Realmente é tetragrama que Guido de Arezzo criou para substituir o antigo sistema musical chamado Neuma e só posteriromente foi adicionado a 5° linha na pauta e ficou conhecido como pentagrama. Só que detalhe, não foi a igreja católica a mentora da música, a música já existia desde quando o mundo é mundo uma.vez que a primeira passagem bíblica referente a música e instrumentos musicais se encontra em *Gênesis 4.21.* E não só a música, mas, temos também o desenvolvimento da lavoura e indústria bem antes do surgimento do católicismo. Portanto o catolicismo não é a última bolacha do pacote como diz o professor, o mundo sem o catolicismo já existia. O texto em *Gênises **4:20**-22* prova isso, pois, se refere às bases da cidade edificada por Caim e seus descendentes. Entre os pilares daquela sociedade primitiva encontramos a agricultura (v.20) a indústria onde se faziam fundição com ferros e bronze (v.22) e a música (v.21). Desde a origem do mundo vemos a importância da música na vida do homem, profetas bíblicos eram também músicos. Durante o êxodo, a profetisa Miriã conduziu as mulheres em danças e cântico usando seu tamborim e celebrando a vitória do Senhor sobre os egípcios *Ex 15.20-21* Em *II Reis **3:15* O profeta pede alguem que saiba tocar instrumentos musicais e em seguida começa a profetizar. Isaías compôs canções como a encontrada no capítulo 26:1-6 de seu livro.
Jesus disse para os apóstolos irem por todo o mundo anunciar o evangelho e não para abrir universidades e estudar a ciências. Não adianta querer apresentar padres cientistas e grandes coisas que a igreja através dos tempos fez para ciências porque isso não tem valor algum para a salvação das almas. Será que quando o filho do homem voltar, encontrará fé no mundo? Ou vai encontrar os homens estudando livros e mais livros para entender aquilo que universidade nenhuma pode oferecer, que é a fé! Fé que recebemos através do Espírito Santo e não de estudos mundanos! Daniel já alertava sobre isso em seu livro no capítulo 12 verso 4, onde diz: "Que muitos buscarão conhecimento nos livros, mas os segredos dos céus estarão fechados para esses homens." E tudo porque Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. *I Cor **1:27**-29* Não há limite para se produzir livros, e o estudar muito é enfado e carnal. Em conclusão: tudo bem entendido, teme a Deus e observa seus preceitos, é este o dever de todo homem. *Eclesiastes **12:12**-13*
EFAndStar . Em nenhum momento ele disse que ciência é para salvação das almas. Mas as pessoas criticam à igreja católica,dizendo que ela é contra a ciência, ele está provando o contrário para pessoas ignorantes como eu e você , que não nos damos o trabalho de nos aprofundar no assunto, nos conformamos com boatos maldosos contra a igreja católica. A paz de Jesus e o amor de Maria.
A igreja não deve ser contra nem a favor da ciências, mas bem, deve se preocupar com as coisas espirituais e se manter a parte das coisas referentes a esse mundo. Em outras palavras, a igreja de Cristo nunca deve vangloriar-se por criar universidades e que padres foram cientistas, em razão, que essa não é a proposta original que Jesus deu aos apóstolos. Ter estudos é bom? Sem dúvidas! Porém, após a morte um diploma universitário não te faz entrar no céu e sim a obediência ao evangelho que Jesus encarregou os apóstolos de anunciar. Por isso, repito, Jesus disse para anunciar o evangelho e não criar universidades. Somos de Cristo, por isso, buscamos o que é do céu e não as coisas mundanas. Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. *Colossenses 3:1-2* Como seres humanos devemos estudar e ter estudos sim, porém, a igreja de Cristo não deve ocupar e se gloriar de coisa que ao fim é perecível e que não tem parte alguma com a espiritualidade como por exemplo ter padres cientistas, etc. A proposta da igreja está relacionado com a parte espiritual que trata de salvação de almas. O senhor do video passou quase uma hora espumando pela boca e se vangloriando de uma coisa inútil para a vida cristã espiritual!
EFandStar a própria Igreja condenou o fideísmo cego, que você está a defender. O conhecimento e o estudo sempre foi uma via para conhecer a Deus. "A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio (cf. Ex 33, 18; Sal 2726, 8-9; 6362, 2-3; Jo 14, 8; 1 Jo 3, 2)."
@@pedacosdahistoria A questão que você colocou é refutada através de *I Coríntios 2,11-16.* Os estudos dos homens leva ao conhecimento das coisas dos homens, as coisas santas de Deus vem de Deus através do espírito santo na qual o homem comum com estudos teólogicos não pode entender. O homem que é espiritual recebe os conhecimentos do espírito e discerne bem tudo e de ninguém é discernido, já o homem natural não pode entender as coisas santas com seus estudos mundanos porque as coisas santas se discernem espiritualmente. Concluimos que todo o estudo da teólogia é do mundo e os teólogos são os diplomados materialmente e analfabetos espirituais.
Que bela Igreja, realmente, a Igreja é mãe.
Que maravilha, podemos ter essas informações, através desse programa abençoado! Deus abençoe Professor Felipe Aquino
Muito bom esse programa!! Deus o abençoe prof. Felipe.
essas informaçoes estao presentes no livro fe e ciencia em harmonia? ou uma historia que nao é contada?
Não é tetragrama e sim pentagrama
Realmente é tetragrama que Guido de Arezzo criou para substituir o antigo sistema musical chamado Neuma e só posteriromente foi adicionado a 5° linha na pauta e ficou conhecido como pentagrama.
Só que detalhe, não foi a igreja católica a mentora da música, a música já existia desde quando o mundo é mundo uma.vez que a primeira passagem bíblica referente a música e instrumentos musicais se encontra em *Gênesis 4.21.* E não só a música, mas, temos também o desenvolvimento da lavoura e indústria bem antes do surgimento do católicismo. Portanto o catolicismo não é a última bolacha do pacote como diz o professor, o mundo sem o catolicismo já existia. O texto em *Gênises **4:20**-22* prova isso, pois, se refere às bases da cidade edificada por Caim e seus descendentes. Entre os pilares daquela sociedade primitiva encontramos a agricultura (v.20) a indústria onde se faziam fundição com ferros e bronze (v.22) e a música (v.21).
Desde a origem do mundo vemos a importância da música na vida do homem, profetas bíblicos eram também músicos. Durante o êxodo, a profetisa Miriã conduziu as mulheres em danças e cântico usando seu tamborim e celebrando a vitória do Senhor sobre os egípcios *Ex 15.20-21* Em *II Reis **3:15* O profeta pede alguem que saiba tocar instrumentos musicais e em seguida começa a profetizar. Isaías compôs canções como a encontrada no capítulo 26:1-6 de seu livro.
Jesus disse para os apóstolos irem por todo o mundo anunciar o evangelho e não para abrir universidades e estudar a ciências. Não adianta querer apresentar padres cientistas e grandes coisas que a igreja através dos tempos fez para ciências porque isso não tem valor algum para a salvação das almas.
Será que quando o filho do homem voltar, encontrará fé no mundo? Ou vai encontrar os homens estudando livros e mais livros para entender aquilo que universidade nenhuma pode oferecer, que é a fé! Fé que recebemos através do Espírito Santo e não de estudos mundanos! Daniel já alertava sobre isso em seu livro no capítulo 12 verso 4, onde diz: "Que muitos buscarão conhecimento nos livros, mas os segredos dos céus estarão fechados para esses homens." E tudo porque Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. *I Cor **1:27**-29* Não há limite para se produzir livros, e o estudar muito é enfado e carnal. Em conclusão: tudo bem entendido, teme a Deus e observa seus preceitos, é este o dever de todo homem. *Eclesiastes **12:12**-13*
EFAndStar . Em nenhum momento ele disse que ciência é para salvação das almas. Mas as pessoas criticam à igreja católica,dizendo que ela é contra a ciência, ele está provando o contrário para pessoas ignorantes como eu e você , que não nos damos o trabalho de nos aprofundar no assunto, nos conformamos com boatos maldosos contra a igreja católica. A paz de Jesus e o amor de Maria.
A igreja não deve ser contra nem a favor da ciências, mas bem, deve se preocupar com as coisas espirituais e se manter a parte das coisas referentes a esse mundo. Em outras palavras, a igreja de Cristo nunca deve vangloriar-se por criar universidades e que padres foram cientistas, em razão, que essa não é a proposta original que Jesus deu aos apóstolos. Ter estudos é bom? Sem dúvidas! Porém, após a morte um diploma universitário não te faz entrar no céu e sim a obediência ao evangelho que Jesus encarregou os apóstolos de anunciar. Por isso, repito, Jesus disse para anunciar o evangelho e não criar universidades. Somos de Cristo, por isso, buscamos o que é do céu e não as coisas mundanas. Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. *Colossenses 3:1-2*
Como seres humanos devemos estudar e ter estudos sim, porém, a igreja de Cristo não deve ocupar e se gloriar de coisa que ao fim é perecível e que não tem parte alguma com a espiritualidade como por exemplo ter padres cientistas, etc. A proposta da igreja está relacionado com a parte espiritual que trata de salvação de almas. O senhor do video passou quase uma hora espumando pela boca e se vangloriando de uma coisa inútil para a vida cristã espiritual!
EFandStar a própria Igreja condenou o fideísmo cego, que você está a defender. O conhecimento e o estudo sempre foi uma via para conhecer a Deus.
"A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio (cf. Ex 33, 18; Sal 2726, 8-9; 6362, 2-3; Jo 14, 8; 1 Jo 3, 2)."
@@pedacosdahistoria A questão que você colocou é refutada através de *I Coríntios 2,11-16.* Os estudos dos homens leva ao conhecimento das coisas dos homens, as coisas santas de Deus vem de Deus através do espírito santo na qual o homem comum com estudos teólogicos não pode entender. O homem que é espiritual recebe os conhecimentos do espírito e discerne bem tudo e de ninguém é discernido, já o homem natural não pode entender as coisas santas com seus estudos mundanos porque as coisas santas se discernem espiritualmente. Concluimos que todo o estudo da teólogia é do mundo e os teólogos são os diplomados materialmente e analfabetos espirituais.
Fideísmo é uma doença.