1O - CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS CALOPSITAS - ANTES DE TER UMA
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- 1O - CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS CALOPSITAS
Link Do Vídeo Para Compartilhar: • 1O - CURIOSIDADES QUE ...
As calopsitas têm a cada dia ganhado uma grande dimensão nos lares e no coração dos amantes dos pets. Sociáveis, brincalhões e bem apegados aos humanos esses pássaros conquistaram uma legião de fãs.
Mas, antes de adquirir uma calopsita para chamar de sua é necessário aprender um pouco mais sobre essa espécie, seus gostos, costumes e hábitos para que ela possa viver por um grande período e de forma saudável.
Se você já tem uma calopsita (ou se está pensando em adquirir uma) veja algumas curiosidades sobre essa ave que trouxemos nesse vídeo e que podem auxiliar o seu controle com essa ave amável e abundantemente curiosa.
1. A calopsita é nativa da Austrália
A calopsita é da mesma família das cacatuas, os chamados psitacídeos - que são aquelas aves que possuem o “bico torto”.
Ela é originária da Austrália e a primeira menção à espécie aconteceu em 1792.
Porém, foi somente em 1894 que ela começou a ser criada em cativeiro, na Europa. No Brasil, elas chegaram apenas em 1970.
2. Seu topete pode ser um termômetro de humor.
É possível saber o humor da calopsita apenas observando os movimentos de sua crista. Geralmente, quando a ave está tranquila as penas de seu topete amarelo ficam abaixadas, e quando a ave está eufórica, assustada ou animada, suas penas ficam para cima.
3. Elas podem viver mais de 10 anos!
A verdade é que a estimativa de vida das calopsitas chega aos 30 anos - e as de cativeiro aos 20 anos. Se você cuidar dela certinho e atender suas necessidades, poderá ter uma companhia amigável e carinhosa por muito tempo, já que o tempo médio de vida das calopsitas variam entre 12 e 15 anos.
4. Elas sonham.
Assim como muitos outros animais, as calopsitas sonham e podem ter inclusive pesadelos. Por isso, é importante deixar a gaiola em um local tranquilo, assim a probabilidade da ave se assustar com barulhos quotidianos, insetos e outros, é menor e consequentemente a possibilidade delas terem pesadelos também.
5.Como saber se é macho ou fêmea?
Descobrir se a calopsita é macho ou fêmea pode ser bem difícil e, nesses casos, o mais indicado é fazer um exame para checar. Também é possível perceber as diferenças de comportamento.
6. São animais fiéis
Elas são consideradas aves monogâmicas, ou seja, quando escolhem um companheiro é para sempre. Quem normalmente opta por um parceiro é a fêmea e não é um processo nada fácil, já que elas são rigorosas e podem demorar anos até encontrar o par ideal.
7. Calopsitas gostam de liberdade
Assim como acontece com os papagaios, as calopsitas preferem a criação fora de uma gaiola. Além disso, é a forma com que apresentam maior interação e aprendizado.
Por falar em aprender, elas são aves muito inteligentes e costumam acompanhar seu tutor pela casa toda.
8. ALIMENTAÇÃO
Na maioria das vezes os tutores utilizem sementes na alimentação da calopsita, essas sementes são gordurosas, deficientes em aminoácidos, minerais e vitaminas, não suprindo a necessidade nutricional do animal.
O recomendado é que a calopsita seja alimentada com algum tipo de ração balanceada e de boa qualidade, além de alimentos naturais como verduras verdes escuras, frutas e legumes.
Por outro lado, alimentos como café, pão, biscoito, além de sementes de uva e maçã devem ser evitados.
9. Calopsitas podem falar
As calopsitas podem pronunciar pequenas palavras quando adestradas. O macho é mais propício à fala, porém, a quem diga que as fêmeas podem cantar.
10. Higiene em primeiro lugar
A higiene das calopsitas é exemplar. Capazes de se higienizar e alinhar suas penas, as aves passam algumas horas do dia cuidando de si mesmas.
A manutenção da gaiola do pet também é muito simples. Como a alimentação da espécie é à base de frutas, verduras e sementes, as suas fezes têm odor leve, portanto a troca do jornal da bandeja pode ser feita apenas uma vez ao dia.
#calopsitas #psitacídeos @#calopsita
quero uma!