Que episódio incrível!!! Perfeito, simplesmente! Igrejas tóxicas nascem de famílias tóxicas. Já que todos falaram bastante sobre narcisismo, seria interessante trazer o tema de pais narcisistas no meio evangélico, já que eles são líderes também. É um assunto importantíssimo e que certamente seria muito esclarecedor para as vítimas, porém infelizmente quase ninguém fala sobre isso. Fica aí a sugestão!
Parabéns irmãos excelente tema, execelentes comentaristas. Eu fui vitima varias vezes das lideranças narcisitas na igreja. O.meu ministério é de evangelista de crianças, toda a minha formação teológica e no ministério de criancas não foi nas faculdades oficiais da denominação, esses foi um dos motivos que na igreja do Senhor foi onde eu mais chorei e mais sofri. O Senhor por sua bondade me chamou para ser missionária evangelista, eu nunca fui reconhecida como missionária de crianças ', a ponto de sofrer muitas humilhações. Com o dabate de vocês entendi o motivo das rejeições que sofri. Depois de 40 anos e com 76.anos de ministério pensei que o Senhor tinha me aposentado mas, Deus abriu um grande desafio no meu ministério, confesso que sinto muito muito medo, por que eu sofri mais dentro da igreja do que.nas favelas, ruelas, escolas no ministerio. Que o Senhor me sustente. Sou fã de vocês. Que o Senhor os abençoe. Estou chorando escrevendo para vocês.
29/08/22 ouvindo hoje e btcast, e vendo que estive em uma igreja tóxica. E aprendi a exercer uma liderança tóxica. Quando não estava conseguindo exercer mais este tipo de liderança e discordando da liderança que estava sobre mim. As coisas não ficaram boas. Fui chamado de ingrato e etc. vai fazer um ano que estou fora. E estou tentando, junto com minha família a frequentar outra. Minha esposa tá muito desanimada, não está nada fácil viu.
@@OPrimoConcursado meu irmão estou tentando me estabelecer em uma igreja da Lagoinha. O pastor é sério, mas ainda tendo dificuldade de me adaptar. Não tá fácil
1 ano depois foi esse BTCAST que abriu meus olhos pra igreja q congregava, muito obrigado! Minha vida melhorou 100% depois de sair de la, esse podcast é uma benção de Deus
Frequentei a igreja assim ,era tão tóxico que uma pessoa da liderança se gabava até das conquistas pessoais dos irmãos,em uma ocasião lembro que eu estava elogiando a iniciativa de uma irmã por ter aberto um negócio na pandemia e essa liderança disse :"a sorte foi foi os conselhos q eu dei "..... E isso não foi um caso isolado,narcisismo típico exatamente como vcs falaram , até trabalha ,mas não p crescimento do Reino,apenas p dizer que está trabalhando e que faz melhor que os outros ...... Outra característica interessante é a insubmissão a própria liderança, não aceita críticas e condena algumas atitudes nos membros mas qndo essa pessoa pratica as mesmas coisas sempre tem uma desculpa e nunca assume os erros .....
Muito obrigada pelo tema viu !!! Nasci para o evangelho em uma igreja que por fim entendi que o pastor era narcisista. Sai, me tornei quase uma narcisa também, mas eu e meu marido percebemos e refletimos sobre o assunto. Estamos nos remoldando. Agora, percebemos o quanto as pessoas estão centralizadoras, com medo de delegar e perder a coroa. Aff !!! Tô meio cansada. Por isso eu e meu marido estamos em casa. Raquel de Belo Horizonte.
Um dos grandes problemas das igrejas tóxicas ou não saudáveis é exatamente a superficialidade que elas vivem hoje, e o pior meus irmãos é, uma espécie de insensibilidade em relação a ela mesma, ao estado espiritual que ela vive.
Que podcast maravilhoso! Moro fora do Brasil e estou em uma igreja nativa com uma cultura extremamente tóxica. Eu e minha família estamos orando para que Deus nos direcione e nos mostre uma comunidade que possamos comungar. Orem por nós.
Espero que tenham conseguido se juntar a uma comunidade menos tóxica e farisaica. Minha família também se encontra numa situação parecida. "Comunhão?????????????????????????????????????" sem sentido, lideranças fracas e sem direcionamento bíblico correto. Os "congregados" fazem o que querem e não o que TEM de fazer. Enfim, uma situação lastimável.
Eu frequentava uma grande igreja pentecostal há uns 10 anos atrás. Estava me formando em Letras, apesar da minha liderança direta, por diversas vezes, tentar me convencer de que eu estava trocando Deus pela universidade. Eu não gostava muito da falta de palavra e de algumas doutrinas dessa igreja, mas meu avô, muito controlador, não me permitia ir para outra e eu sempre fui muito obediente. Vivenciei e aproveitei ao máximo tudo o que podia lá, sempre com a ideia de que, quando saísse de casa, iria para uma Batista ou alguma outra que me agradasse mais, que parecesse mais com o que eu pensava. Como eu lia muito, fui alcançando algumas posições nessa igreja que, na época, para uma mulher jovem e solteira, eram bem difíceis. Fui professora de EBD, líder de jovens... Quando me formei, postei algumas fotos brindando com meus colegas. Só representando, pois eu não bebia. Essas fotos se tornaram, por um tempo, um inferno na minha vida. Um pastor de uma igreja que era meio que acima da minha usou em um culto de doutrina como um exemplo a não ser seguido. Como eu era líder de jovens, um número considerável de evangélicos daquela região me conhecia. Isso me deixou tão triste, essa exposição e falta de compreensão com um momento que era tão especial para mim. Fui entregando os cargos que eu tinha e aos poucos consegui me desligar daquela igreja. Hoje sou mestre em Letras, estudo teologia porque adoro estudar sobre Deus. Não me vejo de forma alguma pisando em uma igreja novamente e ao mesmo tempo vivo um luto terrível, pois foram vinte anos de vida frequentando uma comunidade cristã e hoje não tenho mais desse período, as coisas boas que eu gostava.
Absurdo de bom! Perdi o momento em que falaram o nome do livro e demorei pra encontrar rs. Pra quem tiver dúvida, se chama: "Uma igreja chamada tov: A formação de uma cultura de bondade que resiste a abusos de poder e promove cura"
2 года назад+7
Um livro maravilhoso que trata a questão da celebridade. - Libertando o ministério da síndrome do sucesso.
Muito bom, tema muito importante pra ser abordado nos dias de hoje, pouco falando, diga se de passagem, que venha mais podcasts assim 👏🏼👏🏼 aprendi bastante
eu já passei por uma igreja tóxica e horrível . Mas consegui me libertar . eu achava que era livre mas não era .eu estava era presa. Graças a Deus me libeetrei
Altamente reflexivo, galera! Obrigado pelo conteúdo, Bibo. Já vivi dentro de um ambiente desses e tive que sair um pouco antes da pandemia. Gostaria de pedir os artigos e livros que vocês usaram para a realização desse conteúdo. Fiquei curioso para ler esses documentos. Abraço! DEUS abençoe!
A Church Called Tov: Forming a Goodness Culture That Resists Abuses of Power and Promotes Healing (English Edition) acho que o livro que estão falando é esse
Frequentava uma igreja que quando o fundador da igreja vem na cidade tem que comprar uma pulseira 150 reais pra ouvir o pastor da própria igreja é complicado
Se já não saiu, saia imediatamente enquanto ainda restar saúde mental em você. Digo isso, pois vivi num ambiente igual. O "pastor presidente" chegava com seguranças e era extremamente arrogante e tinha o viés ganancioso sempre presente, tão explícito que irritava.
Eu li o livro e o assunto é realmente muito relevante, quando olhamos para o estilo de vida de Jesus e o nosso modo de viver, parece que existe um hiato muito grande. A cultura TOV precisa ser restaurada nos nossos ambientes congregacionais, mas isso parte de uma consciência (uma metanóia) que preciso me tornar o mais parecido com Cristo. Permitir que o nosso Pai, com sua mão por dentro, opere essa mudança em minha mente e em meu comportamento. A psicologia fala da personalidade narcisista, no fundo, isso é algo que todos nós temos que aprender a vencer e renunciar a isso todos os dias, independentemente do cargo, título ou função que ocupamos. Parabéns por trazerem essa matéria para debate, um tema de imensurável relevância e debatido por todos dentro de uma perspectiva bíblica e de forma tão esclarecedora.
Acredito que existam igrejas locais extremamente tóxicas, porém para mim o maior problema é quando a toxina é ministerial, pensando numa igreja grande com várias filiais. Quando a toxina é institucionalizada é horrível!
Eu acredito que esse podcast poderia ser considerado o podcast da década, tamanha a sua relevância. Sei que a conotação usada para a palavra narcisista foi a comum, mas realmente acredito que poderiam fazer um podcast específico, voltado para o narcisismo patológico. É uma doença, tem CID e é extremamente nociva dentro do meio evangélico porque infelizmente pessoas portadoras dessa patologia, estão espalhadas aos montes pelas igreja e em cargos de liderança. O estrago que elas fazem é colossal e como não é um assunto falado e/ou uma doença muito conhecida, essas características não são identificadas e os poucos lúcidos que tentam alertar as congregações, são completamente invalidados pela comunidade, porque o narcisista seduz a ponto de manipular as emoções coletivas.
O principal problema do evangelicalismo é abandonar a centralidade de um caráter prático, da obediência verdadeira, e relativizar o pecado institucionalizado na igreja, passando pano para a hipocrisia com um pensamento "não olhe pras pessoas, olhe pra Cristo", "não busque perfeição ", "a igreja está cheia de hipócritas? Tem lugar pra mais um", "e você, também não peca?". Quando se trata de pecados das igrejas, muitíssimos evangélicos são tão relativistas quanto estudantes ateus do setor de humanas.
Normalmente a régua moral é extremamente rígida pra quem está fora do sistema religioso e bem frouxa pras lideranças do sistema. Funciona mais ou menos assim: o evangelho é justiça pros de fora e misericórdia pro clubinho gospel, sendo que Jesus foi exatamente o oposto, demonstrando a misericórdia com os marginalizados da religião e sendo extremamente duro com os religiosos que já se viam salvos por sua própria conduta
Oração do narcisista: aquilo nunca aconteceu e se aconteceu, não foi tão mal assim, e se foi; também não é pra tanto, e se é; também não é culpa minha; e se for; não foi minha intenção; e se foi então, foi porque você mereceu.
Penso que não necessariamente. Um saber correto não implica em um agir correto. A boa teologia pode adentrar a mente e ainda assim não penetrar o coração, se tornando mero alimento intelectual.
O próprio podcast diz que apenas a pregação não é suficiente. Veja, que não estamos dizendo que a palavra de Deus não seja. A palavra de Deus é. Apenas o sermão de domingo, por mais fiel e expositivo que seja, não é. As toxinas simplesmente não "vão embora". É preciso que haja tratamento. Deus te abençoe.
A lógica de Paulo em Tito era que para por em ordem a igreja em Creta, o primeiro passo é uma liderança adequada. Depois que esses líderes preguem um doutrina que leva a piedade.
Tive duas experiências com pessoas com transtorno narcisista, ambas na área da música na igreja. Ambas me perseguiram terrivelmente. São falsos e armam pelos bastidores, quando você as acusa ninguém acredita porque as máscaras públicas são perfeitas.
As igrejas tóxicas são aquelas que valorizam mais os usos e costumes do que a bíblia. Acham que saia grande e palitó e gravata é sinônimo de santidade, mas não adianta ter aparência de piedade e por dentro ser uma pessoa podre.
Não é apenas isso… tem outras gamas envolvidas na trama comunitária eclesiástica… uma pregação direcionada para alfinetar pessoas, querem saber do que você tá vivendo, pra poder controlar a vida da “ovelha”, não está apenas ligado aos costumes… até aquele que fala do Reino de Deus e que permite tatuagem, piercings, usar uma roupa mais moderna, pode ser uma igreja tóxica! Então fique ligada, busque estudar sobre líderes narcisistas religiosos ou no meio da sociedade
manos vocês me inspiraram a fazer o primeiro podcast de teologia de Angola.
Vocês são uma universidade.👏👏👏👏👏👏
Mais de 20 anos em uma igreja tóxica com líder abusivo, até que conhecemos a teologia reformada, foi uma verdadeira libertação!
Que episódio incrível!!! Perfeito, simplesmente!
Igrejas tóxicas nascem de famílias tóxicas. Já que todos falaram bastante sobre narcisismo, seria interessante trazer o tema de pais narcisistas no meio evangélico, já que eles são líderes também. É um assunto importantíssimo e que certamente seria muito esclarecedor para as vítimas, porém infelizmente quase ninguém fala sobre isso. Fica aí a sugestão!
Verdade !
"A liderança que não pode ser questionada é uma liderança narcisista!"
Universal é a prova disso.
FATOOOO
Vocês não fazem idéia de como esse episódio me ajudou. Ouvi-lo foi libertador.
Esses líderes fazem que seus membros se sintam culpados por pensar que sobre sua liderança é de forma errada.
Episódio tão necessário! Ouvindo em 2024.
Já vi muitos desses traços em igrejas grandes no Brasil. Alerta importante!
Parabéns irmãos excelente tema, execelentes comentaristas.
Eu fui vitima varias vezes das lideranças narcisitas na igreja.
O.meu ministério é de evangelista de crianças, toda a minha formação teológica e no ministério de criancas não foi nas faculdades oficiais da denominação, esses foi um dos motivos que na igreja do Senhor foi onde eu mais chorei e mais sofri. O Senhor por sua bondade me chamou para ser missionária evangelista, eu nunca fui reconhecida como missionária de crianças ', a ponto de sofrer muitas humilhações. Com o dabate de vocês entendi o motivo das rejeições que sofri.
Depois de 40 anos e com 76.anos de ministério pensei que o Senhor tinha me aposentado mas, Deus abriu um grande desafio no meu ministério, confesso que sinto muito muito medo, por que eu sofri mais dentro da igreja do que.nas favelas, ruelas, escolas no ministerio. Que o Senhor me sustente.
Sou fã de vocês. Que o Senhor os abençoe. Estou chorando escrevendo para vocês.
Jesus te abençoe por todo seu esforço ❤
29/08/22 ouvindo hoje e btcast, e vendo que estive em uma igreja tóxica. E aprendi a exercer uma liderança tóxica. Quando não estava conseguindo exercer mais este tipo de liderança e discordando da liderança que estava sobre mim. As coisas não ficaram boas. Fui chamado de ingrato e etc. vai fazer um ano que estou fora. E estou tentando, junto com minha família a frequentar outra. Minha esposa tá muito desanimada, não está nada fácil viu.
Já se ajustaram, irmão?
@@OPrimoConcursado meu irmão estou tentando me estabelecer em uma igreja da Lagoinha. O pastor é sério, mas ainda tendo dificuldade de me adaptar. Não tá fácil
1 ano depois foi esse BTCAST que abriu meus olhos pra igreja q congregava, muito obrigado! Minha vida melhorou 100% depois de sair de la, esse podcast é uma benção de Deus
Genteeee!!! Essa imagem do tema ficou sensacional! Parabéns equipe bibotalk vcs arrasam!!! 👏👏👏👏😁🥰
Ficou genial mesmo kkkkkkk
eu ia falar isso kkkkkkkkkkkkkkk muito bacana
Frequentei a igreja assim ,era tão tóxico que uma pessoa da liderança se gabava até das conquistas pessoais dos irmãos,em uma ocasião lembro que eu estava elogiando a iniciativa de uma irmã por ter aberto um negócio na pandemia e essa liderança disse :"a sorte foi foi os conselhos q eu dei "..... E isso não foi um caso isolado,narcisismo típico exatamente como vcs falaram , até trabalha ,mas não p crescimento do Reino,apenas p dizer que está trabalhando e que faz melhor que os outros ...... Outra característica interessante é a insubmissão a própria liderança, não aceita críticas e condena algumas atitudes nos membros mas qndo essa pessoa pratica as mesmas coisas sempre tem uma desculpa e nunca assume os erros .....
Muito obrigada pelo tema viu !!! Nasci para o evangelho em uma igreja que por fim entendi que o pastor era narcisista. Sai, me tornei quase uma narcisa também, mas eu e meu marido percebemos e refletimos sobre o assunto. Estamos nos remoldando. Agora, percebemos o quanto as pessoas estão centralizadoras, com medo de delegar e perder a coroa. Aff !!! Tô meio cansada. Por isso eu e meu marido estamos em casa. Raquel de Belo Horizonte.
Um dos grandes problemas das igrejas tóxicas ou não saudáveis é exatamente a superficialidade que elas vivem hoje, e o pior meus irmãos é, uma espécie de insensibilidade em relação a ela mesma, ao estado espiritual que ela vive.
Muito bom este assunto pois não vemos debates sobre isto .
Que podcast maravilhoso!
Moro fora do Brasil e estou em uma igreja nativa com uma cultura extremamente tóxica. Eu e minha família estamos orando para que Deus nos direcione e nos mostre uma comunidade que possamos comungar. Orem por nós.
Espero que tenham conseguido se juntar a uma comunidade menos tóxica e farisaica. Minha família também se encontra numa situação parecida. "Comunhão?????????????????????????????????????" sem sentido, lideranças fracas e sem direcionamento bíblico correto. Os "congregados" fazem o que querem e não o que TEM de fazer. Enfim, uma situação lastimável.
Lembrei muito do livro Cultura da Honra do Danny Silk.
Eu frequentava uma grande igreja pentecostal há uns 10 anos atrás. Estava me formando em Letras, apesar da minha liderança direta, por diversas vezes, tentar me convencer de que eu estava trocando Deus pela universidade. Eu não gostava muito da falta de palavra e de algumas doutrinas dessa igreja, mas meu avô, muito controlador, não me permitia ir para outra e eu sempre fui muito obediente. Vivenciei e aproveitei ao máximo tudo o que podia lá, sempre com a ideia de que, quando saísse de casa, iria para uma Batista ou alguma outra que me agradasse mais, que parecesse mais com o que eu pensava. Como eu lia muito, fui alcançando algumas posições nessa igreja que, na época, para uma mulher jovem e solteira, eram bem difíceis. Fui professora de EBD, líder de jovens... Quando me formei, postei algumas fotos brindando com meus colegas. Só representando, pois eu não bebia. Essas fotos se tornaram, por um tempo, um inferno na minha vida. Um pastor de uma igreja que era meio que acima da minha usou em um culto de doutrina como um exemplo a não ser seguido. Como eu era líder de jovens, um número considerável de evangélicos daquela região me conhecia. Isso me deixou tão triste, essa exposição e falta de compreensão com um momento que era tão especial para mim. Fui entregando os cargos que eu tinha e aos poucos consegui me desligar daquela igreja. Hoje sou mestre em Letras, estudo teologia porque adoro estudar sobre Deus. Não me vejo de forma alguma pisando em uma igreja novamente e ao mesmo tempo vivo um luto terrível, pois foram vinte anos de vida frequentando uma comunidade cristã e hoje não tenho mais desse período, as coisas boas que eu gostava.
Absurdo de bom! Perdi o momento em que falaram o nome do livro e demorei pra encontrar rs. Pra quem tiver dúvida, se chama: "Uma igreja chamada tov: A formação de uma cultura de bondade que resiste a abusos de poder e promove cura"
Um livro maravilhoso que trata a questão da celebridade. - Libertando o ministério da síndrome do sucesso.
Muito bom, tema muito importante pra ser abordado nos dias de hoje, pouco falando, diga se de passagem, que venha mais podcasts assim 👏🏼👏🏼 aprendi bastante
Gente Deus abençoe ao equipe de BTCast, a imagem ficou muito legal
Toda vez que confrontamos a liderança,principalmente o pastor,ai somos colocados de escanteio de uma maneira sutil e maldosa,simples assim.
Estou passando por isso, 😞.
Bibo participei de uma igreja assim, muita humilhação, opressão e soberba do pastor sofri muito mas graças a Deus sair de lá.
Assunto necessario! A Thamires Garcia escreveu um livro sobre isso. Seria legal convida-la pra falar um pouco sobre o assunto e a experiência dela
Excelente podcast... Compartilhei no grupo da minha igreja, espero que os "meus" ouçam rsrs
"Nossa identidade não é nosso ministério" Olha que interessante..
(20:11)
Que episódio! Sensacional. Muito boa a reflexão.
eu já passei por uma igreja tóxica e horrível . Mas consegui me libertar . eu achava que era livre mas não era .eu estava era presa. Graças a Deus me libeetrei
Altamente reflexivo, galera! Obrigado pelo conteúdo, Bibo. Já vivi dentro de um ambiente desses e tive que sair um pouco antes da pandemia.
Gostaria de pedir os artigos e livros que vocês usaram para a realização desse conteúdo. Fiquei curioso para ler esses documentos.
Abraço! DEUS abençoe!
Seria legal mesmo ler este conteudo
A Church Called Tov: Forming a Goodness Culture That Resists Abuses of Power and Promotes Healing (English Edition) acho que o livro que estão falando é esse
@@familiapopcrista2792 Muito bom!!! Certamente estarei adquirindo ele. Muito obrigado!!!
@@diegoreinicke6321 acabei de achar, mas está R$ 107,11 na Amazon. Salgadinho o preço 😢
dá pra fazer lista de igrejas tóxicas né galeres, misericórdia!!! Glória a Deus pela liderança que permanece com o coração em Cristo!
Amo as artes do BTCast
Frequentava uma igreja que quando o fundador da igreja vem na cidade tem que comprar uma pulseira 150 reais pra ouvir o pastor da própria igreja é complicado
Sai de perto dessas seitas nojentas.
?????? Não entendi
Se já não saiu, saia imediatamente enquanto ainda restar saúde mental em você. Digo isso, pois vivi num ambiente igual. O "pastor presidente" chegava com seguranças e era extremamente arrogante e tinha o viés ganancioso sempre presente, tão explícito que irritava.
Eu não sou tão velho quanto o Bibo 😂😂😂, mas eu também não tinha entendido a referencia da capa. Tive que pesquisar na internet
Um dos melhores que já vi aqui🙌🙌
Eu li o livro e o assunto é realmente muito relevante, quando olhamos para o estilo de vida de Jesus e o nosso modo de viver, parece que existe um hiato muito grande. A cultura TOV precisa ser restaurada nos nossos ambientes congregacionais, mas isso parte de uma consciência (uma metanóia) que preciso me tornar o mais parecido com Cristo. Permitir que o nosso Pai, com sua mão por dentro, opere essa mudança em minha mente e em meu comportamento. A psicologia fala da personalidade narcisista, no fundo, isso é algo que todos nós temos que aprender a vencer e renunciar a isso todos os dias, independentemente do cargo, título ou função que ocupamos.
Parabéns por trazerem essa matéria para debate, um tema de imensurável relevância e debatido por todos dentro de uma perspectiva bíblica e de forma tão esclarecedora.
Acredito que existam igrejas locais extremamente tóxicas, porém para mim o maior problema é quando a toxina é ministerial, pensando numa igreja grande com várias filiais. Quando a toxina é institucionalizada é horrível!
Mais um BTcast sensacional!!!!!
Eu acredito que esse podcast poderia ser considerado o podcast da década, tamanha a sua relevância. Sei que a conotação usada para a palavra narcisista foi a comum, mas realmente acredito que poderiam fazer um podcast específico, voltado para o narcisismo patológico. É uma doença, tem CID e é extremamente nociva dentro do meio evangélico porque infelizmente pessoas portadoras dessa patologia, estão espalhadas aos montes pelas igreja e em cargos de liderança. O estrago que elas fazem é colossal e como não é um assunto falado e/ou uma doença muito conhecida, essas características não são identificadas e os poucos lúcidos que tentam alertar as congregações, são completamente invalidados pela comunidade, porque o narcisista seduz a ponto de manipular as emoções coletivas.
Opa! A paz de Cristo! Quero saber mais sobre o curso teológico
Forteeee e esclarecedor.
Deus abençoe vcs 🙏 uma benção esse podcast
Boa noite tem uma galera que eu conheço que escuta pelo Amazon músic ou pelo castbox os podcast não estão reproduzindo e nem baixando
Vocês resumiram a IURD.
Ótimo podcast!!
Meu que conteúdo incrível!!!!
Gostei bastante do BTCast, bem esclarecedor... Obrigada 🤗💜
Valeu apena ouvir,eu já tinha notado essa cultura só que não é dito .🙏🙏
SENSACIONAL!!! Muito relevante e extremamente importante esse assunto!!! 👏👏👏
Genial 👏👏
Se você não é a pessoa mais tóxica que conhece, então você precisa se conhecer melhor. Autoconhecimento traz maturidade!
Cara... Tema muito bom...
Graças a Deus sai de um ambiente assim!
Que conteúdo meus amigos... Como gostaria de ter contato com conteúdos assim na juventude...
Excelente conteúdo! Que Deus vos abençoe !
Amém!
Show.
excelente
Gente que incrível esse conteúdo!!!
Show! Parabéns pelo tema...
Fantástico
O principal problema do evangelicalismo é abandonar a centralidade de um caráter prático, da obediência verdadeira, e relativizar o pecado institucionalizado na igreja, passando pano para a hipocrisia com um pensamento "não olhe pras pessoas, olhe pra Cristo", "não busque perfeição ", "a igreja está cheia de hipócritas? Tem lugar pra mais um", "e você, também não peca?". Quando se trata de pecados das igrejas, muitíssimos evangélicos são tão relativistas quanto estudantes ateus do setor de humanas.
Melhor comentário 👏👏👏👏
Normalmente a régua moral é extremamente rígida pra quem está fora do sistema religioso e bem frouxa pras lideranças do sistema. Funciona mais ou menos assim: o evangelho é justiça pros de fora e misericórdia pro clubinho gospel, sendo que Jesus foi exatamente o oposto, demonstrando a misericórdia com os marginalizados da religião e sendo extremamente duro com os religiosos que já se viam salvos por sua própria conduta
Ótimo
Oração do narcisista: aquilo nunca aconteceu e se aconteceu, não foi tão mal assim, e se foi; também não é pra tanto, e se é; também não é culpa minha; e se for; não foi minha intenção; e se foi então, foi porque você mereceu.
Parece um pastor que conheço fazendo essa oração
Muito bom. Episódio excelente.
Qual livro que citaram no vídeo que trata sobre cultura na igreja?
Canal metafornado gospel, foi ótimo
Boa tarde, trabalhei com um Etevaldo.
Gente que canal necessário… mais um inscrito 🔥
Gente isso é muito real !!!!!
Mas o que é um ambiente tóxico?????
Igreja tóxica é reflexo simplesmente da liderança, pois onde há pregação do evangelho verdadeiro as toxinas ou os radioativos vão embora.
Falou tudo!!!!!
Moisés foi intoxicado pelo povo e não o povo por Moisés no episódio da água na Rocha. Lançar a culpa apenas sobre o líder é desumano.
Penso que não necessariamente. Um saber correto não implica em um agir correto. A boa teologia pode adentrar a mente e ainda assim não penetrar o coração, se tornando mero alimento intelectual.
O próprio podcast diz que apenas a pregação não é suficiente. Veja, que não estamos dizendo que a palavra de Deus não seja. A palavra de Deus é. Apenas o sermão de domingo, por mais fiel e expositivo que seja, não é. As toxinas simplesmente não "vão embora". É preciso que haja tratamento. Deus te abençoe.
A lógica de Paulo em Tito era que para por em ordem a igreja em Creta, o primeiro passo é uma liderança adequada. Depois que esses líderes preguem um doutrina que leva a piedade.
Eu tive um pastor chamado Etevaldo rsrsrsr
Cadê a música da Britiney? kkk
up e like
👏🏼👏🏼👏🏼
Tive duas experiências com pessoas com transtorno narcisista, ambas na área da música na igreja. Ambas me perseguiram terrivelmente. São falsos e armam pelos bastidores, quando você as acusa ninguém acredita porque as máscaras públicas são perfeitas.
criar um perfil falso kkkkkkkkkk! chorei de rir com essa parte
Conheço um monte de narcisista 😐 Já vi de tudo debaixo desse sol!
Gente, alguém sabe qual é o livro que o Cacau cita no episódio?
Pessoal da CPAD tbm "é gente como a gente"
Qual é o titulo do livro que leram (e citam) para o podcast, pls?
As igrejas tóxicas são aquelas que valorizam mais os usos e costumes do que a bíblia. Acham que saia grande e palitó e gravata é sinônimo de santidade, mas não adianta ter aparência de piedade e por dentro ser uma pessoa podre.
Não é apenas isso… tem outras gamas envolvidas na trama comunitária eclesiástica… uma pregação direcionada para alfinetar pessoas, querem saber do que você tá vivendo, pra poder controlar a vida da “ovelha”, não está apenas ligado aos costumes… até aquele que fala do Reino de Deus e que permite tatuagem, piercings, usar uma roupa mais moderna, pode ser uma igreja tóxica! Então fique ligada, busque estudar sobre líderes narcisistas religiosos ou no meio da sociedade
Cadê a cara de vcs kkkkk me da agonia de não vê-los
Aqui na igreja que eu estava congregando tem culto de ações de graça para o pastor é esposa dele. Kkkkkk
o loko véio... 18:14 "pastor Etevaldo" eu conheço um pastor com esse nome kkkkkkk
Tem o Marciano também kkkk
Eu também sair de uma igreja quê quem se levatace contrar o pastor a pessoas iam dece a sepultura kkkkkk
Quase 45% de deslike demonstra que os tóxicos foram afetados kkkk
Pnde vc ve isso?
É só usar o RUclips antigo q da pra ver
@@Kennedy121 e como faz pra ver o antigo?
Mas teve uma lady que disse que fica " se borrando..." . Isso foi horrível.
São todas, não há uma que se aproveite, basta terem sido criadas por homens pecadores
O nome do meu colega de trabalho é Etevaldo
Etevaldo é irmão do Marciano.
Hoje em dia é o que mais tem. Pastor ditador é o que não falta.
Falam demais Irrrrrrrrrrra
tu queria que a gente cantasse?
Podia ter ficado em silêncio 🤫