Pois é... São materiais/sistemas avançados MAS que não têm recebido a devida atenção dos profissionais da área. Tanto é verdade que nem são novos (como você mencionou).
Concordo contigo. Tudo tem de ser levado em conta. Além de economizar na mão de obra, você economiza também em outros materiais brutos. Por exemplo... você não precisa usar madeira para fôrmas, não precisa fazer o chapisco e o reboco, pois a calfinagem ou a textura vai diretamente sobre as paredes externas e o gesso diretamente sobre as internas. Também economiza no material das fundações, já que a estrutura fica bem mais leve. Enfim... várias economias que devem ser levadas em consideração. A decisão final vai ser depois de planilhar tudo isso e, é claro, contar com mão de obra que esteja disposta a fazer algo diferente.
Sempre fui fã desse material, desde que anunciaram em 1990. Eu conheci em Vitória, do Espírito Santo . Top.
Pois é... São materiais/sistemas avançados MAS que não têm recebido a devida atenção dos profissionais da área. Tanto é verdade que nem são novos (como você mencionou).
São sistemas/materiais que economizam mão de obra
Mas, e o custo desse material? Economiza mão de obra, mas, se tiver custo elevado.......
Concordo contigo. Tudo tem de ser levado em conta. Além de economizar na mão de obra, você economiza também em outros materiais brutos. Por exemplo... você não precisa usar madeira para fôrmas, não precisa fazer o chapisco e o reboco, pois a calfinagem ou a textura vai diretamente sobre as paredes externas e o gesso diretamente sobre as internas.
Também economiza no material das fundações, já que a estrutura fica bem mais leve. Enfim... várias economias que devem ser levadas em consideração. A decisão final vai ser depois de planilhar tudo isso e, é claro, contar com mão de obra que esteja disposta a fazer algo diferente.