Caramba, primeiro, quero dizer que estou triste DEMAIS em só descobrir seu canal esse ano, parabéns mesmo por TODOS os seus vídeos, sem exceção. Agora, só um ponto que eu queria levantar sobre esse vídeo em especial, que aliás, também está ótimo, é realmente só um detalhe: - Sou cristão, ainda que não seja "praticante" - até porque a religião cristã hoje se tornou um clube de direitistas extremos e loucos - e gostaria corrigir que sim, existem muitos cristãos que enfrentam essa religiosidade midiática charlatã. Talvez não seja muito divulgado, justamente por acabarmos criando aversão à grandes divulgações, mas estamos firmes e fortes tentando desmascarar esses absurdos que acabam não só com a sociedade brasileira, mas principalmente, com a própria e real mensagem cristã. Só isso, de resto, continue o excelente trabalho =]
+Davi Gouvea de Oliveira Obrigaod pelo comentário. Sim, eu percebi que existe um nucleo cristão forte contra esses mercenarios da fé, mas que infelizmente ainda fazem menos barulho que eles.
Eu conheço Vigman, porém, pra mim, ele nem de longe tem o mesmo conteúdo. Além de sempre parecer estar irritado demais pra expor algo de maneira clara.
+Davi Gouvea de Oliveira isso q vc falou da igreja cristã ser um clube de direitistas e conservadores fanáticos é pura vdd, precisamos combater esse fanatismo politico tmb, abs
+Davi Gouvea de Oliveira isso q vc falou da igreja cristã ser um clube de direitistas e conservadores fanáticos é pura vdd, precisamos combater esse fanatismo politico tmb, abs
Foi esse vídeo que me fez virar seu inscrito, cara. Juro que não sei de onde tiraram que você é ateu militante. Porque até onde eu vi, esse vídeo mostra que vc é completamente contrário de militante. Não sou ateu, mas concordo com muitas coisas q vc fala sobre religião, Pirula... Tu ta de parabens! Por mais pessoas como vc!
Eu gostava de uns canais de teóricos da conspiração aí um deles falou mal do Pirulla e eu fui conhecer o canal.Agora eu gosto do Pirulla e fico maratonando os vídeos dele.😁
Cara, você é EXTREMAMENTE INTELIGENTE! Eu concordo com tudo isso que você falou! Parabéns pelos videos sempre muito bons e esclarecedores, um grande abraço.
Um pensamento me fez rir. Imaginei judeus colocando estrelas de Davi nas repartições, espíritas colocando a foto do CX, etc etc, dai chega um ateu... e pede um espaço vazio no canto para representar a sua fé. Ia ficar uma parede interessante.
Usado na Igreja de ateus? Isso não existe. Pode ter o símbolo de um grupo, mas não do conceito de ateu. Mas como falei, era uma brincadeira. Mas alguns tem dificuldade de entender texto.
Pirula, há um forte movimento interno dentro dos círculos evangélicos formado por cristãos cuja a unica função é desmascarar e desaconselhar as pessoas a não seguir indivíduos como apóstolo Valdomiro, doutrinas da prosperidade e coisas voltadas a obtenção de bens materiais e sucesso financeiro. Isso não é luta apenas dos ateus.
Que fique claro que, a necessidade de ter fé (que é biológica), é a necessidade de ter fé em qualquer coisa (e não exclusivamente ao deus Deus monoteísta cristão). Uma vez que todos nós nascemos céticos (e ateus) e precisamos investigar para entender algo, o crédito só acontece após a constatação. A fé religiosa é a inversão da coisa, tu parte da conclusão e o resto que se dane (muito difícil uma mente inteligente aceitar tal argumento).
Weverton Rodrigues Para ti talvez, pois para mim, acreditar é algo que precisa ter um motivo e esse motivo, tem que me convencer através de um fato, evidência ou argumento forte (coisas que a religião não apresentou até agora). Cada um alimenta a mente com o que quiser, uns usam drogas, outros religião e eu prefiro o conhecimento científico.
Quem tem pretensão de ser 100% verdade é a religião, a ciência é formada em cima de paradigmas (o conhecimento é relativo, se um paradigma estiver errado, será corrigido e outro entrará em seu lugar) o que não ocorre na religião (sua verdade cega se impõe a qualquer coisa). Penso que não é uma questão de egoísmo (quem quer vida eterna e poder divino não sou eu), mas sim questão de realismo, já que entender a realidade, significa entender o que existe (e digo que nenhum ser humano imundo entende, conhece ou sabe sobre um deus, isto é blasfemar contra o divino e inferiorizá-lo as ínfimas dimensões humanas). Simplesmente que a religião prove seu deus, pois o argumento da fé é o golpe mais sujo que já deram (tu tens fé em algo e não simplesmente fé), uma distorção feita pelo Santo Agostinho (o satânico), que copiou a filosofia da escola socrática para embasar o cristianismo (que não possuía filosofia nenhuma) e portanto trocou o sentido de razão (pensamento), criado por Sócrates, por fé, e mundo das ideias passou a ser chamado de mundo do deus. E hoje, tu diz que tem fé, querendo dizer que tem fé em deus, mas na verdade está dizendo que tem razão (uma aberração semântica criada com a intenção de introduzir a teologia da imoralidade, o cristianismo, na mente humana). Eles realmente conseguiram soltar um parafuso da mente do cristão (esse afrouxamento inicia-se na infância, pois todos nascemos ateus, mas tu adoras o deus dos seus pais). Reiterando, não tens condição de me apresentar deus nenhum, pois ele é incognoscível. Tu não o conhece, eu não o conheço e ninguém o conhece (afirmar o contrário é ofender a grandeza de um deus, é a verdadeira blasfêmia, o verdadeiro pecado, é reduzir o deus a um pedaço de cocô humano).
Até porque nunca vi um filho de pai e mãe cristãos que metem o fedelho na congregação carmelita com 5 anos de idade acabar tendo uma epifania pessoal indicando a veracidade de Alá ou de algum deus com formato de elefante indiano.
Penso que a bíblia tem tanta verdade quanto o gibi do Homem - Aranha. Eu dizia sobre acreditar (no sentido de verbo transitivo direto ou indireto, pois na minha visão nunca será intransitivo), mas a religião prega uma intransitividade que, ao que tudo indica, só não agride a mente leiga. A fé é uma aberração semântica, usada para tentar justificar a ausência de evidências sobre a verdade religiosa. Quando digo que precisamos acreditar em algo, estava me referindo ao ceticismo natural do ser humano, pois acreditar em algo é buscar evidências do mesmo.
Sou religioso e cara....você disse muita verdade. Você aborda sobre essas questões de maneira clara e objetiva. Esse é o terceiro vídeo que estou assistindo do seu canal e estou gostando bastante.
Cara adorei essa sua definição de fé x religião, e sou completamente contra a opressão religiosa. E aquele número que citou no último vídeo dos que tem fé e não tem religião é tendência mundial de crescimento, e me incluo neste grupo dos chamados pelos religiosos de desemgrejados, pois a religião verdadeira é o amor ao próximo e isso se pode fazer mesmo sendo ateu, independe do quê é definido como religião. Porém acredito na vida eterna, e essa religião do amor ao próximo não é o bastante,ou o necessário para alcança-la, depende de crer ou não no Criador.
"É por isso que eu brigo com quem tem certeza". Te entendo perfeitamente. Acho de uma arrogância absurda essa "certeza". De fato, não dá pra ter certeza de nada. Sou atéia e descobri seu canal hoje. Virei fã de imediato! Parabéns pela lucidez, equilíbrio e racionalidade.
Muita coragem se expor assim cara, mas eu também fico fula quando vejo essas pessoas que acham que possuem o monopólio da verdade. Apesar de discordar de algumas coisas que você fala, acho muito foda os toques que você dá, o fato de você fazer algumas retratações e principalmente quando você fala sobre todos esses diferentes grupos que muitas vezes tentam enfiar a força, suas crenças ou falta delas, na cabeça da gente.
A dúvida é a chave da iluminação, não havendo questionamentos não há evolução. Precisamos duvidar, foi através das dúvidas que nasceu a ciência e a religião, ambas são filhas da dúvida. Quando temos certeza de algo aí há o perigo do erro.
Pirula, em minha opinião toda essa discussão poderia ir pro lixo caso os cultos de qualquer natureza pagassem impostos como qualquer outro ente nesse país. Quando a constituição foi elaborada, fim de uma ditadura, pode até ser compreensível a imunidade tributária, porém deveria essa imunidade ter nascido com prazo determinado. Enquanto discutimos o sexo dos anjos, esses templos, seja a religião que for, continuam sem contribuir em nada na arrecadação do estado. Dane-se a cruz, mas paguem impostos.
D lbp antes, deve-se compreender o motivo histórico para tal lei. O Brasil é historicamente católico. Padre e freira não trabalham, logo não tem como pagar imposto. O ponto é que atualmente, com templos gerando LUCRO, muito além de subsistência, preciss haver uma revisão na constituição
Assisti pela terceira vez esse video. Eu sei que voce devia estar muito puto quando fez, Professor, mas tenho que admitir que essa versão meio Alborghetti de você ficou muito foda. Muito obrigado ae, por várias mutações que ja sofri desde que achei teu canal.
Também estou descobrindo o canal agora. Gosto de suas explanações. Procura sempre um embasamento teórico, visão aberta. Muito bom. Parabéns e obrigada pelas palavras. Têm me ajudado muito.
EU SOU TEISTA , E GOSTO MUITO DOS SEUS VIDEOS , TENHO GRADUAÇÃO ETC , POR ISSO MESMO BUSCO TODAS AS VERTENTES DE CONHECIMENTO . PARABENS PELO SEU CANAL !
sim! o dinheiro é o ´´deus`` atual. FÉrramenta de controle mental. o dinheiro não existe! a cédula é só um ídolo (que representa algo que não existe), mas, como as pessoas dão CRÉDITO em sua existencia, isso é usado como FÉrramenta de controle social. a cédula não é o dinheiro, ela REPRESENTA uma quantidade de dinheiro. o objeto chamado ´´REAL`` na verdade é só imaginário. e é por isso que eu acho que faz todo sentido ter uma frase religiosa nesse ídolo representativo.
quando eu era religioso, eu fingia que acreditava para fazer parte do grupo do ´´sistema``. assim como o dinheiro é só um faz de CONTA simbólico que vc é obrigado a fingir que acredita, e é obrigado a fazer o ritual na loja.
Eu fico triste, pois o que você falou está certo, mas não quero morrer e não renascer, mas mesmo com que exista outra vida , não vou relembrar de nada desta vida, então vida após a morte ou reencarnação não adianta de nada, você morrerá de qualquer jeito. Fico triste por não poder ter consciencia eterna :(
Mas se não me engano, na França há mais religiosos praticantes também (me falta a estatística agora). Ou seja, é um país mais polarizado nesse aspecto.
Achei TREMENDAMENTE coerente seu vídeo (a primeira parte, pois a segunda foi só esclarecendo confusões). E também gostei MUITO do vídeo anterior porque é exatamente como eu acredito e penso. Mas confesso que é tão difícil expor o que eu penso pra maioria das pessoas, (amigos, família). Dá a impressão que eu vejo o mundo de ponta cabeça, ou que estou seguindo na contramão.
Ao meu ver tu é tão claro e correto nesse assunto que fica até difícil tentar te contrapor, quem tenta abrir um debate é pq não tem nada pra fazer....Mas como eu disse isso é ao meu ver..e quero aproveitar pra te parabenizar....tu manda bem...abraço.
Se não existisse vida após a morte, todos os que cometeram crimes - seja assassinatos, estupros, atentados etc - teriam toda a sua crueldade zerada ao falecer. Felizmente isto não é assim; a espada da justiça não tende a falhar e não perde o fio. Tenham um bom dia. :)
The Flying Kätt Mas segundo o principio cristão do perdão, se o assassino se arrepender disso tudo e se converter no leito de morte, ele foi salvo, e perdoado. Se for católico, amarga um pouco no purgatório. Se for protestante, céu direto. Veja o debate do William Lane Craig (cristão) com um mulá Muçulmano, em que eles discutem exatamente essas coisas. Esse cenário que voce descreveu ocorre no Islã, não no Cristianismo.
***** e +The Flying Kätt Talvez eu esteja errado em me "intrometer" na discussão de vocês, caso vocês vejam assim me desculpem, mas o que eu quero dizer é que também acredito na justiça divina (que me parece que é o que o Flying Katt quer dizer) só acho essa imagem de uma espada um pouco forte. Eu diria que se não houvesse vida após a morte, todas as consequências, boas ou ruins, de nossos atos, bons ou ruins, seriam perdidas. Não quero dizer com isso que ao se fazer coisas boas tem que se esperar algo em troca (pois isso até contradiz Jesus). Mas acho que há de se convir que se a pessoa acredita na justiça divina deve-se esperar que quem faz algo bom tenha consequências boas (e essas consequências boas são o nosso aperfeiçoamento íntimo, que nos aproxima de Deus, trazendo felicidade e oportunidades de ajudar o próximo a alcançar esse mesmo patamar) e quem transgride as leis divinas deve ter algum tipo de retaliação, se não for nessa vida, talvez em outra. Mas também se deve lembrar que Deus é misericordioso, daí quando a pessoa se arrepende sinceramente, ela própria quer uma nova chance de retaliação e Deus, na sua misericórdia, dá essa chance. O que quero dizer é que nem é Deus que "pune", é a própria pessoa quem busca um meio de compensar o que fez (e isso envolve coisas não tão fáceis de fazer, por isso as vezes enxergamos retaliação como punição).Nós não apenas nos arrependemos, nós pedimos desculpas e tentamos consertar (você mesmo Pirula, quando percebe um erro em algum vídeo faz outro se corrigindo, ou seja isso é próprio do ser humano, e não seria diferente depois da morte, é claro, para quem acredita que há algo depois dela). E por isso, essa visão de penas eternas (inferno) e gozos eternos (céu) contradizem a justiça divina, pois não demonstram a misericórdia divina, que não nos dá outras chances. E essa questão de gozos eternos também acredito ser meio ilógica (o que vem a seguir é minha opinião, não tome como cristianismo, talvez EU esteja errado e não o cristianismo, aliás tudo que escrevi entra nesse critério) pois se uma pessoa era tão boa a ponto de ir pro céu, ela de uma hora para outra vai se tornar uma preguiçosa que só quer ficar comendo uva e tocando harpa para o resto da eternidade? Acho que não, se a pessoa é boa, ela vai morrer e continuar querendo ajudar quem precise. Esta, acredito que seja a interpretação mais cristã do que o Flying Katt quis dizer, porque, você vai me desculpar Pirula, mas não há nenhum lugar da bíblia em que JESUS diga que se a pessoa se arrepender no final da vida ela estará salva (ok, eu sei que você disse isso ironicamente, até porque você nem acredita nisso e eu também não, acredito que sua intenção era colocar o Flying Katt em contradição, mas não se pode incluir todos os cristãos apenas em católicos e protestantes). A passagem em que Jesus fala mais explicitamente do perdão é quando Simão Pedro (salvo engano) lhe pergunta quantas vezes é necessário perdoar alguém, e ele diz setenta vezes sete vezes (que os tradutores da bíblia acreditavam ser uma maneira de se dizer infinitas ou indeterminadas vezes). Jesus também fala de indulgência com as faltas alheias, fala de amar o próximo como a si mesmo, fala de amar os inimigos. Isso sim é o princípio cristão do perdão. PS: desculpem pela infinidade e o pelo tamanho dos parêntesis, mas eu vou tendo muitas idéias e vou tentando colocá-las no texto, espero que não comprometam o entendimento do mesmo.
Cara, sou cristao, tenho fé, acredito em Deus e na existencia espiritual mas sou fã de seus videos. Vc é uma pessoa equilibrada e inteligente. Parabéns pelo canal e pela forma respeitosa com que vc se coloca e diverge das ideias religiosas
Mais uma vez vou deixar meu humilde comentário aos seus vídeos: Sei que suas idéias são pessoais, porém a sua concepção de fé e religião é um pouco equivocada. Sabes o porque? 1. Você é ateu. Suas concepções são MUITO subjetivas. E seus comentários são descompromissados; (muito bom assim, né?) 2. O problema não é você ter fé em religião não. A fé é um elemento chave na assimilação de uma crença religiosa. É por ela que se constrói as convicções, baseadas em FATOS. Ter fé sem religião é opção, mas resta saber em quê ter fé. Tanto Hitler, como Chaplin, Madre Teresa ou Einstein tinham; 3. O lado problemático do teísmo é a falta de conhecimento por parte dos crentes em relação às escrituras, a indução de conceitos superficiais em massa, a preguiça mental deixada por falácias de charlatões, disfarçados de líderes religiosos e aproveitando a inocência de pessoas que não tem o hábito de ler, pesquisar e refletir. O verdadeiro crente lê, pesquisa, debate e não se limita ao que os outros falam. O papel de um líder é disciplinar e discipular de forma íntegra, sem manipulações; A Bíblia nunca defendeu pessoas assim, pelo contrário, são recriminados; 4. Em relação a Malafaia, Valdomiro, Feliciano e cia. Eles são representantes de várias outras vertentes de igrejas evangélicas, não necessariamente corroboram uns com os outros, nem pertencem a todas as comunidades protestantes, muito pelo contrário. Portanto, não generalize! Os crentes no geral, não se manifestam militantes contra essas pessoas publicamente, porque cada um se responsabiliza no que faz, porém eles não me representam; A circunstância política do Brasil tem sido bastante imoral e absurda, a ponto de alguns deles intervirem no assunto, contudo não são da bancada de todos os crentes.
+Christiano Lins "A fé é um elemento chave na assimilação de uma crença religiosa. É por ela que se constrói as convicções, baseadas em FATOS. Ter fé sem religião é opção, mas resta saber em quê ter fé" Sendo assim, o cristianismo tem como base o Novo testamento (lógico) para se ter a fé, e todo cristão deve ir atrás do que se foi falado, ler, estudar a bíblia etc..(segundo seu argumento n°3). A questão é, se enxugarmos o Novo testamento, a base da fé que vcs têm em Jesus, é o testemunho de seus discípulos, ou seja, hoje a maioria dos cristão creem que Jesus é Deus porque aprenderam com seus pais e/ou sociedade, mas nunca pararam pra pensar que essa crença veio de acreditar em um testemunho de pessoas (apóstolos) que vcs não conheceram e não puderam "interrogar", apenas aceitaram sem questionar. Mas aí vai um exercício de questionamento para esses apóstolos: Se um judeu da época, onde Deus é tudo para ele, vê (eu disse VÊ) um homem andar sobre as águas, curar enfermos, ressuscitar pessoas, provando assim que ele realmente é Deus, como esse judeu poderia negá-lo ou mesmo traí-lo? Oras, por mais que eu seja humano com limitações e medos, jamais o negaria ou venderia, pois eu estou com Deus, sei que iria ser castigado, ou mesmo que morresse por não traí-lo, eu estaria nos céus em seus braços. Não sou ateu, sou agnóstico, mas o Deus que eu não sei se existe ou não, não seria o das religiões, e sim somente uma força que "rege" o universo. Pois como vc mesmo disse, pra ter fé, seria preciso ter uma religião como base, ou seja, uma história de Deus, um acontecimento para vc poder acreditar. Só que no Islã eles também têm uma história, no judaísmo e outros também.... Logo isso tornaria uma "guerra", pra saber qual deus é o verdadeiro, como já tem...E se vc estudar todas essas religiões, encontrará vários motivos para ela ser falseável. Seria mais fácil todos (os que sentem necessidades) crerem em um Deus deísta, pois esse não se pode provar a existência ou inexistência, pois não tem nome, não tem história etc..É como o Pirulla disse, religião te impõe no que acreditar, vc consegue ter fé em algo novo? Algo que vc (seu interior) acredita? Sem se basear no que sua religião impôs? É uma opinião minha, não quero mudar crença de ninguém..Abraço
Bem, vou numerar alguns pontos, só por questão de organização e por me fazer entendido, certo? 1. Eu falei que a fé é a segurança em se posicionar por meio de pensamento e ações, segundo fatos do meio externo, mas eu NÃO falei que você precisa ser religioso (por isso, citei Chaplin). O nome FÉ, por si só, é uma referência religiosa, mas não está necessariamente envolvida unicamente em credo sacro. 2. A questão de se acreditar em testemunhos de pessoas bíblicas sem te-los conhecido, é o mesmo que estudar qualquer livro, seja acadêmico, auto-ajuda ou científico, sem ter a oportunidade de interrogar o autor, do mesmo jeito. Obras que questionem a Bíblia, O Alcorão, os livros de Richard Dawkins, o darwinismo etc. você encontra em qualquer lugar, porém cabe a nós, decidir aquilo que cremos. Esse é o mecanismo que move o poder de nossas decisões. Ninguém constrói sua vida por auto-iluminação própria. Somos seres sociais e influenciados por pessoas das mais variadas formas. 3. O ser humano por si só, partindo do princípio que é um ser ambicioso e de natureza egoísta, muitas vezes opta em se posicionar com aquilo que é mais cômodo a si. Se Cristo, foi crucificado, tudo indica que muito daquilo que ele defendia, não era o que muitos esperavam, por mais que ele efetuasse "milagres" ou algo sobrenatural. Por fatores relacionados a condição da Judéia daquela época, muitos esperavam que ele fosse um representante político para libertar o povo do império romano e pra outros, um "gênio" da lâmpada que satisfizesse os desejos alheios. Por suas convicções, ele confrontou muitos dos maus costumes judeus e isso afetou a muitos por isso. Existem outras coisas envolvidas, além disso. 4. Você dizer que esse "Deus" não tem história é uma inverdade. O que existe sim, é um nível de preconceito dos ateus e/ou agnósticos em admitir escrituras, tipo as bíblicas, como de cunho histórico. Existe uma série de características, a respeito da Bíblia (que não é um livro só) que não são reconhecidas por falta de conhecimento, tanto por parte dos incrédulos, quanto até mesmo os que se dizem 'crentes' porém muitos tem preguiça de pesquisar e refletir.
Christiano Lins 1. Eu falei que a fé é a segurança em se posicionar por meio de pensamento e ações, segundo fatos do meio externo, mas eu NÃO falei que você precisa ser religioso (por isso, citei Chaplin). Eu entendi seu comentário, mas citei o Novo testamento pois a é base da fé do cristianismo. Eu vi que escrevi ali que vc disse que pra ter fé teria que ter uma religião, eu falava a respeito da fé em Deus, onde a maioria que diz crer em Deus tem uma religião, e o que não tem seria uma, seria Deísta. "Você dizer que esse "Deus" não tem história é uma inverdade." Não disse que não tinha história, leia novamente, disse que todas as religiões têm história sobre Deus, e todos dizem que esse deus é o verdadeiro. E pra cada um que segue sua religião (eu falo Religião, a cristã, judaica, islã etc.. e não denominações como católica, protestantes pois são cristãs), a segue porque tem fé, mas a fé não é garantia que torna uma religião verdadeira, é onde eu quis entrar, vc diz que a pessoa deve buscar, pesquisar e etc..Mas se elas pesquisarem e começarem a encontrar as discrepâncias acabarão ou abandonando a religião ou suspendendo o juízo, fazer uma epoché.
Alexsander Cordeiro Ok então peço desculpas se entendi mal. Mas é certo que o deísmo pode ser uma opção cômoda para um agnóstico, e reafirmo que falei sobre desinformação, preconceito e outros aspectos. Cara, discrepância há em muitos casos de nossa vida, cabe a nós aceitar a sua natureza, apesar de não concordarmos. A questão chave é quando existe uma disparidade entre questões filosóficas e científicas entre metodologia, empirismo, tudo isso é tido como saudável para o campo do conhecimento e tudo mais. Porém quando há discrepâncias entre religiões, é tido como algo terrível, uma síndrome de John Lennon, do tipo "O melhor é um mundo sem religião". Porém quando a gente considera toda a holística da teologia envolvida, você pode se surpreender. Caso esteja interessado, sugiro que vc veja algo sobre William Lane Craig, Philip Yancey, Deepak Chopra (este apesar de não concordar 100%, tem algumas coisas interessantes) e o próprio Mário Sérgio Cortella, o Caio Fábio, defendem reflexões teológicas relevantes.
Faz algum tempo que quero parabeniza-lo pelo seu canal. Seu conteúdo é excelente! Inteligente e racional. Uma mente científica falando para um público geral sobre assuntos com uma profundidade q é incomum no youtube. Parabéns! Eu mesmo já aprendi muito!
huauhauha Pirula ver você surtando não tem preço, deveria ter uma parte separada só dos teus surtos hahaha é muito bom !! Não me entenda mal isso é um elogio.
cara esse é o melhor vídeo que eu já vi seu !!! apesar do porq ele foi feito. na boa, eu penso igual a vc quanto a esse ponto. EU acho que NINGUÉM, NINGUÉM tem o direito de obrigar alguém a ter a mesma religião e cultura que outro.
Desculpa estar comentando sem ter visto todo o vídeo (estou nos quatro minutos), mas como as coisas no computador dispersam bastante, queria comentar sobre esse ponto inicial e acho que seria interessante como referencial dar uma olhada no texto de Cliffor Geertz, principalmente no primeiro capítulo de interpretação das culturas por que ele aponta uma teoria da antropologia que pressupõe o simbolismo, o mais legal é que ele aponta sobre a descrição densa e uma análise que busque qualitativamente as informações devido a essa característica de fatores que podem ou não estarem relacionados. Valeu pela atenção e o teu canal é muito foda parabéns pelo puta trabalho que tu consegue fazer com o pouco tempo que parece ter.
Olá Pirulla, Eu raramente comento em vídeos ou leio muitos comentários pelo que admito ser pura preguiça kk. Mas há muito tempo que sinto necessidade de comentar algo em algum dos teus vídeos. O digo porque acho que você merece saber (e provavelmente já sabe, mas é sempre bom reforçar) que existe muita gente que te admira muito por aqui. É bom ver que ainda existem pessoas que preguem e apliquem princípios em que eu mesmo tanto acredito como o da honestidade intelectual... (continua)
Esse é o melhor vídeo sobre o assunto que já vi até hoje! É muito bom saber que não estou sozinho nessa linha de pensamento, eu me considero um cético e não defendo isso como se religião fosse, afinal ceticismo é uma ideia que eu acolhi seguindo o pensamento de que NADA nesse mundo pode ser provado com certeza absoluta! Nem mesmo a ciência que vem se reinventando e se corrigindo ao longo dos séculos e pode facilmente ser totalmente alterada por simples descobertas, NADA pode ser provado!
No aperto o ser humano tende a buscar as religiões.. Em situações de morte por acidente ou algum crime, ou quando está enfrentando grandes problemas financeiros q são problemas onde não se vê saídas e a pessoa tende a buscar ajuda divina ou de alguma fé para mante-lo com forças e vontade de seguir em frente.. Logo países com índices de IDH baixo tende a ter maior números de religiosos por causa situação mais precária economicamente e de segurança do pais.
Neste vídeo o Pirula comenta sobre licitação para compra de crucifixos nas repartições. Alguém tem essa informação? Estou em uma discussão sobre esse assunto e esse dado seria muito importante. Obrigado
Quem diria que "os argumentos que ateus não deveriam mais usar" tivesse um adendo nervoso! rs
8 лет назад
Sempre vai ter gente para tirar proveito da crença alheia. Isso ocorre não só na religião. Tem gurus e charlatões de todo tipo por ai. Auto-ajuda, empreendedorismo, alimentação, saúde, política, finanças, carreira, etc... O ser humano busca explicações (fáceis) para o que não entende. O ser humano busca alívio (rápido) para o seu sofrimento. É onde aparecem os aproveitadores dizendo que tem a resposta e a solução pra tudo, pedindo dinheiro em troca da "grande verdade". Esse é o lado ruim da ingenuidade.
Sobre a estatua de Athena nos tribunais, hoje ela tem muito mais relevancia mitológica do que religiosa, não? Acredito que haja uma certa diferença entre mitologia e religião nesses termos de laicidade.
Poxa Pirulla, esse foi seu melhor vídeo... Eu sou um religioso que não frequenta igreja, e você tratou muito bem o tema da importância da religião ainda que para diminuição de crimes.
Sou cristão e você é o ateu ao qual sou fã, hehehehe! É um excelente biólogo, um excelente pesquisador e sobretudo consegue de forma muito inteligente falar de gregos pra troianos e de troianos para gregos sem desrespeitar nenhum dos dois! Parabéns e muito sucesso. Ah, e quem me indicou teus vídeos foi um outro cristão que também é fã do teu trabalho!
Olá Pirulla eu sempre acompanho seus videos e seu trabalho esta de de parabens . E a proposito, a esfinge na nota de 50 reais se chama Marianne e significa o simbolo da revolução francesa e o simbolo da Republica.
Poxa Paulo, estava esperançoso que você pudesse fazer um vídeo sobre os candidatos políticos quando chegassem as próximas eleições, mas do jeito que você falou que não quer falar sobre política até desanimei... Acho que sua lucidez e imparcialidade na hora de avaliar os candidatos, buscando fontes confiáveis como no vídeo sobre o nióbio, daria uma excelente reflexão sobre um assunto tão importante como as eleições democráticas no cenário atual.
Esse é um dos melhores vídeos desse canal. Pirula, eu sou seu fã e muitas vezes eu "coloco" RELIGIOSOS e ateus ignorantes na minha cabeça pra um diálogo, e a minha opinião, os meus argumentos e a minha reação são exatamente as suas desse vídeo, tudo de bom!!!
.... o da jusitça com os fatos e o da razoabilidade (no sentido de primado da razão). Em muitos dos teus vídeos fico feliz de encontrar pensamentos que refletem as minhas próprias reflexões (as vezes com uma convergência espantosa de raciocínio) e quando não o fazem esses pensamentos servem pra mim como uma fonte de engrandecimento pessoal pois invariavelmente me colocam pra pensar e trazem uma reflexão que muitas vezes eu havia ignorado. Então só queria elogiar sua iniciativa de se dispor a ...
Pirulla você é foda !! to adorando seus videos e ja percebi que você deve correr atras para monetizar seus videos pois seu trabalho é show !!!! FLW ....
Cara apesar de ser teísta, gostei muito do se canal. Tem bons argumentos, bem interessante mesmo. Esses vídeos sobre os argumentos ateus também ficaram bem legais, apesar de obviamente eu discordar de vários argumentos. Parabéns pelo trabalho!
Eu comecei a ver seus vídeos ontem, e hoje cheguei aqui nesse, depois de ver o "Argumentos que os ateus não deveriam usar". Eu ando no meio entre o ateísmo e o agnosticismo. Detesto a 'certeza' em qualquer situação, área de estudo, e etc. Mas não pude deixar de me amarrar na inserção da parte do Girafales e Seu Madruga. Sensacional seus vídeos, posso dizer que concordo 95% do que diz na maioria deles, e em alguns 100%. Parabéns.
Pirula, aqui em Fortaleza a comunidade umbanda/candomblé luta há anos para colocar uma estátua de Yemanjá no local onde tradicionalmente ocorre a festa dela... Se vc andar em fortaleza vai percebei que há, só em Fortaleza pelo menos umas 3 estátuas só de Nossa senhora e 1 Sta Edwiges, o Brasil inteiro conhece a estátua Pe. Cícero. Por quê não pode ter a de yemanjá? A reflexão e só pra dizer que o debate se torna difícil pq há muita gente de religião diferente que acha correto impedir direitos para aqueles que vc não gosta.
Eu entendo e acredito que a fé é importante, como tu disse, mas não num deus que será a corda para que tu seja manipulado, mas sim fé em ti mesmo,... EU sou o meu dEUs.
Pirula, vc fez algum vídeo ou tem algum estudo ou artigo falando sobre a questão que vc abordou sobre a necessidade de crer ser biológica? Gostaria muito de saber mais sobre isso. Desde já agradeço imensamente pelo trabalho que vc tem realizado.
sou agnostico mas voce acha q a afirmaçao de voltaire (se nao existisse um deus seria preciso cria lo) vc acha q isso diz de a religiao seria uma especie de mal (para alguns) nescessario??
me explica os paises nordicos exemplo de ateismo e educaçao abre a porta para a religiao radical o isla. eu nao entendo refutarao o cristianismo que da direito a descrer e tras povos doutrinados a ter um califado me explica essa contradiçao maa vç e um ateu legal
Essa tia da nota deve ser a athena :-):-):-) As pessoas tem uma capacidade enorme de achar pontos negativos no vídeo dos outros. Belo vídeo pirulla, como sempre...Acho que você podia fazer um filme falando da idéia do filme Matrix. Jaci muitas pessoas que sequer tenham entendido o filme, como sei que você poderia abordar algum tema legal com o filme, deixo minha sugestão.
A paz do senhor Jesus a todos. firula vc e uma fugura. oro muito por vc irmao. abraço. e continue na luta . e mantenha a fé. quem sabe um dia todos nos tornemos ateu. 😀
É que na Pós-graduação tem que ter fé que o experimento vai dar certo, que o prazo pra entregar a tese vai ser suficiente, que a verba (ou a falta de) vai dar para comprar todos aqueles reagentes e equipamentos que valém MILLHHÕOOOOESSSS. Enfim, quem não tem fé não chega a Doutor
Também acho importante separar fé de religião! É exatamente por isso que peço a benção a minha avó, fui criada assim, e se eu não peço cada vez que entro na casa dela, ela estranha e quase deixa de falar comigo. Não acho que eu devo explicar pra ela no que não acredito, pois ela é idosa e muito religiosa. Não vai cair um pedaço meu se eu fizer isso, fico satisfeita em não 'me meter' na crença dela.
Caramba, primeiro, quero dizer que estou triste DEMAIS em só descobrir seu canal esse ano, parabéns mesmo por TODOS os seus vídeos, sem exceção.
Agora, só um ponto que eu queria levantar sobre esse vídeo em especial, que aliás, também está ótimo, é realmente só um detalhe:
- Sou cristão, ainda que não seja "praticante" - até porque a religião cristã hoje se tornou um clube de direitistas extremos e loucos - e gostaria corrigir que sim, existem muitos cristãos que enfrentam essa religiosidade midiática charlatã. Talvez não seja muito divulgado, justamente por acabarmos criando aversão à grandes divulgações, mas estamos firmes e fortes tentando desmascarar esses absurdos que acabam não só com a sociedade brasileira, mas principalmente, com a própria e real mensagem cristã.
Só isso, de resto, continue o excelente trabalho =]
+Davi Gouvea de Oliveira Obrigaod pelo comentário. Sim, eu percebi que existe um nucleo cristão forte contra esses mercenarios da fé, mas que infelizmente ainda fazem menos barulho que eles.
Eu conheço Vigman, porém, pra mim, ele nem de longe tem o mesmo conteúdo. Além de sempre parecer estar irritado demais pra expor algo de maneira clara.
+Davi Gouvea de Oliveira tb sou, e comheço outros q são.
+Davi Gouvea de Oliveira isso q vc falou da igreja cristã ser um clube de direitistas e conservadores fanáticos é pura vdd, precisamos combater esse fanatismo politico tmb, abs
+Davi Gouvea de Oliveira isso q vc falou da igreja cristã ser um clube de direitistas e conservadores fanáticos é pura vdd, precisamos combater esse fanatismo politico tmb, abs
Olha estou impressionado como esse cara pode ser tão inteligente e de bom senso!
Raro uma pessoa ser tão sensata!
Parabéns!!!!!!!!
Foi esse vídeo que me fez virar seu inscrito, cara. Juro que não sei de onde tiraram que você é ateu militante. Porque até onde eu vi, esse vídeo mostra que vc é completamente contrário de militante.
Não sou ateu, mas concordo com muitas coisas q vc fala sobre religião, Pirula... Tu ta de parabens! Por mais pessoas como vc!
A picaretagem dos pastores e muito criticada pelos ateus e nao crentes. Mas porque so os pastores galera?
TEUS VIDEOS FICAM MELHOR QUANDO TU TA PUTO
vdd kkkk
8:40 impressão minha ou o pirula tem voz de dublador?
vdd kkkkkk
Voz dele daria certo no ator Jim Caviezel
Obrigado, Pirula!!! Você é muito foda!!! Curto muito seu canal!!! Você é um personal trainer de cérebros!!!
Concordo plenamente.
***** é um mediador incrível!!!!
pai como o senhor chegou aqui? Kkkkkkkkkkk
Eu gostava de uns canais de teóricos da conspiração aí um deles falou mal do Pirulla e eu fui conhecer o canal.Agora eu gosto do Pirulla e fico maratonando os vídeos dele.😁
Pirulla é ateu mas se parece com Jesus! E agora ein ??? kkkk
Renato Tatopolis kkkkk
Renato Tatopolis Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Foi pego no pulo do gato.
Mas Jesus existiu. Até o Pirulla deve crer nisso.
😂😂😂😂😂😂
Cara, você é EXTREMAMENTE INTELIGENTE! Eu concordo com tudo isso que você falou! Parabéns pelos videos sempre muito bons e esclarecedores, um grande abraço.
Um pensamento me fez rir. Imaginei judeus colocando estrelas de Davi nas repartições, espíritas colocando a foto do CX, etc etc, dai chega um ateu... e pede um espaço vazio no canto para representar a sua fé.
Ia ficar uma parede interessante.
Que maravilha!!
Perfeito... e esse espaço vazio iria continuar vazio, representando a sua não-fé!!! ;-)
jumento dizendo que ateu pediria um espaço vazio para representar sua fe...kkk
O simbolo Ateu eh o atomo de Rutherford
Usado na Igreja de ateus?
Isso não existe. Pode ter o símbolo de um grupo, mas não do conceito de ateu.
Mas como falei, era uma brincadeira. Mas alguns tem dificuldade de entender texto.
Alguém mais riu alto em "agora também não acredito mais em você! :P"?
WSV Ri e alto ainda!!
+William Valerio Ri muito!
+William Valerio to rindo até agora kkkkkkkkk
Pirula, há um forte movimento interno dentro dos círculos evangélicos formado por cristãos cuja a unica função é desmascarar e desaconselhar as pessoas a não seguir indivíduos como apóstolo Valdomiro, doutrinas da prosperidade e coisas voltadas a obtenção de bens materiais e sucesso financeiro. Isso não é luta apenas dos ateus.
Iuri Prardo não mesmo, inclusive é uma missão bíblica nosss
''Especialmente... Por que existe uma possibilidade de você está errado, Ateu!''
Eternizado no coração do RUclips.
Lucas Henrique humildade e honestidade são coisas tão belas
Que fique claro que, a necessidade de ter fé (que é biológica), é a necessidade de ter fé em qualquer coisa (e não exclusivamente ao deus Deus monoteísta cristão). Uma vez que todos nós nascemos céticos (e ateus) e precisamos investigar para entender algo, o crédito só acontece após a constatação. A fé religiosa é a inversão da coisa, tu parte da conclusão e o resto que se dane (muito difícil uma mente inteligente aceitar tal argumento).
Sim,é importante ressaltar isso,senão vai vim um pessoal falando''Viu? Viu? Essa é a prova que deus existe!!!''
Weverton Rodrigues Para ti talvez, pois para mim, acreditar é algo que precisa ter um motivo e esse motivo, tem que me convencer através de um fato, evidência ou argumento forte (coisas que a religião não apresentou até agora). Cada um alimenta a mente com o que quiser, uns usam drogas, outros religião e eu prefiro o conhecimento científico.
Quem tem pretensão de ser 100% verdade é a religião, a ciência é formada em cima de paradigmas (o conhecimento é relativo, se um paradigma estiver errado, será corrigido e outro entrará em seu lugar) o que não ocorre na religião (sua verdade cega se impõe a qualquer coisa).
Penso que não é uma questão de egoísmo (quem quer vida eterna e poder divino não sou eu), mas sim questão de realismo, já que entender a realidade, significa entender o que existe (e digo que nenhum ser humano imundo entende, conhece ou sabe sobre um deus, isto é blasfemar contra o divino e inferiorizá-lo as ínfimas dimensões humanas).
Simplesmente que a religião prove seu deus, pois o argumento da fé é o golpe mais sujo que já deram (tu tens fé em algo e não simplesmente fé), uma distorção feita pelo Santo Agostinho (o satânico), que copiou a filosofia da escola socrática para embasar o cristianismo (que não possuía filosofia nenhuma) e portanto trocou o sentido de razão (pensamento), criado por Sócrates, por fé, e mundo das ideias passou a ser chamado de mundo do deus.
E hoje, tu diz que tem fé, querendo dizer que tem fé em deus, mas na verdade está dizendo que tem razão (uma aberração semântica criada com a intenção de introduzir a teologia da imoralidade, o cristianismo, na mente humana). Eles realmente conseguiram soltar um parafuso da mente do cristão (esse afrouxamento inicia-se na infância, pois todos nascemos ateus, mas tu adoras o deus dos seus pais).
Reiterando, não tens condição de me apresentar deus nenhum, pois ele é incognoscível. Tu não o conhece, eu não o conheço e ninguém o conhece (afirmar o contrário é ofender a grandeza de um deus, é a verdadeira blasfêmia, o verdadeiro pecado, é reduzir o deus a um pedaço de cocô humano).
Até porque nunca vi um filho de pai e mãe cristãos que metem o fedelho na congregação carmelita com 5 anos de idade acabar tendo uma epifania pessoal indicando a veracidade de Alá ou de algum deus com formato de elefante indiano.
Penso que a bíblia tem tanta verdade quanto o gibi do Homem - Aranha. Eu dizia sobre acreditar (no sentido de verbo transitivo direto ou indireto, pois na minha visão nunca será intransitivo), mas a religião prega uma intransitividade que, ao que tudo indica, só não agride a mente leiga.
A fé é uma aberração semântica, usada para tentar justificar a ausência de evidências sobre a verdade religiosa.
Quando digo que precisamos acreditar em algo, estava me referindo ao ceticismo natural do ser humano, pois acreditar em algo é buscar evidências do mesmo.
Sou religioso e cara....você disse muita verdade. Você aborda sobre essas questões de maneira clara e objetiva. Esse é o terceiro vídeo que estou assistindo do seu canal e estou gostando bastante.
Os seus videos são muito bons Pirulla, curto todos!
Sou evangélico, gostei de vc, Discordamos sobre Deus, mas vc é intelectualmente honesto. Parabéns.
Cara adorei essa sua definição de fé x religião, e sou completamente contra a opressão religiosa. E aquele número que citou no último vídeo dos que tem fé e não tem religião é tendência mundial de crescimento, e me incluo neste grupo dos chamados pelos religiosos de desemgrejados, pois a religião verdadeira é o amor ao próximo e isso se pode fazer mesmo sendo ateu, independe do quê é definido como religião. Porém acredito na vida eterna, e essa religião do amor ao próximo não é o bastante,ou o necessário para alcança-la, depende de crer ou não no Criador.
"É por isso que eu brigo com quem tem certeza". Te entendo perfeitamente. Acho de uma arrogância absurda essa "certeza". De fato, não dá pra ter certeza de nada. Sou atéia e descobri seu canal hoje. Virei fã de imediato! Parabéns pela lucidez, equilíbrio e racionalidade.
Muita coragem se expor assim cara, mas eu também fico fula quando vejo essas pessoas que acham que possuem o monopólio da verdade.
Apesar de discordar de algumas coisas que você fala, acho muito foda os toques que você dá, o fato de você fazer algumas retratações e principalmente quando você fala sobre todos esses diferentes grupos que muitas vezes tentam enfiar a força, suas crenças ou falta delas, na cabeça da gente.
QUAL É A % QUE É COBRADO DOS ATEUS FILIADOS....
hehehehehehe
kra como sempre muio bom o vídeo, bem pautado!!!!
pena que tem zueiros que vem aqui só pra criticar, e nem assistem o vídeo!!!!
"AI EU TENHO RAIVA DE ORCS."
HUEHUEHUE
Desde cedo Pirula é fenomenal, acho que a voz mudou, mas o conteúdo e embasamento continuam excelentes.
A dúvida é a chave da iluminação, não havendo questionamentos não há evolução. Precisamos duvidar, foi através das dúvidas que nasceu a ciência e a religião, ambas são filhas da dúvida. Quando temos certeza de algo aí há o perigo do erro.
Mais atual impossível. Parabéns.
Pirula, em minha opinião toda essa discussão poderia ir pro lixo caso os cultos de qualquer natureza pagassem impostos como qualquer outro ente nesse país. Quando a constituição foi elaborada, fim de uma ditadura, pode até ser compreensível a imunidade tributária, porém deveria essa imunidade ter nascido com prazo determinado. Enquanto discutimos o sexo dos anjos, esses templos, seja a religião que for, continuam sem contribuir em nada na arrecadação do estado. Dane-se a cruz, mas paguem impostos.
D lbp antes, deve-se compreender o motivo histórico para tal lei. O Brasil é historicamente católico. Padre e freira não trabalham, logo não tem como pagar imposto. O ponto é que atualmente, com templos gerando LUCRO, muito além de subsistência, preciss haver uma revisão na constituição
Viva Deus!!! Nele eu creio.
viva Alá!!!!!
Viva Vishnu!!!
Quem é vishnu??
+silvio luiz Viva Ogun!!!
Viva todos os Deuses do planeta!!!!!!
Assisti pela terceira vez esse video. Eu sei que voce devia estar muito puto quando fez, Professor, mas tenho que admitir que essa versão meio Alborghetti de você ficou muito foda.
Muito obrigado ae, por várias mutações que ja sofri desde que achei teu canal.
cara,vc foi muito bem,q bom q tem gent q pesa bem ...nao tenho palavras pra dizr o tanto vc é bom pra acordar as pessoas
krl kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk primeiro vídeo do pirula que vejo ele puto
In god we trust. Everyone else must pay cash.
Que barba mais linda gente!!
2020, corona e quarentena, e eu aqui maratonando os vídeos antigos do Pirula..
Também estou descobrindo o canal agora. Gosto de suas explanações. Procura sempre um embasamento teórico, visão aberta. Muito bom. Parabéns e obrigada pelas palavras. Têm me ajudado muito.
EU SOU TEISTA , E GOSTO MUITO DOS SEUS VIDEOS , TENHO GRADUAÇÃO ETC , POR ISSO MESMO BUSCO TODAS AS VERTENTES DE CONHECIMENTO . PARABENS PELO SEU CANAL !
sim! o dinheiro é o ´´deus`` atual. FÉrramenta de controle mental. o dinheiro não existe! a cédula é só um ídolo (que representa algo que não existe), mas, como as pessoas dão CRÉDITO em sua existencia, isso é usado como FÉrramenta de controle social.
a cédula não é o dinheiro, ela REPRESENTA uma quantidade de dinheiro. o objeto chamado ´´REAL`` na verdade é só imaginário.
e é por isso que eu acho que faz todo sentido ter uma frase religiosa nesse ídolo representativo.
Nossa, amigo. Viajou ein...
deus é uma ferramenta de controle, é só olhar os pastores de ovelhas
é por isso que eu sou ateu, eu não acredito que o dinheiro existe.
quando eu era religioso, eu fingia que acreditava para fazer parte do grupo do ´´sistema``. assim como o dinheiro é só um faz de CONTA simbólico que vc é obrigado a fingir que acredita, e é obrigado a fazer o ritual na loja.
ferramenta de controle.
18:07 Raquel Cherazedo LOL kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu fico triste, pois o que você falou está certo, mas não quero morrer e não renascer, mas mesmo com que exista outra vida , não vou relembrar de nada desta vida, então vida após a morte ou reencarnação não adianta de nada, você morrerá de qualquer jeito. Fico triste por não poder ter consciencia eterna :(
Mas se não me engano, na França há mais religiosos praticantes também (me falta a estatística agora). Ou seja, é um país mais polarizado nesse aspecto.
Eu tenho fé em Baco, quando morrer vai ser so orgia e muito vinho. Tenho fé nisso.
Death e eu creio que quando morrer vou para um mundo onde eu podere ter tudo o que quiser apenas estralando os dedos tipo os padrinhos magicos
Death, você tá ciente que baco é só um deus de um panteão né? Kkkkk.
Se você crê no panteão grego, o seu fim é nos campos elisios
aqui pra quem falo que eu to fazendo média ! uahauahua
Eu tenho um dragão invisível aqui minha garagem você acredita??? rsrsrsrs
problema seu...
kkkkkkkk
Tem mulheres que ainda acham que vão conhecer o homem perfeito... E há quem ache que Gene Simmons dormiu com 4 mil mulheres... Pode?
Achei TREMENDAMENTE coerente seu vídeo (a primeira parte, pois a segunda foi só esclarecendo confusões). E também gostei MUITO do vídeo anterior porque é exatamente como eu acredito e penso. Mas confesso que é tão difícil expor o que eu penso pra maioria das pessoas, (amigos, família). Dá a impressão que eu vejo o mundo de ponta cabeça, ou que estou seguindo na contramão.
Ao meu ver tu é tão claro e correto nesse assunto que fica até difícil tentar te contrapor, quem tenta abrir um debate é pq não tem nada pra fazer....Mas como eu disse isso é ao meu ver..e quero aproveitar pra te parabenizar....tu manda bem...abraço.
cara achei muitos erros neste seu video acho que o único que achei erros, fiquei espantado
a deusa é Semiramis
Mulher de Ninrode e mãe de Tamuz. E dela que vem a adoração à deusa-mãe com bebê no colo.
Exato!
Diana,afrodite,maria e etc...cada lugar foi mudando
Tu saca da história. Legal!
tento rsrs,mas é bom ver mais irmãos q tb pesquisam e q sabem sobre o q ronda por ai as vezes esqcido ou oculto! =)
Continue adquirindo conhecimento.
Se não existisse vida após a morte, todos os que cometeram crimes - seja assassinatos, estupros, atentados etc - teriam toda a sua crueldade zerada ao falecer. Felizmente isto não é assim; a espada da justiça não tende a falhar e não perde o fio.
Tenham um bom dia. :)
The Flying Kätt Mas segundo o principio cristão do perdão, se o assassino se arrepender disso tudo e se converter no leito de morte, ele foi salvo, e perdoado. Se for católico, amarga um pouco no purgatório. Se for protestante, céu direto. Veja o debate do William Lane Craig (cristão) com um mulá Muçulmano, em que eles discutem exatamente essas coisas. Esse cenário que voce descreveu ocorre no Islã, não no Cristianismo.
***** e +The Flying Kätt Talvez eu esteja errado em me "intrometer" na discussão de vocês, caso vocês vejam assim me desculpem, mas o que eu quero dizer é que também acredito na justiça divina (que me parece que é o que o Flying Katt quer dizer) só acho essa imagem de uma espada um pouco forte. Eu diria que se não houvesse vida após a morte, todas as consequências, boas ou ruins, de nossos atos, bons ou ruins, seriam perdidas. Não quero dizer com isso que ao se fazer coisas boas tem que se esperar algo em troca (pois isso até contradiz Jesus). Mas acho que há de se convir que se a pessoa acredita na justiça divina deve-se esperar que quem faz algo bom tenha consequências boas (e essas consequências boas são o nosso aperfeiçoamento íntimo, que nos aproxima de Deus, trazendo felicidade e oportunidades de ajudar o próximo a alcançar esse mesmo patamar) e quem transgride as leis divinas deve ter algum tipo de retaliação, se não for nessa vida, talvez em outra. Mas também se deve lembrar que Deus é misericordioso, daí quando a pessoa se arrepende sinceramente, ela própria quer uma nova chance de retaliação e Deus, na sua misericórdia, dá essa chance. O que quero dizer é que nem é Deus que "pune", é a própria pessoa quem busca um meio de compensar o que fez (e isso envolve coisas não tão fáceis de fazer, por isso as vezes enxergamos retaliação como punição).Nós não apenas nos arrependemos, nós pedimos desculpas e tentamos consertar (você mesmo Pirula, quando percebe um erro em algum vídeo faz outro se corrigindo, ou seja isso é próprio do ser humano, e não seria diferente depois da morte, é claro, para quem acredita que há algo depois dela).
E por isso, essa visão de penas eternas (inferno) e gozos eternos (céu) contradizem a justiça divina, pois não demonstram a misericórdia divina, que não nos dá outras chances. E essa questão de gozos eternos também acredito ser meio ilógica (o que vem a seguir é minha opinião, não tome como cristianismo, talvez EU esteja errado e não o cristianismo, aliás tudo que escrevi entra nesse critério) pois se uma pessoa era tão boa a ponto de ir pro céu, ela de uma hora para outra vai se tornar uma preguiçosa que só quer ficar comendo uva e tocando harpa para o resto da eternidade? Acho que não, se a pessoa é boa, ela vai morrer e continuar querendo ajudar quem precise.
Esta, acredito que seja a interpretação mais cristã do que o Flying Katt quis dizer, porque, você vai me desculpar Pirula, mas não há nenhum lugar da bíblia em que JESUS diga que se a pessoa se arrepender no final da vida ela estará salva (ok, eu sei que você disse isso ironicamente, até porque você nem acredita nisso e eu também não, acredito que sua intenção era colocar o Flying Katt em contradição, mas não se pode incluir todos os cristãos apenas em católicos e protestantes). A passagem em que Jesus fala mais explicitamente do perdão é quando Simão Pedro (salvo engano) lhe pergunta quantas vezes é necessário perdoar alguém, e ele diz setenta vezes sete vezes (que os tradutores da bíblia acreditavam ser uma maneira de se dizer infinitas ou indeterminadas vezes). Jesus também fala de indulgência com as faltas alheias, fala de amar o próximo como a si mesmo, fala de amar os inimigos. Isso sim é o princípio cristão do perdão.
PS: desculpem pela infinidade e o pelo tamanho dos parêntesis, mas eu vou tendo muitas idéias e vou tentando colocá-las no texto, espero que não comprometam o entendimento do mesmo.
Cara, sou cristao, tenho fé, acredito em Deus e na existencia espiritual mas sou fã de seus videos. Vc é uma pessoa equilibrada e inteligente. Parabéns pelo canal e pela forma respeitosa com que vc se coloca e diverge das ideias religiosas
Pirulla, parabéns pelo vídeo. Você transmitiu muito do que eu penso sobre o assunto.
Mais uma vez vou deixar meu humilde comentário aos seus vídeos:
Sei que suas idéias são pessoais, porém a sua concepção de fé e religião é um pouco equivocada. Sabes o porque?
1. Você é ateu. Suas concepções são MUITO subjetivas. E seus comentários são descompromissados; (muito bom assim, né?)
2. O problema não é você ter fé em religião não. A fé é um elemento chave na assimilação de uma crença religiosa. É por ela que se constrói as convicções, baseadas em FATOS. Ter fé sem religião é opção, mas resta saber em quê ter fé. Tanto Hitler, como Chaplin, Madre Teresa ou Einstein tinham;
3. O lado problemático do teísmo é a falta de conhecimento por parte dos crentes em relação às escrituras, a indução de conceitos superficiais em massa, a preguiça mental deixada por falácias de charlatões, disfarçados de líderes religiosos e aproveitando a inocência de pessoas que não tem o hábito de ler, pesquisar e refletir. O verdadeiro crente lê, pesquisa, debate e não se limita ao que os outros falam. O papel de um líder é disciplinar e discipular de forma íntegra, sem manipulações; A Bíblia nunca defendeu pessoas assim, pelo contrário, são recriminados;
4. Em relação a Malafaia, Valdomiro, Feliciano e cia. Eles são representantes de várias outras vertentes de igrejas evangélicas, não necessariamente corroboram uns com os outros, nem pertencem a todas as comunidades protestantes, muito pelo contrário. Portanto, não generalize! Os crentes no geral, não se manifestam militantes contra essas pessoas publicamente, porque cada um se responsabiliza no que faz, porém eles não me representam; A circunstância política do Brasil tem sido bastante imoral e absurda, a ponto de alguns deles intervirem no assunto, contudo não são da bancada de todos os crentes.
+Christiano Lins "A fé é um elemento chave na assimilação de uma crença religiosa. É por
ela que se constrói as convicções, baseadas em FATOS. Ter fé sem
religião é opção, mas resta saber em quê ter fé"
Sendo assim, o cristianismo tem como base o Novo testamento (lógico) para se ter a fé, e todo cristão deve ir atrás do que se foi falado, ler, estudar a bíblia etc..(segundo seu argumento n°3). A questão é, se enxugarmos o Novo testamento, a base da fé que vcs têm em Jesus, é o testemunho de seus discípulos, ou seja, hoje a maioria dos cristão creem que Jesus é Deus porque aprenderam com seus pais e/ou sociedade, mas nunca pararam pra pensar que essa crença veio de acreditar em um testemunho de pessoas (apóstolos) que vcs não conheceram e não puderam "interrogar", apenas aceitaram sem questionar. Mas aí vai um exercício de questionamento para esses apóstolos:
Se um judeu da época, onde Deus é tudo para ele, vê (eu disse VÊ) um homem andar sobre as águas, curar enfermos, ressuscitar pessoas, provando assim que ele realmente é Deus, como esse judeu poderia negá-lo ou mesmo traí-lo?
Oras, por mais que eu seja humano com limitações e medos, jamais o negaria ou venderia, pois eu estou com Deus, sei que iria ser castigado, ou mesmo que morresse por não traí-lo, eu estaria nos céus em seus braços.
Não sou ateu, sou agnóstico, mas o Deus que eu não sei se existe ou não, não seria o das religiões, e sim somente uma força que "rege" o universo. Pois como vc mesmo disse, pra ter fé, seria preciso ter uma religião como base, ou seja, uma história de Deus, um acontecimento para vc poder acreditar. Só que no Islã eles também têm uma história, no judaísmo e outros também.... Logo isso tornaria uma "guerra", pra saber qual deus é o verdadeiro, como já tem...E se vc estudar todas essas religiões, encontrará vários motivos para ela ser falseável. Seria mais fácil todos (os que sentem necessidades) crerem em um Deus deísta, pois esse não se pode provar a existência ou inexistência, pois não tem nome, não tem história etc..É como o Pirulla disse, religião te impõe no que acreditar, vc consegue ter fé em algo novo? Algo que vc (seu interior) acredita? Sem se basear no que sua religião impôs? É uma opinião minha, não quero mudar crença de ninguém..Abraço
Bem, vou numerar alguns pontos, só por questão de organização e por me fazer entendido, certo?
1. Eu falei que a fé é a segurança em se posicionar por meio de pensamento e ações, segundo fatos do meio externo, mas eu NÃO falei que você precisa ser religioso (por isso, citei Chaplin). O nome FÉ, por si só, é uma referência religiosa, mas não está necessariamente envolvida unicamente em credo sacro.
2. A questão de se acreditar em testemunhos de pessoas bíblicas sem te-los conhecido, é o mesmo que estudar qualquer livro, seja acadêmico, auto-ajuda ou científico, sem ter a oportunidade de interrogar o autor, do mesmo jeito. Obras que questionem a Bíblia, O Alcorão, os livros de Richard Dawkins, o darwinismo etc. você encontra em qualquer lugar, porém cabe a nós, decidir aquilo que cremos. Esse é o mecanismo que move o poder de nossas decisões. Ninguém constrói sua vida por auto-iluminação própria. Somos seres sociais e influenciados por pessoas das mais variadas formas.
3. O ser humano por si só, partindo do princípio que é um ser ambicioso e de natureza egoísta, muitas vezes opta em se posicionar com aquilo que é mais cômodo a si. Se Cristo, foi crucificado, tudo indica que muito daquilo que ele defendia, não era o que muitos esperavam, por mais que ele efetuasse "milagres" ou algo sobrenatural. Por fatores relacionados a condição da Judéia daquela época, muitos esperavam que ele fosse um representante político para libertar o povo do império romano e pra outros, um "gênio" da lâmpada que satisfizesse os desejos alheios. Por suas convicções, ele confrontou muitos dos maus costumes judeus e isso afetou a muitos por isso. Existem outras coisas envolvidas, além disso.
4. Você dizer que esse "Deus" não tem história é uma inverdade. O que existe sim, é um nível de preconceito dos ateus e/ou agnósticos em admitir escrituras, tipo as bíblicas, como de cunho histórico. Existe uma série de características, a respeito da Bíblia (que não é um livro só) que não são reconhecidas por falta de conhecimento, tanto por parte dos incrédulos, quanto até mesmo os que se dizem 'crentes' porém muitos tem preguiça de pesquisar e refletir.
Christiano Lins
1. Eu falei que a fé é a segurança em se posicionar por meio de pensamento e ações, segundo fatos do meio externo, mas eu NÃO falei que você precisa ser religioso (por isso, citei Chaplin).
Eu entendi seu comentário, mas citei o Novo testamento pois a é base da fé do cristianismo. Eu vi que escrevi ali que vc disse que pra ter fé teria que ter uma religião, eu falava a respeito da fé em Deus, onde a maioria que diz crer em Deus tem uma religião, e o que não tem seria uma, seria Deísta.
"Você dizer que esse "Deus" não tem história é uma inverdade."
Não disse que não tinha história, leia novamente, disse que todas as religiões têm história sobre Deus, e todos dizem que esse deus é o verdadeiro. E pra cada um que segue sua religião (eu falo Religião, a cristã, judaica, islã etc.. e não denominações como católica, protestantes pois são cristãs), a segue porque tem fé, mas a fé não é garantia que torna uma religião verdadeira, é onde eu quis entrar, vc diz que a pessoa deve buscar, pesquisar e etc..Mas se elas pesquisarem e começarem a encontrar as discrepâncias acabarão ou abandonando a religião ou suspendendo o juízo, fazer uma epoché.
Alexsander Cordeiro Ok então peço desculpas se entendi mal. Mas é certo que o deísmo pode ser uma opção cômoda para um agnóstico, e reafirmo que falei sobre desinformação, preconceito e outros aspectos.
Cara, discrepância há em muitos casos de nossa vida, cabe a nós aceitar a sua natureza, apesar de não concordarmos.
A questão chave é quando existe uma disparidade entre questões filosóficas e científicas entre metodologia, empirismo, tudo isso é tido como saudável para o campo do conhecimento e tudo mais. Porém quando há discrepâncias entre religiões, é tido como algo terrível, uma síndrome de John Lennon, do tipo "O melhor é um mundo sem religião".
Porém quando a gente considera toda a holística da teologia envolvida, você pode se surpreender. Caso esteja interessado, sugiro que vc veja algo sobre William Lane Craig, Philip Yancey, Deepak Chopra (este apesar de não concordar 100%, tem algumas coisas interessantes) e o próprio Mário Sérgio Cortella, o Caio Fábio, defendem reflexões teológicas relevantes.
Christiano Lins
Conheço algumas ideias do Craig, vou dar uma olhada nas outras que recomendou. Um abraço, fica na paz.
Pirula fica puto kkkkkkkk vídeo é melhor
Faz algum tempo que quero parabeniza-lo pelo seu canal. Seu conteúdo é excelente! Inteligente e racional. Uma mente científica falando para um público geral sobre assuntos com uma profundidade q é incomum no youtube.
Parabéns! Eu mesmo já aprendi muito!
huauhauha Pirula ver você surtando não tem preço, deveria ter uma parte separada só dos teus surtos hahaha é muito bom !! Não me entenda mal isso é um elogio.
Tanto esse como o outro vídeo e todos os outros teus que eu assisti, tu tem mostrado uma preocupação no conteúdo, parabéns..
cara esse é o melhor vídeo que eu já vi seu !!! apesar do porq ele foi feito. na boa, eu penso igual a vc quanto a esse ponto. EU acho que NINGUÉM, NINGUÉM tem o direito de obrigar alguém a ter a mesma religião e cultura que outro.
Desculpa estar comentando sem ter visto todo o vídeo (estou nos quatro minutos), mas como as coisas no computador dispersam bastante, queria comentar sobre esse ponto inicial e acho que seria interessante como referencial dar uma olhada no texto de Cliffor Geertz, principalmente no primeiro capítulo de interpretação das culturas por que ele aponta uma teoria da antropologia que pressupõe o simbolismo, o mais legal é que ele aponta sobre a descrição densa e uma análise que busque qualitativamente as informações devido a essa característica de fatores que podem ou não estarem relacionados. Valeu pela atenção e o teu canal é muito foda parabéns pelo puta trabalho que tu consegue fazer com o pouco tempo que parece ter.
Pirulla, o que você acha de festas (Junina, Pascoa,etc) nas escolas públicas?
Olá Pirulla,
Eu raramente comento em vídeos ou leio muitos comentários pelo que admito ser pura preguiça kk. Mas há muito tempo que sinto necessidade de comentar algo em algum dos teus vídeos. O digo porque acho que você merece saber (e provavelmente já sabe, mas é sempre bom reforçar) que existe muita gente que te admira muito por aqui. É bom ver que ainda existem pessoas que preguem e apliquem princípios em que eu mesmo tanto acredito como o da honestidade intelectual... (continua)
Esse é o melhor vídeo sobre o assunto que já vi até hoje! É muito bom saber que não estou sozinho nessa linha de pensamento, eu me considero um cético e não defendo isso como se religião fosse, afinal ceticismo é uma ideia que eu acolhi seguindo o pensamento de que NADA nesse mundo pode ser provado com certeza absoluta! Nem mesmo a ciência que vem se reinventando e se corrigindo ao longo dos séculos e pode facilmente ser totalmente alterada por simples descobertas, NADA pode ser provado!
No aperto o ser humano tende a buscar as religiões.. Em situações de morte por acidente ou algum crime, ou quando está enfrentando grandes problemas financeiros q são problemas onde não se vê saídas e a pessoa tende a buscar ajuda divina ou de alguma fé para mante-lo com forças e vontade de seguir em frente.. Logo países com índices de IDH baixo tende a ter maior números de religiosos por causa situação mais precária economicamente e de segurança do pais.
cara gosto de vc porque vc incentiva o respeito entre as pessoas.
Neste vídeo o Pirula comenta sobre licitação para compra de crucifixos nas repartições. Alguém tem essa informação? Estou em uma discussão sobre esse assunto e esse dado seria muito importante. Obrigado
Obrigado... Você é iluminado cara. Abriu meus olhos. Não vou te questionar tá?
Quem diria que "os argumentos que ateus não deveriam mais usar" tivesse um adendo nervoso! rs
Sempre vai ter gente para tirar proveito da crença alheia.
Isso ocorre não só na religião.
Tem gurus e charlatões de todo tipo por ai. Auto-ajuda, empreendedorismo, alimentação, saúde, política, finanças, carreira, etc...
O ser humano busca explicações (fáceis) para o que não entende. O ser humano busca alívio (rápido) para o seu sofrimento.
É onde aparecem os aproveitadores dizendo que tem a resposta e a solução pra tudo, pedindo dinheiro em troca da "grande verdade".
Esse é o lado ruim da ingenuidade.
Sobre a estatua de Athena nos tribunais, hoje ela tem muito mais relevancia mitológica do que religiosa, não? Acredito que haja uma certa diferença entre mitologia e religião nesses termos de laicidade.
Mano, tu está completamente certo no que está denunciando! Saiba, tem MUITA gente denunciando isso mano. Abração!
Poxa Pirulla, esse foi seu melhor vídeo... Eu sou um religioso que não frequenta igreja, e você tratou muito bem o tema da importância da religião ainda que para diminuição de crimes.
Por favor responda minha pergunta oque vc acha de ateus militantes e aqueles tipicos ateus "Vinicius " que fica revoltadinho
Quando ele disse que ia perder as estribeiras, eu pensei que ele ia surtar quase como o Hulk. Muito bom o vídeo cara. Ganhou mais um inscrito.
Sou cristão e você é o ateu ao qual sou fã, hehehehe! É um excelente biólogo, um excelente pesquisador e sobretudo consegue de forma muito inteligente falar de gregos pra troianos e de troianos para gregos sem desrespeitar nenhum dos dois! Parabéns e muito sucesso.
Ah, e quem me indicou teus vídeos foi um outro cristão que também é fã do teu trabalho!
Olá Pirulla eu sempre acompanho seus videos e seu trabalho esta de de parabens . E a proposito, a esfinge na nota de 50 reais se chama Marianne e significa o simbolo da revolução francesa e o simbolo da Republica.
Pirula , vc consegue explicar o que é o forum de são paulo, Como vc se aprofunda em seus videos talves vc possa com clareza realmente explicar
Poxa Paulo, estava esperançoso que você pudesse fazer um vídeo sobre os candidatos políticos quando chegassem as próximas eleições, mas do jeito que você falou que não quer falar sobre política até desanimei... Acho que sua lucidez e imparcialidade na hora de avaliar os candidatos, buscando fontes confiáveis como no vídeo sobre o nióbio, daria uma excelente reflexão sobre um assunto tão importante como as eleições democráticas no cenário atual.
Esse é um dos melhores vídeos desse canal. Pirula, eu sou seu fã e muitas vezes eu "coloco" RELIGIOSOS e ateus ignorantes na minha cabeça pra um diálogo, e a minha opinião, os meus argumentos e a minha reação são exatamente as suas desse vídeo, tudo de bom!!!
.... o da jusitça com os fatos e o da razoabilidade (no sentido de primado da razão). Em muitos dos teus vídeos fico feliz de encontrar pensamentos que refletem as minhas próprias reflexões (as vezes com uma convergência espantosa de raciocínio) e quando não o fazem esses pensamentos servem pra mim como uma fonte de engrandecimento pessoal pois invariavelmente me colocam pra pensar e trazem uma reflexão que muitas vezes eu havia ignorado. Então só queria elogiar sua iniciativa de se dispor a ...
Pirulla você é foda !! to adorando seus videos e ja percebi que você deve correr atras para monetizar seus videos pois seu trabalho é show !!!! FLW ....
Cara apesar de ser teísta, gostei muito do se canal. Tem bons argumentos, bem interessante mesmo. Esses vídeos sobre os argumentos ateus também ficaram bem legais, apesar de obviamente eu discordar de vários argumentos. Parabéns pelo trabalho!
cara teus vídeos são muito grandes, queria saber qual a receita de se fazer isso. porque meus vídeos quando vou fazer duram malmente 5min
mais vi a parte também q você falou q deveria retirar, o q coloquei foi pra exemplificar caso todas as religiões colocasse seus símbolos.
Eu comecei a ver seus vídeos ontem, e hoje cheguei aqui nesse, depois de ver o "Argumentos que os ateus não deveriam usar". Eu ando no meio entre o ateísmo e o agnosticismo. Detesto a 'certeza' em qualquer situação, área de estudo, e etc. Mas não pude deixar de me amarrar na inserção da parte do Girafales e Seu Madruga. Sensacional seus vídeos, posso dizer que concordo 95% do que diz na maioria deles, e em alguns 100%. Parabéns.
onde acho mais informações ao respeito do asatru?
site oficial,um lugar,fisico,etc..obrigado.
Seria bom se existissem mais pessoas sensatas como você, Pirulla.
Um bom filme que faz uma analogia com o que você disse: "O primeiro mentiroso"
Vale a pena ver e refletir muito.
Bom vídeo Pirulla!
até q enfim um vídeo LÚCIDO! Parabéns
Pirula, aqui em Fortaleza a comunidade umbanda/candomblé luta há anos para colocar uma estátua de Yemanjá no local onde tradicionalmente ocorre a festa dela... Se vc andar em fortaleza vai percebei que há, só em Fortaleza pelo menos umas 3 estátuas só de Nossa senhora e 1 Sta Edwiges, o Brasil inteiro conhece a estátua Pe. Cícero. Por quê não pode ter a de yemanjá?
A reflexão e só pra dizer que o debate se torna difícil pq há muita gente de religião diferente que acha correto impedir direitos para aqueles que vc não gosta.
Adorei o video, voce é muito inteligente, e tocou no fato mais importante, FÉ É DIFERENTE DE RELIGIAO, parabéns.
Também sou evangélico e gosto muito das opiniões do Pirulla. Inclusive penso como ele em muitos pontos.
Eu entendo e acredito que a fé é importante, como tu disse, mas não num deus que será a corda para que tu seja manipulado, mas sim fé em ti mesmo,... EU sou o meu dEUs.
A respeito das repartições publicas, foi exatamente o que fiquei pensando, sobre lugares que atendem o publico ou não.
Pirula, vc fez algum vídeo ou tem algum estudo ou artigo falando sobre a questão que vc abordou sobre a necessidade de crer ser biológica? Gostaria muito de saber mais sobre isso. Desde já agradeço imensamente pelo trabalho que vc tem realizado.
Hoje é sábado. Sabe o que isso significa: Maratona Canal do Pirula.
Parabéns.
sou agnostico mas voce acha q a afirmaçao de voltaire (se nao existisse um deus seria preciso cria lo) vc acha q isso diz de a religiao seria uma especie de mal (para alguns) nescessario??
+Alejandro Segovia olha, isso vão algumas horas de boteco.
Pirulla , qdo vai sair o próximo vídeo ?
me explica os paises nordicos exemplo de ateismo e educaçao abre a porta para a religiao radical o isla. eu nao entendo refutarao o cristianismo que da direito a descrer e tras povos doutrinados a ter um califado me explica essa contradiçao maa vç e um ateu legal
Essa tia da nota deve ser a athena :-):-):-)
As pessoas tem uma capacidade enorme de achar pontos negativos no vídeo dos outros.
Belo vídeo pirulla, como sempre...Acho que você podia fazer um filme falando da idéia do filme Matrix.
Jaci muitas pessoas que sequer tenham entendido o filme, como sei que você poderia abordar algum tema legal com o filme, deixo minha sugestão.
A paz do senhor Jesus a todos. firula vc e uma fugura. oro muito por vc irmao. abraço. e continue na luta . e mantenha a fé. quem sabe um dia todos nos tornemos ateu. 😀
É que na Pós-graduação tem que ter fé que o experimento vai dar certo, que o prazo pra entregar a tese vai ser suficiente, que a verba (ou a falta de) vai dar para comprar todos aqueles reagentes e equipamentos que valém MILLHHÕOOOOESSSS.
Enfim, quem não tem fé não chega a Doutor
Também acho importante separar fé de religião! É exatamente por isso que peço a benção a minha avó, fui criada assim, e se eu não peço cada vez que entro na casa dela, ela estranha e quase deixa de falar comigo. Não acho que eu devo explicar pra ela no que não acredito, pois ela é idosa e muito religiosa. Não vai cair um pedaço meu se eu fizer isso, fico satisfeita em não 'me meter' na crença dela.