Transfusão sanguínea em Testemunhas de Jeová: Questões ético-legais que o médico precisa saber

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • Você sabe como funciona as diretrizes antecipadas de vontade, o testamento vital, critérios de autonomia do paciente ou o termo de consentimento livre e esclarecido? Infelizmente são temas ainda pouco explorados na faculdade de medicina, porém tem implicação direta na nossa prática médica, código de ética médica e até mesmo no código penal! Um exemplo disso são os quase 9 milhões de adeptos no mundo a religião “ Testemunha de Jeovah”, e sua peculiaridade de se absterem de transfusão sanguínea, o que acaba instaurando um conflito ético-médico-legal-religioso. Com uma apresentação rápida de casos reais e seu desfecho prático e judicial, a equipe de bioética do MedWeek trás uma mesa redonda realizada, nessa quarta-feira dia 08/05/2019 na sede do CFM em Brasília, por médicos e advogados estudantes de doutorado em bioética no qual discutem os conceitos base que permeiam esse paradoxo e como se agir. A mesa foi moderada pela Prof.PHD Cristina Brandão ( Universidade do Porto).

Комментарии • 20

  • @marcospecorari6456
    @marcospecorari6456 2 года назад +1

    Mal informado pouco conhecimento de medicina, não está atualizado.

  • @lailaferrarezi2018
    @lailaferrarezi2018 2 года назад +2

    A Bíblia não fala de transfusão de sangue!! O sangue na biia é de animais e não de humanos!!! O maior doador de sangue foi Jesus!! E ele disse q temos de dar nossa vida em favor de nossos irmãos! E a vida está no sangue!!! Essa organização não tem obediência a Jesus!!

    • @clovisquadros5005
      @clovisquadros5005 2 месяца назад

      Vc não conhece nada da bíblia, tás mentindo,DEUS fala que o sangue é a nossa alma, como vou doar minha alma pra outra pessoa,o sangue é sagrado, não podemos doar e nem aceitar

  • @MarlomRV
    @MarlomRV 3 года назад +2

    Graças a Deus estou fora desse grupo de malucos.

    • @israelbatista6263
      @israelbatista6263 2 года назад

      ""Grupo maluco"" ??? Espere começar o HARMAGEDOM e você enxergará quem é maluco.

  • @taisenunesdasilva734
    @taisenunesdasilva734 3 года назад

    Este palestrante está muito mal informado . Dá até pena. Por não se informar parece Mente fechada.
    Não é esclarecido. Não está nem perto de todas as informações. E é parcial. Coloca opinião pessoal e não fatos.

  • @pequenasreflexoes
    @pequenasreflexoes 3 года назад +2

    Para começar, o medicamento que aumenta o hematócrito do paciente com anemia profunda ou necessidade urgente de sangue custa em média de 30 a 70 reais por ampola e não se encontra facilmente por aí.
    A questão não é tão simples assim. Se fosse, por que os institutos de sangue suplicam tanto por doares de sangue? Será que não conhecem a eritropoetina?
    Como tratar o assunto assim com tanta simplicidade? Os médicos e hospitais preferem enfiar sangue nos pacientes? Sua explicação é muito incompleta e simplória.
    Talvez seja uma boa explicação para quem mora no Japão, nos EUA ou na Europa e tem recursos para terapias alternativas.
    É curioso ver Testemunhas de Jeová dando pulos de alegria com essas explicações, já que se trata de uma questão religiosa e não médica. O que fariam se transfusões de sangue fossem maravilhosas?
    Além disso, existem centenas de terapias, como por exemplo quimioterapia e radioterapia e transplantes de orgãos com suas terríveis reações adversas e rejeição e nem por isso deixam de fazer.
    Deveria recomendar também que parem de tomar analgésicos, alguns podem produzir reações piores que uma transfusão de sangue.
    As Testemunhas de Jeová criaram um grande problema, que saiu da cabeça de um maluco lá pelos anos 40 e que hoje não é possível mais recuar. Passaram a gastar muito tempo e recursos com pesquisas, publicações e comissões dedicadas exclusivamente a esse assunto pelo temor dos processos e repercussão negativa que isso tem.
    Passaram a dedicar muito espaço na defesa terapêutica da recusa do sangue do que no próprio argumento Bíblico que é totalmente inexistente.
    Pena que pessoas tão inteligentes acreditem nisso.

    • @victortanuki
      @victortanuki 3 года назад +2

      Em varios momentos na bíblia Deus fala claramente que o sangue é sagrado pois ele representa a vida, por isso não podemos comer sangue nem beber sangue, pois assim estariamos consumindo a vida de outro ser vivo. Uma transfusão de sangue é o mesmo que beber ou comer sangue. Sempre defendemos isso, e damos total apóio a quem está passando por este problema ajudamos como podemos para que não seja necessário o uso de sangue.

    • @pequenasreflexoes
      @pequenasreflexoes 3 года назад +1

      @@victortanuki malukinho

    • @victortanuki
      @victortanuki 3 года назад

      @@pequenasreflexoes só estou explicando e defendendo o que acredito.

  • @milderibeiro3264
    @milderibeiro3264 3 года назад +2

    nós respeitamos o que a Bíblia diz então sabemos que a vida aqui é passageira e que a futura é eterna

    • @Alice20869
      @Alice20869 3 года назад

      Você sabia que transplantes de órgão também era proibido pelo corpo governante?
      E Charles Taze Russell, era a favor da transfusão de sangue, fazia campanhas de incentivo para os membros doarem sangue?
      E frações de sangue o "corpo governante permite, por quê?
      Dois pesos e duas medidas, é isso!?

  • @ivoneisanches5858
    @ivoneisanches5858 3 года назад +1

    Saulo vá estudar , Seita significa pequeno grupo fechado . Não público.

    • @MarlomRV
      @MarlomRV 3 года назад

      Você quem deveria estudar. Só pesquisar no dicionário. Aliás existem seitas destrutivas e outras que não são destrutivas.

    • @victortanuki
      @victortanuki 3 года назад

      @@MarlomRV
      Significado de seita
      Doutrina que, propagada por um grande número de pessoas, se afasta ou diverge de certa forma de outra doutrina principal.
      Grupo de pessoas que adota uma doutrina diferente das demais.
      [Religião] Grupo religioso dissidente que deixa de participar de uma religião por não concordar com suas normas e objetivos.
      [Popular] Grupo com uma organização própria, geralmente restrito e fechado, que se une por ideias, ideologias, opiniões e comportamentos semelhantes; facção, bando.