0MHz DOS Collection no Mister Fpga - Core Ao486 - A maneira mais fácil de rodar DOS. Tutorial.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 окт 2024

Комментарии • 31

  • @mayferplays
    @mayferplays 7 месяцев назад +4

    Este pacotão com os 300 jogos tem um script feito pro MiSTer do próprio criador do pack que atualiza ele e corrige alguns jogos. De todo modo, parabéns pelo vídeo, muito bem elaborado! 👏👏👏

    • @gersongnr
      @gersongnr  7 месяцев назад

      Sim, eu não comentei no video, mas coloquei o link na descrição. O meu está atualizado. Valeu, mano!

  • @leogameslocadora
    @leogameslocadora 7 месяцев назад +1

    Gerson mais um vídeo top pra nos. Tmj parceiro.

  • @danielfernandes8303
    @danielfernandes8303 7 месяцев назад +1

    Muito top!! Parabéns pelo vídeo!

  • @arteg4me
    @arteg4me 7 месяцев назад +1

    Como sempre um vídeo espetacular, informativo e de ótimo auxílio.

  • @almirjunior03
    @almirjunior03 7 месяцев назад +1

    Muito bom, precisamos divulgar o Mister!!!

    • @gersongnr
      @gersongnr  7 месяцев назад +1

      Quanto mais pessoas puderem aproveitar, melhor!

  • @lpuzzello
    @lpuzzello 7 месяцев назад +1

    Sensacional. Muito bem explicado. Melhor canal de mister do BR

    • @gersongnr
      @gersongnr  7 месяцев назад

      Obrigado, mano! Q bom que curtiu.

  •  4 месяца назад +1

    sensacional gerson, obrigado

  • @resetgamesbr
    @resetgamesbr 5 месяцев назад +1

    Like dado. Tmj.

  • @carlospdrh
    @carlospdrh 7 месяцев назад +1

    showww de bola!

  • @mariomoraes7496
    @mariomoraes7496 7 месяцев назад +1

    Ajudou demais... aguardando o Amiga Vision e se tiver como esse dos 300

    • @gersongnr
      @gersongnr  7 месяцев назад

      Opa! Do AmigaVision sai amanhã. Do pack 300 logo mais. Abraço!

  • @almirjunior03
    @almirjunior03 6 месяцев назад +1

    Excelente vídeo, fiz e deu certinho, parece que derrubaram o pacote dos 300 e o Github do script...

    • @gersongnr
      @gersongnr  6 месяцев назад +1

      Verdade mano, vi agora e foi retirado mesmo. Acredito que seja pq esse pacote 0mhz está substituindo ele, pois já passou de 300 jogos, fora os que estão fazendo por fora. Se pesquisar por "0mhz mister fpga" no archive.org, vai aparecer vários outros jogos q estão fazendo por fora, mas no mesmo esquema e estrutura do pacote 0Mhz, caso queira baixar e incluir na sua lista aí. É nóis.

  • @GislaineL
    @GislaineL 6 месяцев назад +1

    👍

  • @gcolombelli
    @gcolombelli 5 месяцев назад +1

    Minha única bronca com esse core ao486 é que, diferente dos outros cores que funcionam de boa com CRT com alterações mínimas nas configurações, ele parece ter sido feito apenas para LCD/OLED via HDMI. Todos os modos de vídeo 70Hz tiveram os timings alterados para rodar a 60Hz, aí ao conectar um monitor VGA CRT ele não vai reconhecer o modo de vídeo, pois não existia isso na época. Talvez funcione num multisync, mas eu não tenho um CRT desses que suportam hsync de 24kHz, 15kHz e outros valores abaixo de 31kHz.
    Pra complicar ainda mais, a documentação não dá exemplos claros de como configurar manualmente múltiplos modos de vídeo, então só consigo fazer um override geral por core, ao invés de um para cada resolução que preciso ajustar os timings. Achei alguns exemplos em posts antigos no fórum, mas ao tentar usar eles, o MiSTer parece ignorar a configuração, então talvez tenha mudado algo na sintaxe do arquivo de configuração...
    Outra dificuldade é que o override simplificado, só com resolução e vsync, não funciona, tenho que colocar o completo, contendo os valores de front porch, sync, back porch e pixel clock para funcionar. Até achei algumas tabelas com valores de referência para vários modos de vídeo comuns, mas o modo 13h, extremamente popular em jogos, não ficou 100% e o modo de texto usado pelo DOS ficou *muito* feio, com os caracteres bem distorcidos, usando os valores de referência que achei.
    Nenhum outro core que eu testei no MiSTer parece alterar os timings na saída analógica, nem mesmo nos cores arcade onde ajudaria a conectar numa TV CRT comum ao invés de um gabinete arcade usando JAMMA. Não entendo o motivo de apenas o ao486 fazer uma alteração dessas, ainda mais quando ela diminui a compatibilidade, ao invés de aumentar. Será que quiseram evitar de usar o scan converter HDMI nesse core e aí apelaram pra essa gambiarra?

    • @gersongnr
      @gersongnr  5 месяцев назад

      Eu não tive a experiência ainda em monitores crt na prática, inclusive irei pegar um essa semana só pra poder testar e ficar mais integrado do assunto. Mas já ví várias reclamações como a sua. Vamo ver, se eu tiver sucesso em algo no Ao486 via vga eu dou um toque.

    • @gcolombelli
      @gcolombelli 5 месяцев назад +1

      ​@@gersongnr Com a maioria dos cores é relativamente tranquilo, só precisa ficar atento ao hsync de cada core, pois em geral TV só aceita 15kHz e monitor de computador só aceita de 31kHz pra cima.
      Mas tem alguns cores que podem ser bem traiçoeiros. Minimig, ao486 e x68000 suportam várias resoluções diferentes, o ao486 tem uns defaults bem fora do padrão para o hardware original e o x68000 foi feito para usar com monitores Multisync com no mínimo suporte a 15, 24 e 31kHz.
      Se bem me lembro a thread com as melhores dicas que achei de como arrumar o vídeo analógico no ao486 chamava "VGA Mode Changing for 720x400 and 640x400", dá uma conferida.

    • @gcolombelli
      @gcolombelli 4 месяца назад

      ​@@gersongnr Descobri qual era o detalhe importante que estava faltando: não basta adicionar os modos no MiSTer.ini, precisa abrir o menu OSD no core ao486, abrir o menu Audio & Video e alterar lá as opções de Vsync e Scale.
      Eu tinha visto o pessoal mencionar essa configuração VSync Variable, mas estava achando que era algo que tinha que colocar no MiSTer.ini, rachei a cuca tentando achar no example.ini e no script / wizard de configuração e não encontrava, estava procurando no lugar errado.
      🤦‍♂
      Depois de alterar essas opções no OSD é bom lembrar de ir em "Save settings", opção que aparece ao apertar o botão da direita no OSD.
      Recomendo ter backups tanto do MiSTer.ini e do config/AO486*, nas opções "stock" e após aplicar essas configurações. Se algum jogo começar a travar o core ou ficar sem imagem, talvez tenha que reverter para a versão anterior da configuração.
      Só lembrando que no ao486 para abrir a OSD, além do botão no MiSTer, é a tecla Windows + F12, ao invés de apenas F12.

  • @ronaldoplopes
    @ronaldoplopes 7 месяцев назад +1

    Boa, testa o fatal Racing MS-DOS

    • @gersongnr
      @gersongnr  7 месяцев назад +1

      Esse sofre pra rodar kkk, já testei, fica zuado.

    • @ronaldoplopes
      @ronaldoplopes 7 месяцев назад +1

      @@gersongnr blz meu amigo, mesmo assim obrigado e parabéns pelo vídeo