No interior nordestino até hj é muito comum idênticar a pessoa pela origem famíliar! Por exemplo: João Olivera de mello, é conhecido como João de Deia. (Deia seria sua mãe) Eu desconheço essa prática no resto do país ou até mesmo nas capitais Nordestinas e eu acho que isso deve ter relação com a herança cultural Europeia cujo o nome da família tinha muito peso no julgamento do indivíduo!
Minha familia aqui do nordeste são tudo de uma pequena vila chamada Caraubas-PE, eles sempre se referem as pessoas de la desse modo, nunca ouvi falarem nos sobrenomes das pessoas citadas.
basicamente patronímicos e matronímicos "de verdade"?existem os sobrenomes Fernandes e Rodrigues que indicavam ser filho de alguém com esses nomes mais agora só são sobrenomes comuns,é legal saber que essa prática ainda existe por aí.
O Nordeste guarda a pureza e a fidalguia da nação brasileira. O Nordeste, mais que as outras regiões, conservou pura a identidade nacional. Obrigado pelo vídeo História Ibérica!
Além disso os perdedores são assimilados, logo a cultura indígena, africana negra, magrebina e hebraica são apequenadas. (Desculpe a estranheza do termo)
Moro no interior do Centro de Portugal, na região da Beira Interior, onde temos aqui a cultura da literatura das cordas, as palavras, vocabulários e tradições que possuem a mesma semelhança com as existem no interior do Nordeste. Como sou nordestino, sou baiano e aqui possui uma correlação cultural limítrofe entre Portugal e Espanha, vejo nessas tradições culturais locais, algo único porém refletido nitidamente no interior do Nordeste. Não é à toa, que aqui todos sabem, que os nordestinos são descendentes de seus antepassados que saíram daqui há séculos.
Legal cara, o nordeste é o berço da nossa cultura. Infelizmente como sudestino, vejo que nossa cultura aqui foi muito alimentada pelo Iluminismo e renascentismo, posteriormente, sofreu uma grande influência da cultura americana.
O que nos distancia é que o sudeste se tornou um balaio de diversas culturas distintas, mas aqui nordeste nós temos uma espécie de total identificação, como uma irmandade..talvez com o fato do isolamento na época do início da industrialização brasileira as culturas ficaram cada vez mais diferentes.
@@br13l620 Acho que o Sudeste provavelmente não tem uma unidade cultural por ser uma região muito nova, o mais próximo do Sudeste atual foi criado em 1945, mas passou a incrudire São Paulo em 1970. E ainda acho que São Paulo, que é meu estado, tem mais a ver com o Sul do Brasil do que com o Sudeste, apesar do Sul Fluminense e de metade de Minas Gerais já terem sido paulistas um dia. Antigos territórios bandeirantes como Farinha Podre (Triângulo Mineiro) e Rio das Mortes (Sul de Minas) até têm proximidades culturais com São Paulo. A Bahia também, só virou oficialmente nordestina em 1970, quando reunificaram o Nordeste Ocidental ao Nordeste Oriental e incluíram a Bahia, que na época era parte de outra região. Hoje muitos baianos nem se identificam como nordestinos.
Aqui no interior da Bahia tem muita cavalgada, mas acredito ser um nível mais abaixo das cavalhadas, infelizmente o brasileiro pega muito da cultura dos Estados Unidos e esquece que somos filhos de Portugal E lembro vagamente quando criança, do meu avô contando histórias, que acredito que envolvia cavaleiro, mas infelizmente hoje como ele está com demência eu não posso ouvir mais um suas histórias 😢 Infelizmente existem lugares onde tudo isso está sendo perdido, temos que resgatar nossa alto cultura. Deus te abençoe, e salve Maria
Muito obrigado! As cavalhadas no Nordeste são mais típicas do estado do Alagoas. 😄 Aqui vão um bom material sobre isso www.historiadealagoas.com.br/as-cavalhadas-de-alagoas.html
@@historiaiberica falou do meu estado, o pior que nunca vi uma dessas aqui onde moro, se eu vi era quando eu era criança hoje em dia nem saio de casa kkkkk, apesar de que quando tem eventos religioso como de Nossa Senhora Aparecida, se costuma fazer passeatas e muitas pessoas vão de cavalo, sabe tem muito disso aqui
@@historiaibericanossa li um pouco do artigo, e realmente é muito bom e tem um lugar citado, onde se pratica as cavalhadas, que é até que perto onde moro, talvez um dia se souber de uma acontecendo eu vá. Por fim parabéns pelo vídeo, continue seu trabalho é muito bom
Aqui no Nordeste alguns , principalmente os mais velhos, falam FIDALGO pra dizer que aquilo é chique , ex: tu é fidalgo: tu é chique . Amo meu Nordeste!!!❤
Minha mãe é do interior de Pernambuco, João Alfredo, terra de Severino Cavalcanti. Até hoje, as pessoas se conhecem pela filiação, por exemplo, tem um rapaz chamado Ivan, cujo o pai é Pedro, lá ele é conhecido por Ivan de Pedro.
@@1.W-G0dlitoral de santa catarina e o rio grando sul foram muito influenciados pelos tugas e nem por isso são pobres, os nordestinos são pobres e ignorantes por uma herança africana, a herança lusa fez que não fossem pior que são agora
Dooona Francisca, vulgo Chica Linguaruda. Acabei de ver esse vídeo do Maravilhas e fiquei chocado ao descobrir que nas garras da patrulha tem uma forte cultura medieval.
Eu como potiguar/nordestino, percebo muito desses aspectos na nossa cultura. A começar pela palavra, que é algo levado muito a sério. A questão de identificar pessoas pelo sobrenome de família e descobrir os ancestrais, e as crendices e lendas que tbm são muito fortes. Minhas avós são do interior do Rio Grande do Norte e contam muitas histórias e têm um sotaque bem peculiar e antigo, trocando o som de palavras com V por B. Sem contar com a xilogravura que é característica da identidade nordestina e sons do quinteto armorial.
Se você pudesse fazer uma gravação de áudio de sua avó lendo algum texto seria de grande valia para a conservação da etnografia. Esse sotaque onde se trocam V's por B's é muito comum no norte de Portugal, de onde vieram muitos dos nossos ancestrais. São esses detalhes nos sotaques, modo de falar, tradições, lendas passadas de pai pra filho, que compõem a cultura de um povo e que infelizmente se perdem conforme os idosos do interior se vão, pois as gerações novas tem cada vez menos interesse no que os avós tem a dizer.
@@ytallopatrick-dc1bm Já temos várias gravações em vídeos de família. Medida de distância ela utiliza "léguas", além de trocar o V por B, em cima ela diz "arriba". As histórias, lendas e tradições eu guardo na memória, mas irei anotar para deixar registrado para os descendentes da minha família.
Na Espanha também existe esse hábito de identificar as pessoas pelo nome próprio dos pais. O famoso guitarrista espanhol, Paco de Lucía, tinha mãe portuguesa (Luzia) e escolheu esse nome artístico em homenagem à sua mãe.
Minha família ainda assina o mesmo sobrenome do cavaleiro medieval Rodrigo Anes, o Borges. Temos a linhagem genealógica toda documentada. Sou de Minas Gerais.
Acho a maneira do nordestino falar muito coloquial e correta empregam o tu ao invés de você, uma pequena região que guarda muito da cultura e do progresso no início do Brasil saudações aos compatriotas nordestinos já Conheci Serrinha na Bahia gostei demais.
Sou do interior do nordeste mas moro em portugal, tudo oque você falou realmente existe no nordeste, um fato curioso também é que o são João celebrado no nordeste é o mesmo celebrado pelos celtas onde se coloca uma árvore e uma fogueira no meio dela, vocês não vão conhecer falando assim mas vai conhecer pelo nome de mastro que em portugal também e celebrado mas tem o nome diferente no caso em portugal eles chamam de vaca de fogo ao invés de mastro.
O Pastoril no Recife lembra isso: cordão vermelho contra cordão azul ( católicos contra infiéis), a " queima" da Lapinha depois da Missa de Reis, tudo no dia 6 de janeiro, solenidade da Epifania, popularmente conhecida como festa dos Santos Reis , Gaspar,melcquior e Baltazar. O costume de fogueira de São João, costume medieval português, lembrando as fogueiras que foram acesas quando nasceu São João Batista!!! Eita , Nordeste Rico!!;;;
Aqui no sul de Minas também tem essas características, o meu avô por exemplo era conhecido na infância como "João Arroz-Doce" por gostar muito do doce e depois de adulto ele era chamado de "João Canário" por conta da cor do cabelo dele.
ele mostrou no final do video e não falou, lembrei tambem dos cavaleiros e todo seu codigo de conduta, igual aos vaqueiros que carregam o mesmo balizador moral, na figura de um herói.
Na cidade da familia do meu pai, Tomar do Geru-SE, ainda é mantida a tradição da festa de carro de boi. Creio que essa festa tenha suas raizes na idade média, bem como a festa do reizado de alguns interiores da Bahia, ascender fogueira nos dias de santo Antonio, sao Joao e sao Pedro.
Esse tipo de informação sobre o nordeste, principalmente sobre o Ceará, não é fácil de achar. Principalmente pra quem não é daqui. Ótimo vídeo. Deve ter pesquisado muito, ou tem parentes aqui.
Moro so sertão da Bahia e identifique muita coisas, meu avô contava varios contos populares onde havia princesas e reinos, a Festa Junina, São João que é muito importante aqui tambem tem origem na idade média
Parabéns pelo conteúdo do canal! Tenho família portuguesa e tem sido um mergulho na ancestralidade acompanhar os vídeos aqui. Além de todo o conhecimento, consegui entender muitas tradições de família. Parabéns, novamente, pelo trabalho! Torço aqui para crescimento do canal!
Muito interessante, apesar de que nunca presenciei a maioria desses fatos aqui no nordeste. Acredito que seja em regiões específicas, como toda cultura do mundo. O Nordeste é gigante, com vário "povos" e culturas distintas.
Sem o cavalos oriundos da peninsula ibérica, não haveriam as cavalhadas. Eventualente os primeiros cavalos, seriam os sorraia e garranos e mais tarde o cavalo lusitano. Obrigado por disponibilizar esta informação tão pertinente.
@@1.W-G0d O número de pessoas com inclinações Nazistas e de pessoas que se acham os semideuses seria maior. E no futebol o Grêmio não seria o único time de nazis no Brasil.
@@1.W-G0d O número de pessoas com inclinações Nazis e de pessoas que se acham os semideuses seria maior, e no futebol o Grêmio não seria o único time facho do Brasil.
@@1.W-G0d Os incomodados que se retirem, em vez de você ficar criticando e se lamentando sobre como você acha que o Brasil deveria ter sido arruma as suas malas e vai pra Itália ou para a Alemanha morar lá já que você acha eles o supra sumo do universo. Ou então passe o resto da sua vida aqui no Brasil destilando críticas e xenofobia sabendo que isso não vai mudar nada além de massagear o seu ego.
Adm, poderia fazer um vídeo sobre as similaridades entre a cultura do Pampa gaúcho e Nordeste? Eu achava que éramos distantes, culturalmente dos hispanos pq nao consumimos suas musicas etc. Mas, ouvindo musica Uruguaia, constatei que alguns elementos se assemelham bastante aos nossos. Poderia abordar esse tema? É interessantíssimo!
Eu achei incrível o video muitos destes aspectos já o tinha observado pós amo filmes e documentários medievais então eu sabia que nossa cultura tem muito haver com o passado português ❤ obrigada
Acho que ha tambem uma poética nordestina de utiliza métricas como versos alexandrinos em galopes e martelos. Nas lendas, há aqui no Maranhão a lenda do rei Dom Sebastião, encantado na ilha dos Lençóis, e toda a mistica de tesouros encatados e proibidos de serem apossados Há a musicalidade nordestina, onde expressões e termos antogos ainda estão presentes, como nas músicas de Elomar e Renata Rosa Outra coisa muito comum no Maranhão são as ladainhas em latim, rezadas por rezadeiras populares em festejos religiosos. Ou seja, há muito de reminiscências medievais no Nordeste brasileiro.
Muito bom! Eu me lembrei de, quando criança, as cantigas de roda na escola e na rua, as contações de histórias de assombração, os desafios de rimas com os primos, as bonecas de pano feitas em casa com nomes de princesas (minha avó ensinava fazer as bonecas e os vestidinhos), cujos nomes tinham versinhos para rimar. Saudades do nordeste.❤ Saudades de Ariano Suassuna e seu movimento de tradições nordestinas.
Se as pessoas estudassem a fundo como foi o processo distinto de formação e povoado das capitanias hereditárias então saberiam o motivo disso ter ocorrido na maior parte do que seria a Capitania de Nova Lusitânia que atualmente seria Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sul do Ceara, Norte da Bahia, e sua extensão de influencia cultural que atinge do Sergipe, Maranhão, Norte do Brasil até onde nasce o São Francisco em Minas Gerais. Toda essa região foi administrada diretamente ou não pelas famílias que vieram com Duarte Coelho, os Albuquerque, Alencar, Buarque de Holanda e mais tarde os Cavalcante. A maneira como eles lidaram com os indignas foi um tanto distinto das demais capitanias, foram dai que saíram lusos que batalharam contra os Franceses e Ingleses no norte, Holandeses, até mesmo um dos filhos do donatário de Pernambuco natural de Olinda, Jorge de Albuquerque Coelho. comandou uma cavalaria ao lado do próprio Rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, provavelmente por meio dele o sebastianismo foi tão forte no nordeste. Alguns historiadores dizem que aquela canção "Nau Catarineta" retrata uma viagem dele regressando a Portugal de Olinda e de fato também o marco inicial do barroco na literatura brasileira "Prosopopeia" foi escrito narrando de maneira épica suas conquistas.
O própria Família Suassuna são na verdade Albuquerque pois Suassuna era o nome da fazenda de ala da família Albuquerque Cavalcante que após a independência do Brasil mudou o sobrenome para Suassuna e outros para Arcoverde. Por isso o primeiro Cardeal do Brasil se chamava "Cardeal Arcoverde" E os cargos políticos dessa família durante o império foi em todo Brasil, alguns exemplos são: - Lourenço Cavalcanti de Albuquerque, nomeado presidente da província de Santa Catarina por carta imperial. - Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, nomeado governador do Grão-Pará, governador da capitania do Rio de Janeiro, Governador de São Paulo e Minas do Ouro e ainda foi Governador de Angola. Não atoa tem o boato que o imperador queria uma dinastia com essa família.
@@duartealbus Acho que essa é a maior diferença entre a colonização portuguesa e a dos hispânicos, a Espanha não tratava como iguais pessoas nascidas na colônia mesmo que de famílias nobres, enquanto a gente tem exemplo de indígenas e famílias de mamelucos como essa que eram de fato uma família nobre tanto no Brasil como em Portugal.
E só ler as cartas de Duarte Coelho para o Rei de Portugal, o hômi odiava o donatário da Bahia kkkkkkkkkkkkk por outro lado amava o norte, claro naquela época o nordeste também era o "norte" por isso a alcunha nossa Leão do norte, quero dizer ele sempre ajudou os donatários do atual norte.
Aqui no Maranhão, atribui-se ao Padre Antônio Vieira a introdução do Sebastianismo e as profecias de Bandarra sobre ele rei estar "encoberto" em alguma ilha afortunada do Ocidente e aqui há a lenda do rei Sebastião encantado na ilha dos Lençóis.
@@Sergiolrs2008 A batalha onde o Rei desapareceu foi em 1578, O Padre Antônio somente em 1626 começou a atuar como professor de Retórica em Olinda na Igreja de Nossa Senhora da Graça e começou a liderar missões no Maranhão e no Grão-Pará por volta de 1661. Sobre ele ter difundido o sebastianismo ou não, eu honestamente não sei porém é um movimento que no Brasil precede seu nascimento. Ainda assim eu acredito no seu relato de terem atribuído isso a ele pois foi um homem de muita influencia religiosa no pais.
Moro em São Luís-MA, e vivo viajando para os interiores dos meus pais, Morros e Pinheiro, que são bem distantes um do outro mas culturalmente, existem diversas semelhanças, como quererem saber de quem eu sou filho, usarem realmente apelidos para identificar pessoas (que sempre têm uma história engraçada por trás do apelido), contos fantasiosos para explicar porque um peixe é de tal jeito, ou porque passaros cantam de tal forma... enfim😅 gosto muito dessa vibe de interior, e meu bairro fica numa quase rural de São Luís, e aqui parece muito um interior e as mesmas coisas se repetem
Aqui em Sergipe tem cavalgadas e outras tradições antigas que acontecem em datas festivas Procissão, carroças na rua (ainda), cavalgada, casamento jonino, guerra de fogos e etc...
Pode fazer um vídeo da cultura paulista caipira, na qual tem origens lusitanas e indígenas. Essa daria um vídeo interresante, São Paulo teve uma grande influência na cultura do Centro-Sul do país.
Sou contra isto, não existe "cultura caipira paulista." Existe a cultura caipira, que é a própria cultura paulista. Outros estados da PAULISTÂNIA têm suas variações da cultura caipira, mas foi em São Paulo que ela surgiu. Pode ser chamada de "cultura bandeirante" também. A cultura paulista tradicional tem raízes galego-lusitanas, tupi-guaranis, hispânicas, itálicas, além de algumas influências gaúchas e africanas, apesar de hoje em dia tentarem assimilá-la às culturas dos Estados Unidos.
Darcy Ribeiro disse que após os bandeirantes ficarem pobres,foram morar no campo.E lá nasceu essa cultura caipira .Daí ela se espalhou em outras regiões do Brasil.Inclusuve a música caipira.Caipira em tupi guarani e homem do campo
@@EDNACRISTINADEJESUS Pelo que já li, o termo "caipira" foi associado aos bandeirantes pelo povo guaianá de São Paulo, sendo um termo da língua tupi que pode ser traduzido como "cortador de mato." Obs: Eu moro na cidade, nunca vivi no campo, uso Internet desde os 6 anos e mesmo assim sempre fui caipira. Essas coisas da cultura ou do povo caipira ser exclusivamente campestre ou ser algo atrasado não passam de estereótipos.
@@Danfosky-Paulista não tem cultura própria. A suposta cultura paulista é continuação da cultura italiana fora da Itália. Os italianos apenas deram o nome de caipira para essa mehrda que de cultura deles no Brasil.
Nos trovadores gaúchos quase sempre existe um desafio entre dois deles, para ver quem é o mais talentoso em depreciar o adversário. Cada um deles tem direito a um determinado número de versos e o último verso do anterior é repetido no primeiro verso do seguinte, de modo a manter a continuidade do tema. O acompanhamento musical é sempre o mesmo.
Os vaqueiros com suas vestes de couro eram tipo "soldados medievais" da família D'Ávila da casa da torre na Bahia no século XVI e XVII. Inclusive a casa da torre é a única construção medieval das Américas
Muitas cidades pequenas do interior do nordestina o casario parece muito as cidades do interior da península ibérica. Quando estudei história na UFPE fizemos muitas excursões pelo sertao nordestino e encontramos muitos elementos desde arquitetura à costumes medievais
@@arturpires532possivelmente a 'Feira de Santana' daqui foi fundada por colonos vindos daí, pois eu nem sabia que em Portugal havia uma Feira de Santana
Uma outra herança medieval é a relação de trabalho do Vaqueiro com os donos das fazendas no Sertão Nordestino que se assemelham ao Feudalismo, onde havia o Senhor Feudal dono das terra os vassalos que viviam e cuidavam das terras dos senhores.
Este canal e História Islâmica se complementam, falta agora um da época Romana e quiçá um dia quando se avançar, um pouco dos vários povos ibéricos da antiguidade
Sou descendente de Portugal e holandes e filho de paulista e cerarense descendente de indio e alemão tenho silva e holanda no nome orgulho de descender dos portugueses
Nossa nesse vídeo tem muito conteúdo da região da serra da Ibiapaba q legal, a de Viçosa tinha ouvido, mas a de Ubajara não, o autor do vídeo e da Ibiapaba?
@@nathanaelpereira5207Cara, tu és no mínimo doente. Qual o prazer em negar a influência portuguesa no nordeste sendo que as esmagadora maioria dos especialistas, até mesmo portugueses tradicionalistas e conservadores, concordam com isso?
Meu amigo, se nao for lhe pedir muito, faz uma parte 3 desse tema. E joga uns livros aí pra gente. Esse tema é mto bom. Tô aqui na internet caçando bibliografia.
Eu notei vários características culturais ate hoje que a gente nem percebe que tem continuidade do medievo,principalmente com a prática dos apelidos e sobre a importância de quem vc é filho isso deve se dar também pela estrutura do lugar ja que essas praticas não devem exister em cidades muitos grandes
Parabéns pelo vídeo. De há muito que notei principalmente na cultura nordestina essas e outras caracteristicas, marcadamente herdadas e magistralmente adaptadas, enriquecendo toda uma herança histórica que nos identifica como povo. Já estou aguardando o segundo vídeo. Obrigado.
Muito bom esse tema. Sou do Recife, em Pernambuco, e o tanto de costumes e manias que possuímos tanto dos portugueses, quanto dos holandeses (mesmo estes tendo passado pouquíssimo tempo aqui) é absurdo.
Pena que essa cultura vai se perdendo com o tempo...meu pai tem 55 e mãe 47, moramos no interior, meu pais ainda lembram da época do passado, mas boa parte do q os velho diziam ou faziam, não é mais tão feito pela geração de hj
Sim tem haver também os época a nossa origem ibérica e não só o cangaço mas o nordeste como um todo possui uma influência ibérica incrivel, por exemplo Lampião e muitos de seus cangaceiros entraram na vida errada apenas por defender a honra de sua família que foi manchada
Sim, vários caganceiros só entravam no bando por vingança, porque os volantes fizerem algo com alguém da sua família injustamente. Era pra se vingar pelo o que fizeram com a família.
Parte 2: ruclips.net/video/NQzmsIsKYF0/видео.htmlsi=Qt4i-VW9xLc3j-5n
No interior nordestino até hj é muito comum idênticar a pessoa pela origem famíliar! Por exemplo: João Olivera de mello, é conhecido como João de Deia. (Deia seria sua mãe) Eu desconheço essa prática no resto do país ou até mesmo nas capitais Nordestinas e eu acho que isso deve ter relação com a herança cultural Europeia cujo o nome da família tinha muito peso no julgamento do indivíduo!
Minha familia aqui do nordeste são tudo de uma pequena vila chamada Caraubas-PE, eles sempre se referem as pessoas de la desse modo, nunca ouvi falarem nos sobrenomes das pessoas citadas.
No interior do interior de Mg isso também existe ainda.
basicamente patronímicos e matronímicos "de verdade"?existem os sobrenomes Fernandes e Rodrigues que indicavam ser filho de alguém com esses nomes mais agora só são sobrenomes comuns,é legal saber que essa prática ainda existe por aí.
Em Cabo Verde é comum identificar as pessoas assim.
@@bribeiro5323Norte de Minas (acrescentando)
O Nordeste guarda a pureza e a fidalguia da nação brasileira. O Nordeste, mais que as outras regiões, conservou pura a identidade nacional. Obrigado pelo vídeo História Ibérica!
Provavelmente a região brasileira com maior herança portuguesa.
Portuguesa e africana
Isso vc confere em testes de dna
@@vitormrmre árabe/judaica tbm
@@vitormrmrsim, mas portugueses e africanos nao na mesma proporção. É 3 x 1
Além disso os perdedores são assimilados, logo a cultura indígena, africana negra, magrebina e hebraica são apequenadas. (Desculpe a estranheza do termo)
Moro no interior do Centro de Portugal, na região da Beira Interior, onde temos aqui a cultura da literatura das cordas, as palavras, vocabulários e tradições que possuem a mesma semelhança com as existem no interior do Nordeste.
Como sou nordestino, sou baiano e aqui possui uma correlação cultural limítrofe entre Portugal e Espanha, vejo nessas tradições culturais locais, algo único porém refletido nitidamente no interior do Nordeste.
Não é à toa, que aqui todos sabem, que os nordestinos são descendentes de seus antepassados que saíram daqui há séculos.
Eu sou cearaense do interior e tenho mais curiosidade de conhecer p interior de portugal do que a capital ou as cidades turisticas
Legal cara, o nordeste é o berço da nossa cultura.
Infelizmente como sudestino, vejo que nossa cultura aqui foi muito alimentada pelo Iluminismo e renascentismo, posteriormente, sofreu uma grande influência da cultura americana.
@@GustavoNogueiradePaula Berço de quê? A cultura nordestina não tem nada a ver com as culturas do Sudeste.
O que nos distancia é que o sudeste se tornou um balaio de diversas culturas distintas, mas aqui nordeste nós temos uma espécie de total identificação, como uma irmandade..talvez com o fato do isolamento na época do início da industrialização brasileira as culturas ficaram cada vez mais diferentes.
@@br13l620 Acho que o Sudeste provavelmente não tem uma unidade cultural por ser uma região muito nova, o mais próximo do Sudeste atual foi criado em 1945, mas passou a incrudire São Paulo em 1970. E ainda acho que São Paulo, que é meu estado, tem mais a ver com o Sul do Brasil do que com o Sudeste, apesar do Sul Fluminense e de metade de Minas Gerais já terem sido paulistas um dia. Antigos territórios bandeirantes como Farinha Podre (Triângulo Mineiro) e Rio das Mortes (Sul de Minas) até têm proximidades culturais com São Paulo.
A Bahia também, só virou oficialmente nordestina em 1970, quando reunificaram o Nordeste Ocidental ao Nordeste Oriental e incluíram a Bahia, que na época era parte de outra região. Hoje muitos baianos nem se identificam como nordestinos.
Aqui no interior da Bahia tem muita cavalgada, mas acredito ser um nível mais abaixo das cavalhadas, infelizmente o brasileiro pega muito da cultura dos Estados Unidos e esquece que somos filhos de Portugal
E lembro vagamente quando criança, do meu avô contando histórias, que acredito que envolvia cavaleiro, mas infelizmente hoje como ele está com demência eu não posso ouvir mais um suas histórias 😢
Infelizmente existem lugares onde tudo isso está sendo perdido, temos que resgatar nossa alto cultura.
Deus te abençoe, e salve Maria
Muito obrigado! As cavalhadas no Nordeste são mais típicas do estado do Alagoas. 😄
Aqui vão um bom material sobre isso www.historiadealagoas.com.br/as-cavalhadas-de-alagoas.html
@@historiaiberica falou do meu estado, o pior que nunca vi uma dessas aqui onde moro, se eu vi era quando eu era criança hoje em dia nem saio de casa kkkkk, apesar de que quando tem eventos religioso como de Nossa Senhora Aparecida, se costuma fazer passeatas e muitas pessoas vão de cavalo, sabe tem muito disso aqui
@@historiaibericanossa li um pouco do artigo, e realmente é muito bom e tem um lugar citado, onde se pratica as cavalhadas, que é até que perto onde moro, talvez um dia se souber de uma acontecendo eu vá. Por fim parabéns pelo vídeo, continue seu trabalho é muito bom
@@historiaiberica Obrigado pelo material
Aqui no Nordeste alguns , principalmente os mais velhos, falam FIDALGO pra dizer que aquilo é chique , ex: tu é fidalgo: tu é chique . Amo meu Nordeste!!!❤
Fidaldo deriva de " filho-de-algo" "filho d'algo" ou seja filho de alguém que era nobre ou com bens.
@@VictorPMarcosAqui também se diz "Grã-fino"
@@ClaudionorPereira12667 Sim também pode ser.
Sim, a propria palavra fidalgo composta porém originalmente separada, no nordeste é muito comum falar "fi"
@@josegabrieldemorais8116 Simmmmm, por exemplo: vem aqui meu fi, que quer dizer filho.
Minha mãe é do interior de Pernambuco, João Alfredo, terra de Severino Cavalcanti. Até hoje, as pessoas se conhecem pela filiação, por exemplo, tem um rapaz chamado Ivan, cujo o pai é Pedro, lá ele é conhecido por Ivan de Pedro.
Bem assim, nasci aí do lado,Surubim.
Na região Ibérica, um pai que fosse Fernando por exemplo, seus filhos teriam como segundo nome, Fernandez.
Viva a Cultura Luso Brasileira 🇵🇹🇧🇷❤💚
Portugal o lixo da Europa 😂😂
@@1.W-G0d Nordeste, tem a melhor cultura do brasil, 👍
@@1.W-G0dlitoral de santa catarina e o rio grando sul foram muito influenciados pelos tugas e nem por isso são pobres, os nordestinos são pobres e ignorantes por uma herança africana, a herança lusa fez que não fossem pior que são agora
@@1.W-G0dDeixa de falar bobagem, que visão superficial querendo colocar uma cultura brasileira acima da outra.
@@1.W-G0d como falar que você mora em Santa Catarina sem falar que você mora em Santa Catarina
Alguns dos bonecos mostrados no vídeo são do programa " Nas garras da patrulha" e são daqui da minha cidade, FORTALEZA no CEARÁ.
"Vatimbora, carniça!" 🤣
@@Almagesto25 marroia, deve ser um abestado querendo me encabular.😂😂😂.
E viva o Nordeste brasileiro
Dooona Francisca, vulgo Chica Linguaruda. Acabei de ver esse vídeo do Maravilhas e fiquei chocado ao descobrir que nas garras da patrulha tem uma forte cultura medieval.
Tambem sou do CE
Já ri demais com Coxinha e Doquinha. Até meu ex marido francês repete os bordões do Coxinha.
Eu como potiguar/nordestino, percebo muito desses aspectos na nossa cultura. A começar pela palavra, que é algo levado muito a sério. A questão de identificar pessoas pelo sobrenome de família e descobrir os ancestrais, e as crendices e lendas que tbm são muito fortes. Minhas avós são do interior do Rio Grande do Norte e contam muitas histórias e têm um sotaque bem peculiar e antigo, trocando o som de palavras com V por B. Sem contar com a xilogravura que é característica da identidade nordestina e sons do quinteto armorial.
Se você pudesse fazer uma gravação de áudio de sua avó lendo algum texto seria de grande valia para a conservação da etnografia. Esse sotaque onde se trocam V's por B's é muito comum no norte de Portugal, de onde vieram muitos dos nossos ancestrais. São esses detalhes nos sotaques, modo de falar, tradições, lendas passadas de pai pra filho, que compõem a cultura de um povo e que infelizmente se perdem conforme os idosos do interior se vão, pois as gerações novas tem cada vez menos interesse no que os avós tem a dizer.
@@ytallopatrick-dc1bm Já temos várias gravações em vídeos de família. Medida de distância ela utiliza "léguas", além de trocar o V por B, em cima ela diz "arriba". As histórias, lendas e tradições eu guardo na memória, mas irei anotar para deixar registrado para os descendentes da minha família.
Aqui em Alagoas nordeste tem muita cavaiada e outros negócios parecido
Na Espanha também existe esse hábito de identificar as pessoas pelo nome próprio dos pais. O famoso guitarrista espanhol, Paco de Lucía, tinha mãe portuguesa (Luzia) e escolheu esse nome artístico em homenagem à sua mãe.
Minha família ainda assina o mesmo sobrenome do cavaleiro medieval Rodrigo Anes, o Borges. Temos a linhagem genealógica toda documentada. Sou de Minas Gerais.
Acho a maneira do nordestino falar muito coloquial e correta empregam o tu ao invés de você, uma pequena região que guarda muito da cultura e do progresso no início do Brasil saudações aos compatriotas nordestinos já Conheci Serrinha na Bahia gostei demais.
Sou do interior do nordeste mas moro em portugal, tudo oque você falou realmente existe no nordeste, um fato curioso também é que o são João celebrado no nordeste é o mesmo celebrado pelos celtas onde se coloca uma árvore e uma fogueira no meio dela, vocês não vão conhecer falando assim mas vai conhecer pelo nome de mastro que em portugal também e celebrado mas tem o nome diferente no caso em portugal eles chamam de vaca de fogo ao invés de mastro.
Em qual cidade portuguesa acontece isso, conterrânea?
No interior da Bahia, na época de São João, as pessoas acendem uma pequena fogueira em frente ás casas.
@@Fernandoeneci Freamude, é uma pequena cidade do porto.
@@pliniojr95 No Piauí também acendem fogueiras em frente as casas. Na capital Teresina, se perdeu mais essa cultura.
O Pastoril no Recife lembra isso: cordão vermelho contra cordão azul ( católicos contra infiéis), a " queima" da Lapinha depois da Missa de Reis, tudo no dia 6 de janeiro, solenidade da Epifania, popularmente conhecida como festa dos Santos Reis , Gaspar,melcquior e Baltazar.
O costume de fogueira de São João, costume medieval português, lembrando as fogueiras que foram acesas quando nasceu São João Batista!!!
Eita , Nordeste Rico!!;;;
Aqui no sul de Minas também tem essas características, o meu avô por exemplo era conhecido na infância como "João Arroz-Doce" por gostar muito do doce e depois de adulto ele era chamado de "João Canário" por conta da cor do cabelo dele.
Não há como negar há muito de idade média no nordeste!
"O vaqueiro é o campeador medieval invencível". Euclides da Cunha comparando a vestimenta do vaqueiro a armadura de ferro do cavaleiro medieval
ele mostrou no final do video e não falou, lembrei tambem dos cavaleiros e todo seu codigo de conduta, igual aos vaqueiros que carregam o mesmo balizador moral, na figura de um herói.
A cavalhada também é muito popular aqui no interior de Mato Grosso.
Na cidade da familia do meu pai, Tomar do Geru-SE, ainda é mantida a tradição da festa de carro de boi. Creio que essa festa tenha suas raizes na idade média, bem como a festa do reizado de alguns interiores da Bahia, ascender fogueira nos dias de santo Antonio, sao Joao e sao Pedro.
Muito Top 👌👌👌👌👌👌
É muito interessante esse aspecto do nordeste! Espero que seja melhor mantido.
Esse tipo de informação sobre o nordeste, principalmente sobre o Ceará, não é fácil de achar. Principalmente pra quem não é daqui. Ótimo vídeo. Deve ter pesquisado muito, ou tem parentes aqui.
Moro so sertão da Bahia e identifique muita coisas, meu avô contava varios contos populares onde havia princesas e reinos, a Festa Junina, São João que é muito importante aqui tambem tem origem na idade média
Parabéns pelo conteúdo do canal! Tenho família portuguesa e tem sido um mergulho na ancestralidade acompanhar os vídeos aqui. Além de todo o conhecimento, consegui entender muitas tradições de família. Parabéns, novamente, pelo trabalho! Torço aqui para crescimento do canal!
Muito interessante, apesar de que nunca presenciei a maioria desses fatos aqui no nordeste. Acredito que seja em regiões específicas, como toda cultura do mundo. O Nordeste é gigante, com vário "povos" e culturas distintas.
Precisa andar pelo o sertão e pelos interiores, sou do interior do ceará e reconheço todas as referências.
Sou de campina, Paraíba e também conheço tudo apresentado nesse vídeo.
Você mora em apartamento, na capital.
"Zé da Manga" foi bronca. 😏😏🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Cultura riquíssima. Parabéns pelo conteúdo!
Sem o cavalos oriundos da peninsula ibérica, não haveriam as cavalhadas. Eventualente os primeiros cavalos, seriam os sorraia e garranos e mais tarde o cavalo lusitano.
Obrigado por disponibilizar esta informação tão pertinente.
Em Mato Grosso e Goiás tem cavalhadas.
@@1.W-G0daí tu não existiria gênio
@@1.W-G0d O número de pessoas com inclinações Nazistas e de pessoas que se acham os semideuses seria maior. E no futebol o Grêmio não seria o único time de nazis no Brasil.
@@1.W-G0d O número de pessoas com inclinações Nazis e de pessoas que se acham os semideuses seria maior, e no futebol o Grêmio não seria o único time facho do Brasil.
@@1.W-G0d Os incomodados que se retirem, em vez de você ficar criticando e se lamentando sobre como você acha que o Brasil deveria ter sido arruma as suas malas e vai pra Itália ou para a Alemanha morar lá já que você acha eles o supra sumo do universo. Ou então passe o resto da sua vida aqui no Brasil destilando críticas e xenofobia sabendo que isso não vai mudar nada além de massagear o seu ego.
Seu canal é uma pérola preciosa! Continue com o excelente trabalho!
Muito obrigado pela gentileza e carinho! Certamente continuaremos!
O nordeste encantado!
Adm, poderia fazer um vídeo sobre as similaridades entre a cultura do Pampa gaúcho e Nordeste?
Eu achava que éramos distantes, culturalmente dos hispanos pq nao consumimos suas musicas etc. Mas, ouvindo musica Uruguaia, constatei que alguns elementos se assemelham bastante aos nossos. Poderia abordar esse tema? É interessantíssimo!
Vamos sim abordar a cultura gaúcha muito em breve!
Faz um vídeo sobre a influência árabe no nordeste
Tem no História Islâmica, mto bom, mas vou aguardar pra ver aqui também
"Vatimbora, carniça!" kkkkk... Grande Coxinha. Eu gosto muito desses temas do medievo português.
Eu achei incrível o video muitos destes aspectos já o tinha observado pós amo filmes e documentários medievais então eu sabia que nossa cultura tem muito haver com o passado português ❤ obrigada
Acho que ha tambem uma poética nordestina de utiliza métricas como versos alexandrinos em galopes e martelos.
Nas lendas, há aqui no Maranhão a lenda do rei Dom Sebastião, encantado na ilha dos Lençóis, e toda a mistica de tesouros encatados e proibidos de serem apossados
Há a musicalidade nordestina, onde expressões e termos antogos ainda estão presentes, como nas músicas de Elomar e Renata Rosa
Outra coisa muito comum no Maranhão são as ladainhas em latim, rezadas por rezadeiras populares em festejos religiosos.
Ou seja, há muito de reminiscências medievais no Nordeste brasileiro.
Parabéns mais uma vez pelo excelente vídeo e o trabalho de valorização de nossa história!
Ansioso pelo 2° vídeo 👏👏
Também estou ansiosa pelo segundo vídeo e tudo que falou aí eu já andei pesquisando de fato e muito idêntico
Muito bom! Eu me lembrei de, quando criança, as cantigas de roda na escola e na rua, as contações de histórias de assombração, os desafios de rimas com os primos, as bonecas de pano feitas em casa com nomes de princesas (minha avó ensinava fazer as bonecas e os vestidinhos), cujos nomes tinham versinhos para rimar. Saudades do nordeste.❤ Saudades de Ariano Suassuna e seu movimento de tradições nordestinas.
tava vendo o canal do farinazzo, tava bem alinhado a esse canal.
Se as pessoas estudassem a fundo como foi o processo distinto de formação e povoado das capitanias hereditárias então saberiam o motivo disso ter ocorrido na maior parte do que seria a Capitania de Nova Lusitânia que atualmente seria Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sul do Ceara, Norte da Bahia, e sua extensão de influencia cultural que atinge do Sergipe, Maranhão, Norte do Brasil até onde nasce o São Francisco em Minas Gerais. Toda essa região foi administrada diretamente ou não pelas famílias que vieram com Duarte Coelho, os Albuquerque, Alencar, Buarque de Holanda e mais tarde os Cavalcante. A maneira como eles lidaram com os indignas foi um tanto distinto das demais capitanias, foram dai que saíram lusos que batalharam contra os Franceses e Ingleses no norte, Holandeses, até mesmo um dos filhos do donatário de Pernambuco natural de Olinda, Jorge de Albuquerque Coelho. comandou uma cavalaria ao lado do próprio Rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, provavelmente por meio dele o sebastianismo foi tão forte no nordeste. Alguns historiadores dizem que aquela canção "Nau Catarineta" retrata uma viagem dele regressando a Portugal de Olinda e de fato também o marco inicial do barroco na literatura brasileira "Prosopopeia" foi escrito narrando de maneira épica suas conquistas.
O própria Família Suassuna são na verdade Albuquerque pois Suassuna era o nome da fazenda de ala da família Albuquerque Cavalcante que após a independência do Brasil mudou o sobrenome para Suassuna e outros para Arcoverde. Por isso o primeiro Cardeal do Brasil se chamava "Cardeal Arcoverde"
E os cargos políticos dessa família durante o império foi em todo Brasil, alguns exemplos são:
- Lourenço Cavalcanti de Albuquerque, nomeado presidente da província de Santa Catarina por carta imperial.
- Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, nomeado governador do Grão-Pará, governador da capitania do Rio de Janeiro, Governador de São Paulo e Minas do Ouro e ainda foi Governador de Angola.
Não atoa tem o boato que o imperador queria uma dinastia com essa família.
@@duartealbus Acho que essa é a maior diferença entre a colonização portuguesa e a dos hispânicos, a Espanha não tratava como iguais pessoas nascidas na colônia mesmo que de famílias nobres, enquanto a gente tem exemplo de indígenas e famílias de mamelucos como essa que eram de fato uma família nobre tanto no Brasil como em Portugal.
E só ler as cartas de Duarte Coelho para o Rei de Portugal, o hômi odiava o donatário da Bahia kkkkkkkkkkkkk por outro lado amava o norte, claro naquela época o nordeste também era o "norte" por isso a alcunha nossa Leão do norte, quero dizer ele sempre ajudou os donatários do atual norte.
Aqui no Maranhão, atribui-se ao Padre Antônio Vieira a introdução do Sebastianismo e as profecias de Bandarra sobre ele rei estar "encoberto" em alguma ilha afortunada do Ocidente e aqui há a lenda do rei Sebastião encantado na ilha dos Lençóis.
@@Sergiolrs2008 A batalha onde o Rei desapareceu foi em 1578, O Padre Antônio somente em 1626 começou a atuar como professor de Retórica em Olinda na Igreja de Nossa Senhora da Graça e começou a liderar missões no Maranhão e no Grão-Pará por volta de 1661. Sobre ele ter difundido o sebastianismo ou não, eu honestamente não sei porém é um movimento que no Brasil precede seu nascimento. Ainda assim eu acredito no seu relato de terem atribuído isso a ele pois foi um homem de muita influencia religiosa no pais.
Moro em São Luís-MA, e vivo viajando para os interiores dos meus pais, Morros e Pinheiro, que são bem distantes um do outro mas culturalmente, existem diversas semelhanças, como quererem saber de quem eu sou filho, usarem realmente apelidos para identificar pessoas (que sempre têm uma história engraçada por trás do apelido), contos fantasiosos para explicar porque um peixe é de tal jeito, ou porque passaros cantam de tal forma... enfim😅 gosto muito dessa vibe de interior, e meu bairro fica numa quase rural de São Luís, e aqui parece muito um interior e as mesmas coisas se repetem
Falta um canal pra nos explicar, nós somos meio Nortistas, e o Norte preserva muito também, embora seja uma cultura portuguesa mais recente
Aqui em Sergipe tem cavalgadas e outras tradições antigas que acontecem em datas festivas
Procissão, carroças na rua (ainda), cavalgada, casamento jonino, guerra de fogos e etc...
Em Umirim -CE, foi construído uma mini cidade medieval.
Pode fazer um vídeo da cultura paulista caipira, na qual tem origens lusitanas e indígenas.
Essa daria um vídeo interresante, São Paulo teve uma grande influência na cultura do Centro-Sul do país.
Sou contra isto, não existe "cultura caipira paulista." Existe a cultura caipira, que é a própria cultura paulista. Outros estados da PAULISTÂNIA têm suas variações da cultura caipira, mas foi em São Paulo que ela surgiu. Pode ser chamada de "cultura bandeirante" também.
A cultura paulista tradicional tem raízes galego-lusitanas, tupi-guaranis, hispânicas, itálicas, além de algumas influências gaúchas e africanas, apesar de hoje em dia tentarem assimilá-la às culturas dos Estados Unidos.
Darcy Ribeiro disse que após os bandeirantes ficarem pobres,foram morar no campo.E lá nasceu essa cultura caipira .Daí ela se espalhou em outras regiões do Brasil.Inclusuve a música caipira.Caipira em tupi guarani e homem do campo
@@EDNACRISTINADEJESUS Pelo que já li, o termo "caipira" foi associado aos bandeirantes pelo povo guaianá de São Paulo, sendo um termo da língua tupi que pode ser traduzido como "cortador de mato."
Obs: Eu moro na cidade, nunca vivi no campo, uso Internet desde os 6 anos e mesmo assim sempre fui caipira. Essas coisas da cultura ou do povo caipira ser exclusivamente campestre ou ser algo atrasado não passam de estereótipos.
@@Danfosky- mas Darcy Ribeiro também explica isso Que caipira nada tem a ver com atraso e que a mídia e livros que criaram essa imagem do caipira .
@@Danfosky-Paulista não tem cultura própria. A suposta cultura paulista é continuação da cultura italiana fora da Itália. Os italianos apenas deram o nome de caipira para essa mehrda que de cultura deles no Brasil.
A cavalhada tb tem na cidade de Campos RJ no distrito de Santo Amaro. E tem mais de 150 anos
Nos trovadores gaúchos quase sempre existe um desafio entre dois deles, para ver quem é o mais talentoso em depreciar o adversário. Cada um deles tem direito a um determinado número de versos e o último verso do anterior é repetido no primeiro verso do seguinte, de modo a manter a continuidade do tema. O acompanhamento musical é sempre o mesmo.
3:10 Meu pai, em sua infância no sertão potiguar, era chamado de Sargento Estufou, um boneco do teatro de bonecos.
Chocado que Nas garras da patrulha tem uma forte herança medieval.
Os vaqueiros com suas vestes de couro eram tipo "soldados medievais" da família D'Ávila da casa da torre na Bahia no século XVI e XVII.
Inclusive a casa da torre é a única construção medieval das Américas
No sul tbm há disputa com trova
Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem para resgatar a nossa tradição
Que massa
Muitas cidades pequenas do interior do nordestina o casario parece muito as cidades do interior da península ibérica. Quando estudei história na UFPE fizemos muitas excursões pelo sertao nordestino e encontramos muitos elementos desde arquitetura à costumes medievais
Esses bonecos cá eram chamados robertos.
Um dos melhores canais de história que já encontrei no ytb. Parabéns pela excelência nas produções!
Muito obrigado pela gentileza!
Sou da PB e nunca ouvi falar nessa cavalhada. O resto vi
Aqui na Bahia, região de Feira de Santana, eram muito comuns as PILHÉRIAS. Fale um pouco sobre pfvr.
Também moro ao pé da Feira de Santana é entre os concelhos de Rio Maior e Alcobaça em Portugal.
@@arturpires532possivelmente a 'Feira de Santana' daqui foi fundada por colonos vindos daí, pois eu nem sabia que em Portugal havia uma Feira de Santana
@@arturpires532 não sabia que havia uma Feira de Santana em Portugal! Que incrível!
Uma outra herança medieval é a relação de trabalho do Vaqueiro com os donos das fazendas no Sertão Nordestino que se assemelham ao Feudalismo, onde havia o Senhor Feudal dono das terra os vassalos que viviam e cuidavam das terras dos senhores.
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻 vc falou de dois lugares maravilhosos, Ubajara e viçosa no Ceará, todos os anos fazemos excursões para essa região.
Este canal e História Islâmica se complementam, falta agora um da época Romana e quiçá um dia quando se avançar, um pouco dos vários povos ibéricos da antiguidade
Oi será que você pode falar sobre todas as guerras que aconteceu em Portugal e Espanha
Contadores e repentistas são muito bons.
A desgarrada, os cantares ao desafio e as velhas de Portugal são muito parecidas e tão engraçadas quanto os repentistas e as emboladas do Brasil
Sou descendente de Portugal e holandes e filho de paulista e cerarense descendente de indio e alemão tenho silva e holanda no nome orgulho de descender dos portugueses
O cara tem toda a herança sanguínea do G20💀
O descendente de nordestino é o mais mestiço do Brasil 😅
Essa foi boa kkkkk@@pliniojr95
Eu também tenho descendência de portugueses, holandeses, italianos por parte de pai, judeus sefarditas, iranianos e de indígenas brasileiros.
@angeliina2005 vai te lascar
Nossa nesse vídeo tem muito conteúdo da região da serra da Ibiapaba q legal, a de Viçosa tinha ouvido, mas a de Ubajara não, o autor do vídeo e da Ibiapaba?
De Sobral
Queria que fosse possível dar "curtir" duas vezes! Eu tô curtindo demais esse canal.
Esse vídeo poderia passar nas escolas meus pais são nordestinos e tudo que ele falou acontece !!
Sim, mas nas escolas do Nordeste
10:40 Ahhh Zé da Manga😩🤤
Muito interessante o vídeo, se me permite, uma sugestão de tema para um vídeo futuro seria a influência da cultura galega no nordeste brasileiro.
Se é que existiu. Os portugueses da fronteira podiam muito bem serem chamados de galegos
@@nathanaelpereira5207Cara, tu és no mínimo doente. Qual o prazer em negar a influência portuguesa no nordeste sendo que as esmagadora maioria dos especialistas, até mesmo portugueses tradicionalistas e conservadores, concordam com isso?
Cara, isso é fascinante!! Pensar que vários de nós temos essa herança.
O Repente ( música em verso ) também é uma delas
Sempre achei muito interessante o fato de existirem muitas histórias de lobisomens no nordeste, sendo que aqui nem tem os gigantes lobos europeus.
Minha avó contava muitas histórias de lobisomem
História de lobisomem tem no país inteiro, é realmente uma influência bem forte da cultura portuguesa.
Meu amigo, se nao for lhe pedir muito, faz uma parte 3 desse tema. E joga uns livros aí pra gente. Esse tema é mto bom. Tô aqui na internet caçando bibliografia.
e isso mesmo meu tio Zé de.zabe porque era Filho de dona Izabel
Bom trabalho
Poderia fazer um vídeo sobre a herança hispânica no Rio Grande do Sul
Boa sugestão! Vou pesquisar sobre o assunto
a nossa cultura nordestina e uma verdadeira e rica cultura 🇧🇷😊
Finalmente saiu a outra parte. Seu trabalho é fenomenal. Esta de parabéns.
Eu notei vários características culturais ate hoje que a gente nem percebe que tem continuidade do medievo,principalmente com a prática dos apelidos e sobre a importância de quem vc é filho isso deve se dar também pela estrutura do lugar ja que essas praticas não devem exister em cidades muitos grandes
Moro em São Paulo e acredite aqui tem muito disso, conhece aquele fulano que é filho de beltrano.
Mais um vídeo excelente! Tenho uma sugestão de vídeo: a história da batalha de aljubarrota
Ótima sugestão! Certamente faremos no futuro aqui no canal!
Interessantissima narrativa. Adorei!!!
Parabéns pelo vídeo. De há muito que notei principalmente na cultura nordestina essas e outras caracteristicas, marcadamente herdadas e magistralmente adaptadas, enriquecendo toda uma herança histórica que nos identifica como povo. Já estou aguardando o segundo vídeo. Obrigado.
Muito bom esse tema. Sou do Recife, em Pernambuco, e o tanto de costumes e manias que possuímos tanto dos portugueses, quanto dos holandeses (mesmo estes tendo passado pouquíssimo tempo aqui) é absurdo.
Dos holandeses? Cite 10 costumes no mínimo
Nas garras da patrulha.
Pena que essa cultura vai se perdendo com o tempo...meu pai tem 55 e mãe 47, moramos no interior, meu pais ainda lembram da época do passado, mas boa parte do q os velho diziam ou faziam, não é mais tão feito pela geração de hj
Garras da patrulha é cultura hahahaha
Notável!
Orgulho da terra que eu nasci.
Muito bom.
Ótimo vídeo como sempre.
Na minha cidade tem essa festa aí.
Mais um vídeo incrível. Parabéns História Ibérica.
Glória!🏜🦅
Muito bom, gosto muito do seu conteúdo
Muito obrigado!
Muito bom
Esperando parte 2
*Vivendo e aprendendo 😊*
Será que o cangaço tem alguma origem medieval?
Sim tem haver também os época a nossa origem ibérica e não só o cangaço mas o nordeste como um todo possui uma influência ibérica incrivel, por exemplo Lampião e muitos de seus cangaceiros entraram na vida errada apenas por defender a honra de sua família que foi manchada
Sim, vários caganceiros só entravam no bando por vingança, porque os volantes fizerem algo com alguém da sua família injustamente. Era pra se vingar pelo o que fizeram com a família.