REACT e ANÁLISE - Chico Buarque - Construção

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • Análise completa da música construção sob a nossa perspectiva. Para o inscrito que pediu de aniversário, está aí, parabéns e tudo de melhor na sua vida hoje e sempre, espero que curta.
    "Estruturalmente, há duas características que fazem com que o ritmo e a musicalidade do poema sobreviva mesmo sem música. A primeira é que ele é todo escrito em versos alexandrinos. Você lembra o que são, exatamente, os versos alexandrinos? De um jeito mais simples, explico: são versos de 12 sílabas poéticas em que a 6ª e a 12ª sílabas são tônicas. Como em: “A/mou/da/que/la/VEZ/co/mo/se/fos/se/a/ÚL/tima…” Na verdade, são 12 sílabas com uma cisão na 6ª sílaba, o que ocorre com uma intenção: obriga-nos a uma pequena pausa na 6ª sílaba, assim aumenta a cadência e garante ritmo e musicalidade aos versos. Experimente ler em voz alta os versos da canção com a marcação forte das 6ª e 12ª sílabas de cada verso e você perceberá facilmente o quão rítmica é a letra.
    Versos alexandrinos são de elaboração muito difícil e a música inteira é construída assim, o que evidencia a habilidade que Chico Buarque possui como compositor e o uso consciente que faz dos recursos de linguagem.
    A segunda característica é o uso recorrente das proparoxítonas pelo compositor. Reparem: todos os versos alexandrinos terminam com uma palavra proparoxítona e a 12ª sílaba tônica é sempre a 1ª sílaba dessa palavra. Peguemos a primeira estrofe: “última/última/único/tímido”. Vejam as estrofes seguintes. Isso reforça a marcação cirúrgica da sílaba tônica e a estrutura rítmica da letra/poema.
    São essas palavras proparoxítonas que, mesmo mantendo-se no fim dos versos, mudarão de posição nas estrofes, conforme a letra se desenvolve, e vão modificando significados e imagens ao serem associadas a diferentes substantivos e adjetivos. Através desse jogo, o narrador nos conta uma história."
    fonte: artecult.com/mu...

Комментарии • 110

  • @DanielKursch
    @DanielKursch 3 года назад +132

    É legal analisar essa musica Seth, como amante da língua portuguesa, mais ainda do que o significado poético dela, e sim pela riqueza de detalhes que ela trás, sendo um gênio das escrita que o Chico Buarque é. Os versos são alexandrinos, isto é, eles possuem doze sílabas poéticas e uma cisão na sexta sílaba. Esse tipo de verso longo exige uma pausa, e o resultado é uma cadência no meio do verso. Outra característica importante no ritmo da letra é que todos os versos terminam com proparoxítonas, palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. São dezessete proparoxítonas que se intercalam nos 41 versos que compõem a canção. A repetição das palavras gera um efeito de homofonia, no qual os sons iguais que se repetem causam uma unidade rítmica, e também corroboram com o tema do cotidiano, no qual dias vão passando, uns seguidos dos outros, com pequenas variações. As dezessete proparoxítonas formam o alicerce musical da letra. São substantivos e adjetivos que sustentam as ações que se passam na canção. Essas ações são o percurso do operário da construção civil ao longo do seu dia.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +18

      Salve Daniel, que texto ótimo. Falamos disso durante o vídeo mas sua escrita foi mais clara ainda, irei fixar seu comentário para apreciação de todos que visitarem. Realmente, essa música é uma completa obra de arte, tudo é pensado e arranjado, nada está por acaso, é realmente uma obra de arte!

    • @12_yeslol12_
      @12_yeslol12_ 3 месяца назад +2

      " amante da língua portuguesa" escreve trás em vez de traz, engraçado.

    • @Zhounds
      @Zhounds 27 дней назад

      @@12_yeslol12_ 3 anos atrás ...... mas ele está certo não?

    • @taniamorais7543
      @taniamorais7543 26 дней назад

      Deus lhe pague é uma música à parte. É a ironia do que era vivido na ditadura. Ter que agradecer o básico do caos que se vive.
      ​@@reactclassico1894

  • @arielaires1171
    @arielaires1171 9 месяцев назад +19

    Há 24 anos moro no Brasil, há 24 anos me emociono quando escuto essa obra.

  • @MatheusOliveira-fy1gk
    @MatheusOliveira-fy1gk 3 года назад +159

    Outra análise, de metalinguagem, que não só a morte atrapalhou o fluxo do transito e o mecanismo fluído da cidade, o Décimo Sétimo verso interrompeu a harmonia das normas das 16, sendo um acidente não só físico, como musical, por isso há o protesto das sirenes e buzinas, como dos instrumentos de metais, indignados pela sua beleza arquitetada. Revolta da Cidade e da Canção!

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +31

      Que percepção maravilhosa Matheus, não tinha me atentado a esse ponto, mas fui ouvir novamente e realmente faz sentido. Essa música só ganha mais ainda minha admiração. Que obra de arte viu!

    • @rcc9835
      @rcc9835 Месяц назад

      Gostei muita desta análise, eu tinha dez anos de idade quando esta música foi feita. Esta música traz consigo uma certa tensão como se tudo fosse controlado, oprimido,preso o tom da voz de Chico e vingativo, cheio de mágoa. Era oque sentíamos percebia isto perfeitamente com a sensibilidade de criança. O som dos metais com buzinas estressantes, num ritmo de modernização imposta e desumana. A juventude de hoje e muito sensível eu adoro ver a reação de vcs e de muitos estrangeiros, que ficam tensos e concentrados como se algo trágico vai acontecer. A frase morreu na contramão atrapalhando o tráfico…e genial…contramão significava sair da Matrix, ser do contra. E as pessoas entendiam cada palavra como uma revolta, uma resposta e com grande melancolia, muita melancolia mesmo. A ditadura brasileira foi brutal, exatamente no desabrochar desta juventude genial e nos as crianças desta época percebiam isto perfeitamente. Os meus professores da escola pública eram sensíveis e amorosos tentavam explicar quando morria um estudante na manifestação. Meus pais pediam a nos crianças que não falasse nada sobre eles na escolas. Esta geração do Chico, Caetano, Elis etc… salvou a nossa geração com esta poesia maravilhosa fomos resistência e ainda somos.

  • @pedrozaia3344
    @pedrozaia3344 3 года назад +54

    o Chico aumenta a intensidade através das metáforas, a primeira parte com menos metáforas numa visão de mundo mais cética, a segunda com muito mais metáforas e uma visão de condicionamento sem limites "Sentou pra descansar como se fosse um príncipe/Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo", tanto que antes ele troca lágrima, por tráfego, o que mostra que ele já não via nada e tava num ritmo frenético. O final é tudo metáfora e o operário já um robô, amando como máquina, beijando de forma lógica (excluindo o fato de ter a beijado como se fosse a ultima vez), perde todo o lado romântico por trás dessa tragédia com tais metáforas.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +11

      Que análise bonita, realmente faz todo sentido com o contexto, obrigado por contribuir. Acredito que essa música dá margem para várias reflexões, ainda que a história seja a mesma. Pois as metáforas usadas permite essa viagem!

  • @marciocouto3543
    @marciocouto3543 11 месяцев назад +15

    a forma como ele mistura cada verso mantendo o significado é trabalho de um gênio absoluto.

  • @samuelleie
    @samuelleie 2 года назад +41

    Vejo as partes do "Deus lhe pague" como um grande "vai se fuder". É como se os trabalhadores (que eu acredito que a cada "loop" seja uma pessoa diferente) estivessem falando: "por toda essa desgraça que você nos fez (a vida em si ou talvez o chefe dos trabalhadores) eu quero que Deus lhe pague na mesma moeda".

  • @nicollealves6476
    @nicollealves6476 3 года назад +63

    Um adendo à observação sobre a introdução do violino na primeira parte:
    Observem que até esse momento ele descrevia a rotina comum e “mecânica” desse trabalhador, e os instrumentos de percussão marcavam sempre no mesmo ritmo uma ideia de “tic tac”, pra expressar algo repetitivo, firme, esperado e monótono. Até que o violino entra exatamente no momento do primeiro acontecimento inesperado e fora de controle, tirando essa sensação de mecanismo, monotonia.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +16

      Realmente... por isso gosto que comentem, pois existem músicas que mesmo com um víde de 40 minutos não é possível extrair tudo. Ainda mais se tratando de Chico Buarque! Essa música tem muitas nuances que são munuciosamente colocadas ali, e não por acaso. Alem disso o instrumental fica fora de ordem também nos momentos caóticos da música...

    • @rafaelcosta5688
      @rafaelcosta5688 3 года назад +6

      Isso.
      Assim como na parte em que "morre atrapalhando o público" entra os instrumentos num "samba" que dá a impressora de um show ao vivo, um momento de diversão. Agora a música cria esse cenário da morte atrapalhar a mecânica do sistema pros momentos de "lazer" da sua mão de obra. E mesmo esses momentos são "mecanizados" e não podem ser atrapalhados pela morte desse trabalhador, como o tráfego.
      Essa música é absurda, quanto mais você ouve mais você acha.

  • @cezartb
    @cezartb 11 месяцев назад +7

    Ou chorou ouvindo, ou nunca vai gostar de arte.

  • @brassen
    @brassen 11 месяцев назад +4

    Essa cuíca em [04:44] é a coisa mar linda que existe.

  • @danilofaria7525
    @danilofaria7525 3 года назад +68

    Essa musica é na minha opiniao a mais genial musica brasileira. O nome da musica faz sentido com a contruçao que seria o trabalho, a construçao melodica, construçao de palavras. Sensacional. Ganharam um fa!!! Por mais reacts de musicas incríveis.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +8

      Para mim está também entre as maiores obras artísticas da nossa cultura, é realmente impressionante! E seja bem vindo ao canal Danilo, tmj!

    • @juliocesarpimentaguedes5679
      @juliocesarpimentaguedes5679 2 года назад +3

      A musica é tristissima, fala de um drama real da epoca em que foi escrita, acho que hoje os operarios da construção civil têm uma situação bem melhor, acho! Chico sempre foi solidario com os menos favorecidos.

  • @CrisLopesmaciel
    @CrisLopesmaciel Год назад +13

    " Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir": É a fuga pro vício.: Perfeita avaliação,parabens!

  • @celiocardoso366
    @celiocardoso366 2 года назад +15

    Chico Buarque é simplesmente GENIAL!

  • @rcc9835
    @rcc9835 Месяц назад +2

    Sobre o final o Deus lhe pague. O sentido duplo da época, era comum que quando agente dava esmola aos mendigos eles agradeciam com a frase Deus lhe pague, tinha um sentido positivo, mas era submisso. Porém o Chico reverte isto, e vc percebe pela voz, vingativa dele, com pausas pequenas… Deus lhe pague por todo este horror que vcs Ditadores estão nos impondo, obrigado pela certidão, obrigado pela permissão me dada para eu estar vivo. Certidão e igual a burocracia controle, ele indiretamente agride a Ditadura com estas frases católica Deus lhe pague…como uma praga que ele joga. Como quem diz um dia vcs vão pagar por todo este sofrimento causado a nós. Sejam vcs felizes por não ter vivido está época obscura de nossa história. O Chico conseguiu registrar co sua obra estes momentos, de desamparo fazendo uma radiografia da alma da geração dele, que pouco anos antes tinham vivido uma época de libertação alegria e integração da cultura brasileira. Até as crianças percebiam isto é vibrava com a Bossa nova, a Tropicalia, Caetano sem camisa e descalço com um sotaque de nordestino arrastado, mini saias, Bikinis cada vez menores, homens de cabelos despenteados etc…e depois corte brutal da ditadura militar….Concessão, engolir, agente tem que, fumaça que agente tem que tocir…tudo cheio de imagens forte da tortura…

  • @amarilisribeirocaixeta9085
    @amarilisribeirocaixeta9085 8 месяцев назад +2

    Construção é uma música que dói, mas não conseguimos parar de ouvir!

  • @pedrozaia3344
    @pedrozaia3344 3 года назад +30

    obs: Conatrução e Deus lhe Pague são músicas diferentes, porém se encontram juntas no álbum e depois aparece Deus Lhe Pague separada. O album construção é o melhor álbum brasileiro e pra mim do mundo.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +5

      O que você acha que ele quer dizer com essa frase (Deus lhe pague) dentro da música construção?

    • @pedrozaia3344
      @pedrozaia3344 3 года назад +13

      @@reactclassico1894 a espressão "Deus lhe pague" é como um agradecimento a alguém que lhe fez algo. Ele não tá falando pra Deus e sim para o governo da ditadura, um agradecimento irônico. Na época tinha-se a ideia da valorização da pátria e vendiam a ideia de que o Brasil era perfeito, praias, saias, mulheres, bossa nova, Ipanema e que ao mesmo tempo fingia que não existia um Brasil da fome, um Brasil de governantes corruptos, de uma desigualdade gritante, então desde o "pão pra comer" e o "Chão pra dormir", até "ipanema, cinema, rádio e televisão" são coisas pra se agradecer, pois era inadmissível quaisquer que sejam as reclamações e indignações ao Brasil.

  • @amandah30
    @amandah30 3 года назад +14

    Ouço essa música sem me cansar! Sério!! Coloco até pra fazer faxina em casa, da uma animação do caramba. Essa música me instiga fulgor, indignação, fúria, raiva, desejo de justiça ... É um misto de sentimentos que na parte final da música chega até me arrepia de tão verdadeira e real é o significado dela.

  • @goxokogoxoki6734
    @goxokogoxoki6734 Год назад +2

    Lembro-me de andar horas em Paris no verão, com as janelas do carro abertas, com Construção o volume ao máximo e em loop, passando entre os prédios baixos haussmanianos, da Ópera ao Sacré Coeur, de La Villette ao Arènes de Lutèce. .. e pensando em São Paulo.
    Um ápice absoluto do patrimonio musical mundial: inebriante, monstruoso, poético, mecânico, cinematográfico, inevitável, arrepiante.
    Obrigadão!

  • @NeAPA
    @NeAPA 2 года назад +6

    Nem percebi esses quase 47 minutos passando. Muito bom.
    Gostaria de ver uma análise de "José" de Carlos Drummond de Andrade cantada na voz de Paulo Diniz.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  2 года назад +1

      Fico muito feliz que tenha gostado, foi uma análise incrível!

  • @eduardojunior1414
    @eduardojunior1414 3 года назад +14

    Já vi esse cara em outro Canal. Muito inteligente.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Realmente, um cara inteligente reconhece outro cara inteligente!

  • @aldaalmeidamilheiro6260
    @aldaalmeidamilheiro6260 2 года назад +3

    Parabéns , a construção feita há 50 anos continua como no princípio reconstruindo .gostei muito da vossa analise , Abraço deste lado do atlântico , Lisboa portugal

  • @thupi_ofc
    @thupi_ofc 2 года назад +4

    sempre volto no mesmo vídeo

  • @mariomiranda7137
    @mariomiranda7137 3 месяца назад +1

    Isso é uma ópera.... só isso.

  • @marciacsoares7928
    @marciacsoares7928 3 года назад +11

    Época da ditadura, miséria e falta de liberdade, é sobre isso. "Deus Lhe Pague" é outra música.

  • @codonauta
    @codonauta 9 месяцев назад +2

    Entre cada verso existe um espaço, um tempo para a respiração antes de iniciar o proximo, isso em quase todas as vezes, mas no último bloco esse tempo de respiração desaparece, um verso canta o Chico, o outro o grupo MPB-4. Isso dá um efeito interessante de aceleraçao e de aumento da ansiedade, antes da frase final a capella e que Chico Buarque e o MPB-4 cantam em uníssono.

  • @BASTOScarlos
    @BASTOScarlos 3 года назад +7

    Pra mim o último verso é totalmente irônico. Esse "Deus lhe pague" não é um agradecimento de verdade. É a totalidade da música é um caleidoscopio escrito, algo que sempre se repete mesmo parecendo ser diferente. A vida do povo brasileiro

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Sim, da para ser interpretado dessa forma. A beleza dessa música está ai! Ela consegue ser muito mais do que algo decifrável e sim aberto a partir de um acontecimento.

  • @luizlemes3460
    @luizlemes3460 2 года назад +2

    Parabéns pelo ótima análise!!

  • @rodrigoabrahaomachado538
    @rodrigoabrahaomachado538 11 месяцев назад

    Parabéns pelas análises. Obrigado.

  • @guilhermeb604
    @guilhermeb604 3 года назад +3

    Nossa cara,muito brabo esse seu vídeo com seu irmão.

  • @reneesemensato1016
    @reneesemensato1016 3 года назад +2

    O agogô dá um show!!!

  • @pedrozaia3344
    @pedrozaia3344 3 года назад +9

    Irmão, muito foda!! Eu amo o Chico e faço um trabalho somente com musicas dele no violão e voz.
    Recomendo vocês reagirem a Rosa-dos-Ventos. Uma crítica a ditadura e que ele usa e abusa das metáforas pra driblar os censuradores. Vale muito a pena, é genial!! Ganharam mais um inscrito, análise sensacional, já apresentei um trabalho sobre essa musica no meu curso de letras.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Olá Pedro, fico muito feliz que tenha gostado, ainda mais vindo de um futuro professor de letras e músico! Acabei de dar uma olhada no seu canal e me inscrevi, parabéns pelo trabalho também. E pode deixar que farei essa reação sim, Chico Buarque é incrível!

  • @ednalvamoreiradesouzasouza1481
    @ednalvamoreiradesouzasouza1481 3 года назад +2

    Que letra magnífica

    • @0303elias
      @0303elias Год назад

      Jamais irei não gostar e cansar de ouví-la, uma das únicas, não a única música, mãos extensa que as conveisionais....

  • @gabrielmoraes58
    @gabrielmoraes58 3 года назад +5

    Mano que analise inteligente. Achei excepcional a sensibilidade do seu irmão a se atentar tanto aos detalhes líricos quanto musicalmente técnicos. E achei você bem gatinho tb. Vocês tem instagram?

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Obrigado Gabi, meu irmão é professor e também toca alguns instrumentos então tem grande visão e didática mesmo! Fico feliz que tenha gostado!!!

  • @juliocesarpimentaguedes5679
    @juliocesarpimentaguedes5679 2 года назад +1

    Obra prima, obra prima!!!

  • @rcc9835
    @rcc9835 Месяц назад

    Vcs conhecem a música dele, que ele fala e melhor ter uma filha na mão doque dois pais sobrevoando….ele escreveu quando soube que a filha do cara que censurava ele por anos, gostava das músicas dele…aí ele fez um rock com esta frase…

  • @gabrielnovo9761
    @gabrielnovo9761 Год назад

    Acho que a única música que supera ela é cálice, mas n tira o mérito dessa, essa música é simplesmente perfeita

  • @leninhasantiago3396
    @leninhasantiago3396 2 года назад

    Perfeita a análise da música Rapazes 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @inferninhod9797
    @inferninhod9797 3 года назад +2

    Mano... eu ja ficava com um pensamento ruim spbre essa musica qnd eu ouvia... agr entao hahahaha parabens pelo trabalho, queria que esse canal fosse mais reconhecido

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +2

      As vezes a gente sabe que tem algo errado e não entende direito o porque né, quando ouvia e não compreendia eu também ficava assim, depois fui procurar entender e vi que era tenso mesmo hahaha. Mas interessante como só os instrumentos e vocal já consegue passar essa sensação se o autor for inteligente. E obrigado pelas palavras sobre o canal!

  • @adeliaquevedo4922
    @adeliaquevedo4922 3 года назад +1

    Vim, vi e adorei,o Deus da MPB CHICO BUARQUE é demais, tenho taras por ele, como músico é claro e um ser humano de primeira.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Fico feliz que tenha gostado Adélia, seja bem vinda! Ah, e sobre as taras, fique tranquila, eu também tenho pelas suas composições hahaha

  • @margarethturano988
    @margarethturano988 Год назад

    Amei!!

  • @Flashinglights2005
    @Flashinglights2005 3 года назад +13

    Eu sou um asno quando se trata de interpretação, pretendo melhorar isso e estou escutando todo tipo de música que passe alguma mensagem,estudo a mesma e depois vejo algum react pra ver se realmente a compreendi.Eu até tinha entendi a base,mas quando eu vi que essa música era muito mais que apenas um cara indo trabalhar e falecendo por si só eu fico tipo😮😮😮😮.Bom eu sou só uma carinha de 15 anos e sei pouco sobre a vida,mas vocês tem algum tipo de dica para melhorar a interpretação?

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +9

      Olá Rafael, fique tranquilo pois você é novo e o mais bonito disso é você já conseguir ter essa percepção sobre vocês mesmo. Uma dica que eu te dou é, sempre se questionar porque um filme, uma música, uma poesia o autor/cantor escolheu aquela cena ou aquela batida/letra para aparecer na música. Comece primeiro fazendo um exercício de questionamento, sinta de forma intuitiva, a partir daí tente pesquisar algo que você não entendeu. Quando eu tinha 15 anos eu ouvia muito Pink Floyd e Racionais, eu não entendia muitas coisas mas eu sabia que tinha algo maior ali dentro, então sempre eu tentava descobrir um pouco mais sobre cada música... continue nesse ritmo e vendo bons canais de reacts tbm que você irá conseguir sim, mas lembrando que o mais importante é isso partir de você e não buscar sempre as respostas prontas.

    • @emaildalaura
      @emaildalaura 3 года назад +2

      Muito legal vc colocar que quer aprender. Aprender é evoluir.
      Chico Buarque é um gênio da cultura brasileira. Sugiro ouvir e analisar “Cálice” de autoria dele e Gilberto Gil (na verdade acabei de ver um react de um gringo - FRank Valkiria - e nos comentários explicaram muitas coisas que eu não sabia). É uma musica feita nos anos de ditadura, então a mensagem não é direta pra driblar a censura.
      Outra do Chico que eu sugiro interpretar é “Geni e o Zepelin” pois o refrão é pesado e controverso. A musica é meio indigesta, mas tem q entender a historia contada pra aceitar a musica (pra mim mesma foram anos pra entender a sua genialidade). Essa musica é um ótimo exemplo de como o contexto é importante.

  • @luizlindomar5251
    @luizlindomar5251 3 года назад +1

    O que dizer... gênio!

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +2

      Acho que esse é o melhor adjetivo para ele, inclusive essa música já foi eleita a melhor música brasileira de todos os tempos.

  • @jaizeaquino8296
    @jaizeaquino8296 3 года назад +3

    Gentileza dá outro gatilho por ser uma relação mais igualitária. "Ajudar" o outro a sair de uma situação, que ele pp sairia sem a sua intervenção, apenas com maior dificuldade e a sua GENTILEZA "SUAVIZA e AGILIZA" essa saída. Segurar uma porta para o outro passar; pegar algo no chão que o outro derrubou; segurar o trânsito para o outro poder fazer uma manobra difícil, etc. Tudo que não seria sua "OBRIGAÇÃO", MAS VAI suavizar, mesmo que "MOMENTANEAMENTE", a existência do outro. GENTILEZA já aquece o coração em si. a PAGA, a RECOMPENSA já é o pp GESTO. O Deus LHE PAGUE" do outro ñ MACHUCA, é apenas DESNECESSÁRIO. Mas em condições DA PP SOBREVIVÊNCIA, a relação é tão ABISSAL, que ñ há equivalência possível. E é exatamente o que vc apontou: a "VERGONHA" e o constrangimento de saber que a sua oferta, do seu ponto de vista, ñ vai mudar em nada sua existência, pois mesmo que ele "COMA" agora, daqui a pouco vai precisar "COMER" novamente e vc não estará mais lá. É de onde vem a dor desse "DEUS LHE PAGUE", QUE remete sempre ao sentimento de "INSUFICIÊNCIA". DIFERENTE da "GENTILEZA" pura e simples, que já conforta o coração de quem a pratica, no pp gesto, sendo qq outra reação de agradecimento posterior "APENAS" UM "Plus", pq o sentimento de BEM-ESTAR já está garantido. Valeu MENINOS.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +2

      Exatamente, seu comentário enriqueceu ainda mais os comentários sobre essa música. E realmente é uma obra de arte, pois, o que me impressiona, é que sempre é possível apontar mais detalhes dela. É uma música que deveria ser estudado em escolas e faculdade, acredito que já tenha sido até questão de vestibular. A vida fugaz, o capitalismo, a vida pobre de espírito dos seres humanos, o clima pesado, o dia a dia, tudo presente nessa CONSTRUÇÃO de mundo quebrado!

  • @brendontavares3452
    @brendontavares3452 3 года назад +3

    Cara, talvez eu possa estar enganado..mas eu sempre achei q esse trabalhador tinha se MATADO, e n um acidente..por isso do "Amou daquela vez como se fosse a última, beijou sua mulher como se fosse a última(vez) a cada filho seu como se fosse o único, comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe (última refeição)
    Tenho essa impressão justamente pelo final tbm
    TD a ironia q Chico coloca, me faz pensar q o cara estava Mto Mto mto indignado com a vida
    A concessão pra sorrir..
    Mas posso estar enganado..só uma visão q tenho
    E parabéns pela análise
    Eu n tenho maturidade para Franciscoo Buarque de Holanda
    Esse homen é um gênio
    Me emociono a cada vez q ouço

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Salve Brendon, como sempre digo, essa música é tão complexa e perfeita que é possível ter várias interpretações (claro, partindo da ideia central, que é o trabalhador e sua vida cotidiana). Eu não vejo sua visão como errada, mas na minha visão foi um acidente pelo fato da frase "e tropeçou no céu como se fosse um bêbado". Mas a sua visão de que tudo que ele fez já parecia saber previamente que seria sua última vez faz sentido também. Entretanto a música não é em primeira pessoa e sim em terceira, se fosse em primeira pessoa eu acharia que foi suicídio também.

  • @Alvaro-gv5pe
    @Alvaro-gv5pe 2 года назад +1

    A alternância das palavras ao final dos versos tem por finalidade multiplicar os perfis do trabalhador da construção e dos sentimentos envolvidos.
    O "agradecimento" ao final é ironia crítica aos exploradores do trabalho do operário.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  2 года назад +2

      Faz muito sentido, fico impressionado como uma música de 3 minutos tem tanto conteúdo, toda hora alguém fala algo novo, Chico Buarque é realmente um gênio!

  • @glauroo.junior83
    @glauroo.junior83 3 года назад +6

    Não se esqueçam que todas as últimas palavras das frases são proparoxítonas...

  • @vinnycc1us
    @vinnycc1us 2 года назад

    Que análise densa

  • @felipenape
    @felipenape 8 месяцев назад

    Nossa, seu irmão parece muito um cara chamado Mateus, joguei magic com ele quando estava no ensino médio. Me assustei com a semelhança

  • @guariba63
    @guariba63 3 года назад +1

    "Construcao" ist ein Meisterwerk!

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Yes, where are you from man?

    • @guariba63
      @guariba63 3 года назад +1

      @@reactclassico1894 Sou brasileiro de Petrópolis, mas vivo na Alemanha a 32 anos... Fui criado na Serra Fluminense ouvindo essas músicas e fico abismado com a decadencia músical e textual que tivemos a partir dos anos 2000... Regredimos culturalmente...

    • @guariba63
      @guariba63 3 года назад

      @@reactclassico1894 Achei exelente a análise de voces... Fiquei orgulhoso de vcs... Execao da vossa geracao....

  • @RonilsonRocha270968
    @RonilsonRocha270968 2 года назад

    O final da música construção é outra música do Chico Buarque chamada "Deus lhe pague"!

  • @Bia_Ansay
    @Bia_Ansay 3 года назад

    Acho Construção um monumento musical.
    É muito complexa, profunda e difícil de analisar. Parabéns pelo vídeo!

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Obrigado Bia, fico feliz que tenha gostado. Realmente não é uma música fácil de se analisar e não se fecha nunca as possibilidades de interpretações. Sempre aprendo mais lendo os comentários aqui também!

  • @codonauta
    @codonauta 9 месяцев назад

    Sobre a letra de Deus lhe pague eu entendo assim: pela vida desgraçada que o operário (ou talvez todos com um tipo de vida semelhante), tomando cachaça desgraça, cercado de moscas, precisando de concessao até pra sorrir, etc, no fim Deus lhe pagará como um tipo prêmio ou compensação. Só que o sentido desse Deus lhe pague parece ser muito irônico aqui.
    Acho bem curioso como Deus lhe Pague encaixa como sequência de Construçao, até melodicamente. São duas canções diferentes.

  • @EscravoDoSistema-l6n
    @EscravoDoSistema-l6n 2 года назад

    Mandem pro Frank, O que será( a flôr da pele) onde Chico e MILTON Nascimento , arrebentam...(como sempre)...eu não consegui mandar!!!

  • @denyguimaraes3368
    @denyguimaraes3368 2 года назад +1

    Fez critica a censura na ditadura a

  • @aasilverdagger
    @aasilverdagger Год назад

    Tenho a impressão que essa música fala de 3 trabalhadores diferentes morrendo, mas a música faz com que todos sejam muito parecidos. Vidas comuns parecidas, monótonas e rotineiras. Como muitos trabalhadores vivem eotrem de forma comum e anônima sendo descartáveis para o sistema. Talvez o primeiro tenha se matado, o segundo é um bêbado que trai a mulher. Diferentes porém iguais quanto ao valor que tem para o sistema.

  • @mayaraavelino6639
    @mayaraavelino6639 3 года назад +1

    Acredito eu que a parte “Deus lhe pague” se trate de vingança, e a anterior de ironia

  • @Yoru2-
    @Yoru2- 2 года назад +1

    eu percebi rápido que todas as palavras finais dos versos são proparoxítonas

  • @0303elias
    @0303elias Год назад

    "cimento e lágrimas" embora pareça sofromento, mais o pó do cimento faz mesmo os olho lacrimejando. A outro para "bebeu e soluço com se fosse um náufrago" e pessoa se afogado, ai imergir quando da uma subida tenta respirar, de pois novamente, ao final morreria, contudo o personagem morrerá um pouco adiante.!
    Ai fim da musico, pelo periodo [ militarismo] creio eu que tem muito a ver com o, "falsos " agradecimentos socialista pela ditadura; permitir esses fatos....

  • @wandercyalvesjunior6732
    @wandercyalvesjunior6732 6 месяцев назад

    100

  • @amarilisribeirocaixeta9085
    @amarilisribeirocaixeta9085 4 месяца назад

    Construção é uma música densa e incomoda! Já é clássica!

  • @andrebrum2009
    @andrebrum2009 3 года назад +2

    A música trata de um suicídio: a despedida da família é pra sempre, trabalha chorando, fez maluquices num prédio em construção, bebe e "cai". O arranjo musical reforça essa percepção. Abraço e parabéns pela escolha da música.

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +3

      Olá André, obrigado pelas considerações. Fico na dúvida se foi um acidente ou um suicídio, mas acredito que essa música tenha mais de uma possível interpretação!

  • @renatoh.santosdasilva3080
    @renatoh.santosdasilva3080 Год назад

    Ouvir com um fone é um pecado...... nossa

  • @denyguimaraes3368
    @denyguimaraes3368 2 года назад

    Cara o som tá baixo fuiiiiii

  • @marcelodecastro8586
    @marcelodecastro8586 Год назад

    Eu sou brasileiro mas não consigo engolir Chico Buarque e a turma da bost nova

    • @rcc9835
      @rcc9835 Месяц назад

      Porque vc acha que é assim com vc? A bossa nova e um gênero bem diferente da música do Chico Buarque de Holanda. Não gostar das duas e interessante. Não foram músicas feitas pra agradar, são feitas por artistas autênticos que expressão seus momentos de sensibilidade da alma. Até entendo que algumas pessoas sequer podem captar estes momentos, por sentir e ter experiências bem diferentes. Espero que seja assim com você e que vc tenha encontrado outros tipos de música que vc goste com intensidade de alma.

    • @rcc9835
      @rcc9835 Месяц назад

      Porque vc acha que é assim com vc? A bossa nova e um gênero bem diferente da música do Chico Buarque de Holanda. Não gostar das duas e interessante. Não foram músicas feitas pra agradar, são feitas por artistas autênticos que expressam seus momentos de sensibilidade da alma. Até entendo que algumas pessoas sequer podem captar estes momentos, por sentir e ter experiências bem diferentes. Espero que seja assim com você e que vc tenha encontrado outros tipos de música que vc goste com intensidade de alma.

  • @brendontavares3452
    @brendontavares3452 3 года назад

    Cara, talvez eu possa estar enganado..mas eu sempre achei q esse trabalhador tinha se MATADO, e n um acidente..por isso do "Amou daquela vez como se fosse a última, beijou sua mulher como se fosse a última(vez) a cada filho seu como se fosse o único, comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe (última refeição)
    Tenho essa impressão justamente pelo final tbm
    TD a ironia q Chico coloca, me faz pensar q o cara estava Mto Mto mto indignado com a vida
    A concessão pra sorrir..
    Mas posso estar enganado..só uma visão q tenho
    E parabéns pela análise
    Eu n tenho maturidade para Franciscoo Buarque de Holanda
    Esse homen é um gênio
    Me emociono a cada vez q ouço

    • @reactclassico1894
      @reactclassico1894  3 года назад +1

      Salve Brendon, como sempre digo, essa música é tão complexa e perfeita que é possível ter várias interpretações (claro, partindo da ideia central, que é o trabalhador e sua vida cotidiana). Eu não vejo sua visão como errada, mas na minha visão foi um acidente pelo fato da frase "e tropeçou no céu como se fosse um bêbado". Mas a sua visão de que tudo que ele fez já parecia saber previamente que seria sua última vez faz sentido também. Entretanto a música não é em primeira pessoa e sim em terceira, se fosse em primeira pessoa eu acharia que foi suicídio também.

    • @brendontavares3452
      @brendontavares3452 3 года назад

      @@reactclassico1894 ahhh verdade, n me atentei a isso
      Interessante, irei refletir mais sobre isso
      Que obra de arte né
      Mas enfim
      Parabéns irmão
      Ganhou um novo inscrito 👏👏