Gaffer: Hugo Calazans Nyerges 1º Assist. Elétrica: Renatinho Rodrigo Jesus Ailton Hipólito 2º Assists. Elétrica: Vittoria Brozo Lucas Rodrigo Jesus Alberto Mariano de Oliveira (Betão) Luciano Dias Jonathan Jhow Guilherme Barreto Hudson das Rocas Bruno Canhotinho Fabio Vitalino Robson Gugu Chefe de Maquinária: Carlos Fidelis 1º Assist. de Maquinária: Orlando Jesus Rodrigo Shosiro Rui Mauriti Nunes Araújo 2º Assists. de Maquinária: Chico Uchoa Rodolfo Amaro Thamy Cabral Fábio Bigode Fabio Japa Gleice Soares da Silva Orleudo Silvestre (Galego) Paulo Daniel Campos (Paulão) Dino Maia Joelma Rodrigues Motoristas: Ailton Ariston Miura Nira Soares Aguiar Paulo Sergio da Silva Motorista de Arte: Ivan Sipriano Diego Gomes (Dieguinho) João Victor Miranda Motorista de Objetos: Antônio José de Souza (Toninho) Marcos Alã Passarello Anderson Abel da Silva Filipe Albuquerque Catering: Glaucia Carvalho Carla Giuliana Galloni Cláudio Correa Ruan Silva Soares Elisângela Rodrigues Noemi Neves da Silva Conceição de Maria Lima Andrea dos Santos Irenilda da Silva Rodrigues Limpeza Leonardo da Vince Gomes Monteiro Steffani Araújo de Lima
A Manu deveria inscrever os clipes dela em festivais de curta metragem, acho um disperdício essas obras não estarem em telas de cinema. Manu é um gênio!
O único porém da Manu Gavassi é falar “foda-se o corpo, foda-se o algoritmo” se ela é filha de nepotismo. Ela faria a mesma coisa se viesse da pobreza extrema? De uma família sem prestígio? Porque não ligar pro dinheiro é fácil se vem de uma família pré estabelecida. Ela nunca tocou nesse assunto. Obs: Não tô tacando hate, só queria trazer uma reflexão sobre a própria Manu, o mundo da arte é realmente complexo. Mas quando já se tem certo poder na mão, o privilégio e a vivencia é completamente diferente.
@@soobservo7540 Ela se auto crítica justamente nesses aspectos que vc aponta, veja os outros clipes e vc vai entender que esse conceito que ela tanto fala nos vídeos é sustentado principalmente pela auto crítica.
Cara, são tantas cenas chocantes... Ela tentando atacar o homem e ela saindo ferida. A escadinha da desigualdade com o homem branco caminhando tranquilamente e a mulher negra correndo desesperada no final. Ela tirando a roupa do lado do artista pop masculino que é só voz e violão. A cena final do silêncio que diz muito... Mano, eu não tenho nem palavras. Que obra que é esse clipe.
O mercado pop mundial que induz a artista feminina a mostrar o corpo, se não ela não faz sucesso, a deturpação do significado de empoderamento... são muitas camadas
100% de recorte de raça e 0% de recorte de classe social,de gênero e de sexualidade. Parece algo que uma pirralha militante de 17 anos falaria no twitter.
você percebe que o trabalho tá ‘surrealmente’ impecável quando, numa geração majoritariamente consumista de vídeos de 30s, a manu consegue prender nossa atenção e fazer com que fiquemos vidrados do início ao fim
Vc sabe que é arte quando termina de assistir e fica travado, atônito, incrédulo e refletindo sobre tudo o que viu. Pra isso que a arte serve, pra tocar e fazer pensar. Manu é gigante!
Na cena q o homem branco anda, a mulher branca (manu) "corre", o homem preto corre mas, e a mulher Preta corre mas ainda, fez minha mente explodir, e refletir sobre a realidade... PARABÉNS MANU, Clipe totalmente nescessário!! 👏🏾
"Eu falei pra chamar uma cantora, e não uma autora pra falar disso." PESADOOOOOOOOO, clipe todo muito pesado! Que tapa necessário... Uma obra de arte inteira!
Que artista, quando a musica começa e ta todo mundo correndo numa esteira e você para e percebe que não é aleatório, que o homem branco anda, a mulher anda um pouco mais rapido, o homem preto ta correndo e a mulher preta correndo desesperadamente, é isso: arte. Os detalhes que a Manu se atenta que nem precisa de palavras pra destacar o óbvio: o quanto somos cobrados do sistema em geral
100% de recorte de raça e 0% de recorte de classe social,de gênero,de sexualidade,das mães que são sempre excluídas no mercado de trabalho,de pessoas com deficiência... Gente,pelo amor! 2023 e vocês nessa ainda igual umas adolescentes tuiteiras,please. Não existe hierarquia de opressão que nem vocês pintam,a vida têm muitos contextos e nuances.
@@MarabeatrizgoncalvesCadê o recorte de outras coisas? Cada pessoa têm uma realidade diferente. E se o branco for gay e deficiente? E se a preta for lésbica? E se a branca for mãe,que são sempre excluídas no mercado? E se o preto for rico por herança? E se o branco for rico por herança? E se o preto for deficiente? E se a branca for deficiente? Vocês já se perguntaram isso?
Nossa chorei no final, ela salvando ela do diretor, quantas vezes na vida passamos por situações assim e no final ela se entedendo com um sorriso. Que trabalho incrível.
Estamos todas chorando... Arte feita por mulher, para mulheres, sobre mulheres e nossas lutas! Feliz por existir essa voz potente e representativa! Muito obrigada mesmo, Manu! 😭❤️
Assistindo pela segunda vez: Quando a música se inicia, um take mostra 4 pessoas, um homem branco andando plenamente, a Manu (mulher branca) numa corrida moderada, um homem negro correndo e, ao final, uma mulher negra no pace do Bolt pra acompanhar... pqp, que soco no estômago. É isso! Obrigada, Manu. ❤
A metáfora que entendi sobre a mão dela sangrando após o soco e o cara sem nem sinal da agressão mostra o quanto o feminismo precisa lutar pra se provar ao ponto de se machucar mas nem sequer abalar o machismo que precisa sem enfrentado TODOS os dias, Manu, você é incrível, suas mensagens ✨
Eu chorei, sabe? Essa hipersexualização está presente em vários campos de nossas vidas. Parabéns pela sensibilidade, Manu. Voe alto, sempre haverá um coletivo de mulheres pra te amparar se você cair. Ainda não está totalmente formado, mas já começamos a nos reunir.
Nossa... Eu chorei tbm! Me emocionei muito. Fiquei feliz com seu comentário, pq tava me questionando se eu fui "demais"... ao fim do vídeo as lágrimas simplesmente escorriam. Me tocou de todas as formas.
Ouvi essa música pela primeira vez no Spotify, e achei, super importante. Além de ser linda essa música, achei super necessária para todos. A Manu, arrasa sempre com as músicas dela!!! Sempre dando lições importantes.
Que tapa na cara. Não é um clipe, é uma obra de arte, com nossa realidade. Nossa inteligência assusta, e nosso corpo da prazer. Foda de mais mulher Obrigada por existir!
Manu dá voz a milhares de mulheres que sofrem caladas o machismo. É isso já seria suficiente, mas ela usa a Arte, de forma brilhante, para transmitir a mensagem. Falem o que quiserem, gritem alto, berrem, mas MANU É ARTISTA NECESSÁRIA! ❤
@@neo0001 , exatamente. O que tem de "jornalistas" distorcendo tudo e colocando a Manu contra todas as artistas. E os haters se preocupando com números e charts. Mas haters costumam ser burros. Ou mau caráter mesmo.
@@Eddyrocha28 Po a manu e as fadas sensatas do BBB, inclusive aquela medica nazista que disse que mataria a ex-presidente da republica, todas elas se juntaram e formaram um grupo racista para oprimir o Babu no BBB.
Caralho eu chorei no ultimo take, é sempre uma mulher que está disposta a entender a dor de outra e ajudar, existe muita competição, mais existe muita sorroridade tbm, eu mesma só estou viva graças as mulheres da minha vida que me salvaram inúmeras vezes!
Gente, pra mim Manu é uma artista estourada. Sinto como se ela já fosse aquelas artistas consolidadas que participa só de eventos importantes e é reconhecida onde estiver, independente de números pois a qualidade do seu trabalho é invejável. ☀️❤️
As mulheres se salvando em situações diferentes, as que salvam a Manu quando ela desmaia, a criança passando com o livro e vendo a autora do livro, a autora do livro salvando a outra de cantada barata, a crítica a indústria musical nas letras da música, esse clipe é um achado pra quem quer entender o que tá rolando no feminismo de forma geral, é sobre o empoderamento da mulher preta (desde a infância). Eu sempre admirei a Manu, e fico feliz em ver que ela não se vendeu, com certeza recebeu propostas, mas não se vendeu pq ela sabe que o valor dela não se compra em visualizações. Vou assistir umas mil vezes pra poder pegar cada detalhe, cada crítica. Parabéns Manu! 💚
Isso foi UAAAU! Eu estou sem palavras, cada detalhe foi perfeito. Me emocionei, você falou por todas nesse roteiro, com certeza. E o detalhe de ter uma mulher preta falando sobre o feminismo é incrível. A analogia da corrida no começo da canção, homem branco caminhando, mulher branca correndo levemente, o homem preto correndo e a mulher preta correndo loucamente, é o reflexo da nossa sociedade. Foi incrível, Manu! Obrigada por isso ❤
Depois disso, ela compara um cantor com uma cantora. Ele só precisa tocar seu violão e estar bem vestido. Ela mesmo fazendo a mesma coisa não é levada a sério. É necessário ficar nua.
@@fernandaguimaraes3101 sim, o assunto existe já tem um tempo, mas ainda não é tão debatido assim. Grandes cantoras pop continuam servindo e fazendo a manutenção desse feminismo raso. Estudo esse tema na pós-graduação, e vejo que a Manu se informou muito bem das principais referências teóricas sobre o debate e transformou em um curta Genial.
O único porém da Manu Gavassi é falar “foda-se o corpo, foda-se o algoritmo” se ela é filha de nepotismo. Ela faria a mesma coisa se viesse da pobreza extrema? De uma família sem prestígio? Porque não ligar pro dinheiro é fácil se vem de uma família pré estabelecida. Ela nunca tocou nesse assunto. Obs: Não tô tacando hate, só queria trazer uma reflexão sobre a própria Manu, o mundo da arte é realmente complexo. Mas quando já se tem certo poder na mão, o privilégio e a vivencia é completamente diferente.
@@soobservo7540 Sim, por isto a corrida ela está correndo um pouco devagar em relação aos demais na corrida, nesse sentido ela sabe que tem algum privilégio, porém ela pode ter a voz dela como mulher. ( Mesmo vindo do privilégio, o machismo ainda a alcança.)
@@soobservo7540 Nesse videocast ela falo sobre como foi carreira dela e os apoios que pai dela deu, sempre acreditando no potencial dele querendo que carreira de filha acontecesse ruclips.net/video/ipT5zePIX40/видео.html
Putz!!! o que vc está fazendo pela cultura brasileira não tem preço!!! estais falando o que está na garganta de tanta gente, inclusive eu. Muito obrigado!!
Quando vc sente todas as cenas tão profundamente, vc sabe que já entendeu tudo. O que de fato é o feminismo? E como ele está presente entre nós? Obrigada, Manu!
Incrível como depois de tantos anos lutando pelo “empoderamento” ainda existam tantas mulheres que continuam nessa situação. A forma que a Manu aborda o assunto é simplesmente épica! Você é foda demais, Manu. O mundo precisa escutar o que você tem a dizer
Isso é arte Brasilllllllllllllll!!!!!! Finalmente alguem entendeu!!!! Seja organica,seja vc mesma!!!!OBRIGADA POR EXPRESSAR TUA PROPRIA ALMA !!!! Isso foi revolucionario !!
Nossa, eu chorei instantaneamente e involuntariamente e até agora to processando a forma como isso me impactou. Fazia tempo que eu não me sentia privilegiada por viver na mesma época que um artista
Eu fiquei emocionada. É exatamente isso que passamos todos os dias e tentamos salvar outras. Ninguém precisa dizer nada pra entendermos quando uma mulher está desconfortável.
Sinto uma energia girlhood, acho que estamos aprendendo muito a ficar mais um do lado da outra. Muitas referências nesse clipe, é tanta coisa importante, espero que alcance a todos
Toda vez que vejo a música brasileira sendo usada como critica e não pra vender produto eu choro, isso aqui é arte em sua pura essência. Manu, continue nos dando mais disso, precisamos de artistas assim, que explicitem a podridão da indústria do entretenimento em transformar pautas sociais em produto vazio e sem sentido pra vender
A última cena é o verdadeiro significado de sororidade. E não precisou de nenhuma palavra pra descrever pq toda mulher entende o que é passar por isso.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻🥰 como professor de português e produção textual, eu fico mega feliz por um material incrível desse pra me ajudar a dar aula e orientar meus alunos e alunas .. obrigado, Manu 😘❤️
@@Pop.infinite7 Eu acho que tem um Quê de “um homem fez o projeto mas se fosse falado por uma mulher seria mais assertivo” Mas dar os créditos é essencial. Roubar o projeto, o conceito de outro é fzr exatamente oq ela diz no clipe.
Gente, a Manoela é tão fera, que ela retratou o próprio álbum dela (em que ela ficou pelada na capa, provavelmente coagida)!!! Surreal a inteligência dessa mulher! Não é uma crítica às mulheres e sim a sociedade que leva elas a acreditarem que só valem se mostrarem o corpo. Maravilhosa!
O início com as pessoas brancas se apressando e as negras correndo (a mulher negra fazendo o dobro do esforço) pra chegar ao mesmo lugar. E o final com a mulher salvando a outra da cantada barata do cara casado👌🏾 MANU VOCÊ ENTREGOU TUDO! TENHO MUITO ORGULHO DE NUNCA SOLTAR A SUA MÃO ❤
Que isso não soe como um comentário contramão, mas um complemento a sua perspectiva. Negras, pardas, brancas… existem milhares de mulheres que lutam pelo seu espaço, colocando o conhecimento à frente, não negociando os seus próprios valores. No início você grita para que todos te ouçam, depois silencia… pois percebe que nem todos merecem o que você tem a dizer. Manu é a personificação de todas nós.
Eu gosto muito de psicanálise e filosofia e publicava conteúdo com insights em minhas redes sociais, e mesmo de pessoas que se dizem muito espiritualizadas havia deboche sobre minhas expressões, ataques, e nas minhas fotos, diversas curtidas! Ninguém nunca quer ouvir o que acredito, vivi ou sei, porque caminham como um exército em marcha me tornando alvo de fantasias sexuais e reproduzindo modelos de sistemas que beneficiam quem já entendemos bem.
100% de recorte de raça e 0% de recorte de classe social,genero,sexualidade,mães que independentemente da cor são excluídas do mercado de trabalho,de pessoas com deficiência. Esse papo de hierarquia de opressão baseado em raça é tão não condizente com a vida real e só existe no Twitter.
"Criado e roteirizado por Manu Gavassi" no final só deixa tudo mais incrível. Manu não é só uma cantora, ela sabe que pode não alcançar números nas plataformas, mas ela está deixando um legado produzindo a própria arte. Acho que isso é ser artista e ela sem dúvida é uma.
É tanta critíca, não sei se estou exagerando mas me sinto honrada de viver numa época onde tem Manu Gavassi. Toda geração tem um "poeta" "artista" de verdade, eu era muito nova pra entender o maneirismo e criticas nas letras de Charlie Brown e que hoje depois de tempos ainda continuam atuais, e Manu é a nossa indignação, a mente inteligente, que representa e que sabe falar sem grocerias, somente delicadeza.
Que clipe lindo e necessário! Tenho me questionado o quanto o feminismo têm sido transformado por uma indústria que transformou liberdade em pornografia vendável, entre outras coisas ... Obrigada Manu!! Voce é luz e sagacidade ❤
Esse final... quanta sensibilidade, na moral manu. Na moral. Na moral. Eu não tenho estruturas pra vc. Obrigado por existir, obrigado pela sua arte. Obrigado 1 milhão de vezes e ainda é pouco 🥹
Em uma época de músicas curtas e tudo voltado ao imediatismo, me vem a Manu com mais de 15 minutos (que parecem 2) de criatividade, talento e pura arte. Impecável ❤
É tanta lucidez que choca aos que entendem o panorama em que habitamos. Manu esse trabalho ta surreal de incrível. Obrigada por falar do que nem sempre conseguimos.
A Manu é sem dúvidas uma revolução na industria audio visual e, merece alcançar um público maior. O que ela propõe em "Sexo, Poder e Arte" é pioneiro, muitas artistas usam seu lugar para levantar uma bandeira. Mas o que a Manu trouxe aqui foi uma obra digna de análise e artigo. Uma obra completa, fundamentada em duas vertentes feministas (n sei se foi a intenção) o feminismo interseccional e o feminismo marxista. Esse clipe fez memória a uma leitura que fiz em 2023 e recomendo para quem tiver interesse: A sociedade da transparência de Byung-Chul Han
Em um cenário onde a nudez é frequentemente explorada como ferramenta de promoção, "Sexo, Poder e Arte" destaca a importância de valorizarmos a autenticidade e a expressão artística legítima. Parabéns Manu que obra de arte❤❤❤❤
Amei. Texto e produção perfeitos, Deus abençoe a todos. Que Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito e o guerreiro São Jorge estejam com vcs. Amém. Glória a Deus. Aleluia. Amém😇🥰😍🤩🤑😘
eu sou professor e a cena da menina passando com a asa de fada me tocou TANTO, pq é muito dificil mudar a percepção de alguem quando essa percepção ja esta formada dentro do sistema e voce vê no olho de cada criança de cada jovem como eles são o futuro, como que é importante ensinar tudo isso!!! muito obrigado e viva a arte!!!
@MathA45viajou legal kkkkkkkk ouvi a música e não tem nada a ver com a da manu 🤡 mulher real não pode fazer algo de sucesso que tem que atuar cara falando essas asneiras, igual quando processaram a taylor pq ela usou um DITADO POPULAR
@@1999201Luela usou a frase dele diversas vezes pegou nomenclatura. Também tem a curta protecao para artistas que foi do Instituto dele discernimento da consciência artística multidisciplinar instagram e youtube aba proteção artistas ela deixo o Instituto como vilão.. E ainda usa as frases dele de forma descarada ... sobre o sistema ser hackeado por mulheres e algoritmo.
@MathA45eu fui até ver a fonte que você citou pra julgar e você tá forçando muito que houve alguma cópia aqui. Eu achei que pudesse ter sido uma fonte de inspiração pelo menos mas acredito que nem inspiração ele foi, quanto mais uma cópia e você tá aí spamando esse comentário afirmando isso. Você falou que foi um lançamento recente. O quão recente? Porque se for esse que vi no canal dele de 1 mês atrás, certamente não houve cópia. Pra esses curtas da Manu Gavassi estarem saindo agora, eles já estão sendo produzidos a muito mais tempo que isso e essa letra/roteiro dela já deve estar escrita pra mais de 1 ano pelo menos eu chutaria. De qualquer forma, sugere esse artista que você tá citando a apontar algum plágio e ver quem tem o registro mais antigo da composição. Acredito que essa composição dela esteja registrada antes mesmo de o artista que você mencionou ter publicado algo, o que já invalidaria completamente suas acusações sobre ela ter copiado o trabalho recente de outra pessoa.
Eu me emocionei real! O mais impactante foi o texto não falado. Isso dói e que bom que há artistas como a Manu que dão voz para algo tão relevante como essa temática.
A música é tão reconfortante e acolhedora que chorei ouvindo, não por estar triste, mas por me sentir parte disso. Queria que a rivalidade feminina fosse menor, assim todas nós poderíamos nos acolher mais
Manu pode não ter grandes números. Mas ela é uma artista de verdade. A genialidade está em cada detalhe do clipe, é absurdamente incrível o quão bem ela conseguiu expressar e a complexidade desse vídeo.
O final me arrepiou inteiro, e eu nem sou mulher. Essa sororidade silenciosa que assisto entre minhas amigas todo dia. Obrigado por sua arte, Manu! TEM REACT NO MEU CANAL
@@Pop.infinite7idêntica à música. Manu caiu o conceito. O pior que a maioria nao vai ver ele poderia ficar avançado na carreira mas ela.robou o sangue dele
Manu estar aí para provar que nao é necessario fazer só enlatados de 2 minutos. Os clipes-curtas dela nos prende de uma maneira que nem vemos o tempo passar. Seus videos tem qualidade, mensagem e nos inquieta a pensar sobre varios temas e comportamentos. Obrigado por existir Manu!!!!
Devo confessar que quando falou "quanto vale o seu corpo? quanto vale você? [...] quanto vale sua alma?" , eu genuinamente derramei lágrimas. E ver mulheres de cores e corpos distintos... E esses últimos meses fui tão colocada em duvida, subestimada. Meu trabalho, meu talento, meu corpo e até mesmo a minha fé. Pra eu me enquadrar no que querem, mas que eu não me encaixo. Essa música veio me pegar no colo nesse fim de ano. Cá estou eu, no meu horário de almoço, chorando.
Essa parte q a autora fala sobre empoderamento é muito verdade. As mulheres da atualidade se hipersexualizam achando q estão se “empoderando”, quando só estão exercendo o papel em q o machismo coloca as mulheres, onde as mulheres se resumem ao seu corpo e beleza. Mel Maia, Luísa Sonza, Anitta, Ana Castela, cantoras de funk… e infelizmente as próprias mulheres aplaudem
@@sha27696li Eu quis aplaudir aquela fala. E ver ela sendo "calada" por outra mulher que só tava reproduzindo uma visão ditada por outro... um homem. "Por que minha inteligência é chatice ... Porque pra eles seu cérebro assusta" Como criticaram ela, taxando de infantil, porque se não há nudez, não existe valorização da arte pra mulher. Até mesmo se for um clipe masculino, geralmente vai ter que ter muita nudez feminina, closes do corpo. Mas também, só é empoderamento se é um corpo padrão, porque quando é um corpo gordo ou magro sem curvas é só uma mulher estranha que também não tem direito a se sentir desejada, amada, sexy ou poderosa. Esse clipe tá tudo tão fechado. Tão bem costurado. Cirúrgica em cada ponto.
Manu é a única artista brasileira que entende o que é *ser* artista. Não é a toa que o primeiro nome da nova geração de artistas que Rita Lee citou em sua nova autobiografia foi o da Manu: ela tem *muito* de Rita Lee nela. Só pena a Rita não estar mais aqui para ver essa nova era da Manu, mas não deixo de notar a morte, a menção na biografia e o surgimento desse projeto da Manu, tudo no mesmo ano, como uma espécie de passada do bastão de uma mestra do seu trabalho à outra.
a pronto, tinha que vir macho dizer que no Brasil inteiro só UMA mulher artista viva sabe o que é fazer arte. Manu é foda, assim como milhões de muitas outras mulheres artistas foda neste país. se você não busca conhecer o trabalho delas é contigo, mas a Manu não está sozinha. o canto dela ecoa com o de uma multidão inteira!
Manu é incrível, mas não é só pq vc não sai da sua bolha e não valoriza outros artistas que significa que só ela sabe ser artista. Bjs @@chacomleite246
@@chacomleite246 vc pode me citar outras por gentileza? Realmente gostaria de conhecer mais. Conheço apenas a Manu, a Bea e a Bia Ferreira, de artistas brasileiras femininas impressionantes. Mas queria mt conhecer mais
@@Fayla555 vc pode me citar outras por gentileza? Realmente gostaria de conhecer mais. Conheço apenas a Manu, a Bea e a Bia Ferreira, de artistas brasileiras femininas impressionantes. Mas queria mt conhecer mais
Não concorda?? Estamos cheios de músicas vazias, isso é crítica, arte e música boa. Que tenhamos mais artistas assim. Menos músicas comerciais, mais cultura. Álbum incrível Manu! @@jhonatanmartins8196
que trabalho maravilhoso!!!!!!! vim depois do De frente com a Blogueirinha... fazia tempos que não acompanhava mais a Manu Gavassi... quanto tempo eu dormi??? que evolução e autenticidade!!! qualidade!!
Tá tudo aí, desenhado, cantado, interpretado, nas cenas óbvias e nas sutilezas que nem todo mundo vai perceber. Obrigada por mais esse trabalho MUITO necessário
Eu espero muito que todo mundo que assistir entenda a profundidade disso aqui. A música, a letra, a mensagem, o audiovisual, a arte toda, é pra assistir outra e outra e outra vez e ficar degustando o sabor disso tudo. Parabéns de novo, Manu! GENIAL como sempre! Obrigado por ser ar puro na arte no meio de tanta poluição nesse meio.
Como eu chorei com esse final. Gente do céu, esse mundo não merece as mulheres. 😭 Até hoje não compreendo como a Manu não ganhou nenhum prêmio com a obra de arte "Gracinha" (2021) que escuto todos os dias. A Manu é muito semelhante a Melanie Martinez, que entrega conceitos, arte, melodias, se dedica tanto a todos os projetos e a indústria a coloca em escanteio, porque ela não precisa babar ovo de ninguém. Te amo Manu. 💜
a compreensão no silêncio das duas no final. 😭❤️ que coisa linda, que amor, quanto amor, quanto orgulho, manu!!! você é uma gênia, sem dúvidas, mas também é tão humana. que obra sensível.
Mano, isso ficou muito inteligente, isso mostra quanto a visão da Manu sobre o mundo artístico é foda, as pessoas vendem o sexo como forma de poder, sendo que o poder real está na mente
Caramba!!! O MUNDO precisa ter acesso a esse trabalho impecável! Que força tem nessa letra e em cada parte desse clipe, parabéns a todos os envolvidos, saudade Manu!
Gaffer:
Hugo Calazans Nyerges
1º Assist. Elétrica:
Renatinho
Rodrigo Jesus
Ailton Hipólito
2º Assists. Elétrica:
Vittoria Brozo
Lucas Rodrigo Jesus
Alberto Mariano de Oliveira (Betão)
Luciano Dias
Jonathan Jhow
Guilherme Barreto
Hudson das Rocas
Bruno Canhotinho
Fabio Vitalino
Robson Gugu
Chefe de Maquinária:
Carlos Fidelis
1º Assist. de Maquinária:
Orlando Jesus
Rodrigo Shosiro
Rui Mauriti Nunes Araújo
2º Assists. de Maquinária:
Chico Uchoa
Rodolfo Amaro
Thamy Cabral
Fábio Bigode
Fabio Japa
Gleice Soares da Silva
Orleudo Silvestre (Galego)
Paulo Daniel Campos (Paulão)
Dino Maia
Joelma Rodrigues
Motoristas:
Ailton
Ariston Miura
Nira Soares
Aguiar
Paulo Sergio da Silva
Motorista de Arte:
Ivan Sipriano
Diego Gomes (Dieguinho)
João Victor Miranda
Motorista de Objetos:
Antônio José de Souza (Toninho)
Marcos Alã Passarello
Anderson Abel da Silva
Filipe Albuquerque
Catering:
Glaucia Carvalho
Carla Giuliana Galloni
Cláudio Correa
Ruan Silva Soares
Elisângela Rodrigues
Noemi Neves da Silva
Conceição de Maria Lima
Andrea dos Santos
Irenilda da Silva Rodrigues
Limpeza
Leonardo da Vince Gomes Monteiro
Steffani Araújo de Lima
So craque!
Parabéns Manoela. Você é foda.
❤
Se eu disser que te amo vc acredita?
@@alinegarcia7619 fiquei pasma. Realmente é idêntico ao gui cariolatto
A Manu deveria inscrever os clipes dela em festivais de curta metragem, acho um disperdício essas obras não estarem em telas de cinema. Manu é um gênio!
Concordo!
Surreal a genialidade dela né!
O único porém da Manu Gavassi é falar “foda-se o corpo, foda-se o algoritmo” se ela é filha de nepotismo. Ela faria a mesma coisa se viesse da pobreza extrema? De uma família sem prestígio? Porque não ligar pro dinheiro é fácil se vem de uma família pré estabelecida. Ela nunca tocou nesse assunto.
Obs: Não tô tacando hate, só queria trazer uma reflexão sobre a própria Manu, o mundo da arte é realmente complexo. Mas quando já se tem certo poder na mão, o privilégio e a vivencia é completamente diferente.
@@soobservo7540 Ela se auto crítica justamente nesses aspectos que vc aponta, veja os outros clipes e vc vai entender que esse conceito que ela tanto fala nos vídeos é sustentado principalmente pela auto crítica.
*uma gênia ❤
Cara, são tantas cenas chocantes... Ela tentando atacar o homem e ela saindo ferida. A escadinha da desigualdade com o homem branco caminhando tranquilamente e a mulher negra correndo desesperada no final. Ela tirando a roupa do lado do artista pop masculino que é só voz e violão. A cena final do silêncio que diz muito... Mano, eu não tenho nem palavras. Que obra que é esse clipe.
Verdade! São muitas camadas pra refletir e provocar
O mercado pop mundial que induz a artista feminina a mostrar o corpo, se não ela não faz sucesso, a deturpação do significado de empoderamento... são muitas camadas
100% de recorte de raça e 0% de recorte de classe social,de gênero e de sexualidade. Parece algo que uma pirralha militante de 17 anos falaria no twitter.
muito incrível, eu amo isso!! ❤
Ela arrasou! Genial, a música e cada detalhe do vídeo! 👏
você percebe que o trabalho tá ‘surrealmente’ impecável quando, numa geração majoritariamente consumista de vídeos de 30s, a manu consegue prender nossa atenção e fazer com que fiquemos vidrados do início ao fim
pensei a mesma coisa
digo o mesmo! Ela me prendeu o clipe inteiro.
E quando chega ao fim, é triste, porque faz agente querer mais
No caso, a equipe por trás da produção (também e principalmente)
Precisava tanto disso ❤❤❤
Vim pela Alane do BBB, adorei a música, tudo!
Vc sabe que é arte quando termina de assistir e fica travado, atônito, incrédulo e refletindo sobre tudo o que viu. Pra isso que a arte serve, pra tocar e fazer pensar. Manu é gigante!
Ou seja, quando agregou.
Obrigado por fazer as pessoas prestarem atenção na arte musical e no audiovisual por completo. A classe artística inteira vence com isso.
"Porque minha inteligencia é chatice e meu corpo poder? Pq pra eles seu cérebro assusta e seu corpo da prazer" aqui ela foi fodona ❤
Muuuuito
Resume o que a indústria faz com as pessoas tira as vontades próprias e põe o desejo dos homens ricos como o padrão
FALOU TUDO AQUI
Simm
Siiim perfeita
Na cena q o homem branco anda, a mulher branca (manu) "corre", o homem preto corre mas, e a mulher Preta corre mas ainda, fez minha mente explodir, e refletir sobre a realidade... PARABÉNS MANU, Clipe totalmente nescessário!! 👏🏾
Caralho, não tinha reparado 🤯
não tinha percebido que era isso, dps que voltei pra ver chorei
Essa abertura na música foi incrível! Eu percebi na mesma hora! Tudo muito bem pensado
quando eu percebi eu ja tava chorando. essa obra ta incrivel
Também percebi isso
"Eu falei pra chamar uma cantora, e não uma autora pra falar disso." PESADOOOOOOOOO, clipe todo muito pesado! Que tapa necessário... Uma obra de arte inteira!
"Suas ideias não te levam tão longe quanto o teu corpo levaria"
Simplesmente ARTISTA!
Que artista, quando a musica começa e ta todo mundo correndo numa esteira e você para e percebe que não é aleatório, que o homem branco anda, a mulher anda um pouco mais rapido, o homem preto ta correndo e a mulher preta correndo desesperadamente, é isso: arte. Os detalhes que a Manu se atenta que nem precisa de palavras pra destacar o óbvio: o quanto somos cobrados do sistema em geral
Perfeito ❤
Não tinha me atentado a isso, ela pensou em tudo
100% de recorte de raça e 0% de recorte de classe social,de gênero,de sexualidade,das mães que são sempre excluídas no mercado de trabalho,de pessoas com deficiência... Gente,pelo amor! 2023 e vocês nessa ainda igual umas adolescentes tuiteiras,please. Não existe hierarquia de opressão que nem vocês pintam,a vida têm muitos contextos e nuances.
@@MarabeatrizgoncalvesCadê o recorte de outras coisas? Cada pessoa têm uma realidade diferente. E se o branco for gay e deficiente? E se a preta for lésbica? E se a branca for mãe,que são sempre excluídas no mercado? E se o preto for rico por herança? E se o branco for rico por herança? E se o preto for deficiente? E se a branca for deficiente?
Vocês já se perguntaram isso?
Nossa chorei no final, ela salvando ela do diretor, quantas vezes na vida passamos por situações assim e no final ela se entedendo com um sorriso. Que trabalho incrível.
nossa sim, tanta coisa subentendida nesse clipe, obra de arte
pq eu chorei nesse "obrigada" da personagem da Letícia? afff Manu você é revolução na música brasileira, não importam os números, nunca pare ♥️
Eu tô no transporte público, voltando pra casa, e eu tô chorando. Quem já passou as dores de ser mulher sabe. Obrigada, Manu.
Chorei muito pela música e também pelas dores que já passei e estou passando. É isso. Choramos porque a arte dela nos toca. É lindo e forte demais❤❤
Estamos todas chorando... Arte feita por mulher, para mulheres, sobre mulheres e nossas lutas! Feliz por existir essa voz potente e representativa! Muito obrigada mesmo, Manu! 😭❤️
@@mahborges7192 moça ..do q vc está falando?
Tb chorando voltando pra casa ❤
Assistindo pela segunda vez: Quando a música se inicia, um take mostra 4 pessoas, um homem branco andando plenamente, a Manu (mulher branca) numa corrida moderada, um homem negro correndo e, ao final, uma mulher negra no pace do Bolt pra acompanhar... pqp, que soco no estômago. É isso!
Obrigada, Manu. ❤
Simplesmente maravilhoso, quem concorda deixa um joinha ❤🎉🎉🎉👇
A mensagem direta ali. Foi muito assertiva a Manu.
Isso foi lindo de ver! Caracas!
Não tinha reparado!!!! Que geniaaaaaaa!!!! Manu tão necessária nesses dias de hoje
Foi a primeira coisa que reparei logo de cada cirúrgica! 😍 😍 😍
Usando o sistema para criticar o sistema, só a Manu pra ser tão genial assim. Muito talentosa, suas músicas são profundas dms. AMO
A metáfora que entendi sobre a mão dela sangrando após o soco e o cara sem nem sinal da agressão mostra o quanto o feminismo precisa lutar pra se provar ao ponto de se machucar mas nem sequer abalar o machismo que precisa sem enfrentado TODOS os dias, Manu, você é incrível, suas mensagens ✨
Eu fico pasmo com o quão genial ela consegue ser. Em poucos segundos ela transmitiu toda essa mensagem
manu gavassi lançando 15 MINUTOS de clipe, ARTISTA PRA CARALHO
Eu chorei, sabe? Essa hipersexualização está presente em vários campos de nossas vidas. Parabéns pela sensibilidade, Manu. Voe alto, sempre haverá um coletivo de mulheres pra te amparar se você cair. Ainda não está totalmente formado, mas já começamos a nos reunir.
Nossa... Eu chorei tbm! Me emocionei muito. Fiquei feliz com seu comentário, pq tava me questionando se eu fui "demais"... ao fim do vídeo as lágrimas simplesmente escorriam. Me tocou de todas as formas.
@@xanda216 nossas emoções transbordaram pelos olhos. É isso!
Siim!!!
Ouvi essa música pela primeira vez no Spotify, e achei, super importante. Além de ser linda essa música, achei super necessária para todos. A Manu, arrasa sempre com as músicas dela!!! Sempre dando lições importantes.
Que tapa na cara.
Não é um clipe, é uma obra de arte, com nossa realidade.
Nossa inteligência assusta, e nosso corpo da prazer.
Foda de mais mulher
Obrigada por existir!
Quando você pensa que é um ET nesse mundo doido, vem a Manu pra te lembrar que você não é tão pirando! Produção maravilhosa e reconfortante!!!! ❤
Sim ❤❤
SIMM, estava pensando exatamente nisso! Eu sabia que não estava louca.
NÓS, OS ETS VIEMOS TRAZER A REVOLUÇÃO 👽💫
Manu dá voz a milhares de mulheres que sofrem caladas o machismo. É isso já seria suficiente, mas ela usa a Arte, de forma brilhante, para transmitir a mensagem. Falem o que quiserem, gritem alto, berrem, mas MANU É ARTISTA NECESSÁRIA! ❤
e seguimos pegando a mensagem e distorcendo....
@@neo0001 , exatamente. O que tem de "jornalistas" distorcendo tudo e colocando a Manu contra todas as artistas. E os haters se preocupando com números e charts. Mas haters costumam ser burros. Ou mau caráter mesmo.
no teu caso ta sendo burro mesmo @@Eddyrocha28
@@Eddyrocha28 Po a manu e as fadas sensatas do BBB, inclusive aquela medica nazista que disse que mataria a ex-presidente da republica, todas elas se juntaram e formaram um grupo racista para oprimir o Babu no BBB.
Caralho eu chorei no ultimo take, é sempre uma mulher que está disposta a entender a dor de outra e ajudar, existe muita competição, mais existe muita sorroridade tbm, eu mesma só estou viva graças as mulheres da minha vida que me salvaram inúmeras vezes!
Gente, pra mim Manu é uma artista estourada. Sinto como se ela já fosse aquelas artistas consolidadas que participa só de eventos importantes e é reconhecida onde estiver, independente de números pois a qualidade do seu trabalho é invejável. ☀️❤️
As mulheres se salvando em situações diferentes, as que salvam a Manu quando ela desmaia, a criança passando com o livro e vendo a autora do livro, a autora do livro salvando a outra de cantada barata, a crítica a indústria musical nas letras da música, esse clipe é um achado pra quem quer entender o que tá rolando no feminismo de forma geral, é sobre o empoderamento da mulher preta (desde a infância). Eu sempre admirei a Manu, e fico feliz em ver que ela não se vendeu, com certeza recebeu propostas, mas não se vendeu pq ela sabe que o valor dela não se compra em visualizações.
Vou assistir umas mil vezes pra poder pegar cada detalhe, cada crítica. Parabéns Manu! 💚
Isso foi UAAAU! Eu estou sem palavras, cada detalhe foi perfeito. Me emocionei, você falou por todas nesse roteiro, com certeza. E o detalhe de ter uma mulher preta falando sobre o feminismo é incrível.
A analogia da corrida no começo da canção, homem branco caminhando, mulher branca correndo levemente, o homem preto correndo e a mulher preta correndo loucamente, é o reflexo da nossa sociedade. Foi incrível, Manu! Obrigada por isso ❤
Só nesse começo já achei perfeito
Depois disso, ela compara um cantor com uma cantora. Ele só precisa tocar seu violão e estar bem vestido. Ela mesmo fazendo a mesma coisa não é levada a sério. É necessário ficar nua.
Foi muito bom mesmo 😮
Simmmmmm, cara, ela arrasow mt
Dnd amor ❤️😘
Manu muito perfeita. Saudades de 2020❤
Qualidade de filme e um roteiro a frente de qualquer mídia. Isso é *MANU GAVASSI* !
*"Porque pra eles seu cérebro assusta e seu corpo da prazer"* 🥀
Finalmente alguém que aborda o que o feminismo é de fato! Seu trabalho está impecável Manu
Na real essa discussão de feminismo pop vendável ja existe há um bom tempo, mas o bom é que a manu tem um alcance maior e mais gente vai ver.
@@fernandaguimaraes3101 sim, o assunto existe já tem um tempo, mas ainda não é tão debatido assim. Grandes cantoras pop continuam servindo e fazendo a manutenção desse feminismo raso. Estudo esse tema na pós-graduação, e vejo que a Manu se informou muito bem das principais referências teóricas sobre o debate e transformou em um curta Genial.
O único porém da Manu Gavassi é falar “foda-se o corpo, foda-se o algoritmo” se ela é filha de nepotismo. Ela faria a mesma coisa se viesse da pobreza extrema? De uma família sem prestígio? Porque não ligar pro dinheiro é fácil se vem de uma família pré estabelecida. Ela nunca tocou nesse assunto.
Obs: Não tô tacando hate, só queria trazer uma reflexão sobre a própria Manu, o mundo da arte é realmente complexo. Mas quando já se tem certo poder na mão, o privilégio e a vivencia é completamente diferente.
@@soobservo7540 Sim, por isto a corrida ela está correndo um pouco devagar em relação aos demais na corrida, nesse sentido ela sabe que tem algum privilégio, porém ela pode ter a voz dela como mulher. ( Mesmo vindo do privilégio, o machismo ainda a alcança.)
@@soobservo7540 Nesse videocast ela falo sobre como foi carreira dela e os apoios que pai dela deu, sempre acreditando no potencial dele querendo que carreira de filha acontecesse
ruclips.net/video/ipT5zePIX40/видео.html
Putz!!! o que vc está fazendo pela cultura brasileira não tem preço!!! estais falando o que está na garganta de tanta gente, inclusive eu. Muito obrigado!!
Manu Gavassi é uma das poucas artistas brasileiras que sabem fazer música, é uma baita compositora. Merecia mais reconhecimento! 👏🏻👏🏻❤
Quando vc sente todas as cenas tão profundamente, vc sabe que já entendeu tudo. O que de fato é o feminismo? E como ele está presente entre nós? Obrigada, Manu!
Exato!
Sim, mecheu muito comigo, até chorei
Incrível como depois de tantos anos lutando pelo “empoderamento” ainda existam tantas mulheres que continuam nessa situação. A forma que a Manu aborda o assunto é simplesmente épica! Você é foda demais, Manu. O mundo precisa escutar o que você tem a dizer
"Porque pra eles o seu cérebro assusta e seu corpo da prazer." - Manu, Gavassi!
Fechando o ano com chave de ouro.😍
Isso é arte Brasilllllllllllllll!!!!!! Finalmente alguem entendeu!!!! Seja organica,seja vc mesma!!!!OBRIGADA POR EXPRESSAR TUA PROPRIA ALMA !!!! Isso foi revolucionario !!
A última cena me fez chorar e me arrepiar! É sobre a segurança que outras mulheres transmitem em momentos de vulnerabilidade. Só a gente se entende!
SIMM
Nossa me tocou mt também, chorei cara. Só a gente sabe
O obrigada da apresentadora no final entendendo tudo foi muito lindo.
Nossa, eu chorei instantaneamente e involuntariamente e até agora to processando a forma como isso me impactou. Fazia tempo que eu não me sentia privilegiada por viver na mesma época que um artista
Eu fiquei emocionada. É exatamente isso que passamos todos os dias e tentamos salvar outras. Ninguém precisa dizer nada pra entendermos quando uma mulher está desconfortável.
Manuela é muito foda!
Ela conseguiu expressar como ela pensa e vive, o porque faz o que faz… Ela não apenas cria o conceito, ELA VIVE O CONCEITO.
Tem crítica, tem direção de arte, fotografia impecável, coreografia, figurinos, MUSICA! TEM TUDO! você é foda manu
A coreografia está incrível.
Sublime! A exemplificação de sororidade no final do clipe me deixou arrepiada. Impecável do início ao fim. 👏🏼👏🏼👏🏼
Uau, que temática importante! Obrigada Manu
Sinto uma energia girlhood, acho que estamos aprendendo muito a ficar mais um do lado da outra.
Muitas referências nesse clipe, é tanta coisa importante, espero que alcance a todos
Toda vez que vejo a música brasileira sendo usada como critica e não pra vender produto eu choro, isso aqui é arte em sua pura essência. Manu, continue nos dando mais disso, precisamos de artistas assim, que explicitem a podridão da indústria do entretenimento em transformar pautas sociais em produto vazio e sem sentido pra vender
👏👏👏👏👏👏
❤
A última cena é o verdadeiro significado de sororidade. E não precisou de nenhuma palavra pra descrever pq toda mulher entende o que é passar por isso.
Exatamente
escorreu uma lagrima dos meus olhos nessa ultima cena
Pensei o mesmo!!
Pra mim, o final foi tudo!
Melhor cena pra mim
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻🥰 como professor de português e produção textual, eu fico mega feliz por um material incrível desse pra me ajudar a dar aula e orientar meus alunos e alunas .. obrigado, Manu 😘❤️
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Só quem entende a arte aprecia a Manu
@MathA45Fala messsmo
acabei de escutar msucia e nao encontrei a parte que fala de hackear o sistema@MathA45
@@Pop.infinite7 Eu acho que tem um Quê de “um homem fez o projeto mas se fosse falado por uma mulher seria mais assertivo”
Mas dar os créditos é essencial. Roubar o projeto, o conceito de outro é fzr exatamente oq ela diz no clipe.
@MathA45vc devia ter vergonha, tá mentindo sobre algo só pra promover uma pessoa.. Fui ouvir e não tem nada haver. Pelo amor de Deus.
Eu também fui ouvir a tal música MK ultra e não vi nada parecido, na letra não tem nada sobre mulheres hackeado o sistema @@JeoReis11
Gente, a Manoela é tão fera, que ela retratou o próprio álbum dela (em que ela ficou pelada na capa, provavelmente coagida)!!! Surreal a inteligência dessa mulher! Não é uma crítica às mulheres e sim a sociedade que leva elas a acreditarem que só valem se mostrarem o corpo. Maravilhosa!
Achei que era só eu que tinha reparado nisso
O início com as pessoas brancas se apressando e as negras correndo (a mulher negra fazendo o dobro do esforço) pra chegar ao mesmo lugar.
E o final com a mulher salvando a outra da cantada barata do cara casado👌🏾
MANU VOCÊ ENTREGOU TUDO! TENHO MUITO ORGULHO DE NUNCA SOLTAR A SUA MÃO ❤
Que isso não soe como um comentário contramão, mas um complemento a sua perspectiva. Negras, pardas, brancas… existem milhares de mulheres que lutam pelo seu espaço, colocando o conhecimento à frente, não negociando os seus próprios valores. No início você grita para que todos te ouçam, depois silencia… pois percebe que nem todos merecem o que você tem a dizer. Manu é a personificação de todas nós.
Da negra não, pode ter certeza que não
Eu gosto muito de psicanálise e filosofia e publicava conteúdo com insights em minhas redes sociais, e mesmo de pessoas que se dizem muito espiritualizadas havia deboche sobre minhas expressões, ataques, e nas minhas fotos, diversas curtidas! Ninguém nunca quer ouvir o que acredito, vivi ou sei, porque caminham como um exército em marcha me tornando alvo de fantasias sexuais e reproduzindo modelos de sistemas que beneficiam quem já entendemos bem.
referencia ep black mirror
100% de recorte de raça e 0% de recorte de classe social,genero,sexualidade,mães que independentemente da cor são excluídas do mercado de trabalho,de pessoas com deficiência. Esse papo de hierarquia de opressão baseado em raça é tão não condizente com a vida real e só existe no Twitter.
"Criado e roteirizado por Manu Gavassi" no final só deixa tudo mais incrível. Manu não é só uma cantora, ela sabe que pode não alcançar números nas plataformas, mas ela está deixando um legado produzindo a própria arte. Acho que isso é ser artista e ela sem dúvida é uma.
É tanta critíca, não sei se estou exagerando mas me sinto honrada de viver numa época onde tem Manu Gavassi. Toda geração tem um "poeta" "artista" de verdade, eu era muito nova pra entender o maneirismo e criticas nas letras de Charlie Brown e que hoje depois de tempos ainda continuam atuais, e Manu é a nossa indignação, a mente inteligente, que representa e que sabe falar sem grocerias, somente delicadeza.
Que clipe lindo e necessário! Tenho me questionado o quanto o feminismo têm sido transformado por uma indústria que transformou liberdade em pornografia vendável, entre outras coisas ... Obrigada Manu!! Voce é luz e sagacidade ❤
Esse final... quanta sensibilidade, na moral manu. Na moral. Na moral. Eu não tenho estruturas pra vc. Obrigado por existir, obrigado pela sua arte. Obrigado 1 milhão de vezes e ainda é pouco 🥹
Em uma época de músicas curtas e tudo voltado ao imediatismo, me vem a Manu com mais de 15 minutos (que parecem 2) de criatividade, talento e pura arte. Impecável ❤
É tanta lucidez que choca aos que entendem o panorama em que habitamos. Manu esse trabalho ta surreal de incrível. Obrigada por falar do que nem sempre conseguimos.
A Manu é sem dúvidas uma revolução na industria audio visual e, merece alcançar um público maior. O que ela propõe em "Sexo, Poder e Arte" é pioneiro, muitas artistas usam seu lugar para levantar uma bandeira. Mas o que a Manu trouxe aqui foi uma obra digna de análise e artigo. Uma obra completa, fundamentada em duas vertentes feministas (n sei se foi a intenção) o feminismo interseccional e o feminismo marxista. Esse clipe fez memória a uma leitura que fiz em 2023 e recomendo para quem tiver interesse: A sociedade da transparência de Byung-Chul Han
"o seu cérebro assusta e o seu corpo dá prazer"
você é foda manu!!
Menina!! É ISSO!! Pautas como feminismo e anti racismo são usadas pra vender produtos! Obrigada Manu!!
Eu não tava esperando, mas na cena final eu tava com os olhos cheios de lágrimas. Muito obrigada, Manu.
Em um cenário onde a nudez é frequentemente explorada como ferramenta de promoção, "Sexo, Poder e Arte" destaca a importância de valorizarmos a autenticidade e a expressão artística legítima. Parabéns Manu que obra de arte❤❤❤❤
Manu não atinge o sucesso que ela merece por que ela vai contra o sistema.
A mente assusta é o corpo vende, GENIAL.
ARTISTA!
Que roteiro
Que música
Que clipe
Que tudo manu
Parabéns
Amei. Texto e produção perfeitos, Deus abençoe a todos. Que Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito e o guerreiro São Jorge estejam com vcs. Amém. Glória a Deus. Aleluia. Amém😇🥰😍🤩🤑😘
eu sou professor e a cena da menina passando com a asa de fada me tocou TANTO, pq é muito dificil mudar a percepção de alguem quando essa percepção ja esta formada dentro do sistema e voce vê no olho de cada criança de cada jovem como eles são o futuro, como que é importante ensinar tudo isso!!! muito obrigado e viva a arte!!!
qual ideia você interpretou da asa em si?
@@lorrana.g acredito que é por que ela ainda tem asas pra voar pois ainda não foi podada
acho que pra mim tocou muito na esperança sabe, o olhar, a felicidade da criança o sorriso genuíno etc
A Manu Gavassi é tão Artista, ela está arrasando nesse projeto!
@MathA45viajou legal kkkkkkkk ouvi a música e não tem nada a ver com a da manu 🤡 mulher real não pode fazer algo de sucesso que tem que atuar cara falando essas asneiras, igual quando processaram a taylor pq ela usou um DITADO POPULAR
MUITOOOÓO
@MathA45 Tá viajando dms. Fui ver e não tem nada igual. Vc ainda tá fazendo spam em todo comentário pqp que chato
@@1999201Luela usou a frase dele diversas vezes pegou nomenclatura. Também tem a curta protecao para artistas que foi do Instituto dele discernimento da consciência artística multidisciplinar instagram e youtube aba proteção artistas ela deixo o Instituto como vilão.. E ainda usa as frases dele de forma descarada ... sobre o sistema ser hackeado por mulheres e algoritmo.
@MathA45eu fui até ver a fonte que você citou pra julgar e você tá forçando muito que houve alguma cópia aqui. Eu achei que pudesse ter sido uma fonte de inspiração pelo menos mas acredito que nem inspiração ele foi, quanto mais uma cópia e você tá aí spamando esse comentário afirmando isso. Você falou que foi um lançamento recente. O quão recente? Porque se for esse que vi no canal dele de 1 mês atrás, certamente não houve cópia. Pra esses curtas da Manu Gavassi estarem saindo agora, eles já estão sendo produzidos a muito mais tempo que isso e essa letra/roteiro dela já deve estar escrita pra mais de 1 ano pelo menos eu chutaria. De qualquer forma, sugere esse artista que você tá citando a apontar algum plágio e ver quem tem o registro mais antigo da composição. Acredito que essa composição dela esteja registrada antes mesmo de o artista que você mencionou ter publicado algo, o que já invalidaria completamente suas acusações sobre ela ter copiado o trabalho recente de outra pessoa.
Eu me emocionei real! O mais impactante foi o texto não falado. Isso dói e que bom que há artistas como a Manu que dão voz para algo tão relevante como essa temática.
Só a Manu Gavassi pra fazer a gente ficar 15 minutos assistindo um clipe! E que clipe! Genial.
A música é tão reconfortante e acolhedora que chorei ouvindo, não por estar triste, mas por me sentir parte disso. Queria que a rivalidade feminina fosse menor, assim todas nós poderíamos nos acolher mais
Eu tbm , me vi nessa música ❤
Juro precisamos de mais artistas TÃO COMPLETAS como a Manu, ela traz tudo e ainda consegue deixar sua mensagem de um jeito tão impactante
Manu pode não ter grandes números. Mas ela é uma artista de verdade. A genialidade está em cada detalhe do clipe, é absurdamente incrível o quão bem ela conseguiu expressar e a complexidade desse vídeo.
Cara, eu amo a Manu!
Manu Gavassi fazendo o que todo mundo queria mas não faz pq n é "comercial". Que orgulho da sua trajetória e mais ainda da coragem
O final me arrepiou inteiro, e eu nem sou mulher. Essa sororidade silenciosa que assisto entre minhas amigas todo dia. Obrigado por sua arte, Manu! TEM REACT NO MEU CANAL
Eu cheguei a chorar kkk foi lindo ver isso ser mostrado de forma tão simples mas tão forte
Eu chorei também .. foi muito forte mesmo
@@Pop.infinite7essa citação de hackear o sistema foi só na letra da música e foi tão superficial. Sério que achou que o curta foi sobre isso?
@@gabrielazavan593várias vezes eu vejo minhas amigas salvando uma a outra nesse tipo de situação
@@Pop.infinite7idêntica à música. Manu caiu o conceito. O pior que a maioria nao vai ver ele poderia ficar avançado na carreira mas ela.robou o sangue dele
Manu estar aí para provar que nao é necessario fazer só enlatados de 2 minutos. Os clipes-curtas dela nos prende de uma maneira que nem vemos o tempo passar. Seus videos tem qualidade, mensagem e nos inquieta a pensar sobre varios temas e comportamentos. Obrigado por existir Manu!!!!
Falou Tudo
Essa cena da corrida no início me arrepiou toda. Tantas mensagens em 15 min. Sem palavras, Manu
Artista! Em um mundo sexista ver uma mulher jovem fazendo arte com crítica social e qualidade é raro. ❤
Usuário do site e não vai vir embora
EMPODERAMENTO É DAR PODER PARA QUEM NÃO TEM PODER... Manu! Simplesmente obrigado. Que clipe!
Devo confessar que quando falou "quanto vale o seu corpo? quanto vale você? [...] quanto vale sua alma?" , eu genuinamente derramei lágrimas. E ver mulheres de cores e corpos distintos... E esses últimos meses fui tão colocada em duvida, subestimada. Meu trabalho, meu talento, meu corpo e até mesmo a minha fé. Pra eu me enquadrar no que querem, mas que eu não me encaixo. Essa música veio me pegar no colo nesse fim de ano. Cá estou eu, no meu horário de almoço, chorando.
Essa parte q a autora fala sobre empoderamento é muito verdade. As mulheres da atualidade se hipersexualizam achando q estão se “empoderando”, quando só estão exercendo o papel em q o machismo coloca as mulheres, onde as mulheres se resumem ao seu corpo e beleza. Mel Maia, Luísa Sonza, Anitta, Ana Castela, cantoras de funk… e infelizmente as próprias mulheres aplaudem
@@sha27696li Eu quis aplaudir aquela fala. E ver ela sendo "calada" por outra mulher que só tava reproduzindo uma visão ditada por outro... um homem.
"Por que minha inteligência é chatice ... Porque pra eles seu cérebro assusta"
Como criticaram ela, taxando de infantil, porque se não há nudez, não existe valorização da arte pra mulher. Até mesmo se for um clipe masculino, geralmente vai ter que ter muita nudez feminina, closes do corpo. Mas também, só é empoderamento se é um corpo padrão, porque quando é um corpo gordo ou magro sem curvas é só uma mulher estranha que também não tem direito a se sentir desejada, amada, sexy ou poderosa.
Esse clipe tá tudo tão fechado. Tão bem costurado. Cirúrgica em cada ponto.
Manu é a única artista brasileira que entende o que é *ser* artista. Não é a toa que o primeiro nome da nova geração de artistas que Rita Lee citou em sua nova autobiografia foi o da Manu: ela tem *muito* de Rita Lee nela. Só pena a Rita não estar mais aqui para ver essa nova era da Manu, mas não deixo de notar a morte, a menção na biografia e o surgimento desse projeto da Manu, tudo no mesmo ano, como uma espécie de passada do bastão de uma mestra do seu trabalho à outra.
e passou o bastão lindamente
a pronto, tinha que vir macho dizer que no Brasil inteiro só UMA mulher artista viva sabe o que é fazer arte. Manu é foda, assim como milhões de muitas outras mulheres artistas foda neste país. se você não busca conhecer o trabalho delas é contigo, mas a Manu não está sozinha. o canto dela ecoa com o de uma multidão inteira!
Manu é incrível, mas não é só pq vc não sai da sua bolha e não valoriza outros artistas que significa que só ela sabe ser artista. Bjs @@chacomleite246
@@chacomleite246 vc pode me citar outras por gentileza? Realmente gostaria de conhecer mais. Conheço apenas a Manu, a Bea e a Bia Ferreira, de artistas brasileiras femininas impressionantes. Mas queria mt conhecer mais
@@Fayla555 vc pode me citar outras por gentileza? Realmente gostaria de conhecer mais. Conheço apenas a Manu, a Bea e a Bia Ferreira, de artistas brasileiras femininas impressionantes. Mas queria mt conhecer mais
"Porque minha inteligência é chata e meu corpo é poder? Pq pra eles seu cérebro assusta e seu corpo é prazer." Amei amei amei❤❤❤
Nossa, que perfeita essa parte
Pura arte!! Deste tipo de artista que precisamos.
KSJSAKAKAK DEU NEM TEMPO DE VER
Vc nem assistiu ainda
Não concorda?? Estamos cheios de músicas vazias, isso é crítica, arte e música boa. Que tenhamos mais artistas assim. Menos músicas comerciais, mais cultura. Álbum incrível Manu! @@jhonatanmartins8196
Galera, divulguem! Nossa menina precisa do nosso esforço pra fazer com que esse projeto faça sucesso.
❤
que trabalho maravilhoso!!!!!!! vim depois do De frente com a Blogueirinha... fazia tempos que não acompanhava mais a Manu Gavassi... quanto tempo eu dormi??? que evolução e autenticidade!!! qualidade!!
Tá tudo aí, desenhado, cantado, interpretado, nas cenas óbvias e nas sutilezas que nem todo mundo vai perceber. Obrigada por mais esse trabalho MUITO necessário
Chorei! No final é nós por nós! Parabéns Manuuuuuuu. Seu trabalho tá incrível e de altíssima qualidade!
Eu espero muito que todo mundo que assistir entenda a profundidade disso aqui. A música, a letra, a mensagem, o audiovisual, a arte toda, é pra assistir outra e outra e outra vez e ficar degustando o sabor disso tudo. Parabéns de novo, Manu! GENIAL como sempre! Obrigado por ser ar puro na arte no meio de tanta poluição nesse meio.
Manu está muito além de uma cantora , ela é artista , pintora e a própria arte, simplesmente perfeito
A única coisa ruim desse vídeo é que ele acaba!!! Ahazou Manu ❤
Como eu chorei com esse final. Gente do céu, esse mundo não merece as mulheres. 😭 Até hoje não compreendo como a Manu não ganhou nenhum prêmio com a obra de arte "Gracinha" (2021) que escuto todos os dias. A Manu é muito semelhante a Melanie Martinez, que entrega conceitos, arte, melodias, se dedica tanto a todos os projetos e a indústria a coloca em escanteio, porque ela não precisa babar ovo de ninguém. Te amo Manu. 💜
Não sabia que era possível sentir saudade de um conteúdo artístico que nem havia sido criado. Obrigada pela sua arte Manu. 🫶🏼
Vindo assistir ao clipe após Alane (atual participante do BBB) falar que estava no clipe. E, sim, ela está! ❤
Também vim assistir por isso kkk
a compreensão no silêncio das duas no final. 😭❤️ que coisa linda, que amor, quanto amor, quanto orgulho, manu!!! você é uma gênia, sem dúvidas, mas também é tão humana. que obra sensível.
Eu chorando com o "obrigada" do final....
OBRIGADA MANU, PATHY, LETÍCIA E TODO ELENCO!
Mais uma vez Manu Gavassi mostrando o que é ser ARTISTA
Eu chorei de verdade quando assisti a cena final, mostra o real significado de sororidade. Só a gente entende isto. Genial.
Genteeee achei q tinha sido só eu aqui. Tô chorando pacas com esse final, meu deus
Mano, isso ficou muito inteligente, isso mostra quanto a visão da Manu sobre o mundo artístico é foda, as pessoas vendem o sexo como forma de poder, sendo que o poder real está na mente
"Pra eles o seu cérebro assusta e o seu corpo dá pra prazer." Meu Deus eu arrepiei toda sim
Manu, você não sabe ainda? A gente te conta: VOCÉ É SUCESSO!
Obrigada pela sua arte 💜
Cara, é esse o caminho. Unir os seus mundos - da atuação e música - enquanto fala sobre temas que precisam ser falados. Perfeito dms slc!!!
Caramba!!! O MUNDO precisa ter acesso a esse trabalho impecável! Que força tem nessa letra e em cada parte desse clipe, parabéns a todos os envolvidos, saudade Manu!