Oopa! Valeu mano! Dá uma olhada no canal do estúdio, vou começar a colocar esses vídeos mais "técnicos" por lá e deixar aqui mais pro meu trampo como artista mesmo. youtube.com/@Studio186br
Esse vídeo tem muito que chegar no feed de todo mundo que pretende montar um estúdio de gravação. Hoje tá todo mundo acostumado a abrir uma daw e conectar uma multipista USB. Quando visitei o Forestlab, minha cabeça explodiu. Porque literalmente o Lisciel não tem um PC, nem uma tela no estúdio dele. E ele faz todo o processo de gravação lá. É outro mundo e tem pouca gente falando sobre.
Aí sim meu irmão!!!! É um caminho sem volta kkkk, mas é bom pra caramba, mixar com a mesa deixa mais divertido (depois que tu já quebrou a cabeça com o roteamento kkkk)
Caramba, só agor a descobrir esse canal hahaha, muito obrigado pelo vídeo... Já experimentou alguma Mackie 8Bus ou da Série ONYX? Se sim o que achou? Forte abraço.
Fala mano! Já usei Mackie sim, dá pra fazer bastante coisa com ela! Sobre o nível de sinal, eu mando sempre bem quente pra mesa, mas nada que eu fique medindo, só o suficiente pra não clipar a saída da placa e a entrada da mesa hehe. Lá no Insta eu respondo mais rápido, @studio18meia. Valeu!
Grande Misael! Mais um inscrito aqui também! Passei a acompanhar teus excelentes vídeos... parabéns! Eu fiquei curioso com a tua configuração de mixagem OutBox em relação ao que acontece antes da mix... heheheh... Me diz uma coisa: tu tem tudo configurado de forma que tu não precise mexer nas conexões quando chegar na mixagem? Ou seja, tu grava as pistas pela entrada da interface ou pela entrada da mesa? A dúvida é porque tu ocupou as entradas da mesa com as saídas da interface, né? Baita abraço, brother!
Faala meu querido!! Muito obrigado hahah!! Então, eu tenho uma mesa de 40 canais divididos da seguinte forma: - 24 canais para mixar o que sai do protools (24 saídas da interface conectadas nos primeiros 24 canais da mesa) - 16 canais para usar os prés (16 canais ligados em 16 entradas da interface) - nos 16 canais que eu uso de pré, eu também conecto na entrada lnha daí, as saídas do gravador, e minha mesa tem uma opção por canal pra trocar entre entrada linha e mic, aí quando vou mixar troco os ultimos 8 canais pra entrada linha e dessa forma consigo escutar o que sai do gravador - e os primeiros 8 dos 16 canais que uso para gravar, além de irem pra entrada da interface, também vão pra entrada do gravador de fita através de direct out e subgrupos kkk Cada mesa e cada gravador vai te gerar um setup, com a mesa grande eu consegui deixar de uma forma quee u não preciso mexer em muita coisa pra gravar ou mixar, mas quando usava uma Yamaha de 8 canais era osso, tinha que ficar trocando os cabos o tempo todo kkk, mas a vontade de fazer acontecer era maior!
@@MisaelPacheco Baaaaaaahhh... muito obrigado, meu querido Misael... Nossaaaaa... não é todo mundo que compartilha conhecimento hoje em dia!!! Muito obrigado pela tua atenção. Eu tenho um equipamento parecido com o teu, inclusive tenho uma 2404 aqui no meu home estúdio. Gravador de rolo ainda não tenho, mas um dia eu chego lá!! Cara mais uma vez obrigado! Tu é o cara!! E parabéns pelo teu trabalho tão legal!! P.S.: peguei tua explicação e pedi ao ChatGPT um passo a passo que compartilho aqui, caso possa ser útil para mais alguém no futuro. Baita abraço, irmão! 🤘 ▪Passo 1: Conectar a Interface à sua DAW 24 canais da DAW para a mesa: no caso de ter 24 saídas na interface de áudio, são conectadas aos primeiros 24 canais da mesa de som. Cada saída da interface é conectada a uma entrada específica na mesa usando cabos apropriados (geralmente XLR). Isso permite a mixagem desses sinais diretamente na mesa. ▪Passo 2: Utilizar os Prés da Mesa 16 canais com prés da mesa para a interface: São utilizados 16 canais da mesa com pré-amplificadores para captar sinais ao vivo (como microfones ou instrumentos). Cada um desses canais é conectado a uma das entradas da interface de áudio. Esses sinais podem ser usados para gravações diretamente no computador via interface. ▪Passo 3: Configuração dos Canais para Gravação e Mixagem Conexão com gravador e chaveamento entre linha e mic: Nos 16 canais que usam os prés, também se conecta as saídas de um gravador externo às entradas de linha desses mesmos canais. Isso no caso de ter uma opção que permite alternar cada canal entre entrada de mic e de linha. Isso é útil, pois é possível escolher entre captar o sinal do microfone ou direto do gravador. Para mixagem, trocar os últimos 8 canais dos 16 para entrada de linha para escutar o sinal do gravador. ▪Passo 4: Configuração dos Subgrupos e Direct Outs Subgrupos e Direct Outs: Os primeiros 8 canais dos 16 usados para gravação (que são conectados à interface) também são enviados para um gravador de fita. Isso é feito através de saídas diretas (direct out) e também subgrupos. Subgrupos podem ser usados para agrupar vários canais e enviar esses sinais agrupados para outra saída, como o gravador de fita, facilitando a gravação de múltiplas fontes ao mesmo tempo. Resumo: ▪Conecte as saídas da interface aos primeiros 24 canais da mesa para mixagem do que sai da DAW. ▪Use 16 canais com pré-amplificadores da mesa conectando-os às entradas da interface para gravação. ▪Conecte saídas do gravador às entradas de linha dos mesmos 16 canais e use a opção da mesa para alternar entre mic e linha conforme necessário. ▪Os primeiros 8 desses 16 canais também são roteados para um gravador de fita através de direct out e subgrupos.
muito boa a explicação meu caro, mais um inscrito! eu acabei de iniciar no mundo híbrido, mas to com uma certa dificuldade. Comprei uma mesa analógica de 16 canais e to com um compressor de 2 canais. Minha dificuldade esta sendo em onde ligar o comp. Se eu tiro o LR da mesa e jogo na entrada da interface, onde eu ligaria o comp nesse caminho? e tipo, se eu quiser comprimir só bumbo e caixa, p or exemplo, eu poderia mutar todo o resto e printar só esses canais comprimidos e depois printar de novo com o resto?
Eaí meu querido! A sua mesa tem Insert no LR? Se sim, compra um cabo Y e coloca no insert da mesa, vai ser bem útil. Quando eu tinha uma mesa menor, eu fazia isso, meu compressor ficava sempre ligado no LR da mesa no Insert. Então quando eu mixava já tinha um comp no master bus e quando eu ia gravar bateria por exemplo, livara o bumbo e a caixa e tirava o sinal deles pelo LR mesmo usando o compressor que já estava ali. Agora se a mesa não tem insert no LR é só mandar a saída LR da mesa pro compressor e a saída do compressor pra placa. Tudo depende de qual compressor você tem e qual nível de sinal ele trabalha, mas de maneira geral rola isso sim. Agora eu to colocando esse tipo de conteúdo lá no meu outro canal ruclips.net/user/studio186br ! Valeu!
certo man. Então, é uma mesa bem antiga, não tem insert não. Mas ela tem send return nos dois masters e em todos os canais. O compressor é um Behringer autocomplacência de 2 canais. Dai minha dúvida onde ligar o danado. Queria poder usar ele em cada canal individual saca? Tipo: bumbo, depois uso na caixa, depois baixo, e por aí vai. @@MisaelPacheco
Muito Bom irmão , saúde e prosperidade
Cara, tá muito bacana o seu estúdio! Os conceitos, a organização... Show.
Valeu meu querido! Quando estiver por Floripa vem visitar!
Perfeito manoooo!
Que bacana amigo. Finalmente um vídeo assim. Sempre quis saber como faz essas ligações. Eu imaginava que era isso, mas foi bom saber de certeza rs
Caramba mano, achei seu canal do nada, curti muito a didática e principalmente o estúdio ai, top demais
Oopa! Valeu mano! Dá uma olhada no canal do estúdio, vou começar a colocar esses vídeos mais "técnicos" por lá e deixar aqui mais pro meu trampo como artista mesmo.
youtube.com/@Studio186br
Esse vídeo tem muito que chegar no feed de todo mundo que pretende montar um estúdio de gravação. Hoje tá todo mundo acostumado a abrir uma daw e conectar uma multipista USB. Quando visitei o Forestlab, minha cabeça explodiu. Porque literalmente o Lisciel não tem um PC, nem uma tela no estúdio dele. E ele faz todo o processo de gravação lá. É outro mundo e tem pouca gente falando sobre.
Exatamente! Lisciel me inspirou em muita coisa, principalmente na parte da fita, e valeu cada centavo, hoje sou feliz gravando!
Merecia 1 milhão de inscritos mano
Hehe obrigado!
Excelente vídeo 👏👏👏👏
Mano da hora tô iniciando exatamente hoje tenho uma mesinha yamaha igual a que vc tinha e vou comprar a focusrite 8 saídas
Aí sim meu irmão!!!! É um caminho sem volta kkkk, mas é bom pra caramba, mixar com a mesa deixa mais divertido (depois que tu já quebrou a cabeça com o roteamento kkkk)
@MisaelPacheco verdade mano já estou lkkk
Demais da conta
Caramba, só agor a descobrir esse canal hahaha, muito obrigado pelo vídeo... Já experimentou alguma Mackie 8Bus ou da Série ONYX? Se sim o que achou? Forte abraço.
Fala mano! Já usei Mackie sim, dá pra fazer bastante coisa com ela! Sobre o nível de sinal, eu mando sempre bem quente pra mesa, mas nada que eu fique medindo, só o suficiente pra não clipar a saída da placa e a entrada da mesa hehe. Lá no Insta eu respondo mais rápido, @studio18meia.
Valeu!
Outra dúvida, qual nivel da saída que vc está enviando pra console? -18, 16, 12...
Grande Misael! Mais um inscrito aqui também! Passei a acompanhar teus excelentes vídeos... parabéns!
Eu fiquei curioso com a tua configuração de mixagem OutBox em relação ao que acontece antes da mix... heheheh... Me diz uma coisa: tu tem tudo configurado de forma que tu não precise mexer nas conexões quando chegar na mixagem? Ou seja, tu grava as pistas pela entrada da interface ou pela entrada da mesa? A dúvida é porque tu ocupou as entradas da mesa com as saídas da interface, né? Baita abraço, brother!
Faala meu querido!! Muito obrigado hahah!! Então, eu tenho uma mesa de 40 canais divididos da seguinte forma:
- 24 canais para mixar o que sai do protools (24 saídas da interface conectadas nos primeiros 24 canais da mesa)
- 16 canais para usar os prés (16 canais ligados em 16 entradas da interface)
- nos 16 canais que eu uso de pré, eu também conecto na entrada lnha daí, as saídas do gravador, e minha mesa tem uma opção por canal pra trocar entre entrada linha e mic, aí quando vou mixar troco os ultimos 8 canais pra entrada linha e dessa forma consigo escutar o que sai do gravador
- e os primeiros 8 dos 16 canais que uso para gravar, além de irem pra entrada da interface, também vão pra entrada do gravador de fita através de direct out e subgrupos kkk
Cada mesa e cada gravador vai te gerar um setup, com a mesa grande eu consegui deixar de uma forma quee u não preciso mexer em muita coisa pra gravar ou mixar, mas quando usava uma Yamaha de 8 canais era osso, tinha que ficar trocando os cabos o tempo todo kkk, mas a vontade de fazer acontecer era maior!
@@MisaelPacheco Baaaaaaahhh... muito obrigado, meu querido Misael... Nossaaaaa... não é todo mundo que compartilha conhecimento hoje em dia!!! Muito obrigado pela tua atenção.
Eu tenho um equipamento parecido com o teu, inclusive tenho uma 2404 aqui no meu home estúdio.
Gravador de rolo ainda não tenho, mas um dia eu chego lá!!
Cara mais uma vez obrigado! Tu é o cara!! E parabéns pelo teu trabalho tão legal!!
P.S.: peguei tua explicação e pedi ao ChatGPT um passo a passo que compartilho aqui, caso possa ser útil para mais alguém no futuro.
Baita abraço, irmão! 🤘
▪Passo 1: Conectar a Interface à sua DAW
24 canais da DAW para a mesa: no caso de ter 24 saídas na interface de áudio, são conectadas aos primeiros 24 canais da mesa de som. Cada saída da interface é conectada a uma entrada específica na mesa usando cabos apropriados (geralmente XLR). Isso permite a mixagem desses sinais diretamente na mesa.
▪Passo 2: Utilizar os Prés da Mesa
16 canais com prés da mesa para a interface: São utilizados 16 canais da mesa com pré-amplificadores para captar sinais ao vivo (como microfones ou instrumentos). Cada um desses canais é conectado a uma das entradas da interface de áudio. Esses sinais podem ser usados para gravações diretamente no computador via interface.
▪Passo 3: Configuração dos Canais para Gravação e Mixagem
Conexão com gravador e chaveamento entre linha e mic:
Nos 16 canais que usam os prés, também se conecta as saídas de um gravador externo às entradas de linha desses mesmos canais.
Isso no caso de ter uma opção que permite alternar cada canal entre entrada de mic e de linha. Isso é útil, pois é possível escolher entre captar o sinal do microfone ou direto do gravador.
Para mixagem, trocar os últimos 8 canais dos 16 para entrada de linha para escutar o sinal do gravador.
▪Passo 4: Configuração dos Subgrupos e Direct Outs
Subgrupos e Direct Outs:
Os primeiros 8 canais dos 16 usados para gravação (que são conectados à interface) também são enviados para um gravador de fita. Isso é feito através de saídas diretas (direct out) e também subgrupos.
Subgrupos podem ser usados para agrupar vários canais e enviar esses sinais agrupados para outra saída, como o gravador de fita, facilitando a gravação de múltiplas fontes ao mesmo tempo.
Resumo:
▪Conecte as saídas da interface aos primeiros 24 canais da mesa para mixagem do que sai da DAW.
▪Use 16 canais com pré-amplificadores da mesa conectando-os às entradas da interface para gravação.
▪Conecte saídas do gravador às entradas de linha dos mesmos 16 canais e use a opção da mesa para alternar entre mic e linha conforme necessário.
▪Os primeiros 8 desses 16 canais também são roteados para um gravador de fita através de direct out e subgrupos.
muito boa a explicação meu caro, mais um inscrito! eu acabei de iniciar no mundo híbrido, mas to com uma certa dificuldade. Comprei uma mesa analógica de 16 canais e to com um compressor de 2 canais. Minha dificuldade esta sendo em onde ligar o comp. Se eu tiro o LR da mesa e jogo na entrada da interface, onde eu ligaria o comp nesse caminho? e tipo, se eu quiser comprimir só bumbo e caixa, p or exemplo, eu poderia mutar todo o resto e printar só esses canais comprimidos e depois printar de novo com o resto?
Eaí meu querido! A sua mesa tem Insert no LR? Se sim, compra um cabo Y e coloca no insert da mesa, vai ser bem útil. Quando eu tinha uma mesa menor, eu fazia isso, meu compressor ficava sempre ligado no LR da mesa no Insert. Então quando eu mixava já tinha um comp no master bus e quando eu ia gravar bateria por exemplo, livara o bumbo e a caixa e tirava o sinal deles pelo LR mesmo usando o compressor que já estava ali. Agora se a mesa não tem insert no LR é só mandar a saída LR da mesa pro compressor e a saída do compressor pra placa. Tudo depende de qual compressor você tem e qual nível de sinal ele trabalha, mas de maneira geral rola isso sim. Agora eu to colocando esse tipo de conteúdo lá no meu outro canal ruclips.net/user/studio186br !
Valeu!
certo man. Então, é uma mesa bem antiga, não tem insert não. Mas ela tem send return nos dois masters e em todos os canais. O compressor é um Behringer autocomplacência de 2 canais. Dai minha dúvida onde ligar o danado. Queria poder usar ele em cada canal individual saca? Tipo: bumbo, depois uso na caixa, depois baixo, e por aí vai. @@MisaelPacheco