Dr o TN do meu bebê deu 2,7 mm, estou 11 semanas e 4 dias , devo me preocupar? Vou repetir o exame pra ter uma segunda opinião. Meu bebê foi feito por fertilização in vitro , tem alguma coisa relacionada?
@@beatrizgosse1211 olá! Estes são casos que são mais difíceis de a gente ter uma estimativa, mas o software que utilizamos para cálculos de riscos possui a opção de selecionar a fertilização in vitro. São casos diferentes, sem dúvida. As variáveis são maiores também. Se for óvulo de paciente jovem não deve haver maiores complicações. No entanto? Conforme a idade do óvulo vai avançando, especialmente após 35 anos, pode indicar maior risco também. Certamente você fará um pré natal especializado por ser FIV, então os problemas maiores serão investigados pelo seu obstetra. Mas sendo bem direto, 2,7mm não assusta não 😅 Assusta mais a mãe que o médico. Se a ansiedade atrapalhar demais, uma opção é realizar o NIPT para excluir causas genéticas e se organizar para um ecocardiograma fetal também.
@@greicianesilvabastos7887 o morfológico de primeiro trimestre tem um prazo muito fechado. Nós utilizamos as informações do exame em um software que fornece as porcentagens de risco para alguns problemas e este programa não faz o cálculo após as 14 semanas. Se perder o prazo, o próximo exame importante será o morfológico das 22-24 semanas.
@@Amorim35-u1s olá! Então… os estudos são válidos apenas para as medidas entre 11 e 13+6 semanas. Deverá repetir neste período. Existe um estudo novo que associa TN aumentada antes das 10 semanas a maior risco de aneuploidia, mas ainda é um estudo de pouca relevância. Se programe para realizar um exame detalhado lá pelas 13 semanas - o morfológico com Doppler do primeiro trimestre; acho importante especialmente nesta situação. Lembrando que a TN aumentada não é diagnóstico de doença alguma; apenas indica maior risco de que tenha alguma situação.
@@Amorim35-u1s Já pude observar algumas poucas vezes sim e, no final, ficamos sem diagnóstico e os bebês nasceram sem alterações. No entanto, como sou o médico ultrassonografista, acabo perdendo o acompanhamento no primeiro ano, então não saberia garantir se não houve algum diagnóstico após o nascimento…. É questão de estatística. Se tiver condições de fazer um teste genético (NIPT), seria bem interessante mesmo com a TN normal no período recomendado. Ainda assim a maior probabilidade é de o bebê não ter síndromes ☺️
Olá! Uma informação atualizada! Hoje pela manhã pude participar de um webinar internacional que tratou sobre este assunto e trago detalhes importantes: A translucência aumentada antes das 11 semanas tem 23% de chance de ter associação a algum fator importante (doença cromossômica, cardiopatia ou outras), ou seja, 77% de não ter nada. No entanto, se mantiver aumentada com 12 semanas a chance passa a 73% de ter algum problema destes que relatei, então será extremamente importante realizar o morfológico do primeiro trimestre, de preferência após as 12 semanas. O que sugeri sobre o NIPT é isso ali mesmo. Se tiver condições de fazer o exame, já faça.
@@dr.pablolauxenfiz hoje. Meu morfológico de 12 semanas: minha bebê está com tn 10,2 mm, hidroma cístico na nuca, hidropsia no abdômen. Viu fazer o nipt.Estou desesperada... alguem teve o desfecho positivo?
Dr o TN do meu bebê deu 2,7 mm, estou 11 semanas e 4 dias , devo me preocupar? Vou repetir o exame pra ter uma segunda opinião.
Meu bebê foi feito por fertilização in vitro , tem alguma coisa relacionada?
@@beatrizgosse1211 olá! Estes são casos que são mais difíceis de a gente ter uma estimativa, mas o software que utilizamos para cálculos de riscos possui a opção de selecionar a fertilização in vitro. São casos diferentes, sem dúvida. As variáveis são maiores também.
Se for óvulo de paciente jovem não deve haver maiores complicações. No entanto? Conforme a idade do óvulo vai avançando, especialmente após 35 anos, pode indicar maior risco também. Certamente você fará um pré natal especializado por ser FIV, então os problemas maiores serão investigados pelo seu obstetra.
Mas sendo bem direto, 2,7mm não assusta não 😅
Assusta mais a mãe que o médico.
Se a ansiedade atrapalhar demais, uma opção é realizar o NIPT para excluir causas genéticas e se organizar para um ecocardiograma fetal também.
Dr. E se a gestante perdeu esse prazo? Existe alguma época ou exame que ela poderá fazer para saber sobre esses possíveis problemas?
@@greicianesilvabastos7887 o morfológico de primeiro trimestre tem um prazo muito fechado. Nós utilizamos as informações do exame em um software que fornece as porcentagens de risco para alguns problemas e este programa não faz o cálculo após as 14 semanas.
Se perder o prazo, o próximo exame importante será o morfológico das 22-24 semanas.
Se com 9 semanas a tn der alterado,pode reverter até as 12 semanas? Deu 2.3 com 9 semanas e está bem visível o aumento no ultrassom
@@Amorim35-u1s olá! Então… os estudos são válidos apenas para as medidas entre 11 e 13+6 semanas. Deverá repetir neste período. Existe um estudo novo que associa TN aumentada antes das 10 semanas a maior risco de aneuploidia, mas ainda é um estudo de pouca relevância.
Se programe para realizar um exame detalhado lá pelas 13 semanas - o morfológico com Doppler do primeiro trimestre; acho importante especialmente nesta situação.
Lembrando que a TN aumentada não é diagnóstico de doença alguma; apenas indica maior risco de que tenha alguma situação.
@@dr.pablolauxen já viu casos se reverterem? Com 9 semanas alterar e com 12 semanas dar o resultado normal?
@@Amorim35-u1s Já pude observar algumas poucas vezes sim e, no final, ficamos sem diagnóstico e os bebês nasceram sem alterações. No entanto, como sou o médico ultrassonografista, acabo perdendo o acompanhamento no primeiro ano, então não saberia garantir se não houve algum diagnóstico após o nascimento….
É questão de estatística. Se tiver condições de fazer um teste genético (NIPT), seria bem interessante mesmo com a TN normal no período recomendado. Ainda assim a maior probabilidade é de o bebê não ter síndromes ☺️
Olá! Uma informação atualizada! Hoje pela manhã pude participar de um webinar internacional que tratou sobre este assunto e trago detalhes importantes:
A translucência aumentada antes das 11 semanas tem 23% de chance de ter associação a algum fator importante (doença cromossômica, cardiopatia ou outras), ou seja, 77% de não ter nada.
No entanto, se mantiver aumentada com 12 semanas a chance passa a 73% de ter algum problema destes que relatei, então será extremamente importante realizar o morfológico do primeiro trimestre, de preferência após as 12 semanas.
O que sugeri sobre o NIPT é isso ali mesmo. Se tiver condições de fazer o exame, já faça.
@@dr.pablolauxenfiz hoje. Meu morfológico de 12 semanas: minha bebê está com tn 10,2 mm, hidroma cístico na nuca, hidropsia no abdômen. Viu fazer o nipt.Estou desesperada... alguem teve o desfecho positivo?