"Uma Glória Peculiar" do John Piper é um ótimo livro sobre a veracidade e formação da bíblia. Recomendo a quem quiser se aprofundar no assunto do vídeo.
Excelência no estudo!! Didática e compilação que necessitamos!! Parabéns pelo trabalho!! Vocês prestam um serviço incrível ao Reino de Deus nessa geração!
Deus abençoe vocês, esta pesquisa feita será de grande ajuda no conhecimento e pra servir resposta para as varias perguntas sobre a bíblia quanta a sua formação
Glória a Deus por tudo que vc está fazendo 🙏🏻.Muito bom essa importante informação.Deus continue te abençoando grandemente pois vidas serão edificadas .
Nossa meus irmãos, estou me sentindo um Salomão ouvindo isso rs, parabéns a todos envolvidos, que a misericórdia de Deus estejam sobre cada um de vocês. E pra quem quer aprender também (assim como aqui) recomendo o canal vai na bíblia, e o canal do Pr. Luciano subirá sub12.
Gostei muito das explicações! e acho que antes de se discutir qual bíblia seria a correta. Todos deveriam fazer as leituras dos livros canônicos ou não e tirarem suas proprias conclusões. Você fazendo suas leituras, teriam capacidade de tirar suas próprias conclusões!! Belo trabalho esse do seu canal
Olá galera, passando aqui p dizer que sou super fã do canal no youtube e todo esforço de vcs para passar adiante todo conhecimento adquirido é demais, Deus abençoe muito muito esse projeto e esse projeto tem me ajudado muito mesmo. Obrigada!
O Fragmento de Muratori (escrito no século II d.C.) apresenta um esboço de uma lista dos livros do Novo Testamento, e nele estava incluído o deuterocanônico Sabedoria de Salomão que demonstra o apreço dos primeiros cristãos por esse livro.
@@inzigmidraj5982 Não há heresias em Sabedoria de Salomão, por isso os bispos da Igreja do Deus vivo reconheceram a inspiração divina desse livro nos concílios de Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Florença (1442) e Trento (1546).
@@JorgeHenrique79 algumas heresias: sabedoria de salomao: corpo como prisão da alma 9:15 doutrina sobre origem e destino da alma 8:19 e 20 Salvação pela sabedoria 9:19 dentre outros. Deus não se contradiz em nenhuma de suas orientações. II macabeus 12:44 oração pelos mortos. É tanta heresia que só um inocente pra acreditar
Se houvesse heresias em Sabedoria de Salomão, Santo Atanásio de Alexandria não o teria recomendado para a instrução dos catecúmenos. Sabedoria de Salomão foi citado como SAGRADA ESCRITURA por diversos bispos, presbíteros e teólogos do Cristianismo antigo. "Somente assim foram retos os caminhos dos terrestres, e os homens aprenderam o que te agrada, e a Sabedoria os salvou." Sabedoria 9,18 Jesus Cristo é a Sabedoria que nos salva (1 Coríntios 1,22-24).
@@JorgeHenrique79 entao Sr Atanasio de Alexandria passou pano, por que o que tem de absurdo não é brincadeira, dentre uma. É que Adão se suicidou após a queda do homem umas 3 vezes e Deus o ressuscitou....
Olá queria saber mais de Ester... eu gosto muito desse livro, mas queria saber mais sobre a dúvida de ser ou não canônico e como foi decidido mante-lo.
Eu não gostei... eu amei, muito explicativo, esclarecedor, não tinha encontrado em outro lugar uma explicação desse nivel, tão bem elaborada, e completa, parabéns...
Muito, muito bom mesmo o vídeo! Ficou excelente. Muito importante as várias citações q vcs colocaram. Parabéns, continuem fazendo vídeos grandes e cheios de conteúdo como esse. Deus os abençoe
Uma coisa que não foi dita no video é que a Biblia Sagrada é um livro Católico e ponto final. Este livro é para dar poder a Igreja Catolica o poder que ela teve até hoje... Não esqueçam do Apocalipse 13:19, o que fala da Besta... Deus abençoe a todos.
Quem eram os pais da Igreja? E quais critérios os patrísticos descutiram sobre o Cânon em: *Nicéia 325 *Roma 382 *Hipona 393 - Agostinho de Hipona *Cartago 397. Pertenciam a qual magistério? Obrigado.
Em sua lista de 22 livros do AT, Santo Hilário de Poitiers incluiu Baruc e a Carta de Jeremias. E em nenhum momento ele diz que era absurda a inclusão de Judite e Tobias realizada por outros cristãos.
Em sua lista de 22 livros do AT, Santo Atanásio de Alexandria incluiu Baruc e a Carta de Jeremias, e excluiu Ester. E ele diz expressamente que os livros deuterocanônicos (em cuja categoria estava incluído o livro de Ester) são úteis para a instrução dos catecúmenos, de modo que nunca os tratava como apócrifos.
Boa explicação. Vejo muita coerência e verdade nesse vídeo. Sinceramente, um video muito rico em conhecimento. Vcs estão de parabéns 👍🏾. Continuem assim e também com outros temas polêmicos. Jesus os abencoes! Quem acha que os livros a mais (apócrifos) que na na Bíblia Católica Romana, foram inspirados, leiam eles. Eu já li e vi coisas que contradizem com o restante da Bíblia.
Concilio de Florença em 1440 o concilio ecumênico da igreja tem uma lista dos 73 livros. Com respeito a sua pessoa, e todas biblias feita antes de trento tem 73 livros em diversas linguas e não só o latim
Resumindo o magistério da igreja católica, foi responsável por discutir qual livro iria estar na bíblia. Pois o protestantismo se inicio no ano de 1517. Sendo a igreja católica do ano 30dc.
Quanto à definição do cânon da Bíblia, quem tem mais autoridade? São Jerônimo (um presbítero) ou os bispos da Igreja Católica que se reuniram nos concílios de Roma (382), Hipona (393) e Cartago (397 e 419)?
7 Concílios ao longo da História da Igreja apresentam o mesmo cânon bíblico. E a resposta à isto é que: “Sempre houve discussão”? Ora, ninguém nega isso, meu Deus do céu! Pelo contrário, os concílios existem justamente resolver discussões. 😂
@@andrebernardesmiranda6147 para de mentir! Se a Igreja Ortodoxa tem a Biblia com esses 7 livros, e ela se separou da católica em 1054, então esses livros já eram aceitos antes desse ano.
Não concordo com isso,na bíblia fala quem tira ou almenar alguma coisa a mais as pragas desse livro vira sobre quem mudor,paulo falou que se vinher outo livro escrito pelos anjos ainda não seria certo,tenho medo dessas igrejas que almenta livros a biblia.
Muito bom o Vídeo; Deus dê mais graça para que continuem fazendo o trabalho. Só uma ressalva sobre Agostinho: "Ele considerava a Septuaginta inspirada", o que lhe foi determinante para sua posição, mas ao que tudo indica mais tarde, ele considerou melhor a questão e viu que o texto hebraico de jerônimo era superior a Septuaginta. Além do que Jerônimo era uma autoridade bem mais capacitada nesta questão do cânon do que Agortinho, que não tinha muita familiaridade com o hebraico. Pode conferir esta informação em : (Geisler. N. Teologia sistemática V-1. p. 480).
O Concílio Ecumênico de Éfeso (431) se refere ao livro de Sirácida (Eclesiástico ou Sabedoria de Sirac) como ESCRITURA DIVINAMENTE INSPIRADA. The Letter of the Same Holy Synod of Ephesus, to the Sacred Synod in Pamphylia Concerning Eustathius Who Had Been Their Metropolitan. (Labbe and Cossart, Concilia, Tome III., col. 806.) Forasmuch as the divinely inspired Scripture says, “Do all things with advice” (Sirácida 32.19) Fonte: www.documentacatholicaomnia.eu/03d/0431-0431,_Concilium_Ephesenum,_Documenta_Omnia_[Schaff],_EN.pdf (página 355)
Continue o trabalho sobre algumas seitas. Vocês falaram sobre os Adventistas...tem outros bastantes populares aqui no Brasil para fechar como: Congregação Cristã no Brasil e Testemunhas de Jeová
CCB? Pq você a considera sectária? não to querendo treta, só entender mesmo, se puder ler esse artigo do ICP, eles fizeram uma análise muito acertada da igreja: www.icp.com.br/df90materia6.asp Onde afirmam "...consideramos improcedente classificar a CCB como um movimento sectário, cuja implicação principal seria a ausência de salvação dentro do grupo."
"Uma Glória Peculiar" do John Piper é um ótimo livro sobre a veracidade e formação da bíblia. Recomendo a quem quiser se aprofundar no assunto do vídeo.
Obrigado irmão pela dica, vou aqui correndo adquirir.
Obrigada Daniel valeu.
Obrigada pela dica!
Obg pela indicação
Definitivamente, isso nao muda a vida de ninguem
Parabéns pelo vídeo!!! Glória a Deus pela explicação de vocês
Excelência no estudo!! Didática e compilação que necessitamos!! Parabéns pelo trabalho!! Vocês prestam um serviço incrível ao Reino de Deus nessa geração!
Este vídeo teve um esplêndido trabalho investigativo para sua confecção, por isto só tenho que parabeniza-lo! Shalom.
um vídeo extremamente necessário com uma explicação extremamente necessária. parabéns ao canal e ao Douglas!! Jesus é maravilhoso. ❤️😊🙏🏼
Deus abençoe vocês, esta pesquisa feita será de grande ajuda no conhecimento e pra servir resposta para as varias perguntas sobre a bíblia quanta a sua formação
Glória a Deus por tudo que vc está fazendo 🙏🏻.Muito bom essa importante informação.Deus continue te abençoando grandemente pois vidas serão edificadas .
Para refutar/afirmar um argumento é necessário muito embasamento. Parabéns pelo vídeo, claramente se prepararam muito para falar do tema.
Amei esse vídeo, me esclareceu muitas dúvidas, parabéns querido que Deus continue lhe usando grandemente !
Muito bom,me esclareceu bastante,Deus abençoe o seu trabalho
Belíssima pesquisa para produção deste vídeo. Obrigado por compartilhar.
Volte a produzir mais conteúdo. O que houve?
Um doutorado apresentado em 30 minutos, ao criador do vídeo, foi sensacional nas explicações. Parabéns e obrigado.
Prezado, você não está falando a verdade! Você está se comportando como um analfabeto bíblico e histórico!.
Nossa meus irmãos, estou me sentindo um Salomão ouvindo isso rs, parabéns a todos envolvidos, que a misericórdia de Deus estejam sobre cada um de vocês.
E pra quem quer aprender também (assim como aqui) recomendo o canal vai na bíblia, e o canal do Pr. Luciano subirá sub12.
Obrig , pela dedicação! Valeu mesmo !
Obrigado. Estou lendo a Confissão de Fé Batista de 1689, e esse vídeo me ajudou. Vou dá prosseguimento à minha leitura
Muito obrigado, Deus abençoe vc e sua família. Trabalho perfeito.
Gostei muito das explicações! e acho que antes de se discutir qual bíblia seria a correta. Todos deveriam fazer as leituras dos livros canônicos ou não e tirarem suas proprias conclusões. Você fazendo suas leituras, teriam capacidade de tirar suas próprias conclusões!! Belo trabalho esse do seu canal
Incrível! Muito conhecimento.
Que Jesus abençoe.
Muito boa a explicação. Parabéns
O Salmo 19...Nos ajuda a entender...deste importante assunto...
A ideia do vídeo foi boa, mas muita informação pra pouco tempo. De qualquer forma, obrigado pela postagem.
Show! Esclareceu! Muito obrigada! Deus abençoe! 🙏
Muito bom vídeo esclareceu muito minhas dúvidas obrigada .
Gostei muito bom mano pb Timóteo na paz do Senhor Jesus Cristo
Olá galera, passando aqui p dizer que sou super fã do canal no youtube e todo esforço de vcs para passar adiante todo conhecimento adquirido é demais, Deus abençoe muito muito esse projeto e esse projeto tem me ajudado muito mesmo. Obrigada!
Amém!!! Muito obrigado pela mensagem!
Parabéns pelo ótimo conteúdo!!!
Parabéns. Muito obrigada pelo video!!
Muito bom, vc não imagina como ajuda seus vídeos em nosso conhecimento.
Vocês são feras!Deus abençoe!
Excelente o conteúdo desse vídeo.
Excelente vídeo amigo parabéns !👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado! Ótimo!
Muito obrigado que Deus o abençoe irmão pela sua mensagem!!!
Vídeo, fantástico! Parabéns!!!!!!!!!
Tava pensando nisso... veio a calhar!
Go assistir tudo!
Parabéns pelo vídeo ! Muito esclarecedor!
Vídeo maravilhoso. Deus abençoe vocês!
campeão vcs explicaram muito bem,vcs são os caras
gostaria que vcs fizessem um video falando sobre o apostolado e o que significa.
Muito esclarecedor 👏 Deus abençoe 🙏
Otimo Video.... Estou no primeiro semestre de Teologia e estou estudando sobre isso. O Video ajudou no entendimento.. Deus abençoe.
Muito bom esse estudo..
Muito bom sempre fica dúvidas mas tá bem esclarecidos
O Fragmento de Muratori (escrito no século II d.C.) apresenta um esboço de uma lista dos livros do Novo Testamento, e nele estava incluído o deuterocanônico Sabedoria de Salomão que demonstra o apreço dos primeiros cristãos por esse livro.
O problema são algumas heresia que estão escritas nele. Serve pra conhecimento histórico, já doutrina....
@@inzigmidraj5982
Não há heresias em Sabedoria de Salomão, por isso os bispos da Igreja do Deus vivo reconheceram a inspiração divina desse livro nos concílios de Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Florença (1442) e Trento (1546).
@@JorgeHenrique79 algumas heresias: sabedoria de salomao: corpo como prisão da alma 9:15 doutrina sobre origem e destino da alma 8:19 e 20
Salvação pela sabedoria 9:19 dentre outros. Deus não se contradiz em nenhuma de suas orientações. II macabeus 12:44 oração pelos mortos. É tanta heresia que só um inocente pra acreditar
Se houvesse heresias em Sabedoria de Salomão, Santo Atanásio de Alexandria não o teria recomendado para a instrução dos catecúmenos.
Sabedoria de Salomão foi citado como SAGRADA ESCRITURA por diversos bispos, presbíteros e teólogos do Cristianismo antigo.
"Somente assim foram retos os caminhos dos terrestres, e os homens aprenderam o que te agrada, e a Sabedoria os salvou." Sabedoria 9,18
Jesus Cristo é a Sabedoria que nos salva (1 Coríntios 1,22-24).
@@JorgeHenrique79 entao Sr Atanasio de Alexandria passou pano, por que o que tem de absurdo não é brincadeira, dentre uma. É que Adão se suicidou após a queda do homem umas 3 vezes e Deus o ressuscitou....
Olá queria saber mais de Ester... eu gosto muito desse livro, mas queria saber mais sobre a dúvida de ser ou não canônico e como foi decidido mante-lo.
m.facebook.com/story.php?story_fbid=1888106314645888&id=100003396131786&sfnsn=mo
muito boa a explicação! muito pertinente e esclarecedora!
Sugiro os canais além da fé (Jason Ferrer), Antônio Miranda e sobretudo prof Fábio Sabino.
Eu não gostei... eu amei, muito explicativo, esclarecedor, não tinha encontrado em outro lugar uma explicação desse nivel, tão bem elaborada, e completa, parabéns...
Boa teologueiros desafio vcs a fazer um vídeo grande sobre o início da fé pentecostal inclusive sobre rua azuza e a chegada ao Brasil
boa...
Eu precisava muito desse vídeo. Amei!!
Explicação excelente.
Muito bom o vídeo, galera. Continuem esse trabalho que é muito abençoador! Só uma dúvida. Por que os livros do Novo Testamento têm a ordem que têm?
Adauto Junior pq foi divididos por sessão, como uma grande biblioteca: Evangelhos, histórico, Cartas Paulinas, Cartas gerais e revelação.
Pq a Bíblia é uma biblioteca.
O antigo testamento serve apenas como confirmação do cânon do Evangelho. Não tem valor histórico para o cristianismo.
Muito bom meu irmão 🙏
Deus abençoe vocês ✨🙏🏻
Parabéns pelo belo conteúdo do vídeo, não poderia ser melhor
Muito bom!! Parabéns Douglas
parabéns, excelente trabalho!
bom video, parabéns
Bastante Esclarecedor
Uns dos melhores resumos sobre o assunto, parabéns pelo trabalho
Muito, muito bom mesmo o vídeo! Ficou excelente. Muito importante as várias citações q vcs colocaram. Parabéns, continuem fazendo vídeos grandes e cheios de conteúdo como esse. Deus os abençoe
💯 muito bom mesmo!
Uma coisa que não foi dita no video é que a Biblia Sagrada é um livro Católico e ponto final. Este livro é para dar poder a Igreja Catolica o poder que ela teve até hoje... Não esqueçam do Apocalipse 13:19, o que fala da Besta... Deus abençoe a todos.
Quem eram os pais da Igreja? E quais critérios os patrísticos descutiram sobre o Cânon em:
*Nicéia 325
*Roma 382
*Hipona 393 - Agostinho de Hipona
*Cartago 397.
Pertenciam a qual magistério?
Obrigado.
Em sua lista de 22 livros do AT, Santo Hilário de Poitiers incluiu Baruc e a Carta de Jeremias. E em nenhum momento ele diz que era absurda a inclusão de Judite e Tobias realizada por outros cristãos.
Revelação da visão daquele povo da época sobre Deus.
Em sua lista de 22 livros do AT, Santo Atanásio de Alexandria incluiu Baruc e a Carta de Jeremias, e excluiu Ester. E ele diz expressamente que os livros deuterocanônicos (em cuja categoria estava incluído o livro de Ester) são úteis para a instrução dos catecúmenos, de modo que nunca os tratava como apócrifos.
Teve reunião concílio de Niceia em 325. Constantino.
Muito bom e interessante.
Muito bom 👏👏👏
Muito, muito bom! 👏🏻
Mada mais irmão.
Muito bom. Parabéns pelo trabalho, irmão!
Amei o vídeo, muito interessante!
O Concílio de Calcedônia (451) não emitiu uma lista do cânon do AT.
Por favor quais eram as igrejas que você disse no início do vídeo .? E o que você refere a objjeto .?
Fale tambem sobre o livro de enoque e jasher
De onde saio o seu search?
Boa explicação. Vejo muita coerência e verdade nesse vídeo. Sinceramente, um video muito rico em conhecimento. Vcs estão de parabéns 👍🏾. Continuem assim e também com outros temas polêmicos. Jesus os abencoes!
Quem acha que os livros a mais (apócrifos) que na na Bíblia Católica Romana, foram inspirados, leiam eles. Eu já li e vi coisas que contradizem com o restante da Bíblia.
PERGUNTA: porquê o "livro de Jasher" é citado na Bíblia, mas não faz parte de sua composição?
To até agora esperando uma resposta kjkkkk
Pq também havia tradição oral, e outros livros além dos que estão na Biblia
O verdadeiro livro de jasher ou livro do reto sumiu, esse que conhecemos não é o verdadeiro, ele foi escrito muito tempo depois.
O meu irmão Aonde eu acho esse livro Evangelho segundo Thomé?
Querido, o concilio de Laodiceia retirou Ester e adicionou Baruque e Sabedoria, veja a lista, no mais está igual ao protestante
Concilio de Florença em 1440 o concilio ecumênico da igreja tem uma lista dos 73 livros. Com respeito a sua pessoa, e todas biblias feita antes de trento tem 73 livros em diversas linguas e não só o latim
Muito bom Tema !!👍👍
❤️ muito bom!!!!!!!!
A Paz de Deus Pai a todos no grato Amor de Jesus Cristo nosso Salvador e Mediador Eterno amém .
Resumindo o magistério da igreja católica, foi responsável por discutir qual livro iria estar na bíblia.
Pois o protestantismo se inicio no ano de 1517. Sendo a igreja católica do ano 30dc.
Somente acrescentando o comentário do irmão Franklin, a sucessão Apostólica:
2013 - ... - Francisco (Jorge Mario Bergoglio)
2005 - 2013 - Bento XVI (Joseph Ratzinger)
1978 - 2005 - João Paulo II (Karol Woityla)
1978 - 1978 - João Paulo I (Albino Luciani)
1963 - 1978 - Paulo VI (Giovanni Battista Montini)
1958 - 1963 - João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli)
1939 - 1958 - Pio XII (Eugenio Pacelli)
1922 - 1939 - Pio XI (Achille Ratti)
1914 - 1922 - Bento XV (Giacomo Marchese della Chiesa)
1903 - 1914 - Pio X (Giuseppe Sarto)
1878 - 1903 - Leão XIII (Giocchino Vincenzo de Pecci)
1846 - 1878 - Pio IX (Giovanni Conte Mastai-Ferretti)
1831 - 1846 - Gregório XVI (Bartolomeo Cappellari)
1829 - 1830 - Pio VIII (Francesco Saverio Castiglioni)
1823 - 1829 - Leão XII (Annibale della Genga)
1800 -1823 - Pio VII (Luigi Barnaba Chiaramonti)
1775 - 1799 - Pio VI (Giovanni Angelo Conte Braschi)
1769 - 1774 - Clemente XIV (Lorenzo Ganganelli)
1758 - 1769 - Clemente XIII (Carlo Rezzonico)
1740 - 1758 - Bento XIV (Prospero Lambertini)
1730 - 1740 - Clemente XII (Lorenzo Corsini)
1724 - 1730 - Bento XIII (Pietro Francesco Orsini)
1721 - 1724 - Inocêncio XIII (Michelangelo Conti)
1700 - 1721 - Clemente XI (Giovanni Francesco Albani)
1691 - 1700 - Inocêncio XII (Antonio Pignatelli)
1689 - 1691 - Alexandre VIII (Pietro Ottoboni)
1676 - 1689 - Inocêncio XI (Benedetto Odescalchi)
1670 - 1676 - Clemente X (Emilio Altieri)
1667 - 1669 - Clemente IX (Giulio Rospigliosi)
1655 - 1667 - Alexandre VII (Fabio Chigi)
1644 - 1655 - Inocêncio X (Giambattista Pamphili)
1623 - 1644 - Urbano VIII (Maffeo Barberini)
1621 - 1623 - Gregório XV (Alessandro Ludovisi)
1605 - 1621 - Paulo V (Camillo Borghesi)
1605 - Leão XI (Alessandro Ottaviano de Medici)
1592 - 1605 - Clemente VIII (Ippolito Aldobrandini)
1591 - Inocêncio IX (Giovanni Antonio Facchinetti)
1590 - 1591 - Gregório XIV (Niccolo Sfondrati)
1590 - Urbano VII (Giambattista Castagna)
1585 - 1590 - Sisto V (Felici Peretti)
1572 - 1585 - Gregório XIII (Ugo Boncompagni)
1566 - 1572 - Pio V (Michele Ghislieri)
1559 - 1565 - Pio IV (Giovanni Angelo de Medici)
1555 - 1559 - Paulo IV (Gianpetro Caraffa)
1555 - Marcelo II (Marcelo Cervini)
1550 - 1555 - Júlio III (Giovanni Maria del Monte)
1534 - 1549 - Paulo III (Alessandro Farnese)
1523 - 1534 - Clemente VII (Giulio de Medici)
1522 - 1523 - Adriano VI (Adriano de Utrecht)
1513 - 1521 - Leão X (Giovani de Medici)
1503 - 1513 - Júlio II (Giuliano della Rovere)
1503 - Pio III (Francesco Todeschini-Piccolomini)
1492 - 1503 - Alexandre VI (Rodrigo de Bórgia
1484 - 1492 - Inocêncio VIII (Giovanni Battista Cibo)
1471 - 1484 - Sisto IV (Francesco della Rovere)
1464 - 1471 - Paulo II (Pietro Barbo)
1458 - 1464 - Pio II (Enea Silvio de Piccolomini)
1455 - 1458 Calisto III (Alfonso de Bórgia)
1447 - 1455 Nicolau V (Tomaso Parentucelli)
1431 - 1447 Eugênio IV (Gabriel Condulmer)
1417 - 1431 Martinho V (Odo Colonna)
1406 - 1417 Gregório XII (Angelo Correr)
1404 - 1406 Inocêncio VII (Cosma de Migliorati)
1389 - 1404 Bonifácio IX (Pietro Tomacelli)
1378 - 1389 Urbano VI (Bartolomeo Prignano)
1370 - 1378 Gregório XI (Pedro Rogerii)
1362 - 1370 Urbano V (Guillaume de Grimoard)
1352 - 1362 - Inocêncio VI (Etienne Aubert)
1342 - 1352 - Clemente VI (Pierre Roger de Beaufort)
1334 - 1342 - Bento XII (Jacques Fournier)
1316 - 1334 - João XXII (Jacques Duèse)
1305 - 1314 - Clemente V (Bertrand de Got)
1303 - 1304 - Bento XI (Nicolau Boccasini)
1294 - 1303 - Bonifácio VIII (Bento Gaetani)
1294 - Celestino V (Pietro del Murrone)
1288 - 1292 - Nicolau IV (Girolamo Masei de Ascoli)
1285 - 1287 - Honório IV (Giacomo Savelli)
1281 - 1285 - Martinho IV (Simão de Brion)
1277 - 1280 - Nicolau III (Giovanni Gaetano Orsini)
1276 - 1277 - João XXI (Pedro Juliani)
1276 - Adriano V (Ottobono Fieschi)
1276 - Inocêncio V (Pedro de Tarantasia)
1271 - 1276 - Gregório X (Teobaldo Visconti)
1265 - 1268 - Clemente IV (Guido Fulcodi)
1261 - 1264 - Urbano IV (Jacques Pantaleon de Troyes)
1254 - 1261 - Alexandre IV (Reinaldo, conde de Segni)
1243 - 1254 - Inocêncio IV (Sinibaldo Fieschi)
1241 - Celestino IV (Gaufredo Castiglione)
1227 - 1241 - Gregório IX (Hugo, conde de Segni)
1216 - 1227 - Honório III (Censio Savelli)
1198 - 1216 - Inocêncio III (Lotário, conde de Segni)
1191 - 1198 - Celestino III (Jacinto Borboni-Orsini)
1187 - 1191 - Clemente III (Paulo Scolari)
1187 - Gregório VIII (Alberto de Morra)
1185 - 1187 - Urbano III (Humberto Crivelli)
1181 - 1185 - Lúcio III (Ubaldo Allucingoli)
1159 - 1180 - Alexandre III (Rolando Bandinelli de Siena)
1154 - 1159 - Adriano IV (Nicolau Breakspeare)
1153 - 1154 - Anastácio IV (Conrado, Bispo de Sabina)
1145 - 1153 - Eugênio III (Bernardo Paganelli de Montemagno)
1144 - 1145 - Lúcio II (Gherardo de Caccianemici)
1143 - 1144 - Celestino II (Guido di Castello)
1130 - 1143 - Inocêncio II (Gregorio de Papareschi)
1124 - 1130 - Honório II (Lamberto dei Fagnani)
1119 - 1124 - Calisto II (Guido de Borgonha, Arcebispo de Viena)
1118 - 1119 - Gelásio II (João de Gaeta)
1099 - 1118 - Pascoal II (Rainério, monge de Cluny)
1088 - 1099 - Urbano II (Odo, Cardeal-Bispo de Óstia)
1086 - 1087 - Vítor III (Desidério, abade de Monte Cassino)
1073 - 1085 - Gregório VII (Hildebrando, monge)
1061 - 1073 - Alexandre II (Anselmo de Baggio)
1059 - 1061 - Nicolau II (Geraldo de Borgonha, Bispo de Florença)
1057 - 1058 - Estevão X (Frederico, abade de Monte Cassino)
1054 - 1057 - Vitor II (Geraldo de Borgonha, Bispo de Florença)
1049 - 1054 - Leão IX (Bruno, conde de Egisheim-Dagsburg)
1048 - Dâmaso II (Poppo, conde de Brixen)
1047 - 1048 - (Teofilato de Túsculo) - 3º Pontificado
1046 - 1047 - Clemente II (Suidgero de Morsleben)
1045 - 1046 - Gregório VI (João Graciano Pierleone)
1045 - Bento IX (Teofilato de Túsculo) - 2º Pontificado
1045 - Silvestre III, romano
1033 - 1045 - Bento IX (Teofilato de Túsculo) - 1º Pontificado
1024 - 1032 - João XIX (conde de Túsculo)
1012 - 1024 - Bento VIII (conde de Túsculo)
1009 - 1012 - Sérgio IV (Pietro Buccaporci)
1003 - 1009 - João XVIII (João Fasano de Roma)
1003 - João XVII (Giovanni Sicco)
999 - 1003 - Silvestre II (Gerberto de Aurillac)
996 - 999 - Gregório V (Bruno de Carínthia)
985 - 996 - João XV
983 - 984 - João XIV (Pedro Canipanova)
974 - 983 - Bento VII
972 - 974 - Bento VI
965 - 972 - João XIII (João de Nardi)
964 - Bento V
963 - 965 - Leão VIII
955 - 964 - João XII
946 - 955 - Agapito II
942 - 946 - Marino II (ou Martinho III)
939 - 942 - Estevão IX
936 - 939 - Leão VII
931 - 935 - João XI
928 - 931 - Estevão VIII
928 - Leão VI
914 - 928 - João X (João de Tossignano, Arcebispo de Ravena)
913 - 914 - Lando
911 - 913 - Anastácio III
904 - 911 - Sérgio III
903 - Leão V
900 - 903 - Bento IV
898 - 900 - João IX
897 - Teodoro II
897 - Romano
896 - 897 - Estevão VII
896 - Bonifácio VI
891 - 896 - Formoso
885 - 891 - Estevão VI
884 - 885 - Adriano III
882 - 884 - Marino I (ou Martinho II)
872 - 882 - João VIII
867 - 872 - Adriano II
858 - 867 - Nicolau I
855 - 858 - Bento III
847 - 855 - Leão IV
844 - 847 - Sérgio II
827 - 844 - Gregório IV
827 - Valentim
824 - 827 - Eugênio II
817 - 824 - Pascoal I
816 - 817 - Estevão V
795 - 816 - Leão III
772 - 795 - Adriano I
768 - 772 - Estevão IV
757 - 767 - Paulo I
752 - 757 - Estevão III
752 - Estevão [II] (pontificado de apenas 4 dias)
741 - 752 - Zacarias
731 - 741 - Gregório III
715 - 731 - Gregório II
708 - 715 - Constantino
708 - Sisínio
705 - 707 - João VII
701 - 705 - João VI
687 - 701 - Sérgio I
686 - 687 - Cônon
685 - 686 - João V
683 - 685 - Bento II
682 - 683 - Leão II
678 - 681 - Agatão
676 - 678 - Dono
672 - 676 - Adeodato II (ou Deusdedite II)
657 - 672 - Vitaliano
654 - 657 - Eugênio I
649 - 655 - Martinho I
642 - 649 - Teodoro I
640 - 642 - João IV
638 - 640 - Severino
625 - 638 - Honório I
619 - 625 - Bonifácio V
615 - 618 - Adeodato I (ou Deusdedite I)
608 - 615 - Bonifácio IV
606 - 607 - Bonifácio III
604 - 606 - Sabiniano
590 - 604 - Gregório I Magno
579 - 590 - Pelágio II
575 - 579 - Bento I
561 - 574 - João III
556 - 561 - Pelágio I
537 - 555 - Vigílio
536 - 537 - Silvério
535 - 536 - Agapito I (ou Agapeto)
533 - 535 - João II
530 - 532 - Bonifácio II
526 - 530 - Félix III
523 - 526 - João I
514 - 523 - Hormisdas
498 - 514 - Símaco
496 - 498 - Anastácio II
492 - 496 - Gelásio I
483 - 492 - Félix II
468 - 483 - Simplício
461 - 468 - Hilário (ou Hilaro)
440 - 461 - Leão I Magno
432 - 440 - Sisto III
422 - 432 - Celestino I
418 - 422 - Bonifácio I
417 - 418 - Zózimo
40. 402 - 417 - Inocêncio I
39. 399 - 402 - Anastácio I
38. 384 - 399 - Sirício
37. 366 - 384 - Dâmaso I
36. 352 - 366 - Libério
35. 337 - 352 - Júlio I
34. 336 - Marcos
33. 314 - 335 - Silvestre I
32. 310 - 314 - Melcíades
31. 309 - 310 - Eusébio
30. 307 - 309 - Marcelo I
29. 296 - 304 - Marcelino
28. 282 - 296 - Caio
27. 274 - 282 - Eutiquiano
26. 268 - 274 - Félix I
25. 260 - 268 - Dionísio
24. 257 - 258 - Sisto II
23. 254 - 257 - Estevão I
22. 253 - 254 - Lúcio I
21. 251 - 253 - Cornélio
20. 236 - 250 - Fabiano
19. 235 - 236 - Antero
18. 230 - 235 - Ponciano
17. 222 - 230 - Urbano I
16. 217 - 222 - Calisto I
15. 199 - 217 - Zeferino
14. 189 - 199 - Vítor I
13. 174 - 189 - Eleutério
12. 166 - 174 - Sotero
11. 154 - 165 - Aniceto
10. 143 - 154 - Pio I
9. 138 - 142 - Higino
8. 125 - 138 - Telésforo
7. 116 - 125 - Sisto I
6. 107 - 116 - Alexandre I
5. 101 - 107 - Evaristo
4. 90 - 101 - Clemente I
3. 79 - 90 - Anacleto (ou Cleto)
2. 64 - 79 - Lino
1. 33-64 - Pedro Apóstolo
Perfeito
@@oly2964 Sensacional, se conseguimos chegar em Pedro, chegamos em Jesus Cristo!!!
Quanto à definição do cânon da Bíblia, quem tem mais autoridade? São Jerônimo (um presbítero) ou os bispos da Igreja Católica que se reuniram nos concílios de Roma (382), Hipona (393) e Cartago (397 e 419)?
@@oly2964 Onde você viu presbiteriano?
Queria muito conhecer mais do cristianismo
Então estuda mn.
Boa aula
Eu tenho uma pergunta! Porque o apocalipse de Pedro não entrou?
porque a igreja católica não quis, livro a origem da Biblia, lee mecdonald, adivinha porque? por influencia do imperador Constantino.
Tema maravilhoso!
Em sua lista de 22 livros do AT, Orígenes incluía Baruc e a Carta de Jeremias, dois textos deuterocanônicos.
7 Concílios ao longo da História da Igreja apresentam o mesmo cânon bíblico. E a resposta à isto é que: “Sempre houve discussão”? Ora, ninguém nega isso, meu Deus do céu! Pelo contrário, os concílios existem justamente resolver discussões. 😂
Vários concílios da Igreja Católica reconheceram o cânon judaico foi só em 1546 que os livros apócrifos foram acrescentados ao cânon da Bíblia
@@andrebernardesmiranda6147 Que livros tu andou lendo? De onde tu tirou isso? Foi algum site protestante né!?
@@flaresenha8095 Acho que ele fez um trocadilho, na verdade nessa época que Lutero tirou 7 livros kkkk
@@andrebernardesmiranda6147 para de mentir! Se a Igreja Ortodoxa tem a Biblia com esses 7 livros, e ela se separou da católica em 1054, então esses livros já eram aceitos antes desse ano.
Parabéns pelo vídeo
Muito bom !!!
A Bíblia foi muito bem Formada pela igreja Católica, Obrigado
Incrível como os católicos superestimam a igreja kkkkk
Não concordo com isso,na bíblia fala quem tira ou almenar alguma coisa a mais as pragas desse livro vira sobre quem mudor,paulo falou que se vinher outo livro escrito pelos anjos ainda não seria certo,tenho medo dessas igrejas que almenta livros a biblia.
Vá estudar inocente
Muito bom o Vídeo; Deus dê mais graça para que continuem fazendo o trabalho.
Só uma ressalva sobre Agostinho: "Ele considerava a Septuaginta inspirada", o que lhe foi determinante para sua posição, mas ao que tudo indica mais tarde, ele considerou melhor a questão e viu que o texto hebraico de jerônimo era superior a Septuaginta. Além do que Jerônimo era uma autoridade bem mais capacitada nesta questão do cânon do que Agortinho, que não tinha muita familiaridade com o hebraico. Pode conferir esta informação em : (Geisler. N. Teologia sistemática V-1. p. 480).
Esse livro de geisler é uma baboseira totalmente ao contario de Eusebio de cesareia historia eclesiástica
O Concílio Ecumênico de Éfeso (431) se refere ao livro de Sirácida (Eclesiástico ou Sabedoria de Sirac) como ESCRITURA DIVINAMENTE INSPIRADA.
The Letter of the Same Holy Synod of Ephesus, to the Sacred Synod in Pamphylia
Concerning Eustathius Who Had Been Their Metropolitan.
(Labbe and Cossart, Concilia, Tome III., col. 806.)
Forasmuch as the divinely inspired Scripture says, “Do all things with advice” (Sirácida 32.19)
Fonte: www.documentacatholicaomnia.eu/03d/0431-0431,_Concilium_Ephesenum,_Documenta_Omnia_[Schaff],_EN.pdf (página 355)
Continue o trabalho sobre algumas seitas. Vocês falaram sobre os Adventistas...tem outros bastantes populares aqui no Brasil para fechar como: Congregação Cristã no Brasil e Testemunhas de Jeová
Up! Mórmons tbm.
CCB? Pq você a considera sectária? não to querendo treta, só entender mesmo, se puder ler esse artigo do ICP, eles fizeram uma análise muito acertada da igreja: www.icp.com.br/df90materia6.asp
Onde afirmam "...consideramos improcedente classificar a CCB como um movimento sectário, cuja implicação principal seria a ausência de salvação dentro do grupo."
a CCB não é seita.
CCB é sectário.
Fala sobre as seitas Calvinistas
Bacana.!