No futuro, daqui vinte ou mais anos, é que veremos o resultado disso. Pessoas sem direito a aposentadoria, sem FGTS, sem nenhuma garantia relativo ao trabalho prestado, e com atendimento de saúde precarizado. Hoje, o lucro é todo repassado aos prestadores (produtores e entregadores) e nada, ou muito pouco é repassado ao Estado, que, depois será obrigado a prestar atendimento a quem nunca contribuiu, obviamente, quebrando a banca, ou terão que aumentar impostos.E quem vai pagar esta conta não é o Ifood, UBER, etc.. Estes já embolsam todos o lucro e já estarão em outras paragens. Quem vai pagar a conta seremos nós, os contribuintes e os ditos intermediários (entregadores, motoristas, e todos os terceirizados). Sou a favor da tal Economia Compartilhada, desde que com as contribuições devidas de cada um e com as garantias de direito preservadas.
O futuro vai ser ferrado. Não pelo motivo apontado, mas sim, pq nosso governo/estado é altamente ineficiente e retrógrado. Só tem uma galera fazendo Uber, por causa de uma crise exclusivamente gerada por decisões políticas erradas e por termos leis ridículas de empregabilidade, que só dificultam a vida do trabalhador
O estado nunca liga pra você onde está o meu direito de querer produzir mais ou menos o estado só que nois salvar mas isso apenas disfarça a ânsia por nois dominar
Um aplicativo de motoboy, a RAPPI, uma época queria forçar a gente trabalhar no fim de semana. Que autonomia é essa? Não por acaso já estão perdendo vários processos trabalhistas.
Uber gênio quem criou..o cara roda no próprio carro..as vezes s segurança.. riscos..etc..e com esse combustível alto..só Jesus..o dono só lucrando com a porcentagem em cima de tudo isso..👍
sou funcionário CLT mas, tenho ciência que em um futuro próximo o caminho será oposto. preferia receber um pouco mais sem garantias pois, saberia aonde investir meu dinheiro.
Como você vai receber mais sem garantias trabalhistas? Brasileiro é foda... Empregado que não sabe diferenciar direitos trabalhistas de previdenciários, empresários desleixados que não conseguem administrar seu próprio empreendimento ou prestar deveres mínimos, um povo altamente ignorante que merece os políticos que tem.
Sou supervisor em uma empresa e sou MEI. Ganho limpo 5 mil + comissão variável + ajuda de custos. Pago 60 pila de taxa para MEI, com direito a aposentadoria de salário mínimo. Obviamente, invisto boa parte do meu salário (quase a metade) para longo prazo. Me fizeram contra-proposta em empresa concorrente, na categoria de CLT. Salário de 3k. Nem a pau que troco!!
@@JoaoLuiz-cm5mc Irmão, CLT sempre terá salário líquido menor, em mesma função, que um PJ. Pq vc acha que advogados, médicos e artistas da globo são tudo PJ?
@@saviosilva5318 E como diabos a outra empresa saberia do meu salário? Vc acha que a empresa concorrente ligou para meu chefe perguntando quanto eu ganho, pois eles gostariam de me oferecer proposta melhor? Eu mesmo liguei para um vendedor ontem, oferecendo uma proposta para ele entrar em minha equipe, mas o cara já ganha mais do que eu poderia oferecer. E digo mais.. passei em um processo seletivo de uma multinacional. Proposta realmente atrativa. CLT com vários benefícios. O salário mensal seria menor (me ofereceram 4 mil, antes dos descontos), mas ao somar o 13º + PPR, ficaria uma remuneração levemente maior ao considerar o ano inteiro. Recusei, pois a diferença salarial não seria tão grande e a cobrança (estresse) que eu teria seria muito maior. Além do fato de que a proposta era para ser vendedor (hoje sou supervisor). Prefiro ser cabeça da sardinha do que rabo da baleia. E deixo um certo desabafo: fiquei mais de ano f0did0... fazendo uber e sem perspectiva alguma de trabalho. É muito difícil conseguir o primeiro emprego, mas depois de conseguir e fazer um bom trabalho, começou a chover propostas. Faz pouco mais de ano que mudei de vida e já recebi inúmeras propostas (mais de 10 em pouco mais de 1 ano). É foda, bixo...
Uber salvou o Brasileiro. Em 2020 foi a segunda empresa que mais empregou no país. Em plena crise e desemprego, Uber salvou muita gente Tenho graduação e fiz Uber por 8 meses, até encontrar oportunidade melhor. Uber deve ser visto como algo passageiro/temporário.
Uber não gera emprego. Pois para gerar emprego precisa existir um vinculo trabalhista, e isso nos app não existe. Elexperimenta se acidentar, rapidinho tua conta é bloqueada e outro entra no seu lugar. E claro, o app não vai te dar um real sequer. E se você entrar na justiça vai perder, pois você aceitou os termos que eles colocam no começo
@@saviosilva5318 Fala isso para o cara que faz uber/ifood para não passar fome. Emprego é aquilo na qual vc trabalha e lhe dá uma renda. A fome e a pobreza não ligam para o que rabiscos em um papel dizem. E o restante do seu comentário, em nada, responde o meu. Como falei acima, o Uber salvou MILHÕES de brasileiros e movimentou a roda da economia. Se não fosse por Uber e empresas equivalentes, o país estaria em um caos muito maior do que já está.
@@Parcian- Amore esse é exatamente o ponto. Que porra é essa de sociedade que obriga uma pessoa a se submeter a condições BIZARRAS de trabalho pra não passar fome? NÃO ERA PRA ACONTECER ISSO. Estamos REGREDINDO.
@@2witzrs Vc coloca a carroça na frente dos bois. Não houve nenhuma imposição da sociedade. Vivemos em uma crise econômica, desde 2014, causada exclusivamente por péssimas decisões políticas. E num país onde contratar um funcionário é extremamente caro e com péssima segurança jurídica e empreender é pior ainda, o resultado não poderia ser diferente: 14 milhões de desempregados. Como escapar disso? Aplicativos como Uber e Ifood.
@@Parcian- isso não muda o fato de que é um subemprego sem direitos e que explora o trabalhador. E 90 por cento foram com a promessa de ganho alto, largando inclusive seus empregos formais porque iriam "ganhar" mais. De fato, alguns por um tempo ganharam, mas quem entrou do hipe, ta pagando para trabalhar. Agora ninguem ta ganhando bem, e com a entrada de ainda mais pessoa, o ganho tende a ficar menor. Fatos incontestaveis, aplicativos hoje não se comparam com antes. Quem não tem outra opção recorre a eles, mas sabendo do risco que existe
É uma discussão complicada dado nosso histórico de garantias trabalhistas, eu também concordo que a carga tributária e as leis são enormes e ultrapassadas respectivamente. Tem também a questão da pessoa se sujeitar a fazer o serviço por um valor "menor" do que o "justo" (cobrir custos+remuneração). Mais uma vez é uma questão de desigualdade social em nosso país. Vale o debate.
Já trabalhei como CLT por cinco anos e a quinze anos trabalho por conta própria. No começo tive medo de ir para informalidade mas hoje vejo que é a melhor e mais lucrativa forma de trabalhar. Já tive dia que ganhei mais do que eu ganhava em uma quinzena quando eu era CLT. Viva o empreendedorismo.
O problema que o algoritmo e a empresa dona, pode mudar o algoritmo a hora que quiser. Por exemplo numa hora você pode escolher o bairro que quer trabalhar. Mas se a Uber amanhã quiser te obrigar ir fazer corridas numa favela que vc passa longe, ela consegue! Aí você já está acostumado aquela fonte de renda e você não consegue sair. O mesmo acontece e pior com os motoboys. Mas ao mesmo tempo falta noção de risco pra muito motoboy. Aceitam trabalhar por pouco, no caso $35 por noite. E com moto de leilão que pode ser apreendida a qualquer momento. Motoboys nos grupos chamam esses caras de "mortos de fome". Logo a moto estraga e eles vem nos grupos desesperados falando ", pô me ajuda com 10 reais na vaquinha minha moto estragou vai ficar $1000,00 pra arrumar e eu não tenho dinheiro e tenho família pra sustentar" E esse problema não tem só haver com os aplicativos. Pizzarias e restaurante normalmente não assinam carteira de motoboy, pagam justamente por noite e entrega mesmo antes dos aplicativos chegarem.
Ir contra a Uberização é ir contra um movimento natural, a uma opção empreendedora, vai quem quer, se não quer não vai, mas esquerdista detesta liberdade ... ficam revoltados quando o estado é afastado, são retrógrados e doentes na construção de narrativas que e desmontam aquilo que liberta. Motorista de Uber ou entregador, precisam se planejar, se organizar como um empreendedor, microempresário e agir de forma a construir um futuro ... é muito bom e educativo para se tornar um empreendedor.
A justiça do trabalho do Brasil é um lixo. Você não pode trabalhar do jeito que quiser com uma rotina flexível entre você e o empregador, parte do seu salário paga sindicalista que não serve pra nada, Você tem o "direito" obrigatório de por parte do seu dinheiro em um fundo que rende menos que a poupança, onde você não pode usar na hora que você precisar, fora que se um Fernando Collor da vida chegar e quiser aplicar um golpe e reter esse dinheiro, o trabalhador que se lasca. Outra coisa que vale ressaltar é que a CLT foi implantada numa ditadura fascista e é derivada da carta de trabalho da ditadura fascista italiana de Mussolini. As pessoas se orgulham de dizer que possuem tantos "direitos", mas o que vale ter tantos "direitos" aos trabalhadores, se não há emprego? Se qualquer ideia ou empresa tem que se submeter a uma série de impostos e burocracias como essas? E ainda tem pessoas que chamam isso de precarização. Precarização é em pleno século 21, você querer criar estatal de entrega de comida ou de prestação de serviços, precarização é você querer regular e taxar ideias inovadoras. Pergunte a um entregador ou um motorista de aplicativo se está feliz com o trabalho dele. A maior parte dos países desenvolvidos, com condições de vida melhores , possuem menos burocracias e obrigações como no Brasil. Você não vê ninguém vindo para o Brasil para trabalhar pelo fato de termos tantos "direitos", na verdade o que acontece é o contrário.
Comentário excelente. Muitos se iludem com essa cultura de "meus direitos". O negócio é grana na conta-bancária, pois na hora do sufoco é o "faz-me-rir" que resolve o problema.
É exatamente issoooo q penso tomam direito do empregador e do empregado, aumentando o desemprego e qual a alternativa para os trabalhadores? O trabalho informal
Tinha uma época em que o sujeito com reserva de mercado sustentava a família e o carro. Chama-se táxi se não me engano. Aí veio a modernidade, o uber, o ifood, o bolo de copo e o bombom trufado, enfim... O empreendedorismo! Acredito que estamos melhor como pessoas e como país hoje. Viva o Brasil! Selva! 🇮🇱🇺🇸
O vídeo justamente fala sobre precarização de trabalho e você me fala isso? Trabalhar como entregador de iFood, motorista de Uber e partir pra vendas em sinais é bom onde cara? As pessoas no mundo REAL não sabem nem se vão conseguir pagar um aluguel e comer com um salário mínimo de 1300, faz as contas. Na vida real grande parte das pessoas não recebem nem um salário mínimo trabalhando em condições dignas justamente pela precarização do trabalho. Não estamos melhores, pelo contrário, a situação vai piorar com os anos
Olha esse negocio de aplicativo é muito bom pro aplicativo e pro passageiro porque o motorista não , justamente o contrário eu já trabalhei e conheço muitos motoristas de aplicativo que trabalha em média 12 horas dia sem hora pra descansar sem folga , e você tira um dinheiro razoável porém os custos são todos seus combustível a preço de ouro manutenção do veículo fora punições abusivas do aplicativo , exemplo o passageiro caso real aconteceu com o meu vizinho o passageiro além de dar um calote não pagou ainda agrediu ele , e o passageiro reclamou no aplicativo que o o motorista foi isso aquilo outro , ele o motorista foi expulso e não tem como se defender pois é negado pelo aplicativo aí perdeu o carro pois tinha comprado com intuito de trabalhar com isso aí hoje ele está devendo um valor alto está sem o carro sem trabalhar e não tem nada a receber de nada ... Eu concordo que aplicativo é bom sim e muita gente tem renda com isso porém deve ter algum tipo de proteção ao motorista ou motoboy pois Ifood por exemplo te dá 4 minutos pra você chegar no endereço do restaurante aí você chega em 5 perdi a corrida fica bloqueado e ainda tem prejuízo com o tempo que você gastou pra ir até lá , e quando fazer chegar no cliente e o aplicativo diz que você cometeu uma infração não te diz qual e te bloqueou enfim precisa de algum de proteção ao motorista pois ele está dirigindo por horas e dias pra viver não se matar .
Posso falar que quem problematiza a questão dizendo que a uberização é um problema não sabe o que fala, geralmente são playboys que tiveram tudo na vida e não sabe o que é trabalhar (ou ñ conhece nenhum trabalhador) de uber. 1.Explique p/ mim como uma pessoa que ganha de 4x à 6x um salário mínimo e trabalha qnd quiser é explorada? Ué ela ñ ganha mais q o mínimo q é estipulado p/ CLT? 2. Se o Uber é tão ruim pq ngm vai p/ outros apps do mesmo seguimento? AH não, pera! Já tem: 99, Cabify, Indriver e outros...às vezes a 99 faz promoções que fica apenas com 12% da corrida, me diga que isso é exploração? Inclusive elas competem entre si p/ pegar os motoristas. 3. Se é exploração (ganhando mais q a CLT e trabalhando qnd quiser), pq a pessoa se dispõe a isso? (ñ aceito vc dizer q pq a pessoa ñ tem outra opção pq vejo desde policiais q poderiam fazer bico de segurança até pessoas de escritório, fotógrafos, donos de casas de aluguel). Depois de responder todos os pontos se pergunte quantos motoristas de app vc conhece? Eu tenho vários amigos de app e inclusive estou indo trabalhar nos EUA fazendo isso muito provavelmente ganhando mais
Ué, mas então o produto passa a ser o trabalhador? Isso é algum tipo de terceirização meia tigela ou o que? Ganha muito se trabalhar muito, justo. Mas se tú quer ser apenas mais um peão para os grandes... Problema teu
@@gabrielnazareno2743 Vc tem que entender que muita gente prefere ter a autonomia que um motorista de Uber tem do que um chefe te enchendo o saco 44h/semana pra te pagar 1500 final do mês
Pq as pessoas acham que os direitos trabalhistas são bancados pelo patrão e não pela diminuição da remuneração do trabalhador? Pq as pessoas acham que a remuneração por hora de trabalho em sistemas uberizados são inferiores a grande maioria do trabalhos CLT?
- São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná; - Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Paraíba; Os primeiros 5 estados são os que mais tem trabalho formal. Os outros 5 estados são os que mais tem trabalho informal. O resto é narrativa. Trabalho informal é muito inferior ao trabalho formal.
FGTS é bom pra banqueiros q ganha juros em cima desse dinheiro 💸 décimo..q se passa um ano pra gente receber...ou seja somos contentados c muito pouco..😔
Eu vejo muito dos dois lados, ao mesmo tempo que o trabalhador tem mais autonomia por poder escolher sua carga horária e etc, o seu trabalho fica cada vez mais precarizado.
Quando você vê a lista dos estados com mais trabalho formal e os com menos trabalho informal sua dúvida acaba. Trabalho formal é muito superior para a sociedade.
Melhor o trabalho informal do que não ter trabalho. Excesso de impostos e burocracia impedem criação de empregos. Não dá pra resolver problema econômico na canetada, como pensam certos órgãos governamentais que ficam condenando e ou multando empresas. O governo só faz é atrapalhar pois é a raiz do problema. Deixar livre o mercado par que se regule normalmente é a solução.
Trabalhar por produção e receber apenas naquilo que se executa leva o pagador reduzir os dias de trabalho e a intensidade de tarefas ao máximo. Ou seja. Trabalha se (por exemplo) 3 vezes por semana com tarefas para ser executado por 5 profissionais e no final e pago pelos 3 dias, somente sem direito há nada e muitas vezes (meu caso!). Local de trabalho sem banheiro, sem nada e pior ainda! Outras pessoas trabalhando juntas e totalmente alienadas. Com medo de perder o que as tarefas. No final ganha-se muito pouco. Trabalha-se a ponto do um esgotamento atroz e as pessoas envolvidas, totalmente doentes.
Desculpa.. vcs tem razão.. mas quem não tem emprego é saída... mas se não existisse, qual emprego teriam? Meu tio era dono de uma frota de táxi... era um absurdo a diária... mas uberizacao é uma saída pra quem tá passando fome.. pois não existe nenhum benefício pra quem está sem emprego.
"Serviço" de aplicativo é trabalho análogo à escravidão moderna sem encargos ou direitos trabalhistas, um ótimo negócio para as plataformas e usuários . Se você está nessa e se acha empreendedor lamento dizer que está sendo enganado, é uma total precarização e exploração.
As pessoas costumam reduzir tudo ao cálculo do dinheiro. Sabe quando uma mulher fica grávida? Sabe quem é que garante que ela simplesmente não será descartada como uma fonte de prejuízo? O ESTADO! Sabe quando um homem se acidenta no trabalho e precisa ser socorrido? Sabe quem garante que ele seja devidamente amparado? O ESTADO! Sabe quando a idade chega e o homem simples precisa se aposentar por idade porque já não tem mais forças para trabalhar? Quem garante seu sustento? O ESTADO! Quando você tira a Seguridade Social e a Lei trabalhista da jogada, vc precisa torcer pra você nunca precisar de nada e ser um imortal com saúde eterna! Se há um acidente de moto de um entregador de iFood. O que o iFood faz? Ele diz pro motoqueiro : foda-se! e passa a corrida pro próximo! Mas o motoqueiro ganha DINHEIRO e "dinheiro compra tudo" não é mesmo?... Essa afirmação só faria sentido se o motoqueiro do iFood ganhasse bem. Mas vai lá ver os boletos do entregador e vai ver quanto ele ganha, quanto ele deve e a condição de vida dele. Ah, mas se não tivesse isso ele passaria fome! Respondo dizendo: Mas quem disse que eu estou defendendo o fim do trabalho de entrega delivery? Estou defendendo melhores condições de trabalho para essas pessoas. E o canal Politize chama os aplicativos de entrega de "economia compartilhada" e faz isso de forma bem alegre, por outro lado, chama quem defende melhores condições de trabalho de "tem um pessoal aí que é contra a economia compartilhada"... ai ai... video 100% enviesado.
então a gente tem que cuidar de pessoas que não pensam em seu futuro e pagar as contas deles pq sim? ai todo mundo recebe menos e vira um ciclo de pessoas dependentes do estado salvador
@@joauuuuu2392 então quer dizer que uma mãe solteira que ganha 1800 reais por mês como caixa de supermercado, vivendo em São Paulo com 2 filhos pra criar, o ex-marido sumiu.. e o que ela ganha da pra moradia ruim e não dá nem pra comer direito.. e aí vc vai ver.. a pessoa trabalha sem parar, mas a remuneração é uma merda.. isso "mostra" que ela não se esforçou o suficiente? isso mostra que ela "não pensou no futuro"? (obs: essa figura ilustrativa é um retrato dessa nação).
Fontes: teu cu. Existe todo um sistema que vai dos sindicatos à uma justiça especializada, mas claro o incompetente tem plena noção do que é melhor para o empregado com base em livrinhos de ideologia política.
Liberdade, meu caro. A justiça do trabalho do Brasil é um lixo. Você é obrigado a por parte do seu dinheiro em um fundo que rende menos que a poupança, onde você não pode usar na hora que você precisar, fora que se um Fernando Collor da vida chegar e quiser aplicar um golpe e reter esse dinheiro, o trabalhador que se lasca. Outra coisa que vale ressaltar é que a CLT foi implantada numa ditadura fascista e é derivada da carta de trabalho da ditadura fascista italiana de Mussolini.
Você chama de precarização do trabalho algo que causa desemprego e, consequentemente, miséria. Parabéns, você vive em uma bolha de informação esquerdista e provavelmente nunca leu livros como "As seis lições". Leia livros de todos os tipos e ideologias para desenvolver o senso crítico , questione e passe para frente o aprendizado!
@Rodrigo olha a realidade que você defende: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/08/14/interna-brasil,777032/miseria-extrema-no-pais-cresce-e-atinge-13-2-milhoes-de-brasileiros.shtml Questione e estude. mises.org/ Bom dia!
Precarização pura! O argumento é simples: Se o trabalhador nestes "regimes" trabalhasse a mesma carga horária de que um celetista ele ganharia mais, menos ou a mesma coisa? A resposta é óbvia né? Se houvesse a expectativa - e digo expectativa, não certeza - de que ele ganharia mais, a discussão faria sentido em ao menos continuar. O argumento de quem defende esta modalidade baseado no "desemprego" é risível e rasteira. O Estado deve criar as condições necessárias de oferta e demanda, pois se depender do Mercado pode ter certeza, o empregado será explorado.
Fonte: Minha cabeça. Vai ler livros de economia antes de escrever bobagem. O triste é saber que mais pessoas que não entendem vão ler o que você escreveu, e por parecer fazer sentido, mais pessoas vão aderir a sua ideia que não tem nada a ver.
@@ricardosouza9230 Patético. Não sabe argumentar, faz ofensas gratuitas e quer se passar pelo "sapiente" dos comentários. Fonte para quê? Estou comentando com fatos, Seu Pateta? Fiz uma afirmação baseado no senso comum ("O Estado deve criar as condições necessárias de oferta e demanda...) se quer contra-argumentar o dever é seu, não meu. Que sujeito ridículo!
Trabalho informal é o futuro . quem ai nap lembra de 2006 milhoes de pessoas desempregadas em sao paulo gente passando ate fome hj em dia quem nao trabalha em sp é pq nao quer gracas a esses app .
São Paulo é literalmente o estado do país com mais trabalho formal (58%). Se você usasse o Maranhão como exemplo positivo, que tem 20% da sua mão de obra formalizada, talvez você tivesse razão.
Fica mais caro ir trabalhar, e estamos cedendo direito do vale transporte ...é OPCIONAL ou não presidente Lula ... descontar ICMS para empresas que pagam VT VR é uma ótima saída e estímulo 🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🐿️🐿️🐿️🐿️🐿️🐿️
Aplicativos podem até não gerar emprego, mas geram trabalho. Se você tem trabalho você tem renda. Se você tem renda, você tem liberdade, tem economias, tem plano de saúde, tem previdência privada. Não precisa viver sob o guarda-chuvas do Estado. Afinal, o Estado é incompetente. Ele existe pra, com o dinheiro dos contribuintes, financiar burocratas e bandidos de colarinho branco que se disfarçam de defensores dos interesses da sociedade mas que na verdade são defensores dos próprios interesses.
@@DionisoBaco. Essa não é a realidade, se você fosse minimamente honesto e pegasse alguns Ubers por aí e conversasse com os motoristas, saberia muito bem que ninguém chega nem perto de "24 horas de trabalho" Qual é o problema em aceitar a realidade como ela é? Nossa CLT está ultrapassada há DÉCADAS, isso precisa ser revisto urgentemente.
A grande questão não está em decidir se eu ou você aceitaria trabalhar como uber/entregador, mas sim em decidir se ele vai poder ter essa opção ou não. Se a pessoa, por enquanto, não encontra outra saída, ou simplesmente quer uma renda extra, e voluntariamente escolhe fazer esse tipo de bico, a decisão é dela. Não cabe a nenhum outro decidir se o cara pode trabalhar além dele mesmo, pq a vida é dele. Se burocratas do Estado proibem esse trabalho, inviabilizando a continuidade dele com leis, não precisa explicar pra mim ou pra vc que não depende dessa renda, mas sim pro proprio entregador/motorista. O que realmente importa não são as intenções, mas sim os resultados. A intenção de melhorar a vida das pessoas na canetada, gerando riqueza do nada, pode até ser boa, só que sabemos que nunca funcionou e nem vai, por que a realidade não segue a caneta, mas a caneta que tenta seguir a realidade.
Pena que a realidade refuta seu pensamento. Vai lá olhar a lista dos estados com mais trabalho formal e os com menos trabalho formal para ter uma surpresinha.
@@lugarespecialcara esse argumento é muito vago pra ter relevância, quem disse que esses estados serem mais desenvolvidos se deve a terem mais empregos formais?
@@pedrocartaxo3355 A própria direita ué. Zema não usou esse dado? Então esse dado que vale. Marçal não usa a carteira da CLT como símbolo? Então é o que vale.
"Sem garantia" Essa garantia é feita com o fato da uber perder suas relações se não cumprir o acordo que foi proposto. Isso servirá pra qualquer emprego, se o empregador não te paga, ele vai ter problemas no futuro pela perca de vínculos. Afinal as pessoas vão evitar se vincular com pessoas que não cumpre os acordos ou que oferece algo que não vale a pena.
A uber já não tem lucro, se ela fizer algo desagradável, as pessoas simplesmente vão parar de usar ela e vão migrar para empresas melhores e se isso acontecer, ela vai falir.
Joguem a CLT no lixo! Não quero que o estado ''cuide de mim", eu sei me virar; o que eu quero mesmo é que ele não me atrapalhe. Viva ao trabalho livre!!!!!!
@@DionisoBaco. Não existe escravidão voluntária, jovem amigo revolucionário socialista. Quem não gostar de onde está trabalhando ainda pode ir embora e buscar outro.
@@pablobomgiorno8273 A única realidade que eu sei é que 90% da população brasileira não ganha nem 3 salários, e se você ganha mais que isso, já faz parte dos 10% mais ricos, de tamanho que é a desigualdade, que no Brasil só perde para o Qatar. Isso é a realidade, o resto é IDEALISMO. Ciao, Pablo Piccolomini.
@@josecaronezi5933 Do jeito que fala, parece ser tudo muito fácil, não é mesmo? Nem conta os inúmeros abusos que muitos empregados sofrem, e o quanto muitos patrões se aproveitam.
"Não existe um mal trabalho, o mal é ter que trabalhar."
- Seu madruga
KJKKKKKBOY
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu repertório vai ser esse
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
No futuro, daqui vinte ou mais anos, é que veremos o resultado disso. Pessoas sem direito a aposentadoria, sem FGTS, sem nenhuma garantia relativo ao trabalho prestado, e com atendimento de saúde precarizado. Hoje, o lucro é todo repassado aos prestadores (produtores e entregadores) e nada, ou muito pouco é repassado ao Estado, que, depois será obrigado a prestar atendimento a quem nunca contribuiu, obviamente, quebrando a banca, ou terão que aumentar impostos.E quem vai pagar esta conta não é o Ifood, UBER, etc.. Estes já embolsam todos o lucro e já estarão em outras paragens. Quem vai pagar a conta seremos nós, os contribuintes e os ditos intermediários (entregadores, motoristas, e todos os terceirizados). Sou a favor da tal Economia Compartilhada, desde que com as contribuições devidas de cada um e com as garantias de direito preservadas.
otario é quem paga imposto, e o inss é um esquema de piramide insustentável
O futuro vai ser ferrado. Não pelo motivo apontado, mas sim, pq nosso governo/estado é altamente ineficiente e retrógrado. Só tem uma galera fazendo Uber, por causa de uma crise exclusivamente gerada por decisões políticas erradas e por termos leis ridículas de empregabilidade, que só dificultam a vida do trabalhador
O estado nunca liga pra você onde está o meu direito de querer produzir mais ou menos o estado só que nois salvar mas isso apenas disfarça a ânsia por nois dominar
Alternativa é virar mei
@@kelvinvianna7403
Ao menos, os ricos deveriam pagar impostos.
Ajudou na redação!
Um aplicativo de motoboy, a RAPPI, uma época queria forçar a gente trabalhar no fim de semana.
Que autonomia é essa?
Não por acaso já estão perdendo vários processos trabalhistas.
A rappi é um lixo .. outras empresas são melhores
Cada caso é um caso, conversando tudo pode ser resolvido ANTES ou Depois ❤❤❤❤❤
Vídeo ótimo para entender, parabéns 😊
Uber gênio quem criou..o cara roda no próprio carro..as vezes s segurança.. riscos..etc..e com esse combustível alto..só Jesus..o dono só lucrando com a porcentagem em cima de tudo isso..👍
justamente, acha ruim? crie um concorrente do Uber e usufrua do mesmo beneficio.
O conceito de capitalismo é isso, trabalhamos por pouco e eles lucram muito
@@niel3719crie um app no comunismo no mesmo porte da uber,e libere corridas de graça e pagando o motorista.
Bem vindo ao todes😅
se existe mais mil que pode fazer o msm trabalho que vc ou até melhor pq receberia tanto? oferta e demanda, é natural@@niel3719
Muito bacana e didático seu trabalho!
sou funcionário CLT mas, tenho ciência que em um futuro próximo o caminho será oposto. preferia receber um pouco mais sem garantias pois, saberia aonde investir meu dinheiro.
Como você vai receber mais sem garantias trabalhistas?
Brasileiro é foda... Empregado que não sabe diferenciar direitos trabalhistas de previdenciários, empresários desleixados que não conseguem administrar seu próprio empreendimento ou prestar deveres mínimos, um povo altamente ignorante que merece os políticos que tem.
Sou supervisor em uma empresa e sou MEI. Ganho limpo 5 mil + comissão variável + ajuda de custos. Pago 60 pila de taxa para MEI, com direito a aposentadoria de salário mínimo. Obviamente, invisto boa parte do meu salário (quase a metade) para longo prazo. Me fizeram contra-proposta em empresa concorrente, na categoria de CLT. Salário de 3k. Nem a pau que troco!!
@@JoaoLuiz-cm5mc Irmão, CLT sempre terá salário líquido menor, em mesma função, que um PJ. Pq vc acha que advogados, médicos e artistas da globo são tudo PJ?
@@Parcian- se tu ganha tão brm, como ainda te fizrram propostas menores? Sabendo que teu ganho é muito superior? Isso ta muito mau contado, isso sim
@@saviosilva5318 E como diabos a outra empresa saberia do meu salário? Vc acha que a empresa concorrente ligou para meu chefe perguntando quanto eu ganho, pois eles gostariam de me oferecer proposta melhor?
Eu mesmo liguei para um vendedor ontem, oferecendo uma proposta para ele entrar em minha equipe, mas o cara já ganha mais do que eu poderia oferecer.
E digo mais.. passei em um processo seletivo de uma multinacional. Proposta realmente atrativa. CLT com vários benefícios. O salário mensal seria menor (me ofereceram 4 mil, antes dos descontos), mas ao somar o 13º + PPR, ficaria uma remuneração levemente maior ao considerar o ano inteiro. Recusei, pois a diferença salarial não seria tão grande e a cobrança (estresse) que eu teria seria muito maior. Além do fato de que a proposta era para ser vendedor (hoje sou supervisor). Prefiro ser cabeça da sardinha do que rabo da baleia.
E deixo um certo desabafo: fiquei mais de ano f0did0... fazendo uber e sem perspectiva alguma de trabalho. É muito difícil conseguir o primeiro emprego, mas depois de conseguir e fazer um bom trabalho, começou a chover propostas. Faz pouco mais de ano que mudei de vida e já recebi inúmeras propostas (mais de 10 em pouco mais de 1 ano). É foda, bixo...
Uber salvou o Brasileiro. Em 2020 foi a segunda empresa que mais empregou no país. Em plena crise e desemprego, Uber salvou muita gente
Tenho graduação e fiz Uber por 8 meses, até encontrar oportunidade melhor. Uber deve ser visto como algo passageiro/temporário.
Uber não gera emprego. Pois para gerar emprego precisa existir um vinculo trabalhista, e isso nos app não existe. Elexperimenta se acidentar, rapidinho tua conta é bloqueada e outro entra no seu lugar. E claro, o app não vai te dar um real sequer. E se você entrar na justiça vai perder, pois você aceitou os termos que eles colocam no começo
@@saviosilva5318 Fala isso para o cara que faz uber/ifood para não passar fome. Emprego é aquilo na qual vc trabalha e lhe dá uma renda. A fome e a pobreza não ligam para o que rabiscos em um papel dizem.
E o restante do seu comentário, em nada, responde o meu. Como falei acima, o Uber salvou MILHÕES de brasileiros e movimentou a roda da economia. Se não fosse por Uber e empresas equivalentes, o país estaria em um caos muito maior do que já está.
@@Parcian- Amore esse é exatamente o ponto. Que porra é essa de sociedade que obriga uma pessoa a se submeter a condições BIZARRAS de trabalho pra não passar fome? NÃO ERA PRA ACONTECER ISSO. Estamos REGREDINDO.
@@2witzrs Vc coloca a carroça na frente dos bois. Não houve nenhuma imposição da sociedade. Vivemos em uma crise econômica, desde 2014, causada exclusivamente por péssimas decisões políticas. E num país onde contratar um funcionário é extremamente caro e com péssima segurança jurídica e empreender é pior ainda, o resultado não poderia ser diferente: 14 milhões de desempregados. Como escapar disso? Aplicativos como Uber e Ifood.
@@Parcian- isso não muda o fato de que é um subemprego sem direitos e que explora o trabalhador. E 90 por cento foram com a promessa de ganho alto, largando inclusive seus empregos formais porque iriam "ganhar" mais. De fato, alguns por um tempo ganharam, mas quem entrou do hipe, ta pagando para trabalhar. Agora ninguem ta ganhando bem, e com a entrada de ainda mais pessoa, o ganho tende a ficar menor. Fatos incontestaveis, aplicativos hoje não se comparam com antes. Quem não tem outra opção recorre a eles, mas sabendo do risco que existe
Interessante!!!
É uma discussão complicada dado nosso histórico de garantias trabalhistas, eu também concordo que a carga tributária e as leis são enormes e ultrapassadas respectivamente. Tem também a questão da pessoa se sujeitar a fazer o serviço por um valor "menor" do que o "justo" (cobrir custos+remuneração). Mais uma vez é uma questão de desigualdade social em nosso país. Vale o debate.
É simplesmente um bico,nas condições de um bico..Quem precisa faz,quem não se contenta talvez possa ir atrás de mais..Melhor ter do que não ter
"Melhor do que não ter". Mds a doença.
ue kkkkk e as pessoas que escolhem trabalhar com isso exatamente pela flexibilidade e remuneração de acordo com seu esforço?@@franjinhaoficial
Desde que deixei a informalidade e conseguir trabalhar de CLT, nunca mais quero voltar para a informalidade.
Já trabalhei como CLT por cinco anos e a quinze anos trabalho por conta própria. No começo tive medo de ir para informalidade mas hoje vejo que é a melhor e mais lucrativa forma de trabalhar. Já tive dia que ganhei mais do que eu ganhava em uma quinzena quando eu era CLT. Viva o empreendedorismo.
Por mais gente seguido esse caminho amém
Ancap, logo opinião descartada.
@@_bigdipper quando não dá pra refutar o argumento se ataca o argumentador, essa prática já é clichê entre os medíocres.
@@_bigdipper Não penso, logo não existo ~Thiago
Prefiro mil vezes trabalhar de CLT.
O problema que o algoritmo e a empresa dona, pode mudar o algoritmo a hora que quiser.
Por exemplo numa hora você pode escolher o bairro que quer trabalhar.
Mas se a Uber amanhã quiser te obrigar ir fazer corridas numa favela que vc passa longe, ela consegue!
Aí você já está acostumado aquela fonte de renda e você não consegue sair.
O mesmo acontece e pior com os motoboys.
Mas ao mesmo tempo falta noção de risco pra muito motoboy.
Aceitam trabalhar por pouco, no caso $35 por noite. E com moto de leilão que pode ser apreendida a qualquer momento.
Motoboys nos grupos chamam esses caras de "mortos de fome".
Logo a moto estraga e eles vem nos grupos desesperados falando ", pô me ajuda com 10 reais na vaquinha minha moto estragou vai ficar $1000,00 pra arrumar e eu não tenho dinheiro e tenho família pra sustentar"
E esse problema não tem só haver com os aplicativos. Pizzarias e restaurante normalmente não assinam carteira de motoboy, pagam justamente por noite e entrega mesmo antes dos aplicativos chegarem.
Ir contra a Uberização é ir contra um movimento natural, a uma opção empreendedora, vai quem quer, se não quer não vai, mas esquerdista detesta liberdade ... ficam revoltados quando o estado é afastado, são retrógrados e doentes na construção de narrativas que e desmontam aquilo que liberta.
Motorista de Uber ou entregador, precisam se planejar, se organizar como um empreendedor, microempresário e agir de forma a construir um futuro ... é muito bom e educativo para se tornar um empreendedor.
A ideologia liberal emburrece. A liberdade de se foder, só se for kkkk.
A justiça do trabalho do Brasil é um lixo. Você não pode trabalhar do jeito que quiser com uma rotina flexível entre você e o empregador, parte do seu salário paga sindicalista que não serve pra nada, Você tem o "direito" obrigatório de por parte do seu dinheiro em um fundo que rende menos que a poupança, onde você não pode usar na hora que você precisar, fora que se um Fernando Collor da vida chegar e quiser aplicar um golpe e reter esse dinheiro, o trabalhador que se lasca. Outra coisa que vale ressaltar é que a CLT foi implantada numa ditadura fascista e é derivada da carta de trabalho da ditadura fascista italiana de Mussolini.
As pessoas se orgulham de dizer que possuem tantos "direitos", mas o que vale ter tantos "direitos" aos trabalhadores, se não há emprego? Se qualquer ideia ou empresa tem que se submeter a uma série de impostos e burocracias como essas?
E ainda tem pessoas que chamam isso de precarização. Precarização é em pleno século 21, você querer criar estatal de entrega de comida ou de prestação de serviços, precarização é você querer regular e taxar ideias inovadoras.
Pergunte a um entregador ou um motorista de aplicativo se está feliz com o trabalho dele.
A maior parte dos países desenvolvidos, com condições de vida melhores , possuem menos burocracias e obrigações como no Brasil. Você não vê ninguém vindo para o Brasil para trabalhar pelo fato de termos tantos "direitos", na verdade o que acontece é o contrário.
Comentário excelente. Muitos se iludem com essa cultura de "meus direitos". O negócio é grana na conta-bancária, pois na hora do sufoco é o "faz-me-rir" que resolve o problema.
É exatamente issoooo q penso tomam direito do empregador e do empregado, aumentando o desemprego e qual a alternativa para os trabalhadores? O trabalho informal
Deus abençoa!
Interessante o vídeo.
Ande com Deus!
Muito bom
excelente
Adorei a aula
Belo vídeo 🥰
comentarios como esse fazem o dia do autor do video
😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘
Tinha uma época em que o sujeito com reserva de mercado sustentava a família e o carro. Chama-se táxi se não me engano. Aí veio a modernidade, o uber, o ifood, o bolo de copo e o bombom trufado, enfim... O empreendedorismo! Acredito que estamos melhor como pessoas e como país hoje. Viva o Brasil! Selva! 🇮🇱🇺🇸
Tá zuando né!?
O vídeo justamente fala sobre precarização de trabalho e você me fala isso? Trabalhar como entregador de iFood, motorista de Uber e partir pra vendas em sinais é bom onde cara? As pessoas no mundo REAL não sabem nem se vão conseguir pagar um aluguel e comer com um salário mínimo de 1300, faz as contas. Na vida real grande parte das pessoas não recebem nem um salário mínimo trabalhando em condições dignas justamente pela precarização do trabalho. Não estamos melhores, pelo contrário, a situação vai piorar com os anos
Olha esse negocio de aplicativo é muito bom pro aplicativo e pro passageiro porque o motorista não , justamente o contrário eu já trabalhei e conheço muitos motoristas de aplicativo que trabalha em média 12 horas dia sem hora pra descansar sem folga , e você tira um dinheiro razoável porém os custos são todos seus combustível a preço de ouro manutenção do veículo fora punições abusivas do aplicativo , exemplo o passageiro caso real aconteceu com o meu vizinho o passageiro além de dar um calote não pagou ainda agrediu ele , e o passageiro reclamou no aplicativo que o o motorista foi isso aquilo outro , ele o motorista foi expulso e não tem como se defender pois é negado pelo aplicativo aí perdeu o carro pois tinha comprado com intuito de trabalhar com isso aí hoje ele está devendo um valor alto está sem o carro sem trabalhar e não tem nada a receber de nada ...
Eu concordo que aplicativo é bom sim e muita gente tem renda com isso porém deve ter algum tipo de proteção ao motorista ou motoboy pois Ifood por exemplo te dá 4 minutos pra você chegar no endereço do restaurante aí você chega em 5 perdi a corrida fica bloqueado e ainda tem prejuízo com o tempo que você gastou pra ir até lá , e quando fazer chegar no cliente e o aplicativo diz que você cometeu uma infração não te diz qual e te bloqueou enfim precisa de algum de proteção ao motorista pois ele está dirigindo por horas e dias pra viver não se matar .
Pra mim clt é ouro, tô na informalidade e é terrível
Posso falar que quem problematiza a questão dizendo que a uberização é um problema não sabe o que fala, geralmente são playboys que tiveram tudo na vida e não sabe o que é trabalhar (ou ñ conhece nenhum trabalhador) de uber.
1.Explique p/ mim como uma pessoa que ganha de 4x à 6x um salário mínimo e trabalha qnd quiser é explorada? Ué ela ñ ganha mais q o mínimo q é estipulado p/ CLT?
2. Se o Uber é tão ruim pq ngm vai p/ outros apps do mesmo seguimento? AH não, pera! Já tem: 99, Cabify, Indriver e outros...às vezes a 99 faz promoções que fica apenas com 12% da corrida, me diga que isso é exploração? Inclusive elas competem entre si p/ pegar os motoristas.
3. Se é exploração (ganhando mais q a CLT e trabalhando qnd quiser), pq a pessoa se dispõe a isso? (ñ aceito vc dizer q pq a pessoa ñ tem outra opção pq vejo desde policiais q poderiam fazer bico de segurança até pessoas de escritório, fotógrafos, donos de casas de aluguel).
Depois de responder todos os pontos se pergunte quantos motoristas de app vc conhece? Eu tenho vários amigos de app e inclusive estou indo trabalhar nos EUA fazendo isso muito provavelmente ganhando mais
Ué, mas então o produto passa a ser o trabalhador? Isso é algum tipo de terceirização meia tigela ou o que? Ganha muito se trabalhar muito, justo. Mas se tú quer ser apenas mais um peão para os grandes... Problema teu
@@gabrielnazareno2743 Vc tem que entender que muita gente prefere ter a autonomia que um motorista de Uber tem do que um chefe te enchendo o saco 44h/semana pra te pagar 1500 final do mês
você leu o que escreveu?
A dona do canal é muito bonita
Uma tetéia 😍
Um dono alugar o próprio carro particular pra fazer transporte de pessoas, se não me engano é ilegal.
Pq as pessoas acham que os direitos trabalhistas são bancados pelo patrão e não pela diminuição da remuneração do trabalhador?
Pq as pessoas acham que a remuneração por hora de trabalho em sistemas uberizados são inferiores a grande maioria do trabalhos CLT?
- São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná;
- Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Paraíba;
Os primeiros 5 estados são os que mais tem trabalho formal. Os outros 5 estados são os que mais tem trabalho informal. O resto é narrativa. Trabalho informal é muito inferior ao trabalho formal.
FGTS é bom pra banqueiros q ganha juros em cima desse dinheiro 💸 décimo..q se passa um ano pra gente receber...ou seja somos contentados c muito pouco..😔
Cara isso é pura e simples competitividade, vence o melhor .
Uber é vida, que todas as profissões sejam afetadas , para verem como é bom , afinal é barato.
👏🏻👏🏻👏🏻
Eu vejo muito dos dois lados, ao mesmo tempo que o trabalhador tem mais autonomia por poder escolher sua carga horária e etc, o seu trabalho fica cada vez mais precarizado.
Quando você vê a lista dos estados com mais trabalho formal e os com menos trabalho informal sua dúvida acaba. Trabalho formal é muito superior para a sociedade.
No caso, um motoboy seria uma uberizacão?
Olá, Celso! Sim, para muitos especialistas, o trabalho dos entregadores de aplicativo é um exemplo de uberização do trabalho 😉
Melhor o trabalho informal do que não ter trabalho. Excesso de impostos e burocracia impedem criação de empregos. Não dá pra resolver problema econômico na canetada, como pensam certos órgãos governamentais que ficam condenando e ou multando empresas. O governo só faz é atrapalhar pois é a raiz do problema. Deixar livre o mercado par que se regule normalmente é a solução.
Trabalhar por produção e receber apenas naquilo que se executa leva o pagador reduzir os dias de trabalho e a intensidade de tarefas ao máximo. Ou seja. Trabalha se (por exemplo) 3 vezes por semana com tarefas para ser executado por 5 profissionais e no final e pago pelos 3 dias, somente sem direito há nada e muitas vezes (meu caso!). Local de trabalho sem banheiro, sem nada e pior ainda! Outras pessoas trabalhando juntas e totalmente alienadas. Com medo de perder o que as tarefas. No final ganha-se muito pouco. Trabalha-se a ponto do um esgotamento atroz e as pessoas envolvidas, totalmente doentes.
Desculpa.. vcs tem razão.. mas quem não tem emprego é saída... mas se não existisse, qual emprego teriam? Meu tio era dono de uma frota de táxi... era um absurdo a diária... mas uberizacao é uma saída pra quem tá passando fome.. pois não existe nenhum benefício pra quem está sem emprego.
E no caso do acidente de trabalho como fica???
Seguro de vida
trabalho formal: diversas medidas de proteção e seguro ao trabalhador
trabalho informal: se vire
Só que a Uber lucra muito com isso. Não é só compartilhar e o motorista fica no prejuízo. Fim
Tenho 2 trabalho porcarias deses um interessante q não paga nada e 1 de app q sou prestador de serviço...
"Serviço" de aplicativo é trabalho análogo à escravidão moderna sem encargos ou direitos trabalhistas, um ótimo negócio para as plataformas e usuários . Se você está nessa e se acha empreendedor lamento dizer que está sendo enganado, é uma total precarização e exploração.
>Trabalho assalariado e agenda de trabalho organizada e executada pelo prestador do serviço.
>Trabalho análogo a escravidão.
Hahahahaha.
@@JoaoLuiz-cm5mc A Gadolandia é foda né kkk
As pessoas costumam reduzir tudo ao cálculo do dinheiro. Sabe quando uma mulher fica grávida? Sabe quem é que garante que ela simplesmente não será descartada como uma fonte de prejuízo? O ESTADO! Sabe quando um homem se acidenta no trabalho e precisa ser socorrido? Sabe quem garante que ele seja devidamente amparado? O ESTADO! Sabe quando a idade chega e o homem simples precisa se aposentar por idade porque já não tem mais forças para trabalhar? Quem garante seu sustento? O ESTADO! Quando você tira a Seguridade Social e a Lei trabalhista da jogada, vc precisa torcer pra você nunca precisar de nada e ser um imortal com saúde eterna! Se há um acidente de moto de um entregador de iFood. O que o iFood faz? Ele diz pro motoqueiro : foda-se! e passa a corrida pro próximo! Mas o motoqueiro ganha DINHEIRO e "dinheiro compra tudo" não é mesmo?... Essa afirmação só faria sentido se o motoqueiro do iFood ganhasse bem. Mas vai lá ver os boletos do entregador e vai ver quanto ele ganha, quanto ele deve e a condição de vida dele. Ah, mas se não tivesse isso ele passaria fome! Respondo dizendo: Mas quem disse que eu estou defendendo o fim do trabalho de entrega delivery? Estou defendendo melhores condições de trabalho para essas pessoas. E o canal Politize chama os aplicativos de entrega de "economia compartilhada" e faz isso de forma bem alegre, por outro lado, chama quem defende melhores condições de trabalho de "tem um pessoal aí que é contra a economia compartilhada"... ai ai... video 100% enviesado.
Informalidade é vida.
Sou informal, pago meu plano de saúde e minha previdência privada.
O estado não serve para nada, a não ser roubar o trabalhador.
então a gente tem que cuidar de pessoas que não pensam em seu futuro e pagar as contas deles pq sim? ai todo mundo recebe menos e vira um ciclo de pessoas dependentes do estado salvador
@@joauuuuu2392 então quer dizer que uma mãe solteira que ganha 1800 reais por mês como caixa de supermercado, vivendo em São Paulo com 2 filhos pra criar, o ex-marido sumiu.. e o que ela ganha da pra moradia ruim e não dá nem pra comer direito.. e aí vc vai ver.. a pessoa trabalha sem parar, mas a remuneração é uma merda.. isso "mostra" que ela não se esforçou o suficiente? isso mostra que ela "não pensou no futuro"? (obs: essa figura ilustrativa é um retrato dessa nação).
E tem uma galera que se acha patrão
A consolidação das leis do trabalho só afeta o trabalhador são leis antigas retrogradas que afeta a relação de empregado e empregador.
aHaM kkkkk vai nessa
Fontes: teu cu.
Existe todo um sistema que vai dos sindicatos à uma justiça especializada, mas claro o incompetente tem plena noção do que é melhor para o empregado com base em livrinhos de ideologia política.
claro, eu acho que a Lei Áurea também é prejudicial economia kkkk
BETONEIRA
CLT é uma vitória prós políticos que agora podem meter a mão na grana e ainda dizer que estão defendendo o trabalhador, ótimo negócio pra eles.
Sindicatos PARASITAS do seu trabalho
Ancap, logo opinião descartada.
@@_bigdipper realmente, ótimo argumento, acabou CMG.
@@eno3197 Obrigado por reconhecer minha superioridade intelectual.
Eu acharia melhor uma explicação mais ampla em relação desse conteúdo
"Infelizmente, a gente vive num país que a gente precisa trabalhar né?"
- Santa Cruz, Tico.
Precarização do trabalho
Liberdade, meu caro. A justiça do trabalho do Brasil é um lixo. Você é obrigado a por parte do seu dinheiro em um fundo que rende menos que a poupança, onde você não pode usar na hora que você precisar, fora que se um Fernando Collor da vida chegar e quiser aplicar um golpe e reter esse dinheiro, o trabalhador que se lasca. Outra coisa que vale ressaltar é que a CLT foi implantada numa ditadura fascista e é derivada da carta de trabalho da ditadura fascista italiana de Mussolini.
Você chama de precarização do trabalho algo que causa desemprego e, consequentemente, miséria. Parabéns, você vive em uma bolha de informação esquerdista e provavelmente nunca leu livros como "As seis lições".
Leia livros de todos os tipos e ideologias para desenvolver o senso crítico , questione e passe para frente o aprendizado!
@Rodrigo olha a realidade que você defende: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/08/14/interna-brasil,777032/miseria-extrema-no-pais-cresce-e-atinge-13-2-milhoes-de-brasileiros.shtml
Questione e estude. mises.org/
Bom dia!
@Rodrigo você não está bem informado no assunto. O que vc usou de base chegar nessa conclusão?
@Rodrigo eu acompanho, por isso afirmo com toda certeza que o problema do Brasil é esse socialismo que impede a geração de riqueza para os mais pobres
Essa autonomia do povo, o governo odeia
Precarização pura! O argumento é simples: Se o trabalhador nestes "regimes" trabalhasse a mesma carga horária de que um celetista ele ganharia mais, menos ou a mesma coisa? A resposta é óbvia né?
Se houvesse a expectativa - e digo expectativa, não certeza - de que ele ganharia mais, a discussão faria sentido em ao menos continuar.
O argumento de quem defende esta modalidade baseado no "desemprego" é risível e rasteira. O Estado deve criar as condições necessárias de oferta e demanda, pois se depender do Mercado pode ter certeza, o empregado será explorado.
Fonte: Minha cabeça.
Vai ler livros de economia antes de escrever bobagem.
O triste é saber que mais pessoas que não entendem vão ler o que você escreveu, e por parecer fazer sentido, mais pessoas vão aderir a sua ideia que não tem nada a ver.
@@ricardosouza9230 Patético. Não sabe argumentar, faz ofensas gratuitas e quer se passar pelo "sapiente" dos comentários.
Fonte para quê? Estou comentando com fatos, Seu Pateta?
Fiz uma afirmação baseado no senso comum ("O Estado deve criar as condições necessárias de oferta e demanda...) se quer contra-argumentar o dever é seu, não meu.
Que sujeito ridículo!
@@ricardosouza9230 kkkkk ridículo é vc sem nenhuma argumentação plausível
Explorado pelo Uber?
@@lednew463 Penso que não. Ele só mais um dos vários oportunistas que aproveitaram o momento ao seu favor para lucrar ao custo do trabalhador.
Trabalho informal é o futuro . quem ai nap lembra de 2006 milhoes de pessoas desempregadas em sao paulo gente passando ate fome hj em dia quem nao trabalha em sp é pq nao quer gracas a esses app .
São Paulo é literalmente o estado do país com mais trabalho formal (58%). Se você usasse o Maranhão como exemplo positivo, que tem 20% da sua mão de obra formalizada, talvez você tivesse razão.
Enem
Fica mais caro ir trabalhar, e estamos cedendo direito do vale transporte ...é OPCIONAL ou não presidente Lula ... descontar ICMS para empresas que pagam VT VR é uma ótima saída e estímulo 🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🕊️🐿️🐿️🐿️🐿️🐿️🐿️
Ele é a pura maldade !! confere a música " A pior das maldades humanas " Beto Adão para o Sr G E N O C I D A
Bolsonaro até 2050
@@henrickao na cadeia !!
Aplicativos podem até não gerar emprego, mas geram trabalho. Se você tem trabalho você tem renda. Se você tem renda, você tem liberdade, tem economias, tem plano de saúde, tem previdência privada. Não precisa viver sob o guarda-chuvas do Estado. Afinal, o Estado é incompetente. Ele existe pra, com o dinheiro dos contribuintes, financiar burocratas e bandidos de colarinho branco que se disfarçam de defensores dos interesses da sociedade mas que na verdade são defensores dos próprios interesses.
Competente é o UBER.
@@DionisoBaco. Competente são os Banqueiros judeus que controlam o ''Estado'' né? Globe Globe gado
@@DionisoBaco.
Sim, dão uma alternativa de trabalho muito mais flexível e com margem de salário muito maiores do que alguém que trabalhe via CLT.
@@pablobomgiorno8273
Só se a pessoa trabalhe 24 horas e tenha uma demanda muito alta, o que não é o caso da maioria.
@@DionisoBaco.
Essa não é a realidade, se você fosse minimamente honesto e pegasse alguns Ubers por aí e conversasse com os motoristas, saberia muito bem que ninguém chega nem perto de "24 horas de trabalho"
Qual é o problema em aceitar a realidade como ela é? Nossa CLT está ultrapassada há DÉCADAS, isso precisa ser revisto urgentemente.
A grande questão não está em decidir se eu ou você aceitaria trabalhar como uber/entregador, mas sim em decidir se ele vai poder ter essa opção ou não. Se a pessoa, por enquanto, não encontra outra saída, ou simplesmente quer uma renda extra, e voluntariamente escolhe fazer esse tipo de bico, a decisão é dela.
Não cabe a nenhum outro decidir se o cara pode trabalhar além dele mesmo, pq a vida é dele. Se burocratas do Estado proibem esse trabalho, inviabilizando a continuidade dele com leis, não precisa explicar pra mim ou pra vc que não depende dessa renda, mas sim pro proprio entregador/motorista.
O que realmente importa não são as intenções, mas sim os resultados. A intenção de melhorar a vida das pessoas na canetada, gerando riqueza do nada, pode até ser boa, só que sabemos que nunca funcionou e nem vai, por que a realidade não segue a caneta, mas a caneta que tenta seguir a realidade.
Deixar as pessoas sem nenhum tipo de seguro também não vai resolver a situação dela.
@@DionisoBaco. Como assim, em que sentido?
A pessoa ganhar o dinheiro que ela quer não resolve a situação dela?
Pena que a realidade refuta seu pensamento. Vai lá olhar a lista dos estados com mais trabalho formal e os com menos trabalho formal para ter uma surpresinha.
@@lugarespecialcara esse argumento é muito vago pra ter relevância, quem disse que esses estados serem mais desenvolvidos se deve a terem mais empregos formais?
@@pedrocartaxo3355 A própria direita ué. Zema não usou esse dado? Então esse dado que vale. Marçal não usa a carteira da CLT como símbolo? Então é o que vale.
Trabalho informal é ruim.
"Sem garantia" Essa garantia é feita com o fato da uber perder suas relações se não cumprir o acordo que foi proposto. Isso servirá pra qualquer emprego, se o empregador não te paga, ele vai ter problemas no futuro pela perca de vínculos. Afinal as pessoas vão evitar se vincular com pessoas que não cumpre os acordos ou que oferece algo que não vale a pena.
A uber já não tem lucro, se ela fizer algo desagradável, as pessoas simplesmente vão parar de usar ela e vão migrar para empresas melhores e se isso acontecer, ela vai falir.
Joguem a CLT no lixo! Não quero que o estado ''cuide de mim", eu sei me virar; o que eu quero mesmo é que ele não me atrapalhe. Viva ao trabalho livre!!!!!!
Aí a escravidão por rolar livre e solta.
@@DionisoBaco. Não existe escravidão voluntária, jovem amigo revolucionário socialista. Quem não gostar de onde está trabalhando ainda pode ir embora e buscar outro.
@@DionisoBaco.
Já passou da idade de pagar de revolucionário, amigão. A realidade bate na consciência de todos, mais cedo ou mais tarde.
@@pablobomgiorno8273
A única realidade que eu sei é que 90% da população brasileira não ganha nem 3 salários, e se você ganha mais que isso, já faz parte dos 10% mais ricos, de tamanho que é a desigualdade, que no Brasil só perde para o Qatar. Isso é a realidade, o resto é IDEALISMO.
Ciao, Pablo Piccolomini.
@@josecaronezi5933
Do jeito que fala, parece ser tudo muito fácil, não é mesmo?
Nem conta os inúmeros abusos que muitos empregados sofrem, e o quanto muitos patrões se aproveitam.
Façam um vídeo sobre a história do comunismo no Brasil.
Brasil nunca teve comunismo