Exercício 03: Círculo de Mohr - COMPLETO - Estado Plano de Tensões

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024
  • Este vídeo descreve a formulação e o processo construtivo do círculo de Mohr para EPT que é uma técnica gráfica para determinar tensões principais, tensão de cisalhamento máxima e os respectivos planos. O exercício utilizado foi adaptado do livro de Mecânica dos Materiais do Beer & Jonhston - Capítulo 7.
    Palavras-chave: Mecânica dos Sólidos, Resistência dos Materiais, Estado Plano de Tensões (EPT), Esforços internos solicitantes (EIS), Tensões principais e tensão de cisalhamento máxima, círculo de Mohr. Materiais Dúcteis. Materiais Frágeis. Critério de resistência. Tensão equivalente de von Mises.

Комментарии • 30

  • @Futuro.Eng.Mecânico
    @Futuro.Eng.Mecânico 27 дней назад +1

    Muito boa aula! Parabéns...

  • @luanaprado9302
    @luanaprado9302 3 месяца назад +2

    Aula muito boa!

  • @otaviovalle1239
    @otaviovalle1239 5 месяцев назад +1

    Excelente aula!! está tirando todas as minhas dúvidas

  • @LariSanyl
    @LariSanyl 2 года назад +4

    Excelente aula, professor. Parabéns!!

  • @alexlucaslp
    @alexlucaslp 2 года назад +1

    Excelente! Aula que vale a pena ver mais vezes..obg!!!

  • @julianeassis2421
    @julianeassis2421 2 года назад +1

    Você explica muito bem! Mto obrigada

  • @lucianamighetti9309
    @lucianamighetti9309 2 года назад +2

    Muito bem explicado e um resumão incrível sobre o círculo de Mohr

  • @jaderrangel5415
    @jaderrangel5415 2 года назад +1

    Parabéns, pela excelente aula!

  • @CharleCorreiadaSilva-dy7gb
    @CharleCorreiadaSilva-dy7gb 5 месяцев назад +1

    Ótima aula. @MauricioCarvalho tem aulas de sobre o Hexágono de Tresca e Elipse de Von Mises? E, também sobre Estado Triplo de Tensões?

    • @MauricioCarvalho
      @MauricioCarvalho  5 месяцев назад +2

      Não tenho muita coisa... dá uma olhada nas questões que eu resolvi do ENADE que talvez te ajude um pouco.... ruclips.net/video/Uq-JQZLgve0/видео.html

    • @CharleCorreiadaSilva-dy7gb
      @CharleCorreiadaSilva-dy7gb 5 месяцев назад

      @@MauricioCarvalho entendido. Irei verificar a aula. Obrigado.

  • @cristiano6285
    @cristiano6285 9 месяцев назад +1

    Ótimo vídeo, muito obrigado.. Seu canal é um dos melhores sobre o tema. Mas vou deixar o feedback pq acho q sempre é valido.. de 7' a 9' vc estuprou a matemática para explicar como Mohr chegou a sua conclusão do círculo. Mas as fórmulas no final batem. Obrigado mais uma vez.. Seus vídeos ajudam muito, mas muito mesmo!! Obrigado.

    • @cristiano6285
      @cristiano6285 9 месяцев назад +1

      Achei interessante esse método do polo q vc fez.. Fui fazer umas comparações mas ao que parece ele carrega um erro relativo de 9,2% para mais com relação ao método do MOHR no Beer em mecânica dos materiais no cap 7...método tradicional q acha 2teta p pelo arc tg(cisalhamento/tensão normal em x ou em y)... Ao meu ver esse método do polo sempre pega o cisalhamento como cateto oposto igual ao método tradicional, mas o cateto adjacente do método do polo é o lado oposto da corda q cisalhamento forma com a circunferência q vai variar sempre proporcionalmente com um erro relativo de 9,2% pq quando diminuir o cateto oposto vai aumentar o cateto adjacente proporcionalmente..Eu ainda não fiz uma comparação com a variação na tangente, mas creio q seja isso! oq o senhor acha??

    • @MauricioCarvalho
      @MauricioCarvalho  7 месяцев назад

      Valeu!

  • @arthuresse2990
    @arthuresse2990 Год назад +1

    Salve, Maurício. Eu gostaria de tentar tirar uma dúvida contigo, a parte "braçal" que é achar a tensão de cisalhamento máximo e as tensões normais principais, tanto por equação, ou por círculo de Mohr eu estou indo bem. Porém estou com dificuldade em compreender algumas coisas.
    O que são essas rotações que fazem no elemento do estado plano de tensões?
    E qual motivo de fazerem essas rotações?
    Fisicamente o que está acontecendo?

    • @arthuresse2990
      @arthuresse2990 Год назад +1

      Quando estudamos cargas combinadas, acredito que eu consegui entender como as diversas forças e momentos agem em distintos pontos. Alguns tem cisalhamento, outros não... E assim vamos para o estado plano de tensões que e é a representação do que essas forças e momentos atuando no elemento. Porém eu não consegui ainda entender esse próximo conteúdo das transformações, o porque e a finalidade. Eu vejo diversos vídeos, mas todas eu sinto que falta algo, eu percebo que se tem muito o como fazer mas não o porque tá sendo feito.

    • @MauricioCarvalho
      @MauricioCarvalho  Год назад +1

      Arthur, as tensões que você encontra a partir dos Esforços (N, V, T e M) normalmente não estão alinhadas com as tensões principais (que são tensões máxima e mínima, que a gente chama de Sigma 1 e de Sigma 2). A tensão Sigma 1 é responsável por começar uma trinca no material e a trinca começa perpendicular a essa tensão. Por isso, eu descubro o valor da tensão e também o ângulo dela... pois a trinca que aparecer no material, vai ser perpendicular a ela... Vou mandar um outro vídeo aqui pra ver se ajuda... 1) ruclips.net/video/N3XMqdT-1v0/видео.html
      2) ruclips.net/video/hIfB-ZOM2cQ/видео.html

  • @julianquezada
    @julianquezada 2 года назад +4

    7:00 elevou cada parcela ao quadrado. Elevou ambos lados ao quadrado. Faltou o doble produto dos elementos do lado direito. Como são iguais e de sinais diferentes ao somar as igualdades, posteriormente, se anula.

  • @ericcaetano975
    @ericcaetano975 3 года назад +1

    Olá professor. Poderia me passar a referência da primeira fórmula da tensao equivalente de Von Mises? A que relaciona a tensao atuante com o cisalhamento multiplicado por 3. Procurei no Hibbeler e no Beer e ambos só apresentam a segunda que relaciona as tensões principais. Obrigado e parabéns novamente pela didática.

    • @MauricioCarvalho
      @MauricioCarvalho  3 года назад +2

      Fala Eric! Realmente não aparece... mas, ela está disfarçada... pega essa segunda equação e substitui as equações de sigma 1 e de sigma 2 que usamos no vídeo... só que deve considerar sigma y igual a zero... desenvolvendo um pouquinho, chegamos na equação mais simples... se precisar de ajuda para entender melhor, me avise...

  • @flaviooliveira3480
    @flaviooliveira3480 3 года назад +1

    👏👏👏👏👏