História do Fiat Tempra no Brasil
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Em fevereiro de 1990, a Fiat apresentava na Itália o Tempra, que chegava para os consumidores europeus como símbolo da renovação da marca italiana. Conheça a história deste sedã que chegou causando no Brasil.
Com o passaporte carimbado para o nosso mercado e a consequente fabricação em Betim (MG), o Tempra daqui tinha outra missão: mostrar que a Fiat podia desenvolver um produto mais sofisticado, se libertando da imagem de fabricante de carros pequenos que a empresa tinha até então.
Um dos primeiros desafios enfrentados pelo Tempra era a preferência nacional por carros de duas portas - na época o consumidor associava veículos de quatro portas aos táxis. Mesmo assim, a Fiat apresentou o sedã unicamente na versão quatro portas num primeiro momento, com o intuito de mostrar que ele era mais prático, confortável e seguro. Além disso, podia ser mais bonito, como era o caso do Tempra. Ambas as versões do Fiat (Prata e Ouro) eram equipadas com motor 2.0 8V, que vinha com tecnologias como cabeçote de fluxo cruzado e duplo comando de válvulas.
Fabricado na Argentina, o propulsor era um dos mais modernos em um automóvel nacional, mas ainda trazia carburador e parcos 99 cv de potência na versão a gasolina. O trem-de-força era complementado por um câmbio de cinco marchas com operação suave e engates precisos.
Viaje conosco pela história do Tempra, suas versões, ascenção e o momento em que sai de cena para dar espaço ao Marea.
tenho 37 anos atualmente Vou realizar meu sonho de infância estou comprando um Tempra 8v espero ter sorte com. Ele
tenho um 97/97 há 12 anos, 2.0. 16v cinza steel 4 pts, na ativa ate hoje, uso diario, com 227 mkm sem retifica. só manuntençoes normais do uso, verdadeiro tanque de guerra, 98% original. parabens a ele!!!!!
O meu Cobalt 1.8 tem 400 mil km com motor original 😊
Uma bela homenagem a um carro que deixou saudades até. Hoje sou fã. Dele quando vejo ele aos montes abandonado me parte o coração.
Muito lindo!!!! Até hoje um dos mais belos carros
O tempra é bem mais bonito e estiloso, de que o Monza e o gol quadrado.
Obrigado pelo vídeo e me fez lembrar de um tempo que nós podíamos acelerar sem se preocupar com o medo da multa. E tive a chance de dirigir a versão turbo. Que saudade deste carro da Fiat. Agradeço de mais a vcs do Motor1 e Carplace. Foi uma maravilhosa viagem aos Anos 90.Vinícius Rezende Barreto daqui de Goiânia.
Lembro muito bem desse tempo, meu pai trabalhava em uma concessionária Fiat e quando o Tempra chegou foi demais. Lembro que ele era vendido em dólar e sem dúvidas é um belíssimo carro !
Eu lembro quem tinha esse carro era pessoas ricas não era um carro para qualquer um não chamava muito atenção nas ruas bons tempos
Mentira sua, vários taxistas que eu conheço, tiveram um Templa
Uma joia rara fabricada pela FIAT nos tempos em que ela era uma marca atrás de afirmação e de inovação.
Vi o Fiat tempra nascer quando trabalhava na fiat em 1991
Eu adorava esse carro. Em 1997 meu pai comprou um ie 2.0 8 v do ano de 1995.
O estepe nunca tinha sido rodado, comprou nas agulhas negras no Tatuapé-SP.
Trabalhei na construção da linha de produção.
A encontrar zolczac foi contratada para construir e a mão de obra foi a global empregos que contratou.
Trabalhei no recrutamento e seleção desses funcionários
Olá tenho dois Tempras 97e95 ótimo carro muito bom top demais.
Parabéns pela excelente matéria. Admiro muito esse grande carro, marcou época e inovou a sua respectiva geração.
Parabéns, a vcs pela matéria e vídeo ,muita gente fala mal do tempra ate hoje eu tive todos modelos menos turbo só foi alegria, qdo achar um turbo a altura ou stile pode ter certeza que vou fazer de tudo para telo,abç a vcs sucesso
Foi o carro dos meus sonhos bons anos 90
Um carro ótimo que não foi bem substituído. Tive um do último modelo, 99, que foi lançado em 98 e findou no mesmo ano. O Mares era bom mas a Fiat não cuidava do mesmo.
Esse é muito show tenho um SX 16v é um ótimo carro não vendo e não troco
Era topissimo, pegava algumas caronas nosso monstrinho. Por a Fiat não evolui e volta com ele......? Como tinha estilo e conforto.
tenho logo dois Tempra 93 e 95 IE e série ouro.
Tive um acho um carro ótimo além da época mas com mecânicos mareteiros queimou o filme do carro infelizmente,mas ele da pau em muito carro d hoje pelo conforto designer
Eu custei à acreditar, mas eu vi um tempra fazendo um camaro engolir poeira, deixando-o para trás.
Melhor quadro do canal!
A restilização do interior não foi em 1995? Lembro-me que a linha 95, com lanterna traseira ainda quadrada, já possuía o novo painel.
E ó modelo hlx 1997 é top
ai sim, era um carrao!!!!
Eu sou um Tempramaniaco
Eu também gosto do tempra e do Tipo (tenho um 2.0 8v)
Meu terceiro Tipo
Amigão você se esqueceu que no Brasil e FIAT empobrece 30% da Potência real dos teus veículos por causa dos altos impostos(más é só no papel) ou seja estes motores do Tempra (qualquer versão no Brasil) que são o mesmo motor do Lancia Delta Integrale São 30% MAIS potentes doque o anunciado.
O Tempra brasileiro tem uma historia de desenvolvimento parecida com a do Uno brasileiro. O Uno brasileiro era basicamente uma carroceria do Uno italiano com suspensões adaptadas do Fiat 147. Já o Tempra brasileiro era a carroceria do Tempra italiano com partes (Comenta se que foi usada a plataforma completa) do Fiat Regatta argentino com suspensão traseira de Lancia Thema. Essa salada que fizeram no desenvolvimento do Tempra brasileiro trouxe uma situação curiosa. O Tempra SW, importado entre 1994 a 1996, que em teoria era para ser um carro mais instavel e pesado, era muito mais firme e mais leve que o Tempra brasileiro, segundo os relatos dos testes de época. Como se tratava de uma gambiarra de fábrica (Base velha numa carroceria nova, tal como foi o VW Gol bolinha, um Gol com a plataforma de Gol quadrado), o Tempra passava a sensação, em piso irregular, de ter carroceria "frouxa" (Com pouca rigidez torcional), uma vez que os pontos de ancoragem e amarração das estruturas da carroceria do Tempra não eram as mesmas do Fiat Regatta. Para compensar isso, a Fiat teve que soldar reforços e isso fez esse carro ficar mais pesado que um VW Santana (1180 kg do Santana completo contra os 1250 kg do Tempra brasileiro básico). Abraços
bom vídeo!
Pra min o modelo mais lindo
O que significa a sigla 2 act no coletor de admissão?
quais eram os opcionais do 16v 1998??
Amo curiosidade tudo se refere ao Tempra
ninguém lembra que o painel mudou radicalmente na primeira reestilização no Brasil...
hoje 98% está em mau estado ou destruidos, mal cuidados......
Kkkkkk os maluco colocou um grito de pneu na hora que ele ia falar ele fala o 0 a 100 do carro em 2:28 kkkkkkk
Quantas unidades do Tempra Turbo 2 portas foram fabricados, alguém sabe?
Pra mim o melhor carro q já tive e já pilotei o Tempra até hoje ainda está a frente de muitos carroes por aí esse é sem igual vou comprar outro pra não nunca mais vender duas pior burrada da minha vida é ter casado e a outra vendido meu Tempra vinho 96/96 2.0 8v com 146.000 km não tinha nada pra fazer no carro podem me chamar de burro q eu aceito
Voce saberia o numeros de carros vendidos do tempra... principalmente a ultima versao que foi a menos vendida?
Alguém, por favor, poderia me dizer o preço de um TEMPRA naquela época 1993 ou 1995?????
Na época custava
Cr$ 412.097, hoje algo em torno de 120 mil.
Qual a musica de intro
Eu tô precisando de acessórios pro Tempra alguém me da uma dica aí gente!!!
Em 98 x 99 a fiat acabou com o tempra
Os acabamentos de portas eram do fiat tipo
Concordo, descaracterizou o carro, transformou num Frankstein com aquelas maçanetas arredondadas, aquela grade, aqueles para-choques... E fizeram o mesmo com o Marea anos depois, colocando as lanternas do Lancia Lybra na traseira.
Ta virando colecionavel
Tive um. Mas devolvi após menos de 1 mês de uso. Fervia feito chaleira. Problema sério no sistema de arrefecimento. A ventoinha do radiador desse carro acionava a absurdos 110 graus Celsius! Fervia antes de acionar a ventoinha. Falha grave de engenharia.
É porque você tem que fazer o kit verão e colocar só aditivo você consegue abaixar a temperatura do carro eu tenho um 93 é uma máquina muito bom não tenho que reclamar no kit verão Por que os carros tem para 95 para cima São modificado no sistema de refrigeração do carro os antigo 93 94 tem que ter o kit verão
O meu coloquei pra assionar manual resolvi o problema o carro e uma nave
Super bad
Motor argentino kkkkk