Aquisição da Linguagem: Oralidade e Escrita - A questão do período crítico

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 апр 2024
  • univesp.br
    Letras - LIN310
    Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo
    Professora: Lúcia Regiane Lopes-Damasio
    Nesta videoaula, apresentaremos a definição da noção de período crítico, para, em seguida, expor a insuficiência dos argumentos em favor dessa noção, a partir da consideração: (a) de casos de estudos de indivíduos que foram isolados de qualquer convívio social e adquiriram a linguagem tardiamente; (b) do desenvolvimento da fala de crianças com síndrome de Down; (c) da suposta sincronia do período crítico com a lateralização hemisférica; e, por fim, (d) das dificuldades de aquisição de segunda língua depois da adolescência.
    O objetivo desta semana é apresentar questões sobre a discussão acerca da noção de período crítico em aquisição da linguagem e sobre aspectos metodológicos da pesquisa nessa área, bem como expor exemplos de análises de dados aquisicionistas sob o escopo de diferentes quadros teóricos.
    Iniciaremos com a definição da noção de período crítico, associando-a ao gerativismo, e com considerações sobre a insuficiência dos argumentos em favor dessa noção, relacionando tais considerações a outras teorias. Em seguida, retomaremos a discussão sobre os aspectos metodológicos dos trabalhos desenvolvidos na área, a partir de questões como as etapas de pesquisa, seus métodos e dados. Fecharemos os estudos da semana com a análise de dados de fala infantil, a partir de quadros teóricos distintos, a fim de ilustrar os tipos de estudos científicos que estão sendo considerados nesta disciplina.
    Nesta semana, portanto, aprofundaremos um pouco mais nosso conhecimento sobre os trabalhos que se voltam à aquisição da linguagem e teremos condições de compreender os seus desafios atuais.
    Habilidades e competências:
    -Conhecer a noção de período crítico e as discussões acerca dessa noção;
    -Aprofundar-se nas discussões sobre aspectos metodológicos relativos à pesquisa na área da aquisição da linguagem;
    -Compreender diferentes procedimentos de análise a partir do estudo de exemplos de aquisição da linguagem sob o escopo de diferentes teorias.

Комментарии •