Blade Runner - O Lamento dos Replicantes

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 окт 2022
  • Apóie o Fazendo Nerdice!
    apoia.se/fazendonerdice
    Siga-me nas redes sociais!
    Twitter: @Fazendo_Nerdice
    Instagram: fazendo_nerdice
    Se quiser me enviar um presente, mande pra:
    Caixa Postal 81409 CEP 04273-970
    Arte de thumbnail feitas por: letsongakemi
  • ИгрыИгры

Комментарии • 174

  • @golfinhoyurii
    @golfinhoyurii Год назад +136

    Eu saí da casa do meu padrasto agora moro com minha avô. Antes meu padrasto não me deixava ver seus vídeos..agora eu assisto com minha avó e com meu primo

    • @Strkk_
      @Strkk_ Год назад +1

      Boa!

    • @GusB670
      @GusB670 Год назад +7

      Ué... q proibição boba.... ele dava algum motivo para proibir?

    • @quio14
      @quio14 Год назад +9

      @@GusB670 no minimo devia ser bolsominion !!!

    • @GusB670
      @GusB670 Год назад +5

      @@quio14 Mas o Elba nem aborda pautas politicas... Aí é muita alienação...

    • @brunogomes3642
      @brunogomes3642 Год назад +6

      @@GusB670 se os replicantes são humanos superiores eles podem se revoltar contra os seus próprios criadores por isso a proibição.

  • @MrMistrorigo
    @MrMistrorigo Год назад +17

    “O cynerpunk está morrendo e sendo substituído pela dura realidade de nossas vidas cotidianas”.
    Caramba Elba, chori litro aqui KKKKKKKry

    • @jabrazil416
      @jabrazil416 Год назад +2

      1984, admirável mundo novo, blade runner, Soylent Green, Fuga de Nova Iorque estão para acontecer daqui a 20 anos.

  • @paulocristino6976
    @paulocristino6976 Год назад +11

    Agora deu vontade de assistir um vídeo com o Elba falando de mais obras "Cyberpunk", até do Bladerunner 2049

  • @devforfun5618
    @devforfun5618 Год назад +2

    quando se falava em clonagem humana nos anos 90, uma coisa que me preocupava era uma discução de se eles tinham alma ou não, que não seria a primeira vez que isso seria usado como desculpa pra tratar pessoas como coisas "se clones não tem alma não seria imoral usa-los como escravos"

  • @allandelonmcz
    @allandelonmcz Год назад +49

    Os "replicantes" são seres humanos sintéticos, artificiais, fisicamente, em tudo iguais aos humanos, e a grande discussão é esse, eles amam? Sentem dor? Se frustram? Tem empatia? Tem desejo sexual, querem casar, ter filhos? Mesmo sendo criados sem emoções, as emoções "emergem da carne". Lindo vídeo Elba.
    Para concluir, tenho uma metáfora para o fim do filme, o replicante salta um "abismo" e o "humano" não o salta. O abismo seria o próprio fosso que a humanidade esta preste a cair, esta caindo na verdade, e como esse "pós humano" pode trazer a humanidade de volta. Os replicates são imbuídos de humanidade maior que os humanos.
    Questão final:
    É legitima a violência por parte de alguém que é perseguindo para ser morto só por existir? (Façam todos os paralelos possíveis com o nosso mundo real).

    • @judsoncoelho8261
      @judsoncoelho8261 Год назад +4

      E por isso o Deckard ser um replicante esvazia muito desse simbolismo

    • @guilhermecarrion266
      @guilhermecarrion266 Год назад +3

      O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa.

    • @CanaldaMonaRock
      @CanaldaMonaRock Год назад +1

      @@judsoncoelho8261 sim, se ele fosse, ele estava matando a sua própria espécie. E não é isso que os humanos já fazem? até isso os replicantes fazem igual a nós, matam por ordem. salvar a rachel foi o ápice do livre arbítrio dele.

    • @quio14
      @quio14 Год назад +1

      e se isso nao for uma questao politica da realidade ,,, so os burros nao veem é so fazer um paralelo mesmo como voce disse !! é bem obvio do que ele aponta !!! so mudar as cartas os fatores sao iguais !!

  • @andremedaglia350
    @andremedaglia350 Год назад +18

    Eu ainda não vi o video, mas eu amo o fato do Elba cagar para as datas e hypes e fazer o vídeo que ele quer no tempo que ele quer ❤

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Год назад

      é até esquisito, todo mundo faz video do que ta em alta, pra ser beneficiado pelo algoritmo, mas ai todo mundo ta fazendo a mesma coisa e quem assiste não vai assistir um monte de video falando sobre a mesma coisa em sequencia, quer dizer, talvez por conta do auto play até assista, mas eu quando to no pc ja clico em outro video

  • @spacecaronte8435
    @spacecaronte8435 Год назад +8

    Eu terminei o livro tem menos de uma semana. Sou um fã ávido de cyberpunk no geral e um fã ainda maior de blade runner. Existem 3 formas de identificar um replicante (isso no livro, no filme há apenas 2): Análise empática usando um aparelho que capta e coloca em valor numérico as reações a certas perguntas, todas falando sobre tortura de animais ou ações no qual alguém aparece usando pele humana. Exemplo: "Uma vespa para na sua mão, o que você faz?" No livro, onde animais são raros devido a radioatividade do planeta, a ultima resposta seria "eu mato", o que com os replicantes é quase sempre a primeira resposta. Ou perguntas onde aparece "se marido aparece com uma amante, usando pele de bebê como bolsa, o que você faria com ele?", eles esquecem da bolsa e pensam apenas na raiva da traição e, bem, na maior parte das vezes escolhem que iam matar algum dos dois. A segunda forma é uma máquina que fica piscando luzes e te dando pequenos impulsos elétricos e ver o tempo de reação, o replicante é mais forte, mas como o cérebro muito menos desenvolvido. Eles são espertos para cérebros de galinha (pessoas que sofreram dano mental por causa da radioatividade e a poeira química) mas são mais burros e impulsivos que uma pessoa normal, por consequência, os reflexos também são lentos. E a ultima é pelo exame de medula. No fim, apenas o Voight-kampff (teste de empatia) e o exame aparecem no filme, chegam até a citar o livro com a cena "você quer saber se eu sou uma replicante ou lésbica?". Os replicantes são mais fortes, espertos e rápidos apenas no filme, lembrando que no filme, o mundo se parece mais com a saga Sprawl do que o livro. No livro, houve uma terceira guerra mundial, com direito a quase fim do mundo e a morte quase total da vida na terra, chuvas radioativas e até protetores de chumbo para virilha. Por isso houve a colonização e a necessidade de mão de obra barata. Em um grande resumo, tanto o livro quanto o filme abordam 3 coisas: a decadência da humanidade ou da vida na terra, seja com bombas nucleares ou a urbanização e matança de áreas naturais, sobre o impacto que o ambiente traz para o individual e sobre afinal de contas, o que é estar vivo? É nascer de outro ser vivo? É existir? É poder sonhar? E assim segue...
    Se vc leu até aqui, meus parabéns.

  • @kanekopensador
    @kanekopensador Год назад +33

    Tem o livro "Ozob - Protocolo Molotov" que trata exatamente isso que você gostaria de ver em um filme! É a história de um replicante no universo cyberpunk e conta sua origem, como ele veio para terra, como ele pensa, a opressão do sistema...tudo da perspectiva do replicante. É baseado no Nerdcast RPG Cyberpunk e sério, esse livro é MUITO foda!!! Tu vai se amarrar!!

    • @bruno3300291
      @bruno3300291 Год назад

      Infelizmente, o autor - pelo menos até a última vez que eu o consultei - não tem planos para o volume 2. Adoraria ouvir mais de Ozob, Califórnia e Nova Nova York.

  • @gregoriocervejeira3600
    @gregoriocervejeira3600 Год назад +6

    Tem uma banda de Heavy Metal chamada Beast in Black que tem um álbum chamado Dark Connection que tem toda uma temática de ficção científica, e algumas músicas tocam diretamente no tema dos replicantes, inclusive, tem uma música chamada Blade Runner. Recomendo a todos e ao Elba.

  • @Fallkenny
    @Fallkenny Год назад +10

    Agora me deu coceira de reassistir os dois filmes. Porque eu conheci Blade Runner tarde, quando lançou o segundo filme eu assisti o primeiro no mesmo dia antes de ir ao cinema, e não consegui digerir tão bem eu acredito, vendo essas reflexões me dá uma sede de ver tudo com um olhar diferente.
    Aliás, parabéns pela arte da thumb de novo, artista tá mandando bem demais.

  • @lengeyart
    @lengeyart Год назад +1

    "Like tears in the rain" é uma das frases mais poéticas e profundas que já vi em qualquer mídia.

  • @aaqdptaaqdpt3262
    @aaqdptaaqdpt3262 Год назад +2

    Blade Runner é o meu filme numero 1.

  • @D3S3R7
    @D3S3R7 Год назад +4

    Uma coisa que me fez pensar sobre "O grande crime de ser um replicante" é algo que foi abordado no Full Metal Alchemist: Ninguém pode criar um exército.
    As possibilidades de criar vida são infinitas. Isso inclui substituir pessoas por outras que façam aquilo que lhes foi programado. É até tema em Fallout 4.

    • @devforfun5618
      @devforfun5618 Год назад

      a até algo que eu tava pensndo sobre, o que é mais vantagem, criar um robo que executa um trabalho de um humano, ou por uma arma na mao do robo, e com um exercito de robos forçar os humanos a trabalharem?
      imagina o universo distopico do Juiz, mas ao inves de clones os juizes são robos, eles não precisam da inteligencia de um humano pra julgar, se o juiz executa alguem, essa pessoa merecia pena de morte e ponto final, afinal, bandido bom é bandido morto
      o pessoal fica tao empolgado com intelegencia artifical que não percebe o objetivo não sera criar um ser humano mecanico, so chegar perto o suficiente a ponto de ameaçar os humanos reais pra que eles se sujeitem a qualquer condição, por exemplo, ainda tem humanos em telemarketing, mas o fato de existirem robos no telemarketing permite as empresas abusarem dos funcionarios com a ameaça de demissão em massa

  • @ubirajaraalves9804
    @ubirajaraalves9804 Год назад +3

    Na real, sempre acreditei que o policial que fazia os origamis é um replicante.

  • @Andreamaralbr
    @Andreamaralbr Год назад +1

    A minha opinião é que você deveria falar mais sobre as coisas que você gosta assim, com essa paixão, isso cativa a gente, é muito bom ver alguém falando com tanta propriedade de algo que gosta muito.
    No mais, queria a analise histórica, to com saudades, era meu quadro preferido (depois dos vídeos sobre diretores de arte da Wizard que só tem dois vídeos haha)

  • @pepperpatty2446
    @pepperpatty2446 Год назад +3

    Eu tinha uns 12 anos quando eu assisti pela primeira vez e até hoje eu lembro do impacto que o discurso final causou em mim. Honestamente acho que foi o primeiro (e talvez único) filme a me fazer refletir profundamente sobre a moralidade das ações dos personagens, junta isso com os efeitos especiais práticos (coisa que me quebrou a mente quando me falaram que aquilo foi feito sem computadores) e você tem o filme marcado a ferro na minha cabeça.

  • @hmm7774
    @hmm7774 Год назад +4

    Elba, não sei se vc já leu o Ozob, do Azaghal e do Leonel Caldela, mas ele justamente conta a história do ponto de vista de um replicante. Eu particularmente gosto MUITO do livro e deixo aqui recomendado. Ótimo vídeo aliás, parabéns!!

  • @LukeRedF
    @LukeRedF Год назад +1

    Teste de Turing - Eu não sou um robô

  • @borges967
    @borges967 Год назад +1

    Uma questão que também pode ser levantada é que, por mais que eles pareçam humanos, ainda são máquinas por dentro e tem superpoderes que podem ser usados por eles, ou outras pessoas, lembremos que a tecnologia está avançada e dominada por grandes corporações. Talvez isso seja a justificativa para que a polícia cace os replicantes a todo custo.
    Mas também tem essa que você levantou, Elba. Eles só querem viver em paz.
    Essa é a pergunta: eles deveriam ser aceitos? Acho que uma série sobre eles poderia responder essas questões que o filme deixa no ar.

  • @annie.araujo
    @annie.araujo Год назад +1

    Replicantes têm direito de viver, igual a qualquer outro ser humano, que tenham cometido crimes ou sejam perigos em potencial. Mas essa questão de memórias e não saber se é replicante me lembra muito uma pegada do Navio de Teseu

  • @caiodlimaM
    @caiodlimaM Год назад +1

    cara eu amo Blade Runner.
    pra mim o filme é sobre querer viver mais.
    sobre essa pergunta filosofica de (se vc encontrasse o seu criador -deus- o que vc perguntaria-pediria para ele?)
    que é um tema constante nos filmes do ridley scott
    essa parada do Roy pedir pro Tirell para viver mais, e o Tyrell diz que nao pode (ate mente dizendo que ja tentou) e diz que a chama que queima mais brilhosa acaba mais rapido.
    puts mano, essa cena me faz chorar toda vez.
    pq eu perdi uma prima de 20 anos para o cancer.
    e recentemente um outro primo de 14 anos se curou de um cancer.
    e eu fico assim, caraca, querer viver mais, é tudo o que a gente quer.
    a mortalidade é uma parada muito sinistra. pq um dia vc é jovem e cheio de vida, dai vc pisca o olho e esta na meia idade.

  • @allamymonteiro7338
    @allamymonteiro7338 Год назад +1

    O melhor da conversa com o tyrell é quando você encara a conversa como uma conversa do Homem com Deus.

  • @animebanger6662
    @animebanger6662 Год назад

    Pra mim, a frase que define o cyberpunk é "o sistema é foda parceiro"

  • @helciohenriquesmoraes8027
    @helciohenriquesmoraes8027 Год назад

    Isso mesmo. A continuação não chega aos pés do original. Blade Runner é um dos meus filmes favoritos. Não canso de rever. Parabéns pelo vídeo.

  • @jessealmeida1657
    @jessealmeida1657 Год назад

    Vendo esse vídeo dá vontade d assistir o filme novamente, pr olhar a história ( ou tentar) do ponto d vista dos replicantes!
    Muito bom vídeo!

  • @MarcelLugliValerio
    @MarcelLugliValerio Год назад +1

    Eu vi olhos marejados...? 😆 Não...! São apenas lágrimas na chuva....

  • @rpgpedroh
    @rpgpedroh Год назад +1

    Elba foi ótimo seu questionamento. Na minha visão o tema do filme foi sempre essa questão sobre a essência do ser humano. A mensagem sempre foi: somos todos replicantes.
    Do mesmo jeito que houve, infelizmente, o questionamento sobre a escravidão das raças de matriz africana e nativo americana.
    Filosofo sobre o futuro das inteligências artificiais como, outro clássico do cyberpunk, Ghost in the Shell.
    Para mim foi fácil e natural enxergar a humanidade dos replicantes de Blade Runner, mas podero sobre o limite de entidades incorporeas.
    O próprio Shadowrun trás os mesmos questionamentos voltados à meta-humanidade, a criaturas inteligentes não humanas, espíritos astrais E às próprias IAs.
    Outras obras de ficção exploram isso com alienígenas (Star Treck sendo um grande expoente, Macross para citar um anime clássico) e/ou robôs. Alegorias como XMan ressaltam nossas diferenças para criar o contraste e jogar luz em nossas semelhanças.
    Filosofia...

  • @felipewagner3009
    @felipewagner3009 Год назад +1

    Elba, meu nobre, eu conheci o seu conteúdo por causa de Magic (um jogo que talvez eu goste tanto quanto você, mas certamente entendo bem menos), porém, são vídeos como esse que considero as verdadeiras pérolas do canal. Blade Runner também é um dos meus filmes de ficção científica prediletos, mas infelizmente quase ninguém do meu circulo próximo sequer assistiu. Essa reflexão que você fez sobre os replicantes é o tipo de coisa que eu adoraria discutir ao redor de uma mesa com amigos e uma boa cerveja, mas nunca pude. Seu vídeo não supre essa vontade, mas é bom o suficiente. Obrigado.

  • @M4lk1e
    @M4lk1e Год назад +2

    Eu era tão fascinado pelo dilema que esse filme traz à tona, bem como pelo emblemático discurso de Roy Batty.
    Mas, depois de ler o livro, tenho sensações dúbias sobre a obra como um todo - sobre como o livro e o filme destoam tanto entre si e, ao mesmo tempo, se complementam.
    Eu já estive bastante frustrado com isso, mas o seu vídeo me ajudou a repensar nessas diferenças. Muito obrigado, Elba.

  • @davidgarrido6732
    @davidgarrido6732 Год назад

    "Blade Runner sob o ponto de vista dos replicantes" Acho que tem uma boa ideia de campanha de RPG aí...

  • @davidbeckham2268
    @davidbeckham2268 Год назад +1

    Elba faz um vídeo explorando mais a série elder scrolls, eu sou muito fã, se der pra fazer eu vou ficar muito grato.

  • @aaqdptaaqdpt3262
    @aaqdptaaqdpt3262 Год назад +1

    Video primoroso, parabéns.

  • @thephunto
    @thephunto Год назад

    O Elba simplesmente sintetizou com uma perfeita sensibilidade os motivos que fazem deste filme a pérola que ele é!
    Um filme que traz perguntas, não respostas.

  • @danieldecastromelo9061
    @danieldecastromelo9061 Год назад +1

    9:14 até 9:21
    Party padrão de rpg

  • @almirpinheiro6683
    @almirpinheiro6683 Год назад

    Cara! No começo do vídeo discordei muito de vc pq só assisti ao último filme. Conforme foi falando , achei sensacional a ideia do antigo e concordei completamente contigo ! Muito bom !

  • @aelihimas
    @aelihimas Год назад

    os replicantes mostram pra gente como é ser humano (como é um ter vontade própria) e o humano (Deckard) mostra pra gente como é ser uma máquina (um objeto que somente cumpre um propósito). ou talvez ele seja um replicante sem vontade própria, como a maioria deve ser. tem muita reflexão que dá pra fazer sobre o filme
    com relação a ele viver mais que um replicante, **pelo que eu lembro**, isso de 4 anos foi feito na versão tal pra frente, inicialmente os replicantes não tinham essa limitação, ele pode ser um modelo antigo

  • @Monge-The-Sad-Nihilist-Pombo
    @Monge-The-Sad-Nihilist-Pombo Год назад

    "Tíreu" é de foder.

  • @ronaldvieira239
    @ronaldvieira239 Год назад

    Elba, o filme de 2017 funciona pra mim como a versão em que a gente vê o lado dos replicantes, acho que a trajetória do K funciona muito bem nesse sentido, e ato final do K, salvando o deckard para que ele possa ver a filha é simplesmente lindo.

  • @delizadeliza6818
    @delizadeliza6818 Год назад +1

    Uma das coisas q Blade Runner me ajudou foi algo muito pontual. Por isso gosto do filme ALEM do tema, ambientação e TRILHA SONORA.
    A Pris, personagem q seria a " personagem feminina bonita" teria uma beleza não tão "padraozinho". A MAS ELA EH MAGRA E LOIRA.
    Sim
    Mas o rosto dela , através da peruca , maquiagem e luz não é afinado. Ou busca-se ser mega fino. Seus maxilares são grandes e seu pescoço é largo. Seu quadril é estreito e reto e seus seios não são avantajados nem enormes.
    Meu ponto é q essa escolha ,limitação ou estética da epoca( ou do filme mesmo) me fez pensar que "personagens mulheres consideradas bonitas na midia não precisam ser necessariamente barbies "
    A MAS NUNCA PRECISOU SER ASSIM, É O OBVIO, SE AME.
    É fácil falar isso quando se tem mídias de todos os lados bombardeando a ideia de beleza e vc ver q vc nao se enquadra nelas.
    Eu sou generofluido, fiquei feliz q notei esses detalhes na Pris ,pq eu tenho essas características físicas também. Assim , esquentando meu coraçãozinho mesmo não sendo a mensagem ou tema do filme. " posso ser uma mulher linda".
    Sobre os resto do filme eu adoro e vou escrever um comentário melhor em breve. E como colega psicóloga vou ver se acrescento legal tbm! Talvez um artigo ou outro.
    Obg ELBA :)

  •  Год назад

    Poxa, me arrepia só de imaginar um vídeo de quase 1h com uma análise dessas do primeiro Matrix ❤️

  • @GustavoGarcia-zi8hp
    @GustavoGarcia-zi8hp Год назад +1

    Estava enrolando anos pra ver esse filme, foi só o Elba fazer um vídeo que eu finalmente o vi.
    E vou deixar minha visão aqui do final. No meio do filme o Dackard tem um sonho com um unicórnio que eu não entendi o motivo da cena; mas no final, algo que você não falou Elba, é que o origami que o policial deixou é de um unicórnio também. Na hora pensei que pudesse ser só uma referência, mas depois parei pra pensar, ainda mais com o remember da frase do policial “é uma pena que ela não vai sobreviver; na verdade, quem vai?”
    Algo assim
    E aí pensei percebi que o policial pudesse estar dizendo que o dackard também vai morrer em pouco tempo, porque ele seria também um replicante. O que ajuda é o fato dele ter colocado o unicórnio, que só apareceu no sonho do Dackard, então poderia ser uma memória implantada da qual o policial tivesse conhecimento.
    Enfim, como é um filme antigo tive certeza que todo mundo já tinha pensado nisso, então procurei no Google. E descobri que parece que em uma das versões do final, não tinha toda essa cena do origami, e aparecia os dois fugindo no carro no final, e alguém dizia pra eles que a Rachael não tinha a trava dos 4 anos e que viveria por anos normais.
    E aí quando o artigo cita o final da versão que se encontra na HBO Max hoje, ele fala exatamente dessa coisa do unicórnio que eu pensei. E ligando as duas ideias dos finais, talvez ambos fossem replicantes, com a memória implantada, mas que não possuíam a “trava” dos 4 anos.
    Sei que já saiu o filme novo, mas ainda não o vi, não sei se responde esses pontos. Ou mesmo se tem uma interpretação mais coerente da cena do unicórnio. Mas achei legal essa teoria!
    Como você diz no final Elba, só dele aparecer no novo filme, 20 anos depois, mostra que ele não seria replicante. Mas como eu disse, talvez ele não tivesse esse trava. Mas aí onde estaria a Rachael né?
    Não sei se ela aparece no 2049, então não tem muito como eu opinar.
    De qualquer forma valeu pelo vídeo Elba! Fez eu ver um filme incrível!

  • @pedrocaun6334
    @pedrocaun6334 Год назад

    pô, vou sair desse vídeo e re-assistir blade runner... obrigado elba

  • @RaginKavu
    @RaginKavu Год назад +2

    Foi mal a queda no watchtime, Elba, mas eu tô indo consertar uma falha de caráter minha, e vou assistir Blade Runner, antes de ver esse vídeo por inteiro.

  • @edumitrano9861
    @edumitrano9861 Год назад

    A Zhora só não assassina Deckard porque entra gente no camarim...

  • @truer1848
    @truer1848 Год назад

    analise filosófica, amo essa ideia.

  • @filiperamos7775
    @filiperamos7775 Год назад

    Achei a análise muito interessante. Eu também amo o Blade Runner de 82. Trás a análise do 2049 também, acho que o filme tem bastante coisa pra se falar. Principalmente no conceito de protagonismo

  • @delizadeliza6818
    @delizadeliza6818 Год назад

    Elba ! Vc conhece a Série Deus Ex?? Mandando Divide-se e Human Revolution!!?? Super recomendo. Seria legal vc fazer um vídeo pq eles trazem vários assuntos bem nessa pegada de implantes e corporações mto ricas controlando o rumo das coisas.

  • @DuneDiscord
    @DuneDiscord Год назад

    Muito massa o vídeo! Achei q faltou uma musiquinha (ou talvez meu fone n estava tão alto para ouvir)

  • @herikyluiz2329
    @herikyluiz2329 Год назад

    cara, sobre esses filmes sobre duas camadas acho que o cyberpunk eddgerunnes é o que tu procura, eu sei que tu já assistiu mas muita gente não percebe as camadas que o desenho tem por debaixo da estética punk, porradaria explosões e linguagem de anime que tem na série.
    As principais alusões que trás na história conecta muito com o que vivemos hoje a a alusão do mundo das drogas, e o como é comum de pessoas que vivem em situações de risco cair na criminalidade se você troca os "implantes" por drogas, e o "cyber psicopata", por algum maluco drogado que comete um crime com morte por causa de estar sobre efeito de drogas, a história alfineta o real.
    principalmente conversa com quem vive em periferia, já que é muito comum você conhecer vários "David", um malandro com potencial, que cresce contigo, mas por um desvio se perde na criminalidade.
    outra camada mais superficial que a historia tenta passar é o quão longe das ruas os interesses dos grandes (governadores, empresários, etc) causam impacto na vida das pessoas que vivem na margem, os comandos altos da sociedade literalmente geram guerras nas ruas e essas guerras nunca chegam até eles já que sempre tem intermediários, podemos considera ele um jovem de periferia que de alguam forma se envolveu numa guerra de corporações que ele nem chegou a ver o rosto dos cabeças, simplesmente foi considerado um "drogado/cyberpsicopata" e morto por causa disso, na real é uma história bem triste

  • @lucasperes7207
    @lucasperes7207 Год назад +1

    pessoalmente eu achei o blade runner 2 muito bom, achei uma continuaçao digna do primeiro q eu ja gostei bastante

  • @Felipecezario512
    @Felipecezario512 Год назад

    Sempre ouvi que blade runner era uma obra prima, e como ele foi um dos alicerces pra cyberpunk como mídia. Mas, eu devo ter assistido esse filme errado, mas, não sei o personagem do Harrison Ford é muito bom, o filme é bonito demais e tudo(eu adoro demais a vibe contemplativa), mas, os antagonistas não me cativaram nem um pouquinho, eu não senti a parte humana desses personagens (o que seria toda a base do filme). Não sei, mas, não consegui me conectar sem de fato ver o que aconteceu com os personagens, so saber por eles falarem o que aconteceu com eles não me passou a mesma sensação que passaria se a gente visse mais do que aconteceu, mas, ai n caberia num filme de 2 horas. Sentimentos conflitantes.

  • @eduardoassumpcaofilho3316
    @eduardoassumpcaofilho3316 Год назад

    Os contos e romances do Dick estão sempre nesta vibe de discutir o que realmente é ser humano neste mundo totalmente dominado pela tecnologia. Se puder leia o conto A segunda variedade e vc vai pirar.
    Muito bom vídeo e uma discussão interesantíssima.

  • @kenninran1646
    @kenninran1646 Год назад

    Eu sou da opinião que se qualquer pessoa que pudesse chegar a Deus e pedir mais vida matando muitos no trageto, o faria. Os replicantes apenas têm essa oportunidade, pois sabem onde está seu criador.
    É uma das obras que mais representa o espírito humano...

  • @LuanBCruz
    @LuanBCruz Год назад

    Elba, você já ouviu falar no WOJTEK, o urso que lutou contra os Nazistas? Acho que daria um bom vídeo!
    No mais, excelente vídeo! Muito obrigado pela qualidade de sempre!

  • @Strkk_
    @Strkk_ Год назад +2

    Coincidência esquisita eu acabar de ver o filme e o Elba postar esse vídeo

  • @MurasakiHaru_
    @MurasakiHaru_ Год назад +2

    bom video

  • @sergio.ventura
    @sergio.ventura Год назад

    Acho que o livro que inspirou o blade runner explica melhor o porque do odio aos replicantes
    Vi pela primeira vez o filme lçade runner ha coisa de 3 ou 4 anos. Gostei muito e ficou no ar o sentimento de que "os replicantes são mais humanos que os seres humanos".
    Depois de ler o livro "andoids sonham com ovelhas elétricas?" o odio aos replicantes ficou explícito.
    Acho que fizeram bem só adaptar a caçada do Deckard e ignorar tudo o resto. Faz quem o ve pensar em mais coisas do que apenas os "bons e os maus"

  • @F3hLipe
    @F3hLipe Год назад

    Esse tipo de coisa me fez lembrar de appleseed

  • @antonionibr
    @antonionibr Год назад

    Um toque de "A Banalidade do Mal"

  • @MrYujisato
    @MrYujisato Год назад

    O Deckard é um replicant! Várias passagens do filme diz que ele era. O sonho com o unicórnio a profissão perigosa em caçar um replicante mais forte, rápido e inteligente. A ameaça do chefe (Bryant) da policia. E a contagem dos replicantes fugitivos os 3 casais. (Roy e Pris) (Zhora e Leon) e (Rachael e ...? ) Agora se ele é um replicante o que se tornou um humano é outra coisa.

  • @marceloquejinho
    @marceloquejinho Год назад

    Eu adoro Replicante, joga muito no Kiki Jiki

  • @lucasalvim9749
    @lucasalvim9749 Год назад

    Filmaço, difícil sair filme hj em dia tão bom.

  • @cortesbr8131
    @cortesbr8131 Год назад

    eu gostei demais do 2049, consigo enxergar o msm nível de complexidade do antigo, porém mais bonito

  • @zesouto3752
    @zesouto3752 Год назад

    Parece haver uma espécie de misunderstanding com respeito aos 4 anos de vida...a história dá a entender que esse limite foi colocado nas séries subsequentes, por exemplo série 5 ou 6, no caso, uma delas, a Nexus 6...replicantes de séries anteriores ( ou no caso da Rachel ) pode ser que tenham variada duração de existência ( o que daria longo tempo para o Deckard )....o que complica ainda mais a condição existencial dos replicantes....mas eu posso estar completamente errado.....

  • @rodrigomedeiroslehnemann7129
    @rodrigomedeiroslehnemann7129 Год назад +2

    Cara tu já viu Altered Carbon da Netflix? Vou te deixar a sugestão, tipo é uma série muito difícil no começo, tu provavelmente vai querer largar ela nos primeiros 2 ou 3 episódios... Até o momento em que a história engrena e surgem os dilemas morais. Sim ela é uma série Cyberpunk, mas muito mais na essência do que na estética e ela vai te gerar dilemas sobre identidade, sexualidade, que vão ficar na tua cabeça por anos. Fica Dica, vale um vídeo e dos grandes, não somente sobre a série, mas sobre o que ela problematiza.

    • @FazendoNerdice
      @FazendoNerdice  Год назад +2

      Gosto bastante de Altered Carbon, exceto o primeiro e último episódios =p
      O primeiro episódio eu concordo que precisa aturar, mas o imbecil que inventou de dar um final feliz pra história tá completamnete biruta!

    • @rodrigomedeiroslehnemann7129
      @rodrigomedeiroslehnemann7129 Год назад +1

      @@FazendoNerdice concordo plenamente, o que faltou na série foi justamente o final instigante, ao estilo do próprio Blade Runner ou Inception, onde tu de fato não sabe o que de fato aconteceu e precisa teorizar sobre.

  • @8comentarios8
    @8comentarios8 Год назад

    Eu tive esses mesmos pensamentos jogando Detroit Become Human. Onde os robôs não são nem sequer considerados seres vivos. Gostamos de rotular as coisas, humano, não-humano, vivo, morto. E isso "ajuda" as pessoas a cometer atrocidades. No final do jogo eu já estava totalmente do lado das maquinas, não importa o que você é, mas se você é capaz de sentir, desejar, sofrer e amar. É isso que te define.

  • @dayannegarcia5310
    @dayannegarcia5310 Год назад +1

    No livro assuntos como o teste voight-kampff ser aplicado em pessoas com transtornos mentais são tratados. Mas acho que foi abordado de maneira meio pobre, falando apenas de esquizofrênicos e acreditando que todos eles vão estar em clínicas psiquiátricas como se simplesmente eles não pudessem viver em sociedade.
    Da forma como foi abordado, prefiro que seja como foi no filme em que só ignoraram esse aspecto.

  • @guilhermycafe
    @guilhermycafe Год назад

    Eu tenho que voltar e reassistir ja que eu nao tinha me prendido a esses detalhes

  • @Camazort1
    @Camazort1 Год назад

    Elba eu adoro seus vídeos... que não fala de Magic
    Você têm, ou poderia fazer, um top 10 filmes/animes Cyberpunk?
    E parabéns pelo canal

  • @GabrielRibeiro-xy2qp
    @GabrielRibeiro-xy2qp Год назад

    Dessa vez eu demorei mas tô aqui dnv Elba , dia 6 pedindo o madness legacy sem led pq 8k em cartinha não tá rolando. Eu não tinha visto blade runner mas me interessei bastante em ver os filmes

  • @adrianogs7642
    @adrianogs7642 Год назад

    Não sei por que, mas me veio na cabeça o verso: "ele queria era falar com o presidente pra ajudar toda essa gente que só vaaaai..... sofreeeeeeeeeeeeeee..."

  • @joseotavio6547
    @joseotavio6547 Год назад

    O único problema do Blade Runner foi a continuação, ao explicar a "situação" do Deckard reduz o impacto e o final do filme.

  • @danielgileno1
    @danielgileno1 Год назад +1

    Queria ver um vídeo seu sobre a vida do Philip K. Dick. Vc já leu a biografia dele?

  • @ianalexandre2057
    @ianalexandre2057 Год назад

    Vale lembrar que a maquina estatal e os governos do mundo Cyberpunk estão em convulsão constante por causa dos mega conglomerados de empresas, então isso pode ocasionar em leis distorcidas e mal redigidas, como essa dos replicantes na terra.

  • @F1l1p3M0t4
    @F1l1p3M0t4 Год назад

    vou dar uma dica, joga Citizen Sleeper para ver a visão dos replicantes

  • @luciopeloso1348
    @luciopeloso1348 Год назад

    ja jogou Detroid: Become Human? uma obra de arte

  • @bogart6648
    @bogart6648 Год назад

    Seria bacana um vídeo comentando Deus Ex e outros jogos do gênero cyberpunk.

  • @uiuquer
    @uiuquer Год назад

    Os replicantes me lembram o paradoxo de moravec (robôs são absurdamente superiores intelectualmente porém são inferiores a bebês em relação a movimentos físicos no geral). O quanto será que estamos perto desse futuro? Ainda mais com i.a's como a MidJourney batendo a porta.
    Sugestão de tema: Jogos em 2 pessoa. O canal Marlon xGamer tem um vídeo curto sobre isso, mas acredito que o assunto rende muito mais

  • @jsimaoneto
    @jsimaoneto Год назад

    acho incrível como vc faz suas intro aparentemente nada a ver com o tema, demora 6 minutos pra começar e mesmo assim, eu vejo tudo!! ehhehehe

  • @willianout
    @willianout Год назад

    Elba da uma olhada no filme Extinção, na Netflix. Tem exatamente essa pegada aí, e no final faz vc escolher um lado, quem e o mau e o bonzinho quem tem o direito de que?

  • @RivokillMTG
    @RivokillMTG Год назад

    Elba! Fala sobre a série que a Netflix fez sobre a Gamestop!

  • @volnei29296
    @volnei29296 Год назад

    "Does this unit have a soul?"
    Valeu pelo vídeo, Elba. Eu vi Blade Runner uns tempos atrás e não curti o ritmo do filme, acho que fui com muita sede nesse clássico tão bem referenciado que esqueci de olhar com a perspectiva histórica. Vou rever, sem dúvida.
    Também adoro obras de ficção cujo tema seja inteligência/vida artificial e as implicações éticas que lhe permeia. "AI" do Kubrick /Spielbierg, o Homem Bicentenário... tenho um ponto fraco pra protagonistas robôs.
    Dito isso, você já jogou "Detroit: Become Human"? Ele trata muito desse tema da "perspectiva dos replicantes", já que os três protagonistas são androides que fogem de sua programação padrão.
    E West World, temporadas 1 e 2, você já viu? Acho que trata bastante do tema "nascer da consciência", da máquina que está lá a fazer seu trabalho e se toca "CATAPIMBA, eu posso pensar por mim mesmo e sou mais eficiente que qualquer ser humaninho que abusa de mim, olha só".
    Enfim, SOLICITO, encarecidamente, que comente sobre esses temas e, caso não tenha visto essas obras, que trate de conhecer COM URGÊNCIA.
    Abraço, amigo!

  • @lucasLSD
    @lucasLSD Год назад +1

    Elba lhe suplico a rever Bladerunner 2049

  • @guilhermecarrion266
    @guilhermecarrion266 Год назад

    Eu costumo brincar que hoje tem muito cyber e pouco punk nas coisas cyberpunk, muito dessas discussões e pensamentos que me fascinavam foram trocados por neon e partes robóticas (e por pirocas, em cyberpunk 2077, muitas pirocas).
    O vídeo me deu calafrio só de lembrar do filme, faz uns bons 10 anos que não vejo ele, bem, acho que é hora.

  • @kanaldokadyn7179
    @kanaldokadyn7179 Год назад

    Infelizmente o diretor do filme confirma que o deckard é um replicante... o mistério pra mim sobre isso dava mais brilho a obra.(ps: lembro de ver em algum lugar que a expectativa de vida do replicante não ser só de 4 anos em alguns caso(deckard) mas talvez posso tá viajando...

  • @lopesroney2313
    @lopesroney2313 Год назад

    31:49 - Eis aí o X da questão meu amigo! Essa é a história que todos nós queremos ver! Embora eu tenha gostado de 2049 acho que desperdiçaram uma grande oportunidade de nos mostrar essa obra que seria fantástica sob a ótica dos Replicantes! 2049, replicantes se replicando, achei totalmente desnecessário.

  • @Diario_de_um_advogado
    @Diario_de_um_advogado Год назад +1

    Na verdade o sistema é o vilão.. os réplicantes são vítimas e o decard também .

    • @bruno3300291
      @bruno3300291 Год назад

      essa é a grande sacada do gênero

  • @Fortinbrae
    @Fortinbrae Год назад

    Pra mim o Blade Runner 2049 é superior ao 1°, eu adorei a forma que ele conta a história.

  • @romulodeassis6920
    @romulodeassis6920 Год назад

    Elba, vc viu que saiu um do weird Al yancovick?? eu ADORARIA ver sua opnião osbre o filme

  • @guilhermefranca8812
    @guilhermefranca8812 Год назад

    Mas somente o primeiro filme é baseado na ideia original do Philip K Dick, sendo assim, não necessáriamente o Deckard é humano. Isso pode ter sido mera obra do cinema moderno.

  • @AndreCabralferreir
    @AndreCabralferreir Год назад

    Pra mim o mais desumano sai às empresas e o deckard, eles não exitamm matar sem nem pestanejar

  • @maiconferreiradovale
    @maiconferreiradovale Год назад

    Qualquer semelhança entre Replicantes e Imigrantes é mera coincidência

  • @Benkyo803
    @Benkyo803 Год назад +2

    Eu estou assistindo a versão certa desse video? Ou tem um corte do uma versão do director? Qual melhor versão? O final desse video é final original?

    • @jabrazil416
      @jabrazil416 Год назад +1

      Workprint é uma versão próxima de como o filme seria lançado sem a interferência do estúdio.

  • @feliperodrigues6608
    @feliperodrigues6608 Год назад

    Deckard jamais é um Replicante,isso foi coisa do Scoot

  • @pedroqueiroz3476
    @pedroqueiroz3476 Год назад

    Sentindo um pouco de falta dos vídeos mais históricos e dos baseados em psicologia que o elba fazia muito 😢

  • @gabrielanunciacao9236
    @gabrielanunciacao9236 Год назад

    Faz q resenha do anime do cyberpunk edgerunners elba

  • @leandrodener6174
    @leandrodener6174 Год назад

    E saiu Stray

  • @guilhermeamaral181
    @guilhermeamaral181 Год назад

    Tentativa de adivinhar o nome do Elba número número 20: Cleber

  • @el_chicoREAL
    @el_chicoREAL Год назад

    Qual a ficção que você escolheu viver?

  • @esdraswagner4865
    @esdraswagner4865 Год назад +1

    Elba já jogou Detroit?