Bruno, faz anos que não perco um Boletim do fim do mundo. Adoro! Mas o Calma Urgente tem justificado estar entre os Podcasts mais ouvidos. As análises da Alessandra são ótimas, abrem um leque enorme de formas de enxergar o mundo q temos hj, e o Greg é o tempero necessário. Parabéns!
Ia escrever que tá mais linda que nunca, mas a feminista que habita em mim pensou nas cobranças estéticas etc em cima das mulheres, maaaas COMENTÁRIO FEITO! Que glow essa mulher!
Nada a ver com nada, mas bonita a forma ansiosa como o Bruno reagiu à presença do bem-te-vi - como qnd a gente ama muito uma coisa e entende muito dela e não perde uma oportunidade de falar disso
Menino Bruno, me cansei de SP há 30 anos como tu. Me mudei final de 23. Mude-se. Pode te melhorar. Vocês são fundamentais. Obrigada pelas considerações. Assim que Xandão bloqueou, aproveitei e deletrei a conta do Twitter. os pastores tb vendem a salvação! Queria inserir o insight.
Eu defendo que o bem-te-vi tenha sempre lugar de fala, a despeito de comprometer o audio porque na verdade ele enriquece! O bichinho até foi embora depois da reclamação humana.
Alessandre voltou ❤ Vces três são mesmo imbátiveis. Adorei ela o tempo todo ajeitando o cabelo. Depois do abraço de Gregório ( rsrs) ah, nós mulheres quando estamos como vaquinhas amamentando..
Nossa, que bom assistir vcs!!!! Eu assisti muitas análises das eleições americanas e a de vcs é a de longe que eu mais gostei (inclusive, a do jon stuart que o Bruno cita eu achei bem complicada, por exemplo ao classificar o gov Biden como anti neoliberal) Vou destacar três pontos que eu curti muito: entender os Estados Unidos como império e o impacto dessa eleição pro resto do mundo, defender que a esquerda se posicione sobre questões difíceis e até impopulares (numa época de polarização não dá pra esconder seu posicionamento - eu tô esperando alguém defender o aborto no jornal nacional) e a necessidade da gente fazer a crítica ao sistema que de democrático tem muito pouco (a esquerda defendendo juíz é uma coisa que eu achei que eu não ia ver… é uma loucura, é tipo a esquerda defendendo a indústria farmacêutica ao se opor aos antivax… não dá pra ser assim
Mutio bom. Também venho pensando bastante, como disseram a Alessandra e o Bruno, nessa desresponsabilização do eleitor e como as análises, tanto as que acusam manipulação ("pobre de direita"), quanto as que acusam a esquerda ("não compreendeu as pessoas"), ambas subestimam a agência. Legal o Bruno ter mencionado Dark Enlightment também. Incrível como a mídia sabe nada sobre isso. Até no Transe mencionamos o Moldbug já. Viracasacas também.
Não me aguentei.. pintura a óleo do império e da raíz de caráter do próprio povo americano generalizado, claro. Bruno boa mudança pra você, pra família.
Essa fala do Bruno, por volta dos 20 min do vídeo, sobre a dificuldade dos progressistas de enxergarem o caráter imperialista de sua nação, é que me fez acompanhar marxistas como Richard Wolff e jornalistas críticos como Chris Hedges.
A preocupação do Elno com o colapso populacional não é com TODA a população, é com a população "ariana"... ele tá falando do "great replacement", porque ele é seguidor do Adolfinho
Oi gente Bom dia Queria propor um programa sobre o Anti-édipo: Capitalismo e esquizofrenia, acho que podemos ter um lampejo sobre essa "nova democracia ".
Pergunta sincera: Como eles sabem os dados demográficos (etnia e gênero) dos eleitores de cada candidato? O voto não é secreto? Ou precisa declarar gênero e etnia na hora de votar?
Cara o calma gente sem falar nada de 6x1, imposto grandes fortunas... Ato falho? Ou talvez a preocupação com os eua seja a representação da classe, turma, grupo da esquerda intelectualizada?
Atenção, Gregorio e amig@s, calma para não incorporar a visão da direita! A vitória foi real e significativa, mas não foi acachapante: pouco mais de 3 milhões de votos naquele eleitorado não é "vitória acachapante".
Desculpa gente, mas vocês criticam o sistema de colégio eleitoral sem entender profundamente a raiz da sociedade americana e do sistema federativo em que eles vivem e defendem com unhas e dentes. O Brasil é uma falsa federação e por isso nenhum brasileiro consegue entender o que de fato consiste um sistema federativo. Sejamos humildes e antes de criticar bora tentar compreender a sociedade alheia. Primeiro: EUA é uma federação de verdade, composta por 50 estados INDEPENDENTES, que legislam INDEPENDENTEMENTE e que optaram por se unirem em uma federação para o “bem maior”, mas que possuem total liberdade para legislar e até mesmo optar por sair da federação caso queiram. Segundo: a constituição americana defende muito a liberdade do cidadão, até mesmo a liberdade do mesmo de Não Votar. Em outras palavras, o voto não é obrigatório. (O que pessoalmente eu prefiro, por vários motivos que vai desde a questão da liberdade individual até o fato que em sistema de voto facultativo quem vota realmente quer votar no seu candidato, ou por paixão e convicção ideológica ou pela razão pois estudou o programa do candidato. Já em sistemas de voto obrigatório muitos eleitores simplesmente votam em qualquer um, simplesmente pq são obrigados a votar. Mas voltando pois meu comentário aqui não é para defender voto facultativo. Voltando ao tema do colégio. Combinando o primeiro e segundo ponto, temos um cenário em que um sistema simplificado de pura contagem dos votos seria exposto a inúmeros problemas de representatividade dos estados, NÃO como um todo, mas como ÚNICA entidade da federação. Imaginem um cenário onde um estado com uma população já pequena, tem uma forte abstenção de votos enquanto outros possuem menor abstenção e maior população. O sistema simplificado que tantos brasileiros defendem pois entendem melhor, traria sérios problemas de representatividade. Já o colégio eleitoral garante que, independente do nível de abstenção, todos os estados serão “corretamente” representados. É um sistema perfeito? Não existe PERFEIÇÃO. Um dos problemas por exemplo é a necessidade de revisitar a proporção de delegados de cada estados de tempos em tempos haja vista êxodos e mudanças populacionais. De qualquer forma é o melhor sistema existente para uma república realmente federativa. Bora ser menos crítico e tentar deixar de lado todos nossos dogmas, mergulhar profundo na cultura de um povo como um recém nascido, aprender, respirar, vivenciar, sentir para daí então tecer nossos comentário críticos. (E não.. não sou paga pau de americano, meu comentário serve para todos os lados) Abraços!!
@@rafafazzi7316 eu só apontei fatos, se o estado é tão independente pra que presidente? quem veio dar opinião defendendo a plutocracia mais nojenta do planeta foi tu, primeiro ser humano q vejo defendendo essa loucura kkkkkkk é literalmente o papai e mamãe de meias o teu papo
@@rafafazzi7316fiquei com esse mesmo pensameto e outro, nao seria melhor ser que uma europa da vida( parlamentarismo) ou um sistema presidencialisra de fato? Da mesma forma queno Brasil?
SOBRE IMIGRAÇÃO: A Alessandra disse algo importante quando mencionou o fato de Trump ter vencido entre os Latinos mesmo defendendo deportação de imigrantes, ela disse “Isso diz alguma coisa sobre esses cidadãos” , pena que ela não chegou a desenvolver mais esse raciocínio pois queria muito saber a opinião dela. Eu diria um pouquinho diferente… eu diria que “Esses cidadãos devem ter muito o que dizer” ou em outras palavras; “Devemos ouvir esses cidadãos para tentar entender o porquê deles votaram em um cara que é a favor de deportação de imigrantes.” Como um imigrante latino morando nos EUA posso tentar auxilia-lós mesmo ciente de que sou apenas um rapaz latino americano sem seguidores e fãs. PRIMEIRO PONTO: Apenas cidadãos americanos podem votar, ou seja, esse cidadão latino que votou no Trump possui cidadania americana e passou por todo um processo que exigiu dedicação, foco e tempo. SEGUNDO PONTO: Trump não quer deportar todos os imigrantes, mas apenas os ILEGAIS. Não votei no Trump por inúmeras outras razões, mas tanto eu, como todos os demais Latinos com cidadania americana entenderam claramente no discurso do Trump que ele quer acabar com o fluxo de imigração ILEGAL e deportar os que entraram ILEGALMENTE. Pontos feitos, bora tentar endereçar o comentário trazido pela Alessandra. POR QUE LATINOS VOTARAM NO TRUMP SENDO QUE ESTE QUER DEPORTAR LATINOS? Se pudesse arriscar diria que há pelo menos 3 motivos: 1. Esse cidadão Latino, hoje americano e eleitor, que passou por um processo que lhe exigiu dedicação, foco e tempo (muito tempo) não aprova a conduta de muitos que decidem por entrar nos EUA de forma Ilegal. 2. Esse cidadão Latino, hoje americano e eleitor que passou pelo processo LEGAL, o fez por algumas razões, dentre elas possivelmente por ser um cidadão mais propenso a respeitar as leis e as regras e menos propenso por buscar um jeitinho. Outro ponto importante que devemos mencionar é que realmente na fronteira com o México, no Texas, existe diversos conflitos que nós não compreendemos pois moramos muito longe. Fazendo um paralelo com a realidade de vocês no Rio de Janeiro, seria como se um Paulista que nunca pisou no Rio dissesse: “Ah essa história de Milícia no RJ é baita invenção da esquerda para causar medo e comoção. Nem existe Milícia no Rio de Janeiro.” Eu só fui conhecer de fato o problema na fronteira quando meu vizinho me contou, com riqueza de detalhes, como se viu obrigado a fugir do Texas para não ver sua família morta pelo Cartel e alguns criminosos que moravam ali ilegalmente. Ele não é do tipo republicano apaixonado e cego por política e pelo contexto da conversa ele não tinha razão alguma para inventar essa história. 3. Isso nos leva a terceira e última razão da minha lista pessoal de razões pela qual esse cidadão Latino, hoje americano e eleitor que passou por um processo demorado e complexo para conseguir sua cidadania ter optado votar no Trump. Esse cidadão trabalha duro, paga seus impostos e não quer ser visto como um fardo para sociedade. Não quer ser visto como um criminoso. Mas infelizmente muitos desses imigrantes ilegais que sim existem e sim causam muitos problemas nos EUA são a Gênesis do preconceito que aflige a todos os demais imigrantes, incluindo os que respeitam as regras, as leis e contribuem com a sociedade. Por isso esses imigrantes Latinos LEGAIS são contra os imigrantes ILEGAIS. Acreditamos que imigração é algo para todos, sabemos assim como os americanos que esse país foi construído por imigrantes, no entanto se quiser imigrar, baixe as instruções na internet e aplique com formulários. Tem diversas opções e formas de imigrar legalmente. Os EUA é o país mais avançado e aberto com diversas opções de imigração, basta deixar o preconceito de lado e se informar… verás que os EUA estimulam e incentivam a imigração, mas apenas a imigração ORDENADA. Agora para aqueles que acreditam que os países deveriam ser INTEIRAMENTE abertos, não haver fronteiras e todos deveriam poder entrar e sair… bom, daí podemos abrir toda uma outra discussão sobre o tema.
Quando os trampistas, dizem que os imigrantes contaminam o sangue americano...não fazem distinção entre legais e ilegais...E muitos que estão legalizados hoje, já foram ilegais também. Não se iluda...aos olhos dos extremistas de direita, os emigrantes são tão 'queridos', quanto os judeus legais ou não, nascidos ou não na Alemanha de Hitler, eram.
1:02:57 Torturra deixa escapar uma invejinha velada e a vontade de ter um Trump de esquerda pra chamar de seu. O problema dessa parte da esquerda com Trump não é ele ser autoritário, é ele ser de direita. É exatamente isso que Torturra fala.
Por que usas o termo "populista", gata? Sua análise e caracterização sobre a malfadada tentativa de lideres de esquerda agradarem gregos e baianos foi perfeita. Só não entendi o "populismo"...
Bruno, faz anos que não perco um Boletim do fim do mundo. Adoro!
Mas o Calma Urgente tem justificado estar entre os Podcasts mais ouvidos. As análises da Alessandra são ótimas, abrem um leque enorme de formas de enxergar o mundo q temos hj, e o Greg é o tempero necessário. Parabéns!
Alessandra MARAVILHOSA! 🎉🎉🎉🎉🎉 que quentinho vê-la ouvi-la novamente!
A Alessandra com 1 mês de privatização de sono ainda pensa melhor que muita gente, como pode! Queria ter 1% dessa articulação
Dia 15 gente, todos na rua pelo fim da escala 6x1!!!!
Como é diferente ver o Bruno de outro ângulo! GENTE, DEIXEM O LIKE!!!!!
Bom tarde , sempre bom ouví-los ! Alessandra está mais bonita que sempre ! 😘😘😘
Ia escrever que tá mais linda que nunca, mas a feminista que habita em mim pensou nas cobranças estéticas etc em cima das mulheres, maaaas COMENTÁRIO FEITO! Que glow essa mulher!
Nada a ver com nada, mas bonita a forma ansiosa como o Bruno reagiu à presença do bem-te-vi - como qnd a gente ama muito uma coisa e entende muito dela e não perde uma oportunidade de falar disso
Tomou partido pelo bem-ti-vi mesmo kkkkk achei lindo tb
Genial a fala do Bruno: defender as instituições é o missionary
AMOOOOOOO vcs três❤❤❤
Que fofa a Alessandra com a bebê! Ela tem o mesmo tempo que a minha filha ❤
Sempre bom ouvir vcs
Desculpa dizer, mas como a dona Orofino tá linda, céloko
Bem te vi além de ser lindo, canta maravilhosamente, não incomoda nunca.l😊
Vcs são maravilhosos. O Bruno falando do perverso foi no ponto !!
Menino Bruno, me cansei de SP há 30 anos como tu. Me mudei final de 23. Mude-se. Pode te melhorar. Vocês são fundamentais. Obrigada pelas considerações. Assim que Xandão bloqueou, aproveitei e deletrei a conta do Twitter. os pastores tb vendem a salvação! Queria inserir o insight.
Exato, a discussão importantes é que é democracia, que tipo de democracia queremos!!
Que saudade eu estava de você Alessandra! Vocês três são um estouro. Sigo ansioso pelo clube do livro.❤
Eu defendo que o bem-te-vi tenha sempre lugar de fala, a despeito de comprometer o audio porque na verdade ele enriquece! O bichinho até foi embora depois da reclamação humana.
Adoro vocês. Eita, juventude da boa!
Alessandre voltou ❤ Vces três são mesmo imbátiveis. Adorei ela o tempo todo ajeitando o cabelo. Depois do abraço de Gregório ( rsrs) ah, nós mulheres quando estamos como vaquinhas amamentando..
Agora queria ter uma T-Shirt a dizer "É a estupidez, economista!"
Também! Vou sugerir para a Galãs feios
ahhh amei a volta da Alessandra! o trio junto é sensacional!
Excelente
AMO vcs.... sem mais! ❤
Nossa, que bom assistir vcs!!!! Eu assisti muitas análises das eleições americanas e a de vcs é a de longe que eu mais gostei (inclusive, a do jon stuart que o Bruno cita eu achei bem complicada, por exemplo ao classificar o gov Biden como anti neoliberal) Vou destacar três pontos que eu curti muito: entender os Estados Unidos como império e o impacto dessa eleição pro resto do mundo, defender que a esquerda se posicione sobre questões difíceis e até impopulares (numa época de polarização não dá pra esconder seu posicionamento - eu tô esperando alguém defender o aborto no jornal nacional) e a necessidade da gente fazer a crítica ao sistema que de democrático tem muito pouco (a esquerda defendendo juíz é uma coisa que eu achei que eu não ia ver… é uma loucura, é tipo a esquerda defendendo a indústria farmacêutica ao se opor aos antivax… não dá pra ser assim
Vcs dois são ótimos mas a Alessandra faz toda a diferença kkkk . Muito bom e angustiante como sempre.
"defender estas instituições é tão sem gozo como um papai-e-mamãe"
Bom dia!!!!
Obrigada
Mutio bom. Também venho pensando bastante, como disseram a Alessandra e o Bruno, nessa desresponsabilização do eleitor e como as análises, tanto as que acusam manipulação ("pobre de direita"), quanto as que acusam a esquerda ("não compreendeu as pessoas"), ambas subestimam a agência. Legal o Bruno ter mencionado Dark Enlightment também. Incrível como a mídia sabe nada sobre isso. Até no Transe mencionamos o Moldbug já. Viracasacas também.
Os pobres de direita existem,sim.
melhor programa ❤❤
Façam um corte da parte em que falam a respeito da importância de sair do X.
Feroz ...
Greg sem calça! 😂
A maioria voltou ❤
Depois da eleição de Trump a gente tava precisando de uma maioria!
Viva ...os tres hoje q
Não me aguentei.. pintura a óleo do império e da raíz de caráter do próprio povo americano generalizado, claro. Bruno boa mudança pra você, pra família.
Haha acho que acabei de assistir segundos da Tenório do glass cliff, quando a “batata quente” foivpassada pra moça!
❣
Essa fala do Bruno, por volta dos 20 min do vídeo, sobre a dificuldade dos progressistas de enxergarem o caráter imperialista de sua nação, é que me fez acompanhar marxistas como Richard Wolff e jornalistas críticos como Chris Hedges.
o bruno ta envelhecendo bem. celoko ta cada dia mais gato.
Eu vi o arca de noé e meu filho chorou quando a hiena pisa na baratinha. Parabéns pela Cucaracha o personagem mais divertido do filme.
perversos x hipócritas. Na mosca!
A preocupação do Elno com o colapso populacional não é com TODA a população, é com a população "ariana"... ele tá falando do "great replacement", porque ele é seguidor do Adolfinho
Entre Perversos e Hipócritas, ganhou a calma...
2025 vai ter o Kamala Urgente de programa diário xD
caraca! o caos do puerpério deixou a orofino linda! tá mesmo com um bom ar!
Abraço a todos!
Vai acontecer aqui igual. Fim.
Mamy es is back
Oi gente
Bom dia
Queria propor um programa sobre o Anti-édipo: Capitalismo e esquizofrenia, acho que podemos ter um lampejo sobre essa "nova democracia ".
19:30 Comentário muito bom.
Pergunta sincera: Como eles sabem os dados demográficos (etnia e gênero) dos eleitores de cada candidato? O voto não é secreto? Ou precisa declarar gênero e etnia na hora de votar?
00:03:22 - kkkkkkkkkkkkk
Penso que poucos jovens estao ligando para os votos do " governos"
Já começou com inception
Vocês estão deixando passar a influência do Peter Thiel?
Alessandra está linda❤
36:33 Élom Müchen
Meme dos Galãs 😅😅
Qual é a entrevista do Jon Stewart com a historiadora que o Bruno cita no minuto 18:42 ?
Tbm tentei encontrar e não consegui.
Achei
ruclips.net/video/D7cKOaBdFWo/видео.htmlsi=SYSRZpXGi7l0wYzC
ruclips.net/video/tZZ3vzSFy48/видео.html
ruclips.net/video/D7cKOaBdFWo/видео.html
Vocês querem que o povo entende 3 poderes e resto... acorda gente..o povo quer que o grupo deles queiram. . Não existe consciencia social no Brasil.
Cara o calma gente sem falar nada de 6x1, imposto grandes fortunas... Ato falho? Ou talvez a preocupação com os eua seja a representação da classe, turma, grupo da esquerda intelectualizada?
Falaram rapidamente sobre 6x1 sim
Análise pífia.
Nojo dele. Nem vejo a foto dele. Aversão total. Nem escultei nada dele
Atenção, Gregorio e amig@s, calma para não incorporar a visão da direita! A vitória foi real e significativa, mas não foi acachapante: pouco mais de 3 milhões de votos naquele eleitorado não é "vitória acachapante".
Desculpa gente, mas vocês criticam o sistema de colégio eleitoral sem entender profundamente a raiz da sociedade americana e do sistema federativo em que eles vivem e defendem com unhas e dentes.
O Brasil é uma falsa federação e por isso nenhum brasileiro consegue entender o que de fato consiste um sistema federativo. Sejamos humildes e antes de criticar bora tentar compreender a sociedade alheia.
Primeiro: EUA é uma federação de verdade, composta por 50 estados INDEPENDENTES, que legislam INDEPENDENTEMENTE e que optaram por se unirem em uma federação para o “bem maior”, mas que possuem total liberdade para legislar e até mesmo optar por sair da federação caso queiram.
Segundo: a constituição americana defende muito a liberdade do cidadão, até mesmo a liberdade do mesmo de Não Votar. Em outras palavras, o voto não é obrigatório. (O que pessoalmente eu prefiro, por vários motivos que vai desde a questão da liberdade individual até o fato que em sistema de voto facultativo quem vota realmente quer votar no seu candidato, ou por paixão e convicção ideológica ou pela razão pois estudou o programa do candidato. Já em sistemas de voto obrigatório muitos eleitores simplesmente votam em qualquer um, simplesmente pq são obrigados a votar.
Mas voltando pois meu comentário aqui não é para defender voto facultativo.
Voltando ao tema do colégio. Combinando o primeiro e segundo ponto, temos um cenário em que um sistema simplificado de pura contagem dos votos seria exposto a inúmeros problemas de representatividade dos estados, NÃO como um todo, mas como ÚNICA entidade da federação.
Imaginem um cenário onde um estado com uma população já pequena, tem uma forte abstenção de votos enquanto outros possuem menor abstenção e maior população. O sistema simplificado que tantos brasileiros defendem pois entendem melhor, traria sérios problemas de representatividade.
Já o colégio eleitoral garante que, independente do nível de abstenção, todos os estados serão “corretamente” representados.
É um sistema perfeito? Não existe PERFEIÇÃO. Um dos problemas por exemplo é a necessidade de revisitar a proporção de delegados de cada estados de tempos em tempos haja vista êxodos e mudanças populacionais.
De qualquer forma é o melhor sistema existente para uma república realmente federativa.
Bora ser menos crítico e tentar deixar de lado todos nossos dogmas, mergulhar profundo na cultura de um povo como um recém nascido, aprender, respirar, vivenciar, sentir para daí então tecer nossos comentário críticos.
(E não.. não sou paga pau de americano, meu comentário serve para todos os lados)
Abraços!!
Muito bem colocado!
se o Estado é tão independente assim então o governador tem muito mais poder, ai o presidente manda menos no estado.. não faz sentido algum
@@diegonexus3082 opinião anotada 😊
@@rafafazzi7316 eu só apontei fatos, se o estado é tão independente pra que presidente? quem veio dar opinião defendendo a plutocracia mais nojenta do planeta foi tu, primeiro ser humano q vejo defendendo essa loucura kkkkkkk é literalmente o papai e mamãe de meias o teu papo
@@rafafazzi7316fiquei com esse mesmo pensameto e outro, nao seria melhor ser que uma europa da vida( parlamentarismo) ou um sistema presidencialisra de fato? Da mesma forma queno Brasil?
Acho que ou o Trump vai mudar a constituição para se reeleger ou o Elon Musk vai se candidatar a presidente em 2028.
Acho q não pode né.
Ele não é norte americano nato.
@luizadavidf7819 quando você tem o supremo nas mãos, tudo é possível. Trump vai poder mudar as leis como quiser, provavelmente.
@@kari__malina Verdade, não tinha pensado nesse ponto
☕☕
SOBRE IMIGRAÇÃO:
A Alessandra disse algo importante quando mencionou o fato de Trump ter vencido entre os Latinos mesmo defendendo deportação de imigrantes, ela disse “Isso diz alguma coisa sobre esses cidadãos” , pena que ela não chegou a desenvolver mais esse raciocínio pois queria muito saber a opinião dela.
Eu diria um pouquinho diferente… eu diria que “Esses cidadãos devem ter muito o que dizer” ou em outras palavras; “Devemos ouvir esses cidadãos para tentar entender o porquê deles votaram em um cara que é a favor de deportação de imigrantes.”
Como um imigrante latino morando nos EUA posso tentar auxilia-lós mesmo ciente de que sou apenas um rapaz latino americano sem seguidores e fãs.
PRIMEIRO PONTO: Apenas cidadãos americanos podem votar, ou seja, esse cidadão latino que votou no Trump possui cidadania americana e passou por todo um processo que exigiu dedicação, foco e tempo.
SEGUNDO PONTO: Trump não quer deportar todos os imigrantes, mas apenas os ILEGAIS. Não votei no Trump por inúmeras outras razões, mas tanto eu, como todos os demais Latinos com cidadania americana entenderam claramente no discurso do Trump que ele quer acabar com o fluxo de imigração ILEGAL e deportar os que entraram ILEGALMENTE.
Pontos feitos, bora tentar endereçar o comentário trazido pela Alessandra. POR QUE LATINOS VOTARAM NO TRUMP SENDO QUE ESTE QUER DEPORTAR LATINOS?
Se pudesse arriscar diria que há pelo menos 3 motivos:
1. Esse cidadão Latino, hoje americano e eleitor, que passou por um processo que lhe exigiu dedicação, foco e tempo (muito tempo) não aprova a conduta de muitos que decidem por entrar nos EUA de forma Ilegal.
2. Esse cidadão Latino, hoje americano e eleitor que passou pelo processo LEGAL, o fez por algumas razões, dentre elas possivelmente por ser um cidadão mais propenso a respeitar as leis e as regras e menos propenso por buscar um jeitinho.
Outro ponto importante que devemos mencionar é que realmente na fronteira com o México, no Texas, existe diversos conflitos que nós não compreendemos pois moramos muito longe. Fazendo um paralelo com a realidade de vocês no Rio de Janeiro, seria como se um Paulista que nunca pisou no Rio dissesse: “Ah essa história de Milícia no RJ é baita invenção da esquerda para causar medo e comoção. Nem existe Milícia no Rio de Janeiro.”
Eu só fui conhecer de fato o problema na fronteira quando meu vizinho me contou, com riqueza de detalhes, como se viu obrigado a fugir do Texas para não ver sua família morta pelo Cartel e alguns criminosos que moravam ali ilegalmente. Ele não é do tipo republicano apaixonado e cego por política e pelo contexto da conversa ele não tinha razão alguma para inventar essa história.
3. Isso nos leva a terceira e última razão da minha lista pessoal de razões pela qual esse cidadão Latino, hoje americano e eleitor que passou por um processo demorado e complexo para conseguir sua cidadania ter optado votar no Trump. Esse cidadão trabalha duro, paga seus impostos e não quer ser visto como um fardo para sociedade. Não quer ser visto como um criminoso. Mas infelizmente muitos desses imigrantes ilegais que sim existem e sim causam muitos problemas nos EUA são a Gênesis do preconceito que aflige a todos os demais imigrantes, incluindo os que respeitam as regras, as leis e contribuem com a sociedade. Por isso esses imigrantes Latinos LEGAIS são contra os imigrantes ILEGAIS. Acreditamos que imigração é algo para todos, sabemos assim como os americanos que esse país foi construído por imigrantes, no entanto se quiser imigrar, baixe as instruções na internet e aplique com formulários. Tem diversas opções e formas de imigrar legalmente. Os EUA é o país mais avançado e aberto com diversas opções de imigração, basta deixar o preconceito de lado e se informar… verás que os EUA estimulam e incentivam a imigração, mas apenas a imigração ORDENADA.
Agora para aqueles que acreditam que os países deveriam ser INTEIRAMENTE abertos, não haver fronteiras e todos deveriam poder entrar e sair… bom, daí podemos abrir toda uma outra discussão sobre o tema.
Quando os trampistas, dizem que os imigrantes contaminam o sangue americano...não fazem distinção entre legais e ilegais...E muitos que estão legalizados hoje, já foram ilegais também. Não se iluda...aos olhos dos extremistas de direita, os emigrantes são tão 'queridos', quanto os judeus legais ou não, nascidos ou não na Alemanha de Hitler, eram.
Excelentes apontamentos, amplos e somados à sua experiência real.
Obrigada!
Boa adição moco, obrigado
1:02:57 Torturra deixa escapar uma invejinha velada e a vontade de ter um Trump de esquerda pra chamar de seu. O problema dessa parte da esquerda com Trump não é ele ser autoritário, é ele ser de direita. É exatamente isso que Torturra fala.
Que? Vimos o mesmo segundo?
Por que usas o termo "populista", gata? Sua análise e caracterização sobre a malfadada tentativa de lideres de esquerda agradarem gregos e baianos foi perfeita. Só não entendi o "populismo"...
O populismo de direita existe.