90% das pessoas reclamando de qualquer jogo, nunca jogaram ele na vida, especialmente no Brasil. Eu tenho um conceito meu de nunca falar mal de jogo nenhum (seja gráfico, gameplay, oq seja) q eu não tenha jogado.
Eu penso que esse comportamento vem de alguns canais de games, já deixei de acompanhar vários por isso, o quanto os cara se esforçam em malhar um game. Repare, muito canais quando vão falar de algum jogo ou é 8 ou 80. Ou é muito bom e "praticamente não tem pontos ruins", ou não vale o esforço para ter uma melhor experiência(sim vc não tem que se esforçar, mas tem muito conteúdo que a gente tem uma melhor experiência sem julgar, só joga). Um exemplo que cabe muito RdR2, muita gente acha um jogo ruim, é cadenciado, muuuito diálogo, o design das missões. Mas olha a obra em geral, a experiência que a pessoa perde por um, dois pontos que não são tão bons, e tá de boa se pessoa não gostar. Mas não dá pra chamar de ruim.
@@igorms1993 más não precisa jogar algo pra ver se o gráfico é bom ou ruim , gráfico é algo que você vê e em videos da pra vê se o grafico de certo jogo é bom ou ruim
Tô com um PC aqui que roda RDR2 e Cyberpunk no ultra um pouco acima dos 60 fps em fullhd e não consigo rodar Crysis direito. Far Cry 6 tá lindo com RT ligado e 80 fps. Gráfico bem mais bonito que Crysis. Crysis nunca foi bem otimizado. Tenho um print aqui no PC dele rodando a 20 fps em algumas áreas.
Essas paradas de somelier de graficos em games e surreal Quando to jogando Gangstar Vegas no cell, Brutal Doom, Max Payne 3, Minecraft, Half-Life original, fico ali todo boquiaberto, ''nossa q graficos, iluminacao, gameplay incriveis e viciantes'' Ja os someliers, ''se nao tiver a 60 fps travados, a um bilhao de resolucao por nao sei quantos segundos, nao presta'' kkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu acho mó dhr dos games 8bit aos atuais, quando o game e bom, tem otima direcao de arte, a experiência, ambientação, detalhes, vida util, diversao, imersao, gameplay(ou mecanica) e tem conteudo, pq no fim das contas isso q importam, os graficos vem em segundos planos.
Na época do PS3, uma vez eu estava falando do quão incrível era o Uncharted 2 e o sommelier desatou a falar que era “pega-trouxa” só porque não era 1080. Perdeu um dos melhores jogos da geração!
Eu lembro quando saiu The Witcher 3 que o pessoal falava dos gráficos, aí eu fui ver, logo a mão quadrada dos maluco em cutscene e pensei "ainda estamos longe" kkkkkkkk
Que coisa né. Na época que que o Xbox One foi lançado ele foi massacrado pela mídia "especializada" só porque o foco não era 1080p apesar de muitos jogos trazerem essa resolução.
A verdade é que muita gente dessa que reclama dos gráficos gosta mais de hardware do que de games. Aí o cara passa a vida esperando sair um jogo que “desafie” o hardware dele pra não rodar “no talo” e ele poder justificar a compra de um mais novo e mais caro.
Exatamente, isso é chamado de Sindrome do PC GAMER ou pcismo. O cara abre o jogo mas nao tira o olho do fps, se for a 57, ja vai achar um absurdo, que o hardware dele, ou é muito forte, logo o jogo ta bugado, ou ja ve desculpa pra trocar. O cara nem se diverte pq o importante são os numeros.
Depois de sair cyberpunk veio minha síndrome de querer jogo com mecânicas e físicas boas e modelagem boa tbm, ñ gosto de jogos cartunistas mas é só questão de gosto msm, tem muito jogo atual que apanha pra half life de 2006.
@@danieljosephbatiston8143 Isso ai é síndrome do Afterburn, eu sempre acho bizarro a galera que joga com isso aberto basicamente ocupando 1/5 da tela só pra ficar vendo framerate, entendo pra quem faz review e teste mas o jogador comum ficar mais fissurado nisso do que no jogo é foda.
Esse papo de hardware me lembrou a conversa que tive semana passada com um amigo. Ele perguntou se eu nunca tive apego por algum console que já tive, e respondi que não pois console é só um meio para eu jogar algo. Até porque, console sem jogos é somente uma caixa de plástico sem vida. E o interessante é que ele é desses que dizem não conseguir mais jogar em 30fps.
O melhor jogo da vida pra mim tá no N64, o meu RPG preferido tá no Super Nintendo, o game de corrida que mais me divertiu tá no PS2, o game que mais me fez chorar foi um em pixel art jogado no PC. Gráficos são incríveis, um deleite pros olhos, mas boa parte dos games ultra realistas que tem por aí pecam tanto em gameplay, direção de arte e diversão, que quando anunciam qualquer jogo que tenha gráficos estilizados isso me chama muito mais atenção do que um game mega realista, pq se tiveram o cuidado de reimaginar os gráficos pra atender alguma proposta artistica, quem dirá a gameplay. Vida longa e prospera ao mercado Indie
exatamente, tb faltou ae no seu comentario trilha sonora, os jogos mais antigos tinham ate trilha sonora epica q hoje em dia bate forte a nostalgia, tipo jogar diddy kong racing n64, musiquinhas simples mas q buffavam a imersão kkkkkkkkkk super mario 64 tb 007 goldeneye
@marcelorodrigues517 quando uma pessoa fala que o jogo favorito dela está no N64 só existem cinco opções: Mario 64, os dois Zeldas, Banjo Kazooie ou Star Fox 64. E o indie pixel art que faz chorar tem 99% de chance de ser To the Moon.
@@Joaoferreira-dh8sg Hoje em dia tem jogos como Xenoblade Chronicles que tem uma trilha sonora épica também Mas uma das minha músicas favoritas é Super Mario Bros 1-1 theme. Não precisa da melhor qualidade de som para ter uma música marcante, Koji Kondo é o mestre nesse assunto
Eu iria gostar de ver um vídeo sobre a história da edição de vídeo feito pelo Gaveta. Mostrando por exemplo, a dificuldade de antigamente e algumas principais inovações ao longo da história.
Vale lembra também que o Zelda bafo selvagem foi desenvolvido para o WiiU então tem várias limitações da época que agora no choro do reino eles crescem o jogo em basicamente tudo
Silent Hill, originalmente para Play Station (o primeiro mesmo), tinha uma névoa que era a marca registrada do jogo, mas esta névoa era para limitar a quantidade de objetos que precisavam ser exibidos na tela. Foi uma solução técnica para um problema de limitação de hardware que a equipe do jogo resolveu com roteiro e história.
foi meio que um tiro no pé que acabou dando certo, mas no geral é burrice forçar o processamento do console pra depois ficar fazendo otimizaçoes, o ps1 mesmo tendo sido o principal console de introduçao ao 3D, era muito melhor pra jogos 2D e 2.5D
Deadcells não foi feito em pixel art, sim, minha mente também explodiu quando eu fiquei sabendo. Pra quem é gamedev sugiro demais pesquisar sabre, os caras foram geniais.
gavetos, faz um vídeo falando sobre criação de thumb. suas thumbs são mt bonitas, tem uma id bem marcada e tb são atrativas. eu tento fazer o msm com meus vídeos mas queria umas dicas do mestre hahaha. e além disso, acho que esse tema envolve mts assuntos sobre arte e design q seria legal de flr. like pra ele ver, time
Perfeito Gaveta. Parabéns pelo trabalho. A quantidade de críticas infundadas que vemos é incrível. No nosso canal o pessoal está muito dividido. Sou da turma que nem percebe as quedas de frame! TMJ!!!
Direção de arte sempre vai ser mais importante do que o gráfico de um jogo. Quantos jogos se tornaram atemporais por causa da sua direção de arte... Gráficos ficam ultrapassados, direção de arte não! Edit: Estou considerando apenas o aspecto VISUAL do game. Claro, gameplay, enredo, level design também são outros fatores chave para um jogo bom, mas não entram no meu ponto.
em geral sim, mas dependendo do gênero do jogo gráficos podem ser muito importantes, especialmente quando a proposta principal é passar uma sensação de imersão maior.
só pegar o bioshock 1 por exemplo, game lá de 2007, ate hoje garante experiência e gameplay, muito devido a direção de arte. Tem umas paradas que são atemporais por causa da experiência.
Excelente gaveta, principalmente por esse video estar vindo nessa semana em que "especialistas" de games apontarem queda de frame no trailer do jogo novo do miranha, quando na verdade era só um slow motion na cena kkkkkkkkk
Eu entendo o que o Gaveta quer dizer, mas esse assunto é muito relativo e vai longe. Eu sou gamer das antigas, cresci jogando a, sei lá, 15 FPS (?) da terceira e quarta geração de games. Okay, era o padrão da época. Só que os anos foram passando, as tecnologias avançaram e o padrão aumentou absurdamente de 1990 pra cá. Então o padrão mínimo atual (e que já é há bastante tempo no PC, plataforma que eu jogo) é o 1080p 60 FPS. Quem joga no Switch, sabe que está usando um hardware de mais de 6 anos e tem suas limitações. Certo, essa pessoa não tem dor de cabeço quanto ao desempenho que terá. Mas quem tá no PS5 e XSX, quer ter pelo menos o mínimo que mencionei e sei que esses consoles têm condições de entregar. O problema de verdade está quando o jogo não entrega o padrão mínimo em nenhuma plataforma atual. O gamer que tá sempre jogando e acompanhando a evolução tecnológica ali não vai querer jogar algo em 720p/30 FPS porque isso é coisa de mais de uma década atrás. Essas questões podem atrapalhar a experiência, e muitos podem interpretar (erroneamente) como frescura.
Concordo. Porém quero dar minha opinião também kkkk 60 FPS no console é novidade, e vemos hoje que as desenvolvedores estão sofrendo em trazer essa frequência, principalmente quando dá a opção de escolher 30 ou 60 FPS. Então 30 para mim não é uma coisa que gere repulsa do jogo, mas no Switch é complicado, principalmente por culpa do hardware defasado. Ele não crava nos 30 e rodar 720p na tela do Switch é uma vergonha, 1080 é mínimo para hoje, espero que o novo console da Nintendo corrija isso.
Gaveta você deveria fazer um vídeo explicando para a galera os termos , pq muita gente usa errado, em todos os tipos de produção (jogos, filmes, series, animes...)
Alguns jogos eu deixo de jogar quando estão com framerate baixo não por achar feio ou coisa do gênero, mas porque tenho cinetose (enjoo por certos movimentos), quanto mais baixo o fps de um jogo maior é a minha tendência a ficar enjoado jogando ele. Principalmente com jogos em primeira pessoa
Eu também, amigo. Se cair pra 25 fps frequentemente já começa me incomodar. Dor de cabeça e tontura... Percebi até quando um jogo estiver em 30 fps mas com o frametime instável isso me incomoda
zelda não foi pensado no 30 fps e resolução baixa pra melhor experiência foi pensado nisso pq é a única merda que o Switch aguenta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@TaicowFoxEu cansei de anime por conta das vozes japonesas mesmo, sei que é cultural, mas não dá, ou tão gritando sem necessidade, ou gemendo, reações exageradas, me irritava
mano eu to jogando Tears of the Kingdom e eh simplesmente uma das coisas mais divertida que eu joguei, e eu to nem ai pra grafico e fps simplesmente pq a história é muito boa e vc fica empolgado de jogar todo dia e encontrar novas formas criativas de passar das shrines e montar veículos! Jogos são sobre isso, os jogos que eu mais amo na maioria das vezes são indies, o que me importa eh ver que o pessoal que trabalhou no jogo se importava com aquilo e deu muito amor ao projeto...
De 12 a 120 frames, seja filme ou jogo, vou de boa nessa sem reclamar de nada, nem costumo pensar/encanar nisso. Me adpto tranquilamente às especificações do que consumo, geralmente até sem perceber essas paradas... Outra, não sou nenhum tonto que fica por aí dizendo "gráficos" pra tudo nessa questão. Aí "gráficos" vira um caldeirão de sei lá o quê. Tô cag...do pra "sommelier de gráficos" (hahaha). Show de vídeo! Abraço!
@@Ferreira2001 GOW Ragnarok, Elden Ring, Resident Evil 4 Remake, Horizon Forbidden West, Hogwarts Legacy, Star Wars Jedi Survivor, Zelda Tears of The Kingdom, esses são só alguns jogos lançados nos últimos tempos que são no minimo bons, existem sim lançamentos podres e muitos medíocres, porém jogos bons ainda são feitos aos montes por aí.
GAVETA, FAÇA ESSA SÉRIE DE SOMMELIERS DE TUDO O QUE FOR POSSIVEL E VOCÊ QUISER. Não aguento mais ver gente chata na internet que acha que entende das coisas e reclama de tudo USADHTURASHDRUTAS
@@CarlosEduardo-yh4ls skul é um roguelike / souls 2D , vc é uma caveira e tem que salvar o rei demonio que foi capturado pelos humanos, tem varios itens e personagens pra jogar porem quando vc morre vc perde tudo ( menos os upgrades com a bruxa, essa é a parte roguelike do jogo ) a parte souls é que vc volta pra primeira fase do jogo com o personagem principal e sem item e sem gold kkkkkk
@@CarlosEduardo-yh4ls ele tbm tem uma ( DLC ) gratuita, que libera quando vc zera o jogo 1 vez, conforme vc vai passando de fase a historia do jogo vai sendo contada, vale a pena esse jogo
obrigado Gaveta vc é um dos poucos caras que tem cultura nerd no currículo do canal que precisava falar isso pra educar essa molecada. eu realmente queria que você fizesse esse video. a galera NEM TEM MONITOR 4k pra ver os games nessa resolução
Textura nada tem a ver com a resolução da tela. sim, vc consegue ver melhoras em um jogo com texturas em alta definição mesmo sua tela sendo 1080p. não confunda gráficos com resolução.
@@williammelek8318 nao em sua totalidade. Unica coisa q realmentr é nitido é parte pixelada. Mas dependendo do tamanho do monitor nao faz menor diferença.
Ainda fico pensando em como esses jogos rodaram na "velha" geração sem quase nenhum problema, em quase 300hrs no rdr2 não tive nada q atrapalhasse minha experiência
Detalhes técnicos é bem subjetivo, mas acho que se refere voltado a realismo, certo? Se for mecânica em si, eu diria que Hades, Hollow Knight, Mario Odissey e Spiderman dão uma aula também no sentido de mecânica e level design.
11:27 Meu sonho é uma plataforma que tem suporte a conteúdo em 120 fps, existem alguns vídeos no yt, mas legal mesmo seria ver campeonatos, como de CS, a 120 fps. Até da com memc mas é mt gambiarra.
Excelente vídeo, Gaveta! O "ódio" em relação ao Zelda vai além de resolução, gráficos ou taxa de quadros. A Nintendo não localizou nenhum dos dois últimos jogos do Zelda para o Brasil (um jogo no qual é necessário entender a história para continuar jogando) e ainda lançou o jogo por 400 reais. Mas o pior de tudo é que neste momento está circulando um anúncio da Nintendo em PT-BR e, no dia do lançamento, o produtor e o diretor do jogo (japoneses) gravaram um vídeo falando em português. Portanto, torna-se inadmissível pagar 400 reais em um jogo sem tradução, que está rodando a 900p e 30fps, e que ainda apresenta quedas em determinados momentos. Se o jogo tivesse sido lançado com tradução e preço acessível, esse "ódio" diminuiria em 90%.
Se você comprar a versão digital por voucher, o preço cai pra 250,00. O rolê da tradução é uma pena mesmo não ter... Mas a nintendo está dando indicativos de que ela vai dar mais atenção ao público brasileiro
O "Inadmissível" é muito pessoal. Deveria sim estar em português e custar $60 (sobre estar R$357 aqui, infelizmente a Nintendo ainda não tem o poder de fazer o Real valer mais) Mas o jogo tá incrível e estou entendendo todos os diálogos, entao pra mim vale. Vai de cada um, né
Comentário mais lúcido, a Nintendo tem muitas práticas abusivas. Sinceramente, enxerguei o vídeo como ele estando ofendido por pessoas estarem apontando o grafico extremamente defasado (falo até pela resolução que pelos padrões atuais é insuficiente para um jogo 3d) de um jogo que ele está empolgado jogando. Extremamente enviesado, porém, a opinião é dele. PS: eu tentei jogar o switch na minha TV e é sem condições, existem momentos onde é dificil de enxergar coisas na tela (imagem borrada), muito serrilhado, texturas sem filtro e etc.
@@gabrielomelo se você acha ruim um jogo que nem frenético é rodar a 900p 30fps você que é uma fresca mesmo kkkkk zerei Immortals Fenyx Rising a 720p com o framerate que ficava +ou- em 28fps Deixe eu adivinhar: você come pipoca com luvinha.
Gaveta, adoro seus vídeos, sempre um trabalho sensacional! Eu não lembro se já foi falado, mas vc comentando sobre FPS, me veio a pergunta, Tom Cruise uma vez indicou para as pessoas desligarem o Motion Smoothing das TVs, porem, eu gosto do efeito. A dúvida é, se os filmes já fossem padronizados em 60FPS, seria mais fácil de abandonarmos esse recurso, pq isso não é um padrão da indústria então?
Olha, concordo com algumas das suas palavras Gaveta, mas na minha opnião e acho que a maioria das pessoas concordam também que o mínimo exigido para qualquer jogo seria de 60fps, a limitação a 30fps pode gerar um certo desconforto visual e mais percepcão do motion blur pelo fato de ter menos quadros e sentimos as quedas de frames mais bruscas quando o jogo só oferece 30 quadros! Posso estar extremamente errado, mas mesmo jogando o jogo em resolução alta os 30fps incomodam pelo fato dito acima! Adorei o vídeo, parabéns!
Particularmente não sinto falta de um framerate mais alto, mas iria gostar se tivesse. Agora que diferença quando alguém consegue fazer uma crítica decente sem apelar pra "jogo de ps1" "400 conto num jogo que roda na minha geladeira" Se as críticas fossem nessa tua linha, com certeza não existiria nem o temo sommelier de gráfico. Parabéns.
Eu sempre falo pra galera que diz que a Nintendo devia virar multi e que o novo Zelda seria melhor no PlayStation/ Xbox que esse game não existiria sem as limitações do Switch. É justamente pelo fato do Switch (e na época do BoTW, o Wii U) serem menos potentes que os consoles da concorrência que a Nintendo colocou tanto esforço em criatividade e gameplay. Os games desenvolvidos para PS5 e Series X precisam ser visualmente melhores que a geração anterior para vender bem, e essa preocupação pode tirar o foco dos desenvolvedores ou simplesmente ser o maior investimento do orçamento do game. Por conta disso, a pressão para inovar em gameplay e mecânicas acaba sendo maior no Switch que no PS5 e Series X.
“To falando de uma forma burra aqui” e meu cérebro já tá frito tentando entender, imagina se o Gaveta falar tudo o que ele entende de forma inteligente, acho que abre um buraco de minhoca na minha cabeça
4:13 não só isso gaveta, mas um framerate maior também permite que o monitor disponibilize o frame mais atual que foi renderizado pelo teu pc, então faz diferença até nisso, isso é conhecido como frame latency e tem um vídeo do 3kliksphilip chamado "How many frames a second do you need?" que fala sobre isso aos 1:49 do vídeo dele, recomendo
"Esse sommelier tem notas de amargura e um retrogosto de traumas de infância. Já esse é levemente ácido, com retrogosto de masculinidade frágil. Pra ambos, eu recomendaria acompanhado de um grande FODA-SE!"
Vamos fazer um puta jogo com potencial foda, MASSS: -Por num gráfico limitadaço; -Em um frame rate porqueiro; -No nosso console lixoso podre que nossos "gênios" que vivem em 2005 fizeram e agora temos que fazer vender essas porcaria xD _"Nintendo, 2023"_
O problema é que aí que tá, inegavelmente o jogo é lindo mesmo num console fraco. Impossível dizer que isso tá feio, a não ser pela resolução, mas que se for ver rodando no próprio console fica muito mais bonito doque em vídeos no RUclips. Fora que é um jogasso mais imersivo doque uma pancada de jogo de nova geração. Na minha opinião só inveja descreve o ódio a esse jogo. Como que um jogo pode ser tão aclamado naquele "console lixo"?
@@pedrobeckup456 Cara ai que tá meu mano, vc se confundiu muito no seu comentário, ninguém tá questionando que o JOGO em si é BOM, coisa que se não fosse não venderia tanto._(Tirando os gados burros fanboy de empresas gigantes que compram o que for.,. pobres ovelhinhas.,.)_ Como o 1º vendeu, este provavelmente vai vender tb (mesmo tendo aquele preço RIDICULO que a MerceNintendo, Digo Nintendo está cobrando, mas é tb pq sabe que msm se rolar ""choro"", o pessoal vai comprar o joguin .-. kk... O meu ponto no caso, é dessa porqueira do CONSOLE em si, dando uma rápida pesquisada essa mundiça de console tá custando em media R$ 2000+ cara kkk, isso pra rodar jogos em "Resolução de celular 2010" (como no video o Gaveta tb explicou se não me engano, que por isso a "imagem parece bonita", menor tamanho da tela = imagem comprimida aparenta ser mais "bonita". E agora cara, pega do simples fato, 2 MIL REAIS man, fora os preços doente que nintendo cobra nos seus jogos, pra jogar jogo resolução celular 2010 e 30 fps? Tipo cara,.., isso só é ridículo... quando com 2 MIL da pra comprar celulares "gamers" PIKA pra jogar 1080p qualidade no talo a 120hz++ (Celulares que tem essas telas já tem por ai rodo) com telas OLED e o karaio a 4. Mesmo sempre farmando e vivendo de "nostalgia", não adianta "pegar um motor de ferrari (o jogo) e por pra rodar num fusca (consoles) pra limitar todo o jogo , até mesmo o potencial de melhorar principalmente graficamente e o fps do joguin. Daqui um tempo quando os emuladores/moders colocarem esse jogo no PC, AI SIM tu vai ver o real potencial desse jogo que a Nintendo patética só cagam em não fazer =| Não tem ódio ou inveja do jogo man, tem SIM ODIO da Porqueira da Nintendo kkkkkkkkk e pra mim ela é totalmente dead dês do nintendinho lá kkk, essa empresa patética nunca verás meu suado dinheiro haha Fica na Paz manolo o/
A questão desse jogo é que não fizeram ele desse jeito pq essa seria a melhor experiência possivel para os jogadores. Fizeram ele desse jeito, para que tivessem a melhor experiencia possivel dentro das limitações do console. E pra muita gente isso pode não ser o suficiente e isso é totalmente compreensivel. Acho injusto o Gaveta querer definir que framerate e resoluçao baixa nao trazem necessariamente uma experiência ruim, quando na verdade, isso varia de pessoa pra pessoa. Tem gente que acha que o grafico é importante pra uma boa experiência, e isso não é demérito nenhum. Assim como tem gente que gosta de ir ao cinema ver filmes com efeitos especiais foda, mesmo que a história seja ruim. E tem gente como a minha mãe, por exemplo, que nunca irá gostar de um anime, não importa o quão foda seja a historia, trilha sonora e etc. Pq o simples fato de ser uma animaçao é o suficiente pra tornar a experiencia ruim pra ela.
É verdade, eu sempre vejo seus vídeos pelo celular e com o áudio do telefone! E como uma pessoa q sempre jogou game, vc tem q entender as limitações do aparelho q vc tem!
Gaveta, gostaria muuuuuuito que você comentasse sobre a série PREACHER vou comentar isso até vc ver em vários vídeos, essa série é a sua cara. Uma série foda, tosca e engraçada ao mesmo tempo.
Mano, eu comentei esse titulo em uma postagem do Instagram de um cara reclamando dos gráficos de um jogo. Escrevi "sommelier de gráficos", baseado no sommelier de CGI. Agora esse vídeo finalmente existe kkkkkkk
confesso que na época do lançamento de Skyrim eu joguei só pra ver como é e deixei de lado.. esperei até ano passado quando eu tivesse uma placa e processador melhores pra poder rodar ele com tudo o que tem direito (200 mods de gráficos e gameplay) e valeu a pena, hehe. jogos são atemporais então não faz diferença jogar no dia do lançamento ou dez anos depois. até hoje descubro coisa boa dos 16 bits e é maravilhoso!
Concordo em partes até onde eu assisti 07:02. O jogo sim tem uma finalidade que é ser rodado no Nintendo Switch, mas isso não significa que a melhor experiência seja no console, ele é bastante limitado e os gráficos deixam a desejar. A melhor experiência é sim no emulador, onde conseguimos aumentar a resolução e colocar em 60fps. Entendo que o Switch tem importância de toda a questão do desenvolvimento, mas ele é um console fraco e limita bastante o que o jogo poderia ser, se desenvolvido em outra plataforma. A Nintendo sabe muito bem criar jogos, isso de certa forma está faltando no mercado. Amo jogar Zelda BOTW no Cemu, mas se eu tivesse um switch, jogaria nele também pela questão da portabilidade, mas em casa, sem dúvidas é no computador. Muito obrigado pelo vídeo incrível Gaveta, abriu meus olhos para muitas coisas!! EDIT: Melhor experiência eu digo no docked, porque no portátil, o Switch é a melhor opção sem dúvidas
Год назад
Gaveta fala sobre codecs do RUclips e codecs em geral
como uma pessoa que está limitada a um ps2, um notebook com um i3 4005U e 4GB de RAM (sem GPU integrada) e um celularzinho, eu posso garantir que o que importa é se o jogo diverte ou não, e a real é que a direção de arte importa mais do que número de polígonos, tamanho de texturas, se tu cria um jogo, pensando em fazer ele rodar em qualquer plataforma, e tu trabalha em cima dessa limitação, sabendo como fazer coisa bonita, sai coisa muito melhor do que, sei lá, um COD da vida, com gráficos ultra realistas, pelo menos na minha opinião. Ao meu ver a evolução gráfica podia ter parado no ps2, ou até no ps3, se não fosse o ps4, ngm ia notar que o que tinha pra ps3/x360 não era a coisa mais realista do mundo
Depois de ver esse vídeo eu preciso deixar esse comentário. Gaveta faz um vídeo de Sommelier de Cinema focando naqueles comentários em que um filme não deve ser pausado de forma alguma ou que só deve ser assistido no cinema para ter uma experiência definitiva.
Deixar de jogar por framerate e gráfico é perder experiências! Muito dos melhores jogos que zerei na vida foi abaixo de 30fps sofrendo com crashs constantes, hoje não é mais um problema, mas ensinou uma lição.
Quando Gaveta falou de limitação pra ter acessibilidade, me lembrei do jogo que tá dando o que falar no momento que é o Farlight 84. A proposta dos desenvolvedores é justamente acessibilidade para rodar em PCs muito fracos. É da hora ver isso hoje em dia.
Pequena correção o Zelda: Breath of the Wild foi desenvolvido pensando no hardware do WII U o que limitou a versão do Switch. O que não acontece do Zelda: Tears of the Kingdom que por exemplo possui o draw distance maior.
Meu pc sempre foi uma batata gamer ent me acostumei a jogar no gráfico mais lixo possível, hj em dia que meu pc melhorou bastante eu não consigo jogar com gráficos bonito
Gaveta, não perco nenhum dos seus vídeos! Você poderia analisar o filme Sin City? Acho que foi a melhor adaptação dos quadrinhos do Frank Miller para o cinema! Abraço e sucesso sempre!
Curioso, existe um jogo chamado "Reventure", que tem gráficos tão pixelizados que fica difícil até de distinguir os personagens. No entanto, o jogo é ótimo e muito engraçado! Cria tantas situações inusitadas que não dá nem pra imaginar esse jogo com outro estilo gráfico. Recomendo a você Gaveta, vai dar boas risadas com ele. Parabéns pelo vídeo.
Sobre a questão do monitor 60fps e computador conseguir gerar mais que 60 fps, a latência do frames também diminui, sendo mais provável que o frame seguinte seja mais recente. Tem o video do Linus Tech Tips com a Nvidia e Streamer Shroud mostrando bem claro a comparação de framerate
Ai gaveta, vc ainda poderia ter falado de densidade de pixels, PPI(pixels per inch). O switch pode ter uma resolução menor, mas se a tela tb é pequena, a resolução percebida final pode ser igual ou melhor que uma tela maior.
O duro é o Sommelier de gráfico que quase não joga por conta própria, vê a maioria dos jogos por stream/vídeo.
90% das pessoas reclamando de qualquer jogo, nunca jogaram ele na vida, especialmente no Brasil. Eu tenho um conceito meu de nunca falar mal de jogo nenhum (seja gráfico, gameplay, oq seja) q eu não tenha jogado.
@@igorms1993 eu tive isso com detroit become human, mas o contrário, esperava um jogão, zerei uma vez só e pronto
Eu penso que esse comportamento vem de alguns canais de games, já deixei de acompanhar vários por isso, o quanto os cara se esforçam em malhar um game. Repare, muito canais quando vão falar de algum jogo ou é 8 ou 80. Ou é muito bom e "praticamente não tem pontos ruins", ou não vale o esforço para ter uma melhor experiência(sim vc não tem que se esforçar, mas tem muito conteúdo que a gente tem uma melhor experiência sem julgar, só joga). Um exemplo que cabe muito RdR2, muita gente acha um jogo ruim, é cadenciado, muuuito diálogo, o design das missões. Mas olha a obra em geral, a experiência que a pessoa perde por um, dois pontos que não são tão bons, e tá de boa se pessoa não gostar. Mas não dá pra chamar de ruim.
Eu não tenho nada contra quem paga 400 reias por um jogo de ps2 pô
@@igorms1993 más não precisa jogar algo pra ver se o gráfico é bom ou ruim , gráfico é algo que você vê e em videos da pra vê se o grafico de certo jogo é bom ou ruim
Próximo, Sommelier de atuação "impactante"
Bem issokkk.
Tomara,pq é importante tbm
Up
antes isso do que ser um chatão que fica de mimimi na net por não conseguir jogar nada abaixo de 60 frames kkkkkkkkkkk
Up
Lembro da época de que se o seu pc rodasse Crysis significava que ele era bom
@@JonatasEduardo-g8dhoje, tem que esperar o Patch de dia 1 pro jogo, pra só aí saber se roda.
Kkkkkkkk, hj vc precisa de 12gb de ram para rodar um game no LOW kkkkkkkk
Hoje se rodar minecraft é bom kkk
Tô com um PC aqui que roda RDR2 e Cyberpunk no ultra um pouco acima dos 60 fps em fullhd e não consigo rodar Crysis direito. Far Cry 6 tá lindo com RT ligado e 80 fps. Gráfico bem mais bonito que Crysis.
Crysis nunca foi bem otimizado. Tenho um print aqui no PC dele rodando a 20 fps em algumas áreas.
Essas paradas de somelier de graficos em games e surreal
Quando to jogando Gangstar Vegas no cell, Brutal Doom, Max Payne 3, Minecraft, Half-Life original, fico ali todo boquiaberto, ''nossa q graficos, iluminacao, gameplay incriveis e viciantes''
Ja os someliers, ''se nao tiver a 60 fps travados, a um bilhao de resolucao por nao sei quantos segundos, nao presta'' kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu acho mó dhr dos games 8bit aos atuais, quando o game e bom, tem otima direcao de arte, a experiência, ambientação, detalhes, vida util, diversao, imersao, gameplay(ou mecanica) e tem conteudo, pq no fim das contas isso q importam, os graficos vem em segundos planos.
Na época do PS3, uma vez eu estava falando do quão incrível era o Uncharted 2 e o sommelier desatou a falar que era “pega-trouxa” só porque não era 1080. Perdeu um dos melhores jogos da geração!
Eu lembro quando saiu The Witcher 3 que o pessoal falava dos gráficos, aí eu fui ver, logo a mão quadrada dos maluco em cutscene e pensei "ainda estamos longe" kkkkkkkk
Que coisa né. Na época que que o Xbox One foi lançado ele foi massacrado pela mídia "especializada" só porque o foco não era 1080p apesar de muitos jogos trazerem essa resolução.
Você sempre arrebenta Gaveta, parabéns, agradecimento especial a Gaveta Filmes
Incrível como brasileiro ama sustentar vagabundo na internet.
A verdade é que muita gente dessa que reclama dos gráficos gosta mais de hardware do que de games. Aí o cara passa a vida esperando sair um jogo que “desafie” o hardware dele pra não rodar “no talo” e ele poder justificar a compra de um mais novo e mais caro.
Eu queria saber se um sujeito desse já terminou algum jogo.
Exatamente, isso é chamado de Sindrome do PC GAMER ou pcismo. O cara abre o jogo mas nao tira o olho do fps, se for a 57, ja vai achar um absurdo, que o hardware dele, ou é muito forte, logo o jogo ta bugado, ou ja ve desculpa pra trocar. O cara nem se diverte pq o importante são os numeros.
Depois de sair cyberpunk veio minha síndrome de querer jogo com mecânicas e físicas boas e modelagem boa tbm, ñ gosto de jogos cartunistas mas é só questão de gosto msm, tem muito jogo atual que apanha pra half life de 2006.
@@danieljosephbatiston8143 Isso ai é síndrome do Afterburn, eu sempre acho bizarro a galera que joga com isso aberto basicamente ocupando 1/5 da tela só pra ficar vendo framerate, entendo pra quem faz review e teste mas o jogador comum ficar mais fissurado nisso do que no jogo é foda.
Esse papo de hardware me lembrou a conversa que tive semana passada com um amigo. Ele perguntou se eu nunca tive apego por algum console que já tive, e respondi que não pois console é só um meio para eu jogar algo. Até porque, console sem jogos é somente uma caixa de plástico sem vida. E o interessante é que ele é desses que dizem não conseguir mais jogar em 30fps.
O melhor jogo da vida pra mim tá no N64, o meu RPG preferido tá no Super Nintendo, o game de corrida que mais me divertiu tá no PS2, o game que mais me fez chorar foi um em pixel art jogado no PC. Gráficos são incríveis, um deleite pros olhos, mas boa parte dos games ultra realistas que tem por aí pecam tanto em gameplay, direção de arte e diversão, que quando anunciam qualquer jogo que tenha gráficos estilizados isso me chama muito mais atenção do que um game mega realista, pq se tiveram o cuidado de reimaginar os gráficos pra atender alguma proposta artistica, quem dirá a gameplay. Vida longa e prospera ao mercado Indie
exatamente, tb faltou ae no seu comentario trilha sonora, os jogos mais antigos tinham ate trilha sonora epica q hoje em dia bate forte a nostalgia, tipo jogar diddy kong racing n64, musiquinhas simples mas q buffavam a imersão kkkkkkkkkk super mario 64 tb 007 goldeneye
fala os games ai meu guerreiro
@marcelorodrigues517 quando uma pessoa fala que o jogo favorito dela está no N64 só existem cinco opções: Mario 64, os dois Zeldas, Banjo Kazooie ou Star Fox 64.
E o indie pixel art que faz chorar tem 99% de chance de ser To the Moon.
Jogo com gráficos ultra realistas geralmente são sem alma e vazios.
@@Joaoferreira-dh8sg Hoje em dia tem jogos como Xenoblade Chronicles que tem uma trilha sonora épica também
Mas uma das minha músicas favoritas é Super Mario Bros 1-1 theme. Não precisa da melhor qualidade de som para ter uma música marcante, Koji Kondo é o mestre nesse assunto
Eu iria gostar de ver um vídeo sobre a história da edição de vídeo feito pelo Gaveta. Mostrando por exemplo, a dificuldade de antigamente e algumas principais inovações ao longo da história.
Vale lembra também que o Zelda bafo selvagem foi desenvolvido para o WiiU então tem várias limitações da época que agora no choro do reino eles crescem o jogo em basicamente tudo
Pois é, o primeiro Zelda teve uma certa limitação e nesse segundo o jogo tá extraindo o máximo do console
Silent Hill, originalmente para Play Station (o primeiro mesmo), tinha uma névoa que era a marca registrada do jogo, mas esta névoa era para limitar a quantidade de objetos que precisavam ser exibidos na tela. Foi uma solução técnica para um problema de limitação de hardware que a equipe do jogo resolveu com roteiro e história.
foi meio que um tiro no pé que acabou dando certo, mas no geral é burrice forçar o processamento do console pra depois ficar fazendo otimizaçoes, o ps1 mesmo tendo sido o principal console de introduçao ao 3D, era muito melhor pra jogos 2D e 2.5D
Gaveta eu te amo! Eu estava esperando por esse vídeo! kkkkkkk
Vídeo incrível, parabéns pelo trabalho Gavetinha e companhia. Deus abençoe vcs
Eu tô criando um jogo chamado "tela preta" nele vai ter uma tela preta com 109999 fps pra vc sentir realmente o que é uma tela preta
Mais uma séries de videos pro seu canal, ótima idéia gaveta. Sugestão: sommelier de estilos/generos de jogos ou filmes.
Que belo vídeo, Gavetinha! Hoje existem jogos e equipamentos para todos os tipos de gamers, para jogar como quiser, onde quiser. E tudo bem! 💚
A descrição do video aos 7:20 é incrível 😂
Gaveta, tem que fazer um de Sommelier de Música tbm hahahahah
7:23 Kkkkkkk vc me pegou, mas no final foi um bom easter egg
Deadcells não foi feito em pixel art, sim, minha mente também explodiu quando eu fiquei sabendo. Pra quem é gamedev sugiro demais pesquisar sabre, os caras foram geniais.
Caramba, tem algum vídeo explicando sobre isso ? Gostaria de saber mais
Ta explicado pq parecem modelos 3d
Parabéns, Gaveta, pelo console e jogo. Meu sonho de consumo são esses dois ❤
Gaveta jogando zeldaaaa !
gavetos, faz um vídeo falando sobre criação de thumb. suas thumbs são mt bonitas, tem uma id bem marcada e tb são atrativas. eu tento fazer o msm com meus vídeos mas queria umas dicas do mestre hahaha. e além disso, acho que esse tema envolve mts assuntos sobre arte e design q seria legal de flr.
like pra ele ver, time
Uma coisa que tenho reparado a um tempo é que a nitidez do rosto do gaveta nos videos é muito maior do que eu enchergo na vida real kkkkkkkkkk
Colocou nitidez na edição pouco alta hahahaha
po, talvez esteja na hora de ir ver um oftalmologista também, arranjar um óculos
Eu sou um apaixonado Sommelier de Conteúdo, e o seu GAVETA é ARRETADO de BOM!!! vc consegue sempre máximizar seus vídeos. OBRIGADO!
Perfeito Gaveta. Parabéns pelo trabalho. A quantidade de críticas infundadas que vemos é incrível. No nosso canal o pessoal está muito dividido. Sou da turma que nem percebe as quedas de frame! TMJ!!!
Meu Computador não tem nem placa de video mas estou me esforçando pra conseguir um melhor com o trabalho de editor..
GAVETA você é uma inspiração!!.
Direção de arte sempre vai ser mais importante do que o gráfico de um jogo. Quantos jogos se tornaram atemporais por causa da sua direção de arte... Gráficos ficam ultrapassados, direção de arte não!
Edit: Estou considerando apenas o aspecto VISUAL do game. Claro, gameplay, enredo, level design também são outros fatores chave para um jogo bom, mas não entram no meu ponto.
em geral sim, mas dependendo do gênero do jogo gráficos podem ser muito importantes, especialmente quando a proposta principal é passar uma sensação de imersão maior.
sabe o que tbm é mais importante que direção de arte e gráfico? gameplay, que por algum motivo as pessoas n levam em conta isso
O que tem de gente jogando jogo ruim por gráfico não tá escrito kkkk
jaajja
só pegar o bioshock 1 por exemplo, game lá de 2007, ate hoje garante experiência e gameplay, muito devido a direção de arte. Tem umas paradas que são atemporais por causa da experiência.
Confesso que me tornei um sommelier de youtuber, depois que conheci o Gaveta só assisto a coisas que realmente valem a pena de ver com os olhos.
Sabia que iria sair vídeo disso kkk
Excelente gaveta, principalmente por esse video estar vindo nessa semana em que "especialistas" de games apontarem queda de frame no trailer do jogo novo do miranha, quando na verdade era só um slow motion na cena kkkkkkkkk
Eu entendo o que o Gaveta quer dizer, mas esse assunto é muito relativo e vai longe. Eu sou gamer das antigas, cresci jogando a, sei lá, 15 FPS (?) da terceira e quarta geração de games. Okay, era o padrão da época. Só que os anos foram passando, as tecnologias avançaram e o padrão aumentou absurdamente de 1990 pra cá. Então o padrão mínimo atual (e que já é há bastante tempo no PC, plataforma que eu jogo) é o 1080p 60 FPS. Quem joga no Switch, sabe que está usando um hardware de mais de 6 anos e tem suas limitações. Certo, essa pessoa não tem dor de cabeço quanto ao desempenho que terá. Mas quem tá no PS5 e XSX, quer ter pelo menos o mínimo que mencionei e sei que esses consoles têm condições de entregar. O problema de verdade está quando o jogo não entrega o padrão mínimo em nenhuma plataforma atual. O gamer que tá sempre jogando e acompanhando a evolução tecnológica ali não vai querer jogar algo em 720p/30 FPS porque isso é coisa de mais de uma década atrás. Essas questões podem atrapalhar a experiência, e muitos podem interpretar (erroneamente) como frescura.
Concordo. Porém quero dar minha opinião também kkkk
60 FPS no console é novidade, e vemos hoje que as desenvolvedores estão sofrendo em trazer essa frequência, principalmente quando dá a opção de escolher 30 ou 60 FPS. Então 30 para mim não é uma coisa que gere repulsa do jogo, mas no Switch é complicado, principalmente por culpa do hardware defasado. Ele não crava nos 30 e rodar 720p na tela do Switch é uma vergonha, 1080 é mínimo para hoje, espero que o novo console da Nintendo corrija isso.
Gaveta você deveria fazer um vídeo explicando para a galera os termos , pq muita gente usa errado, em todos os tipos de produção (jogos, filmes, series, animes...)
Alguns jogos eu deixo de jogar quando estão com framerate baixo não por achar feio ou coisa do gênero, mas porque tenho cinetose (enjoo por certos movimentos), quanto mais baixo o fps de um jogo maior é a minha tendência a ficar enjoado jogando ele. Principalmente com jogos em primeira pessoa
Eu também, amigo. Se cair pra 25 fps frequentemente já começa me incomodar. Dor de cabeça e tontura... Percebi até quando um jogo estiver em 30 fps mas com o frametime instável isso me incomoda
Mas lembro que quando eu era novo isso não me incomodava tanto e cheguei até zerar Crysis 1 com FPS variando de 25 a 35 fps
zelda não foi pensado no 30 fps e resolução baixa pra melhor experiência foi pensado nisso pq é a única merda que o Switch aguenta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gaveta, faz um vídeo sobre Bits de cores em Imagem e Vídeo
O que me impede de jogar é o preço do console e do jogo kkkkkk
ÓTIMO VIDEO
Gaveta uma ideia de video, comenta sobre Dublagem e Voz original, é um assunto que nunca param de comentar, e como ambos tem suas vantagens
O próximo tem que ser de dublagem, que acontece muito com os maluco que assisti anime
Vdd os cara babando ovo pra dublagem japonês que é boa aí os Br dubla e os cara xinga humilha acha ruim bando de Enzo chatos
Passei a odiar dublagem japonesa por causa da quantidade de personagens mulheres que falam GEMENDO
@@TaicowFoxEu cansei de anime por conta das vozes japonesas mesmo, sei que é cultural, mas não dá, ou tão gritando sem necessidade, ou gemendo, reações exageradas, me irritava
mano eu to jogando Tears of the Kingdom e eh simplesmente uma das coisas mais divertida que eu joguei, e eu to nem ai pra grafico e fps simplesmente pq a história é muito boa e vc fica empolgado de jogar todo dia e encontrar novas formas criativas de passar das shrines e montar veículos! Jogos são sobre isso, os jogos que eu mais amo na maioria das vezes são indies, o que me importa eh ver que o pessoal que trabalhou no jogo se importava com aquilo e deu muito amor ao projeto...
mais um vídeo de somellier KKKKKKK adoro
De 12 a 120 frames, seja filme ou jogo, vou de boa nessa sem reclamar de nada, nem costumo pensar/encanar nisso. Me adpto tranquilamente às especificações do que consumo, geralmente até sem perceber essas paradas... Outra, não sou nenhum tonto que fica por aí dizendo "gráficos" pra tudo nessa questão. Aí "gráficos" vira um caldeirão de sei lá o quê. Tô cag...do pra "sommelier de gráficos" (hahaha). Show de vídeo! Abraço!
Faz contato com o Alexandre Ziebert, analista da Nvidia. Ele vai dar uma aula pra essa galera
💚
No próximo video abordando games poderia falar sobre Mortal Kombat e como a série passou a sofrer do efeito Comichão e Coçadinha?
Nunca deixei de jogar algo pelo gráfico, o que sempre me impede é o preço
vai perder muita coisa então
Perde n poh, pra isso que existe steam verde.
@@ericleal157 com o padrão de qualidade dos últimos lançamentos tá safe que não tá perdendo muito não kkkk
Tu joga lol, gráfico nem comunidade importa de verdade
@@Ferreira2001 GOW Ragnarok, Elden Ring, Resident Evil 4 Remake, Horizon Forbidden West, Hogwarts Legacy, Star Wars Jedi Survivor, Zelda Tears of The Kingdom, esses são só alguns jogos lançados nos últimos tempos que são no minimo bons, existem sim lançamentos podres e muitos medíocres, porém jogos bons ainda são feitos aos montes por aí.
Só passando pra lembrar de assistir daqui a pouco. Agora só passei pra deixar o like!
GAVETA, FAÇA ESSA SÉRIE DE SOMMELIERS DE TUDO O QUE FOR POSSIVEL E VOCÊ QUISER.
Não aguento mais ver gente chata na internet que acha que entende das coisas e reclama de tudo USADHTURASHDRUTAS
Sommelier de video do gaveta tem que ser o proximo aushaushaushau
6:14 > A partir desse trecho é pro editor enviar pro cliente quando ele achar que editar vídeos é tudo a mesma coisa!
Me lembro de jogar Far Cry 3 a 20 fps no PS3 e achar o jogo incrível.
Gaveta, eu gosto dos seus vídeos porque apesar das malucagens, tu é sensato. Tmj
Cara, eu amo jogos em pixel art, e ás vezes tenho dificuldade de gostar de games 3D...
no meu caso eu to cracudo em 2 jogos, skul e sekiro kkkkkk
jogos pixelados bem feito são incriveis tipo celeste, mas tem uns que parece que foi feito com a bunda
@@asterfrostt sekiro é uma obra prima, mas qual é esse skul?
@@CarlosEduardo-yh4ls skul é um roguelike / souls 2D , vc é uma caveira e tem que salvar o rei demonio que foi capturado pelos humanos, tem varios itens e personagens pra jogar porem quando vc morre vc perde tudo ( menos os upgrades com a bruxa, essa é a parte roguelike do jogo ) a parte souls é que vc volta pra primeira fase do jogo com o personagem principal e sem item e sem gold kkkkkk
@@CarlosEduardo-yh4ls ele tbm tem uma ( DLC ) gratuita, que libera quando vc zera o jogo 1 vez, conforme vc vai passando de fase a historia do jogo vai sendo contada, vale a pena esse jogo
Adorei o vídeo careca 😊
obrigado Gaveta vc é um dos poucos caras que tem cultura nerd no currículo do canal que precisava falar isso pra educar essa molecada. eu realmente queria que você fizesse esse video. a galera NEM TEM MONITOR 4k pra ver os games nessa resolução
Textura nada tem a ver com a resolução da tela. sim, vc consegue ver melhoras em um jogo com texturas em alta definição mesmo sua tela sendo 1080p. não confunda gráficos com resolução.
@@williammelek8318 nao em sua totalidade. Unica coisa q realmentr é nitido é parte pixelada. Mas dependendo do tamanho do monitor nao faz menor diferença.
Gaveta da uma olhada no novo photoshop usando IA de fill generation, vai amar
The Last of Us 2 e Red Dead Redemption 2 foram os que alcançaram o maior realismo e detalhes técnicos. Está difícil de superar esses dois...
Ainda fico pensando em como esses jogos rodaram na "velha" geração sem quase nenhum problema, em quase 300hrs no rdr2 não tive nada q atrapalhasse minha experiência
Isso é algo bem dificil msm, pois ambos os jogos tiveram anos e anos de tempo de desenvolvimento focado (uns 8 anos limpo no caso de RDR2)
Detalhes técnicos é bem subjetivo, mas acho que se refere voltado a realismo, certo? Se for mecânica em si, eu diria que Hades, Hollow Knight, Mario Odissey e Spiderman dão uma aula também no sentido de mecânica e level design.
@@lucasdultra9696 sim, a direção de arte desses q vc citou são incríveis, vc vê o carinho que tem na produção.
@@samuelsousa1208 Tbm, mas eu penso que os caras que fizeram a otimização são muito fodas!
11:27 Meu sonho é uma plataforma que tem suporte a conteúdo em 120 fps, existem alguns vídeos no yt, mas legal mesmo seria ver campeonatos, como de CS, a 120 fps. Até da com memc mas é mt gambiarra.
Excelente vídeo, Gaveta! O "ódio" em relação ao Zelda vai além de resolução, gráficos ou taxa de quadros. A Nintendo não localizou nenhum dos dois últimos jogos do Zelda para o Brasil (um jogo no qual é necessário entender a história para continuar jogando) e ainda lançou o jogo por 400 reais. Mas o pior de tudo é que neste momento está circulando um anúncio da Nintendo em PT-BR e, no dia do lançamento, o produtor e o diretor do jogo (japoneses) gravaram um vídeo falando em português. Portanto, torna-se inadmissível pagar 400 reais em um jogo sem tradução, que está rodando a 900p e 30fps, e que ainda apresenta quedas em determinados momentos. Se o jogo tivesse sido lançado com tradução e preço acessível, esse "ódio" diminuiria em 90%.
Se você comprar a versão digital por voucher, o preço cai pra 250,00.
O rolê da tradução é uma pena mesmo não ter... Mas a nintendo está dando indicativos de que ela vai dar mais atenção ao público brasileiro
O "Inadmissível" é muito pessoal. Deveria sim estar em português e custar $60 (sobre estar R$357 aqui, infelizmente a Nintendo ainda não tem o poder de fazer o Real valer mais)
Mas o jogo tá incrível e estou entendendo todos os diálogos, entao pra mim vale. Vai de cada um, né
Comentário mais lúcido, a Nintendo tem muitas práticas abusivas. Sinceramente, enxerguei o vídeo como ele estando ofendido por pessoas estarem apontando o grafico extremamente defasado (falo até pela resolução que pelos padrões atuais é insuficiente para um jogo 3d) de um jogo que ele está empolgado jogando. Extremamente enviesado, porém, a opinião é dele.
PS: eu tentei jogar o switch na minha TV e é sem condições, existem momentos onde é dificil de enxergar coisas na tela (imagem borrada), muito serrilhado, texturas sem filtro e etc.
@@gabrielomelo se você acha ruim um jogo que nem frenético é rodar a 900p 30fps você que é uma fresca mesmo kkkkk zerei Immortals Fenyx Rising a 720p com o framerate que ficava +ou- em 28fps
Deixe eu adivinhar: você come pipoca com luvinha.
@@sicrano os caras querendo desempenho de play 5 num console portátil é lasca né mano 😂😂
Gaveta, adoro seus vídeos, sempre um trabalho sensacional!
Eu não lembro se já foi falado, mas vc comentando sobre FPS, me veio a pergunta, Tom Cruise uma vez indicou para as pessoas desligarem o Motion Smoothing das TVs, porem, eu gosto do efeito. A dúvida é, se os filmes já fossem padronizados em 60FPS, seria mais fácil de abandonarmos esse recurso, pq isso não é um padrão da indústria então?
gaveta falando sobre games é bom demais
provando que nào entende nada sobre o assunto.
@@williammelek8318 sim kkkkkkkkkkk
@@williammelek8318 óbvio
Enquanto isso, eu super feliz pq adicionei uns cartuchos originais de SNES na coleção, me divertindo muito com Dk2 e Super Mario RPG😀
A principal limitação do PC são as desenvolvedoras quererem otimizar.... tá difícil! :(
Patch de 1 hora de lançamento.
Dps do DLSS os desenvolvedores ficaram mais preguiçosos
@@wadson990 não são os devs são as publishers e suas dead lines
Gaveta alem de ser um excelente profissional sabe contar historias, com edições bem engracada.
Olha, concordo com algumas das suas palavras Gaveta, mas na minha opnião e acho que a maioria das pessoas concordam também que o mínimo exigido para qualquer jogo seria de 60fps, a limitação a 30fps pode gerar um certo desconforto visual e mais percepcão do motion blur pelo fato de ter menos quadros e sentimos as quedas de frames mais bruscas quando o jogo só oferece 30 quadros! Posso estar extremamente errado, mas mesmo jogando o jogo em resolução alta os 30fps incomodam pelo fato dito acima! Adorei o vídeo, parabéns!
Particularmente não sinto falta de um framerate mais alto, mas iria gostar se tivesse.
Agora que diferença quando alguém consegue fazer uma crítica decente sem apelar pra "jogo de ps1" "400 conto num jogo que roda na minha geladeira"
Se as críticas fossem nessa tua linha, com certeza não existiria nem o temo sommelier de gráfico. Parabéns.
Eu sempre falo pra galera que diz que a Nintendo devia virar multi e que o novo Zelda seria melhor no PlayStation/ Xbox que esse game não existiria sem as limitações do Switch. É justamente pelo fato do Switch (e na época do BoTW, o Wii U) serem menos potentes que os consoles da concorrência que a Nintendo colocou tanto esforço em criatividade e gameplay. Os games desenvolvidos para PS5 e Series X precisam ser visualmente melhores que a geração anterior para vender bem, e essa preocupação pode tirar o foco dos desenvolvedores ou simplesmente ser o maior investimento do orçamento do game. Por conta disso, a pressão para inovar em gameplay e mecânicas acaba sendo maior no Switch que no PS5 e Series X.
“To falando de uma forma burra aqui” e meu cérebro já tá frito tentando entender, imagina se o Gaveta falar tudo o que ele entende de forma inteligente, acho que abre um buraco de minhoca na minha cabeça
Faz uma lista dos teus 20 filmes favoritos
É oficial.... O Gaveta virou o Sommelier de Sommeliers.
4:13 não só isso gaveta, mas um framerate maior também permite que o monitor disponibilize o frame mais atual que foi renderizado pelo teu pc, então faz diferença até nisso, isso é conhecido como frame latency e tem um vídeo do 3kliksphilip chamado "How many frames a second do you need?" que fala sobre isso aos 1:49 do vídeo dele, recomendo
Gaveta é o Sommelier de Sommelier kkkkkk
"Esse sommelier tem notas de amargura e um retrogosto de traumas de infância. Já esse é levemente ácido, com retrogosto de masculinidade frágil. Pra ambos, eu recomendaria acompanhado de um grande FODA-SE!"
Gaveta Sommelier é basicamente um "Pé na Porta, Gaveta na Cara" com finesse. 🧐🍷
@@paulosergioribeiro7200 kkkkkkkkkkk
Genial esse vídeo! Valeu Gaveta!!
Vamos fazer um puta jogo com potencial foda, MASSS:
-Por num gráfico limitadaço;
-Em um frame rate porqueiro;
-No nosso console lixoso podre que nossos "gênios" que vivem em 2005 fizeram e agora temos que fazer vender essas porcaria xD
_"Nintendo, 2023"_
Vim nos comentários procurando gente como você
@@bigdaniels603 É que po ele deu bastante atenção a nintendo (E até pareceu passando um paninho harrrd) ai tive que solta essa né xD
O problema é que aí que tá, inegavelmente o jogo é lindo mesmo num console fraco. Impossível dizer que isso tá feio, a não ser pela resolução, mas que se for ver rodando no próprio console fica muito mais bonito doque em vídeos no RUclips. Fora que é um jogasso mais imersivo doque uma pancada de jogo de nova geração.
Na minha opinião só inveja descreve o ódio a esse jogo. Como que um jogo pode ser tão aclamado naquele "console lixo"?
@@pedrobeckup456 Cara ai que tá meu mano, vc se confundiu muito no seu comentário, ninguém tá questionando que o JOGO em si é BOM, coisa que se não fosse não venderia tanto._(Tirando os gados burros fanboy de empresas gigantes que compram o que for.,. pobres ovelhinhas.,.)_
Como o 1º vendeu, este provavelmente vai vender tb (mesmo tendo aquele preço RIDICULO que a MerceNintendo, Digo Nintendo está cobrando, mas é tb pq sabe que msm se rolar ""choro"", o pessoal vai comprar o joguin .-. kk...
O meu ponto no caso, é dessa porqueira do CONSOLE em si, dando uma rápida pesquisada essa mundiça de console tá custando em media R$ 2000+ cara kkk, isso pra rodar jogos em "Resolução de celular 2010" (como no video o Gaveta tb explicou se não me engano, que por isso a "imagem parece bonita", menor tamanho da tela = imagem comprimida aparenta ser mais "bonita".
E agora cara, pega do simples fato, 2 MIL REAIS man, fora os preços doente que nintendo cobra nos seus jogos, pra jogar jogo resolução celular 2010 e 30 fps? Tipo cara,.., isso só é ridículo... quando com 2 MIL da pra comprar celulares "gamers" PIKA pra jogar 1080p qualidade no talo a 120hz++ (Celulares que tem essas telas já tem por ai rodo) com telas OLED e o karaio a 4.
Mesmo sempre farmando e vivendo de "nostalgia", não adianta "pegar um motor de ferrari (o jogo) e por pra rodar num fusca (consoles) pra limitar todo o jogo , até mesmo o potencial de melhorar principalmente graficamente e o fps do joguin. Daqui um tempo quando os emuladores/moders colocarem esse jogo no PC, AI SIM tu vai ver o real potencial desse jogo que a Nintendo patética só cagam em não fazer =|
Não tem ódio ou inveja do jogo man, tem SIM ODIO da Porqueira da Nintendo kkkkkkkkk e pra mim ela é totalmente dead dês do nintendinho lá kkk, essa empresa patética nunca verás meu suado dinheiro haha
Fica na Paz manolo o/
A questão desse jogo é que não fizeram ele desse jeito pq essa seria a melhor experiência possivel para os jogadores. Fizeram ele desse jeito, para que tivessem a melhor experiencia possivel dentro das limitações do console. E pra muita gente isso pode não ser o suficiente e isso é totalmente compreensivel.
Acho injusto o Gaveta querer definir que framerate e resoluçao baixa nao trazem necessariamente uma experiência ruim, quando na verdade, isso varia de pessoa pra pessoa. Tem gente que acha que o grafico é importante pra uma boa experiência, e isso não é demérito nenhum.
Assim como tem gente que gosta de ir ao cinema ver filmes com efeitos especiais foda, mesmo que a história seja ruim. E tem gente como a minha mãe, por exemplo, que nunca irá gostar de um anime, não importa o quão foda seja a historia, trilha sonora e etc. Pq o simples fato de ser uma animaçao é o suficiente pra tornar a experiencia ruim pra ela.
gaveta se divertindo aos seus 720p 20 fps, é isso aí, o que importa é a diversão... =')
Na real ele roda a 30 fps, só em alguns momentos que o fps cai pra 20.
É verdade, eu sempre vejo seus vídeos pelo celular e com o áudio do telefone! E como uma pessoa q sempre jogou game, vc tem q entender as limitações do aparelho q vc tem!
Video incrível, parabéns
Gaveta, gostaria muuuuuuito que você comentasse sobre a série PREACHER
vou comentar isso até vc ver em vários vídeos, essa série é a sua cara. Uma série foda, tosca e engraçada ao mesmo tempo.
Como eu sou velho, isso me lembra os jogos que saíam para SNES e Gameboy
Mano, eu comentei esse titulo em uma postagem do Instagram de um cara reclamando dos gráficos de um jogo. Escrevi "sommelier de gráficos", baseado no sommelier de CGI.
Agora esse vídeo finalmente existe kkkkkkk
Senti falta do Jaba do gaveta hahahahah
Bom video.
Eu, por exemplo, assisti esse video em 720. E cumpriu o objetivo da mesma forma 😊 propósito faz toda a diferença.
a voz voltou!
Cara assistir o Gaveta é uma avalanche de conhecimento😮
confesso que na época do lançamento de Skyrim eu joguei só pra ver como é e deixei de lado.. esperei até ano passado quando eu tivesse uma placa e processador melhores pra poder rodar ele com tudo o que tem direito (200 mods de gráficos e gameplay) e valeu a pena, hehe. jogos são atemporais então não faz diferença jogar no dia do lançamento ou dez anos depois. até hoje descubro coisa boa dos 16 bits e é maravilhoso!
Concordo em partes até onde eu assisti 07:02. O jogo sim tem uma finalidade que é ser rodado no Nintendo Switch, mas isso não significa que a melhor experiência seja no console, ele é bastante limitado e os gráficos deixam a desejar. A melhor experiência é sim no emulador, onde conseguimos aumentar a resolução e colocar em 60fps. Entendo que o Switch tem importância de toda a questão do desenvolvimento, mas ele é um console fraco e limita bastante o que o jogo poderia ser, se desenvolvido em outra plataforma. A Nintendo sabe muito bem criar jogos, isso de certa forma está faltando no mercado. Amo jogar Zelda BOTW no Cemu, mas se eu tivesse um switch, jogaria nele também pela questão da portabilidade, mas em casa, sem dúvidas é no computador. Muito obrigado pelo vídeo incrível Gaveta, abriu meus olhos para muitas coisas!!
EDIT: Melhor experiência eu digo no docked, porque no portátil, o Switch é a melhor opção sem dúvidas
Gaveta fala sobre codecs do RUclips e codecs em geral
Maravilhoso video, maravilhoso.
como uma pessoa que está limitada a um ps2, um notebook com um i3 4005U e 4GB de RAM (sem GPU integrada) e um celularzinho, eu posso garantir que o que importa é se o jogo diverte ou não, e a real é que a direção de arte importa mais do que número de polígonos, tamanho de texturas, se tu cria um jogo, pensando em fazer ele rodar em qualquer plataforma, e tu trabalha em cima dessa limitação, sabendo como fazer coisa bonita, sai coisa muito melhor do que, sei lá, um COD da vida, com gráficos ultra realistas, pelo menos na minha opinião. Ao meu ver a evolução gráfica podia ter parado no ps2, ou até no ps3, se não fosse o ps4, ngm ia notar que o que tinha pra ps3/x360 não era a coisa mais realista do mundo
Depois de ver esse vídeo eu preciso deixar esse comentário. Gaveta faz um vídeo de Sommelier de Cinema focando naqueles comentários em que um filme não deve ser pausado de forma alguma ou que só deve ser assistido no cinema para ter uma experiência definitiva.
Deixar de jogar por framerate e gráfico é perder experiências!
Muito dos melhores jogos que zerei na vida foi abaixo de 30fps sofrendo com crashs constantes, hoje não é mais um problema, mas ensinou uma lição.
Fala ai GTA V no pc fraco quem nunca? kkkkkk baixava tudo, mais riscado que pó de serralheria o gráfico e isso não atrapalhava kkkkk
Já que está falando de Zelda. Dê sua opinião sobre o CGI de Majora's Mask do Canal Emberlab. É um cgi de 06 anos atrás e é super impressionante.
Quando Gaveta falou de limitação pra ter acessibilidade, me lembrei do jogo que tá dando o que falar no momento que é o Farlight 84. A proposta dos desenvolvedores é justamente acessibilidade para rodar em PCs muito fracos. É da hora ver isso hoje em dia.
Pequena correção o Zelda: Breath of the Wild foi desenvolvido pensando no hardware do WII U o que limitou a versão do Switch. O que não acontece do Zelda: Tears of the Kingdom que por exemplo possui o draw distance maior.
Será q com esse vídeo podemos acabar com a guerras dos consoles que nos consome desde o incio dos tempos??
Meu pc sempre foi uma batata gamer ent me acostumei a jogar no gráfico mais lixo possível, hj em dia que meu pc melhorou bastante eu não consigo jogar com gráficos bonito
Gaveta, não perco nenhum dos seus vídeos! Você poderia analisar o filme Sin City? Acho que foi a melhor adaptação dos quadrinhos do Frank Miller para o cinema! Abraço e sucesso sempre!
Meu shade foi espalhado no WhatsApp com sucesso. Obrigado por um vídeo tão necessário.
Curioso, existe um jogo chamado "Reventure", que tem gráficos tão pixelizados que fica difícil até de distinguir os personagens. No entanto, o jogo é ótimo e muito engraçado! Cria tantas situações inusitadas que não dá nem pra imaginar esse jogo com outro estilo gráfico. Recomendo a você Gaveta, vai dar boas risadas com ele. Parabéns pelo vídeo.
Meu lema pra jogos é "diversão por primeiro, frames por segundo".
Sobre a questão do monitor 60fps e computador conseguir gerar mais que 60 fps, a latência do frames também diminui, sendo mais provável que o frame seguinte seja mais recente. Tem o video do Linus Tech Tips com a Nvidia e Streamer Shroud mostrando bem claro a comparação de framerate
Gaveta eu amei o video! Obrigada!
Gaveta, aqui no Vem de Retro jogamos até Atari, o Mega Drive é mais ligado que o Series X e Playstation 5!!! 😂😂😂
Ai gaveta, vc ainda poderia ter falado de densidade de pixels, PPI(pixels per inch). O switch pode ter uma resolução menor, mas se a tela tb é pequena, a resolução percebida final pode ser igual ou melhor que uma tela maior.