros jogos diferentes, até voltar o tesão nesses jogos da Atlus.
@@Diego_Curcino eu percebi que o jogo não é linear quando fui fazer uma quest, apanhei e fui ver tava todo mundo fazendo 6 lvs acima de mim huahuauhahua
Isso não é RPG
Atlus só tá lançando pedrada
Sempre foi assim, mas só agora o Brasil tá conhecendo as obra dela
@@jppj8381kkkkk só agora o Brasil tá conhecendo a Atlus foi boa! da mesma forma a fromsoftware nao é? Garotos novos estão conhecendo a Atlus agora.
Conheci ela no persona 4 Golden, ela não erra uma.
Tentei jogar as paradas da atlus mas tu mais assiste anime e lê conversa do que joga de fato. Parece aqueles jogos mobile que fica te forçando a apertar botão especifico de interface em tutorial infinito e não te deixa jogar
@@Steam_AmancioAmigo é um jrpg o minimo q eu esperaria se fosse vc é muito dialogo e cutscene em anime ou 3d
Metaphor e black myth pra mim são os melhores jogos desse ano junto da DLC de elden ring, esse ano apesar de muitos jogos ruins saindo (concord), tivemos obras primas pra compensar kkkk
Ao menos um ser humano falou algo certo, parabéns. A galera mesmo sem ter jogado o jogo já dizia que o metaphor seria o melhor jogo do ano, tendencioso demais. Mas sim, os três que você falou são os melhores do ano, na minha opinião dragons dogma 2 também, mas só perde por não ter um Coop online sendo que temos peões nos acompanhando e poderia ser algum amigo conosco.
Quase acertou a lista de got desse ano... nunca joguei nenhum, mas vou torcer pelo game do macaco
a DLC de elden ring não é um jogo a parte, não deveria estar concorrendo a jogo do ano.
SIM ESSE JOGO É TUDO ISSO QUE FALAM, QUE ESTOU COMPLETAMENTE VICIADOOOOOOO
esse jogo me trás muita nostalgia por parecer muito com god eater (é um jogo de psp que eu jogava muito quando criança)
@HadesPlays cade vez que um video seu saio eu fico empolgado pra assistir, sua forma de trazer conteudo é maravilhosa irmão! Parabens pelo trabalho que voce faz e continue sempre assim!!!
So jogando a demo, ja vi a maravilha que é esse jogo e sim, vou comprar, uma obra cativante...
Comecei a jogar ontem, tô gostando bastante, oq me afasta um pouco é só esse esquema de calendário(oq sempre me afastou de persona) vamos ver se consigo quebrar essa "barreira"
Eu tô jogando e gostando demais!
Pensei que não iria curtir, já que não curti Persona, mas esse parece que corrige tudo que não gostava lá e ainda adiciona coisas a mais.
A temática colegial e a bagunça do calendário/social links de Persona nunca me deixou terminar, no Metaphor a temática medieval, a história mais "adulta" e os links organizados e práticos de cuidar fizeram esse ser um dos melhores RPGs atuais que joguei.
Sempre fui fã da saga persona, mas esse metaphor esta melhor ainda, não sei como, mas eles conseguiram. A história, as batalhas, as dungeons e as músicas, não da vontade de parar de jogar.🙌🙌😁
É simples pq é melhor: não é sobre vida colegial 🙏
Eu só precisava que esse jogo tivesse saído pra Switch cara! Não tô lidando com isso!
Mas apesar de tudo, tô com a impressão de que se as pessoas estão gostando tanto desse game, elas deviam ter um switch e experimentar Fire Emblem Three Houses e Xenoblade 3, que são jrpgs incríveis com histórias insanas e tão inovadores quanto o Metaphor. No Three Houses você é literalmente um professor e evolui seus personagens através das aulas e seminários que você dá! Aliás, uma curiosidade, a música de combate do Metaphor é IDENTICA a uma das músicas de batalha do Fire Emblem Three Houses (O nome da musica é Fódlan Winds). Sem brincadeira!!
Eu acho a parte visual bem parecida com o Fire Emblem three houses, não sei se é pela paleta de cores, a temática ou o estilo artístico. Também queria jogar esse jogo no switch mas deve sair no sucessor dele ano que vem, se a Nintendo tiver a boa vontade de lançar o videogame kkkk
@@PedroAnjos123 Pelo começo do jogo que eu assisti, achei parecido com Fire Emblem pela temática mais política. Acho o Fire Emblem mais colorido, apesar de não preferir um ou outro, a paleta dos dois games são lindas demais. De novo expresso meu desgosto por não ter esse game no Switch :( Não sei se vou comprar Switch 2 tão cedo por querer montar um PC, então no fim das contas creio que vou acabar jogando no PC mesmo kk
@@profcarlosrj1962 Eu tô jogando no ps5 e esse tema político deve contribuir com a semelhança mesmo.
Tomara que vc consiga montar o PC irmão, sucesso aí.
@@profcarlosrj1962 vem ser feliz no pcismo, da pra jogar tudo da Nintendo tb
Lembra muito Final fantasy tactics: war of lions com vantagem de personalizar nas classes, influência política para desenvolvimento da história suponho de diferencial. Parece ter pego um pouco da franquia mãe, shin megami tensei.
Aeeee finalmente video de metaphor
Salve Hades, bom dia o jogo parecia pois não joguei ainda e nem zerei
Diferente das personas em vez de você INVOCAR a Persona pra lutar ao seu lado, VOCÊ SE TRANSFORMA na "Persona" em si....
"Ainda que eu ande pelo Mal de Sombra, não temerei mal algum. Pois o Imperador está comigo e me cobrirá com seus tentáculos".
Esse jogo me fez comprar um Playstation Portal para conseguir aproveitar na minha hora de almoço 😅😅😅 Jogo PERFEITO!!!!!
Sou fã dos franquias Persona. Shin Megami Tensei de longa data. Joguei Persona 3 Remake, SMTV Vengeance e persona 5 royal e todos são obras primas. Estou jogando agora Metaphor e foi uma surpresa mais que agradável saindo dessas duas franquias que amo e a Atlus é a única empresa que respeito e compro os jogos no lançamento sem medo e de novo ela não me decepcionou dando uma aula nas empresas ocidentais.
Concordo que os jogos são ótimos, o único problema da atlus é relançar a versão completa tempos depois, metaphor daqui 1 ou 2 anos será relançado com conteúdo extra
Concordo plenamente com você. Esse é o único problema da empresa e relançar o jogo a Full Price e na minha opinião é uma prática abusiva dela, mas comparada às outras concorrentes (ocidentais principalmente) até relevo isso e considero menos ofensivo.
Por exemplo na demo do Metaphor o jogo estava com uma peformace quebrada e sinceramente estava com receio que pela primeira vez iria me decepcionar com um jogo deles e pediria reembolso na Steam, mas para minha surpresa o jogo final ficou com uma peformace perfeita digna dos jogos anteriores e isso me mostrou um zelo que a empresa tem pelas obras deles. Por isso, apesar dessa prática de relançar o jogo daqui a 2 anos com conteúdo extra a Full Price ainda considero ela a melhor empresa do mercado não só de Jrpg's como de jogos no geral.
@@laranja07 Uma coisa que me revoltou este ano foi a Atlus ter lançado uma DLC de Persona 3 Reload por R$187, apenas para incluir um epílogo que tem mais combate do que história. Embora não seja ruim, o preço é extremamente salgado e resultou em inúmeras avaliações negativas na Steam. Sempre fui contra essa tendência de fragmentar jogos em várias versões até que se possa dizer que se tem o jogo completo.
@@rnsr.1488 essa foi uma atitude ridícula da empresa, já é um remake do jogo antigo, deveria ter todo o conteúdo já incluso, as avaliações negativas são totalmente justas
Carrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaalho QUE JOGO LINDO!
ESSES MENUS CARA
rapaz esse jogo é muito foda, ja tava hypado depois de como foi o Persona 3 e valeu a pena. Ja terminei a historia pq joguei sem parar e to na segunda run pra platinar
Muito bom, me lembrou o jogo Persona.
Tô jogando a demo e tô curtindo vamos ver se compro hehehehe
1:25 poderia ter colocado outra cutscene
Oxi, ele colocou cenas do prologo apenas... Se vc jogou a demo vc viu tudo isso
10/10, inicio ao fim.
Porra mano, eu só fui conhecer a Atlus depois de 20 anos de vida por puro preconceito com J-RPG's.
Foi com Persona 3 reload que conheci a empresa, estou amando os jogos!
To tentando criar coragem pra jogar a demo Hades 😂
Eu fiz isso, e não quis mais parar kkkkkk. Tive que comprar o jogo
Eu comecei a demo hoje a tarde e terminei agora comprando o jogo kkkkkk @@Leon-apXut7
Ótimo, vídeo. Alguém sabe informar se a dificuldade escolhida no início do jogo altera algo no final ?
Comprei, hoje a noite experimento essa delícia
Foi meu Primeiro jogo da ATLUS, e foi essa minha experiência :
História é boa,tem um bom andamento,porém,achei o final estendido demais - 7
Level Design achei Mediano,dungeons começaram á ficar repetitivas e dar desânimo de explorar,sem falar na reutilização de mobs e bosses - 6
Gameplay foi o ponto alto do game,tirando á parte que começou á ficar massante, é um 9 ( talvez é um 10 pra quem não acha massante)
Trilha Sonora Mediana,não ficou nenhuma música ''marcada'',mas era legalzinhas - 6
Achei á experiência boa,foram 65 horas pra zerar,ponto alto realmente ficou com á gameplay com muita variação dos arquétipos e personagens.O que cagou foi á parte de exploração e alguns detalhes,principalmente,na parte de IR até os locais de missões, ter que ficar toda hora dando TP no Trotador,cansativo pra caralho.
Sidequests poderiam ter tido bem mais,pouquissimas HUNTS,achei á dificuldade do jogo muito boa ( joguei no normal/hard),se não evoluir e esquematizar bem os personagens,passa sufoco.
No geral um game Nota 7 com gostinho de que poderia ter sido muito melhor .
PS: Esse sistema de tu ter um tempo LIMITE pra fazer ás coisas no game,que te obrigam á seguir história, é uma MERDA.
Jogaço, a demo do prólogo já mostra a pancada que é esse jogo.
Persona tbm tem legendas em Português no ps4/5?
Só o Persona 3 Reload tem legendas em português
To jogando o DEMO e curtindo, bem maior do que eu esperava. Mas tomei um spoiler nesse video agora, um boss que aparece no video é spoiler , pelo menos, para quem ta no prólogo/demo como eu.
Devia trazer um video sobre path of exile 2 ali sim ta prometendo ser um action rpg de auto-nivel sem fala nas Bossfigth que ta nível soulslike
Zerei a demo duas vezes já e não sei mais oq faço da minha vida. Eu não quero gastar 350 é um jogo e ao mesmo tempo eu tô completamente viciado nesse jogo.
Eu tbm não estava querendo gastar mas acabou que não resisti 😂 o jogo é bom demais
So baixar de graca no site fitgirl ta rodando liso aqui e com todas as dlcs
Eu zerei o jogo já, é um excelente jogo mas tem sim seus defeitos (e muitos podiam ser evitados, e acho que é preeguiçoso que ainda aconteçam em pleno 2024, vindo de uma produtora rica).
A história e narrativa, os diálogos e tudo maaias são maravilhosos, porém o jogo peca em ser linear 80% do tempo. Aaas várias respostaas que vc dá não influenciam em nada, é penas perfumaria de texto. No final até rola algumsa Bifurcações na história dependendo da sua escolha, porém ela é ilusória tbm. 1 final bom e 3 ruins que nem cutscene tem, então só faz sentido ir pelo final bom .. O jogo basicamente pega na sua mão e te empurra por aqueele caminho.
Outro ponto é que deepois de 50 horas, ficaa cansativo e vc só queer zerar logo.. E daí as quests finais é uma puta enrolaação e reepetição. Acho quee faltou novidade no fim, alguma mecânica nova nos 20% finais do jogo, pra dar aquele gás. (até a história envolvendo o chefe final vc meio que já saca o que vai rolar umas 10 horas antes de zerar o jogo, então arrisco dizer que o final foi muito mal admnistrado). Mas sim, o saldo é positivo, as animações, o combate e etc.. A história política é o que mais ganha pontos no jogo, a analogia com fantasia e o vínculo criado com os companheiros de grupo (apesar que acho que ficou devendo romance).
Os jogos da atlus é tudo assim, depois de um tempo fica chato extremamente repetitivo
Basicamente todo jogo da Atlus que joguei, início bem legal mas conforme o tempo vai passando o jogo se torna extremamente repetitivo e cansativo, acabo dropando antes do fim.
Esse fato do jogo ser linear, se dá porque a Atlus usa o mesmo sistema de "calendário" dos Personas, onde você precisa fazer determinadas atividades naquele tempo oferecido.
Eu ainda não tive a oportunidade de jogar o Metaphor, mas espero que em breve consiga. Mas acho que é isso, se o saldo final for mais positivo do que negativo, já é algo a considerar.
eu discordo com alguns pontos, principalmente sobre ficar chato depois, pq eu sentir a historia sempre numa crescente , la da uma monarda ali no meio mas continua bem alta depois volta a cresce com as ultimas horas de jogo sendo plot atras de plot.
só fica chato se você não gostar da história.
Além disso, considerando que você já zerou, você meteu MUITAS horas em pouco tempo, o que obviamente da um "burnout" ali.
E sobre as escolhas, elas realmente não mudam os finais, mas é simplesmente pra você estar ali, seria pior se o personagem só tivesse uma opção e você por exemplo, não concordasse.
Posso ser suspeito pra falar pq eu sou assumidamente fanboy da Atlus a mais de 15 anos agora, mas sim esse jogo é tudo isso.
Conheci a Atlus em 2008 com Persona 3 e Shin Megami Tensei Nocturne que vieram de brinde junto do PS2 que ganhei do meu pai nesse mesmo ano, Persona 3 é meu jogo favorito da vida desde essa época e pela primeira um jogo conseguiu emplacar comigo tão bem quanto P3 anos atrás, ReFantazio é tranquilamente pra mim o melhor jogo desse ano e provavelmente o meu segundo top 1 (impossível tirar Persona 3 do trono no meu coração, mas da pra sentar do ladinho)
Uma curiosidade em especial pros fãs de Bloodborne que gostam das músicas cantadas em Latin, no ReFantazio as músicas são cantadas em Esperanto, então sim tem uma letra que faz sentido na abertura e nas músicas de combate (não faço ideia de alguém ja traduziu alguma delas).
Por fim, meu top 5 personagens de "social link" favoritos pra esse jogo (a ordem não importa com excessão do top 1, os outros eu gosto igualmente)
1- Heismay
2- Alonzo
3- Brigitta
4- Maria
5- Eupha
Jogão, comprei em full price e não me arrependo, em resumo é um persona 5 com skin medieval, dito isso, o jogo corrige algumas falhas de persona 5, com por exemplo, em Refantazio TEM LEGENDA PT BR, outra vantagem é que o jogador tem mais tempo de gameplay do que persona (o tempo que a gente fica vendo animes e realmente jogando é mais equilibrado do que persona). A história começa fraquinha admito, mas vai ganhando corpo na metade para o fim. Já o gameplay, dos arquétipos não é complexo, mas tal como as "personas" exige um pouquinho de esforço do jogador no início para entender como funciona.
Enfim, como qualquer jogo de persona, jogue aproveitando a história com calma e sem pressa. O combate por turno maravilhoso, não se deixe enganar o jogo é desafiador, mesmo no nível normal.
metaphor é o jogo do ano, meu goty desde que foi anunciado
Atlus se tornou minha empresa favorita, eles só lançam pedrada
Os japa são brabo, dando aula na Square que só tá lançando FF zuado 😂
Uma coisa que me deixa na dúvida é esse negócio de ter data e hora dentro do jogo, prazo pra fazer as coisas, pra mim isso tem um grande potencial de deixar o jogo chato.
Quem está jogando, isso atrapalha muito?
É tão bom que eu comecei a jogar a demo e não parei de pensar no jogo até comprar kkkkk
Bah está muito bom, compra certa futuramente!
Eu só joguei a demo mas pelo que vi tá bom demais, não é uma cópia de Persona, até porque o combate mistura até SMT junto.
Pelo visto mantiveram as magias com o mesmo tipo de nome do persona
Atlus podia fazer os jogos de pokemon.
Mas o jogo te deixa jogar ou é igual Persona 5 que a gente só assiste anime e aperta botão pra passar conversa?
Eu acredito que o espanto da galera com esse jogo, é devido eles jogarem poucos jrpgs, porque basicamente tudo que ele traz a Atlus já usou antes, é um jogo bom de fato executa bem suas mecânicas, mas como jogo do ano acho que ele fica aquém.
Não fui com a cara do protagonista mas achei o plot sensacional.
Peguei o jogo ontem e quando fui ver lá se foram 5 horas.
num sei se foi isso tudo mas parei bem no começo, spoiler? "antes do boss, na real na porta do boss das minas" e sla, num me prendeu, eu peguei por ter acabado se zerar persona 3 e a nova dlc do remake, pode ser pq como é bem parecido, ficou meio puxado pra mim que n sou da zona de rpg quem dira Jrpg, mas quero dar outra chance no futuro talvez, mas me conhecendo, é mais facil esperar um persona 6 daqui um tempo sem jogar nada da atlus.
O mal de comprar esse jogo agora é que a Atlus depois lança uma versão premium, e quem tem a original não consegue atualizar, nem por DLC paga. Zerei SMTV, eles lançarem a versão Vengeance, e se eu quiser ela, eu que compre um novo jogo.
Tô com quase 80 horas. Tá sensacional.
Eu ainda não joguei o jogo, mas esses arquétipos, que seriam o tipo de Personas daqui, não estão me chamando a atenção. No Persona, todos são muito únicos e é legal colecionar, algo meio Pokemon. Mas esses aqui, achei tudo muito sem graça até então. Mas também tenho que considerar que o jogo tem uma abordagem mais de "classe", e que eu não joguei.
Com certeza tem muita qualidade, mas não é pra todo mundo, inclusive, também não é pra mim
Muitas das skills te o mesmo nome e efeito das de Persona
Não só isso, tem os demônios de persona tbm no jogo
No caso, de shin megami tensei, pq não chama demônio no Persona kkk
O que estraga o jogo é o combate automático. Os outros jogos da atlus você usa essa opção caso já tenha enfrentado os inimigos muitas vezes. Nesse jogo pela inteligência artificial boa, a batalha automática acaba sendo a melhor opção no combate, aí acaba que vc não precisa pensar nas estratégias.
Eu basicamente ando, administro os equipamentos e uso itens, o restante quem faz é a IA.
Quem jogou o recém lançado SMT5 vai se decepcionar muito com esse jogo.
"Fui convidado pela Sony" = caiu o Pix aqui kkkkk
Tá corretíssimo!
Eu gosto desse tipo de jogo, vou dar uma olhada. Se não tiver lactação vou experimentar.
Quem jogou persona vai gostar desse jogo pq muitas mecânicas foram pegado do persona.
Eu tô e não tô curtindo esse jogo. Ele tem muito diálogo, você joga pouco, parece que tem 70% de diálogo e 30% de cutscenes. É normal ficar 1 hora numa dungeon pra ter 5 de história, e depois repetir o processo.
Eu queria mais gameplay e liberdade de pode explorar o mundo linear do jogo.
E diferente de Baldurs Gate, o Metaphor é um jogo que não te dá opções reais nos diálogos, mas sim te dá 3 opções iguais pra responder, como 'Sim, Com Certeza, Aceito Demais'.
Na gameplay nada novo, é uma mistura de Persona com SMT, e nos social links não tem a opção de romance que achei s@c*nagem. Uma personagem sofreu censura e tá sem bund* literalmente, mas os modders já estão cuidando da poupança dela.
No geral dou nota 6.
Vou esperar pelo Threads of Fate que dizem ser o sucessor de Chrono Trigger/Cross
Nenhum jogo tem realmente um poder de escolha
@@jppj8381Baldur gate 3 tem e muito
Isso é normal em JRPG, as escolhas normalmente não tem um real impacto a não ser nos finais, esse estilo de jogo é pra ser uma história onde vc participa, como um anime interativo, bg3 é diferente pq a proposta é diferente, sobre romance eu concordo que deveria ter, nesse ponto vacilaram
Eu já descartei toda a sua opinião no momento que você chorou que não tem opção de romance no jogo.
@@crisgit_g isso e um jrpg e isso normalmente e o esperado desse jogos, ainda mais a atlus
Caramba,batalha de turno
unica coisa que nao gosto e essa tela que fica falando os dias o coisa chata e irritante haushauhs cara tem hora que vc so conversa e essa tela aparece umas 3 vezes rssss
Ah cara legal, mas o tempo marcha adiante, a era de um novo rei se aproxima.
É para te lembrar que você tem um prazo para completar a missão e convencer que os dias estão passando e o prazo ta apertando de pouco em pouco, para o jogador aproveitar os momentos que tem durante os espaços da história enquanto pode.
Fazia tempo que não via tanto serrilhado num jogo novo. 🫠
Persona Medieval, é isso?
O jogo é excelente, porém para os preguiçosos de plantão as batalhas por turno fazem esse pessoal correr para as colinas, antigamente pai os Rpgs eram em sua esmagadora maioria de turnos e os maiores de todos os tempos são assim, geração da facilidade corre deste jogo como o diabo corre da Cruz.
É só eles jogarem no modo fácil Metaphor que melhora. Kkkkkkkk
Estou zerando no modo hard e é embassado. É preciso dominar todas as mecânicas, usar itens, habilidade e arquétipos.
terminei ele ontem
E respondendo sua pergunta, Sim
demorou quanto tempo? to agora na parte depois de matarem o forrden e queria saber se ainda tem bastante jogo ou já estou no final, se puder evitar muitos spoilers depois dessa parte só queria ter uma noção de quanto tempo de jogo ainda tenho
qts hrs? to com 40 e acho q to na metade do game
@@SurgicalAnyss terminei com 60hrs
Fiz todas as missões que apareceu para mim
Todos os companions
Só faltou umas conquistas
@@jeancarlooliveira5224 termina em otubro mesmo o calendário ou pode se estender de acordo com o que tu fizer?
@@guilhermemaciel4079 termina no dia do herói
No calendário
Depois e mais mostrando oq aconteceu com cada personagem
Forte candidato ao goty desse ano
Quem é fã ai me diz pvf pq esse jogo é bom? To pensando em pegar
Enquanto andao a chorar pelas DLC do Spider Man 2 que não vai sair muitas pessoas andam a jogar ao Metaphor, (agora que a Sony esta a mostra a sua face façam como eu joguem a outros jogos muito bons e divirtanse porque sé forem a contar com esta Sony esqueçam) eu ainda não o comprei mas eide comprar e acredito que vou gostar muito mais que o Spider Man 2 que é orivel e para mim as unicas coisas que se salvam são os graficos e a gamplay incrivelmente boa, mas o que valem eses pontos se a historia estraga tudo o que bom fez o 2018.
Não curti o game, 5 horas de jogo em uma historia que poderia ter sido resumida em 30 minutos. Vou dar mais uma chance, mas ta difícil, história parece fraca e bem clichê.
Jogo do ano, não tem como
Talvez seria divertidinho no meu s20 fe 😴😴😴😴😴
É bom , mas Persona e SMT ainda são melhores
Pago uma fortuna pela máquina mais plus pra jogar isso , hahaha fim dos jogos gráficos de 1433
Respondendo título do vídeo: É sim galera!
Agora podem assistir o vídeo 😂
Eu fiquei olhando uns vídeos pelo hype em cima do jogo, mas eu não gostei de nada do que vi, ou seja, não é pra mim. Nem dos menus e do HUD, que elogiaram, achei poluido demais, o combate de turnos eu não curto etc. De qualquer forma deve ser incrível o jogo de qualquer forma pra muita gente pois só vejo elogios, só não me cativou, e jogo tá caro pra eu investir só por hype. O único jogo de turno que tenho vontade de jogar e o Baldurs Gate 3, gostei do que vi apesar de ser de turno
Mano, tem uma demo na steam pra vc testar se tiver pc, jogando é outra coisa comparada só a ver video, dá uma olhada lá pra ver na prática, é uma demo bem generosa, eu baixei pra ver como era e joguei 3 horas, e essa demo tem quase 8 hrs de duraçao, nunca vi isso na vida kkkkk
Claro que é, 10/10.
"fui convidado pela SEGA"
Já é atestado de uma análise morna e enviesada.
A real é que o jogo é um ripoff total de Persona mas com interações e narrativas menos envolventes. A Atlus é mestre em criar um ritmo interessante, criar menus fantásticos e sistemas e mecânicas bem feitos. Mas na história os caras pecam demais. O jogo é uma afronta a inteligência de qualquer um. É muito previsível e as interações entre os personagens são dignas de um cartoon dos anos 90. É muito insosso, sem alma e repleto de tropes.
Na minha opinião é um ótimo jogo no quesito gameplay mas na história e na dinâmica peca... e peca demais.
Como sempre, canal brasileiro não consegue falar de um jogo sem dar spoilers... Poucas exceções como por exemplo o Cogumelando, que respeita até a experiência de quem não jogou um jogo lançado há 30 anos atrás.
O goty
mamaco >>
@@samue5lnem vai ser candidato kkkk zerei o jogo e não vi nada nível goty, só um jogo bom
@@samue5ljá esquece esse aí, primeiro que nem tem nota ficou com 80, outro fator quem decide o ganhador é a bancada que o Jeoff escolhe que são mesma galera que fazem as análises pra notas, esse jogo é tipo HL vendeu pra kct hype do momento e morre depois, fora pontos algumas falhas em level design cheio de parade invisível, hitbox zoada em boss grande, sem polimento e maior problema dele ser chinês kkk
@@WolfStarkx Seguindo essa lógica aí, só jogo de serviço ganha o goty.
Mas em uma coisa eu concordo, ele não aí ganhar, pq os juízes são comprados
@@E.3.N.D Vou ignorar a falsa equivalência que vc fez e simples dizer que ele não ganha pq não tem mérito pra sustentar o titulo. Ele tem defeitos demais pra ser GotY, vai ser o melhor Action-adventure do ano, isso ele consegue sustentar, apesar de Space Marine 2 também ser um candidato a altura
O gráfico do jogo é meio datado, é inferior inclusive ao do persona 3 reloaded, creio que para fazer rodar bem em todas as plataformas. Tem mt enrolação pra fazer a história durar mais, sistemas que o jogo te atrasa de propósito pra fazer mais grind etc. São muitos pontos negativos que parecem ter sido propositais, o que salva é o fato da história ser muito boa, direção de arte belíssima e combate satisfatório. A trilha sonora é boa mas bem esquecível.
Outro ponto a mencionar é o quão feio é uma empresa pagar influenciadores para falar bem do seu jogo, não precisava disso.
Todas empresas fazem isso cara kkkkkkkkk
@@WolfStarkx Continua sendo feio, eles não fizeram isso nos outros lançamentos recentes e todos que vi até aqui evitaram comentar dos pontos negativos, provavelmente pq nem jogaram direito
Dizer q o gráfico e pior que de persona 3, dá pra saber que vc só viu por youtube..o gráfico e nitidamente mais polido q de persona, mas mt mais mesmo. Fora que esse jogo tem ambientes mt mais amplos e detalhado além.disso os inimigos tem um design mt melhor que as sombras de persona. E se o menu de persona é bonito, em metaphor eles se superaram..literalmente td que tem de bom em persona eles melhoram ao aplicar nesse jogo..sem.contar q persona só nosso personagem consegue utilizar várias, aqui td mundo pode ter tds os arquetipos
Eu fiz uma postagem hj no threads, com meus jogos e ela tem metaphor feel__021
Olha, respeito o gosto alheio mas juro que não consigo entender por que idolatram tanto esse game, bagulho mó viajado, alguns monstros parecem que sairam da mente de um drogado, gráficos nível PS3, tela cheia de poluição visual, e batalha por turno que já não curto mesmo, bastou a demo pra eu ver que não é meu estilo de jogo, mas sinceramente queria que alguém me explicasse que elementos deixaram as pessoas tão apaixonadas por ele a ponto de considerar ele o melhor jogo do ano.
Tem para o Switch
Infelizmente não
Precisa ter muita paciência no início. Textos sem fim. Só caminhei duas vezes na primeira hora e vem mais texto.
Estou com esse jogo aqui no pc e na moral por mais que eu esteja gostando dele o jogo visualmente perde feio pra jogo de ps3 tipo aquele Ni No Kuni, na realidade jogando ele me vinha uma memoria de algo que era parecido mas eu não lembrava ai do nada lembrei as texturas parecem daquele Pokemon Sword de Switch, eu não indico a ninguem comprar esse jogo por mais de 100 pratas não, não vale kkk
Jogos da Atlus não se compra no lançamento, vide várias versões de persona" base, strikers, royals"
Aí vc falou besteira persona 5 só tem 2 versões vanilla e Royal o Striker é jogo totalmente diferente esse título Aí Atlus já veio a publico e disse que não terá outra versão, antes de espalhar desinformação pesquisa antes
O preço no lançamento é muito absurdo também
Só compro quando cair pra -120
@@Fhelipe_Kenzaki acho q vai levar uns anos
@@WolfStarkx ora ora, versão base não conta na matemática, parabéns Sr Fazendeiro, de estrume vossa sabedoria é referência, pois se encontra nela.
PS : é assim que se tira alguém usando um discurso eloquente, cresce e aprende a escrever saudavelmente, deixa de ser criança e querer se aparecer.
O jogo não faz meu estilo kkkkkkkkk vim ver pq tinha varias pessoas dizendo que esse jogo levaria o GOTY, mas achei bem fraco.
quem joga os jogos da atlus sabe que tem ALGO MUITO IMPORTANTE FALTANDO NESSE JOGO, eu estava amando cada segundo ate descobrir isso, mas enfim o jogo e muito bom MAS esse detalhe estragou pra mim, 7/10
Eu até gostei que nao tem romance, sla eu acho que por causa do plot, romance nao combinaria tanto
Esse jogo tem muitos defeitos mas ninguém fala deles
Pq as qualidades cobrem os defeitos
Igual qualquer jogo muito aclamado pela Internet, os defeitos acabam sendo ignorados.
Game com muitas reviravoltas
C esse jogo n fosse tão caro eu comprava, eu gostei do jogo, acho o jogo muito bom msm, mas n vale o valor, o pior q mesmo em promoções dos jogos da desenvolvedora as promoções não são boas.
😅 @@filhodeummeme9125
O jogo tá muito caro, preferi baixar por outros meios... Joguei um pouco e tô achando bem interessante.
@@andreysantana9349 tá até justo pro tanto que te oferece se vc for daquele que explora 100% do jogo sai até no lucro.
Minha preocupação nem é por ser de turno, é o estilo anime, Persona nunca me chamou atenção por isso, tenho medo de comprar e daí não curtir.
Então não jogaria nenhum RPG da atlus
A história é boa mano, e ainda seria a mesma se o jogo possuísse outro estilo visual ou artístico, mas entendo que nem todo mundo consegue se identificar, eu por exemplo não consigo de forma alguma jogar Battleroyales e FPS kk
O Goty ou é do Metaphor ou do Final Fantasy
Não é muito bom como dizem, hype exagerado, é só BOM, nada de mais. Pessoal tá tão acostumado com jogo lançado incompleto que quando alguém faz o mínimo, gera um delírio coletivo. Estou na metade do jogo e achei um 7,5/10 levando em consideração que custa 350 pila.
Unicorn overlord também da atlus lançado esse ano, é muito melhor que esse jogo.
- Hype tá vendendo jogos hoje em dia..
Eu odiei persona 3, provavelmente vou odiar esse tbm
Não sei. Espero ter ajudado
kkkkkkjk
Jogo caro pra caramba
combate por turno
Eita! Vai ter doido jogando isso pedindo voto impresso.😂