2º Batalhão de Guardas - Abandono TOTAL!
HTML-код
- Опубликовано: 5 ноя 2024
- Construído no século XIX, precisamente em 1864, a edificação histórica do Pq. D. Pedro II já foi colégio, hospício, batalhão do exército e, mais recentemente quartel da Polícia Militar.
Apesar de tombado como patrimônio histórico paulista, a edificação desde que passou a ser administrada pela PM e Secretaria de Segurança Pública entrou em acelerado processo de destruição, com a conivência do Condephaat.
Acompanhe nossa visita ao local e veja o lamentável estado em que o quartel se encontra.
Irrecuperável...infelizmente...excelente reportagem...sinto pelos guerreiros do exército que ali serviram...história morreu...
Servi em 86, a pedra que é referida com monumento, foi instalada no ano em que Servi. Ela é uma homenagem a 2 soldados que faleceram em 1985, n treinamento treinamento em Alphaville. Um dos caminhões, tombou em um brejo. Os soldados estavam n carroceria e, a água entrou e eles não conseguiram sair, pois, os equipamentos, caíram sobre eles e, suas cabeças ficaram presas em baixo da água e as pernas para fora. A pedra que os homenageia tinha um fuzil com o sabre infincado nela e, na coronha , um capacete. Nosso lema era A GUARDA MORRE, MAS NÃO SE RENDE.
Em 70 já era Bg , no treinamento um Sd classe de 51 morreu afogado , ficou submerso preso no lodo da lagoa era recruta eu era da 7a já estava de saída ,
Então tu serviu com o padre marcelo rossi em 86?
Que pena! Fico muito triste. Servi ao exército nesse prédio em 1987. Era muito bonito. Cheio de vida! Realmente um crime contra a cultura e a memória da cidade.
1987 ano que também entrei no exército, fui Soldado, Cabo e Sargento Luciano, daquele batalhão!
Uma matéria triste, porém, absolutamente necessária e esclarecedora. Sem querer ofender os insetos, é de conhecimento geral que os cupins que se alimentam do dinheiro dos impostos são os padrinhos daqueles que devoram o patrimônio histórico. Apenas restaurando o patrimônio moral e a consciência cívica é que conseguiremos de fato recuperar e manter a memória da nação de pé. É um longo caminho a ser percorrido. Obrigado à equipe do São Paulo Antiga, em nome de todos os brasileiros de bem, por dar os primeiros passos.
A iniciativa privada num grande grupo de empresas derrubaria, retirava todo entulho, deixava plano e construiria uma edificação idêntica que abrigaria um museu do exército.
Mas o Estado gastaria milhões numa restauração...
Imagino a tristeza de alguém que tenha servido aí , lamentável! Faz parte do patrimônio histórico do Estado...
Enquanto ocupado pelo exército a manutenção era impecável. É triste o descaso com o patrimônio público. Uma restauração custaria milhões. Minha sugestão...Derrubar e construir uma réplica fiel e transformar num museu do Exército Brasileiro.
Lembro que estudava no Colegio Duque de Caxias nos anos 80 perto do batalhao , e iamos em excursao do colegio . Uma pena Brasil deixando sua história morrer☹️
É incrível como a região central de São Paulo é abandonada e eu posso dizer que isso é 100% culpa do governo do Estado que parece fazer isso de propósito para grandes empresas e construtoras demolirem e construírem as famosas caixinhas de concreto com janelas
Eu praticamente morei aí por quase 1 ano , só dormia na minha casa (quando não estava preso) , 7aCia de Guardas elite do Exército .
Servi na 1° Cia em 1981 , nessa epoca havia um pelotão que cuidava da manutenção, o governo do estado está esperando ruir todo o predio para vender já que esta em uma região valorizada
Entrei aí em 1993 , quando era o 3 Batalhão de Choque. Hoje está tombado 2 vezes : pelo Patrimônio Histórico e pela ação do tempo. Torna-se até perigoso transitar por essa calçada.
Mais um artigo espetacular do Douglas. São Paulo está em ruínas, infelizmente. Parabéns pelo trabalho sério e de excepcional qualidade. Precisamos desesperadamente de homens públicos com a sua visão para que se reverta esse triste quadro. Que Deus o abençoe.
Ainda outro dia passei lá de ônibus e pensei nisso: estão deixando "tombar", literalmente.😞
Privatizam tudo. Por que não restaurar e instalar um centro cultural aí? É que os licitantes não querem gastar, só ganhar. Pelo tamanho do terreno, o futuro será mesmo um grande empreendimento imobiliário.😬 Bela matéria.💖
Morei em frente em 1995, quanta história tem esse lugar muito triste 😢
Que triste 😔
Está evidente que é proposital. Não tem nenhuma vigilância. Obrigada pela matéria.
Parabéns Douglas, pelo alerta ! Uma tristeza mesmo, vir uma rica arquitetura dessas em ruínas. Embora seja tombado, não duvido nada possam dar um "jeitinho" desse espaço virar mais um Shopping entre muitos que a cidade já têm. Obrigado
E pensar que ja andei por todos os comodos deste lugar e que na época estava tudo em perfeito estado de conservação quando servi em 1985. Triste fim.
Pelo que me lembro eram dois soldados da terceira Cia que ficava no Cambuci ,estavamos no período básico no início do ano em treinamento,o caminhão tombou na lama e infelizmente eles não conseguiram sair.
Era o antigo batalhão de guardas do exército brasileiro "BG" que depois foi repassado para a Polícia Militar onde abrigou a sede do choque, LAMENTÁVEL o que já FOI e no que se tornou essa edificação.
Excelente e triste matéria. Servi no BG em 1981 e o cuidado com o patrimônio era uma das prioridades do alto comando do exército. Muito triste ver o que esta acontecendo. Claramente uma ação orquestrada por especulação imobiliária. Daqui alguns anos provavelmente teremos um edifício com "trocentos" apartamentos do tamanho de um ovo.
Na parte do vídeo que vc mostra a parte interna do quartel, ali existia uma quadra de esportes e na beirada dela logo após a entrada principal tinha uma linha de azulejos pretos com a medida do salto do João do Pulo em que ele bateu o recorde mundial de salto triplo. Inclusive com as marcas de seus pés em cimento no final da linha.
boa tarde. teria fotos?
Olá Antonio, infelizmente não tenho foto da quadra. Tenho algumas fotos da parte interna que eram focadas nos soldados. Vou procura-las (como faz um pouco de tempo, kkkkkk, nao sei onde estão) . Caso encontre lhe aviso para envia-las.
Abç
Servi aí em 76 segunda cia soldado Wanderley 1610 lastimável
Absurdo!
É uma pena que está assim abandonado muito à história vai ser pedeno
Sempre passo aí. Tudo vai ao chão, posso garantir. No passado foi usado pelo exército.
Como deixaram este quartel ficar em ruínas? Para que o exército passou para a polícia militar para deixar deste jeito? Este quartel tem valor histórico. Poderia ser um museu do exército ou da polícia militar. É um descaso com o patrimônio público!
Em 1972, estive aí por 2 vezes, qdo servi ao Exército Brasileiro. Lamentável estar deteriorado dessa forma
Fiz 1 ano de quartel e 1972
Muito obrigado pelo seu trabalho espetacular!
E lamentável que isto esteja acontecendo e um descaso.negligencia descomunal um absurdo.esse prédio e lindo será que nenhuma isntituicao governo não terá compaixão com esse belíssimo predio só podia mesmo ser no Brasil acho que tão fazendo de propósito pra aproveitarem o terreno ou pode ser a especulação imobiliária de olho
Uma pena ver o patrimônio tão depreciado dessa maneira. Obrigado por compartilhar
Está parecendo até um imóvel desapropriado em fase de demolição. Em décadas passadas via-se os próprios soldados do exército fazendo a manutenção do lugar.
Administração Pública ausente e desinteressada, pois não é cobrada e nem sofre nenhuma punição superior pelo péssimo trabalho prestado.
Que tristeza! Algo vergonhoso para a Polícia Militar de São Paulo e Governo do Estado! Cheguei a conhecer quando ainda era ocupado o prédio pelo Exército.
Existe um projeto da prefeitura de SP para reformar esse prédio e usar para ensino técnico, mas a previsão é apenas para daqui a 5 anos.
Pessoas importantes já serviram no 2°BG, dentre elas o Padre Marcelo Rossi em 86, eu servi no Camboja na 3°Cia do BG, mas tirei muito serviço aí.
@@juliomaciel7595 Pois é Julio, a 3ºCia do BG ficava no Cambuci ao lado do HG.
Parabéns pela matéria Douglas. Meu nome é ALBERTO, servi aí no 2⁰ BG em 1987. Fico muito triste com isso, toda vez que passo por aí, doe o coração. Tenho excelentes lembranças desse local que marcou muito minha vida. ABRAÇO.
Neste local sempre vejo viaturas do choque. Esta bem localizada e poderiam revitalizar o local e promover uma nova base da polícia.
Parque Dom Pedro em geral sempre foi abandonado.
Há algum tempo anunciaram a intenção de transformar esse espaço no museu da polícia militar, mas infelizmente a única coisa que fizeram desde então foi colocar tapumes, que já não existem, e as lonas nas janelas. Nem vigilância o imóvel possui. Ele degrada a olhos vistos. Que triste situação
Ah, sim, é do Estado de São Paulo.
Excelente matéria, completa.
Soldado messias ! Quando ia proHG EB passava em frente do 2 BG servi no39o 2 bg sempre ia no 39 bil.
É triste ver isso nessas condições passei porai em 1983 2 BG de gjurdas 6:28
Meu primo serviu aí Jamir Costa Araújo,foi no Batalhão de Suez,visitei aí...lamentavel
Servi em 1971, 1 cia , sd 509 SALES.
É realmente um grande desperdicio.
Eu também servi em 1971
Servi em 1971 na 1 cia sd 579 audi
Cadê o Ministério Público do Patrimônio Público ???? Será que o MP só sabe fazer cobrança e atuação "seletiva" ???
Além de ladrilhos que marcam a distância do salto triplo efetuado por João do Pulo , na quadra interna existe uma árvore de Pau Brasil . Sobre a frase : " Por aqui passaram os melhores soldados do exército brasileiro ." , ela foi pintada pela PM em homenagem aos soldados que serviram lá . A antiga frase ficava na quadra : " Por aqui passaram os melhores soldados do II exército " . (antiga denominação do Comando Militar do Sudeste ) .
Será a nova cracolândia e quem sabe depois um condomínio. Brasil um país sem eira nem beira!
Quero saber quanto meu primo Raimundo Jorje cruz entrou no batalhão de guardas 1971
Será que dá pra recuperar esse lugar ou fazer um novo nosso 2 bg
Não consegui ver o vídeo. Dói demais. E pensar que os tais responsáveis são aqueles que vão para a Europa se maravilhar com antiquíssimas construções devidamente preservadas. Bando de hipócritas.
Já sabia do estado do antigo BG desde a época do Orkut. Recentemente, comecei a passar de metrô na linha vermelha e, da estação Pedro II é possível ver parte do estrago. Confesso que evito até olhar muito, pois dói no coração.
Fico muito triste de ver sou soldado 896 segundo batalhão de guarda ano 1985 da primeira cia de guarda nome Tadeu sou do Ceará meu TAF 120 apoio de frente tenente canachiro
Show!! Curto sua pagina e suas matérias!!! Parabéns!!!
A PM deve estar esperando cair tudo, para depois construir construir vários prédios de arquitetura questionável.
Lembro que por volta de 2012, quando o Andréa Matarazzo era secretário da cultura do estão, eles estavam fazendo estudo para virar um museu da PM. Acho que nessa época que colocaram as lonas na janela.
Mas vários projetos dessa época não foram pra frente quando ele saiu, infelizmente.
Um museu seria uma boa forma de trazer pessoas para a região e assim ficar mais segura.
Atrativos culturais infelizmente não resolvem o problema da degradação humana que esse lugar sofre, vide o caso do bairro onde estava instalada a Cracolândia, recheada de equipamentos culturais que infelizmente não ajudaram em nada na recuperação do bairro em si (As autoridades até agora não conseguiram explicar como e por que o fluxo de viciados não está mais nos arredores da Julio Prestes, mas certamente não foi por causa dos equipamentos culturais nem do patrimônio existente ali). O próprio Museu Catavento não conseguiu reverter a degradação do Parque Dom Pedro. O batalhão precisa ser restaurado urgentemente, mas é ilusão crer que isso por si só vai ajudar a recuperar o local. O problema é muito mais grave e precisa ser combatido...
@@patrickschio3913 concordo que só os equipamentos culturais não vão resolver o problema, isso seria mais questão de segurança pública, porém ajuda. Pelo menos para que a população comece a olhar para esse ponto.
Infelizmente a Polícia Militar não è culpada pela deterioração do prédio , ordens estaduais superiores ao comando da PM , determina que a PM deixe a edificação .
SENSACIONAL ESSE VÍDEO!!!
Vendo as tristes imagens, seriam gastos milhões para a recuperação do prédio, duvido que o governo do Estado irá gastar todo esse dinheiro num único prédio e pelo visto, não gasta nem em manutenção. Onde está a Secretaria da Cultura do Estado? Se isso não virar questão de política de governo, a degradação natural e humana continuarão até não sobrar mais nada. O que irá salvar esse prédio é o dinheiro, não adianta Ministério Público impor multas, determinar... sem dinheiro nada acontecerá. O vídeo é válido como alerta, mas se fosse feito um trabalho pra averiguar onde a coisa trava e a grana não vem, seria bem melhor.
passo de metrô e vi uma parte do teto que desabou, bem triste, tá bem abandonado mesmo
O que se faz com prédios históricos é triste. Um baita prédio bonito e bem localizado que poderia servir a população, provavelmente virará um condomínio de arquitetura duvidosa.
Servi ao 2 BG em 1984, da muita tristeza ver isso...
Vergonha.
Vc fez alguma denuncia? Tipo MP?
Já fizeram, vamos aguardar...
Eu estudo esse batalhão desde 2020... A cada ano ele está definhando.... Eu vi que eles tava todo aberto e meu coração sangrou.... Queria muito visitar aí mas sei o quanto é perigoso... Obrigada por esse vídeo. Vai me ajudar ainda mais a documentar sobre ele. Mas com certeza, a polícia está deliberando o fim dele... Foi por isso que retiraram a vigilância 24 horas
Ele está em posse do governo, a polícia não tem mais nada a ver com isso!
Meu irmão serviu aí,uma tristeza 😭
Continua em ruínas, maior do ver nessa situação, um verdadeira descaso, as madeiras da estrutura todas apodrecendo
Passo toda semana na frente, fico muito chateado com essa situação.
Onde está o nosso prefeito?
Mandando grandes investimentos para Santo Amaro, e passeanfo de
barquinho na Guarapiranga.
Logo teremos mais um empreendimento imobiliário nesse terreno!
Lamentável! Descaso total com o patrimônio histórico!
Este predio e otimo para reaproveitamento. Porem, o que lhe afunda e o fato de estar em area de enchente, na varzea do Tamanduatei, com zero apelo urbanistico, haja visto que entre o poder publico e a iniciativa privada, fazer o centro sua latrina e o modus operandi.
Centro cultural ali nao vejo. Nao faltam " Centros Culturais em Sao Paulo" as moscas . Ate mais porque o Catavento nao esta muito longe dali, e excepto for grupos de escolas a visitar-lo, duvido que aquilo la vire.
A manutencao de Centros Culturais, ainda que necessaria, tem que ser lastreada por dinheiro oriundo de admissoes, venda de quinquilharias, e apropriacoes de verba do Governo. A maioria, aposto, mal se auguenta nas pernas. Portanto, mais uma sugestao de palpite de botequim sem merito em bases financeiras.
No entanto, nao obstante o estado de abandono, e a localizacao aquem do ideal, trata-se de um formidavel imovel com o aspecto de Hacienda Mexicana. Em ingles, Courtyard Building. Algo rarissimo de se reproduzir na regiao, haja que terrenos aqui estao a premio, e a ordem do dia e subir andar para maximizar o retorno economico do edificio.
Pensando melhor, ha uma carencia de metros quadrados para se abrir escolas. O local, se formos analizar do ponto de vista demografico, daria algo interessante para instalacoes escolares. Tem se o Patio, areas cobertas.
Passo todos os em dias em frnete, é desolador 😔😭
É uma área enorme! De quantos m² ? A quem pertence essa área: União (Exército), Estado ou Município de São Paulo?
Pertence ao Governo do Estado de São Paulo, especificamente da SSP (Secretaria de Segurança Pública).
Pertence ao Estado? Então deveria recuperar as janelas, portas e telhados e arrastar todos os Nóias para aí e, disciplinar e tratar os doentes do vício. Mantendo controle total dos Traficantes que exploram esses doentes.
parece que vai virar uma etec!! espero que saia do papel
UMA VERGONHA, ESTA SENDO DEMOLIDO A CADA DIA.
DESCASO, IRRESPONSABILIDADE
Que pena, mais um pouco da nossa história se apagando.
Pela área, a PM ali deve incomodar muita gente...
Dado o estado, parece que a recuperação seja impossível. Deveria ser demolida a construção, para segurança das pessoas.
Apesar da aparência ruim é perfeitamente possível a recuperação. O Museu Pelé em Santos, por exemplo, estava em estado muito pior de conservação e conseguiram restaurar.
Museu da PM
Não só o quartel mas toda a degradação da cidade é reflexo das correntes políticas dos últimos anos que legítima o crime, o tráfico e todo o tipo de degeneração.
NOSSA HISTÓRIA NO LIXO.
Abandono total. Para gáldio dos comunistas.
Se o patrimônio histórico põe a mão, já era!! tudo que eles tombam, parece que tomba de verdade kkkkkkkkk rindo é de nervoso!!
Não é isso não, é vagabundagem de quem é dono ai... no caso a PM
Servi no BG em 1971 1 cia sd audi 579 comandante do BG Lauro paraense de farias comandante da 1 cia capitão storeli
UMA VERGONHA, ESTA SENDO DEMOLIDO A CADA DIA.
DESCASO, IRRESPONSABILIDADE